Acho impressionante como Átila junta química, física, história, tecnologia, biologia, tudo num conteúdo só de forma super interessante e ainda faz a publi dele com tudo a ver..
Isso se chama transdisciplinaridade, que nas palavras do célebre Sociólogo Edgar Morin "trata-se freqüentemente de esquemas cognitivos que podem atravessar as disciplinas, as vezes com tal virulência, que as deixam em transe." (sic MORIN, 1999)
E ele pode ser reaproveitado infinitas vezes pela reciclagem! E por falar nisso... gente, não descartem o vidro no lixo comum, levem-no para pontos específicos de coleta. Obrigada.
Átila, gostaria que você fizesse um vídeo onde mostra o porquê, apesar de nossos rostos serem iguais, ao mesmo tempo, são tão diferentes. Não falo em relação a raça ou etnia, mas, sim, quais tipos de traços faciais nos tornam diferentes, mesmo tendo mesmos queixos, olhos, nariz, boca, maçã do rosto, testa, sobrancelha, etc. Obrigada.
nossa seria bem interessante mesmo! isso me fez lembrar de uma Inteligencia Artificial capaz de criar rostos super realistas porém que não existem no mundo real. Queria saber como isso é possível dado a quantidade de rostos que já passaram pela humanidade, como é possível ainda haver combinações de caracteristicas que ainda tornam essa parte tão pequena do corpo ainda única no mundo inteiro?
@@digulino Você expressou exatamente o que eu queria dizer! A gente sabe que existe uma quantidade de "sósias" nossos, espalhados pelo mundo, porém, como é possível haver tantas combinações diferentes, com tão poucas opções que são as estruturas da face? E estruturarem pessoas tão diferentes, que existem e que já morreram?
Meu querido e admirado colega de formação, atuo na área de gerenciamento de resíduos e sustentabilidade e sinto que faltou incluir algumas informações importantes no seu vídeo. O vidro é de fato um material fantástico. Porém, atualmente, o vidro está gerando mais impacto socioambiental negativo do que positivo, devido à falta de valorização e incentivo à sua RECICLAGEM. 1 kg de alumínio é vendido no mercado de reciclagem brasileiro por cerca de R$3,00, enquanto o kg do vidro é comercializado por menos de R$0,05. Nas indústrias, por conta da dificuldade de logística de armazenamento e transporte, é mais vantajoso fabricar vidro novo do que reciclar o que já existe (gerando ainda mais impacto ambiental na extração de matéria prima). É preciso conscientizar nossa comunidade sobre a reciclabilidade, não apenas sobre se os materiais consumidos são recicláveis, mas se DE FATO seguem por esse caminho sustentável de destinação.
Eu acho incrível como você consegue tornar as coisas tão simples e didáticas! Um dia eu quero estar no seu nível e compartilhando conhecimento da mesma forma!
Acho genial esses vídeos que são pegos coisas simples do cotidiano que já não damos mais importância e daí é mostrado a história de como surgiu, como foi se desenvolvendo pra gente lembrar de como essa coisa tão ordinária é super importante e maravilhosa e a gente tem que lembrar pra dar valor.
Eu adoro como que o Átila traz temas que eu nem sabia que queria entender, mas fico toda feliz depois dele explicar! São coisas que eu, por mim mesma, provavelmente nunca procuraria, por isso adoro que esse canal me traga tantas curiosidades. Valeu!
Atila, faz mais vídeos sobre coisas simples no dia a dia mas que é incrível, tanto coisas da natureza quanto criadas pelo homem à partir da natureza. O impressionante das pequenas coisas
eu entro no UA-cam e uso o meu computador através de tecnologias assistivas, eu sou cego. Eu acho realmente incrível esse canal e Fico muito feliz que ele esteja crescendo, resultado do seu excelente e importante conteúdo! Parabéns pelo excelente trabalho e por trazer um conteúdo tão único e inovador no canal. Motivado pelo gosto pela área da informática, com meus amigos criei um canal chamado Blind-Center, nosso objetivo é incentivar a inclusão e melhorar a acessibilidade para os deficientes visuais.
Lá tem várias cristalerias, tem a São Marcos, a Venezia, a cristaleria Bonora… todas fundadas por imigrantes venezianos que já trabalhavam na arte dos cristais a muitas gerações na ilha de Murano.
Vídeo incrível! Parabéns Atila! Sou de uma família de temperadores de vidro, cresci no meio das fábricas com aqueles fornos enormes temperando vidro, sempre achei fascinante, o vidro realmente é um dos materiais mais incríveis já descobertos pela humanidade!
Um parafuso tá caído no chão? Acho que dá para fazer um bom vídeo. Tá esperando no elevador? Tamb em da para fazer um vídeo. Comprei batata-doce? Mais um video!
Otimo video. Você poderia explicar por que vemos através do vidro? O vidro, apesar de um objeto sólido, permite que a luz passe através dele, mas como isso acontece?
Cara, isso acontece da mesma forma que outros materiais transparentes. Nesses materiais a luz há um espaçamento entre os átomos que não permite que a entropia aja realizando o fenômeno da reflexão como conhecemos. Assim tudo isso q eu disse não vale nada pq eu inventei agora, então se alguém puder responder essa pergunta eu agradeço.
A didática do Atila é fantástica. Tudo que ele fala fica superinteressante e conseguimos compreender facilmente. Não perco nenhuma postagem . Obrigada.
Que vídeo bom de ver, bem editado e narrado, fez muito bem aos olhos e ouvidos e agregou muito conhecimento bacana. Primeira vez que me deparo com teu canal (graças à aleatoriedade do algorítimo do youtube) e me sinto presenteado.
Que legal,Átila!!!Minha família foi dona de uma vidraçaria em Petrópolis/RJ!!!Tinha coisas lindas lá,incluindo espelhos trabalhados e personalizados!!E eu,adoro vidros,cores,texturas,formatos!Valeu!!!
Essa descrição realista de quem teve experiência em primeira mão com caneca de plástico de bandejão da faculdade. kkkkkkk A minha virou porta treco depois que eu me formei. Não consegui me desfazer dela. kkkk
Que perspectiva interessante mano Átila! Parabens pelo vídeo!! Só lembrando que todo microprocessador nada mais é do que uma placa de VIDRO também. Então todos os nossos computadores tem vidro no seu cerne, não só nas nossas telas e cabos de fibra ótica!
uma curiosidade é que o vidro não é considerado um material sólido. “O vidro é um líquido que foi resfriado até congelar. Mas suas moléculas continuam distribuídas de maneira desordenada, como o líquido que o gerou. Em altas temperaturas, o vidro flui facilmente. Em temperatura ambiente, ele também pode fluir." Com o passar dos séculos o vidro de uma janela por exemplo, fica com a base alguns milimetros mais larga que o topo pois o vidro literalmente escorre com o tempo.
Ótimo vídeo! Aqui vão algumas informações extra sobre o vidro temperado (aviso de textão): Essa tensão que o Átila mencionou não só permite formar cacos mais seguros, mas também aumenta (e muito) a resistência ao impacto do parabrisa. Ao serem resfriadas, as moléculas do vidro tem "vontade" de se aproximar, formando uma estrutura mais densa. No entanto, durante o rápido resfriamento da têmpera (por isso o nome "vidro temperado"), a superfície do vidro não tem tempo de aproximar suas moléculas e "congela" numa estrutura menos densa, enquanto o interior, que demora mais para esfriar, tem mais tempo de se arrumar e fica mais denso. Essa diferença de densidade faz com que a superfície esteja constantemente sendo "puxada" pelo interior, criando forças entre essas regiões. Mas ai você deve estar se perguntando: ok, mas como isso influencia na resistência? E nesse caso, boa pergunta! Sem entrar muito em detalhes técnicos, a maneira pela qual o vidro quebra é ligada às falhas (pequenos arranhões) que tem na sua superfície. Quando o vidro está temperado, ou seja, sob tensão, a superfície tende a ser "puxada" para dentro pelo interior, como se as moléculas lá de dentro estivessem tentando tornar as da superfície tão densas quanto elas. Ao puxar a superfície para dentro, a superfície entra em o que chamamos de "estado de compressão". Essa compressão, por sua vez, força os arranhões (os inimigos do vidro) a se fecharem, assim evitando que consigam quebrar o vidro. Esse poder da têmpera não é eterno nem infalível, e grandes arranhões (se um tijolo cair no seu parabrisa, por exemplo) podem quebrar o vidro. E é ai que entra a questão dos cacos pequenos: com toda essa tensão acumulada entre a superfície e o centro, na hora que algo consegue quebrar o vidro, toda essa energia acumulada se libera como uma bomba, quebrando tudo em pequenos pedacinhos. Tudo isso acontece com o vidro pois ele não é um bom condutor de calor, mas em metais esse processo também pode ser feito. Todos já viram cenas disso e os processos físicos são diferentes, mas é aquele momento que mergulham a espada na água, ainda vermelha. Em metais a têmpera tem que ser muito mais "brusca" para ocorrer, pois o centro resfria rapidamente (metais conduzem bem o calor!) Enfim, engenharia de materiais é onde se aprende tudo isso em detalhes! Corram por esse caminho e boa sorte!
Mais um ótimo vídeo parabéns. Comecei a trabalhar com vidro sem nenhuma expectativa, só porquê estava disponível, hoje já tem mais de 5 anos e continuo a me surpreender e a gostar cada vez mais desse material tão simples e versátil que temos disponível.
Que talento! Eu, engenheira de materiais, adorei estudar o vidro, mas jamais seria capaz de fazer o assunto ser interessante assim pra qualquer pessoa que assite. Parabéns Átila!
Me lembrou muito as aulas que tive em Materiais e Processos de Fabricação quando cursei Design de Produto há uns anos. Suuuuuper parecido com o que foi passado pra gente na universidade! Ótimo vídeo :)
Átila vc é incrível. É simplesmente super interessante ouvir a paixão que vc coloca em seus textos e como costura diferentes ciências em torno de 1 assunto aparentemente desinteressante! Parabéns
ADORO seus vídeos sobre curiosidades! Na verdade gosto de todos, mas esses são especiais porque mostram as maravilhas que acontecem quando o adulto não perde a curiosidade da criança. Parabéns!
Nossa penso nisso sabia. Acho Sensacional colocar uma travessa de vidro no forno de 200 graus e o assado e a travessa saírem perfeitos. Chega até ser sexy um copo com vinho. Vidro é lindo 💜 Que assunto da hora, Átila.🤗
Sempre quando eu vejo falar de copo de vidro, eu lembro do Suassuna falando que o inglês é uma língua pobre, já que copo é glass e vidro é glass, então um copo de vidro é um glass de glass.
Atila você é sensacional cara! Gosto muito dos seus vídeos explicativos. Continue influenciando pessoas com esse conteúdo sensacional! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Situação presente em todos os restaurantes universitários do Brasil. Aquele suco de sabor indefinido, que todo mundo chama de "suco de amarelo" ou "suco de roxo".
A mãe vive brigando porque eu quero guardar todo pote de vidro de palmito e geleia que chega aqui em casa. Acho muito desperdício jogar fora esse material incrível.
Atila, parabéns por esse vídeo. Consegui imaginá-lo como introdução de várias áreas do saber, como história da arquitetura e dos equipamentos, introdução à física (ótica) etc., tornando os estudos muito mais interessantes. Mais uma vez, vc e equipe envolvida ñ decepcionam.
Agradeço pelo grande trabalho de esmiuçar coisas "simples".. O que sempre gostei, desde criança, foi de buscar conhecer mais sobre o que frequentemente nos cerca.. Seja a composição e o tempo de uma rocha, seja o motivo de ventar, ou, agora, o tanto de informações que podemos extrair de um "simples" vidro. Isso só é possível com a ciência, que busca explicar bem os mecanismos dessa matrix em que estamos imersos. Obrigado pelo grande trabalho Átila . Agradeço também pela publicidade ser no fim do vídeo. Vc não imagina o quanto isso faz diferença para mim. Em canais que a publicidade fica no meio, eu nem assisto a publicidade e nem reajo ao vídeo. Mas no seu eu faço questão de manter o like e assistir a publicidade, mesmo que não seja de algo que me interesse. Um forte abraço
Por que alguns remédios vem em cartelas de plástico e outros em recepientes de vidro? O divalproato de sódio vem em vidro, mas rémedios que tem função semelhante vem em plástico
Que vídeo incrível, Atila. Que você possa continuar trazendo conteúdos tão bacanas quanto esses pra gente. Acredito que o mundo só se transforma por meio da educação. Obrigada!
adoro esses vídeos que tratam sobre algo totalmente comum do nosso cotidiano, e te fazem pensar no final "como a gnt não agradece a existência disso todo dia??" Ps: tem um vídeo sobre canetas no canal que é incrível também
Muito da hora esse vídeo. Por esses dias fiquei pensando, se é possível, substituir toda nossa classe de produtos descartáveis de plástico para vidro. Fiquei pensando no custo de produção e limpeza, na durabilidade e no acumulado de material reciclável já existe, que talvez, torna essa prática um pouco complicada. Valeu 🙋♂️
Não é a levedura lager que deixa a cerveja menos turva, é o processo de lagerização (maturação a frio). Pelo contrário, a levedura lager tende a ser mais atenuante que a Ale, e por isso tende a ficar um maior tempo em suspensão e a flocular menos. Cervejas Ale geralmente são tomadas mais jovens, utilizam alguns ingredientes que tendem a turvar mais, como alguns tipos de malte, trigo e uma carga maior de lúpulo. Mas o que conta na clarificação é decantar a levedura, e isso só com tempo. Cervejas lager clarificadas levam de 30-45 dias para tal processo.
Descubra a linha Workstation Pro da Razor razorcomputadores.com.br/workstations/?
..
antes da era comum e so por nao se dizer antes de cristo??
Acho impressionante como Átila junta química, física, história, tecnologia, biologia, tudo num conteúdo só de forma super interessante e ainda faz a publi dele com tudo a ver..
Isso se chama transdisciplinaridade, que nas palavras do célebre Sociólogo Edgar Morin "trata-se freqüentemente de esquemas cognitivos que podem atravessar as disciplinas, as vezes com tal virulência, que as deixam em transe." (sic MORIN, 1999)
Sem falar da simplicidade, mas sem deixar de ter conteúdo, excepcional. Átila é uma pérola no UA-cam, que por sorte e competência é conhecida
Concordo!
Por isso tá tão grande.
mas a gente só separa os conhecimentos para fins didáticos,,, na real a ciência engloba todas essas matérias
Cara, o Atila é a única pessoa que faz com que eu fique fascinado ouvindo ele falar sobre VIDRO... Que conteúdo foda!
Verdade
Ponto em comum faz isso, só que mais divertido
Já viu o vídeo do parafuso? Rapaz, é muito bom também.
vou ver esse tbm
Verdade!
Fiquei vidrado nesse vídeo.
Fantástico Átila. Só uma correção. Se pronuncia "vrido"
HAhHA!!
Vridu
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Falso. O correto é "vidreo".
muito bom kkkkkkkkkkkkkkkkkk
E ele pode ser reaproveitado infinitas vezes pela reciclagem! E por falar nisso... gente, não descartem o vidro no lixo comum, levem-no para pontos específicos de coleta.
Obrigada.
Como acho esses pontos específicos? Tenho várias garrafas e potes aqui que gostaria de me livrar
Show...
De nada.
O Maximo que vejo na minha cidade é reaproveitarem garrafas
o restante do vidro vai para o lixo pq não tem coleta desse material
@@thainaluizfenelon405 eu levava pros pontos da Molecoola
o amor que com o que o átila fala da ciência chega dá um quentinho no peito
daora teu cabelo
obrigada :)
Vdd
@3:00 Na minha época o R.U. servia suco de 4 sabores: rosado, esverdeado, amarelado ou mix.
Átila, gostaria que você fizesse um vídeo onde mostra o porquê, apesar de nossos rostos serem iguais, ao mesmo tempo, são tão diferentes. Não falo em relação a raça ou etnia, mas, sim, quais tipos de traços faciais nos tornam diferentes, mesmo tendo mesmos queixos, olhos, nariz, boca, maçã do rosto, testa, sobrancelha, etc. Obrigada.
nossa seria bem interessante mesmo! isso me fez lembrar de uma Inteligencia Artificial capaz de criar rostos super realistas porém que não existem no mundo real. Queria saber como isso é possível dado a quantidade de rostos que já passaram pela humanidade, como é possível ainda haver combinações de caracteristicas que ainda tornam essa parte tão pequena do corpo ainda única no mundo inteiro?
@@digulino Você expressou exatamente o que eu queria dizer! A gente sabe que existe uma quantidade de "sósias" nossos, espalhados pelo mundo, porém, como é possível haver tantas combinações diferentes, com tão poucas opções que são as estruturas da face? E estruturarem pessoas tão diferentes, que existem e que já morreram?
esse video prova que os videos do atila no seu canal podem ser definidos como "a ciencia do cotidiano". Muito bom Atila!
Meu querido e admirado colega de formação, atuo na área de gerenciamento de resíduos e sustentabilidade e sinto que faltou incluir algumas informações importantes no seu vídeo. O vidro é de fato um material fantástico. Porém, atualmente, o vidro está gerando mais impacto socioambiental negativo do que positivo, devido à falta de valorização e incentivo à sua RECICLAGEM. 1 kg de alumínio é vendido no mercado de reciclagem brasileiro por cerca de R$3,00, enquanto o kg do vidro é comercializado por menos de R$0,05. Nas indústrias, por conta da dificuldade de logística de armazenamento e transporte, é mais vantajoso fabricar vidro novo do que reciclar o que já existe (gerando ainda mais impacto ambiental na extração de matéria prima).
É preciso conscientizar nossa comunidade sobre a reciclabilidade, não apenas sobre se os materiais consumidos são recicláveis, mas se DE FATO seguem por esse caminho sustentável de destinação.
O canal do Átila é o desenho "De Onde Vem?" dos dias atuais, e o Átila é a nossa Kika
Ah, que fofo! Podia ter uma versão desenho do Átila tb
Eu acho incrível como você consegue tornar as coisas tão simples e didáticas! Um dia eu quero estar no seu nível e compartilhando conhecimento da mesma forma!
Eu gosto muito dessas reflexões das coisas cotidianas. Eu sempre fico fascinado quando penso em como as estradas mudaram o mundo
Faz um vídeo sobre bebidas gaseificadas! Como são feitas, onde e como surgiram, efeitos no corpo humano e por aí vai!
Acho genial esses vídeos que são pegos coisas simples do cotidiano que já não damos mais importância e daí é mostrado a história de como surgiu, como foi se desenvolvendo pra gente lembrar de como essa coisa tão ordinária é super importante e maravilhosa e a gente tem que lembrar pra dar valor.
Eu adoro como que o Átila traz temas que eu nem sabia que queria entender, mas fico toda feliz depois dele explicar! São coisas que eu, por mim mesma, provavelmente nunca procuraria, por isso adoro que esse canal me traga tantas curiosidades. Valeu!
Oi Atila ,que vc tenha muita sorte em tua vida.
Valeu!
Atila, faz mais vídeos sobre coisas simples no dia a dia mas que é incrível, tanto coisas da natureza quanto criadas pelo homem à partir da natureza. O impressionante das pequenas coisas
Adoro esse tipo de vídeo. Eu ficava fazendo essas reflexões sozinho antes
eu entro no UA-cam e uso o meu computador através de tecnologias assistivas, eu sou cego.
Eu acho realmente incrível esse canal e Fico muito feliz que ele esteja crescendo, resultado do seu excelente e importante conteúdo!
Parabéns pelo excelente trabalho e por trazer um conteúdo tão único e inovador no canal.
Motivado pelo gosto pela área da informática, com meus amigos criei um canal chamado Blind-Center, nosso objetivo é incentivar a inclusão e melhorar a acessibilidade para os deficientes visuais.
O Atila torna qualquer assunto interessantíssimo!!!
fico indignado como cada exemplo e explicado detalhadamente; slk atila e foda
mó da hora ir lá na Cadoro de Poços de Caldas e ver as coisas que os caras fazem com o vidro
Sim, é um trabalho lindo.
Lá tem várias cristalerias, tem a São Marcos, a Venezia, a cristaleria Bonora… todas fundadas por imigrantes venezianos que já trabalhavam na arte dos cristais a muitas gerações na ilha de Murano.
Vdd mano
Sempre achei o vidro uma coisa fantástica! Não sabia que é tão antigo. Vídeo muito útil, como todos do Átila!
Vídeo incrível! Parabéns Atila! Sou de uma família de temperadores de vidro, cresci no meio das fábricas com aqueles fornos enormes temperando vidro, sempre achei fascinante, o vidro realmente é um dos materiais mais incríveis já descobertos pela humanidade!
Eu tô falando que o Atila faz vídeos incríveis com a primeira coisa que ele vê na casa dele
Um parafuso tá caído no chão? Acho que dá para fazer um bom vídeo. Tá esperando no elevador? Tamb em da para fazer um vídeo. Comprei batata-doce? Mais um video!
Otimo video. Você poderia explicar por que vemos através do vidro? O vidro, apesar de um objeto sólido, permite que a luz passe através dele, mas como isso acontece?
Cara, isso acontece da mesma forma que outros materiais transparentes. Nesses materiais a luz há um espaçamento entre os átomos que não permite que a entropia aja realizando o fenômeno da reflexão como conhecemos. Assim tudo isso q eu disse não vale nada pq eu inventei agora, então se alguém puder responder essa pergunta eu agradeço.
@@ricardoaymay7232 jkskskkkkkk
Sou apaixonada por vídro, especialmente o soprado que pode ser transformado nas maravilhosas peças de Murano.
A didática do Atila é fantástica. Tudo que ele fala fica superinteressante e conseguimos compreender facilmente. Não perco nenhuma postagem . Obrigada.
Que vídeo bom de ver, bem editado e narrado, fez muito bem aos olhos e ouvidos e agregou muito conhecimento bacana. Primeira vez que me deparo com teu canal (graças à aleatoriedade do algorítimo do youtube) e me sinto presenteado.
Muito obrigada Átila! Seus vídeos são verdadeiras aulas!😍👏👏
Que legal,Átila!!!Minha família foi dona de uma vidraçaria em Petrópolis/RJ!!!Tinha coisas lindas lá,incluindo espelhos trabalhados e personalizados!!E eu,adoro vidros,cores,texturas,formatos!Valeu!!!
Um objeto tão simples e ao mesmo tempo muito útil e moderno, esse é o vidro.
Atila no em alta... Pqp q orgulho
A parte da caneca de plástico do restaurante universitário me pegou kkkkk
Pior é que o suco sabor vermelho sempre deixava as canecas manchadas pra sempre!
Essa descrição realista de quem teve experiência em primeira mão com caneca de plástico de bandejão da faculdade. kkkkkkk
A minha virou porta treco depois que eu me formei. Não consegui me desfazer dela. kkkk
Átila andando na casa dele
"Qual será o próximo vídeo? AH, já sei fio dental"
No próximo vídeo "Sabe como o fio dental levou o homem à lua?"
Eu amei, vi para fazer redação da obmep
Eu tbmm
O atila sempre consegue me surpreender
Que perspectiva interessante mano Átila! Parabens pelo vídeo!!
Só lembrando que todo microprocessador nada mais é do que uma placa de VIDRO também. Então todos os nossos computadores tem vidro no seu cerne, não só nas nossas telas e cabos de fibra ótica!
uma curiosidade é que o vidro não é considerado um material sólido.
“O vidro é um líquido que foi resfriado até congelar. Mas suas moléculas continuam distribuídas de maneira desordenada, como o líquido que o gerou. Em altas temperaturas, o vidro flui facilmente. Em temperatura ambiente, ele também pode fluir."
Com o passar dos séculos o vidro de uma janela por exemplo, fica com a base alguns milimetros mais larga que o topo pois o vidro literalmente escorre com o tempo.
Átila, tu é incrível! Obrigada por nos ensinar tanto ;)
Átila, vc é sensacional! Eu nunca iria aprender essas coisas hahahaha
Ótimo vídeo!
Aqui vão algumas informações extra sobre o vidro temperado (aviso de textão):
Essa tensão que o Átila mencionou não só permite formar cacos mais seguros, mas também aumenta (e muito) a resistência ao impacto do parabrisa.
Ao serem resfriadas, as moléculas do vidro tem "vontade" de se aproximar, formando uma estrutura mais densa. No entanto, durante o rápido resfriamento da têmpera (por isso o nome "vidro temperado"), a superfície do vidro não tem tempo de aproximar suas moléculas e "congela" numa estrutura menos densa, enquanto o interior, que demora mais para esfriar, tem mais tempo de se arrumar e fica mais denso. Essa diferença de densidade faz com que a superfície esteja constantemente sendo "puxada" pelo interior, criando forças entre essas regiões. Mas ai você deve estar se perguntando: ok, mas como isso influencia na resistência? E nesse caso, boa pergunta!
Sem entrar muito em detalhes técnicos, a maneira pela qual o vidro quebra é ligada às falhas (pequenos arranhões) que tem na sua superfície. Quando o vidro está temperado, ou seja, sob tensão, a superfície tende a ser "puxada" para dentro pelo interior, como se as moléculas lá de dentro estivessem tentando tornar as da superfície tão densas quanto elas. Ao puxar a superfície para dentro, a superfície entra em o que chamamos de "estado de compressão". Essa compressão, por sua vez, força os arranhões (os inimigos do vidro) a se fecharem, assim evitando que consigam quebrar o vidro.
Esse poder da têmpera não é eterno nem infalível, e grandes arranhões (se um tijolo cair no seu parabrisa, por exemplo) podem quebrar o vidro. E é ai que entra a questão dos cacos pequenos: com toda essa tensão acumulada entre a superfície e o centro, na hora que algo consegue quebrar o vidro, toda essa energia acumulada se libera como uma bomba, quebrando tudo em pequenos pedacinhos.
Tudo isso acontece com o vidro pois ele não é um bom condutor de calor, mas em metais esse processo também pode ser feito. Todos já viram cenas disso e os processos físicos são diferentes, mas é aquele momento que mergulham a espada na água, ainda vermelha. Em metais a têmpera tem que ser muito mais "brusca" para ocorrer, pois o centro resfria rapidamente (metais conduzem bem o calor!)
Enfim, engenharia de materiais é onde se aprende tudo isso em detalhes! Corram por esse caminho e boa sorte!
Quanto conhecimento acumulado em um único vídeo. Atila você é incrível
Mais um ótimo vídeo parabéns. Comecei a trabalhar com vidro sem nenhuma expectativa, só porquê estava disponível, hoje já tem mais de 5 anos e continuo a me surpreender e a gostar cada vez mais desse material tão simples e versátil que temos disponível.
@oatila, você realmente é incrível. Leva a gente a passear pela História por causa de um 'simples' pedaço de vidro. Tem o dom!
Que talento! Eu, engenheira de materiais, adorei estudar o vidro, mas jamais seria capaz de fazer o assunto ser interessante assim pra qualquer pessoa que assite. Parabéns Átila!
Me lembrou muito as aulas que tive em Materiais e Processos de Fabricação quando cursei Design de Produto há uns anos. Suuuuuper parecido com o que foi passado pra gente na universidade! Ótimo vídeo :)
2:53 Outro bom exemplo é o refrigerante em garrafa de vidro, ele sempre parece MUITO melhor XD
Porque de fato é! Hahaha
Átila vc é incrível. É simplesmente super interessante ouvir a paixão que vc coloca em seus textos e como costura diferentes ciências em torno de 1 assunto aparentemente desinteressante! Parabéns
ADORO seus vídeos sobre curiosidades! Na verdade gosto de todos, mas esses são especiais porque mostram as maravilhas que acontecem quando o adulto não perde a curiosidade da criança. Parabéns!
Nossa penso nisso sabia. Acho Sensacional colocar uma travessa de vidro no forno de 200 graus e o assado e a travessa saírem perfeitos. Chega até ser sexy um copo com vinho. Vidro é lindo 💜 Que assunto da hora, Átila.🤗
😍 o mundo é belo, a gente é que não consegue sozinho ver o QUANTO. Precisamos uns dos outros. Obrigada.
O Atila, que gostoso ouvir vc, que gostoso aprender
Cada vídeo do Atila é uma aula cheia de aprendizado. Gratidão, Atila!
Atila vc é maravilhoso explicando qualquer coisa! Das mais simples as mais complexas! Parabéns 👏👏👏
Faz um vídeo sobre a doença do peixe, urina preta, no Amazonas (Sou do Pará), como identificar se um peixe tá bom ou não?
Ou sobre comer histamina no atum
Só o Atila mesmo pra me fazer refletir tanto sobre um copo d'agua
Que vídeo maravilhoso! Parabéns
Sempre quando eu vejo falar de copo de vidro, eu lembro do Suassuna falando que o inglês é uma língua pobre, já que copo é glass e vidro é glass, então um copo de vidro é um glass de glass.
Eu também, sempre estou revendo os vídeos do Mestre Ariano Suassuna para refrescar a cuca.😂😂😂
Suassuna é impagável
FIQUEI VIDRADO NESSE VÍDEO.
Eu não sabia que precisava de um vídeo sobre o vidro :)
Atila você é sensacional cara!
Gosto muito dos seus vídeos explicativos.
Continue influenciando pessoas com esse conteúdo sensacional!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Incrível ver o mundo de um jeito muito mais interessante com o olhar do Átila
Uma das maiores emoções que experimentei foi conhecer o museu do vidro da cidade de Passau, na Alemanha. Ô coisas lindas!
Muito bom! Gostei da história da cerveja com o copo de vidro.
Sempre fantásticos seus vídeos Átila. Parabéns.
Atila e Paloma, simplesmente adoro o canal de vocês! Todos os vídeos são excelentes, muito obrigado por trazer sempre tantas informações legais!
Cara vc é incrível sou seu fã!!!!!!!!!!!!!!!!
Átila, sobre o copo de universidade, isso foi bem específico, cara. Quer falar sobre isso?
Todo mundo que já passou por isso conseguiu relembrar bem vividamente o que ele descreveu 😂
Situação presente em todos os restaurantes universitários do Brasil. Aquele suco de sabor indefinido, que todo mundo chama de "suco de amarelo" ou "suco de roxo".
cada vídeo é uma aula, Atila incrível como sempre !
A mãe vive brigando porque eu quero guardar todo pote de vidro de palmito e geleia que chega aqui em casa. Acho muito desperdício jogar fora esse material incrível.
Atila, parabéns por esse vídeo. Consegui imaginá-lo como introdução de várias áreas do saber, como história da arquitetura e dos equipamentos, introdução à física (ótica) etc., tornando os estudos muito mais interessantes.
Mais uma vez, vc e equipe envolvida ñ decepcionam.
Eu amo o jeito que o Atila explica
O vidro sempre me encantou ❤️
Agradeço pelo grande trabalho de esmiuçar coisas "simples".. O que sempre gostei, desde criança, foi de buscar conhecer mais sobre o que frequentemente nos cerca.. Seja a composição e o tempo de uma rocha, seja o motivo de ventar, ou, agora, o tanto de informações que podemos extrair de um "simples" vidro. Isso só é possível com a ciência, que busca explicar bem os mecanismos dessa matrix em que estamos imersos. Obrigado pelo grande trabalho Átila .
Agradeço também pela publicidade ser no fim do vídeo. Vc não imagina o quanto isso faz diferença para mim. Em canais que a publicidade fica no meio, eu nem assisto a publicidade e nem reajo ao vídeo. Mas no seu eu faço questão de manter o like e assistir a publicidade, mesmo que não seja de algo que me interesse. Um forte abraço
Átila, incrível é vc! Parabéns pelo conteúdo de seu canal. Sou fã! Grande abraço e parabéns pelo bebê. 🌹
Estava com um Bong de vidro na mão durante o vídei e afirmo que realmente é uma invenção fantástica!
Que copo chique, gostei!
O vidro é tão importante pra mim, que o fator é, que só enxergo por conta dele( tenho uma lente intraocular)
Por que alguns remédios vem em cartelas de plástico e outros em recepientes de vidro? O divalproato de sódio vem em vidro, mas rémedios que tem função semelhante vem em plástico
Video muito bom, agora valorizando mais algo q era tão presente e passava tão batido no meu dia a dia
Que vídeo incrível, Atila. Que você possa continuar trazendo conteúdos tão bacanas quanto esses pra gente. Acredito que o mundo só se transforma por meio da educação. Obrigada!
adoro esses vídeos que tratam sobre algo totalmente comum do nosso cotidiano, e te fazem pensar no final "como a gnt não agradece a existência disso todo dia??"
Ps: tem um vídeo sobre canetas no canal que é incrível também
Edgar Zanotto, professor da UFSCAR, um dos mais importantes cientistas de vidro no mundo.
Muito da hora esse vídeo. Por esses dias fiquei pensando, se é possível, substituir toda nossa classe de produtos descartáveis de plástico para vidro. Fiquei pensando no custo de produção e limpeza, na durabilidade e no acumulado de material reciclável já existe, que talvez, torna essa prática um pouco complicada. Valeu 🙋♂️
Perfeito!!! Átila, vc é muito competente. Adoro!
Não é a levedura lager que deixa a cerveja menos turva, é o processo de lagerização (maturação a frio). Pelo contrário, a levedura lager tende a ser mais atenuante que a Ale, e por isso tende a ficar um maior tempo em suspensão e a flocular menos. Cervejas Ale geralmente são tomadas mais jovens, utilizam alguns ingredientes que tendem a turvar mais, como alguns tipos de malte, trigo e uma carga maior de lúpulo. Mas o que conta na clarificação é decantar a levedura, e isso só com tempo. Cervejas lager clarificadas levam de 30-45 dias para tal processo.
Eita... fechô!
Sempre achei o vidro uma matéria incrível!
Vídeo muito bom!😷👍🏼👏👏
Vídeo incrível. Muito conhecimento em menos de 15 minutos!
Os vídeos do Atila é um tipo de "De onde vem" atualizado
Se eu te contar, você não vai acreditar
Adoro seus vídeos!!! Poderia ter falado da pouca importância que damos para a reciclagem. Abraço 🤗
Essa analogia da caneca universitária foi bem específica hahaha! Ótimo vídeo!
Ótimo vídeo! Através do vidro podemos conhecer o Átila e seu ótimo trabalho. 🙂
Seu canal e seus vídeos são execelentes, continue com o ótimo trabalho!!
Átila, sempre nos ensinando, grande professor. Parabéns!!! 👏👏👏
Tema fantástico e texto sensacional! Parabéns, pessoal!