Átila, achei excelente e necessário esse vídeo! Já tem mais de 5 anos que venho estudando blockchain e investindo em crypto e ultimamente tenho tentado difundir mais a ideia com pessoas próximas a mim, porém por ser um universo totalmente diferente das transações convencionais eu acho um pouco difícil conseguir explicar todos esses conceitos. Parabéns por sintetizar tudo isso de forma tão didática!
Átila, faz um explicando este lance de pessoas que vim até exclusivamente garimpando Biticoins na Internet, como funciona, equipamentos, softwares, conhecimentos etc etc etc Amei o vídeo
Porque ainda existe muito trabalho de extração, desmatamento, mão de obra e etc, envolvidos nesses projetos de energias renováveis, saca. Ou seja, quanto mais energia algo precisar, inevitavelmente mais impacto ambiental isso vai ter.
@@matheuslima-zy4gn Por isso "quase poluente", afinal, tudo polui. E com certeza o Bitcoin polui muito menos que os sistemas monetários de todo o mundo. Só teremos uma tecnologia 100% limpa, imagino, quando conseguirmos produzir geradores elétricos com minérios de meteoros espaciais, o que é uma ideia distante.
@@thenicollas Msm assim, é medir proporções, oq Átila quis dizer no vídeo é que se as criptomoedas fossem o padrão mundial, ia ser bem mais poluente do que as cédulas de papel que usamos hj em dia.
Pra quem acha que Bitcoin não é moeda... o que é moeda? Somente algo lastreado em ouro? Você sabe se o Real ou dólar que está na sua carteira é lastreado? Você quando vai comprar alguma coisa pensa "nossa, ainda bem que esse Real aqui é lastreado, por isso essa minha transação tem valor". O importante é o poder e a segurança transacional da moeda, tanto faz de que tipo ela seja. Se as pessoas aceitassem conchas do mar para comprar feijão, eu não ia dar a mínima se Netuno lastreou ou não aquela concha. Bitcoin e outras criptomoedas já se mostraram seguras em diversos estudos, então só o fato de não dependermos de bancos ou instituições financeiras para movimentá-las já é um enorme avanço. Vida longa às criptomoedas e ao futuro. Ainda tem muito chão pela frente.
Então, moeda já existe, não é uma invenção de verdade. Basicamente você troca os bancos pelo Satoshi Nakamoto, qual a vantagem? Nenhuma, sem contar que nada garante que a confiança acabe de uma hora para outra e simplesmente todo mundo pare de usar.
Átila, como é bom te ver falando de criptomoedas ou outros assuntos diferentes da Covid-19. Te admiro muito!!! Obrigado pelo seu trabalho, continue a nós ensinar e esclarecer. 👏👏👏👏👏😷😉💰💻
O consumo energético tende ao aumento em todas os aspectos. Não deve-se apenas buscar a redução do consumo para geração de criptos, e sim - também, mudar a matriz energética global, para matrizes mais sustentáveis, como eólica e/ou solar.
Não é um investimento mas duvido que você não tenha haha. . Parabéns pela explicação didática. BTC é a melhor reserva de valor já criada e seguirá por muito tempo assim como o ouro está até hoje. 💎🖐️
O melhor explicador da internet explicando algo extremamente complexo, e ainda pouco conhecido no Brasil. Muito bom Átila, parabéns pelo conteúdo. Bitcoin ainda vai valer 1 milhão de dólares até o final de 2025
@@f2e775 ele quis dizer que quem acredita no Bitcoin jamais vai vender agora, pois diferentemente da moeda que você está acostumado, o Bitcoin é limitado e quem tiver uma quantia hoje ,vai ter no futuro algo que possivelmente terá um interesse gigante, ao mesmo tempo, escasso
Há algum cálculo entre a diferença de energia gasta em todo o processo de produção das moedas e dinheiro de papel e da moeda digital? Não seria falácia culpar o bitcoin ou as moedas digitais? É visível que tal tecnologia precisa de aperfeiçoamento, mas parece-me que os ataques estão mais relacionados à especulação financeira e ao receio de perda de Soberania...
George, se você acha que esse vídeo pode ser resumido em "ataques relacionados à especulação financeira e ao receio de perda de Soberania", eu convido você a reassisti-lo. Sério, não é possível que você tirou essa interpretação do vídeo. Ele, o Átila, explicou e explicou bem. Desenhou, inclusive.
Os estados tem medo de coisas descentralizadas, o estado gosta que o povo seja dependente dele para ter poder. Uma coisa que ninguém diz é que é o estado que gera a pobreza, através do controle da moeda fiduciária, a inflação e a manipulação de preço, juros, que fazem o poder de compra abaixar, burocracias, tribulações, taxas, corporativismo, corrupção, etc. Se o povo entender que o estado apenas serve para fazer guerra e controlar a prosperidade das pessoas, o mundo se tornaria mais rico, elevendo o nível mundial, dando mais chances para os pobres trabalherem e terem mobilidade social.
Átila no próximo vídeo fala sobre El Savador ser o primeiro país a implementar btc como pagamento viavel, e como eles planejam usar a energia dos vulcões como fonte de energia renovavel.
Massa! Boa, Átila! Como é um resumo, tá ótimo! Para qm quiser saber mais, só ir nas fontes, tem mt info massa… tipo, não importa o tamanho da rede, o algoritmo sempre faz com que o tempo de transação dure 10m. Se tiver mt poder computacional, aumenta a dificuldade; o inverso tb!
Oi Andreia, a mineração nada mais é que o processo de validação dos blocos na Blockchain. Os blocos para seram inseridos na rede precisam atender uma série de requisitos, entre elas a de possuir um HASH do cabeçalho do bloco. O HASH nada mais é que uma fórmula matemática que valida a informação que contém em qualquer coisa, ou seja, qualquer alteração na informação também altera o HASH. Dito isso, a atividade dos mineradores é encontrar o HASH que fique abaixo da dificuldade da rede (p. ex. O HASH deve começar com 0000000005 ou menos). Quando o minerador encontrar esse HASH, a rede valida o bloco e todas as transações que o bloco contém, incluindo aí a recompensa do minerador pelo trabalho. Basicamente BITCOIN é um emaranhado de fórmulas matemáticas de criptografia. Se quiser aprender mais, tem uma playlist bem técnica do Tiago Selem sobre Bitcoin e Blockchain onde ele explica toda a parte técnica de uma forma bem didática e prática.
O Bitcoin realmente não é tão bom e tão perfeito assim! O que o torna uma ótima opção para reserva de valor é que todas as moedas mundiais emitidas por países, lastreadas em confiança nos políticos de plantão, são péssimas! FED está fazendo o possível e o impossível para simplesmente destruir o dólar, que é a menos pior das moedas emitidas por países. O sucesso do Bitcoin, em essência, é graças ao fracasso do controle estatal sobre o dinheiro!
Lastreadas em politicos de Plantão? Bitcoin virou religião? As moedas fiduciarias não são com base num mero arbitrio mas com base num sistema de geração de valores e riquezas demandas, fabricas, comercios, prestações de serviços, nível de domínio tecnológico, etc.
@@eduardomilani77 a moeda fiduciaria pode sim ser manipulada por mero arbitrio através de politicas monetárias e uma das principais formas é através da inflação (expanão da base moentária), se um grupo de politicos muito irresponsáveis ganhar uma eleição, a moeda de um país pode sim ser destruida, mesmo que a cadeia de suprimentos continue gerando valor, acontecerá que o povo dessa nação vai optar por uma moeda melhor (morei na Argentina em 2016 e lá a moeda oficial é o peso Argentino, mas a moeda usada no dia a dia é o dolar e em algns casos até o real é aceito). Uma moeda descentralizadas, com regras pré estabelecidas, base monetária fixa, e livro razão imutável (caracteristicas de uma criptomoeda) é superior a uma moeda manipulável por politicos.
É correto dizer que não precisa de intermediários? Não seria mais correto dizer que não há um intermediário centralizador? A descentralização em nodes e mineradores não significa não haver intermediários, mas sim muitos intermediários. É a descentralização e não o fim dos intermediários. Eu acho!
Excelente explicação, apenas no final, quando diz sobre a mudança da prova de trabalho que discordo fundamentalmente. A rede Bitcoin é o que é por sua segurança. As demais como ETH, ADA, etc são excelentes soluções, mas não por acaso são dependentes do próprio BTC. A questão energética é de fato um problema, mas que eu acredito que a solução, não apenas pelo BTC, mas pela própria mudança da origem energetica dos veículos (por exemplo), virá através da modernização da nossa matriz: energia nuclear mudará todo esse panorama.
Energia nunca foi, não é, e nunca será um problema para o btc. Atila não é especialista no assunto, então ele não tem propriedade pra determinar o que é certo ou errado no btc. É apenas o que ele acha, somente achismo. O youtube gasta duas vezes mais energia do que o btc. Ele precisa se aprofundar mais no assunto. 56% da energia do btc vem de fontes renováveis.
Para o node validar uma transação leva 10 minutos, quando mais computador colocar para resolver os cálculos de trabalho mais difícil fica para resolver esse cálculo e se diminuir o número de computador e o cálculo de trabalho levar mais de 10 minutos automaticamente esse cálculo fica mais fácil para respeitar o tempo máximo de 10 minutos. Quanto mais computadores(node) tiver mais seguro fica a rede e se tiver menos computadores mais fácil fica para um super computador quebrar a rede bitcoin. Vale ressaltar que as criptos moedas estão ajudando o povo a escapar da hiper inflação, como exemplo na Argentina o uso de bitcoin disparou com a desvalorização da moeda estatal. Imagine se tivesse cripto moedas na época que o Brasil sofria de hiper inflação. se no futuro de curto médio prazo o Brasil tiver hiper inflação com certeza as cripto moedas sofreram adoção em massa e o governo vai fazer o máximo para sufocar as cripto moedas.
@@rogervezaro Já vi uma galera falar dessa Nano, mas eu realmente não pesquisei nada sobre ela Eu confio muito no projeto da Cardano e atualmente eles são a 3ª cripto mais relevante (estou deliberadamente negligenciando a Tether, que é uma stablecoin)
Pra recomendar ativos financeiros é necessário certificados do mercado financeiro, portanto pra evitar problemas ninguém sem esses certificados recomenda oficialmente, sirva de aviso pra quem está cobrando uma posição. Além disso, grande parte do vídeo foi feito para explicar as tecnologias e não sobre ativo em si, como lembrado nas replies aqui.
Mesmo que o Átila pudesse recomendar legalmente ele não faria, pois o vídeo é pra passar conhecimento sobre o bitcoin e blockchain, o pessoal não tem interpretação e fica chorando nos comentários.
Concordo. Como investidor de longa data entendo que o Bitcoin pode ser um tipo de investimento dependendo do perfil de quem irá investir. No meu caso, por exemplo, o vejo como tal. Inclusive minha visão é tão válida quanto a de quem não o vê como investimento, até porque, na minha opinião, só se deve investir naquilo que se tenha estudado e isso é válido para qualquer tipo de investimento seja ele commodities, criptoativos, ações e afins. E como disse o Gabriel, o vídeo é sobre a tecnologia, não sobre investimentos. Mas é um fato que o Átila pecou ao não informar sobre o uso de energias renováveis na mineração e que ela emite menos CO2 que a mineração de ouro e muitíssimas vezes menos que os sistemas bancários a nível global, sem falar que é mais eficiente, ainda mais com o uso da Lightning Network. Desculpa o textão
@@SidonDuarte Se ele fez o vídeo pensando em ser contra o bitcoin acabou tendo o efeito contrário.... apenas está popularizando mais o bitcoin e fazendo as pessoas perceberem o quanto a tecnologia é segura e incrível.
@@cloudandrade42 Átila não pecou em não falar sobre as energias renováveis que o Bitcoin usa, até porque esse vídeo é um recorte, e seria necessário um documento para explicar a fundo tudo sobre o Bitcoin, ele apenas citou uma desvantagem dele que é esse consumo de energia,as aos 19:16 do vídeo ele fala sobre a Rede Ethereum que está querendo mudar o seu sistema para Proof of Stake(POS). Então qual seria a lógica do Átila em supostamente falar "mal" da maior criptomoeda existe(sendo que foi apenas apontar um dos pontos negativo que ela tem atualmente) pra logo em seguida falar bem de uma mudança que a concorrência Ether quer implementar pra diminuir em muito esse consumo de energia?
Uma balela completa essa história do Bitcoin ser poluente. Se o Bitcoin Gasta mais energia do que a Argentina por outro lado ele vale o Dobro da economia da argentina inteira, ou seja, Bitcoin é no mínimo 2 vezes mais eficiente que todo o sistema de 1 país e ainda por cima serve ao mundo inteiro. O gasto de energia é crucial pra garantir a segurança da rede contra ataques, inclusive vindo dos governos que vc acha que te protegem.
Eu sou um entusiasta das criptos, mas a sua comparação do Bitcoin com a Argentina é esdrúxula. O consumo da energia da Argentina serve ao povo e a indústria Argentina. Comer, consumir, se entreter, cozinhar, trabalhar, fazer a economia girar e a roda da sociedade girar como um todo, etc. Se você desligar a energia na Argentina, você tem uma tragédia social. A energia gasta no Bitcoin só beneficia quem investe e quem minera. Embora, eu seja entusiasta, a utilização do Bitcoin ainda é muito restrita. Infelizmente, tem sido usada mais por especuladores do que qualquer outra coisa. Só agora que Honduras vai aderir que finalmente terá uma utilização mais ampla, mas estou curioso para saber como a economia de um país vai lidar com a volatilidade de uma moeda a qual o governo federal não tem como interferir para tentar conter eventuais desvalorizações. Por fim, tanto a questão do consumo energético é importante, que o método de mineração proof of work está sendo revisto e já está em processo de substituição para o modelo proof of stake que é mais sustentável. Então, as criptos serão mais sustentáveis no futuro.
Mais um motivo para amar o Atila! Única pessoa que conseguiu me fazer entender isso definitivamente. Você merece todo o seu sucesso e sua medalha de honra!
Acho que aos 2:11 o Atila quer dizer que muita moeda no mercado causa inflação nos preços de todos os bens reduzindo o poder de compra da moeda em excesso, no exemplo ouro e prata. No caso da Revolução dos preços que aconteceu na Europa Ocidental no século XV, foi como se o governo ligasse uma impressora e ficasse dia e noite imprimindo moeda para pagar suas contas, chega uma hora que tem tanto dinheiro no mercado que os preços de todos os bens começa a subir (inflação) causando a redução do poder de compra da moeda (desvalorização).
@@TheOenrain Existe inflação de custos sim, mas me referi que no vídeo dá a entender que o valor da moeda inflacionou, é apenas um erro conceitual, não estou dizendo que não existem outras fontes de inflação, mas sim que o valor da moeda diminui e a inflação acontece nos preços dos bens. O correto é moeda "desvaloriza" e não moeda inflaciona.
Hoje em dia tudo se cópia nada se cria, na minha humilde opinião, o bitcoin foi a última grande invenção da humildade. Vai demorar pra ter outra sacada dessa__👍👍👍
Para se adquirir os Satoshis de Bitcoin, você pode minerar ou simplesmente comprar, estilo mercado de ações da bolsa de valores, compre na baixa e venda na alta.
Compre na baixa, e não venda nunca kkkk, se você morasse na Venezuela e trocasse seus bolívares por dólar, você ia trocar depois por bolívares venezuelanos novamente?
O Bitcoin reflete apenas a necessidade que pessoas tem de garantir seu patrimônio e deixa-lo longe da vontade de governantes. Quanto mais "violentos" governos forem de um lado, mais o Bitcoin vai consumir recursos do outro. Uma forma de resolver isso é criminalizando o Bitcoin, porém sabemos o que isso fez com as drogas. Outra forma seria os governos terem mais respeito pelo patrimônio dos cidadãos, mas isso não me parece uma atitude plausível.
Se o acumulo de capital ainda continuar e for para mesma classe (estas com recursos para estudar e domina la ao bel prazer)não faz tanta diferença assim do que vemos hoje
@@guilhermearaujoazevedo6148 acumulo de capital e desigualdade é intrinsico ao ser humano. Aproveite que estamos no inicio da revolucao financeira e compre e ajude seus familiares proximos
Faltou falar sobre a camada 2 do bitcoin (Lightning Network) que permite milhões de transações por segundo e sem aumento significativo de consumo de energia.
Gasto de energia muito justo já que se trata da economia do cidadão, o estado gasta energia com coisas idiotas e porque não se pode gastar com geração de proteção do capital do próprio cidadão? além do más já há investimento em melhor aproveitamento e na geração de energia limpa com relação ao Bitcoin.
@@edsonms1493 Decididamente ele explanou super bem sobre os fundamentos do Bitcoin, e quem quer mais profundidade no assunto deve buscar suas próprias pesquisas.
@@SidonDuarte esse vídeo é sintetizado do assunto, profundidade não conseguimos encontrar nem em vídeos com especialistas no assunto. Mais o fato do Átila estar falando sobre o assunto devemos nos mesmos nos aprofundar no assunto. Isso é o futuro dos investimentos!
tenta ver desta forma, como dito no video o bitcoin vai ter somente 21 milhões de unidades (isso é imutável). Enquanto a moeda de qualquer pais pode ser impressa infinitamente. A longo prazo, o valor dele vai sempre subir.
@@SidonDuarte pô cara, precisamos ter tbm bom senso. O vídeo tem poucos minutos pra explicar pra um público leigo o que é Blockchain. Seria impossível ele explicar tudo num nível aprofundado em menos de 30min. E mesmo com pouco tempo, o Átila conseguiu abordar o assunto da forma mais neutra possível, explicando tecnicamente as discussões, sem entrar em pontos de vista apaixonados (como a gnt viu em muitos lugares). Eu sou super a favor do Bitcoin, e não vi nada de ideológico no vídeo. Pelo contrário, ele abordou inclusive fatos para ambos os lados.
Ótimo vídeo Atila, so esqueceu de falar da lightning network, que foi implementada para o bitcoin na atualização taproot (que foi aprovada por mais de 90% dos mineradores) justamente para resolver o problema que vc expos no final do video.
Ele expôs esse problema, mas tbm expôs a solução da criptomoeda concorrente da Rede Ethereum, que quer mudar o modo de consenso para Proof of Stake(POS), diminuindo assim o gasto de energia.
@@rafaelsmXD então agora ja tem uma solução para o problema da velocidade das transacoes no bitcoin, e essa solucao tambem abre margem para a criacao de um sistema defi na rede bitcoin, a lightning network, que ele não mencionou no video. Mas eu entendo talvez tenha ficado muito longo, e a lightning network é um tema bem complexo de se explicar. Ia ser mais outros 30 min explicando. Porem realmente o proof of work ainda é um problema no bitcoin. E a eth ainda não tem não, ela esta implementando ainda, um exemplo de cryptomoeda que ja implementa esse sistema de proof of stake, seria a ADA (Cardano).
@@thaleslima3043 sim, eu sei que rede Ethereum ainda não está com o sistema POS, por isso eu disse que ela quer AINDA que implementar. E t já conheço a ADA da Cardano. No mais é isso aí! Até +!
Estou investindo pesado em ADA Cardano, o futuro dessa altcoin é MUITO, mas MUITO promissor. Pra quem ainda não conhece o projeto liderado por Charles Hoskinson (ex Co-fundador da Ethereum), super indico.
O André Lara Resende disse em palestra que bitcoin não tem nada a ver com blockchain. Será que o verdadeiro nome do Satoshi Nakamato não seria Luis Miranda?
@@kikopedrosa para respira ! Quem é controla a sua moeda? Eu creio que o Luis Miranda é tantos outros ,que realmente tenham o poder sobre a moeda,apesar de experimentados na prática essa desvalorização do Real é o mesmo ter perdido valor, -84% ao longo os anos ! Golpe de pirâmide de moeda lastreado na confiança de políticos.
Muito bom ver o interesse do Átila no assunto, mas infelizmente ele ainda não detém conhecimento suficiente pra falar sobre o assunto. Sugiro ler alguns livros e ler o whitepaper do Satoshi pra que então possa fazer um vídeo com melhor qualidade. Abraços
Atila eu tenho uma dúvida, considerando que o número de bitcoins é fixo, quando chegarmos no limite, não fará sentido termos mineradores, pois eles não vão ganhar com aquilo, então não será possível utilizar o bitcoin? (já que não será possível adicionar novos blocos) Outra dúvida, o valor do bitcoin, a partir do ponto em que não são gerados novos bitcoins, sempre aumentará? Porque novos bitcoins não serão gerados, mas as pessoas continuarão a perder suas senhas, fazendo com que a cada segundo haja menos bitcoins disponíveis, diminuindo a oferta e mantendo a procura.
Em tese, se alguma entidade (ou um grupo de entidades com o mesmo objetivo) possuir mais de 50% da capacidade de processamento da rede, pode controlar o Bitcoin. Pode inclusive reverter transações já confirmadas. Aliás, em 2010 isso aconteceu. Um bug no protocolo foi explorado, levando à criação de 184 bilhões de Bitcoins. Para lidar com isso, após a correção do bug, os mineradores reverteram todas as transações até o bloco anterior ao da criação dos 184 bilhões de Bitcoins.
@@caiomtc Impossível é um exagero, só digamos que ainda não concebemos uma forma de fazê-lo. Mas quando a gente leva em consideração que computadores quânticos estão sendo desenvolvidos, que supostamente seriam milhões de vezes mais eficientes que computadores comuns, pode ser que essa questão se torne uma preocupação de fato.
@@isaacjacob3590 Vc diz exagero pois não conhece o bitcoin e não sabe como funciona o codigo open source dele. Computação quântica não é ameaça ao btc, basta procurar o q quem entende do assunto tem a dizer sobre isso q vc entenderá meu ponto
Em relação à computação quântica, é uma piada dizer que ela não é uma ameaça ao Bitcoin. Quem diz isso não tem a menor noção sobre o assunto. A computação quântica é uma ameaça a todos os sistemas que utilizam criptografia. Neste momento, está havendo uma grande corrida contra o tempo para desenvolver uma criptografia pós-quântica, pois o cenário em que a computação quântica está bem implementada e não há uma criptografia pós-quântica é catastrófico para o mundo.
Cada nó(máquina validadora) consome uma quantidade X de energia, se multiplicar esse gasto com toda a rede bitcoin atual, da pra conseguir obter o gasto total, isso é bem possível porque da pra se ter conhecimento de todas as transações ocorridas, é essa a ideia no final das contas.
Só o volume de meio trilhão de Dólares POR DIA vc já deveria ter uma noção do gasto energético, funcionando 24/07. Qual o seu argumento, discordo pq sim?
Cada um vai comprar o bitcoin pelo preço que merece!
Como é o processo de mineração? O que é minerado e como se transforma em Bitcoin? Pode detalhar isso melhor?
Átila, achei excelente e necessário esse vídeo! Já tem mais de 5 anos que venho estudando blockchain e investindo em crypto e ultimamente tenho tentado difundir mais a ideia com pessoas próximas a mim, porém por ser um universo totalmente diferente das transações convencionais eu acho um pouco difícil conseguir explicar todos esses conceitos. Parabéns por sintetizar tudo isso de forma tão didática!
ele esplicou muito errado
@@benedictorodrigues257 explicou*
@@benedictorodrigues257 O que ele disse que está errado?
@@walber33 eu também quero saber, mas as pessoas so xingam e não explicam nada AAAAAAAAAAA
Átila, faz um explicando este lance de pessoas que vim até exclusivamente garimpando Biticoins na Internet, como funciona, equipamentos, softwares, conhecimentos etc etc etc
Amei o vídeo
Pensei que fosse só eu que não soubesse o que é Bitcoin, mas tem mais gente aqui. Obrigada Atila.
Átila, faltou falar que 70% da energia gasta com a mineração de Bitcoin vem de fontes renováveis, ou seja, ele na verdade quase não é poluente.
Energia vinda de fontes renováveis não necessariamente quer dizer que elas não causam impacto, as hidroelétricas é um exemplo disso.
Porque ainda existe muito trabalho de extração, desmatamento, mão de obra e etc, envolvidos nesses projetos de energias renováveis, saca. Ou seja, quanto mais energia algo precisar, inevitavelmente mais impacto ambiental isso vai ter.
@@matheuslima-zy4gn Por isso "quase poluente", afinal, tudo polui. E com certeza o Bitcoin polui muito menos que os sistemas monetários de todo o mundo. Só teremos uma tecnologia 100% limpa, imagino, quando conseguirmos produzir geradores elétricos com minérios de meteoros espaciais, o que é uma ideia distante.
Sé BTC usa-se 99.9% de energia renovável, ainda assim causarão ele de "poluente"
@@thenicollas Msm assim, é medir proporções, oq Átila quis dizer no vídeo é que se as criptomoedas fossem o padrão mundial, ia ser bem mais poluente do que as cédulas de papel que usamos hj em dia.
Tem que ter muita paciência para montar um vídeo tão didático para leigos como eu. Obrigada.
Bom mesmo é papel colorido lastreadro na,confiança de políticos.
Fernando Ulrich corre aqui kkkkkkkk
que bom que tem bastante gente ligada
Mt ignorancia em relacao ao custo energetico. O Atila tb n deve nem conhecer os softforks
Até a metade do vídeo estava ruim, mas depois ficou bem pior!!
Sabe de nada inocente!
A energia gasta pelo sistema financeiro tradicional já gasta mais do que o Bitcoin
Pra quem acha que Bitcoin não é moeda... o que é moeda? Somente algo lastreado em ouro? Você sabe se o Real ou dólar que está na sua carteira é lastreado? Você quando vai comprar alguma coisa pensa "nossa, ainda bem que esse Real aqui é lastreado, por isso essa minha transação tem valor".
O importante é o poder e a segurança transacional da moeda, tanto faz de que tipo ela seja. Se as pessoas aceitassem conchas do mar para comprar feijão, eu não ia dar a mínima se Netuno lastreou ou não aquela concha.
Bitcoin e outras criptomoedas já se mostraram seguras em diversos estudos, então só o fato de não dependermos de bancos ou instituições financeiras para movimentá-las já é um enorme avanço.
Vida longa às criptomoedas e ao futuro. Ainda tem muito chão pela frente.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Então, moeda já existe, não é uma invenção de verdade. Basicamente você troca os bancos pelo Satoshi Nakamoto, qual a vantagem? Nenhuma, sem contar que nada garante que a confiança acabe de uma hora para outra e simplesmente todo mundo pare de usar.
@@masterponynight2994 sim, é muito comum de uma hora pra outra milhões de pessoas mudarem de ideia né
a confiança não é no satoshi nakamoto, é em todo o sistema, você ao menos viu o vídeo?
@@masterponynight2994 você sabe quem é satoshi nakamoto? Sério você ficaria podre de rico sé revelar a identidade dele. Kkkkkkkkk
Átila, como é bom te ver falando de criptomoedas ou outros assuntos diferentes da Covid-19. Te admiro muito!!! Obrigado pelo seu trabalho, continue a nós ensinar e esclarecer. 👏👏👏👏👏😷😉💰💻
pena que ele ensinou errado sobre bitcoin infelizmente
O consumo energético tende ao aumento em todas os aspectos. Não deve-se apenas buscar a redução do consumo para geração de criptos, e sim - também, mudar a matriz energética global, para matrizes mais sustentáveis, como eólica e/ou solar.
70% da mineração de bitcoin é feita com fontes renováveis, porque é o mais barato. O Bitcoin quase não é poluente.
@@thenicollas o matheus lima te explicou lá atras.
Não é um investimento mas duvido que você não tenha haha. . Parabéns pela explicação didática. BTC é a melhor reserva de valor já criada e seguirá por muito tempo assim como o ouro está até hoje. 💎🖐️
Parabéns, Átila... um assunto difícil de explicar, que você colocou de forma muito didática. Você é demais!!
O melhor explicador da internet explicando algo extremamente complexo, e ainda pouco conhecido no Brasil. Muito bom Átila, parabéns pelo conteúdo. Bitcoin ainda vai valer 1 milhão de dólares até o final de 2025
A melhor explicação que ja ouvi. Parabéns Atila
Achei bem complexo, vou assistir mais vezes pra entender, obrigada Atila....seus conteúdos são sempre ótimos.
Excelente vídeo. Esse Atila é um excelente divulgador científico, em muitas áreas do conhecimento.
Resumindo, Bitcoin só se compra, não se vende
Não, você é livre para vender quando quiser.
Se alguém está comprando, outra pessoa está vendendo.
@@f2e775 ele quis dizer que quem acredita no Bitcoin jamais vai vender agora, pois diferentemente da moeda que você está acostumado, o Bitcoin é limitado e quem tiver uma quantia hoje ,vai ter no futuro algo que possivelmente terá um interesse gigante, ao mesmo tempo, escasso
@@TleafarafaelT à sim. Ok.
Há algum cálculo entre a diferença de energia gasta em todo o processo de produção das moedas e dinheiro de papel e da moeda digital? Não seria falácia culpar o bitcoin ou as moedas digitais? É visível que tal tecnologia precisa de aperfeiçoamento, mas parece-me que os ataques estão mais relacionados à especulação financeira e ao receio de perda de Soberania...
Concordo!
George, se você acha que esse vídeo pode ser resumido em "ataques relacionados à especulação financeira e ao receio de perda de Soberania", eu convido você a reassisti-lo. Sério, não é possível que você tirou essa interpretação do vídeo. Ele, o Átila, explicou e explicou bem. Desenhou, inclusive.
Os estados tem medo de coisas descentralizadas, o estado gosta que o povo seja dependente dele para ter poder. Uma coisa que ninguém diz é que é o estado que gera a pobreza, através do controle da moeda fiduciária, a inflação e a manipulação de preço, juros, que fazem o poder de compra abaixar, burocracias, tribulações, taxas, corporativismo, corrupção, etc. Se o povo entender que o estado apenas serve para fazer guerra e controlar a prosperidade das pessoas, o mundo se tornaria mais rico, elevendo o nível mundial, dando mais chances para os pobres trabalherem e terem mobilidade social.
Átila no próximo vídeo fala sobre El Savador ser o primeiro país a implementar btc como pagamento viavel, e como eles planejam usar a energia dos vulcões como fonte de energia renovavel.
Duvido.
Excelente vídeo, Atila.
Sempre tive dúvida sobre as moedas virtuais e nunca tinha visto nada sobre. Agora finalmente descobri o que é porque existe.
Moedas digitais*
Vc nao descobriu nada sobre bitcoin, vá atrás de quem entende do assunto, atila só espalhou desinformação
Massa! Boa, Átila!
Como é um resumo, tá ótimo!
Para qm quiser saber mais, só ir nas fontes, tem mt info massa… tipo, não importa o tamanho da rede, o algoritmo sempre faz com que o tempo de transação dure 10m. Se tiver mt poder computacional, aumenta a dificuldade; o inverso tb!
Mas você pode gravar as transações Off-Chain pela Lightning Network, fazendo dessa forma pagamentos instantâneos.
Esse foi o melhor video que eu já vi sobre bitcoin 👏👏👏. Galera só fica falando sobre como ficar rico com a moeda,mas a maioria não sabe nem o que é.
Comprem agora não pessoal, comprem quando tiver na alta kkkkkkkkk
E vendam na baixa kkkkkkk
@@lucasraphael9789 ne kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente 👏👏👏! Agora 👍, em faz um vídeo explicando como é feita a " mineração " do bitcoin
Oi Andreia, a mineração nada mais é que o processo de validação dos blocos na Blockchain. Os blocos para seram inseridos na rede precisam atender uma série de requisitos, entre elas a de possuir um HASH do cabeçalho do bloco. O HASH nada mais é que uma fórmula matemática que valida a informação que contém em qualquer coisa, ou seja, qualquer alteração na informação também altera o HASH. Dito isso, a atividade dos mineradores é encontrar o HASH que fique abaixo da dificuldade da rede (p. ex. O HASH deve começar com 0000000005 ou menos). Quando o minerador encontrar esse HASH, a rede valida o bloco e todas as transações que o bloco contém, incluindo aí a recompensa do minerador pelo trabalho.
Basicamente BITCOIN é um emaranhado de fórmulas matemáticas de criptografia.
Se quiser aprender mais, tem uma playlist bem técnica do Tiago Selem sobre Bitcoin e Blockchain onde ele explica toda a parte técnica de uma forma bem didática e prática.
@@gibuja muito grata, pela explicação entendi melhor mas vou pesquisar sim 👍
@@andreialopesfullin4303 desculpa, eu tinha colado o link errado para você. Já consertei lá em cima.
Finalmente entendi o que tanto queria entender de bitcoin!! Muito bom o video
O Bitcoin realmente não é tão bom e tão perfeito assim! O que o torna uma ótima opção para reserva de valor é que todas as moedas mundiais emitidas por países, lastreadas em confiança nos políticos de plantão, são péssimas!
FED está fazendo o possível e o impossível para simplesmente destruir o dólar, que é a menos pior das moedas emitidas por países.
O sucesso do Bitcoin, em essência, é graças ao fracasso do controle estatal sobre o dinheiro!
Lastreadas em politicos de Plantão? Bitcoin virou religião? As moedas fiduciarias não são com base num mero arbitrio mas com base num sistema de geração de valores e riquezas demandas, fabricas, comercios, prestações de serviços, nível de domínio tecnológico, etc.
@@eduardomilani77 a moeda fiduciaria pode sim ser manipulada por mero arbitrio através de politicas monetárias e uma das principais formas é através da inflação (expanão da base moentária), se um grupo de politicos muito irresponsáveis ganhar uma eleição, a moeda de um país pode sim ser destruida, mesmo que a cadeia de suprimentos continue gerando valor, acontecerá que o povo dessa nação vai optar por uma moeda melhor (morei na Argentina em 2016 e lá a moeda oficial é o peso Argentino, mas a moeda usada no dia a dia é o dolar e em algns casos até o real é aceito). Uma moeda descentralizadas, com regras pré estabelecidas, base monetária fixa, e livro razão imutável (caracteristicas de uma criptomoeda) é superior a uma moeda manipulável por politicos.
É correto dizer que não precisa de intermediários? Não seria mais correto dizer que não há um intermediário centralizador? A descentralização em nodes e mineradores não significa não haver intermediários, mas sim muitos intermediários. É a descentralização e não o fim dos intermediários. Eu acho!
Atila, tem respeito 🤝.. Alegrando minha manhã de sábado.
O bom do Bitcoin é que se você morar na Venezuela ou na Argentina, você pode usar o Bitcoin pra comprar pq a moeda desses países não compra nem arroz
Valeu!
Excelente explicação, apenas no final, quando diz sobre a mudança da prova de trabalho que discordo fundamentalmente. A rede Bitcoin é o que é por sua segurança. As demais como ETH, ADA, etc são excelentes soluções, mas não por acaso são dependentes do próprio BTC. A questão energética é de fato um problema, mas que eu acredito que a solução, não apenas pelo BTC, mas pela própria mudança da origem energetica dos veículos (por exemplo), virá através da modernização da nossa matriz: energia nuclear mudará todo esse panorama.
Energia nunca foi, não é, e nunca será um problema para o btc. Atila não é especialista no assunto, então ele não tem propriedade pra determinar o que é certo ou errado no btc. É apenas o que ele acha, somente achismo. O youtube gasta duas vezes mais energia do que o btc. Ele precisa se aprofundar mais no assunto. 56% da energia do btc vem de fontes renováveis.
Para o node validar uma transação leva 10 minutos, quando mais computador colocar para resolver os cálculos de trabalho mais difícil fica para resolver esse cálculo e se diminuir o número de computador e o cálculo de trabalho levar mais de 10 minutos automaticamente esse cálculo fica mais fácil para respeitar o tempo máximo de 10 minutos.
Quanto mais computadores(node) tiver mais seguro fica a rede e se tiver menos computadores mais fácil fica para um super computador quebrar a rede bitcoin.
Vale ressaltar que as criptos moedas estão ajudando o povo a escapar da hiper inflação, como exemplo na Argentina o uso de bitcoin disparou com a desvalorização da moeda estatal.
Imagine se tivesse cripto moedas na época que o Brasil sofria de hiper inflação. se no futuro de curto médio prazo o Brasil tiver hiper inflação com certeza as cripto moedas sofreram adoção em massa e o governo vai fazer o máximo para sufocar as cripto moedas.
Acharia mais interessante as pessoas que entendem sobre o mundo cripto explicar os possíveis erros (mostrando as fontes) do que ficar ofendendo.
Na descrição.
Negócio é a Cardano, que tem desde sua base o Proof of Stake
:)
Nano tem proof of stake tbm
@@rogervezaro Já vi uma galera falar dessa Nano, mas eu realmente não pesquisei nada sobre ela
Eu confio muito no projeto da Cardano e atualmente eles são a 3ª cripto mais relevante (estou deliberadamente negligenciando a Tether, que é uma stablecoin)
@@RudahXimenes Nano se tornou uma porcaria infelizmente, foco em Cardano, Solana, Eth, Avax, e BTC Principalmente.
Proof of work é mais seguro
@@leonardoeL364 baseado em que vc afirma isso?
Pra recomendar ativos financeiros é necessário certificados do mercado financeiro, portanto pra evitar problemas ninguém sem esses certificados recomenda oficialmente, sirva de aviso pra quem está cobrando uma posição. Além disso, grande parte do vídeo foi feito para explicar as tecnologias e não sobre ativo em si, como lembrado nas replies aqui.
Mesmo que o Átila pudesse recomendar legalmente ele não faria, pois o vídeo é pra passar conhecimento sobre o bitcoin e blockchain, o pessoal não tem interpretação e fica chorando nos comentários.
exatamente pessoal, eu acho que muitos dos comentários chorando é de molecada
Concordo.
Como investidor de longa data entendo que o Bitcoin pode ser um tipo de investimento dependendo do perfil de quem irá investir.
No meu caso, por exemplo, o vejo como tal. Inclusive minha visão é tão válida quanto a de quem não o vê como investimento, até porque, na minha opinião, só se deve investir naquilo que se tenha estudado e isso é válido para qualquer tipo de investimento seja ele commodities, criptoativos, ações e afins.
E como disse o Gabriel, o vídeo é sobre a tecnologia, não sobre investimentos.
Mas é um fato que o Átila pecou ao não informar sobre o uso de energias renováveis na mineração e que ela emite menos CO2 que a mineração de ouro e muitíssimas vezes menos que os sistemas bancários a nível global, sem falar que é mais eficiente, ainda mais com o uso da Lightning Network.
Desculpa o textão
@@SidonDuarte Se ele fez o vídeo pensando em ser contra o bitcoin acabou tendo o efeito contrário.... apenas está popularizando mais o bitcoin e fazendo as pessoas perceberem o quanto a tecnologia é segura e incrível.
@@cloudandrade42 Átila não pecou em não falar sobre as energias renováveis que o Bitcoin usa, até porque esse vídeo é um recorte, e seria necessário um documento para explicar a fundo tudo sobre o Bitcoin, ele apenas citou uma desvantagem dele que é esse consumo de energia,as aos 19:16 do vídeo ele fala sobre a Rede Ethereum que está querendo mudar o seu sistema para Proof of Stake(POS). Então qual seria a lógica do Átila em supostamente falar "mal" da maior criptomoeda existe(sendo que foi apenas apontar um dos pontos negativo que ela tem atualmente) pra logo em seguida falar bem de uma mudança que a concorrência Ether quer implementar pra diminuir em muito esse consumo de energia?
Bitcoin 😍 Será ele o novo padrão monetário do mundo ?!?
Deus não te ouça.
Vamos aguardar...
Não. Provavelmente só será o que ele é hoje, mais uma opção de troca.
Pode ser o Bitcoin, Ethereum uma criptomoeda estatal. mas só o tempo vai dizer.
Sim, é inevitavel
Uma balela completa essa história do Bitcoin ser poluente. Se o Bitcoin Gasta mais energia do que a Argentina por outro lado ele vale o Dobro da economia da argentina inteira, ou seja, Bitcoin é no mínimo 2 vezes mais eficiente que todo o sistema de 1 país e ainda por cima serve ao mundo inteiro. O gasto de energia é crucial pra garantir a segurança da rede contra ataques, inclusive vindo dos governos que vc acha que te protegem.
e é por isso que a destruição do planeta acontece. o dinheiro vale mais que o meio ambiente.
Eu sou um entusiasta das criptos, mas a sua comparação do Bitcoin com a Argentina é esdrúxula.
O consumo da energia da Argentina serve ao povo e a indústria Argentina. Comer, consumir, se entreter, cozinhar, trabalhar, fazer a economia girar e a roda da sociedade girar como um todo, etc.
Se você desligar a energia na Argentina, você tem uma tragédia social.
A energia gasta no Bitcoin só beneficia quem investe e quem minera. Embora, eu seja entusiasta, a utilização do Bitcoin ainda é muito restrita. Infelizmente, tem sido usada mais por especuladores do que qualquer outra coisa. Só agora que Honduras vai aderir que finalmente terá uma utilização mais ampla, mas estou curioso para saber como a economia de um país vai lidar com a volatilidade de uma moeda a qual o governo federal não tem como interferir para tentar conter eventuais desvalorizações.
Por fim, tanto a questão do consumo energético é importante, que o método de mineração proof of work está sendo revisto e já está em processo de substituição para o modelo proof of stake que é mais sustentável.
Então, as criptos serão mais sustentáveis no futuro.
@@renatodanielsantanasantos6768 o youtube gasta tanto ou ate mais que o bitcoin
Eu é que agradeço.
Por mim, passaria horas assistindo aos vídeos do Atila
Eu só queria ter tido a coragem do daniel fraga e ter comprado bastante bitcoin em 2013
ainda da amigo
Kkkk gênio
O melhor dia para comprar é hoje, o segundo melhor é amanhã...
@@leonardoeL364 O melhor dia foi em 2010, o segundo melhor é hoje.
@@thenicollas moral da história, todo dia é dia de comprar btc
fala mais sobre os impactos ambientais, por favor Atila!
Melhor hora pra comprar é agora!
Acho que ainda vai abaixar mais
Melhor hora creio eu que será no início de 2023
@@Noxopoker depois do halving vem a tempestade com x men amiogo
A segunda melhor é amanhã.
Ótimo vídeo, Átila. Parabéns pela qualidade das informações
Realmente Bitcoin é o futuro. Ninguém segura!
vídeo excelente, só faltou dizer se acredita nas criptomoedas, se acha que vale a pena investir
Isso comprometeria a mensagem passada no vídeo, até porque o valor nas coisas eh visto como algo subjetivo.
GEEEEEENTE POR MAIS ERROS DED GRAVAÇÃÃÃO!!!!!!!!!!!! QUE COISA MAIS FOFA!
O vídeo mais esclarecedor que já assistir. Show...
bah o Atila tá com o shape inexplicável
Atila com cabelo de 1920
Excelente didática como sempre! Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada!
O último halving foi em 2020, e não 2019
Sou um homem simples. Vejo um vídeo do Átila e dou like.
Kkkkk
Mais um motivo para amar o Atila! Única pessoa que conseguiu me fazer entender isso definitivamente. Você merece todo o seu sucesso e sua medalha de honra!
Como você é inteligente Átila. Além de microbiologista é um professor de história.
Eu entendo e depois esqueço tudo de novo!
Uau finalmente consegui entender melhor, obrigada Átila
Desculpe pela brincadeira, mas você costuma usar óleo de peroba? 😁
Acho que aos 2:11 o Atila quer dizer que muita moeda no mercado causa inflação nos preços de todos os bens reduzindo o poder de compra da moeda em excesso, no exemplo ouro e prata. No caso da Revolução dos preços que aconteceu na Europa Ocidental no século XV, foi como se o governo ligasse uma impressora e ficasse dia e noite imprimindo moeda para pagar suas contas, chega uma hora que tem tanto dinheiro no mercado que os preços de todos os bens começa a subir (inflação) causando a redução do poder de compra da moeda (desvalorização).
Eu acho que não só. Pq a inflação também acontece por causa do preço individual do produto, veja a gente com a conta de luz recentemente.
@@TheOenrain Existe inflação de custos sim, mas me referi que no vídeo dá a entender que o valor da moeda inflacionou, é apenas um erro conceitual, não estou dizendo que não existem outras fontes de inflação, mas sim que o valor da moeda diminui e a inflação acontece nos preços dos bens. O correto é moeda "desvaloriza" e não moeda inflaciona.
Adorei! Primeira pessoa que da uma explicação pro diabo do block chain
Melhor explicação que eu já tive sobre o Bitcoin, simples e didático.
Agradecemos sua contribuição ao explicar ao novos usuários.
Hoje em dia tudo se cópia nada se cria, na minha humilde opinião, o bitcoin foi a última grande invenção da humildade. Vai demorar pra ter outra sacada dessa__👍👍👍
acha mesmo que o bitcoin foi criado pensando em "humildade" ? kkk
BTC não foi criado do Zero, Nakamoto só juntou conceitos já existentes. O que reforça sua observação.
Esse é um assunto , informações realmente de muito valor faça mais vídeos abordando esse tema, parabéns e obrigado. 👍
Para se adquirir os Satoshis de Bitcoin, você pode minerar ou simplesmente comprar, estilo mercado de ações da bolsa de valores, compre na baixa e venda na alta.
@@RabaoBao Concordo!
Compre na baixa, e não venda nunca kkkk, se você morasse na Venezuela e trocasse seus bolívares por dólar, você ia trocar depois por bolívares venezuelanos novamente?
Muito legal 👏😸👏😸 Eu não tinha a menor ideia do que era e precisei assistir duas vezes. Obrigada ☺️
O Bitcoin reflete apenas a necessidade que pessoas tem de garantir seu patrimônio e deixa-lo longe da vontade de governantes. Quanto mais "violentos" governos forem de um lado, mais o Bitcoin vai consumir recursos do outro. Uma forma de resolver isso é criminalizando o Bitcoin, porém sabemos o que isso fez com as drogas. Outra forma seria os governos terem mais respeito pelo patrimônio dos cidadãos, mas isso não me parece uma atitude plausível.
Bitcoin vai causar a extincao dos governos. Compre enquanto ainda consegue
Bitcoin é descentralizado, proibições estatais não afetam a sua utilização a longo prazo.
Se o acumulo de capital ainda continuar e for para mesma classe (estas com recursos para estudar e domina la ao bel prazer)não faz tanta diferença assim do que vemos hoje
@@guilhermearaujoazevedo6148 acumulo de capital e desigualdade é intrinsico ao ser humano.
Aproveite que estamos no inicio da revolucao financeira e compre e ajude seus familiares proximos
Sensacional e genial como sempre, Átila
Faltou falar sobre a camada 2 do bitcoin (Lightning Network) que permite milhões de transações por segundo e sem aumento significativo de consumo de energia.
Excelente vídeo e didática!!!
Gasto de energia muito justo já que se trata da economia do cidadão, o estado gasta energia com coisas idiotas e porque não se pode gastar com geração de proteção do capital do próprio cidadão? além do más já há investimento em melhor aproveitamento e na geração de energia limpa com relação ao Bitcoin.
Criptomoeda na visão de um cientista, muito bom!
Vídeo excelente para quem gostaria de acessar um resumo do tema. Atila é fera!
@@edsonms1493 Decididamente ele explanou super bem sobre os fundamentos do Bitcoin, e quem quer mais profundidade no assunto deve buscar suas próprias pesquisas.
@@SidonDuarte esse vídeo é sintetizado do assunto, profundidade não conseguimos encontrar nem em vídeos com especialistas no assunto.
Mais o fato do Átila estar falando sobre o assunto devemos nos mesmos nos aprofundar no assunto. Isso é o futuro dos investimentos!
O Bitcoin é uma boa forma de fugir de um cenário de hiperinflação?
Acredito que a curto prazo, sim
@@andersonaraujo9483 Porque só em curto prazo?
De qualquer inflação causada por impressão de moeda. Há ainda inflação gerada por queda de oferta ou sua limitação
Sim! Argentina exemplo prático.
tenta ver desta forma, como dito no video o bitcoin vai ter somente 21 milhões de unidades (isso é imutável).
Enquanto a moeda de qualquer pais pode ser impressa infinitamente.
A longo prazo, o valor dele vai sempre subir.
Opa man, depois faça um video contando a historia do "BOLETO" e o "código de barras". Vlw man otimo canal.
Se está faltando placa de vídeo e chip, parte é culpa dos mineradores de Bitcoin.
Entre para o jogo tbm, não fique de fora
Mineradores de qualquer outra moeda, menos Bitcoin! Kkk
É culpa dos gamers também, ou de todos que usam um computador para qualquer outra coisa.
Explicação perfeita. Como sempre. Parabéns Átila.
Fala atila blz XD, se rolasse um vídeo sobre ethereum seria bem bacana também, parabéns pelo trampo
Esse canal merece um patrocínio de milhões 👏👏👏👏
Ótimo vídeo. Tem muitos "especialistas" falando sobre isso, mas de maneira muito confusa. Deu pra entender agora.
Muito bom Átila como sempre muito didático
Então a grande oportunidade é fornecer energia barata e limpa.
Verdade, vamos abrir uma usina nuclear e vender energia
@@hairancastardeli bora brother, caça uns urânio top.
Parabéns pelo vídeo! Faz um sobre a ETHEREUM e Blockchains programáveis, já dá pra emendar com os NFTs 😄👏👏
O mesmo sistema não pode ser usado nas eleições?
Pode.
Deveria ser usado.
Pode e deve. Blockchain pode salvar a democracia.
@Riquelme legau amigao
Coitado do satoshi nakamoto kkkkkkk
Comofas para promulgarmos uma reforma monetária e mudarmos nossa moeda para Átila?
"Olha o café em promoção, so 4 Átilas e 99 Uninhos"
Vc precisa depositar dinheiro para entrar ????
E o que vc tenque fazer mesmo ?????
Seus vídeos são ótimos justamente pela preocupação em passar o conteúdo livre de ideologias.
Obrigado mesmo!
@@SidonDuarte pô cara, precisamos ter tbm bom senso.
O vídeo tem poucos minutos pra explicar pra um público leigo o que é Blockchain. Seria impossível ele explicar tudo num nível aprofundado em menos de 30min.
E mesmo com pouco tempo, o Átila conseguiu abordar o assunto da forma mais neutra possível, explicando tecnicamente as discussões, sem entrar em pontos de vista apaixonados (como a gnt viu em muitos lugares).
Eu sou super a favor do Bitcoin, e não vi nada de ideológico no vídeo. Pelo contrário, ele abordou inclusive fatos para ambos os lados.
Ótimo vídeo Atila, so esqueceu de falar da lightning network, que foi implementada para o bitcoin na atualização taproot (que foi aprovada por mais de 90% dos mineradores) justamente para resolver o problema que vc expos no final do video.
Ele expôs esse problema, mas tbm expôs a solução da criptomoeda concorrente da Rede Ethereum, que quer mudar o modo de consenso para Proof of Stake(POS), diminuindo assim o gasto de energia.
@@rafaelsmXD então agora ja tem uma solução para o problema da velocidade das transacoes no bitcoin, e essa solucao tambem abre margem para a criacao de um sistema defi na rede bitcoin, a lightning network, que ele não mencionou no video. Mas eu entendo talvez tenha ficado muito longo, e a lightning network é um tema bem complexo de se explicar. Ia ser mais outros 30 min explicando. Porem realmente o proof of work ainda é um problema no bitcoin. E a eth ainda não tem não, ela esta implementando ainda, um exemplo de cryptomoeda que ja implementa esse sistema de proof of stake, seria a ADA (Cardano).
@@thaleslima3043 sim, eu sei que rede Ethereum ainda não está com o sistema POS, por isso eu disse que ela quer AINDA que implementar. E t já conheço a ADA da Cardano. No mais é isso aí!
Até +!
Me trouxe depressão o momento do vídeo que se fala de bitcoins perdidos por causa de senha. Eram 300 dólares… em 2014 :(
Estou investindo pesado em ADA Cardano, o futuro dessa altcoin é MUITO, mas MUITO promissor. Pra quem ainda não conhece o projeto liderado por Charles Hoskinson (ex Co-fundador da Ethereum), super indico.
Curiosidade:
- No white paper do bitcoin não aparece a palavra "blockchain"
O André Lara Resende disse em palestra que bitcoin não tem nada a ver com blockchain. Será que o verdadeiro nome do Satoshi Nakamato não seria Luis Miranda?
@@kikopedrosa para respira !
Quem é controla a sua moeda?
Eu creio que o Luis Miranda é tantos outros ,que realmente tenham o poder sobre a moeda,apesar de experimentados na prática essa desvalorização do Real é o mesmo ter perdido valor, -84% ao longo os anos !
Golpe de pirâmide de moeda lastreado na confiança de políticos.
Muito bom ver o interesse do Átila no assunto, mas infelizmente ele ainda não detém conhecimento suficiente pra falar sobre o assunto. Sugiro ler alguns livros e ler o whitepaper do Satoshi pra que então possa fazer um vídeo com melhor qualidade.
Abraços
Atila eu tenho uma dúvida, considerando que o número de bitcoins é fixo, quando chegarmos no limite, não fará sentido termos mineradores, pois eles não vão ganhar com aquilo, então não será possível utilizar o bitcoin? (já que não será possível adicionar novos blocos)
Outra dúvida, o valor do bitcoin, a partir do ponto em que não são gerados novos bitcoins, sempre aumentará? Porque novos bitcoins não serão gerados, mas as pessoas continuarão a perder suas senhas, fazendo com que a cada segundo haja menos bitcoins disponíveis, diminuindo a oferta e mantendo a procura.
Já revolucionou minha vida.
conteúdo foda, parabens.
Quem controla a energia controla o bitcoin?
N, quem tem mais bitcoin controla o preço do bitcoin. Controlar a moeda em sí é impossivel
Em tese, se alguma entidade (ou um grupo de entidades com o mesmo objetivo) possuir mais de 50% da capacidade de processamento da rede, pode controlar o Bitcoin. Pode inclusive reverter transações já confirmadas. Aliás, em 2010 isso aconteceu. Um bug no protocolo foi explorado, levando à criação de 184 bilhões de Bitcoins. Para lidar com isso, após a correção do bug, os mineradores reverteram todas as transações até o bloco anterior ao da criação dos 184 bilhões de Bitcoins.
@@caiomtc Impossível é um exagero, só digamos que ainda não concebemos uma forma de fazê-lo. Mas quando a gente leva em consideração que computadores quânticos estão sendo desenvolvidos, que supostamente seriam milhões de vezes mais eficientes que computadores comuns, pode ser que essa questão se torne uma preocupação de fato.
@@isaacjacob3590 Vc diz exagero pois não conhece o bitcoin e não sabe como funciona o codigo open source dele. Computação quântica não é ameaça ao btc, basta procurar o q quem entende do assunto tem a dizer sobre isso q vc entenderá meu ponto
Em relação à computação quântica, é uma piada dizer que ela não é uma ameaça ao Bitcoin. Quem diz isso não tem a menor noção sobre o assunto. A computação quântica é uma ameaça a todos os sistemas que utilizam criptografia. Neste momento, está havendo uma grande corrida contra o tempo para desenvolver uma criptografia pós-quântica, pois o cenário em que a computação quântica está bem implementada e não há uma criptografia pós-quântica é catastrófico para o mundo.
Eu amo seus vídeos atila.
Pra investir em cripto tem que ter sangue frio. Cada dia que eu abro meu app é um susto diferente.
Kkkkkkk tanto na alta quanto na baixa
Só para os fortes do longo prazo
Sim, com o tempo acostuma. O fato é que bitcoin só tende a valorizar no longo prazo
Muito.
Crypto é ciclo de 4 anos. Se nao aguenta esse prazo, n entre
Simplesmente amei a forma como explicou toda a história.
Atila de cabelo penteado e com um franjinha.
O ano começou a melhorar!
Haha
O que a pandemia fez...kkkk
Até a mudança de Penteados..kkkk
Atila, gostaria de fazer uma pergunta sobre virologia. É possível? Para onde envio?
Grato!
Exceto a parte do consumo energetico, o qual nao é verdade, excelente video!
Cada nó(máquina validadora) consome uma quantidade X de energia, se multiplicar esse gasto com toda a rede bitcoin atual, da pra conseguir obter o gasto total, isso é bem possível porque da pra se ter conhecimento de todas as transações ocorridas, é essa a ideia no final das contas.
Só o volume de meio trilhão de Dólares POR DIA vc já deveria ter uma noção do gasto energético, funcionando 24/07.
Qual o seu argumento, discordo pq sim?
gente, to vendo muitas críticas ao vídeo, mas ninguém dizendo o que tá errado. alguém pode explicar?