Não tem receita, mas, exige uma rotina de estudos. Trabalhar para não perder os prazos , "fantasmas da academia". Rotina necessária. Acordar. Tomar café. Escrever. Criar hábitos! Ao longo dos dias ficará mais fácil. Rotina de escrita libera o dia para outras coisas da vida. Entendi que essa rotina nos mantém conectados ao conhecimento que queremos comunicar. Ao longo dos dias esse texto vai se compondo. Então, reservar um mesmo momento para escrever , diariamente. Mas, não deixar de dormir, comer e relaxar. Muito obrigada!
Ei professor! Obrigada pela fala. É urgente reelaborar nossa relação com a construção do conhecimento. Afastar da genialidade e fazer do processo de pesquisa um espaço de aprendizagem e comunicação do que se aprendeu. 🤗
Todas as falas tem reforçado a importância da rotina, uma das coisas mais difíceis pra mim. Nunca fui muito organizada e não tenho bolsa, ou seja, necessito de um emprego externo a atividade acadêmica para me manter financeiramente. Para ficar um pouquinho mais complicado, ingressei no mestrado sem projeto definido. E ainda veio a pandemia! Permaneço na luta diária para ocupar esse espaço muitas vezes tão hostil a pessoas que, como eu, moram na periferia, não têm tradição acadêmica na família nem financiamento de pesquisa, mas querem dar outra cara e apresentar outras perspectivas para as questões da nossa sociedade.
Indara Mayer Não desista. Prepare-se bem psicologicamente. O ambiente é terrível. O egocentrismo grita. Agora: Tente ingressar animada para mudarmos isso.
Querida, um passo por vez. Vc diz que a rotina é o mais difícil para vc, por estar no mestrado trabalhando ao mesmo tempo. Mas o que posso te dizer é que a rotina é ainda mais necessária nesses casos. Trabalhei no doutorado inteiro, me mudei de estado logo no.primeiro semestre do curso. Foi pesado, mas deu para passar por tudo. A rotina é imprescindível para vc não se sobrecarregar, se esgotar, criar ansiedade... Como ocorreu comigo em determinados momentos do doutorado. Fui aprendendo a equilibrar minhas atividades aos poucos. Tente planejar suas tarefas do dia em um bloco de notas, organize esses horários, vá dando um "check" nas tarefas realizadas (isso ajuda muita gente se motivar ainda mais, eu pelo menos adoro, e fazer listas me ajuda muito com a ansiedade). Veja se funciona para vc! :) ah, importante: não deixe de considerar momentos de cuidado com si (atividades físicas, um passeio, um filme...) nessa rotina. Fazem TODA a diferença. E não se cobre tanto. Minha alto cobrança foi uma das coisas que mais chegaram a me puxar pra baixo, mais que a exigências das tarefas em si, que tinha de realizar. É por fim: Precisamos de mais pessoas da periferia ocupando os espaços da academia, muitas vezes tão elitista... espero que tenha muito sucesso nessa trajetória!
Sou estudante de Letras e quero seguir uma carreira acadêmica na Linguística. Estou pegando dicas valiosas com vocês. Fico emocionada a cada vídeo, pois acredito que, deveria ser obrigação das universidades oferecer algo assim aos alunos, mas a realidade é outra. Com as devidas exceções, o que acontece em geral é a cobrança de habilidades que o aluno não faz a menor ideia, desenvolvendo um sofrimento que poderia ser evitado. Muito obrigada pelo tempo e dedicação de todos os envolvidos no projeto!
Que aula necessária. Senti ao longo da fala do Leandro uma paz e acolhimento que é muito difícil encontrar muitas vezes nesse ambiente acadêmico. Estou começando meu TCC e também uma nova Iniciação científica e quero muito que esse momento seja de uma melhor rotina e tranquilidade, tentando conciliar com meu emprego fixo. Espero que todos vocês que estão por aqui acompanhando esse lindo curso estejam bem, na medida do possível, com essa situação atual que nos desafia. Obrigado Prof Rosana e todos os outros professores do curso. Está sendo uma experiência e tanto.
Tudo o que o professor falou me lembra um processo de criação artística. Todos os dias, ensaiar, escrever, criar, apagar, criar novamente... consistência é palavra-chave nos trabalhos de criação, seja na arte, seja na academia.
Professor Leandro, fiquei muito contente com sua aula pois , sempre acreditei que escrever estava mais relacionado a dom do que a disciplina. Mais um inscrito.
Gente, iniciativas como essa deveriam ser obrigatórias em todos os começos de ciclo em pós-graduações. Obrigado vocês todos! Acho que cês nem conseguem mensurar o quanto nos ajudam!
@@kellydasilvacosta5650 é complicado demais estudar, ler e escrever no ambiente familiar, principalmente quando não temos a liberdade de nos trancarmos num quarto sozinhas para ler e escrever.
Tô na mesma situação, contato apenas virtual com os círculos acadêmicos. Fazer tudo à distância tem seus problemas no que se refere à inspiração. Seguimos firmes!
Esse vídeo definiu bem o que eu estou tentando fazer, construir uma rotina diária de leitura e escrita que não me permita procrastinar e consequentemente sofrer. Curso mestrado e tive crises de ansiedade terríveis no final do semestre por procrastinar demais. Tenho dedicado algumas horas do meu dia pra reorganizar as pendências de leituras que surgem quando se tem uma vida corrida e fico grata pelas colocações!
Um tema simples, que parece óbvio, mas que na hora H não é tão claro assim. Agradeço muito por esse vídeo e pela iniciativa de vocês em disponibilizar essas discussões. Estou em processo de escrita da minha monografia, minha primeira experiência com a escrita acadêmica, e todo detalhe que surge é um grande obstáculo. O tempo de escrita e leitura, a articulação entre leitura e escrita, a seleção de textos, o próprio processo de ler e registrar informações... tudo passa a ser uma grande dúvida e por sua vez, acaba por gerar insegurança. E muitas vezes é um pouco solitário, e tendemos a sofrer calados como se as respostas fossem cair do céu. No final de tudo, percebemos que o que precisamos é trocar uma ideia e receber dicas e conselhos de pessoas que estão passando ou já tiveram alguma experiência. Enfim, estou muito feliz por esse curso estar acontecendo e espero que ajude muitos jovens como eu a seguir esse caminho! Ainda estou repleta de dúvidas e dificuldades, mas entendo que faz parte. Obrigada pessoal, muito sucesso para vocês!
Estou na fase de escrita da minha dissertação é um momento que está super tenso e dificil pra mim mas todas as aulas tem me ajudado muito a repensar o trabalho acadêmico como processo de aprendizado e não como algo que deve ser "brilhante" perfeito! Se torna mais leve a construção dessa forma. Muito obrigada pelo curso Rosana
Estou gostando muito do curso! Gratidão por disponibilizá-lo aqui. Reforça muito o nosso processo de trabalho, ainda mais com tantas questões surgindo de maneira urgente.
O meu problema maior é o prazo. Fico muito ansiosa, por mais que eu tente me organizar, fixo na entrega e não sai nada da escrita. Daí procrastino e me sinto fracassada por não ter cumprido a rotina. Quase perdi meu mestrado por isso. Agora penso nessa questão para o projeto do doutorado.
Oi Luciana, obrigado pelo comentário! Posso sugerir algo? Talvez o problema não seja o prazo (embora ele também seja problema, claro, a gente sempre fica meio perdido), mas justamente a falta de uma prática cotidiana, que te deixa procrastinando mais do que deveria (procrastinar um pouco é bom, às vezes refresca as ideias). Tenta organizar alguma rotina de trabalho pra escrever o projeto do doutorado, vê se rende mais :) Não deixa pra última hora, não.
Leandro Durazzo muito obrigada pela resposta e pelas dicas! Vou me organizar para que a escrita e as atividades do projeto façam parte da minha rotina. Assim, esse processo se tornará mais leve :)
Gostei sobre os apontamentos do professor. A Rotina é importante e considero um dos elementos mais difíceis. Sim: escrever, pesquisar, ler...é trabalho e a rotina é confluente nisso para o produto. Fico feliz por esse curso a cada aula. Não é panaceia, não é "miojístico", não é miraculoso. São diálogos que sempre quis ter com meus orientadores e que, infelizmente, pela ausência deles eu desenvolvi TAG no fim do mestrado. Obrigada pelas iniciativas. Agora, no doutorado, estou amando essa partilha que informa e nos subsidia à execução com reflexão do percurso. Abraços fraternos.♥♥♥
Professor, excelentes as suas orientações. Ficamos gratos e vamos procurar observar com mais atenção essa criação da rotina, do hábito salutar de escrever e do planejamento na execução das nossas tarefas diárias e, principalmente, acadêmicas. Obrigado. 🤝
Muito bom!!Rotina e organização do tempo são essenciais. Gostei principalmente da ênfase no fato de que o principal em qualquer trabalho acadêmico é o nosso aprendizado, o acesso ao conhecimento, e não somente o trabalho final em si. Muitas vezes esquecemos disso. Estou gostando muito do curso. Grata Rosana pela iniciativa!!! E a todos os professores pelas aulas!
Interessante. A gente precisa mesmo assumir essa rotina de trabalho, assumir a escrita como um trabalho, também! Complementa muito bem a sequencia do curso. Ótimo
Quero também registrar meus agradecimentos por essa oportunidade agregadora. Tenho me esforçado muito para disciplinar minha vida acadêmica a partir das orientações compartilhadas aqui. Obrigada pela sensibilidade e pelo interesse em nos ajudar. Faltam até palavras.
Muito boas as suas dicas. Sou mestranda e me chamou atenção o tema dessa aula e fiquei muito feliz em saber que venho seguindo essa metodologia de organização do tempo. Obrigada.
Muito obrigada a todos, inclusive os comentários me edificaram. Vou compartilhar com meus colegas de pós-graduação que estao a lutar comigo em Portugal e ja me inscrevi no canal😅
Só queria ter tido esse conteúdo todo um pouco mais cedo neste ano. Pandemia, trabalhando 8h por dia e todo o desgaste psicológico me atrasaram em meses sem conseguir produzir qualquer coisa de forma efetiva. Quando encerrava o expediente, a exaustão impedia de ter foco e, consequentemente, manter uma rotina constante. No fim, estou correndo contra o tempo, mas buscando aproveitar um pouco de tudo que está por aqui. Um abraço e meu muito obrigado!
Gente, muito bom esse curso. Ótimos diálogos, reflexões e ideias. Muitos vídeos desses entrarão em referências "bibliográficas" de conteúdos que passaremos em nossos cursos de redação. Queremos fazer com que o conhecimento acadêmico sobre escrita escorra para o que ensinamos como "redação" nas escolas. Continuem!
Olá. Foi muito importante sua colocação toda forma de escrever não depende exclusivamente de uma iluminação "divina". A rotina, dedicação, elaboração de organização, todas essas etapas são fundamentais, para uma produção acadêmica satisfatória. Todas as aulas estão sendo primordiais. Aprendo e fico segura em produzir. Mesmo tendo uma rotina acelerada, pois estou em processo de transição de carreira e tenho estudando bastante para novas possibilidades profissionais.
Agradeço e parabenizo muito por essa série, está me ajudando muito, assim como todos os vídeos do professor Robson Nascimento da Cruz, que têm se dedicado muito a estudar escrita acadêmica e trabalho acadêmico e questões ligadas à saúde mental, física, bem-estar psicológico das pessoas envolvidas nesse trabalho. Ele tem feito um trabalho incrível e necessário com isso, sobre isso, refletindo sobre essas questões de forma complexa, crítica, interseccional e sensível, descolonizando. Tomara que ele também tenha sido lembrado e convidado pra essa série, ele foi?
Rosana, seria muito interessante ter essas aulas em áudio, no formato podcast. Essa eu já hackeei ;-) No mais, parabéns pela iniciativa! Estou no segundo semestre do mestrado em filosofia e isto certamente vai me ajudar!
Meu trabalho acadêmico é na área de ciências agrárias. Encontrar esse curso foi fantástico, pois estou em uma fase de elaboração de artigos para submissão em periódicos, frutos da minha tese. Obrigada pelas valiosas dicas de tempo e rotina para melhorar a escrita dos nossos trabalhos.
Adorei esse vídeo e as reflexões necessárias que ele trouxe! Muita gratidão! Sinto desde já os meus niveis de ansiedade e estresse reduzindo, ao perceber que "ok, dá pra fazer isso ao longo do tempo sim, sem me matar pra isso".
Gostei Prof Leandro. Foi uma construção paulatina de todo o caminho que precisamos fazer como rotineiro para desenvolver nossos argumentos diante da pesquisa que estamos empreendendo e é esse processo que faz a gente construir, desconstruir conhecimentos, saberes que serão materializados em um texto denso, profícuo e quiçá cheio de possibilidades. Namastê!!
Estou encantada com o curso... Traz mtas reflexões e apontamentos úteis à construção da escrita.... Gratidão pelo compartilhamento dessas informações e experiências ... ❤❤❤😍
Muito obrigada pela fala. A ideia de construção de conhecimento é especialmente interessante. Devemos pensar mais nela do que nos resultados e entregas Pensar no processo e deixar fluir, na constância do trabalho e dedicação.
Muito boa a aula. Estou escrevendo meu projeto de mestrado e tô sofrendo pra escrever. Fico angustiada e muitas vezes as comparações com colegas, com outras pessoas, atrapalham muito.
O curso está sendo a experiência de aprendizagem da escrita acadêmica mais efetiva para mim até hoje e atenuou a angústia da chegada do TCC. Mais uma aula magnífica! Grata pela disposição de todos e sua, professora, por ter agregado tantos profissionais excelentes. As aulas estão maravilhosas!
caramba, incrível! ainda não havia visto o trabalho acadêmico por essa perspectiva. com certeza vai me ajudar a produzir com mais calma e entregar trabalhos sem aquela sensação de que poderia ter feito melhor. muito obrigada por abrir nossos olhos!! sucesso ♥
Criar uma rotina é essencial, mas é muito difícil quando você tem o trabalho acadêmico (tese, dissertação, artigo) e um outro trabalho CLTista. Rola um cansaço que atrapalha a escrita/dedicação acadêmica.
Não tem receita, mas, exige uma rotina de estudos. Trabalhar para não perder os prazos , "fantasmas da academia".
Rotina necessária. Acordar. Tomar café. Escrever. Criar hábitos! Ao longo dos dias ficará mais fácil. Rotina de escrita libera o dia para outras coisas da vida. Entendi que essa rotina nos mantém conectados ao conhecimento que queremos comunicar.
Ao longo dos dias esse texto vai se compondo.
Então, reservar um mesmo momento para escrever , diariamente.
Mas, não deixar de dormir, comer e relaxar.
Muito obrigada!
Ei professor! Obrigada pela fala. É urgente reelaborar nossa relação com a construção do conhecimento. Afastar da genialidade e fazer do processo de pesquisa um espaço de aprendizagem e comunicação do que se aprendeu. 🤗
Todas as falas tem reforçado a importância da rotina, uma das coisas mais difíceis pra mim. Nunca fui muito organizada e não tenho bolsa, ou seja, necessito de um emprego externo a atividade acadêmica para me manter financeiramente.
Para ficar um pouquinho mais complicado, ingressei no mestrado sem projeto definido. E ainda veio a pandemia!
Permaneço na luta diária para ocupar esse espaço muitas vezes tão hostil a pessoas que, como eu, moram na periferia, não têm tradição acadêmica na família nem financiamento de pesquisa, mas querem dar outra cara e apresentar outras perspectivas para as questões da nossa sociedade.
Força! Não desista, vc é muito importante 💚
Indara Mayer Não desista. Prepare-se bem psicologicamente. O ambiente é terrível. O egocentrismo grita. Agora: Tente ingressar animada para mudarmos isso.
Querida, um passo por vez. Vc diz que a rotina é o mais difícil para vc, por estar no mestrado trabalhando ao mesmo tempo. Mas o que posso te dizer é que a rotina é ainda mais necessária nesses casos. Trabalhei no doutorado inteiro, me mudei de estado logo no.primeiro semestre do curso. Foi pesado, mas deu para passar por tudo. A rotina é imprescindível para vc não se sobrecarregar, se esgotar, criar ansiedade... Como ocorreu comigo em determinados momentos do doutorado. Fui aprendendo a equilibrar minhas atividades aos poucos. Tente planejar suas tarefas do dia em um bloco de notas, organize esses horários, vá dando um "check" nas tarefas realizadas (isso ajuda muita gente se motivar ainda mais, eu pelo menos adoro, e fazer listas me ajuda muito com a ansiedade). Veja se funciona para vc! :) ah, importante: não deixe de considerar momentos de cuidado com si (atividades físicas, um passeio, um filme...) nessa rotina. Fazem TODA a diferença. E não se cobre tanto. Minha alto cobrança foi uma das coisas que mais chegaram a me puxar pra baixo, mais que a exigências das tarefas em si, que tinha de realizar. É por fim: Precisamos de mais pessoas da periferia ocupando os espaços da academia, muitas vezes tão elitista... espero que tenha muito sucesso nessa trajetória!
@@lucienebr obrigada pelo belo relato!
Obrigada a todos pela força! De verdade!
Respirar fundo e continuar tentando!
Sou estudante de Letras e quero seguir uma carreira acadêmica na Linguística. Estou pegando dicas valiosas com vocês. Fico emocionada a cada vídeo, pois acredito que, deveria ser obrigação das universidades oferecer algo assim aos alunos, mas a realidade é outra. Com as devidas exceções, o que acontece em geral é a cobrança de habilidades que o aluno não faz a menor ideia, desenvolvendo um sofrimento que poderia ser evitado. Muito obrigada pelo tempo e dedicação de todos os envolvidos no projeto!
Que aula necessária. Senti ao longo da fala do Leandro uma paz e acolhimento que é muito difícil encontrar muitas vezes nesse ambiente acadêmico. Estou começando meu TCC e também uma nova Iniciação científica e quero muito que esse momento seja de uma melhor rotina e tranquilidade, tentando conciliar com meu emprego fixo. Espero que todos vocês que estão por aqui acompanhando esse lindo curso estejam bem, na medida do possível, com essa situação atual que nos desafia.
Obrigado Prof Rosana e todos os outros professores do curso. Está sendo uma experiência e tanto.
AAAAA MAS QUE BONDADE A SUA!!!
vocês viram como ele não quis me acusar de procrastinação?
que coração gigante
Tudo o que o professor falou me lembra um processo de criação artística. Todos os dias, ensaiar, escrever, criar, apagar, criar novamente... consistência é palavra-chave nos trabalhos de criação, seja na arte, seja na academia.
Professor Leandro, fiquei muito contente com sua aula pois , sempre acreditei que escrever estava mais relacionado a dom do que a disciplina. Mais um inscrito.
Gente, iniciativas como essa deveriam ser obrigatórias em todos os começos de ciclo em pós-graduações. Obrigado vocês todos! Acho que cês nem conseguem mensurar o quanto nos ajudam!
Grata por este curso! A Rosana Pinheiro-Machado reuniu um timaço e tanto, não perco mais estas aulas e dicas!
Muito bom!!!
Entrei no mestrado esse ano e veio a pandemia, esse curso tá sendo ótimo pra diminuir um pouco toda a ansiedade. Muito obrigada!
Denise Moura força!
No meu caso, está sendo o contrário. Muita coisa pra fazer em casa e pouca concentração pra ler e escrever com todo mundo em casa o tempo todo.
@@kellydasilvacosta5650 é complicado demais estudar, ler e escrever no ambiente familiar, principalmente quando não temos a liberdade de nos trancarmos num quarto sozinhas para ler e escrever.
Tô na mesma situação, contato apenas virtual com os círculos acadêmicos. Fazer tudo à distância tem seus problemas no que se refere à inspiração. Seguimos firmes!
Igual situação. Ingressei no mestrado e veio a pandemia.
Esse vídeo definiu bem o que eu estou tentando fazer, construir uma rotina diária de leitura e escrita que não me permita procrastinar e consequentemente sofrer. Curso mestrado e tive crises de ansiedade terríveis no final do semestre por procrastinar demais. Tenho dedicado algumas horas do meu dia pra reorganizar as pendências de leituras que surgem quando se tem uma vida corrida e fico grata pelas colocações!
Acalento, acolhimento, redução do sofrimento e encorajamento. É o que esse curso tem proporcionado a milhares de acadêmicos como eu. OBRIGADAAAAA!
. Só gratidão....gratidão....... ❤❤❤ por esse curso.. Por todos envolvidos... Muito grata mesmo ❤
Um tema simples, que parece óbvio, mas que na hora H não é tão claro assim. Agradeço muito por esse vídeo e pela iniciativa de vocês em disponibilizar essas discussões. Estou em processo de escrita da minha monografia, minha primeira experiência com a escrita acadêmica, e todo detalhe que surge é um grande obstáculo. O tempo de escrita e leitura, a articulação entre leitura e escrita, a seleção de textos, o próprio processo de ler e registrar informações... tudo passa a ser uma grande dúvida e por sua vez, acaba por gerar insegurança. E muitas vezes é um pouco solitário, e tendemos a sofrer calados como se as respostas fossem cair do céu. No final de tudo, percebemos que o que precisamos é trocar uma ideia e receber dicas e conselhos de pessoas que estão passando ou já tiveram alguma experiência. Enfim, estou muito feliz por esse curso estar acontecendo e espero que ajude muitos jovens como eu a seguir esse caminho! Ainda estou repleta de dúvidas e dificuldades, mas entendo que faz parte. Obrigada pessoal, muito sucesso para vocês!
Estou na fase de escrita da minha dissertação é um momento que está super tenso e dificil pra mim mas todas as aulas tem me ajudado muito a repensar o trabalho acadêmico como processo de aprendizado e não como algo que deve ser "brilhante" perfeito! Se torna mais leve a construção dessa forma. Muito obrigada pelo curso Rosana
Estou gostando muito do curso! Gratidão por disponibilizá-lo aqui. Reforça muito o nosso processo de trabalho, ainda mais com tantas questões surgindo de maneira urgente.
O meu problema maior é o prazo. Fico muito ansiosa, por mais que eu tente me organizar, fixo na entrega e não sai nada da escrita. Daí procrastino e me sinto fracassada por não ter cumprido a rotina. Quase perdi meu mestrado por isso. Agora penso nessa questão para o projeto do doutorado.
Oi Luciana, obrigado pelo comentário!
Posso sugerir algo? Talvez o problema não seja o prazo (embora ele também seja problema, claro, a gente sempre fica meio perdido), mas justamente a falta de uma prática cotidiana, que te deixa procrastinando mais do que deveria (procrastinar um pouco é bom, às vezes refresca as ideias). Tenta organizar alguma rotina de trabalho pra escrever o projeto do doutorado, vê se rende mais :)
Não deixa pra última hora, não.
Leandro Durazzo muito obrigada pela resposta e pelas dicas! Vou me organizar para que a escrita e as atividades do projeto façam parte da minha rotina. Assim, esse processo se tornará mais leve :)
Gostei sobre os apontamentos do professor. A Rotina é importante e considero um dos elementos mais difíceis. Sim: escrever, pesquisar, ler...é trabalho e a rotina é confluente nisso para o produto. Fico feliz por esse curso a cada aula. Não é panaceia, não é "miojístico", não é miraculoso. São diálogos que sempre quis ter com meus orientadores e que, infelizmente, pela ausência deles eu desenvolvi TAG no fim do mestrado. Obrigada pelas iniciativas. Agora, no doutorado, estou amando essa partilha que informa e nos subsidia à execução com reflexão do percurso. Abraços fraternos.♥♥♥
Professor, excelentes as suas orientações. Ficamos gratos e vamos procurar observar com mais atenção essa criação da rotina, do hábito salutar de escrever e do planejamento na execução das nossas tarefas diárias e, principalmente, acadêmicas. Obrigado. 🤝
Muito bom!!Rotina e organização do tempo são essenciais. Gostei principalmente da ênfase no fato de que o principal em qualquer trabalho acadêmico é o nosso aprendizado, o acesso ao conhecimento, e não somente o trabalho final em si. Muitas vezes esquecemos disso. Estou gostando muito do curso. Grata Rosana pela iniciativa!!! E a todos os professores pelas aulas!
Interessante. A gente precisa mesmo assumir essa rotina de trabalho, assumir a escrita como um trabalho, também! Complementa muito bem a sequencia do curso. Ótimo
Parabéns professor Leandro Durazzo. O seu vídeo é muito instrutivo.
Quero também registrar meus agradecimentos por essa oportunidade agregadora. Tenho me esforçado muito para disciplinar minha vida acadêmica a partir das orientações compartilhadas aqui. Obrigada pela sensibilidade e pelo interesse em nos ajudar. Faltam até palavras.
Esse curso é sempre um sossego para a alma nessa vida acadêmica!
Muito boas as suas dicas. Sou mestranda e me chamou atenção o tema dessa aula e fiquei muito feliz em saber que venho seguindo essa metodologia de organização do tempo. Obrigada.
É isso, me sinto na obrigação de agradecer em todos os vídeos porque esse curso merece crescer cada vez mais. Obrigada!!
Muito obrigada a todos, inclusive os comentários me edificaram. Vou compartilhar com meus colegas de pós-graduação que estao a lutar comigo em Portugal e ja me inscrevi no canal😅
Só queria ter tido esse conteúdo todo um pouco mais cedo neste ano. Pandemia, trabalhando 8h por dia e todo o desgaste psicológico me atrasaram em meses sem conseguir produzir qualquer coisa de forma efetiva. Quando encerrava o expediente, a exaustão impedia de ter foco e, consequentemente, manter uma rotina constante. No fim, estou correndo contra o tempo, mas buscando aproveitar um pouco de tudo que está por aqui.
Um abraço e meu muito obrigado!
Gente, muito bom esse curso. Ótimos diálogos, reflexões e ideias. Muitos vídeos desses entrarão em referências "bibliográficas" de conteúdos que passaremos em nossos cursos de redação. Queremos fazer com que o conhecimento acadêmico sobre escrita escorra para o que ensinamos como "redação" nas escolas. Continuem!
Gente! Como eu amo essas aulas! Obrigada!
Boa tarde! Saudações!!!
Profª Karina, quanto ao desafio da escrita, consegui escrever 300 palavras. Adiante... Rumo ao infinito!!
Olá Prof Leandro. Gratidão!!!
Excelente iniciativa!
olha esse fundo
parece lá em casa
já gostei
Olá. Foi muito importante sua colocação toda forma de escrever não depende exclusivamente de uma iluminação "divina". A rotina, dedicação, elaboração de organização, todas essas etapas são fundamentais, para uma produção acadêmica satisfatória. Todas as aulas estão sendo primordiais. Aprendo e fico segura em produzir. Mesmo tendo uma rotina acelerada, pois estou em processo de transição de carreira e tenho estudando bastante para novas possibilidades profissionais.
Agradeço e parabenizo muito por essa série, está me ajudando muito, assim como todos os vídeos do professor Robson Nascimento da Cruz, que têm se dedicado muito a estudar escrita acadêmica e trabalho acadêmico e questões ligadas à saúde mental, física, bem-estar psicológico das pessoas envolvidas nesse trabalho. Ele tem feito um trabalho incrível e necessário com isso, sobre isso, refletindo sobre essas questões de forma complexa, crítica, interseccional e sensível, descolonizando. Tomara que ele também tenha sido lembrado e convidado pra essa série, ele foi?
Rosana, seria muito interessante ter essas aulas em áudio, no formato podcast. Essa eu já hackeei ;-)
No mais, parabéns pela iniciativa! Estou no segundo semestre do mestrado em filosofia e isto certamente vai me ajudar!
adorei a abordagem sobre a importância da rotina e de como encarar o trabalho acadêmico como um ofício. Comprometida em fazer o exercício sugerido
Meu trabalho acadêmico é na área de ciências agrárias.
Encontrar esse curso foi fantástico, pois estou em uma fase de elaboração de artigos para submissão em periódicos, frutos da minha tese. Obrigada pelas valiosas dicas de tempo e rotina para melhorar a escrita dos nossos trabalhos.
Adorei esse vídeo e as reflexões necessárias que ele trouxe! Muita gratidão! Sinto desde já os meus niveis de ansiedade e estresse reduzindo, ao perceber que "ok, dá pra fazer isso ao longo do tempo sim, sem me matar pra isso".
Aula fantástica! Chegou pra mim justo em um momento em que saí completamente da minha rotina e me motivou a voltar pra ela!
Gostei Prof Leandro. Foi uma construção paulatina de todo o caminho que precisamos fazer como rotineiro para desenvolver nossos argumentos diante da pesquisa que estamos empreendendo e é esse processo que faz a gente construir, desconstruir conhecimentos, saberes que serão materializados em um texto denso, profícuo e quiçá cheio de possibilidades. Namastê!!
Professor Leandro Durazzo. Obrigada pela reunião de tantos especialistas de excelência neste curso, Professora Rosana.
Obrigada, prof. Leandro. Suas dicas e ensinamentos foram valiosos! Esse curso todo está sendo de grande ajuda!
Aula me prendeu demais! Nem pareceu 27 minutos, incrível!
Estava me sentindo angustiada, pela questão do tempo, agora estou mais tranquila, obrigado Professor pela dicas . Adorei!!!
Sensacional, parabéns!
MUITO OBRIGADA PELA TUA INICIATIVA DE COMPARTILHAR DE FORMA GRATUITA O CONHEIMENTO.
Estou encantada com o curso... Traz mtas reflexões e apontamentos úteis à construção da escrita.... Gratidão pelo compartilhamento dessas informações e experiências ... ❤❤❤😍
muito obrigada! Helena
Muito bom. Conversa com a aula da Karina.
Muito obrigada pela fala. A ideia de construção de conhecimento é especialmente interessante. Devemos pensar mais nela do que nos resultados e entregas Pensar no processo e deixar fluir, na constância do trabalho e dedicação.
Muito boa a aula. Estou escrevendo meu projeto de mestrado e tô sofrendo pra escrever. Fico angustiada e muitas vezes as comparações com colegas, com outras pessoas, atrapalham muito.
estou amando todas as aulas! Estão acrescentando muiiiitoooo
Que conteúdo incrível 😍
Muito bom. Obrigado!!!!
Muito estimulante. Ótimos conselhos!
Dicas valiosas. Parabéns!
Muito enriquecedor!!!
O curso está sendo a experiência de aprendizagem da escrita acadêmica mais efetiva para mim até hoje e atenuou a angústia da chegada do TCC.
Mais uma aula magnífica!
Grata pela disposição de todos e sua, professora, por ter agregado tantos profissionais excelentes.
As aulas estão maravilhosas!
Ótima aula.
caramba, incrível! ainda não havia visto o trabalho acadêmico por essa perspectiva. com certeza vai me ajudar a produzir com mais calma e entregar trabalhos sem aquela sensação de que poderia ter feito melhor. muito obrigada por abrir nossos olhos!! sucesso ♥
Grata pelo o curso agradeço muito a minha orientadora Tatiana por essa dica.
Essa aula foi muito importante, essas dicas são maravilhosas. Gratidão.
Professor muito obrigada por compartilhar conosco, conselhos que aliviam a angústia do tempo de escrita!
Excelente! Acabei de sair da IC e percebo o quanto já aprendi e o quanto estou aprendendo com vocês. Muito Obrigada. Avantes!
Bons insights. Ajuda a colocar em perspectiva muita coisa sobre organização, rotina, resultados etc. Parabéns!
Criar uma rotina é essencial, mas é muito difícil quando você tem o trabalho acadêmico (tese, dissertação, artigo) e um outro trabalho CLTista. Rola um cansaço que atrapalha a escrita/dedicação acadêmica.
Excelente live do professor
Foi muito bom ouvi-lo, Leandro. Obrigada
Estou adorando o conteúdo. Muito obrigada por disponibilizá-lo.
Obrigada Prof.!! Me vi nas suas falas......consegui estabelecer uma rotina de trabalho...que está de acordo ao que vc descreveu .....😁
Parabéns! Criar uma rotina é realmente mto difícil.
Tudo muito pertinente. Muito obrigada. Namastê.
Adorei,sinto-me contemplada com sua explicação.
Essa aula foi excelente! Obrigado, professor!!
Meus parabéns! Foi muito bom escutá-lo.
Perfeita, a organização nos faz caminhar mesmo que a passo de formiguinha.
Este curso está sendo um alento. Grato.
Estou adorando as aulas. Sao muito consistentes. Parabens a todos. Pelo conteudo e iniciativa.
Excelente o curso, tem me auxiliado muito.
Está sendo muito importante para minha organização pessoal nos estudos do doutorado esse programa.
Muito bom esse curso! Parabéns aos envolvidos! 👏🏽👏🏽👏🏽
Aula super essencial, obrigado por mais um encontro. Estou adorando e tem ajudado bastante
Ótimo 👏🏼
Ótimo!! Adorei
Incrível!
Grata pelas aulas Rosana. Tem sido muito útil pra mim.
Muito bom!👍🏼
Alguma possibilidade de antecipar a aula sobre escrita da Introdução? Caso seja possível, centenas de cursistas serão muitíssimo abençoados...😉
Adorei essa aula!!
Excelente!!!
Excelente!!! Obrigada
Excelente👏👏👏
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽😍
Uma preciosidade esse curso. Gratidão!
E os passarinhos?
Sempre esperando ansiosamente pelas aulas
Essa dica do ponto A pro ponto B, heim? Show
Ótimo vídeo, ainda mais com pano de fundo os assovios de um sagui.