Sansui SF-1 omnidirectional speakers spread sound all over and brought 2 situations to analyze

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 104

  • @juanf.villar2516
    @juanf.villar2516 10 місяців тому +4

    Estimado Senhor, gostaria de dizer muitas coisas, mas vou tratar de definir as impressões as quais foram aparecendo nessa maravilhosa viagem ao tempo, excelente construção, materiais, dedicação e claro como a engenharia e a medicina (comparativo) juntas conseguem praticamente descifrar um geroglífico, como o apresentado, mesmo com todas as dificuldades encontradas, onde se obteve um fantastico resultado,assim como uma grandiosa aula de perfeccionismo, espiritu professional e dignidade, onde estes marcam sua postura em suas avaliçoes gerais, muito obrigado, por mais esta magnifica aula! Gratidão!!

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Caro amigo, agradeço suas palavras gentis (como sempre, aliás).
      Agradeço de coração e fico feliz por ter gostado do nosso trabalho.
      Grande abraço!

  • @paulopaz5265
    @paulopaz5265 10 місяців тому +6

    Nunca tinha ouvido falar nessa caixa. A Sansui era uma empresa fantastica. Muito além do seu tempo. Parabéns pelo belíssimo trabalho

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +4

      Pura verdade! A Sansui fez um trabalho fantástico, principalmente na sua área principal, que eram os amplificadores. Até hoje eles são venerados em todo o mundo. Abração.

    • @paulopaz5265
      @paulopaz5265 10 місяців тому +1

      @@audioclassico
      eu tenho um G-5700 intacto. Qualidade excepcional

  • @variedades4848
    @variedades4848 10 місяців тому +2

    esses videos são bem técnicos, mostram o quanto é complicado o sistema de caixas boas de verdade, eu, quando tive vontade de montar a primeira caixa, só tinha em mãos duas gavetas e um alto falante, preguei uma na outra , fiz o furo do alto falante e pronto. imagina o som que deu .

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +4

      Realmente, não é fácil projetar caixas de som. São muitos fatores a serem considerados, e a experiência conta muito.
      Acho que até por isso é que consertar / restaurar acaba sendo ainda mais complicado do que projetar, porque o técnico de reparação precisa tentar entender como foi feita a construção, quais eram os objetivos do projetista e qual resultado precisa obter no final do processo.
      Talvez tenha sido isto o que complicou esta restauração. Teria muito fácil colocar um alto-falante qualquer, devolver para o proprietário e dar o serviço por terminado... O difícil é restaurar o som original da caixa.
      Neste caso, eu acho que deve ter chegado perto, mas é impossível saber porque não temos as caixas originais para comparar. Foi tudo feito por dedução a partir dos dados disponíveis.
      Grande abraço!

  • @danielxavier9169
    @danielxavier9169 6 місяців тому +3

    A inversão de fase na ligação do alto falante deve se certamente a física envolvida entre as propriedades qts dos transdutores e as distâncias , dutos e absorvencias internas relativas a frequência de ressonância do conjunto bem como provavelmente interferência dos dispersores , que inclusive podem na ao ser iguais em suas curvas. A somatória destes fatores entre os dois alto falantes e seus artifícios externos e internos colocados a propósito devem resultar acústica mente em uma inversao de fazer acústica. Para compensar e ter ganho , então inverte se eletricamente. No que inverte se eletricamente passam a funcionar como um so alto falante. Fantástico sansuy. A Boston acoustics também tem projetos deste tipo muito legais!!! Certamente estas caixas foram bem caras em sua época , e , ainda hoje são. E com relação ao senhor , realmente um grande técnico. 😊 Parabéns!

    • @audioclassico
      @audioclassico  6 місяців тому +3

      Existem várias possíveis explicações para o fenômeno que constatei, e a que você levantou pode sim ser uma delas. Agradeço muito pelas informações. Eu mesmo ainda não me convenci de nenhuma das explicações mas não tenho como negar o fato de que a caixa ficou bem melhor com os falantes invertidos do que ligados em fase. Mistérios da acústica...
      Pelas informações que levantei, essas caixas custavam cerca de US$ 500 na época no Japão, o que não era assim tão caro para o mercado japonês. Acho esse valor bastante aceitável porque, analisando friamente as caixas, a gente vê que são relativamente simples e não haveria mesmo motivo para custar mais do que isto.
      Agradeço muito pelas suas palavras gentis e mando daqui um forte abraço.

  • @csccastro
    @csccastro Місяць тому

    Valeu a pena entender o objetivo da restauração. Suas conclusões estão dentro do que alguns audiofililos desejam. É para o estilo clássico e de músicas para relaxar. Para os roqueiros, funks e alta fidelidade, o estilo é bem outro. Parabéns pelos sofridos trabalhos. Mas foi esclarecedor para todos nós!

    • @audioclassico
      @audioclassico  Місяць тому

      É exatamente isso, o som difuso e aconchegante destas caixas é para quem curte um som mais intimista e suave, especialmente com músicas clássicas e para os estilos orientais. Abração.

  • @musicaplena4164
    @musicaplena4164 10 місяців тому +2

    Seus cometnários e dicas, são valiosas e muito bem vindas, obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Falando em altofalantes nacionais, foi-se a época que eram bons (selecnium, novic entre outros), e mesmo assim, sofriam para chegar perto da qualidade internacional, inclusive os falantes japoneses. Se falar o que há hoje em dia, não tem nem como qualificar, só falantes horríveis com pessíma resposta resonante e o pior, em uma mesma produção, são vários valores diferentes, como o sr. tem demonstrado.

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Realmente, existiram bons falantes nacionais. Mas nos anos 70 nem mesmo os melhores chegavam perto dos que eram fabricados no Japão, Alemanha e EUA. Tínhamos muitas limitações de materiais e equipamentos, eu mesmo cheguei a fabricar uma máquina para fabricar bobinas de falantes e enrolar transformadores, tal era a falta de condições.
      Quanto aos falantes atuais, eu infelizmente sou obrigado a concordar contigo. Pessoalmente, não gosto do que se fabricar hoje no Brasil. Parece que todo mundo escuta funk e sertanejo a todo volume e que ninguém gosta de sentar calmamente na sala de casa para apreciar uma boa gravação. Sinal dos tempos...
      Mas quem sabe procurar ainda encontra bons equipamentos.
      Grande abraço!

  • @sandropisic.2637
    @sandropisic.2637 10 місяців тому +1

    Nunca tinha visto este modelo de caixa , bem diferenciado , sobre o conserto dos auto falantes ; Acredito que colocaram um bobina qualquer que não tinha as mesmas características originais do auto falante por isto não tinha uma boa resposta nos graves, acredito também que estes técnicos que se colocar qualquer bobina e o auto falante funcionar já esta bom " o proprietário nem vai perceber " mas pessoas que realmente exigem um audio de qualidade percebe . este é o lado ruim de recondicionar falante em lugar não presta um bom serviço; os falantes não voltam com a mesma qualidade de original , otimo video 👍👍

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +3

      Resumiu bem a situação, eu acho que foi isso mesmo que aconteceu. ou seja, na primeira vez que o serviço foi feito, puseram ali uma bobina e um cone qualquer, o falante tocou e deram o serviço por terminado, na esperança de que o cliente não notasse e aceitasse a argumentação deles de que "é assim mesmo, nunca vai ficar igual ao original"...

  • @alexandre_viana
    @alexandre_viana 10 місяців тому +1

    Parabéns pelo vídeo..muito bem detalhado e explicado..ja pensei em construír uma caixa baseada nesse estilo de projeto. Sobre a questão dos auto falantes invertidos..esse tipo de projeto se chama "Caixa Isobárica". O principio é o que ja foi explicado aqui em outro comentário que vi. Enquanto um falante empurra o outro puxa... aumentando assim o deslocamento do cone..devido a pressão que um falante exerce sobre o outro dentro da caixa. Dessa forma ao invés de se anularam as frequências se somam.

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +2

      Você tem razão, é bem possível que esse sistema de caixa seja uma variação do sistema isobárico.
      Mas eu já desisti de entender a teoria destas caixas, acho que está acima dos meus conhecimentos teóricos...
      O importante é que no final consegui restaurar e, mais importante ainda, o cliente ficou contente.
      Grande abraço!

  • @marceletch
    @marceletch 10 місяців тому +1

    Eu também já fui lesado pela Sta Ifigênia, vulgo Santinha, pelo menos, umas três vezes. Na primeira e segunda vez com componentes eletrônicos que não funcionavam e foi um bom dinheiro pro lixo. Na terceira vez comprei uma fonte de alimentação para meu pc e o vendedor me garantiu que era nova, novíssima, na caixa, e aceitei de boa fé. Chegando em casa vi que o lacre estava rompido e desmontei a fonte, e então percebi que os transístores de chaveamento já haviam sido trocados, pela solda mal feita... De fato a fonte funcionou, mas não era nova, era consertada. As referidas lojas já fecharam as portas, graças a Deus, não lesam mais ninguém.
    Eu não volto mais na Sta Ifigênia. Fiquei com uma péssima impressão daquele lugar e não volto mais.
    Quanto às caixas ficaram ótimas, apesar do perrengue dos serviços da Santinha, o serviço ficou ótimo.
    Eu não conhecia essas caixas, pra mim foi novidade, pelo que agradeço a oportunidade de conhecê-las.
    Quanto à polaridade invertida eu já havia visto em sistemas selados chamados de "push-pull", mas com duto sintonizado foi a primeira vez e por incrível que pareça, deu resultado!
    Parabéns pelo enorme trabalho, pela enorme paciência (que eu não teria) e pelos resultados obtidos!
    Grande abraço!

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Foi mesmo bem trabalhosa a restauração destas caixas. O serviço já era complicado, e não tive sorte com o fornecedor...
      Mas preciso fazer um adendo ao seu comentário quanto à Santa Ifigênia, local que frequento já mais de 50 anos (!).
      A Santa Ifigênia é um grande centro de compras. É lá que se encontra aqueles itens que só existem mesmo lá. Como em todo lugar, lá existem lojas boas e ruins. Pessoas honestas e outras nem tanto assim.
      Felizmente a maior parte dos comerciantes é de gente digna e trabalhadora, mas existem também os que ainda não aprenderam a trabalhar corretamente.
      No final das contas, conforme foi comentado, existe uma seleção natural. Os maus lojistas acabam fechando as portas, porque um cliente mal atendido não volta e ainda vai falar mal da loja para todo mundo que ele conhece.
      Grande abraço e obrigado pela participação!

  • @MoisesSantos-kg5fb
    @MoisesSantos-kg5fb 10 місяців тому +2

    Boa noite gostei da sinceridade , muito bom seu jeito de explicar os detalhes o que realmente vale a pena provavelmente como senhor disse no final ou quase no final esse projeto seria pra ouvir música oriental. Eu sou fã dos aparelhos da sansui além de qualidade tem requinte de acabamento .mais uma vez obrigado

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Os equipamentos Sansui sempre foram bons, mas os dos anos 70 eram excepcionais. Bem projetados e construídos, deixaram saudades. Abs.

  • @necitadorasila9216
    @necitadorasila9216 10 місяців тому +2

    Olá meu amigo adoro esse trabalho fantástico que o senhor faz assisto todos os vídeos do seu canal deus abençoe sempre

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +2

      Que bom que está gostando das nossas conversas! Fico feliz e mando aqui um grande abraço.

  • @expeditoantonio5025
    @expeditoantonio5025 10 місяців тому

    Que beleza de caixas eu nunca tinha visto caixas de som deste modelo, parabéns ao proprietário parabéns pelas raridades.,😮

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      É mesmo um modelo diferenciado. A Sansui deve ter investido bastante neste projeto, a construção é cheia de detalhes. Grande abraço.

  • @serthe2007
    @serthe2007 10 місяців тому

    Ola!!! Meu amigo. O Senhor está bem ? Assisti o video que você gravou com dedicação. Apertei o botão de " LIke ". Aproveito para desejar ao Senhor uma excelente semana. Fica com Deus. Sergio SP BR

  • @Uruarpa
    @Uruarpa 10 місяців тому +1

    Parabéns pelo vídeo, Professor. Como sempre muito interessante. Obrigado.

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому

      Agradeço muito pelas palavras tão gentis. Abração.

  • @ZERIGEL
    @ZERIGEL 10 місяців тому +1

    Seu conhecimento sobre caixas acústicas é impressionante . Poderia falar sobre as caixas Gradiente HS 77 BK, tenho curiosidade de saber se os falantes flat são bons . Grato

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Muito obrigado por seu comentário, não sei tanto assim, é apenas fruto de muitos anos de estudos e testes.
      Em relação aos falantes flat, como tudo na vida, eles têm seus pontos fortes e fracos. Mas até onde sei eles não obrigatoriamente oferecem som melhor que os outros tipos, os fabricantes os usavam apenas por uma questão de design e de conveniência para aproveitar os recursos que tinham em cada época. Abs.

  • @maiconvengrzennunesbusolog4864
    @maiconvengrzennunesbusolog4864 10 місяців тому

    Nunca tinha visto caixas assim, realmente um projeto curioso, bacana 👏👏👏

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      É um projeto diferenciado mesmo! Existem vários outros formatos diferentes para fabricar caixas de som, aos poucos a gente vai mostrando por aqui. Abs.

  • @ursopolar6535
    @ursopolar6535 7 місяців тому

    Obrigado, professor, pelos seus ensinamentos.
    Gostaria de ver um vídeo aula, se possível for, sobre como montar uma caixa "BOB" de boa qualidade, quais produtos usar e sua opinião sobre alto falantes triaxiais.

    • @audioclassico
      @audioclassico  7 місяців тому

      Não gosto das chamadas caixas tipo "bob" e também não atuo nesta área, preferindo me concentrar nas caixas estilo "vintage". AS caixas Bob estão mais ligadas ao som automotivo e ao som profissional. A respeito dos falantes triaxiais, a princípio eles são bons, mas tem um problema: eles geralmente são projetados para serem usados em som automotivo, então cai no mesmo caso das caixas tipo "bob". Mas em breve teremos um vídeo onde usei um par de falantes triaxiais, porém vintage, posto que são do começo dos anos 2000. Veremos que com os falantes automotivos aconteceu a mesma coisa que com os falantes para caixa, ou seja, com o tempo eles foram ficando cada mais mais duros, para suportar bastante potência, mas com baixo rendimento e FS alto, ou seja, não é o som que me agrada. Abs.

  • @eletronicatiagosierra
    @eletronicatiagosierra 10 місяців тому

    Muito bom!!!! Excelente video!!! Obrigado pelos detalhes!!! Tiago Sierra de Santos-SP

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Que bom que gostou! Fico feliz e mando aqui um grande abraço.

  • @andersonmendonca3198
    @andersonmendonca3198 6 місяців тому +1

    Graves ligados em Push-Pull ,fase invertida. Máximo rendimento em pouco espaço, já tive uma no carro.

    • @audioclassico
      @audioclassico  6 місяців тому

      Obrigado pelo esclarecimento! Abs.

  • @sidneyribeiro6974
    @sidneyribeiro6974 10 місяців тому

    Muito bom, como sempre!

  • @Luxgramophone
    @Luxgramophone 10 місяців тому

    Excelente vídeo, didático e bem produzido!

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому

      Que bom que gostou! Afinal de contas, deu muito trabalho... Tanto para consertar a caixa quanto para montar o vídeo. Abração.

  • @Vairheavymetal
    @Vairheavymetal 10 місяців тому

    Depois conta a resenha da reforma dos falantes... Serve até de alerta pra nós!

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Está agendado para fazer, mas estou em dúvida se exponho toda a situação, pois além de ficar remexendo num episódio deprimente, estaria prejudicando os funcionários da empresa e suas famílias, que não têm nada a ver com a administração da mesma, que é lamentável. Coisa de moleque irresponsável. Vamos ver o que o futuro nos reserva.

  • @celsolino4611
    @celsolino4611 2 місяці тому

    Sensacional, parabéns

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      Muito obrigado! Que bom que gostou do nosso vídeo. Abs.

    • @celsolino4611
      @celsolino4611 2 місяці тому

      Faltavam demais conteúdo como esse, na Net. Os jovens que acompanha devem ficar espantados. Parabéns

  • @diogenescaruaru
    @diogenescaruaru 10 місяців тому

    Que design diferente, achei muito interessante

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Diferente mesmo! Mas como tudo nesse mundo, tem suas vantagens e desvantagens. A pessoa precisa analisar bem antes de comprar caixas que são fora do padrão. Abs.

  • @robertospindola9012
    @robertospindola9012 10 місяців тому

    Muito interessante essas caixas, eu quase comprei as que haviam no mercado livre mas por outros motivos eu sempre dei preferência a caixas mais usuais

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Pode até ser que fossem estas mesmas caixas, pois elas foram compradas no Mercado Livre. Dentro da finalidade para que foram criadas, elas tocam bem e podem atender. Grande abraço!

    • @robertospindola9012
      @robertospindola9012 10 місяців тому

      @@audioclassico ola grande mestre e possível que seja essas caixas sim 👍👍

  • @wladimirhaydn7380
    @wladimirhaydn7380 10 місяців тому

    Muito bom trabalho considerando o material utilizado. Eu particularmente desisti de recondicionar alto falantes e resolvi fazer eu mesmo, porém, no Brasil não temos material de qualidade para tal aplicação que queremos. Os alto falantes, assim como os materiais, são de péssima qualidade, infelizmente.

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Foi realmente uma luta para conseguir falantes minimamente compatíveis com os originais. Ainda mais porque tive azar na contratação do profissional... Experimentei vários modelos e tamanhos, só para descobrir que o "menos ruim" era mesmo o original restaurado... No final, o resultado ficou aceitável. O mais importante é que o cliente gostou e está curtindo as caixas. Missão cumprida!

  • @caiomarcelodemiranda5241
    @caiomarcelodemiranda5241 10 місяців тому +2

    Olá professor, obrigado pelo vídeo,
    A questão dos woofers serem ligados com defasagem elétrica de 180 graus, será que não seria devido ao fato de eles serem posicionados fisicamente também em 180 graus ou seja, de costas um para o outro? Sendo assim a defasagem elétrica impede o cancelamento dos graves (?)
    Parabéns e obrigado pelo vídeo!

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Esta pode sim ser uma explicação, mas existem outras que já imaginei. Contudo, nenhuma delas me deixa totalmente convencido. Acho que falta aprender alguma coisa que ainda não sei ou que não tinha levado em conta. Aos poucos a gente vai descobrindo. O importante é que no final deu tudo certo. Abração!

    • @caiomarcelodemiranda5241
      @caiomarcelodemiranda5241 10 місяців тому

      Obrigado, professor!

  • @guimbadriver
    @guimbadriver 10 місяців тому

    tenho essas caixas restaurei os 2 woofers as bobinas estavam boas o tweeter eu n achei a bobina pra ele q entrasse no conjunto magnetico eu as confeccionei toca bem ela mas e aquilo q vc disse e para espalhar o som num ambiente maior

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Pois então, esses falantes não são assim tão complicados para arrumar se as bobinas estiverem em ordem. Mesmo que precise trocar as bobinas, tem como substituir sem grande stress. Infelizmente eu acabei contratando uma empresa que não respeita seus clientes, queriam a toda força que eu aceitasse um serviço vagabundo que eles fizeram... Se o meu cliente não fizesse questão de ficar com os falantes originais, eu teria facilmente substituído os falantes originais por outros, fazendo um pequeno alargamento na abertura deles na caixa. Mas são coisas da vida, o importante é que no final deu tudo certo. Abs.

  • @joaogravata5216
    @joaogravata5216 10 місяців тому

    Boa tarde meu mestre.
    Parabens mais uma vez pelo video .
    Caramba que trabalho deu estas caixas de som Sansui.
    O que o senhor me diz.
    Se estas caixas fossem ligadas a um amplificador valvulado?
    Elas apresentariam uma alta fidelidade melhor.?
    Abracos.

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому

      Deu trabalho mesmo, mas o pior foi o desgaste de ter que ficar brigando para que as pessoas simplesmente cumpram sua obrigação... Felizmente no final deu certo e o resultado está ai.
      Em relação a sua pergunta, eu não acredito que vá fazer muita diferença usar um amplificador valvulado. Eles têm um som mais "quente", mas como essas caixas não respondem tão bem nos graves e médios baixos, daí então a diferença seria pequena. Mas é aquela coisa, gosto é gosto, o importante é que o som agrade os ouvidos dos interessados.
      Grande abraço!

  • @MoisesSantos-kg5fb
    @MoisesSantos-kg5fb 10 місяців тому +1

    Gostaria muito não aproveitando da sua boa vontade que senhor fizesse uma matéria das caixas Quasar de 15 polegadas elas tinham uma bateria de médios e Twiter som maravilhoso.. obrigado

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +2

      Se surgir a oportunidade a gente analisa sim as caixas Quasar. Grande abraço!

  • @laphnork7062
    @laphnork7062 10 місяців тому

    Otimos videos neste canal, e muito aprendizado. Ainda bem que notou, na desmontagem, que os falantes eram invertidos, se nao seria uma icognita, kkk .E o parceiro que adoeceu, ele melhorou?

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Sim, era um pequeno detalhe, mas se não fosse por isso eu acho que estaria até agora quebrando a cabeça para saber porque o som estava ruim...
      Continuo não entendendo porque isso acontece, mas o importante é que no final ficou legal.
      O parceiro melhorou sim, já está atrapalhado como sempre (brincadeira, na verdade ele não dá conta das encomendas mesmo).
      Abs.

  • @viniciusicandido8785
    @viniciusicandido8785 10 місяців тому

    Nunca tive caixas omni para fazer teste de como é seu stereo. Talvez seja bom como caixa central para maior dispersão.

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому

      O efeito estéreo fica diminuído. A intenção destas caixas é espalhar o som pelo ambiente e para tanto faz parte da reflexão do som no ambiente. As reflexões acabam diminuindo nossa percepção da direção de onde vem o som e, consequentemente, diminuindo o efeito estéreo.

  • @joaoabrahao5049
    @joaoabrahao5049 10 місяців тому

    Restauração complexa, parabéns pela dedicação!

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому

      Essa foi difícil mesmo, ainda mais porque encontrei uma empresa ruim pela frente. Mas são coisas da vida...

  • @leandrofraga2236
    @leandrofraga2236 10 місяців тому

    Rapaz olhando esse projeto pensei o seguinte . E esse fizesse um filtro pra grave so pro woofer que fica virado pra baixo, acho que ficaria mais equilibrado o audio dela .

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Tudo é possível, mas não acredito que esse filtro vá mudar alguma coisa. Dentro da proposta do projeto, acho que as caixas que analisamos já estavam no seu limite, dentro dos 12 litros de volume... Para melhorar os graves, só mesmo mudando tudo. Abs.

    • @rodrigosiqueira9217
      @rodrigosiqueira9217 3 місяці тому

      Posso por um falante sub wofer em baixo ligado invertido, ja que em cima não ha espaco devido o difusor?@@audioclassico

    • @audioclassico
      @audioclassico  3 місяці тому

      Esta caixa é de pequeno volume, e o projeto dela é complexo. Não acredito que valha a pena tentar melhorar alguma coisa, e digo isto porque fizemos inúmeros testes tentando alguma coisa, para no fim descobrir que o melhor mesmo era manter o projeto original. E olha que estávamos com falantes idênticos aos originais, o que foi bem difícil de conseguir, pois são falantes especiais, de alto rendimento. Acho que o melhor que se pode fazer para melhorar os graves é ligar um subwoofer ativo para complementar os graves abaixo da frequencia que a caixa consegue reproduzir.

  • @silvioronaldovieiragouvea3255
    @silvioronaldovieiragouvea3255 10 місяців тому

    A fase é pq fica em 180° um em relação ao outro falante! Quando eu usava dois tipos de graves em shows eu não tinha equipamento de casamento de fase e usava este truque invertendo fisicamente a polaridade nos falante que era virados para trás nas caixas ( modelos diferentes)

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому

      Talvez você tenha razão, pode ser uma das possíveis explicações. No final das contas, o importante é que as caixas ficaram boas e, mais importante ainda, o cliente gostou do resultado. Agradeço muito sua participação e mando aqui um grande abraço.

  • @julianoartedaspedras
    @julianoartedaspedras 10 місяців тому

    Mestre Iberê, boa tarde! Enviei email no início da semana.

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Demorou um pouco mas acabei de responder. ABs.

  • @magraotkll
    @magraotkll 10 місяців тому +1

    Incrível como existe tanto essa prática por alguns profissionais de ''agarrar serviço'' afirmando que fazem de tudo sem no fim das contas ser verdade. Eu considero isso um tiro no pé pois é preferível ser sincero dizendo que nunca fez aquele trabalho específico, deixando claro todos os detalhes para então o cliente decidir por conta e risco. Se ela não quiser fazer ele perde aquele serviço, mas pela atenção dada e pela sinceridade aquela pessoa talvez ainda volte com um outro servço da capacidade deles no futuro. Em vez disso acabam prometendo de tudo e entregando um serviço a desejar. Talvez embolse o dinheiro daquele serviço, mas certamente perdeu daquele cliente novos serviços e tambem não vai recomendar a ninguem. Isso sem contar as reclamaçoes e repetições do serviço todo se o cliente for exigente como foi nesse caso. Não entendo a visão dessa gente.

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому

      Acho que você captou bem o espírito da coisa. É exatamente isso o que você falou. É uma pena que existam fornecedores assim em uma atividade que é essencialmente técnica, pois os clientes em geral são técnicos também, e eu acho que todos, assim como eu, se sentem revoltados pela forma como são tratadas por essas empresas que são verdadeiras arapucas. Infelizmente, eu caí numa delas apesar de todos os cuidados que costumo tomar...

    • @franciscorompana2985
      @franciscorompana2985 10 місяців тому

      Saudações de Portugal 🇵🇹

  • @MoisesSantos-kg5fb
    @MoisesSantos-kg5fb 10 місяців тому +1

    Outra coisa que tenho dúvidas gostaria de saber qual melhor a se usar MDF aglomerado ou compensado qual máximo e minino de espessura pra se ter graves sem distorcer

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +2

      O melhor mesmo é o compensado naval, mas aquele feito de várias camadas de madeira, e não feito de uma massa como é o caso do aglomerado e do MDF. Hoje em dia é até difícil encontrar compensado naval de verdade, mas muita gente chama o MDF de melhor qualidade de "MDF naval". Quanto mais fino for a madeira, mais ela vai vibrar e interferir no som. O inverso também é verdadeiro, ou seja, quanto mais grossa e rígida forem as paredes da caixa, mais sólido o grave vai soar. Em geral se usa compensado naval (ou "MDF naval) de pelo menos 20 mm para as caixas até 10 polegadas, e de 25 para as caixas maiores. Mas quanto mais melhor, o céu é o limite. HOuve uma época em que os puristas construiam caixas de concreto ou alvenaria, para eliminar definitivamente as vibrações da caixa, mas acho que não precisa chegar a tanto. aBs.

  • @kmargos
    @kmargos 7 місяців тому

    27:50 Talvez seja melhor pegar a menor impedância entre os dois picos e não a média , mas pelo que vi no video, ficou um pouco dificil encontrar.

    • @audioclassico
      @audioclassico  7 місяців тому

      Em condições normais, isto é, quando o duto está sintonizado, a média entre os picos vai ser também a menor impedância entre eles. É possível ter alguma pequena variação.

  • @oCidadao
    @oCidadao 10 місяців тому

    Vocês reformam Twitter das caixas Concert 1 Gradiente?

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Não temos esse serviço internamente.
      Quando estamos reformando alguma caixa a gente manda os falantes para um parceiro. Ele só atende a gente, pois trabalha sozinho, está meio adoentado e não tem condições de atender mais encomendas...
      Entretanto, devo comentar o seguinte: temos reparado que muitas vezes a caixa apresenta algum problema e a pessoa acha que é do tweeter, mas pode ser que o causador esteja em outro lugar.
      Sinto muito não poder ajudar no reparo do falante.
      Grande abraço.

  • @olavoguedini1550
    @olavoguedini1550 8 днів тому

    Meu sub da yamaha(P210) pifou😢.
    Tem como transformar em sub passivo pra aproveitar a estrutura da caixa?
    Obrigado

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 днів тому

      E possível sim transformar um sub ativo em passivo, usando um amplificador externo.
      Contudo, o correto seria consertar o amplificador interno ou então, se isto for impossível, pode-se trocar o amplificador interno queimado por outro similar. Existem muitos módulos chineses vendidos no Mercado Livre que podem substituir a maioria dos amplificadores dos sub ativos.

  • @rmscharlie386
    @rmscharlie386 10 місяців тому +1

    A fase dos falantes são invertidas pra que um falante não anule o grave do outro, dado a forma como estão dispostos numa mesma camara acústica.

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому

      Pode ser isto mesmo e existem outras possíveis explicações. Mas confesso que nenhuma delas me convence.
      O importante é que no fim deu certo e ficou de acordo com o projeto original.
      Com o tempo a gente vai aprendendo mais e talvez um dia consiga saber exatamente o motivo desta curiosa inversão.
      Abs.

    • @rmscharlie386
      @rmscharlie386 10 місяців тому

      @@audioclassico Vamos lá, vou tentar lhe convencer um pouco mais...kkkkkkkk O som é um fenômeno físico, associado ao deslocamento de ar ralizado pelo excursionameto do cone do alto falante. Pois bem, como o som é uma onda mecânica e se você "confrontar" essa mesma onda mecânica com outra de mesma intensidade e amplitude, na física ocorre o fenômeno chamado de cancelamento acústico. Como ésta caixa tem dois woofers instalados em 180º um do outro, se os dois receberem o mesmo sinal de áudio em fase, quando um falante excursionar o outro em oposição vai realizar o mesmo deslocamento e cancelar a onda sonora do outro. Por isso que o sinal de um deles é defasado em 180º com sua polaridade invertida, assim quando um cone se descola numa direção o outro "ajuda" a empurrar. por exemplo; um woofer "bate" pra fora(em sentido positivo) e o outro "bate" pra dentro(em sentido negativo). Desculpe-me pelo textão kkkk tentei explicar de forma mais completa e datalhada.

    • @audioclassico
      @audioclassico  10 місяців тому +1

      Pois então, esta foi a explicação que eu dei para mim mesmo. Mas é aquela mesma história do avião, sempre que vejo um voando fico me perguntando como é que pode ser uma coisa desta... Conheço os princípios físicos da coisa toda, mas quando vejo acontecendo alguma coisa dentro de mim fica duvidando que aquilo realmente acontece... Parece coisa de maluco não é mesmo? Grande abraço e obrigado pela explicação, talvez você tenha mesmo razão.

    • @DC_Audio
      @DC_Audio 7 місяців тому

      Saudações prezados: o princípio físico é este mesmo. Em virtude dos pistões estarem fisicamente dispostos em contraposição de 180 graus, se faz necessária a inversão de polaridade elétrica num deles, para a interferência construtiva.
      Essa foi a teoria.
      Na prática, a distância física entre os wooferes, com polaridade direta em ambos, gerou um pico e um vale simultaneamente em frequências distintas, em função das interações. E com um deles invertido, aparentemente o atraso/distância entre eles corresponde a um atraso q não gera ganho/cancelamento significativo. Certamente existe alguma explicação fisica que dê suporte, mas como não estamos enxergando como as fases acusticas se comportam, não tem como analisar além de conhecturas. Basta achar a interação que traz o melhor resultado e isto é o que realmente interessa pra ouvir música.
      Abraços!

  • @eduazasmax
    @eduazasmax 3 місяці тому

    COMO A MAIORIA DAR RESIDENCIAS DO JAPÃO SEREM MENORES ,SALAS DE AUDIÇÃO E PEQUENA ,O SOM E OUVIDO BAIXO ,JAPONES NÃO GOSTA DE INCOMODAR O VIZINHO ,IMAGIONE ELES MORANDO PERTO DE UM BRASILEIRO QUE GOSTA DE SOM ALTO ,LA DA POLICIA NA PORTA E MULTA .

    • @audioclassico
      @audioclassico  3 місяці тому

      Pelo que ouço dizer, acho que o amigo tem toda razão. As casas japonesas e também a cultura do país são muito diferentes da nossa. O gosto musical também é diferente, até a escala musical que eles usam é diferente da ocidental, ou seja, é um outro mundo. Abração.

  • @nelsonisidoriodosreis3960
    @nelsonisidoriodosreis3960 10 місяців тому

    Caixas peculiares , não conhecia, parabéns pelo trabalho

  • @fup-unbunbtv3899
    @fup-unbunbtv3899 6 місяців тому

    Nos resta sonhar e chorar pela não continuidade desse produto maravilhoso..................

    • @audioclassico
      @audioclassico  6 місяців тому

      Esse foi mesmo um projeto diferenciado. Mas a gente precisa levar em conta que foi feito para uma situação específica, ou seja, para ficar no meio de uma sala com tapetes grossos e para quem curte música clássica, jazz e música oriental em geral. Acho que para música pop, rock e similares a própria Sansui tinha caixas mais adequadas. Contudo, o estilo destas caixas é bem interessante. Grande abraço!

    • @fup-unbunbtv3899
      @fup-unbunbtv3899 5 місяців тому

      De qualquer forma era uma OPÇÃO, hoje nossa opção e vender um rim para comprar um endline ou se contentar com boombox e caixas bobesponja, triste fim...............................

  • @fup-unbunbtv3899
    @fup-unbunbtv3899 6 місяців тому

    Os falantes atuam em "push e pull" tem que ter um deles com a faze invertida para trabalharem em complementação.....................Enquanto um escurciona para fora o outra acompanha contraindo.

    • @audioclassico
      @audioclassico  6 місяців тому

      A sua explicação tem lógica, assim como outras que já ouvi a respeito do funcionamento desta caixa.
      Contudo, nenhuma delas ainda me convenceu 100%.
      Deve ser alguma tecnologia usada pela Sansui e que ainda não compreendi.
      O que não posso discutir é que essas caixas só funcionaram bem com os polos invertidos. Com os falantes ligados em fase o som ficou horrível.
      Forte abraço e obrigado pela participação!

    • @fup-unbunbtv3899
      @fup-unbunbtv3899 5 місяців тому

      @@audioclassico Não é só logica, é tecnica, Na mesma fase os falantes chocam e cancelam.....invertido elas encaixam como que embaralhando cartas, uma sobre a outra muito rapido.........