No início eu já tinha preparado dúvidas e discordância com o que ele estava dizendo. No transcorrer do papo comecei a entender o argumento do professor e estou, não digo convencido 100%, mas que estou muitíssimo admirado e tocado com seus argumentos, estou bastante. Show. Vou ver a entrevista inteira
Se vivêssemos em um mundo branco sem nenhum objeto, sem sol sem luz sem dia sem noite, aí sim poderíamos usar o livre arbítrio, porque o ambiente não influenciaria em nossas escolhas. Ele explica de uma forma muito mais aprofundada essa idéia de livre arbítrio, esse cara é um gênio.
Tive um evento de despersonalização, entendo perfeitamente o ponto dele a partir dessa experiência assustadora que tive, também tive episódios depressivos de passa dias na cama. confesso que a percepção do mundo muda, pois você ganha ciência de que tudo de controla de alguma forma. tudo te impulsiona a ver, a sentir, e escolher e te recompensa com a felicidade e a realização, Quase uma vontade incontrolável. Ter depressão é não ter vontade de nada, e ver o mundo a partir desse ponto é como ver como o mundo como realmente é, louco e sem sentido, e que toda realidade que se percebe depende de você, dos inúmeros fatores e bons funcionamento do cérebro para que você tenha uma criação da realidade suportável para viver. Para entender melhor o meu ponto: é como pedir para alguém enxergar com o cotovelo, impossível, assim é a depressão, é o cérebro que não funciona em função de si mesmo e bom funcionamento do cérebro impacta absolutamente na sua realidade, nas suas escolhas e da sentido a tudo que ouvimos e percebemos como real.
Realmente.. Tenho episódiosvlongos de despersonalização desde que tive meu bebê.. a sensação é de estar num sonho,um filme com tudo programado e você é um espectador
@@gabrielaguarda2391tive no início dos meus estudos de autoconhecimento. Tive tantas crises de pânico q tive despersonalização. A sensação é horrível. Parece que tudo é uma mentira. Como se vc fosse um jogador de game mesmo. Nada tem aquela realidade que você acredita. E essa insegurança me deu medo na época.
Devemos buscar ser pessoas que tenham domínio próprio e conhecimento próprio suficiente para que sejamos agentes conscientes em nossas escolhas e decisōes!
Imagine dois irmão gêmeos, ambos tiveram experiência muito similares, mesma família, cultura, criação, colégio, fatores genéticos... pela lógica todos gêmeos deveriam ser mais parecidos entre si do que a maioria dos irmão e pessoas em geral. Porém eu conheço gêmeos com personalidades, opiniões, gostos pessoais totalmente diferentes, que tem mais afinidade e semelhança com os amigos do que com a própria "réplica".
@@Hyberborea657 não prova. Mesmo sendo gêmeos, há diferenças tanto genéticas, quanto nas experiências de cada um, e qualquer experiência minimamente diferente entre indivíduos, gera um impacto enorme na cadeia de eventos. O único jeito desse exemplo que ele deu ser aplicado, seria em um caso onde dois clones são submetidos exatamente às mesmas experiências em TODOS os momentos da vida.
@@I-used-to-be-Ariel... n... o q ele quis dizer e q se n existisse livre arbitrio eles seriam pessoas de personalidade semelhantes e como o mesmo disse os gemeos cresceram no mesmo ambiente e quase sempre experimentavam experiencias juntos ,e como o mesmo disse os gemeos sao pessoas totalmente diferentes
@@Hyberborea657 sim, as pessoas são diferentes, porque as experiências e a genética delas são diferentes, e por isso a neurociência considera que não existe livre arbítrio. Mas de boas, não quero pegar no seu pé não rsrs. Tenha um bom final de semana ✌😊
Penso igual a ele.... NÃO há livre arbítrio... as pessoas não aceitam que td está no andamento que deve estar.... algumas coisas saem do padrão....se alteram... mas no geral estamos vivenciando exatamente aquilo que está determinado
@@juxpeterson acredito que por Deus! Pq a biblia fala q Deus é onisciente, ou seja , sabe tudo! Conhece tudo , a biblia diz tbm que ele conhece todos os nossos dias antes mesmo que qualquer um deles existissem. Sendo assim, se o livre arbitrio existe entao quem fez esse futuro que Deus vê se nao ele mesmo? Pq se ele viu entao tem que acontecer , do contrario quem fez esse futuro? Como pode ele ver um futuro onde algo acontecerá e dps nao acontece como ele viu sem q ele saiba tbm q nao aconteceria?
Vamos lá, livre-arbítrio: escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento. Como sou analfabeto neste contexto, gostaria que este convidado, assim como o Eslen Delanogare, explicasse, por exemplo, o caso em que o sujeito trabalha em uma empresa e recebe uma proposta de outra com melhores condições , e mesmo assim ele chega a conclusão que não vai trabalhar na outra empresa. Percebam que as condições foram infrutíferas para a tomada de decisão da pessoa. Ela decidiu por si próprio, por simples vontade dela. Como assim que não existe livre arbítrio!? 😂 Essa resenha de gatilhos emocionais e estruturas cognitivas que modulam a nossa vontade não me convence de que o Eu (consciente) é quem toma a atitude. Aí, um vai comentar: mas você só toma decisão por algo que te influenciou. Aí, pergunto-te: o que não tem influência nesta vida 😅 Parabéns ao canal pelo excelente conteúdo reflexivo 👏🏽👏🏽👏🏽👍🏽
Outra maneira de descrever é que livre arbítrio é uma ilusão. Neste caso o sujeito sente que fez uma escolha de qual empresa iria trabalhar, mas na realidade dado o ambiente, suas experiências e emoções naquele dia a única saída seria negar a proposta. Se livre arbítrio existe ou não, de nada deveria mudar como vivemos nossa vida, devemos continuar fazendo “escolhas” e sair da cama todos os dias para trabalhar, pois para a maioria das pessoas é muito mais difícil ficar parado sem fazer nada, alguma coisa vai se iniciar na sua mente pra você se movimentar. Mas no mínimo se livre arbítrio é uma ilusão nos deveria fazer ter mais empatia pelos outros, de que estão fazendo melhor que podem. Sem querer dizer que não devemos punir e repudiar mal comportamento, isto serve para garantir a segurança de todos e para que no futuro a possibilidade de punição seja considerada na “ilusão” de livre arbítrio de outros, e possivelmente evitar um comportamento que seja maléfico.
@@shownoregret9957 Se o livre arbítrio não existir, de nada adianta esses desejos de que as pessoas tenham mais empatia ou combatam os maus comportamentos, cada um vai ter a empatia que lhe está pré determinada e vai combater o mau comportamento ou não de acordo com essa mesma pré determinação, apesar de que esse desejo também seria inevitável para algumas pessoas. Se isso for verdade, somos reféns do que necessariamente vai acontecer, e na prática é como se já tivesse acontecido.
@@felipesantiago4271 opa valeu pela resposta. Estar pré-determinado ou não faz pouca diferença porque ninguém saberia o que está determinado. Nem o maior supercomputador do mundo consegue calcular exatamente o que vai acontecer no universo todo no próximo segundo. Ainda precisamos agir no mundo pra fazer estas coisas acontecerem, se estamos escolhendo entre todas as possibilidades ou não é a pergunta. Só podemos escolher algo que conhecemos, por exemplo, se pedirem para você listar 3 filmes você só pode citar filmes que você lembra o nome, ou conhece pra poder dizer, e não todos os filmes que existem no mundo, provavelmente nenhum humano consegue. Mesma coisa são conceitos como “a não existência de livre arbítrio é um argumento para ser mais empático” e isto vai se manifestar no futuro através de outras pessoas que adquirem essa informação e concordam com ela. Ninguém precisa mudar a maneira de viver se acredita ou não em livre arbítrio.
A filosofia existencialista de Sartre diz que o homem é condenado a ser livre, e só não é livre para deixar de ser livre, e negar isso é agir de má fé. Acredito que diante de nossos costumes e crenças e daquilo que nos faz bem, ou nos faz sentido, fazemos nossas escolhas, negar isso é querer se isentar da responsabilidade de nossos atos.
ele não ta negando sua capacidade de escolher e sim afirmando que essas escolhas que vc faz são as melhores escolhas que o sujeito x, y ou z poderia fazer. é impossível seu cérebro não fazer uma escolha pautada nesse histórico ontológico. essa frase já está datada, o correto é afirmar que: o homem está condenado a ser ele mesmo
Talvez tenhamos algum livre arbítrio do desejo, mas não de execução. Acho que o segredo está na tentativa de mudar hábitos através do interesse e não mudar a ação.
Se não houvesse livre arbítrio, a racionalidade seria dispensável. Qual o sentido e necessidade existe em refletir sobre uma escolha se ela já está pré-determinada? Quer dizer que as criaturas são frutos de combinações físico-químicas aleatórias, mas, ao nascerem, magicamente perdem essa aleatoriedade e se tornam uma substância consistente, com unidade e organização, para então ser completamente assujeitado? Quer dizer também que isso em que ele acredita não foi uma escolha controlável? Ele estava fadado a acreditar nisso? E ele crer que isso em que ele acredita é verdade também não foi uma escolha controlável?
Seria interessante o convidado explicar o que ele ou a neurociencis entende por livre arbitrio, talvez seja algo diferente do que o publico imagina. Na teologia, por exemplo existe o mesmo debate sobre livre arbitrio x predestinacao. O que eu acredito e que fatores geneticos, ambientais, de criacao etc influenciam fortemente na tomada de decisoes, mas a ultima palavra e sua e por isso voce pode ser responsabilizado por elas. E dificil entender isso nas milhares de pequenas decisoes que tomamos diariamente, por isso gosto de levar para exemplos extremos, por exemplo se alguem aponta uma arma pra tua cabeca e manda voce matar uma pessoa, a ultima decisao e tua e por isso voce pode ser responsabilizado. E isso que eu entendo como livre arbitrio.
Consequência de um ato não é ligado a ação . Consequência depende de regras determinadas socialmente. O que vc acha escolher vem de fatores muito antes determinados nas sinapses do seu cérebro .
Só pelo fato de conseguirmos negar nossos desejos e tendências, já prova que podemos tomar decisões contraventoras ao que o ambiente nos influencia. Ou seja, nossas decisões não são fruto de determinismo, mas são uma deliberação nossa em direção ou contraposição às influências externas. O fato de o ambiente influenciar não implica que ele determina a decisão do individuo.
Nietzsche fala isso no seu livro Além do bem e do mal na parte pré conceitos dos filosofos. Ele escreve que nós já nascemos com algumas ideias como natureza, alma, racionalidade que são conceitos livres de qualquer comprovação
A filosofia não é ciência. O que significa que filósofos postulam teorias que não podem ser provadas concretamente. O que Nietzsche escreveu eram as crenças dele, não uma verdade absoluta.
Não mesmo, Jesus só nos libertou do pecado, mas até para termos essa liberdade pagamos um preço, vivemos lutando contra a nossa própria carne todos os dias. Ou seja, nada é de graça, nem a salvação foi de graça não. O SENHOR criou tudo o que existe com um propósito definido; até mesmo os ímpios para o dia do castigo. Provérbios 16:4.
Gente isso me faz pensar na nao exustencia do eu e pessoalmente essa ideia me incomoda muito Foi a pior coisa ter sabido disso kk é como se eu passasse a nao existir Posso ter entendido errado, pq so vejo a mim incomodado, mas se alguem tiver um melhor entendimento pra me acalmar ficarei grato kkkk
Não existe consenso científico sobre qualquer coisa, se existe, não é ciência. Se eu não vejo estudos aprofundando a relação entre autismo e consumo de produtos industrializados, ou sobre o consumo de água da torneira no longo prazo e doenças que podem ser causadas, eu simplesmente não confio cegamente no que é dito, justamente porque não há o contraditório.
@@I-used-to-be-Ariel... isso significa consenso cientifico ? e logo, devo confiar nesse consenso ? mesmo se tiver indústrias e financiamento privado ou público envolvido ? e esses estudos, na melhor das hipóteses, são locais. Como posso confiar nisso? a cura do câncer e medicina preventiva e outras coisas que chamam de 'pseudociência' não tem espaço em lugar algum porque não é 'cientifico'. Eu não confio cegamente na ciência atual justamente porque há conglomerados econômicos que tem como base muitos estudos científicos, que é de interesse que se mantenham assim, no status quo.
@@I-used-to-be-Ariel...Não existe!!! Essa linha específica é o behaviorismo, mas existem outras correntes de terapias que se contrapõem e não concordam com essa abordagem.
Acho que este senhor está equivocado. Livre arbítrio é liberdade de julgamento, apenas isso. Quem arbitra é árbitro e árbitro é juiz julga. É com esse instrumento que escolhemos o melhor caminho para aplicarmos nos momentos de decisão, comparando com tudo que nossa experiência nos fornece. E é exatamente por isso que o ser humano evolui com muito mais desempenho que o resto do reino animal.
mais na cara impossivel... essa idéia de livre arbitrio é uma criação de um ser altamente criativo, e que vive não só colhendo bons frutos, mas também frustrações devido aos efeitos colaterais que a evolução intelectual gera...
Não generalizar, nem meter tudo no mesmo saco. Muitas pessoas nascem nesses entornos, mas seguem por outros caminhos. Quem toma decisões ruins, vai sempre jogar a culpa no meio? Que discurso mais conveninente, de retirar o livre arbítrio do indivíduo para que ele se entregue ao "determinismo" amoral?
Exatamente! Se for assim, qual seria a função da Justiça? É só falar q é culpa do meio (terceirização da culpa) e ficar livre de toda responsabilidade!
Esse feinho é o mais novo charlatão do pedaço. Agora inventaram os substitutos dos charlatães psicólogos, os neuropsicólogos.😢 Assim como a psicologia isso é "ciência" de quinta categoria.
Se vc não escolhe então vc não tem responsabilidade ou mérito por suas ações. Quando vc mina crenças básicas sobre a realidade como liberdade, vc mina a sua própria capacidade de entender a realidade, incluindo essa crença que vc não tem liberdade. Vc faz a realidade uma ilusão, então sua crença também é uma ilusão. Vc não é livre para saber a verdade w tomar essa decisão. Essa visão é irracional e auto destrutiva.
O Calvinismo já prega isso há mais de 4 séculos. Na verdade a Bíblia nos mostra que somente um Ser Onipotente (Deus) tem livre-arbítrio. ¹⁴ E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! ¹⁵ Pois ele diz a Moisés: *"Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".* ¹⁶ Portanto, *isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.* Romanos 9:14-16 Paulo disse aos Romanos... ¹⁴ Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. ¹⁵ *Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.* ¹⁶ E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. ¹⁷ *De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.* ¹⁸ Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. ¹⁹ *Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.* ²⁰ *Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.* ²¹ Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. ²² Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; ²³ Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. ²⁴ Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? ²⁵ Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7:14-25 Mesmo Jesus veio para cumprir a vontade do Pai e não a dele... ³⁸ Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. ³⁹ E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. João 6:38,39
Se tudo que existe é um dominó de causas e efeitos desde o Big Bang, nao existe livre arbítrio para que em é materialista, somente se a pessoa tiver uma alma sobrenatural que altere essas causas predeterminadas.
Nnd haver minha amiga e materialista e sabe q livre arbitrio existe ate porque livre arbitrio e fazer suas escolhas e so ou seja a maioria tem livre arbtrio
"Imagina que teu cérebro é uma cidade. Pra quem OLHA de fora, é um organismo se comportando" Esse cara realmente sofre de paralaxe cognitiva. Não é possível o sujeito falar isso e não perceber que apenas indivíduos conscientes com livre-arbítiro podem olhar para aglomerados atomicos e estabelecer causalidade, fins e valores. Recomendo acompanharem o neurocientista brasileiro mais renomado internacionalmente chamado Miguel Nicolelis. Nem ele que é ateu fala umas baboseiras dessas.
“Apenas indivíduos conscientes com livre-arbítrio podem olhar para aglomerados atômicos e estabelecer causalidade, fins e valores” Indivíduos consciêntes? Sim Com livre-arbítrio? … Não? Qual a necessidade do livre-arbítrio nesse cenário?
@@maigodz3645 Não existe consciência sem livre arbítrio porra, não há ser sem liberdade, é justamente isso que o cara fala o vídeo todo, ele acredita que VOCÊ não existe.
@@areal0102 Tá frustrado com algo, colega? No caso, sim, o Fábio quis dizer que não existe um “Eu” autônomo, um “Eu” que é a pura essência de “Você”. Justamente pelo fato de livre arbítrio não existir. E a partir daí não sei se o Fábio compartilha da mesma visão, mas entendo que o “eu” da autoconsciência seria apenas a percepção do sistema aberto da mente. Já que não existe uma definição universal pra “consciência”, ao depender da sua definição você pode até achar incompatível a inexistência de um “Eu” autônomo com a existência de uma consciência. Por sorte, a gente não precisa entrar em um acordo com uma definição específica pra “consciência”, porque: 1) Quando concordei que “apenas indivíduos com consciência podem olhar para aglomerados atômicos e estabelecer causalidades, fins e valores”, eu estava levando em conta como parte da definição de consciência a capacidade de receber informações sensoriais e interpretá-las, e a capacidade de fazer conexões lógicas e inferências. 2) Se a parte da definição de consciência usada para afirmar que precisamos dela para poder “olhar para aglomerados atômicos e estabelecer causalidades, fins e valores” for muito diferente desta que eu dei, então ok, não concordo com a necessidade de consciência e gostaria de saber a sua definição + quais aspectos dela seriam necessários para a questão. 3) Agora, se a parte da definição usada for basicamente a mesma, então não vejo necessidade de livre arbítrio, já que pouco importa o resto da definição de “Consciência” possível.
Deus não devia dar livre arbítrio para uma pessoa machucar a outra tirar a vida da outra. Você gosta desse livre arbítrio de uma pessoa ir te machucar?
O discurso do convidado sobre livre arbítrio não encontra correspondência na realidade. A experiência universal sempre acreditou que somos livres e responsáveis, estão aí desde os primórdios da história os tribunais responsabilizando os seres humanos por suas ações. O que o convidado não entende é que o livre arbítrio é real não demonstrável pelos instrumentos científicos, mas sabemos que nem tudo que é real é científico. Entre a fala do convidado e a experiência universal, seria de melhor bom senso ficar com a experiência universalmente não nos tornarmos negacionista como este rapaz
Condiz totalmente com a realidade, você é que não sabe diferenciar livre arbítrio de liberdade e causa e efeito. Esse mito do livre arbítrio já foi derrubado há mais de uma década no escopo científico, inclusive, há até mesmo videos com testes aqui no UA-cam pra você entender melhor. O que ele falou é ciência verificada pura e simples. O problema é a falta de cultura, acesso ao conhecimento, e principalmente, dificuldade de aceitar fatos que vão contra o que você acredita. Qualquer especialista em neurociência vai dizer o mesmo sobre a não existência do livre arbítrio. Se informe antes de comentar, especialmente quando você claramente não sabe nem ao menos distinguir entre os termos, suas aplicabilidades, e implicações sócio-culturais. Tergiversou demais e não falou nada que o contestasse efetivamente.
Esse é o grande problema do homem, adquire um pouco de conhecimento sobre o cérebro, ai ja acha que é mais sábio que Deus que foi quem o fez. A Bíblia diz que temos poder de escolha, livre arbítrio, ai o cara estuda um pouco, conhece mais que a maioria sobre o cérebro, e diz não, Deus tá errado, não temos poder de escolha. Tem um versículo que explica muito bem isso: 1 Coríntios 3 19 - Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios nas próprias artimanhas deles”.
Na própria bíblia é deixado bem claro que o livre arbítrio acabou quando o homem escolheu pecar se tornando escravo do pecado... O que nos resta é só a escolha, a liberdade e libertinagem, mas não o livre arbítrio...
A choradeira nos comentários é a melhor parte kkk. Faz umas duas décadas que há estudos, pesquisas e experimentos provando que não existe livre arbítrio, mas o Zé médio que não lê e não se informa, trata isso como uma afronta à própria crença kkk. O mais engraçado é ver a ironia de uns crentes chamando o cara de ''charlatão" kkkk.
@@Totevendoai mas meio que o argumento é quê nossas decisões são tomadas com base na nossa vivência e não no livre arbítrio correto? Mas meio que somos o quê vivemos então mesmo que hormônios, fisiologia, cultura, saúde...etc coordene todas decisões da minha vida ainda sim essa metamorfose ambulante sou eu ao meu ver.
@@alissongoulart4961 o Fator externo cria o seu EU, seu Eu se baseia no fator externo, logo ele é o todo categorizado em "preferências" que são suas escolhas determinadas na experiência já obtida. Ou seja, esse você não é o que escolhe e sim o que já viveu, mas sua memória não lembra de tudo que viveu, a definição própria é mais extensa do que se imagina, usaria a frase " se definir é se limitar". E você não escolhe o que vive, só vive. É o pré conceito de não existir o livre arbítrio.
Eu não concordo com isso cara kkkkkkki não faz sentido nenhum...os seres humanos não seriam totalmente diferentes um do outro se fosse meras consequências ambientais cara. As pessoas não seriam capazes de surpreender e abstrair o pensamento e tal...seriam grandes massas homogéneas( no sentido mais amplo e não só político e etc..) muito louco acreditar nisso aí.
Perfeito, já pensou o ser humano modulado ao ambiente igual cachorro e raposa!? Outros mamíferos não tem o que temos, ou seja, decisão própria sem interferência ou condicionamento de algo 👍🏽 Eu decido na hora o que quero, e que se lasque a consequência do resultado 🤣✌🏽
@@Bruno-mv7gy outro ponto tu levantou...como chegamos onde chegamos sem livre arbítrio? Esses caras descartam muitas coisas...como poderia existir individuos como Einstein, newton, Leonardo da Vinci e tento outros ? Não faz sentido...esses caras não poderiam criar oq criaram somente com estímulos do ambiente em que viviam...já que não existia oq eles desenvolveram. Chagar a ser simples concluir que não somos meras construções do ambiente. Irmãos são extremamente diferentes embora criados em ambientes, se não iguais, muito semelhantes.
Que prepotência do caramba! Dizer que nossa mente cria a realidade que percebemos kkk. O cara criou a mãe dele na própria mente? Ele criou quem concebeu ele?
Ele vê tudo como separado. Se seguir essa linha de raciocínio, a gente nasceria e morreria no mesmo ambiente, ou em um ambiente extremamente igual, pq já que somos moldados pelo ambiente e pelas reações dentro do próprio corpo, nós não seríamos capazes de criar outro ambiente sem ser o que conhecemos. Ele não consegue enxergar a própria cegueira. E ainda vem na internet propagar uma ideologia que faz a pessoa sentir menos dona de si mesmo. Reflete mais um pouco antes de falar irmão.
Concordo totalmente com vc! Se fossemos seguir esse raciocínio, não haveriam pessoas criadas em ambientes familiares muito bem construídos que seguem pelas vielas imorais da vida!
Mas existem três níveis de seleção do comportamento, o ambiente é apenas um deles, têm o filogenético e ontogenético também. Mas com certeza o ambiente vai influenciar inclusive na sua tomada de decisão de mudar de ambiente.. Dá uma lida sobre behaviorismo, vai ficando mais nítido conforme estuda
@@maurocalori6791 conheço o behaviorismo... Se não me engano, o que mais influencia, para ele, é o ambiente. Mas eu ainda tenho minhas dúvidas quanto a isso, pois como falei acima, já vi pessoas em muitos ambientes favoráveis irem contra tudo isso e tomarem decisões q vão na contramão disso!
Eu, se é o ambiente que nos controla ent irmãos não poderiam ter gostos diferentes ou mesmo decisões diferentes, pois estão no mesmo ambiente com as mesmas coisas.
@@joilson824 Óbvio que não cara. Irmãos, mesmo vivendo em uma mesma casa, com os mesmos pais, vivem experiências diferentes todos os dias. Fora que a genética de ambos também não é idêntica, isso implica dizer que mesmo que hipoteticamente eles passem pela mesma experiência de vida, ainda sim, a reação perante a vida não seria similar, pois ambos teriam respostas cerebrais diferentes.
Maluquinho, ver isso me faz lembrar da história do rei e a roupa invisível kkkkk muita gente concordando com o cara que quer comparar um ser humano com um Estado ou cadeira. O fato é que sob mesmas circunstâncias pessoas diferentes vão tomar decisões diferentes.
Nada do que você falou faz o menor sentido, nem disprova o que ele falou. Só demonstra que você é completamente desinformado acerca dos estudos científicos desse tema. O maluco que enxerga a roupa invisível do rei é você, e todos aqueles que acreditam em livre arbítrio, divino ou qualquer deus invisível.
@@I-used-to-be-Ariel... Mas de uma forma ou de outra - agindo pela razão ou pela emoção - ainda é você. Não dá pra tirar o corpo fora e falar “eu estava fora de mim”. Sim, o seu cérebro inconsciente comanda algumas ações - ou a maioria delas - mas o seu cérebro inconsciente também é você. Aliás, você é o seu cérebro! Portanto, existe sim, livre-arbítrio! Embora a discussão possa ir longe se pensarmos em termos de influências culturais, genéticas, nutricionais, pressões sociais, entre outras, que podem interferir nas suas decisões. Ainda assim, é você que está no comando.
@@I-used-to-be-Ariel... o cara já vem falando de religião, é mais idiota tentar provar que Deus nao existe, a provar que ele existe, se a ciência provasse que Deus existe ent ele n seria mais "Deus". Ent respeite as religiões dos outros pois cada um acredita no que quiser, incluindo você, eu não vou ficar te converter a minha religião. Ent respeite.
O eu é uma narrativa mental.. Eu tô triste, eu tô feliz, eu tô angustiada.. eu tô isso eu tô aquilo... é uma construção mental... Somos só uma massa de conglomerados de células perambulando e andando por aí... Isso é bem doido kkkkkk Não tem ninguém aqui dentro... O "eu" é só um disco arranhado que fica repetindo o dia inteiro na mente, querendo criar um personagem para vida. Os acontecimentos da vida são neutras, não tem significado... Simplesmente são coisas acontecendo. É a mente que tenta rotular como algo BEM ou algo MAL. E aí toda a desgraça acontece... Surge um eu que rejeita tal coisa e aceita tal coisa e todo o blabla mental começa. Quem entendeu profundamente isso, se sente parte da vida não algo separado dela permite as coisas fluírem sem resistência pq não tem um "eu" resistindo a vida como ela é.
Se vc perceber uma criança pequena ou um animal não tem "eu" são completamente abertos para vida. E as coisas fluem naturalmente. A máquina que é o corpo opera sozinha automaticamente sem um eu mental. Se uma mulher engravidar,ela nao precisa fazer quase nada. O corpo trabalha sozinho para gestação dessa criança, vc respira automaticamente, seu coração bate sozinho sem esforço, bombeia o sangue sem precisar de ninguém e etc.. Deu vontade de ir no banheiro se levanta automaticamente e vai no banheiro. Não precisa de um EU. Um eu mental que gosta de rotular, costuma pensar assim... EU estou indo ao banheiro... Mas não tem ninguém. Se vc reparar pequenas coisas cotidianas da vida, vai perceber q nao precisa fazer quase nada. Pq tudo acontece naturalmente.
Vivemos um determinismo. Tudo é uma questão de causa e efeito. A física clássica explica isso. Se queremos compreender o mundo e a natureza, precisamos abrir a nossa mente e passar a enxergar com "outros olhos".
Se livre arbítrio nao existe, porque as pessoas fazem o que querem ??? Deus permite que cada um escolha os dois caminhos que existem salvação ou perdição, vai de cada um ele nao obriga em nenhum momento.
amigo nao existe esse tipo de Deus! o ser humano inventa um Deus que caiba no entendimento dele o universo observavel tem mais de 60 sextilhões de estrelas incluindo sois luas milhares e zilhares dee planetas e muita idiotice acreditar que um Deus tão grande se importa com o que vc esta fazendo nessa poeirinha no espaço chamado terra! E MUITO IDIOTICE ACREDITAR NISSO,ACREDITAR QUE SOMOS UNICOS A IMAGEM DE ALGUM DEUS KKKKK PIADA PRONTA CRISTIANISMO E MANIPULAÇÃO
No início eu já tinha preparado dúvidas e discordância com o que ele estava dizendo. No transcorrer do papo comecei a entender o argumento do professor e estou, não digo convencido 100%, mas que estou muitíssimo admirado e tocado com seus argumentos, estou bastante. Show. Vou ver a entrevista inteira
Muito bom sempre notei isso inconscientemente! Top esse tipo de conhecimento! Parabéns ao Arthur e ao entrevistado que é top
Se vivêssemos em um mundo branco sem nenhum objeto, sem sol sem luz sem dia sem noite, aí sim poderíamos usar o livre arbítrio, porque o ambiente não influenciaria em nossas escolhas. Ele explica de uma forma muito mais aprofundada essa idéia de livre arbítrio, esse cara é um gênio.
Tive um evento de despersonalização, entendo perfeitamente o ponto dele a partir dessa experiência assustadora que tive, também tive episódios depressivos de passa dias na cama. confesso que a percepção do mundo muda, pois você ganha ciência de que tudo de controla de alguma forma. tudo te impulsiona a ver, a sentir, e escolher e te recompensa com a felicidade e a realização, Quase uma vontade incontrolável. Ter depressão é não ter vontade de nada, e ver o mundo a partir desse ponto é como ver como o mundo como realmente é, louco e sem sentido, e que toda realidade que se percebe depende de você, dos inúmeros fatores e bons funcionamento do cérebro para que você tenha uma criação da realidade suportável para viver. Para entender melhor o meu ponto: é como pedir para alguém enxergar com o cotovelo, impossível, assim é a depressão, é o cérebro que não funciona em função de si mesmo e bom funcionamento do cérebro impacta absolutamente na sua realidade, nas suas escolhas e da sentido a tudo que ouvimos e percebemos como real.
Realmente..
Tenho episódiosvlongos de despersonalização desde que tive meu bebê.. a sensação é de estar num sonho,um filme com tudo programado e você é um espectador
APATIA, ISSO QUE EU SINTO NA MAIORIA DAS VEZES
@@gabrielaguarda2391tive no início dos meus estudos de autoconhecimento. Tive tantas crises de pânico q tive despersonalização. A sensação é horrível. Parece que tudo é uma mentira. Como se vc fosse um jogador de game mesmo. Nada tem aquela realidade que você acredita. E essa insegurança me deu medo na época.
Devemos buscar ser pessoas que tenham domínio próprio e conhecimento próprio suficiente para que sejamos agentes conscientes em nossas escolhas e decisōes!
" Você é livre para fazer o que quer, mas não é livre para escolher o que quer."
daaaark
@@pedro.baggio_3233 Arthur Schopenhauer
@@VictorCarvalho. conheci essa frase em dark kkkkk
@@pedro.baggio_3233 Dark é uma serie alemã, Schopenhauer também, pegaram dele a referencia.
Valeu, noite estoica
A verdade precisa ser dita: não há livre-arbítrio. O problema é que as pessoas se recusam a acreditar neste fato. Tudo já está pré-determinado.
Perin, brabo demais.
Isso me lembra o livro admirável mundo novo
Imagine dois irmão gêmeos, ambos tiveram experiência muito similares, mesma família, cultura, criação, colégio, fatores genéticos... pela lógica todos gêmeos deveriam ser mais parecidos entre si do que a maioria dos irmão e pessoas em geral. Porém eu conheço gêmeos com personalidades, opiniões, gostos pessoais totalmente diferentes, que tem mais afinidade e semelhança com os amigos do que com a própria "réplica".
Isso prova o livre arbitrio
@@Hyberborea657 não prova. Mesmo sendo gêmeos, há diferenças tanto genéticas, quanto nas experiências de cada um, e qualquer experiência minimamente diferente entre indivíduos, gera um impacto enorme na cadeia de eventos. O único jeito desse exemplo que ele deu ser aplicado, seria em um caso onde dois clones são submetidos exatamente às mesmas experiências em TODOS os momentos da vida.
@@I-used-to-be-Ariel... n... o q ele quis dizer e q se n existisse livre arbitrio eles seriam pessoas de personalidade semelhantes e como o mesmo disse os gemeos cresceram no mesmo ambiente e quase sempre experimentavam experiencias juntos ,e como o mesmo disse os gemeos sao pessoas totalmente diferentes
@@I-used-to-be-Ariel... mas pelo oq eu falei prova pois independente das causas as pessoas sao diferentes
@@Hyberborea657 sim, as pessoas são diferentes, porque as experiências e a genética delas são diferentes, e por isso a neurociência considera que não existe livre arbítrio. Mas de boas, não quero pegar no seu pé não rsrs. Tenha um bom final de semana ✌😊
Penso igual a ele.... NÃO há livre arbítrio... as pessoas não aceitam que td está no andamento que deve estar.... algumas coisas saem do padrão....se alteram... mas no geral estamos vivenciando exatamente aquilo que está determinado
Essa não aceitação é o maior sofrimento que existe.
Resistência aquilo que é
Determinado por quem? Pelo quê?
@@juxpeterson acredito que por Deus! Pq a biblia fala q Deus é onisciente, ou seja , sabe tudo! Conhece tudo , a biblia diz tbm que ele conhece todos os nossos dias antes mesmo que qualquer um deles existissem. Sendo assim, se o livre arbitrio existe entao quem fez esse futuro que Deus vê se nao ele mesmo? Pq se ele viu entao tem que acontecer , do contrario quem fez esse futuro? Como pode ele ver um futuro onde algo acontecerá e dps nao acontece como ele viu sem q ele saiba tbm q nao aconteceria?
@@CristoViveEmMim70x7 Caramba, isso é assustador.
@@renanmesquita8527 Deus é soberano meu amigo!
Então se o livre árbitro não existe porque as pessoas são condenados por suas ações?
Essas são maneiras de justificar seus erros.
Absurdo!!
Vamos lá, livre-arbítrio: escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento. Como sou analfabeto neste contexto, gostaria que este convidado, assim como o Eslen Delanogare, explicasse, por exemplo, o caso em que o sujeito trabalha em uma empresa e recebe uma proposta de outra com melhores condições , e mesmo assim ele chega a conclusão que não vai trabalhar na outra empresa.
Percebam que as condições foram infrutíferas para a tomada de decisão da pessoa. Ela decidiu por si próprio, por simples vontade dela. Como assim que não existe livre arbítrio!? 😂
Essa resenha de gatilhos emocionais e estruturas cognitivas que modulam a nossa vontade não me convence de que o Eu (consciente) é quem toma a atitude.
Aí, um vai comentar: mas você só toma decisão por algo que te influenciou. Aí, pergunto-te: o que não tem influência nesta vida 😅
Parabéns ao canal pelo excelente conteúdo reflexivo 👏🏽👏🏽👏🏽👍🏽
Outra maneira de descrever é que livre arbítrio é uma ilusão. Neste caso o sujeito sente que fez uma escolha de qual empresa iria trabalhar, mas na realidade dado o ambiente, suas experiências e emoções naquele dia a única saída seria negar a proposta.
Se livre arbítrio existe ou não, de nada deveria mudar como vivemos nossa vida, devemos continuar fazendo “escolhas” e sair da cama todos os dias para trabalhar, pois para a maioria das pessoas é muito mais difícil ficar parado sem fazer nada, alguma coisa vai se iniciar na sua mente pra você se movimentar. Mas no mínimo se livre arbítrio é uma ilusão nos deveria fazer ter mais empatia pelos outros, de que estão fazendo melhor que podem. Sem querer dizer que não devemos punir e repudiar mal comportamento, isto serve para garantir a segurança de todos e para que no futuro a possibilidade de punição seja considerada na “ilusão” de livre arbítrio de outros, e possivelmente evitar um comportamento que seja maléfico.
@@shownoregret9957 Se o livre arbítrio não existir, de nada adianta esses desejos de que as pessoas tenham mais empatia ou combatam os maus comportamentos, cada um vai ter a empatia que lhe está pré determinada e vai combater o mau comportamento ou não de acordo com essa mesma pré determinação, apesar de que esse desejo também seria inevitável para algumas pessoas. Se isso for verdade, somos reféns do que necessariamente vai acontecer, e na prática é como se já tivesse acontecido.
@@felipesantiago4271 opa valeu pela resposta. Estar pré-determinado ou não faz pouca diferença porque ninguém saberia o que está determinado. Nem o maior supercomputador do mundo consegue calcular exatamente o que vai acontecer no universo todo no próximo segundo. Ainda precisamos agir no mundo pra fazer estas coisas acontecerem, se estamos escolhendo entre todas as possibilidades ou não é a pergunta. Só podemos escolher algo que conhecemos, por exemplo, se pedirem para você listar 3 filmes você só pode citar filmes que você lembra o nome, ou conhece pra poder dizer, e não todos os filmes que existem no mundo, provavelmente nenhum humano consegue. Mesma coisa são conceitos como “a não existência de livre arbítrio é um argumento para ser mais empático” e isto vai se manifestar no futuro através de outras pessoas que adquirem essa informação e concordam com ela. Ninguém precisa mudar a maneira de viver se acredita ou não em livre arbítrio.
Jh
@@shownoregret9957muito bem ressaltado.
A filosofia existencialista de Sartre diz que o homem é condenado a ser livre, e só não é livre para deixar de ser livre, e negar isso é agir de má fé. Acredito que diante de nossos costumes e crenças e daquilo que nos faz bem, ou nos faz sentido, fazemos nossas escolhas, negar isso é querer se isentar da responsabilidade de nossos atos.
Boa
ele não ta negando sua capacidade de escolher e sim afirmando que essas escolhas que vc faz são as melhores escolhas que o sujeito x, y ou z poderia fazer.
é impossível seu cérebro não fazer uma escolha pautada nesse histórico ontológico.
essa frase já está datada, o correto é afirmar que: o homem está condenado a ser ele mesmo
e se não há "homunculo", nisso, entra a questão: "afinal, quem sou eu, então?"
Talvez tenhamos algum livre arbítrio do desejo, mas não de execução. Acho que o segredo está na tentativa de mudar hábitos através do interesse e não mudar a ação.
Se não houvesse livre arbítrio, a racionalidade seria dispensável. Qual o sentido e necessidade existe em refletir sobre uma escolha se ela já está pré-determinada? Quer dizer que as criaturas são frutos de combinações físico-químicas aleatórias, mas, ao nascerem, magicamente perdem essa aleatoriedade e se tornam uma substância consistente, com unidade e organização, para então ser completamente assujeitado? Quer dizer também que isso em que ele acredita não foi uma escolha controlável? Ele estava fadado a acreditar nisso? E ele crer que isso em que ele acredita é verdade também não foi uma escolha controlável?
Seria interessante o convidado explicar o que ele ou a neurociencis entende por livre arbitrio, talvez seja algo diferente do que o publico imagina.
Na teologia, por exemplo existe o mesmo debate sobre livre arbitrio x predestinacao.
O que eu acredito e que fatores geneticos, ambientais, de criacao etc influenciam fortemente na tomada de decisoes, mas a ultima palavra e sua e por isso voce pode ser responsabilizado por elas.
E dificil entender isso nas milhares de pequenas decisoes que tomamos diariamente, por isso gosto de levar para exemplos extremos, por exemplo se alguem aponta uma arma pra tua cabeca e manda voce matar uma pessoa, a ultima decisao e tua e por isso voce pode ser responsabilizado. E isso que eu entendo como livre arbitrio.
Consequência de um ato não é ligado a ação . Consequência depende de regras determinadas socialmente. O que vc acha escolher vem de fatores muito antes determinados nas sinapses do seu cérebro .
Pôr que eu não poderia ser responsabilizado, caso a última decisão não fosse minha?
Só pelo fato de conseguirmos negar nossos desejos e tendências, já prova que podemos tomar decisões contraventoras ao que o ambiente nos influencia. Ou seja, nossas decisões não são fruto de determinismo, mas são uma deliberação nossa em direção ou contraposição às influências externas.
O fato de o ambiente influenciar não implica que ele determina a decisão do individuo.
Real mano
E muito simples responder essa pergunta porém e um pouco complexas, mas com simples observação e estudo você chega na conclusão verdadeira
Nietzsche fala isso no seu livro Além do bem e do mal na parte pré conceitos dos filosofos.
Ele escreve que nós já nascemos com algumas ideias como natureza, alma, racionalidade que são conceitos livres de qualquer comprovação
Mas você entendeu que ele está falando isso para criticar esses filósofo né?
Acho que vc não entendeu ou criou uma narrativa do que vc quer acreditar
A filosofia não é ciência. O que significa que filósofos postulam teorias que não podem ser provadas concretamente. O que Nietzsche escreveu eram as crenças dele, não uma verdade absoluta.
Nem todos nascem assim
Achei alguem com nariz maior que o meu
Não mesmo, Jesus só nos libertou do pecado, mas até para termos essa liberdade pagamos um preço, vivemos lutando contra a nossa própria carne todos os dias. Ou seja, nada é de graça, nem a salvação foi de graça não.
O SENHOR criou tudo o que existe com um propósito definido; até mesmo os ímpios para o dia do castigo. Provérbios 16:4.
Gente isso me faz pensar na nao exustencia do eu e pessoalmente essa ideia me incomoda muito
Foi a pior coisa ter sabido disso kk é como se eu passasse a nao existir
Posso ter entendido errado, pq so vejo a mim incomodado, mas se alguem tiver um melhor entendimento pra me acalmar ficarei grato kkkk
Somos todos uno, todos nós faz parte do universo e só assim e digno de ser , mais só o amor e digno de ser
É melhor ser controlado por Deus do que não o ser
Cara tem razão
Esse coroa tem a face da cachaça e é inteligente pra caralho! Muito foda.
Não sei, só sei que foi asssim 😂
É claro que muitas pessoas acreditam no livre arbítrio, elas não tem outra escolha.
Não existe um consenso científico sobre isso
Não existe consenso científico sobre qualquer coisa, se existe, não é ciência. Se eu não vejo estudos aprofundando a relação entre autismo e consumo de produtos industrializados, ou sobre o consumo de água da torneira no longo prazo e doenças que podem ser causadas, eu simplesmente não confio cegamente no que é dito, justamente porque não há o contraditório.
Existe sim. Há inúmeros testes e estudos à respeito.
@@I-used-to-be-Ariel... isso significa consenso cientifico ? e logo, devo confiar nesse consenso ? mesmo se tiver indústrias e financiamento privado ou público envolvido ? e esses estudos, na melhor das hipóteses, são locais. Como posso confiar nisso? a cura do câncer e medicina preventiva e outras coisas que chamam de 'pseudociência' não tem espaço em lugar algum porque não é 'cientifico'. Eu não confio cegamente na ciência atual justamente porque há conglomerados econômicos que tem como base muitos estudos científicos, que é de interesse que se mantenham assim, no status quo.
@@I-used-to-be-Ariel...Não existe!!! Essa linha específica é o behaviorismo, mas existem outras correntes de terapias que se contrapõem e não concordam com essa abordagem.
Consenso científico behaviorismo bb
livre arbítrio é saber escolher como receber suas ações e consequências.
Livre para escolher entre A, B e C.
Acho que este senhor está equivocado. Livre arbítrio é liberdade de julgamento, apenas isso. Quem arbitra é árbitro e árbitro é juiz julga. É com esse instrumento que escolhemos o melhor caminho para aplicarmos nos momentos de decisão, comparando com tudo que nossa experiência nos fornece. E é exatamente por isso que o ser humano evolui com muito mais desempenho que o resto do reino animal.
Isso quebra os reacionário no meio kkkkkk
Eu fico pensando, será que nosso destino já está traçado ou nós é que escolhemos o que vamos viver??
@@renanmesquita8527 N é destino, são características pré determinadas pela genética que despertam em um ambiente adequado
mais na cara impossivel... essa idéia de livre arbitrio é uma criação de um ser altamente criativo, e que vive não só colhendo bons frutos, mas também frustrações devido aos efeitos colaterais que a evolução intelectual gera...
Linguisticamente falando... a Análise de Discurso estuda isso. Não somos donos do nosso dizer... a fala é pré-construída. O sujeito é assujeitado.
Não generalizar, nem meter tudo no mesmo saco. Muitas pessoas nascem nesses entornos, mas seguem por outros caminhos. Quem toma decisões ruins, vai sempre jogar a culpa no meio? Que discurso mais conveninente, de retirar o livre arbítrio do indivíduo para que ele se entregue ao "determinismo" amoral?
Exatamente! Se for assim, qual seria a função da Justiça? É só falar q é culpa do meio (terceirização da culpa) e ficar livre de toda responsabilidade!
Concordo com o convidado
Ninguém nasce de si mesmo, ninguém vive em si mesmo
A vida humana só é possível coletivamente...
Mas aí que tá, as pessoas "nascem nos mesmos entornos" só aparentemente
Esse feinho é o mais novo charlatão do pedaço. Agora inventaram os substitutos dos charlatães psicólogos, os neuropsicólogos.😢 Assim como a psicologia isso é "ciência" de quinta categoria.
Não sempre, mas em grande parte
Vc entendeu?
Não entendi, mas compreendo.
Será que já está tudo determinado ou é escrito de acordo com nossas decisões??
Se vc não escolhe então vc não tem responsabilidade ou mérito por suas ações. Quando vc mina crenças básicas sobre a realidade como liberdade, vc mina a sua própria capacidade de entender a realidade, incluindo essa crença que vc não tem liberdade. Vc faz a realidade uma ilusão, então sua crença também é uma ilusão. Vc não é livre para saber a verdade w tomar essa decisão. Essa visão é irracional e auto destrutiva.
O Calvinismo já prega isso há mais de 4 séculos.
Na verdade a Bíblia nos mostra que somente um Ser Onipotente (Deus) tem livre-arbítrio.
¹⁴ E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!
¹⁵ Pois ele diz a Moisés: *"Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".*
¹⁶ Portanto, *isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.*
Romanos 9:14-16
Paulo disse aos Romanos...
¹⁴ Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
¹⁵ *Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.*
¹⁶ E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
¹⁷ *De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.*
¹⁸ Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
¹⁹ *Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.*
²⁰ *Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.*
²¹ Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
²² Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
²³ Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
²⁴ Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
²⁵ Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Romanos 7:14-25
Mesmo Jesus veio para cumprir a vontade do Pai e não a dele...
³⁸ Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
³⁹ E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
João 6:38,39
👏
Se tudo que existe é um dominó de causas e efeitos desde o Big Bang, nao existe livre arbítrio para que em é materialista, somente se a pessoa tiver uma alma sobrenatural que altere essas causas predeterminadas.
Nnd haver minha amiga e materialista e sabe q livre arbitrio existe ate porque livre arbitrio e fazer suas escolhas e so ou seja a maioria tem livre arbtrio
@@Hyberborea657 livre arbitrio nao existe porque toda escolha tem uma causa, e vc nao controla a causa das escolhas
@@fernando4885 a definiçao de livre arbitrio e fazer suas propias escolhas en controlar as causas delas , vc nem sabe oq e livre arbitrio
@@Hyberborea657você seria um deus se tivesse livre arbitro
A ciência não tem comprovação sobre livre arbítrio. Nao consegue medir.
"Imagina que teu cérebro é uma cidade. Pra quem OLHA de fora, é um organismo se comportando"
Esse cara realmente sofre de paralaxe cognitiva. Não é possível o sujeito falar isso e não perceber que apenas indivíduos conscientes com livre-arbítiro podem olhar para aglomerados atomicos e estabelecer causalidade, fins e valores.
Recomendo acompanharem o neurocientista brasileiro mais renomado internacionalmente chamado Miguel Nicolelis. Nem ele que é ateu fala umas baboseiras dessas.
“Apenas indivíduos conscientes com livre-arbítrio podem olhar para aglomerados atômicos e estabelecer causalidade, fins e valores”
Indivíduos consciêntes? Sim
Com livre-arbítrio? … Não?
Qual a necessidade do livre-arbítrio nesse cenário?
Você gosta do livre arbítrio de alguém te machucar tirar sua vida?
@@maigodz3645 Não existe consciência sem livre arbítrio porra, não há ser sem liberdade, é justamente isso que o cara fala o vídeo todo, ele acredita que VOCÊ não existe.
@@areal0102 Tá frustrado com algo, colega?
No caso, sim, o Fábio quis dizer que não existe um “Eu” autônomo, um “Eu” que é a pura essência de “Você”. Justamente pelo fato de livre arbítrio não existir.
E a partir daí não sei se o Fábio compartilha da mesma visão, mas entendo que o “eu” da autoconsciência seria apenas a percepção do sistema aberto da mente.
Já que não existe uma definição universal pra “consciência”, ao depender da sua definição você pode até achar incompatível a inexistência de um “Eu” autônomo com a existência de uma consciência.
Por sorte, a gente não precisa entrar em um acordo com uma definição específica pra “consciência”, porque:
1) Quando concordei que “apenas indivíduos com consciência podem olhar para aglomerados atômicos e estabelecer causalidades, fins e valores”, eu estava levando em conta como parte da definição de consciência a capacidade de receber informações sensoriais e interpretá-las, e a capacidade de fazer conexões lógicas e inferências.
2) Se a parte da definição de consciência usada para afirmar que precisamos dela para poder “olhar para aglomerados atômicos e estabelecer causalidades, fins e valores” for muito diferente desta que eu dei, então ok, não concordo com a necessidade de consciência e gostaria de saber a sua definição + quais aspectos dela seriam necessários para a questão.
3) Agora, se a parte da definição usada for basicamente a mesma, então não vejo necessidade de livre arbítrio, já que pouco importa o resto da definição de “Consciência” possível.
E sem consciência somos rebaixados ao patamar de inteligência mecânica, você realmente acredita que é um software de computador?
Cansativo, o livre-arbítrio é tão simples de entender.
Deus não devia dar livre arbítrio para uma pessoa machucar a outra tirar a vida da outra. Você gosta desse livre arbítrio de uma pessoa ir te machucar?
O discurso do convidado sobre livre arbítrio não encontra correspondência na realidade. A experiência universal sempre acreditou que somos livres e responsáveis, estão aí desde os primórdios da história os tribunais responsabilizando os seres humanos por suas ações. O que o convidado não entende é que o livre arbítrio é real não demonstrável pelos instrumentos científicos, mas sabemos que nem tudo que é real é científico. Entre a fala do convidado e a experiência universal, seria de melhor bom senso ficar com a experiência universalmente não nos tornarmos negacionista como este rapaz
Condiz totalmente com a realidade, você é que não sabe diferenciar livre arbítrio de liberdade e causa e efeito. Esse mito do livre arbítrio já foi derrubado há mais de uma década no escopo científico, inclusive, há até mesmo videos com testes aqui no UA-cam pra você entender melhor. O que ele falou é ciência verificada pura e simples. O problema é a falta de cultura, acesso ao conhecimento, e principalmente, dificuldade de aceitar fatos que vão contra o que você acredita. Qualquer especialista em neurociência vai dizer o mesmo sobre a não existência do livre arbítrio. Se informe antes de comentar, especialmente quando você claramente não sabe nem ao menos distinguir entre os termos, suas aplicabilidades, e implicações sócio-culturais. Tergiversou demais e não falou nada que o contestasse efetivamente.
Defina exatamente o que é "experiência universal?"
Esse papo de realidade vale também pra Deus ?
Gui Palesi? 😅
Esse é o grande problema do homem, adquire um pouco de conhecimento sobre o cérebro, ai ja acha que é mais sábio que Deus que foi quem o fez. A Bíblia diz que temos poder de escolha, livre arbítrio, ai o cara estuda um pouco, conhece mais que a maioria sobre o cérebro, e diz não, Deus tá errado, não temos poder de escolha. Tem um versículo que explica muito bem isso: 1 Coríntios 3
19 - Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios nas próprias artimanhas deles”.
Na própria bíblia é deixado bem claro que o livre arbítrio acabou quando o homem escolheu pecar se tornando escravo do pecado... O que nos resta é só a escolha, a liberdade e libertinagem, mas não o livre arbítrio...
Livre arbítrio de escolher o quê nesse mundo branco?
Esse é um papo meio budista
Os comentários só tem cientista sem diploma. 😂😂
A choradeira nos comentários é a melhor parte kkk. Faz umas duas décadas que há estudos, pesquisas e experimentos provando que não existe livre arbítrio, mas o Zé médio que não lê e não se informa, trata isso como uma afronta à própria crença kkk. O mais engraçado é ver a ironia de uns crentes chamando o cara de ''charlatão" kkkk.
Kikikiki é triste isso o nível baixo de estudo 📚
Então eu não estou assistindo isso pq eu quero?
@@alissongoulart4961 exato
@@Totevendoai mas meio que o argumento é quê nossas decisões são tomadas com base na nossa vivência e não no livre arbítrio correto?
Mas meio que somos o quê vivemos então mesmo que hormônios, fisiologia, cultura, saúde...etc coordene todas decisões da minha vida ainda sim essa metamorfose ambulante sou eu ao meu ver.
@@alissongoulart4961 o Fator externo cria o seu EU, seu Eu se baseia no fator externo, logo ele é o todo categorizado em "preferências" que são suas escolhas determinadas na experiência já obtida. Ou seja, esse você não é o que escolhe e sim o que já viveu, mas sua memória não lembra de tudo que viveu, a definição própria é mais extensa do que se imagina, usaria a frase " se definir é se limitar". E você não escolhe o que vive, só vive. É o pré conceito de não existir o livre arbítrio.
É designado pela materia...deus é mal,logo a materia que é criada por ele é mal
Eu não concordo com isso cara kkkkkkki não faz sentido nenhum...os seres humanos não seriam totalmente diferentes um do outro se fosse meras consequências ambientais cara. As pessoas não seriam capazes de surpreender e abstrair o pensamento e tal...seriam grandes massas homogéneas( no sentido mais amplo e não só político e etc..) muito louco acreditar nisso aí.
Perfeito, já pensou o ser humano modulado ao ambiente igual cachorro e raposa!? Outros mamíferos não tem o que temos, ou seja, decisão própria sem interferência ou condicionamento de algo 👍🏽
Eu decido na hora o que quero, e que se lasque a consequência do resultado 🤣✌🏽
@@Bruno-mv7gy outro ponto tu levantou...como chegamos onde chegamos sem livre arbítrio? Esses caras descartam muitas coisas...como poderia existir individuos como Einstein, newton, Leonardo da Vinci e tento outros ? Não faz sentido...esses caras não poderiam criar oq criaram somente com estímulos do ambiente em que viviam...já que não existia oq eles desenvolveram. Chagar a ser simples concluir que não somos meras construções do ambiente. Irmãos são extremamente diferentes embora criados em ambientes, se não iguais, muito semelhantes.
@@matheussurf23 você deu a cacetada final. Perfeita sua análise, já quero ser teu amigo 🤣👏🏽👏🏽👏🏽👍🏽✌🏽
Que prepotência do caramba! Dizer que nossa mente cria a realidade que percebemos kkk. O cara criou a mãe dele na própria mente? Ele criou quem concebeu ele?
No início, parecia um tolo falando; no fim, parecia que estava no início!
Isso é só um problema semântico
VIXI, está parecendo o tal do TICO SANTA CRUZ, papo de nóia.
Ele vê tudo como separado. Se seguir essa linha de raciocínio, a gente nasceria e morreria no mesmo ambiente, ou em um ambiente extremamente igual, pq já que somos moldados pelo ambiente e pelas reações dentro do próprio corpo, nós não seríamos capazes de criar outro ambiente sem ser o que conhecemos. Ele não consegue enxergar a própria cegueira. E ainda vem na internet propagar uma ideologia que faz a pessoa sentir menos dona de si mesmo. Reflete mais um pouco antes de falar irmão.
Concordo totalmente com vc! Se fossemos seguir esse raciocínio, não haveriam pessoas criadas em ambientes familiares muito bem construídos que seguem pelas vielas imorais da vida!
Isso é uma ciência específica. Estudem
@@zairaportelafilha7426 ?? Se vc está aqui pra rebater, rebate com algum argumento bom, não adianta só vir aq mandar os outros estudar.
Mas existem três níveis de seleção do comportamento, o ambiente é apenas um deles, têm o filogenético e ontogenético também. Mas com certeza o ambiente vai influenciar inclusive na sua tomada de decisão de mudar de ambiente.. Dá uma lida sobre behaviorismo, vai ficando mais nítido conforme estuda
@@maurocalori6791 conheço o behaviorismo... Se não me engano, o que mais influencia, para ele, é o ambiente. Mas eu ainda tenho minhas dúvidas quanto a isso, pois como falei acima, já vi pessoas em muitos ambientes favoráveis irem contra tudo isso e tomarem decisões q vão na contramão disso!
olá amigos, venho aqui apenas dizer que só vou parar de comentar quando eu tiver 10Mil inscritos!abraços
Óbvio que o livre arbítrio não existe. Quem em sã consciência acredita nisso? Kkkkkk
Eu, se é o ambiente que nos controla ent irmãos não poderiam ter gostos diferentes ou mesmo decisões diferentes, pois estão no mesmo ambiente com as mesmas coisas.
@@joilson824 Óbvio que não cara. Irmãos, mesmo vivendo em uma mesma casa, com os mesmos pais, vivem experiências diferentes todos os dias. Fora que a genética de ambos também não é idêntica, isso implica dizer que mesmo que hipoteticamente eles passem pela mesma experiência de vida, ainda sim, a reação perante a vida não seria similar, pois ambos teriam respostas cerebrais diferentes.
Eu não acredito que esse cara falou tamanha bobagem.
Maluquinho, ver isso me faz lembrar da história do rei e a roupa invisível kkkkk muita gente concordando com o cara que quer comparar um ser humano com um Estado ou cadeira. O fato é que sob mesmas circunstâncias pessoas diferentes vão tomar decisões diferentes.
Nada do que você falou faz o menor sentido, nem disprova o que ele falou. Só demonstra que você é completamente desinformado acerca dos estudos científicos desse tema. O maluco que enxerga a roupa invisível do rei é você, e todos aqueles que acreditam em livre arbítrio, divino ou qualquer deus invisível.
@@I-used-to-be-Ariel... Mas de uma forma ou de outra - agindo pela razão ou pela emoção - ainda é você. Não dá pra tirar o corpo fora e falar “eu estava fora de mim”. Sim, o seu cérebro inconsciente comanda algumas ações - ou a maioria delas - mas o seu cérebro inconsciente também é você. Aliás, você é o seu cérebro! Portanto, existe sim, livre-arbítrio! Embora a discussão possa ir longe se pensarmos em termos de influências culturais, genéticas, nutricionais, pressões sociais, entre outras, que podem interferir nas suas decisões. Ainda assim, é você que está no comando.
@@I-used-to-be-Ariel... o cara já vem falando de religião, é mais idiota tentar provar que Deus nao existe, a provar que ele existe, se a ciência provasse que Deus existe ent ele n seria mais "Deus". Ent respeite as religiões dos outros pois cada um acredita no que quiser, incluindo você, eu não vou ficar te converter a minha religião. Ent respeite.
@@joilson824não
Esse aí fumou um negocinho estragado, hein
Não entra na minha cabeça que não existe um eu. Quem escreveu isso aqui?
O eu é uma narrativa mental..
Eu tô triste, eu tô feliz, eu tô angustiada.. eu tô isso eu tô aquilo... é uma construção mental...
Somos só uma massa de conglomerados de células perambulando e andando por aí...
Isso é bem doido kkkkkk
Não tem ninguém aqui dentro...
O "eu" é só um disco arranhado que fica repetindo o dia inteiro na mente, querendo criar um personagem para vida.
Os acontecimentos da vida são neutras, não tem significado... Simplesmente são coisas acontecendo. É a mente que tenta rotular como algo BEM ou algo MAL. E aí toda a desgraça acontece... Surge um eu que rejeita tal coisa e aceita tal coisa e todo o blabla mental começa.
Quem entendeu profundamente isso, se sente parte da vida não algo separado dela permite as coisas fluírem sem resistência pq não tem um "eu" resistindo a vida como ela é.
Se vc perceber uma criança pequena ou um animal não tem "eu" são completamente abertos para vida. E as coisas fluem naturalmente.
A máquina que é o corpo opera sozinha automaticamente sem um eu mental.
Se uma mulher engravidar,ela nao precisa fazer quase nada. O corpo trabalha sozinho para gestação dessa criança, vc respira automaticamente, seu coração bate sozinho sem esforço, bombeia o sangue sem precisar de ninguém e etc..
Deu vontade de ir no banheiro se levanta automaticamente e vai no banheiro. Não precisa de um EU.
Um eu mental que gosta de rotular, costuma pensar assim... EU estou indo ao banheiro...
Mas não tem ninguém.
Se vc reparar pequenas coisas cotidianas da vida, vai perceber q nao precisa fazer quase nada. Pq tudo acontece naturalmente.
@@kakesss9126 o interessante também é que tem gente que fica angustiada com essa ideia e outros que acham o máximo.
@@kakesss9126 Conhece algum livro/ vídeo que fala mais aprofundado sobre esse assunto?
Vivemos um determinismo. Tudo é uma questão de causa e efeito. A física clássica explica isso.
Se queremos compreender o mundo e a natureza, precisamos abrir a nossa mente e passar a enxergar com "outros olhos".
Nada com nada esse velho
Para quem fumou muito , e perdeu a consciência de sí próprio, não existe livre arbitrio.
zZzZzZzZzZz
Esse narizao nasceu kmo
Cara tá cheiradasso
Se livre arbítrio nao existe, porque as pessoas fazem o que querem ??? Deus permite que cada um escolha os dois caminhos que existem salvação ou perdição, vai de cada um ele nao obriga em nenhum momento.
amigo nao existe esse tipo de Deus! o ser humano inventa um Deus que caiba no entendimento dele o universo observavel tem mais de 60 sextilhões de estrelas incluindo sois luas milhares e zilhares dee planetas e muita idiotice acreditar que um Deus tão grande se importa com o que vc esta fazendo nessa poeirinha no espaço chamado terra! E MUITO IDIOTICE ACREDITAR NISSO,ACREDITAR QUE SOMOS UNICOS A IMAGEM DE ALGUM DEUS KKKKK PIADA PRONTA CRISTIANISMO E MANIPULAÇÃO
Ninguém faz o que quer. Faz o que as contingências ambientais nos levam a fazer.
Tenta entender o que ele ta falando e esquece a crença um pouco, só entender nem é para acreditar.
Você tem a ilusão de que está escolhendo o que vai fazer, e quanto a Deus, bom, isso aí é outro debate...
@@ojoaoleal Então, você bota um shortinho e sai rebolando o traseiro se assistir pornochancahadas de pipokadas e antitas? 😅😂🤣
Um monte de gente que não lê a Bíblia, falando sobre coisas bíblicas! Kkkkk
Não acredito em tudo da biblia. A pessoa mente. Só Deus quando aparecer
Esse feinho é o mais novo charlatão do pedaço. Agora inventaram os substitutos dos charlatães psicólogos, os neuropsicólogos.
Não tomou a vacina né?! kkkk
chora mais, fracassado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk