@Allison Da Silva Voce precisa é de libertação do pecado e principalmente da ira de Deus. Libertações "psicologicas" nao te tirarão do caminho ao inferno, somente Cristo pode te livrar de lá. Em segundo lugar, voce criou uma narrativa imaginária afim de fugir da realidade que voce sabe, de que voce é criado por Deus, esse Deus é justo e moralmente perfeito, e irá te julgar quando voce partir para outra vida.
Em meditação profunda percebemos o nascimentos e a dissolução do Eu, como nos guiamos ao sofrimento e como o sofrimento finda. Tendo posto tamanho estado de vigilância, algo muito interessante nasce... O agora, onde não há Eu, não há tempo, apenas presença, a não-dualidade. Grande liberdade se mostra, grande é o êxtase do conhecimento de si. Ponham a prática se assim quiserem.
@@adriano3987 não há "Lá". Diria pra começar revendo seu contexto pessoal, familiar, raízes, como você se põe no mundo, antes de se disciplinar na arte de apenas ouvir, porque requer a ausência daquele que é o filtro, a ausência daquele que é antagonista de si mesmo. Quando entendermos que nós mesmos estamos nos iludindo sobre quem somos, então a meditação começa. Sem que o Eu precise que ela comece.
@@canalrobopopprofundo demais...o que vc falou eh a essência do ensino de Krishamurti.... Entendo a mensagem , mas ainda estou muito no nível intelectual...
O eu é você separado de Deus. Ou seja o Ego, fazendo uso do seu livre arbítrio...esse é o Eu, a falsa sensação de que sozinhos( separados de Deus) somos alguma coisa
Aula saborosa. Um verdadeiro banquete de conhecimento!! Meu eu é tão repugnante, mas encontrei uma luz em Jesus, que pra mim não foi, mas é o único ser perfeito!
Se eu entendi, voce que se conhece, passa a ser questionado por voce que acha que se desconhece ? Geralmente quando tem mais de uma pessoa na história, colaborar é melhor que desconfiar. Mesmo por que, não da para tirar de dentro de voce, esse voce, que voce não confia mais.
Tem o livro da Bené Brown, "A coragem de ser imperfeito", que fala que a melhor forma de construir relações profundas e duradouras é mostrar suas vulnerabilidades, ser verdadeiro! Todos somos imperfeitos .... e gostamos de pessoas reais e imperfeitas.
O EU é a primeira pessoa do singular. Quem é essa primeira pessoa do singular? todos nós! Então o EU é o TODO manifestado em cada um de nós e cada um de nós somos o TODO que ganhou a consciência de se entender e estar em todos os lugares ao mesmo tempo e vivenciar bilhões de experiências ao mesmo tempo.
Shooów. Como estudioso de mecânica quântica e espiritualidade concordo completamente. Assim sendo, se o um é o todo e o todo é o um, tanto as ações positivas de um indivíduo quanto as ações negativas deste para com a sua comunidade são de co-responsabilidade de todos que participam daquela sociedade. Por isso que quando comento com amigos que assassinatos, roubos e corrupção são carmas sociais e que eles tem participação nisso mesmo que indiretamente, eles se recusam a aceitar ou compreender. E nisso o filósofo do vídeo acima está parcialmente correto, digo parcialmente porque a verdade é insuportável para muitos, mas não para todos. Quem é voltado para os estudos de expansão da consciência, mesmo que a um custo elevado, se torna capaz de aceitar a Verdade.
@@alamatosbarbosa8505 E é aí que mora o perigo. Simplicidade e a objetividade não combinam com o ser humano, que é complexo e subjetivo. Acaba sendo apenas um atalho para fugir de encarar o vazio de significado que é o EU.
Vc está falando da reputação que criamos de nós mesmos. Isso vem do ego, e até certo ponto é natural e inevitável. O ego faz parte do ser humano tanto qnto sua propria essência, sua alma. É impossível dissociar o ego do homem, e até mesmo vc que está representando neste video também representa na vida. Eu costumo dizer uma frase: "Meus pensamentos são públicos, já as minhas intenções são privadas.". Muitas pessoas se dizem transparentes, mas eu acredito que a pessoa mais transparente do mundo simplesmente desapareceu por completo, ou seja, não existe! O que temos que "tentar" fazer enquanto seres humanos, é nos aturar enquanto humanos, pq o amor fiel é só o amor de cachorro, este sim, é desprovido de ego! Por mais incrível que isto possa parecer, o ser humano é deveras desumano...abs
Bela síntese sobre as redes sociais. Em síntese, as toneladas de antidepressivos mostram um antagonismo entre a imagem do "eu" e a paz interna de ser quem, de fato, é.
Eu quero ser isso, eu sou isso eu quero ser aquilo! Toda essa busca incessante e muitas vezes imatura, faz parte da evolução natural do homem, se descobrindo, se experienciando, rumo a mais alta compreensão de tudo. Só depois de um longo tempo de aprendizado e experiência após esta vida, entenderemos por completo o significado de tudo e quem realmente somos. Então, abraçados pelas Deidades, seremos um com o todo.
Já vi um psicanalista brasileiro (parece que era o Eduardo Mascarenhas num programa de TV) fazer esta citação de um dramaturgo americano: *_"O neurótico constrói um castelo no ar; o psicótico mora nele; o psiquiatra cobra o aluguel" (Jerome Lawrence)_* E alguem ainda fez esse adendo: "E o governo cobra taxa sobre tudo isso."
Em "A transcendência do Ego", Sartre traz a questão do "Eu" justamente como um "Nada", ou seja, o "Eu" é a consciência num estado reflexivo de si mesma. Como diria o filósofo: "O eu é o Ego como unidade das ações". O eu só existe como consciência reflexiva de si mesma.
Vc quer ser convidado sempre para festas e eventos . Elogie as pessoas certas massageia o ego delas faça elas se sentirem importantes legais . Pronto vc será sempre bem recebido o mundo adora isso .
Isso é revelador para mim. Acredito que vivi sempre esse jogo de manipulação entre eu e o outro. Há pouco tempo eu tive um choque muito forte quando uma pessoa revelou-me o que eu era, e isso afetou-me em um primeiro momento. E o choque foi de tal monta que fiquei sem reação. Esse acontecimento teve o testemunho de alguém a quem eu tinha apreço e que ajudava-me nas minhas dificuldades em resolver problemas com cartão de crédito, marcar consultas, efetuar pagamentos em geral com o plano de saúde, encerrar vínculos com provedor de linha telefônica do celular e outros. Acostumei-me a ter alguém que sempre estava a disposição para essas soluções. E levei-me a crer que isso era meu direito -- usá-la para esses pequenos serviços. Quando numa conversa a três ela externou o quanto era incômodo essa tarefa. Então, a tal personagem -- a qual conhecera naquele momento --, falou-me POR QUE VOCÊ NÃO TENTA PASSAR TRÊS MESES CUIDANDO VOCÊ MESMO DOS SEUS PROBLEMAS SEM IMPORTUNAR FULANA! Pois é, eu disse que iria proceder dessa forma conforme ela me provocara. Saí dali incomodado, mas sem rancor. Quando em casa, refleti e verifiquei que eu era um explorador da boa vontade de alguém, que estava no jogo comigo da interação estruturada e das expectativas recíprocas, ou seja -- "eu sei que ela espera que eu aja de determinada maneira"; ou, "eu creio que ela crê que eu creio que ela espera que eu aja de determinada maneira". A verdade colocada para mim daquela forma, levou-me a corrigir-me e, agora entendo a questão da criação do EU a reforçar-me nesta questão filosófica de Blaise Pascal. Agradeço ao professor Andrei Martins com sua fala sobre o assunto e entender, ainda mais, a necessidade do CONHECE-TE A TI MESMO.
Teve uma noite que tive um insight tao forte que acessei uma frequência de percepção/pensamento/emoção tão profunda que nao consegui dormir aquela noite. Naquele dia entendi que, além do Eu ser uma construção, ele tem uma razão de existir. E a simples razão é que Deus é tudo que existe. Se ele é tudo que existe, ele sempre existiu e vai sempre continuar existindo. Se ele vai sempre continuar existindo, significa que ele é eterno. Se ele é eterno, já podemos entender que ele também é infinito. Se ele é infinito, podemos entender também que ele é onipopotente, onisciente, atemporal, indefinido. Com todas essas "propriedades", fica fácil compreender que nós somos apenas Deus, ou o Todo, ou essa Inteligência se expressando de infinitas formas e infinitas existências, para que possamos nos experienciar e chegarmos aos entendimentos sobre quem somos, mas esse entendimento termina no momento que algo que se pode compreender é algo finito, ja algo que não se pode compreender é algo que apenas é.
É quase isso. tem um EU q criado apartir do meio em que vivemos.mas esse eu é falso,ele é isso mesmo uma personagem q aderimos a nós, mas fazemos isso sem perceber é natural. Agora existe um EU q é verdadeiro. esse ele nunca mudar.ele sempre esta dentro de cada um de nós ele é tipo um backup de quem nós realmente somos . Ele está lá abafado por esse personagem falso q chamo de personalidade, e sendo q ele é a verdadeira personalidade e imutável,mas conhecido como EU SUPERIOR.
Escrevendo meu trabalho de mestrado sobr "Yo El Supremo" do escritor Augusto Roa Bastos, seguindo este pensamento filosófico. Por isso curti o vídeo e a explicação resumida do professor ficou excelente. Abraços carinhosos e parabéns pelo canal. E aqui uns versos que escrevi durante o trabalho: O PRÓXIMO ** O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou É este porquê que não me deixa ser, em paz Sempre em guerra aprendi a estar tranquilo, na luta Contra mim mesmo o tempo todo em todo lugar O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou A ideia de mim que eu ainda não nasci para ser O desejo de ser que ainda não nasci para ter A dúvida que serei no eu que ainda não nasceu O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou Minha vida vivida sem mim nunca ser, enfim , eu Um, nítido, fixo, junto, puro, nunca, sendo vou Sem nunca deixar de ser quem eu ainda não sou O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou Aquele beijo que você ainda não me beijou Aquele sonho que ainda a gente não dormiu, juntinho Aquele filme e música que ainda não nos são, lembranças O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou E não fui o que sou enquanto não fui o que era E era que eu não era o que eu era antes de ser O que nunca jamais em nenhum momento fui, até então O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou Presente em mim sempre o meu fim é um outro eu Sem eu ser este outro que será quem ele ainda não é Isto é, eu, isto sou não sendo ainda o que um dia serei O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou Quando sendo o que ainda não sou seja lá o que for O que mais gosto de mim é o que eu ainda não sei, se serei Enquanto eu não seja o que em mim nunca foi eu O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou A próxima palavra ainda não escrita por quem serei A próxima palavra lida por quem um dia me será, por escrito O próximo eu é sempre o mais próximo de quem sou , agora eu o que gosto mais do meu ser ser eu é que eu nunca sou para sempre TAT
Bobagem! Blaise Pascal sempre foi um filósofo meia boca que se baseava no Subjetivismo, temos filósofos muito melhores como Ayn Rand por exemplo, que escreveu um ótimo livro chamado Cântico que explica o que é o "EU" e a importância do "EU" para o individuo!
"Minha filosofia, na sua essência, é o conceito de Homem como um ser heróico, tendo a felicidade como o propósito moral da sua vida, a conquista produtiva como sua mais nobre atividade, e a razão como seu único referencial." Ayn Rand -Ayn nunca deve ter trabalhado nessa época racionalista e desumana, pra sentir toda a sanha produtiva de seus patrões. Rsrsrs
O que existe de palpável é a vida dentro de cada um de nós. A vida de todo se humano deve ser valorizada e cultivada. Essa vida é sempre renovada com o nascimento de novos seres humanos. Somos seres impermanentes, portanto o eu, infelizmente acaba.
Brilhante!!!👏👏👏👏 Juste une observation : Personne na tradução para o português significa além de pessoa, NINGUÉM, et jamais rien (nada), que inclusive se adequa melhor na sua fala: o Eu é Ninguém! Encore une fois, merci pour votre pensée !
Uma coisa somos qdo estamos na nossa zona de conforto, outra é qdo estamos em dificuldades. Por isso heróis são possíveis apenas nas adversidades. Por exemplo: qdo estamos cansados e com fome já não temos a mesma paciência e bom-humor. E em situações extremas, qdo nossa vida está ameaçada, a maioria é capaz de ações deploráveis para salvarem suas vidas, enqto outras são capazes de sacrificarem-se para salvar os outros.
O eu verdadeiro refere-se a alma.Representa para o indivíduo,a verdade,a razão da existência e sua fonte de viver.Despertar o eu, é o amadurecimento da consciência.
Nossa, que reflexão incrível. Se formos pensar bem, o nosso "eu" (nossa essência, teoricamente imutavel) pode se manifestar de diversas maneiras, dependendo do ambiente e da pessoa com quem a interação se dá. Então não necessariamente seria um "teatro", no sentido de adular para ser adulado, mas talvez várias expressões do "eu" através do outro. Até porque, eu pelo menos, me descubro muito através do outro. Portanto o outro e o tempo, podem ser fatores determinantes para o descobrimento do "eu" em sua essência. Que é quando os tentáculos do ego vão ganhando menos força, visto que não precisa mais proteger o que se sabe que é.
O "EU" é a essencia de cada um. Somos espiritos únicos, cada um tem sua essencia propria. Por mais que mudamos , a essencia é a mesma, sendo assim, teremos que tratar de evoluir, buscar sem melhor a cada día, porque ainda somos muito ignorantes... Vamos evoluir galera!! Faça o bem!! 🙌🏻
O " EU " existe sim , ainda mais num País onde é cada um por si , onde tudo é competição , no jogo da vida o que importa é a sobrevivência e adaptação , e nisso só cabe a mim mesmo , quanto aos outros , quem chegar em segundo leva o que sobrou , " se sobrar "
Naruto Uzumaki bom dia! Alma é o nome que vc dá á esse algo dentro de vc, outras pessoas chamam de outros nomes, algumas pessoas acham que não temos nada dentro, só carne e osso...
Onde a verdade prevalece de forma explicita, muito se persebe ter um sentir e estar de todos, onde de certa forma, ambos se deprimem e ficam acessíveis de uma ordem por um maior.
Quando em frente ao espelho a gente pergunta: Quem sou eu? será que eu sou quem esta perguntando ou quem não sabe responder? Parabéns Martins aula massa!!!
O "Eu"é a alma ! O corpo é o veículo das ações! O indivíduo que quando erra ,reconhece ,se arrepende e procura melhorar,este está no caminho da linha da perfeição, mas o indivíduo que sabe que errou mas continua,se torna um cínico, então esse "Eu"torna-se um engano,uma máscara!
eu= persona = nada = o princípio inteligente de vontade que deu origem à tudo no big bang. mas se o nada contém infinitas possibilidades, o nada é também o tudo.
"EU" é a soma de varias facetas que no conjunto forma a pessoa, exemplo: A Estrela de David" é um hexágono onde cada aresta está unida a um triangulo; ela não é o exógono e nem os seis triângulos, mas a soma destes. Desta forma o "EU" só pode ser entendido por esta comparação, um pouco do que eu me enxergo, do como os outros me enxergam, da minha personalidade, do meu caráter, da minha imagem, do meu comportamento, do meu pensamento, da minha memoria. Você pode falar, sua imagem pode mudar, sua memoria pode apagar, seu comportamento pode alterar; sim, isso é verdade, mas o "Eu" também esta em constante mudança, na guerra nosso comportamento muda, na selva nossa atitude muda, na doença (Alzheimer) nós mudamos, com o tempo nosso gosto e nossa biologia muda. Então o que esta errado na analise é pensar que o "Eu" é imutável, pois olhando com cuidado até as montanhas mudam. Joel.
"Busco mais quem me louvasse tudo quanto eu fizesse" "E eu quem me repreendesse em cada cousa que errasse"... ..." Quem tens sabido?" "Que quer em extremo grado Todo Mundo ser louvado e Ninguém ser repreendido" Auto da Lusitânia, Gil Vicente.
Concordo com vc em boa parte, mas quando se trata dos nossos filhos e pais isso muda. Eles não nos oferece nada assim por dizer e os amamos mesmo assim. Agora se levarmos por outro lado de que os nossos país nos ofereceram a vida e os filhos a nossa continuidade aí sim seu contexto está certo.
Imagine que você um dia perdesse a capacidade de pensar, de sentir qualquer emoção, de enxergar, de ouvir, de sentir cheiros, de sentir sabores, de sentir qualquer coisa pelo tato. A pergunta é: você ainda seria você? *Lembrando que quando você perde a capacidade de pensar você automaticamente perde o acesso as suas memórias. Pois lembrar de algo, é basicamente pensar sobre a memória de um fato "ocorrido". Pensei nessa pergunta porque ao ver o vídeo, percebi que o Andrei Martins fala que o "eu" é inventado pelo homem para que o mesmo possa se sentir, de certa forma, seguro. Mas ai surgiu a seguinte pergunta na minha mente: se eu inventei o meu eu então de onde veio o eu que inventou o meu primeiro eu? Para ser mais exato o que quero saber é: quem, ou o que, é aquele que observa antes de julgar? **não sei se ficou coerente, portanto me desculpem caso não tenha conseguido me expressar direito.
Marcell Lamarck "se eu inventei o meu eu então de onde veio o eu que inventou o meu primeiro eu ".Só essa já é o bastante . Parabéns, e ainda caberia no lugar 'de onde veio o eu', por : quem seria esse eu ( o qual inventou o segundo eu ? ).
Se eu perdesse toda minha capacidade continuaria sendo EU, porém sem vida. A questão que o EU de hoje não é o mesmo EU de amanhã. Somos uma consciência dentro de um corpo. A consciência é responsável pelos nossos pensamentos e emoções.
Esse "amigo" só virá a ser objeto do meu ódio se, na sua verdade, eu sentir a "verdade" sem empatia. Verdade sem empatia é apenas uma forma de sobrepujar níveis de superioridade e massagear o ego
Normalmente sim. Acho que o ódio varia conforme as consequências da "verdade" ou "mentira". Se tu percebe que a "verdade" ou "mentira" afeta teu "poder", "status", "credibilidade", "privilégios", conforme a gravidade desse "algo que é revelado" e o "valor do que será perdido", menor será o valor da pessoa que fez isso. No nível mais alto de "significado ou valor dessa perda", teu ódio chegará ao ponto de que essa pessoa morra ou desapareça. E, pouco importa se ela falou com amor, se é amigo, parente ou etc. O ódio surge de forma "automática". Porque as consequências dessa verdade podem ser: todos vão te admirar menos, te respeitar menos, confiar menos em ti, te tratar pior, falar mal de ti, rir de ti, te evitar e etc. E a tua "sobre-vivência" depende disso. Quanto pior teu "poder-status-credibilidade-confiabilidade-etc" ou "utilidade social", piores poderão ser as responsabilidades e os cargos sociais que tu irá ocupar. E pior poderá ser a forma com que tu será tratado. No nível quase zero de valor te resta ser escravo ou viver de lixo. No nível abaixo de zero nem viver te será permitido. Por isso as pessoas preferem as "mentiras convenientes" do que as "verdades inconvenientes". Porque, na verdade, elas nem se importam com "mentiras" ou "verdades". Elas se importam é com as consequências dessas revelações. Em muitos casos, se importam apenas se isso gera dor ou prazer. Então, se a pessoa fala "sem empatia", não importa se ela fala uma verdade ou uma mentira. Se a "falta de empatia" ou forma de se expressar já te irrita, tu irá se irritar ainda mais se essa "verdade" ou "mentira" te prejudicar de alguma forma. Em alguns casos, a pessoa te joga a verdade na cara, com ou sem empatia, e tu aceita de boa. Em outros casos, a pessoa te joga a verdade na cara, com ou sem empatia, e isso te irrita. Porque sempre depende daquilo que está em jogo, e que tu vai perder ou ganhar. As pessoas costumam dizer que "querem o teu melhor". Querem o teu melhor, desde que, você não se torne melhor do que elas. Porque, se elas pudessem escolher, isso é algo que elas dificilmente iriam querer. Pior ainda quanto mais isso afeta os privilégios que essa pessoa tem ou tinha quando era ou aparentava ser superior a ti nisso ou naquilo. Se tivéssemos o tal "amor pela sabedoria", e existisse "filo-sofia", as "verdades" nos proporcionariam bem mais "felicidade" do que os privilégios obtidos por quaisquer outros meios. Como não existe amor nem respeito por sabedoria alguma, restou respeitar gurus, celebridades e autoridades. Afinal, não é sempre, nem em qualquer contexto, que as correções daquilo que qualquer um diz são bem vindas. É sempre bem mais conveniente ficar quieto e ser conivente com as mentiras e meias-verdades quando é possível com isso obter notas, cargos, títulos, elogios, menções, apreciações e todo tipo de upgrades. Acho que era Nit quem dizia que, bem melhor é um "pedante" que nos acrescente algo, do que um "humilde" que apenas nos toma o tempo. O problema é que, mesmo que esse "melhor" seja mesmo melhor, sempre é difícil conter a raiva. Pois, como não somos "estoicos", nós acreditamos que a exata mesma coisa poderia ter sido feita de forma muito melhor. Acreditamos que o outro sempre tem capacidade de ser muito melhor do que consegue ser, segundo sabe-se lá o que foi que o mesmo vive ou viveu. Imaturidade, sonho, ilusão, fantasia, ignorância, expectativa, sofrimento, inveja, ódio... Tudo isso é o ego. Uma doença, um acidente, uma invenção que precisamos constantemente reinventar. Sei lá. No meio de cães, muitas vezes o mais sábio é o que late mais alto e depois sai correndo. ^^
Concordo, é possível sentir qndo alguém te fala uma verdade que vc não está vendo mas com a intenção de ajudar, e nesse caso se vc estiver aberto a transformação não ha esse ódio.
Um EU é a tentativa de ser um EU no futuro ! O EU de agora trabalhar pra ser algum tipo de EU no futuro ! Então engloba toda a caminhada , fisicamente e mentalmente , do agora até o futuro ! Minha visão ! Temos muito que aprender ....
@@michaelmyers7393 Admitindo-se que o ego seja "a personalidade formada através da mente pela influência externa", em vez do próprio "eu", temos assim uma personalidade forjada por uma entidade imaterial (a mente), e desde fora, "pela influência externa". Mas, enfim, de quem é essa mente e quem por meio dela e com elementos externos forma a personalidade de quem? E essa personalidade, a quem pertence? Como se explica, nesse contexto, a aparição da consciência? A propósito, quem ou o que é você que fala comigo aqui?
Esse última semana foi só esse momento, tendo andado só com as ondas, fui dando tchau para todo ideal, para toda identificação, sobrou só os encontros com os outros, acho que meu destino é virar analista.
Eu sou, alfa e omega, estou e em breve irei como o eu que surgiu e sumiu como parte de algo no registro do tempo fiz o que tinha de ser feito no valor e importância de cada momento estou em paz cônscio do sentir e não existir da relevância e do esquecimento degustei o prazer momentâneo do vir do pó e ao pó retornar, consciência inconsciente.
Sei não! Estou começando achar que, na verdade, eu não existo, tampouco a própria verdade é verdadeira. Acho mesmo que sei lá! Mas o vídeo é muito bom. Ou não?
Somos apenas um corpo biológico que vai "desenrolando" sua programação genética condicionada durante a vida sob um cenário social também condicionante e que acredita que nossas "escolhas" são livres e confirmam a existência de um eu. Viver consciente desse "minimalismo existencial" é muito mais favorável a uma vida plena do que tentar manter o alto custo de um eu que quer se auto afirmar. O induísmo e o budismo questionaram a existência de um eu já desde muito antes da era cristã. .
@@gustavosanthiago, boa pergunta! Dependerá de como interpretarmos o termo espirito. Se a interpretamos como um conceito abstrato e vazio em sua essência ou como um dos elementos gerais do universo. A palavra "espírito" é polissêmica. A minha colocação se baseou neste último sentido.
@@alexkappaun Entendi! Nesse caso então "espírito" não seria uma "alma" eterna e individualizada, mas uma dimensão universal mais profunda da realidade, certo?
@@gustavosanthiago , no sentido de que o universo é composto por três elementos, Deus, espírito e matéria e o nosso Espírito ou alma (espírito encarnado) deriva desse elemento espiritual. A realidade profunda da nossa essência é que somos espíritos imortais no caminho da evolução, através das nossas inúmeras existências. Não somos um corpo que possui um espírito, mas um espírito que possui um corpo. Esta é a essência do nosso verdadeiro eu a que fiz alusão no meu comentário.
@@alexkappaun Agora acho que entendi direito! Kkk Obrigado! Mas aí esse espírito encarnado não se assemelha muito com o "Eu" que Pascal analisou? Ao remover todas as características mutáveis dele, o que sobra? E se há algo de imutável nele, como se dá a evolução? Digo, como algo pode evoluir se é imutável? (Desculpe a insistência 😅)
Eu sou um sujeito desgracado não uso máscara a minha felicidade são raros momentos sou chato, não sou digno de amor, tenho milhares de defeitos e geralmente falo o que penso, dessa forma eu sou desprezível para muitas pessoas,eu tento me conhecer e a cada dia me isolo mas das outras pessoas,Obs: não desrespeito às pessoas,a minha opinião as vezes na grande maioria fica para eu.
Assine a Casa do Saber +: casadosaber.info/Assine_CDS_YT (Assine com 7 dias de garantia)
"Muitas vezes eu tentei fugir de mim, mas onde eu ia, eu tava."
(Tiririca)
Melhor comentário 😄👍👍👍
Isso é um ditado antigo do Budismo, uma evidência prática da existência do Eu. Excelente comentário
Boa kk
Jung já dizia: "É mais fácil começar do zero e levar o homem à Lua do que começar do zero e levar o homem ao interior de si mesmo."
acho que é mais facil doq parece... psicologos e psicanalistas vivem disso!
@@hiagofurlan4579 Claro, conduzindo clientes por anos e anos à fio sem perspectiva de alta...
Jung vc quis dizer?
@@antoniocarlosf.goncalves2719 e conduzindo outros clientes para fora de vicios, traumas, psicoses, depressão e anciedade...
@@alicenogueira7166 Show, obrigado pela correção Alice.
O " conhecimento de si é doloroso,porque a verdade é insuportável " é de se pensar....
Isto é muito relativo. Sempre existe alguém com qualidades perfeitamente aceitáveis.
@@mundobostal8530 Sim, mas o ponto não são as qualidades, mas sim os defeitos. Ninguém escapa aos defeitos
Qualquer um que nega a Deus, negou , fugiu e odeia verdade. O que é verdade sem a palavra de Deus?
@@mundobostal8530 Nao existe ser humano com qualidade aceitavel. Todos são podres, corruptos, pecadores, mentirosos.
@Allison Da Silva Voce precisa é de libertação do pecado e principalmente da ira de Deus. Libertações "psicologicas" nao te tirarão do caminho ao inferno, somente Cristo pode te livrar de lá.
Em segundo lugar, voce criou uma narrativa imaginária afim de fugir da realidade que voce sabe, de que voce é criado por Deus, esse Deus é justo e moralmente perfeito, e irá te julgar quando voce partir para outra vida.
O verdadeiro eu de cada um, está sempre dentro de um armário.
Uma porrada dessa às 7 da manhã.
Te ajuda até a acordar... Pra vida. 😄❤
O eu é um extraordinário instrumento desenhado para servir o ego e suas necessidades de sobrevivência e prazer.
Psicologia séria e didática! Essa canal é sensacional!
O EU é a mais pura essência do Ser sem todo o lixo que está fora.
Em meditação profunda percebemos o nascimentos e a dissolução do Eu, como nos guiamos ao sofrimento e como o sofrimento finda. Tendo posto tamanho estado de vigilância, algo muito interessante nasce... O agora, onde não há Eu, não há tempo, apenas presença, a não-dualidade. Grande liberdade se mostra, grande é o êxtase do conhecimento de si.
Ponham a prática se assim quiserem.
Budismo
Alguma dica pra chegar lá? Medito já há bastante tempo e nunca vi nada demais
@@adriano3987 não há "Lá". Diria pra começar revendo seu contexto pessoal, familiar, raízes, como você se põe no mundo, antes de se disciplinar na arte de apenas ouvir, porque requer a ausência daquele que é o filtro, a ausência daquele que é antagonista de si mesmo. Quando entendermos que nós mesmos estamos nos iludindo sobre quem somos, então a meditação começa. Sem que o Eu precise que ela comece.
@@canalrobopopprofundo demais...o que vc falou eh a essência do ensino de Krishamurti.... Entendo a mensagem , mas ainda estou muito no nível intelectual...
" A verdade é insuportável". Vou tatuar isso. 👏👏👏
Na verdade esse eu,é a verdade espiritual. O que Cristo mostra pra nós quem somos. Só através da oração realmente vemos claramente quem somos
Uauuu! É real! O único momento que eu não consigo ser outro ou fingir ser outro é na oração.
E o q seria espirito? É só mais uma forma de dizer ñ sei. A gente ñ sabe no final das contas o q é...
O eu é você separado de Deus. Ou seja o Ego, fazendo uso do seu livre arbítrio...esse é o Eu, a falsa sensação de que sozinhos( separados de Deus) somos alguma coisa
Aula saborosa. Um verdadeiro banquete de conhecimento!! Meu eu é tão repugnante, mas encontrei uma luz em Jesus, que pra mim não foi, mas é o único ser perfeito!
Você precisa ascender à luz que existe em você.
Um vídeo desses deveria ter milhões de acessos.
O EU é!!! Nenhuma construção!!!!
Apenas a CONSCIÊNCIA que é ciente de todas as construções
O primeiro passo para conhecer-se é desconfiar de si mesmo.
Júlio e Augusto Hare
Linda!😘
Se eu entendi, voce que se conhece, passa a ser questionado por voce que acha que se desconhece ? Geralmente quando tem mais de uma pessoa na história, colaborar é melhor que desconfiar. Mesmo por que, não da para tirar de dentro de voce, esse voce, que voce não confia mais.
Tem o livro da Bené Brown, "A coragem de ser imperfeito", que fala que a melhor forma de construir relações profundas e duradouras é mostrar suas vulnerabilidades, ser verdadeiro! Todos somos imperfeitos .... e gostamos de pessoas reais e imperfeitas.
O EU é a primeira pessoa do singular. Quem é essa primeira pessoa do singular? todos nós! Então o EU é o TODO manifestado em cada um de nós e cada um de nós somos o TODO que ganhou a consciência de se entender e estar em todos os lugares ao mesmo tempo e vivenciar bilhões de experiências ao mesmo tempo.
Shooów. Como estudioso de mecânica quântica e espiritualidade concordo completamente. Assim sendo, se o um é o todo e o todo é o um, tanto as ações positivas de um indivíduo quanto as ações negativas deste para com a sua comunidade são de co-responsabilidade de todos que participam daquela sociedade. Por isso que quando comento com amigos que assassinatos, roubos e corrupção são carmas sociais e que eles tem participação nisso mesmo que indiretamente, eles se recusam a aceitar ou compreender. E nisso o filósofo do vídeo acima está parcialmente correto, digo parcialmente porque a verdade é insuportável para muitos, mas não para todos. Quem é voltado para os estudos de expansão da consciência, mesmo que a um custo elevado, se torna capaz de aceitar a Verdade.
Rodrigo exatamente ! Cada indivíduo , cada atitude e cada experiência é a manifestação do todo que afeta a tudo e a todos.
Seu texto foi mais simples e objetivo que o vídeo...
SENSACIONAL
@@alamatosbarbosa8505
E é aí que mora o perigo. Simplicidade e a objetividade não combinam com o ser humano, que é complexo e subjetivo. Acaba sendo apenas um atalho para fugir de encarar o vazio de significado que é o EU.
Vc está falando da reputação que criamos de nós mesmos. Isso vem do ego, e até certo ponto é natural e inevitável. O ego faz parte do ser humano tanto qnto sua propria essência, sua alma. É impossível dissociar o ego do homem, e até mesmo vc que está representando neste video também representa na vida. Eu costumo dizer uma frase: "Meus pensamentos são públicos, já as minhas intenções são privadas.". Muitas pessoas se dizem transparentes, mas eu acredito que a pessoa mais transparente do mundo simplesmente desapareceu por completo, ou seja, não existe! O que temos que "tentar" fazer enquanto seres humanos, é nos aturar enquanto humanos, pq o amor fiel é só o amor de cachorro, este sim, é desprovido de ego! Por mais incrível que isto possa parecer, o ser humano é deveras desumano...abs
Bela síntese sobre as redes sociais. Em síntese, as toneladas de antidepressivos mostram um antagonismo entre a imagem do "eu" e a paz interna de ser quem, de fato, é.
De fato, caro fidalgo. Permita-me acompanhá-lo até sua carruagem.
'É?"Mas é o quê ? O que nunca será ?
O Eu é a alma
Me fez lembrar Clarice Lispector .
"Se Eu fosse Eu"!
Eu quero ser isso, eu sou isso eu quero ser aquilo! Toda essa busca incessante e muitas vezes imatura, faz parte da evolução natural do homem, se descobrindo, se experienciando, rumo a mais alta compreensão de tudo.
Só depois de um longo tempo de aprendizado e experiência após esta vida, entenderemos por completo o significado de tudo e quem realmente somos.
Então, abraçados pelas Deidades, seremos um com o todo.
Já vi um psicanalista brasileiro (parece que era o Eduardo Mascarenhas num programa de TV) fazer esta citação de um dramaturgo americano: *_"O neurótico constrói um castelo no ar; o psicótico mora nele; o psiquiatra cobra o aluguel" (Jerome Lawrence)_*
E alguem ainda fez esse adendo: "E o governo cobra taxa sobre tudo isso."
O eu é o nós, e o nós é o eu.
Um é o tudo, e tudo é o um.
Em "A transcendência do Ego", Sartre traz a questão do "Eu" justamente como um "Nada", ou seja, o "Eu" é a consciência num estado reflexivo de si mesma. Como diria o filósofo: "O eu é o Ego como unidade das ações".
O eu só existe como consciência reflexiva de si mesma.
*Ainda que seja Consciência, não a algo ou alguém que o conheça.* _Ramana Maharshi_
Vc quer ser convidado sempre para festas e eventos .
Elogie as pessoas certas massageia o ego delas faça elas se sentirem importantes legais .
Pronto vc será sempre bem recebido o mundo adora isso .
"Aquilo que sou é sempre o que não sou quando me encontro comigo mesmo." Marcia Tiburi.
Soa poético mas, não passa disso. A sentença não faz sentido nem na lógica e , muito menos como pensamento filosófico.
@@hudson.pinheiro369 tem lógica, o que gostaria de parecer é o oposto do que sou.
@@hudson.pinheiro369 realmente n faz sentido
Isso é revelador para mim. Acredito que vivi sempre esse jogo de manipulação entre eu e o outro.
Há pouco tempo eu tive um choque muito forte quando uma pessoa revelou-me o que eu era, e isso afetou-me em um primeiro momento. E o choque foi de tal monta que fiquei sem reação. Esse acontecimento teve o testemunho de alguém a quem eu tinha apreço e que ajudava-me nas minhas dificuldades em resolver problemas com cartão de crédito, marcar consultas, efetuar pagamentos em geral com o plano de saúde, encerrar vínculos com provedor de linha telefônica do celular e outros.
Acostumei-me a ter alguém que sempre estava a disposição para essas soluções. E levei-me a crer que isso era meu direito -- usá-la para esses pequenos serviços. Quando numa conversa a três ela externou o quanto era incômodo essa tarefa.
Então, a tal personagem -- a qual conhecera naquele momento --, falou-me POR QUE VOCÊ NÃO TENTA PASSAR TRÊS MESES CUIDANDO VOCÊ MESMO DOS SEUS PROBLEMAS SEM IMPORTUNAR FULANA!
Pois é, eu disse que iria proceder dessa forma conforme ela me provocara. Saí dali incomodado, mas sem rancor. Quando em casa, refleti e verifiquei que eu era um explorador da boa vontade de alguém, que estava no jogo comigo da interação estruturada e das expectativas recíprocas, ou seja -- "eu sei que ela espera que eu aja de determinada maneira"; ou, "eu creio que ela crê que eu creio que ela espera que eu aja de determinada maneira".
A verdade colocada para mim daquela forma, levou-me a corrigir-me e, agora entendo a questão da criação do EU a reforçar-me nesta questão filosófica de Blaise Pascal.
Agradeço ao professor Andrei Martins com sua fala sobre o assunto e entender, ainda mais, a necessidade do CONHECE-TE A TI MESMO.
Teve uma noite que tive um insight tao forte que acessei uma frequência de percepção/pensamento/emoção tão profunda que nao consegui dormir aquela noite. Naquele dia entendi que, além do Eu ser uma construção, ele tem uma razão de existir. E a simples razão é que Deus é tudo que existe. Se ele é tudo que existe, ele sempre existiu e vai sempre continuar existindo. Se ele vai sempre continuar existindo, significa que ele é eterno. Se ele é eterno, já podemos entender que ele também é infinito. Se ele é infinito, podemos entender também que ele é onipopotente, onisciente, atemporal, indefinido. Com todas essas "propriedades", fica fácil compreender que nós somos apenas Deus, ou o Todo, ou essa Inteligência se expressando de infinitas formas e infinitas existências, para que possamos nos experienciar e chegarmos aos entendimentos sobre quem somos, mas esse entendimento termina no momento que algo que se pode compreender é algo finito, ja algo que não se pode compreender é algo que apenas é.
O eu é a consciência o espirito em nós o invisível o sentimento de ser
Rita Lee disse em uma letra: "Alguém dentro de mim é mais eu que eu mesma."
Porque acreditamos em tudo ou que temos alguém centro de nós etc e não acreditamos em nós mesmos ?
Isso tbm foi uma referência sexual, Rita genial
É quase isso. tem um EU q criado apartir do meio em que vivemos.mas esse eu é falso,ele é isso mesmo uma personagem q aderimos a nós, mas fazemos isso sem perceber é natural.
Agora existe um EU q é verdadeiro. esse ele nunca mudar.ele sempre esta dentro de cada um de nós ele é tipo um backup de quem nós realmente somos . Ele está lá abafado por esse personagem falso q chamo de personalidade, e sendo q ele é a verdadeira personalidade e imutável,mas conhecido como EU SUPERIOR.
Uma honra ter sido aluna desse mestre!!
O ser só consegue chegar a seu eu profundo, quando esvazia o ego.
Escrevendo meu trabalho de mestrado sobr "Yo El Supremo" do escritor Augusto Roa Bastos, seguindo este pensamento filosófico. Por isso curti o vídeo e a explicação resumida do professor ficou excelente. Abraços carinhosos e parabéns pelo canal. E aqui uns versos que escrevi durante o trabalho:
O PRÓXIMO
**
O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou
É este porquê que não me deixa ser, em paz
Sempre em guerra aprendi a estar tranquilo, na luta
Contra mim mesmo o tempo todo em todo lugar
O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou
A ideia de mim que eu ainda não nasci para ser
O desejo de ser que ainda não nasci para ter
A dúvida que serei no eu que ainda não nasceu
O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou
Minha vida vivida sem mim nunca ser, enfim
, eu
Um, nítido, fixo, junto, puro, nunca, sendo vou
Sem nunca deixar de ser quem eu ainda não sou
O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou
Aquele beijo que você ainda não me beijou
Aquele sonho que ainda a gente não dormiu, juntinho
Aquele filme e música que ainda não nos são, lembranças
O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou
E não fui o que sou enquanto não fui o que era
E era que eu não era o que eu era antes de ser
O que nunca jamais em nenhum momento fui, até então
O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou
Presente em mim sempre o meu fim é um outro eu
Sem eu ser este outro que será quem ele ainda não é
Isto é, eu, isto sou não sendo ainda o que um dia serei
O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou
Quando sendo o que ainda não sou seja lá o que for
O que mais gosto de mim é o que eu ainda não sei, se serei
Enquanto eu não seja o que em mim nunca foi eu
O que eu mais gosto de mim é o que eu não sou
A próxima palavra ainda não escrita por quem serei
A próxima palavra lida por quem um dia me será, por escrito
O próximo eu é sempre o mais próximo de quem sou
, agora
eu o que gosto mais do meu ser ser eu é que eu nunca sou
para sempre
TAT
A existencia do eu é uma das questões mais importantes do budismo e do hinduísmo.
Clarice Lispector já perguntava através se Macabéa: "Será que eu sou eu mesmo?"
Assistindo o video também lembrei de Clarice Lispector.
"Se eu fosse eu"!
Bobagem! Blaise Pascal sempre foi um filósofo meia boca que se baseava no Subjetivismo, temos filósofos muito melhores como Ayn Rand por exemplo, que escreveu um ótimo livro chamado Cântico que explica o que é o "EU" e a importância do "EU" para o individuo!
@@robertsoares357 vc deve estar bêbado rsrs
@@cayenne9737 Só está dando a opinião dele. Vou conferir.
"Minha filosofia, na sua essência, é o conceito de Homem como um ser heróico, tendo a felicidade como o propósito moral da sua vida, a conquista produtiva como sua mais nobre atividade, e a razão como seu único referencial."
Ayn Rand
-Ayn nunca deve ter trabalhado nessa época racionalista e desumana, pra sentir toda a sanha produtiva de seus patrões. Rsrsrs
O que existe de palpável é a vida dentro de cada um de nós. A vida de todo se humano deve ser valorizada e cultivada. Essa vida é sempre renovada com o nascimento de novos seres humanos. Somos seres impermanentes, portanto o eu, infelizmente acaba.
Brilhante!!!👏👏👏👏
Juste une observation :
Personne na tradução para o português significa além de pessoa, NINGUÉM, et jamais rien (nada), que inclusive se adequa melhor na sua fala: o Eu é Ninguém! Encore une fois, merci pour votre pensée !
Ótimo comentário 👍
Uma coisa somos qdo estamos na nossa zona de conforto, outra é qdo estamos em dificuldades.
Por isso heróis são possíveis apenas nas adversidades.
Por exemplo: qdo estamos cansados e com fome já não temos a mesma paciência e bom-humor. E em situações extremas, qdo nossa vida está ameaçada, a maioria é capaz de ações deploráveis para salvarem suas vidas, enqto outras são capazes de sacrificarem-se para salvar os outros.
O eu verdadeiro refere-se a alma.Representa para o indivíduo,a verdade,a razão da existência e sua fonte de viver.Despertar o eu, é o amadurecimento da consciência.
Luz, Paz e Amor.
Nossa, que reflexão incrível. Se formos pensar bem, o nosso "eu" (nossa essência, teoricamente imutavel) pode se manifestar de diversas maneiras, dependendo do ambiente e da pessoa com quem a interação se dá. Então não necessariamente seria um "teatro", no sentido de adular para ser adulado, mas talvez várias expressões do "eu" através do outro. Até porque, eu pelo menos, me descubro muito através do outro. Portanto o outro e o tempo, podem ser fatores determinantes para o descobrimento do "eu" em sua essência. Que é quando os tentáculos do ego vão ganhando menos força, visto que não precisa mais proteger o que se sabe que é.
Ok, mas como assim "manifestações do eu"?
ABSOLUTAMENTE INCRíVEL.. !!!!!!!
O "EU" é a essencia de cada um.
Somos espiritos únicos, cada um tem sua essencia propria. Por mais que mudamos , a essencia é a mesma, sendo assim, teremos que tratar de evoluir, buscar sem melhor a cada día, porque ainda somos muito ignorantes... Vamos evoluir galera!! Faça o bem!! 🙌🏻
O " EU " existe sim , ainda mais num País onde é cada um por si , onde tudo é competição , no jogo da vida o que importa é a sobrevivência e adaptação , e nisso só cabe a mim mesmo , quanto aos outros , quem chegar em segundo leva o que sobrou , " se sobrar "
Aquele que nos diz a verdade se torna nosso inimigo ou simplesmente a verdade dói!
Ou seja, seu inimigo é você mesmo! 😉
Somos e não somos
Essa complexidade apesar de bizarra nos torna belos.
Saramago dizia:
- Dentro de nós existe uma coisa que a gente não sabe o nome, e essa coisa somos nós.
Frase de efeito, que parece algo inteligente, mas não diz e não esclarece nada.
Show!!
Todos sabemos o que existe dentro de nós, a alma!
O LÓGICO exatamente isso meu amigo, vc entendeu perfeitamente o que ele quis dizer. Não diz e não esclarece nada por não sabermos o que é essa coisa.
Naruto Uzumaki bom dia! Alma é o nome que vc dá á esse algo dentro de vc, outras pessoas chamam de outros nomes, algumas pessoas acham que não temos nada dentro, só carne e osso...
A consciência sem as crenças não passa de uma máquina cognitiva.
Amei essa provocação! Precisamos mesmo olhar quem somos de fato... gratidão!
Para isso existe a longa jornada do autoconhecimento.
Onde a verdade prevalece de forma explicita, muito se persebe ter um sentir e estar de todos, onde de certa forma, ambos se deprimem e ficam acessíveis de uma ordem por um maior.
Quando em frente ao espelho a gente pergunta: Quem sou eu? será que eu sou quem esta perguntando ou quem não sabe responder? Parabéns Martins aula massa!!!
O eu é a cede das motivações!!!
Sem dúvida esse é um dos melhores canais sobre o conhecimento.
A verdade não só é insuportável, também é inefável.
O "Eu"é a alma !
O corpo é o veículo das ações!
O indivíduo que quando erra ,reconhece ,se arrepende e procura melhorar,este está no caminho da linha da perfeição,
mas o indivíduo que sabe que errou mas continua,se torna um cínico, então esse "Eu"torna-se um engano,uma máscara!
A frase final é monstruosa!
eu= persona = nada = o princípio inteligente de vontade que deu origem à tudo no big bang.
mas se o nada contém infinitas possibilidades, o nada é também o tudo.
E conhecereis a verdade e a verdade te libertará...
"Acredito que Eu é um vazio, e esse vazio está em mim. Ele encontra-se perdido em vários EUS dentro mim". ( Jonas Henrique Ribeiro)
Conhecer o próprio eu é um caminho sem volta quando damos o primeiro passo.
Autoconhecimento é viciante, mudou completamente a minha vida. É o conhecimento mais importante de todos!
"EU" é a soma de varias facetas que no conjunto forma a pessoa, exemplo: A Estrela de David" é um hexágono onde cada aresta está unida a um triangulo; ela não é o exógono e nem os seis triângulos, mas a soma destes. Desta forma o "EU" só pode ser entendido por esta comparação, um pouco do que eu me enxergo, do como os outros me enxergam, da minha personalidade, do meu caráter, da minha imagem, do meu comportamento, do meu pensamento, da minha memoria. Você pode falar, sua imagem pode mudar, sua memoria pode apagar, seu comportamento pode alterar; sim, isso é verdade, mas o "Eu" também esta em constante mudança, na guerra nosso comportamento muda, na selva nossa atitude muda, na doença (Alzheimer) nós mudamos, com o tempo nosso gosto e nossa biologia muda. Então o que esta errado na analise é pensar que o "Eu" é imutável, pois olhando com cuidado até as montanhas mudam. Joel.
Uau!
Excelente comentário.
Entendo que o eu é a consciência de si,independente dos adereços bons ou ruins.É a consciência da existência,anterior à experiências.
"Busco mais quem me louvasse tudo quanto eu fizesse"
"E eu quem me repreendesse em cada cousa que errasse"...
..." Quem tens sabido?"
"Que quer em extremo grado Todo Mundo ser louvado
e Ninguém ser repreendido"
Auto da Lusitânia, Gil Vicente.
É uma visão muito triste e incompleta mas ajuda a entender o todo.
No meu modesto entender - o "eu" - é a auto-percepção...
Mas a ah tá percepção é subjetiva é não de acordo com a realidade
CASA DO SABER EU TE AMO
Minha frase: "A gente não ama as pessoas, a gente ama o que elas tem a oferecer"
Concordo com vc em boa parte, mas quando se trata dos nossos filhos e pais isso muda. Eles não nos oferece nada assim por dizer e os amamos mesmo assim. Agora se levarmos por outro lado de que os nossos país nos ofereceram a vida e os filhos a nossa continuidade aí sim seu contexto está certo.
O eu, é você sabe gerenciar seus pensamentos criativo, ouvirdo, ou reeditado do seu subconsciente de sua mente
Maravilhoso ! Ajudou muito no meu próximo material de stand up comedy. Amei!
Vc tem um canal de stand up?
@@cayenne9737 tenho um canal! (Esse) mas não tenho tantos vídeos dos meus novos shows
Muito Bom, gostei principalmente de que queremos a verdade, mas não suportamos a nossas verdades.
E o Pascal vai perguntar "quem que expõe tudo aquilo que é?", e Nietzsche vai responder "o super homem"
exatamente!!
Que interessante aprendi o sentido do super homem agora haha.
Até pq Batman é pós nit. Gracejo a parte o arquétipo do super homem pode ser desdobrado ao encontro do EU
Realmente não dá pode nos comprometer pro resto da vida
Quando Nietzsche diz isso? rs
Muito interessante essa reflexão.
Imagine que você um dia perdesse a capacidade de pensar, de sentir qualquer emoção, de enxergar, de ouvir, de sentir cheiros, de sentir sabores, de sentir qualquer coisa pelo tato. A pergunta é: você ainda seria você?
*Lembrando que quando você perde a capacidade de pensar você automaticamente perde o acesso as suas memórias. Pois lembrar de algo, é basicamente pensar sobre a memória de um fato "ocorrido".
Pensei nessa pergunta porque ao ver o vídeo, percebi que o Andrei Martins fala que o "eu" é inventado pelo homem para que o mesmo possa se sentir, de certa forma, seguro. Mas ai surgiu a seguinte pergunta na minha mente: se eu inventei o meu eu então de onde veio o eu que inventou o meu primeiro eu? Para ser mais exato o que quero saber é: quem, ou o que, é aquele que observa antes de julgar?
**não sei se ficou coerente, portanto me desculpem caso não tenha conseguido me expressar direito.
Cara vc me surpreendeu! Ascendeu uma lâmpada qe estava apagada na minha mente! Que nem eu sabia que ela estava lá!
Pirei!
Marcell Lamarck "se eu inventei o meu eu então de onde veio o eu que inventou o meu primeiro eu ".Só essa já é o bastante . Parabéns, e ainda caberia no lugar 'de onde veio o eu', por : quem seria esse eu ( o qual inventou o segundo eu ? ).
Se eu perdesse toda minha capacidade continuaria sendo EU, porém sem vida. A questão que o EU de hoje não é o mesmo EU de amanhã. Somos uma consciência dentro de um corpo. A consciência é responsável pelos nossos pensamentos e emoções.
Ficou coerente
Esse eu que observa sem julgar é pura consciência.
Melhor vídeo de todos os tempos. 👋👋👋
Aqui o "Eu" foi tratado exclusivamente pelo paradigma de Verdades e Mentiras, em como se apresenta na sociedade, há outras perspectivas também..
Diego Ronny com certeza
a base do eu é o passado, a história, desde seus ancestrais até chegar no individuo. Isso é imutável.
Esse "amigo" só virá a ser objeto do meu ódio se, na sua verdade, eu sentir a "verdade" sem empatia. Verdade sem empatia é apenas uma forma de sobrepujar níveis de superioridade e massagear o ego
Rapaz concordo
Real!
Normalmente sim.
Acho que o ódio varia conforme as consequências da "verdade" ou "mentira".
Se tu percebe que a "verdade" ou "mentira" afeta teu "poder", "status", "credibilidade", "privilégios",
conforme a gravidade desse "algo que é revelado" e o "valor do que será perdido",
menor será o valor da pessoa que fez isso.
No nível mais alto de "significado ou valor dessa perda", teu ódio chegará ao ponto de que essa pessoa morra ou desapareça.
E, pouco importa se ela falou com amor, se é amigo, parente ou etc.
O ódio surge de forma "automática". Porque as consequências dessa verdade podem ser:
todos vão te admirar menos, te respeitar menos, confiar menos em ti,
te tratar pior, falar mal de ti, rir de ti, te evitar e etc.
E a tua "sobre-vivência" depende disso.
Quanto pior teu "poder-status-credibilidade-confiabilidade-etc" ou "utilidade social",
piores poderão ser as responsabilidades e os cargos sociais que tu irá ocupar.
E pior poderá ser a forma com que tu será tratado.
No nível quase zero de valor te resta ser escravo ou viver de lixo.
No nível abaixo de zero nem viver te será permitido.
Por isso as pessoas preferem as "mentiras convenientes" do que as "verdades inconvenientes".
Porque, na verdade, elas nem se importam com "mentiras" ou "verdades".
Elas se importam é com as consequências dessas revelações.
Em muitos casos, se importam apenas se isso gera dor ou prazer.
Então, se a pessoa fala "sem empatia", não importa se ela fala uma verdade ou uma mentira.
Se a "falta de empatia" ou forma de se expressar já te irrita,
tu irá se irritar ainda mais se essa "verdade" ou "mentira" te prejudicar de alguma forma.
Em alguns casos, a pessoa te joga a verdade na cara, com ou sem empatia, e tu aceita de boa.
Em outros casos, a pessoa te joga a verdade na cara, com ou sem empatia, e isso te irrita.
Porque sempre depende daquilo que está em jogo, e que tu vai perder ou ganhar.
As pessoas costumam dizer que "querem o teu melhor".
Querem o teu melhor, desde que, você não se torne melhor do que elas.
Porque, se elas pudessem escolher, isso é algo que elas dificilmente iriam querer.
Pior ainda quanto mais isso afeta os privilégios que essa pessoa
tem ou tinha quando era ou aparentava ser superior a ti nisso ou naquilo.
Se tivéssemos o tal "amor pela sabedoria", e existisse "filo-sofia",
as "verdades" nos proporcionariam bem mais "felicidade" do que os privilégios obtidos por quaisquer outros meios.
Como não existe amor nem respeito por sabedoria alguma, restou respeitar gurus, celebridades e autoridades.
Afinal, não é sempre, nem em qualquer contexto, que as correções daquilo que qualquer um diz são bem vindas.
É sempre bem mais conveniente ficar quieto e ser conivente com as mentiras e meias-verdades
quando é possível com isso obter notas, cargos, títulos, elogios, menções, apreciações e todo tipo de upgrades.
Acho que era Nit quem dizia que, bem melhor é um "pedante" que nos acrescente algo,
do que um "humilde" que apenas nos toma o tempo.
O problema é que, mesmo que esse "melhor" seja mesmo melhor, sempre é difícil conter a raiva.
Pois, como não somos "estoicos", nós acreditamos que a exata mesma coisa poderia ter sido feita de forma muito melhor.
Acreditamos que o outro sempre tem capacidade de ser muito melhor do que consegue ser,
segundo sabe-se lá o que foi que o mesmo vive ou viveu.
Imaturidade, sonho, ilusão, fantasia, ignorância, expectativa, sofrimento, inveja, ódio...
Tudo isso é o ego. Uma doença, um acidente, uma invenção que precisamos constantemente reinventar.
Sei lá. No meio de cães, muitas vezes o mais sábio é o que late mais alto e depois sai correndo. ^^
Concordo, é possível sentir qndo alguém te fala uma verdade que vc não está vendo mas com a intenção de ajudar, e nesse caso se vc estiver aberto a transformação não ha esse ódio.
@@gurigraphics Isso o que voce escreveu é verdade? O que é verdade sem Deus ?
Um EU é a tentativa de ser um EU no futuro !
O EU de agora trabalhar pra ser algum tipo de EU no futuro !
Então engloba toda a caminhada , fisicamente e mentalmente , do agora até o futuro !
Minha visão ! Temos muito que aprender ....
Se o homem "inventa" o "EU", enquanto ele o "inventa", quem é o sujeito da ação?
O ego, a personalidade formada através da mente pela influência externa.
@@michaelmyers7393 Admitindo-se que o ego seja "a personalidade formada através da mente pela influência externa", em vez do próprio "eu", temos assim uma personalidade forjada por uma entidade imaterial (a mente), e desde fora, "pela influência externa". Mas, enfim, de quem é essa mente e quem por meio dela e com elementos externos forma a personalidade de quem? E essa personalidade, a quem pertence? Como se explica, nesse contexto, a aparição da consciência? A propósito, quem ou o que é você que fala comigo aqui?
O eu.
@@leandroadea9857 Leia o livro O Poder do Agora, do autor Eckhart Tolle.
@@jonol6934 Não leio livros sem motivo razoável. Por que esse livro vale a minha atenção?
Esse última semana foi só esse momento, tendo andado só com as ondas, fui dando tchau para todo ideal, para toda identificação, sobrou só os encontros com os outros, acho que meu destino é virar analista.
Eu sou, alfa e omega, estou e em breve irei como o eu que surgiu e sumiu como parte de algo no registro do tempo fiz o que tinha de ser feito no valor e importância de cada momento estou em paz cônscio do sentir e não existir da relevância e do esquecimento degustei o prazer momentâneo do vir do pó e ao pó retornar, consciência inconsciente.
Letal...belas palavras...
@@tonyandradealliandro5013 Valeu ;)
Um verdadeiro tapa na cara!
Sei não! Estou começando achar que, na verdade, eu não existo, tampouco a própria verdade é verdadeira. Acho mesmo que sei lá! Mas o vídeo é muito bom. Ou não?
verdade verdadeira é com socrates e platão... recomendo!
Me afundando nas minhas crises existências
O grande filósofo " da Capitinga,Nerson"dizia:
- " ieu sô ieu uai?????"!!!!!!!
A mentira causa coisa boa nos outros e a vdd causa coisa ruim então vamos mexer na emoção delas falar oque querem ouvir
Somos apenas um corpo biológico que vai "desenrolando" sua programação genética condicionada durante a vida sob um cenário social também condicionante e que acredita que nossas "escolhas" são livres e confirmam a existência de um eu.
Viver consciente desse "minimalismo existencial" é muito mais favorável a uma vida plena do que tentar manter o alto custo de um eu que quer se auto afirmar.
O induísmo e o budismo questionaram a existência de um eu já desde muito antes da era cristã.
.
É isso mesmo.Valeu👍
o eu pra mim é uma visao pessoal de mim mesmo, quando eu falo de eu, eu me refiro a mim numa visão pessoal totalmente minha
Penso o contrário: acredito que só existe o EU, com segurança.
Isto é Solipsismo, ponto de vista com várias complicações paradoxais.
Individualidade. Você é único.
Quando se admitir a existência do Espírito, começar-se-á a entender a essência do nosso verdadeiro eu.
Mas será que se aplicarmos as mesmas análises ao espírito, não chegaríamos também à conclusão de que o espírito é "nada"?
@@gustavosanthiago, boa pergunta! Dependerá de como interpretarmos o termo espirito. Se a interpretamos como um conceito abstrato e vazio em sua essência ou como um dos elementos gerais do universo. A palavra "espírito" é polissêmica. A minha colocação se baseou neste último sentido.
@@alexkappaun Entendi! Nesse caso então "espírito" não seria uma "alma" eterna e individualizada, mas uma dimensão universal mais profunda da realidade, certo?
@@gustavosanthiago , no sentido de que o universo é composto por três elementos, Deus, espírito e matéria e o nosso Espírito ou alma (espírito encarnado) deriva desse elemento espiritual. A realidade profunda da nossa essência é que somos espíritos imortais no caminho da evolução, através das nossas inúmeras existências. Não somos um corpo que possui um espírito, mas um espírito que possui um corpo. Esta é a essência do nosso verdadeiro eu a que fiz alusão no meu comentário.
@@alexkappaun Agora acho que entendi direito! Kkk Obrigado!
Mas aí esse espírito encarnado não se assemelha muito com o "Eu" que Pascal analisou? Ao remover todas as características mutáveis dele, o que sobra? E se há algo de imutável nele, como se dá a evolução? Digo, como algo pode evoluir se é imutável?
(Desculpe a insistência 😅)
Muito obrigado pela aula! ☀️
Eu sou um sujeito desgracado não uso máscara a minha felicidade são raros momentos sou chato, não sou digno de amor, tenho milhares de defeitos e geralmente falo o que penso, dessa forma eu sou desprezível para muitas pessoas,eu tento me conhecer e a cada dia me isolo mas das outras pessoas,Obs: não desrespeito às pessoas,a minha opinião as vezes na grande maioria fica para eu.
Adoro o cheiro de confusão mental pela manhã! Por isso não perco os vídeos desse canal sensacional!!!!
Rsssssss, gostei, muito bom...
"A existência não existe"
By
Alexandre porto
Fernando Santos e o que existe?
Escrevo logo existo
Que coisa linda! Gostei de mais!
"je est un autre" Rimbaud.