Senhoras e senhores, que entrevista! Estou encantada com Édouard Louis. Que escritor, que alma sensível ele tem, que grande ser humano ele é. Cada palavra dele foi como uma faca, senti-me transpassada pelas reflexões que ele nos proporcionou.
Sabe o que vou fazer agora? Sentar e ler todos os livros do Édouard Louis. Que entrevista! Acho que é a melhor que já vi no Roda Viva e uma das mais impactantes que já vi na vida.
Sou um gay que cresceu numa pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul nos anos 1970, uma cidade dominada por regras sociais machistas, homofóbicas e racistas. O local era ( e acredito que ainda é) um pesadelo. Me lembro claramente que, no que diz respeito ao meu pai (um assalariado de baixo custo), a regra era ter amantes fora do casamento e beber até cair. Já minha mãe era a "do lar", como se esperava, que repetia a miséria oriunda do marido nos filhos. O dia a dia na nossa casa era sinônimo de baixaria, xingamento e agressões físicas. Para mim, um menino "estranho" (tradução: sexualidade em conflito num lar disfuncional). ver que o que o futuro me reservava era um lugar naquele grande painel opressor, se traduzia numa sensação de "como vou conseguir me encaixar nisto"?. Felizmente, por razões que não cabem ser relatadas, acabei em Porto Alegre, onde, apesar de vários percalços, me assumi e me estabeleci. Quando li "O fim de Eddy" várias cenas da minha infância retornaram como num filme. É exatamente como ele falou na entrevista: a força da sua narrativa tem o poder de ecoar na realidade para além dele mesmo - foi o que aconteceu comigo, me senti representado (e o meu entorno) em vários momentos. . Depois, li todos os livros dele, Sou apaixonado.
Feliz por vc Iuri que cresceu em uma época e lugar aterrorizantes para os que não recitavam o script aceito socialmente. Vc é um sobrevivente a duras penas! Te saúdo por isso!
Que emocionante ouvir tudo que você descreveu… me deixou comovido e me fez revisitar lembranças da minha história também., muito similar a sua. Só quem viveu nestas circunstâncias sabe como é tão desorientador se perceber diferente em meio as tantas dificuldades e família disfuncional, leva um tempo para a gente se encontrar. 😢🥹 Fiquei interessado em ler o livro, vou ler com certeza.
Estou aprendendo também a contar minha história, igual a sua e igual a do Edouard. Mesmo que eu escreva só pra mim, sinto um certo alívio. Quero agora ler os livros do Edouard pra ver se sai algo maior e melhor de minha escrita.
Amo Brasil, muito obrigado de ter recebido Edouard Louis com essa honra. Fico muito emocionado pela recepção de vocês pela obra dele, o vínculo entre nossos dois pais é muito forte, Merci ❤
Édouard fala de nossa humanidade compartilhada de modo muito profundo. Me deixou surpresa a semelhança da opressão à classe operária na França, com o que acontece no Brasil, pois em se tratando de um país de primeiro mundo, eu tinha a ilusão de que as condições de vida fossem menos cruéis. Na verdade, temos muito mais em comum do que poderia imaginar. Preciso ler seus livros.
Gente, estou completamente impactada pelo pensamento desse moço maravilhoso. Quero ler todos os livros dele que estiverem traduzidos para o português. Obrigada pela sua existência Édouard Louis!
Que entrevista fora de série! Uma das melhores do Roda Viva, sem dúvidas. O ritmo foi nos levando cada vez mais para dentro da obra do autor. Parabéns, Vera! Por mais literatura no maior programa da TV brasileira ❤👏
O entrevistado... maravilhoso!!! Já os entrevistadores... só por Deus!!! É contra essa gente que é necessário lutar, enfrentar a violência da exclusão e desposssessão social. É da classe de origem dos entrevistadores que vem a humilhação e exclusão que geram a violência
@@jaquelinedefreitas5743Lendo seu comentário me veio uma grande vontade de saber: qual uma das perguntas você gostaria que tivessem feito ao entrevistado?
Aplausos 😢😢😢😢👏👏👏👏"Se me insultaram, foi porque eu os incomodei "👏👏" Seus insultos São como medalhas " Só nós da classe C oder D, entenderemos tal mensagem!! ❤❤❤Bravo❤❤
Será que ela entendeu a fundo a resposta que ele deu a sua pergunta em 25:48? Se entendeu mesmo, em vez de "maravilhoso" deveria ter dito "Puxa, escrevo há anos sobre política e nunca tinha pensado nisso."
Nossa, sem dúvida a melhor entrevista que já vi na vida! Uma verdadeira aula!!! Obrigada pela oportunidade de ouvi-lo falar. Conheci as obras dele há pouco tempo e estou cada vez mais encantada com o que elas tem provocado em mim ❤
Impecável entrevista...uma das maiores vozes da Literatura Contemporânea Mundial, que escreve "en français", mas fala para todos os idiomas e almas...reflexões de vida experenciada ao extremo...uma das melhores entrevistas do ano de 2024...parabéns ao envolvidos por nos presentear com a fala do jovem escritor francês Édouard Louis...obrigado...abração carioca.
Tão bom ver os jornalistas sendo educados, mesmo com um escritor que escancara os problemas da desigualdade social e da pobreza. Deviam agir assim sempre.
Sensacional essa entrevista com este jovem escritor frances. Incríveis os pontos que ele levanta e escreve sobre, certamente lerei seus livros . Parabéns ao Roda Viva.
palavras não conseguem traduzir todas as sensações que essa entrevista me gerou. chorei do início ao fim com tanta profundidade e sentimento de pertencer, como ele, à esse não lugar social.
Foi, talvez, a melhor entrevista que já assisti do Roda Viva. Édouard Louis tem uma forma poética e singularmente reveladora de falar da realidade. Amei!
Que entrevista sensacional.... todos deveriam ver, ouvir, compartilhar, fiquei extasiada com suas respostas.. um jovem com uma trajetória de vida igual a muitos muitos... parabéns Roda Viva e a apresentadora que admiro muito e a todos ❤..
Édouard Louis é um ser humano de extrema sensibilidade e um artista tocante. Impressionante seu emergir do caos social e anímico de uma França que geralmente não vemos e tão pouco pensamos como pobre e asfixiante, que trata seus filhos muito mal. Fez a alquimia da dor para a arte, como sempre acontece o ato de criar. Em um mundo triste edescerebrado, é muito bom ver uma entrevista que faz pensar.
Seria interessante também falar dos tradutores/intérpretes de Português/Libras no início do programa assim como citam a tradutora do Francês/Português.
TIPO DE ENTREVISTA Q DEVE SER COMPARTILHADA PARA PAIS, PROFESSORES, LEITORES, JOVENS, FAMILIAS, ETC..... TIPO DE PESSOA QUE FAZ BEM. E QUE ELE SE DESENVOLVA CADA VEZ MAIS.
Finalmente, é muito bom ver como as respostas extremamente francas e cândidas do Édouard incomodam a Vera. É por isso que a gente precisa tanto de escritores como ele, que são praticamente documentaristas escritos da realidade que "jornalistas" como a Vera tanto tentam deturpar.
Parabéns e gratidão é o que me ocorre Impactante,questionador e libertador Uma das melhores entrevistas que já vi Parabéns entrevistadores! Pra Édoward Louis,acho que escrevi errado o nome,para Eduardo Luiz,melhor,vc fala a minha língua Muita gratidão
Programa maravilhoso. Ótimos entrevistadores. Que bom ver uma pessoa tão jovem e tão articulada e inteligente. Viva a Flip - Feira Literária de Paraty. Precisamos valorizar a leitura e a educação.
Meu imenso agradecimento a toda a equipe do Roda Viva pela oportunidade de conhecer Édouard Louis; esse ser humano extraordinariamente sensível, inteligente e valente através da sua escrita transforma nossos mundos.
Obrigada ao Roda Viva, fui assistindo a entrevista por partes, enquanto lia um dos livros do autor, sugestão de uma amiga. Estou maravilhada com a visão do Edouard, tão cristalina, sobre a violência e as suas diferentes formas, mas uma origem comum a todas, a exploração do ser humano. Vou ter que ouvir toda a entrevista mais uma vez só para tomar notas e refletir sobre elas. São ideias que preciso mastigar para incorporar de uma forma mais profunda.
Que cara incrível, sensível, profundo!? Só fiquei com a sensação que perdemos a chance de colocá-lo para conversar / ser perguntado por escritores e/ou jornalistas brasileiros que também passaram por situações como a dele, que vieram /ainda estão nas margens, que sofreram racismo de cor, entre outros. Estive na Flip, vi que ele foi na Megafauna e na Casa de Francisca. Adoraria ter visto essa interação. Estou procurando, se alguém tiver link de alguma entrevista dele por aqui nesse sentido, agradeço.
Quanto mais leio o que escreves, te ouço falar sobre tuas percepções, mais quero te ler e te ouvir, mesmo que isto envolva me arranhar um pouco, como me arranhava ao subir certas arvores e esquecia tudo quando alcançava as copas. Félicitations et merci, Edouard!🙏🧡
Tô apaixonada por essa entrevista. Me senti estapeada por esse jovem, de uma forma necessária. Já tinha comprado um livro antes de acabar a entrevista.
Fiquei profundamente impactada por essa entrevista: que sensibidade e delicadeza ao retratar uma realidade rude! Parabéns ao Roda Viva ao convidar esse escritor tão necessário e lúcido! Agora não vejo a hora de ler seus livros...
Que entrevista incrível, obrigada Édouard Louis por partilhar seus conhecimentos, sua história e experiências e por trazer o olhar sobre a luta de classes. Como a Roberta Martinelli, também queria, poder votar no Édouard Louis.
E a educação e cultura francesa (referência ocidental) continua dando oportunidade formando pensadores excepcionais!! As referências de pensadores do entrevistado nesta roda denotam a profundidade de seus estudos e erudição! Impressionante!
Entrevistas muito sábias, elucidadoras e respeitosas. Um rapaz de 20 anos que aprendeu apanhando da vida a nos mostrar como a violência é corrosiva e como a classe dominante nos rouba direitos, sonhos e qualidade de vida. Agradeço a produção deste programa pela oportunidade impar de conhecer esse já tão importante escritor que com certeza veio ao Mundo para ajudar a humanidade a pensar criticamente e melhor. Gratidão a todos que me proporcionaram a oportunidade de refletir sem dominação.
Surreal. O que foi isso? Demorei o dobro de tempo pra assistir tendo em vista as frequentes pausas e respirações profundas que precisei fazer ao longo da escuta. Emocionada. Atravessada. Vou ler tudo dele, com certeza.
Impressionante esse rapaz, representa a luz no fim do túnel. Me emocionei várias vezes com ele e sinto “amor” por ele e todos os que passam por violências sociais! Roberta , entrevistadora maravilhosa.
Que entrevista absurda, absurdamente maravilhosa, me sentia por vezes um alvo de silhueta, por outras [ou de forma concomitante] o próprio disparo. Como a @Jaceline comentou aqui, 'cada palavra uma faca, algo que traspassa'. Édouard Louis vai para minha cabeceira, porque na vida ele conquistou esse espaço com essa entrevista, e assim espero pode tê-lo muito mais presente. Obrigado @RodaViva e todo o time que orquestrou a possibilidade desse momento tão necessário.
Edouard , viens de gagner mon admiration par sa découverte et gagner une lectrice pour des livres . J'en parlerais autour de moi , félicitations, Édouard Louis 🌻
Tenho a impressão que a França respira um ambiente intelectual surreal, a genialidade desse escritor não é por acaso. Os ares franceses têm um ambiente fértil para o florescer dessas ideias tão sofisticadas.
ENCANTADA E MARAVILHADA COM A ENTREVISTA! BOM DEMAIS ESCUTÁ-LO! AS PERGUNTAS FORAM MUITO BOAS, MAS AS DA ROBERTA MARTINELLI ME TOCARMA MAIS. PARABÉM PARA TODOS E TODAS! VOU IMEDIATAMENTE LER TUDO DO ÉDOUARD LOUIS! 💘
Excelentes colocações de Edward Louis! Enfatiza o que sempre pensei quanto às eleições: votar é um exercício de cidadania. Ao exercer esse direito, deve-se pensar nos interesses da coletividade.
Uau! Não só escreve bem, como também sabe se expressar de maneira impecável! Extremamente inteligente! Sabe mesclar a sua própria experiência com o que leu, com o que pensa! Incrível!
Que maravilhosa entrevista! Esse foi um fos Roda Vivas mais importantes que assisti. Aprendi muito! Que ser humano maravilhoso, resiliência, transformador. Ganhou mais uma leitora assídua.
Parabéns por RodaViva nos trazer mais um importante tema da realidade! Excelente entrevista tanto pelas perguntas dos presentes jornalistas quanto pela riqueza do entrevistado! Quero mergulhar na sua obra pois falam mto da minha insatisfação e angústia, diante das “violências” sofridas pelos excluídos, que vivem à margem do sistema capitalista dominante. E também àquelas violências vividas pelas ditas “minorias” sociais. Amei!! E me emocionei!! Parabéns ao programa!!❤
Vi o mais lentamente que pude, para tentar capturar, aproveitar o máximo possível tanta riqueza em uma narrativa. Que impacto e profundidade gigante, maravilhoso!
Senhoras e senhores, que entrevista! Estou encantada com Édouard Louis. Que escritor, que alma sensível ele tem, que grande ser humano ele é. Cada palavra dele foi como uma faca, senti-me transpassada pelas reflexões que ele nos proporcionou.
FALOU E DISSE.
O currículo educacional precisa compreendê-lo e inserir no contexto educacional.
Você já o leu?
Incrível Me emocionei
Fui pego aqui pelo que ele fala e, apesar de ser madrugada, não consegui parar de assisti-lo.
Sabe o que vou fazer agora? Sentar e ler todos os livros do Édouard Louis. Que entrevista! Acho que é a melhor que já vi no Roda Viva e uma das mais impactantes que já vi na vida.
Nossa eu tb. Foi a entrevista que mais me mobilizou, emocionou. Minha nossa!!!
Ainda não superei!!!
Sou um gay que cresceu numa pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul nos anos 1970, uma cidade dominada por regras sociais machistas, homofóbicas e racistas. O local era ( e acredito que ainda é) um pesadelo. Me lembro claramente que, no que diz respeito ao meu pai (um assalariado de baixo custo), a regra era ter amantes fora do casamento e beber até cair. Já minha mãe era a "do lar", como se esperava, que repetia a miséria oriunda do marido nos filhos. O dia a dia na nossa casa era sinônimo de baixaria, xingamento e agressões físicas. Para mim, um menino "estranho" (tradução: sexualidade em conflito num lar disfuncional). ver que o que o futuro me reservava era um lugar naquele grande painel opressor, se traduzia numa sensação de "como vou conseguir me encaixar nisto"?. Felizmente, por razões que não cabem ser relatadas, acabei em Porto Alegre, onde, apesar de vários percalços, me assumi e me estabeleci. Quando li "O fim de Eddy" várias cenas da minha infância retornaram como num filme. É exatamente como ele falou na entrevista: a força da sua narrativa tem o poder de ecoar na realidade para além dele mesmo - foi o que aconteceu comigo, me senti representado (e o meu entorno) em vários momentos. . Depois, li todos os livros dele, Sou apaixonado.
Que depoimento mais emocionante... Desejo que você seja uma pessoa muito feliz...Que bom ser apaixonado...
Que bonito relato.
E muito bem escrito.
Você deveria contar sua história também em livro.
Feliz por vc Iuri que cresceu em uma época e lugar aterrorizantes para os que não recitavam o script aceito socialmente. Vc é um sobrevivente a duras penas! Te saúdo por isso!
Que emocionante ouvir tudo que você descreveu… me deixou comovido e me fez revisitar lembranças da minha história também., muito similar a sua. Só quem viveu nestas circunstâncias sabe como é tão desorientador se perceber diferente em meio as tantas dificuldades e família disfuncional, leva um tempo para a gente se encontrar. 😢🥹
Fiquei interessado em ler o livro, vou ler com certeza.
Estou aprendendo também a contar minha história, igual a sua e igual a do Edouard. Mesmo que eu escreva só pra mim, sinto um certo alívio. Quero agora ler os livros do Edouard pra ver se sai algo maior e melhor de minha escrita.
Amo Brasil, muito obrigado de ter recebido Edouard Louis com essa honra. Fico muito emocionado pela recepção de vocês pela obra dele, o vínculo entre nossos dois pais é muito forte, Merci ❤
@@jean-remyricordel3336 fantástico 💖
é apaixonante...diante de perguntas meio que simplórias, ele responde com a profundidade que lhe vai na alma, Imenso !!!
@@lupercioalbano Quais perguntas não simplórias você faria a ele?
P q foram perguntas "simplórias"?
Édouard fala de nossa humanidade compartilhada de modo muito profundo. Me deixou surpresa a semelhança da opressão à classe operária na França, com o que acontece no Brasil, pois em se tratando de um país de primeiro mundo, eu tinha a ilusão de que as condições de vida fossem menos cruéis. Na verdade, temos muito mais em comum do que poderia imaginar. Preciso ler seus livros.
Gente, estou completamente impactada pelo pensamento desse moço maravilhoso. Quero ler todos os livros dele que estiverem traduzidos para o português. Obrigada pela sua existência Édouard Louis!
Que entrevista fora de série! Uma das melhores do Roda Viva, sem dúvidas. O ritmo foi nos levando cada vez mais para dentro da obra do autor. Parabéns, Vera! Por mais literatura no maior programa da TV brasileira ❤👏
é sempre fora da curva quando levam escritores, esse foi excelente
O entrevistado... maravilhoso!!! Já os entrevistadores... só por Deus!!! É contra essa gente que é necessário lutar, enfrentar a violência da exclusão e desposssessão social. É da classe de origem dos entrevistadores que vem a humilhação e exclusão que geram a violência
@@jaquelinedefreitas5743Lendo seu comentário me veio uma grande vontade de saber: qual uma das perguntas você gostaria que tivessem feito ao entrevistado?
Aplausos 😢😢😢😢👏👏👏👏"Se me insultaram, foi porque eu os incomodei "👏👏" Seus insultos São como medalhas " Só nós da classe C oder D, entenderemos tal mensagem!! ❤❤❤Bravo❤❤
Insuportável ouvir Vera repetir "maravilhoso" a cada resposta.
Será que ela entendeu a fundo a resposta que ele deu a sua pergunta em 25:48? Se entendeu mesmo, em vez de "maravilhoso" deveria ter dito "Puxa, escrevo há anos sobre política e nunca tinha pensado nisso."
@@rickinho99h ela fez a mesma coisa com a Grada Kilomba. Bem rasa mesmo.
Interessante ver que isso se repete aqui nos comentários. É predominante a confusão entre "apreciação" e "apareço".
Nossa, sem dúvida a melhor entrevista que já vi na vida! Uma verdadeira aula!!! Obrigada pela oportunidade de ouvi-lo falar. Conheci as obras dele há pouco tempo e estou cada vez mais encantada com o que elas tem provocado em mim ❤
Quando a humildade de um ser humano sensível e o brilhantismo da inteligência realista alinham-se numa conjunção perfeita! Essa foi a minha impressão.
Entrevista sensacional, chorei muito, não tem como não se identificar e sentir. Que autor.
Ele é enorme, digno, cuidadoso, amoroso, profundo e real. Grata demais por essa entrevista Roda Viva!
Esse jovem escritor é um iluminista do século 21 ❤🙏🏻
Roberta Martinelli ilumina qualquer ambiente!🌹
Sim, muito bela ❤
Impecável entrevista...uma das maiores vozes da Literatura Contemporânea Mundial, que escreve "en français", mas fala para todos os idiomas e almas...reflexões de vida experenciada ao extremo...uma das melhores entrevistas do ano de 2024...parabéns ao envolvidos por nos presentear com a fala do jovem escritor francês Édouard Louis...obrigado...abração carioca.
Tão bom ver os jornalistas sendo educados, mesmo com um escritor que escancara os problemas da desigualdade social e da pobreza. Deviam agir assim sempre.
Sensacional essa entrevista com este jovem escritor frances. Incríveis os pontos que ele levanta e escreve sobre, certamente lerei seus livros . Parabéns ao Roda Viva.
Que entrevista!!! Li O fim de Eddy antes da pandemia e fiquei impactada. Quero ler tudo que esse escritor maravilhoso escrever! Merci Édouard!
palavras não conseguem traduzir todas as sensações que essa entrevista me gerou. chorei do início ao fim com tanta profundidade e sentimento de pertencer, como ele, à esse não lugar social.
Foi, talvez, a melhor entrevista que já assisti do Roda Viva. Édouard Louis tem uma forma poética e singularmente reveladora de falar da realidade. Amei!
Quanta delicadeza para falar de algo profundo e difícil.
Que entrevista sensacional.... todos deveriam ver, ouvir, compartilhar, fiquei extasiada com suas respostas.. um jovem com uma trajetória de vida igual a muitos muitos... parabéns Roda Viva e a apresentadora que admiro muito e a todos ❤..
Je suis très heureuse de tout ce que je lis ici. Edouard Louis est exceptionnel ❤❤❤
Esse rapaz é absolutamente essencial. Reflexões necessárias sobre o social, a política...
Édouard Louis é um ser humano de extrema sensibilidade e um artista tocante. Impressionante seu emergir do caos social e anímico de uma França que geralmente não vemos e tão pouco pensamos como pobre e asfixiante, que trata seus filhos muito mal. Fez a alquimia da dor para a arte, como sempre acontece o ato de criar. Em um mundo triste edescerebrado, é muito bom ver uma entrevista que faz pensar.
Seria interessante também falar dos tradutores/intérpretes de Português/Libras no início do programa assim como citam a tradutora do Francês/Português.
Que pérola essa entrevista! Que preciosidade!
Que felicidade poder ouvir ,muito obrigado, vamos aplaudir este moço, amei...
Entrevista excepcional, talvez a melhor da história do programa.
Que entrevista!!!!!❤
Que exagero
Excelente entrevista. Parabéns a TV Cultura e aos que aprendemos tanto com o Édouard Louis. Parabéns de Coração ❤️
Obrigada por essa entrevista. Um escritor que eu não conhecia e que sabe falar tão bem sobre o assunto, esse vídeo me mudou.
TIPO DE ENTREVISTA Q DEVE SER COMPARTILHADA PARA PAIS, PROFESSORES, LEITORES, JOVENS, FAMILIAS, ETC..... TIPO DE PESSOA QUE FAZ BEM.
E QUE ELE SE DESENVOLVA CADA VEZ MAIS.
🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽muito obrigada por trazer, um entrevistado que acrescente algo.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Realmente um luxo essa entrevista. Édouard é de uma gentileza humana fenomenal! Simplesmente épica essa entrevista, e a sua obra! 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Finalmente, é muito bom ver como as respostas extremamente francas e cândidas do Édouard incomodam a Vera. É por isso que a gente precisa tanto de escritores como ele, que são praticamente documentaristas escritos da realidade que "jornalistas" como a Vera tanto tentam deturpar.
Amei a entrevista e a percepção de mundo deste escritor. Ele me afetou de uma forma profunda.
Incrível. A educação e a arte transformam. Parabéns, Roda Viva 🙏✨
Parabéns e gratidão é o que me ocorre
Impactante,questionador e libertador
Uma das melhores entrevistas que já vi
Parabéns entrevistadores!
Pra Édoward Louis,acho que escrevi errado o nome,para Eduardo Luiz,melhor,vc fala a minha língua
Muita gratidão
A incrível percepção de contemplar um gênio contemporâneo 🌟
Sem palavras. O maior genio da nossa geração (millenial). Que incrivel!
Melhor entrevista eu já assisti. Todo mundo deveria ler os livros dele.
Que entrevista! Parabéns à curadoria do Roda Viva! Vida longa ao Programa!
Sem palavras. Simplesmente sensacional esse rapaz.
Que maravilha!!! O Roda Viva é o melhor programa da televisão brasileira!
Estou sem palavras .. que entrevista maravilhosa! Completamente apaixonada por esse autor ..
Programa maravilhoso.
Ótimos entrevistadores.
Que bom ver uma pessoa tão jovem e tão articulada e inteligente.
Viva a Flip - Feira Literária de Paraty.
Precisamos valorizar a leitura e a educação.
Quanta sensibilidade e sabedoria. Vou me debruçar em todos os livros dele. Amei a entrevista! 👏🏽👏🏽👏🏽
Excelente entrevista! Que escritor maravilhoso! Obrigada, Edouard!
Meu imenso agradecimento a toda a equipe do Roda Viva pela oportunidade de conhecer Édouard Louis; esse ser humano extraordinariamente sensível, inteligente e valente através da sua escrita transforma nossos mundos.
Vera poderia achar sinônimos para a palavra: maravilhoso
Obrigada ao Roda Viva, fui assistindo a entrevista por partes, enquanto lia um dos livros do autor, sugestão de uma amiga. Estou maravilhada com a visão do Edouard, tão cristalina, sobre a violência e as suas diferentes formas, mas uma origem comum a todas, a exploração do ser humano. Vou ter que ouvir toda a entrevista mais uma vez só para tomar notas e refletir sobre elas. São ideias que preciso mastigar para incorporar de uma forma mais profunda.
Que cara incrível, sensível, profundo!? Só fiquei com a sensação que perdemos a chance de colocá-lo para conversar / ser perguntado por escritores e/ou jornalistas brasileiros que também passaram por situações como a dele, que vieram /ainda estão nas margens, que sofreram racismo de cor, entre outros. Estive na Flip, vi que ele foi na Megafauna e na Casa de Francisca. Adoraria ter visto essa interação. Estou procurando, se alguém tiver link de alguma entrevista dele por aqui nesse sentido, agradeço.
Pensei o mesmo. Qual a razão para serem apenas pessoas brancas o entrevistando? Irônico, no mínimo.
Comprar livros dele imediatamente. Muito obrigado.
Parabéns Roda Viva , fiquei impressionada . Obrigada
Encantada com a entrevista! Bravoooo!!!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Quanto mais leio o que escreves, te ouço falar sobre tuas percepções, mais quero te ler e te ouvir, mesmo que isto envolva me arranhar um pouco, como me arranhava ao subir certas arvores e esquecia tudo quando alcançava as copas.
Félicitations et merci, Edouard!🙏🧡
Tô apaixonada por essa entrevista. Me senti estapeada por esse jovem, de uma forma necessária. Já tinha comprado um livro antes de acabar a entrevista.
Entrevista maravilhosa!! Parabéns,Foi um prazer conhecer o Edouard Louis
Uma excelente entrevista, obrigado pelo profissionalismo!
Prazer imenso conhecer Edouard Louis. Encantada. Preciso dos seus livros urgentemente. ❤
Salve! E muito obrigada por compartilhar. Brilhante.
Fiquei profundamente impactada por essa entrevista: que sensibidade e delicadeza ao retratar uma realidade rude! Parabéns ao Roda Viva ao convidar esse escritor tão necessário e lúcido! Agora não vejo a hora de ler seus livros...
Que entrevista incrível, obrigada Édouard Louis por partilhar seus conhecimentos, sua história e experiências e por trazer o olhar sobre a luta de classes.
Como a Roberta Martinelli, também queria, poder votar no Édouard Louis.
E a educação e cultura francesa (referência ocidental) continua dando oportunidade formando pensadores excepcionais!! As referências de pensadores do entrevistado nesta roda denotam a profundidade de seus estudos e erudição! Impressionante!
Melhor entrevista do Roda Viva!!! Edouard Louis é incrível!
Entrevista simplesmente magnífica. Edouard Louis, você é simplesmente espetacular! ❤❤❤❤
Que ser humano incrível! Que sensibilidade !!! Muito feliz por ter tido a oportunidade de conhece-lo e poder ler seus livros !
Que cara espetacular!! Quero ler tudo dele! Das melhores entrevista do Roda Viva!
Uma aula, do começo ao fim! ❤
Sábio ! E iluminado ! Que sua voz ecoe cada vez mais !
Vale a pena assistir mais de uma vez, ele é brilhante!
Uma verdadeira aula!
Entrevistas muito sábias, elucidadoras e respeitosas. Um rapaz de 20 anos que aprendeu apanhando da vida a nos mostrar como a violência é corrosiva e como a classe dominante nos rouba direitos, sonhos e qualidade de vida. Agradeço a produção deste programa pela oportunidade impar de conhecer esse já tão importante escritor que com certeza veio ao Mundo para ajudar a humanidade a pensar criticamente e melhor. Gratidão a todos que me proporcionaram a oportunidade de refletir sem dominação.
Boa tarde, assisti o programa de ontem e achei maravilhoso. Precisamos aprender muito, com esses jovens...
Surreal. O que foi isso? Demorei o dobro de tempo pra assistir tendo em vista as frequentes pausas e respirações profundas que precisei fazer ao longo da escuta. Emocionada. Atravessada. Vou ler tudo dele, com certeza.
Impressionante esse rapaz, representa a luz no fim do túnel. Me emocionei várias vezes com ele e sinto “amor” por ele e todos os que passam por violências sociais! Roberta , entrevistadora maravilhosa.
Acho que foi a 1a vez, em toda a minha história com o UA-cam, que li sem medo os comentários. E viva Édouard!
Excelente!! Fantástico!!
Que entrevista absurda, absurdamente maravilhosa, me sentia por vezes um alvo de silhueta, por outras [ou de forma concomitante] o próprio disparo. Como a @Jaceline comentou aqui, 'cada palavra uma faca, algo que traspassa'. Édouard Louis vai para minha cabeceira, porque na vida ele conquistou esse espaço com essa entrevista, e assim espero pode tê-lo muito mais presente. Obrigado @RodaViva e todo o time que orquestrou a possibilidade desse momento tão necessário.
Excelente entrevista! Pessoa inteligentíssima e como alguém já disse por aqui, vou ler os livros do Edouard! Com certeza.
Que maravilhoso ser humano! Uma entrevista inesquecível, estimulante em todos os sentidos... quero ler tudo que ele publicou agora!
A melhor do ano...maravilha de entrevista!
Edouard , viens de gagner mon admiration par sa découverte et gagner une lectrice pour des livres . J'en parlerais autour de moi , félicitations, Édouard Louis 🌻
Que lucidez incrível desse jovem escritor ao compreender a situação e o ambiente em que viveu e também a própria sociedade atual.
Que entrevista!!!!... Vou comprar todos os livros dele...
De longe o mais brilhante e importante entrevistado do programa Roda-Viva de todos os tempos.
Tenho a impressão que a França respira um ambiente intelectual surreal, a genialidade desse escritor não é por acaso. Os ares franceses têm um ambiente fértil para o florescer dessas ideias tão sofisticadas.
Alguém que não conhece a história do programa
Uma das melhores entrevistas que já vi e ouvi! 👏🏾
Sensacional. Adorei. Quanto conteúdo.
Ótima entrevista! Foi ótimo tê-la assistido depois de ter lido dois de seus livros
Meu Deus que homem! Que vida! Que chegue a todos
ENCANTADA E MARAVILHADA COM A ENTREVISTA! BOM DEMAIS ESCUTÁ-LO! AS PERGUNTAS FORAM MUITO BOAS, MAS AS DA ROBERTA MARTINELLI ME TOCARMA MAIS. PARABÉM PARA TODOS E TODAS! VOU IMEDIATAMENTE LER TUDO DO ÉDOUARD LOUIS! 💘
Excelentes colocações de Edward Louis!
Enfatiza o que sempre pensei quanto às eleições: votar é um exercício de cidadania. Ao exercer esse direito, deve-se pensar nos interesses da coletividade.
Uau! Não só escreve bem, como também sabe se expressar de maneira impecável! Extremamente inteligente! Sabe mesclar a sua própria experiência com o que leu, com o que pensa! Incrível!
Estou impactada com essa entrevista, que escritor maravilhoso!
Que maravilhosa entrevista! Esse foi um fos Roda Vivas mais importantes que assisti. Aprendi muito! Que ser humano maravilhoso, resiliência, transformador. Ganhou mais uma leitora assídua.
Maravilhoso. O conteúdo e o escritor.
Parabéns por RodaViva nos trazer mais um importante tema da realidade! Excelente entrevista tanto pelas perguntas dos presentes jornalistas quanto pela riqueza do entrevistado! Quero mergulhar na sua obra pois falam mto da minha insatisfação e angústia, diante das “violências” sofridas pelos excluídos, que vivem à margem do sistema capitalista dominante. E também àquelas violências vividas pelas ditas “minorias” sociais. Amei!! E me emocionei!! Parabéns ao programa!!❤
Vi o mais lentamente que pude, para tentar capturar, aproveitar o máximo possível tanta riqueza em uma narrativa. Que impacto e profundidade gigante, maravilhoso!