O jornalista fez bem. Espremeu num ponto necessário. Marcelo Gleiser critica as intenções do Musk com a exploração espacial, dizendo procurar por lucro e poder, mas de que forma isso seria diferente da aviação? Hein? Ou os sócios da Emirates Airlines estão preocupado com o desenvolvimento científico por si seul? É um discursinho bobo esse do Marcelo. Misericórdia.
@@SamuelSouza-xy1hm você que não entendeu, ele disse que nós não estamos preparados espiritualmente para isso,devemos ajudar a moradia nossa primeiro para depois irmos explorar outros mundos. Ele está super certo.
@@henriquetrombinigarcia7901 Pois então junte todo o progresso científico e jogue fora aquilo tudo que não diz respeito à "nossa moradia". De que serve as Leis de Kepler se há pessoas em situação de rua? Para que se gastar tanto com satélites espaciais se há crianças com fome na África? Para que montar um colisor de partículas entre a Franca e a Suíça à fim de estudar o microcosmo se não há água potável e saneamento básico para todas as pessoas do planeta? Do que serve à humanidade tanto investimento para estudar um buraco negro se pessoas não tem acesso a tratamento de saúde digno? Esperar a humanidade "se espiritualizar" (ha-ha) e remediar todos os problemas da humanidade para só depois progredir noutras áreas é pedir para voltarmos à idade da pedra. Isso nunca irá acontecer pois o ser humano é o que é. Esse teu pensamento é ingênuo, além de arrogante. Ao invés de entender como a humanidade é, quer ensiná-la comp deve ser.
Roda viva é um programa onde quem pergunta é um tosco raso sem base argumentativa alguma, mas o entrevistado demonstrou sua visão de mundo com lucidez e objetividade.
Francamente... o Gleiser de sempre... papinhos clichês, mistura de astrofísico com Paulo Coelho. É (muito) mais fácil fazer sucesso com esses livros de título impactante do que produzir ciência de verdade.
Gleiser sempre teve esse olhar tangente ao humano, é um daqueles Sagans que trazem fascínio ao saber e conhecimento, desafiam e provocam a audiencia, Gleiser ainda possui essa aproximação terna e cheia de empatia. Um cara que deveria ser mais aplaudido no Brasil.
o jeito que o Marcelo vê o mundo é lindo. aprendi muito com ele. o ser humano é um privilégio, quase não estivemos aqui. foi por causa de uma pedra gigante
Falou tudo Marcelo, antes de explorar outros planetas. e gastar milhões para isso. aprender a cuidar e consertar o que foi destrui no nosso planeta!👏👏👏
Que qualidade de entrevista! Marcelo é repleto de informação de qualidade, fala com franqueza e objetividade... Sem remendos, sem costuras... Excelente!
Fantástica abordagem, quanta resistência podemos observar ainda sobre o deslumbre da vida! Quero ler amanhã o livro! Que deleite um brasileiro com esta sensibilidade e coragem!
@@Elemental7844 ele ajustou o discurso pq ele quer defender as pautas da esquerda, entre elas "salvar o planeta", portanto seria um óbice buscar vida extraterrestre. Na entrevista anterior, nesse mesmo programa, ele tinha dito exatamente o oposto, que acreditava em vida extraterrestre pq seria mais lógico etc. Não acredite nesse sujeito
Vários temas científicos, filosóficos e sociológicos modernos e contemporâneos fundamentais foram mencionados: Desencantamento e Reencantamento do Mundo, Crise Ambiental, Objetificação da Natureza, Cientificismo, Física Quântica, Teoria de Tudo, Inteligência Artificial, Educação Filosófica, Ética Aplicada, entre outros. Tenho receio de que, dada a complexidade histórica e filosófica dos temas desenvolvidos pelo Marcelo Gleiser nesse Manifesto, poucos serão os interlocutores capazes de dialogar construtivamente ou mesmo de questionar os pressupostos fundamentais por trás da narrativa desenvolvida na obra de forma lúcida, crítica, honesta e sensata. Um exemplo disso é que muitas perguntas foram verdadeiras digressões, completamente irrelevantes e rasas em relação ao argumento do autor. Marcelo, obrigado por germinar sementes de esperança em tempos tão sombrios!
Marcelo Gleiser, que baita reflexão você sempre traz. Tenho seus livros, assisto você e lamento nao alcançar a dimensão que você propõe. Moro em Valença, RJ, uma outrora cidade linda e historica, hoje destruída pelas mentes obsoletas desses senhores que sobem ai poder . Vivo pensando como você, tento fazer minha parte, mas estou deprimida. Felicidades e muitíssima grata pela sua visão tão lúcida da possibilidade de honrarmos nosso planeta Terra. O abraço de uma fã incondicional da sua trajetória como um todo.
Essa entrevista é excelente e constrangedora ao mesmo tempo. Excelente pela genialidade do Gleiser; constrangedora pela burrice ou falta de caráter da maioria dos entrevistadores. Parabéns ao Marcelo pela paciência.
Considerando que o entrevistador Salvador Nogueira, que se diz jornalista, mas que interrompeu os estudos em 2004 depois de oito anos tentando se formar na USP, eu não esperaria muita coisa. Repare que ele nem sequer consegue escutar as respostas do entrevistado.
A conversa desbancou lá pelos 40min, o que me fez quase desistir de prosseguir (melhor ir ler o livro!!, pensei...🙂). Suponho que é o preço que se paga, vez ou outra, para divulgar sua obra ao grande público, no que o Marcelo sempre faz muito bem.
Adoro o Marcelo Gleiser!! Cientista humano e adorável!! Se vê na condição de um animal mamífero, aquele que nutre a sua cria, que vê a importância do desenvolvimento da sensibilidade, do cuidado e valoriza o conhecimento a favor da humanidade, para que possamos nos encantar e cuidar daquilo que precisamos, e não possuímos, pois a terra não é nossa, apenas habitamos nela, junto com as outras vidas. Especulações que fujam deste propósito não lhe é mais importante. Em nossa vasta ignorância temos certeza da finitude da vida, é fato, e isso sim importa, por isso a ciência do encantamento e do cuidar são urgentes! Precisamos do afeto, da presença da vida, enquanto vivermos!!
Deve ser por diversas razões, mas no meu entender é devido a característica da vida na terra, a qual é única para nossa condição enquanto "raça humana", essa não existe em nenhum outro lugar. Acredito ser isso. O Universo inteiro é vida, é vivo, mas na terra, a vida é a qual nos sustenta. E isso que ele pretende defender.
Achei um bocado desrespeitosa a postura do Salvador em alguns momentos da entrevista, que por muitos momentos teve um clima de sabatina. Mas o Marcelo foi um show à parte na entrevista, sempre com muito respeito. Deu sua opinião de forma serena mesmo quando contrariado. Sempre muito bom ouvir o Gleiser. Que ser humano exemplar!
Salvador tava doidão, já tava quase pra denominar uma missão chamada Prometeus dizendo que o objetivo do ser humano é colonizar os mundos da galaxia antes dos klingons.
Salvador desrespeitoso não, questionou de forma correta, sem puxar saco. E o Gleiser de sempre... papinho clichê, mistura de astrofísico com Paulo Coelho. É (muito) mais fácil fazer sucesso com esses livros de título impactante do que produzir ciência de verdade.
Paciência...? Foi questionado de forma correta, sem bajulação. Problema foi o Gleiser de sempre... papinho clichê, mistura de astrofísico com Paulo Coelho. É (muito) mais fácil fazer sucesso com esses livros de título impactante do que produzir ciência de verdade.
Marcelo Gleiser é uma voz coerente, sábia e mais do que necessária. Recomendo o canal dele no youtube e as aulas gratuitas de astrofísica que ele disponibiliza. Obrigado, Marcelo!
entrevista fantástica, maravilhosa. só uma humilde dica de ouvinte para alguns entrevistadores: contextualizem, mas sejam objetivos, deixem os holofotes para o entrevistado. perguntas / discurso são aflitivas.
"Dica"... pq? Questionado de forma correta, sem puxar saco. E o Gleiser de sempre... papinho clichê, mistura de astrofísico com Paulo Coelho. É (muito) mais fácil fazer sucesso com esses livros de título impactante do que produzir ciência de verdade.
o ponto q passou batido é o foco, a ciência é desde sempre instrumentalizada pelo poder, e claramente a maior crítica do marcelo e ao poder, os operadores da ciência por tanta sabedoria acaba estimulando consciência, eu confio no cientista o problema é qm paga a conta, esses sim são os maiores vilões da humanidade,
Parabéns Marcelo Gleiser, esse livro será sucesso e referência para Filosofia de entendimento de nossa responsabilidade com nossa casa, Planeta 🌎 que só tem um
Confrontando o desânimo e a inércia, o descrédito do valor de nossa influência individual e comunitário, eis que ouvimos um chamado corajoso para a ampliação da consciência e a ação. Ele teve muita paciência com as perguntas especialmente a defesa da exploração espacial. Sim, eu te ouvi, Marcelo! Ainda não terminei de assistir, mas vou comprar seu livro inspirador.
@@lindadirsoares6811 Caracas...uma fala simples dessa você não conseguiu interpretar? Fico pensando em como você poderia entender o Marcelo. O que o Cleysonnatha disse é que os entrevistadores o interrompe muito para fazer questionamento desnecessários no geral.
Que comentário lindo, poético, adoro ler comentários que trazem um enriquecimento a esse espaço. Ao citar Drummond de maneira bem colocada. Adorei!!!!!
Na sala de aula tenho me sentido só nesta luta para o empoderamento dos jovens do ensino médio na direção do biocentrismo. Estou torcendo para que o Marcelo seja nosso ministro da educação!
Sou fã do Marcelo! Acredito que seja a primeira voz da ciência que estabelece a relação entre universo e ciência considerando também a subjetividade do todo, esse ponto de vista é muito contemporâneo, me identifico muito com esse propósito.
Marcelo! Tu és um máximo de intelectualidade. Parabéns pela sua força em divulgar ciência de qualidade para todo o povo brasileiro, e para o mundo todo! Em suma, agradeço imensamente pelo seu impecável trabalho ...
"Máximo"...?! O Gleiser de sempre... papinho clichê, mistura de astrofísico com Paulo Coelho. É (muito) mais fácil fazer sucesso com esses livros de título impactante do que produzir ciência de verdade.
Apesar dos entrevistadores, a apresentadora e principalmente Marcelo Gleiser conseguem preservar o bom-tom, a elegância, a inteligência e o respeito as ideias divergentes. Estar vivo, a Vida é um presente!
Fiquei fã do Marcelo! Não só pela sua inteligência em "O Despertar do Universo Consciente", mas por conta da sua serenidade. Apesar das perguntas capciosas da entrevista, ele respira fundo e responde com categoria.
Excelente conversa,Marcelo Gleiser é muito agradável,transmite muitaaa credibilidade e que honra ele ser brasileiro!O duro é a Vera Chatalhães nesse programa tão interessante!
Parabenizo toda a equipe que produziu e conduziu esta entrevista com o Marcelo Gleiser. São obras assim que estimulam o pensamento e são úteis para a sociedade.
Qto mais eu escuto, leio o Marcelo mais eu gosto e me identifico....Marcelo riquíssimo nas suas idéias. análises, um Ser humano msravilhoso antes de ser cientista, escritor ...❤
Marcelo Gleiser é um ser elevado, considero um privilégio viver no mesmo tempo que ele. Uma pena os entrevistadores quererem causar tanto e baterem de frente em questões urgentes, que precisam de adesão, não de gente questionando o tempo todo. Ninguém precisa ter dúvidas que a forma como vivemos nesse planeta não se sustenta mais.
@@francelinaalvesdossantos2474Ele não defendeu o Elon Musk, ele quis colocar um paralelo da exploração espacial com o espalhamento da espécie humana pelos continentes. Preservar a vida também tem haver com colonizar outros planeta pois, querendo ou não, a Terra é um planeta de tempo FINITO e que este tempo pode estar condicionado ao nosso tratamento com ele OU NÃO. Lembrando que a Terra já teve Extinções em massa que aniquilaram boa parte das espécies do planeta de forma NATURAL, e não antropomórfica.
“Maravilhamento de viver nesse mundo”👍🙏obrigada Marcelo Gleiser por essa frase. Como é difícil o ser humano perceber isso. Muito triste , mas o professor é resiliente , só o parabenizo.
Que fantástico um cientista brasileiro falando de ser humano como coracao, mente e espirito. A sensibilidade que precisaríamos ver mais no Brasil e no mundo!
O Lama Padma Samten (anteriormente professor de física da UFRGS) e o Marcelo Gleiser são dois expoentes desse novo pensamento. Me alegro por sentir que a motivação despertada em mim também atinge milhares de outras pessoas.
Entrevista maravilhosa e, confesso, como me identifiquei com os pensamentos de Marcelo Gleiser. Acredito que, baseado na própria vida de todas formas (em algum momento, foi gerada, crescida e se multiplicada), é necessário comprometer-nos com nós mesmos através de pequenas ações e começarmos e/ou recomeçarmos pois, cada ser, em sua grandeza é um elo de vida e força e, quando unimos uns aos outros, formamos uma grande corrente que poderá abraçar e empoderar-se para as mudanças necessárias. O budismo filosófico realmente é um despertar para o conhecimento de atitudes e éticas humanas, mas há muita resistência em conhecê-lo porque exige o olhar interno de si mesmo e, muitas vezes, não estamos preparados para isso. Falta na educação o estudo da filosofia e que poderia também contribuir para que a ciência, a arte, a história e afins fossem valorizadas e ajudar a despertar o crescimento humano, tanto individual como coletivo, na visão real do todo Universal/Natureza e a correlação/interligação entre si, cada um dentro do tamanho de seu limite, mas necessário.
Obrigado Marcelo 👏🏼👏🏼👏🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼 Sou sempre chamada de ingênua por alguns (inclusive que só pensam em dinheiro) por acreditar que podemos mudar o que quisermos, desde que juntemos nossas mentes. Amo minhas conversas com meu filho que está terminando a faculdade e meu netinho de 7 anos, eles me dão ânimo pra não desistir desse propósito. 🙏🏼🙏🏼😍😍🥰🥰🥰♥️♥️♥️
Nos anos 90, participei de um teatro sobre drogas, eu fui a morte. E a diretora do Pré escolar levou as crianças para assistir também. No final, as crianças queriam conhecer a Morte ( que era eu), nessa época 55:48 eu tinha uma filha de 3 anos. Enfim fui na sala das crianças e a professora aproveitou o assunto para ver pensamento crítico das crianças entre outras avaliações que provavelmente ela aproveitou! Fui um aprendizado tão rico para todos, não só para as crianças, elas discutiram aquele tema de forma sábia, inteligente, incluindo como as pessoas lidam com as drogas. Como foi lindo perceber a sabedoria, como discutiram o assunto. Isso nunca mais esqueci! Já respeitava as crianças, mas apartir dali , penso Respeitar e ouvir as crianças em qualquer assunto é fundamental.
Marcelo Gleiser expressa tudo aquilo que eu também acho do planeta terra. Como é bom ouvir um astro físico expressar os pensamentos dele, melhor ainda é perceber que os pensamentos dele é compatível com o que você pensa a respeito do planeta. Eu sou um simples anônimo, mas estou muito orgulhoso de ter compatibilidade de pensamentos com um pessoa tão importante. Sou muito admirador do astro físico Marcelo Gleiser, acho ele um ser humano evoluído e, completo! Parabéns Marcelo Gleiser!
Que fala importante! Muito conteúdo! Pena alguns entrevistadores terem aparentado (digo bem: aparentado) sequer ter lido o livro, que precisou ter seu mote defendido. A pergunta do físico, no primeiro bloco, fez os olhos do entrevistado brilharem!
Excelente entrevista! Marcelo é um ser humano maravilhoso que está nos reconectando à nossa especial mas "simples" condição humana, completamente dependente da Natureza e da coletividade para viver. Dessa forma, as fichas vão caindo e percebemos nossa parcela de responsabilidade para que haja futuro.
Uma viagem na Vida do tempo das vidas... A gente viaja em Sapiens e Carl Sagan nalguns momentos... Muitos anos de vida para esse belo ativista da vida do planeta Terra diante do cosmom: irmão em essência de espiritualidade Marcelo!!!!
Sagrada é a paciência do Professor Marcelo
O jornalista fez bem. Espremeu num ponto necessário. Marcelo Gleiser critica as intenções do Musk com a exploração espacial, dizendo procurar por lucro e poder, mas de que forma isso seria diferente da aviação? Hein? Ou os sócios da Emirates Airlines estão preocupado com o desenvolvimento científico por si seul? É um discursinho bobo esse do Marcelo. Misericórdia.
No final das contas, a questão é preservar o planeta, e usar todas as nossas forças para isso, unidos.
@@SamuelSouza-xy1hm você que não entendeu, ele disse que nós não estamos preparados espiritualmente para isso,devemos ajudar a moradia nossa primeiro para depois irmos explorar outros mundos. Ele está super certo.
@@henriquetrombinigarcia7901 Pois então junte todo o progresso científico e jogue fora aquilo tudo que não diz respeito à "nossa moradia". De que serve as Leis de Kepler se há pessoas em situação de rua? Para que se gastar tanto com satélites espaciais se há crianças com fome na África? Para que montar um colisor de partículas entre a Franca e a Suíça à fim de estudar o microcosmo se não há água potável e saneamento básico para todas as pessoas do planeta? Do que serve à humanidade tanto investimento para estudar um buraco negro se pessoas não tem acesso a tratamento de saúde digno?
Esperar a humanidade "se espiritualizar" (ha-ha) e remediar todos os problemas da humanidade para só depois progredir noutras áreas é pedir para voltarmos à idade da pedra. Isso nunca irá acontecer pois o ser humano é o que é. Esse teu pensamento é ingênuo, além de arrogante. Ao invés de entender como a humanidade é, quer ensiná-la comp deve ser.
@@SamuelSouza-xy1hm ele não falou da Emirates.
Marcelo Gleiser como sempre ético e paciente nas respostas. Meio difícil responder algumas perguntas absurdas. Parabéns pela resiliência
Ele é realmente incrível
Meu deus que horror alguns entrevistadores, desperdiçando tempo nas perguntas ruins e tirando o foco central do entrevistado
O que seriam perguntas absurdas? É absurdo alguém não ter pleno conhecimento do assunto? TV aberta não é seminário.
Estou horrorizada com as perguntas ....que desconfortável!!
Roda viva é um programa onde quem pergunta é um tosco raso sem base argumentativa alguma, mas o entrevistado demonstrou sua visão de mundo com lucidez e objetividade.
Marcelo Gleiser é tão inteligente e sensível, defende a sacralidade da vida. Respeitoso até diante das colocações mais absurdas.
Francamente... o Gleiser de sempre... papinhos clichês, mistura de astrofísico com Paulo Coelho. É (muito) mais fácil fazer sucesso com esses livros de título impactante do que produzir ciência de verdade.
Prof.Marcelo é um orgulho nacional. É nosso. É brasileiro. Deveria ser divulgado noite e dia por todo país. Obrigado. Abçs
Que bonito ver a evolução de um pensador. Um intelectual pode desenvolver seu olhar para a humanidade
Gleiser sempre teve esse olhar tangente ao humano, é um daqueles Sagans que trazem fascínio ao saber e conhecimento, desafiam e provocam a audiencia, Gleiser ainda possui essa aproximação terna e cheia de empatia. Um cara que deveria ser mais aplaudido no Brasil.
Que maravilha de programa
É um deleite escutar uma pessoa tão sabia como Marcelo Gleiser! Ele é dono de uma inteligência ímpar!
Tive a honra de conhecer o professor Marcelo, extremamente educado.
Quando o pror. Marcelo fala, sempre é uma aula de espiritualidade.
Ter um conteúdo livre e gratuito neste nível é uma forma de iniciar uma mudança! Minha contribuição é divulgar.
Esse é o tipo de brasileiro que a gente precisa. Menos gado, mais amor.
Gado?! Como assim???
Sim
Perfeito!!!!
Não adianta, tem que meter o pão com mortadela no meio...
Sempre tem uma mortadela no caminho….
Pude trabalhar em um Documentário com a presença do Marcelo Gleiser, que pessoa incrível!
o jeito que o Marcelo vê o mundo é lindo. aprendi muito com ele. o ser humano é um privilégio, quase não estivemos aqui. foi por causa de uma pedra gigante
aliás, a paciência do marcelo com a enorme maioria das perguntas é louvável
O Prof. Marcelo Gleiser é um Humanista.
a paciência do Marcelo com o Salvador é louvável
Concordo plenamente e vamos combinar, esse tal de Salvador é de uma arrogância insuportável.
Quem tem classe, tem
Nem fala rsrs um santo
Falou tudo Marcelo, antes de explorar outros planetas. e gastar milhões para isso. aprender a cuidar e consertar o que foi destrui no nosso planeta!👏👏👏
Milhões não... Trilhões!!!! É muito capital investido em autorama de ricaço!!!
Que qualidade de entrevista! Marcelo é repleto de informação de qualidade, fala com franqueza e objetividade... Sem remendos, sem costuras... Excelente!
Entrevistador de qualidade, apesar dos entrevistadores. Inacreditável o que eles falam (porque não posso caracterizar como perguntas).
@@leandrorgps eu fiquei indignada e chocada com o nível das perguntas e ver o quão raso cada entrevistador foi.
@@cillarodrigues7148Selecionam os mais medíocres.
@@cillarodrigues7148estou chocada tb !! Constrangedor...
Eu só não concordo com o pessimismo dele em relação a vida em outros planetas. No futuro, descobrirão que a vida é comum no universo.
Marcelo Gleiser, orgulho brasileiro. Ciência, humanismo e consciência ambiental. Parabéns pela entrevista.
Prof Marcelo Gleiser, receba meu respeito e admiraçao. 😊😊
Ótima entrevista professor!
Fantástica abordagem, quanta resistência podemos observar ainda sobre o deslumbre da vida! Quero ler amanhã o livro! Que deleite um brasileiro com esta sensibilidade e coragem!
Falou o q vc queria ouvir, né fazuéli?
@@BerguerUuuuuuuuuuuuuu!!!!!
Concordo 100% Carlota. Precisa muita paciência pra gente tacanha quando já se está em um outro nível espiritual.
Eu só não concordo com o pessimismo dele em relação a vida em outros planetas. No futuro, descobrirão que a vida é comum no universo.
@@Elemental7844 ele ajustou o discurso pq ele quer defender as pautas da esquerda, entre elas "salvar o planeta", portanto seria um óbice buscar vida extraterrestre. Na entrevista anterior, nesse mesmo programa, ele tinha dito exatamente o oposto, que acreditava em vida extraterrestre pq seria mais lógico etc. Não acredite nesse sujeito
Vários temas científicos, filosóficos e sociológicos modernos e contemporâneos fundamentais foram mencionados: Desencantamento e Reencantamento do Mundo, Crise Ambiental, Objetificação da Natureza, Cientificismo, Física Quântica, Teoria de Tudo, Inteligência Artificial, Educação Filosófica, Ética Aplicada, entre outros. Tenho receio de que, dada a complexidade histórica e filosófica dos temas desenvolvidos pelo Marcelo Gleiser nesse Manifesto, poucos serão os interlocutores capazes de dialogar construtivamente ou mesmo de questionar os pressupostos fundamentais por trás da narrativa desenvolvida na obra de forma lúcida, crítica, honesta e sensata. Um exemplo disso é que muitas perguntas foram verdadeiras digressões, completamente irrelevantes e rasas em relação ao argumento do autor. Marcelo, obrigado por germinar sementes de esperança em tempos tão sombrios!
brilhante a sua análise, Aislan. Grande, abraço!
Na real, acho que estavam lendo o livro naquele momento 🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️
Perfeito comentário.
Eu só não concordo com o pessimismo dele em relação a vida em outros planetas. No futuro, descobrirão que a vida é comum no universo.
@@Elemental7844 Legal o seu ponto de vista, meu amigo. Esperançoso. Que assim seja. ABS
Marcelo Gleiser, que baita reflexão você sempre traz. Tenho seus livros, assisto você e lamento nao alcançar a dimensão que você propõe. Moro em Valença, RJ, uma outrora cidade linda e historica, hoje destruída pelas mentes obsoletas desses senhores que sobem ai poder . Vivo pensando como você, tento fazer minha parte, mas estou deprimida. Felicidades e muitíssima grata pela sua visão tão lúcida da possibilidade de honrarmos nosso planeta Terra. O abraço de uma fã incondicional da sua trajetória como um todo.
Continua lindo, inteligente, culto, didático. Entrevista muito interessante e necessária ao Brasil. Um abraço ao time do programa Roda Viva.
"Nós somos o Universo existindo enquanto forma humana!" Nos ensina Marcelo Gleiser
Vou continuar seguindo o Marcelo! Cultuando uma sensibilidade para as famílias, escolas,construírem uma melhor educação para os filhos!!!
Essa entrevista é excelente e constrangedora ao mesmo tempo.
Excelente pela genialidade do Gleiser; constrangedora pela burrice ou falta de caráter da maioria dos entrevistadores.
Parabéns ao Marcelo pela paciência.
Achei fraca, a primeira entrevista foi melhor
Alegar Falta de Caráter, aí já Extrapolou DEMAIS!!!
Considerando que o entrevistador Salvador Nogueira, que se diz jornalista, mas que interrompeu os estudos em 2004 depois de oito anos tentando se formar na USP, eu não esperaria muita coisa. Repare que ele nem sequer consegue escutar as respostas do entrevistado.
@@Oinotnattt ele estudava física ou astronomia? Ou não se formou em jornalismo?
@@rafaelgomesdasilva6564 A Astronomia é um ramo (como uma "especialidade") da Física.
Grande divulgador científico
A conversa desbancou lá pelos 40min, o que me fez quase desistir de prosseguir (melhor ir ler o livro!!, pensei...🙂). Suponho que é o preço que se paga, vez ou outra, para divulgar sua obra ao grande público, no que o Marcelo sempre faz muito bem.
Adoro o Marcelo Gleiser!! Cientista humano e adorável!! Se vê na condição de um animal mamífero, aquele que nutre a sua cria, que vê a importância do desenvolvimento da sensibilidade, do cuidado e valoriza o conhecimento a favor da humanidade, para que possamos nos encantar e cuidar daquilo que precisamos, e não possuímos, pois a terra não é nossa, apenas habitamos nela, junto com as outras vidas. Especulações que fujam deste propósito não lhe é mais importante. Em nossa vasta ignorância temos certeza da finitude da vida, é fato, e isso sim importa, por isso a ciência do encantamento e do cuidar são urgentes! Precisamos do afeto, da presença da vida, enquanto vivermos!!
Por isso corri pra cá ao ver o nome dele.👏🏿👏👏🏽👏🏻👏🏼
Excelente comentário
Eu só não concordo com o pessimismo dele em relação a vida em outros planetas. No futuro, descobrirão que a vida é comum no universo.
Deve ser por diversas razões, mas no meu entender é devido a característica da vida na terra, a qual é única para nossa condição enquanto "raça humana", essa não existe em nenhum outro lugar. Acredito ser isso. O Universo inteiro é vida, é vivo, mas na terra, a vida é a qual nos sustenta. E isso que ele pretende defender.
Tive a honra de ter este livro autografado pelo Prof. Marcelo, uma pessoa incrível, admirável, orgulho do Brasil 🏆💯✨
D
Muito bom!!!
Achei um bocado desrespeitosa a postura do Salvador em alguns momentos da entrevista, que por muitos momentos teve um clima de sabatina. Mas o Marcelo foi um show à parte na entrevista, sempre com muito respeito. Deu sua opinião de forma serena mesmo quando contrariado. Sempre muito bom ouvir o Gleiser. Que ser humano exemplar!
esse entrevistador foi um jeca, tentando provar errado o marcelo a td custo.. tosco, no mínimo
Salvador tava doidão, já tava quase pra denominar uma missão chamada Prometeus dizendo que o objetivo do ser humano é colonizar os mundos da galaxia antes dos klingons.
O salvador é um pobre coitado que foi incapaz de entender o real objetivo do que estava sendo tratado na entrevista.
Eu só não concordo com o pessimismo dele em relação a vida em outros planetas. No futuro, descobrirão que a vida é comum no universo.
Salvador desrespeitoso não, questionou de forma correta, sem puxar saco. E o Gleiser de sempre... papinho clichê, mistura de astrofísico com Paulo Coelho. É (muito) mais fácil fazer sucesso com esses livros de título impactante do que produzir ciência de verdade.
Parabéns pela sua paciência Dr. Marcelo.
Paciência...? Foi questionado de forma correta, sem bajulação.
Problema foi o Gleiser de sempre... papinho clichê, mistura de astrofísico com Paulo Coelho. É (muito) mais fácil fazer sucesso com esses livros de título impactante do que produzir ciência de verdade.
@@leonardobrunorende5363 Salvador Nogueira interpretou tudo errado o que ele escreveu, voce tambem, aparentemente
Marcelo Gleiser é uma voz coerente, sábia e mais do que necessária. Recomendo o canal dele no youtube e as aulas gratuitas de astrofísica que ele disponibiliza. Obrigado, Marcelo!
entrevista fantástica, maravilhosa. só uma humilde dica de ouvinte para alguns entrevistadores: contextualizem, mas sejam objetivos, deixem os holofotes para o entrevistado. perguntas / discurso são aflitivas.
Concordo plenamente, achei os entrevistadores muito prolixos e pouco objetivos
"Dica"... pq? Questionado de forma correta, sem puxar saco. E o Gleiser de sempre... papinho clichê, mistura de astrofísico com Paulo Coelho. É (muito) mais fácil fazer sucesso com esses livros de título impactante do que produzir ciência de verdade.
Concordo muito
o ponto q passou batido é o foco, a ciência é desde sempre instrumentalizada pelo poder, e claramente a maior crítica do marcelo e ao poder, os operadores da ciência por tanta sabedoria acaba estimulando consciência, eu confio no cientista o problema é qm paga a conta, esses sim são os maiores vilões da humanidade,
Meu amigo, e o que falar das igrejas, governos etc... toda forma de poder é passível de corrupção e deturpação de seu propósito inicial
Maravilha ; humanismo que não podemos perder e sentir que fazemos parte de um eco sistema. Excelente
A paciência do Gleiser é EXATAMENTE a que não devemos ter com certo tipo de profissionais, sejam eles da imprensa ou não
Verdade!
Eu, pessoalmente, ando sem paciência com tanta futilidade, vulgaridade.... ignorância.
Parabéns Marcelo Gleiser, esse livro será sucesso e referência para Filosofia de entendimento de nossa responsabilidade com nossa casa, Planeta 🌎 que só tem um
ACHO QUE DEVERIAM OUVIR MAIS ESSE CARA, TALVEZ A VISÃO DE MUNDO MAIS LÚCIDA DOS ULTIMOS TEMPOS.
Confrontando o desânimo e a inércia, o descrédito do valor de nossa influência individual e comunitário, eis que ouvimos um chamado corajoso para a ampliação da consciência e a ação. Ele teve muita paciência com as perguntas especialmente a defesa da exploração espacial. Sim, eu te ouvi, Marcelo! Ainda não terminei de assistir, mas vou comprar seu livro inspirador.
Estou fazendo a compra também. Paciêcia divina para suportar as perguntas lacradoras do entrevistador do folhetim de são Paulo.
Nossa, fiquei até constrangida...que paciência que ele teve...já está vários níveis acima 🙏🏼🙏🏼🌍
Sensacional a Presença deste Astrofísico no Roda Viva…. Traga o de volta 👏❤️👏
EXELENTE MSM!!
Vinte e poucos anos é muito.
Tente achar as outras entrevistas dele no Roda Viva. Deve ter na Internet.
Eu só não concordo com o pessimismo dele em relação a vida em outros planetas. No futuro, descobrirão que a vida é comum no universo.
Cientista levanta a importância do Ativismo individual, superhipermega importante p o nosso Bem!
Se deixassem o homem falar, renderia muito mais.
???
@@lindadirsoares6811 Caracas...uma fala simples dessa você não conseguiu interpretar? Fico pensando em como você poderia entender o Marcelo. O que o Cleysonnatha disse é que os entrevistadores o interrompe muito para fazer questionamento desnecessários no geral.
Vai ser num clic. O paralelo está preparado.
Eles só deixam falar a gadaiada.
Marcelo é o tipo de pessoa que sempre paro para ouvir 🙏🏽
Marcelo Gleiser é uma mente brilhante! Que suas palavras possam despertar muitos corações, principalmente dos mais jovens!!!
"O homem, as viagens" - Drummond nos pede para pisar no chão do nosso coração ao invés de habitar outros planetas.
Que comentário genial
Que comentário lindo, poético, adoro ler comentários que trazem um enriquecimento a esse espaço. Ao citar Drummond de maneira bem colocada. Adorei!!!!!
Lindo ❤
Sou fã do Marcelo . Ele explica a ciência de forma clara que um leigo consegue entender.
Concordo, ele eh magnifico, pena que temos poucos cientistas como ele.
Tenho todos os livros do Gleiser convidado de altíssimo nível
Entrevista sensacional!!! Marcelo Gleiser é brilhante, que mais entrevistas desse nível venham!!! 👏👏👏
Marcelo Gleiser. Sempre uma alegria escutá-lo.
Na sala de aula tenho me sentido só nesta luta para o empoderamento dos jovens do ensino médio na direção do biocentrismo. Estou torcendo para que o Marcelo seja nosso ministro da educação!
Sou fã do Marcelo! Acredito que seja a primeira voz da ciência que estabelece a relação entre universo e ciência considerando também a subjetividade do todo, esse ponto de vista é muito contemporâneo, me identifico muito com esse propósito.
Como ele é maravilhoso, Marcelo Gleiser é uma pessoa abençoada na arte de ensinar as pessoas que se interessam pelas coisas da vida.
Marcelo! Tu és um máximo de intelectualidade. Parabéns pela sua força em divulgar ciência de qualidade para todo o povo brasileiro, e para o mundo todo! Em suma, agradeço imensamente pelo seu impecável trabalho ...
"Máximo"...?!
O Gleiser de sempre... papinho clichê, mistura de astrofísico com Paulo Coelho. É (muito) mais fácil fazer sucesso com esses livros de título impactante do que produzir ciência de verdade.
Parabéns, como é bom ouvir gente inteligente
Apesar dos entrevistadores, a apresentadora e principalmente Marcelo Gleiser conseguem preservar o bom-tom, a elegância, a inteligência e o respeito as ideias divergentes.
Estar vivo, a Vida é um presente!
Ele é um ser humano muito superior.
Fiquei fã do Marcelo! Não só pela sua inteligência em "O Despertar do Universo Consciente", mas por conta da sua serenidade. Apesar das perguntas capciosas da entrevista, ele respira fundo e responde com categoria.
Fundamental ouvir Marcelo Gleiser. Parabéns pelo programa.
Marcelo é especial, diferenciado. Obrigado
Fantástica Roda Viva!! Muito obrigada a todos. Marcelo Gleiser sempre nos ajuda a pensar e repensar. Agora temos que agir.
😀💖
Uma das melhores cabeças do planeta, humanista e coerente, admirável.
Gleiser é craque demais! 👏👏👏👏👏👏 Não passa frio, está sempre coberto de razão! 😂
O Marcelo é brilhante na exposição da ciência e de suas implicações em nossas percepções e vidas.
Parabéns Marcelo, pela sua lucidez e coragem de denunciar os paradigmas superados e retrógados. Conquistar o espaço não nos livra da maldade humana.
Se o céu existe com certeza o professor Marcelo tem vaga nele. Um exemplo de comportamento inteligente e ponderado. 🤓👍🏻
Para evoluir precisamos de mais Marcelos Gleisers
A filantropia desse homem - Marcelo Gleiser - é absurda. Fé em Deus na humanidade.
Excelente conversa,Marcelo Gleiser é muito agradável,transmite muitaaa credibilidade e que honra ele ser brasileiro!O duro é a Vera Chatalhães nesse programa tão interessante!
Maravilhoso!!!!
Parabenizo toda a equipe que produziu e conduziu esta entrevista com o Marcelo Gleiser. São obras assim que estimulam o pensamento e são úteis para a sociedade.
Sensacional! A sustentabilidade do planeta não é mais para gerações futuras.... Começa com a nossa mesmo!
Prof. Marcelo Gleiser a Inteligência com sabedoria, faz um bem absoluto para os humanos, pois é "Divino"!
Obrigada!
Qto mais eu escuto, leio o Marcelo mais eu gosto e me identifico....Marcelo riquíssimo nas suas idéias. análises, um Ser humano msravilhoso antes de ser cientista, escritor ...❤
Marcelo Gleiser é um ser elevado, considero um privilégio viver no mesmo tempo que ele. Uma pena os entrevistadores quererem causar tanto e baterem de frente em questões urgentes, que precisam de adesão, não de gente questionando o tempo todo. Ninguém precisa ter dúvidas que a forma como vivemos nesse planeta não se sustenta mais.
E esse aí defendendo Elon Munsk?
@@francelinaalvesdossantos2474Ele não defendeu o Elon Musk, ele quis colocar um paralelo da exploração espacial com o espalhamento da espécie humana pelos continentes. Preservar a vida também tem haver com colonizar outros planeta pois, querendo ou não, a Terra é um planeta de tempo FINITO e que este tempo pode estar condicionado ao nosso tratamento com ele OU NÃO. Lembrando que a Terra já teve Extinções em massa que aniquilaram boa parte das espécies do planeta de forma NATURAL, e não antropomórfica.
Obrigado pela enorme transmissão de conhecimento avançado e ao mesmo tempo humilde.
“Maravilhamento de viver nesse mundo”👍🙏obrigada Marcelo Gleiser por essa frase. Como é difícil o ser humano perceber isso. Muito triste , mas o professor é resiliente , só o parabenizo.
Que fantástico um cientista brasileiro falando de ser humano como coracao, mente e espirito. A sensibilidade que precisaríamos ver mais no Brasil e no mundo!
O Lama Padma Samten (anteriormente professor de física da UFRGS) e o Marcelo Gleiser são dois expoentes desse novo pensamento. Me alegro por sentir que a motivação despertada em mim também atinge milhares de outras pessoas.
❤ fantástico ouvir o professor Marcelo
Que Aula Genial ❤❤❤ !!!
Entrevista maravilhosa e, confesso, como me identifiquei com os pensamentos de Marcelo Gleiser. Acredito que, baseado na própria vida de todas formas (em algum momento, foi gerada, crescida e se multiplicada), é necessário comprometer-nos com nós mesmos através de pequenas ações e começarmos e/ou recomeçarmos pois, cada ser, em sua grandeza é um elo de vida e força e, quando unimos uns aos outros, formamos uma grande corrente que poderá abraçar e empoderar-se para as mudanças necessárias. O budismo filosófico realmente é um despertar para o conhecimento de atitudes e éticas humanas, mas há muita resistência em conhecê-lo porque exige o olhar interno de si mesmo e, muitas vezes, não estamos preparados para isso. Falta na educação o estudo da filosofia e que poderia também contribuir para que a ciência, a arte, a história e afins fossem valorizadas e ajudar a despertar o crescimento humano, tanto individual como coletivo, na visão real do todo Universal/Natureza e a correlação/interligação entre si, cada um dentro do tamanho de seu limite, mas necessário.
Em cada evento destes vejo o sopro de Deus
Exatamente. Vamos cuidar do nosso planeta.
Não se pode perder tempo.
Obrigado Marcelo 👏🏼👏🏼👏🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼
Sou sempre chamada de ingênua por alguns (inclusive que só pensam em dinheiro) por acreditar que podemos mudar o que quisermos, desde que juntemos nossas mentes.
Amo minhas conversas com meu filho que está terminando a faculdade e meu netinho de 7 anos, eles me dão ânimo pra não desistir desse propósito.
🙏🏼🙏🏼😍😍🥰🥰🥰♥️♥️♥️
è isso, fazer o que é preciso, redesenhar lideranças conscientes para o futuro, parabéns!
Nos anos 90, participei de um teatro sobre drogas, eu fui a morte. E a diretora do Pré escolar levou as crianças para assistir também.
No final, as crianças queriam conhecer a Morte ( que era eu), nessa época 55:48 eu tinha uma filha de 3 anos.
Enfim fui na sala das crianças e a professora aproveitou o assunto para ver pensamento crítico das crianças entre outras avaliações que provavelmente ela aproveitou!
Fui um aprendizado tão rico para todos, não só para as crianças, elas discutiram aquele tema de forma sábia, inteligente, incluindo como as pessoas lidam com as drogas.
Como foi lindo perceber a sabedoria, como discutiram o assunto.
Isso nunca mais esqueci!
Já respeitava as crianças, mas apartir dali , penso Respeitar e ouvir as crianças em qualquer assunto é fundamental.
Maravilhoso!!! Assisti de NOVO!!! Um bálsamo pra alma!!! Marcelo Gleiser... top! Roda Viva... cada vez melhor!!!
Parabéns Marcelo! lindo manifesto, o unico mundo possível para a humanidade é o nosso Planeta
Marcelo Gleiser expressa tudo aquilo que eu também acho do planeta terra.
Como é bom ouvir um astro físico expressar os pensamentos dele, melhor ainda é perceber que os pensamentos dele é compatível com o que você pensa a respeito do planeta.
Eu sou um simples anônimo, mas estou muito orgulhoso de ter compatibilidade de pensamentos com um pessoa tão importante.
Sou muito admirador do astro físico Marcelo Gleiser, acho ele um ser humano evoluído e, completo!
Parabéns Marcelo Gleiser!
Que fala importante! Muito conteúdo!
Pena alguns entrevistadores terem aparentado (digo bem: aparentado) sequer ter lido o livro, que precisou ter seu mote defendido.
A pergunta do físico, no primeiro bloco, fez os olhos do entrevistado brilharem!
Excelente entrevista! Marcelo é um ser humano maravilhoso que está nos reconectando à nossa especial mas "simples" condição humana, completamente dependente da Natureza e da coletividade para viver. Dessa forma, as fichas vão caindo e percebemos nossa parcela de responsabilidade para que haja futuro.
Excelente entrevista, Marcelo é uma mente a frente deste tempo.
Ótima entrevista! Parabéns Roda Viva! Estou torcendo por mais entrevistados da ciência e inteligência em todos os aspectos!
Obrigada Marcelo por sua generosidade e interesse em transmitir o conhecimento científico, parabéns pela sua jornada, que seja longa 🙏
Parabéns professor 👏🏻
Que orgulho e prazer assisti qualquer entrevista do Marcelo... Como sempre muito educado, sagaz e inteligentíssimo.
👏🏽👏🏽👏🏽
com relacao as ideias do livro, sao lindas, logicas, e o q nossos ancestrais sempre dizem, a terra é deusa, e sagrada. lindissimo..
Uma viagem na Vida do tempo das vidas... A gente viaja em Sapiens e Carl Sagan nalguns momentos... Muitos anos de vida para esse belo ativista da vida do planeta Terra diante do cosmom: irmão em essência de espiritualidade Marcelo!!!!