Criativa, espontânea, amorosa, sensível, verdadeira, corajosa, desbravadora, e tanto mais. O caminhar da Tamara tem sido pura inspiração pra mim, aos 65 anos.
Como disse um amigo, num programa em que quase sempre os entrevistados calculam cada palavra, Tamara esmigalhou o paradigma. Numa espécie de fluxo de consciência, deu livre curso a tudo que lhe ocorreu, transformando perguntas anódinas - sobre racismo, machismo, elitismo - em reflexões originais e surpreendentes.
Num país como no Brasil, perguntas sobre racismo, elitismo e machismo não são "anódinas". São pertinentes. Temos que sair um pouco da torre de marfim...
É bastante inoportuna a postura da jornalista que, em todas as suas perguntas, insistiu na questão do privilégio, após Tamara ter afirmado inúmeras vezes ao longo da entrevista que reconhece seu lugar de privilégio e que apenas por isso suas aventuras foram possíveis (e ela nem precisaria responder para sabermos disso). Penso que esse tempo poderia ter sido utilizado para perguntas mais edificantes, pois fica nítido que essa pergunta não parte de uma curiosidade sobre a experiência de Tamara, e sim da intenção deliberada de causar um desconforto. O fato de Tamara ter tido não só um, como vários privilégios, não torna sua experiência menos válida ou faz com que deva ser tratada como um mero hobby, além do fato de que Tamara transpôs várias barreiras significativas em sua jornada, exercendo aquilo que, junto à escrita, é sua profissão.
SIMMM, você falou tudo, é evidente o porque dos privilégios, e qualquer um seria capaz de entender o porque ela teve toda essa força para chegar onde chegou, foi muito trabalho estrutural de toda a família no que diz respeito a formação dela, na condição familiar e afins.
Em tempos de programas televisivos que puxam para baixo ( Mion, Hulk, Ana Maria, fofocas, AFazenda, Bbb , ....) o Roda Viva segue muito acima da média!Parabéns pelo programa, entrevistadores e entrevistada.Esse é para ver e rever, represar.Essa moça é a simplicidade culta, bela, elegante...
Gostei muito que ela deixa claro que nao é necessário que se faça uma grande viagem pra que se possa dar conta de algumas coisas da vida. Quando foi feita a pergunta sobre o que significa ser a primeira mulher a realizar algo, se é um sinal de avanço ou evidencia de um atraso, Tamara respondeu com simplicidade que pra ela aquilo significava nada, mas que pra outras mulheres expande o imaginário dos possíveis. Ela ficou meses em alto mar e ao mesmo tempo parece nunca ter tirado os pés do chão.
"A gente acabou de ver a propaganda da Shell falando que o combustível fóssil é o futuro, esse é o futuro que estamos escolhendo .... " Tamara deu a letra, do jeitinho dela né.
É impressionante ver que essa menina se tornou uma mulher forte , ativa e dominadora do seu tempo e espaço. Poucas vezes assisti a uma fala tão rica e apropriada sobre situações da vida , do cotidiano , do agora , do fazer , e do sonhar.
Quando uma pessoa é acima da média, incomoda. Se ela te incomoda, é pq vc esta abaixo da média, parem de criticar a toa. Parabéns Tamara, vc é vc e siga sendo vc!
“Só foi possível estar só porque durante muito tempo eu estive junto.” A profundidade dos laços e a importância deles na constituição da subjetividade e de sujeitos… entrevista muito boa!
Tamara foi muito além dos meros questionamentos feitos pelos entrevistadores focados em gênero, raça e desigualdade que reduziram e racionalizaram suas ricas experiências como velejadora e escritora. Que bom que ela conseguiu, além das palavras, contornar esses questionamentos rasos e transmitir um pouco suas vivências. Parabéns Tamara pelo desempenho!
Questionar e problematizar raça, gênero e as desigualdades nunca foi e nem é ter pensamento raso! Que pensamento raso o seu! A garota, com a sua atitude e formas de pensar e conduzir sua vida, questiona exatamente tudo isso! Vc é que não teve alcance dessa fala! Reflita!
@@ceciliafreitas265 ela questiona tudo isso, sem dúvida, mas em nenhum momento dá a esses jornalistas o que eles esperam: uma posição clara dentro de um determinado espectro. Eu também penso que os questionamentos são válidos, mas essa abordagem foi rasa. Ela, em todo tempo, nos convidou a refletir sobre as complexidades desses temas, e muitas vezes se mostrou desconfortável com as informações que certos jornalistas tentaram extrair. Não houve resposta pronta, fácil e clichê.
não são de forma alguma questões rasas, mas acho que foram perguntadas de maneira rasa e fora do momento. é importante sim discutir esses assuntos, mas há tanto o que perguntar para alguém que passou um período de invernagem sozinha no ártico - em que ela mesma disse ter se sentido sem gênero, pois isso não foi relevante em sua experiência - que trazer esses assuntos me pareceu quase forçado. falar de gênero, raça e privilégio é necessário(!), mas me parece que as pessoas estão com uma visão viciada nesse recorte. Tamara respondeu a pergunta sobre racismo (que, pra mim, foi particularmente extremamente forçada) de maneira brilhante! demonstrou como o mundo é vasto e complexo, falou sobre uma visão que talvez (quase) nenhum brasileiro tenha pensado antes - foi original, respondeu fora da caixa, deu uma perspectiva nova! não sei qual foi a intenção da jornalista ao fazer a pergunta… todos sabemos que Tamara é uma mulher branca que certamente teve muitos privilégios que as possibilitou realizar esse feito, o que não torna o feito menos incrível!!! do jeito que foi feita, a pergunta me soou quase agressiva
Também achei rasas algumas perguntas, e como disseram, ela se saiu muito bem e trouxe bons pontos, mesmo assim. Uma bancada com muita gente inteligente, e Tamara pareceu estar num nível intelectual muito acima, mesmo com seu jeito despretensioso. Eu sou uma pessoa progressista, mas algumas perguntas parecem encaixadas pra dar check numa cartilha e isso empobrece a entrevista. Uma pergunta sobre racismo completamente fora do lugar. Várias tentativas de cobrar um posicionamento clichê. Foi ótimo vê-la reconhecendo e rebatendo pra outras questões pertinentes. Vamos sair um pouco da mesmice.
Acompanho há algum tempo o trabalho desta menina. Já li seus livros e seus poemas. Ela não é um ponto fora da curva e sim um ponto fora do gráfico de tão excepcional e simples ao mesmo tempo que ela é. Eu amo esta deusa do mar. Parabéns Roda Viva. Uma das melhores entrevistas de todos os tempos.
"É um prazer enorme navegar e estar num ambiente onde os perigos são concretos e são visíveis." ... Num mundo que sofre tanto de medos que estão apenas na mente, isso é muito importante de se experienciar.
A forma como Tamara se expressa é fluída, intensa e de um processo reflexivo genuíno. Tamara me ensina muito. Pra mim, ela é uma referência filosófica.
Gente, que pessoa linda ela é! Estou apaixonada por essa mulher de apenas 25 anos que consegue dar aula de inteligência, maturidade, coragem, humildade e acima de tudo carisma. Que coisa mais linda! Obrigada ao Roda Viva por esse presente. Ela é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA. Quantas experiências magníficas! Uau! Sem adjetivos! Sucesso sempre, querida Tamara!😍🤩😍🤩
@@NorlandF SIM !!! concordo muuuuuuuito com o que você percebe nela. ELA É DEMAAAAAIS e faz a gente perceber muita coisa com OUTRA VISÃO, assim como o pai dela, né ?? Por causa da experiência de isolamento e etc... DEMAAAAAIS
A cada entrevista de Tamara ela me surpreende. Como se fosse a primeira que a escuto. Muito articulada em uma exposição sincera, tranquila. Sempre embasada num entendimento sereno de tudo que a rodeia. Parece que ultrapassou nosso tempo. Com licença Amyr, tua inestimável e incrível saga eu acompanhei em matérias, e nos teus livros (feliz, tenho um autografado), mas foi ela que além de tudo isso, trouxe “poesia” à saga.
Cada resposta da Tamara é um oceano de sabedoria. Que privilégio poder estar na mesma geração que ela, aprendendo com suas experiências e visão de mundo! Estou encantada pela forma que ela não se limita a dar respostas clichês… ela levanta reflexões e nos faz viajar no mundo das infinitas possibilidades. Obrigada, Tamara ❤
Dá uma paz ouvir um ser humano profundo, segura em seguir sua alma e tranquila por não seguir a receita pronta que a ordem social nos impõe. Incrível a força emocional da Tamara. ❤
Muito legal ela acabar com o discurso vitimista das jornalistas. Tamara é muito fora da curva, o tipo de ser humano que dá vontade de conversar por horas. Parabéns por tudo e continue sempre, precisamos de mulheres como vc 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Um dos melhores Roda Viva !👏👏👏👏👏❤ Espetacular entrevista com essa navegadora/escritora corajosa, inteligente e carismática ! Parabéns! Boas navegações, Tamara! Temos orgulho de você! Sucesso! ⚓️⛴️⛵️🚢🌊🌊🌊🌊🌊❤️
Ela ficou tantos meses em alto mar e ao mesmo tempo parece nunca ter tirado os pés do chão. Ela deixa claro que nao precisamos de uma grande viagem pra nos darmos contas de algumas coisas simples da vida. Muita atenção a maneira que ela descreve como se sentia ao se dar conta de como as pernas dela puderam leva-la tão longe, e de que os livros nao foram um escape, mas a própria vida.
Excelente a exposição da navegadora e escritora Tamara Klink. Ainda mais admirável porque foi entrevistada por jornalistas muito aquém do talento da entrevistada. Poderiam ter convidado especialistas, ou seja, velejadores, escritores ou até mesmo aventureiros, que tivessem perguntas interessantes a fazer, e não perguntas tipo lugar comum. A moderadora também, Vera Magalhães, tampouco está a altura para comandar um programa dessa envergadura.
@@gabrielaalcantaradebarros4619 concordo com você! Ela tem tanta história para contar e é de uma sabedoria absurda! Poderia ter respondido a perguntas mais inteligentes. A jornalista que dirige o programa é fraquíssima!
Concordo com você, uma pena perder a oportunidade de uma entrevista desta com perguntas fracas; os convidados para entrevistar pareciam desconectados, distraídos…
Quando a Tamara menciona a questão do tempo na escrita e na leitura, a partir de 34:16, acaba me lembrando justamente da sensação que eu tive ao terminar a leitura do "Nós" : em um mundo e uma rotina em que, tantas vezes, o tempo se esvai e se perde em vazios, o virar da última página do livro dela fez sentir que eu tinha, de alguma forma, ganhado tempo. Que ela tome o tempo que precisar na escrita. Dedicar essa atenção para a leitura dos livros dela é um prazer
Que programa bom! Tamara Klink se comunica super bem, todas as perguntas foram interessantes, e ver Amyr Klink observando a filha prodígio, ao lado de Marina Bandeira e da avó da navegadora, que ficou famosa pelas falas da neta, foi maravilhoso! Tamara parece ser ainda mais brava e determinada que o pai e o avô paterno juntos. Longa vida a Tamara!
Acabo de ver que meu comentário de ser, talvez o melhor Roda Viva , não foi nada original , Um Ótimo sinal 😂 sou espectador deste programa desde 1986 e realmente foi incrível , a quantidade de reflexões, pontes e tomada de consciência que está jovem corajosa nos proporcionou 👏👏👏 Valeu Tamara 🙇🏼♂️
Tive a oportunidade de conhecer a Tamara uns 7 anos atrás quando fazíamos juntos a matéria de projeto de veleiros lá na Poli. Ela fazia arquitetura, mas se matriculou nesta matéria e conviveu com o pessoal da engenharia naval durante um semestre. O pouco tempo de convivência foi mais que suficiente para ver o brilhantismo dessa mulher. Lembro também que numa das festa da Peruada eu me encontrei com ela e ficamos conversando em francês. Bons tempos!
Um ser que escolheu o caminho de se construir e conquistar a vida… Uma linda menina mulher que se preparou para expandir e solidificar suas descobertas… É uma força gigante ✨✨✨
Terminar de ler o livro NÓS - o Atlântico em solitário na mesma data desse programa roda viva, foi muito significativo para mim..que presente para todos.
Que lindo ver uma mulher fazendo o que quer o pode! Que lindo ver um ser humano usando os privilégios que têm de forma tão boa! Tendo experiências e compartilhando com os demais❤ show!
A Tamara é simplesmente maravilhosa! Minha admiração por ela aumenta a cada vez que a ouço ou leio! Muito bom poder acompanhar suas metamorfoses e conquistas.
Um desses Espíritos evoluídos que estão contribuindo para a transição planetária. 🙏 Profunda admiração por Tamara, realmente fazia muito tempo que não ficava em êxtase de admiração por alguém.
Parabéns ao maravilhoso time de jornalismo do RodaViva, sempre trazendo conteúdo rico e questões atuais e necessárias a todos nós. Eu já era fã de Amyr Klink, acompanhando (e aplaudindo) suas incríveis realizações, admirando sua proposta de chamar a atenção das pessoas para a beleza de nosso planeta (e para a urgente e necessária conservação dele), e agora estou encantadíssimo com esse carisma da Tamara, complementando a obra iniciada por seu pai. Imagino o orgulho que ele deve ter de sua filha... Tamara é de uma maturidade espantosa para a idade dela, ela tem um brilho próprio, e fico torcendo pelo seu sucesso em seus próximos projetos A escolha dela como entrevistada foi perfeita! Parabéns a todos!!! ❤
Se tem a Tâmara tem conteúdo, acompanho ela desde quando partiu com seu pequeno Sardinha 1, depois a vinda para o Brasil sozinha até a invernada. Seus livros, vídeos e histórias me encheram de coragem. Temos sorte de ter uma pessoa tão incrível em nosso país. Além disso, a forma com que o Amir Klink educou as meninas é uma inspiração. Sucesso sempre Tâmara
Que bom ouvir ela, é tão refrescante ouvir alguém que fala por experiência própria, e como é nítido de perceber que ele experienciou algo tão diferente de todos nós.
que prazer ouvir uma mulher tão forte com uma fala tão inspiradora! a Tamara teve todos os privilégios possíveis e nunca escondeu isso, teve a coragem de desfrutar de todos eles para sua máxima potência, se desafiando e encantando todo mundo a seu redor.
Noooooossaaaaaa! Menina maravilhosa, totalmente, fora da curva. Quanto aprendizado, quanta experiência. Brilhante. Única e rara, essa sim, com esse histórico, deveria ser uma influenciadora, e não essas bobinhas sem conteúdo algum. Parabéns jovem, Deus te abençoe, proteja, guarde para sempre. Nunca perca essa sua essência, que é divina.
Linda, inteligente e autêntica. Usou reflexões de modo muito próprio e importantes sobre a vida, sobre a mulher, sobre traspor barreiras, sobre autoconhecimento, e principalmente em não se enquadrar. Parabéns! Há de subverter essa lógica de q a mulher é incapaz! ❤
Eu lembro quando li sobre a Tamara anos atrás. E parei para ler somente porque liguei o sobrenome do pai. De lá pra cá, ela realizou tanta coisa. E assistindo essa entrevista dá pra ver a bagagem de humanidade e consciência que ela adquiriu. É interessante como os impulsos que nos são dados quando temos incentivo da família, podem converter em marolas ou ondas.
Um ser humano em sua totalidade! Despida de movimentos, conceitos... Ela é e fala sobre o que ela vive, e sua fala por si só já carrega uma riqueza imensurável e única. A Tamara me inspira muito no movimento da Vida, da Verdade. Obrigada Roda Viva por oferecer a nós uma conversa como essa!
Acho que a principal mensagem deixada com a experiência de Tamara seria de encarar-se seus medos e viver-se seus próprios sonhos, com empenho e dedicação. Excelente entrevista, Roda Viva. Parabéns pela coragem e pela narrativa, Tamara! Acabei de ler seu livro, Nós, e fiquei impressionada não só com o relato, mas também com a linguagem poética.
Que pessoa maravilhosa de ouvir e aprender com suas experiências! Parabéns, Tamara! Obrigado ao Roda Viva por nos proporcionar a oportunidade de conhecer a Tamara!
Tamara é o exemplo do ser humano raiz! Entrar em uma experiência como a dela faz com que a vida tenha o sentido mais essencial! Os supérfluos nem entram, não tem espaço. A vida é tão imensa, tão além das regras da sociedade.
Olá Verá Magalhães 🌷👋🏾🇧🇷 Entrevista fantástica. Parabéns a todos envolvidos. A Tamara Klink confirmou o que sempre digo de mim homem negro. Ou seja, só se inverter os papéis. Ela mulher e o que passou ouvindo o que ouviu quando foi atrás de patrocínio. Ah de um dia isso acabar! Um dia ainda teremos o prazer de ouvir uma negativa apenas natural sem demérito de quem SOMOS! Aguardo efusivamente esse dia ! ✊🏾🇧🇷
Eu agradeço a Bruna Cambraia por colocar a entrevista na vida real. Cresci admirando grandes viajantes com o Amyr Klynk e agora Tamara, porém é impossível ignorar que é um gigante privilégio dos tais realizar devido suas posições na sociedade. A ideia de meritocracia flutuam nesses personagens. Porém não tiram o mérito de suas conquistas
@@matheusbandeira5949 O comentário mais lúcido que li aqui até esse momento. A Tamara é brilhante, corajosa e merece o devido reconhecimento pelo que faz, escreve e alcança. No entanto, é impossível dissociar todos os êxitos que a credenciam, do fato de que há camadas e mais camadas de diferença social e privilégio que permitem que pessoas brilhantes como ela realizem esses feitos históricos e magníficos. Importante reconhecermos e admirarmos, mas também compreendermos que há todo um iceberg socioeconômico debaixo das muitas conquistas e feitos relevantes que vemos em geral na mídia.
“Eu pensei tanto nos perigos de ir e não pensei nos perigos de ficar.” 🥹❤️
Baita sacada
"Nem os livros, nem as caminhadas são válvulas de escape. Eu acho que eles são a VIDA. O resto é o escape"
que frase né❤
Cheguei a dar pause no vídeo para ficar alguns minutos refletindo sobre essa fala.
Melhor reflexão de tudo. É isso viajar, desbravar o mundo e se conhecer desconhecendo. Pensar nos perigos de ficar em algum lugar (em nós)
Criativa, espontânea, amorosa, sensível, verdadeira, corajosa, desbravadora, e tanto mais. O caminhar da Tamara tem sido pura inspiração pra mim, aos 65 anos.
Como disse um amigo, num programa em que quase sempre os entrevistados calculam cada palavra, Tamara esmigalhou o paradigma. Numa espécie de fluxo de consciência, deu livre curso a tudo que lhe ocorreu, transformando perguntas anódinas - sobre racismo, machismo, elitismo - em reflexões originais e surpreendentes.
Exato, parece que ela está numa sessão psicanalítica
Num país como no Brasil, perguntas sobre racismo, elitismo e machismo não são "anódinas". São pertinentes. Temos que sair um pouco da torre de marfim...
@@Lofer-r1y não digo que os temas não são pertinentes, são muito! Mas as perguntas em si que foram anódinas, da maneira como foram feitas.
Inclusive a questão do decolonialismo feminino, bastante deslocado, já que a experiência não foi no Brasil.
Perfeita colocação
É bastante inoportuna a postura da jornalista que, em todas as suas perguntas, insistiu na questão do privilégio, após Tamara ter afirmado inúmeras vezes ao longo da entrevista que reconhece seu lugar de privilégio e que apenas por isso suas aventuras foram possíveis (e ela nem precisaria responder para sabermos disso). Penso que esse tempo poderia ter sido utilizado para perguntas mais edificantes, pois fica nítido que essa pergunta não parte de uma curiosidade sobre a experiência de Tamara, e sim da intenção deliberada de causar um desconforto. O fato de Tamara ter tido não só um, como vários privilégios, não torna sua experiência menos válida ou faz com que deva ser tratada como um mero hobby, além do fato de que Tamara transpôs várias barreiras significativas em sua jornada, exercendo aquilo que, junto à escrita, é sua profissão.
fico feliz que alguém também sentiu isso! achei lamentável a postura da jornalista
Nossa, sim. Chatíssimo.
SIMMM, você falou tudo, é evidente o porque dos privilégios, e qualquer um seria capaz de entender o porque ela teve toda essa força para chegar onde chegou, foi muito trabalho estrutural de toda a família no que diz respeito a formação dela, na condição familiar e afins.
Eu também. A jornalista foi deselegante.@@annacbittencourt
SENTI A MESSSSMA COISA
Em tempos de programas televisivos que puxam para baixo ( Mion, Hulk, Ana Maria, fofocas, AFazenda, Bbb , ....) o Roda Viva segue muito acima da média!Parabéns pelo programa, entrevistadores e entrevistada.Esse é para ver e rever, represar.Essa moça é a simplicidade culta, bela, elegante...
👋👋
"Nem os livros, nem as caminhadas são válvulas de escape. Eu acho que eles são a VIDA. O resto é o escape"
Gostei muito que ela deixa claro que nao é necessário que se faça uma grande viagem pra que se possa dar conta de algumas coisas da vida. Quando foi feita a pergunta sobre o que significa ser a primeira mulher a realizar algo, se é um sinal de avanço ou evidencia de um atraso, Tamara respondeu com simplicidade que pra ela aquilo significava nada, mas que pra outras mulheres expande o imaginário dos possíveis. Ela ficou meses em alto mar e ao mesmo tempo parece nunca ter tirado os pés do chão.
"A gente acabou de ver a propaganda da Shell falando que o combustível fóssil é o futuro, esse é o futuro que estamos escolhendo .... " Tamara deu a letra, do jeitinho dela né.
Incrível a maturidade deste ser humano, experiência incrível!
@@ricardosodre01Ah você acha que ela não teve esse cuidado? Inocente você, hein? Bora ir fazer alguma coisa de útil?
@@ricardosodre01 você está correto, mas isso não anula o banditismo das coorporações do petróleo
@@ricardosodre01não messa os outros por você. Existem pessoas que pensam grande. Tamara é uma dessas.
@@fernandoataliba *meça
É impressionante ver que essa menina se tornou uma mulher forte , ativa e dominadora do seu tempo e espaço. Poucas vezes assisti a uma fala tão rica e apropriada sobre situações da vida , do cotidiano , do agora , do fazer , e do sonhar.
Ansiosa pra saber mais sobre essa jornada incrível que ela viveu no @tomorrow.blueconomy em Niterói- RJ! Com certeza vai ser um evento transformador!
"Eu pensei tanto nos perigos de IR e não pensei nos perigos de FICAR." Uma lição pra quem tá na dúvida de pôr os pés no mundo a fora.
Quando uma pessoa é acima da média, incomoda. Se ela te incomoda, é pq vc esta abaixo da média, parem de criticar a toa. Parabéns Tamara, vc é vc e siga sendo vc!
O que estão criticando dela?
@@brunogiacomini442 amei seu comentário!
@@fp_m13 Oi, tudo bem? Depois da uma olhada nos cortes, nesse video da entrevista original são poucos, já nos cortes muita gente criticando.
“Só foi possível estar só porque durante muito tempo eu estive junto.” A profundidade dos laços e a importância deles na constituição da subjetividade e de sujeitos… entrevista muito boa!
Ela criticou a Shell de uma forma espontânea, coerente e corajosa!!! TAMARA, DEMAISSSSSS!
e com muita propriedade, essa posição politica contra as açoes dessa empresa pode até levar essa empresa a falencia.
Tamara é poesia, filosofia e política. Encantador poder ouvi-la.
Ra...
Adorei a Tamara, prova viva de que maturidade não é idade mas sim, experiência;
A simplicidade pode ser muito profunda. Que lição.
Definiu bem a Tamara, uma mulher simples e extremamente profunda
Tamara foi muito além dos meros questionamentos feitos pelos entrevistadores focados em gênero, raça e desigualdade que reduziram e racionalizaram suas ricas experiências como velejadora e escritora. Que bom que ela conseguiu, além das palavras, contornar esses questionamentos rasos e transmitir um pouco suas vivências. Parabéns Tamara pelo desempenho!
Questionar e problematizar raça, gênero e as desigualdades nunca foi e nem é ter pensamento raso! Que pensamento raso o seu! A garota, com a sua atitude e formas de pensar e conduzir sua vida, questiona exatamente tudo isso! Vc é que não teve alcance dessa fala! Reflita!
@@ceciliafreitas265 ela questiona tudo isso, sem dúvida, mas em nenhum momento dá a esses jornalistas o que eles esperam: uma posição clara dentro de um determinado espectro.
Eu também penso que os questionamentos são válidos, mas essa abordagem foi rasa. Ela, em todo tempo, nos convidou a refletir sobre as complexidades desses temas, e muitas vezes se mostrou desconfortável com as informações que certos jornalistas tentaram extrair. Não houve resposta pronta, fácil e clichê.
não são de forma alguma questões rasas, mas acho que foram perguntadas de maneira rasa e fora do momento. é importante sim discutir esses assuntos, mas há tanto o que perguntar para alguém que passou um período de invernagem sozinha no ártico - em que ela mesma disse ter se sentido sem gênero, pois isso não foi relevante em sua experiência - que trazer esses assuntos me pareceu quase forçado. falar de gênero, raça e privilégio é necessário(!), mas me parece que as pessoas estão com uma visão viciada nesse recorte.
Tamara respondeu a pergunta sobre racismo (que, pra mim, foi particularmente extremamente forçada) de maneira brilhante! demonstrou como o mundo é vasto e complexo, falou sobre uma visão que talvez (quase) nenhum brasileiro tenha pensado antes - foi original, respondeu fora da caixa, deu uma perspectiva nova! não sei qual foi a intenção da jornalista ao fazer a pergunta… todos sabemos que Tamara é uma mulher branca que certamente teve muitos privilégios que as possibilitou realizar esse feito, o que não torna o feito menos incrível!!! do jeito que foi feita, a pergunta me soou quase agressiva
Também achei rasas algumas perguntas, e como disseram, ela se saiu muito bem e trouxe bons pontos, mesmo assim. Uma bancada com muita gente inteligente, e Tamara pareceu estar num nível intelectual muito acima, mesmo com seu jeito despretensioso. Eu sou uma pessoa progressista, mas algumas perguntas parecem encaixadas pra dar check numa cartilha e isso empobrece a entrevista. Uma pergunta sobre racismo completamente fora do lugar. Várias tentativas de cobrar um posicionamento clichê. Foi ótimo vê-la reconhecendo e rebatendo pra outras questões pertinentes. Vamos sair um pouco da mesmice.
O melhor RodaViva das últimas décadas!
@@ammbr concordo plenamente!
Verdade
Sim🎉
Talvez pela convidada , pois dá parte da bancada , há tempo não vejo uma tão fraca, atente-se pela profundidade das perguntas !
@@fabriciodecarvalho9873verdade!
Acompanho há algum tempo o trabalho desta menina. Já li seus livros e seus poemas. Ela não é um ponto fora da curva e sim um ponto fora do gráfico de tão excepcional e simples ao mesmo tempo que ela é. Eu amo esta deusa do mar. Parabéns Roda Viva. Uma das melhores entrevistas de todos os tempos.
Excelente comentário.
@@RicardoMdeLara Adorei o “ponto fora do gráfico”! É exatamente isso! 👏🏻
@@antoniorobertomalfatti muito obrigado!
@@karinavieiralves5023 muito agradecido!
"É um prazer enorme navegar e estar num ambiente onde os perigos são concretos e são visíveis." ... Num mundo que sofre tanto de medos que estão apenas na mente, isso é muito importante de se experienciar.
A forma como Tamara se expressa é fluída, intensa e de um processo reflexivo genuíno. Tamara me ensina muito. Pra mim, ela é uma referência filosófica.
Gente, que pessoa linda ela é! Estou apaixonada por essa mulher de apenas 25 anos que consegue dar aula de inteligência, maturidade, coragem, humildade e acima de tudo carisma. Que coisa mais linda! Obrigada ao Roda Viva por esse presente. Ela é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA. Quantas experiências magníficas! Uau! Sem adjetivos! Sucesso sempre, querida Tamara!😍🤩😍🤩
@@NorlandF SIM !!! concordo muuuuuuuito com o que você percebe nela. ELA É DEMAAAAAIS e faz a gente perceber muita coisa com OUTRA VISÃO, assim como o pai dela, né ?? Por causa da experiência de isolamento e etc... DEMAAAAAIS
@ ela é tão acima da média que chega a emocionar 🥺🌻
A cada entrevista de Tamara ela me surpreende.
Como se fosse a primeira que a escuto.
Muito articulada em uma exposição sincera, tranquila. Sempre embasada num entendimento sereno de tudo que a rodeia.
Parece que ultrapassou nosso tempo.
Com licença Amyr, tua inestimável e incrível saga eu acompanhei em matérias, e nos teus livros (feliz, tenho um autografado), mas foi ela que além de tudo isso, trouxe “poesia” à saga.
Cada resposta da Tamara é um oceano de sabedoria. Que privilégio poder estar na mesma geração que ela, aprendendo com suas experiências e visão de mundo! Estou encantada pela forma que ela não se limita a dar respostas clichês… ela levanta reflexões e nos faz viajar no mundo das infinitas possibilidades. Obrigada, Tamara ❤
Inteligente, sensível, inspiradora e linda! ❤⛵️ Excelente entrevista!
Dá uma paz ouvir um ser humano profundo, segura em seguir sua alma e tranquila por não seguir a receita pronta que a ordem social nos impõe. Incrível a força emocional da Tamara. ❤
Muito legal ela acabar com o discurso vitimista das jornalistas. Tamara é muito fora da curva, o tipo de ser humano que dá vontade de conversar por horas. Parabéns por tudo e continue sempre, precisamos de mulheres como vc 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
"Eu sei que eu preciso escrever quando eu não quero escrever."❤
Um dos melhores Roda Viva !👏👏👏👏👏❤ Espetacular entrevista com essa navegadora/escritora corajosa, inteligente e carismática ! Parabéns! Boas navegações, Tamara! Temos orgulho de você! Sucesso! ⚓️⛴️⛵️🚢🌊🌊🌊🌊🌊❤️
Ansiosa pra saber mais sobre essa jornada incrível que ela viveu no @tomorrow.blueconomy em Niterói- RJ! Com certeza vai ser um evento transformador!
"pensei tanto nos perigos de ir, mas não pensei nos perigos de ficar " muito bom
Como é bom poder deleitar deste fomento. Tamara sempre nos ensinado com maestria e simplicidade. Que mulher incrível!!!!
Ela ficou tantos meses em alto mar e ao mesmo tempo parece nunca ter tirado os pés do chão. Ela deixa claro que nao precisamos de uma grande viagem pra nos darmos contas de algumas coisas simples da vida. Muita atenção a maneira que ela descreve como se sentia ao se dar conta de como as pernas dela puderam leva-la tão longe, e de que os livros nao foram um escape, mas a própria vida.
Eu admirava o pai, agora admiro muito mais a filha! Que coragem e determinação!!
"eu sou os meus limites, e não minhas capacidades. eu sou essas distâncias que eu consigo alcançar com os meus dois braços (...)"
Tamara tem um jeitinho único e só seu de se comunicar. Acho lindo. E é tão madura e de reflexões profundas. Uma alma antiga.❤
Um Roda Viva pra ser assistido em todas as escolas brasileiras! Parabéns aos pais pela educação socialmente crítica! O Brasil precisa muito!!!
Excelente. Conhecimento e sensibilidade do inicio ao fim. Mais uma Grande mulher brasileira …
Ansiosa pra saber mais sobre essa jornada incrível que ela viveu no @tomorrow.blueconomy em Niterói- RJ! Com certeza vai ser um evento transformador!
Excelente a exposição da navegadora e escritora Tamara Klink. Ainda mais admirável porque foi entrevistada por jornalistas muito aquém do talento da entrevistada. Poderiam ter convidado especialistas, ou seja, velejadores, escritores ou até mesmo aventureiros, que tivessem perguntas interessantes a fazer, e não perguntas tipo lugar comum. A moderadora também, Vera Magalhães, tampouco está a altura para comandar um programa dessa envergadura.
@@gabrielaalcantaradebarros4619 concordo com você! Ela tem tanta história para contar e é de uma sabedoria absurda! Poderia ter respondido a perguntas mais inteligentes. A jornalista que dirige o programa é fraquíssima!
Vai tu então entrevistar ela
Não sei vocês, mas me incomoda também esse tique de alguns entrevistadores de responder a qualquer coisa com um “maravilhoso” automático
Concordo com você, uma pena perder a oportunidade de uma entrevista desta com perguntas fracas; os convidados para entrevistar pareciam desconectados, distraídos…
De fato, pelo menos uma pessoa do ramo já seria bom, ainda assim, as respostas dela superaram as perguntas.
Essa garota é um fenômeno!
Quando a Tamara menciona a questão do tempo na escrita e na leitura, a partir de 34:16, acaba me lembrando justamente da sensação que eu tive ao terminar a leitura do "Nós" : em um mundo e uma rotina em que, tantas vezes, o tempo se esvai e se perde em vazios, o virar da última página do livro dela fez sentir que eu tinha, de alguma forma, ganhado tempo. Que ela tome o tempo que precisar na escrita. Dedicar essa atenção para a leitura dos livros dela é um prazer
Sem palavras para a Jovem e Sábia Tamara!!! Que entrevistada ESPETACULAR!!!❤❤❤
Que programa bom!
Tamara Klink se comunica super bem, todas as perguntas foram interessantes, e ver Amyr Klink observando a filha prodígio, ao lado de Marina Bandeira e da avó da navegadora, que ficou famosa pelas falas da neta, foi maravilhoso! Tamara parece ser ainda mais brava e determinada que o pai e o avô paterno juntos. Longa vida a Tamara!
Acabo de ver que meu comentário de ser, talvez o melhor Roda Viva , não foi nada original , Um Ótimo sinal 😂 sou espectador deste programa desde 1986 e realmente foi incrível , a quantidade de reflexões, pontes e tomada de consciência que está jovem corajosa nos proporcionou 👏👏👏
Valeu Tamara 🙇🏼♂️
Tamara Klink tem sede de vida! Bonito ver e ouvi-la!
Tive a oportunidade de conhecer a Tamara uns 7 anos atrás quando fazíamos juntos a matéria de projeto de veleiros lá na Poli. Ela fazia arquitetura, mas se matriculou nesta matéria e conviveu com o pessoal da engenharia naval durante um semestre. O pouco tempo de convivência foi mais que suficiente para ver o brilhantismo dessa mulher. Lembro também que numa das festa da Peruada eu me encontrei com ela e ficamos conversando em francês. Bons tempos!
Que vida interessante!
"as verdades que eu descobri foram simplesmente mentiras" que mente impressionante dessa mulher, sempre com respostas não esperadas, maravilhosaaa
Um dos melhores Roda Viva que assisti, dentre tantos dos quais gostei.
A entoação da Tamara falando português parece que está falando francês. É bem diferente! Que ser-humano especial! Parabéns pela trajetória!
Autêntica da cabeça aos pés e, talvez por isso, absurdamente encantadora.
A coragem dessa moça é impressionante. Inspiradora!
Um ser que escolheu o caminho de se construir e conquistar a vida… Uma linda menina mulher que se preparou para expandir e solidificar suas descobertas… É uma força gigante ✨✨✨
Q Mulher Incrivel!!! Profunda, inteligente, tem altos insights maravilhosos. Encantadora!!! ❤
Terminar de ler o livro NÓS - o Atlântico em solitário na mesma data desse programa roda viva, foi muito significativo para mim..que presente para todos.
Uma grande mulher, em todos os aspectos... Sensacional.
Que lindo ver uma mulher fazendo o que quer o pode! Que lindo ver um ser humano usando os privilégios que têm de forma tão boa! Tendo experiências e compartilhando com os demais❤ show!
A Tamara é simplesmente maravilhosa! Minha admiração por ela aumenta a cada vez que a ouço ou leio! Muito bom poder acompanhar suas metamorfoses e conquistas.
Um desses Espíritos evoluídos que estão contribuindo para a transição planetária. 🙏
Profunda admiração por Tamara, realmente fazia muito tempo que não ficava em êxtase de admiração por alguém.
Muito em breve regenerados. Os pequenos anjos que já habitam a Terra farão com que este processo seja mais rápido.
@novagaia7742 🙏
Maconha boa essa aí, hein!? 😂
@@renanfonseca5703 Renan não é droga.É filosofia de vida♥️Muito bela por sinal.
@@novagaia7742 Amigo, você respondeu o comentário errado. Também aguardo a transição do nosso querido planeta.
Tamara é demais!! Que delícia de entrevista :)
"eu não precisava estar la pra descobrir que eu sou principalmente meus limites, não minhas capacidades"
Que mina INCRÍVEL!!! Reflexões profundas e faladas de forma tão natural. Amei demais essa mulher.
Fascinante! Estou ansiosa pelos livros dela!
Parabéns ao maravilhoso time de jornalismo do RodaViva, sempre trazendo conteúdo rico e questões atuais e necessárias a todos nós.
Eu já era fã de Amyr Klink, acompanhando (e aplaudindo) suas incríveis realizações, admirando sua proposta de chamar a atenção das pessoas para a beleza de nosso planeta (e para a urgente e necessária conservação dele), e agora estou encantadíssimo com esse carisma da Tamara, complementando a obra iniciada por seu pai. Imagino o orgulho que ele deve ter de sua filha...
Tamara é de uma maturidade espantosa para a idade dela, ela tem um brilho próprio, e fico torcendo pelo seu sucesso em seus próximos projetos
A escolha dela como entrevistada foi perfeita! Parabéns a todos!!! ❤
Se tem a Tâmara tem conteúdo, acompanho ela desde quando partiu com seu pequeno Sardinha 1, depois a vinda para o Brasil sozinha até a invernada. Seus livros, vídeos e histórias me encheram de coragem. Temos sorte de ter uma pessoa tão incrível em nosso país.
Além disso, a forma com que o Amir Klink educou as meninas é uma inspiração. Sucesso sempre Tâmara
Que síntese que a Vera Magalhães fez no fechamento do Roda Viva, fez com muita sabedoria adicionando elementos náuticos alegóricos.
Extraordinária! Salve, Tamara! 🧠💓
Que bom ouvir ela, é tão refrescante ouvir alguém que fala por experiência própria, e como é nítido de perceber que ele experienciou algo tão diferente de todos nós.
Roda Viva histórico!
@@brunof.6452 Realmente uma entrevista muito interessante, mas histórica, acho que não!
que prazer ouvir uma mulher tão forte com uma fala tão inspiradora! a Tamara teve todos os privilégios possíveis e nunca escondeu isso, teve a coragem de desfrutar de todos eles para sua máxima potência, se desafiando e encantando todo mundo a seu redor.
Noooooossaaaaaa! Menina maravilhosa, totalmente, fora da curva. Quanto aprendizado, quanta experiência. Brilhante. Única e rara, essa sim, com esse histórico, deveria ser uma influenciadora, e não essas bobinhas sem conteúdo algum. Parabéns jovem, Deus te abençoe, proteja, guarde para sempre. Nunca perca essa sua essência, que é divina.
É um privilégio viver no mesmo tempo que a Tamara, ela é inspiração em todos os sentidos 🤩
Emocionante! Navega por todas nós!
Ohhh menina linda, e corajosa, não só pelas viagens empreendidas, mas nas falas e escritas 👏🤩💟🥂
Poderia ficar horas ouvindo esta adorável “menina” falando!
Linda, inteligente e autêntica. Usou reflexões de modo muito próprio e importantes sobre a vida, sobre a mulher, sobre traspor barreiras, sobre autoconhecimento, e principalmente em não se enquadrar. Parabéns! Há de subverter essa lógica de q a mulher é incapaz! ❤
Muito boa entrevista. Mulher corajosa , inteligente , interessante e muito destemida. Fiquei fã da Tamara Klink. Obrigada Roda Viva .
A primeira coisa que sobressai, além da beleza, em Tamara é a inteligência e a sensibilidade! uma figura apaixonante!!
Eu lembro quando li sobre a Tamara anos atrás. E parei para ler somente porque liguei o sobrenome do pai.
De lá pra cá, ela realizou tanta coisa. E assistindo essa entrevista dá pra ver a bagagem de humanidade e consciência que ela adquiriu.
É interessante como os impulsos que nos são dados quando temos incentivo da família, podem converter em marolas ou ondas.
Ansiosa pra saber mais sobre essa jornada incrível que ela viveu no @tomorrow.blueconomy em Niterói- RJ! Com certeza vai ser um evento transformador!
Fantástica
Ansiosa pra saber mais sobre essa jornada incrível que ela viveu no @tomorrow.blueconomy em Niterói- RJ! Com certeza vai ser um evento transformador!
Que energia maravilhosa!
Valeu!
Um ser humano em sua totalidade! Despida de movimentos, conceitos... Ela é e fala sobre o que ela vive, e sua fala por si só já carrega uma riqueza imensurável e única. A Tamara me inspira muito no movimento da Vida, da Verdade. Obrigada Roda Viva por oferecer a nós uma conversa como essa!
Essa mulher é tão sensacional que torna até possível a gente assistir uma mesa redonda capitaneada pela Vera Magalhães.
Hahahahah
Dito!
Ca rammmm ba !!
Eu não paro de repetir: "COMOOOO É BOMMMMM ver essa Menina(Mulher) FALANDO!!!!! Que INTENSIDADE ❤❤❤❤
Ela é MUITO emocionante, que mulher incrível!!!
Acho que a principal mensagem deixada com a experiência de Tamara seria de encarar-se seus medos e viver-se seus próprios sonhos, com empenho e dedicação. Excelente entrevista, Roda Viva. Parabéns pela coragem e pela narrativa, Tamara! Acabei de ler seu livro, Nós, e fiquei impressionada não só com o relato, mas também com a linguagem poética.
Que pessoa maravilhosa de ouvir e aprender com suas experiências! Parabéns, Tamara! Obrigado ao Roda Viva por nos proporcionar a oportunidade de conhecer a Tamara!
Ansiosa pra saber mais sobre essa jornada incrível que ela viveu no @tomorrow.blueconomy em Niterói- RJ! Com certeza vai ser um evento transformador!
Eu simplesmente adoro ouvir as novas gerações. A gente descobre um mundo totalmente novo. Chega a dar alegria.
Espetacular! Tamara é madura, sensível e bem esperta! Rsss
Parabéns Roda Viva!! Bravoooo! Tamara dando um show de simplicidade, determinação , sabedoria e a preocupação com o Planeta!!!
Cara, que menina legal! Todo sucesso, Tamara!
Tão lindo ver o crescimento e amadurecimento da Tamara ao longo de suas vivências. Entrevistas com pessoas assim aquecem o coração.
Muito lúcida e inteligente!! Papai Klink deve estar muito orgulhoso. 👏👏👏👏👏👏
Esse ser é incrível! Profunda demais. Toca, questiona fundo à nossa alma.
Tamara é o exemplo do ser humano raiz! Entrar em uma experiência como a dela faz com que a vida tenha o sentido mais essencial! Os supérfluos nem entram, não tem espaço. A vida é tão imensa, tão além das regras da sociedade.
Olá Verá Magalhães 🌷👋🏾🇧🇷 Entrevista fantástica. Parabéns a todos envolvidos. A Tamara Klink confirmou o que sempre digo de mim homem negro. Ou seja, só se inverter os papéis. Ela mulher e o que passou ouvindo o que ouviu quando foi atrás de patrocínio. Ah de um dia isso acabar! Um dia ainda teremos o prazer de ouvir uma negativa apenas natural sem demérito de quem SOMOS! Aguardo efusivamente esse dia ! ✊🏾🇧🇷
De tirar o chapéu, o fôlego, .. que mulher!! que pessoa!!
Maravilhoso, talvez o melhor Roda Viva que assisti em minha vida 😊👏👏👏👏
Eu agradeço a Bruna Cambraia por colocar a entrevista na vida real. Cresci admirando grandes viajantes com o Amyr Klynk e agora Tamara, porém é impossível ignorar que é um gigante privilégio dos tais realizar devido suas posições na sociedade. A ideia de meritocracia flutuam nesses personagens. Porém não tiram o mérito de suas conquistas
Vc já leu livros da Tamara e Amyr?
@@matheusbandeira5949 O comentário mais lúcido que li aqui até esse momento.
A Tamara é brilhante, corajosa e merece o devido reconhecimento pelo que faz, escreve e alcança.
No entanto, é impossível dissociar todos os êxitos que a credenciam, do fato de que há camadas e mais camadas de diferença social e privilégio que permitem que pessoas brilhantes como ela realizem esses feitos históricos e magníficos.
Importante reconhecermos e admirarmos, mas também compreendermos que há todo um iceberg socioeconômico debaixo das muitas conquistas e feitos relevantes que vemos em geral na mídia.
Uma das melhores entrevistas que já vi na vida.