A Física da calibragem dos pneus | Resolução de questão | Calibrar pneu

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 42

  • @luizjunior1543
    @luizjunior1543 5 років тому +8

    A cada aula eu fico mais surpreso ... Assuntos fenomenais , que encontramos no dia a dia , dando um aprendizado "lúdico" frente a física.

  • @jsnti
    @jsnti 5 років тому +4

    Melhor professor de física. Parabéns mestre, que Jesus Cristo o abençoe imensamente.

  • @geraldofranco6468
    @geraldofranco6468 5 років тому +11

    Atenção, seja qual for seu interesse no assunto do vídeo, preste atenção, eu peguei um manômetro calibrado e AFERIDO em "libras" (lf/polegada2) que tbém costumamos simplesmente chamar de "psi", é saí calibrando os pneus de meu carro em diversos postos e borracheiro, sempre c os pneus frios ou perto desta condição, estive pelo menos em 15 lugares diferentes, resultado, p um valor indicado no manual, 34 "libras", depois de calibrados pelos manômetros dos postos/borracheiros, conferi c meu manômetro e achei valores variando de 29 a 38, somente 2 locais estavam c indicação correta e com toda certeza menos da metade estavam dentro de uma margem razoável de erro de +/- 5%, que é o aceitável conforme normas da indústria automotiva, é fácil entender o pk, pois NÃO existe lei/regulamento p q os postos mantenham aferidos os seus manômetros, o resultado é que os pneus duram menos q o esperado e muito pior é a segurança q diminue muito...

    • @palavras1977
      @palavras1977 5 років тому +1

      O mais correto a dizer é que você fez a "verificação" do pneu, a não ser que tenhas anotado o valor registrado no manômetro em algum documento válido por algum órgão metrológico, caso você tenha colocado mais pressão nos pneus, o nome correto seria ajuste dos pneus.
      Em resumo, e para ficar mais claro, o que foi feito é o seguinte, verificação do pneu, ajuste do pneu e posterior verificação novamente. A calibração está associada à anotação do valor verificado. Um abraço.

    • @geraldofranco6468
      @geraldofranco6468 5 років тому +3

      @@palavras1977 não tive a intenção de uma pesquisa rigorosa, era p tirar a duvida dakilo q eu desconfiava, ou seja, os manômetros dos postos e das borracharias NÃO são confiáveis, mas posso lhe afirmar q o manômetro q usei estava devidamente aferido e c laudo válido, pois trabalho na aviação e todos, eu disse todos... os instrumentos de medição, seja qual for a medição são periodicamente aferidos por empresas especializadas e homologadas pelo IMETRO... em sendo assim e satisfeita a condição si ne qua non a qual me propus acredito muito válido meu trabalho e por acaso vim assistir a este vídeo qto ao seu comentário pouco ou nada diz a respeito de minha postagem, já q p o bom entendedor meia palavra basta...

    • @palavras1977
      @palavras1977 5 років тому +2

      @@geraldofranco6468 tranquilo grande Geraldo, na verdade eu apenas complementei suas palavras para uma simples consulta de outras pessoas, me desculpe caso tenha parecido algo diferente, normalmente as pessoas confundem o processo, não estou dizendo de ti, quero dizer de uma forma geral.. sua primeira resposta eu achei top demais. Se eu tivesse os equipamentos Faria também, grande abraço. Desculpe qq coisa. 👍👍👍

    • @iluminart2572
      @iluminart2572 5 років тому +4

      Por isso que uso um instrumento mais antigo ,o olhometro kkkk

    • @gabrielmadeira9769
      @gabrielmadeira9769 5 років тому

      Nosso país já possui leis demais, não vejo necessidade de criar uma para que postos tenham de fazer tal verificação.

  • @aguiasdedeus1
    @aguiasdedeus1 2 роки тому

    Excelente a sua aula, sensacional, parabéns.

  • @leonardovaz.86
    @leonardovaz.86 5 років тому +2

    Cara, que explicação fera, professor! Tenho acompanhado seus vídeos, sua didática é excelente. A sua dedução da fórmula da pressão foi a mais clara que já vi. Parabéns pelo trabalho! Espero que você tenha muito sucesso, pois merece muito.

  • @nathanmonteiro18
    @nathanmonteiro18 5 років тому +3

    Professor, muito obrigado pelas suas aulas pois são muito didático e fácil de aprender. Mas teria como nas próximas questões, o Sr explicar o porque que não poderíamos escolher as outras opções (as incorretas)?

  • @RicardoLNB
    @RicardoLNB 2 роки тому

    Boa noite. Parabéns pela instrução. Uma dúvida, como calcular a força de explosão de um pneu?

  • @eudesqueiroz5911
    @eudesqueiroz5911 4 роки тому

    Muito bom

  • @marcosmilanio
    @marcosmilanio 2 роки тому

    Olá colega tudo bem,, no caso de uma carga de fluido refrigerante em ar condicionado a temperatura ambiente e a pressão atmosférica influi na quantidade do fluído e pressão de trabalho,,,obrigado

  • @eudesqueiroz5911
    @eudesqueiroz5911 4 роки тому

    Ótimo

  • @miguelsoares2967
    @miguelsoares2967 5 років тому +2

    dúvida. é o pneu quente ou o ar quente? pq se for o ar quente a lógica da letra A está exata, mas se for o pneu quente ele irá expandir, de modo que o volume do pneu ao se resfriar não iria diminui, aumentando assim a pressão? até pois a transferência do fluxo de calor dos pneus ao gás não é instantâneo?

    • @rafaelmiada
      @rafaelmiada 5 років тому

      Naturalmente, se o pneu estiver quente, o ar em seu interior também estará (devido à natural troca de calor por contato), de forma que, de fato, ocorrem ambos expansão do pneu (que causaria diminuição de pressão) e aumento da temperatura do gás (que causaria aumento de pressão).
      Lembre que, em geral, o coeficiente de dilatação é muito pequeno (da ordem de 10^{-5}). Dessa forma, a influência da expansão do pneu é muito menor que a do aumento da temperatura do gás, e o resultado global é o aumento da pressão.

  • @otaviorossi816
    @otaviorossi816 5 років тому +1

    A cada aula, um aprendizado precioso! Muito bom!

  • @viniciusfernandes2303
    @viniciusfernandes2303 4 роки тому

    Valeuuu professor!!!! Faz um vídeo explicando garrafas térmicas

  • @carlosteixeira8388
    @carlosteixeira8388 2 роки тому

    Olá!
    Porque que o peso sobre o pneu não influencia na pressão?

  • @EletronicaCaseira
    @EletronicaCaseira 5 років тому

    Gostei muito, professor! Só tenho a acrescentar que a constante de Clapeyron poderá ser usada APENAS para o caso de gases ideais. No momento que isso foi comentado no vídeo pareceu-me que queria ser dito que poderia ser usado para qualquer gás. Mas adorei o vídeo, didática e conteúdo excelente. Obrigado pelos vídeos!

  • @iratan
    @iratan 3 роки тому

    Douglas parabéns pela explicação. Tudo a ver quando vou com a minha pickup com pneus, 265/80 R16 e peço para calibrar com 26 Libras e no pneu de minha bicicleta aro 20 com 40 Libras. Ou seja, volume menor, pressão maior. Douglas seria possível nos ensinar em como chegar no valor, no caso do meu pneu, nessas 26 Libras recomendadas pelo fabricante? Seria algo relacionado também com a área de contato do pneu com o solo? Vlw.

  • @乐文玉
    @乐文玉 5 років тому

    Vídeos perfeitos, duração perfeita e didática excelente!! Já sou sua aluna dos cursos de eletricidade e magnetismo e mecânica! Por favor professor, não dê ouvidos a opinadores de ocasião. Há aqui um corpo consistente de alunos e seguidores que apreciam muito seu excelente conteúdo. Obrigada e um abração!

    • @fisicacomdouglas
      @fisicacomdouglas  5 років тому

      Obrigado pela gentileza, Alessandra! Esteio que esteja gostando! O que puder melhorar pode dizer

    • @乐文玉
      @乐文玉 5 років тому

      @@fisicacomdouglas Pode deixar professor! Por enquanto estou gostando e aprendendo demais! Há muito tempo buscava uma plataforma online para estudar física com uma didática acessível para mim.

  • @joelitonserra
    @joelitonserra 5 років тому

    Professor me tira uma dúvida: meu carro veio de fábrica com pneus de medidas 165/65R13, porém devido aos buracos da cidade decidi mudar para pneus 175/70R13, ou seja, estão com volume maior. Eu devo aumentar a pressão de calibragem em relação a indicada no manual?

  • @kevinluiz
    @kevinluiz 5 років тому

    Genial, estava pensando nessa matéria.

  • @bacelar.alexandre
    @bacelar.alexandre 4 роки тому

    Quantas libras em média aumenta do pneu frio para o quente? Distância 60km.

  • @karine5750
    @karine5750 5 років тому

    Muito bom !

  • @mia-qe9de
    @mia-qe9de Рік тому

    E se colocar libras a mais no pneu quente?

  • @jonathankleber1275
    @jonathankleber1275 5 років тому +1

    O volume então é constante? Seria um processo isovolumetrico?

    • @fisicacomdouglas
      @fisicacomdouglas  5 років тому

      Isso mesmo!

    • @gabrielmadeira9769
      @gabrielmadeira9769 5 років тому

      @@fisicacomdouglas "constante" Creio que a variação possa ser desprezada em função da dilatação do gás

  • @jnswarrior
    @jnswarrior 5 років тому

    Fiquem tranquilos, se a pressão subir quando o pneu estiver quente, ele não vai estourar se vc estiver seguindo manual, pois a variação é muito pouca comparado ao limite máximo recomendado pelo fabricante de pneus, além da calibragem recomendada pelo manual do veiculo, os pneus tem um limite do fabricante do pneu, que pode variar de 39 ou 44 psi, até + 100 psi + dependo do veiculo, essa informação vem escrito em letras minúsculas (psi) em todos os pneus junto com a carga máxima suportada pelo pneu de fabrica, não significa que se estiver la marcando 44psi, e se passar uma libra além disso o pneu vai estourar, a partir desse limite começa a forçar as estrutura do pneu, provocando assim uma deformação no no pneu e desgaste central do pneu, pra estourar um pneu de carro tem que ir pra além das 100psi, casos em que os pneus estouram, é pq estava com bolha, ou vencido/podre, ou alguma coisa fez um dano muito grande na estrutura dele.

  • @plcflame
    @plcflame 5 років тому

    Avogaaaaado d+++

  • @carlosceschini4104
    @carlosceschini4104 5 років тому

    De fato a palavra "calibrar" não quer dizer dar ao pneu a pressao certa...
    Calibrar e medir um fenômeno com referência a um sistema padrão de medida daquela magnitude, no caso a pressão (estática) do pneu....na realidade depois de "calibrar" o valor que o pneu tem ....o "enchemos" ou "esvaziamos" até que o valor da sua pressão coincide com a recomendada pelo fabricante para a carga, se é traseiro ou dianteiro... etc....

  • @luciopin3146
    @luciopin3146 5 років тому +1

    Não concordo com a resposta A. Creio que a letra D seria a correta. Veja meu raciocínio: pego um pneu completamente vazio e frio. Usando uma capa térmica - tipo aquelas de fórmula 1 - aqueço esse pneu ainda vazio. Haverá uma expansão da borracha. Neste momento eu calibro o pneu para, por exemplo, 30 libras. Essas 30 libras terão N moléculas do gás. Após a calibragem resfrio o pneu à temperatura inicial. É de se supor que a borracha se contraia. Logo, a área da superfície do pneu que está em contato com o gás irá diminuir. Porém continuará tendo N moléculas do gás, ou seja, nessa nova situação haverá mais colisões de moléculas com a superfície interna do pneu e consequentemente maior pressão, mesmo levando-se em conta que a agitação da molécula diminuirá por causa da temperatura. Obrigado pela atenção. Gostei da questão pelo fato de me fazer 'quebrar a cabeça' aqui. Abraço!

  • @luizgustavofragacosta6858
    @luizgustavofragacosta6858 5 років тому

    Vídeos muito longos.

    • @geraldofranco6468
      @geraldofranco6468 5 років тому +3

      Tem q ser assim... lembre-se, o apressado come cru, qdo vc tiver mais experiência na vida saberá dar o devido valor ao q acabo de dizer...

    • @Skynf100
      @Skynf100 5 років тому +2

      Melhor ainda, mais informação, não deixa nada a desejar.

    • @kira9
      @kira9 2 роки тому

      *Vídeos curtos com nada de informações vc encontra facilmente, está no canal errado fera.*