Douglas, sou técnico e conserto micro-ondas. Estes fornos não possuem hélice para girar e distribuir as ondas. Os fornos possuem apenas dois motores, um gira uma hélice de plástico próxima ao magnetron para resfriá-lo é o outro gira o prato. A deflexão das ondas ocorre pelo formato do duto por onde elas saem.
Ricardo, me permita comentar um pouco mais sobre o assunto, nos primórdios dos fornos, bem antes de chegarem ao nosso mercado, realmente os fornos tinham uma hélice no "teto" do forno, com os cantos arredondados p evitar q abrissem arcos muito embora tbém estivessem ao mesmo potencial do anodo (placa) da magnetron e era p "espalhar" o sinal dentro do forno, depois este sistema foi abandonado e passou -se a usar o prato giratório como é o comum hoje em dia, mais uma curiosidade, por questões práticas e de segurança, como o anodo é a própria "carcaça" da válvula, mantemos a mesma no potencial da "lataria" do forno e alimentamos c alta tensão negativa o catodo, ao contrário da maioria das demais válvulas q normalmente o catodo está ao potencial de 0 volts ou próximo disto é é o anodo q recebe a alta tensão de polaridade positiva, muitas pessoas não sabem mas o magnetron foi inventado durante a II grande guerra p uso em radares e até hoje continua sendo o coração dos mesmos, mas trabalham em diversas frequências diferentes dependendo do tipo de "alvo" q se quer detectar, normalmente meteorológicos (água em todos os estados) ou então objetos metálicos, há outros mas de aplicações mais restritas, minha formação profissional é eletrônica, mais especificamente avionic's, termo q em inglês significa todos equipamentos de comunicações e navegação p aeronaves e desta forma me utilizei de magnetron de até 80 Kw de potência, bem acima dos fornos q mal alcançam 1 Kw, além disso trabalham acima de 9 GHz okê os transformam em verdadeiras armas se estivermos próximos e não forem tomadas medidas de segurança.
@marcelo henrique morares acho q vc não entendeu o que escrevi, releia e verá q eu disse q o anodo está no mesmo potencial da carcaça, nem precisa olhar a polaridade do diodo, basta saber como uma válvula termoiônica funciona, no caso da magnetron apenas temos a mais os imãs q não tem nas outras válvulas e servem p colimar o feixe de elétrons do "canhão" do catodo, tbém não há nada de novo no sistema de flybach q vc citou, tais circuitos começaram a ser usados na década de 30 c válvulas é claro e agora foram implementados devido ao custo menor e mais eficiente c componentes de estado sólido... qto ao disjuntor está muito bom mas seu fusível já torrou e vc não sabe...
@marcelo henrique morares não há antena na "saida" da magnetron e o que vc chama de janela é o guia de ondas da mesma, a guisa de curiosidade, vc poderá acoplar outros seguimentos de guias de ondas e ter o magnetron longe da "janela" do compartimento q vc cóloca os alimentos, mas não é o caso e a hélice chama-se espalhador pk é ela q "espalha" o sinal refletindo o mesmo em milhares de direções difetentes e estes tornam a se refletir nas paredes internas do forno até serem transformados em outro tipo de energia, sendo a principal a energia térmica, sem a hélice vc teria um alimento com cozimento muito irregular podendo ter até mesmo parte dele queimado e parte totalmente cru...
@marcelo henrique morares relendo sua postagem, vejo q vc não sabe q a "peneira" da porta do forno é um trap p os sinais de rf, não existe forno q não deixe escapar o sinal apenas conseguimos reduzi-lo a nível q não nos causa danos e se a carcaça como vc disse absorvesse o sinal as paredes do forno é q esquentariam e não os alimentos, o forno não funcionaria, ela na verdade reflete o sinal... não se esqueça, energia não se cria ou perde, apenas conseguimos transforma-la em outro tipo de energia, no caso do forno só considerando as principais energias em jogo, temos energia elétrica que foi transformada em energia eletromagnética (rf) e esta em energia térmica...
@marcelo henrique morares até acredito nos motivos apontados por vc p o desuso dá hélice, mas a maior contribuição p a mudança não tenha dúvida de q foi o custo p o fabricante tudo q se refere a forno de micro ondas já são soberbamente conhecidos desde o final da década de 40, portanto não era falta de conhecimento qdo se fabricavam os fornos c hélices, mas sim o custo, veja qto custa um motor do tipo gaiola como o q gira a hélice de resfriamento da magnetron/Fonte de alimentação e qto custa o motor e as várias peças q vc tem p reduzir o rpm e aumentar o torque do mesmo p q possa adequadamente girar o prato... resumindo, o dindin sempre falou mais alto...
Apenas uma ressalva: No início do video o professor cita um "ventilador" que tinha a finalidade de espalhar radiação eletromagnética. Na década de 80 foi substituido pelo prato giratório. Como Técnico formado em Eletrônica pelo CEFET-MG em 1978, e estudioso de engenharia elétrica, parabenizo o professor por esta excelente aula. O UA-cam precisa de mais publicações deste nível!
Olá, Douglas. Sou do Bacharelado em Física da UFPB/JP. É extremamente importante tornar explícito as aplicações dos conhecimentos físicos e, com certeza, você o faz muito bem. Parabéns pelo trabalho.
Eu já liguei um Magnetron fora do microondas, e coloquei a mão na frente, no máximo que aconteceu foi eu sentir um calor, como se tivesse algo quente perto, tipo uma lâmpada incandescente acesa!
Professor, Douglas, muita humildade sua em refazer o vídeo e reconhecer que cometeu um equívoco. Poucos fariam isso, o que só mostra sua grandiosidade. Acompanho o seu trabalho desde os primeiros vídeos e posso dizer que ganhou mais a minha admiração pelo trabalho. Detalhe, conseguiu fazer um vídeo ainda melhor e mais didático. Parabéns!
Acho que o termo "ressonância" se referiria à frequência de oscilação ótima em relação à frequência de oscilação dos dipolos. Afinal, se aquece mais água propriamente, significando que esta faixa de frequência é a ideal. Nesse sentido pode-se dizer que esta frequência ótima ressona com o movimento das partículas, mas isto não significa dizer que é somente este frequência, mas sim uma faixa de frequência. Entendo que ressonância é um termo mais apropriado quando há excitação de um sistema com a mesma frequência da natural deste mesmo sistema, mas, não considero como "incorreto" a utilização do termo neste caso, talvez, descabido.
Esse Igor Rocha parece ter feito um Carlos + c > ctrl+v em alguma tese de doutorado em física quântica. Não sabe que o magnetron é construido para trabalhar frequência de ressonância de 2250 MHz . É óbvio que é a frequência que maior rendimento é também adequada para as dimensões do gabinete, e da blindagem da porta. O princípio de funcionamento é o mesmo das válvulas Klystron Reflex (ressonadoras de cavidade).
E o mais legal é que o prof. não retirou o vídeo em que cometeu o equívoco, não tentou esconder o problema. Mas acho que deveria tirá-lo; alguém pode ver aquele e não este.
FANTÁSTICO ESSA AULA !!! E quando o Prof. Douglas fala das "pontas metálicas carregadas de cargas elétricas", já abre um leque para o estudo de como funciona um Para-Raios. A Ciência é incrível !!! Como eu sempre digo, tendo Ciência, você não precisa de misticismo nem bruxaria para se admirar !!!
Parabéns pela sua didática, sou eletrônico e trabalho na manutenção de micro-ondas, quando o cliente pergunta se o alimento tem radiação e provoca câncer, digo que não, mais sempre digo que, ao fazer a inversão das moléculas de água absurdamente em 2,45 bilhões de vezes por segundo, isso com certeza irá alterar as propriedades do alimento, agora sobre o faiscamento já peguei vários micro-ondas onde o motor do prato queima, ou prato agarra em alguma embalagem e este faiscamento é tão forte que chega fazer um grande furo no prato, e olha que é vidro temperado, outra coisa danosa que estraga muito o micro-ondas é a pipoca para micro-ondas, parece que tem alguma coisa metálica na embalagem e ao inflar ela toca nas paredes internas do duto, e com isso chega a pegar fogo, então evite pipoca de micro-ondas pois não faz bem nem pro aparelho e tão pouco pra você!!!!!!!
O avo dos micro-ondas poderia eventualmente funcionar com aquele ventilador que "espalhava" as micro-ondas. Os atuais (mesmo aquele da data do vídeo) não tem esse ventilador. Possuem apenas um único ventilador para resfriar o magnetron, este emite pela antena, as micro-ondas que são conduzidas por uma guia de ondas até a lateral do forno (ver placa de plástico). O forno tem dimensões apropriadas para formar uma cavidade ressonante retangular fechada até pela porta, que tem vedação metálica com o corpo do forno. No seu interior, os campos elétrico e magnético produzidos pelo magnetron se distribuem de forma apropriada em máximos e mínimos em toda a cavidade. A passagem do alimento por esses máximos faz a agua rotar é seu atrito produz o calor que faz o alimento se cozinhar.
Muito bom professor, principalmente a parte que esclarece a radiação, pois tem muito doido na internet espalhando essa besteira que comida de microondas é radioativa.
Não é radiativa, mas pode ser cancerígena SIM. . Entenda, meu saco, o cara é professor de física e não deveria falar de saúde, a qual pelo que demostrou nesse vídeo ele não entende nada - por que todo físico acha que sua física o habilita a falar de coisas para as quais eles não estão preparados? . Veja, o que causa câncer é a ALTA TEMPERATURA. Aí é que o micro-ondas é um perigo. Ele distribui muito mal o calor de modo que para produzir um aquecimento minimamente razoável no interior do alimento o exterior é submetido a altíssima temperatura. Aquece muito rapidamente a superfície, não dá tempo do calor ser distribuído por condução térmica ao interior, como ocorreria num forno a gás, por exemplo. . É sabido que carboidratos aquecidos a altas temperaturas degradam em acrilamidas, substância cancerígenas conhecidas. Se você atingiu essa alta temperatura por meio de uma radiação/vibração (micro-ondas), ou de um jato de ar superaquecido ("air-fryers") ou ainda por expor o carboidrato diretamente ao fogo, tanto faz.
Douglas Parabéns ;como comentário participei da nacionalização dos primeiros micro-ondas vindo de Japão para Argentina anos de 1960 a 70,aparentemente eram pelo principio de ressonância elos esquentavam de dentro para fora deixando uma coxa de frango com pele sem coloração . Só um adendo quase imediatamente foram recolhidos por ordem do ministério da saúde do pais de origem Com o argumento de Emanação de raios Gama (como na época na Sharp Kenia não tínhamos analisadores de espectro para analisar ficou pendente a duvida ) outro sim na segunda remessa já homologada pela saúde . Notei uma substancial queda de potencia resultante (elevado tempo de cocção e implementação de dourador além de mudanças substancial no guia de onda .
Encontrei o melhor professor de física do UA-cam, é isso mesmo? Haha, fiquei de queixo caído aqui umas 3x com a explicação. Muito obrigado pela aula, professor. Sucesso!!
Não existe onda elétrica como você citou no iniciozinho do vídeo. Esse experimento é bem antigo. Estava na graduação em 1989 e recebia e-mail de colegas nos EUA relatando este experimento com mashmellow. Também é possível fazer com queijo. O experimento fornece uma velocidade próxima a da luz. O erro não está na medida, e sim na frequência informada no microondas pelo fabricante. Usando "física reversa" com a velocidade da luz tabelada e o comprimento de onda medido é possível obter o valor mais preciso da frequência de funcionamento do microondas. Fiz esse experimento com os alunos do curso de licenciatura e, o forno de microondas do lab. tem uma frequência aproximada de 2,39 GHz
Gostei muito desse vídeo. Peço ao professor. Fazer um vídeo explicando porque não tomamos choque no microondas já que a bobina de alta tensão do trafo tem um ponto do fio conectada a carcaça?
Parabens excelente aula sou eletrotécnico e no meu curso de microondas não ensinaram esta parte da teoria obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente.
A radiação eletromagnética gerada é não-ionizante, tal como a radiação infravermelha, por exemplo. Radiação não-ionizante não é cancerígena. Vivemos todos cercados de radiação não-ionizante desde que existimos e não precisamos nos preocupar com ela.
Ótimo aula professor, parabéns. Porém, o processo só dá certo msm com ondas no espectro das micro-ondas? Se utilizar ondas eletromagnéticas com frequência menor (ondas de rádio por exemplo) o campo elétrico gerado não terá intensidade o suficiente para rotacionar a molécula de água e assim não conseguiria provocar o aquecimento dielétrico? É isto?
Bom dia Douglas você poderia fazer um vidio explicando porque os líquidos aquecidos em microondas em superfícies lisas não levantam fervura? Existem muitos acidentes domésticos causados pela erupção da água ao perturbar o meio, esse fenômeno é chamado de superaquecimento? E tem alguma coisa a ver com nucleação?Valeu prof!👍
Esse vídeo da retificação do anterior ficou muito bom! Já que o assunto é micro-ondas, uma dica para os próximos vídeos. Que tal falar sobre o superaquecimento da água no micro-ondas? Parabéns pelo canal!
O único forno microondas que eu vi com esse esquema de hélice na parte superior tinha prato fixo. Bem... isso é detalhe tecnológico. O que eu fica maravilhado é como alguém bola uma coisa como o magnetron.
Uma coisa que não foi explicado pelo vídeo é a respeito da frequência das microondas: se não há ressonância envolvida, porque se escolheu a frequência tão específica de 2.45 Ghz?
Achei sensacional a explicação! Entretanto fica uma dúvida: Por que então o gelo absorve a radiação microondas tão mal, se são moléculas polares de água?
Ótima explicação. Gostei muito. Bem clara. científica. Didática 👍👏🤝 . Nunca tive um esclarecimento sobre o assunto. Nos cursos de eletrónica eletrotécnica e outros deveria ter fisica voltados aos interesses do curso que esta sendo estudado.
Prof, esse aquecimento dielétrico que provoca a agitação das moléculas de água explica pq não se deve colocar alimentos tipo a farofa no microondas? Amo suas aulas, explicação perfeita sempre!!!!
Pelo que entendi, a nova frequência das moléculas de água é menor que a frequência natural. Posso estar errado. Porém se a nova frequência é menor, não teríamos uma agitação menor consequentemente uma menor temperatura?
Poderia explicar sobre o BPA liberado pelo plástico. Esse é bastante danoso para a saúde e sua liberação pode acontecer se o material errado for usado no micro-ondas
Ufa. Isso me esclareceu uma dúvida bem antiga. Sempre pensei num micro ondas como sendo um acelerador de elétrons, agora eu entendo que ele trabalha não com aceleração (além da inicial é claro), mas apenas com movimentação em nível molecular, os elétrons continuam em suas camadas características sem alterar a molécula em que está.
Considerando que o aumento de temperatura se dá pela velocidade/agitação das partículas, caso um microondas pudesse gerar uma onda estacionaria que mantivesse as moléculas em uma posição específica exatamente no local onde a interferência de ondas é destrutiva, nos vales, isso poderia resfriar o alimento??
Excelente aula Professor, tudo bem explicadinho e corretíssimo! Parabéns. Só faltou vc citar sobre a proteção de vazamento das ondas que temos ao redor da porta, quando fiz cursos de micro-ondas em em 1986, o Professor disse que aquilo era ferrite emborrachado e serve para bloquear as possíveis micro-ondas que escapam pelas frestas da porta. Mesmo com essa proteção, todos os fornos acabam vazando um pouquinho de ondas, mas nada de se preocupar kkkk. Mudando de assunto, vc saberia me dizer ou me informar onde eu consigo informação sobre qual é a *Frequência de ressonância do ouro* ? 👍
Nao compreendo o porque quando o interior do microondas solta a protecao isolante ( pintura) ele centelha neste ponyo onde o metal fica esposto, e quando o microondas é todo em inox nao acontesse este centelhamento.
Olá parabéns top a explicação, e sobre os plásticos que usamos no microondas já ouvi falar que soltam resíduos "digamos assim" nós alimentos tem verdade nisso, eu sei que tem potes que já vem com recomendação que pode ir ao microondas Muito obrigado
Douglas, sou técnico e conserto micro-ondas. Estes fornos não possuem hélice para girar e distribuir as ondas. Os fornos possuem apenas dois motores, um gira uma hélice de plástico próxima ao magnetron para resfriá-lo é o outro gira o prato. A deflexão das ondas ocorre pelo formato do duto por onde elas saem.
Ricardo, me permita comentar um pouco mais sobre o assunto, nos primórdios dos fornos, bem antes de chegarem ao nosso mercado, realmente os fornos tinham uma hélice no "teto" do forno, com os cantos arredondados p evitar q abrissem arcos muito embora tbém estivessem ao mesmo potencial do anodo (placa) da magnetron e era p "espalhar" o sinal dentro do forno, depois este sistema foi abandonado e passou -se a usar o prato giratório como é o comum hoje em dia, mais uma curiosidade, por questões práticas e de segurança, como o anodo é a própria "carcaça" da válvula, mantemos a mesma no potencial da "lataria" do forno e alimentamos c alta tensão negativa o catodo, ao contrário da maioria das demais válvulas q normalmente o catodo está ao potencial de 0 volts ou próximo disto é é o anodo q recebe a alta tensão de polaridade positiva, muitas pessoas não sabem mas o magnetron foi inventado durante a II grande guerra p uso em radares e até hoje continua sendo o coração dos mesmos, mas trabalham em diversas frequências diferentes dependendo do tipo de "alvo" q se quer detectar, normalmente meteorológicos (água em todos os estados) ou então objetos metálicos, há outros mas de aplicações mais restritas, minha formação profissional é eletrônica, mais especificamente avionic's, termo q em inglês significa todos equipamentos de comunicações e navegação p aeronaves e desta forma me utilizei de magnetron de até 80 Kw de potência, bem acima dos fornos q mal alcançam 1 Kw, além disso trabalham acima de 9 GHz okê os transformam em verdadeiras armas se estivermos próximos e não forem tomadas medidas de segurança.
@marcelo henrique morares acho q vc não entendeu o que escrevi, releia e verá q eu disse q o anodo está no mesmo potencial da carcaça, nem precisa olhar a polaridade do diodo, basta saber como uma válvula termoiônica funciona, no caso da magnetron apenas temos a mais os imãs q não tem nas outras válvulas e servem p colimar o feixe de elétrons do "canhão" do catodo, tbém não há nada de novo no sistema de flybach q vc citou, tais circuitos começaram a ser usados na década de 30 c válvulas é claro e agora foram implementados devido ao custo menor e mais eficiente c componentes de estado sólido... qto ao disjuntor está muito bom mas seu fusível já torrou e vc não sabe...
@marcelo henrique morares não há antena na "saida" da magnetron e o que vc chama de janela é o guia de ondas da mesma, a guisa de curiosidade, vc poderá acoplar outros seguimentos de guias de ondas e ter o magnetron longe da "janela" do compartimento q vc cóloca os alimentos, mas não é o caso e a hélice chama-se espalhador pk é ela q "espalha" o sinal refletindo o mesmo em milhares de direções difetentes e estes tornam a se refletir nas paredes internas do forno até serem transformados em outro tipo de energia, sendo a principal a energia térmica, sem a hélice vc teria um alimento com cozimento muito irregular podendo ter até mesmo parte dele queimado e parte totalmente cru...
@marcelo henrique morares relendo sua postagem, vejo q vc não sabe q a "peneira" da porta do forno é um trap p os sinais de rf, não existe forno q não deixe escapar o sinal apenas conseguimos reduzi-lo a nível q não nos causa danos e se a carcaça como vc disse absorvesse o sinal as paredes do forno é q esquentariam e não os alimentos, o forno não funcionaria, ela na verdade reflete o sinal... não se esqueça, energia não se cria ou perde, apenas conseguimos transforma-la em outro tipo de energia, no caso do forno só considerando as principais energias em jogo, temos energia elétrica que foi transformada em energia eletromagnética (rf) e esta em energia térmica...
@marcelo henrique morares até acredito nos motivos apontados por vc p o desuso dá hélice, mas a maior contribuição p a mudança não tenha dúvida de q foi o custo p o fabricante tudo q se refere a forno de micro ondas já são soberbamente conhecidos desde o final da década de 40, portanto não era falta de conhecimento qdo se fabricavam os fornos c hélices, mas sim o custo, veja qto custa um motor do tipo gaiola como o q gira a hélice de resfriamento da magnetron/Fonte de alimentação e qto custa o motor e as várias peças q vc tem p reduzir o rpm e aumentar o torque do mesmo p q possa adequadamente girar o prato... resumindo, o dindin sempre falou mais alto...
Apenas uma ressalva: No início do video o professor cita um "ventilador" que tinha a finalidade de espalhar radiação eletromagnética. Na década de 80 foi substituido pelo prato giratório. Como Técnico formado em Eletrônica pelo CEFET-MG em 1978, e estudioso de engenharia elétrica, parabenizo o professor por esta excelente aula. O UA-cam precisa de mais publicações deste nível!
Olá, Douglas. Sou do Bacharelado em Física da UFPB/JP. É extremamente importante tornar explícito as aplicações dos conhecimentos físicos e, com certeza, você o faz muito bem. Parabéns pelo trabalho.
Que série NECESSÁRIA de física do cotidiano! Nunca vi isso
Eu já liguei um Magnetron fora do microondas, e coloquei a mão na frente, no máximo que aconteceu foi eu sentir um calor, como se tivesse algo quente perto, tipo uma lâmpada incandescente acesa!
Perfeito, só não se usa mais o ventilador defletor de ondas, só em fornos industriais! Por isso muita gente aqui não conhece!
Professor, Douglas, muita humildade sua em refazer o vídeo e reconhecer que cometeu um equívoco. Poucos fariam isso, o que só mostra sua grandiosidade. Acompanho o seu trabalho desde os primeiros vídeos e posso dizer que ganhou mais a minha admiração pelo trabalho. Detalhe, conseguiu fazer um vídeo ainda melhor e mais didático. Parabéns!
Tô assistindo tomando um cafezinho no final de tarde daquele domingão!!!
Acho que o termo "ressonância" se referiria à frequência de oscilação ótima em relação à frequência de oscilação dos dipolos. Afinal, se aquece mais água propriamente, significando que esta faixa de frequência é a ideal.
Nesse sentido pode-se dizer que esta frequência ótima ressona com o movimento das partículas, mas isto não significa dizer que é somente este frequência, mas sim uma faixa de frequência.
Entendo que ressonância é um termo mais apropriado quando há excitação de um sistema com a mesma frequência da natural deste mesmo sistema, mas, não considero como "incorreto" a utilização do termo neste caso, talvez, descabido.
"Ufaaaa..!!! Muito bom a explicação......
Esse Igor Rocha parece ter feito um Carlos + c > ctrl+v em alguma tese de doutorado em física quântica. Não sabe que o magnetron é construido para trabalhar frequência de ressonância de 2250 MHz . É óbvio que é a frequência que maior rendimento é também adequada para as dimensões do gabinete, e da blindagem da porta. O princípio de funcionamento é o mesmo das válvulas Klystron Reflex (ressonadoras de cavidade).
E o mais legal é que o prof. não retirou o vídeo em que cometeu o equívoco, não tentou esconder o problema. Mas acho que deveria tirá-lo; alguém pode ver aquele e não este.
Isso aí professor. É muito bom quando corrigimos nossos erros (eu mesmo já cometi esse erro sobre microondas). Excelente aula.
Onde ele assumiu que errou?
@@neuronato , no meu comentário no outro vídeo.
Que erro?
@@Roy-rg6os num outro vídeo ele havia dito que o microondas aquece os alimentos através da ressonância.
@@jonathanquartuccio7432 Ah bom! Tá explicado. Valeu!
Eu nas férias assistindo suas aulas kkkkkk, são muito boas, meus parabéns !!!
Saiu técnico, mesmo assim assisti com prazer! Isso é a medida da eficácia! Uma excelente didática!
Já me formei (marketing) e me pego assistindo esses vídeos só por curiosidade. O Sr é muito bom, pois conseguiu explicar física para um humanas 😂
vídeo muito bom, agora só torcer pra cair uma questão de microondas no enem
Professor Douglas, você explica tão bem que até quem não quer aprender acaba aprendendo.
Acredito nisso. Parabéns sou seu fã!!!
Amo Física, Matemática, Química, Astronomia,...
Parabéns professor. Colocou um ponto final nesse mito que micro-ondas é cancerígeno.
Muito bom! Parabéns professor, pela belíssima explanação. Gratidão! Que Jesus Cristo te abençoe cada dia mais!
FANTÁSTICO ESSA AULA !!!
E quando o Prof. Douglas fala das "pontas metálicas carregadas de cargas elétricas", já abre um leque para o estudo de como funciona um Para-Raios. A Ciência é incrível !!! Como eu sempre digo, tendo Ciência, você não precisa de misticismo nem bruxaria para se admirar !!!
Parabéns pela sua didática, sou eletrônico e trabalho na manutenção de micro-ondas, quando o cliente pergunta se o alimento tem radiação e provoca câncer, digo que não, mais sempre digo que, ao fazer a inversão das moléculas de água absurdamente em 2,45 bilhões de vezes por segundo, isso com certeza irá alterar as propriedades do alimento, agora sobre o faiscamento já peguei vários micro-ondas onde o motor do prato queima, ou prato agarra em alguma embalagem e este faiscamento é tão forte que chega fazer um grande furo no prato, e olha que é vidro temperado, outra coisa danosa que estraga muito o micro-ondas é a pipoca para micro-ondas, parece que tem alguma coisa metálica na embalagem e ao inflar ela toca nas paredes internas do duto, e com isso chega a pegar fogo, então evite pipoca de micro-ondas pois não faz bem nem pro aparelho e tão pouco pra você!!!!!!!
Parabéns professor !!!
Errar é Douglas
Mas o senhor não tem culpa
O avo dos micro-ondas poderia eventualmente funcionar com aquele ventilador que "espalhava" as micro-ondas. Os atuais (mesmo aquele da data do vídeo) não tem esse ventilador. Possuem apenas um único ventilador para resfriar o magnetron, este emite pela antena, as micro-ondas que são conduzidas por uma guia de ondas até a lateral do forno (ver placa de plástico). O forno tem dimensões apropriadas para formar uma cavidade ressonante retangular fechada até pela porta, que tem vedação metálica com o corpo do forno. No seu interior, os campos elétrico e magnético produzidos pelo magnetron se distribuem de forma apropriada em máximos e mínimos em toda a cavidade. A passagem do alimento por esses máximos faz a agua rotar é seu atrito produz o calor que faz o alimento se cozinhar.
Muito bom professor, principalmente a parte que esclarece a radiação, pois tem muito doido na internet espalhando essa besteira que comida de microondas é radioativa.
Não é radiativa, mas pode ser cancerígena SIM.
.
Entenda, meu saco, o cara é professor de física e não deveria falar de saúde, a qual pelo que demostrou nesse vídeo ele não entende nada - por que todo físico acha que sua física o habilita a falar de coisas para as quais eles não estão preparados?
.
Veja, o que causa câncer é a ALTA TEMPERATURA. Aí é que o micro-ondas é um perigo. Ele distribui muito mal o calor de modo que para produzir um aquecimento minimamente razoável no interior do alimento o exterior é submetido a altíssima temperatura. Aquece muito rapidamente a superfície, não dá tempo do calor ser distribuído por condução térmica ao interior, como ocorreria num forno a gás, por exemplo.
.
É sabido que carboidratos aquecidos a altas temperaturas degradam em acrilamidas, substância cancerígenas conhecidas. Se você atingiu essa alta temperatura por meio de uma radiação/vibração (micro-ondas), ou de um jato de ar superaquecido ("air-fryers") ou ainda por expor o carboidrato diretamente ao fogo, tanto faz.
Espetacular!!! Imensamente agradecido pela aula.
Ótimo Douglas! Docendo discimus!
Douglas Parabéns ;como comentário participei da nacionalização dos primeiros micro-ondas vindo de Japão para Argentina anos de 1960 a 70,aparentemente eram pelo principio de ressonância elos esquentavam de dentro para fora deixando uma coxa de frango com pele sem coloração . Só um adendo quase imediatamente foram recolhidos por ordem do ministério da saúde do pais de origem
Com o argumento de Emanação de raios Gama (como na época na Sharp Kenia não tínhamos analisadores de espectro para analisar ficou pendente a duvida ) outro sim na segunda remessa já homologada pela saúde . Notei uma substancial queda de potencia resultante (elevado tempo de cocção e implementação de dourador além de mudanças substancial no guia de onda .
Aula maravilhosa!! Física e química no dia a dia, é isso que precisamos!!
Tai um exemplo de excelência em didática de ensino..😮
Encontrei o melhor professor de física do UA-cam, é isso mesmo? Haha, fiquei de queixo caído aqui umas 3x com a explicação. Muito obrigado pela aula, professor. Sucesso!!
Muito obrigado pela gentileza, Rei!
Não acredito que eu consegui entender!!! Muito obrigada pela aula
Não existe onda elétrica como você citou no iniciozinho do vídeo.
Esse experimento é bem antigo. Estava na graduação em 1989 e recebia e-mail de colegas nos EUA relatando este experimento com mashmellow.
Também é possível fazer com queijo. O experimento fornece uma velocidade próxima a da luz. O erro não está na medida, e sim na frequência informada no microondas pelo fabricante. Usando "física reversa" com a velocidade da luz tabelada e o comprimento de onda medido é possível obter o valor mais preciso da frequência de funcionamento do microondas.
Fiz esse experimento com os alunos do curso de licenciatura e, o forno de microondas do lab. tem uma frequência aproximada de 2,39 GHz
E a molécula de água não gera dois campos electromagnéticos (um por cada polo)? E ao irradiar, perde energia...
Caraca!!!!!! Sempre pensei que fosse ressonância.... Boa Professor!
Quero sempre aprender professor.Obrigado pelo vídeo e dicas.
Até que fim um vídeo bem explicado sobre esse assunto!
FOI A MELHOR AULA QUE RECEBÍ ATÉ AGORA! PARABÉNS PROF. DOUGLAS.
Muito obrigado pela gentileza, Ademar!
Melhor professor de fisica do mundo
Sempre quis saber essa parte da onda eletromagnética
Prof Douglas vc é demais
Vídeo extremamente importante pro Enem ! Valeu Douglas
Sempre ouvi falar que era por aumentar a vibração das moléculas de água...verei o vídeo, agora é aprender
O cara além de ser um professor top é desenhista
Top demais!
Didática nota 10!
Excelente vídeo! Por que nao tenho um professor assim na escola?
Gostei muito desse vídeo. Peço ao professor. Fazer um vídeo explicando porque não tomamos choque no microondas já que a bobina de alta tensão do trafo tem um ponto do fio conectada a carcaça?
Boa noite professor meu nome é Hilton JHWnYor, dá até vontade de estudar física depois dessa didática, ÓTIMA EXPLICAÇÃO.
Parabens excelente aula sou eletrotécnico e no meu curso de microondas não ensinaram esta parte da teoria obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente.
A radiação eletromagnética gerada é não-ionizante, tal como a radiação infravermelha, por exemplo. Radiação não-ionizante não é cancerígena.
Vivemos todos cercados de radiação não-ionizante desde que existimos e não precisamos nos preocupar com ela.
Ótimo aula professor, parabéns. Porém, o processo só dá certo msm com ondas no espectro das micro-ondas? Se utilizar ondas eletromagnéticas com frequência menor (ondas de rádio por exemplo) o campo elétrico gerado não terá intensidade o suficiente para rotacionar a molécula de água e assim não conseguiria provocar o aquecimento dielétrico? É isto?
Natal/RN, muito obrigado Professor...
Nossa, isso relaciona muitos conteúdos. Bem interessante. Ótima aula professor!
Que didática e organização de conteúdo fenomenal! parabéns!
Bom dia Douglas você poderia fazer um vidio explicando porque os líquidos aquecidos em microondas em superfícies lisas não levantam fervura? Existem muitos acidentes domésticos causados pela erupção da água ao perturbar o meio, esse fenômeno é chamado de superaquecimento? E tem alguma coisa a ver com nucleação?Valeu prof!👍
Caraca professor que aula boa!
Esse vídeo da retificação do anterior ficou muito bom! Já que o assunto é micro-ondas, uma dica para os próximos vídeos. Que tal falar sobre o superaquecimento da água no micro-ondas? Parabéns pelo canal!
Execelente explanação. Muito obrigado.
Mestre, o senhor veio em Teresina para a revisão que aula em.Parabéns
Oi Fabrício! Foi um dia especial! Muito obrigado!
O único forno microondas que eu vi com esse esquema de hélice na parte superior tinha prato fixo. Bem... isso é detalhe tecnológico. O que eu fica maravilhado é como alguém bola uma coisa como o magnetron.
Uma coisa que não foi explicado pelo vídeo é a respeito da frequência das microondas: se não há ressonância envolvida, porque se escolheu a frequência tão específica de 2.45 Ghz?
Aula excelente !! Se não fosse professor podia ser locutor...kkk...parabéns professor !
Parabéns, excelente explicação!
Professor, sou Químico, e achei esplêndido a sua didática, parabéns pelo trabalho. Vou lhe copiar hahaha . abraço!
Aula rica em detalhes .gostei
Achei sensacional a explicação! Entretanto fica uma dúvida: Por que então o gelo absorve a radiação microondas tão mal, se são moléculas polares de água?
Parabéns de um Médico cientista. Professor
Professor amo as suas aulas...a sua didática é de fácil compreensão e me esclareceu muitas duvidas....
Excelente aula!
Um like n é suficiente
Muito boa aula
Como eu amo esses vídeos de fisica do cotidiano cara! MARAVILHA! PARABENS PROFESSOR PELO ÓTIMO TRABALHO!
Professor, poderia fazer algum vídeo sobre interferência da onda de luz?
Ótima explicação. Gostei muito. Bem clara. científica. Didática 👍👏🤝 . Nunca tive um esclarecimento sobre o assunto. Nos cursos de eletrónica eletrotécnica e outros deveria ter fisica voltados aos interesses do curso que esta sendo estudado.
E a lampada por q liga ?
Faz um video explicando 😁
Vc é o melhor do UA-cam em Física. Parabéns!!!
Será que um copo de vidro, vazio, aquece dentro de um micro-ondas ligado? Será que este copo poderia aquecer até a fusão do vidro?
Bem explicado parabéns!.
Prof, esse aquecimento dielétrico que provoca a agitação das moléculas de água explica pq não se deve colocar alimentos tipo a farofa no microondas? Amo suas aulas, explicação perfeita sempre!!!!
Fantástico professor, o que eu não aprendi na escola estou aprendendo com você
Top demais muito bem explicado
Seu trabalho é perfeito professor! Continue sempre assim! Parabéns!!
Pelo que entendi, a nova frequência das moléculas de água é menor que a frequência natural.
Posso estar errado. Porém se a nova frequência é menor, não teríamos uma agitação menor consequentemente uma menor temperatura?
Poderia explicar sobre o BPA liberado pelo plástico. Esse é bastante danoso para a saúde e sua liberação pode acontecer se o material errado for usado no micro-ondas
O melhor canal de todos os estudos, pois e completo e fala tudo de fisica, parabens professor
Muito obrigado pela gentileza
muito bom, como sempre.
tem como falar do tema de elementos radioativos e mutação?? introduzida neste vídeo.
Professor, em uma colher ocorreria a ionização do ar também ?
Ufa. Isso me esclareceu uma dúvida bem antiga. Sempre pensei num micro ondas como sendo um acelerador de elétrons, agora eu entendo que ele trabalha não com aceleração (além da inicial é claro), mas apenas com movimentação em nível molecular, os elétrons continuam em suas camadas características sem alterar a molécula em que está.
dãaaaaaa... afff
Parabéns
Considerando que o aumento de temperatura se dá pela velocidade/agitação das partículas, caso um microondas pudesse gerar uma onda estacionaria que mantivesse as moléculas em uma posição específica exatamente no local onde a interferência de ondas é destrutiva, nos vales, isso poderia resfriar o alimento??
Excelente aula Professor, tudo bem explicadinho e corretíssimo! Parabéns. Só faltou vc citar sobre a proteção de vazamento das ondas que temos ao redor da porta, quando fiz cursos de micro-ondas em em 1986, o Professor disse que aquilo era ferrite emborrachado e serve para bloquear as possíveis micro-ondas que escapam pelas frestas da porta. Mesmo com essa proteção, todos os fornos acabam vazando um pouquinho de ondas, mas nada de se preocupar kkkk. Mudando de assunto, vc saberia me dizer ou me informar onde eu consigo informação sobre qual é a *Frequência de ressonância do ouro* ? 👍
Olá Douglas sou novo por aqui ,obrigado pela mega aula.
muito boa explicação!!!!
Nao compreendo o porque quando o interior do microondas solta a protecao isolante ( pintura) ele centelha neste ponyo onde o metal fica esposto, e quando o microondas é todo em inox nao acontesse este centelhamento.
Bora agr vou criar o meu telefone-microondas pra viajar no tempo
Que explicação maravilhosa, Prof. Douglas. Muito obrigado. Esclareceu muitas dúvidas.
Qualidade absurda dessa aula! Muito obrigado, professor 💓.
Eu que agradeço, Davi!
Olá parabéns top a explicação, e sobre os plásticos que usamos no microondas já ouvi falar que soltam resíduos "digamos assim" nós alimentos tem verdade nisso, eu sei que tem potes que já vem com recomendação que pode ir ao microondas
Muito obrigado
Mds, tem como dar mais de um like? Que aula incrível!!!!!!!
Obrigado pela gentileza, Dayani !
Interessante! Quanto conhecimento fisico, elétrico e eletrônico, tudo isso pra esquentar meu café.
Muito obrigado professor, explicação excelente salvou nós
Meu Deus, que aula fantástica! Muito obrigado professor, melhor aula do UA-cam sobre o tema que encontrei até o momento.