Eu sempre pensava nessa questão pela falta desse detalhe, pois nunca entendi o por que depois de algum tempo ficar fácil de abrir dnv. Faltava esse detalhe que não tinha em outro lugar. Agora posso descansar em paz kkkkk
A "E" não é uma verdade, a "temperatura no interior da geladeira" não "é inferior ao valor existente antes dela ser aberta" pelo simples motivo que ao ser aberta provocou uma dissipação do gás mais frio e a entrada no interior da geladeira de um gás menos frio, portanto ao ser fechada a temperatura do gás contido é superior à temperatura que antecedeu a abertura do compartimento pela contra difusão térmica entre as diferentes atmosferas, inclusive a explicação confirma isso. Veja bem o citado é temperatura e não pressão, mesmo que uma tenha relação direta com a outra, ambas são distintas, o que ocorre é a contração do gás, existe um termostato que trabalha em um intervalo entre temperaturas, portanto jamais estará mais frio (inferior) ao fechar do que estava ao abrir.
@@vitordeandradeoliveira4028 Justamente por isso ao fechar jamais a temperatura sera inferior a existente antes de ser aberta, existe um lapso de tempo para que a temperatura volte ao padrão estabelecido pelo termostato, ela faz uma força maior devido a contração do gás dentro da geladeira, que é imediata porém enfraquece com o tempo pois existirá uma equalização gradual, a quebra da equalização entre as pressões é o fator determinante, a temperatura é o agente.
Quando a questão diz que exerce uma força maior para abrir, eu só consegui pensar que P=F/A, e se aumentou a força, sendo a mesma área, é porque aumentou a pressão. Porém o raciocínio não é exatamente esse. Sua explicação abriu minha mente! Obrigada!
A alternativa E é falsa. A alternativa diz que a temperatura no caso a temperatura após a geladeira ter sido aberta, é menor que a temperatura antes da geladeira ter sido aberta, se a temperatura interna antes dela ser aberta for abaixo da temperatura (sejam qual foi essa temperatura) quando abri a geladeira parte do ar frio da geladeira sai e ar do ambiente (que está mais quente) entra, fazendo a temperatura subir, ou seja a temperatura da faladeira após ela ser aberta é superior a temperatura de antes dela ter sido aberta pois vai ocorrer uma troca de calor entre o ar interno e o externa da geladeira.
Que bom extistir sempre pessoas que gostam de ensinar! Lembro me lá pelo ínicio dos anos noventa quando acordava e ficava preso a um programa sobre ciência da tv cultura, apresentado por um Japa aqui em sp. O programa era "O Professor". 👏👏👏
Explicação e didática fantásticas! Já tinha visto várias outras resoluções, mas não conseguia entender como, ao abrir pela primeira vez a geladeira, a força necessária é inferor à segunda vez (já que a T da primeira era menor, e T é diretamente proporcional à P). Quando foi explicado que a geladeira, com o passar do tempo, estabiliza a pressão interna com a externa, tudo se esclareceu pra mim! Muito obrigada pelo trabalho fantástico!
Sou técnico de Refrigeração a 45 anos, as geladeiras antigas que tinham a caixa interna em chapa de aço e isolação de lã de vidro não tinham esse problema. No meu ver o que ocorre é que ao fechar a porta criasse um aumento de pressão e o ar escapa pelo dreno ou pequenos orifícios na traseira do Refrigerador, da até para ouvir a saída de ar, com isso a pressão externa se torna maior, dá para ver a gaxeta da porta amassando, em seguida o ar volta a entrar pelos mesmos orifícios e dreno de degelo, no caso de Refrigerador duplex e Frost Free. Acho e não sou físico, mas essa diferença de pressão devido a temperatura interna ser menor...acho que no efeito não seria tão rápido como acontece no Refrigerador.
Professor, se o ar dentro da geladeira continua + frio que o ar atmosférico, e o volume de ar sempre vai ser constante, por que então não precisamos fazer força depois de alguns minutos? Se o volume é constante, como que o ar entraria pelas frestas? Isso não implicaria em uma mudança de volume?
Muito boa a análise professor, muito obrigado! Eu entendia sim que a temperatura após ser aberta a porta se elevava devido às trocas de calor com o meio, mas não entendia a relação com a força ter de ser maior para abrir novamente. Sua animação visual ajudou muito!
Excelente!! Não entendo nada de física, mas as dicas de como abrir a porta, foram excelentes! Principalmente a de colocar o dedo na borracha 😛 Obrigado!
@Física com Douglas Gomes Prof. por gentileza, em uma geladeira cycle defrost, em que a porta do freezer já não abre faz alguns anos para degelo (acredito que o espaço interno do congelador esteja totalmente ocupado por gelo). Se eu desparafusar essa porta e forçar a abertura, há o risco de ocorrer alguma "explosão ou implosão" devido a qtd. de matéria(gelo) e a diferença de pressão/temperatura interna/externa?
professor, mas quando a geladeira é aberta e há trocas de calor do ar frio da geladeira com o ar quente de fora, por que a temperatura da geladeira abaixa? não deveria aumentar pois o ar atmosférico está mais quente? desde já agradeço!!!
7:18 kkkk Em geladeira de duas portas, uma para o freezer e outra para o refrigerador, eu abro a outra porta que não havia sido aberta e ela deixa abrir aquela que eu pretendo abrir. Acho que o ar deve passar dum compartimento para o outro por dentro da geladeira.
Antigamente eu tambem mexia na borracha pra aliviar a pressão. Hoje eu tenho uma geladeira frost free que ha uma ligação interna da parte de cima com a parte de baixo .. então pra aliviar a pressão eu abro a porta de cima se eu acabei de fechar a debaixo e vice-versa.
3 роки тому+1
quando a geladeira é nova mas não está criando esse vácuo, é defeito? tenho uma do mesmo modelo da geladeira da minha mãe, e a dela não trava. É nova.
A letra "A" também não estaria correta? Pq quando se fecha a geladeira ao resfriar o ar que entrou ele diminui de volume, diminuindo a pressão no interior da geladeira.
Parabéns professor, porém se possível, gostaria de saber porque após alguns segundos a pressão interna se iguala a extensa novamente já que a porta continua fechada, pois percebi que essa dificuldade de abrir a porta é por um período de tempo, o que faz a pressão normalizar novamente já que a porta continua fechada? Isso ocorre principalmente na porta de cima
Engraçado que pensei que era devido ao ciclo de Carnot tipo, ao abrir a geladeira se cria uma situação onde acontece uma rápida troca de calor entre a parte quente e a resfriada,assim como ao colocar água quente na geladeira existe um tempo menor pra água ficar gelada doque se fosse água em temperatura ambiente, então se cria um redução da pressão de dentro só que após a troca de perde eficiência do ciclo de Carnot e a temperatura equaliza .Bom foi minha interpretação.
A alternativa A da uma resposta correta, porém com outras palavras (de maneira mais simples) dizendo que diminuiu o volume, já que depois do ar que entrou ter esfriado ele perdeu volume, fazendo com que a pressão interna seja negativa.
Top dms, só fiquei com uma dúvida, quando vc vai abrir uma geladeira que já está sem ser aberta por um crt tempo é mais fácil do que abrir uma que foi fechada em pouco tempo, seria pq a pressão após se estabilizar sua temperatura a pressão vai aumentar um pouco ficando ainda menor que 1atm? Se sim, pq?
7:35 Se o volume é constante, como vou permitir a entrada de matéria ? a geladeira ja não está totalmente preenchida ? alguém pode me ajudar. estou com alguma lacuna teórica.
Olá! Pois o volume funciona ''de maneira diferente para os gases'', pois eles sempre ocuparão o volume total do recipiente. Nisso, o que ocorre é que ao entrar mais gás, mais moléculas, apesar do volume permanecer o mesmo, devido a essa entrada, aumenta sua densidade, decorrente do aumento do número de moléculas (d=m/v). Um exemplo prático disso é (não leve tão ao ''pé da letra'', mas é um exemplo válido). Quando você enche sua garrafa de água, quando ela fica cheia, é isso e pronto, não da para por mais. No entanto, quando você está enchendo uma bola de futebol ou um pneu de bicicleta, apesar de já estar ''cheio'', em volume ''total'', você continua conseguindo por mais ar, fazendo que ele fica ''mais duro'', esse ''mais duro'' é pois apesar de com mesmo volume, está mais denso, pois entrou mais gás. Espero ter ajudado e que não tenha ficado confuso. Valeu!
Professor gosto muito do seu canal, mas gostaria de fazer uma observação. A sua explicação está correta, mas ela vale para a porta do refrigerador, mas não vale para a porta do freezer. No freezer não temos esta dificuldade ao abri-lo porque a diminuição de volume causada pela compressão da borracha de vedação da porta e muito muito menor do que acontece na porta do refrigerador. Concluindo, a resposta A também é verdadeira e responde a questão. Se eu estiver errado, por favor me corrija.
A diminuição do volume se dá não pela compressão da borracha, que nada mais é do que consequência da contração do gás devido ao resfriamento da atmosfera no interior do equipamento, no freezer acontece o mesmo e até com mais intensidade e velocidade, o que altera é devido o volume interno de cada freezer assim como a sua posição, nos horizontais, ao abrir a tampa, existe uma perda menor de atmosfera fria do que nos verticais, a densidade maior mantem a atmosfera dentro do horizontal, enquanto no vertical ela escapa bem mais rápido em direção aos nossos pés. A resposta "A" cita que a pressão dentro diminuiu, mas não que está inferior à pressão no ambiente externo, no caso a "D" abrange mais o evento físico em si.
@@fisicacomdouglas parece q era um problema no meu computador, agora pelo celular está dando para te ouvir, mas eu achei isso, pq era só o seu vídeo q eu n estava conseguindo ouvir, mas obrigado pela atenção! Abç!!
Nunca decepciona. Em outros vídeos não explica esse detalhe da entrada de ar pela imperfeição da geladeira. Fantástico.
Eu sempre pensava nessa questão pela falta desse detalhe, pois nunca entendi o por que depois de algum tempo ficar fácil de abrir dnv. Faltava esse detalhe que não tinha em outro lugar. Agora posso descansar em paz kkkkk
Gosto muito das suas explicações sobre ações do cotidiano! Passo a ver o mundo com outros olhos! :D
O melhor canal de física voltado ao Enem.
A "E" não é uma verdade, a "temperatura no interior da geladeira" não "é inferior ao valor existente antes dela ser aberta" pelo simples motivo que ao ser aberta provocou uma dissipação do gás mais frio e a entrada no interior da geladeira de um gás menos frio, portanto ao ser fechada a temperatura do gás contido é superior à temperatura que antecedeu a abertura do compartimento pela contra difusão térmica entre as diferentes atmosferas, inclusive a explicação confirma isso.
Veja bem o citado é temperatura e não pressão, mesmo que uma tenha relação direta com a outra, ambas são distintas, o que ocorre é a contração do gás, existe um termostato que trabalha em um intervalo entre temperaturas, portanto jamais estará mais frio (inferior) ao fechar do que estava ao abrir.
Exatamente. A "E" não é verdadeira.
Nem o professor percebeu isso, interpretacao a fisica eh o q menos importa.
Claro que é, a geladeira estava fechada. Só quando foi aberta que trocou calor e elevou sua temperatura.
@@vitordeandradeoliveira4028 Justamente por isso ao fechar jamais a temperatura sera inferior a existente antes de ser aberta, existe um lapso de tempo para que a temperatura volte ao padrão estabelecido pelo termostato, ela faz uma força maior devido a contração do gás dentro da geladeira, que é imediata porém enfraquece com o tempo pois existirá uma equalização gradual, a quebra da equalização entre as pressões é o fator determinante, a temperatura é o agente.
Discordei da interpretação dele na hora rsrs
Quando a questão diz que exerce uma força maior para abrir, eu só consegui pensar que P=F/A, e se aumentou a força, sendo a mesma área, é porque aumentou a pressão. Porém o raciocínio não é exatamente esse. Sua explicação abriu minha mente! Obrigada!
A alternativa E é falsa. A alternativa diz que a temperatura no caso a temperatura após a geladeira ter sido aberta, é menor que a temperatura antes da geladeira ter sido aberta, se a temperatura interna antes dela ser aberta for abaixo da temperatura (sejam qual foi essa temperatura) quando abri a geladeira parte do ar frio da geladeira sai e ar do ambiente (que está mais quente) entra, fazendo a temperatura subir, ou seja a temperatura da faladeira após ela ser aberta é superior a temperatura de antes dela ter sido aberta pois vai ocorrer uma troca de calor entre o ar interno e o externa da geladeira.
Que bom extistir sempre pessoas que gostam de ensinar!
Lembro me lá pelo ínicio dos anos noventa quando acordava e ficava preso a um programa sobre ciência da tv cultura, apresentado por um Japa aqui em sp. O programa era "O Professor". 👏👏👏
Explicação e didática fantásticas!
Já tinha visto várias outras resoluções, mas não conseguia entender como, ao abrir pela primeira vez a geladeira, a força necessária é inferor à segunda vez (já que a T da primeira era menor, e T é diretamente proporcional à P).
Quando foi explicado que a geladeira, com o passar do tempo, estabiliza a pressão interna com a externa, tudo se esclareceu pra mim!
Muito obrigada pelo trabalho fantástico!
Sou técnico de Refrigeração a 45 anos, as geladeiras antigas que tinham a caixa interna em chapa de aço e isolação de lã de vidro não tinham esse problema. No meu ver o que ocorre é que ao fechar a porta criasse um aumento de pressão e o ar escapa pelo dreno ou pequenos orifícios na traseira do Refrigerador, da até para ouvir a saída de ar, com isso a pressão externa se torna maior, dá para ver a gaxeta da porta amassando, em seguida o ar volta a entrar pelos mesmos orifícios e dreno de degelo, no caso de Refrigerador duplex e Frost Free. Acho e não sou físico, mas essa diferença de pressão devido a temperatura interna ser menor...acho que no efeito não seria tão rápido como acontece no Refrigerador.
Exatamente! Esse efeito da dificuldade em abrir a geladeira hoje é potencializado por esse efeito que você disse.
Que resolução incrível, tmj professor!
explicação perfeita, muito obrigado!!
Professor, se o ar dentro da geladeira continua + frio que o ar atmosférico, e o volume de ar sempre vai ser constante, por que então não precisamos fazer força depois de alguns minutos? Se o volume é constante, como que o ar entraria pelas frestas? Isso não implicaria em uma mudança de volume?
Mds, q resolução fantástica! Mto obg prof! 🌟
Que bacana! Não sabia como funcionava esse sistema na geladeira. Mt legal o conteúdo prof * - *
Muito boa a análise professor, muito obrigado! Eu entendia sim que a temperatura após ser aberta a porta se elevava devido às trocas de calor com o meio, mas não entendia a relação com a força ter de ser maior para abrir novamente. Sua animação visual ajudou muito!
Show de vídeo. Estranho que o áudio só saiu de um lado do fone. Em outros vídeos está normal
Esqueci de jogar o áudio do microfone para os dois lados 😅 desculpa
@@fisicacomdouglas kkkkk acontece
Excelente!! Não entendo nada de física, mas as dicas de como abrir a porta, foram excelentes! Principalmente a de colocar o dedo na borracha 😛 Obrigado!
Excelente explicação. Parabens!
Vendo por gostar da maneira que ele ensina, muito obrigada 📝
@Física com Douglas Gomes Prof. por gentileza, em uma geladeira cycle defrost, em que a porta do freezer já não abre faz alguns anos para degelo (acredito que o espaço interno do congelador esteja totalmente ocupado por gelo). Se eu desparafusar essa porta e forçar a abertura, há o risco de ocorrer alguma "explosão ou implosão" devido a qtd. de matéria(gelo) e a diferença de pressão/temperatura interna/externa?
perfeita explicação. lembrei bastante do curso TÉC na área de refrigeração. parabéns prof, continue sempre assim 👏🏿👏🏿👏🏿
professor, mas quando a geladeira é aberta e há trocas de calor do ar frio da geladeira com o ar quente de fora, por que a temperatura da geladeira abaixa? não deveria aumentar pois o ar atmosférico está mais quente? desde já agradeço!!!
Boa tarde professor, parabéns pelo seu trabalho. Qual a mesa que vc usa?
Professor, o senhor podia fazer um vídeo explicando a lógica do disco de vinil
Adorei a explicação.
Perfeito ! Não sei nem o que falar mais sobre esse canal...
Luiz Junior! É sempre uma alegria ver você por aqui! Quando tiver algum tema em mente e quiser compartilhar, estamos aqui. Abraço!
É! Percebi também o equívoco do professor. Não custava nada e ficaria até “bonito” ele reconhecer o seu equívoco.
Eu quero que me ensine a abrir a geladeira e não aula de matemática
Pq não acontece mais essa pressão na minha geladeira? Mesmo depois da troca e regulagem da borracha de vedação?
Simples assim, coloquei o dedo na borracha, saiu o ar e a geladeira abriu sem esforço nenhum.👏👏👏
ele explica como se tivesse fazendo uma cirurgia, o maior!
Explicação perfeita!!
Vídeo excelente! o áudio está apenas no canal esquerdo professor.
Por favor me tire uma dúvida ,e normal que a porta da geladeira abra e feche as vezes que quiser ,sem pegar pressão?
7:18 kkkk Em geladeira de duas portas, uma para o freezer e outra para o refrigerador, eu abro a outra porta que não havia sido aberta e ela deixa abrir aquela que eu pretendo abrir.
Acho que o ar deve passar dum compartimento para o outro por dentro da geladeira.
Ótima explicação professor!
Antigamente eu tambem mexia na borracha pra aliviar a pressão. Hoje eu tenho uma geladeira frost free que ha uma ligação interna da parte de cima com a parte de baixo .. então pra aliviar a pressão eu abro a porta de cima se eu acabei de fechar a debaixo e vice-versa.
quando a geladeira é nova mas não está criando esse vácuo, é defeito? tenho uma do mesmo modelo da geladeira da minha mãe, e a dela não trava. É nova.
A minha também é nova e trava vc resolveu seu problema como
ótima aula.
Parabéns grande mestre.
A letra "A" também não estaria correta?
Pq quando se fecha a geladeira ao resfriar o ar que entrou ele diminui de volume, diminuindo a pressão no interior da geladeira.
O gás ocupa o volume do recipiente que o contém (a geladeira, que tem volume constante)
@@fisicacomdouglas show.
Valeu👍👍👍
Parabéns professor, porém se possível, gostaria de saber porque após alguns segundos a pressão interna se iguala a extensa novamente já que a porta continua fechada, pois percebi que essa dificuldade de abrir a porta é por um período de tempo, o que faz a pressão normalizar novamente já que a porta continua fechada? Isso ocorre principalmente na porta de cima
A vedação não é perfeita, Flávio. Com o tempo entram partículas de ar de fora, equilibrando a pressão
Hum! Entendi, muito obrigado professor
Engraçado que pensei que era devido ao ciclo de Carnot tipo, ao abrir a geladeira se cria uma situação onde acontece uma rápida troca de calor entre a parte quente e a resfriada,assim como ao colocar água quente na geladeira existe um tempo menor pra água ficar gelada doque se fosse água em temperatura ambiente, então se cria um redução da pressão de dentro só que após a troca de perde eficiência do ciclo de Carnot e a temperatura equaliza .Bom foi minha interpretação.
No próprio vídeo ele fala sobre isso. Acho que você não prestou atenção.
Minha geladeira não tem essa dificuldade e veda bem, isso é normal?
Que vídeo legall professor!!! Explica o motivo de os pássaros não serem eletrocutados quando estão em fios elétricos
A alternativa A da uma resposta correta, porém com outras palavras (de maneira mais simples) dizendo que diminuiu o volume, já que depois do ar que entrou ter esfriado ele perdeu volume, fazendo com que a pressão interna seja negativa.
esses desenhin do vídeo é vc q faz professor?
Uma dúvida, vc colocou que a geladeira ficava a 0.93 atm a 280 K (estágio final). Mas não deveria ser proporcional ao primeiro (1 atm e 300 K)?
Está proporcional. Faça a conta
Top dms, só fiquei com uma dúvida, quando vc vai abrir uma geladeira que já está sem ser aberta por um crt tempo é mais fácil do que abrir uma que foi fechada em pouco tempo, seria pq a pressão após se estabilizar sua temperatura a pressão vai aumentar um pouco ficando ainda menor que 1atm? Se sim, pq?
Oi Gustavo! A vedação não é tão perfeita. Com o tempo entra mais ar e aumenta a pressão até igualar com a externa
Aaa compreendi, vlw mestre
Quando o senhor começou a desenhar ?fez curso?
Fiz sim, Eduardo! Além disso cursei Arquitetura e urbanismo por 4 anos antes de me dedicar à Física
@@fisicacomdouglas o senhor aprendeu desenhar do zero ou já sabia um pouco?
Tem uma semana que comprei uma geladeira ela ta assim oque fazer
7:35 Se o volume é constante, como vou permitir a entrada de matéria ? a geladeira ja não está totalmente preenchida ? alguém pode me ajudar. estou com alguma lacuna teórica.
Olá! Pois o volume funciona ''de maneira diferente para os gases'', pois eles sempre ocuparão o volume total do recipiente. Nisso, o que ocorre é que ao entrar mais gás, mais moléculas, apesar do volume permanecer o mesmo, devido a essa entrada, aumenta sua densidade, decorrente do aumento do número de moléculas (d=m/v). Um exemplo prático disso é (não leve tão ao ''pé da letra'', mas é um exemplo válido). Quando você enche sua garrafa de água, quando ela fica cheia, é isso e pronto, não da para por mais. No entanto, quando você está enchendo uma bola de futebol ou um pneu de bicicleta, apesar de já estar ''cheio'', em volume ''total'', você continua conseguindo por mais ar, fazendo que ele fica ''mais duro'', esse ''mais duro'' é pois apesar de com mesmo volume, está mais denso, pois entrou mais gás.
Espero ter ajudado e que não tenha ficado confuso.
Valeu!
@@caiopatrialvideos Muito obrigada! Agora ficou claro!
Professor! A afirmativa da letra E é falsa na verdade. Não é?
ótimo vídeo
E eu achando que meu fone tava ruim 🤡
Muito bom!
Pode notar que em dias quentes fica aínda mais difícil
FINALMENTE ENTENDI!!!!!
Professor gosto muito do seu canal, mas gostaria de fazer uma observação. A sua explicação está correta, mas ela vale para a porta do refrigerador, mas não vale para a porta do freezer. No freezer não temos esta dificuldade ao abri-lo porque a diminuição de volume causada pela compressão da borracha de vedação da porta e muito muito menor do que acontece na porta do refrigerador. Concluindo, a resposta A também é verdadeira e responde a questão. Se eu estiver errado, por favor me corrija.
A diminuição do volume se dá não pela compressão da borracha, que nada mais é do que consequência da contração do gás devido ao resfriamento da atmosfera no interior do equipamento, no freezer acontece o mesmo e até com mais intensidade e velocidade, o que altera é devido o volume interno de cada freezer assim como a sua posição, nos horizontais, ao abrir a tampa, existe uma perda menor de atmosfera fria do que nos verticais, a densidade maior mantem a atmosfera dentro do horizontal, enquanto no vertical ela escapa bem mais rápido em direção aos nossos pés.
A resposta "A" cita que a pressão dentro diminuiu, mas não que está inferior à pressão no ambiente externo, no caso a "D" abrange mais o evento físico em si.
@@carlostantomar167 Obrigado pela sua explicação, realmente a resposta "D" responde o todo e a resposta "A" é apenas uma constatação do efeito.
O diferencial é o desenho
sem som ?
Muito bom.
Tbm colocava o dedo kkkk. Show
Comprovado demorado, e só insinuar abrir o frieza da geladeira
Valeuuuu
Professor, o senhor um dia já pensou em ser locutor?? 😅
Hoje em dia eu penso em qualquer coisa. Tá difícil arranjar emprego😅
@@fisicacomdouglas 😂😅
Sou fono e adorei a voz dele.
Tô aqui pq minha geladeira tá com defeito na porta kkkk
7:39 o professor tinha uma geladeira ou uma Scania?
Que parada interessante,mds
Tá sem áudio
Não está não😉
difícil é entender como vc não esta louco com tanta informação, explica as coisas como se estivesse tomando um milk shake.
Vida de professor, Thiago 😅
Professor, não está dando para te ouvir.... :(
Tem certeza? 😮
@@fisicacomdouglas parece q era um problema no meu computador, agora pelo celular está dando para te ouvir, mas eu achei isso, pq era só o seu vídeo q eu n estava conseguindo ouvir, mas obrigado pela atenção! Abç!!
Like antes de assistir é obrigatório!
mt bomm
Leitura complicada não entendi nada tem que ser mais Claro
Cadê o cerebroplanista que colocou o dislike no vídeo... Preciso congratula-lo por admitir a sua burrice!
SAFO
Primeiro a ver o vídeo!!!
Mas rapaz é muito Mimi pra chegar nos finalmente é ñ deu em nada, é só desligar a encrenca é pronto abre até as latas de Brahma