Ó SENHOR, Senhor nosso como é glorioso teu nome em toda a terra ! Qual ? Sobre os céus se eleva a tua magestade. Sl 8,1 Ninguém sabe, senão ele mesmo. Apoc 19, 12.
Irmão, você estava indo tão bem até chegar ao nome Yehudah (Judá) com esse argumento tolo de que este nome contém a verdadeira pronúncia do Tetragrama tirando a letra dalet. É a mesma coisa que dizer que o nome Luiz tem o significado e a verdadeira pronúncia do nome luz tirando a letra "i" de Luiz... O nome יהודה (Yehudah = Judá) vem do verbo hebraico ידה yadah que no tempo hifil sig.: dar graças, louvar, agradecer. Em Gênesis 29:35 confirma isso: "³⁵ De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei (אוֹדֶה = ᵓōdeh) o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá (יְהוּדָה = Yehudah); e cessou de dar à luz." (Gn 29:35)
Bom, pelo visto você não entendeu foi nada. Onde eu defendi que a pronúncia do tetragrama estava no nome de Judá? Peço que me mostre onde eu disse: "essa é a pronúncia do tetragrama".. Assista de novo. Eu disse que todas as pronúncias e argumentos são discutíveis. E eu não defendo pronúncia nenhuma. E aí o senhor cita "Luiz" com "luz", o que não tem nada a ver com o assunto. Primeiro que a pronúncia de "Luiz" e "luz" não são incertas. Esse sim, é argumento tolo.
a paz irmão se eu separar o Y considerando que é um prefixo que aponta pro futuro e observando o verbo que vai restar o HVH que traduzido é SER, EXISTIR
Ó SENHOR, Senhor nosso como é glorioso teu nome em toda a terra ! Qual ?
Sobre os céus se eleva a tua magestade. Sl 8,1
Ninguém sabe, senão ele mesmo. Apoc 19, 12.
🙏
Muito esclarecedora, nunca ouvir falar sobre isso. Obrigado, gostei dá aula.
Grato meu irmão.
Parabéns pela aula, professor! O vídeo deixou claro a complexidade do assunto, mas, com muita clareza e honestidade.
Muito obrigado meu querido. De fato, é bem complexo.
Boa noite
Boa.
Gosto do Yavéh .
É legal.
É possível YeHWeH ser mais antiga? Seria possível cada testemunha da Trindade ter uma pronúncia?
Eu nunca ouvi essa pronúncia. "YehWeh", nunca ouvi atestada em nenhum local.
Não havendo certeza, o melhor é ficar Jeová... Manter a tradição
Kkkk. Jeová é uma leitura que surgiu na época da reforma. E o pior, Jeová já é uma adaptação tardia.
Irmão, você estava indo tão bem até chegar ao nome Yehudah (Judá) com esse argumento tolo de que este nome contém a verdadeira pronúncia do Tetragrama tirando a letra dalet. É a mesma coisa que dizer que o nome Luiz tem o significado e a verdadeira pronúncia do nome luz tirando a letra "i" de Luiz... O nome יהודה (Yehudah = Judá) vem do verbo hebraico ידה yadah que no tempo hifil sig.: dar graças, louvar, agradecer. Em Gênesis 29:35 confirma isso:
"³⁵ De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei (אוֹדֶה = ᵓōdeh) o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá (יְהוּדָה = Yehudah); e cessou de dar à luz."
(Gn 29:35)
Bom, pelo visto você não entendeu foi nada.
Onde eu defendi que a pronúncia do tetragrama estava no nome de Judá? Peço que me mostre onde eu disse: "essa é a pronúncia do tetragrama"..
Assista de novo. Eu disse que todas as pronúncias e argumentos são discutíveis. E eu não defendo pronúncia nenhuma.
E aí o senhor cita "Luiz" com "luz", o que não tem nada a ver com o assunto. Primeiro que a pronúncia de "Luiz" e "luz" não são incertas. Esse sim, é argumento tolo.
a paz irmão se eu separar o Y considerando que é um prefixo que aponta pro futuro e observando o verbo que vai restar o HVH que traduzido é SER, EXISTIR
Paaz. Existe uma discussão sobre a origem do tetragrama. E existem algumas possibilidades.
Não é U é V
YHWH o W tem som de V
Não é bem assim não.
Existe uma discussão no Vav.. ele pode ser V, W, e ainda carrega som vocálico de U e Ô.