gostei da sua simplicidade na explicação. Muita gente pensa que turbo tem que "tacar pressão" quando na verdade é vazão em massa de ar que importa. Um ou outro conceito é dificil de explicar mesmo porque requer fundamentos mas o que importa é que vc foi bem direto ao ponto mostrando o que realmente importa, sem lero lero. Vídeo muito bom. Parabéns
Simples, pratico e objetivo. Essas orientações são de extrema importancia para um iniciante em preparação e que não precisa esperar as respostas de outros preparadores para escolher a turbina. Fico muito feliz em ver este nivel de conhecimento no UA-cam brasileiro para que de forma pratica possamos estar ligado com os princípios básicos da escolha da turba. Parabéns e continue assim👍👍👍
Tem muitos vídeos na Internet fazendo comparativo de caixa fria, porém não encontrei nenhum material fazendo simulações reais alterando tamanho de caixas quentes e o comportamento delas na prática. Sugestão de vídeo.
Não é algo muito simples de fazer. Além do trabalho, você está alterando a geometria das turbinas. Tipo, para fazer algo assim tem que saber o que está fazendo. Mas geralmente a caixa quente maior vai te beneficiar a alta por ter menos contra-pressao do sistema, porém, a entrada fica "mais lenta" e com RPm mais alta que uam caixa menor.
@@MilanDark então, montei no motor de opala 4c uma 63/48, ficou do jeito que eu queria, com 2 mil rpm já vinha 0,5kg. Agora troquei de motor, coloquei um ap 2.0 bloco alto e tão falando que vai demorar muito pra encher.
Olha, Opala 4c não é muito diferente do Ap 2.0 em deslocamento de gases, até porque o opala gira menos apesar de maior cilindrada. Ao meu ponto de vista a turbina tava meio pequena pro opala e vai ficar "um pouco menos pequena" no AP. Apesar de n saber a geometria dela, 48 geralmente é caixa quente de 1.6~1.8 no máximo (no meu 1.6 já entra meio cedo) e a fria 63 é um pouco grande, mas nada absurdo para um 2.0 (dependendo do projeto). Acho que será o inverso, ela vai entrar um pouco mais tarde, porém mais agressivo que no opala (dedução por tamanho de caixas).
Pessoal, para quem interessar, fiz uma planilha excel que resume todos os parâmetros para avaliação do turbo, inclusive leva em consideração a altitude da cidade em que o motor será utilizado. Quem se interessar, fiquem a vontade: www.dropbox.com/s/acwhkc5rnjqcggp/Mapa%20de%20Turbos.xlsx?dl=0
Tudo bem Carlos? Primeiramente quero agradecer pelo seu compartilhamento, realmente é muito dificil, acertar o tamanho de uma turbina, mas abrindo esse link, não dei conta de abrir dentro do excel, tem algum jeito de fazer isso para que de certo para usar? abraço!!!
Boa noite meu jovem tranquilo. Preciso de uma ajudinha aqui cara. Vc tem alguma dica para o motor do Fusca 1600. Tenho um BX turbo carburação dupla a álcool pistões 86,5 std, cabeçotes fluxo duplo da Kombi sem aquecimento nos coletores pois . Tô usando uma turbina pequena não tenho certeza mais parece ser uma T2 garrete. Pois bem ele pega com 3500 rpm o que parece ser bom . Vem potencia mais pouca não consigo mais de 06 de pressão . Vc talvez poderia fazer esse cálculo pra mim ver o que eu possa estar errando, pois o volume de fluxo e válvulas sendo carburação dupla pdsi 32 que no caso seria 64 milímetros de garganta axo que eu deveria usar no mínimo uma 42x48
Boa tarde. Utilizei estes cálculos, porém ambas turbinas que me indicaram estão ficando totalmente fora.. Vectra 2.2 .. target de potência 250.. indicaram a mesma 4449 e a 494..
Assim, não calculei essas turbinas, mas de cara a 4449 não é o melhor para você porque é a mesma que uso, uma 42, 48 num 1.6, e mesmo num 1.6 ela já acorda bem cedo e "limita" um pouco de final. No 2.2 será bem pra baixo o alcance dela. Se você trocar a caixa dela ao menos pode melhorar isso.
@@MilanDark pois é.. tinha pensado usar na configuração 42/63... Meu cabeçote e miolo são originais... Problema de usar uma 494 é que eu precisaria alterar todo radiador... Mas obrigado pela resposta.
Rapaz, não tenho, mas não conheco um cálculo de dimensionamento de intercooler, apesar de saber que, quanto maior mais frio, porém mais tempo para encher. Tipo... Uso um de gol alterado para mais de 200cv, e o ar sempre fica frio. O problema maior para mim nem é fator resfriamento, e sim, vazão. Se pegar um da SPA por ex, upgrade de gol, vai ver que ele é para até 250cv. O ideal é monitorar a temp.
Quero montar no meu ômega o v6 d blazer . Origina tem 180 cv quero dobar 360 cv com duas turbinas uma cada lado do motor em v carburado a álcool . Quais turbinas usar ? e qual carburador usar ? Pensei em 2 carburador quadrijet e duas turbinas 0.4 mm chegaria aos 360 com essa configuração ?
Porque você quer usar carburador? Para dimensionar a turbina (bi-turbo), basicamente você deve dividir o fluxo necessário para gerar a potência . Ex, se quer um bi turbo de 500cv, basicamnete cada turbina deverá entregar 250cv
Muitoo top mano, oque achs eu estou montando uma c10 turbo lembrando motor original tudo 261 ela tem 3 marchas e so gira ate uns 4400rpm, eu queria uma turbina que começase encher nos 2300rpm, vou usar máximo 1,2kg de pressão vou usar intercooler tambem por que vou rodar na gasolina, vou por encima de uma weber 40, quero uma turbina que nao enche muito na baixa por que vou rodar na cidade... Entao 2300 ja ta bom, tava pensando em uma 50/70 pulsativa oque acha? Ou uma 60/60
Boas Milan tenho um grand vitara 2.0 turbo diesel Mazda e para todo o terreno interessa força em baixa rotação. Qual o turbo indicado? Tenho por aqui um garrett gt4082 Mas acho grande demais...
Calculos de Diesel são diferentes, eu infelizmente não saberei te responder. Acredito que a variação não seja tanta quanto do ciclo otto se for levar em consideração os detalhes do diesel.
Queria saber qual turbina colocar no meu Corsa 1.0 interior original e bico do 1.6 sem bico auxiliar , estava em dúvida nas turbinas: k14, hx 25, e t2 da biagio, qual vc indicaria, atualmente ele está com uma t2 da biagio ela já está jogando óleo aí ia aproveitar para dar um up...obrigado pela atenção
Tô pesquisando uma turbina para minha S10 2.2 gasolina ela e muito fraca quero aumentar torque de 1500 a 4000 rpm tô pensando em usar uma turbina original do mwm Sprint diesel
Cara, olha que interessante. Fiz um primeiro cálculo pro gurgel, no álcool com 120hp pretendidos e 5000 rpm. Depois recalculei só o MAPreq, mudando o RPM de 5000 pra 6000. O MAPreq ficou menor com 6000 giros que com 5000, haja vista que o RPM está no denominador, aumentando ele se diminui a proporção... Bizarramente a conta com 120hp a 5000 rpm ficou dentro do losango perto do centro do gráfico da R444, seria esse o ponto de melhor eficiência? Ou seria mais acima, perto do número 72?
Sim, quanto mais no centro melhor... Mas ai entra o X, que você tocou. Ela ta no centro numa RPM X, a turbina não fica a todo momento nessa RPM, então, ai entra o lance da pegada da turbina. As vezes você só atinge a ilha central no final de giro, o que não é nada bom, o melhor é ter a maior média possível no mais central possível, sem sair muito no final.
Que treta em!, calculo cavernoso, obrigado por postar. Quando você diz motor gasolina, motor álcool, vc se refere exatamente ao motor em si ou o combustível que ele irá andar? quando vc se refere a CV você quer dizer CV a mais no motor ou somado tudo CV do motor + CV turbina? EX: Ap. 1.8 90CV+150CV da turbina= 240CV.
A eficiência volumétrica na formula deve ser proxima à RPM calculada? Ou seja, se eu calcular para 6000rpm a eficiência volumétrica devera ser neste regime de giro?
Sim, porque teoricamente , quando você marca para o ápice em 6000, significa que antes disso já estará tendo bom rendimento até o ápice, e continua tendo um bom rendimento até pouco mais do limite. É um leque. Se calcular por ex em 4000, digamos que a 3000 vai estar forte, pico a 4000 e em 5000 estará morrendo, quando o motor pode girar até 6000.... (deixando 1000rpm morto). Basicamente é isso.
Ah rapaz... Do jeito fácil é você pegar a massar de ar que é admitida pelo motor + o combustível , estimar o quanto vai aquecer a combustão(de acordo com combustivel e lambda) para estimar a dilatação da massa de ar e do combustível. Do jeito difícil é você separar cada componente que compõe o combustível para estimar o poder calórico de cada um + o tanto de massa que foi admitido , mais o quanto dilata + seila quantas variáveis rs. Não saberia te responder exatamente nenhum dos 2, porém a pressão do coletor de escape sempre será maior que da admissão.
Milan Dark, fiz seu calculo para o motor 3.6 do passat cc com potencia pretendida em 600cv O resutado da Prat ficou em 6.92 E nao encontro nenhuma turbina com mapas para esse valor... No caso do motor mudar mais valores serao alterados? eu errei o calculo? Ou somente nao encontrei a turbina certa??? Grato desde ja!
Eita. não sei se errou o cálculo, mas esse motor é em V certo? O ideal seriam 2 turbinas (bi turbo). Cada turbina teria que ter no mínimo uma pressurização de 2pol sem curvas fechadas. Basicamente, então você não precisaria de uma turbina com prat tão algo, seriam 2 na metade disso (cada uma entregando uns 300~350cv) que já caimos em turbinas não tão grandes.
Boa Noite Milan, Estou dimensionado uma turbina sugerida por um técnico da Master Power para um motor de 1000 cilindrada, seguindo seus cálculos, te pergunto, na quantidade de combustível utilizo o mesmo valor de 1/60 pois tb vou usar etanol? e na formula da MAPreq utilizo todos o valores citados no vídeo só alterando a cilindrada para 1.0? Se puder me ajudar te agradeço. Obrigado!
Isso, é um cálculo "aproximado" pq muda a EF etc, mas mudando só a cilindrada e Limite de giro já da pra se ter idéia. Olha na playlist fiz até um APP pra ajudar nos calculos e já cria os pontos pra vc.
Muito bom! Tenho uma dúvida: por que a medida de vazão é libras hora? Tipo, nunca entendi a lógica de ser uma medida de massa tempo, na minha cabeça devia ser litros hora.
Marcelo Henrique litros é uma medida sensível a variação de temperatura, enquanto massa não. Isso proporciona uma maior constância nos valores aproximados do calculo. Como a combustão é uma reação química quem vai limitar a reação é a Massar (quantidade de moléculas).
ve se vc consegue me ajudar. Tenho uma picape effa motor 970 cc 45cv a 5.000rpm e torque (Nm /rpm) 74/300~3500 como vc ve e fraquinha e quero ganhar uns 20 cv já em baixa rpm. Qual turbina vc me indica? Grato!
Parabens pelo canal! Preciso de uma ajuda tua tenho uma cherokee v8 5.2 e quero turbinar ela apenas com uma turbina. Voce pode me ajuda a sabe qual turbina eu preciso
Boa noite gostei do seu video tbm estou pensando em colocar essa turbina em um palio fire 1.4 8v porem eu queria andar com 1.5bar vc acha que essa turbina aguenta essa pressão?meu motor é forhado e tem uma ft400
Tem que fazer o cálculo para ver se ela consegue suprir a vazao necessária para seu carro a 1.5 bar , se não sai do mapa para o qual ela foi projetada. Pelo que vi dela, a Master Power recomenda o uso dela até 1.2~1.3 bar , então talvez não seja interessante par avocê.
Charlyton meira, depende do comando e geralmente a fabricante passa a informação. Alguns pedem pastilhamento diferente, regulagens difernetes e até comida no cabeçote, mas essas modificações geralmente são para comandoes mesmo de pista/arrancada , difícil de rua pedir tanta alteração. No chevette é quase esse esquema do prisma e também estarei trocando o comando em breve, ta atrasado porque pedi uma ferramenta pela internet e ta mó tempao atrasado pra terminar o serviço.
Olá professor! Gostaria de saber se pode ajudarme com um projeto? Tenho um caminhão que será transformada em uma camionete ele tem um motor 292 4.8 de 149cv a turbina q estava pensando é a hx40 Com rotor frio 60mm .70 Caixa quente 58 rotor 60mm Eixo 58 Preção de 1 bar Cv desejado 300 cv Início da entrada do turbo entre 1500 e 2000 rpm Limite de rmp 4300 ! Agradeço muito dês de já!
Boa noite. O que vc acha de uma Master Power r444 num sandero rs 2.0 16v? Gosto de uma pegada bem em baixo. Quero 320cv. É possível? Fica bom? Usarei álcool. E ft500.
Se de alguma forma eu aumentasse a minha pressure ratio pra 2,4 eu chegaria próximo a linha dos 72, pra isso eu teria que reduzir a rpm, refazendo a conta pra 4500 rpm, que é mais ou menos oq ele chega com comando original: pegou 2,41 de pressure ratio, que legal. Com 4500 rpm tô na eficiência de 72% da turbina, seria isso?
Tipo, isso não é 72% da eficiencia dela, mas 72 por cento do que ela pode aguentar (não sei se expliquei bem). Tipo Você consegue pegar 20kg com os braços BEM, pode ser até que consiga pegar 30kg, mas talvez com 20kg você tenha muito mais facilidade do que 20kg, é mais ou menos isso. No final das contas você vai ver que, quanto mais pressão você tiver que usar, com maior rpm, mais difícil o trabalho da turbina, porque é mais deslocamento de ar com maior pressão.
Muito complicado pra mim, garoto! kkkkkkkk Mas pra um Detroit diesel 2 tempos, 3.5L. 3800rpm, 140 cv, coletor mono, qual turbo deveria usar pra elevar uns 50% de força. A rotação média dele é até 2.500rpm.
Ok , quando você diz motor a álcool , você diz originalmente a álcool ? Pois o meu original é gasolina , mas agora uso álcool por ser turbo. Como devo calcular ? Álcool ou a gasolina ?
@@MilanDark então, mas se eu tenho um motor preparado pra chegar a 200cv e um motor "stock" pra chegar aos mesmos 200cv, a conta não tinha que ser diferente? Não posso usar o mesmo cálculo pra 2 motores diferentes. O motor preparado vai precisar de menos turbina pra chegar nos 200 do que que um motor não mexido. Não tá faltando essa consideração na fórmula?
Então amigo.. estou seguindo exatamente com vc colocou na lousa. Mas não consegui fazer dar o mesmo resultado que o seu. Gostaria muito de entender essa fórmula. Se puder me dar detalhes. 16996012090 wats. Valeu
Muito bom o vídeo e está mi auxiliando muito, estou com um projeto para fazer um supercharge centrífugo fiz as contas prat = 1.87 e o wa =16,49 lb/min. Turbina com 53 trim. É uma turbina da S10 2.8 ,após pesquisas encontrei um mapa parecido e atinge a ilha a 5500 rpm a 130000 rpm .a minha dúvida usei seu app e está com 0.8 gramas de pressão e 150 CV, então posso aplicar está velocidade ao projeto sem risco ? Se vc puder mi esclarecer ficarei muito grato.
Depende da construção da turbina, algumas giram mais outras menos, e algumas tem limite de pressão recomendável também. Se não ultrapassar a linha de risco não tem problema.
Pois bem, na arrancada, de 200 metros. Varia muito turbina pelo dimensionamento do câmbio pela queda do rpm na troca. Varia muito turbina pelo que a pessoa quer.. Sem dúvida seu vídeo está correto, eh o que as montadoras fazem pois turbina pelo princípio básico dela eh gerar torque ou seja força em baixo rpm.. Por isso todos caminhões usam. Agora.. Nem sempre toda cilindrada entra nessa Calculo, faça esse calculo num Motor Honda b16 vti pra ver se bate... Pois tem o VTEC. ACREDITO QUE A TURBINA NÃO BATA COM ESSE CALCULO
Fiz todas as contas junto com vc , pausando e fazendo ,passo a passo mais nao sei o que deu errado ,meu Prat = 6,4 kg,s 0,67 RS se quiser mando foto RS nao sei qual turbina usar kkk
Fiz os cálculos para meu caso aqui usando álcool como você. Falta o cálculo da gasolina ainda hehe. Será que o motor depois de turbinado continua flex?
Oi boa noite, mim tira umas duvidas, Milan eu já cometeu aqui com VC sobre a compressão de ar que eu coloquei no meu ômega com a tubulação de inox no refluxo de ar no TBI. Eu fiz uma viagem de 350 KM e o carro fez 13 Km por litro ótimo. Só que a quantidade de ar que ta entrado no TBI é muito auto, TBI estar trabalhando numa temperatura + ou - de 30 graus e eu gostaria de saber como faço pra medir essa entrada de ar. Obrigado
Cada mapa tem seu cálculo diferente olha: www.rbracing-rsr.com/turbosupermaps.html mas vou tentar pegar algumas variáveis suas. Mas a duvida continua sobre qual turbina comprar para o meu ea111 para puxar muito peso rebocando outro veículo pesado ambos de porte médio somando 3500 kg os 2 juntos.
O lbs varia de acordo com bico que está usando, pois o. Death time do bico não são todos iguais, pois varia na lenta do carro, pois bem... Coletor de admissão e. Escap varia esse cálculo pois nem, Todo carro tem sensor MAF. Enfim.. Muito bom vídeo... Outra coisa que ganha corrida eh torque.
Os resultados foram: pretendidos: Para 120hp 1600 boxer, 5000 rpm: WA = 0,134 kg por segundo e pressão relativa de 2,19 PSI. Então, se eu subo o RPM eu preciso de menos pressão para atingir os mesmos 120HP, seria essa a lógica de quando aumenta o RPM a pressão relativa diminui? Muito obrigado mano, grande abraço!!
Não entendi uma coisa, você diz que o valor de LBH de combustível/hora em 9:07, e depois fala que para um carro a gasolina seria 0.55 e pro carro em questão, que é álcool seria 1.00. Ok, mas 1 Libra de combustível são 455 gramas de combustível, considerando a densidade do etanol de 790gr/Litro, daria uma vazão de 0,6 Litro de combustível em uma hora pra gerar 200hp... não me fez muito sentido. Desde já agradeço a atenção.
Faça teste em um motor Honda b16 vtec, turbo... E veja se bate esse cálculo.... Acredito que não bata esse cálculo pela função de ter maldito vtec no cabeçote.
Rapaz, não da pra ver o vídeo daqui onde estou agora, mas acho que aformula que usei para transformar um no outro foi outra. ex hp pra cv e cv pra hp. uma é 1.algo acho e o 0,9865 é que 1cv equivale a 0,9865hp
Seguinte, 1CV = 735,5W; 1HP = 745,7W. Pronto. Ou seja, 1 CV = 0,9863HP e 1 HP= 1,0139CV. Você pode transformar simplesmente dividindo, conforme acima, exemplo: Transformar CV em HP --> HP = CV/0,9863 Transformar HP em CV --> CV = HP/1,0139 Sua fórmula está dividindo por 1.038, deveria ser 0,9863
Opa, Se for isso , na realidade eu deveria era multiplicar e não dividir. Porque é transformar CV para HP. Ai a gente pega o CV e multiplica por 1.0139 (que da o mesmo que dividir por 0,9863). O bom que a diferença é mínima , ex num carro de 200cv estariamos falando de 2cv a mais, o que dá para ser até ignorado, mas foi otima observação, vou botar uma obs na descricao do vídeo.
gostei da sua simplicidade na explicação. Muita gente pensa que turbo tem que "tacar pressão" quando na verdade é vazão em massa de ar que importa. Um ou outro conceito é dificil de explicar mesmo porque requer fundamentos mas o que importa é que vc foi bem direto ao ponto mostrando o que realmente importa, sem lero lero. Vídeo muito bom. Parabéns
Simples, pratico e objetivo. Essas orientações são de extrema importancia para um iniciante em preparação e que não precisa esperar as respostas de outros preparadores para escolher a turbina. Fico muito feliz em ver este nivel de conhecimento no UA-cam brasileiro para que de forma pratica possamos estar ligado com os princípios básicos da escolha da turba. Parabéns e continue assim👍👍👍
De libras para quilogramas, então o símbolo da massa seria “kg” e não “Q”. Fora isso, vídeo incrível!! A metodologia foi muito boa!
Parabéns peço vídeo bem explicado e técnico sem achismo👏👏👏
Muito bom amigo, deu pra dar um gostinho pra quem é curioso sobre o cálculo. Obrigado pela iniciativa!
Parabens "Fera" , é muito calculo, mas nos ajuda completamente ...
sucesso no seu canal!!
Que Massa velho pura física em linguagem matemática
Muito bom! Vou estudar pra adequar a turbina ao meu projeto!
Show! explicou melhor que professores de física q tive
kkkkkkkkkkkk exagero
Parabéns pelo canal ,continue assim vlw
Tem muitos vídeos na Internet fazendo comparativo de caixa fria, porém não encontrei nenhum material fazendo simulações reais alterando tamanho de caixas quentes e o comportamento delas na prática. Sugestão de vídeo.
Não é algo muito simples de fazer. Além do trabalho, você está alterando a geometria das turbinas. Tipo, para fazer algo assim tem que saber o que está fazendo.
Mas geralmente a caixa quente maior vai te beneficiar a alta por ter menos contra-pressao do sistema, porém, a entrada fica "mais lenta" e com RPm mais alta que uam caixa menor.
@@MilanDark então, montei no motor de opala 4c uma 63/48, ficou do jeito que eu queria, com 2 mil rpm já vinha 0,5kg. Agora troquei de motor, coloquei um ap 2.0 bloco alto e tão falando que vai demorar muito pra encher.
Olha, Opala 4c não é muito diferente do Ap 2.0 em deslocamento de gases, até porque o opala gira menos apesar de maior cilindrada. Ao meu ponto de vista a turbina tava meio pequena pro opala e vai ficar "um pouco menos pequena" no AP. Apesar de n saber a geometria dela, 48 geralmente é caixa quente de 1.6~1.8 no máximo (no meu 1.6 já entra meio cedo) e a fria 63 é um pouco grande, mas nada absurdo para um 2.0 (dependendo do projeto). Acho que será o inverso, ela vai entrar um pouco mais tarde, porém mais agressivo que no opala (dedução por tamanho de caixas).
@@MilanDark eu entendi seu raciocínio mas a minha configuração está inverte, caixa quente 63, caixa fria 48...
Caramba! Quando sai o segundo vídeo ???????? Muiiiiiiiiiiiiiito Show de bola
Trabalhando nisso rs
Porra essa série tá demais. Parabéns!!!
Espero trazer mais surpresa ainda esse mes.
mestre! obrigado ! top a aula 👏👏👏👏
Legal teu trabalho fera. Parabéns.
Faz um vídeo voltado para o CHT Turbo
Show de bola em
Pessoal, para quem interessar, fiz uma planilha excel que resume todos os parâmetros para avaliação do turbo, inclusive leva em consideração a altitude da cidade em que o motor será utilizado. Quem se interessar, fiquem a vontade: www.dropbox.com/s/acwhkc5rnjqcggp/Mapa%20de%20Turbos.xlsx?dl=0
Tudo bem Carlos? Primeiramente quero agradecer pelo seu compartilhamento, realmente é muito dificil, acertar o tamanho de uma turbina, mas abrindo esse link, não dei conta de abrir dentro do excel, tem algum jeito de fazer isso para que de certo para usar? abraço!!!
amigo o link deve ter expirado , consegue disponibilizar denovo ?
Boa noite meu jovem tranquilo. Preciso de uma ajudinha aqui cara.
Vc tem alguma dica para o motor do Fusca 1600. Tenho um BX turbo carburação dupla a álcool pistões 86,5 std, cabeçotes fluxo duplo da Kombi sem aquecimento nos coletores pois . Tô usando uma turbina pequena não tenho certeza mais parece ser uma T2 garrete. Pois bem ele pega com 3500 rpm o que parece ser bom . Vem potencia mais pouca não consigo mais de 06 de pressão . Vc talvez poderia fazer esse cálculo pra mim ver o que eu possa estar errando, pois o volume de fluxo e válvulas sendo carburação dupla pdsi 32 que no caso seria 64 milímetros de garganta axo que eu deveria usar no mínimo uma 42x48
Cara tô ficando louco com tanta matemática hahaha mas bem explicado vlw
kkkkkkkkkk e não acabou
Faça esse cálculo para o motor F4R 2.0 16V do Renault Mégane!
Tenho vontade de montar um projeto para Turbinar a minha Grand Tour.
Irmão que cálculo da NASA , putz muito top . Como falo com você pra você fazer meu projeto ?
É , tudo é bastante cálculo rs. Assim manda um email pro que está na descrição , dizendo seu apelido no youtube etc. Mas sou do RJ.
Pars um turbo diesel 4.2cc?? Cual seria ideal?
Top o video
Bem explicado
Aeeeeeeoooooooooo 3C pra esse video, Curtido, Compartilhado, Comentado!!! Valeu milan!!!! Abraço
ahah vlw..... Hoje deve sair a segunda parte de 3...
Caramba ... muito bom !!!!
Boa tarde. Utilizei estes cálculos, porém ambas turbinas que me indicaram estão ficando totalmente fora.. Vectra 2.2 .. target de potência 250.. indicaram a mesma 4449 e a 494..
Assim, não calculei essas turbinas, mas de cara a 4449 não é o melhor para você porque é a mesma que uso, uma 42, 48 num 1.6, e mesmo num 1.6 ela já acorda bem cedo e "limita" um pouco de final. No 2.2 será bem pra baixo o alcance dela. Se você trocar a caixa dela ao menos pode melhorar isso.
@@MilanDark pois é.. tinha pensado usar na configuração 42/63... Meu cabeçote e miolo são originais... Problema de usar uma 494 é que eu precisaria alterar todo radiador... Mas obrigado pela resposta.
Milan, vc tem algum video ou as formulas para dimensionar corretamente um intercooler?
Rapaz, não tenho, mas não conheco um cálculo de dimensionamento de intercooler, apesar de saber que, quanto maior mais frio, porém mais tempo para encher. Tipo... Uso um de gol alterado para mais de 200cv, e o ar sempre fica frio. O problema maior para mim nem é fator resfriamento, e sim, vazão. Se pegar um da SPA por ex, upgrade de gol, vai ver que ele é para até 250cv. O ideal é monitorar a temp.
TEM O VIDEO DO CALCULO PARA OS 250 ? CONTEUDO SHOW PARABENS!
boas eu gostaria de saber o lbh para um moto diesel, otimo video obrigado
Quero montar no meu ômega o v6 d blazer . Origina tem 180 cv quero dobar 360 cv com duas turbinas uma cada lado do motor em v carburado a álcool . Quais turbinas usar ? e qual carburador usar ? Pensei em 2 carburador quadrijet e duas turbinas 0.4 mm chegaria aos 360 com essa configuração ?
Porque você quer usar carburador? Para dimensionar a turbina (bi-turbo), basicamente você deve dividir o fluxo necessário para gerar a potência . Ex, se quer um bi turbo de 500cv, basicamnete cada turbina deverá entregar 250cv
Isso que eu pensei fazer o calculo e dividir por dois .. pra min nas minhas experiências carburador e bem melhor que injeção eletrônica
Muitoo top mano, oque achs eu estou montando uma c10 turbo lembrando motor original tudo 261 ela tem 3 marchas e so gira ate uns 4400rpm, eu queria uma turbina que começase encher nos 2300rpm, vou usar máximo 1,2kg de pressão vou usar intercooler tambem por que vou rodar na gasolina, vou por encima de uma weber 40, quero uma turbina que nao enche muito na baixa por que vou rodar na cidade... Entao 2300 ja ta bom, tava pensando em uma 50/70 pulsativa oque acha? Ou uma 60/60
Boas Milan tenho um grand vitara 2.0 turbo diesel Mazda e para todo o terreno interessa força em baixa rotação. Qual o turbo indicado? Tenho por aqui um garrett gt4082
Mas acho grande demais...
Por favor se não for sair do foco, como seria estes calculos pra um motor diesel, tipo as Hilux quadradinhas1998?
Calculos de Diesel são diferentes, eu infelizmente não saberei te responder. Acredito que a variação não seja tanta quanto do ciclo otto se for levar em consideração os detalhes do diesel.
Amigo se for a diesel?? Ese 9 a alcohol ou 12x 1 a gasolina.. cuanto seria para diesel?
Não sei, não compreendo de diesel. Tem que ver qual a relação afr do diesel .
Muito bom bem explicado show,poderia fazer video sobre como aspirar o carro valeu.
To fazendo uma aspiração "leve" no chevette. ua-cam.com/play/PLOaQJO-_b_FW6CeE5umPfrBMUQcCzW7x4.html
Depois vou postar o resultado.
Queria saber qual turbina colocar no meu Corsa 1.0 interior original e bico do 1.6 sem bico auxiliar , estava em dúvida nas turbinas: k14, hx 25, e t2 da biagio, qual vc indicaria, atualmente ele está com uma t2 da biagio ela já está jogando óleo aí ia aproveitar para dar um up...obrigado pela atenção
Você consegue estimar o comportamento dela aplicando esses calculos nos mapas, isso é uma escolha pessoal quase rs.
Milan no caso do álcool acho que seria 7.2:1, que equivalem a 11.8:1 na gasolina (aproximadamente os 12 que você falou).
Tô pesquisando uma turbina para minha S10 2.2 gasolina ela e muito fraca quero aumentar torque de 1500 a 4000 rpm tô pensando em usar uma turbina original do mwm Sprint diesel
Cara, olha que interessante. Fiz um primeiro cálculo pro gurgel, no álcool com 120hp pretendidos e 5000 rpm. Depois recalculei só o MAPreq, mudando o RPM de 5000 pra 6000. O MAPreq ficou menor com 6000 giros que com 5000, haja vista que o RPM está no denominador, aumentando ele se diminui a proporção... Bizarramente a conta com 120hp a 5000 rpm ficou dentro do losango perto do centro do gráfico da R444, seria esse o ponto de melhor eficiência? Ou seria mais acima, perto do número 72?
Sim, quanto mais no centro melhor... Mas ai entra o X, que você tocou. Ela ta no centro numa RPM X, a turbina não fica a todo momento nessa RPM, então, ai entra o lance da pegada da turbina. As vezes você só atinge a ilha central no final de giro, o que não é nada bom, o melhor é ter a maior média possível no mais central possível, sem sair muito no final.
Meu 2.0 fluxo cruzado bloco alto qual rpm máximo pode atingir turbinado e quanto de pressão de turbo o bloco original pode usar
Veja a VMP dele -> ua-cam.com/video/5e3zPfE39z0/v-deo.html
Boa noite quero turbinar meu gol 2.0 16v GTI, qual turbina indica? Carro de rua mesmo.
Que treta em!, calculo cavernoso, obrigado por postar.
Quando você diz motor gasolina, motor álcool, vc se refere exatamente ao motor em si ou o combustível que ele irá andar? quando vc se refere a CV você quer dizer CV a mais no motor ou somado tudo CV do motor + CV turbina? EX: Ap. 1.8 90CV+150CV da turbina= 240CV.
O Combustível. 1 "fica mais pesado" que o outro. CV é o total, os 240cv.
Bom dia brother, você saberia me dizer se é possível roletar uma turbina que originalmente é mancal?
Nunca vi essa bruxaria não, acredito que não seja possível, porque muda a engenharia dela.
A eficiência volumétrica na formula deve ser proxima à RPM calculada? Ou seja, se eu calcular para 6000rpm a eficiência volumétrica devera ser neste regime de giro?
Sim, porque teoricamente , quando você marca para o ápice em 6000, significa que antes disso já estará tendo bom rendimento até o ápice, e continua tendo um bom rendimento até pouco mais do limite. É um leque.
Se calcular por ex em 4000, digamos que a 3000 vai estar forte, pico a 4000 e em 5000 estará morrendo, quando o motor pode girar até 6000.... (deixando 1000rpm morto). Basicamente é isso.
qual a melhor turbina pra usar em um Tempra stile 2.0 trabalhar com 1.2kg
Depende de muita coisa, inclusive seu gosto.
queria que ele tivesse uma boa pegada entre uns 3000 rpm e rendesse até o fim não perdesse potência em alta
tava com ideia de por uma 50/63 rotor 47 eixo 49,5
oque tu acha dessa turbina ?
Oi. como calcular a massa de ar que sai do turbo?
Ah rapaz... Do jeito fácil é você pegar a massar de ar que é admitida pelo motor + o combustível , estimar o quanto vai aquecer a combustão(de acordo com combustivel e lambda) para estimar a dilatação da massa de ar e do combustível. Do jeito difícil é você separar cada componente que compõe o combustível para estimar o poder calórico de cada um + o tanto de massa que foi admitido , mais o quanto dilata + seila quantas variáveis rs.
Não saberia te responder exatamente nenhum dos 2, porém a pressão do coletor de escape sempre será maior que da admissão.
@@MilanDark obrigado
Se pegar a massa de ar pra girar o turbo e multiplicar pela pressao que está usando será que dá o resultado?
Milan Dark, fiz seu calculo para o motor 3.6 do passat cc com potencia pretendida em 600cv
O resutado da Prat ficou em 6.92
E nao encontro nenhuma turbina com mapas para esse valor...
No caso do motor mudar mais valores serao alterados? eu errei o calculo? Ou somente nao encontrei a turbina certa???
Grato desde ja!
Eita. não sei se errou o cálculo, mas esse motor é em V certo? O ideal seriam 2 turbinas (bi turbo). Cada turbina teria que ter no mínimo uma pressurização de 2pol sem curvas fechadas.
Basicamente, então você não precisaria de uma turbina com prat tão algo, seriam 2 na metade disso (cada uma entregando uns 300~350cv) que já caimos em turbinas não tão grandes.
Boa Noite Milan,
Estou dimensionado uma turbina sugerida por um técnico da Master Power para um motor de 1000 cilindrada, seguindo seus cálculos, te pergunto, na quantidade de combustível utilizo o mesmo valor de 1/60 pois tb vou usar etanol? e na formula da MAPreq utilizo todos o valores citados no vídeo só alterando a cilindrada para 1.0?
Se puder me ajudar te agradeço.
Obrigado!
Isso, é um cálculo "aproximado" pq muda a EF etc, mas mudando só a cilindrada e Limite de giro já da pra se ter idéia. Olha na playlist fiz até um APP pra ajudar nos calculos e já cria os pontos pra vc.
Ok,Muito Obrigado!
Queria ter visto esse vídeo antes de cair no papinho do pseudopreparador e comprado a turbina...
Milan, a taxa de compressão nos carros elevada pela turbina não quebra borda de pistão igual acontece nas motos muito taxadas?
Só se estrapolar o limite ou acerto errado, ai fura pistao, quebra canaleta, anel etc.
Milan Dark Valew Milan
Qual turbina usar em uma falcon 400cc? Quem poder mim ajudar eu agradeço muito!
Não sei os dados do motor, e não conheco turbinas de motos para responder. Mas aplicando a fórmula você tem os números para escolher.
Vi esse video e o video 2, para o motor de caminhonete a diesel muda algo no cálculo? Em relação a alguns valores q sao constantes tbm
Tem algumas diferenças sim, inclusive no peso do combustível. Eu sinceramente não sei sobre o calculo no Diesel.
@@MilanDark vlw Milan, mas se puder adquirir esse conhecimento o mundo 4x4 agradece
Turbinas grandes são as mais emocionantes, vem apagado de repente dali uma patada que vem o gelo no coração kkkk
E VEM MOENDO O CAMBIO KKKKKKKK
Muito bom!
Tenho uma dúvida: por que a medida de vazão é libras hora?
Tipo, nunca entendi a lógica de ser uma medida de massa tempo, na minha cabeça devia ser litros hora.
Marcelo Henrique litros é uma medida sensível a variação de temperatura, enquanto massa não. Isso proporciona uma maior constância nos valores aproximados do calculo. Como a combustão é uma reação química quem vai limitar a reação é a Massar (quantidade de moléculas).
tonny santos agora entendi.
Vlw
ve se vc consegue me ajudar. Tenho uma picape effa motor 970 cc 45cv a 5.000rpm e torque (Nm /rpm) 74/300~3500 como vc ve e fraquinha e quero ganhar uns 20 cv já em baixa rpm. Qual turbina vc me indica? Grato!
Aumenta um pouco a pressão dessa mesma. Tipo 0.3 a mais.
@@MilanDark na verdade ainda quero instalar e queria uma ajuda sua qual turbina comprar.Grato pelo retorno
Parabens pelo canal! Preciso de uma ajuda tua tenho uma cherokee v8 5.2 e quero turbinar ela apenas com uma turbina. Voce pode me ajuda a sabe qual turbina eu preciso
Meio difícil. Por questão de espaço até...
@@MilanDark mas a minha tem espaco por q o radiador esta pra tras!
qual afr para diesel?
Ih rapaz, sinceramente não sei.
Boa noite gostei do seu video tbm estou pensando em colocar essa turbina em um palio fire 1.4 8v porem eu queria andar com 1.5bar vc acha que essa turbina aguenta essa pressão?meu motor é forhado e tem uma ft400
Tem que fazer o cálculo para ver se ela consegue suprir a vazao necessária para seu carro a 1.5 bar , se não sai do mapa para o qual ela foi projetada. Pelo que vi dela, a Master Power recomenda o uso dela até 1.2~1.3 bar , então talvez não seja interessante par avocê.
Amigo poderia dar dica de como colocar polia regulavel.
Opa, já tenho um vídeo sobre mas é bem antigo. Vou aproveitar que estou com o cabeçote comando e polia do chevette na mao , e farei um novo.
Charlyton meira, depende do comando e geralmente a fabricante passa a informação. Alguns pedem pastilhamento diferente, regulagens difernetes e até comida no cabeçote, mas essas modificações geralmente são para comandoes mesmo de pista/arrancada , difícil de rua pedir tanta alteração.
No chevette é quase esse esquema do prisma e também estarei trocando o comando em breve, ta atrasado porque pedi uma ferramenta pela internet e ta mó tempao atrasado pra terminar o serviço.
Gostaria de turbina um motor bf161 90cv da rural
Olá professor! Gostaria de saber se pode ajudarme com um projeto?
Tenho um caminhão que será transformada em uma camionete ele tem um motor 292 4.8 de 149cv a turbina q estava pensando é a hx40
Com rotor frio 60mm .70
Caixa quente 58 rotor 60mm
Eixo 58
Preção de 1 bar
Cv desejado 300 cv
Início da entrada do turbo entre 1500 e 2000 rpm
Limite de rmp 4300 ! Agradeço muito dês de já!
Boa noite. O que vc acha de uma Master Power r444 num sandero rs 2.0 16v? Gosto de uma pegada bem em baixo. Quero 320cv. É possível? Fica bom? Usarei álcool. E ft500.
Rapaz, para receitas assim é bom bater um papo com o preparador que vai fazer o servico. Ele vai te dar uns pros e contras etc.
Eclipse 2.0 16v chegar 350cv a ideia é por hx35 a duvida é caixa quente 48 ou 63 para despertar com 3000rpm
É outro vídeo ua-cam.com/video/10J3PFp5MZ4/v-deo.html
Se de alguma forma eu aumentasse a minha pressure ratio pra 2,4 eu chegaria próximo a linha dos 72, pra isso eu teria que reduzir a rpm, refazendo a conta pra 4500 rpm, que é mais ou menos oq ele chega com comando original: pegou 2,41 de pressure ratio, que legal. Com 4500 rpm tô na eficiência de 72% da turbina, seria isso?
Tipo, isso não é 72% da eficiencia dela, mas 72 por cento do que ela pode aguentar (não sei se expliquei bem). Tipo Você consegue pegar 20kg com os braços BEM, pode ser até que consiga pegar 30kg, mas talvez com 20kg você tenha muito mais facilidade do que 20kg, é mais ou menos isso.
No final das contas você vai ver que, quanto mais pressão você tiver que usar, com maior rpm, mais difícil o trabalho da turbina, porque é mais deslocamento de ar com maior pressão.
@@MilanDark acho que eu peguei a ideia!!
fazendo 500 cálculos em 80 situações diferentes agora, rsrs
Muita matemática e de ficar loco!!!
Bom dia amigo.
Vc sabe me dizer qual a LBH do Diesel??
Ih rapaz, n. Mas talvez ache fácil pela net. Realmente não procurei sobre
Poderia fazer essa calculo com motor 2.0 do golf para giro de 8000
Boa noite, onde aprendeu tudo isso faculdade ou curso?
caçando e com engenheiros, tipo o amigo do próximo que vai aparecer no próximo vídeo.
O valor de LBH não muda de acordo com a cilindrada ?
De acordo com os cavalos que você quer.
Muito complicado pra mim, garoto! kkkkkkkk
Mas pra um Detroit diesel 2 tempos, 3.5L. 3800rpm, 140 cv, coletor mono, qual turbo deveria usar pra elevar uns 50% de força. A rotação média dele é até 2.500rpm.
Ok , quando você diz motor a álcool , você diz originalmente a álcool ? Pois o meu original é gasolina , mas agora uso álcool por ser turbo. Como devo calcular ? Álcool ou a gasolina ?
Não, alcool digo usando combustível alcool. Porque é o peso do combustível.
esses 200 cv é o que vc quer da turbina fora o motor, ou já contando com os cvs do motor?
É o total que a turbina vai suprir empurrando de ar. Todo ar que entra no motor tem que passar pela turbina, por isso tudo é calculado em cima disto.
@@MilanDark então, mas se eu tenho um motor preparado pra chegar a 200cv e um motor "stock" pra chegar aos mesmos 200cv, a conta não tinha que ser diferente? Não posso usar o mesmo cálculo pra 2 motores diferentes. O motor preparado vai precisar de menos turbina pra chegar nos 200 do que que um motor não mexido. Não tá faltando essa consideração na fórmula?
2020 aqui!!!!
Alguém tentou fazer a 2 conta.
A do MAPreq.
Não consigo faser dar o mesmo valor que a do vídeo
Tem algo errado nos valores ou na sequencia de resolução?
Então amigo.. estou seguindo exatamente com vc colocou na lousa. Mas não consegui fazer dar o mesmo resultado que o seu. Gostaria muito de entender essa fórmula.
Se puder me dar detalhes. 16996012090 wats. Valeu
Só me confere vê se estou fazendo as somas corretas.
29,59 x 639,6 x 460 + 130 ÷0,98 X 6.500 ÷ 2 x 1.6 x 61,02
Momento 12.21 do vídeo.
cuidado na eficiencia volumetrica, eh 0,valor *a primeira vez fiz como 98 e nao 0,98
Também tem ordem para resolução senão da diferença mesmo.
A litragem do motor é em CC. Tipo 1.6 é 1600...... Mas bote os parenteses para fazer na ordem correta.
Muito bom o vídeo e está mi auxiliando muito, estou com um projeto para fazer um supercharge centrífugo fiz as contas prat = 1.87 e o wa =16,49 lb/min. Turbina com 53 trim. É uma turbina da S10 2.8 ,após pesquisas encontrei um mapa parecido e atinge a ilha a 5500 rpm a 130000 rpm .a minha dúvida usei seu app e está com 0.8 gramas de pressão e 150 CV, então posso aplicar está velocidade ao projeto sem risco ? Se vc puder mi esclarecer ficarei muito grato.
Depende da construção da turbina, algumas giram mais outras menos, e algumas tem limite de pressão recomendável também. Se não ultrapassar a linha de risco não tem problema.
@@MilanDark obrigado
Pois bem, na arrancada, de 200 metros. Varia muito turbina pelo dimensionamento do câmbio pela queda do rpm na troca. Varia muito turbina pelo que a pessoa quer.. Sem dúvida seu vídeo está correto, eh o que as montadoras fazem pois turbina pelo princípio básico dela eh gerar torque ou seja força em baixo rpm.. Por isso todos caminhões usam. Agora.. Nem sempre toda cilindrada entra nessa Calculo, faça esse calculo num Motor Honda b16 vti pra ver se bate... Pois tem o VTEC. ACREDITO QUE A TURBINA NÃO BATA COM ESSE CALCULO
Fiz todas as contas junto com vc , pausando e fazendo ,passo a passo mais nao sei o que deu errado ,meu Prat = 6,4 kg,s 0,67 RS se quiser mando foto RS nao sei qual turbina usar kkk
Fiz os cálculos para meu caso aqui usando álcool como você. Falta o cálculo da gasolina ainda hehe. Será que o motor depois de turbinado continua flex?
Só se você fizer mapas para combustíveis difernetes numa programavel, senão n.
Oi boa noite, mim tira umas duvidas, Milan eu já cometeu aqui com VC sobre a compressão de ar que eu coloquei no meu ômega com a tubulação de inox no refluxo de ar no TBI. Eu fiz uma viagem de 350 KM e o carro fez 13 Km por litro ótimo. Só que a quantidade de ar que ta entrado no TBI é muito auto, TBI estar trabalhando numa temperatura + ou - de 30 graus e eu gostaria de saber como faço pra medir essa entrada de ar. Obrigado
A injeção faz isso, pelo sensor MAF.
Cada mapa tem seu cálculo diferente olha: www.rbracing-rsr.com/turbosupermaps.html mas vou tentar pegar algumas variáveis suas. Mas a duvida continua sobre qual turbina comprar para o meu ea111 para puxar muito peso rebocando outro veículo pesado ambos de porte médio somando 3500 kg os 2 juntos.
Na época fiz uns calculos em cima das garret e batia, mesmo usando calculos diferentes. mas não lembro, faz tempo.
O lbs varia de acordo com bico que está usando, pois o. Death time do bico não são todos iguais, pois varia na lenta do carro, pois bem... Coletor de admissão e. Escap varia esse cálculo pois nem, Todo carro tem sensor MAF. Enfim..
Muito bom vídeo... Outra coisa que ganha corrida eh torque.
Os resultados foram: pretendidos: Para 120hp 1600 boxer, 5000 rpm: WA = 0,134 kg por segundo e pressão relativa de 2,19 PSI.
Então, se eu subo o RPM eu preciso de menos pressão para atingir os mesmos 120HP, seria essa a lógica de quando aumenta o RPM a pressão relativa diminui?
Muito obrigado mano, grande abraço!!
Pode ser, devido aquela regra vazão x pressão. Quanto mais desloca ar...mais difícil manter pressão.
Não entendi uma coisa, você diz que o valor de LBH de combustível/hora em 9:07, e depois fala que para um carro a gasolina seria 0.55 e pro carro em questão, que é álcool seria 1.00.
Ok, mas 1 Libra de combustível são 455 gramas de combustível, considerando a densidade do etanol de 790gr/Litro, daria uma vazão de 0,6 Litro de combustível em uma hora pra gerar 200hp... não me fez muito sentido.
Desde já agradeço a atenção.
Faça teste em um motor Honda b16 vtec, turbo... E veja se bate esse cálculo.... Acredito que não bata esse cálculo pela função de ter maldito vtec no cabeçote.
Fiz a conta pra 150 cv com gasolina. Deu 29,59 tambem. Muita coincidencia
Eu vou tirar umas fotos e enviar no seu email como fiz no carro
Tem coisa errada no seu cálculo, valor da constante cv/cte, deveria ser 0,9865.
transformação de cv em hp.
Rapaz, não da pra ver o vídeo daqui onde estou agora, mas acho que aformula que usei para transformar um no outro foi outra. ex hp pra cv e cv pra hp. uma é 1.algo acho e o 0,9865 é que 1cv equivale a 0,9865hp
Seguinte, 1CV = 735,5W; 1HP = 745,7W. Pronto.
Ou seja, 1 CV = 0,9863HP e 1 HP= 1,0139CV.
Você pode transformar simplesmente dividindo, conforme acima, exemplo:
Transformar CV em HP --> HP = CV/0,9863
Transformar HP em CV --> CV = HP/1,0139
Sua fórmula está dividindo por 1.038, deveria ser 0,9863
Opa, Se for isso , na realidade eu deveria era multiplicar e não dividir. Porque é transformar CV para HP. Ai a gente pega o CV e multiplica por 1.0139 (que da o mesmo que dividir por 0,9863).
O bom que a diferença é mínima , ex num carro de 200cv estariamos falando de 2cv a mais, o que dá para ser até ignorado, mas foi otima observação, vou botar uma obs na descricao do vídeo.
tenho um problema na minha turbina ela não gira na marcha lenta ai fuma oq eu faço é uma turbina 4248 zr meu motor é 1.6ap
Isso é um problema, só vendo o porque.
A minha não gira tambem
Boa noite quero turbinar meu gol 2.0 16v GTI, qual turbina indica? Carro de rua mesmo.