Os sentidos de um mestrado ou doutorado

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • Você já ouviu de seu orientador frases como "se acalme, é só um mestrado"? Se ouviu, talvez essa frase tenha te doído, por sentir que aquele ou aquela que te guia nos passos da academia não compreende a dimensão que a pós-graduação tem na sua vida. Pode ter sido um sonho de longa data, ou um projeto para o qual teve de abrir mão de outras escolhas na vida. Mas talvez pensar que é "só" um mestrado ou doutorado seja um caminho para reduzir aflição e encarar o aprendizado da pesquisa com mais leveza, sabendo que há muito a aprender e produzir depois desses marcos.
    Que tal pensar sobre isso? Veja Debora Diniz no Quinquilharia desta semana:

КОМЕНТАРІ • 103

  • @vinicius3043
    @vinicius3043 4 роки тому +35

    Da parte dos docentes, quase só se vê a vaidade. Da parte dos discentes, o desejo pelo título. E há algo muito mais grave nesta questão: a falta de aplicabilidade da Ciência. Muitos trabalhos, ao serem concluídos, não oferecem reais soluções para os problemas concretos da sociedade. Quando alguém pergunta a um estudante em fim de processo sobre o que é o trabalho dele, muitas vezes ele não sabe explicar em que aquilo vai poder ser usado na prática, no mundo real. Se meu trabalho só é útil para mim e para mais uma meia dúzia de gatos pingados, ele se fez em vão. Há vaidade e há título. Mas não há utilidade. Isso é o mais triste.

    • @vanessafernandes2145
      @vanessafernandes2145 2 роки тому

      Acho difícil isto acontecer na Usp por exemplo. Para entrar vc já tem que justificar muito o uso social do seu estudo

    • @vinicius3043
      @vinicius3043 2 роки тому

      @@vanessafernandes2145 , em todas as federais é assim. O que conta mais é a ideologia de quem lê a justificativa, para aprová-la ou não.

  • @danielluis2420
    @danielluis2420 3 роки тому +3

    Sugestão. Incentivo pra quem vai fazer uma pós graduação depois dos 40 anos

  • @dekihhhh
    @dekihhhh 3 роки тому +4

    Prestei para UFJFe dia 05/04 sai o resultado se minha pesquisa foi aprovada, e depois tem a prova de Arguição. Defendo a tese do Ensino aprendizagem do Espanhol para o Brasileiros. Estou bem animada esperando um resultado positivo! Fiz um memorial e acho que fiz um bom Anteprojeto.

  • @NayaraBelle
    @NayaraBelle 7 років тому +44

    A voz calma e as palavras tão sensatas e sábias da Profa. Debora Diniz são alívio no meio do turbilhão de emoções que a pós - graduação sempre traz à tona. Sempre compartilho e recomendo à todos meus amigos que se aventuram nessa estrada.

    • @VozesdaIgualdade
      @VozesdaIgualdade  7 років тому +4

      Nayara, que coisa boa. E se tiver mais dúvidas e angústias, compartilha conosco. Adoraremos responder

    • @franciscoamorim1939
      @franciscoamorim1939 7 місяців тому

      Era isto que eu estava pensando. Ela nos passa muita tranquilidade, com suas palavras. Já vou me inscrever em seu canal.

  • @jorgeh.oliveira4119
    @jorgeh.oliveira4119 25 днів тому

    Vou defender meu doutorado em setembro/24. Assisti esse vídeo várias vezes e hoje estou aqui de novo. Todas as vezes, em momentos diferentes, ele faz muito sentido de formas diferentes. Obrigado, Débora!!

  • @saymonncaetano5592
    @saymonncaetano5592 5 років тому +4

    Que saudade da Débora...Por vezes revejo esses vídeos no intuito de me acalmar, de poder ouvir essa voz suave e amiga como uma mão que levanta. Tenho vivido o Mestrado de forma angustiante, por vezes incompreendido enquanto pesquisador me desiludo com aquilo que julguei ser vital pra minha vida. A pós graduação é mais solitária do que se imagina, a sensação de impotência, de inferioridade, até mesmo de incapacidade e não merecimento...Espero que essa fase passe logo e que essa angústia possa se dissipar.
    Obrigado Débora

    • @mariliacosta3233
      @mariliacosta3233 4 роки тому

      É assim que me sinto em minha graduação e pós graduação

  • @leandrofelix5423
    @leandrofelix5423 6 років тому +100

    A conclusão a que cheguei é que mestrado e doutorado não é coisa para quem tem paixão pela pesquisa e a produção científica. O mundo da pós-graduação se tornou algo disfuncional e as motivações que norteiam todo esse processo são apenas duas, a saber: por parte do corpo docente é o cumprimento dos institutos burocráticos, já por parte do corpo discente é apenas a aquisição do título. E para concluir, pode-se dizer que para alguém não se estressar com essa farsa institucionalizada, o indivíduo deve ter pleno domínio de pelo menos uma dessas três coisas: o cinismo, a indiferença ou a compaixão para com toda essa miséria que se tornou o mundo da pós-graduação.

    • @tbdtbd9799
      @tbdtbd9799 5 років тому +2

      Leandro Felix Exatamente!

    • @juliamarques4084
      @juliamarques4084 5 років тому +1

      nooossa escreveu o que eu penso e sou incapaz de traduzir em palavras

    • @Beunic1
      @Beunic1 5 років тому +3

      Leandro, e como obter êxito na arte do cinismo, dicas? Nao sei se consigo

    • @alexandreviol
      @alexandreviol 5 років тому +1

      Perfeito.

    • @cyntiaoliveira4655
      @cyntiaoliveira4655 5 років тому +3

      Obrigada, me fez sentir que não estou sozinha ou louca por pensar assim...

  • @rafaelmoraes9473
    @rafaelmoraes9473 2 роки тому

    Que vídeo maravilhoso. Estou na fase inicial do doutorado. Fiquei preso em tantas coisas, até mesmo em me tornar bolsista e deixar minha vida e carreira acadêmica que tanto me faz feliz fazer.
    Entendi e venho compreendendo que o Doutorado é uma fase de título, como você mesmo mencionou e consigo viver ela fazendo tudo que gosto e me torna eu mesmo. Que video maravilhoso. Parabéns 🙌👏👏

  • @thaisbarbosadeoliveira7962
    @thaisbarbosadeoliveira7962 7 років тому +29

    Professora, você é uma inspiração ❤

  • @leandraalves6941
    @leandraalves6941 6 років тому +3

    Eu vivi a minha especialização e tenho saudades de tudo até hoje. Agora, estou vivendo o mestrado e está sendo uma experiência espetacular, principalmente, porque estou tendo a liberdade de trabalhar com o que eu quero. O mais importante é estar estudando junto com a minha irmã porque, por causa do intenso trabalho, não tenho tempo para a minha família.

  • @RoddyBezerra
    @RoddyBezerra 6 років тому +5

    Parabéns pelas palavras!
    Pois quanto mais me instrumentalizo nas disciplinas da pós, mais perco de vista meu objeto. Entre cursos aqui e acolá acabo ampliando demais os caminhos...

  • @marcioarthur5535
    @marcioarthur5535 7 років тому +11

    Débora, você é maravilhosa! poder ouvir você e perceber o quanto de humanidade e gentileza traz em sua voz me deixou mais fascinado ainda por você!

    • @VozesdaIgualdade
      @VozesdaIgualdade  7 років тому

      Que linda mensagem. Estamos sempre aqui abertas a novas dúvidas e questões também

  • @crispaduan6266
    @crispaduan6266 4 роки тому

    Que maravilha ouvir suas palavras. Estou vivendo exatamente isso no 2 semestre do mestrado, há 19 anos me formei e nunca tive contato com pesquisas, artigos, estatísticas e enfim... Minha turma é, na maioria, recén saídos das graduações e residências atuais de enfermagem . Me sinto bem assim, "eu não sei nada" , "vou desistir, não mereço passar por isso....

  • @samellavieirademenezes6243
    @samellavieirademenezes6243 7 років тому +9

    Gratidão! Gratidão! Vídeo que emocionou uma doutoranda aqui nas dores e delícias desse processo.

    • @VozesdaIgualdade
      @VozesdaIgualdade  7 років тому

      Essa é das mensagens que mais gostamos de receber. Obrigada.

  • @mariliasaldanha3667
    @mariliasaldanha3667 7 років тому +23

    Olá Débora! Venho acompanhando seus vídeos muito enriquecedores. Minha sugestão de tema p vc: refetir sobre doutorado para quem tem mais de 40 anos, para quem começa mais tarde. Fiz meu mestrado aos 44 e estou terminando o doutorado aos 53. O que se pode pensar nestes casos? Grata

    • @valdiceiatavaresdossantos5830
      @valdiceiatavaresdossantos5830 5 років тому

      Marília, ela deu retorno? Estou com 47 e querendo entrar no doutorado.

    • @gugafreitasm
      @gugafreitasm 4 роки тому +2

      Olá, Marilia! Como vai? Você mesma poderia discorrer um pouco sobre sua experiencia aqui pra gente. Eu tenho 34 anos e, se acontecer, so entrarei no Mestrado depois dos 35. Gostaria de saber como foi sua experiencia.

    • @clarissadomingues2878
      @clarissadomingues2878 4 роки тому

      Sou da turma que está 'chegando depois' tb. Completo 37 esse ano e estou nesse momento me preparando para me candidatar a um programa de mestrado. Penso que devemos falar a respeito, imagino que existam muitas, mas muitas pessoas mesmo, que tem essa vontade, que estejam até a realizando, mas que se escondem atrás da cortina por se sentirem de certa forma atrasados.

    • @SandraSantos-ii5nv
      @SandraSantos-ii5nv 4 роки тому +1

      E quem não consegue fazer mestrado e nem doutorado porquê não consegue escrever nada! Como faz?

    • @clarissadomingues2878
      @clarissadomingues2878 4 роки тому +1

      @@SandraSantos-ii5nv não sei se é a resposta que procura, mas pensei no curso sobre escrita acadêmica que está sendo oferecido no UA-cam, gratuitamente. Você o encontra no perfil da professora Rosana Pinheiro Machado.

  • @MetamorfosecomLucineideLima
    @MetamorfosecomLucineideLima 2 роки тому

    Bravíssimo!
    Sempre tive vontade de fazer mestrado e doutorado, mas ultimamente ando perguntando-me por qual motivo. E a resposta doeu: para ser a partir de um título. Vou aumentar a minha reserva narcísica - a bendita autoestima - fazer mais pós latu senso e melhorar o que sei que faço bem, pois faço com amor. E o mestrado? Fica para quando não servir de acessório.

  • @ricardoneves1916
    @ricardoneves1916 4 роки тому +1

    "Quinquilharias"? De forma nenhuma. "Diamantes", isso sim. Suas abordagens são muito pertinentes. Regozijo-me por haver um material tão bom no youtube. Meus cumprimentos.

  • @beneditosilva650
    @beneditosilva650 3 роки тому +1

    Muito bem ! Mas, neste país mestrado e doutorado são para pessoas com disponibilidade de tempo e dinheiro. Ou, as duas variáveis juntas. É todo um processo para manutenção do status quo. Essa expressão cabe muito bem na situação em que o país se encontra nessas áreas. É reserva de mercado.

  •  6 років тому +1

    Me fez até ter vontade e ânimo para retornar aos estudos, obrigado.

  • @mariaclarapeirasantos60
    @mariaclarapeirasantos60 5 років тому +2

    Olá , sou académica ( estou terminando um doutorado e começando uma segunda graduação ) e sou dislexia . Passei muito tempo da minha vida tentando esconder isso , terminei começando a adoecer , pois cai naquele lugar que "todos sabem menos eu ". E hoje tento sair desse buraco que eu mesmo criei com ajuda do ar de opressividade intelectual do universo acadêmico . Ar que torna os reais diferentes prisioneiros dos seus preconceitos sobre si mesmo , no meu caso ... Já escutei muito que não seria tão boa no que faço pq nunca vou me tornar fluente em uma língua ... E vcs não sabem como sofro pq lá no fundo sei que minha singularidade me faz ser horrível com o universo dos códigos . Em fim, gostaria que vcs falassem sobre pessoas como eu na vida académica, pois parece que não deveria existir aqui ... A cada prova feita que dou um peço da mim, vivencio uma negação da minha existência nesse espaço , já que milhas falhas são uma exposição de fragilidades que devem ser tão bem escondidas aqui , mais tão bem camufladas que todos inclusive eu , alimentamos a descrença em pessoas como eu , como podem acreditar que sou boa ( mesmo doando minha vida PR isso ) se não consigo fazer o teatro de simular-saber tudo se não domino a arte da escrita , se minha relação com o mundo dos códigos já denúncia o que aqui todos escondem , os espaços de ignorância , as carências ... como intelectual ...

    • @helaineborges1712
      @helaineborges1712 4 роки тому

      Querida, que inspiração!!! Que Deus abençoe e super apoio um vídeo sobre o tema.

  • @danielluis2420
    @danielluis2420 3 роки тому

    Muito boa essa conversa!!!

  • @RosiCulturando
    @RosiCulturando 4 роки тому

    Muito acolhimento!! Obrigada professora.🌹🥰

  • @paulakatherine2554
    @paulakatherine2554 5 років тому

    Acabei de descobrir o seu canal e a vontade que eu tenho é de maratonar. Mas vou com calma. Desejo que seu canal cresça e alcance mais pessoas.

  • @cinthiaalves3248
    @cinthiaalves3248 6 років тому +2

    Maravilhoso canal! Débora, seria possível um quinquilharia sobre Doutorado em Portugal?

  • @28neemias
    @28neemias 7 років тому +2

    Muito obrigado Débora! Sinceramente... muito obrigado!! = )

    • @VozesdaIgualdade
      @VozesdaIgualdade  7 років тому

      Obrigada por sua mensagem também, dá sentido ao que fazemos por aqui

  • @julianavalassi7314
    @julianavalassi7314 6 років тому

    Olá professora, obrigada pelos vídeos, eles oxigenaram a minha intensa vida de mestranda!

  • @TheKalyton
    @TheKalyton 7 років тому +3

    Professora, você poderia fazer um vídeo sobre a proposta de fazer mestrado/doutorado para além de análise do atual estados das coisas, mas como proposta de alternativas para um sociedade diversa desse modelo hegemônico eurocêntrico de se fazer ciência?
    Estou fazendo mestrado em direitos humanos na puc minas, sendo que a dissertação está sendo construída no sentido de refletir e militar para além dos binarismos de gênero e sexualidade a partir da perspectiva do sul global.

  • @mariamonteiro7108
    @mariamonteiro7108 3 роки тому

    Boa tarde.

  • @inglesdidatico
    @inglesdidatico 4 роки тому

    Gratidão, me emocionei demais! Precisava ouvir isso. Quantas escolhas fazemos para viver esse momento. Obrigada.

  • @cult63
    @cult63 5 років тому

    Obrigado por mais um entre centenas de vídeos acríticos sobre esse tema. :)

  • @ricardof.2993
    @ricardof.2993 7 років тому +2

    Interessante.. estava pesquisando sobre o assunto cai neste vídeo. E tem "valores" eu que abdiquei e nem tinha me dando conta, como minha família, meu trabalho, meu estado de origem, e agora estava pensando o pq das coisas q pensei no doutorado não eram tão interessantes quanto eu imaginava.. afinal.. "é apenas um doutorado".. e "tem pessoas q defendem a tese com menos que isso"... não que a exigência seja baixa, é muito alta.. enfim, gostei do vídeo

    • @VozesdaIgualdade
      @VozesdaIgualdade  7 років тому

      Que bom, Ricardo. Podem ser todas escolhas muito felizes, mas também não precisam ser dolorosas. Obrigada por estar aqui

  • @MrPaifabris
    @MrPaifabris 6 років тому

    Obrigado Profa! Prazer em connhecer seu canal!!

  • @DanielRodrigues-wq1rl
    @DanielRodrigues-wq1rl 4 місяці тому

    quando saber quando é hora de desistir?

  • @juliocesarbombonatti9665
    @juliocesarbombonatti9665 7 років тому

    Cara, que canal perfeito! Parabéns.

  • @Dricalatoya
    @Dricalatoya 7 років тому +1

    Observações maravilhosas nunca antes ouvidas

    • @VozesdaIgualdade
      @VozesdaIgualdade  7 років тому

      Que coisa boa. Se tiver novas dúvidas, é só nos dizer

  • @mariliacavalcanti5008
    @mariliacavalcanti5008 5 років тому

    Obrigada!!!! Tudo o que eu precisava ouvir ❤️

  • @mariaveras5269
    @mariaveras5269 7 років тому +5

    Olá! Poderia clarear--nos sobre o bicho-papão do projeto de pesquisa? Beijinhos

    • @carlosqueiroz8562
      @carlosqueiroz8562 5 років тому +1

      Maria Coutinho o segredo d sim bom projeto de pesquisa é ser realizado por vc mesmo, além de um apoio bom de algum doutor experiente! Seria interessante vc parar pra pensar um pouco no que lhe atrai, coisas do tipo que vc faria sem perceber o tempo passar. Aquela famosa frase que fazer o que se gosta sempre será mais valoroso! Boa sorte

  • @diogoferreira200
    @diogoferreira200 4 роки тому

    Professora, como eu posso me preparar para a fase de defesa/arguição num processo de mestrado?! Como estudar o meu projeto para melhor defender? Como falar sobre a importância do meu projeto e como dizer que este momento é muito importante para mim?! Grande abraço!

  • @diuanfeltrin6597
    @diuanfeltrin6597 6 років тому +1

    E como o processo é árduo...

  • @diegojanuario885
    @diegojanuario885 6 років тому +1

    Gratidão, gratidão e gratidão.

  • @semstatus4759
    @semstatus4759 7 років тому +1

    ...em busca de uma "grande saúde"!!!

    • @VozesdaIgualdade
      @VozesdaIgualdade  7 років тому

      Esperamos que seu caminho seja assim. Obrigada por participar aqui

  • @gabrielasamp8710
    @gabrielasamp8710 7 років тому +1

    Débora você és sensacional!

  • @notempodaescola6726
    @notempodaescola6726 3 роки тому

    Professora Débora se puder responder eu ficaria feliz.Uma pessoa que é formada em tecnólogo em marketing pode lecionar no ensino superior se realizar mestrado ?

  • @marilenequadros4823
    @marilenequadros4823 6 років тому +1

    Como fazer quando a interpretação dos texto é diferente da opinião do professor?

    • @carlosqueiroz8562
      @carlosqueiroz8562 5 років тому

      marilene quadros Nesse caso o aconselhado é sem duvida vc ir o mais próximo possível do que os outros doutores acreditam! Tentar entrar num acordo comum, lembre-se sempre: eles têm mais experiência, então é bem provável que eles estejam certos!

  • @h.p.l.7085
    @h.p.l.7085 4 роки тому +3

    O sentido ,é obter mais um rótulo.
    No Brasil se vc n tem rótulos,te olham como um pedaço de merda ambulante

  • @SandraSantos-ii5nv
    @SandraSantos-ii5nv 4 роки тому

    E quem Não sabe escrever nem Monografia? Como faz?

  • @alexandretavares27
    @alexandretavares27 6 років тому +2

    Pós graduação à distância ou presencial? Não quero fazer mestrado ou doutorado, pois não tenho interesse na docência. Sou advogado trabalhista. Algum conselho?

    • @carlosqueiroz8562
      @carlosqueiroz8562 5 років тому

      Alexandre Tavares bom dia, tudo bem?? Se tornar doutor não significa ser obrigatoriamente professor (isso se aplicaria ao mestrado) o doutorado lhe trás outras oportunidades... além de aperfeiçoamento em seus conhecimentos o doutorado trará a oportunidade de além da docência a pesquisa tbm. Porém se isso não lhe atrai, fique realmente apenas em especializações. Mestrado e doutorado te exigirão muito tempo em pesquisas.

  • @marcosbraga4846
    @marcosbraga4846 7 років тому +3

    CHOREI!

    • @VozesdaIgualdade
      @VozesdaIgualdade  7 років тому +1

      Esperamos que seja porque o vídeo fez sentido :)

    • @marcosbraga4846
      @marcosbraga4846 7 років тому +2

      Muito sentido! Me deu esperanças em continuar, mesmo diante de várias derrotas sucessivas.

  • @andersona.barbosa9681
    @andersona.barbosa9681 4 роки тому +3

    Muitos "mestres" e "doutores" desempregados. A obsessão por títulos acadêmicos virou uma espécie de ópio.

  • @naosouobrigadoanada2701
    @naosouobrigadoanada2701 7 років тому

    professora vc é pesquisadora?

  • @mamemicg
    @mamemicg 5 років тому +2

    Para o mercado de trabalho mestrado e doutorado NAO VALE NADA, pelo contrário, ate atrapalha sujando o currículo da pessoa sem falar que o excesso de academicismo atrapalha demais na contratação e somado a isso existe a relação idade x experiências. É muito ruim sujeito entre 30 e 40 anos com doutorado e sem experiência profissional NENHUMA.
    Soma-se a isso o numero cada vez menor de vagas na academia e um numero cada vez maior de pessoas correndo para a pós por conta da bolsa. Por isso mesmo.existe um exercito de mestres e doutores desempregados.
    Portanto a melhor dica que se pode dar é evitar a todo custo fazer mestrado e doutorado, fugir disso se quiser realmente aumentar seu leque de opções no mercado. Brasileiro é muito vidrado em título é esquece que não é isso que movimenta a economia. Por isso que tem nego ai com doutorado em física sem emprego ou mesmo em engenharia vivendo se pos-doc. Viver de bolsa é uma miséria de vida. Sinceramente essa vida de pós graduando é o meio maia difícil que a pessoa pode escolher para ser pobre.

    • @helaineborges1712
      @helaineborges1712 4 роки тому

      Eu queria muito ter o poder de discordar de você. Mas, só li verdades. Te afirmo sem sombra de dúvidas que às empresas querem pessoas qualificadas, mas não querem pagar para tal. Sou formada e mestre por universidade federal. Tenho um excelente currículo e presto serviço em uma empresa por um salário mínimo. Diga-se de passagem que a vaga foi super concorrida, o que atrapalhou na negociação do salário. Estava com planos de ingressar no doutorado para colher frutos à longo prazo. Desisti!!!

    • @mamemicg
      @mamemicg 4 роки тому +1

      @@helaineborges1712 Se quiser aumentar suas chances no mercado procure aproveitar as experiências profissionais ou cursos que podem lhe conferir alguma certificação reconhecida pelo mercado.
      Se embarcar nesse negócio de pós vai se frustrar ainda mais e vai reclamar por ter estudado tanto e o retorno ter sido tão pouco.

    • @helaineborges1712
      @helaineborges1712 4 роки тому +1

      @@mamemicg querido, eu tenho "um milhão" de cursos e experiências profissionais. Eu investi demais em minha formação, fiz vários estágios e trabalhos voluntários. Trabalhei a graduação inteira e no mestrado não foi diferente. A única coisa que não consegui investir foi em inglês. Minha próxima prioridade no momento. Além de terapia. É frustrante ter um excelente currículo, experiência, história de vida de superação e receber um salário mínimo no melhor e + caro colégio da cidade. Mas, eu tinha duas opções. Aceitar e ter um trabalho em plena pandemia ou recusar e não ter nada. Optei pela primeira. Espero que sirva de experiência para eu conseguir algo melhor em 2021. Forte abraço!

  • @rsmrsm2000
    @rsmrsm2000 3 роки тому

    vc deveria ser psicóloga

  • @willian1544
    @willian1544 5 років тому +17

    Vídeo fraco, muito blá blá e pouca explicação.
    Vou resumir o que é Mestrado e Doutorado : Briga de ego entre alguns professores, pressão psicológica, prazos apertados, publicação e currículo lattes. Não há muito tempo para estudar o conteúdo das disciplinas, vc passa boa parte do tempo escrevendo sua dissertação/tese, lendo vários artigos e tentando publicar o seu próprio. 90% do conteúdo das disciplinas não é possível encontrar em livros, vc terá de estudar através de outras fontes. Quem não consegue se adaptar a essa vida acaba desistindo ou então desenvolve ansiedade e/ou depressão. Na pós-graduação (stricto senso) é muito comum encontrar pessoas com esses sintomas e com uma cartela de rivotril na mochila.
    Geralmente o orientador(a) não ajuda em porra nenhuma na escrita do trabalho, ele apenas faz correções pífias e superficiais para dar uma falsa sensação de que o trabalho foi corrigido enquanto na verdade, está cheio de erros.

  • @julianonunesgarcia9951
    @julianonunesgarcia9951 6 років тому

    Estou com 35 anos e estou no 5º semestre da faculdade de História, tenho desejo de após o término da graduação tentar ingressar em um mestrado, você acha que estou muito velho para tentar ingressar na carreira de professor, até mesmo quem sabe professor Universitário?

    • @juliamarques4084
      @juliamarques4084 5 років тому

      oi juliano, estou com 37 no mestrado. eu não acho que idade seja um limitador para aulas! se tratando de federais, o limitador é o QI saca? muitos concursos que abrem as pessoas já são previamente escolhidas, se é que me entende. muita politicagem, mas não custa seguir seu sonho, tem os institutos federais, particulares, cefet. e tudo mais. boa sorte!

  • @hernanedouglas7754
    @hernanedouglas7754 4 роки тому

    Receberam o livro de neurofilosofia no Canal?!
    ..
    Canal hernane douglas
    No youtube

  • @DanielRodrigues-wq1rl
    @DanielRodrigues-wq1rl 4 місяці тому

    meu doutorado não tem fazendo sentido pra minha vida

  • @tatianabarros5023
    @tatianabarros5023 6 років тому +1

    Nossa , mt inrolacao para falar!

    •  6 років тому +2

      É livre para ir, tchau.