Milton Santos, a incrível trajetória do autor de Por uma outra Globalização. Lembrete Enem

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 31 лип 2024
  • BASES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS
    Série dedicada a quem gosta de filosofia e deseja compreender a atualidade pelas lentes dos principais pensadores da contemporaneidade, no nosso primeiro vídeo:
    MILTON SANTOS
    Por uma outra globalização
    Milton Santos considera a existência de pelo menos três mundos num só. O entendimento de como seriam esses mundos passa pela compreensão do que é a globalização, e, por isso o autor identifica os mundos de acordo com a percepção, com a realidade e com a possibilidade.
    ---------------------------
    Você pode ampliar seus conhecimentos adquirindo conteúdos digitais aqui. CONFIRA AGORA!
    ** CURSO DE LETRAMENTO RACIAL:
    hotmart.com/pt-br/marketplace...
    ** E-BOOK O PODER DA GENTILEZA:
    go.hotmart.com/W89627404N
    ** CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO:
    go.hotmart.com/Y89957897A
    ---------------------------
    [Continuação da descrição do vídeo]
    O mundo que percebemos: a globalização como fábula
    Esse mundo globalizado, visto com fábula, exige um certo número de fantasias. A máquina ideológica faz crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas. Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta através da disposição, cada vez maior, de mercadoria para o consumo quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Podemos indagar se não estamos diante de uma ideologização maciça, segundo a qual a realização do mundo atual exige como condição essencial o exercício de fabulações.
    Imagem de sandálias feitas de garrafas pet
    Acesse a imagem na tv multimídia
    O mundo real: a globalização como perversidade
    Para a maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. o desemprego se torna crônico, a pobreza aumenta, novas enfermidades se instalam, a mortalidade infantil permanece, a educação de qualidade é cada vez mais inacessível e o consumo é cada vez mais representado como fonte de felicidade.
    O mundo como perversidade
    A perversidade sistêmica está relacionada a adesão desenfreada aos comportamentos competitivos que atualmente caracterizam as ações.
    O mundo como possibilidade: uma outra globalização
    As bases materiais do período atual são, entre outras, a unicidade da técnica, a convergência dos momentos e o conhecimento do planeta. É nessas bases técnicas que o grande capital se apoia para construir a globalização perversa. No entanto, essas mesmas bases poderão servir a outros objetivos, se forem postas ao serviço de outros objetivos, se forem postas ao serviço de outros fundamentos sociais e políticos.
    Referência: SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.
    OUTROS VÍDEOS DE FASES FILOSÓFICAS:
    MODERNIDADE LÍQUIDA, Zygmunt Bauman:
    • Zygmunt Bauman | Moder...
    ÉTICA POSMODERNA, Bauman:
    • Resenha: Zygmunt Bauma...
    #globalização #porumaoutraglobalização #miltonsantos #booktube #auladehistória

КОМЕНТАРІ • 1