Li um livro, e vi um filme documentado sobre esse homem, e estou impressionada e pasmada! Não há palavras para descrever a clareza e a visão que ele amplia no conhecimento! Esse homem é a verdadeira história real do Brasil! Obrigada Milton Santos !
@@Anonymousindividual01 nao é esquerdista mas defendia diversas idéias dessa corrente assim como criticava, não é por ser negro. É por não tomar partido (político) que ele so é reconhecido por quem é da geografia e história
"A globalização que estamos assistindo não globaliza os homens, por enquanto ela globaliza as empresas, o poder de certa forma, mas os homens ainda estão esperando". Que análise mais inteligente e pontual, faz 23 anos e essa fala ainda continua super atual, de fato Milton Santos foi um geógrafo incrível com um olhar humanista sem igual. Sinto inveja das pessoas que tiveram aula com ele e principalmente tiveram suas teses de mestrado e doutorado orientado por essa grande mente do século XX que marcou a geografia e as demais disciplinas de humanas, por assim dizer.
Em um contexto anacrônico creio que ele estava correto, porém hoje no meio técnico científico informacional, muitas pessoal já tem acesso a globalização, vide está nova conversa fruta da globalização
Nasci em 1994, tenho atualmente 26 anos e só vim saber quem é Milton Santos, recentemente estudando para o Enem. É incrível como uma brasileiro como ele é tão pouco reconhecido no próprio país.
Que geografo, que professor, que intelectual, que pessoa maravilhosa !!! Realmente ele revolucionou o estudo da geografia aqui no Brasil e deixou claro que a disciplina não tem a limitação que a ela foi imposta. Sou bacharela em administração, gosto muito, mas depois de tantas falas, leituras que fiz do Milton Santos, escolhi a graduação em Geografia e amo, amo muito !! Mais um nordestino arretado que marcou a historia da geografia, da educação, do Brasil
Duas lendas!!Na tv brasileira aberta , exceto em alguns canais como a TV cultura, vai ser difícil acontecer outra entrevista com tal tema e com entrevistado e entrevistador de altíssima capacidade de dialogo e respeito da fala de um para com o outro!
Ficou muito claro que o Jô Soares não sabe o que é a Geografia. O tempo todo ele fala da Geografia como algo físico esquecendo todas as relações que a Geografia tem com o social e o político.
Tenho uma nova definição para o novo Geógrafo: - Um sujeito que discute exaustivamente só algumas restritas ideologias filosóficas porém já se considera maior do que Einstein; - Um cara que passa toda a sua graduação tentando descobrir para que serve a sua disciplina (isso é como um inventor que só após construir algo, é que vai tentar descobrir para quê aquilo serve) e o pior é que termina sem descobrir; - Um indivíduo que reprova todas as ações do homem na natureza e na sociedade, mas quando solicitado para sugerir alguma solução, disfarça e faz cara de paisagem; - Incita jovens a enfrentarem a polícia para defender as ideologias dos velhos geógrafos medalhões, mas ele mesmo fica atrás da mesa com o cu na mão;
lico1994 Quem escreve "maz" ao invés de "mais", não merece atenção. Você é bem o estilo discípula cegueta do "Santo" Milton santos. Qure nos contar do milagre que ele realizou na sua vida?
Milton Santos é uma assumidade. Maravilhoso!!! Podem imaginar a alegria de ser orientado por um sujeito deste? Maravilhoso mil vezes. Vale comentar a força do Jô Soares, sua capacidade de abrir espaços para personalidades brasileiras ímpares, jamais numa mídia tradicionalista, conservadora e vira lata. Jô tem seu espaço no coraçao do Brasil. Do Brasil com S. Brasil orgulhoso de ser Brasil. Viva Milton SAntos! Viva Jô Soares.
Grande aprendizado intelectual. Milton Santos é uma referência para só para quem tem formação em Geografia mas para todos que atuam na Educação e, claro, outras áreas afins: Serviço Social, Filosofia, Psicologia etc etc.
Não consigo chegar a um entendimento uma pessoa tão importante como professor, ser tão desconhecido no Brasil. A educação realmente tem muita a ser melhorada. Milton Santos era pra ser apresentado aos alunos em todo seu tempo escolar até as universidades. Admiração profunda por esse grande professor.
Estou cursando História e estou na disciplina de Geografia Aplicada à História. O nome dele foi indicado na faculdade e estou adorando ver vídeos sobre ele. Já vi vários. Quero inclusive ler algumas de suas obras.
No Roda Viva ele afirmou que o pobre é abstrato, ele não, o pobre conhece a experiência da escassez... O pobre e o migrante é sempre sabio, na visão do real e do futuro... Por aí, fiquei impressionado e encantado com a beleza de sua brilhante forma de pensar o ser humano. Sobre a Geografia jamais havia visto, escutado ou lido nessa perspectiva, o que inspira à tudo sociologicamente essencial no que de melhor possa vir a ser existencialmente. Grande homem, grande pesador, grande simplicidade, elegancia, educacao e simpatia. Suas sementes prosseguirão germinando.
Aprecio muitissimo como ele se coloca diante das questôes propostas pelo jô (que se esforça pra se mostrar entendido no assunto) sempre sereno e claro, fugindo de termos técnicos. Dando um tom filosófico ao tema que se torna envolvente e ao mesmo tempo acessível...10!!
Milton Almeida dos Santos foi um geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário brasileiro. Graduado em Direito, destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Nascimento: 3 de maio de 1926, Brotas de Macaúbas, Bahia Falecimento: 24 de junho de 2001, São Paulo, São Paulo Filhos: Rafael Santos, Milton Santos Filho Prêmios: Prêmio Vautrin Lud, Ordem do Mérito Cultural Formação: Universidade de Estrasburgo, Universidade Federal da Bahia Campus Ondina.Ver: wikipédia.
Gente, não da pra abordar discussões profundas em um programa de entretenimento rápido como esse. Não defendendo o Jô, mas discussões profundas exigem muitos conhecimentos, estes que o público alvo muitas vezes não está preparado para entender. Para quem é da área já é sofrível discutir região, globalização, compressão do espaço pelo tempo e coisas do gênero, imagina fazer isso em um programa de televisão feito para entretenimento? O que vocês esperavam? Uma discussão epistemológica profunda? Discutir determinismo? Marxismo e fenomenologia? Tecnicismo? Pensem bem, nem todo mundo é geógrafo. Esse tipo de entrevista tem a rodo aqui no youtube, falta vontade de pesquisar, se for o caso.
essa é uma visão meio elitista, não? que abordem temas assim em programas de entretenimento, assim cabe aos leigos para se informarem democraticamente.
Alice, pense no Milton Santos como um matemático, imagine que ele desenvolve cálculos absurdos, coisas muito específicas. Chamam ele em um programa de televisão para falar do trabalho dele, mas quem assiste ao programa mal sabe equação. O conhecimento tem que ser democratizado de fato, mas não da pra pular etapas, geografia é como qualquer outra ciência, precisa-se entender inúmeros detalhes, conceitos e coisas para poder tratar de um assunto mais complexo. E sinceramente, existe autores que defendem que a geografia nossa, escolar, nem geografia é, fica muito difícil agradar pessoas que tem algum conhecimento, porque realmente é muito discrepante. Hoje mesmo existem inúmeros professores de geografia que NÃO sabem qual o objeto de estudo da geografia. Enfim, existe entrevistas, seminários e aulas do Milton Santos e tantos outros brilhantes geógrafos brasileiros aqui no youtube, é só procurar. Fora que no canal cultura também já rodaram muitos programas interessantíssimos com maior tempo apresentando e discutindo ciências em geral, não só geografia.
Antes que pareça algo que não é, só estou dizendo que: 15 minutos no programa do Jô Soares não é lugar de falar profundamente sobre ciência. Na outra emissora que eu citei já rolou isso, em um formato maior, mas ninguém deu muita atenção. No programa do Jô rola entrevista com jornalistas, músicos, atrizes/atores, as vezes até alguém ligado a área de pesquisa e acadêmica, mas para falar coisas mais simples (rotina, como é o trabalho, o que faz exatamente, pra que serve). Ninguém rouba 15 minutos no meio do programa de entretenimento para falar sobre a metamorfose do espaço habitado, não é lugar, assim como o matemático não foi lá explicar derivadas e integrais. E provavelmente um químico não vai lá explicar reações, um compositor não vai explicar os empréstimos modais que ele usou para uma música etc. É um programa leve e rápido, o lugar pra isso existe e aos montes, mas fica abandonado e os programas param de ser exibidos, não é culpa do Jô... Dessa vez.
"Tudo deveria ser ensinado como um grande enredo, o que está nos faltando é poder abandonar a linguagem do facultês, universitês e o geografês e se possível apresentar os fatos e as realidades como enredo" Milton Santos.
foi a primeira vez que vejo o prof milton respondendo a questões tão 'simples' e banais (digo, frente ao conhecimento que ele produziu e o que ele poderia esclarecer, mesmo em 15 minutos) e mesmo assim se portando de maneira tão cordial e simpática, não que ele não aja assim normalmente, mas já o vi agir com austeridade por séries de perguntas como essa (mas ele era assim apenas con falsos intelectuais e preguiçosos mentais =])... me pareceu nessa entrevista que prof. milton não estava muito "a vontade" medindo palavras e tentando responder da melhor maneira o entrevistador. Prof. Milton não era o melhor do mundo em fazer sínteses, seus livros e entrevistas nos mostram como ele procedia em seu pensamento, divagava, divagava, mas como todo mestre que encontra no arsenal de p alavras a maneira certa de representar a excelencia do conhecimento e ideias que produziu, prof milton o fazia com nobreza, precisão e humildade, como poucos e a seu modo. esse foi um cara, daqueles que aparecem de época em época e entregam sua vida em militancia prum mundo melhor, que não obteve a atenção e reconhecimento e devidos no seu próprio país (essa entrevista nos mostra um pouco desse descaso) mas que recebeu as maiores honrarias e títulos que um intelectual pode receber. mas isso não importa na verdade, oq que é importante mesmo, são suas contribuições para um mundo mais igual e seu legado de luta contra a preguiça intelectual.
Sou geógrafo e redescubro esse grande intelectual da geografia à medida em que revejo seus textos e entrevistas. Notem quando ele se refere às emoções quanto parte do que é negligenciado pelos liberais, mas que é parte fundamental da constituição do homem. Há limitações pelo tempo em que viveu, seria desonestidade cobrarmos algo que ainda não se viveu, mas ele descreveu um mundo que viveria no meio técnico-científico-informacional. Que visão! Apenas uma mente sensível ao objeto de estudo da geografia poderia antever os movimentos de construção da realidade humana sem tê-los vivido. Hoje seu pensamento segue vivo nas contribuições da geografia e nem de longe foram atualizados.
Muito interessante essa entrevista, Milton Santos era incrível ... Se em 1995 o mundo já estava sem escrúpulos e com problemas devido ao avanço tecnológico, o que diria nosso geógrafo nos dias de hoje ...
em 2019 assistindo a essa entrevista, é triste ver que o otimismo do professor Milton Santos quanto uma retomada da Geografia, estudos sociais em geral, não se realizou, pelo contrario, a educação esta sendo pisoteada por loucos do nosso tempo.
A retomada sera principalmente pelo povo, nao só dos estudos. Ela vem acontecendo e tecendo a mudança dessa política limitadora e impostora que é o neoliberalismo... estamos em outubro de 2019 e as ruas da nossa América Latina está derrotando esse modelo globalizador q tem o ser humano como mercadoria, manipulável e artificial.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
5 років тому+20
Para responder a pergunta sobre quantos professores tiveram que sair do país por causa da ditadura assassina, basta lembrar de Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, muitos. O grande Anísio Teixeira ficou e foi morto.
Milton Santos era um grande tinha visão ampla e riquissíma sobre o mundo e especialmente o nosso Brasil, sobretudo no que se refere às nossas desigualdades. Eu fico de boca aberta quando assisto suas entrrviatas.
Eu tinha 14 anos de idade na época. Mas, a mídia preferiu reverenciar o tetra campeonato de futebol da seleção! Como é triste viver num país que não valoriza seus mestres.
Gostei muito do vídeo!Geografo de grande relevância a nível nacional e internacional. Ivaldo Pantoja acadêmico de geografia da Faculdade Integrada Brasil-Amazônia(FIBRA).
Entre perguntas rasas, algumas vezes sibilinas, a sutileza e profundidade das respostas de um homem que humildemente mostra suas dúvidas, mas que, acima de tudo, ambicionava a humanização. Milton Santos era uma destas personalidades que vale a pena ser revisto sempre pois é atemporal.
Raquel Ferrero Sugiro a ti assistir ao documentário Globalização, do Silvio Tendler. Também há outras de Milton disponíveis no UA-cam. "Milton Santos pensador do Brasil", p.ex., que foi base para Silvio. Milton é uma grande referência.
***** Ninguém aqui falou de racismo, seu babaca. Não confunda as coisas, vai procurar o que significa o termo racismo antes de vim falar merda. Na sua mente atrofiada se alguém discorda da metodologia de ensino de alguém, tudo bem, mas, se alguém discorda da metodologia de ensino de algum negro, então isso é racismo? Deixa de ser vitimista e vai se informar, seu trouxa, antes de sair acusando os outros sem razão.
Deixe-me dar uma pesquisada aqui para ver quantos livros e obras esse grande entendedor Raphael já produziu... qual seria seu problema, apenas idiotia?
Mirna Marino Duarte Ah então você já me fizeste descobrir o "talento" desse sujeito chamado Milton Santos - vendedor de livros. Escrever livros é o determinante para ser chamado de "grande entendedor"? Olavo de Carvalho tem vários livros publicados. Bruna surfistinha também tem. Escrever livros não é o determinante para ser chamado de "grande entendedor"? Os mais carismáticos pensadores de todos os tempos não deixaram nada escrito e apesar disso, influenciaram gerações por séculos - Sócrates e Jesus Cristo. Eu não sou Jesus nem Sócrates, tampouco Milton Santos o é. Então pare de babar-ovo desse sujeito como se ele fosse um Deus. Eu estou no meu direito de não gostar do que ele escreveu e de criticar o ensino da geografia por se limitar ao estudo detido e compulsivo das obras de Milton Santos.
CARLOS DE ASSUMPÇÃO - O maior poeta negro da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência Negra Afro-brasileira, em celebração completou 87 anos de vida. CARLOS DE ASSUMPÇÃO nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete-SP na sexta feira passada completou 87 anos de vida com sua família, amigos e nós da ORGANIZAÇÃO NEGRA NACIONAL QUILOMBO O. N. N. Q. FUNDADO 20/11/1970 (E diversas entidades e admiradores parabenizam o aniversario de 87 anos do mestre poeta negro Carlos Assumpção) tivemos a honra orgulho e satisfação de ligar para a histórica pessoa desejando felicidades, saúde e agradecer a Carlos de Assunpção pela sua obra gigante, em especial o poema o Protesto que para muitos é o maior e o mais significante poema dos afros brasileiros o Hino Nacional dos negros. “O Protesto” é o poema mais emblemático dos Afros Brasileiros e uns das América Negra, a escravidão em sua dor e as cicatrizes contemporâneas da inconsciência pragmática da alta sociedade permanente perversa no Poema “O Protesto” foi lançado 1958, na alegria do Brasil campeão de futebol, mas havia impropriedades e povo brasileiro era mal condicionado e hoje na Copa Mundial de Futebol no Brasil 2014 o poema “O Protesto” de Carlos de Assunpção está mais vivo com o povo na revolução para (Queda da Bas. Brasil.tilha) as manifestações reivindicatórias por justiça social econômica do povo brasileiro que desperta na reflexão do vivo protesto. O mestre Milton Santos dizia os versos do Protesto e o discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. «I have a Dream» (Eu tenho um sonho) foram os dois maiores clamores pela liberdade, direitos, paz e justiça dos afros americanos. São centenas de jornalistas, críticos e intelectuais do Brasil e de todo mundo que elogia a (O Protesto) (Manifestação que é negra essência poderosa na transformação dos ideais do povo) obra enaltece com eloquência o divisor de águas inquestionável do racismo e cordialidade vigente do Brasil Mas a ditadura e o monopólio da mídia e manipulação das elites que dominam o Brasil censuram o poema Protesto de Carlos de Assunpção que é nosso protesto histórico e renasce e manifesta e congregam os negros e todos os oprimidos, injustiçados desta nação que faz a Copa do Mundo gastando bilhões para uma ilusão de um mês que poderá ser triste ou alegre para o povo brasileiro este mesmo que às vezes não tem ou economiza centavos para as necessidades básicas e até para sua sobrevivência e dos seus. No Brasil . Poema. Protesto de Carlos de Assunpção Mesmo que voltem as costas Às minhas palavras de fogo Não pararei de gritar Não pararei Não pararei de gritar Senhores Eu fui enviado ao mundo Para protestar Mentiras ouropéis nada Nada me fará calar Senhores Atrás do muro da noite Sem que ninguém o perceba Muitos dos meus ancestrais Já mortos há muito tempo Reúnem-se em minha casa E nos pomos a conversar Sobre coisas amargas Sobre grilhões e correntes Que no passado eram visíveis Sobre grilhões e correntes Que no presente são invisíveis Invisíveis mas existentes Nos braços no pensamento Nos passos nos sonhos na vida De cada um dos que vivem Juntos comigo enjeitados da Pátria Senhores O sangue dos meus avós Que corre nas minhas veias São gritos de rebeldia Um dia talvez alguém perguntará Comovido ante meu sofrimento Quem é que esta gritando Quem é que lamenta assim Quem é E eu responderei Sou eu irmão Irmão tu me desconheces Sou eu aquele que se tornara Vitima dos homens Sou eu aquele que sendo homem Foi vendido pelos homens Em leilões em praça pública Que foi vendido ou trocado Como instrumento qualquer Sou eu aquele que plantara Os canaviais e cafezais E os regou com suor e sangue Aquele que sustentou Sobre os ombros negros e fortes O progresso do País O que sofrera mil torturas O que chorara inutilmente O que dera tudo o que tinha E hoje em dia não tem nada Mas hoje grito não é Pelo que já se passou Que se passou é passado Meu coração já perdoou Hoje grito meu irmão É porque depois de tudo A justiça não chegou Sou eu quem grita sou eu O enganado no passado Preterido no presente Sou eu quem grita sou eu Sou eu meu irmão aquele Que viveu na prisão Que trabalhou na prisão Que sofreu na prisão Para que fosse construído O alicerce da nação O alicerce da nação Tem as pedras dos meus braços Tem a cal das minhas lágrima Por isso a nação é triste É muito grande mas triste É entre tanta gente triste Irmão sou eu o mais triste A minha história é contada Com tintas de amargura Um dia sob ovações e rosas de alegria Jogaram-me de repente Da prisão em que me achava Para uma prisão mais ampla Foi um cavalo de Tróia A liberdade que me deram Havia serpentes futuras Sob o manto do entusiasmo Um dia jogaram-me de repente Como bagaços de cana Como palhas de café Como coisa imprestável Que não servia mais pra nada Um dia jogaram-me de repente Nas sarjetas da rua do desamparo Sob ovações e rosas de alegria Sempre sonhara com a liberdade Mas a liberdade que me deram Foi mais ilusão que liberdade Irmão sou eu quem grita Eu tenho fortes razões Irmão sou eu quem grita Tenho mais necessidade De gritar que de respirar Mas irmão fica sabendo Piedade não é o que eu quero Piedade não me interessa Os fracos pedem piedade Eu quero coisa melhor Eu não quero mais viver No porão da sociedade Não quero ser marginal Quero entrar em toda parte Quero ser bem recebido Basta de humilhações Minh'alma já está cansada Eu quero o sol que é de todos Ou alcanço tudo o que eu quero Ou gritarei a noite inteira Como gritam os vulcões Como gritam os vendavais Como grita o mar E nem a morte terá força Para me fazer calar. Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 - quilombonnq@bol.com.br
Geografia representa as duas vertentes, não deve ser vista só pela ótica da politica, os aspectos territoriais devem ser abordados com a mesma importância que os politicos, depende da ótica ou interesse de cada individuo. Ah, saudades desses dois personagens, quanta falta estão fazendo nos nossos dias atuai.
Milton Santos com todo seu saber foi entrevistado pelo Jô na superfície... Essas informações eu pegaria no Wikipedia... Queria saber mais sobre as sua ideias, sua ideologia de vida, quais as provocações que ele teria para fazer nós próximos anos... Enfim, tantas questões... Ainda bem que tem o roda viva 💛
Maravilhoso M..Santos,o conheci aqui na França,qdo conheci Aimé Césaire,nos Anos 90 ,procurando Intelectuais Negros ...No BR ngm fazia Referência ao Trabalho do M.Santos...
O papo não rendeu. Milton Santos parece que estava com preguiça de falar, quando não gaguejava, dava respostas curtas ou respondia com coisas óbvias demais.
Da maior importância é aprovar o projeto de lei 4367/2020, que concede o 14° salário para aposentados e pensionistas do INSS com até dois salários mínimos de benefício, em caráter emergencial durante 2 anos 2022/3 para auxiliá-los financeiramente na pandemia e inflação desenfreada. Há dois anos tal PL está zanzando pelas casas legislativas em Brasília e nunca é concretizado...
Por isso nós nunca tivemos um brasileiro que ganhou um premio Nobel. Estudiosos e pessoas geniais nós temos, Milton Santos é um exemplo, entretanto, o Brasil desconhece sobre homem. Poucos são os brasileiros que sabem quem foi Milton Santos. Nós somos ótimos em desvalorizar e apagar os grandes heróis. Nós temos essa fama internamente, infelizmente.
Acredito que ele quis dizer que os fatos históricos continuam ocorrendo diariamente e que a história não acabou, como muitos pensam ter ficado restrito ao século XX. É entender que o mundo e as sociedades são organismos vivos em constante mudança.
Li um livro, e vi um filme documentado sobre esse homem, e estou impressionada e pasmada! Não há palavras para descrever a clareza e a visão que ele amplia no conhecimento! Esse homem é a verdadeira história real do Brasil! Obrigada Milton Santos !
Sabe muito!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Ele é extraordinário. A minha maior inspiração na Geografia e no campo da minha pesquisa acadêmica.
Qual foi o livro? E qual foi o documentário? Conheço superficialmente o trabalho dele, mas tenho interesse. Se puder dizer, agradeço.
Simplesmente o maior do Brasil!
Como pode um homem desse gabarito ser praticamente ignorado em seu proprio pais
1Fabioramos To besta ate agora!!!! Impressionada e com sede d beber mais dessa fonte!!!!!
Porque tem inteligência e formação. Isso causa inveja e medo nos ignorantes.
@@bedruidess , quantos professores universitários negros vc conhece?
@@Anonymousindividual01 nao é esquerdista mas defendia diversas idéias dessa corrente assim como criticava, não é por ser negro. É por não tomar partido (político) que ele so é reconhecido por quem é da geografia e história
@@dennisalves5887 Esse é um mito da Geografia
Um intelectual que merece todo respeito, mas infelizmente o Brasil não tem ideia da genialidade deste homem !
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Inteletual refinado, profundo, um excelentissimo geografo. Saudações desde Porto Rico.
Milton Santos não merece só as Palmas, merece o Tocantins inteiro!! Espetacular...
Fantástico!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
"A globalização que estamos assistindo não globaliza os homens, por enquanto ela globaliza as empresas, o poder de certa forma, mas os homens ainda estão esperando". Que análise mais inteligente e pontual, faz 23 anos e essa fala ainda continua super atual, de fato Milton Santos foi um geógrafo incrível com um olhar humanista sem igual.
Sinto inveja das pessoas que tiveram aula com ele e principalmente tiveram suas teses de mestrado e doutorado orientado por essa grande mente do século XX que marcou a geografia e as demais disciplinas de humanas, por assim dizer.
Em um contexto anacrônico creio que ele estava correto, porém hoje no meio técnico científico informacional, muitas pessoal já tem acesso a globalização, vide está nova conversa fruta da globalização
Não conhecia Milton Santos, mas vejo um brilho no olhar desse ser humano , a partir de agora com certeza vou pesquisar suas obras .
André Caaetano. Milton Sanos foi um grande Geógrafo e deixou um legado importantel. Espero que você venha gostar dos seus escritos. Abraço.
+Cris Silva poxa , obrigado pela dica grande abraço !
+Andre Caetano De nada! Abraço para você também!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Milton Santos é nosso grande diamante negro da Geografia. Que lindo vê- lo no Jô. Pena que o programa foi tão curto. Que surjam mais vídeos dele.
Nasci em 1994, tenho atualmente 26 anos e só vim saber quem é Milton Santos, recentemente estudando para o Enem. É incrível como uma brasileiro como ele é tão pouco reconhecido no próprio país.
Foi o maior Geógrafo do Brasil sem dúvida alguma. Todos deveriam conhecer suas obras. Sou apaixonado por seus livros.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Afortunados foram aqueles que puderam ter como orientador Milton Santos
Que geografo, que professor, que intelectual, que pessoa maravilhosa !!! Realmente ele revolucionou o estudo da geografia aqui no Brasil e deixou claro que a disciplina não tem a limitação que a ela foi imposta. Sou bacharela em administração, gosto muito, mas depois de tantas falas, leituras que fiz do Milton Santos, escolhi a graduação em Geografia e amo, amo muito !!
Mais um nordestino arretado que marcou a historia da geografia, da educação, do Brasil
Duas lendas!!Na tv brasileira aberta , exceto em alguns canais como a TV cultura, vai ser difícil acontecer outra entrevista com tal tema e com entrevistado e entrevistador de altíssima capacidade de dialogo e respeito da fala de um para com o outro!
Ficou muito claro que o Jô Soares não sabe o que é a Geografia. O tempo todo ele fala da Geografia como algo físico esquecendo todas as relações que a Geografia tem com o social e o político.
A "nova" geografia está perfeita para quem não gosta de pensar e vive a repetir as falas desse cara.
Tenho uma nova definição para o novo Geógrafo:
- Um sujeito que discute exaustivamente só algumas restritas ideologias filosóficas porém já se considera maior do que Einstein;
- Um cara que passa toda a sua graduação tentando descobrir para que serve a sua disciplina (isso é como um inventor que só após construir algo, é que vai tentar descobrir para quê aquilo serve) e o pior é que termina sem descobrir;
- Um indivíduo que reprova todas as ações do homem na natureza e na sociedade, mas quando solicitado para sugerir alguma solução, disfarça e faz cara de paisagem;
- Incita jovens a enfrentarem a polícia para defender as ideologias dos velhos geógrafos medalhões, mas ele mesmo fica atrás da mesa com o cu na mão;
Raphael Laranjeira Você sim é um merda merda merda, que não está ao nivél de sequer entender M. Santos ainda maz questionar.
lico1994 Quem escreve "maz" ao invés de "mais", não merece atenção. Você é bem o estilo discípula cegueta do "Santo" Milton santos. Qure nos contar do milagre que ele realizou na sua vida?
juliana farias Ele ta como mediador, por mediar uma entrevista as vezes ele esta sendo neutro em suas opinioes.
A obra desse homem é magnífica
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Milton Santos é uma assumidade. Maravilhoso!!! Podem imaginar a alegria de ser orientado por um sujeito deste? Maravilhoso mil vezes.
Vale comentar a força do Jô Soares, sua capacidade de abrir espaços para personalidades brasileiras ímpares, jamais numa mídia tradicionalista, conservadora e vira lata. Jô tem seu espaço no coraçao do Brasil. Do Brasil com S. Brasil orgulhoso de ser Brasil.
Viva Milton SAntos! Viva Jô Soares.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Só agradecer. 25 anos dessa entrevista maravilhosa com o Milton Santos...
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Milton Santos é simplesmente incrível e extraordinário
Genial, esse merecia uma fundação pra nós lembrar de sua importância para o mundo.
O mundo inteiro reconheceu o talento dele, mas o Brasil, como sempre, esqueceu-o.
Que bom assistir novamente essa entrevista. Lembro -me de ter assistido no dia mesmo. 👏👏👏👏👏👏
Grande aprendizado intelectual. Milton Santos é uma referência para só para quem tem formação em Geografia mas para todos que atuam na Educação e, claro, outras áreas afins: Serviço Social, Filosofia, Psicologia etc etc.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Não consigo chegar a um entendimento uma pessoa tão importante como professor, ser tão desconhecido no Brasil. A educação realmente tem muita a ser melhorada. Milton Santos era pra ser apresentado aos alunos em todo seu tempo escolar até as universidades. Admiração profunda por esse grande professor.
Quanta classe, meu Deus do céu!
Eu fico impressionado com a simpatia que este homem tinha!
Estou cursando História e estou na disciplina de Geografia Aplicada à História. O nome dele foi indicado na faculdade e estou adorando ver vídeos sobre ele. Já vi vários. Quero inclusive ler algumas de suas obras.
No Roda Viva ele afirmou que o pobre é abstrato, ele não, o pobre conhece a experiência da escassez... O pobre e o migrante é sempre sabio, na visão do real e do futuro... Por aí, fiquei impressionado e encantado com a beleza de sua brilhante forma de pensar o ser humano. Sobre a Geografia jamais havia visto, escutado ou lido nessa perspectiva, o que inspira à tudo sociologicamente essencial no que de melhor possa vir a ser existencialmente. Grande homem, grande pesador, grande simplicidade, elegancia, educacao e simpatia. Suas sementes prosseguirão germinando.
Aprecio muitissimo como ele se coloca diante das questôes propostas pelo jô (que se esforça pra se mostrar entendido no assunto) sempre sereno e claro, fugindo de termos técnicos. Dando um tom filosófico ao tema que se torna envolvente e ao mesmo tempo acessível...10!!
+legiao est na mesma entrevista ele falou que prefere o conhecimento científico sendo transmitido dessa forma mais fluida
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Milton Almeida dos Santos foi um geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário brasileiro. Graduado em Direito, destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo.
Nascimento: 3 de maio de 1926, Brotas de Macaúbas, Bahia
Falecimento: 24 de junho de 2001, São Paulo, São Paulo
Filhos: Rafael Santos, Milton Santos Filho
Prêmios: Prêmio Vautrin Lud, Ordem do Mérito Cultural
Formação: Universidade de Estrasburgo, Universidade Federal da Bahia Campus Ondina.Ver: wikipédia.
Grande Milton Santos! Latinoamérica necesita más científicos como él!!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Por mais professores como Milton Santos (se é que é possível isto um dia...)
Gente, não da pra abordar discussões profundas em um programa de entretenimento rápido como esse. Não defendendo o Jô, mas discussões profundas exigem muitos conhecimentos, estes que o público alvo muitas vezes não está preparado para entender. Para quem é da área já é sofrível discutir região, globalização, compressão do espaço pelo tempo e coisas do gênero, imagina fazer isso em um programa de televisão feito para entretenimento? O que vocês esperavam? Uma discussão epistemológica profunda? Discutir determinismo? Marxismo e fenomenologia? Tecnicismo? Pensem bem, nem todo mundo é geógrafo. Esse tipo de entrevista tem a rodo aqui no youtube, falta vontade de pesquisar, se for o caso.
Foi exatamente o que pensei. O Jô não é geógrafo...
perfeito!
essa é uma visão meio elitista, não? que abordem temas assim em programas de entretenimento, assim cabe aos leigos para se informarem democraticamente.
Alice, pense no Milton Santos como um matemático, imagine que ele desenvolve cálculos absurdos, coisas muito específicas. Chamam ele em um programa de televisão para falar do trabalho dele, mas quem assiste ao programa mal sabe equação. O conhecimento tem que ser democratizado de fato, mas não da pra pular etapas, geografia é como qualquer outra ciência, precisa-se entender inúmeros detalhes, conceitos e coisas para poder tratar de um assunto mais complexo. E sinceramente, existe autores que defendem que a geografia nossa, escolar, nem geografia é, fica muito difícil agradar pessoas que tem algum conhecimento, porque realmente é muito discrepante. Hoje mesmo existem inúmeros professores de geografia que NÃO sabem qual o objeto de estudo da geografia.
Enfim, existe entrevistas, seminários e aulas do Milton Santos e tantos outros brilhantes geógrafos brasileiros aqui no youtube, é só procurar. Fora que no canal cultura também já rodaram muitos programas interessantíssimos com maior tempo apresentando e discutindo ciências em geral, não só geografia.
Antes que pareça algo que não é, só estou dizendo que: 15 minutos no programa do Jô Soares não é lugar de falar profundamente sobre ciência. Na outra emissora que eu citei já rolou isso, em um formato maior, mas ninguém deu muita atenção.
No programa do Jô rola entrevista com jornalistas, músicos, atrizes/atores, as vezes até alguém ligado a área de pesquisa e acadêmica, mas para falar coisas mais simples (rotina, como é o trabalho, o que faz exatamente, pra que serve). Ninguém rouba 15 minutos no meio do programa de entretenimento para falar sobre a metamorfose do espaço habitado, não é lugar, assim como o matemático não foi lá explicar derivadas e integrais. E provavelmente um químico não vai lá explicar reações, um compositor não vai explicar os empréstimos modais que ele usou para uma música etc. É um programa leve e rápido, o lugar pra isso existe e aos montes, mas fica abandonado e os programas param de ser exibidos, não é culpa do Jô... Dessa vez.
Esse homem é (pois a obra fica) um dos mais importantes do Brasil.
"Tudo deveria ser ensinado como um grande enredo, o que está nos faltando é poder abandonar a linguagem do facultês, universitês e o geografês e se possível apresentar os fatos e as realidades como enredo" Milton Santos.
SENSACIONAL O BRASIL PRECISA CONHECER ESSE INTELECTUAL
É impressionante a evolução do Jo como entrevistador... Ele não fazia pergunta, fazia resposta.
foi a primeira vez que vejo o prof milton respondendo a questões tão 'simples' e banais (digo, frente ao conhecimento que ele produziu e o que ele poderia esclarecer, mesmo em 15 minutos) e mesmo assim se portando de maneira tão cordial e simpática, não que ele não aja assim normalmente, mas já o vi agir com austeridade por séries de perguntas como essa (mas ele era assim apenas con falsos intelectuais e preguiçosos mentais =])...
me pareceu nessa entrevista que prof. milton não estava muito "a vontade" medindo palavras e tentando responder da melhor maneira o entrevistador.
Prof. Milton não era o melhor do mundo em fazer sínteses, seus livros e entrevistas nos mostram como ele procedia em seu pensamento, divagava, divagava, mas como todo mestre que encontra no arsenal de p alavras a maneira certa de representar a excelencia do conhecimento e ideias que produziu, prof milton o fazia com nobreza, precisão e humildade, como poucos e a seu modo.
esse foi um cara, daqueles que aparecem de época em época e entregam sua vida em militancia prum mundo melhor, que não obteve a atenção e reconhecimento e devidos no seu próprio país (essa entrevista nos mostra um pouco desse descaso) mas que recebeu as maiores honrarias e títulos que um intelectual pode receber. mas isso não importa na verdade, oq que é importante mesmo, são suas contribuições para um mundo mais igual e seu legado de luta contra a preguiça intelectual.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
O comentário mais lúcido sobre o Professor Milton!
Sou geógrafo e redescubro esse grande intelectual da geografia à medida em que revejo seus textos e entrevistas.
Notem quando ele se refere às emoções quanto parte do que é negligenciado pelos liberais, mas que é parte fundamental da constituição do homem.
Há limitações pelo tempo em que viveu, seria desonestidade cobrarmos algo que ainda não se viveu, mas ele descreveu um mundo que viveria no meio técnico-científico-informacional.
Que visão!
Apenas uma mente sensível ao objeto de estudo da geografia poderia antever os movimentos de construção da realidade humana sem tê-los vivido.
Hoje seu pensamento segue vivo nas contribuições da geografia e nem de longe foram atualizados.
" E o filósofo é um otimista porque tem diante de si a infinidade."
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
"O finito é o extenso, mas no filósofo essa extensão é substituída pela infinidade__ que é o próprio da inteligência !"(M. Santos)
Milton Santos foi um gigante na área do conhecimento, contribuiu enormemente para a geografia e tentou melhorar o mundo.
Gente, que orgulho desse gênio!
Muito interessante essa entrevista, Milton Santos era incrível ... Se em 1995 o mundo já estava sem escrúpulos e com problemas devido ao avanço tecnológico, o que diria nosso geógrafo nos dias de hoje ...
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Não canso de dizer! Não paramos de ouvir: um homem com o pensamento bem a frente de seu tempo!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
em 2019 assistindo a essa entrevista, é triste ver que o otimismo do professor Milton Santos quanto uma retomada da Geografia, estudos sociais em geral, não se realizou, pelo contrario, a educação esta sendo pisoteada por loucos do nosso tempo.
A retomada sera principalmente pelo povo, nao só dos estudos. Ela vem acontecendo e tecendo a mudança dessa política limitadora e impostora que é o neoliberalismo... estamos em outubro de 2019 e as ruas da nossa América Latina está derrotando esse modelo globalizador q tem o ser humano como mercadoria, manipulável e artificial.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Grande gênio, minha inspiração!!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Estou apaixonada ❤
Milton Santos é incrível, totalmente diferenciado.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Negão Genial, foda, mito da geografia!!!!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Para responder a pergunta sobre quantos professores tiveram que sair do país por causa da ditadura assassina, basta lembrar de Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, muitos. O grande Anísio Teixeira ficou e foi morto.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Milton Santos era um grande tinha visão ampla e riquissíma sobre o mundo e especialmente o nosso Brasil, sobretudo no que se refere às nossas desigualdades. Eu fico de boca aberta quando assisto suas entrrviatas.
Boa tarde 💥, sem dúvida um grande brasileiro 😄🤜🤛
Milton Santos é um excelente geografo brasileiro que recebeu o prêmio Vautrin Lud (1994).
Eu tinha 14 anos de idade na época. Mas, a mídia preferiu reverenciar o tetra campeonato de futebol da seleção! Como é triste viver num país que não valoriza seus mestres.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
milton, pra sempre, um pensador apaixonante!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Milton Santos. The Best! Ti a oportunidade de assistir uma aula magna de verdade na sede da reitoria da UFBA. Ele deu um Show.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA.... ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Gostei muito do vídeo!Geografo de grande relevância a nível nacional e internacional.
Ivaldo Pantoja acadêmico de geografia da Faculdade Integrada Brasil-Amazônia(FIBRA).
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Entre perguntas rasas, algumas vezes sibilinas, a sutileza e profundidade das respostas de um homem que humildemente mostra suas dúvidas, mas que, acima de tudo, ambicionava a humanização. Milton Santos era uma destas personalidades que vale a pena ser revisto sempre pois é atemporal.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA.... ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Eu n conhecia ele ate esse ano, ele e simplesmente fantástico!!!!!
Raquel Ferrero Sugiro a ti assistir ao documentário Globalização, do Silvio Tendler. Também há outras de Milton disponíveis no UA-cam. "Milton Santos pensador do Brasil", p.ex., que foi base para Silvio.
Milton é uma grande referência.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA.... ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Grande homem!!!!
Que homem humilde, simples e culto.
Grande Geografo, hoje sua pessoa física em memória mas sua obra estará sempre viva e assim parte dele também 🙌👏.
Adoro o Jô Soares, mas na entrevista com Milton ele meio que ficou sem assunto.kkkk mas foi top, são dois gênios.
Como pode entrevistar MILTON SANTOS e fazer perguntinhas rasas rasas rasas desse jeito?
Ora, se pensar na dialética, as perguntas foram rasas porque o perguntador é raso !!!
Milton Santos força força força e só sai merda merda merda
***** Ninguém aqui falou de racismo, seu babaca. Não confunda as coisas, vai procurar o que significa o termo racismo antes de vim falar merda. Na sua mente atrofiada se alguém discorda da metodologia de ensino de alguém, tudo bem, mas, se alguém discorda da metodologia de ensino de algum negro, então isso é racismo? Deixa de ser vitimista e vai se informar, seu trouxa, antes de sair acusando os outros sem razão.
Deixe-me dar uma pesquisada aqui para ver quantos livros e obras esse grande entendedor Raphael já produziu...
qual seria seu problema, apenas idiotia?
Mirna Marino Duarte Ah então você já me fizeste descobrir o "talento" desse sujeito chamado Milton Santos - vendedor de livros. Escrever livros é o determinante para ser chamado de "grande entendedor"? Olavo de Carvalho tem vários livros publicados. Bruna surfistinha também tem.
Escrever livros não é o determinante para ser chamado de "grande entendedor"? Os mais carismáticos pensadores de todos os tempos não deixaram nada escrito e apesar disso, influenciaram gerações por séculos - Sócrates e Jesus Cristo.
Eu não sou Jesus nem Sócrates, tampouco Milton Santos o é. Então pare de babar-ovo desse sujeito como se ele fosse um Deus.
Eu estou no meu direito de não gostar do que ele escreveu e de criticar o ensino da geografia por se limitar ao estudo detido e compulsivo das obras de Milton Santos.
Sou formado em Geografia e só consigo me apaixonar ainda mais com Santos.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Apaixonado por Milton Santos.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Minha inspiração acadêmica nos meus trabalhos
Jo deu aula..milton esbanjou humilde e felicidade
em 2020 tentando entender este gênio...
Eu também! 👏👏👏👏
Grande Milton Santos!!!
Carisma indiscutível. Grande Milton!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Esse foi o maior brasileiro que já existiu...
Espero que a razão realmente volte a ter um papel de protagonismo e que seja bem vista na sociedade como já foi em outras épocas.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA.... ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
CARLOS DE ASSUMPÇÃO - O maior poeta negro da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência Negra Afro-brasileira, em celebração completou 87 anos de vida. CARLOS DE ASSUMPÇÃO nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete-SP na sexta feira passada completou 87 anos de vida com sua família, amigos e nós da ORGANIZAÇÃO NEGRA NACIONAL QUILOMBO O. N. N. Q. FUNDADO 20/11/1970 (E diversas entidades e admiradores parabenizam o aniversario de 87 anos do mestre poeta negro Carlos Assumpção) tivemos a honra orgulho e satisfação de ligar para a histórica pessoa desejando felicidades, saúde e agradecer a Carlos de Assunpção pela sua obra gigante, em especial o poema o Protesto que para muitos é o maior e o mais significante poema dos afros brasileiros o Hino Nacional dos negros. “O Protesto” é o poema mais emblemático dos Afros Brasileiros e uns das América Negra, a escravidão em sua dor e as cicatrizes contemporâneas da inconsciência pragmática da alta sociedade permanente perversa no Poema “O Protesto” foi lançado 1958, na alegria do Brasil campeão de futebol, mas havia impropriedades e povo brasileiro era mal condicionado e hoje na Copa Mundial de Futebol no Brasil 2014 o poema “O Protesto” de Carlos de Assunpção está mais vivo com o povo na revolução para (Queda da Bas. Brasil.tilha) as manifestações reivindicatórias por justiça social econômica do povo brasileiro que desperta na reflexão do vivo protesto.
O mestre Milton Santos dizia os versos do Protesto e o discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. «I have a Dream» (Eu tenho um sonho) foram os dois maiores clamores pela liberdade, direitos, paz e justiça dos afros americanos. São centenas de jornalistas, críticos e intelectuais do Brasil e de todo mundo que elogia a (O Protesto) (Manifestação que é negra essência poderosa na transformação dos ideais do povo) obra enaltece com eloquência o divisor de águas inquestionável do racismo e cordialidade vigente do Brasil Mas a ditadura e o monopólio da mídia e manipulação das elites que dominam o Brasil censuram o poema Protesto de Carlos de Assunpção que é nosso protesto histórico e renasce e manifesta e congregam os negros e todos os oprimidos, injustiçados desta nação que faz a Copa do Mundo gastando bilhões para uma ilusão de um mês que poderá ser triste ou alegre para o povo brasileiro este mesmo que às vezes não tem ou economiza centavos para as necessidades básicas e até para sua sobrevivência e dos seus. No Brasil
.
Poema. Protesto de Carlos de Assunpção
Mesmo que voltem as costas
Às minhas palavras de fogo
Não pararei de gritar
Não pararei
Não pararei de gritar
Senhores
Eu fui enviado ao mundo
Para protestar
Mentiras ouropéis nada
Nada me fará calar
Senhores
Atrás do muro da noite
Sem que ninguém o perceba
Muitos dos meus ancestrais
Já mortos há muito tempo
Reúnem-se em minha casa
E nos pomos a conversar
Sobre coisas amargas
Sobre grilhões e correntes
Que no passado eram visíveis
Sobre grilhões e correntes
Que no presente são invisíveis
Invisíveis mas existentes
Nos braços no pensamento
Nos passos nos sonhos na vida
De cada um dos que vivem
Juntos comigo enjeitados da Pátria
Senhores
O sangue dos meus avós
Que corre nas minhas veias
São gritos de rebeldia
Um dia talvez alguém perguntará
Comovido ante meu sofrimento
Quem é que esta gritando
Quem é que lamenta assim
Quem é
E eu responderei
Sou eu irmão
Irmão tu me desconheces
Sou eu aquele que se tornara
Vitima dos homens
Sou eu aquele que sendo homem
Foi vendido pelos homens
Em leilões em praça pública
Que foi vendido ou trocado
Como instrumento qualquer
Sou eu aquele que plantara
Os canaviais e cafezais
E os regou com suor e sangue
Aquele que sustentou
Sobre os ombros negros e fortes
O progresso do País
O que sofrera mil torturas
O que chorara inutilmente
O que dera tudo o que tinha
E hoje em dia não tem nada
Mas hoje grito não é
Pelo que já se passou
Que se passou é passado
Meu coração já perdoou
Hoje grito meu irmão
É porque depois de tudo
A justiça não chegou
Sou eu quem grita sou eu
O enganado no passado
Preterido no presente
Sou eu quem grita sou eu
Sou eu meu irmão aquele
Que viveu na prisão
Que trabalhou na prisão
Que sofreu na prisão
Para que fosse construído
O alicerce da nação
O alicerce da nação
Tem as pedras dos meus braços
Tem a cal das minhas lágrima
Por isso a nação é triste
É muito grande mas triste
É entre tanta gente triste
Irmão sou eu o mais triste
A minha história é contada
Com tintas de amargura
Um dia sob ovações e rosas de alegria
Jogaram-me de repente
Da prisão em que me achava
Para uma prisão mais ampla
Foi um cavalo de Tróia
A liberdade que me deram
Havia serpentes futuras
Sob o manto do entusiasmo
Um dia jogaram-me de repente
Como bagaços de cana
Como palhas de café
Como coisa imprestável
Que não servia mais pra nada
Um dia jogaram-me de repente
Nas sarjetas da rua do desamparo
Sob ovações e rosas de alegria
Sempre sonhara com a liberdade
Mas a liberdade que me deram
Foi mais ilusão que liberdade
Irmão sou eu quem grita
Eu tenho fortes razões
Irmão sou eu quem grita
Tenho mais necessidade
De gritar que de respirar
Mas irmão fica sabendo
Piedade não é o que eu quero
Piedade não me interessa
Os fracos pedem piedade
Eu quero coisa melhor
Eu não quero mais viver
No porão da sociedade
Não quero ser marginal
Quero entrar em toda parte
Quero ser bem recebido
Basta de humilhações
Minh'alma já está cansada
Eu quero o sol que é de todos
Ou alcanço tudo o que eu quero
Ou gritarei a noite inteira
Como gritam os vulcões
Como gritam os vendavais
Como grita o mar
E nem a morte terá força
Para me fazer calar.
Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 -
quilombonnq@bol.com.br
Um dos maiores pensadores e com uma visão além do tempo, quase que adivinhando o que acontece hoje.
Muito interessante o Bate Papo com o Jô,
Att Edson Acadêmico em Geografia Universidade Estadual de Ponta-Grossa
Nossa crianças precisam conhecer esse homem! Entre outros.
Grande e eterno mestre dos geógrafos da América Latina.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Protestos, quebra quebra...Caos! Ele avisou: "A revolta dos que estão por baixo, quanto aqueles que estão por cima".
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Estudei muito pelos livros dele na época que estudei arquitetura.
ADORO ESSE GEOGRAFO, FOI EXEMPLO UM DE BRASILEIRO PENA QUE NOS DEIXO CEDO
Geografia representa as duas vertentes, não deve ser vista só pela ótica da politica, os aspectos territoriais devem ser abordados com a mesma importância que os politicos, depende da ótica ou interesse de cada individuo.
Ah, saudades desses dois personagens, quanta falta estão fazendo nos nossos dias atuai.
Como um homem deste gabarito está escondido, meu DEUS!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Milton, nosso orgulho...
Milton Santos com todo seu saber foi entrevistado pelo Jô na superfície... Essas informações eu pegaria no Wikipedia... Queria saber mais sobre as sua ideias, sua ideologia de vida, quais as provocações que ele teria para fazer nós próximos anos... Enfim, tantas questões... Ainda bem que tem o roda viva 💛
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA.... ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
KKKKKKK mano vi um comentário seu na entrevista da roda viva da Fernanda Torres agorinha mesmo
Salve Professor Milton Santos
Muito boa entrevista
Maravilhoso M..Santos,o conheci aqui na França,qdo conheci Aimé Césaire,nos Anos 90 ,procurando Intelectuais Negros ...No BR ngm fazia Referência ao Trabalho do M.Santos...
Quero dizer caso ele nascesse no tempo presente seria exilado novamente...
Milton Santos é um mar de conhecimento e esta entrevista para mim foi a unica feita pelo jo que eu achei fraca. Poderia ter explorado muito mais.
O papo não rendeu. Milton Santos parece que estava com preguiça de falar, quando não gaguejava, dava respostas curtas ou respondia com coisas óbvias demais.
Raphael Laranjeira Aiii que dor de cotovelo!
+Raphael Laranjeira Com perguntas tao "Irrelevantes", não havia muito oque falar, a criatividade das perguntas reflete em belas respostas.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Um cara além do seu tempo!!
Um grande mestre, de um grande gabarito,mais infelizmente negado, por uma sociedade racista.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Grande homem.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
2 Tops do Brasil. Um da Geografia outro da Tv.
Jô Soares muito raso para entrevistar este mártir. Milton é uma inspiração pra mim como preto e estudante
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Milton Santos não era geógrafo. Pelo amor de Deus, gente, esse homem foi um gênio que o universo nos deu!
Da maior importância é aprovar o projeto de lei 4367/2020, que concede o 14° salário para aposentados e pensionistas do INSS com até dois salários mínimos de benefício, em caráter emergencial durante 2 anos 2022/3 para auxiliá-los financeiramente na pandemia e inflação desenfreada. Há dois anos tal PL está zanzando pelas casas legislativas em Brasília e nunca é concretizado...
Seria muito gratificante saber como Milton Santos faria a leitura desses tempos que estamos vivendo.
o jo achou que ele era um prof... um dos maiores cientistas, filosofos e genios da geografia.
Por isso nós nunca tivemos um brasileiro que ganhou um premio Nobel. Estudiosos e pessoas geniais nós temos, Milton Santos é um exemplo, entretanto, o Brasil desconhece sobre homem. Poucos são os brasileiros que sabem quem foi Milton Santos. Nós somos ótimos em desvalorizar e apagar os grandes heróis. Nós temos essa fama internamente, infelizmente.
Tenho orgulho deste cara ,isso prova que não existe inferioridade intelectual entre etnias,e sim burrice acerbada!
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA. ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
O que o Senhor Milton quer dizer quando ele diz "Ampliar a visão do mundo como fenômeno?" 5:44 - 5:47
Acredito que ele quis dizer que os fatos históricos continuam ocorrendo diariamente e que a história não acabou, como muitos pensam ter ficado restrito ao século XX. É entender que o mundo e as sociedades são organismos vivos em constante mudança.
que saudade do Milton