Essa mulher presta um serviço de tamanha importância para a humanidade, que é impossível colocar em palavras. Dra. Ana, você tem grande valor! Muito obrigado.
passei anos indo a psiquiatra e psicologa, ai em um video de 15 minutos ela me descreveu, exatamente o que eu sou, salvei o video e vou levar pra eles pra dizer assim "ó, é isso que eu tenho e nao sei explicar" Como é bom ter alguem de nos traduz.
Tbm sou e perdi meu esposo a nove anos e nunca mais tive outro homem me acho incapaz de arrumar alguém eu sempre digo sou realista quem vai querer uma mulher gorda e feia como eu daí não deixo ninguém dizer ao contrário e nem chegar muito perto complicada
@@Nina89038 Não necessariamente , entendo que com seu ex foi assim, mas, em outros casos, não é bem assim que as coisas funcionam... Ter um transtorno de personalidade é uma coisa, falta de carácter como seu ex , é totalmente diferente ❤️
Realmente, por isso eu odeiooo quando gosto de alguém, pq eu percebo que meu desempenho piora, pq eu começo a viver em função do outro, mesmo não querendo. A todo momento a pessoa fica na minha cabeça. Se acontece uma briga, pronto, meu mundo para. É horríveeel
@@elainecris6572 eu fui diagnosticada ano passado, foi muito doido, porque sempre pensei que se eu esforçasse bastante eu conseguiria superar a pessoa, mas era muito difícil e me culpava por isso. O diagnóstico me ajudou a tirar a culpa de mim e começar a trabalhar nestas questões. É bem complicado, mas a terapia ajuda demaaais e os remédios tbm
Meu ex-amorado é borderline, mesmo tendo o maior amor do mundo por ele, ele sempre encontrava um motivo para brigar. Tendo consciência do seu transtorno, eu sempre pesquisei muito sobre o assunto, para tentar ajudar e evitar gatilhos. Uma situação muito complicada, pois eu vivia pisando em ovos. Sou uma pessoa muito calma e amorosa, mas precisei tomar calmantes para aguentar os ataques de fúria e escândalos que ele causava. Eu sei que naquela hora ele não era o cara maravilhoso que conheci, mas eu sabia que ele ia se arrepender, e voltar em si. Enquanto isso ele buscava contato com outras mulheres pra se validar e talvez me castigar, peguei muitas msgs no celular dele, eu tentava terminar. Mas ele se arrependia e eu por amar demais não tinha coragem de deixá-lo. Eu digo que lamento demais por quem tem esse transtorno. São pessoas lindas, inteligentes e criativas, por isso a gente se apaixona mesmo. Mas a dor das crises devasta não somente os borderlines, mas todos à sua volta. Eu queria muito poder ajudá-lo, e penso que se ele deixasse a bebida seria um grande passo para o tratamento. Ao falar isso para ele, ele me deixou. Escolheu beber em vez de se cuidar. Agora penso que talvez seja melhor seguir a minha vida sem ele. 😢
Chocada, passei exatamente pela mesma coisa. Eu sei como é difícil estar e, também sair de um relacionamento com esse tipo de pessoa. Ainda mais quando há essa montanha russa de emoções, sempre era 8 ou 80, nunca um equilíbrio.. Mas dps do último vacilo dele, preferi o deixar. Vi que isso seria melhor para mim, quanto para ele, e sinceramente após um tempo, estou conseguindo me reencontrar , depois de muito tempo colocando a vida dele como prioridade.
@@luanamartins8696 Sim vc precisa se apoiar em alguém pra conseguir seguir. Seja um(a) amigo(a) ou parente... a tentação em olhar pra trás é muito grande.
Meu Deus,eu sou Borderline 😢 Sou assim tirando a parte de procurar outro... Tenho namorado,sou impulsiva,explosiva,sou muito amorosa e me apego rápido demais sou itensa,mas isso está me matando,parece q quanto mais demonstro amor ele pisa,não consigo me separar eu o amo de mais,gente é muito triste. Eu não sabia oq tinha e um amigo me disse a respeito desse transtorno comecei com terapia recente...mas não estou aguentando,parece q só sei magoar,só sei brigar,arrumo brigas e brigas e não aguento mais,meu Deus... Só gostaria q tivesse como a gente acordar e pensar q foi tudo um pesadelo,não quero magoar mais ninguém, não quero ser magoada por ninguém...não consigo fazer nada direito,minha imaginação trabalha dia e noite psicológico abala demais,eu acabo fantasiando traições,penso q não me responde no zap porq está com mulheres 😢... E brigo por tudo isso e ele calmo me explica q não,mas eu sei q ele vai se cansar e me deixar e não tô preparada pra isso 😢.. Por favor alguém me ajude
@@FernandaSilva-yu9ss Existe um caminho que se vc desejar, pode melhorar mil vezes sua vida, a terapia comportamental cognitiva. Tudo depende de o quanto vc deseja realmente evoluir, pois a mudança vem de dentro pra fora. Dá uma pesquisada no assunto, mas acima de tudo, adote o pensamento de gratidão, e neste mundo tudo é passageiro, nosso amor é emprestado às pessoas, ninguém é de ninguém, um dia tudo aqui acaba. Então precisamos viver bem com quem amamos !
Há 5 anos vivendo minha solitude. Muito melhor, estresse zero para relacionamentos. Não encho o saco de ninguém mas o principal, ninguém enche o meu saco. Passei a me cuidar muito melhor, e isso é fundamental.
Sou diagnosticada border já tem uns anos, há 2 eu estou de "alta" medicamentosa mas não parei a terapia, me ajuda muito. Sofri demais até ter um diagnóstico, tratava como depressão, ansiedade, mas eu sabia q tinha algo "errado", no fundo eu sabia q não era isso. Qndo tive me diagnóstico, eu entendi o que era, e junto com os remédios e muita terapia e a vontade de ter uma vida "normal" me ajudaram a progredir e hj eu consigo ter uma visão muito melhor de quem eu sou, e do que sou capaz. Há 4 anos decidi terminar um relacionamento mega abusivo q eu tinha crises intensas demais, tentei suic...sofri, mas me reergui e resolvi me cuidar, me amar, me aceitar, ainda não estou procurando um amor, cada dia que passa, mais me sinto feliz comigo. Pra quem acha impossível viver com o transtorno, eu digo, que é difícil, mas não é impossível. Busque ajuda, se cuide, tome as medicações, e se dedique ao tratamento. Vc tem um transtorno, mas vc não é o seu transtorno, não permita que ele te vença, ou se vitimizar justificando que é assim msm pq vc é *doente*, saia disso, vc é capaz, não desista de vc!
me dá paz vê esses depoimentos, meu maior medo era não existir possibilidade de cura. descobri que sou border a 4 meses, após a um término de relacionamento em que eu achei que não fosse suportar. após aguentar mentiras e traições eu entrei em crise e surtei num episódio terrível, após isso ele terminou. A sensação de culpa quase me matou. Hoje, estou bem melhor, tomo lítio 300mg 2x por dia e comecei uma medicação para diminuir o consumo de álcool (que potencializava as sensações ruins), além da terapia. Sinto que posso sim - em breve - ter uma vida quase normal. Mas para isso temos que fortalecer demais nosso emocional e entrar em relacionamentos saudáveis. Nunca mais na minha vida quero esquecer quem sou e perder minha saúde mental por ninguém. amor não é isso!
Dos sintomas que alcancei remissão, esse vídeo me lembrou que eu sempre perdoei gente que nunca pediu perdão. Era literalmente AMNÉSIA, o que eu tinha por agressores. Como isso é perigoso. Qualquer rosto que se torne famíliar, a gente passa por cima de tudo pra não se separar. Tem que curar a quebra do vínculo com os pais, no útero e infância.
Te entendo. Mas eu acho q tmb foi um padrão q me adaptei na infância. Qnd brigavam cmg eu me sentia na obrigação de perdoar, esquecer para me aceitarem.
@@Alvarosantos638 não, eu tive bebê recentemente, então fiz algumas dívidas q tô esperando acabar pra poder ir atrás de algum profissional q possa me ajudar melhor. Tmb tive num relacionamento com um narcisista e isso me fez ver várias faltas de mim q quero melhorar outras me livrar
Gente, eu quero é chorar! Exatamente assim! Todo mundo sempre reclama de mim, sempre dizem que "não consigo ter paz" e a sensação que sou muito mais feliz quando tô solteira é crueeeel. Atualmente estou noiva e realmente eu me sinto desesperada.
SE FOSSE VC BUSCAVA UM AUXILIO ESPIRITUAL, NADA DE IGREJA DE CRENTES, CREIO QUE VC ENTENDEU. OU TENTE FAZER UMA REGRESSAO DE VIDAS PASSADAS,VEJO VC EM UM SOFRIMENTO ESPIRITUAL IMENSO, PROCURE UM CENTRO DE UMBANDA OU CANDOBLE OU KARDECISTA O MAIS RAPIDO QUE PUDER. TEM UMA FALANGE ENVOLTA DE VC TE DESESTABILIZANDO OU SEJA TE DESTRUINDO ALIADO AOS SEUS PENSAMENTOS NEGATIVOS.......
Sou borderline e isso é notório, até as pessoas a minha volta já perceberam que eu tenho algo diferente, uma montanha russa de emoções. Mas as pessoas não entendem bem e não sabem nem o que é borderline. E realmente minha vida só vai bem quando estou sozinha, quando estou apaixonada é um inferno..
Olá eu creio que Jesus pode curar qualquer doença, inclusive essa síndrome, faça o tratamento certinho mais ora e confia em Jesus primeiro... Porque ele é o centro de tudo em nossas vidas.
O pior é conhecer alguém e despejar nela todos esses sentimentos ao ponto de se autosabotar por sofrer antecipadamente por coisas q só acontecem na nossa mente, e aí quando colhemos as consequências dessa sabotagem sofremos igual CACHORRO SEM DONO
Estou me relacionando com uma Boder faz uns 6 meses, como está difícil 😣, e eu tenho tanta paciência com ela, muita mesmo. Nunca briguei com ela, sempre chamo ela de “minha princesinha”. Eu amo ela exatamente com ela é! Ela já terminou comigo 2x. Eu procuro soluções pra ser o cara mais incrível na vida dela, para ser alguém especial da vida dela. Mas parece q tudo é irrelevante.
@@wesleiromualdo1649Namorei um border por 4 anos. Entendo o que está passando. A gente ama demais, por isso insiste no relacionamento. Mas é sua saúde que acaba junto.
Gente, é difícil viu?! Eu sou border e posso dizer: ser borderline e conviver em sociedade de forma harmônica é se diminuir o tempo inteiro. Não falo isso no sentido de se rebaixar e sim de se comprimir, de pegar suas emoções/sentimentos que são do tamanho de um navio de carga e fazer caber numa caixa dos correios. De vez em quando vai explodir? Com certeza, não tem nem como. Nessa a gente perde algumas pessoas e todos os sentimentos pioram. Aí tem começar tudo de novo, todo o processo de compressão do início. Ninguém chama assim, isso não é técnica nenhuma, é só como eu me sinto. Mas é isso aí, fazer o que?
Gostaria de saber o que fazer, como ajudar, se tem cura, ou pelo menos alívio , por que é um sofrimento muito grande ver uma pessoa sentir tudo isso, sem poder fazer nada ., Gostaria de saber.
Tenho uma amiga recente que tem borderline assim num grau elevado, e muito sinceramente às vezes fico na dúvida se as coisas que faz é "má indole" ou é o border a vir à superfície. Por vezes dá a sensação de inveja. O que faz com que tenha alguma dificuldade em confiar na pessoa e questionar sempre a intenção das suas atitudes. Eu tenho TDAH, e para me aperceber deste tipo de coisas é preciso um bocado de "exagero". Você sendo alguém com border, esse comportamento é algo que também tem ?
Dra. Sou border e digo que no meu caso , não é só o medo de abandono em relacionamentos afetivos , também no campo profissional, o medo da rejeiçao no emprego me persegue.
A melhor coisa do diagnóstico e tratamento: a gente aprende a mudar as atitudes. Aprende a nao querer ninguem por carência. Mas o 8 ou 80 ainda "me domina"
Sem palavras. Ouvi e me descreveu. Estou anos sozinha e creio que é mesmo o melhor. Bordeliner faz muita coisa perigosa, impulsiva, sem noção mesmo. Relacionamentos sugam nosso cérebro e limitam nossa capacidade de administrar a própria vida, com o ônus de tornar a vida do outro também um inferno. Só gostaria de ver visto com tanta clareza tudo isso 20 anos atrás!
Bia faz um vídeo sobre Borderline mas um vídeo para as pessoas que tem laços afetivos com pessoas com esse transtorno, dicas de como lidar com essa pessoa e o que fazer em cada situação. Como conviver melhor e como ajudar um border. Amo seus vídeos
Nunca achei nada em relação a isso em língua portuguesa. Existem grupos de apoio para filhas adultas de mães narcisistas mas pra filhas de mães borderline não tem.
Fui diagnosticado como borderline hoje e pra mim não foi uma surpresa... Já imaginava que seria, devido a tantas semelhanças e padrões de um border na minha vida. Posso dizer que é algo horrível... Relacionamentos amorosos se tornam uma montanha russa de sentimentos que no final culminam na sensação de vazio, abandono e rejeição... Estou tratando com terapia mas não é algo fácil... Me incomoda demais e acredito que quem é border sempre será muito inflexível e autocrítico com tudo! Doutora Ana, sou seu fã! Obrigado por cada vídeo e cada explicação sobre diferentes temas, inclusive esse sobre borderline. Espero um dia poder cumprimentar lá e dar um abraço!
Acho muito que meu marido é border e olha, não aguento mais viver em uma montanha russa emocional… ele não quer buscar terapia e complica mais… por vezes acho que estou em uma relação abusiva, por conta das críticas excessivas e do excesso de raiva, mas às vezes acho que não é proposital (penso no border), porque ele tem pensamentos suicidas, a sensação de vazio e várias vezes quando diz que quer terminar o casamento diz que sabe que o problema é ele… difícil demais, não quero desistir dele e nem da nossa união, mas quando a luta é só de um lado fica difícil… ele diz que se esforça muito pra fazer as coisas ficarem bem, mas não sei… você que está doutro lado, tem algum conselho?
@@carolpimentell Oi Carol, espero que esteja tudo bem por aí. Bom... Acredito que vc ama muito ele pra estar casada e estar passando e já ter passado por muitas coisas. Infelizmente existem níveis diferentes de borderline, talvez seu marido seja o maior, e também seja o explosivo (aquele que desconta, grita, fica com raiva), no meu caso eu sou o implosivo (me retiro da situação, fico com sentimentos de culpa e etc...). Como conselho, acredito que vc possa explicar pra ele o quão importante a terapia é... É na terapia que de verdade o borderline vai melhorar. E se ele acredita que o problema está nele, isso já é um importante passo. Acompanhamento de psiquiatra também vai ajudar no controle emocional com medicamento, mas o que posso dizer é que somente a terapia terá o maior efeito de melhora. O seu carinho e atenção com ele também vão fazer toda diferença... Um borderline sempre precisa de algum tipo de validação, pq a sensação de vazio e de que vai ser abandonado a qualquer momento é constante. Sei que não é fácil, somos complicados, mas não fazemos por querer... É algo mais forte que nós. Fiquem bem 🙏🏼
Eu fui semana passada, tratava depressão a anos... Confesso que fiquei chocada e estou me sentindo perdida. Mas realmente o diagnóstico está além de certo, fui assim a vida inteira.
Que triste ser borde, eu sou super feliz sozinha, mas quando aparece alguém o medo e o complexo de rejeição é tanto q o meu cabelo começa a cair, despencar, não csg focar em mais nada na vida, somente no turbilhão de pensamentos negativos, q horror sentir isso, é como se eu entrasse em um túnel escuro, sufocante.
Bouderlines merecem muita atenção e respeito pois sofremos demais😢 Somos pessoas maravilhosas e precisamos de muita paciência, amor, carinho, cuidado especial e claro tratamento!
Estou me relacionando com uma Boder faz uns 6 meses, como está difícil 😣, e eu tenho tanta paciência com ela, muita mesmo. Nunca briguei com ela, sempre chamo ela de “minha princesinha”. Eu amo ela exatamente com ela é! Ela já terminou comigo 2x. Eu procuro soluções pra ser o cara mais incrível na vida dela, para ser alguém especial da vida dela. Mas parece q tudo é irrelevante.
Sou mãe de uma bolderlaine! Minha filha era linda inteligente fazia de tudo um pouco era mãe amava seus filhos do jeito dela Mas vivia todos os sintomas e alguns mais! Na terceira tentativa de suicídio ela conseguiu! Morava com dois filhos mas deichou com o pai! Tô sem acreditar minha filhinha de 35 nos deixou ! E como a Solidão que ela sentia hj nós sentimos ! Se cuidem tomem suas medicação façam terapia
@@michelesecomandi301 ela fazia tomava lítio e mais outros remédios! Ela tomava de vez em quando no fim pois não queria dormir achava atrapalhava o trabalho de cuidadora! Como morava sozinha eu perguntava se tinha tomado mas era mentira achei muitos remédios que ela não tomou ! Cada cedo que vejo suas fotos e no coração dos filhos menores de 7 e 5 anos todos fazendo terapia eles têm medo da morte e ao mesmo tempo acha que morrer vai encontrar a mãe! O de 17 já faz terapia ! Não DEICHEM de tomar or remédios procurem o cps de sua cidade!
@@geclaudino1622 eu realmente sinto muito, e sou muito grata, que mesmo a senhora estar sofrendo tanto, vem aqui dar seu depoimento para nós ajudar. Gratidão, que Deus abençoe grandemente.
A minha filha gêmeas também tentou suicídio por 3 vezes e hoje está fazendo 1 mês que ela se suicidou, depois de 1 ano do término do relacionamento 😢 com apenas 23 anos 😢tinha terminado a faculdade de 5 anos em janeiro,,,farmacêutica, ,,😢
Minha vida e tudo gira ao redor do meu namorado, quando não falo com ele não tenho ânimo pra nada e fico atacada da ansiedade e já penso que ele vai me largar
Girlane... primeiro de tudo vc deve se amar para depois a amar alguém . Pesquise alguns vídeos de amor próprio. Se ame...se cuide...lava os cabelos. Faça as unhas e até academia ... Segundo: talvez possa ser dependência emocional o que vc sente pelo seu namorado. Aprenda que antes dele vem vc...jamais de esqueça disso. Pois para estarmos bem com o amor/ família. Temos que estar bem conosco. Fique com Deus e ..pesquise os vídeos. Espero ter ajudado. 😊
Borderline é doido tbm, kkkkk pra caramba. Brincadeira sou borderline tbm, o lance é aceitar a desregulação e ta td bem. Procure um profissional pra um diagnóstico, de preferência um psicólogo especializado em terapia cognitivo comportamental.
Tem um livro maravilhoso que nos ajuda entender com muita dor o mundo de um border: Uma História Borderline-em busca da sobrevivência. É uma historia de vida que nos motiva e engrandece.
Sou border, porém, ao invés de dar ênfase a relacionamentos meu mundo gira em torno das amizades, e ao invés de eu viver em cima das pessoas se eu vejo que tenho a possibilidade de ser rejeitada (mesmo que inexistente para os outros) eu fujo, sumo, evito, mas sofro dms. kk
sou assim também, eu fico muito apegada a amizades mas já penso que vão acabar eventualmente então me afasto por um tempo pra tentar evitar a dor do abandono, não sou diagnosticada mas me encaixo em várias características
Identifiquei-me. Faria essa observação, nem sempre a pessoa border vive correndo atrás dos outros. Muitas vezes, por medo da perda e ou de ser rejeitado, passa a fugir, a se afastar, a rejeitar as pessoas. Sou casada e sempre proponho o divórcio, e me afasto.
também faço isso... depois de várias decepções. Hoje não deixo ng se aproximar totalmente, me fecho. Fica tudo muito superficial. Somente c meu namorado, porém não o deixo perceber tudo que sinto ou penso p não sufoca lo e afasta lo. Sempre tento analisar o máximo das situações p ver se não tô sendo injusta. Mas é difícil sem medicamento é complicado de mais a mente nunca para. No namoro e mais fácil de agir assim por ser casas separadas.Acredito que no casamento somente c medicação mesmo.
Eu sou reservada, as pessoas dizem que não sei brincar,levo tudo ao pé da letra e que tem que pisar em ovos. Ciumenta e controladora, ciúmes até de amigas. Relacionamento abusivo onde controlava aí depois descobria as traições e perdoava...pq achava que era minha culpa. E me culpo de tudo. Mudo de humor várias vezes no dia. Se acontecer algo como eu não planejei acabou o dia.
Sou assim, tenho mil personalidades em um único dia. Tenho medo do abandono, porém rejeito todo mundo. Sofri abuso sexual na infância e isso me levou a muitos traumas, e várias tentativas de suicídio. Agora fui diagnosticada com Bordeline, agora consigo entender muitos comportamentos que eu sempre tive. Não sou uma pessoa fácil de lidar, sou muito amável, carismática, faço muitas amizades, porém, se eu sismar com algo já era😅
Tenho 33 anos e essa é a primeira vez que sinto um certo "alívio" ao ouvir exatamente o que me define. Já tentei marcar psicólogos e psiquiatra pelo sus e não consegui. Passei por varios clinicos que me avaliaram com depressão. Dois me receitaram fluoexetina que me deixava dez vezes pior, ficava totalmente apática, vazio quase por completo e sem conseguir levantar para fazer nada. Parei de tomar porque não suportava a sensação de vazio após tomar esse remédio. Sempre achei realmente que eu tinha depressão pois não sabia explicar exatamente o que eu sentia, um vazio, uma lacuna que não se preenche com absolutamente nada, nem com filhos, emprego, marido, cursos.... não se preenche. Pela primeira vez tudo que foi dito neste vídeo fez sentido, me definiu 100% e devo procurar uma maneira de cuidar disso pois cheguei a um ponto em que este turbilhão de emoções está atrapalhando minha vida profissional e meu relacionamento com as pessoas, não somente marido, mas amigos e colegas e familia.
Eu estou quase nos 29 e me sinto mesma coisa que vc falou😢😢😢eu estou tão eufórica,me sinto triste,me sinto numa doidera AFFs ,e ela falando e eu concordando
Eu tenho medo da rejeição e do abandono porque minha mãe biológica ao permitir que outra família me adotasse, na época , ainda bebê, eu senti como abandono e rejeição. Só aos 18 anos descobri através de uma coach que eu tinha esse trauma e por isso eu agia de forma com que, eu desse motivos para pessoas repetirem o mesmo “comportamento” de minha mãe. Por mais que eu nunca quisesse ser deixada, era como se eu não aceitasse as pessoas na minha vida, não me achava digna da bondade e do amor delas, então de certa forma eu que abandonava dando motivos a elas pra elas não ficarem.
Fiz tantas merdas pra não perder o outro que fiquei sem nada e sem o outro. Qdo meu namorado deu pinta de me largar , dei a casa pra mãe dele, outra vez, pra um outro namorado não me abandonar, dei um carro parcelado até o Planeta Marte, no outro namoro ele frio e calculista viu minha fraqueza de carência e me tirou tudo. Eu acho que ficamos um pouco retardo também. Fiquei sem nada e sem o outro. É fodastico. Comecei do zero, já tenho minha casa , mas não quero sair da casa pra ver ninguém, porque eu me apaixono rápido. Fico aqui com meu salário, minha casa e sem o outro com um vazio enorme.
Uma outra abordagem do fenômeno Borderline por Christian Dunker > ua-cam.com/video/lB-ir9ESUZI/v-deo.html Uma bibliografia recomendada: Elementos para a clínica contemporânea - Luís Cláudio Figueiredo
E que legal que você está cuidando de si mesma. E que bom esse seu relato, ajuda demais a nós que chegamos no Canal pra descobrir um pouco de cada vez Parabéns por você se cuidar e seguir em frente.
Essa doença não é só mental;,é espiritual tbm,eu creio que Deus pode curar,,que Deus tenha misericórdia de todas as pessoas que sentem isso,pelo que a doutora Beatriz fala,é uma aflição na alma
É bem dificil. Não consigo fazer as coisas direito se eu não amar aquilo que faço. Ao mesmo tempo me atrapalha, porque muitas situações exigem mais frieza.
Sou exatamente com essas caracteristicas. Tenho 54 anos. Devia ter procurado tratamento desde os 20 anos. Mas eu nao sabia, infelizmente. Destrui minha vida por causa disso. Só agora entendo meus problemas psicológicos.
Sou border grave 😢 18 tentativas de suicídio com longas internações. Me descreveu perfeitamente 😢 sofro muito há anos. Perdi as esperanças. Não tem jeito de 😢
Queria que voce falasse de como seria o border tratado. De como ele seria se ele fosse mais consciente em relação as emocoes. Pq eu so vejo gente falando do border mal e nao do border bem. De como seria a vida dele com devido tratamento, se ele viveria melhor, se ele conseguiria se sentir feliz sozinho, se ele tivesse senso de identidade, coisas desse tipo
Sou border e pratico o auto conhecimento (que pra mim salva vidas), e confesso que estou sempre pensando a frente e me preparando pra perder alguém. Eu sempre me coloco em pensamentos de perda seja de um familiar ou de relacionamento amoroso, pra quando eu realmente perder essa pessoa, eu já está acostumada com a ideia de que eu não tenho o controle sobre isso, e que só resta me adequar ao novo. Assim eu não me desespero e fico querendo tirar a minha vida, pq ela desaba na minha frente e o chão literalmente se abre. Eu já fui ao fundo do poço várias vezes, e lá não tinha ninguém cmg. Só me restava a mim msm. Então, comecei o auto conhecimento. Hj eu não vou mais atrás quando me abandonam, e nem sofro mais calada por nada, nem ninguém. Deixei de ser "a esquecida" e passei "a esquecer". Tudo isso pq comecei a entender como minha mente funciona e como meu corpo reage. E é tudo muito incrível quando vc se dá conta de que pode controlar quase tudo sim (ainda tento controlar os tremores e espasmos num momento de tensão, mas essa parte vou deixar pros medicamentos, não vou fazer todo o trabalho sozinha rsrs preguiça). Como sua mente pode não controlar o seu corpo de uma maneira negativa. Tudo isso a gente consegue. O border é muito impactante na minha vida, mas ninguém tá nem aí pra isso (fora os profissionais, com exceções), então eu que lute pra viver bem com minhas disfunções. Hj é, se vier pra somar, pode vir. Se não é relevante, lasque-se! Acho que ainda não é amor próprio, mas eu tô traçando o meu próprio destino agora, sem universitários. Bjo dra. Grande mente❤
sou border tb e o auto conhecimento e amor próprio é o que me salva hj em dia, me identifiquei mt com o seu texto, agora nunca sou a esquecida e sim a que esquesce e nunca meto a felicidade de ninguem à frente da minha, nunca mais meti. Aprendi tambem que a maneira que nos vemos e quando nos começamos a amar e ter amor propria, impacta mt inclusive começamos a atrair melhores pessoas na nossa vida, e meter sempre limites nc deixar que nos pisem! Ainda tenho mt dificuldade em lidar com vazios que vêm do nada, e ansiedades, procrastinar raivas, etc, mas meditar, terapia e ir em busca de auto conhecimento é o que me tem ajudado muito na minha vida, mudei muito, ha 2 anos atrás eu so queria nao existir e nao gostava de mim, vivia em torno de validaçao hoje em dia eu me amo muito, nao quero saber de homem nenhum, e quero todos os dias aprender e conquistar algo novo, tudo fica bem, nós conseguimos!!!
mas confesso que se entrasse numa relaçao agr (apenas saudavel) sei que existem mts aspectos q tenho de melhorar em mim visto que sempre tive habituada a caos, e qnd algo bom aparece sinto necessidade de auto sabotar tudo mas agora estou a tentar procurar melhorar isso, por mim principalmente mas tb por a pessoa q eu irá estar cmg no futuro
Vc me descreveu, meu adicional é que sou filha de mãe narcisista, mas com autoconhecimento e claro ajuda também de bons profissionais estou delineando a minha vida. Gratidão por compartilhar sua experiência.
Sou border e faço das suas palavras as minhas. Desde que comecei a buscar o autoconhecimento melhorei muito. Sou muito mais calma, não tenho mais ataques de raiva.. mas confesso que o medo do abandono ainda me segue. Sou casada há 7 anos e vivo criando mil pensamentos na cabeça de que um dia meu marido vai me deixar, fico criando histórias na minha mente do que vou fazer se isso acontecer, de que preciso ser forte, que não vou tentar me machucar como já fiz em outros relacionamentos, ate pq hoje tenho uma filha e preciso pensar nela.. aiai, não é nada fácil. Mas mesmo assim fico feliz com minha evolução quando olho pra trás e vejo o quanto mudei. Espero que possa melhorar ainda mais, estou buscando por isso!
Ana, estou em investigação sobre ser boderline, me reconheço em alguns traços. Perdi minha mãe em fevereiro e meu marido em junho. Não tá fácil, gostaria de sugerir um vídeo falando sobre o luto.
Poderia por favor falar sobre o adolescente borderline... Como é o borderline nessa fase e como os pais podem lidar com isso de uma maneira positiva para o adolescente e a família.
Sou muito explosiva, quando tô em crise quebro tudo mas depois que volto ao normal fico com vergonha e me sinto culpada. A culpa está sempre comigo. Estou mais consciente, ninguém me entende mesmo! Quando começo a ter raiva , levo 3 dias para perceber que vou explodir. Me acalmou, faço meditação está me ajudando muito. Tomo todas as medicações certinha. Rezo muito, criei este hábito tb. Peço ajuda a espiritualidade que me ajude ficar calma e sempre quando vou ter a crise eu fico com muito sono que durmo a tarde toda e levando outra pessoa. Faço tratamento no centro espírita que tenha apometria faço atendimento toda semana. E estou melhorando muito muito muito. Hoje sou grata a Deus pelas oportunidades que ele está me dando de me tratar. Mas sinto sempre a mesma coisa. Porém quando vejo tento me controlar o máximo que posso. Até tomo medicação. Quero ficar em paz. Pensamentos vem tb e tem hora que penso em me matar. Mas aí olho para meu filho de 10 anos e penso o que vai ser dele, e passa e quando vem.novamente desviou meu pensamento para algo bom. Digo, não é nada fácil, o sofrimento é grande demais. Mas eu tento e tento e não desisto até co seguir sair daquele pesadelo. Tem vezes que durmo una 3 dias direto. A última crise me tranquei no quarto e fiquei 7 dias de cama, nem abrir o quarto eu deixava. Foi a fase muito difícil. Dormi muito e me culpem muito, tive vergonha e não queria que ninguém me visse. Minha psiquiatra não deixou eu dirigir tb por 8 dias .
Ana, estou viúva a 13 anos. Sofri muito no meu casamento, pois pelo que vc ensinou, meu marido era borderline, em tudo que vc falou. Ele nunca se tratou, e preferiu judiar de toda a família. Obrigada, sabia que algum dia eu iria entender o que ele tinha.
Eu também só fui entender a minha mãe depois que ela já não estava aqui. Antes nt tinha informações disponíveis. E tudo era "pra psicólogo", sendo que transtornos de personalidade nat se aprende na faculdade de psicologia (no Brasil pelo menos), quem sabem são os psiquiatras.minja mãe tinha feito mil anos de análise e só conseguiu se amar e se aceitar. Mas isso fazia ela achar que tava "tudo bem" ser assim. E atrapalhava demais o relacionamento com todas as pessoas. Se no ano 2000, quando ela se separou do meu pai eu tivesse essas informações, teria conversado com ela e quem sabe ela aceitasse ajuda de psiquiatra.
@@RodrigoMarcheEncinas Borderlines podem ser agressivos, fisicamente, ataques verbais sao comuns, quebrar as coisas também é comum, alem do estresse emocional de ter que pisar em ovos porque qualquer coisa vira uma briga em um segundo. E tudo isso que eles fazem eles não lembram. Mas lembram das reacoes dos outros e acham que os outros é que atacaram eles. Àlguem é a melhor pessoa do mundo e se discordar de uma opinião ja vira a pior pessoa do mundo. Sao gritos e surtos quase todo dia. É muito estressante. Tem que ser tratado, senao é viver no inferno.
Excelente vídeo, ótimas explicações. Existe muito preconceito com saúde mental, mas todos nós temos vulnerabilidades, ninguém é perfeitamente "normal", por isso é tão importante empatia e compreensão.
1 ano com uma border, eu tenho tdah, ela toma remédio, faz tratamento. Estou estudando pra tentar entender mais, me parece que ela manipula os profissionais e sempre sai de lá com elogios e sem melhoras. O tempo todo me ameaçando, me oprimindo, sofre por tudo, muito agressiva e infantil. Não de pode questionar as ações do border, ele manipula e coloca a culpa em você. Exaustão é o que estou sentindo e não sei o que fazer
Eu fui diagnósticado inicialmente como ansioso e depressivo, eu sentia que algo estava errado. Eu lia muito e via vídeos sobre o assunto. Agora estudando o Bordeline vi que eu me identifiquei 100% com os sintomas. Creio que agora saiba o que tenho e conseguirei melhor tratar.
Eu prefiro perder e sofrer por perder doque sofrer por tá cobrando o tempo todo pra pessoa ser como eu quero que seja . Eu me sinto só tenho um vazio enorme mas sabe q horror dói tanto . Deus , Deus e Deus q tá me sustentando fé tem sido minha base tbm não dispenso remédios .
Acabei de descobrir que eu sou totalmente borderline, e com diagnóstico escrito por psiquiatra que tenho depressão . Mas na verdade sou border, meu Deus eu estou sem acreditar . Nunca imaginava isso . Eu achava que era só eu que me sentia assim nessa vida .....
Segue Outra humilde pontuação "bourderline não suportam ficar sozinho sem parceiro" TB não se aplica a todos, conheço muitos que gostam de estar sozinhos no que se refere a parceiro(a) fogem de relacionamentos , compromissos e gostam de se manter extremamente isolados contudo possuem uma dependência emocional no qual sentem muita necessidade de ter em casa QQ pessoa principalmente se essa pessoa representar cuidado ,mãe , pai, tia, avó.. "ele vai voltar e vai lamber o chão do parceiro.." TB não é uma regra, qd os traços narcisicos são altos eles nunca vão pedir perdão e nem admitir o erro e se voltarem para o parceiro (a) vão dizer que foi pq o mesmo(a) insistiu, pediu etc.... não são todos que vão voltar atrás e se humilhar, nas oscilações de humor e personalidade, geralmente qd voltam atrás é de modo sutil tirando a responsabilidade de si , nao podemos esquecer que eles são muito manipuladores e que a maioria tem traços fortes narcisicos que buscam sempre aceitação e validação
Vc quer dizer q o borderline pode ser dependente de pessoas e não só de relacionamento amoroso. Eu não sei , mas tenho impressão que convivo com alguém assim.
Eu sou extremamente dependente da minha mãe e da minha família como um todo. Muito reservada e tenho pavor de relacionamento por experiências passadas. Nem todo borderline é igual mesmo...
Meu marido é assim, tem vários sintomas de borderline, mas ele gosta de ficar sozinho, e não vejo ele esforçando para manter o relacionamento, parece que pra ele tanto faz.
No meu caso, sou extremamente autocrítica com as pessoas, exijo quase uma perfeição de comportamento para aceitar me relacionar, me dou com poucas pessoas da família, cortei relação com a maioria, isso porque além do excesso emocional ainda passei por crueldades. Minha mãe era depressiva por conta da perda da minha irmã e não tinha condições de me proteger, então passei por muitas coisas desde muito pequena e isso deixou marcas, inclusive hoje prefiro me isolar, muitos tentam se aproximar, mas não dou abertura. Sou casada há 12 anos e meu marido é meu oxigênio, me sinto apaixonada por ele como no início, quando estou na tpm essa paixão fica sufocante. Sempre achei que fosse border, mas sou profissional da área e quando comecei a tratar border percebi que o pingo era mais embaixo. Mesmo assim sei que tenho traços e me esforço muito pra me tornar cada vez mais consciente acerca deles. Odeio me expor, mas a dica que quero deixar hoje é a auto consciência - autoconhecimento, quanto mais consciência vc tiver sobre teus sentimentos e personalidade mais dominará os teus comportamentos. Sigamos em frente!
Aos 26, depois de muito levar no lombo e MUITA TERAPIA (continua) já estou muito mais estável e com uma vida mais funcional! Tirando o lado social, porque acabei indo para outro extremo, a fobia social, medo de sentir o ciúme e a posse... Beatriz, vc acha que o border quando descobre a maravilha de ser autosuficiente e independente, está fadado a estar sozinho? Sem solidão, mas sozinho, por conta do medo das recaídas emocionais...?
Ótima pergunta. Estou nessa, apesar de casada me isolo, pra fazer menos estrago na minha vida e dos outros. Acho a melhor saída. As x me incomoda, mas as x é um paraíso isso pra mim
Gabriela, tive alguns momentos sozinha na vida, e em alguns desses momentos foram alternados com fases onde me senti vazia mas logo preenchia com minha solitude, minha rotina saudável, minha auto proteção por estar bem sucedida. A verdade é que enquanto ser humano, precisamos de coragem, eu não me defino apenas como border, não sou esse diagnóstico, escolher situações requer coragem, não quero me limitar a ficar onde sei que me conforta! Uma hora iremos atrair pessoas boas em nosso caminho, basta confiar!
Não só pelos vídeos, mas pelos comentários, acho que sou. É até difícil explicar, mas eu vou estragar os relacionamentos e muitas vezes, logo no começo. Ultimamente passo por alguns momentos querendo mas já entendi que não vai ser bom pra mim. Eu percebo que eu quero ser independente, cada vez mais, eu quero poder ser esquisito em paz. Não só em relacionamento amoroso mas no profissional eu sinto a mesma sensação constante de "abandono", sou muito criativo, aprendo tudo que decido aprender, vou largando tudo pq sempre começo a criar o mundo não me aceitando, minhas ideias sendo péssimas e a certeza que vai ser impossível alguém se interessar por qualquer coisa que eu seja ou faça.
Eu queria que ela abordasse Border em família. Pois você não nasce com um romance, mas você nasce e Tem t conviver com a família. Eu tenho uma irmã que assim que nunca conviveu com a família. E ao mesmo tempo ela vive falando da família e dizendo que ama (de forma bem exagerada e infantilizada), mas basta 5 minutos prós problemas começarem. Também nunca soube conversar. Não fala nada da sua vida. E se diz disponível se eu precisar. Como vou ligar numa emergência pra uma pessoa que não sabe nada da minha vida e nunca conseguiu conversar comigo? Tenho raiva de gente que ama só em uma frase e zero nas atitudes. E ainda é do temperamento Sanguíneo, que realmente vive para os amigos e namoros e zero pra família. E ainda tem meu pai que é Sanguíneo tbem e ainda por cima Narcisista. Aí também não é bom pai, não foi bom marido mas faz fama por aí como sendo o homem mais família que existe. (Imagina o que ele não deve inventar, falando mal da gente, pras pessoas que passam o Natal com ele há décadas e as filhas nunca estão nesse Natal nem aniversários? Se ele é todo família, então óbvio que "o lado errado" somos nós.). Desculpa o desabafo.
Boa noite! Eu sou boder. Meu marido cansou de mim. Está indo embora... Eu estou sem rumo, sem chão . E não há nada que eu saiba fazer para reverter isso. É muita dor. E ninguém entendi isso.
Acompanho todos os seus vídeos..sou tdh fui diagnosticado a quatro meses.te acompanhei pra me entender melhor e agora não consigo parar.otimo conteúdo o de vcs.tenho um amigo borderline e imagino como deve ser horrível ser assim
Exatamente assim. Border é da personalidade.Depois de muitos medicamentos, ainda tomo vários. Mas ainda existe a consciência. Acabei com relacionamentos um tempo. Agora, faço meditações, exercícios de respiração, estou bem melhor. Mas, as vezes, têm algo que volta. Sou consciente.
Eu fui diagnóstico com borderline, e não gosto dos remédios, estou tomando latuda 40 mg e depakote 1mil. Eu não aguento a irritação, a mudança de humor, pensamento. Me corto direto. Preciso entender essa doença, espero que tenha cura
N podemos esquecer da importância da Psicoterapia conjuntamente c o tratamento psiquiátrico!! Atendo online. Crp 07/25562 Aline Ribeiro Martins/Santa Maria /Rs
queria q falasse mais sobre a infância e relacionamentos famíliares não só sobre relação amorosa até pq nem todos nós estamos em relações amorosas mas o border nos afeta mesmo assim e eu queria entender como
Esse vídeo está sendo altamente esclarecedor pra mim, estive em uma relação com um boderline por 23 anos e não entendia esse vazio extremo dele que nada supria, sofri demais.
Minha filha foi diagnosticada com TDA. Quando adolescente.Agora ,escutando vc estou vendo todas as características da minha filha hoje. Ela tem todas essas características.Acredito que ela tem uma personalidade bordelaine.
É um misto de dor e esperança que eu sinto ao ver esse video, mesmo não sendo diagnosticada tive aqui o impulso inicial para procurar assim, pq eu me indentiquei nos sintomas.
Você é um anjo, saber eses detalhes ajuda muito, faz um vídeo sobre como lhe dar com parceiros que tem borderline e estão em crises. As vezes queremos saber como ajudar e temos medo de atrapalhar ou piorar, nos ajude nessa 🙏❤️
Dra Ana Beatriz estou apaixonada pelo seu trabalho! Sou pedagoga pós-graduada psicopedagogia. A psicologia e psiquiatria sempre foram pauta do meu interesse. A sua abordagem me dá o desejo de marcarmos um longo café da tarde mineiro para conversarmos. Ganhou um fã! Abraço!
O IMPORTANTE É DIZER QUE COM TRATAMENTO E AUTOCONHECIMENTO, MEDICAÇÃO CORRETA CONSEGUIMOS VIVER MELHOR, E FÉ!!! EU APRENDI ORAR PARA NÃO PERDER A VIDA PARA O BORDERLINE.❤
DRa. Ana, boa noite! Uma sugestão: podia fazer um video sobre comorbidades.., as mais comuns de acontecer e as mais diferentes que você ja estudou/atendeu..etc. Abrç!
Dra Ana Beatriz Barbosa… Eu sou Bipolar e Boderlaine… Faço tratamento a 24 anos e sofro muito com as mudanças de humor. Eu estive durante 34 anos em um relacionamento abusivo e manipulador e ñ observava isso apesar de todos falarem . Tem 2 anos que saí desse relacionamento e até hoje ainda penso assim ,mesmo fazendo terapia . Eu sinto tudo isso que vc falou
Eu também... passei muitos anos se do tratada e pensando ser bipolar. Mas meu marido chegou en casa e me disse: amor, eu tenho quase certeza que você não é bipolar, você é borderline.
Como lidar com quem tem esse transtorno? Sou casada a 2 anos e meio, sempre sugeri ao meu marido procurarmos um profissional, porque sempre suspeitei que ele tem algum transtorno, e agora vendo essa série, tudo se encaixa! Vivo um montanha russa frenética. Como lidar, como convencer a procurar ajuda?
Essa mulher presta um serviço de tamanha importância para a humanidade, que é impossível colocar em palavras. Dra. Ana, você tem grande valor! Muito obrigado.
Ela sim esta fazendo uma grande diferença no munto gratidão sempre 🙏
passei anos indo a psiquiatra e psicologa, ai em um video de 15 minutos ela me descreveu, exatamente o que eu sou, salvei o video e vou levar pra eles pra dizer assim "ó, é isso que eu tenho e nao sei explicar" Como é bom ter alguem de nos traduz.
Concordo plenamente
É isso aí! Saúde mental e emocional deveria ser matéria obrigatória nas escolas!
@@Michellerover estou aprendendo muito aqui no UA-cam em psiquiatria e psicologia, não precisa pagar para fazer terapia!
Sou Borderline implosivo e prefiro não fazer amizades por não conseguir mais lidar com as decepções , é um inferno viver desse jeito !
Tbm sou e perdi meu esposo a nove anos e nunca mais tive outro homem me acho incapaz de arrumar alguém eu sempre digo sou realista quem vai querer uma mulher gorda e feia como eu daí não deixo ninguém dizer ao contrário e nem chegar muito perto complicada
Estou começando a pensar como vc! Não quero mais gostar de ninguém.
O mesmo aqui
Kako Lima Oficial acredite que a superação é possível. A terapia funciona e esta senhora só fala dos aspectos negativos. Força. ❤️
@@Nina89038 Não necessariamente , entendo que com seu ex foi assim, mas, em outros casos, não é bem assim que as coisas funcionam... Ter um transtorno de personalidade é uma coisa, falta de carácter como seu ex , é totalmente diferente ❤️
Realmente, por isso eu odeiooo quando gosto de alguém, pq eu percebo que meu desempenho piora, pq eu começo a viver em função do outro, mesmo não querendo. A todo momento a pessoa fica na minha cabeça. Se acontece uma briga, pronto, meu mundo para. É horríveeel
Nossa eu tbm sou assim eu faco terapia e ainda nao tenho o diagnostico tenho suspeitas.
Tem algum grupo de border?
Vixe eu sou assim
@@elainecris6572 eu fui diagnosticada ano passado, foi muito doido, porque sempre pensei que se eu esforçasse bastante eu conseguiria superar a pessoa, mas era muito difícil e me culpava por isso. O diagnóstico me ajudou a tirar a culpa de mim e começar a trabalhar nestas questões. É bem complicado, mas a terapia ajuda demaaais e os remédios tbm
@@elainecris6572 eu não participo, nas minha amg que tbm é border disse que tem no Facebook
Meu ex-amorado é borderline, mesmo tendo o maior amor do mundo por ele, ele sempre encontrava um motivo para brigar. Tendo consciência do seu transtorno, eu sempre pesquisei muito sobre o assunto, para tentar ajudar e evitar gatilhos. Uma situação muito complicada, pois eu vivia pisando em ovos. Sou uma pessoa muito calma e amorosa, mas precisei tomar calmantes para aguentar os ataques de fúria e escândalos que ele causava. Eu sei que naquela hora ele não era o cara maravilhoso que conheci, mas eu sabia que ele ia se arrepender, e voltar em si. Enquanto isso ele buscava contato com outras mulheres pra se validar e talvez me castigar, peguei muitas msgs no celular dele, eu tentava terminar. Mas ele se arrependia e eu por amar demais não tinha coragem de deixá-lo. Eu digo que lamento demais por quem tem esse transtorno. São pessoas lindas, inteligentes e criativas, por isso a gente se apaixona mesmo. Mas a dor das crises devasta não somente os borderlines, mas todos à sua volta. Eu queria muito poder ajudá-lo, e penso que se ele deixasse a bebida seria um grande passo para o tratamento. Ao falar isso para ele, ele me deixou. Escolheu beber em vez de se cuidar. Agora penso que talvez seja melhor seguir a minha vida sem ele. 😢
Faça isso, mas saiba que ele provavelmente vai voltar... Você precisa ser forte e seguir em frente.
Chocada, passei exatamente pela mesma coisa. Eu sei como é difícil estar e, também sair de um relacionamento com esse tipo de pessoa. Ainda mais quando há essa montanha russa de emoções, sempre era 8 ou 80, nunca um equilíbrio..
Mas dps do último vacilo dele, preferi o deixar. Vi que isso seria melhor para mim, quanto para ele, e sinceramente após um tempo, estou conseguindo me reencontrar , depois de muito tempo colocando a vida dele como prioridade.
@@luanamartins8696 Sim vc precisa se apoiar em alguém pra conseguir seguir. Seja um(a) amigo(a) ou parente... a tentação em olhar pra trás é muito grande.
Meu Deus,eu sou Borderline 😢
Sou assim tirando a parte de procurar outro...
Tenho namorado,sou impulsiva,explosiva,sou muito amorosa e me apego rápido demais sou itensa,mas isso está me matando,parece q quanto mais demonstro amor ele pisa,não consigo me separar eu o amo de mais,gente é muito triste.
Eu não sabia oq tinha e um amigo me disse a respeito desse transtorno comecei com terapia recente...mas não estou aguentando,parece q só sei magoar,só sei brigar,arrumo brigas e brigas e não aguento mais,meu Deus... Só gostaria q tivesse como a gente acordar e pensar q foi tudo um pesadelo,não quero magoar mais ninguém, não quero ser magoada por ninguém...não consigo fazer nada direito,minha imaginação trabalha dia e noite psicológico abala demais,eu acabo fantasiando traições,penso q não me responde no zap porq está com mulheres 😢...
E brigo por tudo isso e ele calmo me explica q não,mas eu sei q ele vai se cansar e me deixar e não tô preparada pra isso 😢..
Por favor alguém me ajude
@@FernandaSilva-yu9ss Existe um caminho que se vc desejar, pode melhorar mil vezes sua vida, a terapia comportamental cognitiva. Tudo depende de o quanto vc deseja realmente evoluir, pois a mudança vem de dentro pra fora. Dá uma pesquisada no assunto, mas acima de tudo, adote o pensamento de gratidão, e neste mundo tudo é passageiro, nosso amor é emprestado às pessoas, ninguém é de ninguém, um dia tudo aqui acaba. Então precisamos viver bem com quem amamos !
Há 5 anos vivendo minha solitude. Muito melhor, estresse zero para relacionamentos. Não encho o saco de ninguém mas o principal, ninguém enche o meu saco. Passei a me cuidar muito melhor, e isso é fundamental.
Bacana. Importante se amar. Mas é também acho importante cuidar desse trauma de vida a dois. Não sou especialista é só um comentário.
@@emanuellalimeira7316é melhor não mexer no time q tá ganhando.
Se Deus quiser ficarei assim.
Quase três meses sem namorado e feliz.
Décadas sem contato com a família...
Sou diagnosticada border já tem uns anos, há 2 eu estou de "alta" medicamentosa mas não parei a terapia, me ajuda muito. Sofri demais até ter um diagnóstico, tratava como depressão, ansiedade, mas eu sabia q tinha algo "errado", no fundo eu sabia q não era isso. Qndo tive me diagnóstico, eu entendi o que era, e junto com os remédios e muita terapia e a vontade de ter uma vida "normal" me ajudaram a progredir e hj eu consigo ter uma visão muito melhor de quem eu sou, e do que sou capaz. Há 4 anos decidi terminar um relacionamento mega abusivo q eu tinha crises intensas demais, tentei suic...sofri, mas me reergui e resolvi me cuidar, me amar, me aceitar, ainda não estou procurando um amor, cada dia que passa, mais me sinto feliz comigo. Pra quem acha impossível viver com o transtorno, eu digo, que é difícil, mas não é impossível. Busque ajuda, se cuide, tome as medicações, e se dedique ao tratamento. Vc tem um transtorno, mas vc não é o seu transtorno, não permita que ele te vença, ou se vitimizar justificando que é assim msm pq vc é *doente*, saia disso, vc é capaz, não desista de vc!
me dá paz vê esses depoimentos, meu maior medo era não existir possibilidade de cura.
descobri que sou border a 4 meses, após a um término de relacionamento em que eu achei que não fosse suportar. após aguentar mentiras e traições eu entrei em crise e surtei num episódio terrível, após isso ele terminou. A sensação de culpa quase me matou. Hoje, estou bem melhor, tomo lítio 300mg 2x por dia e comecei uma medicação para diminuir o consumo de álcool (que potencializava as sensações ruins), além da terapia. Sinto que posso sim - em breve - ter uma vida quase normal.
Mas para isso temos que fortalecer demais nosso emocional e entrar em relacionamentos saudáveis. Nunca mais na minha vida quero esquecer quem sou e perder minha saúde mental por ninguém. amor não é isso!
Me identifiquei muito com você.
Muita força e autoconhecimento! Parabéns! Você é uma vitoriosa.
Obrigada
Verdade amiga, vivo sozinha, mas não tenho ânimo para nada , tomo remédios e perdi o prazer de viver
Dos sintomas que alcancei remissão, esse vídeo me lembrou que eu sempre perdoei gente que nunca pediu perdão. Era literalmente AMNÉSIA, o que eu tinha por agressores. Como isso é perigoso.
Qualquer rosto que se torne famíliar, a gente passa por cima de tudo pra não se separar.
Tem que curar a quebra do vínculo com os pais, no útero e infância.
Eu sou bordelani sofro muito
Que resposta importante!
Te entendo. Mas eu acho q tmb foi um padrão q me adaptei na infância. Qnd brigavam cmg eu me sentia na obrigação de perdoar, esquecer para me aceitarem.
@@karenlima800 Oi, achei muito interessante tudo que escreveu.
Vc fez ou faz algum tratamento que te ajudaram efetivamente?
@@Alvarosantos638 não, eu tive bebê recentemente, então fiz algumas dívidas q tô esperando acabar pra poder ir atrás de algum profissional q possa me ajudar melhor. Tmb tive num relacionamento com um narcisista e isso me fez ver várias faltas de mim q quero melhorar outras me livrar
Gente, eu quero é chorar! Exatamente assim! Todo mundo sempre reclama de mim, sempre dizem que "não consigo ter paz" e a sensação que sou muito mais feliz quando tô solteira é crueeeel. Atualmente estou noiva e realmente eu me sinto desesperada.
Procure fazer terapia cognitiva
SE FOSSE VC BUSCAVA UM AUXILIO ESPIRITUAL, NADA DE IGREJA DE CRENTES, CREIO QUE VC ENTENDEU. OU TENTE FAZER UMA REGRESSAO DE VIDAS PASSADAS,VEJO VC EM UM SOFRIMENTO ESPIRITUAL IMENSO, PROCURE UM CENTRO DE UMBANDA OU CANDOBLE OU KARDECISTA O MAIS RAPIDO QUE PUDER. TEM UMA FALANGE ENVOLTA DE VC TE DESESTABILIZANDO OU SEJA TE DESTRUINDO ALIADO AOS SEUS PENSAMENTOS NEGATIVOS.......
Com o tempo descobri que o vazio de ficar sozinho é menos pior do que o esvaziamento que ocorre quando me dou completamente ao outro.
@@anomiageral555 SEMPRE TENHO EM MENTE, O QUANTO DAMOS TEM QUE SER PROPORCIOAL AO QUE RECEBEMOS, SENAO FOR ASSIM ACENDE UM ALERTA DENTRO DE MIM, OPS.
Eu sou exatamente assim...meu noivo está pra romper comigo pq não aguenta mais
Sou borderline e isso é notório, até as pessoas a minha volta já perceberam que eu tenho algo diferente, uma montanha russa de emoções. Mas as pessoas não entendem bem e não sabem nem o que é borderline. E realmente minha vida só vai bem quando estou sozinha, quando estou apaixonada é um inferno..
Olá eu creio que Jesus pode curar qualquer doença, inclusive essa síndrome, faça o tratamento certinho mais ora e confia em Jesus primeiro... Porque ele é o centro de tudo em nossas vidas.
Eu também tenho e também já perceberam que eu tenho Borderline
@@analuciaovandooruez4217 obrigada 🙏🏻
O pior é conhecer alguém e despejar nela todos esses sentimentos ao ponto de se autosabotar por sofrer antecipadamente por coisas q só acontecem na nossa mente, e aí quando colhemos as consequências dessa sabotagem sofremos igual CACHORRO SEM DONO
😢😢😢😢
Estou me relacionando com uma Boder faz uns 6 meses, como está difícil 😣, e eu tenho tanta paciência com ela, muita mesmo. Nunca briguei com ela, sempre chamo ela de “minha princesinha”. Eu amo ela exatamente com ela é! Ela já terminou comigo 2x. Eu procuro soluções pra ser o cara mais incrível na vida dela, para ser alguém especial da vida dela. Mas parece q tudo é irrelevante.
@@wesleiromualdo1649Namorei um border por 4 anos. Entendo o que está passando. A gente ama demais, por isso insiste no relacionamento. Mas é sua saúde que acaba junto.
Você vai adoecer...@@wesleiromualdo1649
@@wesleiromualdo1649 não tem como curar o transtorno com amor, vc pode ser a pessoa mais perfeita do mundo
Gente, é difícil viu?! Eu sou border e posso dizer: ser borderline e conviver em sociedade de forma harmônica é se diminuir o tempo inteiro. Não falo isso no sentido de se rebaixar e sim de se comprimir, de pegar suas emoções/sentimentos que são do tamanho de um navio de carga e fazer caber numa caixa dos correios. De vez em quando vai explodir? Com certeza, não tem nem como. Nessa a gente perde algumas pessoas e todos os sentimentos pioram. Aí tem começar tudo de novo, todo o processo de compressão do início. Ninguém chama assim, isso não é técnica nenhuma, é só como eu me sinto. Mas é isso aí, fazer o que?
Exatamente
Gostaria de saber o que fazer, como ajudar, se tem cura, ou pelo menos alívio , por que é um sofrimento muito grande ver uma pessoa sentir tudo isso, sem poder fazer nada ., Gostaria de saber.
Tenho uma amiga recente que tem borderline assim num grau elevado, e muito sinceramente às vezes fico na dúvida se as coisas que faz é "má indole" ou é o border a vir à superfície. Por vezes dá a sensação de inveja. O que faz com que tenha alguma dificuldade em confiar na pessoa e questionar sempre a intenção das suas atitudes. Eu tenho TDAH, e para me aperceber deste tipo de coisas é preciso um bocado de "exagero". Você sendo alguém com border, esse comportamento é algo que também tem ?
Me resumiu
O que vc pode fazer flor? Tentar achar um tratamento pra que vc viva melhor e tenha mais qualidade de vida com quem vc ama.
Dra. Sou border e digo que no meu caso , não é só o medo de abandono em relacionamentos afetivos , também no campo profissional, o medo da rejeiçao no emprego me persegue.
Eu também, eu pedi demissão de vários empregos, quando tinha a sensação de que iria ser demitida , uma loucura
nossa sim! e quando você empreende? caramba, para mim é uma ansiedade 24h
@@Luanna5211 Eu sou assim. Perdi meu emprego, pois tive essa loucura. Meu pai é complicado.
Sim, é no geral
@@Luanna5211 eu tbm sempre fazia isso.
A melhor coisa do diagnóstico e tratamento: a gente aprende a mudar as atitudes. Aprende a nao querer ninguem por carência. Mas o 8 ou 80 ainda "me domina"
Sem palavras. Ouvi e me descreveu. Estou anos sozinha e creio que é mesmo o melhor. Bordeliner faz muita coisa perigosa, impulsiva, sem noção mesmo. Relacionamentos sugam nosso cérebro e limitam nossa capacidade de administrar a própria vida, com o ônus de tornar a vida do outro também um inferno. Só gostaria de ver visto com tanta clareza tudo isso 20 anos atrás!
Bia faz um vídeo sobre Borderline mas um vídeo para as pessoas que tem laços afetivos com pessoas com esse transtorno, dicas de como lidar com essa pessoa e o que fazer em cada situação. Como conviver melhor e como ajudar um border. Amo seus vídeos
Sim!!!!
Estou aqui justamente por isso
Vc já descobriu algum lugar que nos ajude?
Nunca achei nada em relação a isso em língua portuguesa. Existem grupos de apoio para filhas adultas de mães narcisistas mas pra filhas de mães borderline não tem.
Simmm, identifiquei do meu namorado é minha mãe. Como chegar neles e dizer isso? Ou como lidar
Fui diagnosticado como borderline hoje e pra mim não foi uma surpresa... Já imaginava que seria, devido a tantas semelhanças e padrões de um border na minha vida. Posso dizer que é algo horrível... Relacionamentos amorosos se tornam uma montanha russa de sentimentos que no final culminam na sensação de vazio, abandono e rejeição... Estou tratando com terapia mas não é algo fácil... Me incomoda demais e acredito que quem é border sempre será muito inflexível e autocrítico com tudo!
Doutora Ana, sou seu fã! Obrigado por cada vídeo e cada explicação sobre diferentes temas, inclusive esse sobre borderline. Espero um dia poder cumprimentar lá e dar um abraço!
Acho muito que meu marido é border e olha, não aguento mais viver em uma montanha russa emocional… ele não quer buscar terapia e complica mais… por vezes acho que estou em uma relação abusiva, por conta das críticas excessivas e do excesso de raiva, mas às vezes acho que não é proposital (penso no border), porque ele tem pensamentos suicidas, a sensação de vazio e várias vezes quando diz que quer terminar o casamento diz que sabe que o problema é ele… difícil demais, não quero desistir dele e nem da nossa união, mas quando a luta é só de um lado fica difícil… ele diz que se esforça muito pra fazer as coisas ficarem bem, mas não sei… você que está doutro lado, tem algum conselho?
@@carolpimentell Oi Carol, espero que esteja tudo bem por aí. Bom... Acredito que vc ama muito ele pra estar casada e estar passando e já ter passado por muitas coisas. Infelizmente existem níveis diferentes de borderline, talvez seu marido seja o maior, e também seja o explosivo (aquele que desconta, grita, fica com raiva), no meu caso eu sou o implosivo (me retiro da situação, fico com sentimentos de culpa e etc...).
Como conselho, acredito que vc possa explicar pra ele o quão importante a terapia é... É na terapia que de verdade o borderline vai melhorar. E se ele acredita que o problema está nele, isso já é um importante passo.
Acompanhamento de psiquiatra também vai ajudar no controle emocional com medicamento, mas o que posso dizer é que somente a terapia terá o maior efeito de melhora.
O seu carinho e atenção com ele também vão fazer toda diferença... Um borderline sempre precisa de algum tipo de validação, pq a sensação de vazio e de que vai ser abandonado a qualquer momento é constante.
Sei que não é fácil, somos complicados, mas não fazemos por querer... É algo mais forte que nós.
Fiquem bem 🙏🏼
@@CarlosHenrique-xr7zh eu preciso falar com você urgente @tiagopatagonico
@@TiagoFerreira-tc1eu vou te chamar lá
Eu fui semana passada, tratava depressão a anos...
Confesso que fiquei chocada e estou me sentindo perdida.
Mas realmente o diagnóstico está além de certo, fui assim a vida inteira.
Que triste ser borde, eu sou super feliz sozinha, mas quando aparece alguém o medo e o complexo de rejeição é tanto q o meu cabelo começa a cair, despencar, não csg focar em mais nada na vida, somente no turbilhão de pensamentos negativos, q horror sentir isso, é como se eu entrasse em um túnel escuro, sufocante.
Bouderlines merecem muita atenção e respeito pois sofremos demais😢
Somos pessoas maravilhosas e precisamos de muita paciência, amor, carinho, cuidado especial e claro tratamento!
Estou me relacionando com uma Boder faz uns 6 meses, como está difícil 😣, e eu tenho tanta paciência com ela, muita mesmo. Nunca briguei com ela, sempre chamo ela de “minha princesinha”. Eu amo ela exatamente com ela é! Ela já terminou comigo 2x. Eu procuro soluções pra ser o cara mais incrível na vida dela, para ser alguém especial da vida dela. Mas parece q tudo é irrelevante.
Vocês sofrem e fazem sofrer a família, trazem o inferno no seio íntimo familiar. 😪
@@wesleiromualdo1649 falo para vc com conhecimento de causa: CAI FORA QUE É A MAIOR FRIA.
@@wesleiromualdo1649cai fora, se ela n se trata ou toma remédio, mete marcha, jaja ela começa a te bater e quebrar suas coisas
@@cca9837 vou aceitar sua dica
Sou mãe de uma bolderlaine!
Minha filha era linda inteligente fazia de tudo um pouco era mãe amava seus filhos do jeito dela
Mas vivia todos os sintomas e alguns mais!
Na terceira tentativa de suicídio ela conseguiu!
Morava com dois filhos mas deichou com o pai!
Tô sem acreditar minha filhinha de 35 nos deixou !
E como a Solidão que ela sentia hj nós sentimos !
Se cuidem tomem suas medicação façam terapia
Meus sentimentos, ela fazia tratamento?
@@michelesecomandi301 ela fazia tomava lítio e mais outros remédios!
Ela tomava de vez em quando no fim pois não queria dormir achava atrapalhava o trabalho de cuidadora!
Como morava sozinha eu perguntava se tinha tomado mas era mentira achei muitos remédios que ela não tomou !
Cada cedo que vejo suas fotos e no coração dos filhos menores de 7 e 5 anos todos fazendo terapia eles têm medo da morte e ao mesmo tempo acha que morrer vai encontrar a mãe!
O de 17 já faz terapia !
Não DEICHEM de tomar or remédios procurem o cps de sua cidade!
@@geclaudino1622 eu realmente sinto muito, e sou muito grata, que mesmo a senhora estar sofrendo tanto, vem aqui dar seu depoimento para nós ajudar.
Gratidão, que Deus abençoe grandemente.
Meu sentimentos ❤
A minha filha gêmeas também tentou suicídio por 3 vezes e hoje está fazendo 1 mês que ela se suicidou, depois de 1 ano do término do relacionamento 😢 com apenas 23 anos 😢tinha terminado a faculdade de 5 anos em janeiro,,,farmacêutica, ,,😢
Minha vida e tudo gira ao redor do meu namorado, quando não falo com ele não tenho ânimo pra nada e fico atacada da ansiedade e já penso que ele vai me largar
Pratica o Pranayama Nadishodana, faz exercício fisico, abraço
Sou igualzinha é horrível ser assim tô cansada de sofrer mais não sei viver sozinha.
Jesus Amado! Que dependência é essa? Como é que essa moçada vive assim, sem autonomia como se fosse simbiose com um homem.
Girlane... primeiro de tudo vc deve se amar para depois a amar alguém . Pesquise alguns vídeos de amor próprio. Se ame...se cuide...lava os cabelos. Faça as unhas e até academia ... Segundo: talvez possa ser dependência emocional o que vc sente pelo seu namorado. Aprenda que antes dele vem vc...jamais de esqueça disso. Pois para estarmos bem com o amor/ família. Temos que estar bem conosco. Fique com Deus e ..pesquise os vídeos. Espero ter ajudado. 😊
Eu sou assim tbm. Não suporto fica longe do meu esposo ..
Como border sugiro um vídeo que dê dicas a outras pessoas como tornar a relação conosco mais leve. Alguns vídeos enfatizam nossas fragilidades.
Acho que sou border, e me sinto maia aliviada, pq as vezes achava que eu era louca kkk
Obrigada Dr Ana, gratidão
Borderline é doido tbm, kkkkk pra caramba.
Brincadeira sou borderline tbm, o lance é aceitar a desregulação e ta td bem. Procure um profissional pra um diagnóstico, de preferência um psicólogo especializado em terapia cognitivo comportamental.
Tem um livro maravilhoso que nos ajuda entender com muita dor o mundo de um border: Uma História Borderline-em busca da sobrevivência. É uma historia de vida que nos motiva e engrandece.
Brilho Eterno de uma mente sem lembranças é o melhor filme do mundo ❤️
Eu sempre falo que sou mais feliz sozinha, não consigo lidar com relacionamento amoroso, acabo cobrando demais, pegando no pé.
Mas, vc já sabe que tem esse problema. Agora é focar no autocontrole. Com tratamento e o autoconhecimento.
Me identifico muito com você.
Vivo uma relação assim com uma pessoa que amo muito, mas não sei mais o que fazer.
Sou border, porém, ao invés de dar ênfase a relacionamentos meu mundo gira em torno das amizades, e ao invés de eu viver em cima das pessoas se eu vejo que tenho a possibilidade de ser rejeitada (mesmo que inexistente para os outros) eu fujo, sumo, evito, mas sofro dms. kk
Meu mundo tb gira em torno das amizades
Eu tbm,muitas vezes eu nem tento me aproximar pq vou ser "trocado" msm.
sou assim também, eu fico muito apegada a amizades mas já penso que vão acabar eventualmente então me afasto por um tempo pra tentar evitar a dor do abandono, não sou diagnosticada mas me encaixo em várias características
Identifiquei-me. Faria essa observação, nem sempre a pessoa border vive correndo atrás dos outros. Muitas vezes, por medo da perda e ou de ser rejeitado, passa a fugir, a se afastar, a rejeitar as pessoas. Sou casada e sempre proponho o divórcio, e me afasto.
também faço isso... depois de várias decepções. Hoje não deixo ng se aproximar totalmente, me fecho. Fica tudo muito superficial. Somente c meu namorado, porém não o deixo perceber tudo que sinto ou penso p não sufoca lo e afasta lo. Sempre tento analisar o máximo das situações p ver se não tô sendo injusta. Mas é difícil sem medicamento é complicado de mais a mente nunca para. No namoro e mais fácil de agir assim por ser casas separadas.Acredito que no casamento somente c medicação mesmo.
Eu sou reservada, as pessoas dizem que não sei brincar,levo tudo ao pé da letra e que tem que pisar em ovos. Ciumenta e controladora, ciúmes até de amigas. Relacionamento abusivo onde controlava aí depois descobria as traições e perdoava...pq achava que era minha culpa. E me culpo de tudo. Mudo de humor várias vezes no dia. Se acontecer algo como eu não planejei acabou o dia.
Parece até que foi eu que escrevi, é assim comigo
Eu todinha. Eu ciclo mil vezes ao dia. Mesmo com a medicação. Se eu recebo uma ligação ou mensagem de algo inesperado pronto. Tudo se acaba.
Sou assim, tenho mil personalidades em um único dia. Tenho medo do abandono, porém rejeito todo mundo. Sofri abuso sexual na infância e isso me levou a muitos traumas, e várias tentativas de suicídio. Agora fui diagnosticada com Bordeline, agora consigo entender muitos comportamentos que eu sempre tive. Não sou uma pessoa fácil de lidar, sou muito amável, carismática, faço muitas amizades, porém, se eu sismar com algo já era😅
Tenho 33 anos e essa é a primeira vez que sinto um certo "alívio" ao ouvir exatamente o que me define. Já tentei marcar psicólogos e psiquiatra pelo sus e não consegui. Passei por varios clinicos que me avaliaram com depressão. Dois me receitaram fluoexetina que me deixava dez vezes pior, ficava totalmente apática, vazio quase por completo e sem conseguir levantar para fazer nada. Parei de tomar porque não suportava a sensação de vazio após tomar esse remédio. Sempre achei realmente que eu tinha depressão pois não sabia explicar exatamente o que eu sentia, um vazio, uma lacuna que não se preenche com absolutamente nada, nem com filhos, emprego, marido, cursos.... não se preenche. Pela primeira vez tudo que foi dito neste vídeo fez sentido, me definiu 100% e devo procurar uma maneira de cuidar disso pois cheguei a um ponto em que este turbilhão de emoções está atrapalhando minha vida profissional e meu relacionamento com as pessoas, não somente marido, mas amigos e colegas e familia.
Eu estou quase nos 29 e me sinto mesma coisa que vc falou😢😢😢eu estou tão eufórica,me sinto triste,me sinto numa doidera AFFs ,e ela falando e eu concordando
Eu tenho medo da rejeição e do abandono porque minha mãe biológica ao permitir que outra família me adotasse, na época , ainda bebê, eu senti como abandono e rejeição. Só aos 18 anos descobri através de uma coach que eu tinha esse trauma e por isso eu agia de forma com que, eu desse motivos para pessoas repetirem o mesmo “comportamento” de minha mãe. Por mais que eu nunca quisesse ser deixada, era como se eu não aceitasse as pessoas na minha vida, não me achava digna da bondade e do amor delas, então de certa forma eu que abandonava dando motivos a elas pra elas não ficarem.
Minha história
Nossa eu passei pela mesma coisa
Interessante, eu me sinto melhor sozinha. O relacionamento parece me sufocar. E amo artes, sempre amei teatro, música , artesanato e amo leitura.
A questão pq nós border somos melhores sozinhos , quando estou com alguém parece q tb estou sufocada, como se eu não tivesse paz nunca
Eu também
Interessante mesmo, um caso pouco comum...
Me identifico muito com você.
Fiz tantas merdas pra não perder o outro que fiquei sem nada e sem o outro. Qdo meu namorado deu pinta de me largar , dei a casa pra mãe dele, outra vez, pra um outro namorado não me abandonar, dei um carro parcelado até o Planeta Marte, no outro namoro ele frio e calculista viu minha fraqueza de carência e me tirou tudo. Eu acho que ficamos um pouco retardo também. Fiquei sem nada e sem o outro. É fodastico. Comecei do zero, já tenho minha casa , mas não quero sair da casa pra ver ninguém, porque eu me apaixono rápido. Fico aqui com meu salário, minha casa e sem o outro com um vazio enorme.
ua-cam.com/video/Ar9mqPB0OIE/v-deo.html
Uma outra abordagem do fenômeno Borderline por Christian Dunker > ua-cam.com/video/lB-ir9ESUZI/v-deo.html
Uma bibliografia recomendada: Elementos para a clínica contemporânea - Luís Cláudio Figueiredo
E que legal que você está cuidando de si mesma.
E que bom esse seu relato, ajuda demais a nós que chegamos no Canal pra descobrir um pouco de cada vez
Parabéns por você se cuidar e seguir em frente.
Cara Elaine Munhoz! Mantenha-se firme. Preserve seu patrimônio, faça uma psicoterapia para reforçar sua autoestima.
Jesus te ama e quer mudar sua vida. Esse vazio que vc sente é espiritual . Sua vida vai mudar . Procure uma igreja qie te faça sentir bem . Beijos 💋
Essa doença não é só mental;,é espiritual tbm,eu creio que Deus pode curar,,que Deus tenha misericórdia de todas as pessoas que sentem isso,pelo que a doutora Beatriz fala,é uma aflição na alma
Borderline não é uma doença, é um transtorno.
"desempenho maravilhoso quando tá solteiro, começou a namorar, vida um inferno" comecei a chorar na hora.
Mas, vc já sabe que tem esse problema. Agora é focar no autocontrole. Com tratamento e o autoconhecimento.
Esse transtorno só me trás a vontade de não viver. Por toda essa emoção e falta de controle nos relacionamentos
Mas, vc já sabe que tem esse problema. Agora é focar no autocontrole. Com tratamento e o autoconhecimento.
Igualmente, pra piorar ainda sou fobicosocial
Eu entendo..temos o mesmo problema,mas ainda tenho um pingo de vontade de viver.
Sim! Eu não tive um diagnóstico ainda... Buscarei a partir de hoje. Mas, me sinto como no vídeo. É horrível!
Eu te amo, dra. Ana! Eu sou border e sou muito grata a você por contribuir para cessar o preconceito contra esse distúrbio.
É bem dificil. Não consigo fazer as coisas direito se eu não amar aquilo que faço. Ao mesmo tempo me atrapalha, porque muitas situações exigem mais frieza.
Mas, vc já sabe que tem esse problema. Agora é focar no autocontrole. Com tratamento e o autoconhecimento.
O brilho eterno de uma mente sem lembranças
Sou exatamente com essas caracteristicas. Tenho 54 anos. Devia ter procurado tratamento desde os 20 anos. Mas eu nao sabia, infelizmente. Destrui minha vida por causa disso. Só agora entendo meus problemas psicológicos.
Acontece contigo tbm 😢
@@fernandomelo4196 tbm destrui a minha mãe sinto sozinha e triste
Sou border grave 😢 18 tentativas de suicídio com longas internações. Me descreveu perfeitamente 😢 sofro muito há anos. Perdi as esperanças. Não tem jeito de 😢
Meu Deus 😢
A gente tem que parar de ser assim. Quase um vício essa maneira de viver.
O Borderline, se não tratado, se perde dele mesmo. Nos perdermos de nós mesmos porque nós cansamos, assim como as pessoas que tentam viver conosco 😭😭😭
Sim :/
Tô exausta, 10 anos, me sinto doente 😢😢
Queria que voce falasse de como seria o border tratado. De como ele seria se ele fosse mais consciente em relação as emocoes. Pq eu so vejo gente falando do border mal e nao do border bem. De como seria a vida dele com devido tratamento, se ele viveria melhor, se ele conseguiria se sentir feliz sozinho, se ele tivesse senso de identidade, coisas desse tipo
Sou border e pratico o auto conhecimento (que pra mim salva vidas), e confesso que estou sempre pensando a frente e me preparando pra perder alguém. Eu sempre me coloco em pensamentos de perda seja de um familiar ou de relacionamento amoroso, pra quando eu realmente perder essa pessoa, eu já está acostumada com a ideia de que eu não tenho o controle sobre isso, e que só resta me adequar ao novo. Assim eu não me desespero e fico querendo tirar a minha vida, pq ela desaba na minha frente e o chão literalmente se abre. Eu já fui ao fundo do poço várias vezes, e lá não tinha ninguém cmg. Só me restava a mim msm. Então, comecei o auto conhecimento. Hj eu não vou mais atrás quando me abandonam, e nem sofro mais calada por nada, nem ninguém. Deixei de ser "a esquecida" e passei "a esquecer". Tudo isso pq comecei a entender como minha mente funciona e como meu corpo reage. E é tudo muito incrível quando vc se dá conta de que pode controlar quase tudo sim (ainda tento controlar os tremores e espasmos num momento de tensão, mas essa parte vou deixar pros medicamentos, não vou fazer todo o trabalho sozinha rsrs preguiça). Como sua mente pode não controlar o seu corpo de uma maneira negativa. Tudo isso a gente consegue. O border é muito impactante na minha vida, mas ninguém tá nem aí pra isso (fora os profissionais, com exceções), então eu que lute pra viver bem com minhas disfunções. Hj é, se vier pra somar, pode vir. Se não é relevante, lasque-se!
Acho que ainda não é amor próprio, mas eu tô traçando o meu próprio destino agora, sem universitários. Bjo dra. Grande mente❤
sou border tb e o auto conhecimento e amor próprio é o que me salva hj em dia, me identifiquei mt com o seu texto, agora nunca sou a esquecida e sim a que esquesce e nunca meto a felicidade de ninguem à frente da minha, nunca mais meti. Aprendi tambem que a maneira que nos vemos e quando nos começamos a amar e ter amor propria, impacta mt inclusive começamos a atrair melhores pessoas na nossa vida, e meter sempre limites nc deixar que nos pisem! Ainda tenho mt dificuldade em lidar com vazios que vêm do nada, e ansiedades, procrastinar raivas, etc, mas meditar, terapia e ir em busca de auto conhecimento é o que me tem ajudado muito na minha vida, mudei muito, ha 2 anos atrás eu so queria nao existir e nao gostava de mim, vivia em torno de validaçao hoje em dia eu me amo muito, nao quero saber de homem nenhum, e quero todos os dias aprender e conquistar algo novo, tudo fica bem, nós conseguimos!!!
mas confesso que se entrasse numa relaçao agr (apenas saudavel) sei que existem mts aspectos q tenho de melhorar em mim visto que sempre tive habituada a caos, e qnd algo bom aparece sinto necessidade de auto sabotar tudo mas agora estou a tentar procurar melhorar isso, por mim principalmente mas tb por a pessoa q eu irá estar cmg no futuro
Como se busca o auto conhecimento?
Vc me descreveu, meu adicional é que sou filha de mãe narcisista, mas com autoconhecimento e claro ajuda também de bons profissionais estou delineando a minha vida.
Gratidão por compartilhar sua experiência.
Sou border e faço das suas palavras as minhas. Desde que comecei a buscar o autoconhecimento melhorei muito. Sou muito mais calma, não tenho mais ataques de raiva.. mas confesso que o medo do abandono ainda me segue. Sou casada há 7 anos e vivo criando mil pensamentos na cabeça de que um dia meu marido vai me deixar, fico criando histórias na minha mente do que vou fazer se isso acontecer, de que preciso ser forte, que não vou tentar me machucar como já fiz em outros relacionamentos, ate pq hoje tenho uma filha e preciso pensar nela.. aiai, não é nada fácil. Mas mesmo assim fico feliz com minha evolução quando olho pra trás e vejo o quanto mudei. Espero que possa melhorar ainda mais, estou buscando por isso!
Calma pq isso me deixou ansioso.
Deus nos abençoe. Não somos somente problemas.🙏
Ana, estou em investigação sobre ser boderline, me reconheço em alguns traços. Perdi minha mãe em fevereiro e meu marido em junho. Não tá fácil, gostaria de sugerir um vídeo falando sobre o luto.
Fernanda, receba o meu abraço.
ua-cam.com/video/Ar9mqPB0OIE/v-deo.html
Força!
Meus sentimentos. Abraço fraterno.
Meus sentimentos .. um forte abraço!
Poderia por favor falar sobre o adolescente borderline... Como é o borderline nessa fase e como os pais podem lidar com isso de uma maneira positiva para o adolescente e a família.
Dra. Ana Beatriz, por favor fale das pessoas com o traço de personalidade PAS (Pessoas Altamente Sensíveis).
Não existe PAS
@@barbarabrasilvallim1548 de onde se embasa nessa informação?
@@barbarabrasilvallim1548 Existe sim
Sou muito explosiva, quando tô em crise quebro tudo mas depois que volto ao normal fico com vergonha e me sinto culpada. A culpa está sempre comigo.
Estou mais consciente, ninguém me entende mesmo!
Quando começo a ter raiva , levo 3 dias para perceber que vou explodir.
Me acalmou, faço meditação está me ajudando muito.
Tomo todas as medicações certinha.
Rezo muito, criei este hábito tb. Peço ajuda a espiritualidade que me ajude ficar calma e sempre quando vou ter a crise eu fico com muito sono que durmo a tarde toda e levando outra pessoa.
Faço tratamento no centro espírita que tenha apometria faço atendimento toda semana. E estou melhorando muito muito muito.
Hoje sou grata a Deus pelas oportunidades que ele está me dando de me tratar.
Mas sinto sempre a mesma coisa. Porém quando vejo tento me controlar o máximo que posso. Até tomo medicação.
Quero ficar em paz. Pensamentos vem tb e tem hora que penso em me matar. Mas aí olho para meu filho de 10 anos e penso o que vai ser dele, e passa e quando vem.novamente desviou meu pensamento para algo bom.
Digo, não é nada fácil, o sofrimento é grande demais. Mas eu tento e tento e não desisto até co seguir sair daquele pesadelo.
Tem vezes que durmo una 3 dias direto.
A última crise me tranquei no quarto e fiquei 7 dias de cama, nem abrir o quarto eu deixava. Foi a fase muito difícil. Dormi muito e me culpem muito, tive vergonha e não queria que ninguém me visse. Minha psiquiatra não deixou eu dirigir tb por 8 dias .
Ninguém define de forma tão clara a nós borders, como a Ana Beatriz.
Me vejo totalmente em todas as explanações dela.
Ela é ótima 😊
Uma das explanações mais claras e brilhante do universo borderline. Sou mãe de uma 😢
Ana, estou viúva a 13 anos.
Sofri muito no meu casamento, pois pelo que vc ensinou, meu marido era borderline, em tudo que vc falou.
Ele nunca se tratou, e preferiu judiar de toda a família.
Obrigada, sabia que algum dia eu iria entender o que ele tinha.
Nossa amiga q pena...vc tbm deve ter sofrido muito nesse relacionamento
Eu também só fui entender a minha mãe depois que ela já não estava aqui. Antes nt tinha informações disponíveis. E tudo era "pra psicólogo", sendo que transtornos de personalidade nat se aprende na faculdade de psicologia (no Brasil pelo menos), quem sabem são os psiquiatras.minja mãe tinha feito mil anos de análise e só conseguiu se amar e se aceitar. Mas isso fazia ela achar que tava "tudo bem" ser assim. E atrapalhava demais o relacionamento com todas as pessoas.
Se no ano 2000, quando ela se separou do meu pai eu tivesse essas informações, teria conversado com ela e quem sabe ela aceitasse ajuda de psiquiatra.
Judiar da família?! O maior judiado é o doente. Onde vc tá com a cabeça, mulher?
@@RodrigoMarcheEncinas Borderlines podem ser agressivos, fisicamente, ataques verbais sao comuns, quebrar as coisas também é comum, alem do estresse emocional de ter que pisar em ovos porque qualquer coisa vira uma briga em um segundo.
E tudo isso que eles fazem eles não lembram. Mas lembram das reacoes dos outros e acham que os outros é que atacaram eles.
Àlguem é a melhor pessoa do mundo e se discordar de uma opinião ja vira a pior pessoa do mundo.
Sao gritos e surtos quase todo dia.
É muito estressante. Tem que ser tratado, senao é viver no inferno.
@@fabiana3588 Nossa! Você acabou de descrever meu relacionamento e as reações da minha esposa!
Excelente vídeo, ótimas explicações. Existe muito preconceito com saúde mental, mas todos nós temos vulnerabilidades, ninguém é perfeitamente "normal", por isso é tão importante empatia e compreensão.
Um brilho eterno de uma mente sem lembrança filme
Dra muita verdade! Tenho infelizmente esse transtorno....mas foi a melhor descoberta! Pois agora estou trabalhando muitooooo a minha cabeça!
Adoro a forma como vc aborda TODOS os assuntos, vc torna tudo palatável
1 ano com uma border, eu tenho tdah, ela toma remédio, faz tratamento. Estou estudando pra tentar entender mais, me parece que ela manipula os profissionais e sempre sai de lá com elogios e sem melhoras. O tempo todo me ameaçando, me oprimindo, sofre por tudo, muito agressiva e infantil. Não de pode questionar as ações do border, ele manipula e coloca a culpa em você. Exaustão é o que estou sentindo e não sei o que fazer
Oi Leandro. Eu sou borderline, se a pessoa não está te deixando feliz, melhor terminar. Tem borderline que é tóxico infelizmente.
Eu fui diagnósticado inicialmente como ansioso e depressivo, eu sentia que algo estava errado. Eu lia muito e via vídeos sobre o assunto. Agora estudando o Bordeline vi que eu me identifiquei 100% com os sintomas. Creio que agora saiba o que tenho e conseguirei melhor tratar.
Eu prefiro perder e sofrer por perder doque sofrer por tá cobrando o tempo todo pra pessoa ser como eu quero que seja .
Eu me sinto só tenho um vazio enorme mas sabe q horror dói tanto . Deus , Deus e Deus q tá me sustentando fé tem sido minha base tbm não dispenso remédios .
Acabei de descobrir que eu sou totalmente borderline, e com diagnóstico escrito por psiquiatra que tenho depressão . Mas na verdade sou border, meu Deus eu estou sem acreditar . Nunca imaginava isso . Eu achava que era só eu que me sentia assim nessa vida .....
Me identifico muito com você.
Segue Outra humilde pontuação "bourderline não suportam ficar sozinho sem parceiro" TB não se aplica a todos, conheço muitos que gostam de estar sozinhos no que se refere a parceiro(a) fogem de relacionamentos , compromissos e gostam de se manter extremamente isolados contudo possuem uma dependência emocional no qual sentem muita necessidade de ter em casa QQ pessoa principalmente se essa pessoa representar cuidado ,mãe , pai, tia, avó.. "ele vai voltar e vai lamber o chão do parceiro.." TB não é uma regra, qd os traços narcisicos são altos eles nunca vão pedir perdão e nem admitir o erro e se voltarem para o parceiro (a) vão dizer que foi pq o mesmo(a) insistiu, pediu etc.... não são todos que vão voltar atrás e se humilhar, nas oscilações de humor e personalidade, geralmente qd voltam atrás é de modo sutil tirando a responsabilidade de si , nao podemos esquecer que eles são muito manipuladores e que a maioria tem traços fortes narcisicos que buscam sempre aceitação e validação
Vc quer dizer q o borderline pode ser dependente de pessoas e não só de relacionamento amoroso. Eu não sei , mas tenho impressão que convivo com alguém assim.
Eu sou extremamente dependente da minha mãe e da minha família como um todo. Muito reservada e tenho pavor de relacionamento por experiências passadas. Nem todo borderline é igual mesmo...
Perfeito!! 👍
Meu marido é assim, tem vários sintomas de borderline, mas ele gosta de ficar sozinho, e não vejo ele esforçando para manter o relacionamento, parece que pra ele tanto faz.
Me resumiu
No meu caso, sou extremamente autocrítica com as pessoas, exijo quase uma perfeição de comportamento para aceitar me relacionar, me dou com poucas pessoas da família, cortei relação com a maioria, isso porque além do excesso emocional ainda passei por crueldades. Minha mãe era depressiva por conta da perda da minha irmã e não tinha condições de me proteger, então passei por muitas coisas desde muito pequena e isso deixou marcas, inclusive hoje prefiro me isolar, muitos tentam se aproximar, mas não dou abertura. Sou casada há 12 anos e meu marido é meu oxigênio, me sinto apaixonada por ele como no início, quando estou na tpm essa paixão fica sufocante. Sempre achei que fosse border, mas sou profissional da área e quando comecei a tratar border percebi que o pingo era mais embaixo. Mesmo assim sei que tenho traços e me esforço muito pra me tornar cada vez mais consciente acerca deles. Odeio me expor, mas a dica que quero deixar hoje é a auto consciência - autoconhecimento, quanto mais consciência vc tiver sobre teus sentimentos e personalidade mais dominará os teus comportamentos. Sigamos em frente!
Não tenho o transtorno, mas creio que posso ter traços também...o que já é o bastante para causar sofrimentos.
Ja fez testes p rastreio do autismo?
@@rosanaponciano2994 Já sim.
então você é crítica. autocrítica seria se fosse sobre si mesma...
@@brunalmar Isso! Sou crítica comigo mesma, mas tens razão, ficou confusa essa frase.
Enfim, a definição do que eu tenho.
Sou quase tudo isso.
E vivia sofrendo por não saber.
Agora, vou buscar tratamento na direção certa.
Obrigado 🙏
Já tinha percebido que não nasci pra ter ninguém, agora cheguei a conclusão que sou maravilhoso sozinho, ninguém vai entender esse transtorno.
Acabei de chegar a essa conclusão. Que merda 😭
11:10 tabela boa, com boas informações
O brilho eterno de uma mente sem lembrança - filme recomendo
Aos 26, depois de muito levar no lombo e MUITA TERAPIA (continua) já estou muito mais estável e com uma vida mais funcional! Tirando o lado social, porque acabei indo para outro extremo, a fobia social, medo de sentir o ciúme e a posse... Beatriz, vc acha que o border quando descobre a maravilha de ser autosuficiente e independente, está fadado a estar sozinho? Sem solidão, mas sozinho, por conta do medo das recaídas emocionais...?
Ótima pergunta. Estou nessa, apesar de casada me isolo, pra fazer menos estrago na minha vida e dos outros. Acho a melhor saída. As x me incomoda, mas as x é um paraíso isso pra mim
Estou nessa. Por medo de recaídas acabei gerando uma proteção e decidi que é melhor ficar mesmo sozinha. Dos dois males, o menor.
Gabriela, tive alguns momentos sozinha na vida, e em alguns desses momentos foram alternados com fases onde me senti vazia mas logo preenchia com minha solitude, minha rotina saudável, minha auto proteção por estar bem sucedida. A verdade é que enquanto ser humano, precisamos de coragem, eu não me defino apenas como border, não sou esse diagnóstico, escolher situações requer coragem, não quero me limitar a ficar onde sei que me conforta! Uma hora iremos atrair pessoas boas em nosso caminho, basta confiar!
Não só pelos vídeos, mas pelos comentários, acho que sou. É até difícil explicar, mas eu vou estragar os relacionamentos e muitas vezes, logo no começo.
Ultimamente passo por alguns momentos querendo mas já entendi que não vai ser bom pra mim. Eu percebo que eu quero ser independente, cada vez mais, eu quero poder ser esquisito em paz. Não só em relacionamento amoroso mas no profissional eu sinto a mesma sensação constante de "abandono", sou muito criativo, aprendo tudo que decido aprender, vou largando tudo pq sempre começo a criar o mundo não me aceitando, minhas ideias sendo péssimas e a certeza que vai ser impossível alguém se interessar por qualquer coisa que eu seja ou faça.
@@cassialemos3625 tbm faço isso.
Ana boa noite. Tenho uma filha borderline e confesso que seus vídeos me trouxe uma nova visão sobre o transtorno. Obrigada 😍
ua-cam.com/video/Ar9mqPB0OIE/v-deo.html
Eu queria que ela abordasse Border em família. Pois você não nasce com um romance, mas você nasce e Tem t conviver com a família. Eu tenho uma irmã que assim que nunca conviveu com a família. E ao mesmo tempo ela vive falando da família e dizendo que ama (de forma bem exagerada e infantilizada), mas basta 5 minutos prós problemas começarem. Também nunca soube conversar. Não fala nada da sua vida. E se diz disponível se eu precisar. Como vou ligar numa emergência pra uma pessoa que não sabe nada da minha vida e nunca conseguiu conversar comigo? Tenho raiva de gente que ama só em uma frase e zero nas atitudes. E ainda é do temperamento Sanguíneo, que realmente vive para os amigos e namoros e zero pra família. E ainda tem meu pai que é Sanguíneo tbem e ainda por cima Narcisista. Aí também não é bom pai, não foi bom marido mas faz fama por aí como sendo o homem mais família que existe. (Imagina o que ele não deve inventar, falando mal da gente, pras pessoas que passam o Natal com ele há décadas e as filhas nunca estão nesse Natal nem aniversários? Se ele é todo família, então óbvio que "o lado errado" somos nós.).
Desculpa o desabafo.
acolha ela bastante. gostaria de falar com a minha mãe sobre mas temo muito a estereotipação dela.
Boa noite! Eu sou boder. Meu marido cansou de mim. Está indo embora...
Eu estou sem rumo, sem chão . E não há nada que eu saiba fazer para reverter isso. É muita dor. E ninguém entendi isso.
Acompanho todos os seus vídeos..sou tdh fui diagnosticado a quatro meses.te acompanhei pra me entender melhor e agora não consigo parar.otimo conteúdo o de vcs.tenho um amigo borderline e imagino como deve ser horrível ser assim
Exatamente assim. Border é da personalidade.Depois de muitos medicamentos, ainda tomo vários. Mas ainda existe a consciência. Acabei com relacionamentos um tempo. Agora, faço meditações, exercícios de respiração, estou bem melhor. Mas, as vezes, têm algo que volta. Sou consciente.
Eu fui diagnóstico com borderline, e não gosto dos remédios, estou tomando latuda 40 mg e depakote 1mil. Eu não aguento a irritação, a mudança de humor, pensamento. Me corto direto. Preciso entender essa doença, espero que tenha cura
Não é doença é uma forma de ser, então se não é doença não tem cura faz parte da nossa personalidade.
Eu tomo depakote pra irritação e tomo 3x por dia 500 mg e n vi nenhuma melhora na minha irritação 🥲
N podemos esquecer da importância da Psicoterapia conjuntamente c o tratamento psiquiátrico!!
Atendo online.
Crp 07/25562
Aline Ribeiro Martins/Santa Maria /Rs
Não desista do tratamento, é amor próprio, vc merece
Eu tbm e insuportavel isso.
queria q falasse mais sobre a infância e relacionamentos famíliares não só sobre relação amorosa
até pq nem todos nós estamos em relações amorosas mas o border nos afeta mesmo assim e eu queria entender como
Boa noite ei estou aprendendo muito com essa mulher, tenho uma filha de 17 anos e ela é bordel ,tem Tdh, depressão e ansiedade só Deus pra me ajudar 😢
Com dois vídeos que vi dela já tirei meu diagnóstico, descobri meu problema 😢
Esse vídeo está sendo altamente esclarecedor pra mim, estive em uma relação com um boderline por 23 anos e não entendia esse vazio extremo dele que nada supria, sofri demais.
Onde comprar seus livros Dra Ana Beatriz
Mas, vc já sabe que tem esse problema. Agora é focar no autocontrole. Com tratamento e o autoconhecimento.
@@marcoaurelio2610 não eu, mas a pessoa com que vivi
Meu Deus!! 😱 A Ana Beatriz me descreve quando fala de borderline. Chega a assustar. Preciso ir em um psiquiatra pra ver se realmente tenho.
Mas, vc já sabe que tem esse problema. Agora é focar no autocontrole. Com tratamento e o autoconhecimento.
Minha filha foi diagnosticada com TDA. Quando adolescente.Agora ,escutando vc estou vendo todas as características da minha filha hoje. Ela tem todas essas características.Acredito que ela tem uma personalidade bordelaine.
Procura ajuda imediatamente pra não enlouquecer querida. Espero em Deus que sua filha aceite o tratamento.
Olá. Sua filha tem TDA e Boderline? Minha amiga tem TDAH, mas ela tem muitos sintomas do Boderline.
É bem comum ter os dois.
Eu tenho os dois
Quem tem borderline também pode tdha é o caso do meu filho
É um misto de dor e esperança que eu sinto ao ver esse video, mesmo não sendo diagnosticada tive aqui o impulso inicial para procurar assim, pq eu me indentiquei nos sintomas.
EXCELENTE EXPLICACAO. CONVIVO COM UM SER ESPECIAL EXATAMENTE COMO FOI DITO. PARABÉNS 👏👏👏👏
Você é um anjo, saber eses detalhes ajuda muito, faz um vídeo sobre como lhe dar com parceiros que tem borderline e estão em crises. As vezes queremos saber como ajudar e temos medo de atrapalhar ou piorar, nos ajude nessa 🙏❤️
Dra Ana Beatriz estou apaixonada pelo seu trabalho! Sou pedagoga pós-graduada psicopedagogia. A psicologia e psiquiatria sempre foram pauta do meu interesse. A sua abordagem me dá o desejo de marcarmos um longo café da tarde mineiro para conversarmos. Ganhou um fã! Abraço!
O IMPORTANTE É DIZER QUE COM TRATAMENTO E AUTOCONHECIMENTO, MEDICAÇÃO CORRETA CONSEGUIMOS VIVER MELHOR, E FÉ!!! EU APRENDI ORAR PARA NÃO PERDER A VIDA PARA O BORDERLINE.❤
Estou convivendo com uma pessoa assim, incrível as descrições o tempo todo me lembrei das situações 👏👏👏 exatamente isso que a doutora falou.
Agradeça por ser borderline e não psicopata
Muitas vezes os transtornos vem por causa dos problemas de casa, brigas e falas dos pais...
E traumas de abuso sexuais na infância
Eu sou border e não faço questão de ter um relacionamento!
Acho muito difícil tomar decisões, tenho uma mãe narcisista e sou border. Sempre me culpo por correr o risco de errar.
Mas, vc já sabe que tem esse problema. Agora é focar no autocontrole. Com tratamento e o autoconhecimento.
Me identifico muito com você.
Esse termo “boderline” pra mim, nada mais nada menos me parece uma reação natural a essa coisa maluca chamada vida!
DRa. Ana, boa noite! Uma sugestão: podia fazer um video sobre comorbidades.., as mais comuns de acontecer e as mais diferentes que você ja estudou/atendeu..etc. Abrç!
ua-cam.com/video/Ar9mqPB0OIE/v-deo.html
Tenho com depressão, ansiedade, TDAh, tept
"Desempenho maravilhoso quando tá solteiro, começou a namorar, vira o inferno."
Exatamente 😢
Discordo
E vc tá aq pelo inferno
Falou tudo!
@@cefalves Também, até pq solteiro eu tbm me ferro... :(
estudar e entender filosofia ajuda bastante a ter freios🙏🏻
Dra Ana Beatriz Barbosa…
Eu sou Bipolar e Boderlaine…
Faço tratamento a 24 anos e sofro muito com as mudanças de humor.
Eu estive durante 34 anos em um relacionamento abusivo e manipulador e ñ observava isso apesar de todos falarem . Tem 2 anos que saí desse relacionamento e até hoje ainda penso assim ,mesmo fazendo terapia .
Eu sinto tudo isso que vc falou
A palavra de Deus cura tudo.
Achava que meus comportamentos se adequavam à bipolaridade mas claramente sou Borderline! 😮 Partiu terapia. 😅
Eu também... passei muitos anos se do tratada e pensando ser bipolar. Mas meu marido chegou en casa e me disse: amor, eu tenho quase certeza que você não é bipolar, você é borderline.
@@anagreig4120eu também 😢
Em.geral, tudo gira em torno do relacionamento 😭 e é exatamente assim!!!!
Mas, vc já sabe que tem esse problema. Agora é focar no autocontrole. Com tratamento e o autoconhecimento.
E isso... 😢
Como lidar com quem tem esse transtorno? Sou casada a 2 anos e meio, sempre sugeri ao meu marido procurarmos um profissional, porque sempre suspeitei que ele tem algum transtorno, e agora vendo essa série, tudo se encaixa! Vivo um montanha russa frenética. Como lidar, como convencer a procurar ajuda?
É uma maravilha ouvir essa mulher e todo esse conhecimento. Imagina aí uma aula dela
Como é o Borderline com pais e irmãos e filhos? Tenho uma irmã e vejo o quanto ela sufoca os filhos e ataca meus pais.
Perfeito. Td isso msm... Agora imagine isso tudo do Boderline somado tb ao TDAH...🥺🤦♂️
Eu. Um inferno de emoções, de sensações e de neuras.
Sou borderline, Dra como esse vídeo sou eu completamente eu até hoje já tranquei 8 faculdades e não me encontrei sempre um vazio
Tranquei 4 faculdades, mas na 5 consegui me formar, mas inúmeras vezes quis trancar, se não fosse o meu esposo, certeza seria a 5 trancada.
desisti de 5 faculdades, te entendo completamente, gostaria de dizer algo mas no momento tô afogada em depressão, mas espero o melhor pra vc ❤