O Estoicismo me ajudou bastante entre 2017, 2018 e 2019 quando "estive no fundo do poço". Gostei muito do Seneca, Epicteto e Marcus Aurelius. Hoje vejo que a melhor coisa que fiz durante esses três anos foi estudar Estoicismo e ver os seus vídeos sobre Shakespeare, Montaigne e Maquiavel que também foram muito importantes para mim. Inclusive passei no Enem com excelente nota em Filosofia para cursar Direito por causa do Sr. desde já agradeço.
Oi. Vc teria algum livro sobre o tema para recomendar ? Tenho um amigo que perdeu a esposa por covid agora e ele tá muito mal. Talvez Meditações de Marco Aurelio fosse uma boa opção mas não tenho certeza. Obrigado antecipadamente.
O que os antigos estoicos buscavam era o distanciamento da cacofonia das grandes multidões, pois a vida em sociedade era tomada por vaidades, hipocrisias e falsas promessas de sucesso. Na realidade, o que esses sábios almejavam não era propriamente a Felicidade (Eudaimonia), mas sim a Ataraxia ou Apatéia, que pode ser traduzida como uma espécie de "tranquilidade da alma", um estado de sossego e paz em locais afastados das cidades e próximos da natureza.
@@vanessaguimaraes01 se vc mora na favela não importa o quanto se afaste das redes sociais, vc nunca terá paz hehe. obs: eu moro na favela e de aluguel ainda por cima, e aqui é o inferno na terra
O conceito de felicidade do estoicismo é a serenidade da alma, antítese do edonismo virtual das redes sociais. A indiferença pelas coisas que não podemos mudar, e que não nos pertencem do pensamento estoico, é impraticável com a necessidade de ganhar um like no Instagram.
Meu pai uma vez me disse: "felicidade é o descanso que nos temos depois de uma série de acontecimentos infelizes", eu não entendia isso a 5 anos atrás, mas atividades de rotina que antes eu odiava fazê-las acabaram se tornando minha prediletas, felicidade de todas as emoções é mais difícil de qualificar, mas certamente é necessária para dar continuidade a finita jornada que todos nós iremos passar.
Só da pessoa saber que ela não é o centro do universo e que suas ações e opiniões nas vidas do outros não fazem a menor diferença (na maioria das situações) já tira um peso enorme das costas e a vida se torna mais leve. Acho que a pessoa não precisa ser estoica nem minimalista, mas só de seguir alguns princípios dessas duas "escolas" já a leva a uma vida mais calma, tranquila e focada em princípios realmente importantes pra ela (cada um tem seus valores e princípios)
@@mtmtmtmt pois é, e leva uma vida tranquila sem saber nomenclaturas desnecessárias. E também não se diz ser algo que não é só pra satisfazer seu ego na roda de amigos. 🤣
Em poucas palavras o Estoicismo é um antídoto, que previne e remedia contra as futilidades da vida, como ser destaque nas redes sociais, ser dependente de curtidas, inscrições em canais de compartilhamento de vídeos, para quem sonha com a carreira de youtuber. Sem dizer das futilidades da vida real como quem tem o melhor carro, casa, roupas, família e etc... Portanto, o Estoicismo evidencia indivíduos esclarecidos, em detrimento aos pobres de espírito.
Pobres de espírito acho que não seria o termo correto. Pois pobres de espírito são pessoas que não tem afetação, vaidade, são pessoas simples, de somente um Espírito, confundidas vulgarmente com pessoas fúteis. Mas a futilidade é sim o que o estoicismo contrasta com a virtude de se ter uma vida serena.
@@emanueloliveira3925 Depende do ponto de vista. Na visão bíblica pobre de espírito é o humilde, que não soberbo reconhecendo as próprias falhas. Já na ótica humanista, partindo da semântica "pobre" está relacionado com algo "débil", ou seja, pessoa incauta, ingênua.
Impressionante que há mais de 5 mil anos alguns pensadores gregos identificaram todas essas "falhas" em nosso sistema... e depois de tanto tempo ainda continuamos cometendo os mesmos erros básicos...isso sim, é bem frustrante !!!!
Mas eu acredito que uma das razões é a falta ou limitado interesse em obras "antigas". A galerinha tá preocupada com tik tok e não em ler clássicos. Felipe Neto (o grande pensador do momento -- tô sendo irônico tá ?) criticou escolas que colocam livros de Machado de Assis na lista de leitura. Disse que os alunos se desentimulam lendo livros "difíceis". Como que a juventude vai se interessar por Estoicismo se nem mesmo quer se desafiar ?
Por isso é que cada vez me distancio mais dessas redes (anti)sociais como Facebook e Instagram. O pessoal lá não quer se comunicar, só quer reconhecimento dos outros através de fotos diárias, além de muita vaidade e narcisismo. Todo mundo nasce, cresce, envelhece e morre, além das perdas e das frustrações que são inevitáveis na vida e você precisa saber lidar com elas.
Muito precisa a colocação do professor. Hoje dizer que é estoico ou que segue uma filosofia estoica é muito facil, pq as palavras não dependem de ações. É muito simples se dizer estoico apenas pra nutrir o proprio ego perante a outrem. Mas entender o estoicismo e principalmente aceitar a sua insignificancia perante ao natural, e compreender que é impossiel lutar contra a natureza é uma das coisas mais dificeis de se fazer.
Resumemindo, o estoicismo nunca será fonte de felicidade por que ele aponta justamente para a consciência de que não tem como você ser plenamente feliz. Destrói a utopia de felicidade. A pretensão do estoicismo é gerar um efeito que, a princípio parece contra intuitivo, mas funciona como método de reflexão sobre a realidade que gera relaxamento. Você não precisa "entregar o tempo todo" pra ser feliz. A própria pergunta do vídeo vira objeto da crítica que o estoicismo faz. É por esse motivo que essa filosofia permanece atual: ela não entrega significado ou metas, ela ensina a se desprender de metas, inclusive fetiches de felicidade associados ao estoicismo.
No meu modo de ver, o estoicismo proporciona uma visão madura da vida. Ele ajuda a enxergar, como o Pondé disse, os engodos de um certo senso comum de felicidade. Quando se entende as limitações da nossa própria existência e o tamanho do que nos é externo diante daquilo que efetivamente podemos mudar, parece-me que aí sim se caminha no sentido da felicidade, já que se vai sofrer menos com tudo aquilo que nos é externo, ao mesmo tempo em que se vai desejar menos as coisas, o que diminui as nossas frustrações com os nossos próprios fracassos. Estoicismo, me parece, é muito sobre resignação com o grande número de coisas que estão completamente fora do nosso controle na vida.
Muito bem analisado. Mas falar de estoicismo nos dias de hoje é um pouco difícil, por muitos motivos: pela mediatização da vida social, pelo crescimento econômico estimulado por uma sociedade capitalista, pela igualdade entre os sexos feminino e masculino. Todos os estímulos que estão presentes na sociedade contemporânea, que são contrários a uma filosofia estóica. Mas o sucesso que é hoje a meta em todos os sentidos da vida, talvez não seja sinônimo de felicidade, mas sim de constante frustração?
Tenho 13 anos, sempre me interessei por filosofia, política, religião e nas grandes perguntas da filosofia, procurei um pouco sobre o estoicismo e vi até mesmo que antes de descobrir ele já pensava de forma muito semelhante. O mundo é muito estranho.
Muito bom, estou aqui beirando os 33 anos e descobrindo a cada dia mais e praticando o estoicismo. Imagina o seu potencial em aprender e poder colocar em prática isso com 13 anos. Talvez o ruim seria a falta de experiência justamente por ser novo demais.
Procuro sempre colocar o estoicismo em prática na minha vida, e digo uma coisa, não é fácil, mas vale a pena. A vida fica mais leve, ajuda a lidar com os problemas, com as pessoas mal educadas e tóxicas. Melhorou minha vida desde que comecei a fazer isso.
nao é fácil porque é ilusão, vc está em uma roda de hamster. Somente Jesus Cristo pode te ajudar e tenho certeza que a maioria dos estoicistas rejeitam Cristo se lerem todo o Evangelho.
São vãs filosofias amiga, só Jesus salva, Paulo de tarso rebateu os estoicos e os epicureus, são filosofias de homens, não vem de um Deus vivo, só o Espirito de Deus podd te trazer felicidsde em meio a rotinas muitas vezes nada deslumbrante
Sim, Pondé. Hoje o Estoicismo se faz muito presente em mim, me lembrando que posso ser feliz Sim, desde que eu saiba " pisar no freio" em certos momentos e em outros " deixar fluir"... . Não é fácil, mas perfeitamente possível. Perceber a diferença daquilo que podemos " controlar" e do que não podemos... Eis o pulo do gato! Rs🌷🦋
Nos dias atuais nesse contexto de muitas informações e debate político que não é tão atual, o estoicismo é sem dúvida um norte a ser seguido, ainda mais nessa geração que se auto fragiliza e coloca sempre a culpa em alguém menos em si própria
O desejo pode nos humilhar de duas formas básicas: negando-nos a realização de nosso desejo ou, pior, deixando que realizemos nosso desejo. (Arthur Schopenhauer) Triste porém verdade !
O estoicismo sempre me remete ao pensamento budista da vida através de sua ótica prática e pragmática. Existem muitas similaridades entre essas duas escolas filosóficas. Pondé, se puder fazer esse paralelo em vídeo, seremos muito gratos. Sadhu!
Sem duvidas o Estoicismo me ajudou bastante, principalmente com a última ideia citada. Há muitas coisas que não podemos controlar, Epicteto e Sêneca reiteram isso a todo momento e quando a gente consegue compreender isso, a vida fica mais leve. Gosto do conceito de premeditação das adversidades também, onde de tempo em tempo você é convidado a pensar em cenarios de fracasso e como você reagiria frente aquela situação. Uma coisa é fato: nada disso é fácil de trazer para o dia a dia, muito pelo contrário, mas valeu a pena (:
Nunca me achei o máximo graças a Deus talvez por isso conheci sobreviver nesse mundo corunpido. Não creio que o mundo fará o que eu pedir😔😔😔😔 porém fiz minha parte Deus saber. Estou orgulhoso de mim não por mim achar o máximo, isso nem passar no meu dicionário mas por ser um homem gay do bem que no final da vida depois dos 30 de idade lendo a história e filosofia decidiu optar em crêr somente no arquiteto do universo (deismo) se existe ou não saberemos se não existe tudo bem se existe tudo bem também.
Felicidade é quando entendemos o que é liberdade, e o estoicismo te faz compreender o que é ser livre; portanto podemos sim sermos felizes com a filosofia estóica.
Numa época tão materialista o estoicismo é muito bom de ser estudado e posto em prática, eu comecei ver coisas sobre estoucismo recentemente mas gostei muito da ideia, é importante entender que satisfação é diferente de felicidade.
Pergunta: Se Nietzsche aparecesse no nosso século, será que ele veria alguma diferença ontológica ou mesmo no ethos do ressentido atual em relação ao ressentido de sua época?
Obrigado Pondé...Eu precisei entender que eu não posso salvar o mundo,que eu entendo que existe varios pontos de vista nessa vida,mas eu tive que entender-me ... O que eu sou nos dias de hoje e o que eu passo....Pois hoje falo: NINGUEM SABE A DOR QUE EU SINTO,POREM CONSIGO ENTENDER OS DEMAIS PONTOS DE VISTAS EXISTENTES DESTA VIDA,COM UMA TOTAL RESILIÊNCIA, ATÉ O SENTIMENTO ALHEIO.
Muito antes dessa pandemia nós brasileiros ficávamos bancando os infelizes depois dessa pandemia espero que os brasileiros passam a serem mais felizes ou menos negativos pois 500 mil vidas perdidas têm que trazer algum grau de reflexão!
Concordo contigo, porém acho que nós brasileiros esquecemos das coisas rápido demais. Não dou 2 anos, depois que todos estiverem vacinados, já teremos esquecido da "pandemia" e estaremos bebendo e curtindo no carnaval ou na parada LGBT rs.
"Destino traçado por um logos, uma providência... q não é uma pessoa, não é Jesus" De fato, Jesus não se propôs a traçar nosso destino. E sim, a dar-nos uma opção de escolha para um. José, no Egito, podia ter sido estóico. Mas em terríveis circunstâncias prosperou... reconhecendo q de Deus vieram todas as bênçãos. Pode-se viver feliz em quaisquer circunstâncias com a pessoa de Jesus! "No mundo tereis aflições mas tendo bom ânimo, eu venci o mundo."
Olha uma disciplina que deveria ser aplicadas no colegial. Quantos seres humanos teríamos a médio e longo prazo em nossa educação , em nossa sociedade.
Há muita diferença entre a realidade dos tempos em que o Estoicismo foi criado e a realidade em que vivemos hoje em dia! Ainda assim, podemos encontrar no Estoicismo forças para termos uma vida menos "turbulenta".
claramente a compreensão dos conceitos do Estoicismo são influenciados pelo tempo histórico ..a atualidade. Há 2300 anos fazia o maior sentido..hoje a que se fazer toda uma adequação.
Prof°, dentre a muitas filosofia, qual ou quais, pode(m) nos ajudar a viver mellhor no mundo em que vivemos, onde sair sem o celular no bolso é o mesmo que sair com o coldre sem o revolve como na época do Velho Oeste. Evoluímos em tecnologia, mas os hábitos, parece-me, que são os mesmos.
O que é felicidade afinal? Se for algo a ser constantemente perseguido, e nos fizer correr em círculos, é apenas ilusão. Viver o presente é viver um dia de cada vez, somar pequenas ações, desfrutar de felicidades acessíveis do dia a dia e agradecer de maneira sincera.
Falar de felicidade no dia de hoje está complicado, só penso que felicidade é algo muito efêmero. Profunda admiração ao pensamento estoico e as pessoas que o praticam, mas sou muito intensa, ligada às paixões.
A busca pela Ataraxia implica no equilíbrio, ou seja, alinhando mente, corpo, alma, de modo a permanecer 'inerte' entre os polos, de uma lado, da ausência e, de outro, do excesso. Com isso, na concepção de Freud, a busca pelo equilíbrio é sempre está refém do sofrimento, sendo este inalcançável, que irá beirar a histeria, isto é, a loucura. Em síntese, ficaremos loucos, mas de certa forma, viveremos inseridos ou no polo de excesso ou de ausência, que nega veementemente a acepção do termo 'Ataraxia'. Não quero refutar o pensamento grego, porém a intenção é estabelecer o diálogo destas ideias, que se sustentaram em diferentes momentos da produção do conhecimento.
Estoicismo nunca foi tão atual. Filosofia riquissima a ser explorada nos tempos de hoje como forma de encarar a vida em meio a esse turbilhão de informação, acontecimentos e adversidades.
Ótimo vídeo. Concordo em número gênero e grau. "Para planejar o futuro, precisamos entender o passado e viver o momento presente (planejamento do futuro, por exemplo).
A felicida e um conjunto de tudo que erdamos do nosso cotidiano e vivencia .acredito que no istoicismo e muinto alem e algo que nos molda e nao deicha sermos tragados por efeitos esternos e ate a cultura atual que cria padroes de belezas materias caros roupas corpos bonitos etc .e muinto alem .e ver um mundo onde voce concegue perceber as coisas e nao as coisas te guiam
Gostaria de possuir desejos e sonhos,ter essa força motora que move todos os seres humanos,mas nunca foi algo que me preocupasse ou sentisse falta,nunca fui muito de reparar na vida alheia,no sentido de seus estilos de vida,estevi mas preocupado tentando sobreviver e não enlouquecer,agora se tornam isso uma propaganda e uma forma de narcisismo,garanto que não estou ganhando nada com isso e muito menos perdendo,nada mudou,não da para bater em uma "ilusão",no que acreditamos ser aquilo que estamos acostumados a viver em nosso cotidiano e a lidar com os outros segundo nossos próprios julgamentos.
Como disse o Frank do filme Super "A felicidade é superestimada". Acredito que quem deseja ser feliz nesse mundo são pessoas ambiciosas ou até megalomaníacas. Não julgo, eu também pensava assim quando tinha 15 anos, durou até os 19. Acredito que há uma diferença entre está satisfeito e feliz, feliz é o excesso de satisfação do presente e com relação ao próprio futuro, felicidade ajuda a pessoa a se levantar da cama, fazer mais rápido ações e até mais ações e ter mais energia, e você pensa "então ela é necessária pois é útil" afinal você precisa fazer certas ações como estudar, trabalhar, etc. a causa de fazer isso seja Egocentrismo ou Altruísmo no fundo não importa tanto porque quem sabe o mínimo de Física sabe que a raça humana está fadada a acabar, se eu soubesse o que sei hoje só me mudaria pra um chalé num sítio e esperaria a morte bater na porta, porque ser feliz e ter as coisas ou fazer grandes feitos são as maneiras maquiavélicas da sociedade te induzir a ilusão da esperança, fazendo assim as pessoas se decepcionarem tanto numa vida de ilusões e ambições emocionais que vão desejar a morte. A propósito o ser humano é falho pois ele sempre vai querer mais e nunca para.
Uma excelente análise Professor, acompanho o seu trabalho há algum tempo e graças aos seus livros me senti compelido a buscar a Licenciatura em Filosofia e me vi realizado. Obrigado.
Esse foi um vídeo esclarecedor, apesar de curto, poderia ouvir mais um pouco sem problemas rsrs. Acho que hoje, com base no que eu vi, muitos youtubers pegam a parte de que "o estoicismo vai ordenar a sua vida" e que consequentemente você vai alcançar a suas metas ou "o seu propósito de vida". E com isso muitas pessoas são enganadas, porque não é bem por aí, neste caminho só se enxerga no estoicismo o que é conveniente para nós.
Não creio ser possível ser feliz sendo estóico e sim , no máximo , resiliente ( palavra que tornou-se tão comum nos dias atuais.) no sentido de pontuar dignidade em momentos dificeis ou de injustiça , constância e continuidade para a concretização de projetos de longo prazo , assim como tolerância para tudo aquilo que não pode ser alterado.
tipo assim ...se vc é feliz com o estoicismo vc tá fazendo isso errado... pois o estoicismo visa transceder a felicidade na aceitação e autocontrole no descontrole sem ter como foco principal a felicidade ,tristeza ou qualquer outra coisa .
O estoicismo é bom claro, as vezes é uma cura para nós... mas quando mail entendido ou usado, pode virar vaidade e egoísmo. E por estarmos num mundo relativo, podemos balançar para dentro ou fora do modo de vida estoico.
Felicidade é algo que é inconstante e que vem e volta. Estou lendo um livro que é a compilação do debate sobre o tema entre Pondé, Cortella e Karnal. Felicidade. Meios de Usar. Recomendo à todos. Um baita livro!
Eu .. me encontro nessa posição.. q pra ser feliz.. tenho q realizar desejos materiais.. dinjeiro..mulher...etc.. mas parei.. pra refletir.. e rever meus valores..e tentar de alguma forma me satistazer com o agora..... o agora e a base.. pra melhoras no fiturao...
Professor , concordo plenamente na questão da forma como a sociedade atual compreende a felicidade . Ter posição e coisas materiais , ter " sucesso " o mais rápido possível , e isso gera muita ansiedade e consequentemente INFELICIDADE. Outro ponto é acharem que tem que estar feliz o tempo todo , outro engano que causa danos sérios aos pensamentos .
Meninas da DOCA, perguntem ao Pondé, por favor: estamos próximos de sermos reclassificados como “homem que achava que sabia” e não mais “homem que sabe que sabe”.
Pragmatismo, razão e principalmente o culto às virtudes do homem. Foquemos no que nos é subordinado, nossa ação, pensamento e sentimento. O resto, é resto.
Ou seja, a felicidade é um estado de espírito volátil, dependente de fatores que nem sempre estão ao nosso domínio, e não podemos fazer nada, nada além de entender que, justamente por isso, não podemos ser dominados pela tristeza, que é inevitável.
As propagandas do kawai e do tiktok tiram muito a minha vontade de continuar te acompanhando no UA-cam, é um desprazer ver no que a sociedade vem focando
o estoicismo é com certeza uma das mais belas, e mais úteis filosofias de vida.
Devia ser ensinado nas Escolas
Kkkkkkkjjj mais belas ?
Em qual sentido estético vc define como belo?
Para quem realmente entende o que é.Esse vídeo não definiu nada.
Muito útil, realmente.
O Estoicismo me ajudou bastante entre 2017, 2018 e 2019 quando "estive no fundo do poço". Gostei muito do Seneca, Epicteto e Marcus Aurelius. Hoje vejo que a melhor coisa que fiz durante esses três anos foi estudar Estoicismo e ver os seus vídeos sobre Shakespeare, Montaigne e Maquiavel que também foram muito importantes para mim.
Inclusive passei no Enem com excelente nota em Filosofia para cursar Direito por causa do Sr. desde já agradeço.
PARABÉNS e Bem-Vindo á Gangue dos Estóicos, cumpadre!
Oi. Vc teria algum livro sobre o tema para recomendar ? Tenho um amigo que perdeu a esposa por covid agora e ele tá muito mal. Talvez Meditações de Marco Aurelio fosse uma boa opção mas não tenho certeza. Obrigado antecipadamente.
Excelente ! 👏👏👏
@@diegopitbull7580 é um livro muito bom
@@diegopitbull7580 É um ótimo livro para ele. Meus pêsames, amigo!
E por isso o Estoicismo é a base da Terapia Cognitivo-Comportamental.
E é por isso que sou graduando em psicologia e pretendo me pós-graduar em TCC
Uau. Que ótimo saber disso.
Minha filha que me indicou estudar estoicismo, e ela é psicóloga.
O que os antigos estoicos buscavam era o distanciamento da cacofonia das grandes multidões, pois a vida em sociedade era tomada por vaidades, hipocrisias e falsas promessas de sucesso.
Na realidade, o que esses sábios almejavam não era propriamente a Felicidade (Eudaimonia), mas sim a Ataraxia ou Apatéia, que pode ser traduzida como uma espécie de "tranquilidade da alma", um estado de sossego e paz em locais afastados das cidades e próximos da natureza.
Isso, o engraçado é que hoje é somente se retirar das redes sociais que você atinge essa certa paz de espírito com facilidade.
O que é cacofonia 🤔
@@luizantoniodeoliveira9974 Barulheira irritante.
@@vanessaguimaraes01 se vc mora na favela não importa o quanto se afaste das redes sociais, vc nunca terá paz hehe. obs: eu moro na favela e de aluguel ainda por cima, e aqui é o inferno na terra
marcos ventura cara, obrigado por compartilhar isso, quem entende de contexto é outro nível
Estoicismo não deixa de ser uma resposta possível à infantilização atual da sociedade.
Parabéns!!😊
O conceito de felicidade do estoicismo é a serenidade da alma, antítese do edonismo virtual das redes sociais. A indiferença pelas coisas que não podemos mudar, e que não nos pertencem do pensamento estoico, é impraticável com a necessidade de ganhar um like no Instagram.
Meu pai uma vez me disse: "felicidade é o descanso que nos temos depois de uma série de acontecimentos infelizes", eu não entendia isso a 5 anos atrás, mas atividades de rotina que antes eu odiava fazê-las acabaram se tornando minha prediletas, felicidade de todas as emoções é mais difícil de qualificar, mas certamente é necessária para dar continuidade a finita jornada que todos nós iremos passar.
Maravilha 🙏👏
Que relato legal, acrescentou muito.
Só da pessoa saber que ela não é o centro do universo e que suas ações e opiniões nas vidas do outros não fazem a menor diferença (na maioria das situações) já tira um peso enorme das costas e a vida se torna mais leve. Acho que a pessoa não precisa ser estoica nem minimalista, mas só de seguir alguns princípios dessas duas "escolas" já a leva a uma vida mais calma, tranquila e focada em princípios realmente importantes pra ela (cada um tem seus valores e princípios)
belo comentário.
@@viniciusjalima obrigado
Tem mta gente q nem sabe q é estoico... e nem precisa!
@@mtmtmtmt pois é, e leva uma vida tranquila sem saber nomenclaturas desnecessárias. E também não se diz ser algo que não é só pra satisfazer seu ego na roda de amigos. 🤣
A felicidade hoje, virou praticamente uma obrigação!
Em poucas palavras o Estoicismo é um antídoto, que previne e remedia contra as futilidades da vida, como ser destaque nas redes sociais, ser dependente de curtidas, inscrições em canais de compartilhamento de vídeos, para quem sonha com a carreira de youtuber. Sem dizer das futilidades da vida real como quem tem o melhor carro, casa, roupas, família e etc... Portanto, o Estoicismo evidencia indivíduos esclarecidos, em detrimento aos pobres de espírito.
Pobres de espírito acho que não seria o termo correto. Pois pobres de espírito são pessoas que não tem afetação, vaidade, são pessoas simples, de somente um Espírito, confundidas vulgarmente com pessoas fúteis. Mas a futilidade é sim o que o estoicismo contrasta com a virtude de se ter uma vida serena.
Ser pobre de espírito não é em si uma coisa ruim 🤔
@@emanueloliveira3925 Depende do ponto de vista. Na visão bíblica pobre de espírito é o humilde, que não soberbo reconhecendo as próprias falhas. Já na ótica humanista, partindo da semântica "pobre" está relacionado com algo "débil", ou seja, pessoa incauta, ingênua.
@@luizantoniodeoliveira9974 Depende do ponto de vista. Reconhecer as próprias fraquezas, sim. Mas ser débil, incauto já é algo ruim.
Que colocação ideal! Gostei muito.
Análise clara do papel do ESTOICISMO no mundo atual. Felicidade difere de satisfação.
Análise clara sobre a ANÁLISE do video acima na atual plataforma.
@@pedroivo9119 o que você quiz dizer com sua afirmação? Explica por favor.
@@soniasoares7768 minha afirmação é uma análise clara sobre a dissertação do colega autor original do comentário
Impressionante que há mais de 5 mil anos alguns pensadores gregos identificaram todas essas "falhas" em nosso sistema... e depois de tanto tempo ainda continuamos cometendo os mesmos erros básicos...isso sim, é bem frustrante !!!!
Calma, 5 mil anos atrás mal a sociedade egípcia existia.
5 mil anos nao é nada
@@Ferreira-y7i Vdd... vamos esperar mais 5 mil pra ver se aprendemos alguma coisa.
@Antonio Calma aeee gente.... só lancei mão de uma hipérbole.....
Mas eu acredito que uma das razões é a falta ou limitado interesse em obras "antigas". A galerinha tá preocupada com tik tok e não em ler clássicos. Felipe Neto (o grande pensador do momento -- tô sendo irônico tá ?) criticou escolas que colocam livros de Machado de Assis na lista de leitura. Disse que os alunos se desentimulam lendo livros "difíceis". Como que a juventude vai se interessar por Estoicismo se nem mesmo quer se desafiar ?
Por isso é que cada vez me distancio mais dessas redes (anti)sociais como Facebook e Instagram. O pessoal lá não quer se comunicar, só quer reconhecimento dos outros através de fotos diárias, além de muita vaidade e narcisismo. Todo mundo nasce, cresce, envelhece e morre, além das perdas e das frustrações que são inevitáveis na vida e você precisa saber lidar com elas.
Muito precisa a colocação do professor. Hoje dizer que é estoico ou que segue uma filosofia estoica é muito facil, pq as palavras não dependem de ações. É muito simples se dizer estoico apenas pra nutrir o proprio ego perante a outrem. Mas entender o estoicismo e principalmente aceitar a sua insignificancia perante ao natural, e compreender que é impossiel lutar contra a natureza é uma das coisas mais dificeis de se fazer.
Resumemindo, o estoicismo nunca será fonte de felicidade por que ele aponta justamente para a consciência de que não tem como você ser plenamente feliz. Destrói a utopia de felicidade. A pretensão do estoicismo é gerar um efeito que, a princípio parece contra intuitivo, mas funciona como método de reflexão sobre a realidade que gera relaxamento. Você não precisa "entregar o tempo todo" pra ser feliz. A própria pergunta do vídeo vira objeto da crítica que o estoicismo faz. É por esse motivo que essa filosofia permanece atual: ela não entrega significado ou metas, ela ensina a se desprender de metas, inclusive fetiches de felicidade associados ao estoicismo.
No meu modo de ver, o estoicismo proporciona uma visão madura da vida. Ele ajuda a enxergar, como o Pondé disse, os engodos de um certo senso comum de felicidade. Quando se entende as limitações da nossa própria existência e o tamanho do que nos é externo diante daquilo que efetivamente podemos mudar, parece-me que aí sim se caminha no sentido da felicidade, já que se vai sofrer menos com tudo aquilo que nos é externo, ao mesmo tempo em que se vai desejar menos as coisas, o que diminui as nossas frustrações com os nossos próprios fracassos. Estoicismo, me parece, é muito sobre resignação com o grande número de coisas que estão completamente fora do nosso controle na vida.
Muito bem analisado. Mas falar de estoicismo nos dias de hoje é um pouco difícil, por muitos motivos: pela mediatização da vida social, pelo crescimento econômico estimulado por uma sociedade capitalista, pela igualdade entre os sexos feminino e masculino. Todos os estímulos que estão presentes na sociedade contemporânea, que são contrários a uma filosofia estóica. Mas o sucesso que é hoje a meta em todos os sentidos da vida, talvez não seja sinônimo de felicidade, mas sim de constante frustração?
Tenho 13 anos, sempre me interessei por filosofia, política, religião e nas grandes perguntas da filosofia, procurei um pouco sobre o estoicismo e vi até mesmo que antes de descobrir ele já pensava de forma muito semelhante. O mundo é muito estranho.
Muito bom, estou aqui beirando os 33 anos e descobrindo a cada dia mais e praticando o estoicismo. Imagina o seu potencial em aprender e poder colocar em prática isso com 13 anos. Talvez o ruim seria a falta de experiência justamente por ser novo demais.
Lindo, Pondé. Ninguém introduz as coisas tão bem como vc.
Procuro sempre colocar o estoicismo em prática na minha vida, e digo uma coisa, não é fácil, mas vale a pena. A vida fica mais leve, ajuda a lidar com os problemas, com as pessoas mal educadas e tóxicas. Melhorou minha vida desde que comecei a fazer isso.
Ola. Bom dia. O que você faz?
@@pueraeternus8 bom dia. Não entendi sua pergunta. Pode ser mais específico?
Como vc aplica isso?!?! Vc lê quais livros?!?!
@@mariohenrique3533 recomendo meditações de Marco Aurélio, muito bom, mas tbm tbm vejo vídeos sobre isso, gosto muito do canal super leitura.
nao é fácil porque é ilusão, vc está em uma roda de hamster. Somente Jesus Cristo pode te ajudar e tenho certeza que a maioria dos estoicistas rejeitam Cristo se lerem todo o Evangelho.
Consigamos entender que nem tudo vai dar certo, somos apenas uma parte, JAMAIS um todo. Muito obrigada nosso Pondé.
São vãs filosofias amiga, só Jesus salva, Paulo de tarso rebateu os estoicos e os epicureus, são filosofias de homens, não vem de um Deus vivo, só o Espirito de Deus podd te trazer felicidsde em meio a rotinas muitas vezes nada deslumbrante
@@morrisonmachado1994 Sim, em absoluto está o Criador e Sustentador da vida
@@morrisonmachado1994aff me poupe deixa as pessoas acreditar no que quiserem,se vc acredita no seu Deus ótimo nem todo mundo acredita
" Dias sim, dias não eu vou sobrevivendo cheia de arranhões" lúcida e orientada. No momento minha felicidade está focada na minha saúde.
Eu sou Estóico e minha vida só tem melhorado e sido mais leve.
Sim, Pondé. Hoje o Estoicismo se faz muito presente em mim, me lembrando que posso ser feliz Sim, desde que eu saiba " pisar no freio" em certos momentos e em outros " deixar fluir"... . Não é fácil, mas perfeitamente possível. Perceber a diferença daquilo que podemos " controlar" e do que não podemos...
Eis o pulo do gato! Rs🌷🦋
Nos dias atuais nesse contexto de muitas informações e debate político que não é tão atual, o estoicismo é sem dúvida um norte a ser seguido, ainda mais nessa geração que se auto fragiliza e coloca sempre a culpa em alguém menos em si própria
Ele preza a qualidade do presente trabalhando a qualidade do futuro sem pressa ou paixões irrefletidas. Entendi assim.
O desejo pode nos humilhar de duas formas básicas: negando-nos a realização de nosso desejo ou, pior, deixando que realizemos nosso desejo.
(Arthur Schopenhauer)
Triste porém verdade !
Verdade, a felicidade não é a realização e metas (prosperidade ou sucesso) o tempo todo (isso é desejo!).
Abraço a todos!
E oq é a felicidade?
O estoicismo sempre me remete ao pensamento budista da vida através de sua ótica prática e pragmática. Existem muitas similaridades entre essas duas escolas filosóficas.
Pondé, se puder fazer esse paralelo em vídeo, seremos muito gratos. Sadhu!
Estoicismo ajuda pois é aplicável na realidade.
Sem duvidas o Estoicismo me ajudou bastante, principalmente com a última ideia citada. Há muitas coisas que não podemos controlar, Epicteto e Sêneca reiteram isso a todo momento e quando a gente consegue compreender isso, a vida fica mais leve. Gosto do conceito de premeditação das adversidades também, onde de tempo em tempo você é convidado a pensar em cenarios de fracasso e como você reagiria frente aquela situação. Uma coisa é fato: nada disso é fácil de trazer para o dia a dia, muito pelo contrário, mas valeu a pena (:
Nunca me achei o máximo graças a Deus talvez por isso conheci sobreviver nesse mundo corunpido.
Não creio que o mundo fará o que eu pedir😔😔😔😔 porém fiz minha parte Deus saber.
Estou orgulhoso de mim não por mim achar o máximo, isso nem passar no meu dicionário mas por ser um homem gay do bem que no final da vida depois dos 30 de idade lendo a história e filosofia decidiu optar em crêr somente no arquiteto do universo (deismo) se existe ou não saberemos se não existe tudo bem se existe tudo bem também.
Felicidade é quando entendemos o que é liberdade, e o estoicismo te faz compreender o que é ser livre; portanto podemos sim sermos felizes com a filosofia estóica.
Sim é possível pois vc se torna livre e digno passando a ter orgulho de se mesmo e isso te dar uma cessação de felicidade...
Numa época tão materialista o estoicismo é muito bom de ser estudado e posto em prática, eu comecei ver coisas sobre estoucismo recentemente mas gostei muito da ideia, é importante entender que satisfação é diferente de felicidade.
Além de tudo isso, é entender que o mundo foi, é, e sempre será cruel, e que você vive nele.
Pergunta: Se Nietzsche aparecesse no nosso século, será que ele veria alguma diferença ontológica ou mesmo no ethos do ressentido atual em relação ao ressentido de sua época?
Obrigado Pondé...Eu precisei entender que eu não posso salvar o mundo,que eu entendo que existe varios pontos de vista nessa vida,mas eu tive que entender-me ... O que eu sou nos dias de hoje e o que eu passo....Pois hoje falo: NINGUEM SABE A DOR QUE EU SINTO,POREM CONSIGO ENTENDER OS DEMAIS PONTOS DE VISTAS EXISTENTES DESTA VIDA,COM UMA TOTAL RESILIÊNCIA, ATÉ O SENTIMENTO ALHEIO.
Muito antes dessa pandemia nós brasileiros ficávamos bancando os infelizes depois dessa pandemia espero que os brasileiros passam a serem mais felizes ou menos negativos pois 500 mil vidas perdidas têm que trazer algum grau de reflexão!
Concordo contigo, porém acho que nós brasileiros esquecemos das coisas rápido demais. Não dou 2 anos, depois que todos estiverem vacinados, já teremos esquecido da "pandemia" e estaremos bebendo e curtindo no carnaval ou na parada LGBT rs.
"Destino traçado por um logos, uma providência... q não é uma pessoa, não é Jesus"
De fato, Jesus não se propôs a traçar nosso destino. E sim, a dar-nos uma opção de escolha para um.
José, no Egito, podia ter sido estóico. Mas em terríveis circunstâncias prosperou... reconhecendo q de Deus vieram todas as bênçãos.
Pode-se viver feliz em quaisquer circunstâncias com a pessoa de Jesus! "No mundo tereis aflições mas tendo bom ânimo, eu venci o mundo."
Pondé é um Titan mesmo viu...é tudo tão óbvio o que ele fala,tão realista e ainda sim nós na maioria das vezes não nos damos conta. parabéns mestre
Olha uma disciplina que deveria ser aplicadas no colegial. Quantos seres humanos teríamos a médio e longo prazo em nossa educação , em nossa sociedade.
Há muita diferença entre a realidade dos tempos em que o Estoicismo foi criado e a realidade em que vivemos hoje em dia!
Ainda assim, podemos encontrar no Estoicismo forças para termos uma vida menos "turbulenta".
Para falar a verdade a realidade em que o estoicismo foi criado era umas 100x pior do que a realidade em que vivemos.
claramente a compreensão dos conceitos do Estoicismo são influenciados pelo tempo histórico ..a atualidade. Há 2300 anos fazia o maior sentido..hoje a que se fazer toda uma adequação.
Prof°, dentre a muitas filosofia, qual ou quais, pode(m) nos ajudar a viver mellhor no mundo em que vivemos, onde sair sem o celular no bolso é o mesmo que sair com o coldre sem o revolve como na época do Velho Oeste. Evoluímos em tecnologia, mas os hábitos, parece-me, que são os mesmos.
O que é felicidade afinal? Se for algo a ser constantemente perseguido, e nos fizer correr em círculos, é apenas ilusão. Viver o presente é viver um dia de cada vez, somar pequenas ações, desfrutar de felicidades acessíveis do dia a dia e agradecer de maneira sincera.
Falar de felicidade no dia de hoje está complicado, só penso que felicidade é algo muito efêmero. Profunda admiração ao pensamento estoico e as pessoas que o praticam, mas sou muito intensa, ligada às paixões.
Ui
A busca pela Ataraxia implica no equilíbrio, ou seja, alinhando mente, corpo, alma, de modo a permanecer 'inerte' entre os polos, de uma lado, da ausência e, de outro, do excesso. Com isso, na concepção de Freud, a busca pelo equilíbrio é sempre está refém do sofrimento, sendo este inalcançável, que irá beirar a histeria, isto é, a loucura. Em síntese, ficaremos loucos, mas de certa forma, viveremos inseridos ou no polo de excesso ou de ausência, que nega veementemente a acepção do termo 'Ataraxia'. Não quero refutar o pensamento grego, porém a intenção é estabelecer o diálogo destas ideias, que se sustentaram em diferentes momentos da produção do conhecimento.
Os mortos estão muito além dos sonhos são os vivos que tem que enfrentar um futuro de sonhos e pesadelos
Pura verdade, aqueles que acham que devem ser o centro de tudo uma hora se frustra!
O estoicismo é um ensinamento de como viver bem no mundo.
Estoicismo nunca foi tão atual. Filosofia riquissima a ser explorada nos tempos de hoje como forma de encarar a vida em meio a esse turbilhão de informação, acontecimentos e adversidades.
Faz tempo que eu tento não ter desejo nenhum pra não me frustrar, mas não consigo...
Ótimo vídeo. Concordo em número gênero e grau. "Para planejar o futuro, precisamos entender o passado e viver o momento presente (planejamento do futuro, por exemplo).
A felicida e um conjunto de tudo que erdamos do nosso cotidiano e vivencia .acredito que no istoicismo e muinto alem e algo que nos molda e nao deicha sermos tragados por efeitos esternos e ate a cultura atual que cria padroes de belezas materias caros roupas corpos bonitos etc .e muinto alem .e ver um mundo onde voce concegue perceber as coisas e nao as coisas te guiam
Parabéns 👏👏👏 ótima explicação
Gostaria de possuir desejos e sonhos,ter essa força motora que move todos os seres humanos,mas nunca foi algo que me preocupasse ou sentisse falta,nunca fui muito de reparar na vida alheia,no sentido de seus estilos de vida,estevi mas preocupado tentando sobreviver e não enlouquecer,agora se tornam isso uma propaganda e uma forma de narcisismo,garanto que não estou ganhando nada com isso e muito menos perdendo,nada mudou,não da para bater em uma "ilusão",no que acreditamos ser aquilo que estamos acostumados a viver em nosso cotidiano e a lidar com os outros segundo nossos próprios julgamentos.
Como disse o Frank do filme Super "A felicidade é superestimada".
Acredito que quem deseja ser feliz nesse mundo são pessoas ambiciosas ou até megalomaníacas.
Não julgo, eu também pensava assim quando tinha 15 anos, durou até os 19. Acredito que há uma diferença entre está satisfeito e feliz, feliz é o excesso de satisfação do presente e com relação ao próprio futuro, felicidade ajuda a pessoa a se levantar da cama, fazer mais rápido ações e até mais ações e ter mais energia, e você pensa "então ela é necessária pois é útil" afinal você precisa fazer certas ações como estudar, trabalhar, etc. a causa de fazer isso seja Egocentrismo ou Altruísmo no fundo não importa tanto porque quem sabe o mínimo de Física sabe que a raça humana está fadada a acabar, se eu soubesse o que sei hoje só me mudaria pra um chalé num sítio e esperaria a morte bater na porta, porque ser feliz e ter as coisas ou fazer grandes feitos são as maneiras maquiavélicas da sociedade te induzir a ilusão da esperança, fazendo assim as pessoas se decepcionarem tanto numa vida de ilusões e ambições emocionais que vão desejar a morte. A propósito o ser humano é falho pois ele sempre vai querer mais e nunca para.
Muito bom … ressaltando quanto a empregá-lo é que é a questão . Acho muito legal caras da época deles já quererem a busca pela tal excelência…
Qualidade da imagem excelente, mas o áudio nesse e nos últimos vídeos está bem baixo
Tô nem aí pra sucesso profissional, pra mim felicidade é se sentir bem a maior parte do tempo
Coloco no meu cotidiano alguns dos ensinamentos do estoicismo.
Consegui ser menos ansioso com os ensinamentos estóicos. Isso foi fundamental para que eu me sentisse melhor
Uma excelente análise Professor, acompanho o seu trabalho há algum tempo e graças aos seus livros me senti compelido a buscar a Licenciatura em Filosofia e me vi realizado. Obrigado.
Esse foi um vídeo esclarecedor, apesar de curto, poderia ouvir mais um pouco sem problemas rsrs. Acho que hoje, com base no que eu vi, muitos youtubers pegam a parte de que "o estoicismo vai ordenar a sua vida" e que consequentemente você vai alcançar a suas metas ou "o seu propósito de vida". E com isso muitas pessoas são enganadas, porque não é bem por aí, neste caminho só se enxerga no estoicismo o que é conveniente para nós.
Caraaaambaaa, Pondé que vídeo foda! Necessário 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Não creio ser possível ser feliz sendo estóico e sim , no máximo , resiliente ( palavra que tornou-se tão comum nos dias atuais.) no sentido de pontuar dignidade em momentos dificeis ou de injustiça , constância e continuidade para a concretização de projetos de longo prazo , assim como tolerância para tudo aquilo que não pode ser alterado.
tipo assim ...se vc é feliz com o estoicismo vc tá fazendo isso errado... pois o estoicismo visa transceder a felicidade na aceitação e autocontrole no descontrole sem ter como foco principal a felicidade ,tristeza ou qualquer outra coisa .
simples assim .....
estoicismo é a explicação ocidental do Tao oriental
O estoicismo é bom claro, as vezes é uma cura para nós... mas quando mail entendido ou usado, pode virar vaidade e egoísmo. E por estarmos num mundo relativo, podemos balançar para dentro ou fora do modo de vida estoico.
Pondé me explique o conceito de justo e essa diferença de justiça para um indivíduo a outro
Resumindo: “estoicismo é o nada em tudo. “
Pondé, como sempre, é extraordinário em tudo que diz. Uma aula de filosofia em poucos minutos.
o canal podia deixar indicações dele de obras sobre o assunto abordado, seria mt bom um direcionamento pra pesquisar mais
Felicidade é algo que é inconstante e que vem e volta. Estou lendo um livro que é a compilação do debate sobre o tema entre Pondé, Cortella e Karnal. Felicidade. Meios de Usar. Recomendo à todos. Um baita livro!
Eu prático estoicismo e nem sabia 😅 cai de paraquedas nesse vídeo e descobri que meu estilo de vida é estóico.
Eu .. me encontro nessa posição.. q pra ser feliz.. tenho q realizar desejos materiais.. dinjeiro..mulher...etc.. mas parei.. pra refletir.. e rever meus valores..e tentar de alguma forma me satistazer com o agora..... o agora e a base.. pra melhoras no fiturao...
Professor , concordo plenamente na questão da forma como a sociedade atual compreende a felicidade . Ter posição e coisas materiais , ter " sucesso " o mais rápido possível , e isso gera muita ansiedade e consequentemente INFELICIDADE. Outro ponto é acharem que tem que estar feliz o tempo todo , outro engano que causa danos sérios aos pensamentos .
melhores as duas filosofias e as mais úteis a cristã e o estoica
Meninas da DOCA, perguntem ao Pondé, por favor: estamos próximos de sermos reclassificados como “homem que achava que sabia” e não mais “homem que sabe que sabe”.
Pragmatismo, razão e principalmente o culto às virtudes do homem. Foquemos no que nos é subordinado, nossa ação, pensamento e sentimento. O resto, é resto.
Ou seja, a felicidade é um estado de espírito volátil, dependente de fatores que nem sempre estão ao nosso domínio, e não podemos fazer nada, nada além de entender que, justamente por isso, não podemos ser dominados pela tristeza, que é inevitável.
Estoicismo & Epicurismo ltda
quem sabe seja uma alternativa aos " seres pensantes " .
Muito interessante e produtivo, muito obrigada professor. Um abraço!
O Brasileiro nem sabe o que e filosofia, imagina viver segundo o estoicismo 😁
🤣
hahahah
@Void Que bosta de piada
Video Fundamental!! Nunca veremos um estoico perfeito mas a descrição do Pondé quase chega lá
Como não? É óbvio que SIM, mas vale ressaltar que o próprio indivíduo não quer se desprender de sua utópica vaidade, aí está as consequências.
Professor Pondé, escreva um livro sobre o estoicismo, por favor.
As propagandas do kawai e do tiktok tiram muito a minha vontade de continuar te acompanhando no UA-cam, é um desprazer ver no que a sociedade vem focando
Professor Pondé vc é do caralho, te amo como admiradora intelectual, adoro te ouvir!
"Faço o melhor que sou capaz só para viver em paz" trecho da música "o vencedor" do los hermanos. Essa frase seria estoica?
Apaixonante meu filósofo
Curiosamente, apesar de todos os "avanços", o ser humano continua e continuará o mesmo, por conta disso a filosofia milenar permanece tão atual.
Essas palavras me ajudaram.
Para que fizer c@r@lh@ ? Para palavras obscenas há lugares específicos. Quanto a todo o restante da fala, meus parabéns! Explicou perfeitamente.
Vc é fantástico, Pondé!
O estoicismo é a aplicação prática de se ganhar um salário mínimo por mês... Não dá pra desejar nada.
Gostei! Parabéns! A vida flui leve quando a gente sabe o que pode escolher: escolha seletiva.
Kkk
Uma frase minha : viva o presente, lembre do passado, e pense no futuro.
Pondé sempre Sábio.. curto o estoicismo
Muito bom mesmo vídeo parabéns 👏
Felicidade é oposto de sofrimento, aquilo que faz você feliz hoje ; amanhã poderá trazer sofrimento, o que temos são os momentos de alegrias....
Muito bem mestre 👍👊🇧🇷