É possível ser estoico nos dias de hoje? Luiz Felipe Pondé reflete sobre o estoicismo moderno

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 68

  • @rikem2070
    @rikem2070 2 місяці тому +41

    O estoicismo, na verdade, não recomenda "não pensar no futuro"; ele apenas alerta para o risco de ficar excessivamente ansioso com o que ainda não aconteceu. Para os estoicos, é importante fazer um planejamento racional e tomar decisões prudentes para o futuro, mas sem permitir que a incerteza sobre ele prejudique nossa tranquilidade e capacidade de ação no presente.
    O estoicismo ensina a focar naquilo que está sob nosso controle e nos prepararmos para enfrentar incertezas. A ideia é cultivar a calma e a resiliência para que, independente do que o futuro traga, possamos responder de maneira equilibrada. Assim, a prática estoica não é "irresponsável"; pelo contrário, é uma forma de preparar a mente para lidar com o futuro com serenidade, evitando tanto a paralisia da preocupação quanto o despreparo.

    • @C.Weissffölder
      @C.Weissffölder Місяць тому +1

      Muito bem descrito. O problema começa é quando percebemos que hoje nós somos escravos sem correntes. Tenho que ficar pensando no futuro para não morrer de fome, e aí que o equilíbrio é difícil.

    • @mayconrralves
      @mayconrralves Місяць тому +1

      ​@@C.WeissffölderNa verdade não. Na Roma antiga a fome era constante, essa preocupação era real, inclusive na elite, que temia e muito revoltas populares. Eram 40 mil insulas com até uma dúzia de famílias contra 5000 domus da elite com apenas 1 família, imagina a pressão. Não, hoje não se morre de fome, não precisa se preocupar com isso de uma forma tão pesada. Nossos problemas hoje são outros, é querer ter demais e para isso trabalhar além.

    • @josecolivagrud
      @josecolivagrud Місяць тому

      ​@@C.Weissfföldernão tem como não pensar no boleto
      .. na conta de luz... na conta da água... na conta do condomínio... Iptu IPVA no cartão de passagem... no dízimo.... no INSS.... na taxa de câmbio 💱.... no abastecimento de gasolina....
      TUDO ISSO ESTÁ NO FUTURO....🎉

    • @andremagalhaesfreitas7782
      @andremagalhaesfreitas7782 7 днів тому

      Sabia resposta 👏🏻👏🏻

  • @wagnerbdl
    @wagnerbdl 2 місяці тому +23

    O Pondé é conhecidamente muito bom. Mas preciso dar os parabéns para esta apresentadora. Excelentes perguntas e condução das conversas! 👏👏👏

  • @edsonpirath8881
    @edsonpirath8881 Місяць тому +10

    Independente do gabarito e sabedoria do entrevistado cabe ressaltar o potencial da entrevistadora, conhecimento do assunto e condução da entrevista.

    • @josecolivagrud
      @josecolivagrud Місяць тому

      De fato não é entrevista. Esse é um programa LINHAS CRUZADAS.... A PARTNER DO PONDÉ, ANTES ERA UMA JAPA, MUITO BOA POR SINAL NAQUILO QUE FAZ 🎉🎉🎉

  • @supremojoga4319
    @supremojoga4319 25 днів тому +2

    Comecei a praticar estoicismo e estou me tornando o Batman, um preparo inimaginavel, kkkkk mas falando serio mto bom a prática, estou mais feliz e grato sem a pressa absurda pra tudo, o mundo esta diferente estou observando

  • @paulomarquestricera
    @paulomarquestricera 3 місяці тому +5

    É difícil, mas em alguns aspectos, é necessário.

  • @MuriloPastana-fp3wm
    @MuriloPastana-fp3wm 3 місяці тому +6

    É o nosso futuro é diferente do tempo deles. A questão da solidão também é um fator importante. Tem que ser muito relativizado.

  • @wictorneto3027
    @wictorneto3027 9 днів тому

    No livro 1 de meditações o Marco Aurélio fala sobre a importância da prudência com o futuro e recursos (coisa que, segundo ele, herdou do seu pai adotivo).
    Séneca no livro sobre a vida boa (algo assim não lembro exatamente) comenta sobre a importância da adaptação e sobre como a riqueza era preferível. Nem falar do premedidatio malorum.
    Onde os estoicos não se preocupavam com o futuro?

  • @jonasbalestrely
    @jonasbalestrely Місяць тому +1

    Uau! Muito bom!

  • @RaimundaAnjos-om9us
    @RaimundaAnjos-om9us Місяць тому

    Somos privilegiados por Deus pelas graças que nos chegam oh Jesus estou aqui!

  • @vladimirdasilvapereira6353
    @vladimirdasilvapereira6353 Місяць тому +3

    Epictetus não tinha escravos, Epictetus era escravo!
    O Estoicismo é um tesouro acessível a todos!

  • @thisistheed
    @thisistheed 2 місяці тому +2

    Você pode acreditar e aproveitar o agora, mas com um pé de noção no futuro.
    O estoicismo é um conforto do agora, mas há necessidade de uma preparação .

  • @vitinverdim
    @vitinverdim Місяць тому

    Ele não é estoicista, ele esta apenas dando a opinião dele, eu gosto do estoicismo.

  • @AdemiltonFranciscodasilva
    @AdemiltonFranciscodasilva Місяць тому

    É preciso aprender pra saber viver

  • @celestegomes1665
    @celestegomes1665 3 місяці тому +12

    Eu penso que as reflexões filosóficas não tem nada haver com as condições, situações dos tempos, fôra assim, nenhum filósofo subsistiria até os dias de hoje com a força que cada um tem. Até parece que eles exploram todas as possibilidades porque eu não percebo acréscimos, aguardo. As ideias do Estoicismo são muito válidas nos dias de hoje, são educacionais, há como encaixá-las, cada um na sua escala de vida, nada, nem nem ideia, é uma fôrma justa que veste a todos do mesmo jeito, mas na minha opinião, o Estoicismo pode ser aplicável e muito útil.

    • @LuisFilipe-ij3qk
      @LuisFilipe-ij3qk 3 місяці тому +3

      Cada filosofia está, inexoravelmente, vinculada ao seu tempo. Os filósofos pensam o seu tempo, os problemas de seu tempo. Mas isso não significa que muitas concepções não façam sentido em outros tempos, claro que podem fazer, afinal, somos humanos. No entanto, é sempre preciso ter a capacidade de atualizar as filosofias para a nossa época, Pondé está correto, nosso modo de viver é mais complexo que o daquela época, nossas cidades mais complexas, nosso sistema econômico. Não será possível viver inteiramente como um estóico agora, porém, certos conceitos da ética estóica podem ser interessantes.

    • @celestegomes1665
      @celestegomes1665 3 місяці тому

      @@LuisFilipe-ij3qk óbvio.

  • @coisasqueaprendinavida5537
    @coisasqueaprendinavida5537 Місяць тому +3

    O povo também apela né. Tudo na nossa cultura vira mercado e essa fala do Pondé foi muito bem pontuada: o povo querendo viver estoicismo como se tivesse no império romano.
    O mais engraçado é o marketing envolvido nesses vídeos sobre estoicismo: eu nunca vi tanto homem velho e sarado, mas uma saradeza escomunal.
    Como se as pessoas idosas na Grécia estivessem por conta de ficar sarando o corpo. Primeiro porque ser idoso naquela época era mais difícil do que hoje em dia.
    Segundo porque uma vida filosófica e intelectual exige tanto quanto ou mais que uma vida para ficar com um corpo Atlético.
    Aí o povo mistura tudo, é produtivismo com estoicismo, aí aproveita e já coloca o combo do momento: nazismo fascismo e comunismo como se tivesse montando um sanduíche aí é só embalar e ir para mesa se achando e posando de intelectual

    • @josecolivagrud
      @josecolivagrud Місяць тому

      Nem sei o que dizer 🎉🎉🎉🎉 jjjjjj KKKKKKKKKK MuMu

  • @antoniocarlosrodriguescamp1497
    @antoniocarlosrodriguescamp1497 Місяць тому

    Parfait!

  • @viniciussantos9523
    @viniciussantos9523 3 місяці тому +3

    Vc para de se preocupar com o futuro quando deixa de acreditar nele. E como começar uma faculdade e não pensar na conclusão mas aproveitar as aulas diárias.

  • @mayconrralves
    @mayconrralves Місяць тому

    Eu tenho algumas discordâncias do Pondé:
    1 - O mundo moderno parece diferente em relação aos anteriores, mas é incrível que os mesmos problemas psíquicos e existências são uma constante, tanto na Roma antiga, quanto na renascença, quanto no período romântico e também nos dias de hoje.
    2- A maioria dos estoicos trabalhavam porque não eram ricos. Cleantes, o segundo líder da escola, precisava trabalhar a noite carregando baldes de água para estudar com Zenão, o fundador. Marco Aurélio e sua esposa Faustina, depois que viraram o casal imperial estiveram mais tempo em campanhas militares, que vivendo os luxos do poder imperial. Era uma vida difícil e complicada. Sêneca era tão atuante na política que conseguiu a façanha de ser condenado a morte 2 vezes e exilado outras 2. Epicteto era um escravo, então imagina a vida dele. Masonio Rufus era político. Lucano e Pérsio eram jovens, mas ambos já atuavam na política e eram poetas, como participaram da conspiração contra Nero tiveram vida curta. Então a vida deles não era nada simples

  • @glaubitcho
    @glaubitcho Місяць тому +1

    O budismo, de Sidarta, fala sobre todos esses tópicos e outros paralelos com o estoicismo, com muitos e muito anos de antecedência e não tem esse hype. Talvez por ter alcunha de religião e o estoicismo como "filosofia" tem mais simpatia e soa mais moderno e "inteligentinho", como diria o Pondé.

  • @nilsondasilvajr.9981
    @nilsondasilvajr.9981 2 місяці тому

    Ser, talvez não… mas existe muito valor em buscar.

  • @artemaimoni9736
    @artemaimoni9736 12 днів тому

    Trocar uma lâmpada me faz feliz

  • @stellav.m.
    @stellav.m. Місяць тому

    Pondé, a gente aprende a estar so e depois nos damos conta quanto tempo (e energia) nos foi roubados. Basta se retirar em plena natureza. Breve farao 20 anos que u vivo em plena natureza e alergica às cidades (e ao povo)

  • @thiagoboppresnitzky3101
    @thiagoboppresnitzky3101 2 місяці тому

    Não se preocupar com a estética do jantar pra mim não é um mérito. É nobre o esforço de receber convidados com carinho e cuidado, não?

  • @betatube7198
    @betatube7198 2 місяці тому

    a internet transformou o Estoicismo em uma coisa muito tóxica!

  • @gerlaneodorico6922
    @gerlaneodorico6922 Місяць тому

    Onde posso ver a entrevista completa?

    • @marciaduarte3765
      @marciaduarte3765 20 днів тому +1

      @@gerlaneodorico6922 tbm gostaria de ver a entrevista completa

  • @mgn5336
    @mgn5336 2 місяці тому +1

    Sobre o fato de deixar surpresos os estoicos por não comprar bens e entrar em depressão, penso que não condiz a maior história da maior parte dos estoicos, pois, embora pregassem a frugalidade, a simplicidade, eles eram cercados por palácios e escravos, o que à época era sinônimo de riqueza. Logo, sentiam tb a necessidade de possuir muitos bens, mais do o necessário pra uma vida feliz.

  • @katesantos8473
    @katesantos8473 2 місяці тому

    Penso que vivemos num tempo, como Jung disse, que as pessoas não tem disposição de enfrentar os problemas de maneira filosófica porque muitas já caíram no senso comum e não diferenciam o que e uma ideia formal de uma ideia cotidiana ou não suportariam essas ideias formais ou universais, desligadas de raiz instintiva e de "tradição", então vamos para o particular. E neste particular, como Nietzsche bem criticou o estoicismo, há uma desnaturalização da vida, um embrutecimento de não se diferenciar de uma tal natureza que eles tentaram se diferenciar. O ser humano se importa, sim. É que os estoicos não tem tanta "paciência filosófica" como diz ter e nem de procurar de qual terreno brotam tais ensinamentos em que se isolam em uma coletividade estoica frente ao indivíduo. Acho muito fácil culpar o destino, porque é isso o que acontece mesmo: a culpa, e não a aceitação. Aceitação é coisa do Buda.

    • @batofgotham9224
      @batofgotham9224 2 місяці тому

      Discordo, amor fati não é desculpa, pelo contrário, é a sobreposição da culpa, como Marco Aurélio diz "Se, de certo modo, a pressão das coisas exteriores te houver perturbado, retorna logo a ti e não fica fora do ritmo senão enquanto forçado. Quanto menos abondonares a cadência, melhor a dominarás"

    • @katesantos8473
      @katesantos8473 2 місяці тому

      @@batofgotham9224 sim, é mais uma afirmação fundamentada do que uma resignação. O destino é uma força impessoal quanto ao que acontece de casual. Pode ser que tenhamos causado ou não, e agir ou não de determinada maneira, ou ser diferente do que a vida, pode mudar as circunstâncias da nossa própria existência, ou da nossa afirmação. Falei de Buda porque existe um "deus" por trás do não -agir. No estoicismo, pra Nietzsche, o estoicismo é o poder dado à indiferença, o que já se torna uma diferença, tornando a pessoa uma tirana de si mesma, já que ela não escapa da própria natureza da qual ela deseja ser diferente. No fundo, é uma vontade de criar o mundo à moda estoica, que nunca poderá fazer parte da natureza.

    • @katesantos8473
      @katesantos8473 2 місяці тому

      @@batofgotham9224 historicamente, na Grécia, era uma desculpa para manobrar o povo e como bem disse Nietzsche, favoreceu a aristocracia e garantir uma ordem social.

    • @batofgotham9224
      @batofgotham9224 2 місяці тому

      Concordo sobre a desnaturalizacao da vida, mas no que acredito hoje, a vida natural (atribuo como natural aquilo que nos e apresentado) parece-me tolice, principalmente quando a sociedade assume o tempo como commoditie. Parte porque a lógica do capital cria a necessidade para vendê-la, parte que o modelo utilitarista tem como consequência distorções de valor, pode até ser democrático mas não instrutivo e é no sentido contrário ao desenvolvimento humano, portanto tem valor aquilo que sana a necessidade artificialmente criada da maioria. Nâo considero aqui minha exposição sobre a conduta por princípios. Ainda que reconheço a as contribuições que me apresentou, hoje penso dessa forma. Vou estudar mais, e tentar encontar uma verdadade mais impenetrável, agradeço sua reflexão.

    • @batofgotham9224
      @batofgotham9224 2 місяці тому

      Quanto a indiferença, considero que esse é o ponto que discordamos, você apresenta como o autor considera que a mesma faz parte do estoicismo. Na minha concepção é o contrário fazer o que está ao seu alcance não é ser indiferente.
      Quanto ao Budismo, não tenho conhecimento para me opor ou não.

  • @diegomiranda8549
    @diegomiranda8549 3 місяці тому

    É o show do pondé?

  • @luisaugustobonilha8210
    @luisaugustobonilha8210 3 місяці тому +1

    Eu javali isso em algum lugar!🤗

    • @josecolivagrud
      @josecolivagrud Місяць тому

      Jjjjjj KKKKKKKKKK
      Na revolução dos bichos.... 🎉😂😢😮

  • @sergioaparecida1691
    @sergioaparecida1691 3 місяці тому +3

    Clodovil não morreu!

  • @michelchad618
    @michelchad618 Місяць тому

    Supimpa

  • @RaimundaAnjos-om9us
    @RaimundaAnjos-om9us Місяць тому

    Nao gosto de multidão nem de muitas amizades nem gente ne visitando sem pedir

  • @RaimundaAnjos-om9us
    @RaimundaAnjos-om9us 6 днів тому

    Não gosto de multidão

  • @sebastianfreitas-q6h
    @sebastianfreitas-q6h Місяць тому

    maioria que pratica estoicismo:::eles poupam;;;;senão poupar eke não esta praticando mais sim tornando um idiota, amanha difierente de hoje!!!!!!!!!

  • @Ellanore____
    @Ellanore____ 3 місяці тому +3

    Essas questões do Pondé estão ficando cansativas! Repetição….

    • @yarasilva7378
      @yarasilva7378 3 місяці тому +1

      Ele é chatão e arrogante.

    • @Ellanore____
      @Ellanore____ 3 місяці тому +2

      @@yarasilva7378 eu o acompanha faz um tempo, mas estou achando as questões deles repetitivas, foi que nem a Viviane Mosé, um repeteco sem fim!

    • @josecolivagrud
      @josecolivagrud Місяць тому

      ​@@yarasilva7378chatão é um cara lá de Palmas construtor, muito chatão 🎉

  • @andrade3288
    @andrade3288 3 місяці тому +5

    O Pondé é superestimado