Isso foi muito interessante. Eu percebi que na nossa cultura ocidental, é muito comum falar sobre derrotar seus demônios, destruir seus monstros, enquanto na oriental fala-se de enfrentar e aceitar ( como o yin e o yang, em que cada lado contém um pouco da contraparte). É um dos motivos de eu gostar da cultura japonesa e de obras que vem de lá. Naruto, por mais bobo que pareça o exemplo, trata miito disso. Você apenas não pode se livrar do seu lado mal e que não deve negá-la, mas aceitar que ela está ali e conviver em paz com isso.
Excelente, Lari! Além da fidelidade à teoria junguiana, a sua abordagem é bem didática, leve, simpática, com bom tempo de duração... Gostaria muito que utilizasse esse seu poder de síntese associado às competências já citadas, e produzisse um vídeo sobre COMPLEXOS, como eles são constituídos, ativados e a importância de tomarmos consciência deles, dissolver os indesejáveis e outras estratégias possíveis para reduzirmos a influência desses em nossas vidas.
Oii, Humberto, tudo bem? Puxa, superfeliz com esse feedback tão completo e gentil 😊🙏🏻💛 Boa pedida! pretendo falar mais deles, sim! Mas enquanto o vídeo não sai, já dei uma pincelada no tema lá no vídeo sobre inconsciente pessoal e coletivo. Já desses uma olhada? Abração! Vamos falando!!
Estou no penúltimo ano de psicologia e ainda em busca de escolher a abordagem, mas como já sei que na verdade é ela que nos escolhe, sinto que o caminho está sendo analítica. Estou buscando me aprofundar cada vez mais nos conteúdos e seus vídeos foram ótimos! Amei todos, já dei like e me inscrevi no canal! Você é sensacional, obrigada por compartilhar seus conhecimentos de maneira tão clara! Estou apaixonada ❤️👏🏻
Que delícia, Gabii! Sempre fico emocionada quando vejo Jung conquistando novos corações, hehehe. E fico muitooo feliz de poder contribuir com isso de alguma forma! Acredito muito na potência da teoria e prática de psicoterapia junguiana! Muito obrigada pelo feedback! Que bom te ter por aqui! Vamos falando, então!! 🙏😊✨ Beijos!!
Eu tive esse contato com minha sombra, no meu caso, foi em meu sonho, era uma conflito com o Shadow e Animus. A projeção do meu Animus estava com a aparência de meu artista que eu meio que sou apaixonada por seu trabalho e pela pessoa ou persona que ela é, talvez foi a única forma que meu incoveniente chama atenção para aquele lado reprimido.
Plenitude de vida implica em integração do ser. Nisso a Sombra também se inclui. É uma tarefa muitas vezes árdua, mas indispensável. Obrigado pelo vídeo, Larrissa! Sempre muito bom!
Falou e disse, Marco! 🤓💛 Não podemos negligenciar essa parte essencial de nós mesmos ou ela virá com cada vez mais força pedindo o seu espaço em nossa vida. Obrigada pelo carinho! Abração! 🤗
Excelente o vídeo, parabéns. Permita-me fazer uma crítica construtiva. O áudio do vídeo está um pouco com eco e ruídos dificultando um pouco o entendimento quando se ouve sem fones de ouvido.
Boa tarde, feliz ano novo. Busquei meditação …. E encontrei teu canal. Agora, vendo os outros vídeos. Interessante pensar que as vezes o tesao de viver está lá nas sombras. Aí são outras histórias.
Fico pensando num médico que fez medicina apenas por influência da família e da sociedade, mas seu desejo sempre foi ser artista, portanto o tesão de viver desta pessoa estaria na sombra, naquilo que ela precisou esconder para não desagradar aos seus familiares. Também adorei esta afirmação de que o tesão de viver está nas sombras, porém nunca havia pensando nesta possibilidade, mas ao pensar fez todo sentindo para mim.
Boa noite! Há tempos buscava entender conceitos da teoria junguiana e, sem dúvidas, vc foi quem melhor explanou e com uma clareza que me levou a constantes reflexões, auto-analises enquanto a ouvia. Gostaria de saber mais sobre sombra, pois me impactou muito, principalmente quando fui me dando conta das minhas. Obrigada por compartilhar conhecimentos! Deus te abençoe
Adoro seus vídeos Lari! Comecei a fazer terapia esse ano e justamente a linha analítica Junguiana e tem me ajudado a compreender bastante coisa, fica claro que escondi bastante coisa na sombra (sentimentos e pensamentos). Gostaria que falasse sobre depressão, ansiedade, TDA(H) e TPL na perspectiva Junguiana = )
Oii, Gusthaf, tudo bem? Puxa, que legal que você se achou com a linha analítica junguiana! É transformador quando a gente começa a dar sentido pras nossas vivências e dificuldades, né?! Adorei as sugestões!! Por enquanto ainda estou focando mais nos conceitos básicos, mas aos poucos pretendo ir trazendo esses temas, sim! Para dar um gostinho desses temas, sugiro dares uma olhada no vídeo sobre pós-pandemia e Psicologia Analítica. Nele falo um pouco sobre depressão e ansiedade. Obrigada pelo feedback e um lindo processo pra você! Abração!! 🤗
Essas características reprimidas da sombra são características inatas da pessoa (comportamentos que a pessoa tem desde que começou a ter consciência do mundo) ou são características externas que passam pelo filtro da consciência e são reprimidas?
Olá, vc me ajudou bastante! O seu conteúdo apresentada de uma forma leve e clara, me auxiliou a entender melhor um assunto que para mim é tão complexo. 😘
Parabéns seus vídeos são maravilhosos, a maneira como você aborda e os exemplos são sensacionais, você é maravilhoda. Ano que vem começo minha pós em psico Junguiana é muito amor!!! Você faz grupo de estudo?
Oii, Emelim, querida!! Tudo bem? Muito feliz com o seu retorno e reconhecimento tão generoso. 🥰🙏🏻 Ainda não faço grupo de estudos, mas é uma possibilidade para o futuro. Tu já me acompanhas no insta tbm? Segue lá pra ficar por dentro de todos os projetos do PsiCuida 😊😘
Ola! Ficou bom, me desculpe nao ter completado o raciocinio anterior, nao sei se voce sabe mas esses processos sao coisas que n ao é permitido que sinta orgulho de ter passado, mas o fato de ter me lembrado disso já valeu a experencia, felicidades!
Nossa vc é muito parecida com a Caitriona de Outlander. Linda! Faço psicologia na Unesc de Criciúma e a Prof Anita Mussi que tbm foi sua professora nós recomendou seu canal. Adorando tudo por aqui!
Oii, Ysla!! Tudo bem? Ahh, que demais!! A Anita é incrível! Que sorte de vcs ter Jung com ela desde a graduação. ❤️ Superfeliz com esse feedbcack!! Ahh, adoreiiii também a referência à Catriona, eu amooo Outlander e ela é maravilhosa. Deu um up na autoestima aqui, hahahaha... Beijos, querida, vamos falando!! 😘
Excelente!!! Essas coisas me tocam muito profundamente. Fico vibrando aqui. Grato! Dúvidas: As pessoas que "encontram e aceitam" suas próprias sombras, tendem a se tornar mais humildes e transparentes? Eu tbm ia perguntar, mas vc já respondeu no final do vídeo, sobre a relação entre a Sombra e o Self, que, se bem entendi, são "partes" que cuja integração se faz necessária no caminho da individuação. É isso mesmo? 😁
Oii, Wellington!! Tudo bem? Sempre bom te ver por aqui :) Olha, é bem difícil a gente generalizar. Cada caso é um caso. Mas vou te passar uma compreensão possível. Em geral, acredito que humildes sim. Faz sentido que as pessoas quanto mais conscientes da sua natureza ambígua, mais humildes sejam. Transparentes creio que não necessariamente. Pois, a pessoa pode: 1) integrar aspectos da sombra e mostrá-los ou 2) integrar aspectos aspectos da sombra e mostrá-los em situações seletas ou 3) integrar aspectos da sombra e mesmo assim, manter uma persona bem estabelecida, por necessidade ou vontade. Enfim, são múltiplas as possibilidades... Espero ter ajudado a compreender mais um pouquinho! Abração, querido!! Vamos falando!! 🤗
Oi Larissa, estou conhecendo seu canal agora e já estou gostando muito!!! Estou pegando suas referências de livros... Mas gostaria de saber se teria algum interessante para iniciar os estudos ou os primeiros? Te agradeço desde já!
Olá, estava pesquisando sobre sombra e encontrei seu vídeo... Muito bom!! Prá exemplificar melhor: se eu abomino alguém que é mesquinho, a mesquinhez é uma sombra minha que eu rejeito e projeto no outro, certo? Então integrar ela é me tornar mesquinho tb? Ou seria reconhecer esse lado e equilibra-lo sendo abundante por exemplo??
Oii, Cris e Gilmar :) Tudo bem? Gratidão!! 🙏🏻✨💛 Vamos por partes. Primeira pergunta: isso mesmo ;) Segunda e terceira perguntas: não é bem por aí... Integrar a sombra fala de reconhecer que temos aquele aspecto como constituinte nosso e conscientes disso podermos lidar com ele. Por exemplo: perceber que estou sendo mesquinha numa situação, dar um passo atrás e ser mais generosa ou pedir desculpas e buscar reparar algum dano causado pela minha mesquinhez. Enfim, são apenas exemplos ilustrativos. Tem muitas formas diferentes de lidar com os aspectos da nossa sombra. Ajudei? Espero que sim! Abração!!
Obrigada por mais um vídeo repleto de clareza, apesar do tema ser tão complexo. Estou muito feliz em ver o canal crescendo! Quando você falou sobre a importância de encontrar uma forma de permitir que a sombra se expresse, para não nos tomar por completo, pensei na importância da Arte. Escrever poemas, compor melodias, pintar telas, interpretar um personagem... Ou até mesmo assistir filmes, ouvir músicas.. Podem ser formas muito eficazes de entrar em contato com a própria sombra não é? Bjs e novamente agradeço! Aprendo muito!
Oiii, Amanda, tudo bem? Que bom te ver sempre por aqui!! ✨💛 Obrigada pelo carinho, queridona!! Simmmm, a arte é uma forma privilegiada de expressão e pode nos colocar em conexão com diversas partes de nós mesmos, inclusive a sombra!! Sobre assistir filmes ou ouvir músicas, depende... É preciso vivenciar o contato com sombra, estar presente e fazer um trabalho de integração. Mas você vê um filme ou escuta uma música que te mobiliza e fica refletindo, começa a trabalhar aquele tema em terapia, produz algo artístico, quem sabe... aí sim, estamos falando de uma forma de contato com a nossa sombra. 🤓😉
Oii, Gracia, tudo bem? Obrigada pelo feedback!! Uma das maneiras que se pode responder a tua pergunta é que a sombra pode ser positiva levando em conta o ponto de vista do self, que pode estar demandando a integração de algum elemento que está na sombra. O ego é via de regra resistente a mudanças, ele não gosta muito quando gente quer trazer pra luz aquilo que está inconsciente, por que, em geral esse processo traz sofrimento, em alguma medida, antes de trazer realização. O ego precisa reaprender a ser com aquele aspecto que antes estava no escuro e agora ele conhece. Além disso, muitos atributos o ego pode julgar negativos negativos pela sua experiência de vida, sem que eles sejam necessariamente maus. Deu pra compreender? Espero que sim :) Dá uma olhadinha no outro vídeo sobre sombra aqui do canal, que deve clarear mais também. Abraço!!
Pelos meus estudos, a sombra enquanto arquétipo, pertencente ao inconsciente coletivo, é inata e universal -- é algo que constitui todos os povos. Já a sombra enquanto complexo, ou seja, integrante do inconsciente PESSOAL, é moldada a partir das repreensões e "censuras" de um determinado comportamento, valor, etc que acontece de forma consciente; pelo ego. Esse assunto é bem complexo
Legal seu canal parabéns ...mas não tem nada da psicologia junguiana que discorde....ou só aceita tudo que ele fala mesmo sem muitas das vezes nunca ter comprovado nada.
😂😂😂descrição das próprias características reprimidas😢 que sombra, hein? Querer banir o mal é impossível! Verdade, o extermínio do mal não é externo... temos que acolher as próprias sombras! Só assim podemos ter coragem de fazer o necessário...sem ferir ninguém!
Acho mt romantizado dizer que o que nos irrita/incomoda no outro é um traço nosso. Imagino em relacionamentos abusivos a pessoa acabar achando q tem sido maltratada pq ta projetando no abusador e aceita, perdoa etc...
Lari, você podia fazer um vídeo falando sobre esse tipo de situação. Sempre tive dificuldade em entender essa relação (o que nos irrita no outro está na gente) e esse comentário da colega me faz confundir mais ainda isso
E aí, o que dizer sobre a sombra? Me conta o que mais te chamou a atenção e se tem ainda algo que gostarias de saber! 🖤
Gostei do video! Fiquei c uma dúvida: como a gente faz pra ir la na sombra, la no fundo e voltar revitalizado?
O tema da sombra me fez lembrar do filme o retrato de Dorian Grey. A sombra é muito presente e determinante na trama.
Isso foi muito interessante. Eu percebi que na nossa cultura ocidental, é muito comum falar sobre derrotar seus demônios, destruir seus monstros, enquanto na oriental fala-se de enfrentar e aceitar ( como o yin e o yang, em que cada lado contém um pouco da contraparte). É um dos motivos de eu gostar da cultura japonesa e de obras que vem de lá. Naruto, por mais bobo que pareça o exemplo, trata miito disso. Você apenas não pode se livrar do seu lado mal e que não deve negá-la, mas aceitar que ela está ali e conviver em paz com isso.
Jung teve influência das filosofias orientais.
Mas é tão difícil aceitar. Só desperceber ela da uma vergonha danada
Faça um vídeo sobre como seria a prática da psicoterapia junguiana no tratamento de Transtornos de ansiedade, depressão, TOC, fobias etc.
Excelente, Lari! Além da fidelidade à teoria junguiana, a sua abordagem é bem didática, leve, simpática, com bom tempo de duração... Gostaria muito que utilizasse esse seu poder de síntese associado às competências já citadas, e produzisse um vídeo sobre COMPLEXOS, como eles são constituídos, ativados e a importância de tomarmos consciência deles, dissolver os indesejáveis e outras estratégias possíveis para reduzirmos a influência desses em nossas vidas.
Oii, Humberto, tudo bem? Puxa, superfeliz com esse feedback tão completo e gentil 😊🙏🏻💛 Boa pedida! pretendo falar mais deles, sim! Mas enquanto o vídeo não sai, já dei uma pincelada no tema lá no vídeo sobre inconsciente pessoal e coletivo. Já desses uma olhada? Abração! Vamos falando!!
A sua didática é de "se tirar o chapéu"!! Muito obrigada!
Oii, Rosely, tudo bem? Muito obrigada pelo reconhecimento tão generoso!! Grande abraço e até a próxima!! 💛🤗
Estou no penúltimo ano de psicologia e ainda em busca de escolher a abordagem, mas como já sei que na verdade é ela que nos escolhe, sinto que o caminho está sendo analítica. Estou buscando me aprofundar cada vez mais nos conteúdos e seus vídeos foram ótimos! Amei todos, já dei like e me inscrevi no canal! Você é sensacional, obrigada por compartilhar seus conhecimentos de maneira tão clara! Estou apaixonada ❤️👏🏻
Que delícia, Gabii! Sempre fico emocionada quando vejo Jung conquistando novos corações, hehehe. E fico muitooo feliz de poder contribuir com isso de alguma forma! Acredito muito na potência da teoria e prática de psicoterapia junguiana! Muito obrigada pelo feedback! Que bom te ter por aqui! Vamos falando, então!! 🙏😊✨ Beijos!!
Como eu faço pra descobrir as características ou o arquétipo da minha sombra? É apenas observando o que me incomoda no outro?!?
O ponto que mais me tocou foi quando abordou que a ambiguidade é uma riqueza da vida.
Eu tive esse contato com minha sombra, no meu caso, foi em meu sonho, era uma conflito com o Shadow e Animus. A projeção do meu Animus estava com a aparência de meu artista que eu meio que sou apaixonada por seu trabalho e pela pessoa ou persona que ela é, talvez foi a única forma que meu incoveniente chama atenção para aquele lado reprimido.
Plenitude de vida implica em integração do ser. Nisso a Sombra também se inclui. É uma tarefa muitas vezes árdua, mas indispensável. Obrigado pelo vídeo, Larrissa! Sempre muito bom!
Falou e disse, Marco! 🤓💛 Não podemos negligenciar essa parte essencial de nós mesmos ou ela virá com cada vez mais força pedindo o seu espaço em nossa vida. Obrigada pelo carinho! Abração! 🤗
Parabéns, Lari. Simples, didático e instigante. Muito grato. Quando puder, sempre adicione exemplos, são ótimos.
Fale sobre o uso da hipnose, PNL e Constelação Familiar em conjunto com as abordagens tradicionais.
Melhor vídeo que já vi sobre o tema. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Gratidão!
Excelente o vídeo, parabéns. Permita-me fazer uma crítica construtiva. O áudio do vídeo está um pouco com eco e ruídos dificultando um pouco o entendimento quando se ouve sem fones de ouvido.
Jung é uma leitura densa, muito boa sua explicação.
Ótimo
Obrigado!
Incrível! Mas gostei muito! rs Mas...SEMPRE, TUDO QUE CRITICAMOS é o que guardamos na Sombra? Acho que meu Ego se recusa a creditar nisso....
Muito muito obrigada
Gratidão
Obrigado moça
muito obrigado! Você me ajudou.
Boa tarde, feliz ano novo.
Busquei meditação …. E encontrei teu canal. Agora, vendo os outros vídeos.
Interessante pensar que as vezes o tesao de viver está lá nas sombras. Aí são outras histórias.
Fico pensando num médico que fez medicina apenas por influência da família e da sociedade, mas seu desejo sempre foi ser artista, portanto o tesão de viver desta pessoa estaria na sombra, naquilo que ela precisou esconder para não desagradar aos seus familiares. Também adorei esta afirmação de que o tesão de viver está nas sombras, porém nunca havia pensando nesta possibilidade, mas ao pensar fez todo sentindo para mim.
Gosteiii
Boa noite! Há tempos buscava entender conceitos da teoria junguiana e, sem dúvidas, vc foi quem melhor explanou e com uma clareza que me levou a constantes reflexões, auto-analises enquanto a ouvia. Gostaria de saber mais sobre sombra, pois me impactou muito, principalmente quando fui me dando conta das minhas. Obrigada por compartilhar conhecimentos! Deus te abençoe
Linda❤
Talento em comunicação, obrigado pela clareza, exemplos, citações sobre o tema
Didática maravilhosa, maravilhosa
2923
Show...
Valeu, Andrea!! 💛 Obrigada pelo feedback 🤗
Clareza e conteúdo denso com sotaque gaúcho. Excelente.
Hahahah... Valeu, Robson! Obrigada pelo feedback e reconhecimento 😊💛
Maravilhosa em seus esclarecimentos!
Poderia fazer um outro vídeo explicando o que aconteceria se a sombra tomasse todo o controle?
Adoro seus vídeos Lari! Comecei a fazer terapia esse ano e justamente a linha analítica Junguiana e tem me ajudado a compreender bastante coisa, fica claro que escondi bastante coisa na sombra (sentimentos e pensamentos). Gostaria que falasse sobre depressão, ansiedade, TDA(H) e TPL na perspectiva Junguiana = )
Oii, Gusthaf, tudo bem? Puxa, que legal que você se achou com a linha analítica junguiana! É transformador quando a gente começa a dar sentido pras nossas vivências e dificuldades, né?! Adorei as sugestões!! Por enquanto ainda estou focando mais nos conceitos básicos, mas aos poucos pretendo ir trazendo esses temas, sim! Para dar um gostinho desses temas, sugiro dares uma olhada no vídeo sobre pós-pandemia e Psicologia Analítica. Nele falo um pouco sobre depressão e ansiedade. Obrigada pelo feedback e um lindo processo pra você! Abração!! 🤗
Você explica muito bem. Parabéns ;)
Lari adorei o nome PsiCuida
Essas características reprimidas da sombra são características inatas da pessoa (comportamentos que a pessoa tem desde que começou a ter consciência do mundo) ou são características externas que passam pelo filtro da consciência e são reprimidas?
MT bom
você dá supervisão?
Olá, vc me ajudou bastante!
O seu conteúdo apresentada de uma forma leve e clara, me auxiliou a entender melhor um assunto que para mim é tão complexo. 😘
Amei o seu canal.
Quero fazer psicologia voltada a psicologia analítica.
Conteúdo perfeito ❤️
Parabéns!
Amei!
Obrigada pelo feedback tão generoso, Prem!! 🙏🏻✨💛 Abração!!
Video maravilhoso! Obrigada! 🌚🌝👏🏻👏🏻👏🏻
E obrigada a ti, Mirtes, pela generosidade e carinho!! Abração!! 💛✨😘
Que maravilha!
Obrigada 😊💛
@@PsiCuida De nada, flor! 🤗💛💛💛
Excelente
Obrigada, Ivonete, querida!! 🙌🏻🙏🏻😊
Parabéns seus vídeos são maravilhosos, a maneira como você aborda e os exemplos são sensacionais, você é maravilhoda. Ano que vem começo minha pós em psico Junguiana é muito amor!!! Você faz grupo de estudo?
Oii, Emelim, querida!! Tudo bem? Muito feliz com o seu retorno e reconhecimento tão generoso. 🥰🙏🏻 Ainda não faço grupo de estudos, mas é uma possibilidade para o futuro. Tu já me acompanhas no insta tbm? Segue lá pra ficar por dentro de todos os projetos do PsiCuida 😊😘
Que vídeo ótimo!! Vc fala muito bem, nem vi o tempo do vídeo passar, já ganhou uma inscrita
Obrigada, Letícia, querida!! 😊❤️🙏🏻
Ola! Ficou bom, me desculpe nao ter completado o raciocinio anterior, nao sei se voce sabe mas esses processos sao coisas que n ao é permitido que sinta orgulho de ter passado, mas o fato de ter me lembrado disso já valeu a experencia, felicidades!
Oii, Laercio, tudo bem? Não sei se entendi bem o que você quis dizer, mas fico feliz de ter contribuído de alguma forma! Abraço! ✨😊🤗
voce tem razao , eu e meus soliloquios!
laercio anhas 😂 hahaha, faz parte!! Sem problema 😉
Nossa vc é muito parecida com a Caitriona de Outlander. Linda! Faço psicologia na Unesc de Criciúma e a Prof Anita Mussi que tbm foi sua professora nós recomendou seu canal. Adorando tudo por aqui!
Oii, Ysla!! Tudo bem? Ahh, que demais!! A Anita é incrível! Que sorte de vcs ter Jung com ela desde a graduação. ❤️ Superfeliz com esse feedbcack!! Ahh, adoreiiii também a referência à Catriona, eu amooo Outlander e ela é maravilhosa. Deu um up na autoestima aqui, hahahaha... Beijos, querida, vamos falando!! 😘
Estou adorando os conteúdos. Muito bom! Obrigada Lari! Om
Obrigada, Lala, querida! Super gratidão pelo retorno! 🙏🏻🥰🌻
Excelente!!! Essas coisas me tocam muito profundamente. Fico vibrando aqui. Grato!
Dúvidas:
As pessoas que "encontram e aceitam" suas próprias sombras, tendem a se tornar mais humildes e transparentes?
Eu tbm ia perguntar, mas vc já respondeu no final do vídeo, sobre a relação entre a Sombra e o Self, que, se bem entendi, são "partes" que cuja integração se faz necessária no caminho da individuação. É isso mesmo? 😁
Oii, Wellington!! Tudo bem? Sempre bom te ver por aqui :) Olha, é bem difícil a gente generalizar. Cada caso é um caso. Mas vou te passar uma compreensão possível. Em geral, acredito que humildes sim. Faz sentido que as pessoas quanto mais conscientes da sua natureza ambígua, mais humildes sejam. Transparentes creio que não necessariamente. Pois, a pessoa pode: 1) integrar aspectos da sombra e mostrá-los ou 2) integrar aspectos aspectos da sombra e mostrá-los em situações seletas ou 3) integrar aspectos da sombra e mesmo assim, manter uma persona bem estabelecida, por necessidade ou vontade. Enfim, são múltiplas as possibilidades... Espero ter ajudado a compreender mais um pouquinho! Abração, querido!! Vamos falando!! 🤗
@@PsiCuida Aaahhh... Entendi melhor sim, Lari!!!
Muito obrigado pelo carinho e pela atenção... Valeu mesmo!
😌
🙏🏽
Que bom, @@wellingtonl.duarte7210!! Feliz em contribuir!! E obrigada a ti também pelo carinho e reconhecimento, querido!! Abração!! 💛🤗
Então eu poderia dizer que o livro "O médico e o monstro" retrata um luta entre a sombra e a persona?
Oi Larissa, estou conhecendo seu canal agora e já estou gostando muito!!! Estou pegando suas referências de livros... Mas gostaria de saber se teria algum interessante para iniciar os estudos ou os primeiros? Te agradeço desde já!
Olá, estava pesquisando sobre sombra e encontrei seu vídeo... Muito bom!! Prá exemplificar melhor: se eu abomino alguém que é mesquinho, a mesquinhez é uma sombra minha que eu rejeito e projeto no outro, certo? Então integrar ela é me tornar mesquinho tb? Ou seria reconhecer esse lado e equilibra-lo sendo abundante por exemplo??
Oii, Cris e Gilmar :) Tudo bem? Gratidão!! 🙏🏻✨💛 Vamos por partes. Primeira pergunta: isso mesmo ;) Segunda e terceira perguntas: não é bem por aí... Integrar a sombra fala de reconhecer que temos aquele aspecto como constituinte nosso e conscientes disso podermos lidar com ele. Por exemplo: perceber que estou sendo mesquinha numa situação, dar um passo atrás e ser mais generosa ou pedir desculpas e buscar reparar algum dano causado pela minha mesquinhez. Enfim, são apenas exemplos ilustrativos. Tem muitas formas diferentes de lidar com os aspectos da nossa sombra. Ajudei? Espero que sim! Abração!!
Obrigada por mais um vídeo repleto de clareza, apesar do tema ser tão complexo. Estou muito feliz em ver o canal crescendo! Quando você falou sobre a importância de encontrar uma forma de permitir que a sombra se expresse, para não nos tomar por completo, pensei na importância da Arte. Escrever poemas, compor melodias, pintar telas, interpretar um personagem... Ou até mesmo assistir filmes, ouvir músicas.. Podem ser formas muito eficazes de entrar em contato com a própria sombra não é?
Bjs e novamente agradeço! Aprendo muito!
Oiii, Amanda, tudo bem? Que bom te ver sempre por aqui!! ✨💛 Obrigada pelo carinho, queridona!! Simmmm, a arte é uma forma privilegiada de expressão e pode nos colocar em conexão com diversas partes de nós mesmos, inclusive a sombra!! Sobre assistir filmes ou ouvir músicas, depende... É preciso vivenciar o contato com sombra, estar presente e fazer um trabalho de integração. Mas você vê um filme ou escuta uma música que te mobiliza e fica refletindo, começa a trabalhar aquele tema em terapia, produz algo artístico, quem sabe... aí sim, estamos falando de uma forma de contato com a nossa sombra. 🤓😉
Obrigada pelo vídeo , ajudou a entre o que e a sombra,estou seguindo seu canal muito obrigada
Oii, Iza!! Que bom te ter por aqui!! Obrigada pelo reconhecimento e pelo carinho!! Vamos falando!! 🥰😘
Como a pessoa sozinha poderia dialogar com a Sombra?
Olá ! A bissexualidade não assumida pode ser uma sombra ? Grato !
Que línguagem é o quadro?
o tesão da vida esta na sombra, pode ser que a nossa espontaneidade tambem esta la?
Oi, adorei o vídeo. Tenho uma dúvida, se a sombra pode ser positiva, porque o Ego rejeita?
Oii, Gracia, tudo bem? Obrigada pelo feedback!! Uma das maneiras que se pode responder a tua pergunta é que a sombra pode ser positiva levando em conta o ponto de vista do self, que pode estar demandando a integração de algum elemento que está na sombra. O ego é via de regra resistente a mudanças, ele não gosta muito quando gente quer trazer pra luz aquilo que está inconsciente, por que, em geral esse processo traz sofrimento, em alguma medida, antes de trazer realização. O ego precisa reaprender a ser com aquele aspecto que antes estava no escuro e agora ele conhece. Além disso, muitos atributos o ego pode julgar negativos negativos pela sua experiência de vida, sem que eles sejam necessariamente maus. Deu pra compreender? Espero que sim :) Dá uma olhadinha no outro vídeo sobre sombra aqui do canal, que deve clarear mais também. Abraço!!
@@PsiCuida Sim, o Ego é bem teimoso e birrento kkk mesmo para o bem, não aceita mudança..
Obrigada tô curtindo seus vídeos.
Hahaha, bem por essas,@@gracialemos3989! 😉 Obrigada pelo carinho, querida!! Vamos falando!! Beijos!!
Este tema é super difícil de entender
É horrível 😕 tenho que fazer força
Mas gostei da tua didática
E como a sombra se constitui? já vem com a gente ou é construída pelo meio?
Pelos meus estudos, a sombra enquanto arquétipo, pertencente ao inconsciente coletivo, é inata e universal -- é algo que constitui todos os povos. Já a sombra enquanto complexo, ou seja, integrante do inconsciente PESSOAL, é moldada a partir das repreensões e "censuras" de um determinado comportamento, valor, etc que acontece de forma consciente; pelo ego. Esse assunto é bem complexo
@@matheus-ne6zo obrigada
Eu poderia pensar que então em todo vilão há um heroi e em todo herói há um vilão?
Oii, Lais!! Sim, podemos pensar que um é a sombra do outro 😉
Alguém poderia me responder uma dúvida?se eu abomino abuso de crianças, pedofilia ,como descreveria esse sentimento?porque agora me preocupa.
O "mâs" me deu gastura... Mas gostei
Legal seu canal parabéns ...mas não tem nada da psicologia junguiana que discorde....ou só aceita tudo que ele fala mesmo sem muitas das vezes nunca ter comprovado nada.
😂😂😂descrição das próprias características reprimidas😢 que sombra, hein? Querer banir o mal é impossível! Verdade, o extermínio do mal não é externo... temos que acolher as próprias sombras! Só assim podemos ter coragem de fazer o necessário...sem ferir ninguém!
Acho mt romantizado dizer que o que nos irrita/incomoda no outro é um traço nosso. Imagino em relacionamentos abusivos a pessoa acabar achando q tem sido maltratada pq ta projetando no abusador e aceita, perdoa etc...
Lari, você podia fazer um vídeo falando sobre esse tipo de situação. Sempre tive dificuldade em entender essa relação (o que nos irrita no outro está na gente) e esse comentário da colega me faz confundir mais ainda isso