Olá. Leciono filosofia e há 7 anos fui desafiado por um aluno que queria fazer um TCC sobre Jung e a ideia de individuação. Curioso por Freud e Jung, topei essa empreitada conjunta com o estudante. Foi um ano inesquecível de contato mais sistemático com Jung que, infelizmente, não se repetiu. Quero apenas registrar que caso a feliz ocasião de exploração do pensamento de Jung se repita, seus vídeos farão parte do repertório de referências a ser sugerido para os estudantes. Parabéns pela clareza e pela qualidade das exposições.
* Insights: - Consciência parte da psique reconhecida pelo indivíduo; - No centro da consciência existe o Ego, um filtro, ele que organiza a mente regente, centro de energia, local da tomada de decisões; - A consciência se torna a parte do confiro entre mundo interno e externo; - Ego, nossa personalidade empírica, sujeito dos atos conscientes, organiza quais conteúdos vão para inconsciente e qual permanente no consciente; - Ego é inato e se desenvolve através do conflito, dificuldades (colisões) - Uma certa dose de frustração ajuda o ego se fortalecer; - O ego não é bom ou ruim, ele é moralmente neutro; - Um ego bem desenvolvido nos leva a agir com determinação e consciência
Acho que meu self não gritou, deu-me uma porrada tão grande que estou seriamente enfermo. Houve uma dissociação entre consciência e ego tão grande que caí em quatro golpes financeiros seguidos. Agora, tendo que ter energia psíquica para correr atrás do prejuízo. Seu vídeo ajudou-me muito a entender minha burrada em série. Obrigado Lari.
E aí, gente linda!! Deixem aqui suas impressões, sugestões, dúvidas e ideias sobre os temas ego e self e ego e consciência 😊💛✨ Bora usar esse espaço para entender Jung e congregar junguianos e simpatizantes! ❤️Hehehe... Beijo da Lari!!
Oi Larissa. Assisti hoje 31/03/2022. O que pude sentir como selfie/si mesmo a partir da sua exposição é que esta é a divindade particular de cada um de nós. A nossa realidade mais específica, e à qual tributamos o tempo da vida a buscar decifrar e alinhar as ações para viver em paz, harmonia cumprindo a parte que nos cabe com nossos atributos individuais. Grata, abraço!
Gosto muito da sua didática. Uma das características da inteligência na minha opinião é pegar algo mais denso e complexo, e transmitir este mesmo conteúdo de forma simples, sem empobrece-lo. Simplicidade é o mais alto grau da sofisticação. Rsrsrs
Muito feliz com esse reconhecimento tão gentil, Jesley! Obrigada pelo retorno que dá ainda mais gás pra continuar esse trabalho tão especial pra mim. Obrigada querido! ☺️🙏🏻🧡
Estou tentando me entender a partir do ponto de vista de Jung. Espero conseguir alguma coisa. Esses conceitos básicos foram muito bem expostos por você. Só desejo que esse canal continue produzindo mais conteúdo dessa natureza. Muito obrigado!
Te achei hoje estudando Jung (tenho muita dificuldade) e já me apaixonei por sua didática. Você é ótima e sabe o que está fazendo. Parabéns pelo seu trabalho!
Oii, Darlene!! Obrigada pelo reconhecido tão gentil!! Jung pode ser bem complicado no início, mas uma vez que a gente se apaixona só vai, hehehe. Feliz em contribuir!! ❤️ Beijos!!
Oie , sou formada em Psicologia e estou estudando Jung agora mas tem tudo haver com o livro que eu estou lendo - Um Curso em Milagres do genero psicologia e espiritualidade. Show!
Simmm, psicologia é um assunto que nos toca a todos, né, Cuore. Não te preocupa que é assim mesmo, hahahah... Conforme fores mergulhando nos assuntos vai ficando mais fácil e é sempre bom ir descobrindo e se descobrindo no caminho, né?! Beijo, querida!
Estudo autoconhecimento há um tempo e a cada dia tento me manter no agora para ter consciência dos meus atos. Vivi muitos anos no piloto automático até que um dia me deu um estalo. Na tentativa de descobrir o porque que “não dou certo na vida” me apareceu seu canal, e essa caminhada tem sido árdua. Eu senti muito intensamente esse grito do self, e somente com esse vídeo eu entendi que tenho o ego frágil. Não tenho capacidade de tomar decisões na minha vida, acabo deixando ser influenciada por outras pessoas que dizem estar ajudando mas na verdade não estão. Somente depois de muitas colisões que fui entender que preciso adultecer e aprender a tomar decisões por conta própria. Sofri muita violência na infância por parte da minha mãe é isso ferrou com minha cabeça, acho que viver anestesiada era minha única saída, mas hoje eu sinto que precisa mergulhar em mim mesma para resolver isso. Tenho muita dificuldade em seguir motivada em meus projetos, começo e não termino, é um ciclo sem fim. Isso acaba comigo, senti que entrei em depressão a cada fracasso eminente ou aparente. Algumas pessoas a minha volta ressaltam essa parte fracassada no âmbito profissional e isso faz eu me questionar sobre meu autovalor é minha capacidade de ser eu mesma. Muita gratidão ❤ amei seu estilo. Namastê 🙏🏼
A terceira palavra cujo uso causa dificuldade na comunicação é o “si-mesmo” (self). Não se trata de um termo, como “ego”, mas de uma palavra da linguagem comum, que tem seu próprio significado que nós não podemos mudar. Winnicott admite ser possível que Jung contribuiu mais do que Freud para uma compreensão do que essa palavra significa ou possa significar. De fato, Jung passou a vida inteira buscando o centro do seu “si-mesmo”. Contudo, essa busca terminou fracassada, num “beco sem saída” tanto pessoal como teórico. Pessoalmente, Jung nunca conseguiu superar o retraimento e integrar a espontaneidade com a impulsividade. Ele buscou refúgio na mandala, círculo, que é uma “construção defensiva” e revela “uma fuga obsessiva da desintegração” (1989a, p. 491; tr. p. 371). Teoricamente, o seu conceito do centro do si-mesmo permaneceu relativamente inútil. Muito mais importante é o conceito de integração da espontaneidade com a destrutividade, do gesto espontâneo com o ataque. “Na resenha de Jung aqui discutida, Winnicott anota que M. Fordham, num artigo de 1963, o fez reconhecer que ele mesmo cometia o erro de usar como sinônimos a palavra “si-mesmo” (self) da linguagem comum e o termo técnico “ego” de Freud." (Loparic, 2007, p.17)
Não sou psicólogo, mas leio muito a respeito, apenas para autoconhecimento e Jung sempre me cativou, resolvi comprar 3 obras dele pra estudar por conta... Seus vídeos são excelentes, adoro demais ❤️
Muito boa sua explicação. Não sou psicóloga mas faço minha terapia com psicologia analítica e tenho me interessado muito por compreender teoricamente os conceitos junguianos. Iniciei recentemente a leitura do livro "Jung - o mapa da alma - uma introdução" de Murray Stein. Sua explicação me ajudou muito a compreender o primeiro capítulo do livro, sobre a consciência do ego, pois está com os mesmos exemplos e tudo muito parecido com a forma que ele explica porém com uma linguagem mais simples e direta. Recomendo a todos a leitura do livro e agradeço a você, Larissa, pela partilha do conhecimento. Estou adorando seu canal! Gratidão!
Conheci o seu canal hoje e estou maratonando os seus vídeos! Explicação clara, didática e técnica (quando necessário). Amei muito!!! Vi no seu insta que você deu uma pausa na produção de conteúdo, mas que vai retornar em algum momento. Ficarei aqui esperando esse momento chegar! rsrsr Obrigada!
Adorei os exemplos, principalmente o do sistema solar, foi ótimo pra ter uma noção mais clara da estrutura da psique, com o Self sendo o sol e os outros elementos gravitando em torno dele. Aguardo ansiosamente pelo vídeo sobre o Self!
Oii, Marina!! Tudo bem? Que bom ✨❤️🙏 Sempre me esforço pra tentar dar exemplos e ajudar a visualizar melhor os conceitos, que, muitas vezes, tão abstratos e difíceis de entender sem uma aproximação da vida prática, né?! Fico feliz em contribuir! Obrigada pelo feedback e xá comigo que o vídeo de Self vai sair sim!! Hehehe... Beijos!!
Os seus vídeos são FANTÁSTICOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu amo a sua didática e a sua forma leve de falar. Eu poderia ouvir você explicando sobre a Psicologia Analítica durante horaaaaaas!
Rosa, querida!!! Amo sua generosidade e forma carinhosa como reconhece meu trabalho! Muito feliz de poder me conectar com pessoas como tu! Um grande beijo e vamos falando!! 💛🙏🏻😘
Que vídeo excelente para os que estão iniciando os estudos em Jung como eu! Muito obrigada. Ainda não havia entendido a relação do Ego e da Consciência e o exemplo da direção no carro foi perfeito. Parabéns pelo canal.
Obrigado, Lari. Foi muito bom... os seus exemplos ajudam muito o entendimento. Gostaria de sugerir temas... "transferência e contra-transferencia", "Projeções", "atendimento psico-analista", "self". Forte abraço.
Aqui você fala da importância do fortalecimento do Ego. Num outro vídeo você cita o budismo e a dissolução do Ego. Pode explicar e relacionar estes dois?Qual dos dois seguir?
Quando conseguimos estabelecer uma ponte entre o ego e o Self, entramos num estado de euforia onde nossa determinação, foco, busca por propósito de vida, dês-alienação, motivação e confiança aumentam astronômicamente. Normalmente essa ponte é feita quando enfrentamos uma colisão muito grande na vida (as vezes caso de vida ou morte ou muito medo) e uma profunda autoanálise pra dentro do nosso ser. Nesse momento o ego delega totalmente o acesso do consciente, para o Self, fszendo que tenhamos todos esses atributos que citei acima. Ou seja, conhecendo quem realmente é o nosso Eu, o q chamo de meu " Outro eu". Passei por isso tudo, mas por conta de algumas atitudes que sabotaram minha consciência, quebrei a ponte entre o ego e o self, agora tô revirando a Internet atrás de uma resposta de como conseguir acesso ao self dnv. Eu acredito fortemente que uma vida inteira tendo acesso ao self, constrói tantas coisas quanto o Elon Musk já construiu e vai construir
Já tive essa mesma experiência. Mas acredito que não é o ego que constrói a ponte para o self, considerando que o ego é bem inferior ao self. Acredito que o ego só tenha que dá espaço ao self, assim o self toma conta e entramos nesse estado que você falou.
@@groxco9602, também chamado de Centelha Divina. É uma gota do Oceano, mas embora gota, ainda é o Oceano. O self mostra ao ego conteudos inconscientes a fim de serem removidos como traumas, preconceitos, conteúdos da sombra (raiva, inveja, ódio, medo, tristeza, complexos, etc), para curar nossa consciência com a finalidade da Centelha atuar no mundo com todo Seu brilho, potência, sempre pela via do AMOR. Por isso que tem seres que fazem coisas incríveis, como você falou.
Adorei que ao decorrer do vídeo consegui ir identificando as passagens retiradas do "Mapa da Alma". Ótimo conteúdo, ajudando bastante uma existencialista a se preparar para prova de analítica rsrsrs
Faço parte de um grupo de dependentes químicos e codependentes e estamos estudando este lado sombra que emerge e leva/motiva/induz as recaídas tanto no comportamento dos codependentes quanto as práticas DURANTE o uso ( não o uso em si) das substância química...gostaria que troxesse este assunto... gratidão 🙏🏽
Amei, assisti inúmeras vezes. Depois de meses de psicoterapia, descobri muito sobre mim mesma, estou até pensando em cursar psicologia e me apaixonando pela profissão através de seus vídeos. Gratidão!
Oi Lari! (ou minha xará) Tenho 17 anos e vou começar a facul de psicologia agora em agosto, e seus vídeos me inspiram demais e me dão cada vez mais vontade de começar logo esse curso incrível
O self ou si mesmo seria o oceano, onde estão os arquétipos. A consciência seria a gota, onde estão os complexos. O ego seria o centro da gota, o organizador e mediador entre o self e a consciência...
DEPOIS DE MUITAS LEITURAS E PALESTRAS DE JUNG O QUE EU MAIS GOSTO É QUANDO LI O LIVRO SONHOS REFLEXOES DE EMYR CALLUF FALANDO SOBRE O NÃO ENTENDIMENTO DAS PSICOSES POR MÉDICOS E OUTROS
Sou estudante de psicologia e psicanalise. Amei teu videos. Procuro assistir para ver uma outra forma de abordagem, diferente da feita em classe. Me ajuda a compreender melhor. Obrigado.
Olá, tudo bem? Adoro seus vídeos. São bem explicativos. Gostaria muito que você falasse mais sobre o self. Digo isso porque tenho esquizofrenia e conforme a doença foi se instalando meu Self apareceu. Hoje ele vive bem no centro da minha consciência, parece até que virei um escravo dele. Engraçado, antes da esquizofrenia ele não aparecia, só depois disso é que ele deu as caras. Só que tem um problema, até uns seis meses atrás estava tudo bem entre mim e ele. Do nada ele começou a gritar e espernear. É como se estivesse pedindo socorro. Não sei o que fazer. Tem dias que ele me irrita tanto que empurro ele pra sombra e deixo lá por um bom tempo, mas nem adianta, ele volta pra minha consciência. Ele quer alguma coisa, porém não sei o que é. Eu fazia terapia, mas parei porque era paga e estava sem condições financeiras. Enfim, é isso. Muito obrigado pela atenção.
Oii, Ivan, tudo bem? Com certeza, você está se somando a muitas outras pessoas que tem pedido esse tema e ele virá. Mas, Ivan eu me preocupo que com tantos movimentos importantes acontecendo em seu psiquismo você não esteja em terapia. Acredito que pode ser muito importante um acompanhamento diante do que você relata. É difícil dizer qualquer coisa sem conhecer bem. Portanto, querido, acho que seria muuuuito importante você seguir com um acompanhamento. Há diversos profissionais anunciando atendimentos a valores sociais nesses tempos de pandemia. Caso ainda seja difícil, tem sempre os Caps que são uma ótima alternativa. Enfim, me parece que você está vivendo um momento muito importante e que merece o devido reconhecimento e cuidado profissional. Espero que você se encontre em alguma dessas alternativas. Abraço, querido!
Amei o vídeo. Sou artística, mas tenho uma graduação de Psicologia. Estou começando a estudar Psicologia Junguiana pra tentar integrar com meu trabalho como artísta plástico e integrar partes da minha personalidade. Tá uma bagunça danada haha, mas to amando o conteúdo, tem me ajudado bastante. Obrigado.
O ego esta subordinado ao self, mas pq tendemos a ir em direções contrárias ao retorno ao self? Qual é a vantagem, o pq disso? Deu a impressão, que em alguma medida, há uma de nossas personalidades que enfrentam, divergem do self e trabalham contra seus interesses, se for isso, quero saber o motivo, qual é a vantagem para o desenvolvimento psiquico? para a vida ?
Lari, que otimo descobrir o seu canal. Gostei muito do conteúdo e da sua maneira de abordar os temas junguianos. Gostaria de ouvir sobre arte e de discutir sobre alguns filmes onde poderíamos ver alguns conceitos junguianos. Que tal? Continuo acompanhando o seu trabalho. Beijossss. Parabéns!
Olá. Leciono filosofia e há 7 anos fui desafiado por um aluno que queria fazer um TCC sobre Jung e a ideia de individuação. Curioso por Freud e Jung, topei essa empreitada conjunta com o estudante. Foi um ano inesquecível de contato mais sistemático com Jung que, infelizmente, não se repetiu. Quero apenas registrar que caso a feliz ocasião de exploração do pensamento de Jung se repita, seus vídeos farão parte do repertório de referências a ser sugerido para os estudantes. Parabéns pela clareza e pela qualidade das exposições.
* Insights:
- Consciência parte da psique reconhecida pelo indivíduo;
- No centro da consciência existe o Ego, um filtro, ele que organiza a mente regente, centro de energia, local da tomada de decisões;
- A consciência se torna a parte do confiro entre mundo interno e externo;
- Ego, nossa personalidade empírica, sujeito dos atos conscientes, organiza quais conteúdos vão para inconsciente e qual permanente no consciente;
- Ego é inato e se desenvolve através do conflito, dificuldades (colisões)
- Uma certa dose de frustração ajuda o ego se fortalecer;
- O ego não é bom ou ruim, ele é moralmente neutro;
- Um ego bem desenvolvido nos leva a agir com determinação e consciência
É do conflito que se desenvolve uma síntese, uma verdade para o ego, então se torna consciente
Boa
Larissa, eu estava procurando uma definição de ego junguiano e assisti teu vídeo. Adorei. Muito agradecida.
Acho que meu self não gritou, deu-me uma porrada tão grande que estou seriamente enfermo. Houve uma dissociação entre consciência e ego tão grande que caí em quatro golpes financeiros seguidos. Agora, tendo que ter energia psíquica para correr atrás do prejuízo. Seu vídeo ajudou-me muito a entender minha burrada em série. Obrigado Lari.
E aí, gente linda!! Deixem aqui suas impressões, sugestões, dúvidas e ideias sobre os temas ego e self e ego e consciência 😊💛✨
Bora usar esse espaço para entender Jung e congregar junguianos e simpatizantes! ❤️Hehehe... Beijo da Lari!!
Gosto muito dos seus vídeos, sua forma de explicar é bem clara para mim. Obrigada.
Como fortalecer o ego?
Qual primeiro livro do jung para ler?
Oi, adoro seu conteúdo! Teria como fazer um vídeo dando dica de séries/filmes que tenham relação com as teorias de Jung?
Oi Larissa. Assisti hoje 31/03/2022.
O que pude sentir como selfie/si mesmo a partir da sua exposição é que esta é a divindade particular de cada um de nós. A nossa realidade mais específica, e à qual tributamos o tempo da vida a buscar decifrar e alinhar as ações para viver em paz, harmonia cumprindo a parte que nos cabe com nossos atributos individuais.
Grata, abraço!
Sou estudante de psicologia. Adoro como você consegue trazer conceitos tão complexos com tanta leveza. Fala mais sobre animus e anima. Beijos!!
Oii, Taise!! Obrigada pelo reconhecimento tão gentil, querida! 💛✨ Está nos planos!! Já estou trabalhando nesse material. 😉 bjs!!
@psicuida kddd
Como fortalecer o ego? Tenho TDAH, que é uma deficiência neurobiológica, e sinto esse problema do ego fraco.
Gosto muito da sua didática. Uma das características da inteligência na minha opinião é pegar algo mais denso e complexo, e transmitir este mesmo conteúdo de forma simples, sem empobrece-lo.
Simplicidade é o mais alto grau da sofisticação. Rsrsrs
Muito feliz com esse reconhecimento tão gentil, Jesley! Obrigada pelo retorno que dá ainda mais gás pra continuar esse trabalho tão especial pra mim. Obrigada querido! ☺️🙏🏻🧡
Muito obrigado por seus ensinamentos... parabéns pelo vídeo 😊😊😊😊
Primeiro contato com seu canal hoje! E simplesmente ameeei, tive mais insights com suas explicações que na época da faculdade. Muito obrigada 🙏🏾
Estou tentando me entender a partir do ponto de vista de Jung. Espero conseguir alguma coisa. Esses conceitos básicos foram muito bem expostos por você. Só desejo que esse canal continue produzindo mais conteúdo dessa natureza. Muito obrigado!
Iluminou as minhas sombras. Gratidão S2
Muito esclarecedor 👏👏❤️❤️🙏🙏
Adoro a psicologia Junguiana!
Te achei hoje estudando Jung (tenho muita dificuldade) e já me apaixonei por sua didática. Você é ótima e sabe o que está fazendo. Parabéns pelo seu trabalho!
Oii, Darlene!! Obrigada pelo reconhecido tão gentil!! Jung pode ser bem complicado no início, mas uma vez que a gente se apaixona só vai, hehehe. Feliz em contribuir!! ❤️ Beijos!!
Oie , sou formada em Psicologia e estou estudando Jung agora mas tem tudo haver com o livro que eu estou lendo - Um Curso em Milagres do genero psicologia e espiritualidade. Show!
eu não curso psicologia mas sou apaixonada, algumas coisas soam um pouco complexas pra mim o que faz meu ego divagar hahaha
Simmm, psicologia é um assunto que nos toca a todos, né, Cuore. Não te preocupa que é assim mesmo, hahahah... Conforme fores mergulhando nos assuntos vai ficando mais fácil e é sempre bom ir descobrindo e se descobrindo no caminho, né?! Beijo, querida!
Estudo autoconhecimento há um tempo e a cada dia tento me manter no agora para ter consciência dos meus atos. Vivi muitos anos no piloto automático até que um dia me deu um estalo. Na tentativa de descobrir o porque que “não dou certo na vida” me apareceu seu canal, e essa caminhada tem sido árdua. Eu senti muito intensamente esse grito do self, e somente com esse vídeo eu entendi que tenho o ego frágil. Não tenho capacidade de tomar decisões na minha vida, acabo deixando ser influenciada por outras pessoas que dizem estar ajudando mas na verdade não estão. Somente depois de muitas colisões que fui entender que preciso adultecer e aprender a tomar decisões por conta própria. Sofri muita violência na infância por parte da minha mãe é isso ferrou com minha cabeça, acho que viver anestesiada era minha única saída, mas hoje eu sinto que precisa mergulhar em mim mesma para resolver isso. Tenho muita dificuldade em seguir motivada em meus projetos, começo e não termino, é um ciclo sem fim. Isso acaba comigo, senti que entrei em depressão a cada fracasso eminente ou aparente. Algumas pessoas a minha volta ressaltam essa parte fracassada no âmbito profissional e isso faz eu me questionar sobre meu autovalor é minha capacidade de ser eu mesma. Muita gratidão ❤ amei seu estilo. Namastê 🙏🏼
Posso te dar uma sugestão? Procure um psicólogo Yumguiano, psicologia analítica ou até arteterapia. Melhoras sempre.
A terceira palavra cujo uso causa dificuldade na comunicação é o “si-mesmo” (self). Não se trata de um termo, como “ego”, mas de uma palavra da linguagem comum, que tem seu próprio significado que nós não podemos mudar. Winnicott admite ser possível que Jung contribuiu mais do que Freud para uma compreensão do que essa palavra significa ou possa significar. De fato, Jung passou a vida inteira buscando o centro do seu “si-mesmo”. Contudo, essa busca terminou fracassada, num “beco sem saída” tanto pessoal como teórico. Pessoalmente, Jung nunca conseguiu superar o retraimento e integrar a espontaneidade com a impulsividade. Ele buscou refúgio na mandala, círculo, que é uma “construção defensiva” e revela “uma fuga obsessiva da desintegração” (1989a, p. 491; tr. p. 371). Teoricamente, o seu conceito do centro do si-mesmo permaneceu relativamente inútil. Muito mais importante é o conceito de integração da espontaneidade com a destrutividade, do gesto espontâneo com o ataque.
“Na resenha de Jung aqui discutida, Winnicott anota que M. Fordham, num artigo de 1963, o fez reconhecer que ele mesmo cometia o erro de usar como sinônimos a palavra “si-mesmo” (self) da linguagem comum e o termo técnico “ego” de Freud." (Loparic, 2007, p.17)
Gostei muito da explicação do que é a consciência e o ego, animou-me entender agora o que é self. Grato, valeu!!!!!!!!!
Oi Lari! O exemplo do Ego orbitando em torno do Self foi ótimo!!
Não sou psicólogo, mas leio muito a respeito, apenas para autoconhecimento e Jung sempre me cativou, resolvi comprar 3 obras dele pra estudar por conta... Seus vídeos são excelentes, adoro demais ❤️
Muito obrigada, pelo reconhecimento e carinho, Wesley! Jung é mesmo apaixonante e oferece um lindo caminho para o autoconhecimento! 🧡✨🙏🏻
Muito boa sua explicação. Não sou psicóloga mas faço minha terapia com psicologia analítica e tenho me interessado muito por compreender teoricamente os conceitos junguianos. Iniciei recentemente a leitura do livro "Jung - o mapa da alma - uma introdução" de Murray Stein. Sua explicação me ajudou muito a compreender o primeiro capítulo do livro, sobre a consciência do ego, pois está com os mesmos exemplos e tudo muito parecido com a forma que ele explica porém com uma linguagem mais simples e direta. Recomendo a todos a leitura do livro e agradeço a você, Larissa, pela partilha do conhecimento. Estou adorando seu canal! Gratidão!
Conheci o seu canal hoje e estou maratonando os seus vídeos! Explicação clara, didática e técnica (quando necessário). Amei muito!!!
Vi no seu insta que você deu uma pausa na produção de conteúdo, mas que vai retornar em algum momento. Ficarei aqui esperando esse momento chegar! rsrsr
Obrigada!
Excelente!!! Gratidão pela aula, expondo de modo claro e com propriedade alguns conceitos da psi analítica!! Gratidão
@PsiCuida, Larissa, seus vídeos sobre a Psicologia de Jung são muito bons!! Volta a fazer mais vídeo, por favor!! Tem me ajudado bastante!!❤
Adorei os exemplos, principalmente o do sistema solar, foi ótimo pra ter uma noção mais clara da estrutura da psique, com o Self sendo o sol e os outros elementos gravitando em torno dele. Aguardo ansiosamente pelo vídeo sobre o Self!
Oii, Marina!! Tudo bem? Que bom ✨❤️🙏 Sempre me esforço pra tentar dar exemplos e ajudar a visualizar melhor os conceitos, que, muitas vezes, tão abstratos e difíceis de entender sem uma aproximação da vida prática, né?! Fico feliz em contribuir! Obrigada pelo feedback e xá comigo que o vídeo de Self vai sair sim!! Hehehe... Beijos!!
O caminho está super certo. Gostaria de um vídeo sobre o self
Gratidão por repassar os conhecimentos da forma que faz! Com clareza, responsabilidade, harmonia, leveza... enfim, gratidão por ser canal!⚘
adoro seu trabalho!! principalmente quando tras Jung 😌
Oii, Cuore, tudo bem? Obrigada pelo feedback, querida!! ✨❤️🙏
Seus vídeos são bem elucidativos. Faz um sobre o Self.
Gratidão 🙏
Oii, Amanda, tudo bem? Obrigada pelo feedback, querida! Podexá que vai sair, sim!! ✨❤️🙏 Beijos!!
Menina,eu tô amando seus vídeos! Vdd mesmo,o ego no exemplo do dirigir,meio q é automático? Ai Deeeus,socorro 😢😅
Os seus vídeos são FANTÁSTICOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu amo a sua didática e a sua forma leve de falar. Eu poderia ouvir você explicando sobre a Psicologia Analítica durante horaaaaaas!
Rosa, querida!!! Amo sua generosidade e forma carinhosa como reconhece meu trabalho! Muito feliz de poder me conectar com pessoas como tu! Um grande beijo e vamos falando!! 💛🙏🏻😘
nossa, seus olhos são muuuito lindos. Obrigado pelo conhecimento.
Didática maravilhosa 😍🔥
Agradecido pelo conhecimento
Que vídeo excelente para os que estão iniciando os estudos em Jung como eu! Muito obrigada. Ainda não havia entendido a relação do Ego e da Consciência e o exemplo da direção no carro foi perfeito. Parabéns pelo canal.
Seria legal se você bolasse alguns exercícios sobre o tema para entendermos melhor. :)
Faça sim vídeos sobre cada arquétipo. Excelente esse.
Eu curso psicologia e estou fazendo um trabalho sobre Jung, seus vídeos estão me ajudando bastante. Obrigada!!!
Conheci seu site hoje. Estou adorando suas explicações! Já me inscrevi e deixei mru joinha! ❤
Foi um prazer descobrir o seu trabalho
Obrigado, Lari. Foi muito bom... os seus exemplos ajudam muito o entendimento. Gostaria de sugerir temas... "transferência e contra-transferencia", "Projeções", "atendimento psico-analista", "self". Forte abraço.
Você explica conceitos complexos de uma forma simples e de mais fácil compreensão! Gratidão!
Muito obrigado pelo vídeo!!! ✨✨✨
Você é ótima ao explicar. Grato!
Amo seus vídeos! Traz mais jung 👏👏
Oii, Nat!! Tudo bem? Podexá, vou trazer, sim!!! ✨❤️🙏 Beijos!!
Nossa !! Muito bom!! Muito claro, ficou muito fácil de entender!! Obrigada!!
Oii, Polly, tudo bem? Que bom!! Fico feliz em contribuir✨❤️🙏 Obrigada pelo retorno! Bjs
Suas explicações e exemplos nos ajudam demais na compreensão do ego e do SELF. Muitíssimo, obrigada ❤️
Excelente aula apresentada!!
Que vídeo maravilhoso!Gostei por demais,nosso mundo psíquico é extraordinário🤩,como que essa turminha começa a nascer no psiquismo humano?😊
Aqui você fala da importância do fortalecimento do Ego. Num outro vídeo você cita o budismo e a dissolução do Ego. Pode explicar e relacionar estes dois?Qual dos dois seguir?
Só dá para fortalecer o ego depois de dissolvê-lo e reconstruí-lo.
Quando conseguimos estabelecer uma ponte entre o ego e o Self, entramos num estado de euforia onde nossa determinação, foco, busca por propósito de vida, dês-alienação, motivação e confiança aumentam astronômicamente. Normalmente essa ponte é feita quando enfrentamos uma colisão muito grande na vida (as vezes caso de vida ou morte ou muito medo) e uma profunda autoanálise pra dentro do nosso ser. Nesse momento o ego delega totalmente o acesso do consciente, para o Self, fszendo que tenhamos todos esses atributos que citei acima. Ou seja, conhecendo quem realmente é o nosso Eu, o q chamo de meu " Outro eu".
Passei por isso tudo, mas por conta de algumas atitudes que sabotaram minha consciência, quebrei a ponte entre o ego e o self, agora tô revirando a Internet atrás de uma resposta de como conseguir acesso ao self dnv. Eu acredito fortemente que uma vida inteira tendo acesso ao self, constrói tantas coisas quanto o Elon Musk já construiu e vai construir
Já tive essa mesma experiência. Mas acredito que não é o ego que constrói a ponte para o self, considerando que o ego é bem inferior ao self. Acredito que o ego só tenha que dá espaço ao self, assim o self toma conta e entramos nesse estado que você falou.
@@camilaalves8261 Depois de um tempo, descobri que o self na verdade é o Espírito de Deus
@@groxco9602, também chamado de Centelha Divina. É uma gota do Oceano, mas embora gota, ainda é o Oceano. O self mostra ao ego conteudos inconscientes a fim de serem removidos como traumas, preconceitos, conteúdos da sombra (raiva, inveja, ódio, medo, tristeza, complexos, etc), para curar nossa consciência com a finalidade da Centelha atuar no mundo com todo Seu brilho, potência, sempre pela via do AMOR. Por isso que tem seres que fazem coisas incríveis, como você falou.
Adorei suas explicações! Vou espalhar para minhas amigas!❤
Seus vídeos são sensacionais tenho aprendido muito. Obrigado por esse gesto de profundo amor verdadeiro ao próximo!
Adorei que ao decorrer do vídeo consegui ir identificando as passagens retiradas do "Mapa da Alma". Ótimo conteúdo, ajudando bastante uma existencialista a se preparar para prova de analítica rsrsrs
OEGO esta aqui assistindo junto comigo.
Nossa, ajudou tanto! Quanta didática 🙏🏻
Faço parte de um grupo de dependentes químicos e codependentes e estamos estudando este lado sombra que emerge e leva/motiva/induz as recaídas tanto no comportamento dos codependentes quanto as práticas DURANTE o uso ( não o uso em si) das substância química...gostaria que troxesse este assunto... gratidão 🙏🏽
A intuição é a mensagem do self
Amei, assisti inúmeras vezes. Depois de meses de psicoterapia, descobri muito sobre mim mesma, estou até pensando em cursar psicologia e me apaixonando pela profissão através de seus vídeos. Gratidão!
Perfeitoooo Lari!!! Fale um pouquinho sobre fortalecimento do Ego e também arte terapia, mandalas...? Grata pelos ensinamentos!!!
Quero podcast pra ouvir no carro ☺️
Melhor explicação que já ouvi no UA-cam 👏👏👏
Muito esclarecedor. Da pra puxar vários exemplos dessa caminhada com os pequenos conflitos da vida, e tudo fica mais visível. Obrigada pelos vídeos!
Oi Lari! (ou minha xará) Tenho 17 anos e vou começar a facul de psicologia agora em agosto, e seus vídeos me inspiram demais e me dão cada vez mais vontade de começar logo esse curso incrível
Melhor canal Junguiano do UA-cam!
Obrigado pelos ensinamentos !!!
Poxa muito legal o seu canal. Sou estudante de psicologia e estou gostando muito de ver seus vídeos. Parabéns
"Todo ego é lícito mas eu não me deixarei dominar por ele."
@Jonas Gomes Você no controle.
Obrigada pela explicação
O self ou si mesmo seria o oceano, onde estão os arquétipos. A consciência seria a gota, onde estão os complexos. O ego seria o centro da gota, o organizador e mediador entre o self e a consciência...
Gratidão por transmitir tanto conteúdo de uma maneira tão leve.
DEPOIS DE MUITAS LEITURAS E PALESTRAS DE JUNG O QUE EU MAIS GOSTO É QUANDO LI O LIVRO SONHOS REFLEXOES DE EMYR CALLUF FALANDO SOBRE O NÃO ENTENDIMENTO DAS PSICOSES POR MÉDICOS E OUTROS
Que bom, Antônio! Sempre bom quando a gente encontra aquele livro que lança luz sobre um assunto que nos interessa, né?! Abraço!
Sou estudante de psicologia e psicanalise. Amei teu videos. Procuro assistir para ver uma outra forma de abordagem, diferente da feita em classe. Me ajuda a compreender melhor. Obrigado.
Olá, tudo bem? Adoro seus vídeos. São bem explicativos. Gostaria muito que você falasse mais sobre o self. Digo isso porque tenho esquizofrenia e conforme a doença foi se instalando meu Self apareceu. Hoje ele vive bem no centro da minha consciência, parece até que virei um escravo dele. Engraçado, antes da esquizofrenia ele não aparecia, só depois disso é que ele deu as caras. Só que tem um problema, até uns seis meses atrás estava tudo bem entre mim e ele. Do nada ele começou a gritar e espernear. É como se estivesse pedindo socorro. Não sei o que fazer. Tem dias que ele me irrita tanto que empurro ele pra sombra e deixo lá por um bom tempo, mas nem adianta, ele volta pra minha consciência. Ele quer alguma coisa, porém não sei o que é. Eu fazia terapia, mas parei porque era paga e estava sem condições financeiras. Enfim, é isso. Muito obrigado pela atenção.
Oii, Ivan, tudo bem? Com certeza, você está se somando a muitas outras pessoas que tem pedido esse tema e ele virá. Mas, Ivan eu me preocupo que com tantos movimentos importantes acontecendo em seu psiquismo você não esteja em terapia. Acredito que pode ser muito importante um acompanhamento diante do que você relata. É difícil dizer qualquer coisa sem conhecer bem. Portanto, querido, acho que seria muuuuito importante você seguir com um acompanhamento. Há diversos profissionais anunciando atendimentos a valores sociais nesses tempos de pandemia. Caso ainda seja difícil, tem sempre os Caps que são uma ótima alternativa. Enfim, me parece que você está vivendo um momento muito importante e que merece o devido reconhecimento e cuidado profissional. Espero que você se encontre em alguma dessas alternativas. Abraço, querido!
Você muito didática, Shou.
Lari, vc é muito didática! Adoro!! ❤ Fale de animus e anima... e fale tbm sob neurose e trauma sob o ponto de vista junguiano... 😘
Oiii, Fer, querida!! Obrigada!! 🥰❤️ O vídeo de animus/a já está no forno! Adorei as sugestões! 😘
Amei o vídeo. Sou artística, mas tenho uma graduação de Psicologia. Estou começando a estudar Psicologia Junguiana pra tentar integrar com meu trabalho como artísta plástico e integrar partes da minha personalidade. Tá uma bagunça danada haha, mas to amando o conteúdo, tem me ajudado bastante. Obrigado.
Estou simplesmente AMANDOOO o seu canal!! Todos os vídeos estão maravilhosos! Estou aprendendo muito! Obrigada!
Elisa, sua linda! Muito obrigada pelo carinho e reconhecimento 🥰🙏🏻😘
O que ninguém conta é os sentimentos e tais coisas em relação qua do nosso Ego sente a presença do Self né? Pq será? Pra não assustar?
Nossa que maravilhosa! Conteúdo incrível aliado à simpatia de uma excelente professora! Amei!
PERFEITO
Obriii, Paloma, querida!! 🥰✨
muito bom, comecei a te acompanhar hoje e já assisti vários dos seus vídeos. gratidão!
Boa analogia! ☀️
Como fortalecer o ego?
Bom dia, professora, maravilha esse vídeo. Professora quando estamos enfermos isso quer dizer que o nosso ego está enfraquecido?
Muito boa professora
Acabei de conhecer o canal e estou amando, vou acompanhar, parabéns pelo conteúdo!
Que aula linda!!!!❤
E sobre sugestão de vídeo, gostaria de dicas de leitura 😃
Conteúdo muito didático e compreensível com os exemplos citados. ParabénsPsi
Muito obrigada, professor! Importante sempre a gente pensar no acesso à teoria, né?! Abraço! 🤗
Estou amando seus vídeos. Explicações concisas e mais claras sobre a teoria Junguiana. PARABÉNS COLEGA! TA PERFEITA.. ARRASOU S2
Otima explicação gostei muito
Sensacional!!!!
Excelente!
Que perfeito esse vídeo ❤
Cara perfeito
Pessoas que julgam demais, tem ansiedade social, no caso o ego que é fraco?
O ego esta subordinado ao self, mas pq tendemos a ir em direções contrárias ao retorno ao self? Qual é a vantagem, o pq disso? Deu a impressão, que em alguma medida, há uma de nossas personalidades que enfrentam, divergem do self e trabalham contra seus interesses, se for isso, quero saber o motivo, qual é a vantagem para o desenvolvimento psiquico? para a vida ?
Lari, que otimo descobrir o seu canal. Gostei muito do conteúdo e da sua maneira de abordar os temas junguianos. Gostaria de ouvir sobre arte e de discutir sobre alguns filmes onde poderíamos ver alguns conceitos junguianos. Que tal? Continuo acompanhando o seu trabalho. Beijossss. Parabéns!