QUANDO TROCAR A PASTILHA DE FREIO DA MOTO
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Quando trocar a pastilha de freio da moto ?
Se você ainda não sabe como ver isso na sua moto assista esse video e veja algumas dicas extras ao final do video sobre, pastilha fazendo barulho ou Chiando.
Instagram: Anderson.Moto1711
MELHOR VÍDEO DE TODOS. RAPIDO, PRÁTICO, DIRETO AO PONTO.
Meus parabéns meu velho
Obrigado Jean
Sugestão, faça um vídeo mostrando a substituição das pastilhas. Abraço.
Obrigado pela sugestão. Abs!
Excelente, Anderson! Me explicou melhor que qualquer mecânico até hoje. Ando de moto há 4 anos e não sabia ver isso, ficava sempre na mão dos caras. Comprei minha primeira moto zero esse ano e depois de uma lambança na concessionária resolvi aprender a fazer em casa. Ótima dica!
Que bacana, se vc entendeu da forma que expliquei já está ótimo, o intuito é sempre fazer de uma forma que todos entendem principalmente quem quer aprender.
@@AndersonMotors82 a
Pastilhas dianteiras costuma gastar mais rápido que as traseiras...Normalmente quando o disco fica meio arranhando já sei que é pastilha rsrs...Vídeo bom, parabéns.
Vlw, irmão, ajudou bastante. Eu já tinha procurado por essas marcas, porém a sujeira me fez crer que não existiam. Depois do seu vídeo, limpei com um pincel, e vi que elas realmente estão lá. Obrigado.
Por nada, fico feliz em ajudar
Valeu irmão, tava hj mesmo tentando olhar minhas pastilhas aqui em casa ótima dica
Opa video chegou na hora certa em...rs
Abraço!
Amigo, ótimo vídeo! Sou velho de casa no mundo das motos, mas... Tinha uma 150 KS de freio tambor! hahah Hoje, to com uma Titan 160 2023 e não sabia como fazer para descobrir se a pastilha de freio do disco dianteiro está gasta, obrigado de verdade pelo vídeo, ajudou muito! Lembrete: freio é um dos mais importantes itens de segurança na sua moto, verifiquem sempre!
Por nada! Abs!
Valeu mano agora vou saber quando troca as partilhas
Obrigado Anderson 👍.
Vc ajuda muito mais que muitos mecânicos
Eu que agradeço por vcs sempre participarem, compartilhar conhecimento é algo que me deixa bem feliz
Video top acabei de comprar uma cb e o vídeo vai me servir mais pra frente
Obrigado
Isso ai, já fica o aprendizado para quando precisar trocar saber exatamente quando
Bacana Anderson... !!!
Sempre aprendemos e/ou atualizamos em algo... Parabéns. !!!
Obrigado Silas.
Boa explicação especialmente quando fala das 3 opção de pastilha
Obrigado Artur.
ótima dica, não sabia que as patilhas tinham esse indicador.
Show demais! Ajudando muito Anderson com as dicas 👏🏻👏🏻
Obrigado!
Está de parabéns ,tirou minha dúvida
Ótimo vídeo, bem explicativo e sem enrolação, até salvei, tamo junto! 👏🏾👊🏾
Muito bom o vídeo! Me ajudou bastante com minha Fazer 250 2011/12. Valeu!!
Que bom que ajudou
Boa noite !
Parabéns pela produção e detalhamento de informações.
Poderia realizar um passo a passo de troca de óleo ?
Boa noite, claro na próxima troca de óleo eu faço vídeo mas já adianto que vai demorar um pouco
Parabéns pelo conteúdo, simples e objetivo.
Obrigado pelo elogio
Cara, simplesmente sensacional. Perfeito! Ganhou mais um inscrito no canal. Parabéns e continue sempre ajudando a nossa comunidade de 2 rodas! 👏👏👏👏
Obrigado, os videos são para ajudar vocês.
Obrigada . Gostei muito das suas dicas . Vou olhar minhas pastilhas pq o freio traseiro está falhando muito
Por nada 😁
muito boa dica,vou ver como estão as pastilhas da minha moto,valeu tmj..
🤜🤛
Excelente sugestão e muito bem explicado. Obrigado.
Eu que agradeço
Anderson, sensacional a explanação. Vou tentar aplicar isso na prática em minha nova moto. Aproveitando, alguns assuntos. Desde quando vc anda de moto? Já sofreu algum tipo de acidente? Poderia ter sido evitado? Já deixou a moto cair de besteira (tipo pezinho armado ou com corrente de segurança na roda, descanso lateral não aberto totalmente...). Limpeza da viseira (normal, sem pinlock). Nâo sei se já abordou esses assuntos. Se já, peço desculpas, pois não vi ainda todos seus vídeos.
Ando de moto a 10 anos, nunca sofri acidente, já deixei sim moto cair no quintal de casa parada mas não aconteceu nada, trava também já esqueci no disco de freio mas vi a tempo de acontecer algo. Sobre viseira só limpar com sabão e água, se possivel coloque um pinlock universal para não embaçar por dentro sua viseira, vai te trazer muito mais segurança e conforto em dias chuvosos
Ótimo vídeo parabéns meu amigo
Bom saber disso, mais uma experiência pra mim , todo dia aprendendo.
Não sabia desse detalhe , eu fazia de outra forma.
Likeeeee irmão
Marcos Nitro de Aracaju Sergipe
Compartilhar conhecimento é sempre bom, o intuito é sempre ajudar.
Obrigado!
Top parabéns pela dica 👏👏 ajudou muito 👏👏👏👏
Que bom que ajudou
Simples e objetivo, valeu!
Obrigado!!
Muito bom mesmo sem esse mimi que vemos por ae , tem canal que faz vídeo de 10min e oq no interessa dura 1 ou 2min , frustrante isso.
Parabéns a esse aqui 👏👏👏
Enrolação é algo que não me agrada, os canais que fazem videos grande tem um propósito, vincular o maior número de propaganda possível e gerar mais adsense (lucro) ou seja, quanto maior o vídeo mais dinheiro você ganha pelo número de propagandas que aparece.
Obrigado pelo comentário André. Abraço!
Parabéns, muito bem explicado.
Obrigado
Bacana Anderson. Concordo com td q disse. É muito gritante a diferença d frenagem entre os tipos d pastilha? Pretendo ir d orgânica na próxima...
Entre a Sinterizada e Orgânica vc quase não vai perceber diferença no poder de frenagem.
Boa Xará, ajudou demais, minha primeira moto como freio a disco!!
Você teria alguma pra recomendar?
Esse vídeo aqui vai te ajudar a escolher bem marca e tipo de pastilha de freio para sua moto:
ua-cam.com/video/j395-wq1nO8/v-deo.html
VÍDEO EXCEPCIONAL. OBRIGADO PELO ENSINAMENTO.
👍
caraca. parabéns pela filmagem, mostrou direitinho
Valeu!!
Já ouvi de um mecânico que é bom comprar uma pastilha não tão resistente, porque ela tbm faz o disco ficar gasto, e se for uma muito resistente vai gastar o disco mais rápido.
Tem 4 tipos de pastilha Metalica, Organica, Sinterizada e Ceramica. Pastilha metalica (tem lugar que chama de semimetalizada, organicametal) para tapear o consumidor mas na verdade é metalica, essas agridem muito o disco e causam muito chiado.
Organica é uma pastilha com metais não tão agressivos normalmente chamada de pastilha mais macia só que dura menos.
SInterizada são as mais vendidads e mais usadas no mercado.
Ceramica normalmente só motos de alta performance usam, é o que há de melhor mas são muito caras.
@@AndersonMotors82 muito obrigado pela excelente explicação, como sempre.
Oie Bom-dia, obg pero o vídeo, querreiro realmente a minha está com essa chiadeira, irmão só uma dúvidas guando elas estão gasta elas ficam criando?
Amigo seu tutorial muito top parabéns 👏 eu troquei as pastilhas dianteira e está agarrando um pouco é normal?
Qual pastilha colocou ?
Obrigado não sabia q tinha esse limitador na pastilha eu usava a pastilha até acabar mesmo dando quase no ferro já
🤜🤛
Vlw Anderson pelo ótimo vídeo e por sempre nos mostrar dicas importantes. Parabéns pelo canal, acompanho você a alguns meses e admiro muito suas opiniões e dicas principalmente sobre a cb Twister, gostaria de saber se você já viu aqueles alongadores de paralamas? Oque você diz sobre estes alongadores, bom ou ruim ? Agradeço desde já. Abraço
Maikol, obrigado pelo comentário.
Sobre a alongador de paralama nunca tive, infelizmente vou ficar devendo sobre isso
Abraço!!
Ótimo vídeo meu chará! Vai me ajudar muito! Obrigado !
Que bom que ajudou.
Ótimo vídeo!! Muito bem explicado..vlw aí brother 👊
Eu que agradeço
Muito bom a orientação.
Muito bom e bem explicado
Obrigado.
Simples, objetivo e útil, obrigado.
Enrolação e bla bla bla não é comigo hahahaha
Abraço!
Parabéns excelente explicação. Obg
Obrigado
Boa Anderson, ótima dica ! Vc sabe qual a melhor marca de pastilha de freio ? Minha moto é uma Crosser 2023.
Boa tarde! Amanhã sai o vídeo com a resposta para sua pergunta.
Ótima dica amigo ! Muito obrigado 👍👍
De nada 😁
Boa noite Anderson !
O que q vc acha sobre a troca de pastilhas de moto com freio ABS dizem q é bm abrir o sangrador antes de recuar os pistões pois assim o pouco de fluído tem p onde sair para q n volte p sistema ABS.
Desde já agradecido!
Boa noite,
É bom abrir por alguns motivos, aliviar a pressão para empurrar os pistões e evitar que possíveis contaminações venham a parar dentro do módulo.
@@AndersonMotors82 👍👍👍
Gostei das dicas mas queria saber tbm em relação a freio a tambor
Freio a tambor tem duas setas uma onde ajusta e outra na parede do tambor, quando se encontram conforme vai fazer o ajuste está na hora de trocar a lona de freio
Excelente vídeo Anderson! Muito top, como sempre.
Pra você quais as melhores marcas de pastilhas no mercado ?
Qual sua opinião sobre pastilhas da marca Cobreq para motocicletas ?
Tendo em vista que para linha carro as mesmas são muito bem recomendadas.
E com relação ao tipo do material ?
Você poderia fazer um vídeo desmistificando esse tema com relação ao material dos tipos de pastilha seria muito legal para o acervo do canal.
Obrigado Guilherme, bom vamos lá deixa tentar te ajudar com isso.
Pastilha de Freio sempre use Sinterizada ou Orgânica:
Sinterizada: Não vai agredir seu disco freio, tem ótimo coeficiente de atrito e são as mais vendidas e fáceis de achar no mercado
Orgânica: Popularmente dizem que é uma pastilha mais macia, não agride o disco, tem bom coeficiente de atrito mas duram menos
Pastilha de freio que você NÃO deve usar, Metálica/Metalizada ou Semi-Metálica, por que ?
Por que tem metais menos nobres na sua composição e isso desgasta mais o disco de freio, além de ter menor poder de atrito para uma boa frenagem.
Para motos de média e alta cilindrada marcas que recomendo: AP Racing, Brembo, SBS, Vesha, EBC, Brenta
Para motos de baixa Cilindrada: Se possível vai de original mesmo, infelizmente não temos boas opções que possa te recomendar.
Lembra sempre, não economize com freio isso pode salvar sua vida.
@@AndersonMotors82 show d+
@@AndersonMotors82 e sobre as pastilhas de cerâmica ? Já ouvi dizer que as mesmas estão acima das sinterizadas e abaixo das de carbono. Isso procede ?
Ótimo vídeo.
Conteúdo direto.
Valeu Rafael!
Sempre assisto seus vídeos, você é muito bom e ensina muito bem, compro todos os produtos que você indica!
Obrigado, tento explicar da melhor maneira possível para que fique fácil o entendimento principalmente para quem é leigo.
Ótima explicação, parabéns!!!
Obrigado
Anderson eu tenho uma fan 160 2018 desde q eu comprei a moto eu nunca coloquei 100 km ando em média 60 a 70 km mto raro eu chego colocar 80 km eu troquei a os discos de embreagem dela mas eu msm assim nunca estiquei a moto gostaria de saber se isso futuro possa dar problemas na minha moto q já tá com 40 mil km rodados. Mto obg pelos vídeos sou seu fã
Tony disco de embreagem demora para desgastar, se há desgaste prematuro algo de errado tem. Óleo inadequado, cortar de giro, embreagem enforcada/mal regulada...enfim pode ser uma serie de coisas.
Obrigado!! 😜
Dica show de bola
Obrigado 😁
mlehor explicação possível. obrigado
Olá Anderson, você sabe dizer a diferença entre olhar o Fluído do freio, e olhar por este método seu direto nas pastilhas? Já vi gente dizendo que o Fluído fica bem abaixo quando as pastilhas estão gastas, procede? Se for assim, ainda é necessário checar por este seu método?
Olá. O que você me diz das pastilhas Fullpro Sinterizada para a CBR 600RR?
Bom dia, não conheço essa marca.
Curti muito a dica, aquele abraço
Valeu Braia!
Sensacional excelente vídeo
Obrigado!
Cara que canal TOP👏🏻👏🏻👏🏻
Está me ajudando muito nesse "retorno" ao mundo das duas rodas...
Tenho dúvidas sobre a street twin, qual o preço das revisões?? Peças e mão obra?? E qual o km pelo manual?
Respondi no comentário anterior.
@@AndersonMotors82 valeu!
obrigado amigo.
🤜🤛
'Parabéns Anderson! ótima dica!!! Vc. sabe qual o tipo que vem na Triumph?
Muito obrigado pelo apoio de sempre 😁
@@AndersonMotors82 Ótimo conteúdo Anderson!
@@MOTOLAB-BR na Street Twin de fabrica vem a pastilha Nissin Sinterizada, acredito que nas Tiger's sejam da mesma marca e sinterizadas também.
Marcas de ótima qualidade para pastilhas são Ebc, Brembo, SBS, Vesha, vc acaba encontrando marcas como Potenza, Brenta, AP Racing que são boas mas duram bem menos que as citadas inicialmente com uma diferença pequena de preço entre as marcas.
As pastilhas de freio Orgânicas tem ótimo poder de frenagem, são macias, tem mínima agressão ao disco mas duram muito pouco em motos mais pesadas.
De forma geral utilizam as Sinterizadas tem boa durabilidade, a agressão ao disco é baixa, suporta altas temperaturas e tem ótimo poder de frenagem.
Na Street Twin eu troquei as pastilhas da Nissin por Brembo, a mudança para melhor foi nítida.
Opaa, boa noite. Após a substituição, as pastilhas de moto tem um tempo para "assentar"? Pastilhas sinterizadas para motos menores é complicado de encontrar, acaba tendo que optar pelas orgânicas.
Bom dia! não coisa de alguns quilômetros já está tudo normal. Se está chiando provável que te venderam pastilha metálica ou vitrificada.
Ótimo vídeo! Uma dúvida; diafrag e cobreq são boas marcas de pastilha?
Não recomendo para Twister essas marcas de pastilha
No meu caso é uma Fazer 150
Anderson, a chuva e estradas de barro prejudicam as pastilhas e o disco de freio ao ponto de a troca ser necessária antes de atingir o MTBF estipulado? (tipo, bem antes mesmo, com 400km rodados às vezes).
Pode sim, principalmente se tiver grudado muito barro no disco e nas pastilhas mas precisa analisar de perto o desgaste/danos e ver se é necessário a troca de ambos.
Olá Anderson, conheci seu canal hoje, poderia me informar para uma CB500X se a Cobrek de cerâmica é boa, ou a Unifort - qual você me indicaria?
Olá Mauro, se possível prefira as marcas EBC, Brenta, Potenza do tipo sinterizada. Pastilha de cerâmica são muito muito caras não creio que a Cobrec faria uma pastilha de cerâmica por um preço muito muito inferior a das demais concorrentes.
Legal! Sempre aprendendo!😎✌
Òtimo, fico feliz em ajudar.
Fala Anderson. Da uma dica de uma marca de pastilhas boa por favor. Obrigado.
Para Twister só recomendo original
Anderson boa noite, voce ja fez limpeza da bomba de combustivel da twister? Ja reparou algum som estranho da bomba? E limpeza de injecao ja fez?
De injeção sim, bomba de combustível não.
@@AndersonMotors82 fez a convencional que desmonta a injeção ou aquela limpeza com produto q coloca na gasolina’
O like é certo
Obrigado
Vídeo excelente
Obrigado.
Boa tarde meu amigo..
A roda traseira da minha cb twister 300f está ficando com muita foligem preta ,lavo a moto e na primeira volta já começa a sujar com essa foligem ..o que pode ser e como resolvo isso.obrigado
Boa tarde!
Só tem como resolver se você não andar com a moto 😅.
Sujeira do asfalto e pó da pastilha de freio, não tem o que fazer.
Qual marcas de pastilha você recomenda para cg 160 a original tá saindo 155 na Honda você acha que compensa ou tem outra marca que seja confiável mais em conta
Cobrec
Parabéns pelo vídeo 👏
Valeu!
Parabéns ótimo vídeo.
Valeu!
minha primeira moto. fui perceber que a pastilha tava gasta, pq a roda da frente começou a fazer barulho de colchão velho kkk a pasilha sumiu completamente!
kkkkk acontece. Minha primeira moto uma Biz (em 2010) eu não sabia nem como regular o freio.
Anderson, me ajuda numa dúvida. Em relação à sinterizada quais as vantagens e desvantagens da pastilha de cerâmica? É para uma Tiger 800. Obrigado
Vai de sinterizada escolha marcas como Brembo, EBC, SBS, Vesrah, AP Racing, de cerâmica é muito caro e desnecessário.
Otimo vídeo,parabéns pelo canal....eh mano vx sabe qual o tamanho do parafuso do carter do motor ,eh q o meu eapanou quero comprar outro mas toh sem referência...
Eita, sobre o parafuso não sei dizer o tamanho. Obrigado
Se for o original,caso nunca tiver feito rosca na carcaça vai ser( 12 milímetro)
@@ailsonfonseca5654 obg mano
FOI BOA A DICA
Obrigado!
Oi Anderson! Se for freio abs é o mesmo procedimento?!
Oi, sim a mesma coisa. ABS é só o sistema antibloqueio.
@@AndersonMotors82 Obrigada 🙏🏾
Excelente dica
Isso ai! 😁
Tudo bom Anderson, queria saber mais ou menos q média q uma pastilha da cb twister dura até a próxima troca ?desde já agradeço.
Não tem como ter uma média de durabilidade disso. Qual peso leva na moto ? uso só na rodovia ou só na cidade ? Usa pouco ou muito o freio ?......esses são fatores que diversificam demais a durabilidade de uma pastilha de freio.
A minha cb Twister tá com 800km tá com som meio estranho , quando eu frio não faz barulho , mais o barulho é em vez e quando , o mecânico disse que é normal por que ela é nova
Se as pastilhas da sua sua moto forem as originais de fábrica, é normal ela acabar vitrificando devido a variação de temperatura, se continuar chiando precisa tirar a pastilha e dar uma lixada nela, provavelmente vai resolver.
Parabéns pelo vídeo Anderson !
Uma pergunta, qual marca de pastilha de freio você recomenda ? Nissin, potenza ??
Obrigado Yago, para Twister vai de Nissin.
Xou . Excelente vídeo
Muito boa essa dica
Valeuuu!!
Qual marca de pastilha vc usa? Tem alguma similar com boa qualidade que Freie bem e não estrague o disco?
Para Twister se possível vai de original que é zero problema. Cuidado com pastilhas com composição metálica você vai encontrar nomes como semi metalizada, metalizada essa danificam o disco de freio. Escolha pastilhas sempre sinterizada ou orgânicas.
Boa Noite , vi uma original no mercado livre ta semi -metálica é isso mesmo?
Boa noite uma pergunta o motor em quantos km deve faz o motor.se você fazer dos trocas de óleo certo o motor dura quanto tempo
Não tem tempo certo para fazer o motor, tem que analisar caso a caso
Será que tem algum tipo de lubrificação no disco ? A minha partilha já foi lixada está nova mais está tipo arranhando o disco..?
Qual a marca da pastilha ?
@@AndersonMotors82 pq minha moto e 0km estou com 2 meses de uso
@@lucasgleidson471 se está com a pastilha de freio original, ela vitrificou, tira lixa a pastilha e as bordas da pastilha que resolve. Se não resolver procure a Honda.
@@AndersonMotors82 blz muito obg meu irmão vc e fera
Vídeo top parabéns!
Valeu
Rapaz eu troquei as pastilhas da minha crosser ABS, mas ocorre que a pastilha nova arranhou o disco da roda traseira todinho. Comeu com pressão messmo ela estando nova.... Agora que eu entendi, pode ter sido uma pastilha metalizada né!? Vou procurar melhores e comprar com antecedência e preço melhor na internet
Pode ser metalizado ou de marca sem vergonha
Preciso sempre trocar os dois jogos dianteiros e traseiros simultaneamente ?
Dizem que sim, mas eu nunca fiz isso sempre troquei o que estava gasto e só.
Eu tenho que trocar o freio traseiro sempre que troco o kit de relação da minha moto ?
Você precisa analisar o desgaste da pastilha, kit relação não tem nada a ver com o freio.
Anderson troquei a pastilha traseira da minha Twister com 20.000km e coloquei pastilhas original na concessionária Honda. Mas começaram a chiar , voltei na Honda e me disseram que é normal mas como o primeiro jogo de pastilhas que veio de fábrica não fizeram chiado nenhum. E também esse jogo de pastilhas novo observei que está marcando muito o disco será que devo voltar na Honda para reclamar de novo ou será que é normal
Flavio, se a pastilha for original só vai chiar se estiver vitrificada ou o disco estiver danificado.
Era pra ter acrescentado sobre o disco de freio tbm kk como saber a hora de trocar o disco de freio e ver desgaste do disco
Isso é moleza de ver em...rsrs
Qual a melhor marca de pastilha sem ser a original?
Pra sua segurança e para o bem do seu disco de freio, vai de original 😉
Essas pastilhas tem diferença entre a dianteira e a traseira?
Tem sim
Perfeito
O que acontece se eu não trocar a pastilha de freio, e usar mesmo assim?
O que pode ocasionar em relação a conservação do disco e da segurança do piloto?
Ele pode danificar o disco de freio?
Você com uniforme da honda, motorzão do lado não sabe ?
Eu troquei as pastilhas de freio da moto essa semana, mas elas ficaram em contato com o disco, mesmo sem eu acionar o freio dianteiro o disco está aquecendo muito durante o uso. O pessoal da oficina me informal que isso é normal, que com o tempo a pastilha vai "ceder". Queria saber se esse procedimento é correto.
Olá Maurício, bem vindo ao canal
Qual é sua moto e qual pastilha de freio colocou ?
@@AndersonMotors82 É uma cg fan 125 2014. Na ordem de serviço está descrito. Pastilhas FR DT TI 150 09/13 Allen
O freio esquentar é normal mesmo. Na internet não acho nenhum detalhe sobre essa marca de pastilha de freio Allen mas é provável que ela seja pastilha de freio metalizada. O freio está fazendo chiado ao ser acionado ?
@@AndersonMotors82 não faz barulho. A minha dúvida é se é normal instalar as pastilhas assim, deixando elas em contato constante com o disco. Porque o disco está aquecendo mesmo sem eu acionar o freio dianteiro
Um pouco sim, excessivamente não. Volto a repetir é provável que tenham colocado pastilha metalizada na sua moto por isso a pergunta se está fazendo chiado, pastilhas metalizadas aquecem demais e acabam com o disco da moto.
Show! 👏👏👏