Eu tive no último show de cazuza aqui em Recife. Foi nesse show que ele disse que o seu avô era pernambucano e quando retornou ao palco após ter passado mal brincou com o público, contou uma história de um padre e foi qdo disse que era tão pernambucano qto nós pq o seu avô tb era pernambucano. Aí conquistou a plateia, se não me engano, tinha mais de 10 mil pessoas e foi super aplaudido.
@@sauloluisdasilva2176 eu tive, eu tava, deixa o cara falar como quiser. Aqui no norte a gente fala assim, com certeza herança do nordeste. Vai ter mais empatia com os outros.
@@sauloluisdasilva2176 Tu tas querendo me corrigir usando o português coloquial, "cara"? Deixa eu te dizer uma coisa, a língua é viva, está em eterna mutação. Tive, é uma expressão coloquial do pretérito perfeito do indicativo do verbo estar. A forma como eu coloquei esse verbo só estaria errada se eu estivesse escrevendo um artigo que exigisse o português formal e não o coloquial, sacou, cara?
O lobão contou que o Cazuza era terrível, depois de tomar a primeira dose de whisky ele literalmente perdia o controle, sem contar a mistura diabólica com as drogas, o Paulo Ricardo falou que de um anjo o Cazuza virava um capeta. A cena do filme quando ele recebe o teste de HIV foi idêntica a da vida real
Eu lembro que amigos de meu irmão mais velho, eles foram ao show em Belém. Eles acharam estranho uma fala dele no show. Que foi assim ou mais ou menos assim: " Quero que vocês se divirtam bastante no show, pois esse pode ser a última vez que vocês podem me ver ( ou o último show por aqui)." Abraço Julio!
Nem imagino o grau de sofrimento dele nessa fase, não o julgo, mas sou da década de 80 e o comportamento dele sempre foi assim, mesmo antes da doença… acredito que os remédios agravaram sim esses comportamentos, mas não foi em função dos remédios exclusivamente… Lamento por toda a dor que ele passou 😔 Nós, naquela época vivíamos o medo e a insegurança, vendo pessoas amadas e ídolos partirem e esperávamos ansiosos e cheios de esperança o dia em que a cura da doença ou uma vacina fossem descobertas. Foi um período tenebroso e muito pesado pra toda uma geração…
Minha tia tava nesse show de Recife que foi relatado nesse jornal kkkkkkk diz ela que ele chamou geral de Paraíba e disse que não tinha culpa de ter ido pros Estados Unidos ganhar dinheiro e o povo daqui não, o povo saiu jogando várias coisas nele e a equipe dele viu que ia dar ruim e tirou ele do palco às pressas, ele saiu carregado como um boneco e continuava gritando e xingando, maior doideira! Ela ainda disse que ele nem cantou direito e o povo saiu puto pq gastou dinheiro. 🤣🤣🤣
Cazuza foi muito homem em ter mesmo já com todos nem boatos eram,algumas notícias em 88 já davam que o Cazuza estava fazendo tratamento nos EUA paralelo aos shows,do HIV,mas o estágio da AIDS era tão avançado que o AZT só prolongou em dois anos a vida dele,o AZT que poderia salvar a vida do Renato Russo,pena que o Renato se entregou a depressão,mas ao Cazuza,ele fez o que pode,mas avançou de tal forma que não tinha nem como esconder,a imagem dele no Prêmio Sharp ele careca de cadeira de rodas que foi sua última aparição pública,final de 89 foi assustadora e ao mesmo tempo triste,foi um marco temporal na música e no cotidiano brasileiro
Mas esse medicamento funcionava mesmo? Naquele filme "clube de compra de Dallas", pintam esse remédio como praticamente um veneno da indústria farmacêutica.
@@noiteamericana7606 a principal função do AZT era de impedir a reprodução do HIV, ainda em sua fase inicial. Mas ele, como qualquer outro antirretroviral possuía efeitos colaterais iguais aos que vimos no Cazuza (escurecer a pele e fazer o cabelo cair) O pobre do Caju tomava altas quantidades e do jeito que o vírus tinha avançado, acredito que já não tinho o que se fazer:/
@@noiteamericana7606 Sim ele funcionava,mas ele nas primeiras fórmulas ele tentava bloquear a parte da infecção,os AZT atuais, além de serem menos invasivos,eles vão na proteína Spike do HIV, impedindo a replicação,eles não curam mas impedem a replicação,hoje o HIV/AIDS é menos perigoso matar que por exemplo uma gonorréia por exemplo
@@jxlinhxz1 Exatamente Julia,como falei em cima,fora que o Caju não se cuidava,ele não parava de fumar e de beber, bastante inclusive,o Renato Russo tinha parado tudo em 1992,ido em clinica de rehab e tudo,a diferença do Renato pro Cazuza é que a AIDS foi devastadora pro Cazuza,pro Renato nem fatal foi,que matou foi a depressão profunda mesmo
Cazuza foi muito corajoso numa época em que ser soropositivo, e pior, desenvolver a doença era uma sentença de morte em vida. Sempre admirei a obra dele e minha admiração só cresceu depois de ele ter revelado. Viva Cazuza!
Lembro-me quando eu ele assumiu publicamente a doença no início de 89 ,eu tinha 10 anos na época, e lembro que eu fiquei meio sem chãopois o artista que marciu os anos oitenta com sua irreverência, sua energia, e,sua personalidade estava com os dias contados,o ano comecaçava com uma noticia triste, e fecharia o fim de uma decada explosiva de forma melancólica com sua morte em 07 de Julho de 1990!
Sempre gostei da Marília Gabriela, eu já tinha visto o vídeo da entrevista do Cazuza e dá pra ver claramente que ela já sabia, mas ficou dando deixas para que ele falasse se quisesse. Importante o incentivo dela. A coragem dele nesse momento foi crucial para que se falasse mais sobre a doença (ainda que de forma tão terrível, como no caso da veja) e com o tempo ajudasse a diminuir estigmas.
Quando li tinha 14 anos, li em 5 dias... Que livro bom!!! Vou reler agora com 33, certamente será como ler outro livro, porque hoje tenho outra cabeça.
Julio, obrigado pelo vídeo, mais uma vez, com alta qualidade jornalística. Queria contar que, por mais que ele negasse, todo mundo sabia que ele estava com AIDS. Outros tinham morrido sem assumir. Ele assumiu em vida, devemos parabenizar a coragem dele. Também reconhecer a Marilia Gabriela por fazer o seu trabalho em algo tão delicado (ela é uma pessoa de comunicação), assim como Zeca, a pessoa certa para isso.
Próprio Renato Russo escondeu até a morte que estava com AIDS, mesmo que a AIDS não foi a causa real da morte,como está no vídeo aqui do canal explicado sobre a morte dele
É incrível recordar esse momento. Eu me lembro dessa entrevista. Todos achavam que ele iria admitir que ele tinha AIDS. Foi uma frustração. Outra coisa vendo o vídeo é o uso da palavra "aidético", algo pejorativo e agressivo. Hoje, se usa o termo "soropositivo".
@@Joao_saint17 Deus me livre de ser tratado com médicos e especialistas desse nível. Devem ter frequentado a faculdade de Osmar Terra e do presidente do CFM, e são discípulos do "professor" Olavo.
@fernandohenrique, um artista pra despertar uma adimiracao de alguem por ele, nao prescisa ser um fenomeno, basta ele ter seu publico fiel, como era o Paulo Gustavo,nao era fa dele,(Paulo Gustavo), mas sei que ele tinha seus admiradores.
No brasil, existe um a lei onde é crime divulgar a sorologia do paciente sem a permissão do mesmo entre outras que garantem integridade, respeito e acesso a PVHIV ao tratamento TARV, e tudo isso veio com a preucupação mundial e as portas de discussões que Cazuza abriu na época; não só para o hiv, mas pra comunidade lgbtqia+ que sofria (ainda sofre) os estigmas da sociedade e preconceito. Eterno respeito por Cazuza, e tudo que ele fez para o Brasil
@@julioettore amei o texto, e não estou te acusando. O quer queria dizer é que essas leis foram criadas por conta da discussão de Cazuza abriu na época. Em outras palavras: ele foi fundamental para esses direitos aqui no Brasil, como explorado no seu vídeo ❤️ Bjs, n queria que tivesse saído como acusação
Acredito que artistas que levaram a público a doença, como Cazuza, ajudaram sim a chamar a atenção para a causa de forma muito importante... penso que o programa público de fornecimento de medicações contra a Aids, desenvolvido anos depois, veio na esteira dessas primeiras pessoas que deram a cara a tapa ao mostrarem o impacto da doença
Muito bom ter uma lei que respeita a privacidade do indivíduo, isso só desrespeito ao paciente, ao médico e a outra pessoa envolvida se houver, mas o fato da pessoa com hiv esconder sua sorologia só aumenta e dá continuidade a um preconceito que nem deveria mais existir já que a doença é controlada e o povo se diz tão bem informado, ter esse tipo de preconceito é retroceder e voltar aos anos 80/90
Рік тому+13
Vídeo importante. Criou-se uma narrativa de que o Cazuza tinha falado claramente da sua condição desde o primeiro momento quando ele só o fez no finalzinho. O que não o diminui nem um pouco.
Conheci uma enfermeira americana que me falou dele quando estava internado no New England Medical Center, ela disse que ele era super gente fina, brincava e conversava com todo mundo e tocava violão e cantava para o pessoal do hospital. Boston é lotado de brasileiros e muitos são atendidos nesse hospital. Ele é enorme, uma verdadeira cidade, e fica por cima de uma avenida. A conexão é aquela parte vermelha que vemos na foto.
Ele ficou gente fina depois dessa "VENTANIA TODA" na vida dele, no seu vigor de saúde ele era bem arrogante do tipo de fazer piadinhas que destratava as pessoas perante seus amiguinhos da alta classe, onde ficava todo mundo rindo das zoações q ele dava na pessoa.
@@marciamesquita5193 ele era pior q lobão, lobo é APENAS um cara de SENSO CRÍTICO (fala mal do trabalho de um, de outro, as vezes fala pra se manter nos holofotes), Cazuza era aquele cara do estilo descolado que zoava os menores onde todos da classe dele dava risadas da pessoa, uma vez ele falou pra uma mulher do nada sobre as ondas do seu fumo maldito do capiroto, que ela era feia e velha, isso dentro de um lugar público.
Se eu tivesse visto essa entrevista dele com a Marilia, eu teria sacado na hora que ele era soropositivo. Ele ficou todo desconcertado com a pergunta sobre a Aids.
Quando quero conhecer novas curiosidades sobre a música nacional, acesso esse canal. Está cada dia mais foda! Ansioso pelas histórias do Biquini Cavadão!
Canal maravilhoso viu, eu acompanhei toda a história do rock nos anos 80 tanto nacional quanto internacional e posso dizer que foi a época mais divertida de todos os tempo, pelo na minha pespectiva quanto experiência de vida...
🤔🤔🤔 Eu acho que os problemas psicológicos do Cazuza não era por causa do tratamento da AIDS; mas sim por talvez ser Bi-Polar; pois ele apresentava estes transtornos antes de entrar no Barão (possívelmente antes ds Doença)... Naquela Época o Transtorno Bi-Polar não era tão conhecido (assim como a AIDS...) Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Júlio, parabéns por, na minha humilde opinião, ter um dos melhores canais de música no UA-cam na atualidade! Só um adendo, se vc me permitir: no livro "Só As Mães São Felizes", a Lucinha conta que o Cazuza poderia estar com HIV já em 1985, quando ele teve crise febril e ela se lamenta por não ter dado mais atenção a este fato na época. Abraços!
Na verdade, a Lucinha acredita que ele contraiu o vírus bem antes no comecinho da década, quando o mesmo foi fazer um Intercâmbio em San Francisco na Califórnia que foi um dos primeiros epicentro da doença. Em 85 é óbvio que ele já estava com o vírus vide a internação dele e o fato dos exames serem pouco precisos. Levando se em conta que o vírus demora em média de de cinco a sete anos para se manifestar de forma crônica, é provável que ele tenha contraído por volta de 79, 80 ou 81 quando a doença estava prestes a ser identificada pela comunidade médica pois desde o final dos anos 60, existiam pessoas com o vírus nos Estados Unidos. Porém o vírus pode ficar de apenas dois anos até vinte anos incubado. Logo são apenas suposições. Mas desde a primeira internação do Cazuza em 85, o nome dele passou a correr solto com boatos sobre a AIDS. Se bem que estes boatos não atingiam só ele mas também o Miguel Fallabela, o Caetano, o Ney Mato Grosso, o Clodovil, o Lauro Corona e até a Claudia Raia.
Eu era criança nessa época mas à aparência do Cazuza no programa para a sociedade já era algo que as pessoas faziam um link com a doença. As pessoas faziam comparação entre como ele estava no programa para com poucos meses antes
Às vezes fico pensando, se tivesse sobrevivido à doença, como estaria hoje o Cazuza,? não no sentido fisiológico (envelhecido, com ou sem cabelos, etc) mas no aspecto artístico e também no posicionamento ideológico? Nos seus últimos anos parecia estar cada vez mais conectado com a MPB e inclusive tinha conseguido a admiração artística e respeito dos grandes nomes dessa seara que já o viam como um "igual" contudo particularmente não consigo o enxergar como tendo tido uma trajetória artística tão longeva como Caetano, Gil, Chico, etc. acho que provavelmente a carreira do interprete não teria durado mais que uns dez anos e após isso ele teria se consolidado como um dos maiores letristas da MPB, e provavelmente acabaria seguindo os passos do seu grande amigo e "mentor espiritual" Ezequiel Neves e se tornado um misto de produtor cultural/amigão/tiozão "doidão" de novos artistas e bandas assim como um dia foi a figura do Ezequiel para ele próprio e a banda da qual também fez parte, o Barão Vermelho...Claro que isso é "achismo" total...mas, como dizem os italianos "si non e vero e ben trovato" hehehe...
Eu acho q Cazuza não era p viver nesse nosso mundo atual,acho q ele iria ficar entediado com essa lacraçao forçada,nem mesmo ele poderia falar o q pensa com esse politicamente correto escroto rs
BOA TARDE JÚLIO, ANTES DE MAIS NADA, QUERO DIZER QUE O SEU TRABALHO É SÉRIO E EXCELENTE. DITO ISSO, CAZUZA VIVE, JUNTAMENTE COM OUTROS GÊNIOS, COMO RENATO RUSSO, RAUL SEIXAS E AGORA A RAINHA RITA LEE... EXCELENTE E MARAVILHOSO VÍDEO!!
Se tivesse sido educado com limites, a história dele poderia ter sido outra, não resta dúvida do seu talento, mas como Ser Humano..n é exemplo pra ninguém.
O que o Cazuza queria mesmo éra que alguém o matasse , já que ele nõ tinha coragem para fazer isso, e também não queria ter uma morte vergonhosa em virtutde da Aids. Lembro do último show dele em Recife, onde ele xingou toda a platéia. Ele tava bastante cansado, cantando sentado numa cadeira de rodas.
Maria não ligue para os hipocrisia do ódio do bem. Ainda ouço as músicas dele que gosto mas concordo com você , mimado , rebelde , não respeitava nem os pais … e inconsequente . Como pessoa não é exemplo.
@@cadetuwallyUé a pessoa tem que ser famosa pra ter opinião? Me diz uma coisa e você ? Deixa de ser hipocrita que , em primeiro lugar é a opinião dela e ela tem direito a isso ainda que você discorde. Segundo que você pode até admirar as canções do Cazuza e tb admiro mas duvido que faça uma terça parte do comportamento errático ; inconsequente é irresponsável dele ; então deixa de hipocrisia
@@liliansoares3204 Você tem algum problema cognitivo ou é apenas burrice mesmo? Eu somente perguntei o que ela faz de admirável na vida, não disse que tem que ser famosa para emitir uma opinião. " Hipocrisia do ódio do bem " kkkkk Assim vc só me deixa com a opção que você é burra mesmo!
Esse medo e pena que Cazuza falava era real, todo mundo estava se borrando de medo da doença. Ela ainda existe, mas não há este medo hoje. Mas na época, foi algo muito pesado.
infelizmente hj em dia as pessoas não tem tanto medo, tanto que aumentou nos últimos anos os resultados positivos de HIV. acho que as pessoas acham que por hj o tratamento ser mais avançado (ainda bem!), o vírus sumiu.
Existe preconceito sim. Claro que bem menor. O problema é a desinformação. Hoje uma pessoa. Vive normalmente com HIV. Pode casar ter filhos, tranquilo.
Julião, seus vídeos são impecavéis, fico muito feliz quando vejo alguém tratando os ídolos do passado com respeito, e vc faz isso até pra tratar assuntos difícies. Da pra ver que vc tb fã, seu canal deveria ter mais views e inscritos, pq a quaidade é muita boa, parabéns!
O Cazuza era muito talentoso, pena que foi uma vida de muita droga e álcool. E vemos que são poucos que o defenderam,pois amigos sabendo que ele estava doente,estavam lá ajudando a ele a sair de rotinas mais saudáveis.
Sexo é saudável desde que faça com proteção, sexo é vida, é algo normal, faz parte da vida de todos os seres vivos sexuados já drogas é opção. Vai a dica.
Cazuza era um moleque adulto, irresponsável, mimado, riquinho, inconsequente. Era nítido que ele tinha AIDS. Perdeu cabelo, emagreceu, perdeu a beleza... Mas ele continuava negando o que estava escancarado.
@@julioettoreInclusive, Júlio. Esse livro "Fiz Parte Desse Show" pode ser encontrado em PDF e será fundamental também para você continuar contando a história dos últimos dias do Caju. Livro excelente e bastante revelador também. O nome da autora e também, ex-enfermeira do Cazuza, se chama, Ana Maria da Costa.
É muito difícil entender o contexto do que era ter AIDS naquela época. A ignorância a respeito levava os acometidos a serem realmente marginalizados, então dá pra entender perfeitamente a sensação de não querer que tenham "medo" de você, caso estivesse doente.
Não era mais pra ter esse tipo de preconceito já que a doença é controlada e o povo se diz tão bem informado, quem tem a doença e esconde tá no seu direito mas aumenta ainda mais um preconceito que não era mais pra existir
@@hoannandrade3497 Verdade... Hoje existe tratamentos gratuitos que são excelentes, podendo baixar a carga viral para quase zero ao ponto de não passar para outras pessoas... uma pessoa soro positivo vive mais em media que um diabético... Concordo contigo, é um preconceito que não era mais pra existir.
Achei a Marília bem invasiva querendo arrancar informações sobre a doença dele... Mas enfim os tempos eram outros, acredito que hoje em dia iriam respeitar mais a discrição dele. Achei uma atitude corajosa ele assumir o que tinha.
Essa filosofia de "viver intensamente" dos astros da música, na época talvez teria sido louvável essa atitude e postura mas, hoje em dia avaliando de forma totalmente fria, vemos à cada dia como isso acaba sendo um pouco vazio e até mesmo bobo. Creio que prolongar a vida, o máximo que pudermos, seja uma idéia convincente mas, viver só para existir sem produzir nem representar nada, Talvez não seja a maneira que alguns escolham para viver. Não vamos julgar pois, cada um tem oara si sua forma de viver, pensar e agir mas, podemos aprendermos alguns ensinamentos e chegarmos a conclusão que talvez o equilíbrio chega ser a forma mais sustentável de se viver. Isso na minha humilde opinião é claro. Pois todos que eu vi vivendo intensamente, dizeram o que pensaram, marcaram a história e a vida de muitos mas, se foram. Será que é tão necessário marcar a vida de alguém ou a história? Será que apenas buscarmos o minimalismo seria uma alternativa mas, conservadora ou pelo menos mas racional ? Fica a minha reflexão aqui viajando
Quem tem uma vida mais simples, mais fechadinha e conservadora, como você colocou, realmente parece viver mais, e ter uma vida mais tranquila. Mas, se não houvessem os intensos, como o Cazuza e tantos outros, o que haveria de interessante na história? São dois lados de uma mesma moeda. E ainda tem aqueles que conseguem ser intensos e mesmo assim ter uma vida longa, vide a Rita Lee. Dada as devidas proporções em comparação, claro.
Na época e até mesmo hoje , penso que independente de ser pessoa pública ou anônima, não vejo obrigação alguma pra elas dizerem se tem doença x ou y , na época eu fui a favor dele não dizer . Embora estava nítido. Infelizmente ... parece que ele tinha uma sina de passar por isso . Por outro lado penso será que se não tivesse se contaminado estaria vivo até ou hoje ou teria vivido mais ???
Me desculpe, mas a minha impressão é que os três cantores famosos que morreram de AIDS foram totalmente hipócritas, fico imaginando quantas pessoas eles contaminaram escondendo que tinha a doença.
Sei que não é foco do canal. Mas poderia fazer o que mudou daquela época pra hoje sobre hoje do HIV . Fico me perguntando se fosse hj cazuza , renato russo como seria
Hoje em dia o tratamento não é só baseado no AZT. Hoje tem o "coquetel" que é um conjunto de antiretrovirais (medicamentos contra retrovírus, que é o tipo de vírus do HIV) que agem em mais de um ponto do vírus. O AZT agia em um aspecto só do vírus e como os retrovírus sofrem mutação muito fácil ( o Coronavírus é outro retrovírus, por exemplo) era mais fácil do AZT perder o efeito. Hoje em dia o "coquetel" consegue manter o vírus "sob controle" e a pessoa consegue levar uma vida relativamente normal e acaba morrendo de doenças crônicas. A AIDS já não mata em boa parte do mundo como matava e isso tem sido um "problema" pq as pessoas perderam o "medo" da doença e com isso diminui a preocupação com a prevenção. Enfim, muito conhecimento se acumulou sobre o vírus e isso possibilita que muitos portadores tenham carga viral indetectável e não cheguem a desenvolver a AIDS.
@@renatobarretoalmeida179 Complemento que hoje até é possível o convívio entre casais sorodiferentes (um soropositivo e outro soronegativo) chegando até mesmo a ter filhos normalmente... se a pessoa soropositiva estiver com a carga viral indetectável pode (tudo isso com controle e orientação do infectologista e com anuência do parceiro, claro) se relacionar sem preservativo sem se contaminar e até mesmo engravidar (somente o parto que precisa ter cuidados maiores e não se pode amamentar)
@@luizfernandomedeiros7012 Complemento que hoje até é possível o convívio entre casais sorodiferentes (um soropositivo e outro soronegativo) chegando até mesmo a ter filhos normalmente... se a pessoa soropositiva estiver com a carga viral indetectável pode (tudo isso com controle e orientação do infectologista e com anuência do parceiro, claro) se relacionar sem preservativo sem se contaminar e até mesmo engravidar (somente o parto que precisa ter cuidados maiores e não se pode amamentar)
Sempre achei que a música "Rebelde sem causa" do Ultraje a Rigor foi feita pro Cazuza 😂😂 Ser rebelde da forma que ele foi é fácil.Playboy superestimado.
Não é nem que seja superestimado o problema é que as pessoas não sabem separar . Talento para cantar e compor de fato ele tinha, como pessoa não era exemplo pra nada , mimado sem limites que os pais não puseram quando ainda era pequeno. Xingar público, quebrar coisas em hotéis não tem nada a ver com efeito colateral de AZT, mas com o comportamento dele sem limites de querer tudo do jeito dele e muitos não tem coragem de admitir isso. Mesmo bem antes da doença AIDs ele sacaneou companheiros da banda Barão Vermelho por ego, por só pensar no próprio umbigo e nem todos admitem isso por causa da “cultura” morreu virou santo.
O Conceito que tinha dele, se reduziu muito. Já ouvi de FONTES LIMPAS que ele tratava mto. Mal os pais!!! Xingava a mãe, mandava praquele lugar a Mãe dele.... Decaiu mto. Prá mim......
Né ? Além de já ter um temperamento / comportamento rebelde e sem limites desde sempre ; mas a culpa é dos remédios . Exato, tem de ser ter bom senso, foi genial na música , mas santo como alguns querem pintar não era não !
O preconceito generalizado era pelo desconhecimento sobre as formas de contágio. Os especialistas atribuíam que o contágio se dava por relações sexuais, compartilhamento de seringas, ou outro tipo de contato onde o sangue de um contaminado de alguma forma entrasse no organismo alheio. Mas a população mundial em geral não confiava plenamente apenas nessas formas de contágio, e qualquer tipo de contato, como um abraço, um beijo ou tomar no mesmo copo de um possível infectado era motivo para se ter muito medo.
Sim. Porém, boa parte do preconceito veio por conta dos casos terem ocorrido inicialmente em homossexuais. Tanto que ficou conhecida como “peste gay”. Época difícil… 😢
O cara não estava nem aí pra própria vida, só de saber que continuava a usar substâncias intorpecentes fazendo tratamento demonstra "querer viver mesmo".
Foi em 1987 que ele descobriu a doença?! Lembro que no primeiro Rock In Rio, em 1985 ele nos bastidores do palco deu uma rápida entrevista a uma repórter de TV, e ao final ouvi-a dizer (ou talvez tenha sido o próprio) que "ele tinha acabado de chegar do Japão por lá ter feito um tratamento de pulmão". Achei tão estranho (e isso me marcou tanto que me lembro até hoje), que logo concluí, e disse somente para mim mesma: "Cazuza está com AIDS".
Eu tive no último show de cazuza aqui em Recife. Foi nesse show que ele disse que o seu avô era pernambucano e quando retornou ao palco após ter passado mal brincou com o público, contou uma história de um padre e foi qdo disse que era tão pernambucano qto nós pq o seu avô tb era pernambucano. Aí conquistou a plateia, se não me engano, tinha mais de 10 mil pessoas e foi super aplaudido.
@@sauloluisdasilva2176 eu tive, eu tava, deixa o cara falar como quiser. Aqui no norte a gente fala assim, com certeza herança do nordeste. Vai ter mais empatia com os outros.
@@sauloluisdasilva2176 Tu tas querendo me corrigir usando o português coloquial, "cara"?
Deixa eu te dizer uma coisa, a língua é viva, está em eterna mutação. Tive, é uma expressão coloquial do pretérito perfeito do indicativo do verbo estar. A forma como eu coloquei esse verbo só estaria errada se eu estivesse escrevendo um artigo que exigisse o português formal e não o coloquial, sacou, cara?
@@1377Marcelo Exatamente, aqui no nordeste, assim como no resto do Brasil, usamos muito o português coloquial.
@@sauloluisdasilva2176 Eu hein... professor de português online.
@@sauloluisdasilva2176 e é .....cara?
Adorei teu perfil😉
Publico dando chilique por que Cazuza atrasou o inicio do show em 1 hora ? Essa galera não conhecia Tim Maia !!!
O lobão contou que o Cazuza era terrível, depois de tomar a primeira dose de whisky ele literalmente perdia o controle, sem contar a mistura diabólica com as drogas, o Paulo Ricardo falou que de um anjo o Cazuza virava um capeta.
A cena do filme quando ele recebe o teste de HIV foi idêntica a da vida real
Mesmo assim com Renato Russo
Ney Mato Grosso falou que ele oferecia AZT pra ele.
Eu lembro que amigos de meu irmão mais velho, eles foram ao show em Belém. Eles acharam estranho uma fala dele no show. Que foi assim ou mais ou menos assim: " Quero que vocês se divirtam bastante no show, pois esse pode ser a última vez que vocês podem me ver ( ou o último show por aqui)." Abraço Julio!
Nem imagino o grau de sofrimento dele nessa fase, não o julgo, mas sou da década de 80 e o comportamento dele sempre foi assim, mesmo antes da doença… acredito que os remédios agravaram sim esses comportamentos, mas não foi em função dos remédios exclusivamente… Lamento por toda a dor que ele passou 😔 Nós, naquela época vivíamos o medo e a insegurança, vendo pessoas amadas e ídolos partirem e esperávamos ansiosos e cheios de esperança o dia em que a cura da doença ou uma vacina fossem descobertas. Foi um período tenebroso e muito pesado pra toda uma geração…
Cazuza foi único
Admiro sua coragem de contar ao país inteiro q era soropositivo
Ser corajoso é pra poucos
Jamais será esquecido💔
Caramba, esse canal tá melhor que muita TV, parabéns pelo seu trabalho
Minha tia tava nesse show de Recife que foi relatado nesse jornal kkkkkkk diz ela que ele chamou geral de Paraíba e disse que não tinha culpa de ter ido pros Estados Unidos ganhar dinheiro e o povo daqui não, o povo saiu jogando várias coisas nele e a equipe dele viu que ia dar ruim e tirou ele do palco às pressas, ele saiu carregado como um boneco e continuava gritando e xingando, maior doideira! Ela ainda disse que ele nem cantou direito e o povo saiu puto pq gastou dinheiro.
🤣🤣🤣
Cazuza foi muito homem em ter mesmo já com todos nem boatos eram,algumas notícias em 88 já davam que o Cazuza estava fazendo tratamento nos EUA paralelo aos shows,do HIV,mas o estágio da AIDS era tão avançado que o AZT só prolongou em dois anos a vida dele,o AZT que poderia salvar a vida do Renato Russo,pena que o Renato se entregou a depressão,mas ao Cazuza,ele fez o que pode,mas avançou de tal forma que não tinha nem como esconder,a imagem dele no Prêmio Sharp ele careca de cadeira de rodas que foi sua última aparição pública,final de 89 foi assustadora e ao mesmo tempo triste,foi um marco temporal na música e no cotidiano brasileiro
Mas esse medicamento funcionava mesmo? Naquele filme "clube de compra de Dallas", pintam esse remédio como praticamente um veneno da indústria farmacêutica.
@@noiteamericana7606 lembrei logo desse filme quando apareceu no vídeo a medicação.
@@noiteamericana7606
a principal função do AZT era de impedir a reprodução do HIV, ainda em sua fase inicial. Mas ele, como qualquer outro antirretroviral possuía efeitos colaterais iguais aos que vimos no Cazuza (escurecer a pele e fazer o cabelo cair)
O pobre do Caju tomava altas quantidades e do jeito que o vírus tinha avançado, acredito que já não tinho o que se fazer:/
@@noiteamericana7606 Sim ele funcionava,mas ele nas primeiras fórmulas ele tentava bloquear a parte da infecção,os AZT atuais, além de serem menos invasivos,eles vão na proteína Spike do HIV, impedindo a replicação,eles não curam mas impedem a replicação,hoje o HIV/AIDS é menos perigoso matar que por exemplo uma gonorréia por exemplo
@@jxlinhxz1 Exatamente Julia,como falei em cima,fora que o Caju não se cuidava,ele não parava de fumar e de beber, bastante inclusive,o Renato Russo tinha parado tudo em 1992,ido em clinica de rehab e tudo,a diferença do Renato pro Cazuza é que a AIDS foi devastadora pro Cazuza,pro Renato nem fatal foi,que matou foi a depressão profunda mesmo
Cazuza foi muito corajoso numa época em que ser soropositivo, e pior, desenvolver a doença era uma sentença de morte em vida. Sempre admirei a obra dele e minha admiração só cresceu depois de ele ter revelado. Viva Cazuza!
A capa da revista me marcou, muito mais pelos pais… a mãe sem joia nenhuma… nenhum brinco! O tema é a gravidade da doença se sobrepôs totalmente.
Lembro-me quando eu ele assumiu publicamente a doença no início de 89 ,eu tinha 10 anos na época, e lembro que eu fiquei meio sem chãopois o artista que marciu os anos oitenta com sua irreverência, sua energia, e,sua personalidade estava com os dias contados,o ano comecaçava com uma noticia triste, e fecharia o fim de uma decada explosiva de forma melancólica com sua morte em 07 de Julho de 1990!
Sempre gostei da Marília Gabriela, eu já tinha visto o vídeo da entrevista do Cazuza e dá pra ver claramente que ela já sabia, mas ficou dando deixas para que ele falasse se quisesse. Importante o incentivo dela. A coragem dele nesse momento foi crucial para que se falasse mais sobre a doença (ainda que de forma tão terrível, como no caso da veja) e com o tempo ajudasse a diminuir estigmas.
Grande entrevistadora
A Não Veja, sempre escrota.
Marília Gabriela é uma profissional sensacional.
Ela já sabia porque o Brasil inteiro já sabia que o Cazuza tinha Aids desde 1987. Ele só assumiu a doença depois.
Todo mundo que enxergava sabia.
Esse livro "Só as Mães são Felizes" é sensacional. Li a primeira vez em dois dias, vc começa ler e não quer parar.
Graças a Deus vivi essa época.
Quando li tinha 14 anos, li em 5 dias... Que livro bom!!! Vou reler agora com 33, certamente será como ler outro livro, porque hoje tenho outra cabeça.
Julio, obrigado pelo vídeo, mais uma vez, com alta qualidade jornalística. Queria contar que, por mais que ele negasse, todo mundo sabia que ele estava com AIDS. Outros tinham morrido sem assumir. Ele assumiu em vida, devemos parabenizar a coragem dele. Também reconhecer a Marilia Gabriela por fazer o seu trabalho em algo tão delicado (ela é uma pessoa de comunicação), assim como Zeca, a pessoa certa para isso.
Próprio Renato Russo escondeu até a morte que estava com AIDS, mesmo que a AIDS não foi a causa real da morte,como está no vídeo aqui do canal explicado sobre a morte dele
Cazuza vivia no limite. Morreu muito jovem. Tenhos Saudades da sua criatividade.
Eu li esse livro da mãe dele, me emocionei no final... 😢
É incrível recordar esse momento. Eu me lembro dessa entrevista. Todos achavam que ele iria admitir que ele tinha AIDS. Foi uma frustração. Outra coisa vendo o vídeo é o uso da palavra "aidético", algo pejorativo e agressivo. Hoje, se usa o termo "soropositivo".
Aidético não é pejorativo, os próprios medicos e especialistas chamavam os pacientes assim.
@@Joao_saint17 Deus me livre de ser tratado com médicos e especialistas desse nível. Devem ter frequentado a faculdade de Osmar Terra e do presidente do CFM, e são discípulos do "professor" Olavo.
@@ulissesreis4761 Assista as reportagens antigas, eles chamavam assim mesmo. Depois de muitos anos foi que mudou
Tem artista que são marcantes pra mim Cazuza, Michael Jackson e Paulo Gustavo serão eternos 😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Paulo Gustavo? Na mesma frase que Cazuza e Michael Jackson? Kkkkkkk
@fernandohenrique, um artista pra despertar uma adimiracao de alguem por ele, nao prescisa ser um fenomeno, basta ele ter seu publico fiel, como era o Paulo Gustavo,nao era fa dele,(Paulo Gustavo), mas sei que ele tinha seus admiradores.
@@fernandohenrique2687Respeita o PG seu imbecil!
@@fernandohenrique2687 Cada um no seu tempo kkkkkkkkk
No brasil, existe um a lei onde é crime divulgar a sorologia do paciente sem a permissão do mesmo entre outras que garantem integridade, respeito e acesso a PVHIV ao tratamento TARV, e tudo isso veio com a preucupação mundial e as portas de discussões que Cazuza abriu na época; não só para o hiv, mas pra comunidade lgbtqia+ que sofria (ainda sofre) os estigmas da sociedade e preconceito.
Eterno respeito por Cazuza, e tudo que ele fez para o Brasil
@@julioettore amei o texto, e não estou te acusando. O quer queria dizer é que essas leis foram criadas por conta da discussão de Cazuza abriu na época. Em outras palavras: ele foi fundamental para esses direitos aqui no Brasil, como explorado no seu vídeo ❤️
Bjs, n queria que tivesse saído como acusação
@@matheus_lemes Ok Matheus, me desculpe se interpretei de forma equivocada. Vou apagar aquele textão
Abraços
@@julioettore magina hahah muito obrigado pelo incrível trabalho
Acredito que artistas que levaram a público a doença, como Cazuza, ajudaram sim a chamar a atenção para a causa de forma muito importante... penso que o programa público de fornecimento de medicações contra a Aids, desenvolvido anos depois, veio na esteira dessas primeiras pessoas que deram a cara a tapa ao mostrarem o impacto da doença
Muito bom ter uma lei que respeita a privacidade do indivíduo, isso só desrespeito ao paciente, ao médico e a outra pessoa envolvida se houver, mas o fato da pessoa com hiv esconder sua sorologia só aumenta e dá continuidade a um preconceito que nem deveria mais existir já que a doença é controlada e o povo se diz tão bem informado, ter esse tipo de preconceito é retroceder e voltar aos anos 80/90
Vídeo importante. Criou-se uma narrativa de que o Cazuza tinha falado claramente da sua condição desde o primeiro momento quando ele só o fez no finalzinho. O que não o diminui nem um pouco.
A capa da Veja foi forte, mas a matéria achei tranquila. Pouca gente leu. A capa marcou. Normalmente quem fez a capa não foi quem fez a matéria.
Acho que ele ao menos escolhe o tom e o título.
Conheci uma enfermeira americana que me falou dele quando estava internado no New England Medical Center, ela disse que ele era super gente fina, brincava e conversava com todo mundo e tocava violão e cantava para o pessoal do hospital. Boston é lotado de brasileiros e muitos são atendidos nesse hospital. Ele é enorme, uma verdadeira cidade, e fica por cima de uma avenida. A conexão é aquela parte vermelha que vemos na foto.
Ele ficou gente fina depois dessa "VENTANIA TODA" na vida dele, no seu vigor de saúde ele era bem arrogante do tipo de fazer piadinhas que destratava as pessoas perante seus amiguinhos da alta classe, onde ficava todo mundo rindo das zoações q ele dava na pessoa.
@@bobomaster9234 com certeza hoje seria cancelado direto kkkkkkkk seria tipo lobão kkkkkk sincerão
@@marciamesquita5193 ele era pior q lobão, lobo é APENAS um cara de SENSO CRÍTICO (fala mal do trabalho de um, de outro, as vezes fala pra se manter nos holofotes), Cazuza era aquele cara do estilo descolado que zoava os menores onde todos da classe dele dava risadas da pessoa, uma vez ele falou pra uma mulher do nada sobre as ondas do seu fumo maldito do capiroto, que ela era feia e velha, isso dentro de um lugar público.
@@bobomaster9234 Cs tão comparando Cazuza com o Lobão de hoje???
@@jasonaraujo5542 eu não, pq sua indignação?
Se eu tivesse visto essa entrevista dele com a Marilia, eu teria sacado na hora que ele era soropositivo. Ele ficou todo desconcertado com a pergunta sobre a Aids.
Vc coloca exatamente o tipo de conteúdo que eu queria ver do rock nacional anos 80, das histórias por trás das bandas e dos artistas. Parabéns
Quando quero conhecer novas curiosidades sobre a música nacional, acesso esse canal. Está cada dia mais foda! Ansioso pelas histórias do Biquini Cavadão!
Canal maravilhoso viu, eu acompanhei toda a história do rock nos anos 80 tanto nacional quanto internacional e posso dizer que foi a época mais divertida de todos os tempo, pelo na minha pespectiva quanto experiência de vida...
Triste demais o que Cazuza passou. Realmente um cara de atitude.
Cazuza era vida loka.
Tudo na vida é causa e consequência. Ele pagou o preço.
Mesmo aconteceu com Renato Russo Ele não cuidou pagou preço
Ora ora ora se não são os juízes da vida alheia. Tipo mais desprezível que se encontra nessas redes antissociais.
Sim ele um guerreiro foi até fim. Um cantor talentoso 🎤🎶👍🏻✨💙cazusa.deixou muitos fã na saudade
🤔🤔🤔 Eu acho que os problemas psicológicos do Cazuza não era por causa do tratamento da AIDS; mas sim por talvez ser Bi-Polar; pois ele apresentava estes transtornos antes de entrar no Barão (possívelmente antes ds Doença)... Naquela Época o Transtorno Bi-Polar não era tão conhecido (assim como a AIDS...) Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Júlio, parabéns por, na minha humilde opinião, ter um dos melhores canais de música no UA-cam na atualidade! Só um adendo, se vc me permitir: no livro "Só As Mães São Felizes", a Lucinha conta que o Cazuza poderia estar com HIV já em 1985, quando ele teve crise febril e ela se lamenta por não ter dado mais atenção a este fato na época. Abraços!
Não adiantaria muito, em 85, não existia o AZT.
Na verdade, a Lucinha acredita que ele contraiu o vírus bem antes no comecinho da década, quando o mesmo foi fazer um Intercâmbio em San Francisco na Califórnia que foi um dos primeiros epicentro da doença. Em 85 é óbvio que ele já estava com o vírus vide a internação dele e o fato dos exames serem pouco precisos. Levando se em conta que o vírus demora em média de de cinco a sete anos para se manifestar de forma crônica, é provável que ele tenha contraído por volta de 79, 80 ou 81 quando a doença estava prestes a ser identificada pela comunidade médica pois desde o final dos anos 60, existiam pessoas com o vírus nos Estados Unidos. Porém o vírus pode ficar de apenas dois anos até vinte anos incubado. Logo são apenas suposições. Mas desde a primeira internação do Cazuza em 85, o nome dele passou a correr solto com boatos sobre a AIDS. Se bem que estes boatos não atingiam só ele mas também o Miguel Fallabela, o Caetano, o Ney Mato Grosso, o Clodovil, o Lauro Corona e até a Claudia Raia.
Eu era criança nessa época mas à aparência do Cazuza no programa para a sociedade já era algo que as pessoas faziam um link com a doença. As pessoas faziam comparação entre como ele estava no programa para com poucos meses antes
Assim como a AIDS o Câncer tbm deixa o indivíduo bastante nervoso, muito revoltado, briguento lembro do meu falecido pai nos últimos dias.
Às vezes fico pensando, se tivesse sobrevivido à doença, como estaria hoje o Cazuza,? não no sentido fisiológico (envelhecido, com ou sem cabelos, etc) mas no aspecto artístico e também no posicionamento ideológico? Nos seus últimos anos parecia estar cada vez mais conectado com a MPB e inclusive tinha conseguido a admiração artística e respeito dos grandes nomes dessa seara que já o viam como um "igual" contudo particularmente não consigo o enxergar como tendo tido uma trajetória artística tão longeva como Caetano, Gil, Chico, etc. acho que provavelmente a carreira do interprete não teria durado mais que uns dez anos e após isso ele teria se consolidado como um dos maiores letristas da MPB, e provavelmente acabaria seguindo os passos do seu grande amigo e "mentor espiritual" Ezequiel Neves e se tornado um misto de produtor cultural/amigão/tiozão "doidão" de novos artistas e bandas assim como um dia foi a figura do Ezequiel para ele próprio e a banda da qual também fez parte, o Barão Vermelho...Claro que isso é "achismo" total...mas, como dizem os italianos "si non e vero e ben trovato" hehehe...
Eu acho q Cazuza não era p viver nesse nosso mundo atual,acho q ele iria ficar entediado com essa lacraçao forçada,nem mesmo ele poderia falar o q pensa com esse politicamente correto escroto rs
@@patyjr1também acho
Parabéns pelo Excelente Vídeo!
A maturidade fez eu enxergar o Cazuza com outros olhos....olhos realistas, mas sobretudo empático!s
Adoro seus vídeos😊 são bem esclarecedores !
Cara, show de bola o vídeo. Eu jurava que quem tinha dado o furo tinha sido a Marília Gabriela.
Excelente canal!!
Fonte inesgotável de cultura, informação e sempre uma aula de jornalismo.
Parabéns!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
BOA TARDE JÚLIO, ANTES DE MAIS NADA, QUERO DIZER QUE O SEU TRABALHO É SÉRIO E EXCELENTE. DITO ISSO, CAZUZA VIVE, JUNTAMENTE COM OUTROS GÊNIOS, COMO RENATO RUSSO, RAUL SEIXAS E AGORA A RAINHA RITA LEE... EXCELENTE E MARAVILHOSO VÍDEO!!
Valeu a citação ao @PitadasdoSal, Julio! Parabéns por mais um vídeo com muita informação bacana para os amantes de boa música! Abraços!🤩
Marília Gabriela: incrível 🎉.
Cazuza é um talento especial que procurou e achou
Alguma previsão pra sair a 2a parte desse video? Parabéns Júlio. Adorando o canal 🤩🤩
Tenho esses dois livros do Cazuza e são os meus livros preferidos😍
Júlio, eu iria perguntar justamente sobre a capa horrorosa da Veja, mas ficará para o próximo vídeo que já estou ansioso para ver!!!!
Se tivesse sido educado com limites, a história dele poderia ter sido outra, não resta dúvida do seu talento, mas como Ser Humano..n é exemplo pra ninguém.
O que o Cazuza queria mesmo éra que alguém o matasse , já que ele nõ tinha coragem para fazer isso, e também não queria ter uma morte vergonhosa em virtutde da Aids. Lembro do último show dele em Recife, onde ele xingou toda a platéia. Ele tava bastante cansado, cantando sentado numa cadeira de rodas.
O Cazuza nunca perdeu a lucidez acredito que ele tocou o foda-se pra tudo.
Não sei como Cazuza pode ser admirado como ser humano. Descontrolado e promíscuo. Fez lindas músicas apenas isso.
Cazuza não fez mal a ninguém. Como ele mesmo disse: "Eu não posso causar mal nenhum, a não ser a mim mesmo".
E vc, Maria? Faz o quê de admirável nessa vida ?
Maria não ligue para os hipocrisia do ódio do bem. Ainda ouço as músicas dele que gosto mas concordo com você , mimado , rebelde , não respeitava nem os pais … e inconsequente . Como pessoa não é exemplo.
@@cadetuwallyUé a pessoa tem que ser famosa pra ter opinião? Me diz uma coisa e você ? Deixa de ser hipocrita que , em primeiro lugar é a opinião dela e ela tem direito a isso ainda que você discorde. Segundo que você pode até admirar as canções do Cazuza e tb admiro mas duvido que faça uma terça parte do comportamento errático ; inconsequente é irresponsável dele ; então deixa de hipocrisia
@@liliansoares3204 Você tem algum problema cognitivo ou é apenas burrice mesmo? Eu somente perguntei o que ela faz de admirável na vida, não disse que tem que ser famosa para emitir uma opinião.
" Hipocrisia do ódio do bem " kkkkk Assim vc só me deixa com a opção que você é burra mesmo!
Vidro mt bom e explicativo, o cara era brabo😢❤
Coloco o vídeo e já dou like, porque sei que os vídeos deste canal são espetaculares!!👍
belo trabalho
A cada vídeo uma emoção diferente, parabéns pelo excelente trabalho.
Esse medo e pena que Cazuza falava era real, todo mundo estava se borrando de medo da doença. Ela ainda existe, mas não há este medo hoje. Mas na época, foi algo muito pesado.
infelizmente hj em dia as pessoas não tem tanto medo, tanto que aumentou nos últimos anos os resultados positivos de HIV. acho que as pessoas acham que por hj o tratamento ser mais avançado (ainda bem!), o vírus sumiu.
Hoje em dia se tem mais medo de câncer
Excelente vídeo
Toda vez que vejo algo sobre o Cazuza eu tenho a certeza que ele foi um irresponsável
Disciplina e liberdade!!!
Sabe o que é louco? O preconceito é o mesmo nos dias atuais
Já discordo, hj o preconceito é bem menor. Nem se compara com os anos 80
Existe preconceito sim. Claro que bem menor. O problema é a desinformação. Hoje uma pessoa. Vive normalmente com HIV. Pode casar ter filhos, tranquilo.
Você casaria com alguém soropositivo?
O preconceito é necessário, o preconceito é o que faz muita gente ser obrigado se cuidar.
Não é mesmo. Embora ainda exista.
Julião, seus vídeos são impecavéis, fico muito feliz quando vejo alguém tratando os ídolos do passado com respeito, e vc faz isso até pra tratar assuntos difícies. Da pra ver que vc tb fã, seu canal deveria ter mais views e inscritos, pq a quaidade é muita boa, parabéns!
Muito Bom esse Vídeo.
🎼🎤🎼🎸🎼🥁🎼🎹🎼
Ele não deixa de ser um playboy mimado e mau educado.
Porém, claro, um grande talento.
Excelente Vídeo! Parabéns
Lucinha recentemente falou que ele descobriu quando ainda estava no Barão, e que passou 5 anos tomando remédio, ou seja não foi em 87, foi 85.
Se hoje ainda tem preconceito , imagina naquela epoca
O Cazuza era muito talentoso, pena que foi uma vida de muita droga e álcool. E vemos que são poucos que o defenderam,pois amigos sabendo que ele estava doente,estavam lá ajudando a ele a sair de rotinas mais saudáveis.
Obrigado, Marília Gabriela!! Ajudou a beça...
Meu melhor amigo tem AIDS desde 2000 e eu aprendi muito e como sexo e drogas podem cercear uma vida
Sexo é saudável desde que faça com proteção, sexo é vida, é algo normal, faz parte da vida de todos os seres vivos sexuados já drogas é opção. Vai a dica.
Grande conteúdo.
Cara, seu canal é uma jóia! Amo
Cara, teu canal é bom demais!
Bom dia achei seu canal muito bom falando sobre nossos idolos da musica aonde esta outra parte desse especial gostaria de ver obrigado.
Olá Sandro
Será produzido em breve
Abraços
Esse era genial !!
Cazuza era um moleque adulto, irresponsável, mimado, riquinho, inconsequente.
Era nítido que ele tinha AIDS. Perdeu cabelo, emagreceu, perdeu a beleza... Mas ele continuava negando o que estava escancarado.
Rico e pobres pegaram
Não entendo como alguém depois de ver e ouvir uma história triste de alguém tão incrível pode ainda ter críticas tão absurdas! A AIDD
Grande poeta!
Júlio,voce ja ouviu falar do livro fiz parte desse show? É de uma enfermeira que cuidou do Cazuza,seria legal um vídeo sobre.
Caramba, não conhecia
Obrigado pela sugestão, vou adquirir
@@julioettoreInclusive, Júlio. Esse livro "Fiz Parte Desse Show" pode ser encontrado em PDF e será fundamental também para você continuar contando a história dos últimos dias do Caju. Livro excelente e bastante revelador também. O nome da autora e também, ex-enfermeira do Cazuza, se chama, Ana Maria da Costa.
Filme muito bom
É muito difícil entender o contexto do que era ter AIDS naquela época. A ignorância a respeito levava os acometidos a serem realmente marginalizados, então dá pra entender perfeitamente a sensação de não querer que tenham "medo" de você, caso estivesse doente.
TRISTE FIM PARA UM CARA TÃO JOVEM E TÃO INTELIGENTE.. QUE DEUS O TENHA PERDOADO POR TANTAS HERESIAS E INSANIDADES.
Não consigo imaginar a dificuldade dele contar sobre a doença, se hoje ainda tem preconceito, imagina naquela época.
Não era mais pra ter esse tipo de preconceito já que a doença é controlada e o povo se diz tão bem informado, quem tem a doença e esconde tá no seu direito mas aumenta ainda mais um preconceito que não era mais pra existir
@@hoannandrade3497 Verdade... Hoje existe tratamentos gratuitos que são excelentes, podendo baixar a carga viral para quase zero ao ponto de não passar para outras pessoas... uma pessoa soro positivo vive mais em media que um diabético... Concordo contigo, é um preconceito que não era mais pra existir.
Incrível parabéns ❤
Achei a Marília bem invasiva querendo arrancar informações sobre a doença dele... Mas enfim os tempos eram outros, acredito que hoje em dia iriam respeitar mais a discrição dele.
Achei uma atitude corajosa ele assumir o que tinha.
Ótimo.
O Cazuza tinha talento é claro, mas era um pulha com certeza
Exatamente
Essa filosofia de "viver intensamente" dos astros da música, na época talvez teria sido louvável essa atitude e postura mas, hoje em dia avaliando de forma totalmente fria, vemos à cada dia como isso acaba sendo um pouco vazio e até mesmo bobo.
Creio que prolongar a vida, o máximo que pudermos, seja uma idéia convincente mas, viver só para existir sem produzir nem representar nada, Talvez não seja a maneira que alguns escolham para viver.
Não vamos julgar pois, cada um tem oara si sua forma de viver, pensar e agir mas, podemos aprendermos alguns ensinamentos e chegarmos a conclusão que talvez o equilíbrio chega ser a forma mais sustentável de se viver.
Isso na minha humilde opinião é claro.
Pois todos que eu vi vivendo intensamente, dizeram o que pensaram, marcaram a história e a vida de muitos mas, se foram.
Será que é tão necessário marcar a vida de alguém ou a história?
Será que apenas buscarmos o minimalismo seria uma alternativa mas, conservadora ou pelo menos mas racional ?
Fica a minha reflexão aqui viajando
Quem tem uma vida mais simples, mais fechadinha e conservadora, como você colocou, realmente parece viver mais, e ter uma vida mais tranquila. Mas, se não houvessem os intensos, como o Cazuza e tantos outros, o que haveria de interessante na história? São dois lados de uma mesma moeda.
E ainda tem aqueles que conseguem ser intensos e mesmo assim ter uma vida longa, vide a Rita Lee. Dada as devidas proporções em comparação, claro.
Na época e até mesmo hoje , penso que independente de ser pessoa pública ou anônima, não vejo obrigação alguma pra elas dizerem se tem doença x ou y , na época eu fui a favor dele não dizer . Embora estava nítido. Infelizmente ... parece que ele tinha uma sina de passar por isso . Por outro lado penso será que se não tivesse se contaminado estaria vivo até ou hoje ou teria vivido mais ???
Me desculpe, mas a minha impressão é que os três cantores famosos que morreram de AIDS foram totalmente hipócritas, fico imaginando quantas pessoas eles contaminaram escondendo que tinha a doença.
Sei que não é foco do canal. Mas poderia fazer o que mudou daquela época pra hoje sobre hoje do HIV . Fico me perguntando se fosse hj cazuza , renato russo como seria
Hoje em dia o tratamento não é só baseado no AZT. Hoje tem o "coquetel" que é um conjunto de antiretrovirais (medicamentos contra retrovírus, que é o tipo de vírus do HIV) que agem em mais de um ponto do vírus. O AZT agia em um aspecto só do vírus e como os retrovírus sofrem mutação muito fácil ( o Coronavírus é outro retrovírus, por exemplo) era mais fácil do AZT perder o efeito. Hoje em dia o "coquetel" consegue manter o vírus "sob controle" e a pessoa consegue levar uma vida relativamente normal e acaba morrendo de doenças crônicas. A AIDS já não mata em boa parte do mundo como matava e isso tem sido um "problema" pq as pessoas perderam o "medo" da doença e com isso diminui a preocupação com a prevenção. Enfim, muito conhecimento se acumulou sobre o vírus e isso possibilita que muitos portadores tenham carga viral indetectável e não cheguem a desenvolver a AIDS.
@@renatobarretoalmeida179 muito obrigado pela explicação.
@@renatobarretoalmeida179 Complemento que hoje até é possível o convívio entre casais sorodiferentes (um soropositivo e outro soronegativo) chegando até mesmo a ter filhos normalmente... se a pessoa soropositiva estiver com a carga viral indetectável pode (tudo isso com controle e orientação do infectologista e com anuência do parceiro, claro) se relacionar sem preservativo sem se contaminar e até mesmo engravidar (somente o parto que precisa ter cuidados maiores e não se pode amamentar)
@@luizfernandomedeiros7012 Complemento que hoje até é possível o convívio entre casais sorodiferentes (um soropositivo e outro soronegativo) chegando até mesmo a ter filhos normalmente... se a pessoa soropositiva estiver com a carga viral indetectável pode (tudo isso com controle e orientação do infectologista e com anuência do parceiro, claro) se relacionar sem preservativo sem se contaminar e até mesmo engravidar (somente o parto que precisa ter cuidados maiores e não se pode amamentar)
@@priscilamonteiroesponton5480 isso mesmo. Graças a Deus o cenário hoje é bem diferente dos anos 80.
Pelos comentários vemos que temos muito seres humanos perfeitos aqui 😅
Por isso amo meu Senhor Jesus que a ninguém julgou e a todos amou.
❤
Mas que tbm disse " vá e nao peques mais!"
Sempre achei que a música "Rebelde sem causa" do Ultraje a Rigor foi feita pro Cazuza 😂😂 Ser rebelde da forma que ele foi é fácil.Playboy superestimado.
Vc é quem na fila do pão mesmo??? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não é nem que seja superestimado o problema é que as pessoas não sabem separar . Talento para cantar e compor de fato ele tinha, como pessoa não era exemplo pra nada , mimado sem limites que os pais não puseram quando ainda era pequeno. Xingar público, quebrar coisas em hotéis não tem nada a ver com efeito colateral de AZT, mas com o comportamento dele sem limites de querer tudo do jeito dele e muitos não tem coragem de admitir isso. Mesmo bem antes da doença AIDs ele sacaneou companheiros da banda Barão Vermelho por ego, por só pensar no próprio umbigo e nem todos admitem isso por causa da “cultura” morreu virou santo.
Não ligue para babacas que vão te destratar porque você não passa pano para os erros do Cazuza .
@@liliansoares3204 falou a especialista em porra nenhuma, palpiteira
@@liliansoares3204Pra cantar não tinha mesmo. Tinha pra compor.
Quando sai a continuação, Júlio?
em breve
um dia um soldado no segurança me confudiu com um mendigo hum aos 12 anos grande cazuza
O Conceito que tinha dele, se reduziu muito. Já ouvi de FONTES LIMPAS que ele tratava mto. Mal os pais!!! Xingava a mãe, mandava praquele lugar a Mãe dele.... Decaiu mto. Prá mim......
O cara misturava remedios fortissimos com alcool e outras drogas...mas a culpa do surto era dos remedios....e pra acabar mesmo.
Né ? Além de já ter um temperamento / comportamento rebelde e sem limites desde sempre ; mas a culpa é dos remédios . Exato, tem de ser ter bom senso, foi genial na música , mas santo como alguns querem pintar não era não !
Totalmente inconsequente esse homem.
Moleque mimado
Pensei o mesmo! Ele sempre foi problemático, mas as pessoas mascaram a realidade. 🙄
Um irresponsável por completo.
Um grande poeta que na minha opinião só fica atrás do Renato Russo.
O preconceito generalizado era pelo desconhecimento sobre as formas de contágio. Os especialistas atribuíam que o contágio se dava por relações sexuais, compartilhamento de seringas, ou outro tipo de contato onde o sangue de um contaminado de alguma forma entrasse no organismo alheio. Mas a população mundial em geral não confiava plenamente apenas nessas formas de contágio, e qualquer tipo de contato, como um abraço, um beijo ou tomar no mesmo copo de um possível infectado era motivo para se ter muito medo.
Sim. Porém, boa parte do preconceito veio por conta dos casos terem ocorrido inicialmente em homossexuais. Tanto que ficou conhecida como “peste gay”. Época difícil… 😢
O cara era um moleque mimado e mal-educado!
Por que o Cazuza nunca tocou em Brasília?
O cara não estava nem aí pra própria vida, só de saber que continuava a usar substâncias intorpecentes fazendo tratamento demonstra "querer viver mesmo".
Foi em 1987 que ele descobriu a doença?! Lembro que no primeiro Rock In Rio, em 1985 ele nos bastidores do palco deu uma rápida entrevista a uma repórter de TV, e ao final ouvi-a dizer (ou talvez tenha sido o próprio) que "ele tinha acabado de chegar do Japão por lá ter feito um tratamento de pulmão". Achei tão estranho (e isso me marcou tanto que me lembro até hoje), que logo concluí, e disse somente para mim mesma: "Cazuza está com AIDS".