Era jovem na década de 80, ouvia as bandas de rock nacionais e internacionais, pois era o meu estilo de música favorito. Tinha-se acesso às drogas, entretanto nunca as utilizei. Os meus amigos que se permitiram experimentar passaram por maus momentos; um chegou ao suicídio. Se droga fosse bom, o traficante dava aos próprios filhos.
Antigamente os pais eram nossos livros e informações..hoje essa geração já tem tudo na mão, sabem mais que nós, com o mundo de informações, o celular ...
Em todas as bandas,todos os gêneros de música,em todas as épocas,em todos os tempos, as drogas sempre deixaram,seus rastros de pneus nessa trajetória .Apenas as classes sociais , a que pertenceram e pertencem, lhes servem como escudo social . A música, sempre rendeu dividendos milionários. "Pobres são nóias viciados, ricos são dependentes químicos em remédios ".
Quando eu assisto ao filme “Meu nome não é Jonnhy”, ali minha inocência acabou. Se algum artista passou pelos anos 80 sem se envolver com drogas, foi raridade no meio.
Se fosse nos dias de hj em plena internet nao teria como o fato deles usarem drogas adoidadamente passar desapercebido do conhecimento do publico...Antigamente o publico so via o lado glamouroso, alias era o q midia daepoca mostrava pra gente..ja o lado podre do artista ninguem ficava sabendo....E assim tb na politica....e em varios outros setores !! Viva internet !! viva as redes sociais !!
Antes eu ouvia esse tipo de história e morria de rir. Hoje que eu aprendi - da pior maneira possível - que nada é mais importante que a saúde, eu só consigo achar triste, muito triste
No Por Toda Minha Vida da Globo teve um episódio do RPM. O P.A., com todo o respeito, claramente não parecia muito "normal". E era o que falava com mais saudosismo. No final, cada um falou alguma coisa e o que o P.A. disse foi. "Eu faria tudo de novo só que sem as drogas" Pra mim, foi a melhor campanha ante drogas que eu vi na vida. Que descanse em paz. Talentosissímo.
@@nemsempre tem pessoas pobres, que nascem no meio de uma favela, sem recursos, sem dinheiro, sem educação, sem lazer, a chance de eles precisarem roubar para sobreviver é grande, precisarem usar drogas tipo crack para fugir da dor, fugir da realidade é muito grande. Eu considero que essas pessoas nascem sem escolhas, se comparado a um artista que nasceu em uma familia estruturada, com educação, recursos, saúde, mas escolhem usar certas substancias para fazer parte de um grupo social, porque estao entediados, porque querem zoar, porque querem algo mais radical. Sim, eles tem escolhas.
Drogas....as drogas! Quem já conviveu de perto ou conheceu alguém que se entregou a esse mal, entende o seu poder destrutivo. Poucos tempo atrás o Nasi, vocalista do Ira, deu um relato parecido quando confessou que consumiu cocaina todos os dias durante sete anos, e por isso a banda degringolou e ele perdeu quase todo o seu dinheiro que ganhou com a música. Que o público mais jovem veja e aprenda: poucas coisas na vida representam tão bem a destruição de uma vida como as drogas! Cai fora dessa!!!
Outro dia me peguei pensando no Rodolfo Abrantes ex- Raimundos, o cara sobreviveu ao abuso de drogas pesadas e hoje tá vivo p contar ele mesmo essa história. Enquanto que nomes como Chorão e champignon do Charlie Brown Jr não conseguiram rever seus excessos! 😢
O Rodolfo se converteu, hoje é evangélico, isso foi o que salvou sua vida, caso contrário, hoje seria mais uma história a ser contada por outros. Poderia ter se encontrado e saído das drogas de outra forma? Talvez. Mas a igreja (independente de religião ) ajuda muitos artistas a cuidarem da sua saúde. Eu era fã dos Raimundos na adolescência, do Charlie Brown Jr também, mas nunca gostei de músicas que citavam algo relacionado a drogas.
Muitas das vezes as pessoas riem de fatos do passado por acharem aquilo reprovável no momento atual e também é uma forma de ressignificar os acontecimentos. No final do programa ''Por toda minha vida (Especial RPM)'' o PA fala que se pudesse voltar tiraria as drogas da jogada e diz rindo (sinal que ressignificou).
RPM é um caso a ser estudado na literatura musical. Eram bons músicos; letras muito boas; presença de palco; fizeram dois bons discos. Fui num show deles no Maracanãzinho no auge deles. Nem era fã, fui com um grupo de amigos. Achei o show bem legal. Do auge ao ostracismo em 2 anos, ñ é pra qq um....rs
A resposta já está na pergunta, justamente porque conseguiram o que ninguém antes havia feito na indústria fonográfica brasileira fez com que eles nã aguentassem a pressão: muita mulher bonita em cima de um grupo de jovens no alto da testosterona, muito dinheiro, acesso a tudo do bom e do melhor, falta de referência pois estavam sendo os primeiros; deu no que deu. Havia também muito talento dentro da banda, uma vez que eles eram realmente músicos, e não simplesmente rostinhos bonitos, isso resultou numa explosão de egos, pois todos tinham condições de contribuir, não eram simplesmente a banda de apoio do Paulo Ricardo. O mesmo aconteceu com o Guns'n'Roses e também com o Creedence. Tudo que é bom dura pouco mesmo, é um imperativo natural.
O sucesso repentino e em escala enorme foi algo tão surreal e inesperado que eles não souberam lidar. Tanto que o auge deles é considerado a beatlemania brasileira. Nunca teve algo assim antes e nem depois do RPM, o mais perto foi o Mamonas Assassinas.
Pra sentar e conversar, quando Tim faleceu eu tinha 34 anos , sempre fui fã do Soul dele, o dia que mais fiquei feliz foi quando minha filha hoje com 15 anos com seu telefone conectou ao som do carro colocou a musica do TIM, sei lá para mim aquilo foi entender que o que é bom não tem idade , o síndico mais aloprado do mundo , que pena que ele não cuidou da saúde que sirva de lição e outra to cansado de perder meus ídolos, SALVE TIM.
Sou dono de uma imobiliária na cidade de São Roque, recebemos uma ligação de uma advogada, para avaliarmos a chácara que era do PA, na cidade de Araçariguama. Quando fomos fazia 03 anos que ele havia falecido, a casa já estava acabada, um tronco de árvore caiu sobre o telhado, e a água da chuva começou a entrar. O Gol (quadrado) que o PA tinha, estava sobre blocos de concreto, pois já havia sido "depenado". Na sala, várias capas de disco de rock internacional jogadas no chão (apenas as capas dos vinis), a vista, era maravilhosa, da piscina, conseguia ver a montanha toda.... imagino quantos churrascos não tiveram ali. A Vizinha, que não lembro o nome, conta como ela o ajudou várias vezes que ele chegou caindo de bêbado. Ela conta que certa vez, ofereceu a chácara à ela, por 80 mil reais, porquê estava totalmente sem dinheiro.
Eu tenho os discos, é uma pena,tomaram drogas porque,quizeram.Os jovens amaram,epoca boa ,som joia.Sabiam o que estavam fazendo,como todas as bandas de rock fazem,acabam curtindo as drogas.Mas valeu o quanto durou,irresponsabilidade de todos,uma grande pena,essas drogas existem só para acabar com os sonhos dos seres humanos.Parabens otimo vídeo 😊
tinham tudo pra ser a melhor banda nacional disparado, inclusive ainda é minha banda favorita, mas deixaram o sucesso subir a cabeça. Eu era fan da banda e das musicas, depois que descobri as historias, sou fan apenas das musicas, Que são excelentes por sinal. Não falou que durante a gravação do álbum 4 coiotes, o Schiavon viajou para o sul pedir o presidente para gravar um álbum solo, escondido dos outros, que quando descobriram, terminaram a banda de vez.
Roupas e estilo a lá Duran Duran 😂. Minhas duas irmãs mais velhas eram fascinadas por esses caras em 1985 ,e eu com meus 10 anos de idade gostava era de balão mágico 😂😂
Eu tinha um certo preconceito… até parar pra ouvir, com atenção, o Revoluções por Minuto. Disco cheio de Punch, energia, complexo e pop ao mesmo tempo. Fui forçado a reconhecer o talento dos caras.
Eles tentaram voltar em 1993 com o nome Paulo Ricardo e RPM. O clipe da música Pérola teve execução maciça na MTV e a música Gênese entrou para a trilha da novela Olho por Olho, da Globo, mas não o comeback não teve o sucesso esperado. PS: As músicas são ótimas.
E a tríade que os Roqueiros mais gostam " sexo, Drogas e Rock and Rol, e' o lema desses caras, mas a conta uma hora chega né, e chegou pro baterista PA.
Minha cabeça explodiu quando eu "descobri " o RPM . Anos 90 Paulo Ricardo fazia uma música brega da pau molice e antes fazia um rockzão farofa , essas duas fases não se conversam , é fascinante .
Anos atrás assisti um documentário na Globo sobre o RPM. Pra mim o que destruiu foi o excesso de trabalho, shows, apresentações e convívio forçado entre membros do grupo. Não tiveram tempo pras famílias e dar um tempo entre eles. Os culpados são as gravadoras e empresários.
Verdade, puts que grupo chato, na época eu gostava, hoje acho ridículas as músicas deles, não ser uma que só instrumental, sobretudo, o teclado acho simpática esta música.
Júlio, se tem um grupo com muita história pra contar e que viveram tudo o que um artista pode viver é o RPM e seus integrantes, nada no Brasil (talvez os Secos e Molhados) viveram tanta coisa e até hj os ex-integrantes vivos são marcados por aqueles anos intensos!!! E um adendo histórico: O Brasil nos anos 80 viviam um boom do consumo da cocaína pois a Colômbia descobriu a rota brasileira para chegar na Europa e Estados Unidos (além do nosso próprio mercado interno) e assim, o preço do pó caiu e ficou mais fácil adquirir a droga para quem podia pagar e/ou tinham bons contatos, como era o caso do RPM...
Triste por quê? Os caras se divertiram, transaram com o país inteiro e estão ricos até hoje. Triste é trabalhar a semana inteira em algo que se odeia em troca de um salário mínimo e tomar chifre da esposa. Deixa de ser invejoso, rapaz.
Viveram uma grande ''alegria'', porém passageiro. Os Beatles duraram 10 anos, os Rolling Stones, o Kiss estão ai, até hoje se divertindo nos palcos, gerando emprego, faturando em shows lotados. Lembrando outras bandas contemporâneas no pais, a Legião Urbana, Paralamas, Barão Vermelho, Ira, Titãs, etc, todas duraram mais tempo. Seguiram compondo, fazendo tours. O Renato Russo também não aparecia toda hora no Faustão na globo, mas muito disso devido a sua doença, porém isso não afetou o sucesso da banda, porque o Renato se manteve na ativa, compondo o máximo que pode de musicas. E ele era bom com letras de rock.
To pasma. Vi uma entrevista c Paulo Ricardo e achei ele super tranquilo, equilibrado e simpaticissimo. E a banda também nem parecia q usava. Impressionante
Que fera, Júlio! Primeiro vídeo decente que vejo contando sobre uma parte da história do RPM, uma de minhas bandas de rock nacional favoritas. Fica como sugestão para os próximos vídeos uma análise da composição Alvorada Voraz, que nunca teve uma versão de estúdio, apenas entrou no Rádio Pirata - Ao Vivo.
O show do Guns no RIR 2 em 1991, o próprio Slash afirma que não lembre de absolutamente nada desse show, e só sabe que esteve lá porque tem vídeo disso!!! Será que a turma cheirou muito ?
Paulo Ricardo é muito sincero sobre toda a história do RPM... Talvez valha um livro ou mesmo um filme, mas pelos rachas constantes é bem provável que dê treta nos tribunais... A entrevista do Poladian com o Clemente conta também vários dos bastidores da ascensão e queda do RPM.
Quando eu curtia o RPM, e na epoca em que a banda fazia sucesso, a ingenuidade dos fans jamais permitiria entender o que acontecia nos bastidores. Eles pareciam uma banda muito certinha, e nunca daria pra imaginar como estavam envolvidos em drogas e alcool... O disco ao vivo é um dos melhores do rock nacional....
Que canal e vídeo necessário para a música Amo RPM, e esse canal me prende duma tal forma que não consigo sair dele..kkk Júlio, sei que você deve receber vários pedidos, mas, existe a possibilidade de fazer um vídeos sobre a fase Paulo Ricardo e RPM e aquele álbum de 93? Por gentileza? Agradeço desde já, abraços!
RPM era uma excelente banda. Infelizmente, o sucesso subiu à cabeça dos caras e muitas decisões errada, a principal foi romper com Poladian. Eu me lembro da prisão de Paulo Ricardo em 1986. A Globo mal tinha passado um Globo Repórter especial com a banda. A sensação foi "o cara fez uma grande cagada". Depois, Paulo Ricardo tentou ressuscitar o RPM cantando uma releitura de "Gita", de Raul Seixas (ficou horrível). Tentaram novamente com a formação original, em que fizeram a boa "Muito tudo". Hoje, é somente uma boa lembrança.
Triste analisar que uma banda como Rpm assim como Metrô ou Secos e Molhados que tinha tudo para lançar vários discos com ótimos Sucessos acabou se perdendo na própria vaidade😢
@@jorgesabia2086 diferentes não..todas foram bandas que fizeram muito sucesso de público no primeiro disco e não sobreviveram após o segundo sendo implodidas justamente por esse grande estouro inicial
@@addamms A comparação, creio eu, é devido ao grande número de sucessos em um disco só ! E o Metrô já vinha do underground com um disco lançado com a antiga denominação do grupo: Gota Suspensa, que é totalmente excelente ! Mas Virginie, assim como Ney Matogrosso, saiu da banda, e foram 3 bandas com divergências entre seus integrantes. Lembrando ainda que RPM e tb o Metrô tiveram seus retornos com os músicos originais das bandas.
Nossa 😨😯😯 e tão difícil de acreditar que o RP fazia essas coisas eu era nova mais injenua nem sabia o que era maconha só tinha 13 anos chocou mais eu os amos e isso que importa valeuzão garoto parabéns pra você e seu trabalho lindo sucesso
Meu pai é dessa época, um homem muito bonito, nunca deixou as drogas, perdeu família e todos os q tentaram ajudar já morreram, hoje está sozinho, com a aparência de muito mais velho, demenciou, e a última notícia q tenho é q anda pelas praias do rio não faço ideia de como foi parar ali nem como volta... As drogas destruíram meu pai em vida! Maldito comércio de porcaria!
Os caras eram tão populares,que gravaram o disco mais anti-comercial da história do rock mainstream brasileiro e ainda venderam mais de 300 mil cópias....
Gostei muito do RPM quando surgiu e este tempo de "namoro" durou até o Rádio Pirata ao vivo. Após, só decepção no que diz respeito à música. O Quatro Coiotes foi um dos discos mais horrorosos daquela época. Pois é, nada como ser filho de um militar de alta patente para não ser preso. Filha de governador aqui do RJ também não ia presa nesse tempo e fazia o que quisesse com o aval do papaizinho. A polícia era proibida de chegar perto dela. Ainda bem que os outros três integrantes conseguiram sobreviver a essa loucura e, aparentemente, não tiveram sequelas como o PA.
O PA nas entrevistas parecia mesmo não ter superado essa fase... talvez efeito das drogas, no organismo e na psique... morreu solitário até onde sei (tinha apoio financeiro dos demais membros, mas a mente não parece ter se recuperado)
Impressionante eles terem tido vida longa... vai um reles mortal abusar desse tanto, kkkkkkkk. Faz parte, uma pena que não tenham se mantido juntos, mas também o álbum "Quatro Coiotes" já não foi tudo isso. A banda não nasceu pra repetir o que foi o "Revoluções por Minuto".
Loiras Geladas foi uma música que colava em nosso inconsciente, em meio a efervescência músical da época. Era difícil não gostar da música. Por outro lado O RPM não era uma banda que me agradasse realmente. Sempre olhei a banda com desconfiança, achando que não conseguiriam manter o pique musical por muito tempo. Paulo Ricardo, pra mim, era uma figura que parece ter sido construída pra um objetivo comercial. Era bonito, sensual, e só. Era limítrofe na voz. Não toparam botar música em Vale Tudo, e anos mais tarde, depois de sumido, Paulo estaria cantando a música do Big Brother, um programa que eu detesto. A banda curtiu sua fase e juventude. Optaram consumir drogas, bebida e cocaína, como se fosse farofa. Deslumbrados, pagaram o preço. O Olhar 43 de Paulo Ricardo não funcionava comigo. Eu comprei discos de bandas dá época, mas RPM,não.
Já foram e voltaram umas trocentas vezes.Inclusive tem uma apresentação recente no UA-cam no canal da Kiss FM que deve ter superado a tal reunião na casa do diretor da globo em termos de vexame 😂😂😂😂😂 simplesmente deprimente.A história do vôo pra Los Angeles contada pelo PA tbm está no UA-cam.Hilária se não fosse trágica 😅😅
O deslumbramento subiu a cabeça deles. O sucesso aos montes na cabeça de jovens que não conseguem se equilibrar emocionalmente traz sim sérios problemas. O RPM começou a se perder quando as drogas e a vaidade tomaram as rédeas da carreira da banda.
É triste, pq já passei por isso (tirando o sucesso da banda né) Me traz da umas lembranças ruins, flashs de tristeza
Рік тому+12
Eu fiz 40 anos e me identifiquei muito com a fala do PA no sentido de também ter vivido quando adolescente essa expectativa de chegar minha vez no sexo, drogas e rock'n roll... por "sorte", como a maioria dos músicos, não tive a oportunidade do sucesso e o bônus foi não ter corrido esse risco. Mas o ponto em que quero chegar é que, depois de ler tantas biografias sobre ídolos do rock, chega uma hora que precisamos fazer uma autocrítica, separa o joio do trigo: o rock foi talvez o maior fenômeno cultural dos últimos 100 anos, mas veio carregado de muitos erros comportamentais (e eu diria até ideológicos e políticos). Sinto a necessidade de dizer isso porque culturalmente sinto que o mercado musical está totalmente perdido. Sem a injeção de artistas relevantes, a sociedade fica vivendo de nostalgia ou se degradando mesmo, artisticamente falando. Mas para trazer uma nova leva de gênios para o mainstream (como foi nas épocas áureas das gravadoras), teremos que corrigir algumas distorções. Uma delas é que formador de opinião doidão, rebelde sem causa, de discurso revolucionário raso (ainda mais os que tiveram uma vida meteórica destruída por drogas e tudo mais), não podem mais ser romantizados... É trágico que para existir a obra a sociedade tenha que ter tragado essas pessoas. É um grande dilema para as gerações futuras, produzir gênios não autodestrutivos.
4 Coiotes para mim é o melhor album do RPM, já minha mãe que viveu a febre e foi muito fã do RPM (assim como foi do Menudo, o que reforça a tese de que o RPM herdou os fãs do Menudo) não gostou do disco, diz que é chato e não dá pra ouvir a voz direito. Esse disco tem uma pegada mais dark, na pegada de "Juvenilia", e indo na onda de fazer rock com batucada que Cazuza e Lobão lançaram, o RPM fez "Teu futuro espelha tua grandeza" com participação de Bezerra da Silva, uma parceria que poderia ter sido histórica, mas Bezerra foi mal aproveitado, apesar de a música ser boa. Gosto muito de "A Estratégia do Caos" uma música com uma atmosfera meio Pink Floyd, e com a forte presença de um berimbau. O motivo dele ter sido considerado um "fracasso" foi o alto investimento da gravadora, eles mesmos contam que a gravadora dava um tratamento de realeza para eles, e que eles gastaram muita grana gravando (provavalemente não gastaram só com gravação, mas com o tema desse vídeo entre outras coisas), aí o disco vende 400 mil, abaixo do padrão esperado. Mas muito disso foi arrogância mesmo como você conta no vídeo, além da parte de negarem a música em novela, não levaram em consideração o cenário econômico do país, o sucesso inicial se deveu muito pelos álbuns terem sido lançados mais ou menos na época do Plano Cruzado, as pessoas estavam comprando mais, se for ver as outras bandas também vendiam muito, já em 1988 o cenário era outro, a coisa tava apertando por causa da inflação, o que levaria aquela tragédia no começo da década de 90.
Concordo. Um disco pouco valorizado. É um ótimo álbum. 'Estratégia do Caos' com o berimbau de Paulinho da Costa é muito boa. O berimbau fez uma grande diferença no solo inicial.
Júlio, eu tinha 12 anos quando o RPM lançou o disco ao vivo. Eles dominaram o cenário nacional de uma forma nunca antes vista. Ofuscaram bandas com trabalhos mais consistentes. Tinham uma postura forte, de poucos amigos. Hj o que mais chama minha atenção foi a transformação do Paulo Ricardo. Ele era insuportável no auge da fama e hj parece ser um gentleman. Pelo menos nas entrevistas é superbem humorado e atencioso. Antes ele sempre hostilizada os jornalistas.
Poladian sempre levou seus artistas ao topo, mas pelo que parece ele é bem rigido com a parte musical, limitando pra lançar só músicas comerciais, e os shows não podiam ter músicas novas, só músicas conhecidas. Essa última parte ele mesmo falou no Corredor 5.
É Julio, de fato é triste mesmo essa parada de drogas né e como vc. bem disse, praticamente todas as bandas da época tiveram episódios como esses. Bom, eu não julgo e nem critico, o RPM e os anos 80 pra mim foram e sempre serão tudo pra mim, vivenciei cada minuto, foi maravilhoso, fui feliz. Ótimo vídeo, parabéns pelo seu trabalho !
Boa tarde, Julio....Faltou você comentar no vídeo, que a música pense e dance, do barão vermelho, fez parte da trilha sonora de vale tudo.....Gosto muito dos seus vídeos....forte abraço.....
Show de matéria. RPM era muito dependente do cenário midiático e muito do apelo "sex symbol" do seu vocalista, prova é que é um som que apesar do incontestável sucesso e apelo na época "envelheceu" muito mal. Hoje quando se se fala de pop rock oitentista é um dos últimos sons que vem a cabeça ou são pedidas num barzinho qualquer. Legião, Paralamas, Titãs, Capital e até os renegados Engenheiros estão quilômetros a frente...
Não estão não. Querer comparar RPM com Capital Inicial, Engenheiros e Legião Urbana? Eu vivi a época. O RPM era era um bilhão de vezes mais famoso e a qualidade musical nem se fala. Os arranjos do RPM estavam milhões de anos na frente, não tinha nada a ver com rock de garagem. Presta atenção, meu amigo. Lembre que tem muito cara que viveu essa época e está aqui nos comentários.
@@jackmcdouglas4126 concordo com o Nilton. É só olhar quem da nossa idade (tenho 45) ouve no carro Legião, Engenheiros, Paralamas, Cazuza e Barão e quem ouve RPM. Tenho álbuns de todos, do RPM tenho, salvo engano, só London, London. Se o vocal não fosse o Paulo Ricardo a banda não teria alcançado 1/3 do sucesso que alcançou.
De fato o RPM era bem fraco mesmo, vocalista cujo atributo principal era beleza, e como bem disse foram bem midiáticos, músicas que se encaixaram naquela época, hoje escuto elas são tão sem graça, única música salva daquela época deles, é uma que ele canta junto com Renato Russo.
@@jackmcdouglas4126 Cara me poupa ; gosto / gostava de algumas músicas do RPM mas não chega aos pés de um Legião Urbana. E tenha dó ; o que o Nilton fala é nítido, até em festas anos 70/80 toca no máximo Olhar 43 e Louras Geladas e diversas do Legião, Paralamas , Engenheiros
@@liliansoares3204 Paralamas até pode sim mencionar, pois são realmente músicos. Agora: Legião, Engenheiros e outros (tudo banda de garagem de 3 acordes, e bateria fazendo a mesma coisa o tempo todo). Menção honrosa: Renato Russo (grande letrista, vocalista e baixista ok). Se você curte essas bandas, tudo bem, ok, simplicidade e feijão com arroz também é entretenimento, mas eu estou analisando o RPM pela perspectiva musical, arranjos, teclados e etc, estou deixando as festinhas da molecada de lado. Hoje em dia também a música é só 3 acordes o tempo todo e a mesma bateria e faz o maior sucesso. Qualidade e popularidade não são sinônimos.
Eu lembro que nos anos 80, o RPM deu uma entrevista numa rádio, e disseram que o dinheiro que eles tinham ganhado até o momento, sustentava até a quinta geração deles…
E é verdadae, nenhum deles conseguiu mais nada na música. Ainda vivem de recursos daquela época. Podiam ter muito mais se não tivessem distribuído uma parte para os traficantes.
(Como se diz na Letra de "Os Quatro Coiotes") : 'As dunas (dunas são montes de areia, ou pó) de um deserto de loucura e de pavor (bastidores da paranóia de usuário de cocaína) andando os pés em brasa pela causa do dragão (usuários indefesos e entregues ao fascínio da droga, e cientes de que esse caminho é super perigoso).
Eu me arrependo até hoje de não ter ido aos shows em minha cidade:RPM, Legião , Titãs, a Marisa arrependo de não ter assistido Barulhinho Bom, mas assisti Portas.
Paulo Ricardo era e e' o queridinho da mulherada, no auge o que esse cara não deve ter pegado de mulher não tá no gibi, pegou até a Luciana Vendramini.
Que demais, fez um documentário legal sobre a história deles no seu vídeo. Se eles não tivessem dispensado o empresário anterior deles então, posteriormente poderiam ter lançado carreira internacional cantando as próprias músicas em Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, etc, teria sido muito legal.
Escuto o Quatro Coiotes até hoje. Acho um puta álbum que reune muito das influências musicais de cada um dos menbros da banda. Disco super mal estimado e incompreendido, por que tinha uma temática e sonoridade inusitada para a época em que foi lançado.
Antigamente existia músicas e drog@s. Hoje em dia a drog@ são as próprias músicas!!!
😂
Bem isso 🤣🤣🤣
Pior que é 😂😂😂
Brilhante observação!😢
😂😂😂
A droga pode não matar a arte, mas mata o artista.
Com certeza
No caso do RPM eles matavam as drogas de tanto consumi-las.
Mas a maioria que eram muito drogados estão vivos até hj, ou morram velhos.... (?)
Pode-se de dizer, segundo as palavras do próprio Schiavon, que o fim da banda foi o que salvou a vida dos indivíduos.
Tudo sem controle é danoso. Se começar algo sem qualquer preservação própria o descontrole vs quantidade vai extrapolar.
Gracas a Deus
@@BetoKaosZDejavu drogas não tem controle
Schiavon faleceu no dia 15/06/2023
Deus que salvou.
Eles poderia m cometer suicídio, depois de uma depressão
Esse canal é maravilhoso. É tipo um programa de fofocas com 40 anos de atraso. Muito bom.😂😂😂
Exatamente 😂😂😂 um requentado de tretas de bandas antigas. Conta mais que eu tô gostando...
😂😂😁
Cara melhor definição, parabéns pela criatividade
😂😂😂
😂😂😂😂😂
Era jovem na década de 80, ouvia as bandas de rock nacionais e internacionais, pois era o meu estilo de música favorito. Tinha-se acesso às drogas, entretanto nunca as utilizei. Os meus amigos que se permitiram experimentar passaram por maus momentos; um chegou ao suicídio.
Se droga fosse bom, o traficante dava aos próprios filhos.
Muitos adolescentes e jovens tinham que assistir a este vídeo, as drogas acabam com tudo.
Parabéns pelo canal!
Pura verdade!
Antigamente os pais eram nossos livros e informações..hoje essa geração já tem tudo na mão, sabem mais que nós, com o mundo de informações, o celular ...
Do jeito que os caras falam incentiva, faz parecer como modo operandi de ser roqueiro, continuam falando ,💩
Hoje estou com 54 anos e o RPM fez parte da minha adolescência. Eram maravilhosos, só não conhecia esse lado da história.
Eu tbm na epoca nem imaginava isso! Agente era inocente ou bobo mesmo
Em todas as bandas,todos os gêneros de música,em todas as épocas,em todos os tempos, as drogas sempre deixaram,seus rastros de pneus nessa trajetória .Apenas as classes sociais , a que pertenceram e pertencem, lhes servem como escudo social . A música, sempre rendeu dividendos milionários. "Pobres são nóias viciados, ricos são dependentes químicos em remédios ".
Verdade. Era uma da minhas bandas favoritas nacionais.
Quando eu assisto ao filme “Meu nome não é Jonnhy”, ali minha inocência acabou. Se algum artista passou pelos anos 80 sem se envolver com drogas, foi raridade no meio.
Se fosse nos dias de hj em plena internet nao teria como o fato deles usarem drogas adoidadamente passar desapercebido do conhecimento do publico...Antigamente o publico so via o lado glamouroso, alias era o q midia daepoca mostrava pra gente..ja o lado podre do artista ninguem ficava sabendo....E assim tb na politica....e em varios outros setores !! Viva internet !! viva as redes sociais !!
Episódio pesadíssimo!
O fato de todos eles terem sobrevivido a essa loucura é praticamente um milagre.
P.A morreu
@@gusttavo694 Morreu já velho
@@gusttavo694, ele morreu em 2019, já sessentão.
@@0891Eduardo Novo, né?
@@0891Eduardo PA morreu muito, mas muito lesado de tanta droga que usou. Na época ele tava na miséria.
Antes eu ouvia esse tipo de história e morria de rir. Hoje que eu aprendi - da pior maneira possível - que nada é mais importante que a saúde, eu só consigo achar triste, muito triste
"Hoje que eu aprendi - da pior maneira possível ", o que aconteceu?
No Por Toda Minha Vida da Globo teve um episódio do RPM. O P.A., com todo o respeito, claramente não parecia muito "normal". E era o que falava com mais saudosismo. No final, cada um falou alguma coisa e o que o P.A. disse foi. "Eu faria tudo de novo só que sem as drogas"
Pra mim, foi a melhor campanha ante drogas que eu vi na vida.
Que descanse em paz. Talentosissímo.
Triste é quando as pessoas nascem sem escolhas. Eles escolheram esse caminho, zero pena...
Se eles escolheram as drogas ,então nascem com uma escolha ,oras.
Ninguém no mundo prescisa de sua compaixão, mesmo você sendo um ser humano perfeito!
Todo mundo nasce sem escolhas. Em q planeta vc já nasceu adulto?
@@nemsempre tem pessoas pobres, que nascem no meio de uma favela, sem recursos, sem dinheiro, sem educação, sem lazer, a chance de eles precisarem roubar para sobreviver é grande, precisarem usar drogas tipo crack para fugir da dor, fugir da realidade é muito grande. Eu considero que essas pessoas nascem sem escolhas, se comparado a um artista que nasceu em uma familia estruturada, com educação, recursos, saúde, mas escolhem usar certas substancias para fazer parte de um grupo social, porque estao entediados, porque querem zoar, porque querem algo mais radical. Sim, eles tem escolhas.
@@nemsempre Todo mundo quem cara pálida ? Usaram drogas porque quiseram
Drogas....as drogas! Quem já conviveu de perto ou conheceu alguém que se entregou a esse mal, entende o seu poder destrutivo. Poucos tempo atrás o Nasi, vocalista do Ira, deu um relato parecido quando confessou que consumiu cocaina todos os dias durante sete anos, e por isso a banda degringolou e ele perdeu quase todo o seu dinheiro que ganhou com a música. Que o público mais jovem veja e aprenda: poucas coisas na vida representam tão bem a destruição de uma vida como as drogas! Cai fora dessa!!!
Desgraça pura
Enquanto tem bandas que jamais farão sucesso, essa chegou ao topo e simplesmente jogou tudo fora!
Não tinha como eram drogas, resultado sempre é o mesmo.
Ou seja Paulo Ricardo tá vivo até hoje é um milagre
Li numa entrevista, que ele está limpo desde 93.
Louvado seja Deus!!!
@@silviacristina4669 limpo de cocaína, um chá e álcool, ele ainda curte
Os caras vieram como um meteoro arrasador na maravilhosa decada da musica, e se explodiram no mesmo ritmo!!!😢
Outro dia me peguei pensando no Rodolfo Abrantes ex- Raimundos, o cara sobreviveu ao abuso de drogas pesadas e hoje tá vivo p contar ele mesmo essa história. Enquanto que nomes como Chorão e champignon do Charlie Brown Jr não conseguiram rever seus excessos! 😢
O Rodolfo se converteu, hoje é evangélico, isso foi o que salvou sua vida, caso contrário, hoje seria mais uma história a ser contada por outros. Poderia ter se encontrado e saído das drogas de outra forma? Talvez. Mas a igreja (independente de religião ) ajuda muitos artistas a cuidarem da sua saúde. Eu era fã dos Raimundos na adolescência, do Charlie Brown Jr também, mas nunca gostei de músicas que citavam algo relacionado a drogas.
RPM: uma CARREIRA curta mas cheia de BRILHO nas PARADAS de sucesso de que não restou nem o PÓ!
Tá sabendo legal heim
Eles contando rindo me assusta, pq é muito deprimente TD isso....mas enfim, faz parte da história deles.
Também nao achei nada engraçado e sim triste ! E as famílias nisso tudo ? Deus me free 😢
Sim, falta noção
Muitas das vezes as pessoas riem de fatos do passado por acharem aquilo reprovável no momento atual e também é uma forma de ressignificar os acontecimentos. No final do programa ''Por toda minha vida (Especial RPM)'' o PA fala que se pudesse voltar tiraria as drogas da jogada e diz rindo (sinal que ressignificou).
Melhor do que chorar é aceitar e fazer brincadeira da situação
RPM no Brasil era tipo os Beatles no mundo. Ninguém era mais popular que eles.
Jesus
@@paytometranka2876 kkkkkk muito bem
RPM é um caso a ser estudado na literatura musical. Eram bons músicos; letras muito boas; presença de palco; fizeram dois bons discos. Fui num show deles no Maracanãzinho no auge deles. Nem era fã, fui com um grupo de amigos. Achei o show bem legal. Do auge ao ostracismo em 2 anos, ñ é pra qq um....rs
A resposta já está na pergunta, justamente porque conseguiram o que ninguém antes havia feito na indústria fonográfica brasileira fez com que eles nã aguentassem a pressão: muita mulher bonita em cima de um grupo de jovens no alto da testosterona, muito dinheiro, acesso a tudo do bom e do melhor, falta de referência pois estavam sendo os primeiros; deu no que deu. Havia também muito talento dentro da banda, uma vez que eles eram realmente músicos, e não simplesmente rostinhos bonitos, isso resultou numa explosão de egos, pois todos tinham condições de contribuir, não eram simplesmente a banda de apoio do Paulo Ricardo. O mesmo aconteceu com o Guns'n'Roses e também com o Creedence. Tudo que é bom dura pouco mesmo, é um imperativo natural.
Era uma loucura! Minha geração amava! Mais eu nem sabia que eles eram dtogados! Eu era inocente
O sucesso repentino e em escala enorme foi algo tão surreal e inesperado que eles não souberam lidar. Tanto que o auge deles é considerado a beatlemania brasileira. Nunca teve algo assim antes e nem depois do RPM, o mais perto foi o Mamonas Assassinas.
Fui em um show do Paulo Ricardo faz uns 4 meses. Cara a voz dele é a mesma de quando estava no auge. Muito foda!
Lembro de um show deles aqui em Fortaleza no Ginásio Paulo Sarasatte, foi sensacional os caras tocavam muito, o show foi muito bom.
No palco, eram o máximo!
Shows inesquecíveis…
Uma pena que tenham se perdido nas drogas.
Que bom,que não morreu ninguém
Conheci o PA no últimos 10 anos de sua vida. Pessoal humilde, educada mas já estava com a mente afetada creio pelo abuso de drogas.
Pra sentar e conversar, quando Tim faleceu eu tinha 34 anos , sempre fui fã do Soul dele, o dia que mais fiquei feliz foi quando minha filha hoje com 15 anos com seu telefone conectou ao som do carro colocou a musica do TIM, sei lá para mim aquilo foi entender que o que é bom não tem idade , o síndico mais aloprado do mundo , que pena que ele não cuidou da saúde que sirva de lição e outra to cansado de perder meus ídolos, SALVE TIM.
Que legal!
Sou dono de uma imobiliária na cidade de São Roque, recebemos uma ligação de uma advogada, para avaliarmos a chácara que era do PA, na cidade de Araçariguama. Quando fomos fazia 03 anos que ele havia falecido, a casa já estava acabada, um tronco de árvore caiu sobre o telhado, e a água da chuva começou a entrar. O Gol (quadrado) que o PA tinha, estava sobre blocos de concreto, pois já havia sido "depenado". Na sala, várias capas de disco de rock internacional jogadas no chão (apenas as capas dos vinis), a vista, era maravilhosa, da piscina, conseguia ver a montanha toda.... imagino quantos churrascos não tiveram ali. A Vizinha, que não lembro o nome, conta como ela o ajudou várias vezes que ele chegou caindo de bêbado. Ela conta que certa vez, ofereceu a chácara à ela, por 80 mil reais, porquê estava totalmente sem dinheiro.
Eu tenho os discos, é uma pena,tomaram drogas porque,quizeram.Os jovens amaram,epoca boa ,som joia.Sabiam o que estavam fazendo,como todas as bandas de rock fazem,acabam curtindo as drogas.Mas valeu o quanto durou,irresponsabilidade de todos,uma grande pena,essas drogas existem só para acabar com os sonhos dos seres humanos.Parabens otimo vídeo 😊
tinham tudo pra ser a melhor banda nacional disparado, inclusive ainda é minha banda favorita, mas deixaram o sucesso subir a cabeça. Eu era fan da banda e das musicas, depois que descobri as historias, sou fan apenas das musicas, Que são excelentes por sinal. Não falou que durante a gravação do álbum 4 coiotes, o Schiavon viajou para o sul pedir o presidente para gravar um álbum solo, escondido dos outros, que quando descobriram, terminaram a banda de vez.
Não sei os outros, mas isso é triste.
Obrigado por seus vídeos. Excelentes!
Triste mesmo
O Schiavon parece o mais certinho de todos... chapado deve ser uma comédia !!😂😂
Eu amo essa banda.
Paulo Ricardo e uma lenda do rock. Ótimo cantor e pessoa
Eu tbm
Roupas e estilo a lá Duran Duran 😂. Minhas duas irmãs mais velhas eram fascinadas por esses caras em 1985 ,e eu com meus 10 anos de idade gostava era de balão mágico 😂😂
Mulher curte de droguinha e bandido de 5
Eu tinha um certo preconceito… até parar pra ouvir, com atenção, o Revoluções por Minuto. Disco cheio de Punch, energia, complexo e pop ao mesmo tempo. Fui forçado a reconhecer o talento dos caras.
Eles tentaram voltar em 1993 com o nome Paulo Ricardo e RPM. O clipe da música Pérola teve execução maciça na MTV e a música Gênese entrou para a trilha da novela Olho por Olho, da Globo, mas não o comeback não teve o sucesso esperado.
PS: As músicas são ótimas.
Álbum maravilhoso, pensei que não tinha no Spotify, mas achei.
Pérola é do caralho. O disco todo é muito bom.
Faz tempo que estou esperando pesquisa abalizada do RPM que é minha banda preferida. Conteúdo desse canal eu confio!
E a tríade que os Roqueiros mais gostam " sexo, Drogas e Rock and Rol, e' o lema desses caras, mas a conta uma hora chega né, e chegou pro baterista PA.
@@niltonsouza6156 engraçado que é nítido que o PA era o que mais abusava e foi o primeiro a nos deixar!
RPM daria um grande filme ou série.
Minha cabeça explodiu quando eu "descobri " o RPM . Anos 90 Paulo Ricardo fazia uma música brega da pau molice e antes fazia um rockzão farofa , essas duas fases não se conversam , é fascinante .
Anos atrás assisti um documentário na Globo sobre o RPM.
Pra mim o que destruiu foi o excesso de trabalho, shows, apresentações e convívio forçado entre membros do grupo.
Não tiveram tempo pras famílias e dar um tempo entre eles.
Os culpados são as gravadoras e empresários.
Esse cara é tão bom repórter que até conseguiu deixar o RPM interessante
Verdade, puts que grupo chato, na época eu gostava, hoje acho ridículas as músicas deles, não ser uma que só instrumental, sobretudo, o teclado acho simpática esta música.
Júlio, se tem um grupo com muita história pra contar e que viveram tudo o que um artista pode viver é o RPM e seus integrantes, nada no Brasil (talvez os Secos e Molhados) viveram tanta coisa e até hj os ex-integrantes vivos são marcados por aqueles anos intensos!!!
E um adendo histórico: O Brasil nos anos 80 viviam um boom do consumo da cocaína pois a Colômbia descobriu a rota brasileira para chegar na Europa e Estados Unidos (além do nosso próprio mercado interno) e assim, o preço do pó caiu e ficou mais fácil adquirir a droga para quem podia pagar e/ou tinham bons contatos, como era o caso do RPM...
Mais triste é ver que, mesmo em entrevistas recentes, alguns relembram orgulhosos dessas histórias. A banda tinha um potencial enorme...
Me lembro quando eles surgiram. É lamentável, uma banda que poderia ter rendido muito mais.
Com certeza se deram conta que a fama ia destruiu a vida deles
Triste por quê? Os caras se divertiram, transaram com o país inteiro e estão ricos até hoje. Triste é trabalhar a semana inteira em algo que se odeia em troca de um salário mínimo e tomar chifre da esposa. Deixa de ser invejoso, rapaz.
Viveram uma grande ''alegria'', porém passageiro. Os Beatles duraram 10 anos, os Rolling Stones, o Kiss estão ai, até hoje se divertindo nos palcos, gerando emprego, faturando em shows lotados. Lembrando outras bandas contemporâneas no pais, a Legião Urbana, Paralamas, Barão Vermelho, Ira, Titãs, etc, todas duraram mais tempo. Seguiram compondo, fazendo tours.
O Renato Russo também não aparecia toda hora no Faustão na globo, mas muito disso devido a sua doença, porém isso não afetou o sucesso da banda, porque o Renato se manteve na ativa, compondo o máximo que pode de musicas. E ele era bom com letras de rock.
Têm que ter orgulho mesmo 😂😂😂 Outros tempos.Melhor viver 10 anos a 1000 que 1000 anos a 10 😆😆 Já dizia o Lobão.
Tenho 57 anos vi o show deles aqui em Araçatuba sp !!! Isso foi em 1986
Foi o melhor show que assisti na minha vida ! Obrigado !!!
Eu ainda tenho uma revista chamada YES! Com o Paulo Ricardo na capa. Sua música já era usada no bbb. Deus, ele ainda era lindo demaaaais!
To pasma. Vi uma entrevista c Paulo Ricardo e achei ele super tranquilo, equilibrado e simpaticissimo. E a banda também nem parecia q usava. Impressionante
Cara, esse vídeo tá sensacional! Vc tratou com muito zelo esses fatos que marcaram a trajetória do RPM. Ganhou mais uma inscrita. 👍
Adorava esse disco Ao vivo. Era criança e não imaginava essa loucura toda acontecendo.
Que fera, Júlio! Primeiro vídeo decente que vejo contando sobre uma parte da história do RPM, uma de minhas bandas de rock nacional favoritas. Fica como sugestão para os próximos vídeos uma análise da composição Alvorada Voraz, que nunca teve uma versão de estúdio, apenas entrou no Rádio Pirata - Ao Vivo.
Ainda bem que nenhum deles teve overdose! 🙏🏼 Vou aguardar os próximos vídeos. Excelente pesquisa! 👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O show do Guns no RIR 2 em 1991, o próprio Slash afirma que não lembre de absolutamente nada desse show, e só sabe que esteve lá porque tem vídeo disso!!! Será que a turma cheirou muito ?
Este pessoa lá dos EUA, muitas vezes não cheiram, eles usam heroína.
Drogas ,álcool e o ego gigante do Paulo Ricardo que acabou com a banda inúmeras brigas porque ele sempre queria a fatia maior do bolo.
Paulo Ricardo é muito sincero sobre toda a história do RPM... Talvez valha um livro ou mesmo um filme, mas pelos rachas constantes é bem provável que dê treta nos tribunais... A entrevista do Poladian com o Clemente conta também vários dos bastidores da ascensão e queda do RPM.
Quando eu curtia o RPM, e na epoca em que a banda fazia sucesso, a ingenuidade dos fans jamais permitiria entender o que acontecia nos bastidores. Eles pareciam uma banda muito certinha, e nunca daria pra imaginar como estavam envolvidos em drogas e alcool... O disco ao vivo é um dos melhores do rock nacional....
Amava o RPM fez parte da minha adolescência anos 80
Trabalho incrível, parabéns!
Que canal e vídeo necessário para a música
Amo RPM, e esse canal me prende duma tal forma que não consigo sair dele..kkk
Júlio, sei que você deve receber vários pedidos, mas, existe a possibilidade de fazer um vídeos sobre a fase Paulo Ricardo e RPM e aquele álbum de 93? Por gentileza?
Agradeço desde já, abraços!
RPM era uma excelente banda. Infelizmente, o sucesso subiu à cabeça dos caras e muitas decisões errada, a principal foi romper com Poladian. Eu me lembro da prisão de Paulo Ricardo em 1986. A Globo mal tinha passado um Globo Repórter especial com a banda. A sensação foi "o cara fez uma grande cagada". Depois, Paulo Ricardo tentou ressuscitar o RPM cantando uma releitura de "Gita", de Raul Seixas (ficou horrível). Tentaram novamente com a formação original, em que fizeram a boa "Muito tudo". Hoje, é somente uma boa lembrança.
Triste analisar que uma banda como Rpm assim como Metrô ou Secos e Molhados que tinha tudo para lançar vários discos com ótimos Sucessos acabou se perdendo na própria vaidade😢
Para mim , o Secos foi a melhor banda , musicas sempre atuais , arranjos incriveis.
Véio, comparações totalmente diferente.
Companheiro, colocar Secos & Molhados ao lado de Metrô, me desculpe a franqueza: é um sacrilégio....rs
@@jorgesabia2086 diferentes não..todas foram bandas que fizeram muito sucesso de público no primeiro disco e não sobreviveram após o segundo sendo implodidas justamente por esse grande estouro inicial
@@addamms A comparação, creio eu, é devido ao grande número de sucessos em um disco só ! E o Metrô já vinha do underground com um disco lançado com a antiga denominação do grupo: Gota Suspensa, que é totalmente excelente ! Mas Virginie, assim como Ney Matogrosso, saiu da banda, e foram 3 bandas com divergências entre seus integrantes. Lembrando ainda que RPM e tb o Metrô tiveram seus retornos com os músicos originais das bandas.
Excelente vídeo. Explica pq uma banda, de carreira meteórica, decaiu tão rápido.
Nossa 😨😯😯 e tão difícil de acreditar que o RP fazia essas coisas eu era nova mais injenua nem sabia o que era maconha só tinha 13 anos chocou mais eu os amos e isso que importa valeuzão garoto parabéns pra você e seu trabalho lindo sucesso
Melhor canal do UA-cam.
Sem frescuragen com firula de abertura, vinheta etc...
Essa maldita droga!!! Acabam com tudo. 😮😮😮 Sou fanzao de RPM.
Meu pai é dessa época, um homem muito bonito, nunca deixou as drogas, perdeu família e todos os q tentaram ajudar já morreram, hoje está sozinho, com a aparência de muito mais velho, demenciou, e a última notícia q tenho é q anda pelas praias do rio não faço ideia de como foi parar ali nem como volta... As drogas destruíram meu pai em vida! Maldito comércio de porcaria!
Os caras eram tão populares,que gravaram o disco mais anti-comercial da história do rock mainstream brasileiro e ainda venderam mais de 300 mil cópias....
Gostei muito do RPM quando surgiu e este tempo de "namoro" durou até o Rádio Pirata ao vivo. Após, só decepção no que diz respeito à música. O Quatro Coiotes foi um dos discos mais horrorosos daquela época.
Pois é, nada como ser filho de um militar de alta patente para não ser preso. Filha de governador aqui do RJ também não ia presa nesse tempo e fazia o que quisesse com o aval do papaizinho. A polícia era proibida de chegar perto dela.
Ainda bem que os outros três integrantes conseguiram sobreviver a essa loucura e, aparentemente, não tiveram sequelas como o PA.
O PA nas entrevistas parecia mesmo não ter superado essa fase... talvez efeito das drogas, no organismo e na psique... morreu solitário até onde sei (tinha apoio financeiro dos demais membros, mas a mente não parece ter se recuperado)
Júlio, o seu trabalho de pesquisa é muito bom, parabéns!
Parabéns pelo trabalho Júlio, realmente as drogas acabam com tudo que é bom mesmo!
Impressionante eles terem tido vida longa... vai um reles mortal abusar desse tanto, kkkkkkkk. Faz parte, uma pena que não tenham se mantido juntos, mas também o álbum "Quatro Coiotes" já não foi tudo isso. A banda não nasceu pra repetir o que foi o "Revoluções por Minuto".
Loiras Geladas foi uma música que colava em nosso inconsciente, em meio a efervescência músical da época. Era difícil não gostar da música. Por outro lado O RPM não era uma banda que me agradasse realmente. Sempre olhei a banda com desconfiança, achando que não conseguiriam manter o pique musical por muito tempo. Paulo Ricardo, pra mim, era uma figura que parece ter sido construída pra um objetivo comercial. Era bonito, sensual, e só. Era limítrofe na voz. Não toparam botar música em Vale Tudo, e anos mais tarde, depois de sumido, Paulo estaria cantando a música do Big Brother, um programa que eu detesto. A banda curtiu sua fase e juventude. Optaram consumir drogas, bebida e cocaína, como se fosse farofa. Deslumbrados, pagaram o preço. O Olhar 43 de Paulo Ricardo não funcionava comigo. Eu comprei discos de bandas dá época, mas RPM,não.
Falando francamente...
Os caras eram mais ruim que doce de merda .
Já foram e voltaram umas trocentas vezes.Inclusive tem uma apresentação recente no UA-cam no canal da Kiss FM que deve ter superado a tal reunião na casa do diretor da globo em termos de vexame 😂😂😂😂😂 simplesmente deprimente.A história do vôo pra Los Angeles contada pelo PA tbm está no UA-cam.Hilária se não fosse trágica 😅😅
Eita, que eu fiz parte da era RPM...foi uma doidera...estourou e se acabou!
>>> RPM foi uma banda fantástica, tecnicamente como músicos os melhores.
No UA-cam tem um globo repórter retratando o fenômeno rpm e dá pra ver as carreiras no ônibus da turnê
Dinheiro e poder nas mãos de quem não tem cérebro na cabeça acaba virando em nada.
Sou fã do Paulo Ricardo.Canta muito!!
O deslumbramento subiu a cabeça deles. O sucesso aos montes na cabeça de jovens que não conseguem se equilibrar emocionalmente traz sim sérios problemas. O RPM começou a se perder quando as drogas e a vaidade tomaram as rédeas da carreira da banda.
Amava RPM, nao sabia porquê tinha acabado
Agora tu sabe
É triste, pq já passei por isso (tirando o sucesso da banda né) Me traz da umas lembranças ruins, flashs de tristeza
Eu fiz 40 anos e me identifiquei muito com a fala do PA no sentido de também ter vivido quando adolescente essa expectativa de chegar minha vez no sexo, drogas e rock'n roll... por "sorte", como a maioria dos músicos, não tive a oportunidade do sucesso e o bônus foi não ter corrido esse risco. Mas o ponto em que quero chegar é que, depois de ler tantas biografias sobre ídolos do rock, chega uma hora que precisamos fazer uma autocrítica, separa o joio do trigo: o rock foi talvez o maior fenômeno cultural dos últimos 100 anos, mas veio carregado de muitos erros comportamentais (e eu diria até ideológicos e políticos).
Sinto a necessidade de dizer isso porque culturalmente sinto que o mercado musical está totalmente perdido. Sem a injeção de artistas relevantes, a sociedade fica vivendo de nostalgia ou se degradando mesmo, artisticamente falando. Mas para trazer uma nova leva de gênios para o mainstream (como foi nas épocas áureas das gravadoras), teremos que corrigir algumas distorções.
Uma delas é que formador de opinião doidão, rebelde sem causa, de discurso revolucionário raso (ainda mais os que tiveram uma vida meteórica destruída por drogas e tudo mais), não podem mais ser romantizados...
É trágico que para existir a obra a sociedade tenha que ter tragado essas pessoas. É um grande dilema para as gerações futuras, produzir gênios não autodestrutivos.
você falou tão bonito
Você falou tudo. Parabéns pela visão!
Disse TUDO, Guilherme!!! Excelente reflexão! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Eu adoro os seus vídeos continue e traz mais bandas graças a você tô cada vez mais amando o rock dos anos 80 90 e os artistas principalmente
4 Coiotes para mim é o melhor album do RPM, já minha mãe que viveu a febre e foi muito fã do RPM (assim como foi do Menudo, o que reforça a tese de que o RPM herdou os fãs do Menudo) não gostou do disco, diz que é chato e não dá pra ouvir a voz direito.
Esse disco tem uma pegada mais dark, na pegada de "Juvenilia", e indo na onda de fazer rock com batucada que Cazuza e Lobão lançaram, o RPM fez "Teu futuro espelha tua grandeza" com participação de Bezerra da Silva, uma parceria que poderia ter sido histórica, mas Bezerra foi mal aproveitado, apesar de a música ser boa.
Gosto muito de "A Estratégia do Caos" uma música com uma atmosfera meio Pink Floyd, e com a forte presença de um berimbau.
O motivo dele ter sido considerado um "fracasso" foi o alto investimento da gravadora, eles mesmos contam que a gravadora dava um tratamento de realeza para eles, e que eles gastaram muita grana gravando (provavalemente não gastaram só com gravação, mas com o tema desse vídeo entre outras coisas), aí o disco vende 400 mil, abaixo do padrão esperado. Mas muito disso foi arrogância mesmo como você conta no vídeo, além da parte de negarem a música em novela, não levaram em consideração o cenário econômico do país, o sucesso inicial se deveu muito pelos álbuns terem sido lançados mais ou menos na época do Plano Cruzado, as pessoas estavam comprando mais, se for ver as outras bandas também vendiam muito, já em 1988 o cenário era outro, a coisa tava apertando por causa da inflação, o que levaria aquela tragédia no começo da década de 90.
Concordo. Um disco pouco valorizado. É um ótimo álbum. 'Estratégia do Caos' com o berimbau de Paulinho da Costa é muito boa. O berimbau fez uma grande diferença no solo inicial.
Concordo com sua mãe, rsrs, talvez por ter nascido em 75 e ter visto o RPM nascer.
Júlio, eu tinha 12 anos quando o RPM lançou o disco ao vivo. Eles dominaram o cenário nacional de uma forma nunca antes vista. Ofuscaram bandas com trabalhos mais consistentes. Tinham uma postura forte, de poucos amigos. Hj o que mais chama minha atenção foi a transformação do Paulo Ricardo. Ele era insuportável no auge da fama e hj parece ser um gentleman. Pelo menos nas entrevistas é superbem humorado e atencioso. Antes ele sempre hostilizada os jornalistas.
Poladian sempre levou seus artistas ao topo, mas pelo que parece ele é bem rigido com a parte musical, limitando pra lançar só músicas comerciais, e os shows não podiam ter músicas novas, só músicas conhecidas. Essa última parte ele mesmo falou no Corredor 5.
É Julio, de fato é triste mesmo essa parada de drogas né e como vc. bem disse, praticamente todas as bandas da época tiveram episódios como esses. Bom, eu não julgo e nem critico, o RPM e os anos 80 pra mim foram e sempre serão tudo pra mim, vivenciei cada minuto, foi maravilhoso, fui feliz. Ótimo vídeo, parabéns pelo seu trabalho !
Dizem que a música Jessie Go, do Ultraje, foi feita em homenagem ao Paulo Ricardo. O Roger detona ele.
Roger um cara muito inteligente pode ser mesmo kkkk
Boa tarde, Julio....Faltou você comentar no vídeo, que a música pense e dance, do barão vermelho, fez parte da trilha sonora de vale tudo.....Gosto muito dos seus vídeos....forte abraço.....
Show de matéria.
RPM era muito dependente do cenário midiático e muito do apelo "sex symbol" do seu vocalista, prova é que é um som que apesar do incontestável sucesso e apelo na época "envelheceu" muito mal. Hoje quando se se fala de pop rock oitentista é um dos últimos sons que vem a cabeça ou são pedidas num barzinho qualquer. Legião, Paralamas, Titãs, Capital e até os renegados Engenheiros estão quilômetros a frente...
Não estão não. Querer comparar RPM com Capital Inicial, Engenheiros e Legião Urbana? Eu vivi a época. O RPM era era um bilhão de vezes mais famoso e a qualidade musical nem se fala. Os arranjos do RPM estavam milhões de anos na frente, não tinha nada a ver com rock de garagem. Presta atenção, meu amigo. Lembre que tem muito cara que viveu essa época e está aqui nos comentários.
@@jackmcdouglas4126 concordo com o Nilton. É só olhar quem da nossa idade (tenho 45) ouve no carro Legião, Engenheiros, Paralamas, Cazuza e Barão e quem ouve RPM. Tenho álbuns de todos, do RPM tenho, salvo engano, só London, London. Se o vocal não fosse o Paulo Ricardo a banda não teria alcançado 1/3 do sucesso que alcançou.
De fato o RPM era bem fraco mesmo, vocalista cujo atributo principal era beleza, e como bem disse foram bem midiáticos, músicas que se encaixaram naquela época, hoje escuto elas são tão sem graça, única música salva daquela época deles, é uma que ele canta junto com Renato Russo.
@@jackmcdouglas4126 Cara me poupa ; gosto / gostava de algumas músicas do RPM mas não chega aos pés de um Legião Urbana. E tenha dó ; o que o Nilton fala é nítido, até em festas anos 70/80 toca no máximo Olhar 43 e Louras Geladas e diversas do Legião, Paralamas , Engenheiros
@@liliansoares3204 Paralamas até pode sim mencionar, pois são realmente músicos. Agora: Legião, Engenheiros e outros (tudo banda de garagem de 3 acordes, e bateria fazendo a mesma coisa o tempo todo). Menção honrosa: Renato Russo (grande letrista, vocalista e baixista ok). Se você curte essas bandas, tudo bem, ok, simplicidade e feijão com arroz também é entretenimento, mas eu estou analisando o RPM pela perspectiva musical, arranjos, teclados e etc, estou deixando as festinhas da molecada de lado. Hoje em dia também a música é só 3 acordes o tempo todo e a mesma bateria e faz o maior sucesso. Qualidade e popularidade não são sinônimos.
Que vídeo top!
Eu jå sabia do lance das drogas no RPM, mas nao com esses detalhes.
Valeu.
Parabéns, Júlio !! Excelente vídeo e muito bem explicado !! Gostei muito e já estou lhe seguindo 👏🏻👏🏻
Obrigado por compartilhar todos esses bastidores das bandas nacionais, to maratonando o canal !!!
Em 85 tinha 15 anos e esses caras detonaram de tanto sucesso
Eu lembro que nos anos 80, o RPM deu uma entrevista numa rádio, e disseram que o dinheiro que eles tinham ganhado até o momento, sustentava até a quinta geração deles…
E é verdadae, nenhum deles conseguiu mais nada na música. Ainda vivem de recursos daquela época. Podiam ter muito mais se não tivessem distribuído uma parte para os traficantes.
Conheci o Manoel Poladian,um empresário de muito sucesso, competente.
Aguardando a parte 2 do vídeo. Parabéns pelo excelente trabalho, Júlio !
O mais triste de tudo isso é que o talento é destruído pelas drogas, isso é quase com todos cantores
Parabéns Júlio!
(Como se diz na Letra de "Os Quatro Coiotes") : 'As dunas (dunas são montes de areia, ou pó) de um deserto de loucura e de pavor (bastidores da paranóia de usuário de cocaína) andando os pés em brasa pela causa do dragão (usuários indefesos e entregues ao fascínio da droga, e cientes de que esse caminho é super perigoso).
Lamentável.
Eu me arrependo até hoje de não ter ido aos shows em minha cidade:RPM, Legião , Titãs, a Marisa arrependo de não ter assistido Barulhinho Bom, mas assisti Portas.
Cara, eu fui no show do RPM em Brasília, e vê-los no palco, caramba! Eram muito bons!
Assisti o RPM em 86, no auge, no extinto Canecão, no RJ. Show maravilhoso!! Lembrava muito o clima dos shows do Duran Duran.
@@robertomoreira4258 essa época estiveram na minha cidade e eu perdi.
@@paulolessa4704 É o típico caso da banda que tinha tudo para estar brilhando até hoje, mas perdeu tudo para drogas e bebidas.
Paulo Ricardo era e e' o queridinho da mulherada, no auge o que esse cara não deve ter pegado de mulher não tá no gibi, pegou até a Luciana Vendramini.
Júlio, faz um vídeo sobre estrangeiros no BRock: Ritchie, Virginie (Metrô), Alice Pink Punk, Guy Vaquer etc.
Que demais, fez um documentário legal sobre a história deles no seu vídeo.
Se eles não tivessem dispensado o empresário anterior deles então, posteriormente poderiam ter lançado carreira internacional cantando as próprias músicas em Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, etc, teria sido muito legal.
Escuto o Quatro Coiotes até hoje. Acho um puta álbum que reune muito das influências musicais de cada um dos menbros da banda. Disco super mal estimado e incompreendido, por que tinha uma temática e sonoridade inusitada para a época em que foi lançado.
MUITO TRISTE E POR ISSO QUE EU ODEIO DROGA ACABA COM A SAÚDE FÍSICA É MENTAL LEVA A MORTE É DESTRÓI A VIDA A CARREIRA DE UMA PESSOAL.
RPM era FANTÁSTICO D+!!!