👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊Com isso você nos ajuda a continuar ajudando pessoas que também precisam de informação acessível!
Eu estou na luta, tenho uma hérnia de disco lombar que cumprime os nervos,tenho 57 anos com mais de dezenove anos de contribuição, fiquei recebendo benefício dois anos e depois que o perito sugeriu o INSS a minha aposentadoria,o INSS não aceitou mais ,ja tentei perícia mais umas quatro vezes e sou reprovada, agora está na justiça,com a perícia marcada para o início do mês, está nas mãos de Deus, só ele sabe de todas as coisas! 🙏
Às vezes eu fico pensando pra quê existe INSS o documento que prova nosso tempo de serviço é a carteira de trabalho e nossas contribuições já estou 5 anos nesta luta que Deus todo poderoso nos ajude.
Por isso a importância de está assistido por um advogado, especialista em direito previdenciário. Muitas das vezes o contribuinte acredita , que seu benefício vai ser fácil de conseguir. Mas não entendem que se o SERVIDOR DO INSS, receber o requerimento de qualquer jeito, na maioria das vezes ele será indeferido. Fora as solicitações baseadas simplesmente no CNIS , quando esses constam vários indicadores de pendencias. O contribuinte não sabem disso,por isso a importância do advogado, até mesmo no âmbito administrativo.
Dr isso que eu estou esperando a justiça faça isso comigo pra mostrar a realidade dá minha situação que é gravíssima uma tremenda humilhação que agente passa 😢😢😢
Boa tarde! Suas explicaçoes são ótimas. Dentro desse assunto, como ficaria no processo ADM dentro do proprio INSS, que ja esta em cumprimento de acordao (JR para SRNCO), aguardando 3° Diligencia...trata-se de revisao de valores de SB e RMI Bc errados, ao qual, os relatores já confirmaram pela legislaçoes em seus despachos. Grato Miro...no aguardo, agradreço
Boa noite! meu filho tem 18 anos e autista ,o CRAS do meu bairro deu início no benefício loas e deu indeferido,disse que tem condições de trabalhar! mais eu como mãe sei que ele é totalmente dependente de mim
Minha audiência de pensão por morte será dia 24 por chamada de vídeo, mas ontem pareceu uma mensagem distribuído para conselheiro relator ,CRPS 19 não entendi
O meu 1° instância graças a Deus deu PROCEDENTE, agora inss recorreu, estou no aguardo, estou bastante preocupado com o trabalhista o perito mal olhou pra minha cara, foi pra empresa não quis ir nas áreas, e deu como degenerativa, sendo igual o médico cirurgião que me operou brincou (ta estragado hein tão novo) 10 anos mechendo com toneladas, resumindo no trabalhista o juiz acatou o que o perito falou, sendo que todos médicos que passo e os fisioterapeuta falam que é LER.
Já tivemos problemas assim no escritório - tendo outros laudos, porém, dá para bater bem forte no erro da perícia técnica desfavorável. Em um processo trabalhista conseguimos refazer a perícia três vezes até que chegasse no mesmo resultado que a perícia que havia sido feita pelo INSS. O segredo é não desistir.
@@lsadvs no caso essas três tentativas é tipo 1° instância, ACÓRDÃO E STjF??? Deus abençoe pela resposta querido, pois é cada coisa se matei, fui chamado de doido, burro, (quer mover o mundo) honrei a porta que Deus abriu, HOJE SINCERAMENTE TEM VEZES QUE PENSO SERA QUE VALE A PENA SER CERTO, (É TRISTE CADA COISA, SÓ DEUS PRA ABENÇOAR)
@@avantitricolorwcs9863 Não necessariamente. Nesse caso que citei, conseguimos que o mesmo juiz, antes de julgar, mandasse trocar o perito e refazer a perícia, ou seja, sem recurso nem nada.
@@lsadvs pois é o meu não deixou nada, não quis nada, esperando por Deus pois ele é justo. Deus abençoe e parabéns principalmente por esse caso, o meu já falou não te erro etc etc, sendo que o perito foi pra tomar café inacreditável.
Boa tarde na Minha causa foi feita um acordo com o inss pra loas . O juiz ja fez homologação do acordo e agora voltou pra secretaria , quando começa o contar o prazo pra implantação do benefício e o pagamento ro retroativo?
Olá, Natalia! Como faz tempo que você fez a pergunta, já deve ter sido resolvido. Contudo, para não deixar sem resposta: o prazo deve constar do próprio acordo que foi homologado.
Dr o INSS está me descontando o consignado 203 porque fui a primeira dependente que recebi pensão por morte ,e eles não viram que tinha outra pessoa então me disseram que agi de má fé , bem o juiz mandou que o INSS me desse a tutela e parasse o desconto porque o erro foi do INSS e seu sistema mas o INSS respondeu ciência com renuncia do prazo e agora quanto tempo isto vai demorar
OIha, é muito difícil responder isso sem conhecer o processo. Alguns peritos quase não perguntam nada porque consideram que a questão já está decidida de acordo com documentos que estão nos autos do processo.
Meu laudo do perito judicial deu “incapacidade permanente e parcial”, tenho 59 anos e 23 de afastamento. Minha advogada decidiu impugnar. Eu preferia que não, mas ela disse que deveria e assim fez. Será que ela fez bem? Já faz mais de 2 meses e ainda não temos sentença.
Oi, Cecilia. É muito difícil dar opinião sem conhecer o caso. Mas assim, via de regra o advogado só vai insistir em "protelar" o processo se achar que vale mesmo a pena, caso contrário, ele gostaria de receber o quanto antes, assim como você.
@@lsadvs , a juíza deu sentença favorável a mim, baseada tão somente na minha idade e tempo de afastamento, ou seja, foi ilegal a minha convocação para ser periciada naquela época pelo INSS, independente de eu estar apta ou não para o trabalho! 1 ano de processo e 1 perícia judicial. Ela deu ao INSS 30 dias para restabelecer a integralidade do meu benefício, graças a Deus 🙏🏼🙏🏼 e condenou a pagar a diferença do que reteve neste período. Lembrando: meu laudo deu incapacidade permanente e parcial.
Entrei com um pedido de auxilio acidente dois anos depois marcaram a pericia eu fiz e indeferiu pelo nao comparecimento entrei com recurso 11 meses e nada coloquei um advogado conta esse tempo sem advogado???????
Leiliane, entendo a frustração com a demora no processo de solicitação do auxílio-acidente. Vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre o que você pode fazer a seguir e como a presença de um advogado pode influenciar no andamento do seu caso. Contexto Pedido Inicial e Indeferimento: Você entrou com um pedido de auxílio-acidente, e após dois anos, a perícia foi marcada. O pedido foi indeferido por "não comparecimento", o que significa que o INSS registrou sua ausência na perícia médica. Recurso: Você entrou com um recurso após o indeferimento. Esse recurso já está em tramitação há 11 meses sem resposta. Contratação de Advogado: Você contratou um advogado para acompanhar o processo. Contagem de Tempo e Procedimentos Contagem do Tempo: O tempo que você passou sem advogado não altera a contagem de prazo administrativo do INSS. O INSS tem prazos específicos para responder a recursos administrativos, mas esses prazos muitas vezes não são cumpridos devido ao volume de processos. Papel do Advogado: A presença de um advogado pode acelerar o processo, pois ele pode fazer acompanhamentos mais rigorosos e tomar medidas adicionais, como requerer informações diretamente ao INSS ou entrar com ações judiciais, se necessário. O advogado pode verificar se houve falha na comunicação da perícia (por exemplo, se você não foi devidamente notificada) e usar isso para fortalecer seu caso. O que Você Pode Fazer Agora Verificação com o Advogado: Peça ao seu advogado para verificar o status do recurso junto ao INSS. Ele pode acessar o sistema e verificar se há alguma pendência ou solicitação adicional. Seu advogado pode apresentar uma petição formal ao INSS pedindo celeridade no julgamento do recurso, explicando a situação e a necessidade urgente do benefício. Ação Judicial: Se o recurso continuar sem resposta, seu advogado pode entrar com uma ação judicial contra o INSS por demora injustificada na análise do recurso. Isso é conhecido como Mandado de Segurança, que pode ser utilizado para garantir o direito de uma resposta rápida do INSS. Documentação: Assegure-se de que toda a documentação médica e provas de comparecimento à perícia estejam disponíveis para o seu advogado. Isso inclui laudos médicos, atestados, e qualquer notificação recebida do INSS. Resumo: Verificação e Acompanhamento: O advogado pode verificar o status do recurso e fazer um acompanhamento mais rigoroso. Petição de Celeridade: O advogado pode peticionar ao INSS pedindo celeridade no julgamento do recurso. Ação Judicial: Em caso de demora excessiva, o advogado pode entrar com uma ação judicial para garantir uma resposta do INSS. Espero que essas informações ajudem a esclarecer suas dúvidas e a tomar os próximos passos adequados. Se precisar de mais assistência ou tiver outras perguntas, estou à disposição. Se gostou da explicação, não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal!
Boa tarde! Dr. Ganhei na justiça e tenho 5 Cid irreversíveis.Tive nova perícia há um mês o perito judicial não olhou na minha cara, levei exames ressonâncias e laudos também e o mesmo negou. Não perguntou nada referente ao que sinto e dificuldades para tudo. Isso é perícia judicial? Se possível me diga o que o Sr. pensa quanto a minha situação. Aguardo e muito obrigado!
Olá, Levi! 😊 🔹 Sobre a Perícia Judicial: Uma perícia judicial deve ser conduzida com rigor técnico e, idealmente, com empatia e respeito pelo periciado. No seu caso, a falta de diálogo e a rejeição das provas apresentadas (exames e laudos) podem indicar que o perito não considerou totalmente as informações relevantes para avaliar suas condições de saúde. 📄 Possíveis Ações: Diante dessa situação, você tem algumas opções: 📝 Impugnação do Laudo: Em alguns casos, é possível contestar o laudo pericial por meio de uma impugnação. Esse pedido pode ser feito com o auxílio do seu advogado e deve argumentar que a avaliação não foi realizada de forma adequada. 📝 Solicitar Nova Perícia: Se houver indícios de que o laudo pericial não é fiel à sua condição de saúde, você pode solicitar uma nova perícia ou pedir uma segunda opinião dentro do processo, com justificativas sobre os erros ou omissões no exame realizado. 📑 Orientação Jurídica: Converse com seu advogado sobre a possibilidade de questionar formalmente essa perícia. Ele poderá avaliar os detalhes do seu caso, verificar as opções disponíveis e guiar o processo para garantir que sua situação seja avaliada de maneira justa. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
A 5 anos atras entrei contra o inss pois negaram auxilio doenca pra mim mesmo indo ao perito com braco pos cirurgia no processo está : Impulsionamento por Certidão - Atos Ordinatórios, sabe me explicar o que esta havendo ? Meu advogado mal me responde é dificil 5 anos ja
Essa movimentação é muito genérica. Não tem nem como eu ter ideia do que está ocorrendo. O que posso te dizer é que ato ordinatório é uma ordem judicial. Aparentemente o juiz mandou expedir uma certidão para algum fim no processo. Agora... de que se trata, realmente não tem como eu responder.
Meu processo administrativo foi pra relator, agora passou para o pmf forom anexados processo concessório. E esta esperando um parecer do medico pmf ,o que significa
Dr eu sou cego do lado esquerdo e tenho baixa visão do lado direito cerca de 40% sou pescador pago sindicato, tenho direito ao auxílio doença por incapacidade? Ou aposentadoria por invalidez?
Dr. Pode me explicar o que quer dizer isso: "CERTIFICO que, decorrido o prazo legal, não há manifestação de quaisquer das partes no tocante à interposição de recurso. Ressalto, no entanto, tratar-se de sentença sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório. Pelo que, subemto ao processamento para efeito de envio dos autos ao TRF 2ª Região."
Katia, vou explicar o significado da certificação que você mencionou. Significado da Certificação Texto: "CERTIFICO que, decorrido o prazo legal, não há manifestação de quaisquer das partes no tocante à interposição de recurso. Ressalto, no entanto, tratar-se de sentença sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório. Pelo que, submeto ao processamento para efeito de envio dos autos ao TRF 2ª Região." Explicação Decurso do Prazo Legal: Significa que o prazo para as partes apresentarem recursos contra a sentença já passou. Nenhuma das partes (autor ou réu) apresentou recurso dentro desse prazo. Duplo Grau de Jurisdição Obrigatório: Algumas sentenças estão sujeitas ao duplo grau de jurisdição obrigatório. Isso significa que, independentemente de as partes terem recorrido ou não, a sentença precisa ser revisada por um tribunal superior, para garantir maior segurança jurídica. Este procedimento é comum em casos que envolvem a Fazenda Pública (União, Estados, Municípios) ou quando a sentença é desfavorável ao ente público, conforme previsto na legislação processual brasileira (Art. 496 do Código de Processo Civil). Envio dos Autos ao TRF 2ª Região: Os autos do processo serão enviados ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) para que este realize a revisão da sentença. O TRF2, com sede no Rio de Janeiro, tem jurisdição sobre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Isso significa que, mesmo sem recurso das partes, o tribunal superior analisará a sentença para verificar se ela está correta e conforme a lei. Resumo Prazo Decorrido: O prazo para as partes recorrerem terminou e ninguém recorreu. Duplo Grau de Jurisdição: A sentença precisa ser revisada automaticamente pelo TRF2. Envio dos Autos: O processo será enviado ao TRF2 para essa revisão obrigatória. Espero que essa explicação tenha ajudado a entender o significado da certificação no seu processo. Se gostou da explicação, não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal!
Boa noite!. O juiz deu despacho p Em 10 dias INSS habilitar herdeiros . Não respondeu. Passou 4 meses já, falei com meu advogado q intimou por e-mail e pediu cumprimento decisão. Agora vi processo andou e teve petição de petição intercorrente e agora está concluso p despacho . Creio q será q significa td esse movimento q fez? Será q saí alvará etc. Aff. Grata pela atenção 😚. Deus abençoe 🌸✋
Olá, Mariana! Vamos entender o que esses andamentos no processo significam: 🔹 Despacho para o INSS habilitar herdeiros em 10 dias: O juiz determinou que o INSS habilite os herdeiros no prazo de 10 dias. Como o INSS não respondeu dentro desse prazo, seu advogado tomou a atitude correta ao pedir o cumprimento da decisão por meio de e-mail. 🔹 Petição intercorrente: Isso significa que houve algum tipo de movimentação ou pedido no processo que pode estar relacionado à solicitação do seu advogado para que o INSS seja intimado a cumprir a decisão de habilitar os herdeiros. Intercorrentes são petições que surgem durante o andamento do processo para resolver questões que vão aparecendo no decorrer dele. 🔹 Concluso para despacho: Agora, o processo foi enviado para o juiz para que ele tome uma nova decisão. Isso pode incluir a expedição do alvará para liberar valores ou outro tipo de ordem para o cumprimento da sentença. 📌 O que pode acontecer a seguir? O juiz pode finalmente decidir sobre o pedido do seu advogado para que a decisão seja cumprida, o que pode incluir a expedição do alvará para liberar os valores aos herdeiros. A movimentação está avançando e é uma boa sinalização de que o processo pode estar chegando a um desfecho. Fique atenta e continue acompanhando com seu advogado, pois em breve pode haver mais novidades, como a expedição do alvará. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊 Espero ter ajudado!
tive cancer de mama e fiquei afastada pelo INSS, mas a perita negou a prorrogação mesmo eu com atestado do oncologista e cirurgia marcada, e ao retornar a empresa fui demitida no mesmo dia. já entrei com processo contra a empresa. devo processar o INSS?
Oi boa noite dr . Tenho um processo na justiça por tempo de serviço aposentadoria especial. Já julgado e ganho aqui em minha cidade, des 2018 más o inss recoreu e está no TRF 3 SP desde 2019 e até agora não tem respostas por tanta demora. Dr porque será que demora tanto assim. Tenho 62 anos de idade.
Boa noite, Afonso! Entendo sua frustração com a demora no julgamento do seu recurso no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Vamos analisar os motivos que podem estar contribuindo para essa demora e o que pode ser feito a respeito. Motivos para a Demora no TRF Alta Demanda de Processos: O TRF3, como outros tribunais, tem uma alta demanda de processos, o que pode causar atrasos significativos no julgamento de recursos. O acúmulo de processos é um dos principais fatores que contribuem para a lentidão. Complexidade do Caso: Processos de aposentadoria especial podem envolver uma análise detalhada de documentos, perícias e laudos técnicos, o que pode prolongar o tempo de julgamento. Recursos e Prazos: Quando o INSS recorre de uma decisão, o processo passa por várias etapas até que o recurso seja julgado. Cada etapa tem prazos específicos, e atrasos podem ocorrer em qualquer uma delas. Pandemia: A pandemia de COVID-19 impactou significativamente o funcionamento dos tribunais, causando adiamentos e atrasos em diversos processos. O que Você Pode Fazer Consulta ao Advogado: Consulte o seu advogado para obter uma atualização detalhada sobre o andamento do processo no TRF3. O advogado pode verificar se há alguma pendência específica que esteja causando a demora. Pedido de Prioridade: Considerando que você tem 62 anos, seu advogado pode solicitar prioridade na tramitação do seu processo, com base no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que garante a prioridade na tramitação de processos para pessoas com mais de 60 anos. Acompanhamento Direto: Acompanhe o andamento do seu processo diretamente no site do TRF3. Isso pode fornecer informações atualizadas e detalhes sobre eventuais movimentações processuais. Reclamação na Ouvidoria: Você pode registrar uma reclamação na Ouvidoria do TRF3 para relatar a demora excessiva. A Ouvidoria pode intervir para acelerar o processo. Resumo das Ações Consulta ao Advogado: Solicite uma atualização e possível pedido de prioridade. Acompanhamento Direto: Verifique o andamento do processo no site do TRF3. Reclamação na Ouvidoria: Registre uma reclamação para tentar acelerar o julgamento. Espero que essas informações ajudem a esclarecer a situação e a encontrar uma solução. Se gostou da explicação, não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal!
Dr° uma dúvida, no caso de deferimento de recurso ordinário administrativo para o restabelecimento de pensão por morte vitalícia que fora concedido por prazo determinado em 2018 e aguarda a mais de 7 meses a implantação, contados do acordão... Cabe mandado de segurança para implantação??? E sobre os atrasados (desde 2019) pedido de pagamento administrativo ou judicial?
Entendo que cabe mandado de segurança sim. Mas tem que ver os detalhes. Quanto aos atrasados, se foi reconhecido, é interessante provocar administrativamente e, não ocorrendo o pagamento, aí sim judicializar.
@@lsadvs meu auxílio maternidade rural foi negado pelo INSS, a justiça pegou agora a advogada falou q o juiz já deu o despacho oque quer dizer? Dizendo ela q está esperando liberar os valores, eu não sei bem oque é
@@lenemagalhaes3652 Não entendi também. Se foi negado, não entendo que valor está aguardando ser negado. Converse direitinho com ela para entender melhor o que ocorreu.
Dr minha causa eata na justiça federal desde 2019 a juíza deu parecer favorável mais agora houve a suspensão pelo tribunal quanto tempo tenho que aguardar me responda por favor muito obrigado
Bom Dr o processo foi reativado de 2012e o INSS recorreu foi pra segunda instância dos desembargadores manteve a sentença do primeiro juiz agora está acórdão pulplicado deu recebo os retroativos de que que ano obg
Eu recebi auxílio doença por 3 anos, não ando e respiro por aparelhos, depois desse tempo foi cortado, e quando passei novamente foi negado, agora em 2023 entrei com o pedido novamente para receber o benefício e receber o tempo atrasado de quando foi cortado, o INSS não aceitou pagar os atrasados, e essa semana foi para o juiz, demora o julgamento?
Boa tarde doutora no meu processo eu ganhei mais da decisão ouve a tutela para implatar a decisão mais eu ja estava recebendo um b91 eu pedir a revogação da tutela ,como saber quanto tempo vou receber de atrasado por a tutela foi revogada
Oi, Alexsandro! 🔹 Vamos esclarecer como funciona o pagamento dos atrasados do INSS, levando em conta se o valor será pago via RPV (Requisição de Pequeno Valor) ou precatório. Isso influencia diretamente o tempo de recebimento. 🔸 RPV (Requisição de Pequeno Valor): Se o valor dos atrasados for até 60 salários mínimos, o pagamento é feito por meio de RPV. Esse tipo de requisição tem um prazo de até 60 dias para pagamento após a emissão, então costuma ser mais rápido. 🔸 Precatório: Caso o valor ultrapasse 60 salários mínimos, o pagamento será feito por precatório, que segue um calendário específico: Precatórios expedidos até 1º de julho de um ano são pagos até o final do ano seguinte. Precatórios expedidos após essa data são pagos apenas no ano subsequente, ou seja, o prazo pode ser bem mais longo. 🔹 O que esperar no seu caso: Como você pediu a revogação da tutela e o processo está em fase de cálculo para determinar os atrasados, o seu advogado poderá verificar se o valor total se encaixa para pagamento via RPV ou precatório. ⏳ Tempo de Recebimento: Se for via RPV, você poderá receber em poucos meses após a homologação dos cálculos. Se for por precatório, o prazo depende do calendário, podendo levar mais de um ano. 🔸 Dica: Acompanhe o andamento com seu advogado, pois ele pode confirmar o valor dos atrasados e qual forma de pagamento será utilizada. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle ✨😊
T 15 anos e2mesis 11 dias pago e ele fala que. Não trabalhe em dois e5 e dois. E7 sendo que trabalhe como eu ganhava comiscao. Eu paguei todos os atrasados e mesmo sim foi negado.
Boa tarde Dr, meu processo estava nas turmas, foi feito o acordao em meu favor, meu advogado disse que vai voltar pra 1 estância, quanto tempo demora em média esse trâmite até checar no juiz pra ele pedir cumprimento de ativar o benefício? E quanto tempo demora pra receber os atrasados? Obrigada.
Não tem como saber quanto tempo demora, varia muito de cada vara. Contudo, tenho visto essa volta dos autos à origem acontecer em uma média de 30 a 40 dias. Quanto aos atrasados, é mais difícil ainda responder sem ver o processo. Se for um valor baixo, é relativamente rápido - até 6 meses tem chance de receber. Se for valor alto vai para precatório. Aí é a perder de vista.
Boa Noite dr tudo bem me chamo Leandro estou com processo de auxilio doença na justiça e o INSS se manifestou com sua defesa alegando que eu nak tenho direito ao beneficio por incapacidade estou esperando a decisão do juiz
Boa noite Dr.muito bom seus vídeos,bem explicativo,o senhor pode me dar uma opinião,dei entrada na minha aposentadoria especial em outubro/19 , só que o juiz reconheceu meu ppp da volks e da multibras ,deu procedente em parte por segundo ele 1 ano e 9 meses que faltaram em trabalhava em uma fabrica que me registrou apenas como pintor e não como pintor a pistola (absurdo isso porque a própria categoria ja me da o direito)meu advogado entrou com recurso onde ouviu 2 testemunhas que trabalharam comigo nesta firma mas infelizmente não reconheceu o fato de ter 2 testemunhas,meu advogado entrou novamente com recurso e logo em seguida consegui achar meu patrão que trabalhei como pintor e assinou meu ppp (graças a DEUS)agora meu processo esta assim ,dia 10/05/24 completa 2 anos que está aguardando julgamento e com uma esperança que agora os desembargadores irão reconhecer pois agora tenho um ppp provando que eu era pintor a pistola , gostaria de 2 opiniões se puder; A primeira é será que com essa prova do ppp completando o tempo de 25 anos e2 meses fica fácil de eu coneguir ? A segunda é,em outubro/24 se completa 5 anos que dei entrada, será que este anos tem grande chance de eu me aposentar?
Rafael, infelizmente não dá para responder essas perguntas sem ver o processo. As chances de virada em segundo grau dependem de muitos detalhes. Quanto ao tempo que falta, se for juizado especial tem chance de terminar logo, pois não tem recurso para STJ e dificilmente tem para o STF. Já se for no procedimento comum, tem que ver se tem chances de recurso para o STJ - aí pode demorar um bom tempo ainda.
Tenho um processo previdenciário art. 86, (auxílio acidente) foi iniado a ação em 2019 porém entramos na época da pandemia e acabei não fazendo a perícia foi remarcada e não fui avisado, juiz julgou improcedente no art. 487 inciso 1 e foi extinto, em 2022 entrei com uma nova ação porém o INSS alegou em petição que já existe coisa julgada no processo anterior e o juiz acatou e deu a sentença novamente improcedente no art.485 inciso v, entramos em faze de apelação para tentar reformar a sentença, o DR. acha que conseguimos converter.
Olá, Rodolfo! Vamos analisar a situação do seu processo previdenciário referente ao auxílio-acidente e as perspectivas para sua apelação diante das decisões judiciais anteriores. Entendendo o Contexto Primeiro Processo: Você mencionou que seu primeiro processo foi julgado improcedente sob o artigo 487, inciso I, do Código de Processo Civil (CPC), que trata da decisão de mérito que não acolhe as pretensões do autor. A falta de comparecimento à perícia médica, especialmente se você não foi devidamente notificado, poderia ser um ponto a ser explorado, mas parece que isso não foi suficiente para evitar a decisão de improcedência. Segundo Processo e Coisa Julgada: No segundo processo iniciado em 2022, o INSS argumentou que a questão já estava resolvida pelo princípio da "coisa julgada", que impede que uma questão já decidida seja rediscutida em um novo processo. O juiz aceitou essa alegação, resultando em uma nova sentença improcedente com base no artigo 485, inciso V, do CPC, que prevê a extinção do processo sem resolução do mérito quando o juiz verifica a ocorrência de coisa julgada. Perspectivas para a Apelação Apelação: A apelação que você mencionou está tentando reformar a última sentença. A chave aqui será demonstrar que a decisão anterior não deveria gerar coisa julgada para o mérito da questão devido a circunstâncias excepcionais (como a pandemia e problemas de notificação). Argumentos Possíveis: Seu advogado pode argumentar que houve uma falha no processo de notificação sobre a perícia remarcada, e que isso impactou negativamente seu direito de defesa e acesso à justiça. Além disso, pode-se discutir se as condições para a aplicação da coisa julgada realmente se aplicam ao caso, especialmente porque quando um processo é extinto sem análise do mérito, é mais do que reconhecido que pode haver nova propositura - isso significa que, apesar de eu ter poucas informações sobre o seu processo, me parece que você tem ótimas chances de reverter essa decisão. Recomendações Documentação e Evidências: Certifique-se de que todas as evidências, especialmente comunicações sobre as perícias e as notificações recebidas, estejam bem documentadas e disponíveis para serem apresentadas durante a apelação. Comunicação com seu Advogado: Mantenha uma comunicação frequente e aberta com seu advogado para discutir as melhores estratégias para a apelação e entender todas as possibilidades jurídicas. Rodolfo, embora os desafios sejam significativos devido à coisa julgada, a correta argumentação e apresentação do caso podem potencialmente levar a uma decisão favorável na apelação. Continue trabalhando de perto com seu advogado para buscar a melhor resolução possível. E não se esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal para mais informações úteis!
Bom dia Dr. Isso mesmo com essa apelação estamos tentando provar que aquele processo de 2019 não ouve resolução do mérito devido eu não ter feito a perícia e não ter gerado a prova pericial para análise, nesse novo processo de 2022 fiz a perícia e nela constou incapacidade parcial e permanente com nexo causal e estamos pedindo somente para analisar a ação corretamente que vai confirmar que tenho todos os requisitos enquadrado no artigo 86 da lei 8213/91 e com isso reformar aquela decisão anterior...Obrigado pelas informações e estamos torcendo que dê tudo certo com a graça de Deus...
Dr. Boa tarde, meu pai recebeu um acordo do inss, pelo perito nao ter fixado uma DIP que seria no dia 30/11/22 data quando cessou o beneficio, o acordo e para fixar a DIP em 30/06/23 data que deu inicio ao processo, resumindo meu pai vai perder uns 7 meses de atrasados se aceitar o acordo. Mas se caso aceitar esse acordo, esse processo incaminha para o juiz? E se sim, o juiz pode ver que tem algo errado e fala pro inss pagar desde o dia que cessoi no caso 30/11/22? Ou o juiz so homologa do jeito que o inss mandou?
Olá, tudo bem? 😊 Vamos entender a situação do seu pai! 🔹 Acordo oferecido pelo INSS: No caso, o INSS está propondo fixar a Data de Início de Pagamento (DIP) em 30/06/23, o que significa que seu pai perderia os atrasados entre 30/11/22 e 30/06/23. Isso é algo comum em propostas de acordo, mas é importante avaliar se vale a pena para vocês. 🔹 Se o acordo for aceito: Caso vocês aceitem o acordo, ele vai sim para homologação do juiz. O papel do juiz aqui é verificar se o acordo respeita os direitos básicos das partes envolvidas e se tudo está dentro da legalidade. Contudo, o juiz não vai alterar os termos do acordo, ele apenas homologa ou não. Ou seja, se o acordo foi aceito, o juiz não vai modificar a DIP para 30/11/22 por conta própria. 🔹 E se o juiz achar algo errado?: O juiz pode não homologar o acordo se encontrar alguma ilegalidade clara ou algo que prejudique seriamente seu pai, mas se o acordo for voluntariamente aceito, o mais comum é que o juiz o homologue conforme foi proposto e aceito pelas partes. 🔹 Dica importante: Antes de aceitar o acordo, analisem com cuidado com o advogado se a perda desses 7 meses de atrasados é compensada pelos benefícios de encerrar o processo agora. Dependendo do caso, pode ser mais vantajoso seguir com o processo para tentar garantir todos os atrasados desde 30/11/22, ou talvez o acordo seja uma solução mais rápida e segura. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊 Espero ter ajudado!
Meu filho é autista nível 2,entrei 2 vzs no INSS e o mesmo negou,procurei um advogado e entramos na justiça,a perícia foi hoje e o perito ñ perguntou qse nada pra mim,perguntou pra o mej filho se eles estuda,se sabe ler,se brinca com os colegas na escola,eu achei estranho pq ñ me perguntou qse nada é tô sem esperança de dar certo,mas olhou todas as receitas laudo da psicóloga e tirou foto do meu filho,será q o juiz vai negar???
Boa noite doutor meu pai ta com uma causa contra o inss ja tem mais de 1 ano ele tem alzheimer o advogado previdenciário ja entrou com os laudos e ta conclusos para julgamento queria saber se demora pro juiz dar a setenca final pois meu pai e minha família presisa do beneficio de volta
Olá, Cleber! Boa noite! Entendo a preocupação com o caso do seu pai, especialmente por conta da condição de saúde dele. Vou te explicar o que significa o processo estar "concluso para julgamento" e o que pode ser feito a seguir. 📋 1. O que significa "concluso para julgamento"? Essa expressão indica que o juiz já recebeu o processo com todos os documentos, provas e laudos, e agora está preparado para analisar o caso e dar a sentença. Isso é um bom sinal, pois significa que o processo está em uma fase final, esperando apenas a decisão do juiz. ⏳ 2. Quanto tempo demora? O tempo que o juiz levará para dar a sentença pode variar bastante. Alguns fatores que podem influenciar incluem a quantidade de processos que o juiz está analisando e a complexidade do caso. Embora o processo já esteja concluso, o juiz pode demorar semanas ou até meses para tomar a decisão, dependendo da demanda no tribunal. ⚠️ 3. O que você pode fazer? Se a situação do seu pai é muito urgente, o advogado pode pedir uma prioridade na tramitação, especialmente considerando a condição de saúde do seu pai (Alzheimer). No caso de doenças graves, idosos ou pessoas com deficiência, o processo pode ter prioridade no julgamento. Converse com o advogado para verificar se isso já foi solicitado e, se não, peça que ele faça essa solicitação o quanto antes. 📌 Conclusão: O processo está em uma fase importante, mas se a demora estiver prejudicando muito a situação do seu pai, há medidas que o advogado pode tomar para tentar acelerar o julgamento. Além disso, é sempre bom se manter em contato com o advogado para que ele mantenha sua família informada sobre qualquer atualização. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊 Espero que isso ajude a esclarecer sua dúvida, e estou à disposição para mais perguntas!
Boa noite,DR Ganhei uma causa na justiça pensão por morte,o juíz me concedeu tutela antecipada,para implantação do benefício,dia 26 faz um mês...Essa implantação demora?
Cada tribunal tem um jeito. Em geral, o mais fácil é pedir uma cópia dos autos para seu advogado. Se ele não te der, você pode entrar em contato com a vara, eles normalmente enviam uma cópia para você.
@@lsadvs o meu ja trânsito em julgado dia 26/03/24.o juiz intimou o INSS .na decisão inter. E deu 30 dias pro INSS fazer os cálculos. E mas 30 .terminou o prazo dia 10/07/24.hoje apareceu (concluso para decisão/ despacho .o que significa
Excelente vídeo parabéns. Por gentileza dr no meu casa fiz a perícia a médica reconheceu a depressão mais disse que eu era inteligente e estava apta ao trabalho ai juiz jugou negativo e deu prazo para advogados se manifestar já fizeram o que acontece ai ?termina ou ainda tem recurso ?
Obrigado pelo elogio, Deise! Vamos entender melhor a situação do seu processo. Parece que o juiz julgou o seu caso de forma negativa, mesmo com o reconhecimento da depressão pela perícia médica. Nesse caso, após a manifestação dos advogados dentro do prazo estabelecido, o processo pode seguir algumas direções: Fim do processo: Se não houver mais recursos ou medidas a serem tomadas, e se o juiz emitir uma decisão final, o processo pode ser encerrado. Recurso: Se a decisão do juiz não for favorável e houver motivos para contestá-la, os advogados podem recorrer dessa decisão. Isso geralmente é feito por meio de recursos como o recurso de apelação, se for um processo civil, ou recurso ordinário, se for um processo trabalhista. O objetivo do recurso é buscar uma revisão da decisão desfavorável. É importante que você mantenha contato constante com seus advogados para acompanhar de perto o andamento do processo e receber orientações específicas sobre as próximas etapas a serem tomadas. Eles poderão avaliar a situação do seu caso e sugerir as melhores estratégias jurídicas para buscar um desfecho favorável.
Boa tarde Dr! Meu processo ja foi transitado em julgado E a minha advogada juntou uma petição PEDIDO DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DA OBRIGAÇÃO DE FAZER, oq isso significa? Desde ja agradeço pela atenção
Boa tarde, Doutor! Tudo bem? Meu filho recebe BPC a menos de 2 anos. Na minha casa mora 4 pessoas, posso trabalhar registrado? Meu filho vai passar novamente na perícia? Obrigado!
Boa tarde! Vamos responder às suas dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Trabalho Registrado e BPC Renda Familiar e BPC: O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é concedido a pessoas idosas ou com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. A renda per capita da família não pode ultrapassar 1/4 do salário mínimo para que o benefício seja concedido ou mantido. Trabalho Registrado: Se você começar a trabalhar com carteira assinada, a sua renda será incluída no cálculo da renda per capita familiar. Para calcular a renda per capita, soma-se a renda de todos os membros da família e divide-se pelo número de pessoas que moram na casa. Se o resultado ultrapassar 1/4 do salário mínimo, pode ser que o benefício do seu filho seja reavaliado. Perícia Médica Reavaliação do BPC: O BPC é revisado a cada 2 anos para verificar se as condições que deram origem ao benefício continuam presentes. Seu filho passará novamente por uma perícia médica para avaliar se ele ainda se enquadra nos critérios para receber o BPC. Documentação e Preparação: Prepare toda a documentação médica do seu filho, incluindo laudos, receitas e relatórios médicos, para a perícia. Mantenha registros atualizados sobre a condição de saúde do seu filho e quaisquer tratamentos ou terapias que ele esteja realizando. Recomendações: Cálculo da Renda: Faça um cálculo detalhado da renda per capita da sua família antes de decidir pelo trabalho registrado. Se a renda per capita exceder o limite, o benefício pode ser suspenso. Consulta com Assistente Social: Procure a ajuda de um assistente social ou um advogado especializado em direito previdenciário para orientação sobre como a sua nova renda pode afetar o BPC do seu filho e quais medidas você pode tomar para minimizar o impacto. Atualização Cadastral: Mantenha seu cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) atualizado. Qualquer mudança na composição da renda familiar deve ser informada. Espero que essas informações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas. Se precisar de mais assistência ou tiver outras perguntas, não hesite em procurar um especialista. Se gostou da explicação, não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal!
Trabalho de faxineira em faculdade sou terceirizada a empresa disse que não paga porque não está no contrato da faculdade c a empresa Isso faz 8 anos só em 1 empresa Tenho medo de entrar com processo e ser dispensada
Doutor ganhei aposentadoria por invalidez, na justiça federal porem tem uma visita social em minha casa mas nao sei quando vai ser pos ate agora nada se manifestou quantos dias e para a assistência social tomar conhecimento ?
Não sei se vc já recebei a visita, a assistente social veio aqui em casa no dia de domingo não estava aí ela voltou depois de 15 dias também não estava de novo... aí voltou pra mão do juiz aí o juiz deu a sentença pra ela volta com urgência só aí ela me ligou pra marca
Doutor boa noite o meu processo esta assim Teor do ato:Ante o exposto ,Julgo procedente declarando resolvido o merito primeira estância e bom sinal para o pedido de auxilio acidente boa noite e obrigado se poder responder.E mais ja vai ser emplantado o beneficio ou nao a decisao do juiz foi 03/09/2024
Olá, Leonardo! Vamos entender melhor o que essa decisão significa para o seu pedido de auxílio-acidente. 🔹 "Julgo Procedente Declarando Resolvido o Mérito": Isso significa que o juiz analisou o caso e decidiu a favor do seu pedido. A expressão "procedente" indica que o juiz concordou com as suas alegações e decidiu que você tem direito ao que foi solicitado, neste caso, o auxílio-acidente. Além disso, "resolvido o mérito" quer dizer que o juiz decidiu sobre o ponto principal do processo, o que é um excelente sinal! 🔹 O Benefício Já Será Implantado?: Embora a decisão seja favorável, o auxílio-acidente não é implantado automaticamente após a sentença. O INSS ainda pode ser intimado a cumprir a decisão. Em muitos casos, o INSS precisa ser formalmente notificado, e eles têm um prazo para cumprir a decisão judicial. Como a decisão foi proferida em 03/09/2024, pode levar algumas semanas para que o benefício seja efetivamente implantado. Seu advogado pode acompanhar o processo e, se necessário, pedir que o juiz intime o INSS a cumprir a decisão. Conclusão: A sentença foi favorável ao seu pedido de auxílio-acidente, mas o benefício ainda precisará ser formalmente implantado pelo INSS após a intimação. Fique de olho no andamento do processo, e entre em contato com seu advogado para garantir que tudo siga corretamente. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊 Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição!
@@leonardopereiradacruz3989 Olá, Leonardo! Sim, é possível que você precise esperar pelo trânsito em julgado, dependendo do caso. Isso significa que a decisão só se torna definitiva quando não há mais possibilidade de recurso. O INSS pode ter um prazo para recorrer da decisão, geralmente de 15 dias úteis. Se não houver recurso dentro desse prazo, a sentença transita em julgado, tornando-se definitiva, e aí o cumprimento da decisão pode ser mais ágil. Se o INSS não recorrer ou se já tiver transcorrido o prazo de recursos, o seu advogado pode solicitar que o juiz determine a implantação do benefício o quanto antes. 👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊 Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição!
Ola estou agira assim escriro Distribuído ao Conselheiro Relator - Conselheiro: JULIMAR GARCIA DE LIMA LISO save o que pode ser ? Ja fiz duas pericias e foi negado aixilio acidente
Olá, Júlio! Vamos entender melhor o status do seu processo e o que significa a informação que você recebeu. Distribuído ao Conselheiro Relator - Conselheiro: JULIMAR GARCIA DE LIMA LISO Distribuição ao Conselheiro Relator: Esta movimentação indica que seu processo foi encaminhado para um Conselheiro específico em um tribunal ou conselho de julgamento. No caso, o Conselheiro Julimar Garcia de Lima Liso foi designado como o relator do seu processo. Função do Relator: O Conselheiro Relator é responsável por analisar o caso, estudar os autos, as provas apresentadas e as leis aplicáveis. Ele irá preparar um relatório e um voto sobre o caso, que serão apresentados aos demais membros do conselho ou tribunal para deliberação e decisão final. Contexto do Seu Caso Você mencionou que já realizou duas perícias e teve o auxílio-acidente negado. O auxílio-acidente é um benefício concedido ao trabalhador que sofre um acidente e fica com sequelas que reduzem sua capacidade para o trabalho. Próximos Passos no Processo Análise pelo Conselheiro Relator: O Conselheiro Julimar Garcia de Lima Liso irá analisar todas as informações e evidências do seu caso. Isso inclui os resultados das perícias e qualquer outra documentação relevante. Elaboração de Relatório e Voto: Após a análise, o relator preparará um relatório detalhando os fatos e o voto com sua decisão sobre o caso. Julgamento pelo Colegiado: O relatório e o voto serão então apresentados aos demais membros do conselho ou tribunal, que votarão para chegar a uma decisão final sobre seu pedido de auxílio-acidente. Considerações Importantes Tempo de Processamento: O tempo necessário para que o processo seja analisado e julgado pode variar, dependendo da complexidade do caso e da agenda do conselho ou tribunal. Possíveis Recursos: Se a decisão final não for favorável, ainda pode ser possível recorrer a instâncias superiores, dependendo das especificidades do seu caso. Recomendação Mantenha Comunicação com seu Advogado: É crucial que você mantenha comunicação regular com seu advogado, que pode fornecer atualizações sobre o andamento do processo, orientar sobre as melhores estratégias legais e preparar recursos, se necessário. Júlio, espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o status atual do seu processo e o que esperar nos próximos passos.
Dr.meu marido é aposentado como motorista de carretas,só que veio um valor bem inferior do quê deveria vir até porque não teve condições de parar de trabalhar ainda porque a posentadoria pequena,foi colocado na justiça a 4 anos já,primeira foi negado a segunda não sabemos ainda , porque junho do ano passado estava no número 252 agora olhamos pelo número do processo está em 92 .quero saber se quando chegar no final dos números o juiz pode nega de novo,porque agora está no judiciário. Grata Dr.se puder tirar minhas dúvidas.
Eu não tenho certeza se entendi. Quando você diz que foi negado na primeira, você diz na primeira instância do judiciário ou na tentativa administrativa direto no INSS?
@lsadvs Em março vai fazer um ano que estou esperando a resposta de uma perícia federal (o juiz não julgou ainda), é normal essa demora? Obs: estoi com advogado particular. Na última vez que passei na perícia normal do inss, ele negou, porque achou que eu estava mentindo. Tenho queimaduras de terceiro grau na perna. Ele perguntou se tenho carta. E eu não tenho. Foi acidente de trabalho, porque me deu crise de epilepsia no serviço. A epilepsia wue tenho é daquela que dá apagão, mas não contei sobre esse acidente porque comecei a contribuir depois disso. Já tenho 5 anos de contribuição
Olha, essa demora não é exatamente normal.... mas também não é como se fosse muito raro. Em alguns casos os peritos e juízos ficam muito sobrecarregados e pode chegar a demorar como essa.
@@sirlene9544 Sorte sua, esperei quase cinco anos, apenas para ser chamado na pericia judicial federal. Adg adora amenizar e maquiar tempo na hora de ser contratado para ganhar cliente, depois é uma novela até para responderem.
Nom dia Doutor, tenho um processo de pensao a 3 anos contra inss e esta sobrestado por decisao judicial por Recurso especial repetitivo tema 1030, quando meu processo tera uma sentanca?
@@lsadvs bom dia e obrigada por responder, mas consta em Diario oficial que sera necessario aguardar manifestacao do STJ para dar prosseguimento e foi para TRF3 tribunal de origem onte esta Sobestado ate hoje. O que devo fazer?
Meu processo (aposentadoria )contra o INSS foi pra segunda instância e ganhei por unanimidade. O INSS entrou com pedido de recurso especial e extraordinário e foi negado. Isso foi publicado em 26/02. Até agora (20/04) não tem nenhuma movimentação no processo. Isso é normal?
- 27. Processo Suspenso ou Sobrestado por decisão judicial 26. Classe Processual alterada - DE: PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL PARA: Cumprimento de Sentença contra Fazenda Pública 25. Transitado em Julgado,o senhor poderia me explicar por gentileza Doutor ,como esta o meu processo ,o que terei que fazer a partir de agora,aguardo sua resposta por gentileza
Processo Suspenso ou Sobrestado por decisão judicial: Isso significa que houve uma decisão do juiz para suspender temporariamente o andamento do processo. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como a necessidade de aguardar o julgamento de outra questão relacionada ao processo, a espera por documentos ou informações adicionais, entre outros motivos. Classe Processual Alterada: A mudança da classe processual indica uma alteração na natureza do processo. No seu caso, houve uma mudança da classe "Procedimento do Juizado Especial Cível" para "Cumprimento de Sentença contra Fazenda Pública". Isso geralmente ocorre quando há uma sentença favorável e é necessário iniciar a fase de execução para garantir o cumprimento da decisão judicial contra a Fazenda Pública. Transitado em Julgado: Essa expressão indica que a decisão judicial já não pode mais ser contestada pelas partes envolvidas. Ou seja, o processo alcançou o fim das possibilidades de recursos, seja por ter sido esgotado o prazo para apresentação de recursos ou por terem sido esgotadas todas as instâncias recursais. A partir dessas informações, é possível inferir que o seu processo avançou para a fase de cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública após a decisão final e não cabem mais recursos contra essa decisão. O próximo passo seria acompanhar a execução da sentença, que envolve a cobrança dos valores ou medidas determinadas pela sentença judicial. Sugiro que você entre em contato com o seu advogado para receber orientações específicas sobre como proceder daqui em diante, pois ele terá acesso aos detalhes do processo e poderá lhe fornecer informações mais precisas e adequadas à sua situação.
Dr.na pensão por morte precisa de perícia, pois o meu processo está em réplica, acho muita humilhação um direito que é meu e ter quem esperar quase 2 anos !
Olá Katia, Entendo sua frustração e preocupação com a demora no processo de pensão por morte. Em alguns casos, pode ser necessário realizar perícia para comprovar determinadas informações ou condições que são relevantes para a concessão do benefício. Contudo, é a exceção à regra. Dificilmente haverá perícia nesse tipo de caso. No entanto, é importante ressaltar que a demora no processo pode ocorrer por diversos motivos, como o volume de casos que o órgão responsável precisa analisar, a complexidade do processo, a necessidade de diligências adicionais, entre outros fatores. Se você considera que a demora está sendo excessiva e prejudicial, recomendo que você entre em contato com um advogado especializado em direito previdenciário. Eles poderão avaliar a situação do seu processo, verificar se há possibilidade de agilizar os trâmites e representá-la de forma adequada perante as autoridades competentes. Além disso, é importante manter-se informada sobre o andamento do processo e buscar esclarecimentos junto ao órgão responsável, sempre que necessário.
O da minha sogra, já está indo para 4 anos e não saiu nenhuma resposta do juiz ainda... Alguém sabe me dizer quanto tempo leva pra sair uma simples resposta de aprovado ou negado?
Boa noite Dr minha advogada aceitou o acordo do INSS mas eu nem fiquei sabendo ela falou que só está esperando a homologação do juiz será que vai demorar muito tempo
Boa noite O que eu devo fazer O perito do inss sabe que tenho incapacidade,,o perito judicial também,,o juiz reconhe tbm , mas foi a favor do inss pq alegam que eu já era doente que na verdade eu já era mas não sabia pq eu tinha calve legging petters so parei de andar em 2020 e coloquei duas prótese total nos dois quadril e agora estou com lombalgia e limitações, não faço mais nada,, trabalho nenhum pq a lombar não permite,,,o juiz deu a sentença contra mim e agora Me ajuda por favor ??😢😢😢 tô perdida
É difícil saber o que dizer sem ver o processo, desculpa. O que posso dizer é que seria interessante investigar se essa doença tem CONCAUSA, ou seja, se há mais de um fator - do tipo, é genético mas foi agravada pelo trabalho. mas novamente, infelizmente, não tem como ajudar sem conhecer o processo.
Boa noite a última movimentação no meu processo foi dia 7 de fevereiro,conclusos para julgamento,depois processo devolvido a secretaria e logo em seguida cancelada a conclusão,poderia me explicar por favor 🙏
Geralmente quando ocorre o cancelamento da conclusão para julgamento é porque foi notado que o juiz ainda precisa pedir algum tipo de esclarecimento ou mandar ser realizada alguma coisa no processo.
Dr não sei o que está acontecendo fiz minha perícia médica no INSS e fui covardimente negado minha advogada ela não fala nada comigo isso é normal obrigado
Luiz, você deve verificar se o seu advogado te informa sobre os andamentos relevantes do processo e sobre se ele tira suas dúvidas. Se ele faz isso, é normal que ele não esteja à disposição a todo tempo. Agora, se ele não te informa sobre nada e não responde nunca, aí é entendível que você esteja decepcionado. Se for o caso, tente conversar e explicar como você se sente. Se mesmo assim vocês não conseguirem se entender, você pode desconstituir o advogado e constituir outro de sua confiança.
Dr. Inss propôs acordo negamos após isso, Ganhei em 1ª instância, auxílio acidente … processo desde 2019. INSS NÃO, recorreu, meu advogado também não.. porém o juiz mandou para 2ª instância mesmo assim… pelo que entendi, ainda posso perder em 2º instância, é isso ?? Pode demorar ainda mais 5 anos para terminar o processo ?
Olha, a remessa necessária só ocorre em condenações do INSS cujo valor mensurável da condenação ou do proveito econômico seja superior a mil 1.000 salários mínimos. Se não for o seu caso, seu advogado deve estar realizando uma manifestação para que o mérito não seja revisto pelo segundo grau.
Boa noite Dr. Ja comentei ontem sobre o processo trabalhista que estou e, agora, vou comentar sobre meu processo contra o INSS rs. Bom, resumidamente o INSS não quis recorrer e tambem disse que nao era nescessario o "reexame nescessário", oque acelelaria o andamento do processo. Bom, diante disso o Juiz não proveu, pois por se tratar de uma sentença iliquida é nescessário o reexame "nescessario". Por fim, ele encamionhou o processo a instancia superior. Corre o risco do inss voltar a tras e querer recorrer ou agora é so aguardar os proximos passos? (quais os proximos passos, por gentileza?) Obrigado
Katia, boa noite! Vamos esclarecer o que significa o seu processo estar "em instrução de julgamento". Instrução de Julgamento: Fase Processual: A fase de instrução é uma das etapas do processo judicial onde são coletadas e analisadas todas as provas necessárias para que o juiz possa tomar uma decisão informada. Durante essa fase, são realizadas diversas atividades como: Audiências: Pode haver audiências onde testemunhas e partes são ouvidas. Perícias: Se necessário, são realizadas perícias para esclarecer questões técnicas. Juntada de Documentos: As partes podem apresentar novos documentos que sejam relevantes para o caso. Objetivo: O objetivo da fase de instrução é permitir que o juiz obtenha todas as informações necessárias sobre os fatos do caso antes de proferir uma sentença. É uma etapa crucial onde o juiz reúne provas e escuta depoimentos para formar seu convencimento. Próximos Passos: Após a conclusão da fase de instrução, o processo seguirá para a fase de julgamento, onde o juiz analisará todas as provas e argumentos apresentados para tomar uma decisão final. O que fazer: Acompanhar as Intimações: Fique atenta às intimações e notificações do tribunal, pois você ou seu advogado podem ser convocados para audiências ou para apresentar documentos. Preparação: Se forem marcadas audiências, prepare-se junto com seu advogado, garantindo que todas as testemunhas e provas estejam prontas. Consulta com Advogado: É importante manter contato com seu advogado para entender melhor os próximos passos específicos do seu caso e garantir que todas as providências necessárias sejam tomadas. Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o que significa o processo estar "em instrução de julgamento". Se gostou da explicação, não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal!
Ola ótima tarde Dr. Perdi 4% do meu dedo anelar em um acidente de trabalho. Fiz a perícia por um perito judicial e o perito negou minha sequela. O juiz de primeira instância negou meu benefício. Meu advogado entrou com um recurso e isso tudo ja faz cinco anos e ainda não foi julgado. E normal demorar tanto assim Dr?
Meu processo auxílio acidente está assim. Será que demora ainda ? Deu procedente a mim a sentença!! Ciente da abstenção recursal, observada a desnecessidade da remessa necessária, conforme parte final da sentença proferida a fls. 183/186. No mais, ante a manifestação de fl.197, homologo a desistência do prazo recursal, certifique- se o trânsito trânsito em julgado. Dê-se ciência deste despacho a parte requerida, via portal. Fl. 197: Esclareço ao i. Advogado que a fase de cumprimento de sentença deverá se dar nos termos do Provimento CG nº 1789/2017 publicado no DJE de 08/08/2017,observando-se, ainda, o disposto nos Provimentos CG nº 16/2016, 60/2016 e Resolução 76 do CNJ. Não há custas a serem recolhidas. No silêncio, arquivem-se. -
Aparentemente, já vai para o cumprimento de sentença. A implantação, se ainda não ocorreu, ocorrerá logo. Quanto aos atrasados, vai depender se virá por RPV ou por Precatório.
@@leonardopereiradacruz3989 ainda não estou na espera ainda !! Juiz mandou INSS comprovar q implantou benefício e pediu execução invertida para apresentar os valores em atraso
Dr fiz uma perícia judicial auxílio acidente em novembro do ano passado dei uma olhada no andamento. Esta concluso para julgamento oque isso significa?
@@lsadvs tendi o problema maior é a demora. Tô desempregado passando necessidades com pensao alimenticia em atraso as vezes não temos o básico dentro de casa isso é mt triste 😢
Boa tarde doutor meu advogado deu entrada na minha aposentadoria mais foi negado ai entrou co recurso administrativo ja faiz 2 ano ainda nada o meu advogado entrou com mandado de segurança ja faz 7 meses e também ainda nada demora tanto assim s puder me responder eu agradeço sou Elenir de cosmópolis sp
E nessa brincadeira, meu processo tem mais de 7 anos. Já tecebi o benefício mensalmente, mas meu processo continua e o inss recorrendo como sempre. Isso é muito triste, pois, trabalhei desde os 15 anos e sempre contribuiu. É o que temos... 😢
Dr Boa noite, no meu caso o Juiz pediu perito antes da contestação, e o inss fez uma contestação totalmente fora do merito da inicial, verdadeiro recorta e cola( toda fora do contesto meu é TEA e o inss entendeu que era eu pedindo loas ), agora vem a replica ( resposta do meu adv) ...e ai vem a sentença? Essa contestação errada o que o juiz pode fazer ?
Boa noite, Evelyn! Vamos analisar a situação do seu processo e entender os próximos passos após a contestação apresentada pelo INSS. Contexto do Processo Perícia Antes da Contestação: O juiz ordenou uma perícia antes mesmo da contestação, indicando que a análise técnica da sua condição ou situação é crucial para o desenrolar do caso. Isso é comum em processos onde as condições de saúde ou incapacidade do requerente são essenciais para a decisão. Contestação do INSS: Se a contestação do INSS está fora do mérito da sua inicial, isso pode ser devido a um erro ou mal-entendido na análise do seu pedido. A descrição que você forneceu sugere que houve uma confusão significativa na interpretação da sua solicitação. Resposta à Contestação e Próximos Passos Réplica do seu Advogado: Após a contestação do INSS, seu advogado terá a oportunidade de apresentar uma réplica. Esta é a fase onde seu advogado pode corrigir quaisquer equívocos levantados pela contestação do INSS e reafirmar os argumentos e provas que suportam seu pedido. Possível Necessidade de Esclarecimentos ou Mais Provas: Dado que a contestação foi fora do mérito, o juiz pode necessitar de mais esclarecimentos ou provas para entender completamente o caso. Seu advogado pode solicitar que o juiz considere a contestação como inepta ou irrelevante ao caso, dependendo de quão distante ela estiver do que foi originalmente pleiteado. Impacto da Contestação Errada e Decisão Judicial Avaliação pelo Juiz: O juiz irá avaliar tanto a contestação do INSS quanto sua réplica. Se a contestação estiver realmente desalinhada com as questões centrais do processo, o juiz pode desconsiderá-la em sua decisão ou solicitar ao INSS que reformule sua contestação. Sentença: A sentença só será proferida após todas as partes terem tido a oportunidade de apresentar suas argumentações e o juiz considerar todas as evidências, incluindo o resultado da perícia e as contribuições legais das partes. Se a contestação do INSS não abordar os pontos relevantes do seu caso, isso pode ser favorável a você, desde que sua condição e direitos estejam bem documentados e argumentados pelo seu advogado. Recomendações Comunicação com seu Advogado: Mantenha contato regular com seu advogado para acompanhar o desenvolvimento do processo e entender as estratégias adotadas para responder à contestação. É crucial que seu advogado esteja totalmente informado e preparado para defender seus direitos eficazmente. Evelyn, espero que essas informações ajudem a esclarecer o que pode acontecer após a contestação do INSS e como seu caso pode progredir. Se tiver mais perguntas, seu advogado será a melhor fonte de respostas precisas e estratégias adequadas. E não se esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal para mais informações úteis!
Bom dia doutor, tudo bem? Eu tenho uma dúvida, eu sou/era pensionista do meu pai por morte e recebia a pensão do meu pai desde os 17 anos, fui informado deque só receberia até os 21 anos e que n poderia trabalhar ou deixar de estudar foi oque fiz porém dps fui informado por um advogado que caso eu fizesse faculdade ou continuasse estudando receberia até 24 anos, porém em outubro agr cancelaram minha pensão alegando q n sabiam q eu estava estudando, entrei com o advogado e ele me disse q é coisa de 2 a 3 meses pra voltar a receber as parcelas q falta e o retroativo é vdd? (Sigo todos os seus vídeos, parabéns pelo canal!)
coisa de 2 a 3 meses é só se o juiz der a tutela antecipada e isso é muito relativo ao juiz que recebe o processo. se ele garantiu isso deve conhecer bem o juiz que foi sorteado ou as decisões da comarca.
@@lsadvsDr. Mas a pensão não é paga somente até os 21 anos,mesmo fazendo faculdade? O INSS disse ao meu filho que a pensão por morte iria ser suspensa com 21 mesmo que ele estivesse fazendo faculdade? E no caso acima o Dr. Responde que o rapaz irá receber os atrasados como assim,pode explicar. Pois meu filho faz faculdade.
Doutor no caso da minha cunhada o INSS exigiu a recisão e uma declaração do empregador se ela entregou atestado nos últimos 3 meses, acontece que a empregadora não tinha registrado no e-social e tivemos que recorrer a justiça, agora a DPU disse que a recisão é somente após a empregadora recolher todos os encargos e isso pode levar anos, outra coisa a empregadora se nega a dar a declaração sobre os atestados, não sei o que fazer
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊Com isso você nos ajuda a continuar ajudando pessoas que também precisam de informação acessível!
Eu estou na luta, tenho uma hérnia de disco lombar que cumprime os nervos,tenho 57 anos com mais de dezenove anos de contribuição, fiquei recebendo benefício dois anos e depois que o perito sugeriu o INSS a minha aposentadoria,o INSS não aceitou mais ,ja tentei perícia mais umas quatro vezes e sou reprovada, agora está na justiça,com a perícia marcada para o início do mês, está nas mãos de Deus, só ele sabe de todas as coisas! 🙏
A perícia na justiça costuma ser muito mais completa do que as do INSS. Espero que dê tudo certo!
Como foi resultado
@@Klau-e7u estou aguardando o resultado.
@@Klau-e7u não tive resultado ainda
Às vezes eu fico pensando pra quê existe INSS o documento que prova nosso tempo de serviço é a carteira de trabalho e nossas contribuições já estou 5 anos nesta luta que Deus todo poderoso nos ajude.
Infelizmente, o INSS nos obriga a ajuizar contra ele mesmo.
Por isso a importância de está assistido por um advogado, especialista em direito previdenciário.
Muitas das vezes o contribuinte acredita , que seu benefício vai ser fácil de conseguir. Mas não entendem que se o SERVIDOR DO INSS, receber o requerimento de qualquer jeito, na maioria das vezes ele será indeferido.
Fora as solicitações baseadas simplesmente no CNIS , quando esses constam vários indicadores de pendencias.
O contribuinte não sabem disso,por isso a importância do advogado, até mesmo no âmbito administrativo.
Parabéns por esse importante vídeo de extrema importância pra nois os brasileiros que estamos esperando o resultado da justiça federal
Muito obrigado, José!
E no seu processo, o que está acontecendo?! Conta pra gente!
Dr isso que eu estou esperando a justiça faça isso comigo pra mostrar a realidade dá minha situação que é gravíssima uma tremenda humilhação que agente passa 😢😢😢
Alguns processos realmente são capazes de nos estressar muito.
Parabéns, muito bem explicadinho, ganhei em todas as instâncias e agora foi para o STF. Que Deus abençoe
Vai dar tudo certo!
Remetidos os Autos (por julgamento definitivo do recurso) para Juízo de origem pode me ajudar a entender?
Boa tarde! Suas explicaçoes são ótimas. Dentro desse assunto, como ficaria no processo ADM dentro do proprio INSS, que ja esta em cumprimento de acordao (JR para SRNCO), aguardando 3° Diligencia...trata-se de revisao de valores de SB e RMI Bc errados, ao qual, os relatores já confirmaram pela legislaçoes em seus despachos. Grato Miro...no aguardo, agradreço
Os políticos não existe reforma da previdência, porque só trabalhar 04 anos.
( ).
Boa noite! meu filho tem 18 anos e autista ,o CRAS do meu bairro deu início no benefício loas e deu indeferido,disse que tem condições de trabalhar! mais eu como mãe sei que ele é totalmente dependente de mim
Nesse caso, tem que entrar com processo.
Minha audiência de pensão por morte será dia 24 por chamada de vídeo, mas ontem pareceu uma mensagem distribuído para conselheiro relator ,CRPS 19 não entendi
O meu 1° instância graças a Deus deu PROCEDENTE, agora inss recorreu, estou no aguardo, estou bastante preocupado com o trabalhista o perito mal olhou pra minha cara, foi pra empresa não quis ir nas áreas, e deu como degenerativa, sendo igual o médico cirurgião que me operou brincou (ta estragado hein tão novo) 10 anos mechendo com toneladas, resumindo no trabalhista o juiz acatou o que o perito falou, sendo que todos médicos que passo e os fisioterapeuta falam que é LER.
Já tivemos problemas assim no escritório - tendo outros laudos, porém, dá para bater bem forte no erro da perícia técnica desfavorável. Em um processo trabalhista conseguimos refazer a perícia três vezes até que chegasse no mesmo resultado que a perícia que havia sido feita pelo INSS. O segredo é não desistir.
@@lsadvs no caso essas três tentativas é tipo 1° instância, ACÓRDÃO E STjF??? Deus abençoe pela resposta querido, pois é cada coisa se matei, fui chamado de doido, burro, (quer mover o mundo) honrei a porta que Deus abriu, HOJE SINCERAMENTE TEM VEZES QUE PENSO SERA QUE VALE A PENA SER CERTO, (É TRISTE CADA COISA, SÓ DEUS PRA ABENÇOAR)
@@avantitricolorwcs9863 Não necessariamente. Nesse caso que citei, conseguimos que o mesmo juiz, antes de julgar, mandasse trocar o perito e refazer a perícia, ou seja, sem recurso nem nada.
@@lsadvs pois é o meu não deixou nada, não quis nada, esperando por Deus pois ele é justo. Deus abençoe e parabéns principalmente por esse caso, o meu já falou não te erro etc etc, sendo que o perito foi pra tomar café inacreditável.
Boa tarde na Minha causa foi feita um acordo com o inss pra loas . O juiz ja fez homologação do acordo e agora voltou pra secretaria , quando começa o contar o prazo pra implantação do benefício e o pagamento ro retroativo?
Olá, Natalia! Como faz tempo que você fez a pergunta, já deve ter sido resolvido. Contudo, para não deixar sem resposta: o prazo deve constar do próprio acordo que foi homologado.
Dr o INSS está me descontando o consignado 203 porque fui a primeira dependente que recebi pensão por morte ,e eles não viram que tinha outra pessoa então me disseram que agi de má fé , bem o juiz mandou que o INSS me desse a tutela e parasse o desconto porque o erro foi do INSS e seu sistema mas o INSS respondeu ciência com renuncia do prazo e agora quanto tempo isto vai demorar
Só vendo o processo para saber. Mas se entendi bem, trata-se de uma tutela provisória. Se for isso, ainda tem o processo todo pela frente.
Mesmo o perito não perguntando qsd nada sobre meu filho autista,as receitas e os laudos ajudam na perícia???
OIha, é muito difícil responder isso sem conhecer o processo. Alguns peritos quase não perguntam nada porque consideram que a questão já está decidida de acordo com documentos que estão nos autos do processo.
Bem claro dr!!!
Muito obrigado!!!
Meu laudo do perito judicial deu “incapacidade permanente e parcial”, tenho 59 anos e 23 de afastamento. Minha advogada decidiu impugnar. Eu preferia que não, mas ela disse que deveria e assim fez. Será que ela fez bem? Já faz mais de 2 meses e ainda não temos sentença.
O meu também o juiz julgou procedente auxílio acidente em 03/09/2024 agora vamos ver o inss tem 10 dias corrido pra manifestar
Oi, Cecilia. É muito difícil dar opinião sem conhecer o caso. Mas assim, via de regra o advogado só vai insistir em "protelar" o processo se achar que vale mesmo a pena, caso contrário, ele gostaria de receber o quanto antes, assim como você.
@@lsadvs , a juíza deu sentença favorável a mim, baseada tão somente na minha idade e tempo de afastamento, ou seja, foi ilegal a minha convocação para ser periciada naquela época pelo INSS, independente de eu estar apta ou não para o trabalho! 1 ano de processo e 1 perícia judicial. Ela deu ao INSS 30 dias para restabelecer a integralidade do meu benefício, graças a Deus 🙏🏼🙏🏼 e condenou a pagar a diferença do que reteve neste período. Lembrando: meu laudo deu incapacidade permanente e parcial.
Entrei com um pedido de auxilio acidente dois anos depois marcaram a pericia eu fiz e indeferiu pelo nao comparecimento entrei com recurso 11 meses e nada coloquei um advogado conta esse tempo sem advogado???????
Leiliane, entendo a frustração com a demora no processo de solicitação do auxílio-acidente. Vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre o que você pode fazer a seguir e como a presença de um advogado pode influenciar no andamento do seu caso.
Contexto
Pedido Inicial e Indeferimento:
Você entrou com um pedido de auxílio-acidente, e após dois anos, a perícia foi marcada.
O pedido foi indeferido por "não comparecimento", o que significa que o INSS registrou sua ausência na perícia médica.
Recurso:
Você entrou com um recurso após o indeferimento. Esse recurso já está em tramitação há 11 meses sem resposta.
Contratação de Advogado:
Você contratou um advogado para acompanhar o processo.
Contagem de Tempo e Procedimentos
Contagem do Tempo:
O tempo que você passou sem advogado não altera a contagem de prazo administrativo do INSS.
O INSS tem prazos específicos para responder a recursos administrativos, mas esses prazos muitas vezes não são cumpridos devido ao volume de processos.
Papel do Advogado:
A presença de um advogado pode acelerar o processo, pois ele pode fazer acompanhamentos mais rigorosos e tomar medidas adicionais, como requerer informações diretamente ao INSS ou entrar com ações judiciais, se necessário.
O advogado pode verificar se houve falha na comunicação da perícia (por exemplo, se você não foi devidamente notificada) e usar isso para fortalecer seu caso.
O que Você Pode Fazer Agora
Verificação com o Advogado:
Peça ao seu advogado para verificar o status do recurso junto ao INSS. Ele pode acessar o sistema e verificar se há alguma pendência ou solicitação adicional.
Seu advogado pode apresentar uma petição formal ao INSS pedindo celeridade no julgamento do recurso, explicando a situação e a necessidade urgente do benefício.
Ação Judicial:
Se o recurso continuar sem resposta, seu advogado pode entrar com uma ação judicial contra o INSS por demora injustificada na análise do recurso. Isso é conhecido como Mandado de Segurança, que pode ser utilizado para garantir o direito de uma resposta rápida do INSS.
Documentação:
Assegure-se de que toda a documentação médica e provas de comparecimento à perícia estejam disponíveis para o seu advogado. Isso inclui laudos médicos, atestados, e qualquer notificação recebida do INSS.
Resumo:
Verificação e Acompanhamento: O advogado pode verificar o status do recurso e fazer um acompanhamento mais rigoroso.
Petição de Celeridade: O advogado pode peticionar ao INSS pedindo celeridade no julgamento do recurso.
Ação Judicial: Em caso de demora excessiva, o advogado pode entrar com uma ação judicial para garantir uma resposta do INSS.
Espero que essas informações ajudem a esclarecer suas dúvidas e a tomar os próximos passos adequados. Se precisar de mais assistência ou tiver outras perguntas, estou à disposição. Se gostou da explicação, não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal!
@@lsadvs muito obrigada pela atencao
Boa tarde! Dr. Ganhei na justiça e tenho 5 Cid irreversíveis.Tive nova perícia há um mês o perito judicial não olhou na minha cara, levei exames ressonâncias e laudos também e o mesmo negou. Não perguntou nada referente ao que sinto e dificuldades para tudo. Isso é perícia judicial? Se possível me diga o que o Sr. pensa quanto a minha situação. Aguardo e muito obrigado!
Olá, Levi! 😊
🔹 Sobre a Perícia Judicial: Uma perícia judicial deve ser conduzida com rigor técnico e, idealmente, com empatia e respeito pelo periciado. No seu caso, a falta de diálogo e a rejeição das provas apresentadas (exames e laudos) podem indicar que o perito não considerou totalmente as informações relevantes para avaliar suas condições de saúde.
📄 Possíveis Ações: Diante dessa situação, você tem algumas opções:
📝 Impugnação do Laudo: Em alguns casos, é possível contestar o laudo pericial por meio de uma impugnação. Esse pedido pode ser feito com o auxílio do seu advogado e deve argumentar que a avaliação não foi realizada de forma adequada.
📝 Solicitar Nova Perícia: Se houver indícios de que o laudo pericial não é fiel à sua condição de saúde, você pode solicitar uma nova perícia ou pedir uma segunda opinião dentro do processo, com justificativas sobre os erros ou omissões no exame realizado.
📑 Orientação Jurídica: Converse com seu advogado sobre a possibilidade de questionar formalmente essa perícia. Ele poderá avaliar os detalhes do seu caso, verificar as opções disponíveis e guiar o processo para garantir que sua situação seja avaliada de maneira justa.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
@@lsadvs Dr. Muito obrigado!
Forte abraço!
Quando o parecer do perito é favorável e da assistente social também é, as chances do juíz aceitar são maiores? E é demorado?
São muito maiores. Quanto ao tempo, não tem como saber sem conhecer os detalhes do processo - e, ainda assim, daria apenas para chutar pela média.
@@lsadvs obrigado pela atenção, agora é aguardar mesmo. Kkk
O meu tbm foi favorável do perito e da assistente social e já faz 3 meses que tá no juiz e nada ainda
@@Ingra-d8j já faz um ano e nada. Kkk
@@RodrigoBernardo MDS kkk
Tem q ver com o advogado pq tá demorando tanto assim
Estou esperando a 1ano e 8 meses do INSS agora entrei na justiça está pra ir pra 2 anos espero que a justiça seja feita
Eu também espero!
Tbm estou com prosseso estou enfrentando muito complicado 😢
Mas vai dar tudo certo!
Bom dia doutor muito obrigado pela informação
Ficamos muito felizes em ajudar!
A 5 anos atras entrei contra o inss pois negaram auxilio doenca pra mim mesmo indo ao perito com braco pos cirurgia no processo está : Impulsionamento por Certidão - Atos Ordinatórios, sabe me explicar o que esta havendo ? Meu advogado mal me responde é dificil 5 anos ja
Essa movimentação é muito genérica. Não tem nem como eu ter ideia do que está ocorrendo. O que posso te dizer é que ato ordinatório é uma ordem judicial. Aparentemente o juiz mandou expedir uma certidão para algum fim no processo. Agora... de que se trata, realmente não tem como eu responder.
Meu processo administrativo foi pra relator, agora passou para o pmf forom anexados processo concessório. E esta esperando um parecer do medico pmf ,o que significa
Obrigado
Vídeo top
Muito obrigado, Ailton!
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Dr eu sou cego do lado esquerdo e tenho baixa visão do lado direito cerca de 40% sou pescador pago sindicato, tenho direito ao auxílio doença por incapacidade? Ou aposentadoria por invalidez?
Olha, pode ser que sim. Mas você vai ter que marcar uma consulta com um advogado que analisará a situação nos detalhes para responder adequadamente.
Dr. Pode me explicar o que quer dizer isso: "CERTIFICO que, decorrido o prazo legal, não há manifestação de quaisquer das partes no tocante à interposição de recurso. Ressalto, no entanto, tratar-se de sentença sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório. Pelo que, subemto ao processamento para efeito de envio dos autos ao TRF 2ª Região."
Katia, vou explicar o significado da certificação que você mencionou.
Significado da Certificação
Texto:
"CERTIFICO que, decorrido o prazo legal, não há manifestação de quaisquer das partes no tocante à interposição de recurso. Ressalto, no entanto, tratar-se de sentença sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório. Pelo que, submeto ao processamento para efeito de envio dos autos ao TRF 2ª Região."
Explicação
Decurso do Prazo Legal:
Significa que o prazo para as partes apresentarem recursos contra a sentença já passou. Nenhuma das partes (autor ou réu) apresentou recurso dentro desse prazo.
Duplo Grau de Jurisdição Obrigatório:
Algumas sentenças estão sujeitas ao duplo grau de jurisdição obrigatório. Isso significa que, independentemente de as partes terem recorrido ou não, a sentença precisa ser revisada por um tribunal superior, para garantir maior segurança jurídica.
Este procedimento é comum em casos que envolvem a Fazenda Pública (União, Estados, Municípios) ou quando a sentença é desfavorável ao ente público, conforme previsto na legislação processual brasileira (Art. 496 do Código de Processo Civil).
Envio dos Autos ao TRF 2ª Região:
Os autos do processo serão enviados ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) para que este realize a revisão da sentença. O TRF2, com sede no Rio de Janeiro, tem jurisdição sobre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Isso significa que, mesmo sem recurso das partes, o tribunal superior analisará a sentença para verificar se ela está correta e conforme a lei.
Resumo
Prazo Decorrido: O prazo para as partes recorrerem terminou e ninguém recorreu.
Duplo Grau de Jurisdição: A sentença precisa ser revisada automaticamente pelo TRF2.
Envio dos Autos: O processo será enviado ao TRF2 para essa revisão obrigatória.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender o significado da certificação no seu processo. Se gostou da explicação, não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal!
Obrigada pela resposta, agradeço muito!
Um ano e meio? Estou há quatro anos e meio com o pedido e agora que me pediram para pagar 12 mil de perícia.
Misericórdia meu Deus que triste 😢😢😢
Vai no ministério público e ferrar com esse ADV
Tem ADV que não podia ser um ADV porq todos só começa a receber a partir das causa ganha
Cada caso tem suas particularidades, o que faz com que o tempo varie MUITO de caso para caso.
Boa noite!. O juiz deu despacho p Em 10 dias INSS habilitar herdeiros . Não respondeu. Passou 4 meses já, falei com meu advogado q intimou por e-mail e pediu cumprimento decisão. Agora vi processo andou e teve petição de petição intercorrente e agora está concluso p despacho . Creio q será q significa td esse movimento q fez? Será q saí alvará etc. Aff. Grata pela atenção 😚. Deus abençoe 🌸✋
Olá, Mariana! Vamos entender o que esses andamentos no processo significam:
🔹 Despacho para o INSS habilitar herdeiros em 10 dias: O juiz determinou que o INSS habilite os herdeiros no prazo de 10 dias. Como o INSS não respondeu dentro desse prazo, seu advogado tomou a atitude correta ao pedir o cumprimento da decisão por meio de e-mail.
🔹 Petição intercorrente: Isso significa que houve algum tipo de movimentação ou pedido no processo que pode estar relacionado à solicitação do seu advogado para que o INSS seja intimado a cumprir a decisão de habilitar os herdeiros. Intercorrentes são petições que surgem durante o andamento do processo para resolver questões que vão aparecendo no decorrer dele.
🔹 Concluso para despacho: Agora, o processo foi enviado para o juiz para que ele tome uma nova decisão. Isso pode incluir a expedição do alvará para liberar valores ou outro tipo de ordem para o cumprimento da sentença.
📌 O que pode acontecer a seguir? O juiz pode finalmente decidir sobre o pedido do seu advogado para que a decisão seja cumprida, o que pode incluir a expedição do alvará para liberar os valores aos herdeiros. A movimentação está avançando e é uma boa sinalização de que o processo pode estar chegando a um desfecho.
Fique atenta e continue acompanhando com seu advogado, pois em breve pode haver mais novidades, como a expedição do alvará.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Espero ter ajudado!
tive cancer de mama e fiquei afastada pelo INSS, mas a perita negou a prorrogação mesmo eu com atestado do oncologista e cirurgia marcada,
e ao retornar a empresa fui demitida no mesmo dia.
já entrei com processo contra a empresa.
devo processar o INSS?
Apenas se tiver direito a algum benefício - ter autorizado a volta, em si, não dá nenhum direito.
Oi boa noite dr . Tenho um processo na justiça por tempo de serviço aposentadoria especial. Já julgado e ganho aqui em minha cidade, des 2018 más o inss recoreu e está no TRF 3 SP desde 2019 e até agora não tem respostas por tanta demora. Dr porque será que demora tanto assim. Tenho 62 anos de idade.
Boa noite, Afonso!
Entendo sua frustração com a demora no julgamento do seu recurso no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Vamos analisar os motivos que podem estar contribuindo para essa demora e o que pode ser feito a respeito.
Motivos para a Demora no TRF
Alta Demanda de Processos:
O TRF3, como outros tribunais, tem uma alta demanda de processos, o que pode causar atrasos significativos no julgamento de recursos. O acúmulo de processos é um dos principais fatores que contribuem para a lentidão.
Complexidade do Caso:
Processos de aposentadoria especial podem envolver uma análise detalhada de documentos, perícias e laudos técnicos, o que pode prolongar o tempo de julgamento.
Recursos e Prazos:
Quando o INSS recorre de uma decisão, o processo passa por várias etapas até que o recurso seja julgado. Cada etapa tem prazos específicos, e atrasos podem ocorrer em qualquer uma delas.
Pandemia:
A pandemia de COVID-19 impactou significativamente o funcionamento dos tribunais, causando adiamentos e atrasos em diversos processos.
O que Você Pode Fazer
Consulta ao Advogado:
Consulte o seu advogado para obter uma atualização detalhada sobre o andamento do processo no TRF3. O advogado pode verificar se há alguma pendência específica que esteja causando a demora.
Pedido de Prioridade:
Considerando que você tem 62 anos, seu advogado pode solicitar prioridade na tramitação do seu processo, com base no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que garante a prioridade na tramitação de processos para pessoas com mais de 60 anos.
Acompanhamento Direto:
Acompanhe o andamento do seu processo diretamente no site do TRF3. Isso pode fornecer informações atualizadas e detalhes sobre eventuais movimentações processuais.
Reclamação na Ouvidoria:
Você pode registrar uma reclamação na Ouvidoria do TRF3 para relatar a demora excessiva. A Ouvidoria pode intervir para acelerar o processo.
Resumo das Ações
Consulta ao Advogado: Solicite uma atualização e possível pedido de prioridade.
Acompanhamento Direto: Verifique o andamento do processo no site do TRF3.
Reclamação na Ouvidoria: Registre uma reclamação para tentar acelerar o julgamento.
Espero que essas informações ajudem a esclarecer a situação e a encontrar uma solução. Se gostou da explicação, não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal!
Dr° uma dúvida, no caso de deferimento de recurso ordinário administrativo para o restabelecimento de pensão por morte vitalícia que fora concedido por prazo determinado em 2018 e aguarda a mais de 7 meses a implantação, contados do acordão... Cabe mandado de segurança para implantação??? E sobre os atrasados (desde 2019) pedido de pagamento administrativo ou judicial?
Entendo que cabe mandado de segurança sim. Mas tem que ver os detalhes.
Quanto aos atrasados, se foi reconhecido, é interessante provocar administrativamente e, não ocorrendo o pagamento, aí sim judicializar.
@@lsadvs meu auxílio maternidade rural foi negado pelo INSS, a justiça pegou agora a advogada falou q o juiz já deu o despacho oque quer dizer? Dizendo ela q está esperando liberar os valores, eu não sei bem oque é
@@lenemagalhaes3652 Não entendi também. Se foi negado, não entendo que valor está aguardando ser negado. Converse direitinho com ela para entender melhor o que ocorreu.
@@lsadvs o INSS deu indeferido mas colocaram na justiça e o juiz aprovou
Dr minha causa eata na justiça federal desde 2019 a juíza deu parecer favorável mais agora houve a suspensão pelo tribunal quanto tempo tenho que aguardar me responda por favor muito obrigado
Elenice, sem saber o motivo da suspensão, não tem nem como fazer ideia do que responder para você, infelizmente.
Bom Dr o processo foi reativado de 2012e o INSS recorreu foi pra segunda instância dos desembargadores manteve a sentença do primeiro juiz agora está acórdão pulplicado deu recebo os retroativos de que que ano obg
Tem que ver o processo para saber, mas é possível que os retroativos venham desde o pedido administrativo junto ao inss.
Obg Dr
Ótimo vídeo!😃
Muito obrigado!
Eu recebi auxílio doença por 3 anos, não ando e respiro por aparelhos, depois desse tempo foi cortado, e quando passei novamente foi negado, agora em 2023 entrei com o pedido novamente para receber o benefício e receber o tempo atrasado de quando foi cortado, o INSS não aceitou pagar os atrasados, e essa semana foi para o juiz, demora o julgamento?
Infelizmente, não tem como dizer quanto demora nesse tipo de caso. Depende demais de muitos fatores.
Boa noite, meu processo no benefício BPC loas esta em conclusos para julgamento, em que momento eles solicitam a perícia social?
respondido no seu outro comentário!
Boa tarde doutora no meu processo eu ganhei mais da decisão ouve a tutela para implatar a decisão mais eu ja estava recebendo um b91 eu pedir a revogação da tutela ,como saber quanto tempo vou receber de atrasado por a tutela foi revogada
Oi, Alexsandro!
🔹 Vamos esclarecer como funciona o pagamento dos atrasados do INSS, levando em conta se o valor será pago via RPV (Requisição de Pequeno Valor) ou precatório. Isso influencia diretamente o tempo de recebimento.
🔸 RPV (Requisição de Pequeno Valor): Se o valor dos atrasados for até 60 salários mínimos, o pagamento é feito por meio de RPV. Esse tipo de requisição tem um prazo de até 60 dias para pagamento após a emissão, então costuma ser mais rápido.
🔸 Precatório: Caso o valor ultrapasse 60 salários mínimos, o pagamento será feito por precatório, que segue um calendário específico:
Precatórios expedidos até 1º de julho de um ano são pagos até o final do ano seguinte.
Precatórios expedidos após essa data são pagos apenas no ano subsequente, ou seja, o prazo pode ser bem mais longo.
🔹 O que esperar no seu caso: Como você pediu a revogação da tutela e o processo está em fase de cálculo para determinar os atrasados, o seu advogado poderá verificar se o valor total se encaixa para pagamento via RPV ou precatório.
⏳ Tempo de Recebimento: Se for via RPV, você poderá receber em poucos meses após a homologação dos cálculos. Se for por precatório, o prazo depende do calendário, podendo levar mais de um ano.
🔸 Dica: Acompanhe o andamento com seu advogado, pois ele pode confirmar o valor dos atrasados e qual forma de pagamento será utilizada.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle ✨😊
T 15 anos e2mesis 11 dias pago e ele fala que. Não trabalhe em dois e5 e dois. E7 sendo que trabalhe como eu ganhava comiscao. Eu paguei todos os atrasados e mesmo sim foi negado.
Iracema, perdão, mas não entendi a pergunta.
Boa tarde Dr, meu processo estava nas turmas, foi feito o acordao em meu favor, meu advogado disse que vai voltar pra 1 estância, quanto tempo demora em média esse trâmite até checar no juiz pra ele pedir cumprimento de ativar o benefício? E quanto tempo demora pra receber os atrasados? Obrigada.
Não tem como saber quanto tempo demora, varia muito de cada vara. Contudo, tenho visto essa volta dos autos à origem acontecer em uma média de 30 a 40 dias.
Quanto aos atrasados, é mais difícil ainda responder sem ver o processo. Se for um valor baixo, é relativamente rápido - até 6 meses tem chance de receber. Se for valor alto vai para precatório. Aí é a perder de vista.
Boa Noite dr tudo bem me chamo Leandro estou com processo de auxilio doença na justiça e o INSS se manifestou com sua defesa alegando que eu nak tenho direito ao beneficio por incapacidade estou esperando a decisão do juiz
Espero que você consiga receber!
Boa noite Dr.muito bom seus vídeos,bem explicativo,o senhor pode me dar uma opinião,dei entrada na minha aposentadoria especial em outubro/19 , só que o juiz reconheceu meu ppp da volks e da multibras ,deu procedente em parte por segundo ele 1 ano e 9 meses que faltaram em trabalhava em uma fabrica que me registrou apenas como pintor e não como pintor a pistola (absurdo isso porque a própria categoria ja me da o direito)meu advogado entrou com recurso onde ouviu 2 testemunhas que trabalharam comigo nesta firma mas infelizmente não reconheceu o fato de ter 2 testemunhas,meu advogado entrou novamente com recurso e logo em seguida consegui achar meu patrão que trabalhei como pintor e assinou meu ppp (graças a DEUS)agora meu processo esta assim ,dia 10/05/24 completa 2 anos que está aguardando julgamento e com uma esperança que agora os desembargadores irão reconhecer pois agora tenho um ppp provando que eu era pintor a pistola , gostaria de 2 opiniões se puder;
A primeira é será que com essa prova do ppp completando o tempo de 25 anos e2 meses fica fácil de eu coneguir ?
A segunda é,em outubro/24 se completa 5 anos que dei entrada, será que este anos tem grande chance de eu me aposentar?
Rafael, infelizmente não dá para responder essas perguntas sem ver o processo. As chances de virada em segundo grau dependem de muitos detalhes. Quanto ao tempo que falta, se for juizado especial tem chance de terminar logo, pois não tem recurso para STJ e dificilmente tem para o STF. Já se for no procedimento comum, tem que ver se tem chances de recurso para o STJ - aí pode demorar um bom tempo ainda.
@@lsadvs não entendo estas siglas ,mas o meu esta trf3 em são Bernardo,acho que é isso rsrs ,de qualquer forma agradeço o retorno ,DEUS abençoe
Tenho um processo previdenciário art. 86, (auxílio acidente) foi iniado a ação em 2019 porém entramos na época da pandemia e acabei não fazendo a perícia foi remarcada e não fui avisado, juiz julgou improcedente no art. 487 inciso 1 e foi extinto, em 2022 entrei com uma nova ação porém o INSS alegou em petição que já existe coisa julgada no processo anterior e o juiz acatou e deu a sentença novamente improcedente no art.485 inciso v, entramos em faze de apelação para tentar reformar a sentença, o DR. acha que conseguimos converter.
Olá, Rodolfo! Vamos analisar a situação do seu processo previdenciário referente ao auxílio-acidente e as perspectivas para sua apelação diante das decisões judiciais anteriores.
Entendendo o Contexto
Primeiro Processo: Você mencionou que seu primeiro processo foi julgado improcedente sob o artigo 487, inciso I, do Código de Processo Civil (CPC), que trata da decisão de mérito que não acolhe as pretensões do autor. A falta de comparecimento à perícia médica, especialmente se você não foi devidamente notificado, poderia ser um ponto a ser explorado, mas parece que isso não foi suficiente para evitar a decisão de improcedência.
Segundo Processo e Coisa Julgada: No segundo processo iniciado em 2022, o INSS argumentou que a questão já estava resolvida pelo princípio da "coisa julgada", que impede que uma questão já decidida seja rediscutida em um novo processo. O juiz aceitou essa alegação, resultando em uma nova sentença improcedente com base no artigo 485, inciso V, do CPC, que prevê a extinção do processo sem resolução do mérito quando o juiz verifica a ocorrência de coisa julgada.
Perspectivas para a Apelação
Apelação: A apelação que você mencionou está tentando reformar a última sentença. A chave aqui será demonstrar que a decisão anterior não deveria gerar coisa julgada para o mérito da questão devido a circunstâncias excepcionais (como a pandemia e problemas de notificação).
Argumentos Possíveis: Seu advogado pode argumentar que houve uma falha no processo de notificação sobre a perícia remarcada, e que isso impactou negativamente seu direito de defesa e acesso à justiça. Além disso, pode-se discutir se as condições para a aplicação da coisa julgada realmente se aplicam ao caso, especialmente porque quando um processo é extinto sem análise do mérito, é mais do que reconhecido que pode haver nova propositura - isso significa que, apesar de eu ter poucas informações sobre o seu processo, me parece que você tem ótimas chances de reverter essa decisão.
Recomendações
Documentação e Evidências: Certifique-se de que todas as evidências, especialmente comunicações sobre as perícias e as notificações recebidas, estejam bem documentadas e disponíveis para serem apresentadas durante a apelação.
Comunicação com seu Advogado: Mantenha uma comunicação frequente e aberta com seu advogado para discutir as melhores estratégias para a apelação e entender todas as possibilidades jurídicas.
Rodolfo, embora os desafios sejam significativos devido à coisa julgada, a correta argumentação e apresentação do caso podem potencialmente levar a uma decisão favorável na apelação. Continue trabalhando de perto com seu advogado para buscar a melhor resolução possível.
E não se esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal para mais informações úteis!
Bom dia Dr. Isso mesmo com essa apelação estamos tentando provar que aquele processo de 2019 não ouve resolução do mérito devido eu não ter feito a perícia e não ter gerado a prova pericial para análise, nesse novo processo de 2022 fiz a perícia e nela constou incapacidade parcial e permanente com nexo causal e estamos pedindo somente para analisar a ação corretamente que vai confirmar que tenho todos os requisitos enquadrado no artigo 86 da lei 8213/91 e com isso reformar aquela decisão anterior...Obrigado pelas informações e estamos torcendo que dê tudo certo com a graça de Deus...
Dr. Boa tarde, meu pai recebeu um acordo do inss, pelo perito nao ter fixado uma DIP que seria no dia 30/11/22 data quando cessou o beneficio, o acordo e para fixar a DIP em 30/06/23 data que deu inicio ao processo, resumindo meu pai vai perder uns 7 meses de atrasados se aceitar o acordo. Mas se caso aceitar esse acordo, esse processo incaminha para o juiz? E se sim, o juiz pode ver que tem algo errado e fala pro inss pagar desde o dia que cessoi no caso 30/11/22? Ou o juiz so homologa do jeito que o inss mandou?
Olá, tudo bem? 😊
Vamos entender a situação do seu pai!
🔹 Acordo oferecido pelo INSS: No caso, o INSS está propondo fixar a Data de Início de Pagamento (DIP) em 30/06/23, o que significa que seu pai perderia os atrasados entre 30/11/22 e 30/06/23. Isso é algo comum em propostas de acordo, mas é importante avaliar se vale a pena para vocês.
🔹 Se o acordo for aceito: Caso vocês aceitem o acordo, ele vai sim para homologação do juiz. O papel do juiz aqui é verificar se o acordo respeita os direitos básicos das partes envolvidas e se tudo está dentro da legalidade. Contudo, o juiz não vai alterar os termos do acordo, ele apenas homologa ou não. Ou seja, se o acordo foi aceito, o juiz não vai modificar a DIP para 30/11/22 por conta própria.
🔹 E se o juiz achar algo errado?: O juiz pode não homologar o acordo se encontrar alguma ilegalidade clara ou algo que prejudique seriamente seu pai, mas se o acordo for voluntariamente aceito, o mais comum é que o juiz o homologue conforme foi proposto e aceito pelas partes.
🔹 Dica importante: Antes de aceitar o acordo, analisem com cuidado com o advogado se a perda desses 7 meses de atrasados é compensada pelos benefícios de encerrar o processo agora. Dependendo do caso, pode ser mais vantajoso seguir com o processo para tentar garantir todos os atrasados desde 30/11/22, ou talvez o acordo seja uma solução mais rápida e segura.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Espero ter ajudado!
DR DÚVIDA RELATOR DO PROCESSO DA VOTO PRIMEIRO OU JA SAI ACÓRDÃO?
Em algumas câmaras o voto do relator sai primeiro, mas na grande maioria o acórdão já sai de uma vez com o resultado final.
Meu filho é autista nível 2,entrei 2 vzs no INSS e o mesmo negou,procurei um advogado e entramos na justiça,a perícia foi hoje e o perito ñ perguntou qse nada pra mim,perguntou pra o mej filho se eles estuda,se sabe ler,se brinca com os colegas na escola,eu achei estranho pq ñ me perguntou qse nada é tô sem esperança de dar certo,mas olhou todas as receitas laudo da psicóloga e tirou foto do meu filho,será q o juiz vai negar???
Oi, Aninha! Respondi você no outro comentário e tem a ver com isso dele ter olhado os laudos e receitas!
Boa tarde ganhei o INSS recorreu mas foi negado não provimento aí eles entrou com RC extraordinário
Olha, 99% dos recursos extraordinários são negados. Vamos torcer pro seu caso não ser o 1%!
MEU PROCESSO ESTA NA SEGUNDA INSTÂNCIA CONCLUSOS RELATÓRIO JULGAMENTO E VOTO ESPERO QUE NÃO DEMORE
MACIEL DEMOROU MUITO PARA SEU JULGAMENTO EM SEGUNDA INSTÂNCIA?
Ganhei a causa em 2021, voltou pra mesa do juiz agora está concluso para decisão, pode me informar o que é isso?
Então, para poder dizer, preciso saber o que aconteceu nesse meio tempo entre "ganhar a causa" e agora.
Dro tenho uma calsa no INSS que já está deferida EU ganhei a causa já Fas 2 anos e ainda não FOI liberada..
Boa noite doutor meu pai ta com uma causa contra o inss ja tem mais de 1 ano ele tem alzheimer o advogado previdenciário ja entrou com os laudos e ta conclusos para julgamento queria saber se demora pro juiz dar a setenca final pois meu pai e minha família presisa do beneficio de volta
Olá, Cleber! Boa noite!
Entendo a preocupação com o caso do seu pai, especialmente por conta da condição de saúde dele. Vou te explicar o que significa o processo estar "concluso para julgamento" e o que pode ser feito a seguir.
📋 1. O que significa "concluso para julgamento"?
Essa expressão indica que o juiz já recebeu o processo com todos os documentos, provas e laudos, e agora está preparado para analisar o caso e dar a sentença. Isso é um bom sinal, pois significa que o processo está em uma fase final, esperando apenas a decisão do juiz.
⏳ 2. Quanto tempo demora?
O tempo que o juiz levará para dar a sentença pode variar bastante. Alguns fatores que podem influenciar incluem a quantidade de processos que o juiz está analisando e a complexidade do caso. Embora o processo já esteja concluso, o juiz pode demorar semanas ou até meses para tomar a decisão, dependendo da demanda no tribunal.
⚠️ 3. O que você pode fazer?
Se a situação do seu pai é muito urgente, o advogado pode pedir uma prioridade na tramitação, especialmente considerando a condição de saúde do seu pai (Alzheimer). No caso de doenças graves, idosos ou pessoas com deficiência, o processo pode ter prioridade no julgamento. Converse com o advogado para verificar se isso já foi solicitado e, se não, peça que ele faça essa solicitação o quanto antes.
📌 Conclusão: O processo está em uma fase importante, mas se a demora estiver prejudicando muito a situação do seu pai, há medidas que o advogado pode tomar para tentar acelerar o julgamento. Além disso, é sempre bom se manter em contato com o advogado para que ele mantenha sua família informada sobre qualquer atualização.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Espero que isso ajude a esclarecer sua dúvida, e estou à disposição para mais perguntas!
Dr. Oque significa juntada de petição - comunicacoes ? Ja ouve o cálculo de liquidação e juntada de dossiê previdenciário
Movimentação muito genérica, não tem como saber do que se trata sem ver o processo.
O meu processo deu concluso para jugamento e ja fazem 9 meses e continua do mesmo jeito.como devo proceder Dr?
Não tem muito o que fazer, apenas esperar.
Boa noite,DR
Ganhei uma causa na justiça pensão por morte,o juíz me concedeu tutela antecipada,para implantação do benefício,dia 26 faz um mês...Essa implantação demora?
A ordem do juiz deve ter um prazo concedido para implantação. Dê uma olhada.
@@lsadvs obgda
Como devo proceder pra ter acesso ao conteudo descrito no processo ?
Tem como por exemplo fazer download ?
Cada tribunal tem um jeito. Em geral, o mais fácil é pedir uma cópia dos autos para seu advogado. Se ele não te der, você pode entrar em contato com a vara, eles normalmente enviam uma cópia para você.
@@lsadvs o meu ja trânsito em julgado dia 26/03/24.o juiz intimou o INSS .na decisão inter. E deu 30 dias pro INSS fazer os cálculos. E mas 30 .terminou o prazo dia 10/07/24.hoje apareceu (concluso para decisão/ despacho .o que significa
Dr. O processo do meu esposo contra o INSS ganhou na primeira e perdeu na segunda
Agora vai pra brasilia ? Sera quê temos chance
Se vocês apresentarem recurso pode ir para Brasília, mas só vendo o processo para saber se cabe e se tem chance.
Meu processo estava parado ha 18 anos do salário maternidade so agora o juiz deu csusa ganha .como fica os tempo perdido.?
Via de regra, é pago como atrasado, via precatório ou RPV.
Excelente vídeo parabéns.
Por gentileza dr no meu casa fiz a perícia a médica reconheceu a depressão mais disse que eu era inteligente e estava apta ao trabalho ai juiz jugou negativo e deu prazo para advogados se manifestar já fizeram o que acontece ai ?termina ou ainda tem recurso ?
Obrigado pelo elogio, Deise! Vamos entender melhor a situação do seu processo.
Parece que o juiz julgou o seu caso de forma negativa, mesmo com o reconhecimento da depressão pela perícia médica. Nesse caso, após a manifestação dos advogados dentro do prazo estabelecido, o processo pode seguir algumas direções:
Fim do processo: Se não houver mais recursos ou medidas a serem tomadas, e se o juiz emitir uma decisão final, o processo pode ser encerrado.
Recurso: Se a decisão do juiz não for favorável e houver motivos para contestá-la, os advogados podem recorrer dessa decisão. Isso geralmente é feito por meio de recursos como o recurso de apelação, se for um processo civil, ou recurso ordinário, se for um processo trabalhista. O objetivo do recurso é buscar uma revisão da decisão desfavorável.
É importante que você mantenha contato constante com seus advogados para acompanhar de perto o andamento do processo e receber orientações específicas sobre as próximas etapas a serem tomadas. Eles poderão avaliar a situação do seu caso e sugerir as melhores estratégias jurídicas para buscar um desfecho favorável.
Boa tarde Dr!
Meu processo ja foi transitado em julgado
E a minha advogada juntou uma petição PEDIDO DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DA OBRIGAÇÃO DE FAZER, oq isso significa?
Desde ja agradeço pela atenção
Provavelmente é o pedido de pagamento mensal pelo inss ou integração no pagamento.
Boa tarde, Doutor! Tudo bem? Meu filho recebe BPC a menos de 2 anos. Na minha casa mora 4 pessoas, posso trabalhar registrado?
Meu filho vai passar novamente na perícia?
Obrigado!
Boa tarde! Vamos responder às suas dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Trabalho Registrado e BPC
Renda Familiar e BPC:
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é concedido a pessoas idosas ou com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
A renda per capita da família não pode ultrapassar 1/4 do salário mínimo para que o benefício seja concedido ou mantido.
Trabalho Registrado:
Se você começar a trabalhar com carteira assinada, a sua renda será incluída no cálculo da renda per capita familiar.
Para calcular a renda per capita, soma-se a renda de todos os membros da família e divide-se pelo número de pessoas que moram na casa. Se o resultado ultrapassar 1/4 do salário mínimo, pode ser que o benefício do seu filho seja reavaliado.
Perícia Médica
Reavaliação do BPC:
O BPC é revisado a cada 2 anos para verificar se as condições que deram origem ao benefício continuam presentes.
Seu filho passará novamente por uma perícia médica para avaliar se ele ainda se enquadra nos critérios para receber o BPC.
Documentação e Preparação:
Prepare toda a documentação médica do seu filho, incluindo laudos, receitas e relatórios médicos, para a perícia.
Mantenha registros atualizados sobre a condição de saúde do seu filho e quaisquer tratamentos ou terapias que ele esteja realizando.
Recomendações:
Cálculo da Renda:
Faça um cálculo detalhado da renda per capita da sua família antes de decidir pelo trabalho registrado. Se a renda per capita exceder o limite, o benefício pode ser suspenso.
Consulta com Assistente Social:
Procure a ajuda de um assistente social ou um advogado especializado em direito previdenciário para orientação sobre como a sua nova renda pode afetar o BPC do seu filho e quais medidas você pode tomar para minimizar o impacto.
Atualização Cadastral:
Mantenha seu cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) atualizado. Qualquer mudança na composição da renda familiar deve ser informada.
Espero que essas informações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas. Se precisar de mais assistência ou tiver outras perguntas, não hesite em procurar um especialista. Se gostou da explicação, não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal!
Eu já havia recebido benificio 91 acidente trabalho
respondido no outro comentário
Trabalho de faxineira em faculdade sou terceirizada a empresa disse que não paga porque não está no contrato da faculdade c a empresa
Isso faz 8 anos só em 1 empresa
Tenho medo de entrar com processo e ser dispensada
Perdão, mas não entendi. O que é que a empresa não paga?
A 4 anos dei entrada na minha aposentadoria rural já está na justiça ⚖ vc tem alguma novidade
Infelizmente não tenho novidades sobre o seu processo. Você pode ver os andamentos na internet ou conversar com o seu advogado.
Doutor ganhei aposentadoria por invalidez, na justiça federal porem tem uma visita social em minha casa mas nao sei quando vai ser pos ate agora nada se manifestou quantos dias e para a assistência social tomar conhecimento ?
Não existe um prazo - a menos que tenha sido imposto pelo juiz, o que é bem raro.
Não sei se vc já recebei a visita, a assistente social veio aqui em casa no dia de domingo não estava aí ela voltou depois de 15 dias também não estava de novo... aí voltou pra mão do juiz aí o juiz deu a sentença pra ela volta com urgência só aí ela me ligou pra marca
Mais sim elas vem sem avisar
Demorou uns 4 meses pra eu conseguir receber a visita
Doutor boa noite o meu processo esta assim Teor do ato:Ante o exposto ,Julgo procedente declarando resolvido o merito primeira estância e bom sinal para o pedido de auxilio acidente boa noite e obrigado se poder responder.E mais ja vai ser emplantado o beneficio ou nao a decisao do juiz foi 03/09/2024
Olá, Leonardo! Vamos entender melhor o que essa decisão significa para o seu pedido de auxílio-acidente.
🔹 "Julgo Procedente Declarando Resolvido o Mérito":
Isso significa que o juiz analisou o caso e decidiu a favor do seu pedido. A expressão "procedente" indica que o juiz concordou com as suas alegações e decidiu que você tem direito ao que foi solicitado, neste caso, o auxílio-acidente. Além disso, "resolvido o mérito" quer dizer que o juiz decidiu sobre o ponto principal do processo, o que é um excelente sinal!
🔹 O Benefício Já Será Implantado?:
Embora a decisão seja favorável, o auxílio-acidente não é implantado automaticamente após a sentença. O INSS ainda pode ser intimado a cumprir a decisão. Em muitos casos, o INSS precisa ser formalmente notificado, e eles têm um prazo para cumprir a decisão judicial.
Como a decisão foi proferida em 03/09/2024, pode levar algumas semanas para que o benefício seja efetivamente implantado. Seu advogado pode acompanhar o processo e, se necessário, pedir que o juiz intime o INSS a cumprir a decisão.
Conclusão: A sentença foi favorável ao seu pedido de auxílio-acidente, mas o benefício ainda precisará ser formalmente implantado pelo INSS após a intimação. Fique de olho no andamento do processo, e entre em contato com seu advogado para garantir que tudo siga corretamente.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição!
@@lsadvs agradeço doutor pela resposta agora doutor precisa esperar pelo trânsito em julgado também no caso ne já que ele deu a sentença 03/09/2024
@@leonardopereiradacruz3989 Olá, Leonardo!
Sim, é possível que você precise esperar pelo trânsito em julgado, dependendo do caso. Isso significa que a decisão só se torna definitiva quando não há mais possibilidade de recurso. O INSS pode ter um prazo para recorrer da decisão, geralmente de 15 dias úteis. Se não houver recurso dentro desse prazo, a sentença transita em julgado, tornando-se definitiva, e aí o cumprimento da decisão pode ser mais ágil.
Se o INSS não recorrer ou se já tiver transcorrido o prazo de recursos, o seu advogado pode solicitar que o juiz determine a implantação do benefício o quanto antes.
👉 Se nosso conteúdo foi útil para você, por favor, nos avalie com 5 estrelas: lsadvs.com.br/avaliegoogle 😊
Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição!
Ola estou agira assim escriro Distribuído ao Conselheiro Relator - Conselheiro: JULIMAR GARCIA DE LIMA LISO save o que pode ser ? Ja fiz duas pericias e foi negado aixilio acidente
Olá, Júlio! Vamos entender melhor o status do seu processo e o que significa a informação que você recebeu.
Distribuído ao Conselheiro Relator - Conselheiro: JULIMAR GARCIA DE LIMA LISO
Distribuição ao Conselheiro Relator: Esta movimentação indica que seu processo foi encaminhado para um Conselheiro específico em um tribunal ou conselho de julgamento. No caso, o Conselheiro Julimar Garcia de Lima Liso foi designado como o relator do seu processo.
Função do Relator: O Conselheiro Relator é responsável por analisar o caso, estudar os autos, as provas apresentadas e as leis aplicáveis. Ele irá preparar um relatório e um voto sobre o caso, que serão apresentados aos demais membros do conselho ou tribunal para deliberação e decisão final.
Contexto do Seu Caso
Você mencionou que já realizou duas perícias e teve o auxílio-acidente negado. O auxílio-acidente é um benefício concedido ao trabalhador que sofre um acidente e fica com sequelas que reduzem sua capacidade para o trabalho.
Próximos Passos no Processo
Análise pelo Conselheiro Relator: O Conselheiro Julimar Garcia de Lima Liso irá analisar todas as informações e evidências do seu caso. Isso inclui os resultados das perícias e qualquer outra documentação relevante.
Elaboração de Relatório e Voto: Após a análise, o relator preparará um relatório detalhando os fatos e o voto com sua decisão sobre o caso.
Julgamento pelo Colegiado: O relatório e o voto serão então apresentados aos demais membros do conselho ou tribunal, que votarão para chegar a uma decisão final sobre seu pedido de auxílio-acidente.
Considerações Importantes
Tempo de Processamento: O tempo necessário para que o processo seja analisado e julgado pode variar, dependendo da complexidade do caso e da agenda do conselho ou tribunal.
Possíveis Recursos: Se a decisão final não for favorável, ainda pode ser possível recorrer a instâncias superiores, dependendo das especificidades do seu caso.
Recomendação
Mantenha Comunicação com seu Advogado: É crucial que você mantenha comunicação regular com seu advogado, que pode fornecer atualizações sobre o andamento do processo, orientar sobre as melhores estratégias legais e preparar recursos, se necessário.
Júlio, espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o status atual do seu processo e o que esperar nos próximos passos.
Dr.meu marido é aposentado como motorista de carretas,só que veio um valor bem inferior do quê deveria vir até porque não teve condições de parar de trabalhar ainda porque a posentadoria pequena,foi colocado na justiça a 4 anos já,primeira foi negado a segunda não sabemos ainda , porque junho do ano passado estava no número 252 agora olhamos pelo número do processo está em 92 .quero saber se quando chegar no final dos números o juiz pode nega de novo,porque agora está no judiciário. Grata Dr.se puder tirar minhas dúvidas.
Eu não tenho certeza se entendi. Quando você diz que foi negado na primeira, você diz na primeira instância do judiciário ou na tentativa administrativa direto no INSS?
@lsadvs
Em março vai fazer um ano que estou esperando a resposta de uma perícia federal (o juiz não julgou ainda), é normal essa demora?
Obs: estoi com advogado particular.
Na última vez que passei na perícia normal do inss, ele negou, porque achou que eu estava mentindo.
Tenho queimaduras de terceiro grau na perna.
Ele perguntou se tenho carta.
E eu não tenho.
Foi acidente de trabalho, porque me deu crise de epilepsia no serviço.
A epilepsia wue tenho é daquela que dá apagão, mas não contei sobre esse acidente porque comecei a contribuir depois disso.
Já tenho 5 anos de contribuição
Olha, essa demora não é exatamente normal.... mas também não é como se fosse muito raro. Em alguns casos os peritos e juízos ficam muito sobrecarregados e pode chegar a demorar como essa.
@@lsadvs muito obrigada por responder 🤗
@@sirlene9544 Sorte sua, esperei quase cinco anos, apenas para ser chamado na pericia judicial federal. Adg adora amenizar e maquiar tempo na hora de ser contratado para ganhar cliente, depois é uma novela até para responderem.
Nom dia Doutor, tenho um processo de pensao a 3 anos contra inss e esta sobrestado por decisao judicial por Recurso especial repetitivo tema 1030, quando meu processo tera uma sentanca?
Olha, o tema 1030, se não me engano, já foi julgado e transitou em julgado. Se for isso mesmo, já pode voltar a correr.
@@lsadvs bom dia e obrigada por responder, mas consta em Diario oficial que sera necessario aguardar manifestacao do STJ para dar prosseguimento e foi para TRF3 tribunal de origem onte esta Sobestado ate hoje. O que devo fazer?
@@silvanademero3718 Complicado dizer, pois tem que ver o caso. Talvez seja o caso de pedir expressamente a manifestação do tribunal por petição.
@@lsadvs boa noite e muito obrigada por responder
Meu processo (aposentadoria )contra o INSS foi pra segunda instância e ganhei por unanimidade. O INSS entrou com pedido de recurso especial e extraordinário e foi negado.
Isso foi publicado em 26/02. Até agora (20/04) não tem nenhuma movimentação no processo. Isso é normal?
É sim. Alguns tribunais, em determinadas épocas, levam um tempo para remeter o processo à vara de origem.
@@lsadvs obrigado pelo esclarecimento, mais tranquilo por aqui. Gratidão 🙏
- 27. Processo Suspenso ou Sobrestado por decisão judicial
26. Classe Processual alterada - DE: PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL PARA: Cumprimento de Sentença contra Fazenda Pública 25. Transitado em Julgado,o senhor poderia me explicar por gentileza Doutor ,como esta o meu processo ,o que terei que fazer a partir de agora,aguardo sua resposta por gentileza
Processo Suspenso ou Sobrestado por decisão judicial: Isso significa que houve uma decisão do juiz para suspender temporariamente o andamento do processo. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como a necessidade de aguardar o julgamento de outra questão relacionada ao processo, a espera por documentos ou informações adicionais, entre outros motivos.
Classe Processual Alterada: A mudança da classe processual indica uma alteração na natureza do processo. No seu caso, houve uma mudança da classe "Procedimento do Juizado Especial Cível" para "Cumprimento de Sentença contra Fazenda Pública". Isso geralmente ocorre quando há uma sentença favorável e é necessário iniciar a fase de execução para garantir o cumprimento da decisão judicial contra a Fazenda Pública.
Transitado em Julgado: Essa expressão indica que a decisão judicial já não pode mais ser contestada pelas partes envolvidas. Ou seja, o processo alcançou o fim das possibilidades de recursos, seja por ter sido esgotado o prazo para apresentação de recursos ou por terem sido esgotadas todas as instâncias recursais.
A partir dessas informações, é possível inferir que o seu processo avançou para a fase de cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública após a decisão final e não cabem mais recursos contra essa decisão. O próximo passo seria acompanhar a execução da sentença, que envolve a cobrança dos valores ou medidas determinadas pela sentença judicial.
Sugiro que você entre em contato com o seu advogado para receber orientações específicas sobre como proceder daqui em diante, pois ele terá acesso aos detalhes do processo e poderá lhe fornecer informações mais precisas e adequadas à sua situação.
Muito obrigado pela atenção, o senhor me ajudou muito.
Dr.na pensão por morte precisa de perícia, pois o meu processo está em réplica, acho muita humilhação um direito que é meu e ter quem esperar quase 2 anos !
Olá Katia,
Entendo sua frustração e preocupação com a demora no processo de pensão por morte. Em alguns casos, pode ser necessário realizar perícia para comprovar determinadas informações ou condições que são relevantes para a concessão do benefício. Contudo, é a exceção à regra. Dificilmente haverá perícia nesse tipo de caso.
No entanto, é importante ressaltar que a demora no processo pode ocorrer por diversos motivos, como o volume de casos que o órgão responsável precisa analisar, a complexidade do processo, a necessidade de diligências adicionais, entre outros fatores.
Se você considera que a demora está sendo excessiva e prejudicial, recomendo que você entre em contato com um advogado especializado em direito previdenciário. Eles poderão avaliar a situação do seu processo, verificar se há possibilidade de agilizar os trâmites e representá-la de forma adequada perante as autoridades competentes.
Além disso, é importante manter-se informada sobre o andamento do processo e buscar esclarecimentos junto ao órgão responsável, sempre que necessário.
Obrigado e muito sucesso na sua carreira profissional.
O meu ja está 2anos aposentadoria idade rural
Sabe se já está em fase de recurso?
O meu faz 11 anos e não saiu ainda, justiça lenta.
Nossa, onze anos é um absurdo. É raro, mas acontece.
O da minha sogra, já está indo para 4 anos e não saiu nenhuma resposta do juiz ainda... Alguém sabe me dizer quanto tempo leva pra sair uma simples resposta de aprovado ou negado?
Fiz perícia judicial esta na mesa para decisão final...mas quanto tempo demora doutor???
Infelizmente não tem como estimar o tempo...
Boa noite Dr minha advogada aceitou o acordo do INSS mas eu nem fiquei sabendo ela falou que só está esperando a homologação do juiz será que vai demorar muito tempo
Se está só esperando homologação, tende a não ser demorado não. Normalmente o juiz homologa em no máximo um mes, um mes e meio.
@@lsadvs minha advogada ligou hoje pra mim e falou que o inss só falta fazer ativação do meu benefício mas já faz mais de 3 meses
Bom dia doutor o meu processo depois de 02 anos apareceu expedição de outros documentos o que significa desde ja agradeço.
Nossa, pode ser MUITA coisa. Não dá para dizer sem ver o processo.
Boa noite
O que eu devo fazer
O perito do inss sabe que tenho incapacidade,,o perito judicial também,,o juiz reconhe tbm , mas foi a favor do inss pq alegam que eu já era doente que na verdade eu já era mas não sabia pq eu tinha calve legging petters so parei de andar em 2020 e coloquei duas prótese total nos dois quadril e agora estou com lombalgia e limitações, não faço mais nada,, trabalho nenhum pq a lombar não permite,,,o juiz deu a sentença contra mim e agora
Me ajuda por favor
??😢😢😢 tô perdida
É difícil saber o que dizer sem ver o processo, desculpa. O que posso dizer é que seria interessante investigar se essa doença tem CONCAUSA, ou seja, se há mais de um fator - do tipo, é genético mas foi agravada pelo trabalho. mas novamente, infelizmente, não tem como ajudar sem conhecer o processo.
Boa noite a última movimentação no meu processo foi dia 7 de fevereiro,conclusos para julgamento,depois processo devolvido a secretaria e logo em seguida cancelada a conclusão,poderia me explicar por favor 🙏
Geralmente quando ocorre o cancelamento da conclusão para julgamento é porque foi notado que o juiz ainda precisa pedir algum tipo de esclarecimento ou mandar ser realizada alguma coisa no processo.
Estou 5 anos com o processo d auxílio reclusão e até agora nada
Infelizmente, em alguns casos, a demora é grande mesmo.
Dr não sei o que está acontecendo fiz minha perícia médica no INSS e fui covardimente negado minha advogada ela não fala nada comigo isso é normal obrigado
Luiz, você deve verificar se o seu advogado te informa sobre os andamentos relevantes do processo e sobre se ele tira suas dúvidas. Se ele faz isso, é normal que ele não esteja à disposição a todo tempo.
Agora, se ele não te informa sobre nada e não responde nunca, aí é entendível que você esteja decepcionado. Se for o caso, tente conversar e explicar como você se sente. Se mesmo assim vocês não conseguirem se entender, você pode desconstituir o advogado e constituir outro de sua confiança.
Dr. Inss propôs acordo negamos após isso, Ganhei em 1ª instância, auxílio acidente … processo desde 2019. INSS NÃO, recorreu, meu advogado também não.. porém o juiz mandou para 2ª instância mesmo assim… pelo que entendi, ainda posso perder em 2º instância, é isso ?? Pode demorar ainda mais 5 anos para terminar o processo ?
Olha, a remessa necessária só ocorre em condenações do INSS cujo valor mensurável da condenação ou do proveito econômico seja superior a mil 1.000 salários mínimos. Se não for o seu caso, seu advogado deve estar realizando uma manifestação para que o mérito não seja revisto pelo segundo grau.
O meu o juiz deu procedente auxílio acidente mas o bom é fazer acordo né se não demora muito
Boa noite ganhei uma causa do INSS só q o advogado tá mim pedindo o valor de três mil reais para celo no cartório a ser enviado p receita federal já
Vai direto no escritório do advogado, fica esperta
Esperto
Como que é? Eu não entendi.
Meu processo foi para no grupo de sentença e ja dura quase 10 anos
é um tempo bastante atípico.
Boa noite Dr. Ja comentei ontem sobre o processo trabalhista que estou e, agora, vou comentar sobre meu processo contra o INSS rs. Bom, resumidamente o INSS não quis recorrer e tambem disse que nao era nescessario o "reexame nescessário", oque acelelaria o andamento do processo. Bom, diante disso o Juiz não proveu, pois por se tratar de uma sentença iliquida é nescessário o reexame "nescessario". Por fim, ele encamionhou o processo a instancia superior. Corre o risco do inss voltar a tras e querer recorrer ou agora é so aguardar os proximos passos? (quais os proximos passos, por gentileza?) Obrigado
Risco do INSS recorrer não, mas se o tribunal entender que há, de fato, reexame necessário, ele vai analisar como se houvesse recurso.
O processo de aposentadoria da minha mae ja faz 2 anos,esta na fase de juntada contestação
Nossa.... muito tempo para tão pouco andamento. Foi realizada a perícia judicial antes da contestação?
@@lsadvs não teve não
Boa noite Dr. Meu processo foi julgado no TRF4, e na ata consta Retirado de pauta. O que significa isso?
que ia ser julgado no dia X mas decidiram mudar a data de julgamento.
normalmente ocorre quando um dos advogados resolve fazer sustentação oral.
@@lsadvs muito obrigado
Boa noite agora meu processo está em instrução de julgamento, não entendi nada!
Katia, boa noite! Vamos esclarecer o que significa o seu processo estar "em instrução de julgamento".
Instrução de Julgamento:
Fase Processual: A fase de instrução é uma das etapas do processo judicial onde são coletadas e analisadas todas as provas necessárias para que o juiz possa tomar uma decisão informada. Durante essa fase, são realizadas diversas atividades como:
Audiências: Pode haver audiências onde testemunhas e partes são ouvidas.
Perícias: Se necessário, são realizadas perícias para esclarecer questões técnicas.
Juntada de Documentos: As partes podem apresentar novos documentos que sejam relevantes para o caso.
Objetivo: O objetivo da fase de instrução é permitir que o juiz obtenha todas as informações necessárias sobre os fatos do caso antes de proferir uma sentença. É uma etapa crucial onde o juiz reúne provas e escuta depoimentos para formar seu convencimento.
Próximos Passos: Após a conclusão da fase de instrução, o processo seguirá para a fase de julgamento, onde o juiz analisará todas as provas e argumentos apresentados para tomar uma decisão final.
O que fazer:
Acompanhar as Intimações: Fique atenta às intimações e notificações do tribunal, pois você ou seu advogado podem ser convocados para audiências ou para apresentar documentos.
Preparação: Se forem marcadas audiências, prepare-se junto com seu advogado, garantindo que todas as testemunhas e provas estejam prontas.
Consulta com Advogado: É importante manter contato com seu advogado para entender melhor os próximos passos específicos do seu caso e garantir que todas as providências necessárias sejam tomadas.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o que significa o processo estar "em instrução de julgamento". Se gostou da explicação, não esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal!
Ola ótima tarde Dr. Perdi 4% do meu dedo anelar em um acidente de trabalho. Fiz a perícia por um perito judicial e o perito negou minha sequela. O juiz de primeira instância negou meu benefício. Meu advogado entrou com um recurso e isso tudo ja faz cinco anos e ainda não foi julgado. E normal demorar tanto assim Dr?
Não é normal, mas não é impossível. Por um encontro de vários fatores (entre eles, o azar) alguns processos demoram muitos anos para terminar.
Meu processo auxílio acidente está assim. Será que demora ainda ? Deu procedente a mim a sentença!!
Ciente da abstenção recursal, observada a desnecessidade da remessa necessária, conforme parte final da sentença proferida a fls. 183/186. No mais, ante a manifestação de fl.197, homologo a desistência do prazo recursal, certifique- se o trânsito trânsito em julgado.
Dê-se ciência deste despacho a parte requerida, via portal.
Fl. 197: Esclareço ao i. Advogado que a fase de cumprimento de sentença deverá se dar nos termos do Provimento CG nº 1789/2017 publicado no DJE de 08/08/2017,observando-se, ainda, o disposto nos Provimentos CG nº 16/2016, 60/2016 e Resolução 76 do CNJ. Não há custas a serem recolhidas.
No silêncio, arquivem-se. -
Aparentemente, já vai para o cumprimento de sentença. A implantação, se ainda não ocorreu, ocorrerá logo. Quanto aos atrasados, vai depender se virá por RPV ou por Precatório.
@@lsadvs muito obrigado seus vídeos são muito esclarecedores.
O seu saiu o meu o juiz deu procedente 03/09/2024 auxílio acidente no caso se seu benefício sair me comunica pra mim ficar esperto obrigada
@@edinhoarantes8394 a o seu não cabe mais recurso por parte do inss pode comemorar amem mas você já está recebendo o benefício ou nao
@@leonardopereiradacruz3989 ainda não estou na espera ainda !! Juiz mandou INSS comprovar q implantou benefício e pediu execução invertida para apresentar os valores em atraso
Dr fiz uma perícia judicial auxílio acidente em novembro do ano passado dei uma olhada no andamento. Esta concluso para julgamento oque isso significa?
Que está na mesa do juiz para ele julgar.
@@lsadvs tendi o problema maior é a demora. Tô desempregado passando necessidades com pensao alimenticia em atraso as vezes não temos o básico dentro de casa isso é mt triste 😢
@@JessicaAnselmo-i3s Infelizmente, os processos judiciais são lentos mesmo.
@@lsadvs dr obg. Deus. Abençoe o seu caminhar
A pergunta é ele tem 10 dias úteis ou corridos?
Cumpriu esse prazo ?
Boa tarde doutor meu advogado deu entrada na minha aposentadoria mais foi negado ai entrou co recurso administrativo ja faiz 2 ano ainda nada o meu advogado entrou com mandado de segurança ja faz 7 meses e também ainda nada demora tanto assim s puder me responder eu agradeço sou Elenir de cosmópolis sp
Olha, depende muito de cada caso, mas pode levar esse tempo sim.
E nessa brincadeira, meu processo tem mais de 7 anos. Já tecebi o benefício mensalmente, mas meu processo continua e o inss recorrendo como sempre. Isso é muito triste, pois, trabalhei desde os 15 anos e sempre contribuiu. É o que temos... 😢
Você fala os predatórios o benefício se ganhou na justica
Olha, infelizmente, alguns processos demoram um absurdo mesmo. Eu queria dizer que é raro, mas não é tão raro assim.
@@leonardopereiradacruz3989isso mesmo. Você sabe como funciona ?
Dr Boa noite, no meu caso o Juiz pediu perito antes da contestação, e o inss fez uma contestação totalmente fora do merito da inicial, verdadeiro recorta e cola( toda fora do contesto meu é TEA e o inss entendeu que era eu pedindo loas ), agora vem a replica ( resposta do meu adv) ...e ai vem a sentença? Essa contestação errada o que o juiz pode fazer ?
Boa noite, Evelyn! Vamos analisar a situação do seu processo e entender os próximos passos após a contestação apresentada pelo INSS.
Contexto do Processo
Perícia Antes da Contestação: O juiz ordenou uma perícia antes mesmo da contestação, indicando que a análise técnica da sua condição ou situação é crucial para o desenrolar do caso. Isso é comum em processos onde as condições de saúde ou incapacidade do requerente são essenciais para a decisão.
Contestação do INSS: Se a contestação do INSS está fora do mérito da sua inicial, isso pode ser devido a um erro ou mal-entendido na análise do seu pedido. A descrição que você forneceu sugere que houve uma confusão significativa na interpretação da sua solicitação.
Resposta à Contestação e Próximos Passos
Réplica do seu Advogado: Após a contestação do INSS, seu advogado terá a oportunidade de apresentar uma réplica. Esta é a fase onde seu advogado pode corrigir quaisquer equívocos levantados pela contestação do INSS e reafirmar os argumentos e provas que suportam seu pedido.
Possível Necessidade de Esclarecimentos ou Mais Provas: Dado que a contestação foi fora do mérito, o juiz pode necessitar de mais esclarecimentos ou provas para entender completamente o caso. Seu advogado pode solicitar que o juiz considere a contestação como inepta ou irrelevante ao caso, dependendo de quão distante ela estiver do que foi originalmente pleiteado.
Impacto da Contestação Errada e Decisão Judicial
Avaliação pelo Juiz: O juiz irá avaliar tanto a contestação do INSS quanto sua réplica. Se a contestação estiver realmente desalinhada com as questões centrais do processo, o juiz pode desconsiderá-la em sua decisão ou solicitar ao INSS que reformule sua contestação.
Sentença: A sentença só será proferida após todas as partes terem tido a oportunidade de apresentar suas argumentações e o juiz considerar todas as evidências, incluindo o resultado da perícia e as contribuições legais das partes. Se a contestação do INSS não abordar os pontos relevantes do seu caso, isso pode ser favorável a você, desde que sua condição e direitos estejam bem documentados e argumentados pelo seu advogado.
Recomendações
Comunicação com seu Advogado: Mantenha contato regular com seu advogado para acompanhar o desenvolvimento do processo e entender as estratégias adotadas para responder à contestação. É crucial que seu advogado esteja totalmente informado e preparado para defender seus direitos eficazmente.
Evelyn, espero que essas informações ajudem a esclarecer o que pode acontecer após a contestação do INSS e como seu caso pode progredir. Se tiver mais perguntas, seu advogado será a melhor fonte de respostas precisas e estratégias adequadas.
E não se esqueça de deixar um like no vídeo e se inscrever no canal para mais informações úteis!
Oi Dr meu processo o.inss contestou e agora qual o próximo passo
O meu está aguardando julgamento sera que vai demorar muito minha filha e autista sera que aprova
Infelizmente é difícil saber o que te responder nesse caso sem ver o processo, Lais.
Boa tarde dr.e comum na sentença contra o INSS ter juíza e procuradora
Perdão, mas não entendi a dúvida ou o que aconteceu. Pode explicar melhor?
Bom dia doutor, tudo bem? Eu tenho uma dúvida, eu sou/era pensionista do meu pai por morte e recebia a pensão do meu pai desde os 17 anos, fui informado deque só receberia até os 21 anos e que n poderia trabalhar ou deixar de estudar foi oque fiz porém dps fui informado por um advogado que caso eu fizesse faculdade ou continuasse estudando receberia até 24 anos, porém em outubro agr cancelaram minha pensão alegando q n sabiam q eu estava estudando, entrei com o advogado e ele me disse q é coisa de 2 a 3 meses pra voltar a receber as parcelas q falta e o retroativo é vdd? (Sigo todos os seus vídeos, parabéns pelo canal!)
Como eu n podia trabalhar eu só fazia bicos, agr estou com a faculdade atrasada etc...vc tem insta? paz doutor! 🙏
coisa de 2 a 3 meses é só se o juiz der a tutela antecipada e isso é muito relativo ao juiz que recebe o processo. se ele garantiu isso deve conhecer bem o juiz que foi sorteado ou as decisões da comarca.
@@lsadvs obrigado pelo esclarecimento, tudo de bom e paz 🙏🕊️
Comeu filho recebeu até vinte um anos ele trabalhava e estudava
@@lsadvsDr. Mas a pensão não é paga somente até os 21 anos,mesmo fazendo faculdade? O INSS disse ao meu filho que a pensão por morte iria ser suspensa com 21 mesmo que ele estivesse fazendo faculdade? E no caso acima o Dr. Responde que o rapaz irá receber os atrasados como assim,pode explicar. Pois meu filho faz faculdade.
Doutor no caso da minha cunhada o INSS exigiu a recisão e uma declaração do empregador se ela entregou atestado nos últimos 3 meses, acontece que a empregadora não tinha registrado no e-social e tivemos que recorrer a justiça, agora a DPU disse que a recisão é somente após a empregadora recolher todos os encargos e isso pode levar anos, outra coisa a empregadora se nega a dar a declaração sobre os atestados, não sei o que fazer
Mas a DPU disse isso depois de entrar com o pedido judicial?
Meu caso eu trabalhei e o empregador não pagou o inss fui aposentar , eles negaram por que faltava a quantidade paga .
O INSS contestou
Contestar eles sempre vão contestar mesmo, faz parte. às vezes dá para fazer acordo antes mesmo da sentença.