Limei a ponta do meu ferro. Nunca passou na minha cabeça a tecnologia por trás dessa peça que parecia tão simples! Muito obrigado pelo vídeo e conhecimento, não erraria mais!!!
Muito bom o vídeo. O interessante é que nas embalagens nunca vi essa informação quanto a composição da ponta do ferro de soldar. Agora vou ficar mais atento a isso.
A eletrônica é mesmo fascinante não existe uma pessoa que sabe absolutamente tudo sempre temos algo a aprender....valeu pela dica da esponja deu super certo....
Muito boa a explicação. Uma forma simples de diminuir essa temperatura e consequentemente minimizar o desgaste da ponta do ferro, é montar uma pequena extensão macho/fêmea com um interruptor no meio da extensão por exemplo e um diodo 4007 ligado em paralelo com esse interruptor! Na prática, se um ferro for de 30W X 120 V, com o interruptor ligado, o ferro trabalhará com sua potência máxima, mas com o interruptor desligado, o mesmo ferro vai trabalhar com 15W X 60V aproximadamente e consequentemente com metade da caloria na ponta do ferro! Claro que esse recurso do interruptor com diodo em paralelo é simples, mas quando usado por exemplo, se precisamos sair da bancada de serviço por um determinado momento, no mínimo além de aumentar a vida útil da ponta do ferro, também economizará energia elétrica! Ao retornar à bancada para dar continuidade ao serviço, é só ligar novamente o interruptor e o ferro retornará gradualmente à temperatura máxima. Boa sorte a todos na sugestão da minha modesta experiência.
Boa Tarde Professor... tenho 40 anos nessa profissão que aprendemos todos os dias... eu nunca tinha visto alguém explicar tão certo a maneira de limpar as pontas dos ferros de solda... faço um procedimento muito parecido... com a diferença que até ver esse vídeo eu mergulhava a ponta na pasta pra soldar ( aquele potinho laranja de 110g da best ) ao invés do fluxo de solda... fica bem parecida a limpeza e sempre brilhando o estanho na ponta... mas o fluxo deve fazer diferença e vamos mudar pra maneira ainda mais certa de fazer... obrigado Mestre... que DEUS o abençõe sempre...
Há se eu tivesse visto este video há 2 anos atrás. Mas antes tarde do que nunca. Agora vou ser muito mais cuidadoso com os meus ferros de solda, muito obrigado pelas dicas.
Excelente dica, muito obrigado, a gente aprende e aprende e sempre tem algo pra aprender na eletrônica, já ia comprar um produto e consegui restaurar minhas pontas graças a sua dica. Obrigado!!!
Pois me ressinto muito, sou do tempo em que as pontas eram de cobre exclusivamente, funcionavam muito bem, eram baratas, fáceis de limpar e de reestanhar quando a camada de estanho ficava danificada na ponta.
Grato pelos esclarecimentos! Para o ferro não perder temperatura quando em contato com área de alta dissipação, procurei uma estação de temperatura controlada mas com mais alta potencia como 80 Watts, pretendendo com isso manter a estabilidade térmica, não tendo que elevar muito a temperatura além da ideal para o trabalho em questão. Parece estar dando bom resultado!
Boa tarde. Trabalho com reparos a muitos anos 33 para ser mais exato. Mas so hoje vi como se faz uma limpeza adequada na ponta do ferro de solda. Muito obrigado.
Eu apenas mergulho a ponteira na pasta de solda e fica limpo num segundo, outro caso utilizo a palha de aço fina, limpa muito bem e não destroi a cromagem do bico fica show de bola.👌👏👏👍
@@Electrolab-Eletronica Ao mergulhar o bico na pasta e num curto espaço de tempo 1/4 de seg. cria um choque térmico e com isso a sujeita separa-se do bico, isto quando o bico está em boas condições, pois faço isso para facilitar e ter mais tempo para reaproveitar componentes eletrônicos de equipamentos que vão para a sucata Taís como cristais, mosfets, diodos de potência e até mesmo condensadores de grande capacidade que estão em bom estado, pois já lá vão muitos anos de testes em emissores de várias frequências, como calibração desses mesmos em relação as ondas estacionárias "ROE" mesmo em baixas frequências da banda dos 27MHZ com duas varetas calibradas com o mínimo de estacionárias e com apenas 4 wats de potência tive muitas comunicações daqui de Portugal para o Brasil isto é claro em dias de boa propagação apenas olhava o tempo pelo Atlântico, e cá vou eu bons tempos, um abraço e tudo de bom para o canal de informação para os iniciantes de eletrónica fique bem.👌🤝😉👍
no final explicou muita coisa, meu ferro de solda de 70w ainda é cabo de madeira q era do meu pai q achei jogado no meio das tranqueiras kkkk, essas parada de passar esponja nunca funcionou com ele sempre q ele tava ruim tirava a ponta coloco em um furadeira e ligo e passo uma lixa fina, ate ficar brilhoso ai pode soldar q fica perfeito, só quando lembro estanho a ponta para nao oxidar, no meu caso uso só para soldar fio em placa coisa simples quando estraga algum eletrônico dai tento concertar.
Olá! Eu costumo limpar a ponta do meu ferro de solda dessa maneira proposta no vídeo, porem eu derreto um pouco de fluxo e deixo escorrer em cima da esponja de aço, fica bem prático na hora de limpar. Abraço!
Excelente vídeo! Sempre tive esse problema de oxidação da ponteira do ferro de soldar e, de vez em quando, dava uma "lixada" - kkkkk; Ih, lascou. Agora, sim aprendi...; já "laikey" pra valer, sem pena!!!
Maneiro pra caramba! Você citou todo tipo de cagada que eu fazia, estilete, Lima kkk só barbaridades kkk Mas eu percebi que ao tirar uma caixa de papelão do tipo caixa de sapato depois de usar o ferro ajudava a manter a ponta limpa.
@@Electrolab-Eletronicalogico, deu pra observar pela ponta de prova. Rs! para muitos aqui nos comentários serve. Quanto menor e mais tecnológica muito mais qualidade se precisa. Nw significa q pode fazer muito mais com muito MENOS. Abç!
Pra mim não existe jeito certo ou errado, pra mim soh existe o jeito que funciona. Como pode eu usar o jeito "certo" e dar errado? Ou fazer do jeito "errado" e dar certo? De longe eu acho esse o melhor canal de eletrônica. Mas esse video, ao menos comigo, é muito lindo na teoria, mas na prática. Muito mais fácil fazer um circuito do que limpar desse jeito e obter esses resultados. Não sei o que é, vi um video muito engraçado um tempo atrás "POSSO LIXAR? TESTANDO ESPONJA NA LIMPEZA" do canal Fazendo Arte 10 e eu sofro de problemas parecidos, e pra mim o que dá certo é ponta de prego ou cobre rígido, tenho uma fio aqui q acho q é de 4mm(rígdo). Vida útil curta, mas funciona muito bem durante o curto período. Faço umas soldas filé, q nem eu acredito q foi eu q fiz. Sou amador, não uso todo dia. então enquanto o custo de usar uma ponta praticamente descartável for aceitável. Vou ficar nessa zona de conforto. Muito obrigado pelos seus conteúdos, são e extrema valia pra mim
Valeu Allex! De fato cada caso é um caso. O foco aqui foi mais dedicado às pontas especiais, que têm revestimentos de proteção, que hoje são a maioria dos ferros lançados. Não se aplica a pontas lisas de cobre ou similares.
Eu sempre limpo a ponta bem pois ponta oxidada fica horrível a solda, tem durado muito minhas pontas e uso constante, o corretoo é manter a ponta bem limpa diariamete . Ótimo vídeo..
prezado professor, bom dia, eu fiz uma experiencia com uma ponteira de ferro de solda, após arredondar bem a ponta de um tarugo d cobre eletrolitico, apliquei uma camada de prata, dessas varetas vendidas no mercado, não sei a composição delas, ma são vendidas como prata, não é vareta de foscoper, é de prata, aliás são bem caras, o resultado foi muto bom por um longo tempo de uso não houve oxidação. não encontrei nada na literatura sobre o assunto, mas deixo qui minha experiencia.grato pel atenção e parabens pelas aulas. cordialmente plinio.
Olá Plínio! Que experiência interessante! A prata pode ser um bom condutor térmico e certamente oxida menos que o cobre, embora não seja usada nas proteções das pontas comerciais hoje encontradas! Parabéns!
Esse ferro em questão do cabo vermelho, é um Weller: ferro de solda de qualidade excepcional. Tenho 02 Wellers comprados há mais de 20 anos e funcionando perfeitamente. Tenho um de 50 e um de 80W, e este último só uso em casos esporádicos, quando preciso trocar capacitores grandes, onde são soldados em trilhas muito largas de cobre.
Boa Noite nosso Mestre... estou voltando aqui pra rever esse vídeo... adquiri um soldador para pequenos trabalhos... HK-45B ... trabalha com 3 pilhas alcalinas na sua alimentação e tem apenas 8 watts... funciona perfeito para os pequenos trabalhos e soldas smd... uso com solda 0.5 mm... mas a ponta é realmente diferenciada e estou na dúvida se posso usar pasta de solda na limpeza da ponta... se puder nos brinde com um vídeo mostrando a funcionalidade dele e a maneira correta de cuidar daquela pontinha diferente... obrigado por seus ensinamentos e sua atenção com a gente... que DEUS o abençõe grandemente...
Olá Marco! Essas pontas são ótimas, mas são sensíveis, recomendo cautela no uso de pasta, embora possa ser usada uma vez ou outra sem grandes problemas, por exemplo nesse processo indicado de limpeza. No mais, usar esponja vegetal umedecida na limpeza.
Excelente conteúdo. Fiz todas as opções e o estanho não gruda na ponta de forma nenhuma... nem quando comprei e tentei estanhar pela primeira vez... será que ele é tão ruim assim? Tem o que fazer?
Boa noite e grato professor pelas dicas. Um colega nosso fez um circuito de meia onda que passa a onda completa através de um pedal e assim o ferro de soldar dele dura muito tempo em bom estado. Uma dúvida: fluxo de solda é o mesmo que pasta de solda, ou tem a composição distinta? Boa noite a todos.
A ponta do meu ferro novo ficou preta. Provalmente por super aquecimento. Tentei de tudo, mas não segurava estanho de jeito nenhum Achei um vídeo que ensina a limpar com lixa para ferro e depois enrola o estanho em toda a ponta. Foi o que resolveu. Penso que deveriam fazer a ponteira bom material mais resistente.
Lixar a ponta acaba com uma possível proteção que a ponta tivesse, de qualquer forma essa do seu talvez nem existisse mais. Há pontas no mercado de alta qualidade.
Esses dias fui usar um ferro q estava todo ruim. A única coisa viável que tinha era alcool em gel, e caramba, funcionou perfeitamente. Alcool em gel no guardanapo, fica mto bom.
Boa noite Amigo, sempre grato por suas aulas, sendo assim te alerto para um golpe contra youtubers com canais grandes. Uma empresa oferece parceria e seu canal é roubado o controle da conta...conheço 5 canais que sofreu com isso, o ultimo de um Brasileiro xprojetos. Temos aqui no Brasil pouco material de qualidade e Electrolab está no topo da lista. Abraço
Obrigado Zaqueu pelo alerta! Não tenho nenhum vínculo com empresas que fazem marketing ou promoção de canais e por conta desses fatos, nem procurarei ter algum.
Não fazia a menor ideia sobre estes cuidados, sempre fiz esse monte m#rda com as pontas dos meus ferros de solda. Com isso já detonei a ponta do meu segundo ferro de solda, ate tentei removê-lo para usar a ponta do meu primeiro ferro de solda, mas não sai nem com reza braba. Como diria Confúcio, "vivendo e aprendendo".
@@Electrolab-Eletronica Com certeza! A minha filha faz faculdade e como a mesma está parada presencialmente, as aulas continuam pelas lives à noite...preferência à ela! Abraço! Fique na Paz!
Eu uso lixa d'agua. Desmonto ela, coloco no mandril da furadeira e seguro com a lixa debaixo d'água, com lixa 600 e 2000. Se usar massa de polir fica mais liso ainda e evita de pregar sujeira. Fica top. Mas só é necessário se usar mal o ferro, em plásticos por exemplo. Se usar ele bem e só limpar na madeira virgem ou naquelas palhas de cobre.
Para as pontas modernas com camadas de proteção para uso em eletrônica, não é recomendável a lixa, para as pontas antigas de cobre, ainda são usadas como boa opção.
@@Electrolab-Eletronica ah sim. Eu não soldo componetes muito pequenos, mas realmente ela novinha com todas as camadas originais fica mais eficiente mesmo. Hoje tenho 2 ferros de solda, um pra soldar e outro pra judiar com coiseradas kkkkk
O estilete não é recomendável, principalmente se passar com alguma força. Essa técnica do fluxo é somente para recuperar e limpar pontas extremamente oxidadas e sujas. Para uma ponta pouco suja, basta a esponja vegetal ou a de metal e o processo de estanhar a ponta. Quanto ao fluxo, não tenho marca preferida, para esse tipo de papel uma pasta de soldar tradicional uma marca conhecida é a COBIX), funcionaria bem.
Olá excelente vídeo. Aprendi muito. Poderia dar dicas sobre saúde ao utilizar o ferro de solda? A fumaça é tóxica ? É necessário um exaustor? Ou esse papo é frescura?
Obrigado Sergio! De preferência a fumaça não deve ser inalada, basicamente ela ocorre por conta da resina que é usada na solda, não há vapores de chumbo ou estanho nela, o que a torna pouco nociva. Mas para quem usa o ferro de solda o dia todo, todos os dias, o exaustor é recomendável sim, para evitar o excesso de fumaça, que com o tempo pode ser prejudicial.
Show o vídeo , uma dúvida , furei uma placa de acrílico com o ferro de solda , por emergência "preguiça de ligar a furadeira" ,kkkk , aí ficou aquela coisa linda ... E o ferro esquenta mais nw da aderência nem a pau , como recuperar ? Obrigado , belo vídeo
Olá Julio, o ideal é trocar a ponta, pois o acrílico derretido pode ser de difícil remoção. Enquanto isso, tente aquecer bem o ferro e com uma pequena espátula fina, tente remover o acrílico com cuidado (aqui talvez precise raspar um pouco, mas sem forçar). Depois da remoção, execute a limpeza com fluxo e bastante solda (estanho), quantas vezes forem necessárias para a ponta voltar a ter aderência e brilho.
Os meus são de 1978 sustituo as pontas com dio de cobre, lixa, estilet, chave de fenda, esponja de aço, tecido de algodão molhado e guardo estanhado, essesmais novos nunca comprei os antigos nunca estragaram.
Já experimentaram utilizar um pedaço de folha fina de alumínio levemente amassada, como as que envolvem balas ou bombons? É assim: ainda com a ponta quente, sem estar "pelando", envolvê-la na folha de alumínio enrugada e, com movimentos rotativos alternados, pra lá, pra cá, apertar a mesma contra a ponta, até começar a ver uma fina mancha de alumínio sobre o cobre... Fica bom e é rápido.
Mais uma dica Mestre! Eu faço da seguinte maneira: O ferro desligado enrolo a ponta do ferro com estanho e coloco um pouco de fluxo de solda, ligo o ferro e espero que derreta toda a solda envolvida e finalizo com a limpeza na esponja metálica. Faz o teste professor! Obrigado pelo vídeo.
Ótima explicação top msm Sabe me dizer qual o soldador d estanho e bom queria comprar um novo mais nao sei qual a marca e qual a potencia q e boa obrigadão
Obrigado Jhony! Aqui no Brasil os da marca Hikari são bons. Lá fora os Weller e Hakko. Para eletrônica, hoje em dia o ideal é uma estação de solda, assim você ajusta a temperatura de acordo. Se não for possível comprar uma, ferros entre 30 e 40W são ideias para eletrônica geral!
Tem uma pasta de solda nacional a base de colofonia, cheirosa e bonita. Enquanto a pasta é nova tudo bem. Depois ela satura. Deixa a ponta do ferro de soldar preta e feiosa a ponto de dificultar estanhar ou soldar com elegância.
Olá, como quase todos também limpava incorretamente a ponta de solda. Vou fazer do modo certo a partir de hoje. Uma pergunta: nos soldadores de pistola existe estas camadas de proteção também e a limpeza se faz do mesmo jeito? Abraço.
Olá Jorge, sim também há uma camada protetora, não creio que seja tão sofisticada como as dos ferros tradicionais, com pontas cônicas, mas certamente há pelo menos uma camada de proteção.
Você também pode usar uma lâmpada incandescente 60 w em série com o ferro ,mantem aquecido sem saturar a ponta , isto é para quem não tem uma fonte estabilizadora note bem não estou te ensinando estou só dando um palpite por ter 58 anos de eletrônica ,é uma existência kkkkk da velha e boa válvula , abraço amigo
@@Electrolab-Eletronica @Electrolab eu esqueci de mencionar, essa ponta estava morta de vez.... ferro com mais de 10 anos, usado inclusive pra furar garrafas rsrs... A bancada tava apertada pra estação, só tinha ele, foi o que resolveu. rsrs. Sobre a oxidação, o chumbo estanho faz esse papel de proteção, já que a capilaridade do cobre por essa liga é grande. Detalhe é que não pode esquentar a ponta para derreter a solda, pq de fato oxida e a solda não adere.
Boas dicas de manuseio. Cabe só uma observação quanto a recuperação da ponteira, o fato é que não tem como rcuperar por métodos comuns. Apenas limpeza.
Obrigado! Sim, o termo recuperação foi usado no sentido de recuperar a funcionalidade do ferro e sua ponta, para que voltem a operar adequadamente. Válido para oxidações leves e falta de limpeza, mas em casos de ponteiras muito danificadas, essas seriam irrecuperáveis.
Essas ponteiras de solda pra substituição, pode comprar qualquer conjunto ou tem que ver o modelo do ferro de solda antes, pra comprar o conjunto correto?
A ponta de níquel tbm dá pra limpar assim? Comprei aquele ferro que é pirógrafo tbm e vem umas pontas de níquel. Por usar na madeira gruda resquícios dá pra ir passando na esponja úmida durante o uso?
a proteção é de inox com estanho. eu ja perdi essa proteção. eu tenho um hikari power 100 de 85w e eu uso uma lixa 1200 com oleo pra polir a ponta. uso a furadeira pra polir e enrrolo estanho com fluxo pra estanhar a ponta. mas nao fica 100w. toda vez que vou guardar tenho que polir com oleo pra guardar. eu to vendo uma possibilidade de usar um recipiente conico pra manter estanho e merculhar a ponta no estanho liquido pra manter a proteçao. mas nao sei onde vou arrumar esse recipiente.
Limei a ponta do meu ferro. Nunca passou na minha cabeça a tecnologia por trás dessa peça que parecia tão simples! Muito obrigado pelo vídeo e conhecimento, não erraria mais!!!
Obrigado Mendes!
Eu acabei vendo este video antes de limar, meus pesames
Quando vi o título quase desisti de assistir. Nunca imaginei que houvesse alguma tecnologia na ponteira de solda. Parabéns Mestre !
Obrigado Álvaro!
Muito bom o vídeo. O interessante é que nas embalagens nunca vi essa informação quanto a composição da ponta do ferro de soldar. Agora vou ficar mais atento a isso.
Obrigado Artur!
A eletrônica é mesmo fascinante não existe uma pessoa que sabe absolutamente tudo sempre temos algo a aprender....valeu pela dica da esponja deu super certo....
Sem dúvida José! Obrigado!
Muito obrigado pela dica. Já estraguei vários ferros de solda. Com essas dicas isso não vai acontecer mais.
Valeu José!
A parte recuperar o ferro de solda, q foi por isso q entrei no video, "N TEM GEITO PRO FERRO" JOGA FORA. Legal, ajudou bastante.
Na verdade, não tem jeito para a ponta que foi destruída por mau uso. Basta trocar a ponta e não o ferro todo.
Veja que eu cito como recuperar uma ponteira e não o ferro, em casos muito graves não tem solução, apenas resolve para uma oxidação da ponta.
Se tem uma coisa que me deixa pê da vida é quando vejo alguém furando plástico com o ferro de solda. Excelente dica. Abraços.
Isso é verdade Romario! Depois que derrete na ponta é uma tristeza! Obrigado!
Mas se tem algo pra fazer um buraco perfeito em plástico é o ferro de solda. :)
rapaiz eu faço muito isso
Eu fiz isso e oxidou a ponta,não pega mais a solda.kkkk
Mas é assim mesmo a gente só aprende as coisas fazendo besteira.kkk
Koe Romario meu fã kkkkkkk, abraço meu brother.
Great Scott !!!
Muito boa a explicação.
Uma forma simples de diminuir essa temperatura e consequentemente minimizar o desgaste da ponta do ferro, é montar uma pequena extensão macho/fêmea com um interruptor no meio da extensão por exemplo e um diodo 4007 ligado em paralelo com esse interruptor!
Na prática, se um ferro for de 30W X 120 V, com o interruptor ligado, o ferro trabalhará com sua potência máxima, mas com o interruptor desligado, o mesmo ferro vai trabalhar com 15W X 60V aproximadamente e consequentemente com metade da caloria na ponta do ferro!
Claro que esse recurso do interruptor com diodo em paralelo é simples, mas quando usado por exemplo, se precisamos sair da bancada de serviço por um determinado momento, no mínimo além de aumentar a vida útil da ponta do ferro, também economizará energia elétrica!
Ao retornar à bancada para dar continuidade ao serviço, é só ligar novamente o interruptor e o ferro retornará gradualmente à temperatura máxima.
Boa sorte a todos na sugestão da minha modesta experiência.
Obrigado Sérgio! Ótima sugestão!
Boa Tarde Professor... tenho 40 anos nessa profissão que aprendemos todos os dias... eu nunca tinha visto alguém explicar tão certo a maneira de limpar as pontas dos ferros de solda... faço um procedimento muito parecido... com a diferença que até ver esse vídeo eu mergulhava a ponta na pasta pra soldar ( aquele potinho laranja de 110g da best ) ao invés do fluxo de solda... fica bem parecida a limpeza e sempre brilhando o estanho na ponta... mas o fluxo deve fazer diferença e vamos mudar pra maneira ainda mais certa de fazer... obrigado Mestre... que DEUS o abençõe sempre...
Olá Marcos, muito obrigado pelas palavras! A pasta para soldar funciona bem também!
Uso e sempre usei toalha de algodão umedecida em água filtrada...a ponta fica nova e brilhante...não uso nada além disto...parabéns Teacher Eloi !😉
Funciona bem Roberto! Obrigado!
Há se eu tivesse visto este video há 2 anos atrás.
Mas antes tarde do que nunca. Agora vou ser muito mais cuidadoso com os meus ferros de solda, muito obrigado pelas dicas.
Valeu Emerson!
Excelente dica, muito obrigado, a gente aprende e aprende e sempre tem algo pra aprender na eletrônica, já ia comprar um produto e consegui restaurar minhas pontas graças a sua dica. Obrigado!!!
Maravilha Natan! Obrigado!
Excelente. Vou fazer no meu. Valeu Mestre!!
Valor Rogerio!
Pois me ressinto muito, sou do tempo em que as pontas eram de cobre exclusivamente, funcionavam muito bem, eram baratas, fáceis de limpar e de reestanhar quando a camada de estanho ficava danificada na ponta.
O problemas é soldar hoje um microprocessador ou circuitos SMD com essas pontas de cobre, daí a necessária evolução delas.
Muito obrigado pela dica não sou profissional da área mas as vezes faço uso do ferro de solda
👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado Gerson!
Grato pelos esclarecimentos! Para o ferro não perder temperatura quando em contato com área de alta dissipação, procurei uma estação de temperatura controlada mas com mais alta potencia como 80 Watts, pretendendo com isso manter a estabilidade térmica, não tendo que elevar muito a temperatura além da ideal para o trabalho em questão. Parece estar dando bom resultado!
Olá Leizer! Perfeito essa é uma das vantagens de uma estação com temperatura controlada!
Ótima dica e adorei a ressalva para ferro de solda antigo, que é o meu caso aqui. Valeu!
Obrigado!
🤝🤝... Com esse canal, a pessoa só não aprende se não quiser.
Obrigado Robert!
Boa tarde.
Trabalho com reparos a muitos anos 33 para ser mais exato.
Mas so hoje vi como se faz uma limpeza adequada na ponta do ferro de solda.
Muito obrigado.
Olá Paulo, obrigado!
Eu apenas mergulho a ponteira na pasta de solda e fica limpo num segundo, outro caso utilizo a palha de aço fina, limpa muito bem e não destroi a cromagem do bico fica show de bola.👌👏👏👍
Blz José!
@@Electrolab-Eletronica Ao mergulhar o bico na pasta e num curto espaço de tempo 1/4 de seg. cria um choque térmico e com isso a sujeita separa-se do bico, isto quando o bico está em boas condições, pois faço isso para facilitar e ter mais tempo para reaproveitar componentes eletrônicos de equipamentos que vão para a sucata Taís como cristais, mosfets, diodos de potência e até mesmo condensadores de grande capacidade que estão em bom estado, pois já lá vão muitos anos de testes em emissores de várias frequências, como calibração desses mesmos em relação as ondas estacionárias "ROE" mesmo em baixas frequências da banda dos 27MHZ com duas varetas calibradas com o mínimo de estacionárias e com apenas 4 wats de potência tive muitas comunicações daqui de Portugal para o Brasil isto é claro em dias de boa propagação apenas olhava o tempo pelo Atlântico, e cá vou eu bons tempos, um abraço e tudo de bom para o canal de informação para os iniciantes de eletrónica fique bem.👌🤝😉👍
Obrigado José! Seja sempre bem-vindo ao canal!
no final explicou muita coisa, meu ferro de solda de 70w ainda é cabo de madeira q era do meu pai q achei jogado no meio das tranqueiras kkkk, essas parada de passar esponja nunca funcionou com ele sempre q ele tava ruim tirava a ponta coloco em um furadeira e ligo e passo uma lixa fina, ate ficar brilhoso ai pode soldar q fica perfeito, só quando lembro estanho a ponta para nao oxidar, no meu caso uso só para soldar fio em placa coisa simples quando estraga algum eletrônico dai tento concertar.
Isso mesmo, os modelos antigos com pontas de cobre puro precisam de outras técnicas para manter a ponta em bom estado.
Olá! Eu costumo limpar a ponta do meu ferro de solda dessa maneira proposta no vídeo, porem eu derreto um pouco de fluxo e deixo escorrer em cima da esponja de aço, fica bem prático na hora de limpar. Abraço!
Boa técnica Sidney! Abcs.
Ajudou demais, agradeço. Ótima qualidade de som, conciso e super claro, valeu!
Obrigado Anebarone!
Excelente vídeo! Sempre tive esse problema de oxidação da ponteira do ferro de soldar e, de vez em quando, dava uma "lixada" - kkkkk; Ih, lascou. Agora, sim aprendi...; já "laikey" pra valer, sem pena!!!
Rsrsrsrs! Obrigado!
Ela da choque se lixar? A minha lixei é tá aparecendo aquela parte rosada 😮
Maneiro pra caramba! Você citou todo tipo de cagada que eu fazia, estilete, Lima kkk só barbaridades kkk
Mas eu percebi que ao tirar uma caixa de papelão do tipo caixa de sapato depois de usar o ferro ajudava a manter a ponta limpa.
Rsrsr, é muito comum Jonnes! Boa dica do papelão!
Nossa! Q tecnico. Eu coloquei uma ponta de prego de aço com pasta de solda no fio eletrico. Muito prático e nw encontrei melhor.👌
Não serviria para eletrônica fina. O foco aqui são ferros para soldar microeletrônica.
@@Electrolab-Eletronicalogico, deu pra observar pela ponta de prova. Rs! para muitos aqui nos comentários serve. Quanto menor e mais tecnológica muito mais qualidade se precisa. Nw significa q pode fazer muito mais com muito MENOS. Abç!
Sem dúvida Silvio! Também sou adepto de adaptações de baixo custo onde aplicável! Abcs!
Tive 40 anos de trabalho em eletrônica e sempre lixei a ponta infelizmente! Abraços de Lá Corunha, Espanha!
Olá Moacir! Bem vindo da Galícia!
Parabéns pela dica 👍🏻 eu mesmo uso ferro da hikary e já percebi isso de não ficar mais querendo segurar ou até mesmo aquecer a ponta .mesmo novo .
Obrigado César!
Obrigado pelas dicas de conservação de pontas de ferro de solda... Valeu!!!
Obrigado José Orlando!
Pra mim não existe jeito certo ou errado, pra mim soh existe o jeito que funciona.
Como pode eu usar o jeito "certo" e dar errado? Ou fazer do jeito "errado" e dar certo?
De longe eu acho esse o melhor canal de eletrônica. Mas esse video, ao menos comigo, é muito lindo na teoria, mas na prática. Muito mais fácil fazer um circuito do que limpar desse jeito e obter esses resultados. Não sei o que é, vi um video muito engraçado um tempo atrás "POSSO LIXAR? TESTANDO ESPONJA NA LIMPEZA" do canal Fazendo Arte 10 e eu sofro de problemas parecidos, e pra mim o que dá certo é ponta de prego ou cobre rígido, tenho uma fio aqui q acho q é de 4mm(rígdo). Vida útil curta, mas funciona muito bem durante o curto período. Faço umas soldas filé, q nem eu acredito q foi eu q fiz. Sou amador, não uso todo dia. então enquanto o custo de usar uma ponta praticamente descartável for aceitável. Vou ficar nessa zona de conforto.
Muito obrigado pelos seus conteúdos, são e extrema valia pra mim
Valeu Allex! De fato cada caso é um caso. O foco aqui foi mais dedicado às pontas especiais, que têm revestimentos de proteção, que hoje são a maioria dos ferros lançados. Não se aplica a pontas lisas de cobre ou similares.
Eu sempre limpo a ponta bem pois ponta oxidada fica horrível a solda, tem durado muito minhas pontas e uso constante, o corretoo é manter a ponta bem limpa diariamete . Ótimo vídeo..
Perfeito Ítalo! Obrigado!
prezado professor, bom dia, eu fiz uma experiencia com uma ponteira de ferro de solda, após arredondar bem a ponta de um tarugo d cobre eletrolitico, apliquei uma camada de prata, dessas varetas vendidas no mercado, não sei a composição delas, ma são vendidas como prata, não é vareta de foscoper, é de prata, aliás são bem caras, o resultado foi muto bom por um longo tempo de uso não houve oxidação. não encontrei nada na literatura sobre o assunto, mas deixo qui minha experiencia.grato pel atenção e parabens pelas aulas. cordialmente plinio.
Olá Plínio! Que experiência interessante! A prata pode ser um bom condutor térmico e certamente oxida menos que o cobre, embora não seja usada nas proteções das pontas comerciais hoje encontradas! Parabéns!
Esse ferro em questão do cabo vermelho, é um Weller: ferro de solda de qualidade excepcional. Tenho 02 Wellers comprados há mais de 20 anos e funcionando perfeitamente. Tenho um de 50 e um de 80W, e este último só uso em casos esporádicos, quando preciso trocar capacitores grandes, onde são soldados em trilhas muito largas de cobre.
Isso mesmo Carlos! É um Weller! Cuidando bem dura muito tempo mesmo!!
ótimo vídeo meu amigo, na correria do dia a dia, não damos muita atenção a isso
Obrigado João! Verdade!
Parabéns pelo trabalho. Ajuda bastante.
Obrigado Felipe!
Excelentes dicas! É de fundamental importância que a ponta do ferro esteja limpa, para uma boa qualidade na solda.
Obrigado!!
Ótimo incinamento..
Obrigado!
Dica da hora!!!!!! Parabéns pro canal.....
Obrigado Carlos!
Nossa, soldo a mais de 40 anos e fazia totalmente errado. Já guardei o vídeo para consulta posterior
Rsrsrs, não diria que estava errado, mas apenas não seguia as melhores práticas! Seguindo elas, as pontas durarão mais e farão melhores soldas!
Boa Noite nosso Mestre... estou voltando aqui pra rever esse vídeo... adquiri um soldador para pequenos trabalhos... HK-45B ... trabalha com 3 pilhas alcalinas na sua alimentação e tem apenas 8 watts... funciona perfeito para os pequenos trabalhos e soldas smd... uso com solda 0.5 mm... mas a ponta é realmente diferenciada e estou na dúvida se posso usar pasta de solda na limpeza da ponta... se puder nos brinde com um vídeo mostrando a funcionalidade dele e a maneira correta de cuidar daquela pontinha diferente... obrigado por seus ensinamentos e sua atenção com a gente... que DEUS o abençõe grandemente...
Olá Marco! Essas pontas são ótimas, mas são sensíveis, recomendo cautela no uso de pasta, embora possa ser usada uma vez ou outra sem grandes problemas, por exemplo nesse processo indicado de limpeza. No mais, usar esponja vegetal umedecida na limpeza.
Excelente conteúdo. Fiz todas as opções e o estanho não gruda na ponta de forma nenhuma... nem quando comprei e tentei estanhar pela primeira vez... será que ele é tão ruim assim? Tem o que fazer?
Pode não ser o ferro, é mais provável que a solda usada não seja de boa qualidade. Experimente cobix ou best.
Gostei da dica da lixa d'água, deu certo valeuuu
Obrigado Margil!
Dica muito oportuna!👍👏
Obrigado Alvaro!
Eu sempre uso o próprio suporte, aquela latinha que vem junto com o ferro, pra limpar o ferro de solda e fica bom, porque ela não é muito cortante.
Evitando raspar com força, pode não criar maiores danos.
Boa noite e grato professor pelas dicas. Um colega nosso fez um circuito de meia onda que passa a onda completa através de um pedal e assim o ferro de soldar dele dura muito tempo em bom estado. Uma dúvida: fluxo de solda é o mesmo que pasta de solda, ou tem a composição distinta? Boa noite a todos.
Olá Luiz! É uma boa prática. Sem diferentes embora similares. Existe uma boa variedade de fluxos usados tanto na pasta com nas soldas.
A ponta do meu ferro novo ficou preta. Provalmente por super aquecimento. Tentei de tudo, mas não segurava estanho de jeito nenhum Achei um vídeo que ensina a limpar com lixa para ferro e depois enrola o estanho em toda a ponta. Foi o que resolveu. Penso que deveriam fazer a ponteira bom material mais resistente.
Lixar a ponta acaba com uma possível proteção que a ponta tivesse, de qualquer forma essa do seu talvez nem existisse mais. Há pontas no mercado de alta qualidade.
Boa tarde Parabéns pelo seu trabalho
Obrigado Valter!
Esses dias fui usar um ferro q estava todo ruim. A única coisa viável que tinha era alcool em gel, e caramba, funcionou perfeitamente.
Alcool em gel no guardanapo, fica mto bom.
Boa dica Hellinton. Só lembrando que o álcool em gel tem água também, o que seria oxidante. Melhor ainda seria o álcool isopropílico.
Sou teu fã ! Tu é o cara! Aprendo muito !
Obrigado Vilmario!
Parabéns amigo pelo seu vídeo!
Obrigado Almeida!
Boa noite Amigo, sempre grato por suas aulas, sendo assim te alerto para um golpe contra youtubers com canais grandes. Uma empresa oferece parceria e seu canal é roubado o controle da conta...conheço 5 canais que sofreu com isso, o ultimo de um Brasileiro xprojetos. Temos aqui no Brasil pouco material de qualidade e Electrolab está no topo da lista. Abraço
Obrigado Zaqueu pelo alerta! Não tenho nenhum vínculo com empresas que fazem marketing ou promoção de canais e por conta desses fatos, nem procurarei ter algum.
Ótima dica show de bola parabéns
Obrigado 👍
Opa, bom dia, mesmo usando o fluxo, precisei lixar com uma lixa d'água 600 - resolveu o problema. Obg..
Maravilha! As vezes está tão oxidado que necessita uma lixa fina, embora não seja recomendado pois pode remover além da oxidação!
Show, muito úteis essas informações
Obrigado Júnior!
Excelente dica! Parabéns pelo canal!!
Obrigado Vater!
Obrigado pelo vídeo , não sabia disso , já chequei a lixar
Obrigado amigo!
Não fazia a menor ideia sobre estes cuidados, sempre fiz esse monte m#rda com as pontas dos meus ferros de solda. Com isso já detonei a ponta do meu segundo ferro de solda, ate tentei removê-lo para usar a ponta do meu primeiro ferro de solda, mas não sai nem com reza braba. Como diria Confúcio, "vivendo e aprendendo".
Valeu Paulo! Sim, todos nós já passamos por isso!
Valeu Elói!
Grato!
Está havendo instabilidade na internet...vi em partes, porém deu para entender!
Show de bola!
Abraço!
Boa noite!
Obrigado Mario Sergio! Aqui tem acontecido também algumas vezes, creio que pelo alto consumo em função da quarentena!
@@Electrolab-Eletronica
Com certeza!
A minha filha faz faculdade e como a mesma está parada presencialmente, as aulas continuam pelas lives à noite...preferência à ela!
Abraço!
Fique na Paz!
Sem dúvida! Abcs!
Eu uso lixa d'agua. Desmonto ela, coloco no mandril da furadeira e seguro com a lixa debaixo d'água, com lixa 600 e 2000. Se usar massa de polir fica mais liso ainda e evita de pregar sujeira. Fica top.
Mas só é necessário se usar mal o ferro, em plásticos por exemplo. Se usar ele bem e só limpar na madeira virgem ou naquelas palhas de cobre.
Para as pontas modernas com camadas de proteção para uso em eletrônica, não é recomendável a lixa, para as pontas antigas de cobre, ainda são usadas como boa opção.
@@Electrolab-Eletronica ah sim. Eu não soldo componetes muito pequenos, mas realmente ela novinha com todas as camadas originais fica mais eficiente mesmo.
Hoje tenho 2 ferros de solda, um pra soldar e outro pra judiar com coiseradas kkkkk
otima dica, meu ferro ficou 1000x melhor!!!
Valeu Daniel!
Sempre passava algo na ponta tipo estilete otima dica qual fluxo de solda melhor alguma marca ou não tem
O estilete não é recomendável, principalmente se passar com alguma força. Essa técnica do fluxo é somente para recuperar e limpar pontas extremamente oxidadas e sujas. Para uma ponta pouco suja, basta a esponja vegetal ou a de metal e o processo de estanhar a ponta. Quanto ao fluxo, não tenho marca preferida, para esse tipo de papel uma pasta de soldar tradicional uma marca conhecida é a COBIX), funcionaria bem.
Otima dica meu amigo
Obrigado Genildo!
Papel higiênico de melhor qualidade faz uma limpeza excelente!
Boa dia Josmilson!
Boa noite Josmilson, este video é sobre ferro de solda....mas concordo, quanto mais macio melhor!
Eu esmerilhava a ponteira dos meus ferros😅😂
Ótimo vídeo professor 👏👍
Obrigado Ailton! Se fossem aquelas antigas de puro cobre, não haveria problemas!
Vixe.. Eu limpava até ficar no cobre brilhando...
Fiz aqui ficou muito bom
Maravilha!
eu uso bombril limpeza rapida e fácil. passo bombril na ponta e estanho logo em seguida
Sim, passando levemente, sem esfregar, não há perigo para a camada de proteção!
Olá excelente vídeo. Aprendi muito.
Poderia dar dicas sobre saúde ao utilizar o ferro de solda? A fumaça é tóxica ? É necessário um exaustor? Ou esse papo é frescura?
Obrigado Sergio! De preferência a fumaça não deve ser inalada, basicamente ela ocorre por conta da resina que é usada na solda, não há vapores de chumbo ou estanho nela, o que a torna pouco nociva. Mas para quem usa o ferro de solda o dia todo, todos os dias, o exaustor é recomendável sim, para evitar o excesso de fumaça, que com o tempo pode ser prejudicial.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado pelo esclarecimento.
Show o vídeo , uma dúvida , furei uma placa de acrílico com o ferro de solda , por emergência "preguiça de ligar a furadeira" ,kkkk , aí ficou aquela coisa linda ... E o ferro esquenta mais nw da aderência nem a pau , como recuperar ? Obrigado , belo vídeo
Olá Julio, o ideal é trocar a ponta, pois o acrílico derretido pode ser de difícil remoção. Enquanto isso, tente aquecer bem o ferro e com uma pequena espátula fina, tente remover o acrílico com cuidado (aqui talvez precise raspar um pouco, mas sem forçar). Depois da remoção, execute a limpeza com fluxo e bastante solda (estanho), quantas vezes forem necessárias para a ponta voltar a ter aderência e brilho.
Os meus são de 1978 sustituo as pontas com dio de cobre, lixa, estilet, chave de fenda, esponja de aço, tecido de algodão molhado e guardo estanhado, essesmais novos nunca comprei os antigos nunca estragaram.
Devem ser ótimos, mas certamente não deve trabalhar com micro SMD.
Valeu pelas dicas!
Obrigado Marcelo!
Ótimo vídeo! 👏👏
Obrigado Sergio!
Joinha 716 ! Excelente dica ! Você já usou breu no lugar do fluxo para esta limpeza ?
Obrigado Edson! Sim, já usei há tempos, funciona tal qual a pasta!
Funcionou perfeito!
Ótimo Luciano!
Já experimentaram utilizar um pedaço de folha fina de alumínio levemente amassada, como as que envolvem balas ou bombons? É assim: ainda com a ponta quente, sem estar "pelando", envolvê-la na folha de alumínio enrugada e, com movimentos rotativos alternados, pra lá, pra cá, apertar a mesma contra a ponta, até começar a ver uma fina mancha de alumínio sobre o cobre... Fica bom e é rápido.
Boa dica Paulo! Obrigado!
Dicas de mestre. Ja perdi alguns por ignorancia tecnica kkk
Obrigado Gilmar!
Muito bom. Eu vim em um outro canal para também evitar usar a esponja molhada pois da choque térmico e com isso estragar a proteção.
Obrigado Ricardo! Exato, se usar a esponja, use poucas gotas de água para umedecê-la levemente.
Excelente vídeo. E quanto as bitolas. Quando pega instanho. Como limpar?
Obrigado Gilson! Limpa da mesma forma, para qualquer ponta de qualquer tamanho, com camadas de proteção!
Mais uma dica Mestre! Eu faço da seguinte maneira: O ferro desligado enrolo a ponta do ferro com estanho e coloco um pouco de fluxo de solda, ligo o ferro e espero que derreta toda a solda envolvida e finalizo com a limpeza na esponja metálica. Faz o teste professor! Obrigado pelo vídeo.
Boa dica Itamar, obrigado!
Deu certo de mais
Valeu!
Ok, sugestão anotada ! 👍
Valeu Flavio!
muito bom... poderia dizer qual a referencia das pontas que você compra pra substituição? existe a melhor? qual recomendada?
Olá Marllon, para esse tipo de ferro uso as pontas da Hakko, que são conhecidas pela boa qualidade.
@@Electrolab-Eletronica top, em relação a pasta? Nunca usei e estou pensando em adquirir uma também, qual você indica?
A da marca Vonder ou Best atendem bem nessa função de limpeza da ponta.
Muito bom, muito bem explicado. Obrigado e saudacoes desde Seul, uma hora chego nos mil inscritos.
Obrigado amigo! Com certeza chegará lá!
Eu uso papel toalha umedecido com água, e estanho a ponta do ferro...
Funciona bem, pois não é abrasivo!
VOU FAZER NO MEU ! VALEU .
Valeu Adailto!
Ótima explicação top msm
Sabe me dizer qual o soldador d estanho e bom queria comprar um novo mais nao sei qual a marca e qual a potencia q e boa obrigadão
Obrigado Jhony! Aqui no Brasil os da marca Hikari são bons. Lá fora os Weller e Hakko. Para eletrônica, hoje em dia o ideal é uma estação de solda, assim você ajusta a temperatura de acordo. Se não for possível comprar uma, ferros entre 30 e 40W são ideias para eletrônica geral!
Tem uma pasta de solda nacional a base de colofonia, cheirosa e bonita.
Enquanto a pasta é nova tudo bem.
Depois ela satura.
Deixa a ponta do ferro de soldar preta e feiosa a ponto de dificultar estanhar ou soldar com elegância.
Bom saber Luís, obrigado!
Obrigado pela dica. Abraços
Obrigado Antenor!
Olá, como quase todos também limpava incorretamente a ponta de solda. Vou fazer do modo certo a partir de hoje. Uma pergunta: nos soldadores de pistola existe estas camadas de proteção também e a limpeza se faz do mesmo jeito? Abraço.
Olá Jorge, sim também há uma camada protetora, não creio que seja tão sofisticada como as dos ferros tradicionais, com pontas cônicas, mas certamente há pelo menos uma camada de proteção.
Você também pode usar uma lâmpada incandescente 60 w em série com o ferro ,mantem aquecido sem saturar a ponta , isto é para quem não tem uma fonte estabilizadora note bem não estou te ensinando estou só dando um palpite por ter 58 anos de eletrônica ,é uma existência kkkkk da velha e boa válvula , abraço amigo
Perfeito Mustafa! Aprecio e respeito muito as práticas e histórias do tempo da válvula, muitas delas usáveis até hoje. Obrigado e abraço!
a minha eu limei, mas ela é de cobre por dentro. Apos limada, coloquei na pasta de solda e apos no cadinho com solda, so far so good
Sim, normalmente é cobre por dentro. A questão de limar é que a proteção contra oxidação se perde.
@@Electrolab-Eletronica @Electrolab eu esqueci de mencionar, essa ponta estava morta de vez.... ferro com mais de 10 anos, usado inclusive pra furar garrafas rsrs... A bancada tava apertada pra estação, só tinha ele, foi o que resolveu. rsrs. Sobre a oxidação, o chumbo estanho faz esse papel de proteção, já que a capilaridade do cobre por essa liga é grande. Detalhe é que não pode esquentar a ponta para derreter a solda, pq de fato oxida e a solda não adere.
Perfeito Francisco, nesse caso realmente não há muito o que fazer, senão aproveitar o ferro nessas aplicações.
Boas dicas de manuseio. Cabe só uma observação quanto a recuperação da ponteira, o fato é que não tem como rcuperar por métodos comuns. Apenas limpeza.
Obrigado! Sim, o termo recuperação foi usado no sentido de recuperar a funcionalidade do ferro e sua ponta, para que voltem a operar adequadamente. Válido para oxidações leves e falta de limpeza, mas em casos de ponteiras muito danificadas, essas seriam irrecuperáveis.
Vc poderia fazer um vídeo sobre drivers e motores de aeromodelismo... Drones. Falta no youtube vídeo assim
Olá Driano! Não tenho muito acesso a esse material, mas anotei como sugestão para vídeos!
Essas ponteiras de solda pra substituição, pode comprar qualquer conjunto ou tem que ver o modelo do ferro de solda antes, pra comprar o conjunto correto?
Precisa ver o modelo, pois pode ser diferentes.
Sempre que for guardar, deixar uma camada de estanho pra proteger
Boa recomendação!
gostei de sua manta térmica, aonde comprou?
É muito boa, foi na Banggood, segue o link: bit.ly/2KDwOdm
só em ultimo recursso material espetacular
Obrigado Carlos!
A ponta de níquel tbm dá pra limpar assim?
Comprei aquele ferro que é pirógrafo tbm e vem umas pontas de níquel.
Por usar na madeira gruda resquícios dá pra ir passando na esponja úmida durante o uso?
Não creio que seja o ideal, mas como não uso pirógrafo, precisaria testar.
Gostei, essa esponja e a palha de aço dourada!!! Se compra em casas de Eletrônicos???
Sim, com certa facilidade você encontra.
@@Electrolab-Eletronica VALEU 👍 SHOW 👏 👏👍 👍
a proteção é de inox com estanho. eu ja perdi essa proteção. eu tenho um hikari power 100 de 85w e eu uso uma lixa 1200 com oleo pra polir a ponta. uso a furadeira pra polir e enrrolo estanho com fluxo pra estanhar a ponta. mas nao fica 100w. toda vez que vou guardar tenho que polir com oleo pra guardar. eu to vendo uma possibilidade de usar um recipiente conico pra manter estanho e merculhar a ponta no estanho liquido pra manter a proteçao. mas nao sei onde vou arrumar esse recipiente.
Boa explicação!
Obrigado Paulo!