O que é o Manuelino? - A Verdade da Mentira

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 22 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 24

  • @IntoThePast
    @IntoThePast  2 роки тому

    A informação apresentada existe apenas graças à dedicação e trabalho de investigadores e académicos. Por isso, a autoria da mesma é exclusivamente sua. A bibliografia utilizada na realização deste vídeo está disponível na descrição por baixo do mesmo.

  • @dodtod2377
    @dodtod2377 3 роки тому +4

    Muito interessante, o nosso pais realmente tem monumentos espetaculares que vale a pena conhecer.

  • @PedroPereira-lm3jj
    @PedroPereira-lm3jj 3 роки тому +6

    Muito bom. Gostava de ver um vídeo sobre o mudéjar em Portugal, porque eu acho que há muita coisa islâmica na arte portuguesa para além dos azulejos.

    • @IntoThePast
      @IntoThePast  3 роки тому +2

      Por acaso já tenho um vídeo sobre o mudéjar planeado. Obrigado pela sugestão.

  • @medievalgoth9777
    @medievalgoth9777 3 роки тому +1

    Sempre a aprender algo novo

  • @Belinda8881
    @Belinda8881 3 роки тому +5

    Aprendi muito este vídeo.Gostei muito.

  • @genevievevavance3122
    @genevievevavance3122 3 роки тому +8

    Quando vi o thumbnail do vídeo a dizer o que manuelino é uma invenção brasileira pensei que o IntoThePast tinha ficado doido mas agora já entendi. Não fazia a mínima ideia que a expressão Manuelino foi inventada no século XIX, pensava que já se chamava assim.
    Só tenho uma pergunta, o que é que na época de D. Manuel chamavam ao manuelino?

    • @pedromarques3870
      @pedromarques3870 3 роки тому +5

      O "Manuelino" é uma sub categoria do chamado Gótico tardio, já com umas pitadas do que se designa por "Renascimento". Mas isso são nomenclaturas modernas, na sua época era a continuação do estilo anterior misturado com elementos exóticos (animais, flora) e elementos náuticos (cordames, velas de navio, ondas de mar, etc). Na época era chamada de "arte" ou "obra d'el-rei D.Manuel".

    • @IntoThePast
      @IntoThePast  3 роки тому +2

      A documentação refere-se a esta arquitetura como "ao modo de Inglaterra", "ao modo alemão", "ao moderno" e em Castela "ao modo das Espanhas", embora esta última seja mais rara.

    • @pedromarques3870
      @pedromarques3870 3 роки тому +1

      @@IntoThePast Isso era o Gótico...este tipo de Gótico específico a que chamamos hoje de "Manuelino" já era referido no século XVI como "arte" ou "obra d'el-rei D.Manuel".

    • @IntoThePast
      @IntoThePast  3 роки тому

      @@pedromarques3870 como disse no vídeo, o manuelino não representa nenhum corte com o gótico.
      A nomenclatura (que referi) utilizada anteriormente era perfeitamente adequada ao menuelino. Quando a documentação se refere a "obra d'el rei" estava a dizer que a obra foi encomendada ou patrocinada pelo rei e não a linguagem arquitetonica utilizada, até porque esse aspecto é raramente referido. Além disso, no início do século XVI a palavra "arte" não tinha o mesmo significado que tem hoje e era empregue de forma diferente.

    • @pedromarques3870
      @pedromarques3870 3 роки тому +3

      @@IntoThePast Estamos a falar de coisas diferentes mas ambos correctos, o "Manuelino" não é uma corrente arquitectónica, mas é uma corrente decorativa/artística dentro do Gótico final. A menção a "arte" ou "obra d'el-rei D.Manuel" naquele contexto referia exactamente isso, o facto de ser um Gótico específico daquele período, associada aquela pessoa. Portanto dizer que o "Manuelino" era igual ao Gótico tardio que se fazia noutros locais só é verdade na vertente arquitectónica...e mesmo assim ressalvo um ponto: o "Manuelino" tem uma característica arquitectónica específica que quase não se via no resto do Gótico tardio europeu: o paradigma de igreja-salão.

  • @salvadorarruda4664
    @salvadorarruda4664 3 роки тому +5

    Então o Manuelino era um género de propaganda pró-D. Manuel. No video é referido que D. Manuel chegou ao poder de uma forma pouco tradicional, como assim?
    Ótimo vídeo como sempre.

    • @jabuca8434
      @jabuca8434 3 роки тому +4

      O rei D. Manuel I sucedeu ao rei D. João II,e ambos eram netos do rei D. Duarte mas não eram irmãos, eram primos e cunhados...a esposa de D. João II, a rainha D. Leonor era irmã de D. Manuel e portanto também sua prima .Eles tiveram um unico filho ,que se casou anda criança com uma filha dos "reis católicos" de Castela e Aragão Fernando e Isabel, mas que morreu num acidente de cavalo muito estranho. D. João II quis legalizar um filho seu, bastardo, para sucede-lo no trono, mas a rainha D. Leonor (que foi a criadora das Santas Casas da Misericórdia) se opôs energicamente fazendo valer os direitos de seu irmão D. Manuel como legítimo herdeiro do trono de Portugal.

  • @joaomelo7306
    @joaomelo7306 2 роки тому

    Hello, muito obrigado pelo vídeo, estou neste momento a estudar para o exame nacional de hca e este tipo de conteúdo é muito útil.
    Muito obrigado mesmo!!! :)

  • @cristhofenes
    @cristhofenes 2 роки тому

    O canal me parece excelente, tive vontade de me inscrever, porém a falta de legendas me fez desistir, só falo português e um sofrível inglês, que pena.

  • @Senhor_Bolacha
    @Senhor_Bolacha Рік тому

    Viva Dom Manuel, o maior Rey da História do Brasil

  • @andre_cordeiro
    @andre_cordeiro Рік тому

    Ótimo vídeo

  • @margot6840
    @margot6840 3 роки тому +3

    king Manuel rules

  • @jorgeguerra2367
    @jorgeguerra2367 2 роки тому +1

    Como é possível num vídeo tão curto haver tanta informação??
    O canal deveria servir de exemplo para os mais cientes divulgarem novos, velhos e desconhecidos tópicos.
    Realço o que mais gostei:
    1º Com a Dinastia de Aviz, ao contrário das Humanidades (que consolida as eruditas importações italianas e clássicas, de que 'Os Lusíadas' são o maior exemplo, deixando lamentavelmente para trás a língua popular e escrita da Dinastia Afonsina, e isso não é propriamente evolução..), a Arquitetura tem continuidade (no gosto flamengo e nórdico).
    2º O «surto mudéjar desapareceu tão rapidamente como apareceu»: eis a tentativa (falhada) das inovações da nova corte do Tejo. O estilo, por exemplo, do arabesco Palácio da Vila de Sintra, do séc. XIV, não teve continuidade.

    • @IntoThePast
      @IntoThePast  2 роки тому +2

      Obrigado pelo comentário, espero que tenha gostado do vídeo!
      O recuo do mudéjar é possivelmente uma consequência da adoção de uma linguagem artística e cultural clássica. A estética mudéjar já não ia ao encontro das aspirações das elites eruditas. No entanto, longe dos grandes centros urbanos o mudéjar continuou a ser utilizado (principalmente através das coberturas de madeira, os chamados tetos de alfarge) pelo menos até ao séc. XVII, e em termos culturais até muito mais tarde.

  • @RafaelOliveira-ym2zi
    @RafaelOliveira-ym2zi 5 місяців тому +1

    Que mania portuguesa de rebaixar a própria história, tais fatos não acontecem na França.