Entrevista de PhD #1: Gabriel Ribeiro do IME pra École Polytechnique pra ETH
Вставка
- Опубліковано 15 лис 2024
- Nessa entrevista, nós temos o prazer de receber Gabriel Ribeiro, que está no final da sua tese em matemática na École Polytechnique e na Sorbonne, trabalhando em geometria algébrica.
Resumo da ópera: tenha dinheiro.
Opa meu amigo, não entendi a sua colocação. Claro, a questão financeira afeta no acesso de cursinhos, sobre o vestibular do IME como foi mencionado, mas os méritos do Gabriel foram muito além disso e a trajetória dele não se resumiu ao vestibular. Inclusive ele estudou sozinho pro processo de admissão pra Polytechnique. Fico triste que você tenha tirado apenas isso dessa entrevista.
A enorme maioria das pessoas com que estudo (me incluindo) são 100% bolsistas.
@@Vida.Matematico Minha colocação foi clara: o cara pagou cursinho caro para entrar no IME. Achou chato e foi para a França. Quem tem bala na agulha para isso?
@@conradovieira5601 grande parte dos alunos que estudam nessas turmas ita/ime são bolsistas, além disso existe bolsa para ir para a polytechnique.
@@conradovieira5601 segue uma resposta do proprio Gabriel: "De fato eu fui deveras previlegiado. E, como eu comentei, eu creio que o caminho é mais difícil pra pessoas com menor condição financeira. Mas ele está longe de ser inatingível. Alguns cursos preparatórios para IME e ITA têm um número bem elevado de alunos bolsistas. O IME, claro, é de graça. E a Polytechnique pode ir desde uma faculdade mais ou menos cara, até ser de graça e você receber uma bolsa pra estudar, dependendo da sua situação financeira."
Eu penso que uma janela se abriu pro mundo matemático, mas agora com esse quadro acredito que isso se tornou muito maior que apenas uma janela :)
Aí tu me quebrou... significa muito ver esse comentário vindo de vc meu amigo! Obrigado por todo o trabalho que vc tem feito pra divulgar a matemática também! (Além da sua própria matemática hehe)
Super interessante o vídeo! Obrigado pelos insights do mundo da pesquisa. Estou estudando em Paris em um duplo diploma em arquitetura e engenharia civil. Eu fiz intercâmbio da escola politécnica de Lausanne, a Suíça é outro nível mesmo. Me interesso pela pesquisa acadêmica mas é pouca abordado pelos professores. Então acaba sendo super inspirante ver outros brasileiros persistindo em uma trajetória internacional de pesquisa.
Vlw mesmo e obrigado vc por compartilhar sua experiencia!
Opa colega pode dizer mais sobre esse intêrcambio em Lausanne?
24:45 cara isso é muito real uma hora a paixão acaba e você tem que ascender o fogo com dois palitos na chuva. Esse momento é o que torna você realmente bom em algo
Sim, a maior dificuldade é permanecer consistente
Excelente entrevista e bigode.
Eu tbm gostei muito da entrevista e do bigode hehe
Ótima ideia! Espero que venham muitos mais!
Já tem mais gravado hehe
Pos-doc na ETH, que oportunidade em Gabriel? Parabéns!!
É o brabo
Pretendo fazer graduação sanduíche na França. Teria possibilidade de eu entrar em contato com Gabriel? Pode ser por e-mail, se achar melhor.
Bacana, conversava um pouco com ele no facebook tempos atrás (sobre Matemática) hehe
Po cara, posso te dizer que eu li muito as notas de matemática que vc escreveu e disponibilizava no Facebook! Que honra ter um comentário seu por aqui! Vlw mesmo!
Acabei neste vídeo por sugestão do Google. Fiz a minha graduação em Engenharia Eletrônica no IME também, além de mestrado no mesmo instituto e fui também professor no IME. A minha graduação foi entre 1987 e 1991.
Essa tendência à matemática era muito comum entre muitos alunos porque o vestibular do IME e ITA exigem muito nas provas de matemática. Inclusive na minha época, o vestibular do IME ainda cobrava conhecimentos de Cálculo (e já não mais). Um colega meu de turma e que foi o primeiro colocado do IME, do ITA e que se formou em primeiro lugar do IME, o Ralph Costa Teixeira, fez o mestrado no IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) conjuntamente com o curso de engenharia de computação no IME.
O curioso é que na minha época de cursinho IME/ITA nós estudávamos matemática e física em livros russos e franceses, justamente porque tinham um nível elevado de exigência.
@@ManoelPinho1 opa mestre, obrigado pelo comentário. Muito legal de ouvir o seu relato, também me formei em eletrônica no IME :)
Entrevista muito bacana. Seu canal está agregando demais. Conteúdo muito bacana. Abraços.
Esse é o objetivo, trazer conteúdo cientifico de valor pra ajudar todo mundo a entender melhor de matemática e ciência.
Cara que video incrível obrigada por isso!!!!!
@@RafaelaSilva-zz3dx eu que te agradeço por esse comentário. São comentários assim que dão a motivação pra continuar!
Que massa. Ja indiquei o canal para meus amigoa de curso aqui. Sucesso
Que bom que gostou! Obrigado pelo apoio!
Como é vista a ESPCI - PSL na França? Faço engenharia elétrica na UFMG e tenho interesse em engenharia biomédica, especialmente em uma área mais física.
Olá, Henrique ! A ESPCI - PSL é muito bem vista e tem bastante reconhecimento. Se você está pensando em fazer algo lá, ou se tem alguma oportunidade em vista, eu não teria muitas ressalvas. No entanto, aconselho sempre pesquisar bastante na Internet antes de se lançar num programa internacional, e se você tiver a chance de conversar com alguém que já fez o programa que você está pensando, seria o ideal! Boa sorte!
@@Vida.Matematico muito obrigado!
Pelo que entendi, não é uma Grande École.
Traga mais matemáticos para entrevistas!
Pode deixar! Mas a ideia é trazer todo tipo de cientistas! Acho que assim a discussão fica muito mais rica!
@@Lucas-cj9vi trouxe uma física do CERN, serve?
Que final espetacular hahaha roteiro de filme msm
hahahha foi so improvisação mesmo, esse é o carisma do entrevistado e da Rafa hehehe
Rapaz, esses caras são bons! Quando resolverem a Hipótese de Riemann pode deixar que envio por vocês ^_^
Se eu resolver a hipótese de Riemann eu me aposento kkkkkk
@@Vida.Matematico kkkkkkk, não sei se você entende da teoria que circula essa hipótese. Isso daria um ótimo vídeo dizendo o porquê de ser tão complicado solucioná-la, de um ponto de vista matemático claro hah.
FODA.
No aguardo ep. 2
Já tá gravado!
Que daora. Trabalho no google e tenho alguns colegas que fizeram a poly, falam muito bem. Eu sou apenas um rapaz latinoamericano formado em uma universidade normal.
Formado numa universidade normal que trabalho no Google né kkkkkk o brabo
o cara é crânio! parabéns
Vídeo excelente!!
Opa, obrigado mesmo pelo apoio!
Que vídeo maravilhoso, espero que venham mais
Pode ficar tranquilo que o episódio 2 já está gravado ;)
@@Vida.Matematico Estarei esperando ansiosamente!!
@@luiz_rxcha acabou de sair a segunda hein!
@@Vida.Matematico MARAVILHAA, vou assistir
Como ele foi admitido na Polytechnique após o segundo ano no IME? É concurso/vestibular, ou outra forma de seleção?
É uma prova que vc pode fazer à partir do segundo ano de faculdade
Qual prova @@Vida.Matematico??
Vídeo muito bom!
Vlw meu caro, obrigado pelo apoio!
Que vídeo bom 👏👏
Que bom que gostou, chefe!
O cara nunca mais voltar para o brasil, estamos perdendo pessoas notaveis
Cara, não sei oq o you tube me recomendou esse vídeo, sendo que eu sou vestibulando de medicina... Mas me diz mn, oq é essa escola ? É alguma faculdade renomada pros matemáticos?
É uma escola de engenharia na França. Extremamente renomada no mundo todo e é muito boa em matemática e nas outras áreas tbm, física, química, biologia, computação.
Quando eu me acho nerd sempre vem a gurizada me mostrar q da pra ser mto mais hshahahaa IME e França é brincadeira po
Ser nerda ta na moda hehehe
Show de bola!🧠
Opa vlw pelo apoio!
excelente entrevista e bigode.
O bigode é brabo!
Se falou IME eu to escutando
Então cola aqui ;)
Teve bolsa?
Que eu saiba sim
John Lennon Jr.
Kudos!
Abs!
O bigode e os óculos são a estilera né? Hehe
ótimo vídeo.
Muito obrigado, meu querido
Video incrível
Brigadao! Pode ficar tranquilo que tel mais por vir!
Desculpa a ignorância, mas não seria mais interessante ele fazer a faculdade toda no IME, e depois uma pós que permitisse com que ele desse aula de fis e mat, como diversos fazem por ai
Opa, Artur. Esse caminho é sempre possível. Inclusive, para isso, nem precisaria fazer uma pós. Muitas pessoas terminam o IME e dão aula de física ou matemática em colégios. No entanto, a escolha aqui foi de fazer pesquisa acadêmica, e por isso o doutorado. É a partir do doutorado que somos treinados a fazer pesquisa independente. Eu vou falar em outros vídeos mais sobre a carreia acadêmica para ficar mais claro os prós e contras desse caminho. Abs !
@@Vida.Matematico Faz sentido, não tinha pensado dessa forma! Acho que um vídeo muito interessante seria você falar sobre toda matemática basica que o aluno deve saber até o avançado
obrigado algoritmo 🙏
Obrigado vc por ter vindo aqui hehe
"Acaba sendo elitista", ava kkkk
A seita do poli continua forte no IME !!!!! KKKKKKKKKKK
menino faz um curso de oratória vai salvar tua vida
Boa ideia! Vc tem alguma sugestão de curso?
que comentário babaca.