Como estudar fora do Brasil
Вставка
- Опубліковано 3 січ 2025
- Oi pessoal no vídeo de hoje eu falo exatamente como eu faria para realizar o sonho de muita gente, que era o meu, de estudar fora do Brasil. No final dou várias dicas práticas para aplicações e de como construir o seu CV.
***********************************************
Links úteis para aplicações em matemática
***********************************************
Link para aplicação mestrado FMJH:
Bolsa mestrado Sophie Germain:
www.fondation-...
PhD Track:
www.fondation-...
Bolsa mestrado FSMP:
sciencesmaths-...
***********************************************
Links úteis para aplicações gerais
***********************************************
Link Campus France:
www.campusfran...
Pesquisa independente da área que for, fascina-me muito pqp
@@linzin2589 eu tbm cara! Adoro todo tipo de ciência!
Assino embaixo!
Eu tive muitos problemas no começo da graduação, tanto que reprovei em uma boa parte das cadeiras do curso de matemática... mas eu estou me esforçando para recuperar isso e virar o jogo. Obrigado pelo ótimo vídeo meu caro.
@@Padawanmath eu acho perfeitamente possível de virar o jogo, o aprendizado é uma maratona, não um sprint! Continua estudando, busque aproveitar ao máximo o meio acadêmico com seus professores e atividades científicas!
@Vida.Matematico foi o meu primeiro período. Confesso que esse começo me gerou muitas dificuldades e algumas boas semanas com crises de ansiedade, mas que no fim serviram de aprendizado. Hoje sinto que melhorei como estudante e também como pessoa. Que alcancei alguns degraus na escada da pessoa que eu almejo ser.
Obrigado mais uma vez :)
Eu continuarei me esforçando.
Pode não ser herdeiro, mas tem que ter uma família que te banque, pois quem trabalha e estuda é muito mais difícil, sem tempo para IC, sem tempo para curso de verão etc
Tenho o sonho de fazer intercâmbio. Estou no 2° ano do médio. Já estou começando a fazer olimpíadas científicas para extracurricular, tenho interesse em Matemática. Por mas que minha "área" seja outra. Seus vídeos dão muito gás🔥🔥
ótimo conteúdo de vdd, eu tendo recém concluído o ensino médio e estando perto de entrar na faculdade só tenho a agradecer e esperar o melhor do canal👏
Boa sorte na jornada e muito obrigado pelo apoio!
Cara , sabe o que seria top, vc mostrar mais matemática.. gostaria de ver vc resolvendo questões de limites laterais , infinitos, derivadas, integrais… eu já passei dessas disciplinas mas depois que fiz mestrado é que pude entendê-las. Queria ver você mostrando sua percepção e entendimento sobre ela ❤
@@JuSouza-u5f tá no planos de ter mais conteúdo de matematica cara! Eu tive um certo desencorajamento pq o vídeo do canal que eu fiz isso foi o menos visto. Então eu acabei focando em coisas mais relacionadas com dicas pras pessoas seguirem trilhando o caminho acadêmico e dividindo a experiência de pessoas que eu considero incríveis através das entrevistas.
Conheci o canal hoje e já me ganhou, bom demais.
Muito obrigado, meu caro!
Você tem muita experiência, mano! Vídeo muito bom e muito útil mesmo. Provavelmente vou reassitir mais pra frente
@@renanguidolinmarcato5004 muito obrigado meu querido! Esse tipo de retorno é muito gratificante, muito obrigado!
Excelente explicação, dicas ótimas... Obrigado!
Joma, teu vídeo é muito instrutivo e motivador! Agradeço muito as dicas!
@@victorreis9511 po meu amigo. Eu que agradeço pelas palavras. Receber esses comentários sempre aquecem o ❤️
Que pessoa lúcida ❤️. Cultura é muito importante. Tomei um choque quando vim pro Canadá, pensava que ia encontrar Canadenses….
Obrigada pelo apoio! Boa sorte no Canadá!
Excelente conteúdo informativo!
Faço Engenharia Elétrica na Poli-USP. Indico bastante pra quem quiser estudar fora. Vou pra a ENSTA em Paris no meio do próximo ano em um programa de duplo diploma da própria USP. Pra quem tem uma boa base e está disposto a estudar uma quantidade razoável durante a graduação, é bem possível conseguir intercâmbio inclusive com bolsa por meio da faculdade, mas serão necessários 2 anos e meio de dedicação aos estudos. Sei que a UFMG e outras faculdades federais também têm esses programas, aparentemente têm até mais. Vale a pena ver intercâmbios por meio das faculdades.
Parabéns pelo intercâmbio, a ENSTA é excelente!
Dizer que está disposto a estudar uma quantidade razoável dá a entender que não é tão difícil ksks engenharia ainda. Enfim, irei entrar em audiovisual na USP e quero fazer intercambio. Difícil, mas n deve ser comparado a Engenharia, mas terei que trabalhar junto.
Muito interessante. Um dia quero realizar este sonho
O ruim de estudar numa faculdade privada não tão grande é isso :/ esse tipo de oportunidade não aparece. Piora ainda quando você faz dupla jornada
Opa! Tenho 17 e tô aqui querendo entender o que fazer da minha vida! Tenho vontade de estudar fora mas não sei nem por onde começar, no fundo só quero trabalhar com ciência e ter estabilidade!
Show de bola, irmão. Bom saber disso msm
@@LUC4S.0000 muito obrigado pelo apoio, fico feliz que tenha te ajudado.
Com certeza tudo uma maravilha se vc mora no eixo sul sudeste. Sou do norte e durante todos os meus anos de graduação nem eu nem os antes de mim nem os graduandos ou pós graduandos recebem um "singelo" convite pra ir Paris.
O amigo só esqueceu de mencionar isso.
Pra quem for do norte e ver esse vídeo o negócio é esse: faça a graduação no norte mesmo, mas pós obrigatoriamente tem que ser em alguma universidade do sul ou ssudeste.
@@driggou olá, tudo bem? Entendo seu posicionamento e acredito que tenha muita experiência para dizer sobre isso. Devido à grande extensão do nosso país, muitas universidades e indústrias se concentraram no Sul e Sudeste por conta dos nossos contextos históricos.
Porém, eu (Rafaela - e não Joma) gostaria de mencionar que durante minhas experiências morando fora do Brasil, encontrei diversos alunos do Norte e Nordeste. Sei que provavelmente não se compara com o número de alunos do Sul e Sudeste, mas avalio como um passo (mesmo que pequeno).
As universidades e a academia brasileiras,que ainda são muito jovens, se desenvolveram por diversos motivos históricos no Sudeste e é um grande desafio que a gente consiga transferir esses avanços para o resto do território que é enorme.
No caso da matemática eu (agora o Joma) conheço diversos departamentos de ponta no nordeste em Alagoas, Fortaleza, João Pessoa, etc que tem ganhado muito protagonismo na comunidade matemática brasileira e internacional. Eu vejo esses desenvolvimentos como uma forma de dar cada vez mais oportunidades pros alunos brasileiros não só do Sudeste. É absolutamente verdade que só de estudar no Sudeste já é um privilégio que pode facilitar muitos caminhos, mas eu acredito que oportunidades para os demais estados existem também.
Espero de coração que você consiga atingir os seus objetivos de estudar fora do Brasil, se você o quiser, e ajudar a dar ainda mais oportunidades para os alunos do Norte e Nordeste.
Abraços,
Rafa e Joma
@@Vida.Academica obrigado pelas linhas. Eu sou apenas um professor de Física no ensino básico que gosta muito de Matemática, desde os temas simples que entendo, até os mais esotéricos que não entendo nada kkk, mas curto pelo menos estar ouvindo sobre.
O que me impressionou realmente foi a acessibilidade de tais oportunidades. No mais, não há dúvida, é mérito do seu comprometimento e profissionalismo.
Continue, trazendo mais e mais conteúdos. É um trabalho muito importante até pra complementar formações diversas, eu mesmo faço isso, pescando uma coisinha ou outra pra usar em sala de aula. hehe.
Olá cara, já terminei meus estudos e tenho proficiência em inglês e espanhol, sempre tive o sonho de estudar fora, nem que seja em um país vizinho da América Latina, ou um país europeu, asiático e etc. Eu sou ruim com matemática e raciocínio lógico, preciso melhorar minha forma de pensamento ao estudar matemática, perdi muito conteudo devido a ter que trabalhar cedo aos 11 anos.
Era de periferia, mas agora estou melhor de vida, e espero poder muito realizar o sonho de sair do Brasil e estudar, só pelo momento. ❤
@@ethandouro4334 opa, cara. Sua história de vida parece incrível. Ter que começar a trabalhar aos 11 anos com certeza deve ter sido muito duro e sinto muito por isso. Espero de coração que você consiga atingir seus objetivos de estudar fora do Brasil. Como você já tem inglês e espanhol, isso já te dá uma boa vantagem competitiva. O meu conselho é: faça inscrições, entre em contato com professores, e tente ! Prepare bem sua candidatura e vá em frente. Força, mano!
Bom vídeo
Ótimo vídeo, só agradeço
Obrigado, meu caro!
Importantíssimo seu conteúdo!
Muito obrigado pelo apoio, meu querido!
Vídeo muito bom e com dicas excelentes.
@@dacioferreira7127 muito obrigado meu querido!
Vou deixar o teu vídeo salvo e vou até anotar o que você disse no vídeo. Eu estou terminando o segundo ano do ensino médio no IFMT, curso técnico em automação industrial. Quais dicas você daria pra alguém que esta na reta final de concluir o ensino médio? Também tenho interesse em estudar fora do Brasil ou ir pra fora a trabalho um dia, adoraria fazer a graduação fora do país, mas os pontos que você citou das universidades daqui me convencem a fazer a graduação por aqui mesmo. Pretendo fazer engenharia de software na UTF lá do Paraná, atualmente sei inglês e tô me virando pra aprender o alemão sozinho, quero aprender o alemão pois sempre tive interesse pelo país, além do fato de meus avós falarem alemão.
Bom vídeo, dicas maravilhosas!
@@GOD_IS_KING-y4d opa, muito obrigado!
Excelente vídeo!
Vlw meu irmãozinho!
Muito bom seu vídeo! 🙂
Vlw mano! Fico feliz que tenha gostado!
Fala Joma, tudo bom? Sou um graduando da química e, mesmo depois de alguns anos fazendo faculdade, só agora comecei a realmente estudar e sair da zona de conforto, antes eu só estudava pra prova e reprovei em muitas matérias ao longo desses anos, pois nunca havia me esforçado verdadeiramente. Apesar disso, consegui uma vaga em uma IC com um professor que admiro muito, mas que acabei talvez decepcionando esse último ano pelo meu mal desempenho na minha pesquisa. Gostaria de saber se você já conheceu alguém talvez como eu que nunca verdadeiramente tentou, mas que conseguiu reverter essa mentalidade.
Fala, meu caro!
Antes de tudo, acredito que você já está num bom caminho ao perceber que tinha hábitos não muito bacanas anteriormente. Muitas vezes precisamos dar de cara com a parede para se sacudir um pouco, e muito provavelmente esse seu último ano de mal desempenho na pesquisa, pode ter sido o que você precisava para sacudir a poeira. Sim, conheci diversas pessoas durante graduação que no começo não se esforçavam, mas que depois do 2 ou 3o ano, começaram a ir atrás, e hoje em dia seguem carreira acadêmica etc. Então posso dizer que é possível sim. Siga firme nos estudos, tente entender a melhor forma de estudar pra você e vá em frente.
Sobre o professor que você acha que decepcionou, eu me pergunto se ele de fato se decepcionou ou se esse seu sentimento não é talvez por você ter se decepcionado consigo mesmo. Se você sentir que tem a abertura, converse com ele e diga o que você me disse que está motivado para melhorar.
Boa sorte! Estamos por aqui se precisar de algo.
@@Vida.Academica Muito obrigado pelas palavras, significaram muito pra mim. Espero verdadeiramente que seu canal atinja o máximo de pessoas possíveis, e principalmente pessoas que, assim como eu, precisam de ajuda que as vezes vão além do currículo acadêmico. Novamente agradeço pelas palavras. Esse vídeo tem dicas preciosíssimas e seu canal é um verdadeiro achado!
comentando pq gostei do conteúdo, msm nunca tendo o pensamento de estudar fora do Brasil.
Opa valeu pelo apoio ! Fico feliz que gostou do conteúdo!
Obrigada faço ProUni 100% depois vou pra Califórnia já estou estudando inglês pra ontem pq em 3 semestre me formo glórias a Deus.
Muito bom! Boa sorte nessa nova jornada!
Ótimo vídeo. Você conhece pessoas que foram pra Ásia? Tenho muito interesse especialmente na Coréia, inclusive um bom nível de coreano, que gostaria de tornar fluente, Japão e até mesmo China também me interessam, mas não sei se pra pesquisa é matemática vale tanto a pena quanto Europa. Sei que as universidades chinesas vêm fazendo muito esforço para atrair pesquisadores estrangeiros e dinamizar o ambiente acadêmico no país.
A UFPB tem parceria com uma universidade chinesa e frequentemente enviam estudantes pra a china, porém é mais na área de letras até onde sei... Essa semana houve uma oficina de fonética e escrita chinesa lá, dada por um intercambista chinês, creio que da universidade de dalian
Estou participando do programa de duplo diploma pra ESPCI, tbm em Paris, fui admitido mas ainda preciso fazer um testinho de nivel e ir atrás de bolsa :)
Boa sorte, meu caro. ESPCI é muito boa!
Boa tarde!
@@luciotekdream009 boa tarde meu amigo!
sobre a parte da construção do CV, com relação as notas na faculdade, você tem alguma observação que acha que a maioria das pessoas não percebem para ir melhor nas provas da faculdade e garantir um CR maior? adiantar as matérias ao máximo ou focar exclusivamente nas matérias do período atual, usar o material da bibliografia ou o "melhor material" (claro que, ao dizer melhor material, digo sobre o melhor material para a pessoa em questão), questões tipo essas mesmo.
ótimo vídeo joma
Sim!!!! Quero muito um vídeo desses! Boa ideia!
Fala, Joma, beleza? Você acha que eu tô velho demais pra começar do zero uma graduação com objetivo de carreira acadêmica? Fiz 29 anos e consegui um bom desempenho nesse ENEM pra entrar em geologia na UFRJ, área essa que tenho um profundo interesse desde sempre. Já cheguei a cursar engenharia ambiental na UFMG (em 2017 quando não tinha conseguido nota pra geologia aqui no Rio) e até cheguei a fazer iniciação científica lá, mas tive que trancar o curso por outras questões.
Qualquer feedback é bem vindo!
Só vai mano, essa parada de idade é só coisa da nossa cabeça, tenho 26 anos e tô no meu 3º ano do curso de Física na UFF. Quando tu chegar no mestrado ou doutorado vai ter um monte de gente mais velha que tu.
Cara, uma divida. Nao sei se foi respondido em vídeo pq tou terminando ainda. Caso sim, eu apago o comentário.
A dúvida é a seguinte: Idade. Existe alguma limitação em relação a idade? Falo no sentido oficial de editais ou documentos desse tipo, ou de forma nao oficial como preferência dos professores por estudantes mais jovens?
Pergunto pq estou com 25 anos e me formo no inicio dos 26 anos.
Tive algumas dificuldades pessoais durante a graduação, dai como eles usam a graduação como critério para o mestrado, tou pensando em fazer o mestrado no brasil, me deridando para deixar redondo e oublicar o maximo possível, para depois fazer um doutorado fora.
Obs: Sou da área de quimica. Nao tenho experiência em pesquisa acadêmica, mas meu trabalho é uma mistura entre pesquisa e analise na area privada.
Em relação ao item do 3:00 (graduação na universidade pública no Brasil). Tem alguns cursos de graduação/áreas do conhecimento mais "fáceis" ou favoráveis para o exterior?
Essa caneta tinteiro é linda. Qual é a marca?
Sempre subestimei muito as notas que eu tirava na faculdade mas acho que ainda tempo de recuperar tô no 4 semestre e ainda faltam 6...
Também to nessa quer conversar?
@@alanwvett opa, cara. Sim, você ainda tem tempo de recuperar! Inclusive minhas notas no começo da faculdade foram bem piores que no final, e deu tudo certo! Então, não desanime !
Você usou algum template pronto pra fazer o curriculo no overleaf ?
Ohhhhj, muito bom
@@luisreinaldo713 valeu, meu caro!
@@Vida.Academica disponha
mt bom
thanks!
You're welcome!
Olá, você cursou o bacharelado ou a licenciatura em matemática? é possível seguir o campo da pesquisa na área com uma licenciatura?
@@jadsonguilhermemonteiro5389 eu não fiz nem um nem outro. Eu fiz graduação em engenharia, então te garanto que dá pra seguir na pesquisa com licenciatura. Foi o caso do Corre se PhD! Ele fez licenciatura!
@@Vida.Academica showw ♥️
Estudantes do RJ não conseguem fazer programa de verão do IMPA, só alunos dos outros estados
@@brunactfernandes obrigado pelo comentário, mas achei estranho pq eu sempre frequentei o verao no IMPA estudando no Rio. É meio complexo quando tem intersecção com o começo do semestre, eu tinha que dar uns bons dribles pra me virar e conciliar os dois.
@@brunactfernandes mas tem outros programas de verão no Rio como o da FGV EMAp. Fora isso espero que tenha gostado do vídeo:)
Eu vou começar um curso de verão pela Usp em Álgebra linear em EAD. Vou seguir suas dicas, quero muito estudar fora! E vou tentar de novo curso de verão no IMPA que é um sonho kk 💙 Adorei o vídeo!
Muito bom vídeo! Acha que graduação em Matemática Aplicada na FGV vale a pena? Eles me ofereceram bolsa 100% mas ainda to debatendo se n é melhor uma federal (obs: moro no Rio)
@@mathematikoiprs fala meu querido! Eu sou suspeito pra falar pq estudei na EMAp (a Rafa até riu quando viu o comentário haha)
Tentando ser imparcial, eu acho que tem vantagens e desvantagens de ir pra EMAp. Pra começar, a escola lá é menor que a da UFRJ, o que possibilita um contato mais próximo com os professores, que eu acho muito positivo.
Uma vantagem da UFRJ é que é uma universidade e assim você teria acesso aos departamentos de física, engenharia (o de economia é na praia vermelha entao provavelmente nao) etc onde poderia cursar eletivas que te interessem.
Em ambas escolas você terá uma formação matemática incrível, e em ambas você vai ter uma inserção muito boa no mercado de trabalho. Não tem como escolher errado.
Se eu fosse você, um critério muito importante seria a sua facilidade de ir para a universidade. Mesmo ambas sendo muito boas, se você passar muito tempo por dia no deslocamento isso pode afetar muito seu rendimento e o quanto você aproveita seu tempo na faculdade.
Parabéns pela bolsa!
👏🏻👏🏻👏🏻
letra parecida com a minha rsrs
Ótimo vídeo!
Creio que os programas apresentados se aplicam apenas a cursos de matemática,você conhece alguma forma de financiamento em Paris para mestrado de Física?
@@ElliottSmith-gf3uc opa, mano! No Campus France você tem a possibilidade de aplicar para qualquer área. E os PhD Track das universidades (Ecole Polytechnique, Université Paris Saclay, PSL etc) também tem para todos os cursos. Boa sorte!
@Vida.Matematico fechou,muito obrigado!
Olá, tudo bem?
Eu gostaria de saber como você grava seus vídeos? É um tripé com uma câmera/celular? Qual tripé usa, aqueles articulados?
Inclusive, ótimo vídeo, acabei de conhecer o canal.
@@ciroborges4491 opa, cara! Obrigado! Uso um tripé articulado com o meu celular.
Todo o processo que vc falou, usou como base a ciência matemática como foco. Mas para eu aplicar para física fora do país é o mesmo processo ? Ou possui alguma mudança significativa?
vc sabe se em cursos como ciencia da computação a "formula" é a mesma? Alias, otimo video
Cara, eu não diria que é uma fórmula pq nunca tem garantia de dar certo, cabe à cada um adaptar as indicações pra sua realidade inclusive curso. Mas eu acho que funcionaria de forma similar tbm, mas talvez em CC experiência na indústria seja ainda mais interessante que em matemática. Tbm não sei como são os cursos de verão em CC, mas acho que tem cursos de verão em matemática que seriam interessante como em combinatória ou lógica
@@Vida.Academicaestudo na federal de Pernambuco, tem como conseguir um curso de verão?
Quais você acha que são as melhores universidades privadas do Brasil? Você acha a PUCRS uma boa faculdade?
Cara, eu só posso realmente falar da PUC Rio e da FGV Rio que eu frequentei e conheço alguns departamentos. De matemática física e engenharia elétrica da PUC e mat e economia da FGV. Eu acho que em matemática essas são as melhores, do meu conhecimento.
@@Vida.Academica interessante. E na sua concepção, o que faz uma privada ser boa? Qualidade de ensino e pesquisa?
Antônio, pesquise "melhores universidades do brasil", você vai ver que a PUC está pau a pau com as melhores federais do país, mesmo que não seja a do RJ. inclusive, a PUC localizada na cidade de Santiago é a melhor universidade do Chile, e uma das melhores da América do Sul. É uma instituição de renome.
@@madeira773 muito obrigado pela dica! Realmente.
Muito bom o vídeo
Muito obrigado pelo apoio!
video top de linha
@@fitzmiller429 vlw meu camarada! Espero que essa dicas te ajudem!
Dicas anotadas
É necessário domínio de francês para realizar mestrado em Paris?
@@fredericooliveira9477 opa meu caro, tudo bem? Então, depende do curso, tem alguns mestrados que vão acabar sendo em francês, mas tem muitos em que a língua oficial é inglês. De qualquer forma, falar francês é de ajuda muito pra morar aqui, então pelo menos priorize o seu estudo de francês quando chegar aqui.
De qualquer forma é impossível viver na França sem dominar o francês. Você passa muito perrengue. É tipo morar no Brasil sem entender nada de português. A maior parte dos mestrados que vi em inglês na França era para a área de negócios ou tecnologia.
Oi@@Joaovictorcordeiro-fv4qw, tudo bem? Em matemática pelo menos existem muitos em inglês. Na Dauphine e na Polytechnique são em inglês. Nos demais o professor costuma perguntar se tem alguém que não fala francês na turma. Em química e física eu conheço bastante gente que fez os estudos em inglês, chegando em Paris sem falar uma palavra de francês. Acho que o francês não deve ser um impedimento pra ninguém vir.
@@Vida.Academica Obrigado!
Se eu tiver cidadania europeia facilita o processo de conseguir fazer pós fora do Brasil?
Olá! É difícil te dar uma resposta 100% acertiva sobre esse assunto. Apesar de existir vários programas internacionais que aceitem e também ajudem no processo de visto/permissão de residência, eu ouso dizer que ter as papeladas prontas numa candidatura poderia te dar uma leva vantagem competitiva com relação à outros candidatos que não o tenham se o CV de vocês forem parecidos (mesmas qualificações etc.). Quero dizer, isso poderia ser um critério de desempate, mas imagino que um dos últimos. Então, no fim das contas, não vejo que isso facilitaria muito no processo. Outras coisas são mais importantes: seu nível de inglês, suas cartas de recomendação, suas notas etc. Espero que tenha ficado claro. Abs!
qual seu nome?? sou curioso e quero stalkear seu lattes
@@victorlu7ann não precisa stalkear não, eu já falei meu percurso todo nos vídeos :)
Eae mano, tu acha jogo fazer o primeiro ano de mestrado no Brasil e depois ir pro PHD Track ? em questão de composição de CV e etc .
@@ronsilva9563 cara depende do seu perfil/trajetória. Se você tiver já com um projeto de pesquisa encaminhado no Brasil é uma boa vc tomar um ano pra dar um gás nele. Se vc vier sem terminar o do brasil e ainda tentar terminar os 2 ao mesmo tempo pode ser bem complexo. E finalmente tem a questão de qual é a sua base da graduação. O ano que eu fiquei no mestrado no Brasil foi fundamental pra mim pq eu cursava engenharia na graduação e esse foi o primeiro momento que eu tive pra me dedicar 100% à matemática. Mas se não for o seu caso e vc tiver uma base sólida construída na graduação, pode ser uma ótima ideia vir direto pro PhD track!
@@Vida.Academica Então seria mais interessante completar um mestrado no Brasil e só então pegar um Ph D track ou até mesmo um Ph D direto ?
Eu tenho um projeto de ir pra França também, estou estudando francês, estou no fim da Graduação, seu canal me ajuda com essas informações.
@@ronsilva9563 eu acho que depende mesmo de você cara, se tiver algo de pesquisa que vc queira fazer por aqui, numa IC por exemplo. Se não, vc pode aplicar pros dois e escolher depois.
@@Vida.Academica Eu queria estudar Geometria Diferencial
@@ronsilva9563 eu tive um professor na UFSCar que fez doutorado na Franca em geometria diferencial o Alexandre Barreto Paiva ele eh bem acessivel, procure o email institucional e entre em contato, talvez ele possa te indicar algo, qualquer coisa, vc fala que o professor Douglas que era da fisica, que indicou. Ele fez na universidade de Touilloise, mexe com superficies de Wintergartten.
Video excelente
@@Raphael-zq7tp vlw mano, ajuda muito!
22:46
Bostil*