DIA DO ORGULHO AUTISTA: ORGULHO DO QUE???

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • No dia 18 de junho, comemoramos o Dia do Orgulho Autista, uma data dedicada a celebrar a diversidade e promover a inclusão das pessoas no espectro do autismo. Neste vídeo, discutimos a importância dessa data, compartilhamos histórias inspiradoras e oferecemos dicas sobre como podemos apoiar a comunidade autista. Junte-se a nós nesta celebração e ajude a aumentar a conscientização sobre o autismo. Vamos juntos construir um mundo mais inclusivo e acolhedor para todos!
    ------------------
    FACEBOOK: / thefamilyonb. .
    INSTAGRAM: @familyonboard ( / familyonboard )
    TIKTOK: @familyonboard
    GRUPO DE SUPORTE NO TELEGRAM: t.me/joinchat/...
    Apóie nosso trabalho de conscientização do autismo pelo mundo - www.familyonboard.com.br
    ------------------
    Olá! Bem-vindos ao nosso canal! Somos aventureiros que gostam de viajar longas distâncias em família! E tudo pela conscientização do autismo. Gostaríamos de levá-los ao redor do mundo explorando lugares incríveis! A Summer é a nossa filha de 2 anos que será o seu principal anfitrião para o nosso canal! Venha você também nessa nossa aventura.
    #autismo #autismoemadultos #autismoinfantil

КОМЕНТАРІ • 69

  • @cristianemagnani7625
    @cristianemagnani7625 3 місяці тому +31

    Tenho orgulho de onde cheguei. 51 anos, 3 faculdades, 4 línguas, pós, mestrado, professora de curso superior. Perdi oportunidades e trabalhos por insegurança e vivo, desde a infância, sem saber quem sou. Essa semana peguei o diagnóstico: TEA nível 2 e TDAH. Em minha cabeça tem um cabo de guerra, um lado de estímulo e outro de inércia puxando. Essa semana, com o diagnóstico, percebi quem eu realmente sou e senti muito orgulho disso tudo, mesmo nesse caos interior.

    • @etcwhatever
      @etcwhatever 3 місяці тому +5

      Eu fui diagnosticada como sendo nível 1 mas tenho muitos problemas para funcionar. Você sabe a diferença entre 1 e 2? Sinto-me perdida ainda 😢. Eu também tenho esse problema da insegurança. Porque mascarei muito para chegar aonde cheguei. Creio que vou perder tudo na vida se agir como realmente sou.

    • @cristianemagnani7625
      @cristianemagnani7625 3 місяці тому +2

      @@etcwhatever basicamente o que pesou para mim foi a questão da socialização e a resistência à mudança. Sou muito reclusa, impulsiva e emotiva, e o TDAH contribuiu para isso, segundo a psico. Vou iniciar terapia ABA e medicação para TDAH, espero que isso ajude.

    • @etcwhatever
      @etcwhatever 3 місяці тому +2

      @@cristianemagnani7625 obrigada pela sua resposta. Eu não tenho TDAH mas o meu pai tem e severo. A minha mãe não é diagnosticada mas é parecido comigo...ela é muito reclusa. Eu nem tanto. Eu gosto de sair sozinha mas sempre tenho de ir em horas mais calmas. Não suporto muita gente e deixei de conseguir trabalhar em escritório porque não me consigo concentrar. Os ruídos, luzes fortes, cheiros causam enxaqueca. Eu também sou algo impulsiva e emotiva. Infelizmente tive meltdown em público e estou a tentar entender os sinais e a preservar-me para não ter mais. Eu suporto mudança se me explicarem todos os detalhes embora fique sim mais ansiosa. Fico agitada é se alguém mudar as minhas coisas de lugar. Isso não dá para mim. Estou a ter psicoterapia de momento. Pelo menos está a ser diferente porque a psicóloga entende de autismo. Espero que você se sinta melhor e consiga lidar com toda a situação

    • @cristianemagnani7625
      @cristianemagnani7625 3 місяці тому +1

      @@etcwhatever eu gosto de viajar sozinha, já fui várias vezes para fora, mas preciso de tempo para me regular. Fico no quarto do hotel as vezes o dia todo. Vou sozinha a cinema e restaurante, mas tbm adoro ficar em casa no meu mundo. Os dois transtornos ficam brigando entre si. Rsrs. Obrigada pelas palavras! Somos um sistema IOS em um mundo de android. LOL. O mundo não está preparado para pessoas assim. Abraços!

    • @vithoriasouza1036
      @vithoriasouza1036 3 місяці тому +2

      Nossa ! Seu depoimento me deu uma esperança a mais para o meu filho.

  • @sosobittencourt
    @sosobittencourt 3 місяці тому +12

    Violet, isso é igual ao mês do Orgulho LGBT. Isso é uma forma de incentivar e explicar para as pessoas verem que nós somos SERES HUMANOS. Isso lembra nossa história, lembra um fragmento nosso que ajudou a construir quem somos hoje. Eu sou autista e AH/SD. Não é que eu ache legal ser neurodivergente, não é superpoder, não é divertido, mas sim lembrar de quem somos. Somente. Fazer com que quebremos preconceitos e estereótipos. O dia de "comemorar" algo nunca foi uma festa, mas sim refletir sobre.

    • @etcwhatever
      @etcwhatever 3 місяці тому

      Eu não acho igual. O autismo é uma condição e em algumas pessoas incapacidade.

    • @vihqueiroz00
      @vihqueiroz00 3 місяці тому +2

      Total ❤ orgulho de ser quem a gente é e quem a gente vai ser, apesar das dificuldades que a gente tem. É sobre auto aceitação e superação e não sobre conformismo.

    • @vihqueiroz00
      @vihqueiroz00 3 місяці тому +4

      ​@@etcwhatever incapacidade não, limitação. Senão não tem sentido a terapia, o apoio da família e de amigos, os novos tratamentos, etc. Fico triste que vc pense assim.

    • @etcwhatever
      @etcwhatever 3 місяці тому +1

      @@vihqueiroz00 tem sentido porque podemos progredir em algumas áreas mas existem coisas que eu não consigo fazer. E os autistas profundos têm sim uma deficiência, incapacidade, chame o que quiser. Negar esse facto não vai ajudar os autistas com um nível de suporte alto. Os governos têm de reconhecer que essas pessoas podem precisar de uma prestação monetária e de cuidados específicos de forma vitalícia. Passei a minha vida toda a superar-me isso resultou apenas em esgotamento nervoso e doença auto-imune.

    • @bilu4k743
      @bilu4k743 3 місяці тому +1

      @karibitt falou bem

  • @solangestevanduarte4666
    @solangestevanduarte4666 3 місяці тому +1

    Parabéns para todos os autista. Não é fácil ver os preconceito, indiferença, reprovação nas atitudes. Isso acontece com a sociedade, família, profissionais. Infelizmente. Tem que ter muito orgulho. Bem desafiador

  • @mariliseoliveira9223
    @mariliseoliveira9223 3 місяці тому +3

    Tenho orgulho de cada conquista do meu filho 🙏

  • @eugeniavitoria3648
    @eugeniavitoria3648 3 місяці тому +6

    Tenho orgulho de ser autista e cuidado de um filho autista, sozinha!!!!

  • @meunomeeeu3118
    @meunomeeeu3118 3 місяці тому +5

    Uma prima minha acabou de receber o laudo dela, ela é autista nível 2. Também tem chances de no final das férias eu conseguir fazer o exame. Seus vídeos são muito bons, obrigado

  • @rachelmariacamposmenezesde3177
    @rachelmariacamposmenezesde3177 3 місяці тому

    Adorei! Excelente vídeo! Parabéns por todo seu trabalho e pelas suas conquistas! Muito sucesso sempre!

  • @clau_artesacomreciclados4207
    @clau_artesacomreciclados4207 3 місяці тому +1

    Gratidão ❤❤❤

  • @ricardocruzfarias5916
    @ricardocruzfarias5916 3 місяці тому +3

    Estou aguardando o resultado do meu diagnóstico que está para o dia 04/07 e mesmo sem o resultado eu digo que é um orgulho sim, orgulho por ter vendido as dificuldades da vida, como é difícil passar a vida tentando ser o que a sociedade prega, depois que iniciei meu processo, senti um peso saindo de minhas costas mesmo sem ter o resultado ainda. Passei a vida tentando me adaptar a vida dos outros.

    • @llyskrd
      @llyskrd 3 місяці тому

      Nossa, também também vou pegar meu resultado no dia 04/07. Desejo que dê tudo certo para você, não aguento mais esperar e ter essa agonia de não saber o que vai vir, apesar de muitos profissionais que eu já passei terem falado que com certeza eu sou autista

  • @flaviapereira3218
    @flaviapereira3218 3 місяці тому +3

    Ontem, exatamente no dia do orgulho autista eu recebi meu diagnóstico de TEA nível 2 e TDAH desatento, ah e depressão como comorbidade, fiquei surpresa em ser nível 2, eu já tinha a suspeita de ser autista mas sempre pensei que o meu fosse nível 1. Ter TEA e TDAH junto é uma guerra constante na minha cabeça, um ta sempre lutando com o outro, agora tudo que passei e passo na vida faz todo o sentido

    • @CVLondrina
      @CVLondrina 3 місяці тому +1

      Olá, Flavia! Além das consultas e entrevistas com o neurologista ou psiquiatra, quais exames você precisou realizar para receber o diagnóstico? Obrigada.

    • @flaviapereira3218
      @flaviapereira3218 3 місяці тому +1

      @@CVLondrina olá, eu fiz uma avaliação neuropsicólogica com uma neuropsicóloga, agora vou levar o laudo em um psiquiatra pra ele me dar o laudo médico, eu não sei ainda como ele vai proceder, se ele vai me pedir mais alguma coisa ou não. Com a avaliação neuropsicológica em mãos você pode ir em um psiquiatra ou em um neurologista, qualquer um dos dois pode dar o laudo médico. Essa avaliação neuropsicológica é cara mas vale a pena, é muito boa, é segura, é padrão e a profissional que me atendeu é ótima, muito competente

  • @V1nnF0gg
    @V1nnF0gg 3 місяці тому +7

    Hoje recebi o diagnóstico de TDAH e TEA

    • @sosobittencourt
      @sosobittencourt 3 місяці тому +1

      É mesmo? Como se sente depois do diagnóstico?

    • @V1nnF0gg
      @V1nnF0gg 3 місяці тому +2

      @@sosobittencourt
      É um sentimento diferente, mas você consegue justificar algumas coisas da sua infância. Eu já desconfiava, tanto que durante o processo de avaliação neuropsicológica, que foi meio longo, eu já conseguia identificar características dos dois transtornos. Agora preciso correr atrás dos meus direitos.

    • @sosobittencourt
      @sosobittencourt 3 місяці тому +1

      ​@@V1nnF0ggEspero que consiga! Eu sou autista (sem diagnóstico tardio), porém recebi diagnóstico tardio de AH/SD. Se tiver alguma dúvida de algo, estou a disposição.

    • @V1nnF0gg
      @V1nnF0gg 3 місяці тому +1

      @@sosobittencourt obrigado!

    • @FamilyOnBoard
      @FamilyOnBoard  3 місяці тому +1

      Como está se sentindo??

  • @IsahCarvalho1307
    @IsahCarvalho1307 3 місяці тому

    Na minha humilde opinião, acho que deveriam mudar o nome para "Conscientização sobre o Autista", ou algo assim, que remeta à jornada e conquistas que a gente tem APESAR do autismo. A galera do marketing e publicidade poderia transformar esse significado todo em um nome mais adequado, por assim dizer. Porque a ideia de ter um dia para aprender, refletir sobre essa condição e suas consequências e oportunidades (se souber onde procurar), é bem nobre.

  • @Robertode1996
    @Robertode1996 3 місяці тому

    Entrei em uma discussão no Instagram sobre isso, pois eu pensei a mesma coisa: Orgulho de quê? Esse conceito não estava claro pra mim! Depois entendi, apesar de não concordar.

  • @patriciacerqueira4551
    @patriciacerqueira4551 3 місяці тому +3

    Tenho 46 anos,e fechei o meu diagnóstico recentemente pois me vi no meu filho, hoje entendo o que acontece comigo e isso me libertou hoje estou ajudando meu filho, e me sinto muito feliz por também me ajudar.

  • @mariadocarmosouza703
    @mariadocarmosouza703 3 місяці тому

    E verdade tenho orgulho de se autista de esta onde cheguei mesmo com minhas dificuldades crie minha filha sozinha e fiz de tudo que puder pra ela ser esta mulher forte e vencedora fui mãe e pai dela

  • @oliviarebelo7722
    @oliviarebelo7722 3 місяці тому

    Parabéns pelas conquistas!!!👏👏👏❤❤❤

  • @anaalicecardosoalice1635
    @anaalicecardosoalice1635 2 місяці тому

    Eu sou autista nível de suporte 1 ❤

  • @keit05089
    @keit05089 2 місяці тому

    Sua filha falou com quantos anos?

  • @marisacandido2640
    @marisacandido2640 3 місяці тому +1

    Sou mãe de uma menina autista com 8 anos, nível 2 e 80% de défice cognitivo. Revejo-me tanto nas suas palavras, embora o caminho ainda seja tão longo 😊 Mas cada conquista é tão celebrada! Obrigada pelas suas palavras! Um grande beijinho directamente de Portugal ❤😘🥰

  • @ruthaleixo3874
    @ruthaleixo3874 3 місяці тому +2

    Ter orgulho de ser quem somos!

  • @Yarachavesdecastro
    @Yarachavesdecastro 3 місяці тому +1

    Eu Sou autista com muito orgulho 💙

  • @fernandacristinacost
    @fernandacristinacost 3 місяці тому +1

    É isso aí, só não entende quem não quer, perfeita a sua explicação e tem que se orgulhar porque não é fácil superar as dificuldades e se enquadrar neste mundo.

    • @FamilyOnBoard
      @FamilyOnBoard  3 місяці тому

      Exatamente! Não é nenhum pouco fácil! Mas tenho orgulho das conquistas!!

  • @psicopedagoga_moocasp
    @psicopedagoga_moocasp 3 місяці тому +1

    Que vídeo lindo❤

  • @staelmachado1169
    @staelmachado1169 3 місяці тому +2

    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @pedrolima4156
    @pedrolima4156 3 місяці тому

    Boa noite gente, tenho Asperger (autismo nível 1), n tenho nenhum orgulho de ter nascido assim, esse transtorno te dar mais desvantagens do que vantagens, até pq n acho q pq eu nasci assim sou melhor ou pior que ninguém, essa é minha visão, n quero ter benefícios nenhum por ser desse jeito, quero só ter felicidade e conquistar coisas na vida, sem precisar de auxílio do governo.

  • @alinemachado8074
    @alinemachado8074 3 місяці тому

    É que essa frase: "orgulho disso e daquilo", geralmente é usado por militância política desvirtuada e temo de nos usar para se promoverem... Infelizmente pipocando pessoas mal intencionadas falando: "orgulho autista" 🙄
    Melhor lembrar em abril Dia do autismo e termos mais conquistas.

  • @jucarafariasliberato6776
    @jucarafariasliberato6776 3 місяці тому

    Parabéns pelo trabalho maravilhoso que estás fazendo esclarecendo a muitas outras mães que precisam desse apoio

  • @jessicacristina4228
    @jessicacristina4228 3 місяці тому +1

    Vídeo mais lindo do mundoooo❤

  • @leonardopaixao7840
    @leonardopaixao7840 3 місяці тому

    Estou passando por isso, minha filha tem 3 anos, não fala a neuropediatra disse que talvez ela nunca falei,.
    Tento fazer o melhor que posso para ajudá-la, sinto-me não estar fazendo o suficiente, pois vivo no trabalho,
    A mãe dela uma mulher super maravilhosa acaba ficando com toda a carga do dia a dia,.
    Gostaria de fazer muito mais por elas, infelizmente não consigo, tudo que posso fazer é agradecer e pedir a Deus pra que lhe abençoe e continue fazendo dela está super mamãe,.

  • @raylanesardinha2866
    @raylanesardinha2866 3 місяці тому

    Com certeza! Pais e mães devem ter muito orgulho de seus filhos autistas, assim como de todos os seus filhos. Cada criança é única e especial à sua maneira, e é importante que os pais valorizem e apoiem as habilidades e conquistas de seus filhos, independentemente de suas diferenças. Como você acha que podemos ajudar a promover uma maior compreensão e aceitação das pessoas autistas na sociedade?

  • @Fernando-vi9li
    @Fernando-vi9li 3 місяці тому

    Parabéns, Violet e Summer.

  • @claudiacorrea8604
    @claudiacorrea8604 3 місяці тому

    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @saberviver5115
    @saberviver5115 3 місяці тому +1

    Essa questão de orgulhar-se é na realidade uma romantização de um transtorno. Não sei o porque se orgulhar de um transtorno, sério mesmo. Se essa moda pega daqui uns dias vai ter o dia do orgulho narcisista, borderline, depressivo, entre outros. Apesar de ser um transtorno do neurodesenvolvimento, o autismo é um transtorno e como tal deve ser tratado e não romantizado. Sinceramente, se eu pudesse eu arrancava o autismo da minha filha! Orgulhem-se dos seus filhos sim, mas não romantizem o autismo como se fosse algo salutar para as famílias. Fazer isso é insano demais!

    • @etcwhatever
      @etcwhatever 3 місяці тому +2

      Talvez a palavra orgulho não seja a certa mas eu vejo o vídeo como uma acção de sensibilização para com os autistas. Se as pessoas entenderem vão respeitar-nos mais.

    • @FamilyOnBoard
      @FamilyOnBoard  3 місяці тому +3

      Vc assistiu o vídeo todo?? Eh justamente sobre não romantizar! Mas sim, enaltecer cada um por ser quem é! ❤️❤️

    • @saberviver5115
      @saberviver5115 3 місяці тому

      @@FamilyOnBoard sim, eu assisti todo e não estou refutando sua argumentação que também vai na mesma direção em não romantizar o autismo. Minha opinião vai na mesma direção da sua. Paz e bem sempre!