Lista dos livros dele, veja o vídeo pra entender o porquê e doq fala cada obra. 1º O mundo de sophia 2º A utopia - More 3º Ética a nicômaco 4º A república - Platão 5º genealogia da moral - Nietzsche 6º O livre arbítrio - Santo Agostinho 7º A crítica da razão pura - Kant 8º Fenomenologia do espírito - Hegel 9º As palavras e as coisas - Foucault 10° Uma teoria da justiça
Pois é eu não gostei do livro. Achei maçante a leitura e não gostei da mistura romance + história da filosofia. Eu não recomendaria. Mas talvez por que eu já tinha um pé digamos assim no assunto eu não tenha gostado do livro . Mas quanto a filosofia, sempre gostei.
Impressionante! Me sinto uma ignorante por não ter lido nenhum destes livros. Apesar de ler compulsivamente diversos temas e ser apaixonada pela filosofia.
EU LI TUDO que Platão escreveu, cada diálogo, carta, epígono, o seu testamento, os apócrifos etc., agora estou terminando Aristóteles; porém, o primeiro livro de filosofia que li e que me marcou muito além desses foi O Discurso Sobre o Método de René Descartes ("aprender as coisas com paciência paulatinamente sem passar ao estudo de outra matéria antes ter bem compreendido esta", é meu lema de estudo até hoje). Não tenho formação institucional em Filosofia - até porque para ser filósofo de verdade não precisa de Diploma de Nível Superior (ainda que a Faculdade de Filosofia seja muito importante) Sócrates e Rousseau não tinham diplomas e um foi o maior filósofo depois de Salomão que é o maior (Cf. Obras de Salomão in: Bíblia) e o outro um excelente educador - porém, dos 4 tipos de leituras que Sertillanges recomenda na Vida Intelectual, a Leitura de Estímulo que faço hoje em dia é em Filosofia. O verdadeiro filósofo além de ser o amante do aprendizado e da sabedoria (Sócrates e Pitágoras), é aquele que ao chegar aos mais altos píncaros de seu conhecimento universal, olha para eles e diz para si mesmo: "só sei que nada sei" ou como Tomás no limiar do crepúsculo de sua carreira intelectual, viu que tudo que havia escrito eram apenas palha ou qualquer outro objeto descartável perto das visões que ele tivera de Deus, Paulo também é um bom exemplo. Muito boa seleção de livros e parabéns pelas formações em Filosofia, concordo plenamente contigo que Kant e Hegel (Crítica e Fenomenologia), sejam livros fulcrais para os fundamentos da Ciência; muito embora eu li a Primeira parte da Fenomenologia 2 vezes e sou sincero em dizer que ainda não consegui compreender bem o livro...
Santo Agostinho foi um grande filósofo, um ser brilhante. A Teoria da Justiça é um clássico fantástico. Continuo em formação, cada obra estudada vibra algo diferente que me conduz para algo novo e mutável.
@Afonso chagas. Crítica da razão pura é uma obra muito densa. Assim como: o banquete e o Fedon. Apesar destes últimos serem envolventes devido a metodologia em forma de diálogo. Abraços.
O meu primeiro também o Mundo de sofia. O segundo foi o fenomenal "O Nome da Rosa", o terceiro nossa Ilíada de Homero tupinikim 'Grande Sertões Veredas' do mestre Guimarães Rosa!
O primeiro livro que li de Filosofia eu emprestei e não me devolveram até Hoje. "Introdução à Filosofia" . Era uma capa com uma janela, na qual o vidro estava quebrado para um novo olhar. Alguém se lembra? O segundo foi "O mundo de Sofia". Realmente um Renascimento. Agora vou atrás dos clássicos mesmo.
Oi Mateus, estou lhe conhecendo agora - pelos vídeos - tenho na memória que já lhe vi com o Décio Bombassaro pelas ruas de Caxias (um ótimo professor também). Na minha ignorância fiquei tentado a ler esses títulos... vou ver qual escolher primeiro. Fiquei interessado pelo livro citado do Foucault e do Nietzsche (sempre confundo qual a letra que vai primeiro o "s" ou o "z")... Parabéns pelo seu canal!
Sou Formada Bacharel em Teologia e Filosofia e História e Planejamento Educacional e Ciência da Religião e Capelania Hospitalar. Amo ler e TAMBÉM leio a BÍBLIA todos os dias. Alguns livros são difíceis de ler, pois o autor fala, FALA e não fala nada NADA.
Parabéns! Vi que bem jovem já tinha autonomia intelectual para entrar em uma livraria e comprar um livro. 13, 17 anos..hoje em dia esses jovens não estão com nada.... parabéns!!!📚😘🌹
O Livro do Filósofo de Nietzsche Principios do Conhecimento Humano de Berkeley Teeteto de Platão ( onde aprendemos que existe uma e somente uma epistemologia e não infinitas como queria Foucault) Conhecimento Objetivo de Karl Popper
Oi prof: Mateus te acompanho já alguns anos e gosto muito das informações que tenho recebido, gostaria que vc me informasse livros de ética, pois estou finalizando a graduação em filosofia e me interessei muito em ética e quero me aprofundar e alguns cursos também que posso estar fazendo. Desde já agradeço Um forte abraço Luzia
Dizer que não existe uma verdade absoluta é uma contradição. Se uma verdade é valida somente pelo tempo em que foi proclama , então tudo é relativo , o que implica em outra contradição, afinal até o relativo é relativo. Parabéns, pois são belas obras que atiçam o pensamento.
Estudo filosofia há três anos e os livros que já estudei e mais me marcaram foram: 1. As Origens do Pensamento Grego de Jean-Pierre Vernant, 2. Itinerário da Mente para Deus de São Boaventura, 3. De Anima de Aristóteles, 4. O mestre ignorante de Jacques Ranciere, 5. O Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein, 6. Trilogia Tebana de Sofocles, 7. Manifesto Comunista de Friedrich Engels e Karl Marx, 8. Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche, 9. A última grande lição de Mitch Albom (o autor não é filósofo, contudo traz reflexões existencialistas), 10. De magistro de Agostinho, e por último 11. Ordinatio de Duns Scotus.
Sou formada em Filosofia e Serviço Social. Meu Tcc de filosofia foi sobre o livro "Emílio ou da Educação" de Rousseau e em Serviço Social fiz meu tcc foi sobre Marx e Feuerbach. Gostei muito do seu vídeo, inspirador!
Estou fazendo o meu Tcc em Rousseau! Delícia! Estou utilizando o livro IV de Emílio, que é a profissão de fé do Vigário de Saboia. Alícia, é tão bom ler Rousseau, né?
4 роки тому+3
Eu estou terminando a Faculdade de Turismo e estou escrevendo uma Monografia sobre Turismo de Eventos, Epistemologia e História. No meu referencial teórico eu uso autores importantes para a Ciência como Aristóteles (Metafísica); Campanella (A Cidade do Sol); Tomás de Aquino (A Unidade do Intelecto, contra os averroístas); Santo Agostinho (A Cidade de Deus); Salomão (Provérbios); Descartes (Discurso Sobre o Método e Meditações Sobre Filosofia Primeira); Marx (O Capital: Livro I, II e III), Lukács (História e Consciência de Classes), Horkheimer (Eclipse da Razão); Freud (Dicionário de Termos de Psicanálise de Freud); Hawking (Tese de Doutorado e Uma Breve História do Tempo); Hegel (Fenomenologia do Espírito); Hume (Investigações Acerca do Entendimento Humano); Husserl (Investigações Lógicas); Kant (Crítica da Razão Pura, Kritik der reinen Vernunft, Metafísica dos Costumes e A Religião nos Limites da Razão); Khaldun (The Muqaddimah); Locke (Ensaio Acerca do Entendimento Humano); Lefebvre (Lógica Formal Lógica Dialética); Leibniz (Novos Ensaios Sobre o Entendimento Humano); Maritain (Elementos de Filosofia I Introdução geral à filosofia); Ortega y Gasset (A idéia (sic), do teatro); Pascal (Pensamentos e Penséss); Platão (citação em nota de rodapé de site para encontrar todos os livros de Platão e A República); Reale (Filosofia do Direito); Rousseau (Discurso sobre as ciências e as artes); Valéry (O pensamento vivo de Descartes); e vários outros filósofos modernos como Foucault, na parte da Epistemologia. Eu julguei ser esses alguns dos melhores autores universais para falar sobre Ciência, visto ser a lista muito mais extensa se pesquisarmos mais a fundo...
@@ander10001000 essa parte da obra você está trabalhando eu a explorei numa disciplina do mestrado. Em breve gravarei com o professor Renato Moscateli UFG e outros professores uma série em três vídeos sobre Rousseau e o seu legado: antropológico, político e pedagógico. Te convido a assistir caso tenha interesse.
Menciono dois livros que me impressionaram muito, de William Lane Craig: The cosmological argument from Plato to Leibnitz e The Kalam cosmological argument. Contêm reflexões profundas sobre a hipótese da existência de Deus. A propósito de Hegel, cito comentários: a) Hannah Arendt observa que "ficou famosa observação de Hegel no seu leito de morte - se non è vero, è bene trovato: "Ninguém me entendeu exceto uma pessoa; e essa entendeu-me mal'" (Homens em tempos sombrios. Lisboa: Relógio d'Água Editores, 1991 (PUCRS, Bibl. Central), p.105); b) J. N. Findlay, especialista em Hegel, refere-se à "extrema dificuldade e inaceitável obscuridade da linguagem em que estão expressas [suas ideias]" (Hegel: a re-examination. Londres: Gregg Revivals, 1993, (PUCRS, Bibl. Central), p. 19); c) Frederick Beiser, organizador do The Cambridge companion to Hegel, faz referência à "notória obscuridade" da filosofia de Hegel (Hegel and the problem of metaphysics, in The Cambridge companion to Hegel, Cambridge Univ. Press, 1996 (PUCRS, Bibl. Central), p. 2). d) Popper critica Hegel de modo muito contundente e mesmo violento no vol. 2 de A sociedade aberta e seus inimigos.
eu gostava de filosofia desde o ensino médio, mas agora na faculdade de jornalismo me senti ainda mais conectado com a matéria. obrigado pelo vídeo, a lista cresceu aqui! :)
Apesar de não fazer filosofia, eu amo-a muito. E não diferente de você, comecei com Sofia. Já li Aristoteles, Kant, Maquiavel, Weber, Marx, Mises, Scruton, Rothbard, Nietzsche, Pondé e por conta desse vídeo me lembrei de comprar A república de Platão kkkkkj. Comprei quase agora! Obrigado pelo vídeo, sucesso!
@Caio Andrey. Saudações. Que bom que gosta da filosofia. Você assisti a muitos vídeos aqui no UA-cam? Caso sim te convido a conhecer o canal Central Filosófica. Abraços.
Os Problemas da Filosofia, de Bertrand Russel e O que é a filosofia? de Gilles Deleuze e Félix Guattari também são alguns livros "introdutórios" interessantes...
Eu sou do ramo da arte ( teatro/pintura/gravura/arte Conceitual). Gostaria de assistir um vídeo sobre estética, sobre a arte, talvez a obra de um artista, como Freud analisou Da Vinci. Tomar por exemplo um período da História e analisar a arte daquele período
Tenho uma duvida, queria comprar o livro "Ética a Nicômaco" , mas ele aparece em algumas formas a venda e em algumas apresenta mais de 1 autor, que no caso é Aristóteles e algum outro, tem algum problema eu comprar esses com mais de 1 autor? a obra é diferente da citada no video?
ironicamente, o q fez eu me interessar pela filosofia foram livros de autoajuda. tem um certo estigma sobre esses livros, mas alguns são ate bons pq são faceis de ler. "a felicidade esta nas pequenas coisas", um titulo tosco, mas que cita muitos filósofos e fez eu ler outros livros.
Eu tbm!! Kkkk com 13 anos comecei a ler livros do Augusto Curry e ele citava muitas coisas sobre filósofos e psicólogos e assim comecei a ler livros de filosofia 🥰 e inclusive me interessei por psiquiatria. Não acho que ler autoajuda seja tão prejudicial, é ruim só quando você fica preso nesses livros, e tem alguns autores que estragam a categoria tbm..
Mateus, fala um pouco sobre a questão de emprego pós curso de filosofia, tenho tanta vontade de fazer (estudo filosofia de forma autodidata, assim como economia, apenas por livros, vídeos, podcasts e mais livros). Fala como é o curso como é a relação de emprego depois de formado. Grande abraço, adoro seu trabalho
E foi por este motivo, meus amigos, que não decidi cursar filosofia e até hoje não sei se deveria ter seguido sem medo ou se tomei a decisão certa. Talvez a filosofia seja só meu hobbie msm, quem sabe eu curse quando já velho kkkk
Adorei... Tenho uma base filosófica muito fraca, apesar de ser formada em Direito. Eu lembro que li a República de Platão e tenho ele. Deu vontade de sair correndo pra reler. Obrigada, excelente vídeo
Qual a sua idade ? (parece tão jovem) Gosto dos seus resumos nos vídeos . Tive este mesmo costume de resumir o que lia , só que eu fazia um pequeno comentário após o resumo, infelizmente de uns anos para cá, com 35 anos , dei de sofrer de deficit de atenção , algum conselho para pessoas que sofrem disso e querem ler livros de filosofia ? Li 26 grandes obras de filosofia dos 14 aos 29 anos, muitos dos quais vc comenta e indica. Abraço e parabéns !
Embora a teoria da selecao natural tenha sido elaborada principalmente por Darwin, o fato eh que varios filosofos gregos, (Empedocles, etc), desenvolveram teorias da evolucao
Rawls "...no one knows his place in society, his class position or social status, nor does anyone know his fortune in the distribution of natural assets and abilities, his intelligence, strength, and the like. I shall even assume that the parties do not know their conceptions of the good or their special psychological propensities. The principles of justice are chosen behind a veil of ignorance."
Já faz 1 ano que postou o vídeo, mas gostaria de fazer minha reflexão de 10 obras que me formaram: 1 - O Mundo de Sofia 2 - Aurora - Nietzsche 3 - O mito de Sísifo - Albert Camus 4 - A Náusea - Sartre 5 - A essência do Cristianismo - Feuerbach 6 - Crítica da Razão Pura - Kant 7 - A lógica da pesquisa científica- Popper 8 - A Origem das Espécies - Darwin 9 - Ética - Espinosa 10 - Tratado sobre os princípios do conhecimento humano - Berkeley
E quem você é afinal? kkkk... Muito bom, Mateus. Ensino honesto e sem pedantismo ou viés ideológico. É disso que os jovens precisam. Gostaria de sugerir um desafio a todos kkk... Digitem Kant no UA-cam. Vai ter um debate bem interessante dele com outro pensador, chamado Salvador. 1) A História da Filosofia - Will Durant 2) Descartes 3) O Mundo de Sofia / O Dia do Coringa 4) Platão 5) Raimundo Lulio 6) Ortega Y Gasset 7) Santo Agostinho 8) Vida e Obra de Wittgenstein 9) São Tomás de Aquino 10) Olavo de Carvalho / Julian Marias
Kant. Hegel é posterior e sua ideia rebate o formalismo kantiano na ética, como também diz ser possível conhecer além dos limites que Kant havia descrito.
Gostei das suas sugestões , estou assistindo todos os seus vídeos , nunca li uma obra dessas , más pretendo , só conheço fragmentos , mas as obras que me formaram foi , a bíblia sagrada , essa eu li toda com excessão dos apócrifos , mas ainda pretendo lê, vc já leu a bíblia sagrada por completo ???
A coleção de Geovani Reali História da Filosofia, foi lá que eu entendi Hegel. Muito didático mesmo sendo um livro de nível superior. você pode baixar! Valeu
Eu adoro os vídeos do professor Dr. Gregory B. Sadler. Este programa "meia hora de Hegel" e o Organon de Aristóteles são muito, mas muito, didáticos e bons. Segue o link: ua-cam.com/play/PL4gvlOxpKKIgR4OyOt31isknkVH2Kweq2.html
Todos são bons ....mas pra mim não da pra enumerar 10 livros que me marcaram .....alguns livros já li 4 vezes....outros 3 ....alguns 2 vezes ...e tem livro que eu não passo nem da página 20 .
@@jaopaulokkj9104 Péssima escolha minha, mas não entendia nada de filosofia, não que eu entenda agora kkkkkkk Começar por Nietzsche é tipo entrar em um quarto escuro e tentar ver algo, até os olhos acostumarem demora.
Na Inglaterra do século XVI, Henrique VIII (Robert Shaw) planeja se separar de sua primeira esposa para se casar com Ana Bolena (Vanessa Redgrave), mas não recebe a aprovação de Thomas More (Paul Scofield), um fervoroso católico que se tornou Lord Chanceler, um altíssimo posto que ele preferiu renunciar a trair suas convicções. Entretanto, a importância de Sir Thomas é tão grande que mesmo após sua renúncia o rei continua lhe perseguindo. Até que surgem "provas" que o incriminam como alta traição, um crime punido com a morte.
@@dalsantanasantana5836 acredito que possa existir algumas vdd, mas nenhuma absoluta, mesmo por que sem algumas vdd, ficaríamos loucos kkk, mas não acredito em si que possa existir alguma vdd absoluta de alguma coisa
Na minha opinião existe verdade absoluta, mas nós seres humanos não a conhecemos nesse plano, talvez em outro plano conheceremos, aqui nesse plano a verdade é subjetiva, cada um de nós vive a sua verdade ou se ilude com ela, porque somos seres individuais que tem percepções diferentes uns dos outros. Mas claro, essa é a minha opinião baseada no pouco de filosofia que li e sei.
Algumas obras filosoficas que me formaram: O capital - Marx Problemas de Gênero - Butler Manifesto Contrassexual - Preciado Os Anormais - Foucault Mil Platôs - Deleuze e Gattarri História da Sexualidade - Foucault
Lista dos livros dele, veja o vídeo pra entender o porquê e doq fala cada obra.
1º O mundo de sophia
2º A utopia - More
3º Ética a nicômaco
4º A república - Platão
5º genealogia da moral - Nietzsche
6º O livre arbítrio - Santo Agostinho
7º A crítica da razão pura - Kant
8º Fenomenologia do espírito - Hegel
9º As palavras e as coisas - Foucault
10° Uma teoria da justiça
É incrível como O Mundo de Sofia introduziu muita gente a filosofia.
É um texto bem fluido, foi feito justamente para isso: nós introduzir ao mundo da filosofia.
Exato! O segundo foi O inominável o Nome da Rosa.
Gratidão, pela lista fantástica
Pois é eu não gostei do livro. Achei maçante a leitura e não gostei da mistura romance + história da filosofia. Eu não recomendaria. Mas talvez por que eu já tinha um pé digamos assim no assunto eu não tenha gostado do livro . Mas quanto a filosofia, sempre gostei.
Eu amo esse livro, meu Deus! ❤️
Impressionante! Me sinto uma ignorante por não ter lido nenhum destes livros. Apesar de ler compulsivamente diversos temas e ser apaixonada pela filosofia.
Caraí, nos comentários tá recheado de indicações de livros (dei print em todos). 🙊😂👏🏻✨
Depois vc poderia fazer o vídeo “10 livros para morrer antes de ler”. Rsrs
Kkkkkkk
😂
EU LI TUDO que Platão escreveu, cada diálogo, carta, epígono, o seu testamento, os apócrifos etc., agora estou terminando Aristóteles; porém, o primeiro livro de filosofia que li e que me marcou muito além desses foi O Discurso Sobre o Método de René Descartes ("aprender as coisas com paciência paulatinamente sem passar ao estudo de outra matéria antes ter bem compreendido esta", é meu lema de estudo até hoje). Não tenho formação institucional em Filosofia - até
porque para ser filósofo de verdade não precisa de Diploma de Nível Superior (ainda que a Faculdade de Filosofia seja muito importante) Sócrates e Rousseau não tinham diplomas e um foi o maior filósofo depois de Salomão que é o maior (Cf. Obras de Salomão in: Bíblia) e o outro um excelente educador - porém,
dos 4 tipos de leituras que Sertillanges recomenda na Vida Intelectual, a Leitura de Estímulo que faço hoje em dia é em Filosofia. O verdadeiro filósofo além de ser o amante do aprendizado e da sabedoria (Sócrates e Pitágoras), é aquele que ao chegar aos mais altos píncaros de seu conhecimento universal, olha para eles e diz para si mesmo: "só sei que nada sei" ou como Tomás no limiar do crepúsculo de sua carreira intelectual, viu que tudo que havia escrito eram apenas palha ou qualquer outro objeto descartável perto das visões que ele tivera de Deus, Paulo também é um bom exemplo. Muito boa seleção de livros e parabéns pelas formações em Filosofia, concordo plenamente contigo que Kant e Hegel (Crítica e Fenomenologia), sejam livros fulcrais para os fundamentos da Ciência; muito embora eu li a Primeira parte da Fenomenologia 2 vezes e sou sincero em dizer que ainda não consegui compreender bem o livro...
Olavo de Carvalho fala isso
Santo Agostinho foi um grande filósofo, um ser brilhante. A Teoria da Justiça é um clássico fantástico. Continuo em formação, cada obra estudada vibra algo diferente que me conduz para algo novo e mutável.
Crítica da razão pura é um livro incrível, eu gosto bastante. Estou lendo o banquete e Fédon !!.
@Afonso chagas. Crítica da razão pura é uma obra muito densa. Assim como: o banquete e o Fedon. Apesar destes últimos serem envolventes devido a metodologia em forma de diálogo. Abraços.
Todos livros maravilhosos. Não fiz filosofia mas sou louca por este estudo. Muita sabedoria.
@Clarice Vercelhese. Saudações. Que bom que gostas de filosofia. Te convido a conhecer o canal Central Filosófica. Abraços, estamos juntos.
Muito bom! Por mais listas como essa.
Muita influência de Parmenides , Aristóteles e kierkegaard. E de meu professor de ontologia , Caldana .
O meu primeiro também o Mundo de sofia. O segundo foi o fenomenal "O Nome da Rosa", o terceiro nossa Ilíada de Homero tupinikim 'Grande Sertões Veredas' do mestre Guimarães Rosa!
esse seu cantinho com as fotos é sensacional
Tomei a decisão de começar na filosofia e esse é meu primeiro vídeo pós minha decisão, obrigado pelo vídeo.
Mano eu também tipo agora mesmo
valeu , gostei muito da genealogia da moral e fenomenologia do espirito , irei buscar a leitura das outras obras .
Parabéns, obrigado pelo vídeo. Não sei se já há vídeos sobre, mas se puder, faz um vídeo sobre o David Hume, sobre a razão e paixões.
O primeiro livro que li de Filosofia eu emprestei e não me devolveram até Hoje. "Introdução à Filosofia" . Era uma capa com uma janela, na qual o vidro estava quebrado para um novo olhar. Alguém se lembra? O segundo foi "O mundo de Sofia". Realmente um Renascimento. Agora vou atrás dos clássicos mesmo.
Oi Mateus, estou lhe conhecendo agora - pelos vídeos - tenho na memória que já lhe vi com o Décio Bombassaro pelas ruas de Caxias (um ótimo professor também). Na minha ignorância fiquei tentado a ler esses títulos... vou ver qual escolher primeiro. Fiquei interessado pelo livro citado do Foucault e do Nietzsche (sempre confundo qual a letra que vai primeiro o "s" ou o "z")... Parabéns pelo seu canal!
bom demais
Vc com. certeza ser raro
excelente prof
ah vc citou livros
q colaboram com que gosta
Eu amo o Mundo de Sofia.... Metafísica eh minha paixão ❤️
Sou Formada Bacharel em Teologia e Filosofia e História e Planejamento Educacional e Ciência da Religião e Capelania Hospitalar. Amo ler e TAMBÉM leio a BÍBLIA todos os dias. Alguns livros são difíceis de ler, pois o autor fala, FALA e não fala nada NADA.
Eu também, Matheus, e q gratificante vc mencionar: o ler antes de morrer!
Gostei do vídeo muito legal, hoje leio a filosofia e vivo a filosofia .
Parabéns! Vi que bem jovem já tinha autonomia intelectual para entrar em uma livraria e comprar um livro. 13, 17 anos..hoje em dia esses jovens não estão com nada.... parabéns!!!📚😘🌹
Estou lendo agora "Ética a Nicomaco" e da para absorver bastante o conceito de felicidade, virtudes e vícios pela visão de Aristóteles.
Muito boas dicas e sua didática também é sensacional!
O Livro do Filósofo de Nietzsche
Principios do Conhecimento Humano de Berkeley
Teeteto de Platão ( onde aprendemos que existe uma e somente uma epistemologia e não infinitas como queria Foucault)
Conhecimento Objetivo de Karl Popper
Oi prof: Mateus te acompanho já alguns anos e gosto muito das informações que tenho recebido, gostaria que vc me informasse livros de ética, pois estou finalizando a graduação em filosofia e me interessei muito em ética e quero me aprofundar e alguns cursos também que posso estar fazendo.
Desde já agradeço
Um forte abraço
Luzia
Dizer que não existe uma verdade absoluta é uma contradição. Se uma verdade é valida somente pelo tempo em que foi proclama , então tudo é relativo , o que implica em outra contradição, afinal até o relativo é relativo. Parabéns, pois são belas obras que atiçam o pensamento.
Estudo filosofia há três anos e os livros que já estudei e mais me marcaram foram: 1. As Origens do Pensamento Grego
de Jean-Pierre Vernant, 2. Itinerário da Mente para Deus de São Boaventura, 3. De Anima de Aristóteles, 4. O mestre ignorante de Jacques Ranciere, 5. O Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein, 6. Trilogia Tebana de Sofocles, 7. Manifesto Comunista de Friedrich Engels e Karl Marx, 8. Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche, 9. A última grande lição de Mitch Albom (o autor não é filósofo, contudo traz reflexões existencialistas), 10. De magistro de Agostinho, e por último 11. Ordinatio de Duns Scotus.
Sou formada em Filosofia e Serviço Social. Meu Tcc de filosofia foi sobre o livro "Emílio ou da Educação" de Rousseau e em Serviço Social fiz meu tcc foi sobre Marx e Feuerbach. Gostei muito do seu vídeo, inspirador!
Estou fazendo o meu Tcc em Rousseau! Delícia! Estou utilizando o livro IV de Emílio, que é a profissão de fé do Vigário de Saboia. Alícia, é tão bom ler Rousseau, né?
Eu estou terminando a Faculdade de Turismo e estou escrevendo uma Monografia sobre Turismo de Eventos, Epistemologia e História. No meu referencial teórico eu uso autores importantes para a Ciência como Aristóteles (Metafísica); Campanella (A Cidade do Sol); Tomás de Aquino (A Unidade do Intelecto, contra os averroístas); Santo Agostinho (A Cidade de Deus); Salomão (Provérbios); Descartes (Discurso Sobre o Método e Meditações Sobre Filosofia Primeira); Marx (O Capital: Livro I, II e III), Lukács (História e Consciência de Classes), Horkheimer (Eclipse da Razão); Freud (Dicionário de Termos de Psicanálise de Freud); Hawking (Tese de Doutorado e Uma Breve História do Tempo); Hegel (Fenomenologia do Espírito); Hume (Investigações Acerca do Entendimento Humano); Husserl (Investigações Lógicas); Kant (Crítica da Razão Pura, Kritik der reinen Vernunft, Metafísica dos Costumes e A Religião nos Limites da Razão); Khaldun (The Muqaddimah); Locke (Ensaio Acerca do Entendimento Humano); Lefebvre (Lógica Formal Lógica Dialética); Leibniz (Novos Ensaios Sobre o Entendimento Humano); Maritain (Elementos de Filosofia I Introdução geral à filosofia); Ortega y Gasset (A idéia (sic), do teatro); Pascal (Pensamentos e Penséss); Platão (citação em nota de rodapé de site para encontrar todos os livros de Platão e A República); Reale (Filosofia do Direito); Rousseau (Discurso sobre as ciências e as artes); Valéry (O pensamento vivo de Descartes); e vários outros filósofos modernos como Foucault, na parte da Epistemologia. Eu julguei ser esses alguns dos melhores autores universais para falar sobre Ciência, visto ser a lista muito mais extensa se pesquisarmos mais a fundo...
Alícia. De fato Emílio ou da Educação é uma obra clássica do Rousseau. Hoje você pesquisa qual autor?
@@ander10001000 essa parte da obra você está trabalhando eu a explorei numa disciplina do mestrado. Em breve gravarei com o professor Renato Moscateli UFG e outros professores uma série em três vídeos sobre Rousseau e o seu legado: antropológico, político e pedagógico. Te convido a assistir caso tenha interesse.
@@CentralfilosóficaJA33 eu tenho muito interesse. Bom, este é o meu e-mail: elizeulaxus@gmail.com
Eu amei, no youtube tem muita indicação de livros famosinhos ou de romance.... Amei a Tag. Anotar tudinho...
@Lays Marques. De fato aqui no UA-cam tem muita coisa útil. Parabéns pelo seu canal. Fiz-lhe uma visita. Abraços.
Menciono dois livros que me impressionaram muito, de William Lane Craig: The cosmological argument from Plato to Leibnitz e The Kalam cosmological argument. Contêm reflexões profundas sobre a hipótese da existência de Deus.
A propósito de Hegel, cito comentários:
a) Hannah Arendt observa que "ficou famosa observação de Hegel no seu leito de morte - se non è vero, è bene trovato: "Ninguém me entendeu exceto uma pessoa; e essa entendeu-me mal'" (Homens em tempos sombrios. Lisboa: Relógio d'Água Editores, 1991 (PUCRS, Bibl. Central), p.105);
b) J. N. Findlay, especialista em Hegel, refere-se à "extrema dificuldade e inaceitável obscuridade da linguagem em que estão expressas [suas ideias]" (Hegel: a re-examination. Londres: Gregg Revivals, 1993, (PUCRS, Bibl. Central), p. 19);
c) Frederick Beiser, organizador do The Cambridge companion to Hegel, faz referência à "notória obscuridade" da filosofia de Hegel (Hegel and the problem of metaphysics, in The Cambridge companion to Hegel, Cambridge Univ. Press, 1996 (PUCRS, Bibl. Central), p. 2).
d) Popper critica Hegel de modo muito contundente e mesmo violento no vol. 2 de A sociedade aberta e seus inimigos.
Canal ta cada vez melhor!
Ah!! O meu foi o Mome da Rosa, eu não entendi muito na época, era adolescente. Meu segundo foi sim o Mundo de Sofia!!!! BOA.
Palmas! Livros!Obrigada.
Por sua causa vou ler As palavras e as coisas, me pareceu interessantíssimo, obrigado pelo vídeo
Eu já li. É excelente. Sou suspeita kkkkkk Sou linguista.
eu gostava de filosofia desde o ensino médio, mas agora na faculdade de jornalismo me senti ainda mais conectado com a matéria. obrigado pelo vídeo, a lista cresceu aqui! :)
Minha primeira obra foi O Banquete, Platão
Apesar de não fazer filosofia, eu amo-a muito. E não diferente de você, comecei com Sofia. Já li Aristoteles, Kant, Maquiavel, Weber, Marx, Mises, Scruton, Rothbard, Nietzsche, Pondé e por conta desse vídeo me lembrei de comprar A república de Platão kkkkkj. Comprei quase agora! Obrigado pelo vídeo, sucesso!
@Caio Andrey. Saudações. Que bom que gosta da filosofia. Você assisti a muitos vídeos aqui no UA-cam? Caso sim te convido a conhecer o canal Central Filosófica. Abraços.
O Mundo de Sofia é mágico
Olá Mateus
Eu gosto muito de filosofia mas há autores muito difíceis como por exemplo Nietzsche Aristóteles etc..
muita qualidade! continue com o excelente trabalho
Os Problemas da Filosofia, de Bertrand Russel e O que é a filosofia? de Gilles Deleuze e Félix Guattari também são alguns livros "introdutórios" interessantes...
O existencialismo é um humanismo me marcou muito.
Hum. Adorei. Li O mundo de Sofia quando entrei na faculdade.
Muito obrigado pelas dicas!
Já li O Mundo de Sofia , Utopia, A República, Genealogia da Moral.
Eu sou do ramo da arte ( teatro/pintura/gravura/arte Conceitual). Gostaria de assistir um vídeo sobre estética, sobre a arte, talvez a obra de um artista, como Freud analisou Da Vinci. Tomar por exemplo um período da História e analisar a arte daquele período
estamos aqui, na aula, blz.
Exclente Vídeo!
Eita! Também li O mundo de Sofía!
Tenho uma duvida, queria comprar o livro "Ética a Nicômaco" , mas ele aparece em algumas formas a venda e em algumas apresenta mais de 1 autor, que no caso é Aristóteles e algum outro, tem algum problema eu comprar esses com mais de 1 autor? a obra é diferente da citada no video?
Ler antes de morrer é incrível❤❤❤
ironicamente, o q fez eu me interessar pela filosofia foram livros de autoajuda. tem um certo estigma sobre esses livros, mas alguns são ate bons pq são faceis de ler. "a felicidade esta nas pequenas coisas", um titulo tosco, mas que cita muitos filósofos e fez eu ler outros livros.
Eu tbm!! Kkkk com 13 anos comecei a ler livros do Augusto Curry e ele citava muitas coisas sobre filósofos e psicólogos e assim comecei a ler livros de filosofia 🥰 e inclusive me interessei por psiquiatria. Não acho que ler autoajuda seja tão prejudicial, é ruim só quando você fica preso nesses livros, e tem alguns autores que estragam a categoria tbm..
Mateus, fala um pouco sobre a questão de emprego pós curso de filosofia, tenho tanta vontade de fazer (estudo filosofia de forma autodidata, assim como economia, apenas por livros, vídeos, podcasts e mais livros). Fala como é o curso como é a relação de emprego depois de formado.
Grande abraço, adoro seu trabalho
depois de formado tu vai passar fome...
O emprego no futuro já é uma questão filosófica
@@Izabellazanchi o emprego do futuro então.. KKK
E foi por este motivo, meus amigos, que não decidi cursar filosofia e até hoje não sei se deveria ter seguido sem medo ou se tomei a decisão certa. Talvez a filosofia seja só meu hobbie msm, quem sabe eu curse quando já velho kkkk
Adorei... Tenho uma base filosófica muito fraca, apesar de ser formada em Direito. Eu lembro que li a República de Platão e tenho ele. Deu vontade de sair correndo pra reler. Obrigada, excelente vídeo
Na onde vc comprou esse papel de parede?
Muito boa sua colocação e ótimas obras ... tenho que lembrar das primeiras obras nós anos "setenta ".
Matheus, vc já leu todos aqueles livros da prateleira? Rsrs
Matheus, qual livro vc indica para começar a ler schopehauer?!
O título que mais te impactar.
O primeiro de Schopenhauer que li foi Aforismos para a sabedoria de vida.
O mundo como vontade e representação.
Brincadeiras a parte, eu comecei a ler Schopenhauer pelas dores do mundo,além de ser um livro de mais fácil entendimento.
Como você já passou por todas essas obras, qual seria tua opinião hoje em relação à possibilidade de conhecimento da coisa em si?
Qual a sua idade ? (parece tão jovem)
Gosto dos seus resumos nos vídeos . Tive este mesmo costume de resumir o que lia , só que eu fazia um pequeno comentário após o resumo, infelizmente de uns anos para cá, com 35 anos , dei de sofrer de deficit de atenção , algum conselho para pessoas que sofrem disso e querem ler livros de filosofia ?
Li 26 grandes obras de filosofia dos 14 aos 29 anos, muitos dos quais vc comenta e indica.
Abraço e parabéns !
PS: Depois listo alguns livros.
Parabéns, Mateus. Excelentes dicas
Amei seu vídeo, entretanto, senti falta da Filosofia da Práxis. Marx se faz uma leitura obrigatória. Mas valeu!
Legal, são obras muito interessantes para ler, obrigado.
Embora a teoria da selecao natural tenha sido elaborada principalmente por Darwin, o fato eh que varios filosofos gregos, (Empedocles, etc), desenvolveram teorias da evolucao
Muito bom!!!
Parabéns!!
Rawls
"...no one knows his place in society, his class position or social status, nor does anyone know his fortune in the distribution of natural assets and abilities, his intelligence, strength, and the like. I shall even assume that the parties do not know their conceptions of the good or their special psychological propensities. The principles of justice are chosen behind a veil of ignorance."
Ótimo vídeo!
Muito bom....útil mesmo.
Já faz 1 ano que postou o vídeo, mas gostaria de fazer minha reflexão de 10 obras que me formaram:
1 - O Mundo de Sofia
2 - Aurora - Nietzsche
3 - O mito de Sísifo - Albert Camus
4 - A Náusea - Sartre
5 - A essência do Cristianismo - Feuerbach
6 - Crítica da Razão Pura - Kant
7 - A lógica da pesquisa científica- Popper
8 - A Origem das Espécies - Darwin
9 - Ética - Espinosa
10 - Tratado sobre os princípios do conhecimento humano - Berkeley
E quem você é afinal? kkkk... Muito bom, Mateus. Ensino honesto e sem pedantismo ou viés ideológico. É disso que os jovens precisam. Gostaria de sugerir um desafio a todos kkk... Digitem Kant no UA-cam. Vai ter um debate bem interessante dele com outro pensador, chamado Salvador.
1) A História da Filosofia
- Will Durant
2) Descartes
3) O Mundo de Sofia / O Dia do Coringa
4) Platão
5) Raimundo Lulio
6) Ortega Y Gasset
7) Santo Agostinho
8) Vida e Obra de Wittgenstein
9) São Tomás de Aquino
10) Olavo de Carvalho / Julian Marias
Só livros de responsa! 👏
Quem ler primeiro: Hegel ou Kant? Tendo por critério a relevância no entendimento da sociedade contemporânea.
Kant. Hegel é posterior e sua ideia rebate o formalismo kantiano na ética, como também diz ser possível conhecer além dos limites que Kant havia descrito.
Gostei das suas sugestões , estou assistindo todos os seus vídeos , nunca li uma obra dessas , más pretendo , só conheço fragmentos , mas as obras que me formaram foi , a bíblia sagrada , essa eu li toda com excessão dos apócrifos , mas ainda pretendo lê, vc já leu a bíblia sagrada por completo ???
Hahahahauahahshsh
Matheus, eu tenho dificuldade de entender Kant e Hegel, a linguagem de ambos é obscura, para mim !! Alguma dica ?
Leituras comentadas ajudam muito. Vou te passar o link de uma que considero ótima.
A coleção de Geovani Reali História da Filosofia, foi lá que eu entendi Hegel. Muito didático mesmo sendo um livro de nível superior. você pode baixar! Valeu
Romi Romi muito obrigado
Francis Lousada vlw pela dica, vou atrás
Eu adoro os vídeos do professor Dr. Gregory B. Sadler. Este programa "meia hora de Hegel" e o Organon de Aristóteles são muito, mas muito, didáticos e bons.
Segue o link: ua-cam.com/play/PL4gvlOxpKKIgR4OyOt31isknkVH2Kweq2.html
Amo seus vídeos, Mateus! Mas está na hora de ler mais mulheres, hein!
E Freud fala que as fobias são pulsões agressivas reprimidas. Toda repressão medo sofrimento desesperança a arte resgata.
Vou ler todos! Obrigada😍
Viu a obra do Edgar Morin: meus filósofos?
Top!
Muito bom.
posta os nomes do livro ou manda no email Mateus
Todos são bons ....mas pra mim não da pra enumerar 10 livros que me marcaram .....alguns livros já li 4 vezes....outros 3 ....alguns 2 vezes ...e tem livro que eu não passo nem da página 20 .
Minha primeira obra filosófica foi "assim falou Zaratustra" do Nietzsche
Começou bem "leve" em ... Kkkkkkk Primeiro livro de filosofia que li foi Gaia Ciência de Nietzsche.
Começou por nietzsche?😳
@@jaopaulokkj9104 Péssima escolha minha, mas não entendia nada de filosofia, não que eu entenda agora kkkkkkk Começar por Nietzsche é tipo entrar em um quarto escuro e tentar ver algo, até os olhos acostumarem demora.
@@cvmytbl9256 kkkkkkkkkkkkkkkk
@@jaopaulokkj9104 sim KKKKKKKKKK me impactei bastante e também foi muito difícil
Muito bom os livros.
Faltaram os livros do MESTE OLAVO de CARVALHO
O meu primeiro foi além do bem e do mal de Nietzsche
Nunca li um livro de filosofia por não saber por onde começar.
Da pra me ajudar chará?
Começa com A Ética Protestante e o Espírito Capitalista, Max Weber ou O Anticristo de Friederich Nietzsche.
Foucault , incontornável !
Na Inglaterra do século XVI, Henrique VIII (Robert Shaw) planeja se separar de sua primeira esposa para se casar com Ana Bolena (Vanessa Redgrave), mas não recebe a aprovação de Thomas More (Paul Scofield), um fervoroso católico que se tornou Lord Chanceler, um altíssimo posto que ele preferiu renunciar a trair suas convicções. Entretanto, a importância de Sir Thomas é tão grande que mesmo após sua renúncia o rei continua lhe perseguindo. Até que surgem "provas" que o incriminam como alta traição, um crime punido com a morte.
Mas o fato de "não existir uma verdade absoluta" já não é uma verdade absoluta?
Vc está se referindo a dúvida, talvez essa seja a única vdd a dúvida, não se pode duvidar da dúvida não eh rs
@@eduardoalmeida3197 Então, andaremos sempre em círculos, visto que a afirmação de que não existe uma verdade absoluta é totalmente duvidosa.
@@dalsantanasantana5836 acredito que possa existir algumas vdd, mas nenhuma absoluta, mesmo por que sem algumas vdd, ficaríamos loucos kkk, mas não acredito em si que possa existir alguma vdd absoluta de alguma coisa
Na minha opinião existe verdade absoluta, mas nós seres humanos não a conhecemos nesse plano, talvez em outro plano conheceremos, aqui nesse plano a verdade é subjetiva, cada um de nós vive a sua verdade ou se ilude com ela, porque somos seres individuais que tem percepções diferentes uns dos outros. Mas claro, essa é a minha opinião baseada no pouco de filosofia que li e sei.
Somente um jogo linguístico
Estou cursando filosofia
Mais um inscrito.
Se vc achou a crítica de Nit interessante, leia Rene Girard e irá entender o mecanismo da culpa.
So uma duvida, Nit é o nietzsche?
Sou um Conservador, ou seja cago pra filosofia moderna,porém gosto dos seus vídeos.muleke bom.
Vc é escatológico
O little tiny things da Tatiana Feltrin é infinitamente superior ao canal que você comentou.
Alguém em 2022?
Algumas obras filosoficas que me formaram:
O capital - Marx
Problemas de Gênero - Butler
Manifesto Contrassexual - Preciado
Os Anormais - Foucault
Mil Platôs - Deleuze e Gattarri
História da Sexualidade - Foucault
Amplia o rol, muda um pouco essa linha de pensamento.