Ler me salvou na pandemia. Ler me ajudou no luto. Ler esteve, de fato, nos momentos mais alegres e tristes de minha vida. Aos livros, devo minha sanidade.
@@enoquesabino2636 Crime e Castigo, O idiota e Cem anos de Solidão. Clássicos que considero "desafiadores" por serem livros atemporais, com uma narrativa muito bem construída e rica em detalhes.Não estava acostumada com leituras assim, pelo contrário, lia livros rasos.
@@amandateixeira2226 Crime e Castigo já li, e também os Irmãos Karamázov, mas agora estou quase terminando O Idiota ( estou na parte em que a Aglaia parece querer casar com o príncipe, mas sempre demonstrando indecisão); depois que terminar estou pensando em ler Os Demônios. Dostoiévski é foda demais. Cem Anos de Solidão comecei mas não terminei por causa que o autor mistura elementos fantásticos, foi meio complicado, mas vou encarar agora já que me considero mais maduro, e se ganhou o Nobel não foi à toa. Morrer sem ler esses clássicos é desprezarmos a nós mesmos.
@@enoquesabino2636 Sim, com certeza. Dostoievski, é sem dúvidas, um autor excepcional. Quando eu estava lendo os livros dele, não conseguia parar. Quanto a Cem Anos de Solidão, no começo, eu achei a narrativa um pouco amarrada, porém na metade do livro, o desenvolvimento começa a melhorar. Quando você ler, garanto que não vai se arrepender. O final é surpreendente.
3 роки тому+131
Obrigada Karnak por enriquecer nosso país com tanta cultura. Amei todas as indicações. Ahh faço parte do Clube do livro.
Gostaria de acompanhar e indicar vídeos bem suculentos sobre as nações indígenas que estavam aqui na Amarica antes dos europeus chegarem: Incas, Aztecas, Maias e as principais nações dos peles vermelhas. Abs.
Muito obrigada por derramar sua Luz sobre nós. Sou viciada em leitura desde que me alfabetizei aos 4 anos de idade. Me formei em Biblioteconomia com 19 anos e desde lá exerci minha profissão com muito prazer, incentivando jovens universitários a ler livros além de sua área. Hoje estou aposentada por problemas de saúde, mas saboreio ao menos 3 livros por semana. Abraços.
Eu gostaria de indicar o livro Meditações do ex-imperador Março Aurélio. Foi uma obra que eu decidi adquirir por compartilhar das idéias do estoicismo, e este se transformou na minha melhor leitura do ano. Fica de indicação, deleitem-se.
Os livros me ajudaram a sobreviver à infância (sou filha de mãe narcisista). Me deu subterfúgio e matéria prima p aguçar minha imaginação, me permitindo criar um mundo só meu.
Ler sempre foi tão importante pra mim,que com muito empenho consegui passar esse habito maravilhoso pra minhas filhas. Hoje com 22 e 20 anos são minhas companhias em sebos ,livrarias e bibliotecas.
Que lindo isso: querer que o livro que te enriqueceu, enriqueça outros leitores. Já faço isso. "Ler é um investimento" e "é uma atitude de coragem". Obrigada, Karnal!
Grande Leandro,por causa de você estudei toda enciclopédia Os Pensadores, os quatros volumes Grandes personagens da História, inúmeros livros da literatura. Agora me transformei num viciado em ler. Obrigado, Grande Amigo.
No bairro Guajuviras em Canoas tem 2 paradas de ônibus que tem uma geladeira velha pintada colorida feita pra receber e doar livros é só deixar ali e ali pegar.
Adooro quando uma pessoa tão especial e inteligente, nos faz estas indicações. Adoro ler e gostei de saber da doação do professor dos livros já lidos. Também faço o mesmo para a biblioteca pública da minha cidade📚.
Desapegar dos livros queridos é um desafio, mas inspirador. Tive uma médica que a cada consulta ela me presenteava com um livro dela, que ela já tinha lido, mas que queria compartilhar comigo. Esse gesto acendeu uma luz em mim, passei a presentar com livros, como se estivesse espalhando sementes. Não posso precisar o resultado da semeadura, mas me dá um enorme prazer em fazê-lo
Índice - 00:21 - Introdução. 1:39 - A tirania do mérito (Michael J. Sandel). 2:16 - A cilada da meritocracia (Daniel Markovits). 3:08 - Menos Marx, mais Mises (Camila Rocha). 4:43 - A fábrica de cretinos digitais (Michel Desmurget). 6:31 - O abismo vertiginoso (Carlo Rovelli). 7:35 - Aprendendo a viver (Clarice lispector). 9:11 - Homem algum é uma ilha (Thomas Merton). 11:29 - A arte da guerra e da liderança (Napoleão Bonaparte). 12:15 - A decadência da mentira e outros ensaios (Oscar Wilde). 12:29 - A mão invisível do mercado (Adam Smith). 12:54 - 50 Sonetos (William Shakespeare). 13:42 - Quatro peças: A gaivota, Tio Vânia, Três irmãs e O jardim das cerejeiras (Anton Tchekhov). 14:52 - A vida dos estoicos (Ryan Holiday). 16:43 - São Francisco de Assis e São Tomás de Aquino (G. K. Chesterton). 19:27 - Conclusão. . . . PS: Convido a todos que puderem/se interessarem a dar uma força no meu canal =)
Karnal, eu ando querendo é desestimular meu pensamento critico, não aguento maaaaaais. Quanto mais a gente caminha para longe da ignorância, mais caímos nas desilusões da vida... ando muito niilista
Mais do que a lista dos livros que ele me passou, gostei muito da sugestão do final, de nos desapegarmos dos livros. Eu durante a minha vida de leitora, sempre emprestei os livros que eu achei bons, muito bons ou ótimos. E como eles nunca foram devolvidos eu me recriminava por ter feito isso. Agora minha alma leitora já pode sossegar, porque doar livros também é um ato de amor e caridade. Muito obrigada Karnal, é sempre um prazer te ouvir.
Em 2016, diante do golpe que derrubou uma presidente eleita, me vi muito incomodado e confuso sobre como é possível... encontrei o PIKETTY, O Capital no século XXI que me levou a mudar de área e sair do confortável cargo de professor de programação para voltar a estudar. Parabéns pelo vídeo, recomendar os livros é muito bom. Inclusive procurei algumas respostas no livro do HOBSBAWM, A Era das Revoluções, sobre a origem dos conceitos esquerda e direita. Não encontrei ainda. Vou continuar procurando. Valeu!
Algo que também faço é ler livros de assuntos que não apenas não me interessam, mas também me repudiam.Porque por pior que seja o conteúdo eu acabo aprendendo como as pessoas que lêem o mesmo acabam com a mentalidade que tem. Algo como "conhecer o seu inimigo" de certa forma. Assuntos "de direita", racistas, elitistas, nazistas, mente fechada, etc.
Esse era meu sonho também, ter livros acessíveis a meus vizinhos. (Sou professora Ed. Infantil). Uma menininha até começou a ler (e leu muitos) até um dia antes de ganhar um celular... nunca mais quis saber de livros... para minha tristeza.
Obrigada, professor, adoro estas indicações! Duas coisas: - você está muito parecido com o Galeano :) - poderia nos trazer mais indicações de livros escritos por mulheres? Um abraço!
Nossa fiquei emocionada com seu depoimento de doação de livros.Eu ainda tenho minha fantasia de biblioteca pessoal, doar meus livros me dói muito, um dia chego nessa evolução.
Um país com pensadores como o Karnal é incompreensível a representatividade política que temos, espero que a leitura seja como os alimentos, uso diário !
Eu também já tive esse sonho. Tinha muitos livros, uma biblioteca imensa, mas, aos poucos, fui doando também para instituições e bibliotecas. Concordo com as suas palavras que a informação deve circular. Gostei das dicas de livros que vc deu. Parabéns!!!
LER ... É UMA CONSTRUÇÃO ARTÍSTICA, UM ATO DE PROFUNDO CONHECIMENTO E CONSTANTE CRESCIMENTO ... Obrigada, Karnal, pelas tuas riquíssimas partilhas!!! 🌻🍀 Cris
obrigado Karnal,por nos tirar deste marasmo eletronico e falar aos nossos ouvidos...Leia, e leia muito,quem sabe assim a gente cresça ....e se apegue de novo ao gosto da leitura como antes......
Doei livros raros a pessoas "amigas" e, com certo tempo, os encontrei no lixo! "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê" Monteiro Lobato. E muito pior escreve. Muito obrigado.
Karnal , já pensou fazer uma pesquisa em um grupo político tipo câmara e senado( um exemplo)pra saber quem deles leu ou ouviu falar destes livros que você mencionou ? Vai ser um desastre. Meu filho é leitor assíduo desde a primeira série .desenvolver o gosto pela leitura de livros iria impedir muito da gente ouvir por toda parte principalmente nas redes sociais perguntas e respostas e críticas idiotas.ainda há tempo pra incentivar a leitura.obrigada pela lista enorme e variada de sugestões.só você mesmo, pra ter esta atitude . adorei. Gratidão sempre !
Professor! Estudei perto do IFCH.... Sou do IA - Dança e Artes Cenicas , Unicamp!!! Amava estudar na Biblioteca do IFCH... 🤍... Teve uma cena de Odisseia que redesenhei pra apresentar e fiz na biblioteca do IFCH... E o estudo todo teórico q fiz da peça foram dos livros do IFCH em sua maioria .. amei esse trabalho! Meu irmão eh seu fã... Rsrsrs ele sempre pedia pra eu tirar uma foto c vc e enviar pra ele... Mas já me formei e não conseguia ver vc! Hahaha QM sabe a gente se tromba por aí! Obrigada por citar livros de teatro ❤
Nunca havia visto um argumento tão curto e tão convincente de que devamos ler conteúdo qua discordamos. Parabéns Karnal, gosto muito de acompanhar seu canal no UA-cam.
Tenho grande admiração pelo senhor! Como gostaria de ter sido sua aluna num curso de História, matéria que amo. Ótimas dicas, pincei dois livros que achei muito interessantes pra ler futuramente, A VIDA DOS ESTOICOS , e o box de SÃO FRANCISCO DE ASSIS E SÃO TOMÁS DE AQUINO.Continue nos dado dicas de leitura. Muito grata.
Obrigado pelas recomendações...2 eu já tenho...vou tentar ler o quanto antes. Ler é meu vício...tudo que posso, sobre tudo. Seu modo equilibrado de falar sobre as recomendações deixa tudo muito mais atraente de buscar.
A gente consegue ver o desenvolvimento científico e intelectual de um país através do desenvolvimento econômico, social, e tecnológico!!! E aqui está a prova disso
Leio desde de muito pequena, mas esse ano pude debruçar melhor na leitura. Tenho lido literalmente de tudo! Gostado de sair da zona de conforto daquelas leituras vistas como "fáceis". Recente li o livro "Introdução ao Fascismo" e "Pedagogia do oprimido". Irei colocar na minha lista os livros citados! Adoro estimular meu pensamento crítico. Obrigado pelo vídeo!
Gostaria de ver um vídeo do karnal avaliando a novela nos tempos do imperador, até onde a novela está sendo fiel à história, as vezes acho ela um pouco vaga, assim como ele fez uma avaliação de The crow.
Só li da lista Fábrica de Cretinos Digitais, muito bom. Depois dele, a gente pensa duas vezes em liberar tv e outras telas para nossas crianças. Parabenizo pela ideia do desapego dos livros. Interessante demais. Verei se na minha cidade já existe algo assim.
Amo livros amo ler Vou procurar alguns dos livros q vc falou 😊 Fiz uma biblioteca no meu prédio com livros doados pelos próprios moradores abraços Karnal
Sempre pensei que se quero que os outros me ouçam e considerem pensar meu ponto de vista ...tambem devo fazer o mesmo. Mas confesso que as pessoas a minha volta não gpstam de ler. E são professores
Professor, permita-me uma sugestão: repensar as nossas epstemes é importante pois, a literatura lida em sua maioria, são autores brancos. Refletir sobre leituras e sugestões de leituras de pessoas negras e indígenas vem sendo cada vez mais relevante. Eu questionava mto isso na minha graduação. Tentar romper o epstemicidio desses povos eh TB ser antirracista! ❤
Ah, eu queria ler Clarice e sobre São Francisco. Todos são interessantes. Ainda não tô desapegada. Leio e receio.
2 роки тому+1
Tenho vários de Tchékhov, inclusive Tio Vania e O jardim das cerejeiras. Amo Clarice e Shakespeare como você. Já estava de olho em A vida dos estoicos. Grata pelas sugestões.
Professor Karnal, seria pedir demais uma conversa sua com o Dr. Rodrigo Silva no seu canal? Admiro a sua dedicação aos estudos. Um salve a partir de Angola.
Prof Karnal, também já tive minha biblioteca pessoal. Há uns anos, porém, tomei a decisão de doar, como o senhor. Adorei saber que o senhor faz isso. A vida fica mais profunda e mais leve.
Que sugestões fantásticas! Apesar de não poder adquirir os títulos sugeridos, constatei que adquirir cultura pela leitura não custa tão caro quando se compara a outras formas de entretenimento. Vejamos: Pelos preços dos livros da play list, na Amazon, teríamos que desembolsar R$ 583,37 no formato físico ou R$ 461,09 no formato digital (kildle). Mas se alguém pretende ir ao Rock In Rio em 2022, o ingresso para um único dia custa, segundo publicação no site oficial. Para assistir a um jogo da Libertadores, no Setor Oeste do Maracanã era preciso pagar R$ 700,00 ou R$ 1200,00 para o Setor Maracanã Mais. Assistir pela televisão todas as arenas lotadas, quando isso for permitido, vai me fazer pensar: QUANTOS LIVROS PODERIAM SER COMPRADOS E LIDOS?
Nossa Leandro Karnal nas palestras do Café Filosófico, agregador e de um humor crítico sem igual. Renasci intelectualmente devido suas palestras , grato por nosdo país tao criticado gerar homens intelectos como Leandro Karnal.
Querido Leandro,queria ter ⅓da tya educação,do teu conhecimento,da tua experiências. Você é maravilgosoo! Você pode não acreditar,mas te amoooo! Como gostaria de te conhecer ,conviver contigo e tomarmos um café,para beber mais do teu conhecimento. Quer ser meu guru, literário???
Ler me salvou na pandemia. Ler me ajudou no luto. Ler esteve, de fato, nos momentos mais alegres e tristes de minha vida. Aos livros, devo minha sanidade.
Exatamente isso.❣️🌻
Verdade Cassiano, anos atrás os livros... muita leitura... me ajudou a superar um momento muito sofrível.
👏👏👏👏
👏 👏 👏 👏 👏
Ler não chega, é preciso ler coisas que valham a pena.
Eu amo quando o Karnal indica livros e fala sobre a importância da literatura. Passei a ler livros mais "desafiadores" ao assistir os vídeos.
Gratidão!
Poxa Amana, diga ao menos um que você considerou desafiador.
@@enoquesabino2636 Crime e Castigo, O idiota e Cem anos de Solidão. Clássicos que considero "desafiadores" por serem livros atemporais, com uma narrativa muito bem construída e rica em detalhes.Não estava acostumada com leituras assim, pelo contrário, lia livros rasos.
@@amandateixeira2226 Crime e Castigo já li, e também os Irmãos Karamázov, mas agora estou quase terminando O Idiota ( estou na parte em que a Aglaia parece querer casar com o príncipe, mas sempre demonstrando indecisão); depois que terminar estou pensando em ler Os Demônios. Dostoiévski é foda demais. Cem Anos de Solidão comecei mas não terminei por causa que o autor mistura elementos fantásticos, foi meio complicado, mas vou encarar agora já que me considero mais maduro, e se ganhou o Nobel não foi à toa. Morrer sem ler esses clássicos é desprezarmos a nós mesmos.
@@enoquesabino2636 Sim, com certeza. Dostoievski, é sem dúvidas, um autor excepcional. Quando eu estava lendo os livros dele, não conseguia parar. Quanto a Cem Anos de Solidão, no começo, eu achei a narrativa um pouco amarrada, porém na metade do livro, o desenvolvimento começa a melhorar. Quando você ler, garanto que não vai se arrepender. O final é surpreendente.
Obrigada Karnak por enriquecer nosso país com tanta cultura. Amei todas as indicações. Ahh faço parte do Clube do livro.
Karnak é no Egito.
Gostaria de acompanhar e indicar vídeos p
Gostaria de acompanhar e indicar vídeos bem suculentos sobre as nações indígenas que estavam aqui na Amarica antes dos europeus chegarem: Incas, Aztecas, Maias e as principais nações dos peles vermelhas. Abs.
Não seria karnal?
Muito obrigada por derramar sua Luz sobre nós. Sou viciada em leitura desde que me alfabetizei aos 4 anos de idade. Me formei em Biblioteconomia com 19 anos e desde lá exerci minha profissão com muito prazer, incentivando jovens universitários a ler livros além de sua área. Hoje estou aposentada por problemas de saúde, mas saboreio ao menos 3 livros por semana. Abraços.
Parabéns.
Parabéns 🌹💐📖
Parabéns
Ler é tudo em nossa vida, nos torna mais humanos, mais gentil, mais educados e sociáveis.
Por mais seres humanos (e professores) como Leandro Karnal!
Eu gostaria de indicar o livro Meditações do ex-imperador Março Aurélio. Foi uma obra que eu decidi adquirir por compartilhar das idéias do estoicismo, e este se transformou na minha melhor leitura do ano. Fica de indicação, deleitem-se.
O meu chegou esses dias. Estou lendo 1984, porém vou ler Meditações junto. Obrigado pela avaliação!!!
Grande Imperador Marco Aurélio. 👍
Verdade mano que livro! Está com certeza no meu top 10
Concordo com você!
Eu também li o livro Meditações, como também já o presenteei por entender ser um aprendizado importante!
Karnal, continua com esses vídeos(recomendando livros ) , por favor .
Ler é a nossa maneira de não compactuar com o caos que assola nosso mundo e país. E de perceber esse caos. Vídeos como esse são sempre necessários.
Depende do que se lê.
Os livros me ajudaram a sobreviver à infância (sou filha de mãe narcisista). Me deu subterfúgio e matéria prima p aguçar minha imaginação, me permitindo criar um mundo só meu.
Muito bem, Iolanda, beijinhos de Portugal.
" Treinar a Argumentação se faz necessário ler, também, aquilo o que não concordamos ".... Exatamente ❤
Ler sempre foi tão importante pra mim,que com muito empenho consegui passar esse habito maravilhoso pra minhas filhas. Hoje com 22 e 20 anos são minhas companhias em sebos ,livrarias e bibliotecas.
Melhor herança
Nossa que maravilha!! Queria que minha mãe gostasse de ler também
Que lindo isso: querer que o livro que te enriqueceu, enriqueça outros leitores. Já faço isso. "Ler é um investimento" e "é uma atitude de coragem". Obrigada, Karnal!
Professor, admiro tanto sua inteligência e seu esforço para construir conhecimento. Obrigada pela partilha.
LER ESTA MUITO MIM ACALENTANDO DIANTE DA PERDA DA MINHA MAE .
Grande Leandro,por causa de você estudei toda enciclopédia Os Pensadores, os quatros volumes Grandes personagens da História, inúmeros livros da literatura. Agora me transformei num viciado em ler. Obrigado, Grande Amigo.
No bairro Guajuviras em Canoas tem 2 paradas de ônibus que tem uma geladeira velha pintada colorida feita pra receber e doar livros é só deixar ali e ali pegar.
Que bela idéia para todo o Brasil!
Adooro quando uma pessoa tão especial e inteligente, nos faz estas indicações. Adoro ler e gostei de saber da doação do professor dos livros já lidos. Também faço o mesmo para a biblioteca pública da minha cidade📚.
Estou lendo muito e se tivesse mais condições financeiras, leria ainda mais!!!
Desapegar dos livros queridos é um desafio, mas inspirador. Tive uma médica que a cada consulta ela me presenteava com um livro dela, que ela já tinha lido, mas que queria compartilhar comigo. Esse gesto acendeu uma luz em mim, passei a presentar com livros, como se estivesse espalhando sementes. Não posso precisar o resultado da semeadura, mas me dá um enorme prazer em fazê-lo
Índice -
00:21 - Introdução.
1:39 - A tirania do mérito (Michael J. Sandel).
2:16 - A cilada da meritocracia (Daniel Markovits).
3:08 - Menos Marx, mais Mises (Camila Rocha).
4:43 - A fábrica de cretinos digitais (Michel Desmurget).
6:31 - O abismo vertiginoso (Carlo Rovelli).
7:35 - Aprendendo a viver (Clarice lispector).
9:11 - Homem algum é uma ilha (Thomas Merton).
11:29 - A arte da guerra e da liderança (Napoleão Bonaparte).
12:15 - A decadência da mentira e outros ensaios (Oscar Wilde).
12:29 - A mão invisível do mercado (Adam Smith).
12:54 - 50 Sonetos (William Shakespeare).
13:42 - Quatro peças: A gaivota, Tio Vânia, Três irmãs e O jardim das cerejeiras (Anton Tchekhov).
14:52 - A vida dos estoicos (Ryan Holiday).
16:43 - São Francisco de Assis e São Tomás de Aquino (G. K. Chesterton).
19:27 - Conclusão.
.
.
.
PS: Convido a todos que puderem/se interessarem a dar uma força no meu canal =)
Queria muito ler "A fábrica de cretinos digitais" mas não acho pdf gratuito de jeito nenhum
Amigo, muito obrigado por otimizar o vídeo.
@@lucasfigueiredo1648 Nada, =) Apoie o canal, se puder!
@@eronsouza5742 Oi, Eron. Tem razão. Corrigido. Obrigado por sinalizar!
@@argumentando6584 Muito bom!
Concordo plenamente Não guardar livros
Karnal, eu ando querendo é desestimular meu pensamento critico, não aguento maaaaaais. Quanto mais a gente caminha para longe da ignorância, mais caímos nas desilusões da vida... ando muito niilista
Livro: Mãe Racista de Filho Preto. Editora CRV. Esse realmente estimula o pensamento crítico.
Mais do que a lista dos livros que ele me passou, gostei muito da sugestão do final, de nos desapegarmos dos livros. Eu durante a minha vida de leitora, sempre emprestei os livros que eu achei bons, muito bons ou ótimos. E como eles nunca foram devolvidos eu me recriminava por ter feito isso. Agora minha alma leitora já pode sossegar, porque doar livros também é um ato de amor e caridade. Muito obrigada Karnal, é sempre um prazer te ouvir.
Na pandemia eu tive ressaca literária...eu lia tranquilamente 200 páginas hj leio 10 sofrendo... Preciso me recuperar pois AMO ler!
• Leandro me salvou da pandemia.
• Leandro ressignificou meus 37 anos de vida... Daria bons livros!😊
O homem é o operário do seu destino, ler faz com que essa caminhada seja menos turbulenta
Bom dia desde Bilbao
Em 2016, diante do golpe que derrubou uma presidente eleita, me vi muito incomodado e confuso sobre como é possível... encontrei o PIKETTY, O Capital no século XXI que me levou a mudar de área e sair do confortável cargo de professor de programação para voltar a estudar. Parabéns pelo vídeo, recomendar os livros é muito bom. Inclusive procurei algumas respostas no livro do HOBSBAWM, A Era das Revoluções, sobre a origem dos conceitos esquerda e direita. Não encontrei ainda. Vou continuar procurando. Valeu!
Vc é bem erudito. Gosto de ler e de estudar, mas diante de vossa excelência me sinto uma criança de 5 anos.
Ler é uma maravilha! Educa e oferece um conhecimento, que ninguém pode roubar de nós.
Karnal é a educação em pessoa, olha essa maneira tão culta e calma de falar
Grande Verdade, ler o que não concordo, melhora meu argumento e me faz até me questionar......digo sempre...minha mente se abre😊
Espero que não se abra para ideias fascistas e nazistas.
@@jorgefrbelo254 jamais
@@ednafernandes9120 Ok, ainda bem.
É sempre necessário ler sobre o que a gente não concorda. Afinal a gente n forma uma opinião lendo apenas um lado da história
Algo que também faço é ler livros de assuntos que não apenas não me interessam, mas também me repudiam.Porque por pior que seja o conteúdo eu acabo aprendendo como as pessoas que lêem o mesmo acabam com a mentalidade que tem.
Algo como "conhecer o seu inimigo" de certa forma.
Assuntos "de direita", racistas, elitistas, nazistas, mente fechada, etc.
Obrigado Karnal, minha fantasia de ter uma imensa biblioteca foi por água a baixo kkk mas é um ótimo gesto doar livros.
Esse era meu sonho também, ter livros acessíveis a meus vizinhos. (Sou professora Ed. Infantil). Uma menininha até começou a ler (e leu muitos) até um dia antes de ganhar um celular... nunca mais quis saber de livros... para minha tristeza.
Obrigada, professor, adoro estas indicações!
Duas coisas:
- você está muito parecido com o Galeano :)
- poderia nos trazer mais indicações de livros escritos por mulheres?
Um abraço!
Nossa fiquei emocionada com seu depoimento de doação de livros.Eu ainda tenho minha fantasia de biblioteca pessoal, doar meus livros me dói muito, um dia chego nessa evolução.
Ler é minha salvação, desde os doze anos de idade❤
Um país com pensadores como o Karnal é incompreensível a representatividade política que temos, espero que a leitura seja como os alimentos, uso diário !
Excelente! Podia começar uma série só com essa temática de recomendações, sempre muito bom ouvir alguém falar com gosto sobre livros.
Li muita coisa que vc recomendou e ainda li um livro seu esses dias. A leitura mudou minha visão do mundo
recomendo o guia do mochileiro das galáxias....
Seria interessante um encontro com a Lygia Fagundes Telles, nossa quase centenária "Dama da literatura"! Há possibilidade?
Ler é tão incrível, sem dúvidas, um dos melhores prazeres da vida.
Estou pegando o hábito de ler classicos de crítica social.
Eu também já tive esse sonho. Tinha muitos livros, uma biblioteca imensa, mas, aos poucos, fui doando também para instituições e bibliotecas. Concordo com as suas palavras que a informação deve circular. Gostei das dicas de livros que vc deu. Parabéns!!!
LER ... É UMA CONSTRUÇÃO ARTÍSTICA, UM ATO DE PROFUNDO CONHECIMENTO E CONSTANTE CRESCIMENTO ...
Obrigada, Karnal, pelas tuas riquíssimas partilhas!!! 🌻🍀
Cris
obrigado Karnal,por nos tirar deste marasmo eletronico e falar aos nossos ouvidos...Leia, e leia muito,quem sabe assim a gente cresça ....e se apegue de novo ao gosto da leitura como antes......
Doei livros raros a pessoas "amigas" e, com certo tempo, os encontrei no lixo! "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê" Monteiro Lobato. E muito pior escreve. Muito obrigado.
Karnal , já pensou fazer uma pesquisa em um grupo político tipo câmara e senado( um exemplo)pra saber quem deles leu ou ouviu falar destes livros que você mencionou ? Vai ser um desastre. Meu filho é leitor assíduo desde a primeira série .desenvolver o gosto pela leitura de livros iria impedir muito da gente ouvir por toda parte principalmente nas redes sociais perguntas e respostas e críticas idiotas.ainda há tempo pra incentivar a leitura.obrigada pela lista enorme e variada de sugestões.só você mesmo, pra ter esta atitude . adorei. Gratidão sempre !
Porque a filosfia, não tem o seu devido valor no Brasil...... São poucos que gosta de ler.......
Lá vai minha lista de desejo crescer de novo, afinal de contas não sou louca de perder indicação de leitura do professor .
Obrigada. Num pais em q a maioria e analfabeta funcional e nao faz questao alguma de melhorar, vc trouxe grande contribuicao.
Professor! Estudei perto do IFCH.... Sou do IA - Dança e Artes Cenicas , Unicamp!!! Amava estudar na Biblioteca do IFCH... 🤍... Teve
uma cena de Odisseia que redesenhei pra apresentar e fiz na biblioteca do IFCH... E o estudo todo teórico q fiz da peça foram dos livros do IFCH em sua maioria .. amei esse trabalho! Meu irmão eh seu fã... Rsrsrs ele sempre pedia pra eu tirar uma foto c vc e enviar pra ele... Mas já me formei e não conseguia ver vc! Hahaha QM sabe a gente se tromba por aí! Obrigada por citar livros de teatro ❤
Os livros são ótimas companhias!
Nunca havia visto um argumento tão curto e tão convincente de que devamos ler conteúdo qua discordamos. Parabéns Karnal, gosto muito de acompanhar seu canal no UA-cam.
Como é bom ouvir pessoas do nosso bando de amantes da leitura! Uma brisa suave em tempos tão bicudos. 😊
Tenho grande admiração pelo senhor! Como gostaria de ter sido sua aluna num curso de História, matéria que amo. Ótimas dicas, pincei dois livros que achei muito interessantes pra ler futuramente, A VIDA DOS ESTOICOS , e o box de SÃO FRANCISCO DE ASSIS E SÃO TOMÁS DE AQUINO.Continue nos dado dicas de leitura. Muito grata.
A estante mais cobiçada! 🥰😂Já queremos um tour, bem Blogueirinho😘👍🏼📚💕
Admiro muito leitores, pois desejo desenvolver esse hábito
Muito obrigada, uma vez mais. Receba um abraço que segue de Portugal.
Obrigado professor pelas indicações de leitura.
Boa noite e Boa Saúde.
Aaaah eu adoro passar livros pra frente. Conhecimento precisa ser compartilhado
Alguns já lidos, outros anotados. Obrigada por nos trazer indicações de livros, sempre certeza de boas leituras📖📔☕☕🎶🎶🌻
Ler é fazer uma viagem fantástica, vamos longe na imaginação. Quando voltamos estamos bem aliviados. Obrigada.
Obrigado pelas recomendações...2 eu já tenho...vou tentar ler o quanto antes. Ler é meu vício...tudo que posso, sobre tudo. Seu modo equilibrado de falar sobre as recomendações deixa tudo muito mais atraente de buscar.
Também gosto de emprestar ou doar os livros que leio.
Este ano emprestei dois e só um foi devolvido. Mas tudo bem
Nao sou apegada😊. Mas quero todos os meus
Nao penso em emprestar
A gente consegue ver o desenvolvimento científico e intelectual de um país através do desenvolvimento econômico, social, e tecnológico!!! E aqui está a prova disso
Para além das suas ótimas indicações, ( vou ler todas, já decidi) , toda a minha admiração pela sua alma de bom professor.
doa para a biblioteca de Pernambuco tb pfvrrr
Leio desde de muito pequena, mas esse ano pude debruçar melhor na leitura. Tenho lido literalmente de tudo! Gostado de sair da zona de conforto daquelas leituras vistas como "fáceis". Recente li o livro "Introdução ao Fascismo" e "Pedagogia do oprimido". Irei colocar na minha lista os livros citados! Adoro estimular meu pensamento crítico. Obrigado pelo vídeo!
Gostaria de ver um vídeo do karnal avaliando a novela nos tempos do imperador, até onde a novela está sendo fiel à história, as vezes acho ela um pouco vaga, assim como ele fez uma avaliação de The crow.
Professor, faça uma lista com autores brasileiros para quem quer entender o Brasil
Só li da lista Fábrica de Cretinos Digitais, muito bom. Depois dele, a gente pensa duas vezes em liberar tv e outras telas para nossas crianças. Parabenizo pela ideia do desapego dos livros. Interessante demais. Verei se na minha cidade já existe algo assim.
Amei Justiça.
Amo livros amo ler Vou procurar alguns dos livros q vc falou 😊 Fiz uma biblioteca no meu prédio com livros doados pelos próprios moradores abraços Karnal
Um grande mestre. Eu viajo através das leituras. É fantástico. Obrigada
Aprendendo a viver: meu livro de cabeceira!❤❤Adoro todas, em especial, "Em busca do outro" é "Desencontro"💖💖
Imagine, um sonho
Desde meus 7 anos os livros sao meus grandes e eternos companheiros. E nesse mundo taovazio como este que vivemos, nada melhor que um bom livro.
Uma das maiores lendas da intelectualidade brasileira.
Se Portugal lhe desse a importância que os brasileiros lhe dão, só 170 pessoas em Portugal tinham gostado deste vídeo, até agora.
Muito obrigada Karnal! Sou sua fã!
Um forte abraço!
Sempre pensei que se quero que os outros me ouçam e considerem pensar meu ponto de vista ...tambem devo fazer o mesmo. Mas confesso que as pessoas a minha volta não gpstam de ler. E são professores
Os livros são nossos melhores amigos!💕
Muito obrigado mestre!
Professor, permita-me uma sugestão: repensar as nossas epstemes é importante pois, a literatura lida em sua maioria, são autores brancos. Refletir sobre leituras e sugestões de leituras de pessoas negras e indígenas vem sendo cada vez mais relevante. Eu questionava mto isso na minha graduação. Tentar romper o epstemicidio desses povos eh TB ser antirracista! ❤
Leandro Karnal, é um prazer te ouvir.
Fantástica essa idéia que vc comentou de fazer os livros circularem após efetuar a leitura. Obrigado.
Como é bom ouvir você falar!! 😍
Como é bom ouvir os seus conselhos!!
Gratidão Leandro!!! 🙏
Obrigado, Professor Karnal ! Por suas dicas maravilhosas
Ah, eu queria ler Clarice e sobre São Francisco. Todos são interessantes. Ainda não tô desapegada. Leio e receio.
Tenho vários de Tchékhov, inclusive Tio Vania e O jardim das cerejeiras. Amo Clarice e Shakespeare como você. Já estava de olho em A vida dos estoicos. Grata pelas sugestões.
Professor Karnal, seria pedir demais uma conversa sua com o Dr. Rodrigo Silva no seu canal? Admiro a sua dedicação aos estudos. Um salve a partir de Angola.
Prof Karnal, também já tive minha biblioteca pessoal. Há uns anos, porém, tomei a decisão de doar, como o senhor. Adorei saber que o senhor faz isso. A vida fica mais profunda e mais leve.
Livros de assuntos variados, mas sempre interessantes. Muito importante continuar lendo, principalmente no mundo em que estamos vivendo!
Que sugestões fantásticas! Apesar de não poder adquirir os títulos sugeridos, constatei que adquirir cultura pela leitura não custa tão caro quando se compara a outras formas de entretenimento. Vejamos: Pelos preços dos livros da play list, na Amazon, teríamos que desembolsar R$ 583,37 no formato físico ou R$ 461,09 no formato digital (kildle). Mas se alguém pretende ir ao Rock In Rio em 2022, o ingresso para um único dia custa, segundo publicação no site oficial. Para assistir a um jogo da Libertadores, no Setor Oeste do Maracanã era preciso pagar R$ 700,00 ou R$ 1200,00 para o Setor Maracanã Mais. Assistir pela televisão todas as arenas lotadas, quando isso for permitido, vai me fazer pensar: QUANTOS LIVROS PODERIAM SER COMPRADOS E LIDOS?
Nossa Leandro Karnal nas palestras do Café Filosófico, agregador e de um humor crítico sem igual.
Renasci intelectualmente devido suas palestras , grato por nosdo país tao criticado gerar homens intelectos como Leandro Karnal.
Muito obrigada, inclusive pelo conselho de passar os livros adiante
Obrigada pelas indicações, Leandro Karnal
Muito obrigada pelo vídeo 🙏🏼
Querido Leandro,queria ter ⅓da tya educação,do teu conhecimento,da tua experiências. Você é maravilgosoo! Você pode não acreditar,mas te amoooo!
Como gostaria de te conhecer ,conviver contigo e tomarmos um café,para beber mais do teu conhecimento.
Quer ser meu guru, literário???