Baby-Led Weaning (BLW) x método tradicional: qual o melhor para introdução alimentar?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • Introdução alimentar: método tradicional x Baby-Led Weaning
    Método tradicional
    Neste método a introdução dos alimentos é feita em forma de papa ou purê, oferecidos com colher, sendo que as refeições principais devem conter todos os grupos alimentares: cereal ou tubérculo, leguminosa, proteína animal e hortaliças. Para as primeiras papas pode-se misturar todos eles, mas logo passe a oferecer os alimentos separadamente para que ele possa sentir o sabor de cada um.
    É importante que use o garfo para amassar, não o liquidificador ou processador, nem peneira. A carne deve ser desfiada. E não fique muito tempo oferecendo na consistência pastosa, gradualmente amasse menos ou corte em pedacinhos para manter a textura natural do alimento e para permitir que a criança desenvolva as habilidades de mastigação, facilitando a transição para os alimentos da família.
    Este método exige mais trabalho para preparar a comida.
    Há muitas papinhas prontas para comprar, se for dar que seja esporadicamente. Muito melhor dar uma fruta raspadinha.
    O controle da quantidade é mais influenciado pelo cuidador, o que pode deixar alguns pais mais seguros por saber exatamente o que o bebê comeu, mas nunca force o bebê a comer mais do que quer.
    Alguns pais sentem-se mais confiantes oferecendo alimento desta forma, podem ter medo de oferecer em pedaços.
    Método Baby-Led Weaning (BLW)
    Em português, desmame guiado pelo bebê, um termo que pode levar a confusão pois na verdade não é um desmame, mas sim introdução de outros alimentos. Não é um método novo, mas ganhou popularidade mais recentemente. Neste método são oferecidos alimentos cortados em pedaços, com formato (tirinhas ou filetes) e textura adequados ao bebê, para que ele consiga pegar e comer sozinho, no seu próprio ritmo.
    Este método permite que o bebê experimente alimentos com texturas e consistências diferentes, com maior facilidade de aceitar vários alimentos mais tarde, estimulando hábitos alimentares saudáveis.
    O bebê controla o ritmo de comer e quanto quer comer.
    Este autocontrole do balanço energético pode prevenir sobrepeso e obesidade.
    Estimula a coordenação, as habilidades motoras finas e de mastigação.
    É mais fácil de preparar, consome menos tempo.
    O bebê pode comer muitos dos mesmos alimentos da família, participando das refeições. E ele pode comer ao mesmo tempo que os demais.
    É mais divertido e atraente para os bebês: quando eles podem escolher entre uma variedade de alimentos e comê-los em seu próprio ritmo, eles curtem mais, podem criar uma associação mais positiva com a comida, passa a ser um momento mais prazeroso.
    Quais são as possíveis desvantagens:
    Mais bagunça quando está se alimentando, claro.
    E há dúvidas em relação ao ganho suficiente de peso e de alguns micronutrientes, como o ferro, embora estudos recentes mostrem que se praticado corretamente, oferecendo além de frutas e vegetais, alimentos ricos em proteína, ferro, mais calóricos, não há problema. E a maior fonte de energia continua sendo o leite.
    Os estudos não mostram um maior risco de asfixia quando são oferecidos os alimentos adequados. Há inclusive um que apontou um maior risco quando eram oferecidos menos frequentemente alimentos para pegar com as mãos.
    Regras para o Baby-Led-Weaning:
    A comida deve ter consistência macia.
    Não ofereça alimentos duros como nozes e castanhas.
    Frutas e vegetais duros devem ser cozidos no vapor até que estejam macios (brócolis, couve-flor, cenoura, maçã).
    Sempre corte qualquer alimento redondo, como tomate cereja e uva.
    Boas sugestões de frutas são: banana, abacate, mamão, melão, pera madura macia.
    Forneça alimentos calóricos também como ovo cozido ou omelete, panqueca, macarrão, batata inglesa ou batata doce, aipim.
    As carnes devem ser macias, cortadas em fatias finas ou tirinhas.
    Forneça os alimentos no formato de filetes para permitir que o bebê consiga pegar até que desenvolva o movimento de pinça dos dedos, que é por volta dos 9 meses, aí já pode dar pedaços menores.
    Os estudos não são conclusivos a respeito de qual método é o melhor. E também depende de cada bebê. Mas você não precisa escolher entre um método ou outro, pode fazer um pouco dos dois, o que me parece ser o melhor caminho!
    Minha sugestão é, deixe seu bebê explorar tudo ao máximo, permita que seu filho se suje, experimente texturas e consistências diferentes, siga um pouco sua intuição, seja flexível, use colher mas também dê oportunidade para que possa pegar sozinho com as mãos. E nunca insista pra comer mais. Comer é algo instintivo e prazeroso para qualquer ser vivo, não deixe que as refeições sejam vistas como uma obrigação ou favor que estão prestando aos pais. A alimentação jamais deve ser vista como um estresse, mas sim como um momento gostoso para compartilhar em família!
    Me acompanhe e não perca nenhum conteúdo novo!
    INSTAGRAM: / drajulianalee
    FACEBOOK: bit.ly/3cevGwh
    UA-cam: bit.ly/3hTdU37
    BLOG: drajulianalee.com

КОМЕНТАРІ • 20

  • @adrienebalieiro3699
    @adrienebalieiro3699 2 роки тому +1

    Que coisa mais linda essas crianças comendo 👏👏👏🤗

  • @katiadias9332
    @katiadias9332 2 роки тому +2

    Seus filhos são LIIIINDOS Dra Juliana! 😍🤩

  • @drgildo
    @drgildo 4 роки тому +2

    Adorei. Não sabia que a Sociedade de Endocrinologia recomenda a introdução do sal já no início da introdução alimentar. Achei muito interessante a ideia.

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  4 роки тому +1

      Oi Gildo! Que bom que gostou! Então, sobre o sal, independente da introdução de pequena quantidade aos 6 meses ou 1 ano, acho que o mais importante na prevenção dos problemas decorrentes do excesso de sódio é tentarmos sensibilizar as famílias a usarem menos sal em casa! E também deixarem de consumir alimentos muito processados ricos em sal. É mais saudável pra todos!

  • @lirianbrito294
    @lirianbrito294 3 роки тому +1

    Amando mais a cada vídeo!!
    Daqui a 4 meses meu bebê vai chegar, e o melhor que eu posso fazer por ele, e me informar, me reeducar para recebê-lo pronta para oferecer o melhor, sempre! ,❤️❤️❤️

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  3 роки тому

      Que bom que vc gostou Lirian!! Parabéns pela maternidade! Vc chegou a assistir o vídeo de higiene natural tb? Um abraço 🤗

  • @vanessajacquessilveira7371
    @vanessajacquessilveira7371 4 роки тому +1

    Perfeito, Juliana. Todo o cuidado nutricional e comportamental nessa fase é determinante de saúde da vida adulta.

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  4 роки тому +1

      Exatamente Vanessa! Nós somos exemplo pra tudo na educação dos filhos e com a alimentação não é diferente! Acho que é uma ótima oportunidade pra ter uma alimentação mais saudável em casa!

  • @francoisevandesande9632
    @francoisevandesande9632 4 роки тому +2

    Muito interessante Juliana! Adorei! Muito boas todas informações e recomendações, que ótimo que você mencionou a questão dos refrigerantes e sucos especialmente industrializados! Nem se fala nos alimentos processados e ultraprocessados!!

  • @luisajardimcorreadeoliveir1660
    @luisajardimcorreadeoliveir1660 4 роки тому +3

    Adorei o vídeo! Tenho a Paloma com 4 anos e o Emiliano prestes a completar 6 meses. As dicas são claras e a tua abordagem faz muito sentido 👏🏼♥️

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  4 роки тому

      Que legal Luísa, parabéns pelos pequenos! Muito obrigada, um grande abraço 😊😘

  • @julianakristiane
    @julianakristiane 2 роки тому

    Achei muito interessante dar folhas inteiras de repolho ... couve ... Não tem risco de engasgo ?

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому

      Olá, Juliana! No BLW os alimentos devem ter consistência macia. Os alimentos duros crus, redondos como tomate cereja e uvas inteiras, devem ser evitados pelo risco de engasgo. No vídeo, meu maior come folhas inteiras e o menor acompanha em algumas ocasiões, no sentido de explorar, sentir a textura, a consistência, assim como deixo que ele coloque folhas do chão na boca. Mas é recomendado que as folhas fibrosas sejam oferecidas cortadas e refogadas, na introdução alimentar. Um grande abraço!

  • @minhavida2021
    @minhavida2021 3 роки тому +1

    Ótimo vídeo! Dra, posso dar alimentos em pedaços no almoço e papa no jantar?

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  3 роки тому +1

      Que bom que vc gostou Jaqueline! Sim, vc pode combinar os dois métodos! No preparo das papas, lembre-se de amassar gradativamente menos para manter a textura dos alimentos! Um grande abraço!

    • @minhavida2021
      @minhavida2021 3 роки тому

      @@drajulianalee7913 obrigada Dra por me responder, fiquei muito feliz pela atenção! Minha bebê tem 4 meses o pediatra disse que o mês que vem vamos introduzir as frutas😍 só mais uma pergunta, vi que vc tem uma alimentação saudável, poderia me dar dica de um café da manhã saudável? Adoro pão mais quero deixar de comer, pois sei que ele não tem beneficio nenhum. Tenha um ótimo dia😘

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  3 роки тому +2

      @@minhavida2021 costumamos ter no café da manhã frutas, ovos e pão integral feito em casa. O pão é fonte basicamente de carboidratos, que são transformados rapidamente em energia pro nosso corpo. Claro que devemos evitar o excesso, assim como tudo. O pão integral tem a vantagem de fornecer mais fibras e nutrientes. Na amamentação, a nossa demanda calórica é maior, então não devemos fazer uma dieta muito restritiva! Espero ter ajudado, um abraço!