CHORO DO BEBÊ: como identificar e acalmar!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • O choro é uma das formas que o bebê tem para se comunicar.
    Geralmente, o bebê chora para suprir uma de suas necessidades vitais: mamar, descansar, evacuar, manter a temperatura corporal ou sentir-se seguro.
    1. O bebê está com fome: geralmente ele dá sinais de que quer mamar antes de começar a chorar. Coloca as mãozinhas na boca, procura o peito. O ideal é amamentá-lo já nos primeiros sinais, não esperar pelo choro, assim ele vai mamar mais tranquilamente.
    2. O bebê está cansado: ele boceja, esfrega os olhinhos, pode ficar agitado, chutar com as perninhas, chorar forte. Tente fazê-lo dormir assim que perceber que está cansado, se esperar muito fica mais difícil!
    3. O bebê precisa eliminar. Talvez este seja novidade pra você, mas os bebês tentam nos comunicar sua necessidade de eliminar: fica se contorcendo, soltando gases, agitado, solta do peito durante a mamada, tenta sair do colo, empurra com as perninhas, faz caretas. Se não atendido, pode evoluir para um choro forte. Ou também ele pode estar chorando porque já eliminou e está com a fralda molhada ou com cocô. Assista meu vídeo sobre higiene natural pra saber mais sobre como atender seu bebê neste aspecto!
    4. O bebê está com frio: ele fica com as extremidades frias, pode ter arrepios e bater de queixo. Resolva com um banho quentinho, colocando uma roupinha mais quente ou envolvendo-o com coberta, aquecendo o ambiente ou mantendo-o em contato pele a pele com você.
    5. O bebê está com calor: é comum que as mães vistam seus bebês com muita roupa! Sim, quando está frio eles perdem calor mais rápido, mas nos dias quentes a sensação térmica é quase igual à dos adultos. O bebê fica suado, ofegante. Use roupas leves, quando está muito quente pode até ficar peladinho ou só com fralda.
    6. O bebê quer segurança: os bebês são totalmente dependentes, assim como qualquer mamífero, precisam sentir a presença do cuidador para se sentirem protegidos.
    Outras causas de choro podem ser:
    7. Bebês estimulados em excesso: o bebê vira o rosto de um lado para o outro, evitando contato visual, fica agitado, o choro é forte. Evite excesso de brinquedos, especialmente aqueles com som e luzes, principalmente perto da hora de dormir. Os bebês são muito sensíveis a estes estímulos. Leve seu bebê para um ambiente tranquilo, mais escuro e sem barulho, tente acalmá-lo.
    8. Choro de dor: endurece o corpinho, muitas vezes flexionando as perninhas. Um choro mais prolongado pode ser cólica. Muitas vezes a causa é distensão intestinal por gases e fezes e as crises são antecedidas pelos mesmos sinais de que o bebê precisa eliminar! Uma das formas para você tentar ajudar seu bebê, eu particularmente tive uma experiência muito positiva com os meus, é praticando a higiene natural. Veja meu vídeo pra conhecer este método, simples de fazer!
    E nos meninos é importante checar se há vermelhidão ou inchaço da bolsa escrotal. Se houver qualquer alteração procure atendimento médico imediatamente.
    E se nada funcionar?
    Cada bebê é único, alguns choram mais do que outros. Os bebês costumam chorar mais no período do fim da tarde até antes de dormir. Este período de maior agitação e choro é conhecido como “a hora da bruxa”.
    É importante saber que nem sempre você vai conseguir resolver o choro do seu bebê, nem por isso deve ficar frustrada. O bebê passou nove meses em um ambiente seguro, quentinho e agora está num mundo totalmente novo, cheio de estímulos. O choro faz parte desta adaptação! Alguns acreditam que está relacionado a um período de intenso desenvolvimento neurológico.
    Há também os que choram como exercício para se cansarem e adormecerem. É um choro forte e com recusa ao colo, acaba dormindo depois.
    Se o bebê continuar chorando, você pode tentar:
    • Contato pele a pele, que é muito reconfortante para o bebê. Pode usar também um sling, assim você pode continuar suas atividades.
    • Enrolar o bebê como um “charutinho”, como se estivesse dentro do útero. • Sair para dar uma caminhada ao ar livre, costuma funcionar e faz bem pra você também! Ainda mais em um dia de sol.
    Não ligue a TV, as telas não são recomendadas até pelo menos 1 ano e meio de idade, e acabam estimulando ainda mais os bebês.
    Jamais sacuda seu bebê! Por mais óbvio que possa parecer, é importante ressaltar. O cuidador, em um momento de esgotamento e frustração diante de um choro inconsolável, pode acabar sacudindo o bebê e causar um dano cerebral permanente. Se você precisar de um tempo, deixe-o em um ambiente seguro até que o choro pare e vá se ocupar com outra coisa.
    Diante de um choro persistente que você não consiga identificar a causa ou se você suspeitar de algo a mais, procure atendimento médico.
    Me acompanhe e não perca nenhum conteúdo novo!
    INSTAGRAM: / drajulianalee
    FACEBOOK: bit.ly/3cevGwh
    UA-cam: bit.ly/3hTdU37
    BLOG: drajulianalee.com

КОМЕНТАРІ • 15

  • @patriciabonfimtrindade4664
    @patriciabonfimtrindade4664 2 роки тому +2

    Cheguei agora e já percebi que preciso muito dos seu conteúdo! Você é benção! Obrigada! 🙏🏻 Bebê a caminho aqui. 💙

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому +1

      Que bom que vc gostou, Patrícia! Parabéns pelo seu bebê! Se tiver dúvidas durante o processo da higiene natural, me avise! Um grande abraço!

    • @patriciabonfimtrindade4664
      @patriciabonfimtrindade4664 2 роки тому +1

      @@drajulianalee7913 amei muito seus conteúdos! Já decidi que vou colocar em prática a higiene natural desde o início. Obrigada ❤️❤️❤️

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому +1

      @@patriciabonfimtrindade4664 ótimo!!! Depois compartilhe com a gente!! 😘

    • @patriciabonfimtrindade4664
      @patriciabonfimtrindade4664 2 роки тому +1

      @@drajulianalee7913 siiim, pode deixar ❤️

  • @NataliaFrizeiro
    @NataliaFrizeiro 4 роки тому +1

    Bom vídeo!! Fala mais sobre parto dra...

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  4 роки тому +3

      Oi Nathalia, obrigada! Como minha formação é em pediatria, falo sobre saúde infantil neste canal. Mas vou passar o link de uma médica que esclarece muitas dúvidas sobre parto! Um abraço!
      ua-cam.com/video/Av4Q06Uv6LI/v-deo.html

    • @NataliaFrizeiro
      @NataliaFrizeiro 4 роки тому +2

      Eu já a sigo. Dra Januzzi. Obrigada pela indicação qualquer forma. Estou gostando do seu canal!!!

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  4 роки тому +1

      Que bom Nathalia!! Grande abraço!

  • @geisaalice
    @geisaalice 2 роки тому +3

    Dra...minha bebe tem 15 dias e se contorce muito antes d eliminar coco... para iniciar a higiene natural ela pode ficar de fralda e eu fazer somente a posição? Eu vi seu video de hig natural e fiquei em duvida a posicao para o recem nascido... parece q as perninhas ficam com joelhos esticados...é isso mesmo? E qdo a nenem contrai e estica as perninhas eu deixo ela esticar? Ou seguro?

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому +4

      Oi Geisa!! Esta fase é ideal para começar a praticar a higiene natural!
      Você pode continuar usando fraldas, a maioria dos pais usa mesmo praticando a higiene natural, mas nesse caso, ela é vista mais como uma segurança (“backup”), não como o local onde o bebê vai eliminar. Então, sempre que vc perceber sinais de que sua bebê precisa eliminar ou em alguns momentos oportunos, como ao acordar, após a mamada, tire a fralda para colocá-la na posição. É mais confortável, higiênico, ecológico e econômico! O bebê não entra em contato com suas próprias fezes, previne as assaduras e infecções urinárias, respeita seu instinto de não querer se sujar com as próprias fezes. O bebê não cria associação da fralda com a eliminação, o que mais tarde facilita o desfralde.
      Para os recém-nascidos e bebês menores, até que estejam mais firmes, minha sugestão é colocar entre suas pernas (levemente abertas) com um balde embaixo (como no vídeo), as costinhas dele ficam em contato com sua barriga, um dos seus braços dá suporte ao tronco e o outro apoia as perninhas, com flexão dos joelhos (pode ser leve, veja como vcs ficam mais confortáveis), para que o bebê fique de cócoras, mas se o bebê quiser esticar as perninhas, não ofereça resistência, deixe que ele se movimente.
      Aguardo seu retorno, se tiver qualquer outra dúvida, me avise! Um grande abraço!

    • @geisaalice
      @geisaalice 2 роки тому +2

      Obrigada pela atençao dra! Fizemos ontem na pia do banheiro...deu certo e fiquei mto feliz! Hj perdi o horario pos mamada e ela fez na fralda.... mas nao vou desistir...gostei mto do resultado...ela dormiu tranquila depois...e ainda lavei o bumbum ali mesmo na pia. Agora é observar pra nao perder o momento certo ne. Obrigada dra!

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому +3

      @@geisaalice Que bom!! Fiquei muito feliz com seu retorno! Sim, há muitas possibilidades de locais, a pia, para o xixi, é bem conveniente! Vcs estão no caminho certo, perder alguns momentos faz parte do processo, o importante é fazer tudo com calma, sem nenhuma pressão, curtir o bebê! Fico à disposição, bjs

  • @JaqueBPSilva
    @JaqueBPSilva 2 роки тому

    O que é sacudir o bebê? Meu marido nina a bebê balançando ela pra cima e pra baixo e ela adormece.

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому +1

      Oi Jaqueline! A síndrome do bebê sacudido é causada quando um bebê é sacudido com movimentos bruscos, violentos (segurando pelo corpo com a cabeça solta), de modo que se produz um mecanismo de aceleração-desaceleração, rotação da cabeça, levando a lesão cerebral grave que pode ser fatal. É bem diferente de ninar o bebê, do movimento de balanço, que não causam prejuízo algum, pelo contrário, são benéficos. Um abraço