Muito bom esse vídeo! Eu era curioso pra saber dos detalhes de lubrificação das partes de transmissão das bicicletas e esse vídeo veio super completo. Parabéns!
Excelente vídeo, parabéns!!! Só que eu que não sou alto rendimento e baixo ou quase nenhum custo 😁😁😁😁😁 eu limpo a corrente com desengraxante (detergente) e o super lubrificante (para minhas condições 😂😂😂) feito com óleo e parafina (🕯️ vela). Eu com dinheiro irei experimentar esse top do vídeo.
Prezado , eu que sou pobre , uso uma mistura de parafina com óleo 90 sae transmissão , mais grafite , quanto mais óleo nesta mistura , mais se gruda sujeira , já vi relatos de gente que usa só a parafina , dura pouco tempo , mas esta mistura foi a melhor que já usei , uso uma relação de parafina e óleo 4x1 , gruda pouca sujeira , pelo menos para uso em cidades asfaltadas , a relação dura bem mais , principalmente se fizer uso de correntes intercaladas , uso correntes baratas , tenho 107 quilos , carrego carga , uso relação 21 e 24 v , fiz algumas viagens de bike , obrigado pelas informações , que nos enriquecem , nós que gostamos de bike .
Olá, suas colocações estão corretas. Óleo é feito para sistemas fechados onde a contaminação é controlada. Nas correntes das bicicletas que são sistemas abertos, quanto mais óleo se junta no lubrificante, mais sujeira junta. O ideal é não adicionar óleo. Os bons lubrificantes são SEM ÓLEO e com parafina em proporções adequadas. Mas não deve ser parafina de vela que é uma mistura de sobras da indústria em qualquer proporção. Tem que ser parafina específica de grau alimentício. Daí não precisa juntar óleo e dura muito mais que lubrificação com óleo. E o uso de correntes intercaladas, apesar de ser de difícil controle, é extremamente inteligente. Bons pedais!
@@dopedal4983 Muito obrigado , meu nobre ! A parafina , eu compro em loja de produto químico , em pacote de papel aluminizado , mas creio que não seja o de grau alimentício , vou ver se encontro no mercado livre . Tenho duas bike 29 , uma rolamentada , a outra com cubos de esferas , na rolamentada não tenho problemas , mas na esferada , noto que depois de uma semana de engraxar ela se torna mais pesada a rolagem , mesmo usando a graxa azul para rolamentos , de alta temperatura , ou a graxa marrom automotiva , você tem alguma dica para melhorar esta rolagem , lembrando que troco as esferas de tempo em tempo , tem um técnico que ensina adicionar grafite nas graxas , dizendo que dá uma sobrevida nas graxas para esmerilhadeira e outras máquinas , vou experimentar o método dele , obrigado !
Show de informaçôes ,mis o chato dos lubrificantes de cera é que no caso de quem usa a bike também como meio de transporte que é meu caso ,não tem como ficar esperando 5 a 6 horas pra secar Poque eu faço os treinos pela manhã cedo ,e rodo no minino 50 km depois já tenho que sair pra cuidar de outras coisas e nesse tempo como certeza já foram mais de 100km e o lubirficante já era ai tenho que reaplicar e não vai fazer o efeito esperado
Ei rapaz , uso uma mistura de parafina com óleo SAE 90 de transmissão + grafite , relação de parafina e óleo , 4x1 mais ou menos , você pode fazer esta mistura de acordo com o gosto ou uso , quanto mais óleo , mais tempo vai durar o lubrificante na corrente , e mais sujeira vai grudar . Depois de lavar a corrente num pote batendo com uma mistura de detergente e limão , tirando a lubrificação original , depois de enxugada , se derrete a parafina numa panela ou lata velha , cuidado para não pegar fogo , somente o suficiente de calor para derreter , fogo baixo , depois adiciona o óleo e o grafite , depois que esfria fica uma pasta relativamente dura , quando você precisar lubrificar a corrente , se aquece a mistura de parafina , não muito , mergulha a corrente amarrada num arame para agitar ela na mistura , deixa um pouco para penetrar bem , sempre agitando , depois pendura ela para secar . Quando precisar engraxar novamente você aquece a mistura novamente , coloca a corrente de novo , agitando na mistura quente de parafina , deixando o lubrificante velho com as sujeiras saírem na parafina limpando a corrente , e esta lubrificado novamente , se quiser pode reusar muitas vezes esta mistura , já que a areia e sujeiras tem a tendência de ficar no fundo da vasilha , então se esquenta a mistura de parafina , despeja em outra vasilha , joga a parte mais suja que fica no fundo , e reusa a mistura outras vezes . Simplesmente , o melhor lubrificante que já usei até hoje , no dia a dia em cidades , durando muito mais tempo a relação , em bike de 21 e 24 v , sendo que tenho 107 quilos , e carrego carga , se intercalar com mais correntes , melhor ainda , e uso correntes baratas , de 25 reais , aprendi nos debates no pedal . com , o barb usa umas mistura semelhantes dizendo que inventou , mas já faz tempo que pessoas usam estas misturas , indico para quem não quer gastar muito , até para ciclo turistas .
Parabens Mario, um dos melhores videos sobre cuidados com a transmissao que ja assisti... Gostaria de um auxilio se possivel, para quais indicacoes voce daria em relacao a graxas para freehb, movimento central e caixa de direcao em road bikes...
A regra é sempre usar o óleo mais fino possível. Como essas partes estão parcialmente protegidas, pode-se usar graxa para rolamentos. As automotivas são boas. Todas essas partes têm que ser abertas, limpas e relubrificadas de tempos em tempos, dependendo das condições dos pedais às quais você submeteu a bike.
@@mariosergiodemarchi3238 Entendi... entao usar graxas mais finas para locais onde temos algum tipo de protecao, tipo freehub e rolamento, e mais grossas onde temos contato direto com o exterior, tipo movimento centra, caixa de direcao... vc teria indicacoes de marcas/modelos para eu adquirir?
parceiro a melhor opção pra você limpar a corrente de sua bike é você misturar sabão em pó omo com detergente neutro ambos em uma vasilha com metade dos dois com água misture bem aplique na corrente com uma escova de dentes não tem nada melhor ...experiência própria pedalo á 30 anos !!!
eu uso diesel com gasolina misturado depois chaqualho com agua e depois com detergente neutro, sai todo o resíduo de diesel e gasolina e limpa mesmo, comprei desengraxam-te além de ser caro não limpa 100%, mas cada um sabe o que é melhor.
Curly Joe, óleo diesel é líquido. Líquido junta terra e areia. Lubrificante que tem contato com terra e areia precisa ser seco para que esses contaminantes não grudem e sejam moídos dentro da corrente. Esse processo desgasta e alonga a corrente prematuramente. Corrente alongada desgasta a coroa e o casséte. (acento proposital, rsrsrsrs). Vai machucar o seu bolso ter que comprar peças caras muito mais vezes.
Como eu identifico se realmente o lubrificante é de qualidade ? normalmente uso o algoo premium e pelas suas descrições acabei ficando em dúvida se esse produto é de qualidade
Respeito sua opinião, mas a mistura desengraxante+óleo usado da corrente é tão ruim quanto a mistura aguarras+óleo, só que essa última pode deixar decantar e reusar a maior parte da aguarras. Pode-se, ainda, reciclar o aguarrás (redestilar e ter aguarrás nova), que é o que eu faço. Mas não se pode reciclar o desengraxante.
@@andretau75 NUNCA use lubrificante em bastão. Simplesmente não lubrifica. Não penetra nos pinos e elos internos da corrente. É lá que a lubrificação é realmente necessária. Bastão só lubrifica por fora onde nem é necessário lubrificar. Quase como passar graxa na roda do carro e pensar que o rolamento da roda está lubrificado.
O conteúdo do vídeo tá mto bom, mas testes em laboratório fechado é uma coisa, na rua é outra. Problema são os preços. Eu diria que as dicas básicas para o lube "comum" são as mesmas: é preciso limpar bem a corrente, cassetes, coroas. *Atualização 2023: abandonei os lubes comuns e parti pra cera/parafina.
Pode sim. Qualquer solvente que funcione. Tem gente que prefere desengraxante (que também funciona) Importante é lavar com detergente depois que lavar com solvente. Os solventes deixam camadas que dissolvem os lubrificantes. Aplique o lubrificante somente depois do último enxágue do detergente sair totalmente limpo. Bons pedais!
Observe bem que no vídeo tem a explicação e a razão pela qual não se deve usar óleo. Vou repetir aqui. Óleo é muito bom lubrificante para sistemas fechados (carro, por exemplo) A transmissão das nossas bikes são sistemas abertos nas quais gruda terra e areia (já que você usa óleo, coloca o dedo na sua corrente e vai sentir areia, com certeza). Essa terra e areia vai moendo na relação junto com o óleo formando uma "pasta de desbaste" que vai literalmente comendo a corrente. Se for uma corrente baratinha, pode usar óleo singer porque vai perder pouco dinheiro. Se for uma corrente YBN, Shimano, Sram ou outra cara, vai estar jogando dinheiro no lixo. Mas novamente, o dinheiro é seu. Paga baratinho no Singer e gasta tudo em corrente, K7 e coroa.
@@rudimarsantos7612 A idade da pedra acabou e não foi por falta de pedra. Tem gente que continua andando de carroça, apesar de carros e aviões terem sido inventados há mais de cem anos!
Obrigado pelo comentário. É verdade, muito detalhe técnico. O assunto é meio chato mesmo mas é essencial para nós pedalantes. Vou procurar ser mais conciso nos próximos vídeos, conforme o assunto permitir.
@@mariosergiodemarchi3238 não acho que o vídeo ficou ruim. Inclusive a thumbnail dele me deu o bait certo. Eu encontrei o que ele pareceu que ia me dar. Valeu pelo vídeo.
Não sou de comentar, mas esse vídeo merece. Simplesmente perfeito. Grato pelo conteúdo!
isso sim é da resposta completa para o que precisamos.
Muito bom esse vídeo! Eu era curioso pra saber dos detalhes de lubrificação das partes de transmissão das bicicletas e esse vídeo veio super completo. Parabéns!
Obrigado!
Informação de primeira qualidade. Obrigado !!!
Melhor vídeo de lubrificação, muito grato.
Agradeço. Veja o vídeo novo. Mais explicações. ua-cam.com/video/UUqZt5E6SsQ/v-deo.html
E os lubrificantes com PTFE são melhores que os comuns a óleo/cera?
PRATICAMENTE, VOCÊ FEZ UM ÓTIMO DOCUMENTÁRIO, MEU NA RELAÇÃO EU PASSAVA CEBO DE BODE,MUITO BOM...
É bom lubrificante mas não é seco. Gruda sujeira. O lubrificante parafínico não gruda sujeira. E coitado do bode....
Show adorei suas dicas 👏👏👏🤜🤛
Parabéns pelas informações. Será de muita valia. Obrigado
Dica de cuidado com a natureza foi ótima
Excelente vídeo, parabéns!!! Só que eu que não sou alto rendimento e baixo ou quase nenhum custo 😁😁😁😁😁 eu limpo a corrente com desengraxante (detergente) e o super lubrificante (para minhas condições 😂😂😂) feito com óleo e parafina (🕯️ vela). Eu com dinheiro irei experimentar esse top do vídeo.
Que vídeo maravilhoso, muito esclarecedor, muito informativo. Parabéns, parabéns mesmo, de verdade mesmo, verdade verdadeira. =)
Top demais a explicação
Muito bom! Parabéns!
Gostei muito, rico em informações
Obrigado amigo
Agradeço. Veja o vídeo novo. Rico em informações. ua-cam.com/video/UUqZt5E6SsQ/v-deo.html
o melhor vídeo, curti já no início
Obrigado! Inscreva-se no canal que vem mais por aí...
Prezado , eu que sou pobre , uso uma mistura de parafina com óleo 90 sae transmissão , mais grafite , quanto mais óleo nesta mistura , mais se gruda sujeira , já vi relatos de gente que usa só a parafina , dura pouco tempo , mas esta mistura foi a melhor que já usei , uso uma relação de parafina e óleo 4x1 , gruda pouca sujeira , pelo menos para uso em cidades asfaltadas , a relação dura bem mais , principalmente se fizer uso de correntes intercaladas , uso correntes baratas , tenho 107 quilos , carrego carga , uso relação 21 e 24 v , fiz algumas viagens de bike , obrigado pelas informações , que nos enriquecem , nós que gostamos de bike .
Olá, suas colocações estão corretas. Óleo é feito para sistemas fechados onde a contaminação é controlada. Nas correntes das bicicletas que são sistemas abertos, quanto mais óleo se junta no lubrificante, mais sujeira junta. O ideal é não adicionar óleo. Os bons lubrificantes são SEM ÓLEO e com parafina em proporções adequadas. Mas não deve ser parafina de vela que é uma mistura de sobras da indústria em qualquer proporção. Tem que ser parafina específica de grau alimentício. Daí não precisa juntar óleo e dura muito mais que lubrificação com óleo. E o uso de correntes intercaladas, apesar de ser de difícil controle, é extremamente inteligente. Bons pedais!
@@dopedal4983 Muito obrigado , meu nobre ! A parafina , eu compro em loja de produto químico , em pacote de papel aluminizado , mas creio que não seja o de grau alimentício , vou ver se encontro no mercado livre . Tenho duas bike 29 , uma rolamentada , a outra com cubos de esferas , na rolamentada não tenho problemas , mas na esferada , noto que depois de uma semana de engraxar ela se torna mais pesada a rolagem , mesmo usando a graxa azul para rolamentos , de alta temperatura , ou a graxa marrom automotiva , você tem alguma dica para melhorar esta rolagem , lembrando que troco as esferas de tempo em tempo , tem um técnico que ensina adicionar grafite nas graxas , dizendo que dá uma sobrevida nas graxas para esmerilhadeira e outras máquinas , vou experimentar o método dele , obrigado !
Excelente explicação!
Show de informaçôes ,mis o chato dos lubrificantes de cera
é que no caso de quem usa a bike também como meio de transporte
que é meu caso ,não tem como ficar esperando 5 a 6 horas pra secar
Poque eu faço os treinos pela manhã cedo ,e rodo no minino 50 km
depois já tenho que sair pra cuidar de outras coisas e nesse tempo
como certeza já foram mais de 100km e o lubirficante já era
ai tenho que reaplicar e não vai fazer o efeito esperado
A noite limpa com um pano porque está seco. Aplica a noite e rode o dia inteiro. Dia seguinte, repete.
@@mariosergiodemarchi3238 Obrigado
Ei rapaz , uso uma mistura de parafina com óleo SAE 90 de transmissão + grafite , relação de parafina e óleo , 4x1 mais ou menos , você pode fazer esta mistura de acordo com o gosto ou uso , quanto mais óleo , mais tempo vai durar o lubrificante na corrente , e mais sujeira vai grudar . Depois de lavar a corrente num pote batendo com uma mistura de detergente e limão , tirando a lubrificação original , depois de enxugada , se derrete a parafina numa panela ou lata velha , cuidado para não pegar fogo , somente o suficiente de calor para derreter , fogo baixo , depois adiciona o óleo e o grafite , depois que esfria fica uma pasta relativamente dura , quando você precisar lubrificar a corrente , se aquece a mistura de parafina , não muito , mergulha a corrente amarrada num arame para agitar ela na mistura , deixa um pouco para penetrar bem , sempre agitando , depois pendura ela para secar . Quando precisar engraxar novamente você aquece a mistura novamente , coloca a corrente de novo , agitando na mistura quente de parafina , deixando o lubrificante velho com as sujeiras saírem na parafina limpando a corrente , e esta lubrificado novamente , se quiser pode reusar muitas vezes esta mistura , já que a areia e sujeiras tem a tendência de ficar no fundo da vasilha , então se esquenta a mistura de parafina , despeja em outra vasilha , joga a parte mais suja que fica no fundo , e reusa a mistura outras vezes . Simplesmente , o melhor lubrificante que já usei até hoje , no dia a dia em cidades , durando muito mais tempo a relação , em bike de 21 e 24 v , sendo que tenho 107 quilos , e carrego carga , se intercalar com mais correntes , melhor ainda , e uso correntes baratas , de 25 reais , aprendi nos debates no pedal . com , o barb usa umas mistura semelhantes dizendo que inventou , mas já faz tempo que pessoas usam estas misturas , indico para quem não quer gastar muito , até para ciclo turistas .
Parabens Mario, um dos melhores videos sobre cuidados com a transmissao que ja assisti... Gostaria de um auxilio se possivel, para quais indicacoes voce daria em relacao a graxas para freehb, movimento central e caixa de direcao em road bikes...
A regra é sempre usar o óleo mais fino possível. Como essas partes estão parcialmente protegidas, pode-se usar graxa para rolamentos. As automotivas são boas. Todas essas partes têm que ser abertas, limpas e relubrificadas de tempos em tempos, dependendo das condições dos pedais às quais você submeteu a bike.
@@mariosergiodemarchi3238 Entendi... entao usar graxas mais finas para locais onde temos algum tipo de protecao, tipo freehub e rolamento, e mais grossas onde temos contato direto com o exterior, tipo movimento centra, caixa de direcao...
vc teria indicacoes de marcas/modelos para eu adquirir?
Show 👍
Tai gostei vai um like tenho três meninas de duas rodas usava óleo Singer e graxa branca mas eu uso muito pouco a minhas bikes
Essa aguaraz é aquela comum que encontra em materiais de construção? O que vc acha de limpar a corrente com óleo diesel?
parceiro a melhor opção pra você limpar a corrente de sua bike é você misturar sabão em pó omo com detergente neutro ambos em uma vasilha com metade dos dois com água misture bem aplique na corrente com uma escova de dentes não tem nada melhor ...experiência própria pedalo á 30 anos !!!
@@sergiooliveira7778 Obrigado pela dica. Vou testar.
É aguarras comum. Depois de usar, deixe decantar e reuse.
eu uso diesel com gasolina misturado depois chaqualho com agua e depois com detergente neutro, sai todo o resíduo de diesel e gasolina e limpa mesmo, comprei desengraxam-te além de ser caro não limpa 100%, mas cada um sabe o que é melhor.
Como limpar uma corrente com lubrificante parafínico? Que produtos devo usar?
Olá, pode usar um bom desengraxante desses que existem no mercado. Um muito bom é o Finelli.
@@mariosergiodemarchi3238 show amigo. Obrigado pela dica.
@@memebsÁgua quente ajuda também
Belo texto
Assisti até o final e gostei muito mas qual o nome do lubrificante que você diz no vídeo e que bom para poder lubrificar a bike?
No Brasil tem 3 bons que eu testei. PPW, Squirt e Smoove. Esses são secos.
ufa ,chequei kkkk.
Eu uso apenas óleo diesel na minha bicicleta. A transmissão não fica melecada
e trabalha macio.
Curly Joe, óleo diesel é líquido. Líquido junta terra e areia. Lubrificante que tem contato com terra e areia precisa ser seco para que esses contaminantes não grudem e sejam moídos dentro da corrente. Esse processo desgasta e alonga a corrente prematuramente. Corrente alongada desgasta a coroa e o casséte. (acento proposital, rsrsrsrs). Vai machucar o seu bolso ter que comprar peças caras muito mais vezes.
@@mariosergiodemarchi3238 Valeu. É bom saber.
👏👏👏
Como eu identifico se realmente o lubrificante é de qualidade ? normalmente uso o algoo premium e pelas suas descrições acabei ficando em dúvida se esse produto é de qualidade
veja o vídeo novo que lé explica tudo. ua-cam.com/video/UUqZt5E6SsQ/v-deo.html
E se for Algoo com PTFE, nem pensar! Teflon é tóxico.
só achei errado usar aqua raz ,sendo que vários desengraxantes para bike
Respeito sua opinião, mas a mistura desengraxante+óleo usado da corrente é tão ruim quanto a mistura aguarras+óleo, só que essa última pode deixar decantar e reusar a maior parte da aguarras. Pode-se, ainda, reciclar o aguarrás (redestilar e ter aguarrás nova), que é o que eu faço. Mas não se pode reciclar o desengraxante.
O que acha do B400 , aquele em bastão? Tô usando e gostando, mas tenho duvidas se realmente vai ser bom para a durabilidade da relação
@@andretau75 NUNCA use lubrificante em bastão. Simplesmente não lubrifica. Não penetra nos pinos e elos internos da corrente. É lá que a lubrificação é realmente necessária. Bastão só lubrifica por fora onde nem é necessário lubrificar. Quase como passar graxa na roda do carro e pensar que o rolamento da roda está lubrificado.
O conteúdo do vídeo tá mto bom, mas testes em laboratório fechado é uma coisa, na rua é outra. Problema são os preços. Eu diria que as dicas básicas para o lube "comum" são as mesmas: é preciso limpar bem a corrente, cassetes, coroas. *Atualização 2023: abandonei os lubes comuns e parti pra cera/parafina.
Verdade.
Um lubrificante PPW custa 25-35 reais e dura um bom tempo, completamente accesivel.
@@WarUniverseAlemao 50 agora
60,00 agora... Subiu rápido, hein.
Posso usar querosene no lugar da aguarrás?
Pode sim. Qualquer solvente que funcione. Tem gente que prefere desengraxante (que também funciona) Importante é lavar com detergente depois que lavar com solvente. Os solventes deixam camadas que dissolvem os lubrificantes. Aplique o lubrificante somente depois do último enxágue do detergente sair totalmente limpo. Bons pedais!
@@dopedal4983 Muito obrigado!
aguarrás, rapaz tem muitos mecânicos que vão pirar que dizem que tem que ser limpa a corrente somente com desengraxam-te biodegradável kkkkkkkkkkkk
Mas nas minhas contas, a aguarras pode ser reciclada. O desengraxante vai embora junto com o óleo velho. Não sei o que é pior.
este papo é só pra vender os produtos que são bem caros use o oleo singer bem de leve e pronto esta pronta pro dia todo
Observe bem que no vídeo tem a explicação e a razão pela qual não se deve usar óleo. Vou repetir aqui. Óleo é muito bom lubrificante para sistemas fechados (carro, por exemplo) A transmissão das nossas bikes são sistemas abertos nas quais gruda terra e areia (já que você usa óleo, coloca o dedo na sua corrente e vai sentir areia, com certeza). Essa terra e areia vai moendo na relação junto com o óleo formando uma "pasta de desbaste" que vai literalmente comendo a corrente. Se for uma corrente baratinha, pode usar óleo singer porque vai perder pouco dinheiro. Se for uma corrente YBN, Shimano, Sram ou outra cara, vai estar jogando dinheiro no lixo. Mas novamente, o dinheiro é seu. Paga baratinho no Singer e gasta tudo em corrente, K7 e coroa.
@@rudimarsantos7612 A idade da pedra acabou e não foi por falta de pedra. Tem gente que continua andando de carroça, apesar de carros e aviões terem sido inventados há mais de cem anos!
Vc adiciona um monte de in formação, se concentra na informacao, muito técnico e longo, chato
Obrigado pelo comentário. É verdade, muito detalhe técnico. O assunto é meio chato mesmo mas é essencial para nós pedalantes. Vou procurar ser mais conciso nos próximos vídeos, conforme o assunto permitir.
Discordo totalmente, ótimo vídeo, era o conteúdo que estava procurando. Conteúdo baseado em evidências técnicas.
Luís, seu conhecimento sobre Bike ainda não chegou no ponto de ver esse vídeo.
Tem que ver mais sobre bike.
@@mariosergiodemarchi3238 não acho que o vídeo ficou ruim.
Inclusive a thumbnail dele me deu o bait certo. Eu encontrei o que ele pareceu que ia me dar.
Valeu pelo vídeo.
Ótimo conteúdo, melhor impossível