Entrando no mundo vinil e montando meu primeiro setup, quase me rendi aos retro vinil killer mas esperei e acabei achando um desse pela bagatela de R$ 330,00 funcionando. Melhor ainda que o cara morava menos de 2km de casa haha
Comprei um aiwa px850 novo em 2001, nesses 20 anos substituí a agulha, a correia e fiz um pequeno ajuste no motor para acertar a rotação, procedimentos simples, nunca precisei levar a assistência técnica, mantenho ele até hoje, automático perfeito e o lifting continua leve ao contrário desse do vídeo, porem adquiri um dd100q há uns 5 anos e o aiwa ficou de back up. Acredito que o aiwa atende a maioria das pessoas que estão interessadas em ouvir um vinil sem pretensões audiófilas. Só recomendo muito cuidado quando forem trocar a agulha que pode ser danificada se a pessoa não tiver habilidade manual necessária. Atenção: existe uma infinidade de agulhas de baixa qualidade a venda no mercado livre e afins, exija a original da audio technica. Vou destacar também um ponto fraco do aiwa: ele não possui trava para o braço, é muito comum alguém acidentalmente esbarrar na tecla do automático e o braço cair sobre o tapetão e adeus agulha, recomendo manter o lifiting sempre levantado.
Comprei o meu a uns 4 anos no ML, ele estava todo completo porém muito sujo e precisando de agulha e correia novos, o que comprei na mesma hora. Quando ele chegou estava todo inteiro, com a tampa perfeita, fiz uma boa limpeza, liguei e não rodou, estava sem a correia mas ao mexer no braço, o motor rodava normalmente. No dia seguinte chegaram a correia e a agulha, instalei tudo, coloquei um disco para tocar e estou até hoje ouvindo meus LPs, não é um primor de qualidade sonora mas dá uma surra nas vitrolas com cápsula de cerâmica. Com relação ao lift, a minha descia bruscamente, até mais que a do vídeo, resolvi comprando um silicone pro lift, bastou colocar um pouco por dentro que passou a descer suavemente.
Eu tenho um desse, tem uma qualidade sonora boa. Melhor custo benefício do que pagar 1500 em uma LP60. Tbm é bem melhor que essas maletinhas, fujam dessas maletas.
A unica coisa que faltou para a perfeição desse aparelho foi um start/stop... no mais...só alegria... Tenho um par desse modelo; só estou a procura agora de um parzinho de agulhas de boa qualidade ... Não seria a agulha AT3600l é a mesma que AT OU aN11?
Entre o Pioneer 990 e o áudio técnica 60, comprei o Pioneer por causa do estrobo pois os dois são idênticos, 3 anos depois o automático ficou maluco mas funciona, com receio de ficar sem toca discos comprei o Áudio Téchnica e me surpreendi, som mais alto, deve ter um amplificador melhor, o braço desce suavemente no disco e foi surpresa para mim o Technica ser melhor que o Pioneer...
Cara.... otimo video.... acabei de ganhar uma dessas da minha esposa de presente de namorados.... quero logo botar p funcionar.... precisa trocar a agulha somente
Amigo, obrigado pelo excelente vídeo! eu tenho uma dessa, estava guardada a um tempão e agora gostaria de por para funcionar. Percebi que a correia escapou e vou ter que levar para algum tecnico porque não sei como e onde que ela tem que ser encaixada. Por outro lado, meu maior problema é que não consigo achar a agulha para ela com preço menor que 190...200 reais. Acho absurdo! Você falou de um modelo similar mas eu não consegui entender a referencia. Pode me passar aqui exatamente qual ou "quais" modelos similares eu posso comprar e vai servir nela?
Poderia fazer um vídeo sobre o modelo AT- LPW50PB da Audio Technica! Estou em dúvidas em qual aparelho comprar, moro no Japão e aqui tem tanta opção, sou “leigo” no assunto, recomendaria esse aparelho? Poderia fazer um vídeo sobre ele por favor!
Eu tenho é muito boa está intacta nunca foi quebrada, tudo original funciona muito bem, estou vendendo porque não uso mais. Anúncio no Enjoei e no ML vou colocar hoje
Eu tenho uma dessas comprada em 2004. Gosto, mas só como custo benefício porque uso com caixas amplificadas monitores de referência. Percebo bastante essa rotação imprecisa. Mas já estou pensando em trocar. Primeiro vou trocar as caixas e depois o toca discos. A orelha não comporta mais esse aparelho. Porém me serviu por 20 anos com baixo custo. No meu o mecanismo desce violentamente também 😂
Bom dia Rodrigo acompanho sempre o seu canal estou querendo comprar esse novo toca disco da poli box fabricado na China já vi algumas reportagens dele e achei interessante não é o bamba bamba Ban Ban Ban mas pode ser bom um bom dia
Tenho um 3 em 1 da Sony lbt 46, comprei em 80, tenho até hoje tocando vinil e fitas k7 perfeitamente ofereceram um boa grana pelo som mais não está a venda por nada.
Excelente video. Tenho dois aparelhos desses, comprados em feiras de rolo, por $40 reais cada. Só um que tá com o pino onde se encaixa a engrenagem quebrada do automatico(no final do disco, o braço não retorna). Fácil manutenção, e bem resistente e durável. Na questão do braço descer rapido no vinil, existe um parafuso onde vc pode ajustar, perto da meia lua. Caso não resolva, sinal que a mola esta muito comprimida, e aí, deverá abrir a tampa inferior, e mexer nessa mola, retirando-a e esticando ela para voltar a forma original. Usa agulha ATN3600, e correia de 32cm, se não me engano. E caso ache outro a venda nas feiras, compro sem duvidas.
Tenho um aiwa px-e850 também só que tá com o pino da engrenagem do automático quebrado, o pino é de plástico, gostaria de fazer o automático funcionar de novo. Você consertou? Colou?
Eu tive uma maletinha e foi o pior arrependimento que tive. Hoje tenho uma Aiwa quase igual a essa, a minha é a PX-E75 (mas não tenho o som completo, só a parte de cima que toca vinil) e eu amo! Comprei por 600 e foi a melhor coisa, idêntica a áudio técnica.
Olá tio olha eu tenho um aiwa dessa e acho muito boa apesar de não ser das melhores, sobre a descida do braço no disco, realmente é um tanto brusca. Pensei que era uma desregulagem no meu mas conheço outras pessoas que tem e se queixam disso também. Uma vantagem é que dificilmente ela dá problemas no funcionamento, a minha por exemplo nunca deu problemas em tantos anos que tenho. Outra coisa a Audio-tecnica ainda fábrica esse modelo um pouco mais moderno. Enfim eu dou nota 7 para esse toca disco.
Oi Tiozão, tenho um Gradiente DS 20 , aquele todo dourado tenho desde os anos 80 e funciona perfeitamente até hoje! Qual sua opinião desse aparelho? Grande abraço excelente canal!!!
Oh Tioźão eu ainda não vi você falar do Toca-discos BD 250 da CCE,. Ele tem strobo ,controle de peso e anti-skate, apesar de ser simples pelo seu corpo de plastico é bem charmoso. Foi o meu primeiro toca-disco decente que tive e agora esta guardado esperando a vez de tocar novamente.
Tiozão uma dúvida que pode ser de muitos aqui. Existem outros modelos antigos com a mesma proposta de pré embutido desse Aiwa? Estou querendo um para colocar num lugar onde não tenho muito espaço. No caso só ele e um par de caixas amplificadas
Bom dia. Parabéns pelo conteúdo. Tenho um desse mas não tenho onde conectar ele. Vc consegue me indicar uma caixa de som pra ligar ele, uma basiquinha de no máximo uns 200 reais? Abs.
Rodrigo, acabei de adquirir esse Aiwa px-e850, sabe me dizer se consigo usar alguma agulha elíptica nele, ex: ATN95E? Veio com agulha At3600l cônica, mas queria por uma elíptica! Agradeço demais se me ajudar com essa dúvida! Grande abraço! Parabéns, canal top!
Fala amigo, boa noite! Adquiri um toca disco desse modelo e realmente é ótimo! Recomendo a todos. Só gostaria de te pedir uma ajuda: liguei ele a entrada auxiliar do meu mini System Sony GPX5, porém o som sai baixo, tenho de colocar o volume no talo e o equalizador nem acende as luzes. Já vi alguns relatos da baixa potência da entrada auxiliar desse meu system, mas vc poderia me dizer se há um pré amplificador para eu ligar e dar mais potência ao toca discos + system? Obrigado!
Show de bola tiozão, gostei da sua análise, verdade a agulha do PX E850 no automático não é muito suave não na hora de usar o automático, eu até parei de usar no automático, vou mesmo no manual pra evitar que estrague a agulha e os discos, valeu Rodrigo, gostei..fala do toca discos garrard 630..obrigado pelo destaque do meu comentário, abração
Bn! E a pick-up do gradiente ns-607 e 657, quais as diferenças, tecnologia empregada, qualidade e durabilidade/peças e conserto, são bons, oq'vc tem há dizer sobre eles??????
Tenho 3 de tanto que eu gosto desse toca discos da Aiwa :D 1 cinza e 2 pretos, mas só uso 1, deixo os outros 2 de reserva, ficam guardados bem embrulhadinhos, coloquei uma agulha nova da Audio-Technica nele e o bichão ficou mais top ainda, enquanto não compro um toca discos profissional por ser caros ( o que eu quero tá 3,500,00), esse da Aiwa me quebra um galhão.
Fala aí Tiozao, tudo bem? Se conseguir falar um pouco sobre a Technics SL-23 seria legal, estou quase indo em uma por R$ 1800... E aí vale o investimento para quem gosta de ouvir e cuidar dos vinis???
fala Tiozão...faz do toca discos cce BD-5000. Muito obrigado e parabéns pelo canal. Muito conteúdo e informações valiosos. Abraço a todos e boas músicas!
2 місяці тому
200 reais é quase o valor da agulha rs, não concordo com as suas conclusões mas respeito, a Aiwa é uma empresa japonesa de respeito que entrou no mercado em 1992, o aparelho tem uma ótima qualidade, venho testando toca discos a anos, nunca paro com um mesmo aparelho e posso dizer com precisão, é um aparelho custo x benefício dentro do mercado de mercenários que todos os dias sobem o valor lá em cima se aproveitando do mercado, praticidade e ótima qualidade é o Aiwa - E850.
Valeu Ricardo! Entrei no mundo do vinil há pouco tempo, estou na caça do meu primeiro aparelho e você tem me ajudado bastante a afunilar minhas opções 🤙🏻
salve tiozão acabei de adquirir um toca discos desse da aiwa estou começando no mundo do vinil agora e não tenho um orçamento muito grande pra investir num toca discos top de linha então acho que esse vai me servir bem pro inicio da minha tragetoria, acho que fiz uma boa compra pesquisei muito antes de chegar nesse aparelho
Fala da linha Numark Tiozão e seus modelos, exemplo o tt1610, tt1650, ttusb ou semelhantes, seus prós e contra. Troquei recentemente o meu antigo AIWA PX-E850 pelo Numark tt1610 e queria saber se dei um Upgrade no meu setup.
Tenho uma dessas. Uma das melhores compras que fiz na vida. Paguei R$ 150, mas poderia ter pagado mais barato. Com mais a agulha, não chegou a R$ 300. Ia fazer uma manutenção em um CCE. Por conta da pandemia, investi nesse. E mesmo sendo de uma segunda linha, dá um pau no modelo mais simples da Audio-Technica, que é inspirado nele. Ótimo vídeo, como sempre!!
eu tenho um aqui é muito bom mesmo! uma verdadeira lenda dos anos 90. aqui o braço desse rápido também, eu creio que seja falta de graxa branca no lifit. eu comprei minha correia a oito reais em minha cidade. ele tem uma regulagem de rotação em baixo dele.
Muito bom o vídeo, parabéns! E muito legal também a comparação com o Áudio Technica. Mas ao meu ver só faltou relativizar a questão da entrega de som que cada um dá, pois, se mesmo com 30 anos de idade, o Aiwa entrega um som parecido com um Áudio Technica novo teria que se observar a relação de valores investidos, se vale a pena pagar a diferença a mais.
Eu tenho um deste que na época comprei com o conjunto completo do micro system. Já me desfiz do micro system e fiz questão de manter este toca discos. Acredito também que pelo fato de ele existir há mais de trinta anos, a maioria está parada na estante sem uso ou seja, em perfeitas condições.
Fala Tiozão, tudo bem? Eu adquiri um toca discos da DB 200 da CCE, mandei pra revisão, ele é bem completinho, tem controle de peso, antiskating, controle de pitch e strobo.... já ouviu falar desse modelo?
Excelente video tiozão! Levantou todos os pontos relevantes do aparelho, inclusive a manutenção. Montei um sistema na casa da minha namorada, e botei essa turntable! ( afinal, não da pra ficar sem ouvir discos). 2 pontos: - A caida da agulha é brusca mesmo, é um sistema mecânico que não possui margem para regulagem. Uso o manual. - E possível melhorar significativamente o ajuste da rotação com a lubrificação do motor e regulagem. Grande Abraço! Continue o belo trabalho!
Tiozão, tem um Gradiente DS20 a venda na minha cidade. Como disse o inscrito André num dos comentários, poderia fazer um vídeo sobre este aparelho? Obrigado.
APENAS UMA OBS: Esse aparelho do vídeo está descendo muito rápido, não está normal. O Aiwa Px E850-lh desce bem mais macio e não machuca o LP. Pra quem quer comprar um usado, preste atenção nesse detalhe, pois o aparelho usado para exemplo não condiz com a velocidade de descida da agulha normal.
Boa noite. Tiozão eu ganhei um conjunto Spect 87 completo, você poderia me dar sua opinião sobe esse toca discos. Obrigado e parabéns pelo seu trabalho no canal, estou sempre ligado e aprendendo com seus vídeos.
Oi Tiozão eu tenho essa TD. É o meu segundo toca-disco ligado a um micro system da Philips modelo FWM35 na entrada auxiliar. Em comparação ao vídeo anterior do Sony no qual tive também. Ele é bem superior. E sua captação é boa devido a sua cápsula magnética. Já o lift realmente é estúpido. Não sei se na época que foi lançado nos anos 90 quando novo era desse jeito. Eu comprei usado. Resolvi o problema do lift usando uma graxa de silicone da marca Hudy. Essa graxa ela retém os movimentos. Tem que adicionar muito pouco no pistão do lift pois ela é muito pegajosa. Depois que utilizei agora desce suave como deveria ser. Essa TD faz parte do meu segundo set que fica no quartinho. O titular como já mencionei no comentário do vídeo anterior fica na sala. Um forte abraço Tiozão fico aguardando a sua opinião do meu set titular.
fala tiozão! eu assisti o seu video sobre a raveo concert one ja faz tempo e achei muito informativo, gostaria que vc falasse tbm sobre o system raveo orpheus, eu acho que ele é mais recente
Olá Tiozão, primeiramente parabéns po quadro, muito importante ter uma fala mais embasada. Gostaria que você falasse sobre o Pioner PL 990, eu adquiri um há 2 anos por influência do seu vídeo sobre aparelhos de entrada.
Legal saber Roger, mas não acho que restou mais o que falar sobre aquele aparelho além do dito naquele vídeo, a não ser do suposto fato de que infelizmente ele saiu de linha
Boa noite, tive exatamente um Aiwa desse, há aproximadamente 1 ano e meio atrás e, posso dizer que não chega a ser ótimo, mas é muito bom e eu, particularmente falando recomendaria para aqueles que são "novatos" no mundo do vinil ou tem orçamento curto, não vão se arrepender de adquirir este modelo... É realmente um toca discos muito versátil, tem uma boa sonoridade, mas abaixo vou citar 2 pontos que achei muito negativos ao meu ver:- 01. Rodrigo, como você disse neste vídeo, a caída do início automático no disco, realmente é um pouquinho "bruta" sim; confirmo aqui o que você mencionou, porque o meu também era assim, é melhor usar com mais frequência o modo manual para iniciar o vinil; 02. Outro fato que achei um tanto negativo, é a inclinação daquela "asinha" da cápsula, quando você vai levar o braço manualmente ao disco:- deveria ser totalmente reta para o lado como a maioria dos toca discos. Eu sou magro, mas mesmo assim essa inclinação para frente (parecendo um "V") atrapalha um pouco quando você usa o dedo para levar o braço ao disco, passando a sensação de que não se consegue pegar direito... Se for alguém que treme as mãos, é melhor usar a tecla "Lift" e "no alto" empurrar com o dedo até o ponto desejado do disco. Recomendo comparar com qualquer outro toca discos que tem essa "asinha" totalmente reta para a lateral. Mais uma vez, parabéns ao Canal por mais este ótimo vídeo.
Tiozão, tenho este modelo desde 1999, com usos esporádicos , e, somente agora, em 2021, realizei a troca da agulha para este modelo áudio-technica que vc mencionou.Jamais realizei a troca da correia, pois, em nenhum momento, houve a necessidade. Portanto, conforme vc mesmo afirmou, é um modelo de entrada vintage com excelente custo benefício, e uma boa qualidade de áudio…
Vamos lá... Qto ao paralelo Aiwa e Audiorechnica, não sei bem os passos administrativos que as empresas ligadas à esses toca discos andaram dando, mas até onde sei, a Hamppin continua operando até hoje e fabricou tanto a Aiwa PX-,E850 quanto a atual Audiotechnica ATLP-060. Essa empresa, a Hamppin acabou se tornando a maior fabricante mundial de toca discos pois eles fabricam desde as ATLPs 060 até as Pioneers PLX-1000. Mas como disseram, eles produzem aparelhos em.regime OEM que saem da fábrica já com o logo dos clientes. Qua.to à Aiwa é a ATLP-060, na verdade são sim basicamente o mesmo toca discos. Mas com.o passar do tempo, vieram novas exigências para esses aparelhos e a ATLP recebeu uma tomada USB. Mas praticamente todas as peças internas da Aiwa servem para fazer algum conserto numa ATLP caso seja necessário. Vale à pena lembrar que esses aparelhos são configuráveis quando algum cliente resolve encomendar um lote para entrar no mercado com um toca discos com sua marca: esta mesma plataforma pode receber prato de alumínio ou plástico, e duas opções de braço. Quase sempre, e por uma questão de custo, os clientes escolhiam esse braço que vinha na Aiwa e na ATLP-060, mas existe um segundo braço para essa mesma plataforma que é bem melhor que esse. Um exemplo é a Pioneer PL-Z82 que vinha com essa mesma olataforma montada com o prato de alumínio e o braço melhor. Quanto à este Aiwa, ele tem inicialmente peso de trilhagem de 3,5g mas na verdade este é um valor que a fábrica usa de forma a não ter reclamações na questão da fiabilidade na hora de ouvir os discos sem problemas de trilhagem, mas na verdade ele pode traquear com perfeição com até 2g. Usei durante muito tempo um desse com peso reduzido e nunca havia problemas de reprodução. Anti skate: ele não tem nem internamente porque braço reto não requer este ajuste. Estabilidade de rotação: para dar uma melhor noção: não é tão estável quanto a de uma MK2, mas é mais que suficiente para mesmo os mais exigentes ouvintes perceber alguma variação. Amortecimento da descida do braço: assim como 95% de todos os toca discos que tem por aí, depois de algum tempo de uso ele perde amortecimento. Dá pra consertar mas acaba voltando. É um problema para se conviver mesmo. A queda abrupta início do disco não chega a causar danos no disco, mas sim, todos devemos evitar. Substituição do conjunto cápsula/agulha: tecnicamente existem outras opções de cápsulas p-mount podem ser colocadas ali como a Shure M92E que é elíptica. Mas considerando a qualidade da ATN3600 que vem originalmente nas Aiwas, é desnecessário esse upgrade. Depois de muitos testes, as ATN3600 se mostraram com qualidade compatíveis com a M92e, M95E e outras. Não é bem um upgrade que trará uma melhora ao toca discos. E às vezes, esteticamente acaba não sendo uma adaptação muito feliz. Melhor deixar original mesmo. Por fim, dando uma nota de 0 a 5 para este Aiwa, não podemos considerar ele entre toca discos bem mais caros. Temos que considerar o fato dele ser um toca discos de entrada e os concorrente diretos dele como por exemplo, os Gradientes AT-TX, os Sonys LBTs da vida e outros. Nesse contexto, ele mereceria bem uma nota 4. Grande abracoabraço, Tiozão!
Obrigado pela bela contribuição, meu amigo! Eu apenas discordo quanto a nota, pois um toca-discos para merecer um 3 que seja na minha escala pessoal precisaria ter contrapeso regulável
@@TiozaodoVinil ah sim. É que vc está considerando um universo de todos os toca discos que existem. Mas apenas considerando toca discos de entrada, ele está numa colocação alta já que quase todos os outros de sua categoria não oferecem nem cápsula magnética: Sony, Gradiente, BSR, Philco, Sharp, Toshiba, Panasonic... Todos eles cápsula de cerâmica com 6g de peso. Todos sem buchas hidráulicas no prato. Muitos deles sem qualquer isolamento. Características que distanciam muito o Aiwa de tocas discos realmente pé de boi. Ele pode parecer pé de boi, mas se for fazer uma análise mais detalhada, ele se mostra bem acima dos concorrentes diretos. Mas enfim...
Esse modelo tem um excelente custo/benefício se você souber minimamente dar manutenção à ele. Comprei revisada por 400 (infelizmente, o preço atual). Tenho há quase um ano e estou bastante satisfeito. Recentemente, comprei um preamp externo, o tapete de borracha e cortiça, troquei a agulha (mais barata pelo Aliexpress) e a correia... Melhorou bastante o som dela. O incômodo só acontece por ela não manter muito bem a rotação, mas, na paciência, é um ajuste simples de se fazer... Vale o investimento pra quem está começando, quer algo de qualidade não gastando muito. Futuramente, pegar algo com todas as possibilidades de ajuste e trocas de cápsulas/agulhas... Um vídeo bom para entender o modelo: ua-cam.com/video/fEMoAwLpLDM/v-deo.html
Bacana e bem interessante o comparativo. Eu já tive uma “maletinha” - esses 7 em 1 retrô - e a rotação era nitidamente mais lenta. Porém o braço descia suave nos 3 anos que fiquei com ela. Por falar em “descida suave”, hoje possuo um ATLP120X que, com uma ano de uso, o braço já não desce mais tão suave. Há reparo fácil para isto? Forte abraço a todos!
Entrando no mundo vinil e montando meu primeiro setup, quase me rendi aos retro vinil killer mas esperei e acabei achando um desse pela bagatela de R$ 330,00 funcionando. Melhor ainda que o cara morava menos de 2km de casa haha
Comprei um aiwa px850 novo em 2001, nesses 20 anos substituí a agulha, a correia e fiz um pequeno ajuste no motor para acertar a rotação, procedimentos simples, nunca precisei levar a assistência técnica, mantenho ele até hoje, automático perfeito e o lifting continua leve ao contrário desse do vídeo, porem adquiri um dd100q há uns 5 anos e o aiwa ficou de back up.
Acredito que o aiwa atende a maioria das pessoas que estão interessadas em ouvir um vinil sem pretensões audiófilas. Só recomendo muito cuidado quando forem trocar a agulha que pode ser danificada se a pessoa não tiver habilidade manual necessária. Atenção: existe uma infinidade de agulhas de baixa qualidade a venda no mercado livre e afins, exija a original da audio technica.
Vou destacar também um ponto fraco do aiwa: ele não possui trava para o braço, é muito comum alguém acidentalmente esbarrar na tecla do automático e o braço cair sobre o tapetão e adeus agulha, recomendo manter o lifiting sempre levantado.
Muito obrigado pela sua contribuição!
Tenho dois desse toca discos e o caimento do braço sobre o disco é bem suave em ambos, estou muito satisfeito com eles
Obrigado por compartilhar
Eu tenho um de Backup. É bom , tem Capsula original Audio Technica, MAS a descida do braço é um pouco rápida tanto no automático como no lifting..
Comprei o meu a uns 4 anos no ML, ele estava todo completo porém muito sujo e precisando de agulha e correia novos, o que comprei na mesma hora. Quando ele chegou estava todo inteiro, com a tampa perfeita, fiz uma boa limpeza, liguei e não rodou, estava sem a correia mas ao mexer no braço, o motor rodava normalmente. No dia seguinte chegaram a correia e a agulha, instalei tudo, coloquei um disco para tocar e estou até hoje ouvindo meus LPs, não é um primor de qualidade sonora mas dá uma surra nas vitrolas com cápsula de cerâmica. Com relação ao lift, a minha descia bruscamente, até mais que a do vídeo, resolvi comprando um silicone pro lift, bastou colocar um pouco por dentro que passou a descer suavemente.
obrigado por contribuir com o seu depoimento
Eu tenho um desse, tem uma qualidade sonora boa. Melhor custo benefício do que pagar 1500 em uma LP60. Tbm é bem melhor que essas maletinhas, fujam dessas maletas.
Tenho um deste que comprei em 2005 e a QUALIDADE sonora é MARAVILHOSA
É um conjunto de cápsula e agulha de boa qualidade, mas existe muita coisa melhor no mercado.
A unica coisa que faltou para a perfeição desse aparelho foi um start/stop... no mais...só alegria... Tenho um par desse modelo; só estou a procura agora de um parzinho de agulhas de boa qualidade ... Não seria a agulha AT3600l é a mesma que AT OU aN11?
Tenho u Aiwa desse desde 2002 e estou super contente com ele ... perfeito até hoje
Entre o Pioneer 990 e o áudio técnica 60, comprei o Pioneer por causa do estrobo pois os dois são idênticos, 3 anos depois o automático ficou maluco mas funciona, com receio de ficar sem toca discos comprei o Áudio Téchnica e me surpreendi, som mais alto, deve ter um amplificador melhor, o braço desce suavemente no disco e foi surpresa para mim o Technica ser melhor que o Pioneer...
Cara.... otimo video.... acabei de ganhar uma dessas da minha esposa de presente de namorados.... quero logo botar p funcionar.... precisa trocar a agulha somente
Amigo, obrigado pelo excelente vídeo! eu tenho uma dessa, estava guardada a um tempão e agora gostaria de por para funcionar. Percebi que a correia escapou e vou ter que levar para algum tecnico porque não sei como e onde que ela tem que ser encaixada. Por outro lado, meu maior problema é que não consigo achar a agulha para ela com preço menor que 190...200 reais. Acho absurdo! Você falou de um modelo similar mas eu não consegui entender a referencia. Pode me passar aqui exatamente qual ou "quais" modelos similares eu posso comprar e vai servir nela?
Olá, gostaria muito que vc falasse sobre um aparelho atual, ao menos no Brasil, que é o Áudio Técnica AT LP 140 XP-BK direct drive
Sr. Nogueira, poderia comentar sobre o Gradiente D-35, ouvi dizer que foi o primeiro direct drive produzido no Brasil, esta informação procede?
Poderia fazer um vídeo sobre o modelo AT- LPW50PB da Audio Technica!
Estou em dúvidas em qual aparelho comprar, moro no Japão e aqui tem tanta opção, sou “leigo” no assunto, recomendaria esse aparelho? Poderia fazer um vídeo sobre ele por favor!
Eu tenho é muito boa está intacta nunca foi quebrada, tudo original funciona muito bem, estou vendendo porque não uso mais. Anúncio no Enjoei e no ML vou colocar hoje
Eu tenho uma dessas comprada em 2004. Gosto, mas só como custo benefício porque uso com caixas amplificadas monitores de referência. Percebo bastante essa rotação imprecisa. Mas já estou pensando em trocar. Primeiro vou trocar as caixas e depois o toca discos. A orelha não comporta mais esse aparelho. Porém me serviu por 20 anos com baixo custo. No meu o mecanismo desce violentamente também 😂
Bom dia Rodrigo acompanho sempre o seu canal estou querendo comprar esse novo toca disco da poli box fabricado na China já vi algumas reportagens dele e achei interessante não é o bamba bamba Ban Ban Ban mas pode ser bom um bom dia
Tenho um 3 em 1 da Sony lbt 46, comprei em 80, tenho até hoje tocando vinil e fitas k7 perfeitamente ofereceram um boa grana pelo som mais não está a venda por nada.
Excelente video. Tenho dois aparelhos desses, comprados em feiras de rolo, por $40 reais cada. Só um que tá com o pino onde se encaixa a engrenagem quebrada do automatico(no final do disco, o braço não retorna). Fácil manutenção, e bem resistente e durável. Na questão do braço descer rapido no vinil, existe um parafuso onde vc pode ajustar, perto da meia lua. Caso não resolva, sinal que a mola esta muito comprimida, e aí, deverá abrir a tampa inferior, e mexer nessa mola, retirando-a e esticando ela para voltar a forma original. Usa agulha ATN3600, e correia de 32cm, se não me engano. E caso ache outro a venda nas feiras, compro sem duvidas.
Vlw pelas informações 👏👏👏
Muito obrigado por compartilhar a sua experiência
Desculpe a minha ignorância, mas onde fica essa meia lua?
Tenho esse aparelho e em questão de tocar discos empenados não vi nenhum bater ele.
Tenho um aiwa px-e850 também só que tá com o pino da engrenagem do automático quebrado, o pino é de plástico, gostaria de fazer o automático funcionar de novo. Você consertou? Colou?
Eu tive uma maletinha e foi o pior arrependimento que tive. Hoje tenho uma Aiwa quase igual a essa, a minha é a PX-E75 (mas não tenho o som completo, só a parte de cima que toca vinil) e eu amo! Comprei por 600 e foi a melhor coisa, idêntica a áudio técnica.
Olá tio olha eu tenho um aiwa dessa e acho muito boa apesar de não ser das melhores, sobre a descida do braço no disco, realmente é um tanto brusca. Pensei que era uma desregulagem no meu mas conheço outras pessoas que tem e se queixam disso também. Uma vantagem é que dificilmente ela dá problemas no funcionamento, a minha por exemplo nunca deu problemas em tantos anos que tenho. Outra coisa a Audio-tecnica ainda fábrica esse modelo um pouco mais moderno. Enfim eu dou nota 7 para esse toca disco.
Oi Tiozão, tenho um Gradiente DS 20 , aquele todo dourado tenho desde os anos 80 e funciona perfeitamente até hoje! Qual sua opinião desse aparelho? Grande abraço excelente canal!!!
boa noite professor rodrigo...tenho 3 toca discos sony PS LX 21 C...anos 90...tem como fazer um video sobre ele....abraço amigo...
Oh Tioźão eu ainda não vi você falar do Toca-discos BD 250 da CCE,. Ele tem strobo ,controle de peso e anti-skate, apesar de ser simples pelo seu corpo de plastico é bem charmoso. Foi o meu primeiro toca-disco decente que tive e agora esta guardado esperando a vez de tocar novamente.
Tiozão uma dúvida que pode ser de muitos aqui. Existem outros modelos antigos com a mesma proposta de pré embutido desse Aiwa? Estou querendo um para colocar num lugar onde não tenho muito espaço. No caso só ele e um par de caixas amplificadas
Bom dia!!! Já comentei no vídeo anterior. Aguardo ansiosamente sobre o Review do Dual 1225 ou semelhantes da marca
tenho é não me arrependo muito bom coloquei uma agulha boa paguei caro mais vale apena o som e ótimo
Parabéns pelas explicações !
Bom dia. Parabéns pelo conteúdo. Tenho um desse mas não tenho onde conectar ele. Vc consegue me indicar uma caixa de som pra ligar ele, uma basiquinha de no máximo uns 200 reais? Abs.
Rodrigo, acabei de adquirir esse Aiwa px-e850, sabe me dizer se consigo usar alguma agulha elíptica nele, ex: ATN95E? Veio com agulha At3600l cônica, mas queria por uma elíptica! Agradeço demais se me ajudar com essa dúvida! Grande abraço! Parabéns, canal top!
Uma ótima pedida pra semana que vem seria os Garrard/Gradiente, aqueles com empilhamento de discos movidos a polia !!!
Fala Tiozão, eu gostaria muito de saber sobre Audio Technica At-lp3xbt , e o que o atlp120 é melhor que ele se é que é mesmo.
Em Relação ao lifti, o botão tem uma mola que vc consegue controlar o nível da caída. Conforme vc vai soltando aos poucos, ela vai caindo aos poucos.
Quando essa mola está sem silicone, ela desce bruscamente, tive que colocar pasta de silicone pra ela descer suave.
@@CanaldoAllisson No meu acontece isso. Como e onde coloco esse silicone?
Obrigado por informar
Fala amigo, boa noite! Adquiri um toca disco desse modelo e realmente é ótimo! Recomendo a todos. Só gostaria de te pedir uma ajuda: liguei ele a entrada auxiliar do meu mini System Sony GPX5, porém o som sai baixo, tenho de colocar o volume no talo e o equalizador nem acende as luzes. Já vi alguns relatos da baixa potência da entrada auxiliar desse meu system, mas vc poderia me dizer se há um pré amplificador para eu ligar e dar mais potência ao toca discos + system? Obrigado!
Show de bola tiozão, gostei da sua análise, verdade a agulha do PX E850 no automático não é muito suave não na hora de usar o automático, eu até parei de usar no automático, vou mesmo no manual pra evitar que estrague a agulha e os discos, valeu Rodrigo, gostei..fala do toca discos garrard 630..obrigado pelo destaque do meu comentário, abração
Tenho o aiwa , comprei a cerca de 4 meses , paguei 150 ,o aparelho é ótimo na minha opinião...
Bn! E a pick-up do gradiente ns-607 e 657, quais as diferenças, tecnologia empregada, qualidade e durabilidade/peças e conserto, são bons, oq'vc tem há dizer sobre eles??????
A AGÚLHA é suave. É preciso cuidar pra não quebrar a tampa de proteção.
Tenho 3 de tanto que eu gosto desse toca discos da Aiwa :D 1 cinza e 2 pretos, mas só uso 1, deixo os outros 2 de reserva, ficam guardados bem embrulhadinhos, coloquei uma agulha nova da Audio-Technica nele e o bichão ficou mais top ainda, enquanto não compro um toca discos profissional por ser caros ( o que eu quero tá 3,500,00), esse da Aiwa me quebra um galhão.
Obrigado por compartilhar da sua experiência com o aparelho.
Me venda agulha
Qual modelo de agulha vc usa nele, amigo?
@@joaodz8 a agulha Audio-Technica que comprei é o modelo AT3600 ela vem a agulha e a cápsula, troquei os dois (agulha + cápsula) e ficou muito bom
@@Bruno_Gois Obrigado pela resposta. Você verificou se a tracking force ficou dentro dobrecomendado pra essa cápsula?
Fala aí Tiozao, tudo bem? Se conseguir falar um pouco sobre a Technics SL-23 seria legal, estou quase indo em uma por R$ 1800... E aí vale o investimento para quem gosta de ouvir e cuidar dos vinis???
Olá Tiozão, tive um desses por 8 anos, nunca me deu nenhum problema, mas a agulha na época era cara !!!
Parece que a tendência é ficar cada vez mais cara
fala Tiozão...faz do toca discos cce BD-5000. Muito obrigado e parabéns pelo canal. Muito conteúdo e informações valiosos. Abraço a todos e boas músicas!
200 reais é quase o valor da agulha rs, não concordo com as suas conclusões mas respeito, a Aiwa é uma empresa japonesa de respeito que entrou no mercado em 1992, o aparelho tem uma ótima qualidade, venho testando toca discos a anos, nunca paro com um mesmo aparelho e posso dizer com precisão, é um aparelho custo x benefício dentro do mercado de mercenários que todos os dias sobem o valor lá em cima se aproveitando do mercado, praticidade e ótima qualidade é o Aiwa - E850.
Tiozão estou acompanhando o seu canal e indicando para amigos. Faz um programa sobre o Gradiente DS20. Um grande abraço e ate +
Valeu Ricardo! Entrei no mundo do vinil há pouco tempo, estou na caça do meu primeiro aparelho e você tem me ajudado bastante a afunilar minhas opções 🤙🏻
MUITO MASSA A EXPLICAÇÃO DESTE TIOZÃO
salve tiozão acabei de adquirir um toca discos desse da aiwa estou começando no mundo do vinil agora e não tenho um orçamento muito grande pra investir num toca discos top de linha então acho que esse vai me servir bem pro inicio da minha tragetoria, acho que fiz uma boa compra pesquisei muito antes de chegar nesse aparelho
Olá, amigo. Por qual preço você conseguiu achar ele?
@@hugoleosouza peguei por R$550,00 no mercado livre.foi onde achei mais barato.
Eu tenho um.desse modelo tá novinho . Paguei 100. Só faltava agulha aparelho muito bom . Recomendo. 👍
Salve tiozao boa noite posso por no auxiliar do meu aperelho de som
Fala da linha Numark Tiozão e seus modelos, exemplo o tt1610, tt1650, ttusb ou semelhantes, seus prós e contra.
Troquei recentemente o meu antigo AIWA PX-E850 pelo Numark tt1610 e queria saber se dei um Upgrade no meu setup.
Tenho uma dessas. Uma das melhores compras que fiz na vida. Paguei R$ 150, mas poderia ter pagado mais barato. Com mais a agulha, não chegou a R$ 300. Ia fazer uma manutenção em um CCE. Por conta da pandemia, investi nesse. E mesmo sendo de uma segunda linha, dá um pau no modelo mais simples da Audio-Technica, que é inspirado nele. Ótimo vídeo, como sempre!!
E uso o manual, como você disse. Acho que até a sonoridade fica melhor.
obrigado pelo elogio e por acrescentar com a sua experiência
eu tenho um aqui é muito bom mesmo! uma verdadeira lenda dos anos 90. aqui o braço desse rápido também, eu creio que seja falta de graxa branca no lifit. eu comprei minha correia a oito reais em minha cidade. ele tem uma regulagem de rotação em baixo dele.
Muito bom o vídeo! Faz sobre o Gradiente TD-35 e suas variações.
Esse é um modelo novo “Aiwa Toca Discos GBTUR-120BKMKII” você sabe se é bom????
Muito bom o vídeo, parabéns! E muito legal também a comparação com o Áudio Technica. Mas ao meu ver só faltou relativizar a questão da entrega de som que cada um dá, pois, se mesmo com 30 anos de idade, o Aiwa entrega um som parecido com um Áudio Technica novo teria que se observar a relação de valores investidos, se vale a pena pagar a diferença a mais.
Eu tenho um deste que na época comprei com o conjunto completo do micro system. Já me desfiz do micro system e fiz questão de manter este toca discos. Acredito também que pelo fato de ele existir há mais de trinta anos, a maioria está parada na estante sem uso ou seja, em perfeitas condições.
Legal que vc ainda conserva o seu! Parabéns!
@@TiozaodoVinil no mercado livre tem vários pra vender, alguns aparentemente bem conservados.
Esse aparelho vale 400 reais tem um desses tem Philips geléia tenho um polvox 2000 aqui em SP pode comprar sem medoo
O caimento da agulha é pesado sim. Em todos. Eu tenho esse toca discos e eu mesmo ponho os discos pra tocar manualmente
Aparelho que acho bom. A queda do braço é rustica igual a ATLP60, ( tenho os dois) pode ser resolvido segurando aquela chave para a queda do braço.
Obrigado pela dica!
Fala Tiozão, tudo bem? Eu adquiri um toca discos da DB 200 da CCE, mandei pra revisão, ele é bem completinho, tem controle de peso, antiskating, controle de pitch e strobo.... já ouviu falar desse modelo?
Tenho dois BD 250, comprei o primeiro e não levava mta fé, gostei tanto que comprei outro pra ouvir na sala!
Tenho um igual bem conservado porém sem agulha. Rs 350,00 qlq duvidas só chegar.
Amigo, estou vendo hoje o canal, e gostaria que você desse sua opinião sobre a picape da gradiente strike. Valeu meu parceiro
Excelente video tiozão! Levantou todos os pontos relevantes do aparelho, inclusive a manutenção. Montei um sistema na casa da minha namorada, e botei essa turntable! ( afinal, não da pra ficar sem ouvir discos).
2 pontos:
- A caida da agulha é brusca mesmo, é um sistema mecânico que não possui margem para regulagem. Uso o manual.
- E possível melhorar significativamente o ajuste da rotação com a lubrificação do motor e regulagem.
Grande Abraço! Continue o belo trabalho!
Obrigado pela sua contribuição, Rafael!
Tiozão, tem um Gradiente DS20 a venda na minha cidade. Como disse o inscrito André num dos comentários, poderia fazer um vídeo sobre este aparelho? Obrigado.
Fala Tiozão...beleza irmão?
Tem como falar da linha Garrard?
Eu tenho o 830s.
Abraçãooooo
Excelente vídeo tiozaoooo, creio que esse aparelho da aiwa é uma excelente escolha para começar a ouvir bem os vinis sem mata-los
é um bom custo/benefício
Oi tiozão na próxima quinta feira fale sobre o 4 em 1 gradiente avanti blz
APENAS UMA OBS: Esse aparelho do vídeo está descendo muito rápido, não está normal. O Aiwa Px E850-lh desce bem mais macio e não machuca o LP. Pra quem quer comprar um usado, preste atenção nesse detalhe, pois o aparelho usado para exemplo não condiz com a velocidade de descida da agulha normal.
Boa noite.
Tiozão eu ganhei um conjunto Spect 87 completo, você poderia me dar sua opinião sobe esse toca discos. Obrigado e parabéns pelo seu trabalho no canal, estou sempre ligado e aprendendo com seus vídeos.
Tiozão, fala do toca disco Gradiente 930s
Eai, Tiozão! Oque vc acha do aparelho sharp rp 600?? Espero que o próximo vídeo deste quadro seja falando sobre ele
Olá, tenho um aparelho da Philips 3 em 1 AS 125. É um aparelho simples já dos anos 90. Queria que tirasse algumas dúvidas a respeito do aparelho.
Oi Tiozão eu tenho essa TD. É o meu segundo toca-disco ligado a um micro system da Philips modelo FWM35 na entrada auxiliar. Em comparação ao vídeo anterior do Sony no qual tive também. Ele é bem superior. E sua captação é boa devido a sua cápsula magnética. Já o lift realmente é estúpido. Não sei se na época que foi lançado nos anos 90 quando novo era desse jeito. Eu comprei usado. Resolvi o problema do lift usando uma graxa de silicone da marca Hudy. Essa graxa ela retém os movimentos. Tem que adicionar muito pouco no pistão do lift pois ela é muito pegajosa. Depois que utilizei agora desce suave como deveria ser. Essa TD faz parte do meu segundo set que fica no quartinho. O titular como já mencionei no comentário do vídeo anterior fica na sala. Um forte abraço Tiozão fico aguardando a sua opinião do meu set titular.
Legal Paulo! Obrigado por nos passar as suas experiências!
Boa tarde amigo, esse aparelho é superior ao Gradiente TT NS? Abraços
fala tiozão! eu assisti o seu video sobre a raveo concert one ja faz tempo e achei muito informativo, gostaria que vc falasse tbm sobre o system raveo orpheus, eu acho que ele é mais recente
Olá Tiozão, primeiramente parabéns po quadro, muito importante ter uma fala mais embasada. Gostaria que você falasse sobre o Pioner PL 990, eu adquiri um há 2 anos por influência do seu vídeo sobre aparelhos de entrada.
o seu pioneer usa o mesmo mecanismo desse aiwa, tudo que foi dito aqui se aplica ao seu toca disco também
Legal saber Roger, mas não acho que restou mais o que falar sobre aquele aparelho além do dito naquele vídeo, a não ser do suposto fato de que infelizmente ele saiu de linha
Ah não sabia. Valeu!
Comprei por 410,00. Mas como já se passaram 10 meses, e esses equipamentos só aumentaram...achei um preço justo.
com certeza. E esse aparelho do vídeo está desregulado o Lift, pois ele desce bem mais devagar.
As análises estão excelentes... Gostaria muito de ver a análise de um Technics SL-3200. Desde já agradeço.
Boa noite, tive exatamente um Aiwa desse, há aproximadamente 1 ano e meio atrás e, posso dizer que não chega a ser ótimo, mas é muito bom e eu, particularmente falando recomendaria para aqueles que são "novatos" no mundo do vinil ou tem orçamento curto, não vão se arrepender de adquirir este modelo... É realmente um toca discos muito versátil, tem uma boa sonoridade, mas abaixo vou citar 2 pontos que achei muito negativos ao meu ver:-
01. Rodrigo, como você disse neste vídeo, a caída do início automático no disco, realmente é um pouquinho "bruta" sim; confirmo aqui o que você mencionou, porque o meu também era assim, é melhor usar com mais frequência o modo manual para iniciar o vinil;
02. Outro fato que achei um tanto negativo, é a inclinação daquela "asinha" da cápsula, quando você vai levar o braço manualmente ao disco:- deveria ser totalmente reta para o lado como a maioria dos toca discos. Eu sou magro, mas mesmo assim essa inclinação para frente (parecendo um "V") atrapalha um pouco quando você usa o dedo para levar o braço ao disco, passando a sensação de que não se consegue pegar direito... Se for alguém que treme as mãos, é melhor usar a tecla "Lift" e "no alto" empurrar com o dedo até o ponto desejado do disco. Recomendo comparar com qualquer outro toca discos que tem essa "asinha" totalmente reta para a lateral.
Mais uma vez, parabéns ao Canal por mais este ótimo vídeo.
Obrigado por nos passar as suas impressões
Boa tarde! Vídeo bem explicado.
Sobre ele e o at lp60, msm q seja zero, não justifica o absurdo a mais a ser pago. Abç
Obrigado por opinar
Boa noite Tiozão, tudo bem? Sugestão para o quadro: Sony PS LX510 linear
Tiozão eu gostei da sua análise.....achoque de modo geral é um bom toca discos.....é mais uma boa opção que tenho para comprar este ano......Abs!
Obrigado pelo incentivo, Nelson!
Tiozão, tenho este modelo desde 1999, com usos esporádicos , e, somente agora, em 2021, realizei a troca da agulha para este modelo áudio-technica que vc mencionou.Jamais realizei a troca da correia, pois, em nenhum momento, houve a necessidade. Portanto, conforme vc mesmo afirmou, é um modelo de entrada vintage com excelente custo benefício, e uma boa qualidade de áudio…
Obrigado por compartilhar da sua experiência
Boa noite eu tenho um igual no automático o braço cai bruto aí eu ponho no manual
Ótimo vídeo tiozão, obrigado, gastaria que vc fizesse uma resenha sobre o gradiente ds 20
Já possuí um toca discos da Aiwa só que era um TD 997 , hoje tô com um 3em1 cce shc 7800. O que acha dele tiozão?
Tiozão, bom dia! Por gentileza comente o Aparelho Gradiente D35. Abs
Tenho e recomendo melhor custo beneficio
Caramba! Apareci na tela! Obrigado pelo vídeo, Tiozão! Faz o próximo sobre o Gradiente Avanti, eu já vi muita briga sobre se ele é bom ou não!
Tenho um aiwa pxe 850 desse gosto muito paguei 200 reais nele
Olá tiozão tenho duas technics mk2 e uma technics sl 5200 sonho de consumo realizado, Abraço!
Parabéns pelos aparelhos. Abraço!
A ATLP60 é perfeita! Reproduz com super qualidade, super recomendo! O problema é esse preço absurdo, para quem quer um bom toca-discos de entrada!
Obrigado pelo vídeo, Tiozão.
Comente sobre o mist subist.
Eu adorei!
Vamos lá...
Qto ao paralelo Aiwa e Audiorechnica, não sei bem os passos administrativos que as empresas ligadas à esses toca discos andaram dando, mas até onde sei, a Hamppin continua operando até hoje e fabricou tanto a Aiwa PX-,E850 quanto a atual Audiotechnica ATLP-060. Essa empresa, a Hamppin acabou se tornando a maior fabricante mundial de toca discos pois eles fabricam desde as ATLPs 060 até as Pioneers PLX-1000. Mas como disseram, eles produzem aparelhos em.regime OEM que saem da fábrica já com o logo dos clientes. Qua.to à Aiwa é a ATLP-060, na verdade são sim basicamente o mesmo toca discos. Mas com.o passar do tempo, vieram novas exigências para esses aparelhos e a ATLP recebeu uma tomada USB. Mas praticamente todas as peças internas da Aiwa servem para fazer algum conserto numa ATLP caso seja necessário. Vale à pena lembrar que esses aparelhos são configuráveis quando algum cliente resolve encomendar um lote para entrar no mercado com um toca discos com sua marca: esta mesma plataforma pode receber prato de alumínio ou plástico, e duas opções de braço. Quase sempre, e por uma questão de custo, os clientes escolhiam esse braço que vinha na Aiwa e na ATLP-060, mas existe um segundo braço para essa mesma plataforma que é bem melhor que esse. Um exemplo é a Pioneer PL-Z82 que vinha com essa mesma olataforma montada com o prato de alumínio e o braço melhor.
Quanto à este Aiwa, ele tem inicialmente peso de trilhagem de 3,5g mas na verdade este é um valor que a fábrica usa de forma a não ter reclamações na questão da fiabilidade na hora de ouvir os discos sem problemas de trilhagem, mas na verdade ele pode traquear com perfeição com até 2g. Usei durante muito tempo um desse com peso reduzido e nunca havia problemas de reprodução.
Anti skate: ele não tem nem internamente porque braço reto não requer este ajuste.
Estabilidade de rotação: para dar uma melhor noção: não é tão estável quanto a de uma MK2, mas é mais que suficiente para mesmo os mais exigentes ouvintes perceber alguma variação.
Amortecimento da descida do braço: assim como 95% de todos os toca discos que tem por aí, depois de algum tempo de uso ele perde amortecimento. Dá pra consertar mas acaba voltando. É um problema para se conviver mesmo. A queda abrupta início do disco não chega a causar danos no disco, mas sim, todos devemos evitar.
Substituição do conjunto cápsula/agulha: tecnicamente existem outras opções de cápsulas p-mount podem ser colocadas ali como a Shure M92E que é elíptica. Mas considerando a qualidade da ATN3600 que vem originalmente nas Aiwas, é desnecessário esse upgrade. Depois de muitos testes, as ATN3600 se mostraram com qualidade compatíveis com a M92e, M95E e outras. Não é bem um upgrade que trará uma melhora ao toca discos. E às vezes, esteticamente acaba não sendo uma adaptação muito feliz. Melhor deixar original mesmo.
Por fim, dando uma nota de 0 a 5 para este Aiwa, não podemos considerar ele entre toca discos bem mais caros. Temos que considerar o fato dele ser um toca discos de entrada e os concorrente diretos dele como por exemplo, os Gradientes AT-TX, os Sonys LBTs da vida e outros. Nesse contexto, ele mereceria bem uma nota 4.
Grande abracoabraço, Tiozão!
Obrigado pela bela contribuição, meu amigo! Eu apenas discordo quanto a nota, pois um toca-discos para merecer um 3 que seja na minha escala pessoal precisaria ter contrapeso regulável
@@TiozaodoVinil ah sim. É que vc está considerando um universo de todos os toca discos que existem. Mas apenas considerando toca discos de entrada, ele está numa colocação alta já que quase todos os outros de sua categoria não oferecem nem cápsula magnética: Sony, Gradiente, BSR, Philco, Sharp, Toshiba, Panasonic... Todos eles cápsula de cerâmica com 6g de peso. Todos sem buchas hidráulicas no prato. Muitos deles sem qualquer isolamento.
Características que distanciam muito o Aiwa de tocas discos realmente pé de boi. Ele pode parecer pé de boi, mas se for fazer uma análise mais detalhada, ele se mostra bem acima dos concorrentes diretos. Mas enfim...
Esse modelo tem um excelente custo/benefício se você souber minimamente dar manutenção à ele. Comprei revisada por 400 (infelizmente, o preço atual). Tenho há quase um ano e estou bastante satisfeito. Recentemente, comprei um preamp externo, o tapete de borracha e cortiça, troquei a agulha (mais barata pelo Aliexpress) e a correia... Melhorou bastante o som dela. O incômodo só acontece por ela não manter muito bem a rotação, mas, na paciência, é um ajuste simples de se fazer... Vale o investimento pra quem está começando, quer algo de qualidade não gastando muito. Futuramente, pegar algo com todas as possibilidades de ajuste e trocas de cápsulas/agulhas...
Um vídeo bom para entender o modelo: ua-cam.com/video/fEMoAwLpLDM/v-deo.html
Falar de Polyvox ? Alguma chance? Td 800 por favor!!
Comenta sobre o AiwaPX-E51
Bacana e bem interessante o comparativo. Eu já tive uma “maletinha” - esses 7 em 1 retrô - e a rotação era nitidamente mais lenta. Porém o braço descia suave nos 3 anos que fiquei com ela. Por falar em “descida suave”, hoje possuo um ATLP120X que, com uma ano de uso, o braço já não desce mais tão suave. Há reparo fácil para isto? Forte abraço a todos!
Acredito que seja um reparo simples. Talvez apenas lubrificação