Esse vídeo é antigo merece várias atualizações. Todas três são boas marcas, provavelmente qualquer uma das tres vai ter boa qualidade mas aqui eu só tenho a da Mundial. Ela é bem feita e tem bom preço mas na prática acabo não usando nunca por dois motivos. Nem a Chaira lisa nem a estriada preservam efeito microsserra, se vc usar muito o fio fica polido e perde capacidade de corte em vegetais. Devido a menor área de contato com a faca as chairas causa mais pressão, por isso afiam mais rápido, mas exatamente devido essa maior pressão ocorre maior estresse mecânico no fio. Então o fio, mesmo que saia perfeito e bem modulado, acaba tendo uma menor durabilidade. Tem um vídeo do Cliff Stamp explicando isso. ua-cam.com/video/BfbX7VXBZBs/v-deo.html&ab_channel=CliffStamp Esse efeito de perda de durabilidade for fadiga no aço é ainda mais forte com chaira estriada, então essa não recomendo a ninguem. A chaira cerâmica tem a vantagem de preservar efeito microsserra mas não escapa disso da perda de durabilidade de fio. Se tempo é essencial minha primeira opção seria uma chaira cerâmica, em segundo lugar uma chaira lisa mas se vc pode gastar 5-10 min no retoque recomendo usar uma pedra ou um strop com pasta marrom ou preta. Pare evitar esses problemas acabei optando por fazer retoque usando a pedra, se o fio está bom mas não raspa cabelo faço umas passadas alternadas na pedra 1000 ou 6000 sem afiação típica de gerar rebarba. Como a ideia é realinhar a rebarba só faço movimento com a espinha da faca na frente. Ou seja sem usar a faca para cortar a pedra. Resolve o problema da durabilidade e preserva efeito microsserra. Remoção de pequena quantidade de aço fadigado pelo uso acaba sendo outra vantagem. Melhor ir removendo aos poucos que esperar uma microfratura que te obriga a fazer afiação completa. Finalizar em uma carborundum não é boa ideia. Vc tem alguma pedra com grit entre 1000 e 6000?
Por incrível que pareça vi a chaira lisa em vídeos de peixarias e açougues da Ásia, eles usam muito o ferro retirado de amortecedores de porta-malas de carro. Comprei uma da Tramontina e sempre passo após afiação na pedra, só uso a estriada caso a faca já esteja bem judiada. Parabéns pelo vídeo!
Obrigado. Chaira lisa é um bom equipamento de afiação, tenho amigos bem experiêntes que gostam mas estriada acho horrivel pq reduz a durabilidade do fio. Quem recomenda o uso da estriada geralmente indica retoque diário e acaba voltando pra pedra em uma ou duas semanas. Eu digo que a chaira estriada causa tanta fadiga mecânica e reduz tanto a durabilidade que precisa de retoques diários. Aqui em casa dependendo da qualidade do aço o fio dura de 3 meses a mais de 8 meses rapando cabelo sem nenhum retoque cozinhando uma da duas vezes por semana. A diferença de durabilidade é brutal. Se vc gosta de chaira e quer algo um pouco mais agressivo que a lisa te recomendo uma cerâmica ou então fazer um retoque rápido com poucas passadas edge leading em uma pedra de finalização.
@@cleitonrobertodesouzalima1041 Amortecedor de mola retificado funciona sim mas precisa estar temperado com dureza correta. Se for macio não vai funcionar. Se quer um gambiarra grátis pode alinhar em uma garrafa de vidro redonda sem imperfeições. Não é a minha preferência mas funciona.
@@Leo_Barci Depende de quanto dano tem na faca. Se for algo mínimo pode fazer assim como vc falou. Se tem alguma linha reflexiva eu faço como fiz no vídeo Short- Afiação em 20s.
Eu acho bem mais fácil controlar o ângulo de afiação assim. Agora se for usar chaira cerâmica a forma tradicional preserva microsserra e pode dar um resultado melhor.
Acho q falei besteira pra vc última vez nessa questão de microsserra na Shapton 12.000 . Não tenho esse grit aqui mas pelo que vi que deve deixar o fio liso.
A chaira lisa faz com que a lâmina fica lisa... também vai depender se a faca for amolada na pedra de grão fino... já se amolar faca na pedra de grão grosso eu recomendo passar a faca na chiara estriada o que vai tirar as estrias da faca amolada na pedra grossa
Não pode lixar, ela tem uma camada superficial dura. Se lixar vai dar problema. Tenho alguns amigos experientes que gostam de chaira lisa, na prática usei pouco, prefiro manutenção de fio direto na pedra.
Se não souber afiar na pedra sai torto mesmo. Aqui eu removo rebarba completamente na pedra, já sai rapando cabelo e cortando papel toalha direto da pedra então dispensa uso de chaira ou strop.
@@thiago.assumpcao eu penso que a pedra desbasta não alinha, é possível deixar mais alinhado mas nunca vai ficar alinhado completamente por ser um desbaste
@@samuelsouza4867 Vc pode olhar as imagens de microscopia eletrônica no site Science of Sharp. O funcionamento das pedras e chairas é diferente do que a gente imagina. Tem várias imagens com fio perfeitamente alinhado direto da pedra. Remoção de rebarba com baixa pressão em edge leading é chave para conseguir esse alinhamento. Se finalizar afiação em edge trailing sempre sobra uma micro rebarba mesmo que não sinta com os dedos.
Só que essa tua técnica de passar a faca na chaira eu acho que pra mim não fonciona uma chaira de tamanho 12 polegadas é melhor para pessoas que não tem destressa com chaira que aí a pessoa não se corta mais o ideal mesmo é passar a faca no mesmo ângulo da pedra de ponta a ponta de cima para baixo numa passada só cada lado
Eu acho mais fácil controlar o ângulo assim como eu mostrei mas vai do gosto de cada um. Usando a outra técnica realmente uma chaira maior ajuda Esse vídeo está meio desatualizado. O resultado foi péssimo pq a minha chaira é de má qualidade, com estrias largas e eu usei técnica errada, com muita pressão. Aí detona o fio mesmo. Com uma boa chaira estriada e usando baixa pressão o resultado é satisfatório na hora porém mesmo assim o fio sai com pouca durabilidade devido estresse mecânico. Isso independe se a faca é aço carbono ou aço inox. Usando chaira lisa ou cerâmica reduz bastante o estresse mecânico. Se for daquela plana reduz ainda mais.
Amigo quero comprar uma chaira lisa ,vale mais a pena Tramontina,starret ou mundial ?
Esse vídeo é antigo merece várias atualizações.
Todas três são boas marcas, provavelmente qualquer uma das tres vai ter boa qualidade mas aqui eu só tenho a da Mundial.
Ela é bem feita e tem bom preço mas na prática acabo não usando nunca por dois motivos.
Nem a Chaira lisa nem a estriada preservam efeito microsserra, se vc usar muito o fio fica polido e perde capacidade de corte em vegetais.
Devido a menor área de contato com a faca as chairas causa mais pressão, por isso afiam mais rápido, mas exatamente devido essa maior pressão ocorre maior estresse mecânico no fio. Então o fio, mesmo que saia perfeito e bem modulado, acaba tendo uma menor durabilidade.
Tem um vídeo do Cliff Stamp explicando isso.
ua-cam.com/video/BfbX7VXBZBs/v-deo.html&ab_channel=CliffStamp
Esse efeito de perda de durabilidade for fadiga no aço é ainda mais forte com chaira estriada, então essa não recomendo a ninguem.
A chaira cerâmica tem a vantagem de preservar efeito microsserra mas não escapa disso da perda de durabilidade de fio. Se tempo é essencial minha primeira opção seria uma chaira cerâmica, em segundo lugar uma chaira lisa mas se vc pode gastar 5-10 min no retoque recomendo usar uma pedra ou um strop com pasta marrom ou preta.
Pare evitar esses problemas acabei optando por fazer retoque usando a pedra, se o fio está bom mas não raspa cabelo faço umas passadas alternadas na pedra 1000 ou 6000 sem afiação típica de gerar rebarba.
Como a ideia é realinhar a rebarba só faço movimento com a espinha da faca na frente. Ou seja sem usar a faca para cortar a pedra.
Resolve o problema da durabilidade e preserva efeito microsserra.
Remoção de pequena quantidade de aço fadigado pelo uso acaba sendo outra vantagem. Melhor ir removendo aos poucos que esperar uma microfratura que te obriga a fazer afiação completa.
Finalizar em uma carborundum não é boa ideia. Vc tem alguma pedra com grit entre 1000 e 6000?
Não é exatamente a sua pergunta pq eu só tenho a Mundial mas mandei um vídeo novo sobre o tema.
@@thiago.assumpcao eu acabei pegando uma mundial 10 polegadas lisa
@@joaopedrovencato4596 É de boa qualidade e preço justo.
amigo boa tarde ! eu comprei uma tramontina ,nunca tinha usado , um amigo que trabalha em frigorifico que mim indicou.
Excelente vídeo. Bem fundamentado.
Vlw, obrigado
Por incrível que pareça vi a chaira lisa em vídeos de peixarias e açougues da Ásia, eles usam muito o ferro retirado de amortecedores de porta-malas de carro. Comprei uma da Tramontina e sempre passo após afiação na pedra, só uso a estriada caso a faca já esteja bem judiada. Parabéns pelo vídeo!
Obrigado. Chaira lisa é um bom equipamento de afiação, tenho amigos bem experiêntes que gostam mas estriada acho horrivel pq reduz a durabilidade do fio. Quem recomenda o uso da estriada geralmente indica retoque diário e acaba voltando pra pedra em uma ou duas semanas. Eu digo que a chaira estriada causa tanta fadiga mecânica e reduz tanto a durabilidade que precisa de retoques diários.
Aqui em casa dependendo da qualidade do aço o fio dura de 3 meses a mais de 8 meses rapando cabelo sem nenhum retoque cozinhando uma da duas vezes por semana. A diferença de durabilidade é brutal.
Se vc gosta de chaira e quer algo um pouco mais agressivo que a lisa te recomendo uma cerâmica ou então fazer um retoque rápido com poucas passadas edge leading em uma pedra de finalização.
Isso que eu ia perguntar se qualquer ferro servia como chaira,e pensei em amortecedores de porta malas,vou atrás de um amanhã mesmo.😅
@@thiago.assumpcao Esse retoque seriam passadas (edge leading) alternadas sem pressão, certo?
@@cleitonrobertodesouzalima1041 Amortecedor de mola retificado funciona sim mas precisa estar temperado com dureza correta. Se for macio não vai funcionar. Se quer um gambiarra grátis pode alinhar em uma garrafa de vidro redonda sem imperfeições. Não é a minha preferência mas funciona.
@@Leo_Barci Depende de quanto dano tem na faca. Se for algo mínimo pode fazer assim como vc falou. Se tem alguma linha reflexiva eu faço como fiz no vídeo Short- Afiação em 20s.
Legal essa técnica de vai e vem da faca na chaira.
Eu acho bem mais fácil controlar o ângulo de afiação assim. Agora se for usar chaira cerâmica a forma tradicional preserva microsserra e pode dar um resultado melhor.
Acho q falei besteira pra vc última vez nessa questão de microsserra na Shapton 12.000 . Não tenho esse grit aqui mas pelo que vi que deve deixar o fio liso.
Realmente se fosse escolher 1 chaira eu ficaria só com a Lisa porque ela deixa a faca navalhada, a estreada fonciona melhor em facas de aço carbano
A chaira lisa faz com que a lâmina fica lisa... também vai depender se a faca for amolada na pedra de grão fino... já se amolar faca na pedra de grão grosso eu recomendo passar a faca na chiara estriada o que vai tirar as estrias da faca amolada na pedra grossa
A charia Lisa precisa lixar?
Não pode lixar, ela tem uma camada superficial dura. Se lixar vai dar problema.
Tenho alguns amigos experientes que gostam de chaira lisa, na prática usei pouco, prefiro manutenção de fio direto na pedra.
nao entendi como assim o fio estava alinhado depois de sair da pedra ? o fio sai torto da pedra e tem que alinhar depois
Se não souber afiar na pedra sai torto mesmo. Aqui eu removo rebarba completamente na pedra, já sai rapando cabelo e cortando papel toalha direto da pedra então dispensa uso de chaira ou strop.
@@thiago.assumpcao eu penso que a pedra desbasta não alinha, é possível deixar mais alinhado mas nunca vai ficar alinhado completamente por ser um desbaste
@@samuelsouza4867 Vc pode olhar as imagens de microscopia eletrônica no site Science of Sharp. O funcionamento das pedras e chairas é diferente do que a gente imagina. Tem várias imagens com fio perfeitamente alinhado direto da pedra. Remoção de rebarba com baixa pressão em edge leading é chave para conseguir esse alinhamento.
Se finalizar afiação em edge trailing sempre sobra uma micro rebarba mesmo que não sinta com os dedos.
@@thiago.assumpcao obrigado pela recomendação vou dar uma olhada
mostra o seu kit de afiação para nois
Boa, ja estava pensando em enviar video novo então vai ser esse.
@@thiago.assumpcao demoro,vou acompanhar assim que sair
Só que essa tua técnica de passar a faca na chaira eu acho que pra mim não fonciona uma chaira de tamanho 12 polegadas é melhor para pessoas que não tem destressa com chaira que aí a pessoa não se corta mais o ideal mesmo é passar a faca no mesmo ângulo da pedra de ponta a ponta de cima para baixo numa passada só cada lado
Eu acho mais fácil controlar o ângulo assim como eu mostrei mas vai do gosto de cada um. Usando a outra técnica realmente uma chaira maior ajuda
Esse vídeo está meio desatualizado. O resultado foi péssimo pq a minha chaira é de má qualidade, com estrias largas e eu usei técnica errada, com muita pressão. Aí detona o fio mesmo.
Com uma boa chaira estriada e usando baixa pressão o resultado é satisfatório na hora porém mesmo assim o fio sai com pouca durabilidade devido estresse mecânico. Isso independe se a faca é aço carbono ou aço inox.
Usando chaira lisa ou cerâmica reduz bastante o estresse mecânico. Se for daquela plana reduz ainda mais.