Ansiedade: A sua forma de pensar afeta a sua forma de sentir

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 5

  • @ClaudemirMedeiros
    @ClaudemirMedeiros 7 місяців тому +6

    Lembro de quando estava num treinamento de combate a incêndio, entrei na casa de fumaça, sem enxergar nada, a roupa pesada, o cilindro de oxigênio, respirando por uma máscara, carregando a mangueira cheia de água, me guiando pelo tato, percebi que a respiração e o batimento cardíaco começaram a ficar acelerados. Lembrei dos exercícios de atenção plena (mildfulness), comecei a desacelerar a respiração, verifiquei que não havia um risco real (situação era simulada, estava com cilindro de oxigênio e o fogo era controlado pelos instrutores).
    Era fisicamente ativo e o esforço físico não justificava o batimento e a respiração acelerada. Em pouco tempo consegui me acalmar, normalizar a respiração e concluir a atividade. Achei que tinha ido muito mal por causa daquele instante de agonia, mas na saída os instrutores até elogiaram.
    Pareceu que o processamento automático iria me derrubar, mas o pensamento estratégico me salvou. Obrigado pelo video ;)

    • @kathleenlimapsi
      @kathleenlimapsi  7 місяців тому +2

      Oi Claudemir! Obrigado por compartilhar sua experiência. Foi muito corajoso de sua parte reconhecer seus sintomas de ansiedade e agir de forma estratégica para lidar com eles, especialmente em uma situação tão intensa como entrar em uma casa de fumaça durante o treinamento de combate a incêndio. Seu relato destaca a importância do pensamento realista e da autoregulação emocional, mesmo em situações de alto estresse. Ter autocontrole para desacelerar sua respiração e normalizar seu estado emocional, permitiu que você concluísse a atividade com sucesso. Continue utilizando essas habilidades e estratégias em seu dia a dia, pois elas podem ser muito úteis para lidar com diferentes desafios e situações estressantes ou ansiogências. Fique bem e continue sendo resiliente! Com afeto, Kathleen.

  • @__lu_1547
    @__lu_1547 6 місяців тому

    minha ansiedade causa muitos pensamentos que me causam insegurança e me desespera, me deixando angustiada e me privando do que realmente sinto. Isso me afeta em várias coisas mas principalmente em relações, acabo magoando pessoas que estão sempre comigo por parecer que não confio nelas, e tomando atitudes totalmente impulsivas por conta de pensamentos vindos da ansiedade que muitas vezes nem batem com a realidade, no final só me trazendo um sentimento de culpa, pq sempre descubro que era ansiedade. Recentemente venho tentando mudar isso mas é bem difícil, como me ajudo a mudar?

    • @kathleenlimapsi
      @kathleenlimapsi  6 місяців тому +1

      Oi Lu! Algumas estratégia eficazes para lidar com o que você descreveu é: (1) identificar os padrões de pensamento associados à ansiedade e à insegurança. Mantenha um diário de pensamentos, onde você possa registrar e analisar os pensamentos automáticos que desencadeiam emoções negativas. (2) Aprenda a questionar a validade e a precisão dos pensamentos automáticos. Quais as evidências de que meu pensamento é verdadeiro? Quais evidências de que são falsos? (3) Pratique técnicas de mindfulness (atenção plena) para desenvolver uma maior consciência do momento presente e cultivar uma atitude de aceitação em relação aos pensamentos e emoções. Isso pode ajudar a reduzir a impulsividade e promover uma resposta mais equilibrada diante da ansiedade. (4) Faça técnicas de relaxamento, como respiração profunda, essa prática pode ajudar a reduzir a tensão física e emocional associada à ansiedade. (5) Aprenda a expressar suas necessidades e preocupações de forma assertiva nas suas relações interpessoais. Seja clara e assertiva, sem deixar que a ansiedade distorça sua percepção ou influencie suas ações de maneira impulsiva. (6) Caso nada disso funcione ou você sinta que não está tendo progresso, considere a possibilidade de buscar apoio de uma terapeuta cognitivo-comportamental. Lembre-se de que mudanças significativas podem levar tempo e esforço, mas com persistência e dedicação, é possível aprender a lidar de forma mais eficaz com a ansiedade e cultivar relacionamentos mais saudáveis e satisfatórios.

  • @JoséAntônio-m9c
    @JoséAntônio-m9c 3 місяці тому

    Ansiedade meu tormento psicológico sofro muito já não aguento mais