Quando você vir alguém que "defenda bandido" não é por não reconhecer os atos dele. Obviamente que bandidos merecem suas punições, mas se nós os tratarmos como desumanos faremos um desserviço à nós mesmos e a nossa sociedade. 1. Porque se nós os tratarmos como desumanos eles se comportarão desumanos e voltarão da prisão muito pior do que antes. 2. Matá-los também não resolve, pois se nós adotarmos a medida de matarmos os bandidos a violência inevitavelmente aumentará. Isso é indiscutível. Os direitos humanos garantem que nós possamos ANALISAR o que há de errado na nossa sociedade que faça certas pessoas se tornem bandidos, para que possamos alterar isso e tornar a sociedade mais justa para todos.
É, uma conversa cordial e educada pelo visto não adiantou muito com você. 1. Já fui assaltada e senti muito medo e raiva. 2. Já fui assediada também. 3. Em caso de estupro, eu estaria em estado de medo, adrenalina e fortes emoções, o que me cegaria totalmente e tiraria meu raciocínio lógico. É uma ingenuidade absurda achar que tomar decisões PARA A SOCIEDADE baseado em vingança, medo e emoções fortes ajudaria. Mas nada do que eu falar vai fazer você mudar de opinião. Só posso esperar que o tempo faça você amadurecer. Recomendo que estude sociologia, que esclarece bastante sobre política e sobre os impactos na sociedade.
Fiquei impressionado com a sua capacidade de explorar seu exemplo dos morrinhos, e ter domínio de inverter o direita e esquerda para ficar coerente com o ângulo dos expectadores. Eu teria errado em algum momento! Hahaha Grande abraço!
Achei MUITO ruim esse video do Pirula. Sugiro que vc faça um video com esse assunto, mas por favor, estude e use um embasamento científico mínimo (das 'humanas', claro!). Abraço a todos!
Explorou mas caiu no mesmo erro que cometem com ele, colocou os liberais em uma caixinha, quando os julgou de forma vazia como conservadores enrustidos. Foi tão raso com essa colocação como os que chamam a esquerda de mortadela e a direita de coxinhas, fascistas, etc. Ele fala em outro vídeo para sairmos da nossa bolha social, mas eu mesmo nunca o vi em debate algum com alguém que saia drasticamente de sua zona de conforto, como com o Arthur do Mamãe Falei, alguém do MBL, com o próprio Bolsonaro ou seu filho. Nesses vídeos simplesmente o vejo se colocar num pedestal, mas ele comete exatamente os mesmos erros das pessoas que o criticam.
Daniel Ramaldes o que não fará sentido Ele já se definiu como um não conservador, e as figuras públicas e políticas que vc mencionou são em maior ou menor escala, conservadores sociais. Por mais que as pessoas possam e devam sair de sua bolha, não deve ser a ponto de se indispor com algo que vc tem convicção contrária. Quanto aos liberais, não vi nenhum absurdo. O que ele quis dizer, é que muitos (não todos), se dizem liberais mas, em diversos temas envolvendo costumes, cultura e políticas públicas, se posicionam como conservadores puros. O que é, convenhamos, um grande contrassenso. Abraço
7 років тому+411
Até que enfim algo coerente sobre essa polarização ridícula. Parabéns Pirula
O que isso tem a ver com torcedor de futebol? Um TORCEDOR de verdade se sente bem p crlh quando o próprio time ganha e assim tbm quando perde acaba o dia, ou a noite do indivíduo
6 років тому+1
Pirula lança um vídeo explicando durante quinze minutos a razão de não entender nada de política. Parabéns mestre você não sabe o que é direita nem esquerda, faça mais vídeos dizendo que não sabe e ensinando as pessoas a não saber.
Cara, eu já conhecia seu canal, mas nunca havia visto seu material, e nunca entendi porque você tem tanto hater na internet... Sua opinião demonstra equilíbrio, lógica, e maturidade emocional, realmente não compreendo porque tem tanto hater... Esse vídeo me representa.
Sou novo no seu canal e vim por indicação de uma amiga e preciso dizer q vc é incrível! A sua maneira imparcial, natural (e até descontraída rs) de falar é do q precisamos hj. Atualmente é raro conversar com alguém sem ser taxado de oposição por simplesmente discordar, o q talvez indique q as pessoas estão perdendo seus valores. Enfim, adorei o vídeo. Parabéns!!
Eu sou um liberal, não me coloco como direita ou esquerda, mas sim a favor do individualismo. Te acho uma pessoa bem razoável! Tá cuidando da sua vida, não promove violência, tenta levar conhecimento aos outros. O que é melhor pro mundo? Mil vezes melhor ser assim do que se dizer um defensor de alguma coisa e atrapalhar a vida dos outros.
O objetivo da direita é diminuir o poder e o prestígio do estado. Como o ego trabalharia para diminuir poder e prestígio? A dificuldade é achar um político honesto o bastante pra trabalhar para diminuir o próprio poder.
A galera em cima do morro, tanto esquerda quanto direita, já é a galera que tem uma postura bem religiosa nos seus argumentos, ou seja, pregação de verdades absolutas e inquestionáveis.
SatanSupimpa não existem verdades absolutas e inquestionáveis ? os argumentos de cada lado não estão certos ? quais deles estão certos ou errados ? e por que estão ?
PIrulla, você é o cara mais foda que eu conheço no UA-cam. Tem a sua área de formação, mas não deixa de ter coragem de abordar outras áreas como política (que no nosso país é extremamente complexa e polarizada), religião, dentre outras. Discordar de você é não ser uma pessoa coerente e coesa enquanto indivíduo. Não tem a ver com partidarismo mas sim com falta de bom-senso. É didático, claro e tem conteúdos excelentes de todos os tipos nessa plataforma (único lugar em que te acompanho). Força, rapaz. A voz de pessoas como você são como brisas frescas nesse pântano em que vivemos. Nunca deixe de expor seus pontos (que até onde sei, sempre foram muito bem embasados, coerentes e coesos) Ce é 10
Ótimo vídeo. Acho que parte disso é a questão das pessoas quererem fazer parte de um grupo e o dualismo do ser humano. Reduzem tudo a dois lados, escolhem um lado para fazer parte e junto vem um pacote de escolhas que devem seguir. Infelizmente a maioria prefere escolher um lado a escolher várias opiniões próprias.
Não há problema nenhum em a pessoa ter suas ideologias políticas, a pluralidade é democrática. O que não pode acontecer é alguém reclamar que é colocado em uma caixinha e poucos minutos dizer que os liberais são conservadores enrustidos, mesmo nível que ofender um esquerdista de petralha, mortadela, ou alguém de direita como coxinha, fascista, nazista, etc... o debate já começa muito vazio dessa forma e a troca de informações e argumentos acaba dando espaço para ironias, frases feitas de ideologia política, desrespeito, fica tudo muito pobre. Ele tem um vídeo no qual fala sobre sair da bolha social, mas ele novamente não faz exatamente como prega, como fez nesse vídeo. Não o vejo debater em vídeo algum com alguém que saia drasticamente de sua zona de conforto. Por que ele não debate com o Arthur do Mamãe Falei, com alguém do MBL, com o Bolsonaro, com o Feliciano? O debate fica mais rico quando as ideias se diferem mais, isso se houver respeito... sem papinho de chamar liberal de conservador enrustido, foi rasteiro isso.
Ivaldo Filho Acho que vc interpretou mal o comentário dela. Acredito que ela quis dizer que nem a direita nem a esquerda são, na totalidade, corretas. O problema é que as pessoas não sabem mais dialogar sem taxar de opositor alguém que, simplesmente, discorda da sua ideologia.
eu concordo com você, Pírula. Há um tempo atrás, eu li alguém no facebook, que se coloca no ponto de vista da esquerda, ela afirmou que a questão ambiental era mais defendida pela direita, porque eles discutem mais acerca da economia sustentável. Eu achei isso tão absurdo. Afinal, desde quando o meio ambiente virou propriedade de partido. Adorei o vídeo, já fazia um tempo que não assistia você falando. Sempre costumo ler o que você indica, fiquei muito contente com alguns livros que você já sugeriu, artigos, vídeos e etc. Até Mais!
eu acho q essa divisão de esquerda/direita não funciona , porque eu concordo com parte de argumento de ambos lados, e ai no caso eu seria o que ? centro ?
Gabriel Soares Liberalismo defende liberdade econômica e individuais. Se você defende uso de armas, casamento gay, liberação das drogas e aborto ( esse não é um consenso entre liberais, alguns defendem e alguns são contra) e também defende liberdades econômicas, ou seja, menos Estado atrapalhando o mercado, então você é um liberal. Não existe meio liberal "Ah, eu defendo só direitos individuais" Não é liberal !! "Ah eu defendo apenas direitos econômicos" Não é liberal !!
Ótimo vídeo, Pirula! Boa parte do que você falou no vídeo é como eu enxergo também: muitos conceitos e ideias não deveriam necessariamente estar vinculados a uma ideologia política, porque não faz muito sentido. Deveriam ser pautas de todas as pessoas, independente de viés político. Mas parece que as pessoas têm necessidade em categorizar as coisas e "comprar" as ideias como sendo da caixinha (ou morrinho, no seu exemplo) a que elas pertencem. E é bom ver que ainda tem gente que enxerga as coisas não só como "cara e coroa", mas que existe um monte de passos entre os extremos (podemos falar de uma linha, no caso do seu exemplo, mas isso ainda é meio simplista; a abordagem de "plano", como no teste que você fez, já faz mais sentido, mas também temos outras abordagens, como a de círculo, aí seria uma outra conversa). Vejo seus vídeos praticamente desde que você começou o canal e sempre te vi mesmo como alguém com uma postura mais centrista. Não me admira que seu teste tenha dado esse resultado. Mas não é porque ou mais à esquerda que você que vou te enxergar como alguém "de direita". Te enxergo como você é, mais "centrão" mesmo. Seria bom se as pessoas vissem as outras não do seu próprio ponto de referência (tá mais à direita/esquerda do que eu, logo é de direita/esquerda), mas vendo o todo. Curioso você comentar do PSOL (entendi como uma alusão à extrema esquerda). Eu tenho votado no partido há alguns anos, mas, comparando com a galera do PCO, PTSU e PSB (extrema esquerda MESMO, e com ideais tão particulares entre eles que nem ao menos se unem para lançar candidatura, sempre lançam cada um uma individual) o PSOL é relativamente "light". Claro que para a galera de direita (e até mesmo alguns outros partidos mais centro e esquerda) a percepção é de extrema esquerda. Ah, e foi bom você comentar sobre a questão da Revolução Francesa e sobre os EUA, porque tem muita gente que acha que esquerda/direita é uma coisa fixa, quando não é. E, mesmo dentro do Brasil, ainda tem bastante gente que confunde as coisas.
bater pq se vc pensa o q eu penso. cada vídeo seu é um aprendizado fantástico ou somente uma confirmação de uma certeza que eu tenho. parabéns pelo excelente trabalho.
O binarismo não é apenas politico. Ideológico, cultural, religioso, etc... Todos aspectos de consciência tão sendo divididos em duas opções, mentalidade infantil que pensa que só existe A e B.
não sei se você vai ler isso, mas é o seguinte: existe um fator histórico decisivo e não-dito pra que as pessoas não se definam politicamente. a partir da noção de modernidade tardia, desenvolvida por autores como Fredric Jameson, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, Nestor Garcia Canclini, Mark Fisher e outros, a gente consegue perceber que a ideia de "grandes narrativas" não faz mais sentido nesse contexto de identidades múltiplas e fragmentadas. nesse sentido, é muito fácil de entender que as pessoas se sintam perdidas (mesmo não assumindo que estão perdidas, adotando um discurso de "isenção" quase que com orgulho). mas o espectro de posicionamentos políticos envolve algumas complexidades que precisamos levar em conta. é muito comum as pessoas enxergarem a esquerda ou a direita como conjuntos definidos de valores morais estanques e de regras específicas de conduta (e aqui o conceito de habitus do Pierre Bourdieu elucida muito bem isso), mas em essência qualquer um desses "lados" são perspectivas, ou ainda sensibilidades, no sentido de serem modos de enxergar o mundo (o Gilles Deleuze ilustra bem isso, embora eu não concorde com tudo o que ele fala no vídeo), e a partir disso é muito mais pertinente a gente ter a noção de "princípios" se contrapondo à ideias de "regras". por exemplo: uma pessoa de esquerda, se falarmos sobre regras, seria aquela que acredita entre outras coisas na distribuição de renda. mas se fizermos um exercício mental de tentar enxergar as raízes desse tipo de opinião, vamos ver que essa regra surge de um conceito muito mais abstrato e primordial que é o princípio da solidariedade (sobretudo solidariedade em relação a minorias sociais e desfavorecidos). e é esse princípio (talvez existam mais, mas esse é o mais fundamental que consegui achar até agora) que vai nortear praticamente TODAS as "regras" da esquerda. NOTA DE RODAPÉ: não vou falar aqui sobre qual seria o princípio norteador da direita porque eu me posiciono à esquerda e apenas pra um comentário de UA-cam fica mais fácil eu falar a partir do meu local de fala. FIM DA NOTA. o que quero dizer com isso é que essas regras -- apesar de se mostrarem como fixas -- serão por natureza sempre maleáveis e adaptáveis às conjunturas e estruturas sociais, desde respeitem sempre os princípios norteadores. seria ingênuo, por outro lado, desconsiderar que vivências e obtenção de certos conhecimentos complexificam em certa medida isso tudo. e é nesse jogo identitário desprovido dessa noção de princípios que começa a surgir esse não-reconhecimento, essa falta de lugar. tudo isso posto, acredito que seja possível afirmar com certa segurança que você é essencialmente de esquerda, Pirula -- embora ainda te falte, sinto te dizer, algumas ponderações sobre determinados temas. e só pra encerrar, das duas uma: ou o teu amigo comunista se expressou errado, ou você não entendeu direito, mas historicamente e estruturalmente a ideia de isenção serve em muito às ideologias e valores conservadores e/ou de direita. mas esse é um assunto pra se conversar em separado fazendo os devidos aprofundamentos.
Pirulla, é inegável seu carisma e talento, sempre com opiniões sensatas, é por esse motivo que seu canal tem tantos inscritos, mesmo falando de assuntos não populares e com vídeos longos. Meus parabéns
Vídeo perfeito, opinião absolutamente sensata, mostrou realmente o absurdo do nível extremista e alienado das pessoas hoje em dia no país. O que parece é que o país ainda não se livrou dos traumas da época de ditadura. Direitos humanos é questão de bom senso SIM, e preocupação com o meio ambiente também, isso não tem lado, é bom senso e humanidade mesmo. Ótimo você ter feito esse vídeo. Muito bom.
Entendi, realmente essas classificações são entedianres mesmo, mas no caso da política é importante haver identidade ideológica que possa orientar as opções por programas e posturas bem definidas, o melhor dos mundos é que tudo possa ocorrer sem cisãnea alguma no plano das pessoas. Apenas escolhas de ideias, de toda forma sigo admirando muito o teu trabalho Pirulla, suas reflexões são especialmente relevantes. Por gentileza continue.
Olà Pirula, Eu moro na Itàlia hà quase 10 anos. Nunca escrevi nada, para nenhum canal ao qual seguo. A sua definiçao de "Terrone" està muito bem exata. Em um modo geral "Si dà del Terrone" mais ou menos para todos residentes ou provenientes de Roma para baixo. Mas, como voce bem citou, muitos da zona da Padania para o Norte nao seriam assim chamados. Desculpe-me pelo Portugues meio equivocado, mas gostaria de escrever e de algum modo contribuir. Otimo trabalho.
Pirula você tocou no ponto certo no final do vídeo, o que mais tem hoje em dia é conservador disfarçado de Liberal hahahah já estava reparando isso a um bom tempo..
Parabéns, Firula. Nessa polarização absurda, inclusive taxando quem discute ideias científicas, eu tenho me identificado muito com seus posicionamentos. To como você: algo mais ou menos centro-esquerda. A importância das questões sociais, biológicas entre outras áreas, são bem dosadas nos seus vídeos. Gosto.
Sou historiador e mais uma vez sou obrigado a te elogiar pelo bom senso e análise, pena que ninguém entende se defender ideias e se associa a partidos e lados se opõem por seu opor para não dar moral para o outro lado, virou fla x flu discussão política, é lamentável infelizmente.
Pirula... De verdade. Me identifiquei com o vídeo. Suas idéias são otimas, e seus pontos de vistas tambem, me impresionei como conseguiu usar os morrinhos de formas tão diferentes. Muito mais sucesso ao canal.
Que legal saber que vc compõe! Muito boa a música de abertura! E vc é o maior "esquerdão" que eu já vi! kkkkkkkkkkkkkkk Brincadeira. Abraços, querido! Concordo com vc e discordo de você ao mesmo tempo. Pode isso?
Eu diria que sou de esquerda, mas cara, você é um dos influenciadores que eu mais admiro, mesmo nao concordando com muitas das suas posições. Mas acho que você deve continuar fazendo esse trabalho incrível com muita argumentação
Pirula! Parabéns pelos seus vídeos! acompanho seu canal a uns 2 anos. como seus vídeos na maioria são longos (e eu acho válido já que o conteúdo é muito bem orquestrado e complexo, necessitando de tempo mesmo para ser exposto) eu sempre escuto enquanto faço outras atividades. Muito obrigada por trazer tanto conteúdo!! 🤘
12:40 isso que ele falou é pura verdade, já participei de um grupo do Facebook de libertários, o que mais tinha era conversadores se dizendo libertários.
É porque tem gente que é contra algumas liberdades individuais por opinião e outras que querem proibir à força essas liberdades individuais (o primeiro caso não seria contraditório com o libertarianismo). Existem libertários conservadores (e eles costumam chamar os "conservadores de direita" de neocons)
Uma das coisas que mais me incomoda é justamente isso: a pessoa vai lá, se diz libertária ferrenha mas sempre larga aquele "Eu defendo a liberdade econômica mas não quero que mulheres tenham direito ao aborto/liberação da maconha/liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo etc..." . Literalmente um conservador enrustido.
Não se defende ideias por elas talvez estarem associadas ao lado que você (pré) escolheu, é ao contrário, você entende de qual lado as ideias que você defende está. Naturalmente você vai consolidar uma posição no espectro à medida em que você vai formando mais opiniões e entendendo onde elas se encontram no espectro. É só ESQUECER essa ideia de que você precisa ser leal a um lado, nome ou cor... Foque apenas em formar suas opiniões com bom senso e pesquisa e nunca tenha medo de voltar atrás. 11:09 Não necessáriamente você vai ficar no vale do meio. 12:05 Vamo lá! Primeiro é preciso entender que enquanto Socialismo, Globalismo, e Progressismo SÃO posições à esquerda no espectro político e isso é bem definido, Liberalismo Economico, Nacionalismo e Conservadorismo são visões posicionadas à direita, ponto. Não é que nos EUA esquerda e direita tenha um sentido diferente do Brasil, é só o sentido da palavra "liberal" que lá é mais associado a progressismo, só isso.rsr Explicando: Por fatores históricos bastante óbvios (para a maioria aqui eu acredito), socialismo não é um assunto tão pertinente no debate político da sociedade americana quanto a contraposição entre progressismo e conservadorismo, então lá a palavra liberal aparece num contexto que discute mais a sociedade do que o sistema econômico do país. Enquanto no Brasil por fatores históricos bem óbvios, o debate político é mais voltado para "Qual o melhor sistema econômico, Socialismo ou Liberalismo?" Então não é direita e esquerda que muda de sentido de um país para o outro, o que muda é apenas o debate mais comum em assuntos políticos e qual o sentido da palavrinha "liberal" em cada um desses debates. Moral da história: Se você tiver mais afinidade com Liberalismo Economico, Nacionalismo e Conservadorismo, você terá formado opiniões sinceras sem se iludir sem se forçar leal a um lado mas você não estará no vale do meio mais, você está no topo de um dos morros, o que muda é que talvez você só não queira aceitar a realidade da posição em que você está. 13:52 Por que ambientalismo é de esquerda? Essa é fácil, e é boa por que ela faz conexões com outros assuntos mesmo sem você querer. Vamo lá! Pra essa é preciso entender qual o rabisco mais próximo de ser uma pirâmide social/economica no mundo e na nossa época. No topo estão os Bilionários Logo abaixo estão os governantes (alguns podem eventualmente ocupar o topo também) Logo abaixo os multi milionários e por último geralzão assalariado e que não tem nenhum poder de decisão importante (desses muito raros ocupam cargos de governança nacional). Tendo isso em mente voltamos ao assunto, "Ambientalismo": Não tem como você ser ambientalista sem defender políticas que vão prejudica economicamente alguns Bilionários e Multimilionários, você prioriza o bem de toda a pirâmide em detrimento de uma parte dela, que no caso é justamente a parte que tem mais poder de decisão, não tem como você ser ambientalista e não ser GLOBALISTA por que o ambiente a ser preservado é um sistema único e global, naturalmente você defende a restrição da LIBERDADE de um grupo para priorizar o bem estar de todos. Vê como que sendo ambientalista não tem como você defender LIVRE mercado quando o que tá em cheque é a sustentabilidade do Planeta? Ao ser ambientalista você se posiciona em todo o lado esquerdo do espectro. PS.: (Totalmente desnecessário, mas...) É bom lembrar que hoje, na nossa sociedade a mobilidade social (a possibilidade de sair de uma parte da piramide e ir para outra) é mais liquida que no feudalismo, e que hoje ela varia muito entre países, no Brasil por exemplo é uma falácia falar em mobilidade social universal e dizer que existe a tal meritocracia.
7 років тому+61
Acho q ta na hora de criar o termo "Sensato" q seriam pessoas que n estao nem na extrema direita e nem na extrema esquerda!
Voltei do tempo pra dizer que é 2020, está mais ainda mais polarizado ainda e que estamos passando por uma pandemia que o pessoal polarização até vacinas e medicamentos... Mds
Há uma tendência, na natureza, tanto do ponto de vista físico-químico, quanto biológico e psicológico pelo equilíbrio, é difícil exemplificar um extremo que seja bom, logo é plausível considerar que estar no centro é estar mais aliado ao bom senso enquanto que a cada vez que se move a um dos extremos, mais longe da sensatez a pessoa se torna.
Excelente vídeo, como sempre. Se já é difícil pra você então imagina pra pessoas como eu que se definem como Liberal-Conservador kkk. Mas eu particularmente acho que assim como algumas outras pessoas (tanto de Esquerda quanto de Direita) você tenha uma ideia um pouco errada de conservadorismo. Por isso recomendo o livro As Ideias Conservadoras do João Pereira Coutinho
Quem fundou o pensamento conservador foi um homem chamado Edmund Burke com o seu livro Reflexões sobre a revolução na França. Se você ler o livro vai ver que não tem anda a ver com Bolsonaro
Perfeito o vídeo. Ele mostra exatamente como a grande maioria das pessoas se sentem. Pode ser que você concorde com certas coisas que normalmente quem tá na direita concorda mas também pode concordar com coisas que são mais frequentes em pensamentos de esquerda. Cada assunto deve ser analisado separadamente e sua opinião virá dessa reflexão que fará sobre cada um desses assunto. Rótulo é pra otário.
Parabéns pelo vídeo e digo mais: uma pena que nós somos a minoria com essa exata visão de mundo, pelo menos aqui nesse país. Sobre cansar de agradar ou tentar "mudar/salvar" o mundo, também me sinto assim ultimamente, infelizmente (não que eu seja importante ou "abrangente" como você). Algo como uma desilusão, parece que de fato não importa quanto esforço se emprega em debates e informativos para com o próximo, nada adianta, em nada melhora, "não tem como ajudar quem não se ajuda", "não tem como ensinar para quem não quer aprender", e justamente aqueles dispostos a te/me dar ouvidos e aprender são esses que já tem um pensamento mais "refinado, aprimorado, imparcial, humano, moral, ético, ecológico, correto, intelectual", por assim dizer, o que acaba sendo mais só uma reafirmação de idéias que uma novidade para os envolvidos. Provavelmente quem assista seus vídeos (acompanha o canal, e não esporadicamente), assim como eu, espero, já são pessoas com uma certa capacidade pensante e interessados em ser melhor, quem deveria ler/ouvir/aprender essas coisas não vai atrás (graças a nosso sistema "educacional"). Mesmo assim agradeço, de verdade, os "10%" dos seus vídeos que me acrescem, além dos "90%" que satisfazem por mostrar que não estou sozinho na minha linha de pensamento. Mais uma vez, de forma geral, parabéns e obrigado pela sua sinceridade e suas contribuições sociais.
Na verdade Pirula voce esta analizando apenas um eixo das coisas. Como diz o nosso amigo Raphael do Ideias Radicais,voce esta olhando apenas a luta entre os Coletivistas. Esquerda e Direita são a mesma alavanca em posições diferentes. (Um quer regular o comercio,outro os valores da sociedade) A verdadeira luta é entre Coletivistas e Individualistas :3
Eu me choquei na época em que o tema do enem foi, "como combater a violência contra a mulher" e o pessoal ficou emputecido pelo mec estar doutrinando esquerdopatas e coisas do gênero. Depois dessa (e outras), me lembro do Pondé argumentando que a esquerda 'sequestra' o bem como se só ela lutasse por causas do gênero... Bem, se a esquerda sequestra esses valores ou se eles são simplesmente recharçados pela direita (ou os dois) é uma dúvida que permanece no ar. (Mas entendo que a discussão é bem menos rasa que isso e tu faz muito bem em não se impor escolher um lado).
Diego Nogueira verdade, fico impressionada pq chegou a um ponto (pelo menos no Brasil) que discutir violência contra a mulher, entre outros temas, como o racismo, por exemplo, virou coisa da esquerda.
Letícia Sena vejo o pondé dizer isso há tempo, sim a esquerda se apropriou das virtudes humanas, isso vem mudadndo há mais ou menos 10 anos, usar camiseta de "Che " há bem pouco tempo era ser politizado, lembre-se disso. Infelizmente o pior legado, de todas as merdas que a ditadura fez aqui no Brasil, foi legitimar o pensamento comunista/socialista, e expandir por anos. A discussão de que alguém possa ser a favor da sociedade de mercado, e não comer criancinhas no jantar, aqui no nosso país é muuuuuuuiiiiiiitoooo recente. Temos que agradecer que hoje possa existir até mesmo uma polarização, pois em países como cuba, Coréia do norte, Indonésia, muitos países africanos, assim como houve no Brasil, a liberdade de expressão não existia/existe, e essas discussões seriam e são feitas na ponta do fuzil...
Letícia Sena não vejo os homens brancos da bancada evangélica, geralmente dos partidos de direita, engajados nesses debates... E não me rotule de esquerdalha por esse meu comentário pontual. =D
O problema daquela redação foi mais a desonestidade das fontes. O Clarion de Laffalot já havia mostrado isso em 2013 no vídeo "Feminicídio" e a Arte de Manipular Estatísticas.
É lamentável o enorme analfabetismo político que tenho presenciado nas redes sociais. Até pessoas com curso superior, ou seja, advogados, engenheiros, administradores de empresas, entre outras profissões: acreditam que a diferença política entre direita e esquerda é que ser de esquerda é ser comunista e contra o capitalismo e ser de direita é ser a favor do capitalismo. Saiba que esse é um discurso esquizofrênico de um analfabeto político.
Pirula e aí blz? ! Ansiosa pra ver seu vídeo sobre a greve geral quer era pra ser geral mas não rolou. Eu moro em Goiânia e teve um caso muito grave aqui na minha cidade de um estudante que foi agredido com um cacetete na cabeça por um policial e o tema está gerando muita polêmica e dividindo opiniões. Seria interessante, se vc quiser é claro, citar o ocorrido, pois eu penso q engloba uma questão nacional. Adoro seus vídeos e grande abraço.
Como disse o Raphael Hide, direita x esquerda não é uma definição relevante nem digna de análise. A discussão relevante é coletivismo x individualismo.
Espero que ainda demore bastante... para que ele tenha tempo suficiente para pesquisar direito o assunto, e assim evitar repetir as bobagens de sempre e as invencionices recentes dos câncervadores. Assim ele não vai precisar lançar um segundo vídeo só para pedir desculpas e corrigir as besteiras que ele afirmou no primeiro vídeo.
Marsia Mariner Esquerlixa lixo! Conservadorismo representa justiça. representa família, bons costumes que nós herdamos, representa você andar armada na rua e se proteger, representa o livre mercado. Aborto é imoral, e se uma mãe já pensa em abortar o filho, mostra o quanto essa mãe o ama.
Pirula, acho que esse foi o vídeo teu que eu mais me identifiquei, não podia concordar mais contigo. Achei engraçado no final tu dizer que esse era um vídeo super polêmico, que o pessoal ia reclamar um monte e tal, enquanto do meu ponto de vista, é como você mesmo disse, trata-se apenas de bom senso!
Concordo 100%, não vejo sentido em se definir como esquerda ou direita, isso necessariamente te obriga a abraçar todas as ideias do pacote, o que EU não estou disposto a fazer. É impossível que uma meia dúzia de termos (direita, esquerda, centro, conservador, etc) possa definir todas as diferentes formas de pensamento.
Posso dar uma dica interessante para um vídeo ? Acho que seria bem interessante a disseminação de boas pesquisas não só na área da política quanto da economia. Por isso eu sugiro um videozinho sobre o trabalho de Elinor Ostrom sobre A Tragédia dos Comuns. Como pequenas sociedades com conhecimento local, trabalham para gerir os recursos, não em um ambiente de competição intensiva de um tentar prejudicar o outro, mas ao contrário, a capacidade deles de se organizarem e cooperaram afim de usufruir daquele recurso da melhor maneira possível. É muito interessante Pirula, de uma olhada. Abraços
Eu sou libertário e já fui chamado de petralha e comunista ao mesmo tempo que fui chamado de reaça e coxinha. Mas de fato tem uma galera mais conservadora se dizendo liberal ou libertário que não tem nada de liberal ou libertário. Uma galera querendo manter a política idiota de guerra contraste as drogas, querendo livre mercado mas não muito, porque tem que proteger a indústria nacional, que quer regular quem pode se casar com quem e etc.
Para mim, essa bipolaridade é mais para "organizar" o flaflu, bavi ou grenal. Dividindo assim, fica fácil rechaçar o adversário. Os "inimigos" ficam mais nítidos se eu jogá-los numa mesma caixa. A gente discute política moldados pelo hábito de assistir novela e fica torcendo por um ou outro personagem. A gente fala de política com a mesma (falta de) maturidade com que discutimos a rodada do brasileirão.
Cara, vc conseguiu explicar o que eu penso em uma maneira muito clara. Sempre tive dificuldade em me expressar, a galera já me taxa de petralha ou coxinha.. saco cheio disso. Parabéns pelo video. Sugestão: faz um video do "comunismo" norte coreano.
Boa Pirulito 🍭... acho que o pessoal (pelo menos do meu círculo social) tem parado de usar esses termos, direita e esquerda, ainda bem, era insuportável e ficava impossível qualquer diálogo sem começar a chacota e o desmerecimento de um lado pelo outro.
O que acho que está acontecendo hoje, Pirula, é que tratar de determinados assuntos, como por exemplo racismo, feminismo, cotas, etc, tornou-se "papo de esquerda" ou de "pessoal das humanas". Por outro lado, falar de mercado ou livre mercado, por exemplo, tornou-se "papo de direita". Existem determinados temas que não estão na esquerda ou na direita, eles são fatos ou, como você mesmo colocou, são questões para se tratar com bom senso, nunca perdendo o criticismo e a reflexão. Parabéns pelo vídeo.
"Direitos humanos não deveriam ser coisa de direita ou esquerda. Deveriam ser coisa de bom-senso, de humanidade."
Te amo, Pirulla.
Tbm o amo ❤
Laura Henriques vc é muito lindaaa ✌😘
Pedro Aurélio zzzzzzzzz
Quando você vir alguém que "defenda bandido" não é por não reconhecer os atos dele. Obviamente que bandidos merecem suas punições, mas se nós os tratarmos como desumanos faremos um desserviço à nós mesmos e a nossa sociedade. 1. Porque se nós os tratarmos como desumanos eles se comportarão desumanos e voltarão da prisão muito pior do que antes. 2. Matá-los também não resolve, pois se nós adotarmos a medida de matarmos os bandidos a violência inevitavelmente aumentará. Isso é indiscutível. Os direitos humanos garantem que nós possamos ANALISAR o que há de errado na nossa sociedade que faça certas pessoas se tornem bandidos, para que possamos alterar isso e tornar a sociedade mais justa para todos.
É, uma conversa cordial e educada pelo visto não adiantou muito com você.
1. Já fui assaltada e senti muito medo e raiva.
2. Já fui assediada também.
3. Em caso de estupro, eu estaria em estado de medo, adrenalina e fortes emoções, o que me cegaria totalmente e tiraria meu raciocínio lógico.
É uma ingenuidade absurda achar que tomar decisões PARA A SOCIEDADE baseado em vingança, medo e emoções fortes ajudaria. Mas nada do que eu falar vai fazer você mudar de opinião. Só posso esperar que o tempo faça você amadurecer. Recomendo que estude sociologia, que esclarece bastante sobre política e sobre os impactos na sociedade.
Fiquei impressionado com a sua capacidade de explorar seu exemplo dos morrinhos, e ter domínio de inverter o direita e esquerda para ficar coerente com o ângulo dos expectadores. Eu teria errado em algum momento! Hahaha
Grande abraço!
Faz um também Slow!
Seria bem interessante você fazer um vídeo sobre esse tema.
Estou curiosa para saber sua opinião.
Sou inscrita no seu canal.
Até logo!
Achei MUITO ruim esse video do Pirula. Sugiro que vc faça um video com esse assunto, mas por favor, estude e use um embasamento científico mínimo (das 'humanas', claro!).
Abraço a todos!
Explorou mas caiu no mesmo erro que cometem com ele, colocou os liberais em uma caixinha, quando os julgou de forma vazia como conservadores enrustidos. Foi tão raso com essa colocação como os que chamam a esquerda de mortadela e a direita de coxinhas, fascistas, etc.
Ele fala em outro vídeo para sairmos da nossa bolha social, mas eu mesmo nunca o vi em debate algum com alguém que saia drasticamente de sua zona de conforto, como com o Arthur do Mamãe Falei, alguém do MBL, com o próprio Bolsonaro ou seu filho.
Nesses vídeos simplesmente o vejo se colocar num pedestal, mas ele comete exatamente os mesmos erros das pessoas que o criticam.
Daniel Ramaldes o que não fará sentido
Ele já se definiu como um não conservador, e as figuras públicas e políticas que vc mencionou são em maior ou menor escala, conservadores sociais. Por mais que as pessoas possam e devam sair de sua bolha, não deve ser a ponto de se indispor com algo que vc tem convicção contrária.
Quanto aos liberais, não vi nenhum absurdo. O que ele quis dizer, é que muitos (não todos), se dizem liberais mas, em diversos temas envolvendo costumes, cultura e políticas públicas, se posicionam como conservadores puros. O que é, convenhamos, um grande contrassenso.
Abraço
Até que enfim algo coerente sobre essa polarização ridícula. Parabéns Pirula
Mito 17. Direita sempre
@@valterdanielfantin4573 sinto muito...
@@valterdanielfantin4573 eae
o problema é q esse video n alcança quem deveria ;-;
@@boom5935 Realmente
Pirula é um dos poucos que ainda fala o que pensa, sem ligar para os outros. Admiro a paciência que ele tem
Pirulla, isso se chama Síndrome de Querer-Fazer-Parte-De-Um-Grupinho. É o mesmo caso de torcedores de futebol, religiões concorrentes, etc.
Tribalismo
@@jefgir1097 efeito manada talvez
O que isso tem a ver com torcedor de futebol?
Um TORCEDOR de verdade se sente bem p crlh quando o próprio time ganha e assim tbm quando perde acaba o dia, ou a noite do indivíduo
Pirula lança um vídeo explicando durante quinze minutos a razão de não entender nada de política. Parabéns mestre você não sabe o que é direita nem esquerda, faça mais vídeos dizendo que não sabe e ensinando as pessoas a não saber.
Cara, eu já conhecia seu canal, mas nunca havia visto seu material, e nunca entendi porque você tem tanto hater na internet... Sua opinião demonstra equilíbrio, lógica, e maturidade emocional, realmente não compreendo porque tem tanto hater... Esse vídeo me representa.
Pirulla é do extremo-centro.
@Yamanaka Ino ❀ 山中いの ♡ acho que ele queria falar "extremo-certo" ksksks
@@josuegoncalvesdefigueiredo5260 não, "centro" é quando um macaco roxo empurra um elefante amarelo da escada.
Kkkkkkkk
@@josuegoncalvesdefigueiredo5260 tem gente que não entende uma ironia, piada, etc, né
@@Evandro_Battista sim kk
As pessoas adoram rótulos e não percebem q isso ai é muito mais para os políticos usarem eles como massa de manobra.
Sou um politizado de Schrödinger, ou seja, sou de direita e esquerda ao mesmo tempo, o que define é o observador.
Politizado de Schrödinger, excelente definição.
Juliano Petronetto kkkik é nois cara .
Somos odiados por todos.
Para mim isso é ser libertário, mas enfim.
Fez referencia cientifica. Esquerda.
*sarcasmo*
boa kkkkkk
Sou novo no seu canal e vim por indicação de uma amiga e preciso dizer q vc é incrível! A sua maneira imparcial, natural (e até descontraída rs) de falar é do q precisamos hj. Atualmente é raro conversar com alguém sem ser taxado de oposição por simplesmente discordar, o q talvez indique q as pessoas estão perdendo seus valores. Enfim, adorei o vídeo. Parabéns!!
Eu sou um liberal, não me coloco como direita ou esquerda, mas sim a favor do individualismo. Te acho uma pessoa bem razoável! Tá cuidando da sua vida, não promove violência, tenta levar conhecimento aos outros. O que é melhor pro mundo? Mil vezes melhor ser assim do que se dizer um defensor de alguma coisa e atrapalhar a vida dos outros.
Nunca que o Nando Moura faria um vídeo com tanta qualidade e informação concreta e importante. Parabéns.
Resultado acabou que fez
Nome do mesmo pirulo ou pirula comp dizem seus discipulos
Parabéns. 2022 e o vídeo ainda necessário e atual!
Tava odiando o vídeo. Mas o cara usou a palavra "meiúca". Conquistou meu coração.
E só olhar com um mínimo de bom senso , pra perceber que direita e esquerda é uma disputa de egos
O objetivo da direita é diminuir o poder e o prestígio do estado. Como o ego trabalharia para diminuir poder e prestígio? A dificuldade é achar um político honesto o bastante pra trabalhar para diminuir o próprio poder.
@@ivaldofilho4035 Pela sua definição, 99% da direita brasileira não é de direita então.
@@rafaeldoo9108 Muito bem colocado!
A galera em cima do morro, tanto esquerda quanto direita, já é a galera que tem uma postura bem religiosa nos seus argumentos, ou seja, pregação de verdades absolutas e inquestionáveis.
SatanSupimpa
não existem verdades absolutas e inquestionáveis ?
os argumentos de cada lado não estão certos ?
quais deles estão certos ou errados ?
e por que estão ?
PIrulla, você é o cara mais foda que eu conheço no UA-cam.
Tem a sua área de formação, mas não deixa de ter coragem de abordar outras áreas como política (que no nosso país é extremamente complexa e polarizada), religião, dentre outras.
Discordar de você é não ser uma pessoa coerente e coesa enquanto indivíduo. Não tem a ver com partidarismo mas sim com falta de bom-senso.
É didático, claro e tem conteúdos excelentes de todos os tipos nessa plataforma (único lugar em que te acompanho).
Força, rapaz. A voz de pessoas como você são como brisas frescas nesse pântano em que vivemos. Nunca deixe de expor seus pontos (que até onde sei, sempre foram muito bem embasados, coerentes e coesos)
Ce é 10
Ótimo vídeo.
Acho que parte disso é a questão das pessoas quererem fazer parte de um grupo e o dualismo do ser humano.
Reduzem tudo a dois lados, escolhem um lado para fazer parte e junto vem um pacote de escolhas que devem seguir.
Infelizmente a maioria prefere escolher um lado a escolher várias opiniões próprias.
Quando vc começa a conhecer os dois lados no Brasil, percebe que o melhor é não fazer parte de nenhum.
você percebe que o melhor mesmo é mudar de país
Não há problema nenhum em a pessoa ter suas ideologias políticas, a pluralidade é democrática.
O que não pode acontecer é alguém reclamar que é colocado em uma caixinha e poucos minutos dizer que os liberais são conservadores enrustidos, mesmo nível que ofender um esquerdista de petralha, mortadela, ou alguém de direita como coxinha, fascista, nazista, etc... o debate já começa muito vazio dessa forma e a troca de informações e argumentos acaba dando espaço para ironias, frases feitas de ideologia política, desrespeito, fica tudo muito pobre.
Ele tem um vídeo no qual fala sobre sair da bolha social, mas ele novamente não faz exatamente como prega, como fez nesse vídeo. Não o vejo debater em vídeo algum com alguém que saia drasticamente de sua zona de conforto. Por que ele não debate com o Arthur do Mamãe Falei, com alguém do MBL, com o Bolsonaro, com o Feliciano? O debate fica mais rico quando as ideias se diferem mais, isso se houver respeito... sem papinho de chamar liberal de conservador enrustido, foi rasteiro isso.
Fabiane Lima Pois é. Ao invés de ficarem nessa rixa eterna, q tal irmos pra frente?
Ivaldo Filho Acho que vc interpretou mal o comentário dela. Acredito que ela quis dizer que nem a direita nem a esquerda são, na totalidade, corretas. O problema é que as pessoas não sabem mais dialogar sem taxar de opositor alguém que, simplesmente, discorda da sua ideologia.
Verdade verdadeira, ambos os lados se comportam como criancinhas disputando pelo melhor brinquedo em véspera de Natal.
eu concordo com você, Pírula. Há um tempo atrás, eu li alguém no facebook, que se coloca no ponto de vista da esquerda, ela afirmou que a questão ambiental era mais defendida pela direita, porque eles discutem mais acerca da economia sustentável. Eu achei isso tão absurdo. Afinal, desde quando o meio ambiente virou propriedade de partido. Adorei o vídeo, já fazia um tempo que não assistia você falando. Sempre costumo ler o que você indica, fiquei muito contente com alguns livros que você já sugeriu, artigos, vídeos e etc. Até Mais!
Boa consideração a respeito do ambientalismo! Nunca tive essa forma de pensar q vc expôs no vídeo todo, e achei bem interessante!
Incrivelmente o vídeo é de QUATRO ANOS ATRÁS, mas é muito atual!
Excelente vídeo, Pirulla! Muito obrigado por expor essa reflexão conosco.
Como sempre, pirulla detonando e contribuindo, pelo menos pro meu conhecimento. Valeu e parabéns pelo canal huuuu....
eu acho q essa divisão de esquerda/direita não funciona , porque eu concordo com parte de argumento de ambos lados, e ai no caso eu seria o que ? centro ?
Gabriel Soares Dependendo do que seja essas "coisas", você pode ser um liberal.
quando eu fiz eu cai 1 ponto pra esquerda e uns 5 pra liberal, pode ser que eu realmente seja um liberal
você seria inteligente
Gabriel Soares Liberalismo defende liberdade econômica e individuais. Se você defende uso de armas, casamento gay, liberação das drogas e aborto ( esse não é um consenso entre liberais, alguns defendem e alguns são contra) e também defende liberdades econômicas, ou seja, menos Estado atrapalhando o mercado, então você é um liberal.
Não existe meio liberal "Ah, eu defendo só direitos individuais" Não é liberal !!
"Ah eu defendo apenas direitos econômicos"
Não é liberal !!
Gabriel Soares
depende dos pontos que você defende. Questão econômica, social, moral e geográfica.
Ótimo vídeo, Pirula! Boa parte do que você falou no vídeo é como eu enxergo também: muitos conceitos e ideias não deveriam necessariamente estar vinculados a uma ideologia política, porque não faz muito sentido. Deveriam ser pautas de todas as pessoas, independente de viés político. Mas parece que as pessoas têm necessidade em categorizar as coisas e "comprar" as ideias como sendo da caixinha (ou morrinho, no seu exemplo) a que elas pertencem. E é bom ver que ainda tem gente que enxerga as coisas não só como "cara e coroa", mas que existe um monte de passos entre os extremos (podemos falar de uma linha, no caso do seu exemplo, mas isso ainda é meio simplista; a abordagem de "plano", como no teste que você fez, já faz mais sentido, mas também temos outras abordagens, como a de círculo, aí seria uma outra conversa).
Vejo seus vídeos praticamente desde que você começou o canal e sempre te vi mesmo como alguém com uma postura mais centrista. Não me admira que seu teste tenha dado esse resultado. Mas não é porque ou mais à esquerda que você que vou te enxergar como alguém "de direita". Te enxergo como você é, mais "centrão" mesmo. Seria bom se as pessoas vissem as outras não do seu próprio ponto de referência (tá mais à direita/esquerda do que eu, logo é de direita/esquerda), mas vendo o todo.
Curioso você comentar do PSOL (entendi como uma alusão à extrema esquerda). Eu tenho votado no partido há alguns anos, mas, comparando com a galera do PCO, PTSU e PSB (extrema esquerda MESMO, e com ideais tão particulares entre eles que nem ao menos se unem para lançar candidatura, sempre lançam cada um uma individual) o PSOL é relativamente "light". Claro que para a galera de direita (e até mesmo alguns outros partidos mais centro e esquerda) a percepção é de extrema esquerda.
Ah, e foi bom você comentar sobre a questão da Revolução Francesa e sobre os EUA, porque tem muita gente que acha que esquerda/direita é uma coisa fixa, quando não é. E, mesmo dentro do Brasil, ainda tem bastante gente que confunde as coisas.
bater pq se vc pensa o q eu penso. cada vídeo seu é um aprendizado fantástico ou somente uma confirmação de uma certeza que eu tenho.
parabéns pelo excelente trabalho.
O binarismo não é apenas politico. Ideológico, cultural, religioso, etc... Todos aspectos de consciência tão sendo divididos em duas opções, mentalidade infantil que pensa que só existe A e B.
Bem e o mal..
eae irmão
não sei se você vai ler isso, mas é o seguinte: existe um fator histórico decisivo e não-dito pra que as pessoas não se definam politicamente. a partir da noção de modernidade tardia, desenvolvida por autores como Fredric Jameson, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, Nestor Garcia Canclini, Mark Fisher e outros, a gente consegue perceber que a ideia de "grandes narrativas" não faz mais sentido nesse contexto de identidades múltiplas e fragmentadas. nesse sentido, é muito fácil de entender que as pessoas se sintam perdidas (mesmo não assumindo que estão perdidas, adotando um discurso de "isenção" quase que com orgulho). mas o espectro de posicionamentos políticos envolve algumas complexidades que precisamos levar em conta. é muito comum as pessoas enxergarem a esquerda ou a direita como conjuntos definidos de valores morais estanques e de regras específicas de conduta (e aqui o conceito de habitus do Pierre Bourdieu elucida muito bem isso), mas em essência qualquer um desses "lados" são perspectivas, ou ainda sensibilidades, no sentido de serem modos de enxergar o mundo (o Gilles Deleuze ilustra bem isso, embora eu não concorde com tudo o que ele fala no vídeo), e a partir disso é muito mais pertinente a gente ter a noção de "princípios" se contrapondo à ideias de "regras". por exemplo: uma pessoa de esquerda, se falarmos sobre regras, seria aquela que acredita entre outras coisas na distribuição de renda. mas se fizermos um exercício mental de tentar enxergar as raízes desse tipo de opinião, vamos ver que essa regra surge de um conceito muito mais abstrato e primordial que é o princípio da solidariedade (sobretudo solidariedade em relação a minorias sociais e desfavorecidos). e é esse princípio (talvez existam mais, mas esse é o mais fundamental que consegui achar até agora) que vai nortear praticamente TODAS as "regras" da esquerda. NOTA DE RODAPÉ: não vou falar aqui sobre qual seria o princípio norteador da direita porque eu me posiciono à esquerda e apenas pra um comentário de UA-cam fica mais fácil eu falar a partir do meu local de fala. FIM DA NOTA. o que quero dizer com isso é que essas regras -- apesar de se mostrarem como fixas -- serão por natureza sempre maleáveis e adaptáveis às conjunturas e estruturas sociais, desde respeitem sempre os princípios norteadores. seria ingênuo, por outro lado, desconsiderar que vivências e obtenção de certos conhecimentos complexificam em certa medida isso tudo. e é nesse jogo identitário desprovido dessa noção de princípios que começa a surgir esse não-reconhecimento, essa falta de lugar. tudo isso posto, acredito que seja possível afirmar com certa segurança que você é essencialmente de esquerda, Pirula -- embora ainda te falte, sinto te dizer, algumas ponderações sobre determinados temas. e só pra encerrar, das duas uma: ou o teu amigo comunista se expressou errado, ou você não entendeu direito, mas historicamente e estruturalmente a ideia de isenção serve em muito às ideologias e valores conservadores e/ou de direita. mas esse é um assunto pra se conversar em separado fazendo os devidos aprofundamentos.
Pirulla, é inegável seu carisma e talento, sempre com opiniões sensatas, é por esse motivo que seu canal tem tantos inscritos, mesmo falando de assuntos não populares e com vídeos longos. Meus parabéns
Pirulla, acho incrível sua capacidade de fazer analogias para explicar suas ideias!
Vídeo perfeito, opinião absolutamente sensata, mostrou realmente o absurdo do nível extremista e alienado das pessoas hoje em dia no país. O que parece é que o país ainda não se livrou dos traumas da época de ditadura. Direitos humanos é questão de bom senso SIM, e preocupação com o meio ambiente também, isso não tem lado, é bom senso e humanidade mesmo. Ótimo você ter feito esse vídeo. Muito bom.
Video de 15 minutos, nos devolvam o Pirula malditos.
hahaha
Cris souza esse video tem meio pirulla de duração
Já tem algumas semanas que o Pirula foi sequestrado e deixaram este impostor no lugar dele.
Você explica muito bem as duas grandes áreas da ciência. Parabéns!
Entendi, realmente essas classificações são entedianres mesmo, mas no caso da política é importante haver identidade ideológica que possa orientar as opções por programas e posturas bem definidas, o melhor dos mundos é que tudo possa ocorrer sem cisãnea alguma no plano das pessoas. Apenas escolhas de ideias, de toda forma sigo admirando muito o teu trabalho Pirulla, suas reflexões são especialmente relevantes. Por gentileza continue.
Olà Pirula, Eu moro na Itàlia hà quase 10 anos.
Nunca escrevi nada, para nenhum canal ao qual seguo.
A sua definiçao de "Terrone" està muito bem exata.
Em um modo geral "Si dà del Terrone" mais ou menos para todos residentes ou provenientes de Roma para baixo.
Mas, como voce bem citou, muitos da zona da Padania para o Norte nao seriam assim chamados.
Desculpe-me pelo Portugues meio equivocado, mas gostaria de escrever e de algum modo contribuir.
Otimo trabalho.
Pirula você tocou no ponto certo no final do vídeo, o que mais tem hoje em dia é conservador disfarçado de Liberal hahahah já estava reparando isso a um bom tempo..
O meu bruxo gosto muito seu trabalho sério cara...
O povo sem orientação se move por paixão.
Parabéns Pirulla sempre com bom senso e equilibrado.
O Pirula consegue me fazer admirá-lo mais a cada vídeo.
Parabéns, Firula. Nessa polarização absurda, inclusive taxando quem discute ideias científicas, eu tenho me identificado muito com seus posicionamentos. To como você: algo mais ou menos centro-esquerda. A importância das questões sociais, biológicas entre outras áreas, são bem dosadas nos seus vídeos. Gosto.
Você conseguiu traduzir a minha posição política!!!!! Adorei o vídeo!!!!!!
Sou historiador e mais uma vez sou obrigado a te elogiar pelo bom senso e análise, pena que ninguém entende se defender ideias e se associa a partidos e lados se opõem por seu opor para não dar moral para o outro lado, virou fla x flu discussão política, é lamentável infelizmente.
Sou Estudante de História sou a favor do bom senso
Pirula... De verdade. Me identifiquei com o vídeo. Suas idéias são otimas, e seus pontos de vistas tambem, me impresionei como conseguiu usar os morrinhos de formas tão diferentes. Muito mais sucesso ao canal.
parabéns pirulla! raro ver algo na internet que me define tanto como seus vídeos, inclusive esse vídeo seu.
Primeiro video que vejo do canal. Mais um inscrito. Parabéns pelo bom-senso e pela inteligência.
Que legal saber que vc compõe! Muito boa a música de abertura!
E vc é o maior "esquerdão" que eu já vi! kkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira. Abraços, querido!
Concordo com vc e discordo de você ao mesmo tempo. Pode isso?
Eu diria que sou de esquerda, mas cara, você é um dos influenciadores que eu mais admiro, mesmo nao concordando com muitas das suas posições. Mas acho que você deve continuar fazendo esse trabalho incrível com muita argumentação
Pirula! Parabéns pelos seus vídeos! acompanho seu canal a uns 2 anos. como seus vídeos na maioria são longos (e eu acho válido já que o conteúdo é muito bem orquestrado e complexo, necessitando de tempo mesmo para ser exposto) eu sempre escuto enquanto faço outras atividades. Muito obrigada por trazer tanto conteúdo!! 🤘
Vc é inteligente pra caramba Pirula, parabéns pelo vídeo e pelo canal, curto e aprendo muito.
12:40 isso que ele falou é pura verdade, já participei de um grupo do Facebook de libertários, o que mais tinha era conversadores se dizendo libertários.
Eram conservadores querendo impor o conservadorismo através do estado?
Luanna Araujo sim sou libertário e isso é vdd, mas aquele grupo ta cheio de socas tb postando bait
Lucas S.C. Eram igual ele falou, defendem a liberdade só econômica, não social.
É porque tem gente que é contra algumas liberdades individuais por opinião e outras que querem proibir à força essas liberdades individuais (o primeiro caso não seria contraditório com o libertarianismo). Existem libertários conservadores (e eles costumam chamar os "conservadores de direita" de neocons)
Uma das coisas que mais me incomoda é justamente isso: a pessoa vai lá, se diz libertária ferrenha mas sempre larga aquele "Eu defendo a liberdade econômica mas não quero que mulheres tenham direito ao aborto/liberação da maconha/liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo etc..." . Literalmente um conservador enrustido.
video com 0,05 pirulas de duração
HURRR DURRRRR.
Lucas Draichi não amigo, é 0,5
Na verdade 0,25, ou seja, 1/4
na verdade é 0,5 pirulas de duração :v
Não. É 0,363.
Não se defende ideias por elas talvez estarem associadas ao lado que você (pré) escolheu, é ao contrário, você entende de qual lado as ideias que você defende está. Naturalmente você vai consolidar uma posição no espectro à medida em que você vai formando mais opiniões e entendendo onde elas se encontram no espectro.
É só ESQUECER essa ideia de que você precisa ser leal a um lado, nome ou cor... Foque apenas em formar suas opiniões com bom senso e pesquisa e nunca tenha medo de voltar atrás.
11:09
Não necessáriamente você vai ficar no vale do meio.
12:05
Vamo lá!
Primeiro é preciso entender que enquanto Socialismo, Globalismo, e Progressismo SÃO posições à esquerda no espectro político e isso é bem definido, Liberalismo Economico, Nacionalismo e Conservadorismo são visões posicionadas à direita, ponto.
Não é que nos EUA esquerda e direita tenha um sentido diferente do Brasil, é só o sentido da palavra "liberal" que lá é mais associado a progressismo, só isso.rsr
Explicando: Por fatores históricos bastante óbvios (para a maioria aqui eu acredito), socialismo não é um assunto tão pertinente no debate político da sociedade americana quanto a contraposição entre progressismo e conservadorismo, então lá a palavra liberal aparece num contexto que discute mais a sociedade do que o sistema econômico do país. Enquanto no Brasil por fatores históricos bem óbvios, o debate político é mais voltado para "Qual o melhor sistema econômico, Socialismo ou Liberalismo?"
Então não é direita e esquerda que muda de sentido de um país para o outro, o que muda é apenas o debate mais comum em assuntos políticos e qual o sentido da palavrinha "liberal" em cada um desses debates.
Moral da história:
Se você tiver mais afinidade com Liberalismo Economico, Nacionalismo e Conservadorismo, você terá formado opiniões sinceras sem se iludir sem se forçar leal a um lado mas você não estará no vale do meio mais, você está no topo de um dos morros, o que muda é que talvez você só não queira aceitar a realidade da posição em que você está.
13:52
Por que ambientalismo é de esquerda? Essa é fácil, e é boa por que ela faz conexões com outros assuntos mesmo sem você querer.
Vamo lá!
Pra essa é preciso entender qual o rabisco mais próximo de ser uma pirâmide social/economica no mundo e na nossa época.
No topo estão os Bilionários
Logo abaixo estão os governantes (alguns podem eventualmente ocupar o topo também)
Logo abaixo os multi milionários
e por último geralzão assalariado e que não tem nenhum poder de decisão importante (desses muito raros ocupam cargos de governança nacional).
Tendo isso em mente voltamos ao assunto, "Ambientalismo":
Não tem como você ser ambientalista sem defender políticas que vão prejudica economicamente alguns Bilionários e Multimilionários, você prioriza o bem de toda a pirâmide em detrimento de uma parte dela, que no caso é justamente a parte que tem mais poder de decisão, não tem como você ser ambientalista e não ser GLOBALISTA por que o ambiente a ser preservado é um sistema único e global, naturalmente você defende a restrição da LIBERDADE de um grupo para priorizar o bem estar de todos.
Vê como que sendo ambientalista não tem como você defender LIVRE mercado quando o que tá em cheque é a sustentabilidade do Planeta?
Ao ser ambientalista você se posiciona em todo o lado esquerdo do espectro.
PS.: (Totalmente desnecessário, mas...)
É bom lembrar que hoje, na nossa sociedade a mobilidade social (a possibilidade de sair de uma parte da piramide e ir para outra) é mais liquida que no feudalismo, e que hoje ela varia muito entre países, no Brasil por exemplo é uma falácia falar em mobilidade social universal e dizer que existe a tal meritocracia.
Acho q ta na hora de criar o termo "Sensato" q seriam pessoas que n estao nem na extrema direita e nem na extrema esquerda!
Ja existe: Indiferentes
Zé Luigi pura verdade
Voltei do tempo pra dizer que é 2020, está mais ainda mais polarizado ainda e que estamos passando por uma pandemia que o pessoal polarização até vacinas e medicamentos... Mds
Quando este canal tiver 200 milhões de seguidores o Brasil vai ficar mais respirável.
Tão simples e elementar que qualquer criança aprenderia, pena que a nossa sociedade ainda sequer chegou nesse nível....Parabéns Pirula!!
"Eu to chutando o pau da barraca mesmo " kkkkkkkkkkkkkk. Amo o Pirula.
Eu tinha ouvido "Eu to chupando o pau na barraca mesmo" mas tudo bem.
Vidéos do Pirula nunca perdem seu valor
Ótimo vídeo! Posicionamento sensato e muito bem explicado, conseguiu colocar em palavras o que eu sempre senti, mas nunca soube como dizer.
Mem, QUE VÍDEO TOP! Parabéns pelo conteúdo....
Há uma tendência, na natureza, tanto do ponto de vista físico-químico, quanto biológico e psicológico pelo equilíbrio, é difícil exemplificar um extremo que seja bom, logo é plausível considerar que estar no centro é estar mais aliado ao bom senso enquanto que a cada vez que se move a um dos extremos, mais longe da sensatez a pessoa se torna.
8:13 "Foto do ditador da Coreia na minha mesa" KKK... ri muito aqui!
Muito boa a participação do Pirula no podcast MDM. 😀
O problema é quando as pessoas não tentam se identificar pelo o que são, mas se identificam por aquilo que não são
Parabéns Pirula ótimo vídeo como sempre...
Excelente vídeo, como sempre. Se já é difícil pra você então imagina pra pessoas como eu que se definem como Liberal-Conservador kkk. Mas eu particularmente acho que assim como algumas outras pessoas (tanto de Esquerda quanto de Direita) você tenha uma ideia um pouco errada de conservadorismo. Por isso recomendo o livro As Ideias Conservadoras do João Pereira Coutinho
Conservadorismo é LIXO, é doença mental, e ponto final.
Quem fundou o pensamento conservador foi um homem chamado Edmund Burke com o seu livro Reflexões sobre a revolução na França. Se você ler o livro vai ver que não tem anda a ver com Bolsonaro
gabriel bione conservadorismo deveria ser superado é uma medda
Perfeito o vídeo. Ele mostra exatamente como a grande maioria das pessoas se sentem. Pode ser que você concorde com certas coisas que normalmente quem tá na direita concorda mas também pode concordar com coisas que são mais frequentes em pensamentos de esquerda. Cada assunto deve ser analisado separadamente e sua opinião virá dessa reflexão que fará sobre cada um desses assunto.
Rótulo é pra otário.
Parabéns pelo vídeo e digo mais: uma pena que nós somos a minoria com essa exata visão de mundo, pelo menos aqui nesse país.
Sobre cansar de agradar ou tentar "mudar/salvar" o mundo, também me sinto assim ultimamente, infelizmente (não que eu seja importante ou "abrangente" como você). Algo como uma desilusão, parece que de fato não importa quanto esforço se emprega em debates e informativos para com o próximo, nada adianta, em nada melhora, "não tem como ajudar quem não se ajuda", "não tem como ensinar para quem não quer aprender", e justamente aqueles dispostos a te/me dar ouvidos e aprender são esses que já tem um pensamento mais "refinado, aprimorado, imparcial, humano, moral, ético, ecológico, correto, intelectual", por assim dizer, o que acaba sendo mais só uma reafirmação de idéias que uma novidade para os envolvidos. Provavelmente quem assista seus vídeos (acompanha o canal, e não esporadicamente), assim como eu, espero, já são pessoas com uma certa capacidade pensante e interessados em ser melhor, quem deveria ler/ouvir/aprender essas coisas não vai atrás (graças a nosso sistema "educacional"). Mesmo assim agradeço, de verdade, os "10%" dos seus vídeos que me acrescem, além dos "90%" que satisfazem por mostrar que não estou sozinho na minha linha de pensamento.
Mais uma vez, de forma geral, parabéns e obrigado pela sua sinceridade e suas contribuições sociais.
Na verdade Pirula voce esta analizando apenas um eixo das coisas.
Como diz o nosso amigo Raphael do Ideias Radicais,voce esta olhando apenas a luta entre os Coletivistas.
Esquerda e Direita são a mesma alavanca em posições diferentes. (Um quer regular o comercio,outro os valores da sociedade)
A verdadeira luta é entre Coletivistas e Individualistas :3
Vídeo ainda muito atual e agora absurdamente poralizado
Eu me choquei na época em que o tema do enem foi, "como combater a violência contra a mulher" e o pessoal ficou emputecido pelo mec estar doutrinando esquerdopatas e coisas do gênero. Depois dessa (e outras), me lembro do Pondé argumentando que a esquerda 'sequestra' o bem como se só ela lutasse por causas do gênero... Bem, se a esquerda sequestra esses valores ou se eles são simplesmente recharçados pela direita (ou os dois) é uma dúvida que permanece no ar.
(Mas entendo que a discussão é bem menos rasa que isso e tu faz muito bem em não se impor escolher um lado).
Diego Nogueira verdade, fico impressionada pq chegou a um ponto (pelo menos no Brasil) que discutir violência contra a mulher, entre outros temas, como o racismo, por exemplo, virou coisa da esquerda.
Sim. Tipo isso.
Letícia Sena vejo o pondé dizer isso há tempo, sim a esquerda se apropriou das virtudes humanas, isso vem mudadndo há mais ou menos 10 anos, usar camiseta de "Che " há bem pouco tempo era ser politizado, lembre-se disso.
Infelizmente o pior legado, de todas as merdas que a ditadura fez aqui no Brasil, foi legitimar o pensamento comunista/socialista, e expandir por anos. A discussão de que alguém possa ser a favor da sociedade de mercado, e não comer criancinhas no jantar, aqui no nosso país é muuuuuuuiiiiiiitoooo recente.
Temos que agradecer que hoje possa existir até mesmo uma polarização, pois em países como cuba, Coréia do norte, Indonésia, muitos países africanos, assim como houve no Brasil, a liberdade de expressão não existia/existe, e essas discussões seriam e são feitas na ponta do fuzil...
Letícia Sena não vejo os homens brancos da bancada evangélica, geralmente dos partidos de direita, engajados nesses debates... E não me rotule de esquerdalha por esse meu comentário pontual. =D
O problema daquela redação foi mais a desonestidade das fontes. O Clarion de Laffalot já havia mostrado isso em 2013 no vídeo "Feminicídio" e a Arte de Manipular Estatísticas.
É lamentável o enorme analfabetismo político que tenho presenciado nas redes sociais. Até pessoas com curso superior, ou seja, advogados, engenheiros, administradores de empresas, entre outras profissões: acreditam que a diferença política entre direita e esquerda é que ser de esquerda é ser comunista e contra o capitalismo e ser de direita é ser a favor do capitalismo. Saiba que esse é um discurso esquizofrênico de um analfabeto político.
Como assim?
Pirula e aí blz? !
Ansiosa pra ver seu vídeo sobre a greve geral quer era pra ser geral mas não rolou. Eu moro em Goiânia e teve um caso muito grave aqui na minha cidade de um estudante que foi agredido com um cacetete na cabeça por um policial e o tema está gerando muita polêmica e dividindo opiniões. Seria interessante, se vc quiser é claro, citar o ocorrido, pois eu penso q engloba uma questão nacional. Adoro seus vídeos e grande abraço.
Como disse o Raphael Hide, direita x esquerda não é uma definição relevante nem digna de análise. A discussão relevante é coletivismo x individualismo.
Gabriel Nunes
também isso está incluindo.
aham
a discussão relevante não é esquerda e direita e sim em cima e embaixo - gabriel nunes
Gabriel Nunes A resposta continua a mesma. Se manter no centro. É melhor.
Sinceramente ? Eu defendo todas as liberdades a rigor, se é pra ser extremista em alguma aspecto, que seja nesse.
Pirula o vídeo sobre aborto e sobre gênero sai esse ano? Acho q são os vídeos mais aguardados do seu canal.
P I S T O L O U
Oliver Murphy Aborto é assassinato, acabou...
+Human Disease Acho que ele falou assim pq o Pirula demora muitas vezes literalmente anos para lançar um vídeo.
Espero que ainda demore bastante... para que ele tenha tempo suficiente para pesquisar direito o assunto, e assim evitar repetir as bobagens de sempre e as invencionices recentes dos câncervadores. Assim ele não vai precisar lançar um segundo vídeo só para pedir desculpas e corrigir as besteiras que ele afirmou no primeiro vídeo.
Marsia Mariner Esquerlixa lixo! Conservadorismo representa justiça.
representa família, bons costumes que nós herdamos, representa você andar armada na rua e se proteger, representa o livre mercado.
Aborto é imoral, e se uma mãe já pensa em abortar o filho, mostra o quanto essa mãe o ama.
Pirula, acho que esse foi o vídeo teu que eu mais me identifiquei, não podia concordar mais contigo. Achei engraçado no final tu dizer que esse era um vídeo super polêmico, que o pessoal ia reclamar um monte e tal, enquanto do meu ponto de vista, é como você mesmo disse, trata-se apenas de bom senso!
Centrista acredita que não tem um viés, ideologia, assim como o paulistano acha que não tem sotaque.
@Yamanaka Ino ❀ 山中いの ♡ qual o motivo das interrogações, a afirmação dele está super clara.
???
!!!
Seus vídeos são ótimos e foda-se os rótulos. Parabéns penso exatamente como você. Você não está sozinho Pirula.
Concordo 100%, não vejo sentido em se definir como esquerda ou direita, isso necessariamente te obriga a abraçar todas as ideias do pacote, o que EU não estou disposto a fazer.
É impossível que uma meia dúzia de termos (direita, esquerda, centro, conservador, etc) possa definir todas as diferentes formas de pensamento.
Parabéns ótimo vídeo brother..
Boa Pirula! Sempre tive essa mesma opinião, importante é sermos CENTRADOS em nossas idéias e convicções.
Posso dar uma dica interessante para um vídeo ? Acho que seria bem interessante a disseminação de boas pesquisas não só na área da política quanto da economia. Por isso eu sugiro um videozinho sobre o trabalho de Elinor Ostrom sobre A Tragédia dos Comuns. Como pequenas sociedades com conhecimento local, trabalham para gerir os recursos, não em um ambiente de competição intensiva de um tentar prejudicar o outro, mas ao contrário, a capacidade deles de se organizarem e cooperaram afim de usufruir daquele recurso da melhor maneira possível. É muito interessante Pirula, de uma olhada. Abraços
achei q era um código de GTA kkk direita esquerda direita esquerda triângulo L1
Continue a fazer vídeo polêmico!! Adoro esses temas ❤️😘
Um dos poucos UA-camrs que fala sobre politica e que me atrevo a assistir.
Me sinto como você, no centro das opiniões, sendo apedrejado pelos dois lados...
Eu sou libertário e já fui chamado de petralha e comunista ao mesmo tempo que fui chamado de reaça e coxinha. Mas de fato tem uma galera mais conservadora se dizendo liberal ou libertário que não tem nada de liberal ou libertário. Uma galera querendo manter a política idiota de guerra contraste as drogas, querendo livre mercado mas não muito, porque tem que proteger a indústria nacional, que quer regular quem pode se casar com quem e etc.
Para mim, essa bipolaridade é mais para "organizar" o flaflu, bavi ou grenal. Dividindo assim, fica fácil rechaçar o adversário. Os "inimigos" ficam mais nítidos se eu jogá-los numa mesma caixa. A gente discute política moldados pelo hábito de assistir novela e fica torcendo por um ou outro personagem. A gente fala de política com a mesma (falta de) maturidade com que discutimos a rodada do brasileirão.
Cara, vc conseguiu explicar o que eu penso em uma maneira muito clara. Sempre tive dificuldade em me expressar, a galera já me taxa de petralha ou coxinha.. saco cheio disso. Parabéns pelo video.
Sugestão: faz um video do "comunismo" norte coreano.
Salve Pirulinha! ;)
Eu gostaria de saber o que você acha do canal Mamaefalei...
tu é o cara pirula , parabens
meio PI rula= aprox. 15 mins de duração um PI rula de duração = 31,41
Pirula, excelente video. Gostaria que tocasse em mais assuntos polêmicos, como o aborto e a ideologia de gênero.
Gabriel Henrique Também acho. Mas sempre vai ter aqueles q reprovarão pq afinal, o Pirula não é expert nesses temas....mimimi
Cara perfeito seu raciocínio
pírula parabens!!!! excelente explicação!
Boa Pirulito 🍭... acho que o pessoal (pelo menos do meu círculo social) tem parado de usar esses termos, direita e esquerda, ainda bem, era insuportável e ficava impossível qualquer diálogo sem começar a chacota e o desmerecimento de um lado pelo outro.
O que acho que está acontecendo hoje, Pirula, é que tratar de determinados assuntos, como por exemplo racismo, feminismo, cotas, etc, tornou-se "papo de esquerda" ou de "pessoal das humanas". Por outro lado, falar de mercado ou livre mercado, por exemplo, tornou-se "papo de direita". Existem determinados temas que não estão na esquerda ou na direita, eles são fatos ou, como você mesmo colocou, são questões para se tratar com bom senso, nunca perdendo o criticismo e a reflexão.
Parabéns pelo vídeo.
Sim 👍 ✌️ 👍 ✌️ 👍 exato
Q U A L I D A D E
VoaAmendoim Lá vem os merdas
VoaAmendoim seja livre
S I N C R O N I A
Tá 24 esse arcondicionado ?
to com o ventilador no 3