🤔 Qual é a idade certa para fazer terapia ABA?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 сер 2024
  • Cursos Online: bit.ly/cursosM...
    Cada vez mais, os pais estão percebendo sinais de atraso nos seus filhos, quando eles ainda são muito pequenos. Entre 1 ano e 1 ano e meio de idade, já é possível perceber que a criança não interage tanto como deveria, que possui alguns atrasos na fala, que não segue os comandos e nem compreende coisas complexas. Também é possível notar que nesses casos, as crianças só executam coisas que fazem parte da rotina, que são repetidas sempre no dia-a-dia.
    Ao mesmo tempo que os pais ficam preocupados com esses sinais, a maioria acaba esperando para ver se o filho se desenvolve no tempo dele e consegue se igualar aos pares. Isso é um grande erro! Atraso é um cérebro que está em um desenvolvimento diferente do que devia, que está defasado em comparação às outras crianças. Por isso, precisamos correr atrás o quanto antes!
    Às vezes, parece que as crianças são muito pequenas e ainda não aprendem muito. Porém, as janelas de oportunidade estão justamente na primeira infância. Quanto menores as crianças são e quanto mais cedo for, mais chances de aprender coisas novas e se desenvolverem. Isso tudo por conta da neuroplasticidade do cérebro. Ou seja, quanto mais nova a criança é, mais neuroplasticidade ela possui, e consequentemente, mais potencial de aprendizado.
    Por isso, terapia ABA Naturalista pode ser aplicada desde cedo, pois é cientificamente comprovado que ajuda a recuperar atrasos, a diminuir comportamentos inadequados e aumentar comportamentos de autonomia e independência. Precisamos sempre trabalhar com a motivação da criança, seguir a liderança, valorizar o que ela tem de bom e complementar.
    Não percam a oportunidade de estimular os seus filhos o quanto antes!
    *****
    Livros:
    - S.O.S. Autismo - amzn.to/2VveACu
    - O Reizinho Autista - amzn.to/2VlWt1I
    - Link para baixar o livro MUNDO SINGULAR: bit.ly/mundosi...
    *****
    Facebook: mayragaiato
    Instagram: @mayragaiato
    Contato: contato@institutosingular.org
    Site: institutosingu...
    *****
    Olá pessoal, tudo bem? Sou Mayra Gaiato, psicóloga especializada em Autismo Infantil e criei este canal para conseguir levar às pessoas, conteúdo especializado sobre Autismo e outras questões importantes para o desenvolvimento infantil.
    Busco me especializar em diferentes formas de intervenção e tratamentos para o Autismo, já que, cada criança precisa de uma abordagem individualizada e podemos desenvolver várias técnicas.
    Tenho Mestrado em Análise de Comportamento pela PUC e estou concluindo minha especialização em neurociência pela Faculdade de Medicina da USP. Fiz cursos intensivos acadêmicos internacionais em diferentes metodologias de tratamento para o Autismo nas universidades de Estocolmo (Suécia), Els for Autism na Flórida e Aprimoramento no Modelo Denver de Intervenção Precoce no Mind Institute na Califórnia e Pós-Graduação "Infant Parent Health" na Universidade de Massachussetts em Boston.
    Nossas clínicas ficam em São Paulo onde, junto a um time multidisciplinar e formado por profissionais com formação em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e neurologia, atendemos crianças e familiares e traçando o melhor plano de tratamento para cada criança. As terapias podem envolver aplicação de testes específicos como: atendimento feito por especialistas no consultório, atendimento domiciliar, acompanhamento na escola e coaching parental.
    Ajude a divulgar o canal para que mais pessoas tenham acesso a essas informações! Beijos e muito obrigada!

КОМЕНТАРІ • 105

  • @maedeautistanacozinha
    @maedeautistanacozinha 3 роки тому +38

    Desde que meu filho tinha 8 meses percebi que havia algo errado no comportamento dele, nos choros intensos e sem motivos, na irritabilidade e na necessidade excessiva de estar me segurando, literalmente agarrado a mim. Mas a pediatra dele sempre me olhava como uma mãe exagerada e dizia que ele é mimado. Com 1 ano e 11 meses meu filho teve a primeira crise de ausência e junto com a epilepsia veio a investigação de autismo. Nesse momento ele já iniciou com a fono. Com 2 anos e 3 meses o diagnóstico foi fechado. No mês seguinte iniciou com uma excelente psicopedagoga. Nessa fase eu ainda tentava recorrer ao plano de saúde, mas depois de negativas e de um processo na lentidão da justiça brasileira, passei a pagar tbm uma psicóloga.
    Para completar tivemos o prejuízo de tempo perdido na pandemia e só consegui começar com a TO e psicomotricista há pouco tempo. Mas vejo que as áreas que ele mais evoluiu, foram as que as terapias começaram aos 2 anos e que teve bom engajamento com as terapeutas. As que começou aos 3 anos, ainda estamos tentando correr atrás do tempo perdido.
    Meu maior arrependimento foi não ter dado ouvido ao meu sentimento de mãe que dizia que tinha algo errado e buscado até encontrar um profissional que levasse a sério minhas reclamações e ignorado a todos, tanto profissionais e quanto família que diziam que tudo era normal e que eu sempre penso o pior.

    • @frantielefeitosa8496
      @frantielefeitosa8496 3 роки тому

      Daniele syndara queria muito que me falasse sobre essa crise de ausência meu filho de 1 ano e 9 meses esta sendo acompanhado e possivelmente vamos receber o diagnóstico de autismo. Ele começou a ficar piscando os olhinhos repetidamente algumas vezes durante o dia e a Neura que acompanha ele me pediu um exame porque ele disse que pode ser crise de ausência, ja vou fazer esse exame para saber. Estou tao aflita.

    • @maedeautistanacozinha
      @maedeautistanacozinha 3 роки тому +1

      @@frantielefeitosa8496 Meu filho ficava imóvel, podia colocar a mão na frente dos olhos dele, mesmo que tivesse algo interessante na TV, ele não reagia, não atendia a chamados, nem a nenhum tipo de som. E pouco tempo depois voltava ao normal. Durante as crises, ele mexia os olhos de um lado para o outro, como se estivesse lendo alguma coisa e tbm tinha alguns movimentos leves na boca, como leves sorrisos. Depois das crises ficava mais letárgico, passava mais tempo deitado.
      Nenhum exame que meu filho fez acusou a crise de ausência ou qualquer outra alteração. O diagnóstico foi baseado em análise clínica mesmo. Eu filmava as crises e enviava os vídeos para neuro. Depois de 1 mês de uso do anticonvulsivante ele não apresentou mais crises.
      As crises do meu filho iniciaram com 1 ano e 11 meses. Mas na verdade acho que iniciaram antes, pq já o via com o olhar perdido, mas só procurei ajuda quando percebi que não era apenas um olhar perdido e, nessa altura, ele já tinha crises de até 3 minutos.
      É desesperador, eu sei. Mas se serve de apoio com as crises controladas até os sintomas do autismo diminuiriam a intensidade. E, se serve como esperança, mês que vem meu filho completa 4 anos e está fazendo o desmame do anticonvulsivante, já está com uma dose muito pequena e não apresentou crises até agora. Tudo indica que está livre da epilepsia.

    • @maedeautistanacozinha
      @maedeautistanacozinha 3 роки тому

      @@frantielefeitosa8496 se quiser conversar mais sobre o assunto, saber de mais detalhes, me manda um e-mail (danisyndara@gmail.com) que eu te dou meu zap para conversarmos.

    • @monicajales2042
      @monicajales2042 3 роки тому +1

      Infelizmente é isso que acontece! Muitos profissionais despreparados dando respostas vagas ou inadequadas aos responsáveis e que mais a frente farão toda a diferença para a evolução de uma melhor qualidade de vida para a criança portadora do TEA e para a família!

  • @karinejaciani662
    @karinejaciani662 3 роки тому +25

    Minha família acha frescura eu levar em terapia pq acreditam que meu filho não tem nada demais e é só uma fase...nem discuto mais...tenho certeza que estou no caminho certo.

    • @DarkxHeero
      @DarkxHeero 3 роки тому

      é sempre assim, toda a família é igual, ficam no "negacionismo" , mas não é por mal é porque não querem aceitar que a criança que era "queridinha, linda e perfeita" tenha um problema que não possa ser visto se não pode ver não existe.

  • @Adnalinx
    @Adnalinx 3 роки тому +19

    Se eu tivesse visto este e outros vídeos há 4 anos atrás, talvez meu filho estivesse bem melhor. Eu não conhecia claramente o que era autismo e não tive a ajuda necessária dos familiares, pois todos achavam que era normal. Mais Deus é tão bom que conheci seu canal, e mesmo sendo já um pouco tarde, eu tenho fé que ele melhore sempre a cada dia. Beijos Mayra 😘 e fica com Deus.

    • @fernandavik
      @fernandavik 3 роки тому +3

      Olha eu voltei aqui por causa dos likes no meu comentário, vc ainda tem tempo, procura o mais rápido possível a terapia ABA eu vou em outra cidade fazer com meu filho, até os 7 anos a criança tem grandes chances de evoluir muito! Depois dos 7 as chances vão diminuindo, não se de por vencida, vc ainda pode recuperar o tempo perdido! Pesquisa clínicas na sua cidade ou em cidades vizinhas, se não tem plano de saúde, investe nisso, peça ajuda, faz o que for e vai atrás, vc tem 2 anos ainda que pode ter grandes resultados, a rede pública para meu filho não andou por causa da pandemia, mas fui atrás de particular, e encontrei a terapia ABA! Foi maravilhoso, meu filho agora está com 3 anos, em 1 mês e meio eu ganhei o que ganharia em 1 ano se ele tivesse ficado aonde estava 😰 foi Deus que me deu a direção, eu acordo agora 4:30 da manhã saio às 6 fico esperando até 7:30 a terapia começar, é 2 horas por dia acaba as 9, tudo com transporte da prefeitura! As vezes chego em casa 11:00 da manhã, e tudo está valendo a pena! Meu filho vai ter uma vida normal 🤗 vai atrás não desista!😉

    • @livianesantos7235
      @livianesantos7235 3 роки тому +1

      Eu até hoje não tenho laudo mais tenho certeza que meu filho é, é ele tem 13 anos .

    • @Adnalinx
      @Adnalinx 3 роки тому

      @@fernandavik olá, eu vi aqui seu comentário e queria saber quanto você paga nas consultas da terapia. Porque aqui no Rio é de R$200 pra cima.

    • @fernandavik
      @fernandavik 3 роки тому

      @@Adnalinx eu faço pelo plano de saúde Unimed, depois de um tempo tem restrição de guias, da pra tentar conversar no plano de saúde, caso eles não liberem da pra conseguir judicialmente, porque eles têm total direito ao tratamento pelo plano de saúde

  • @katiucesilvabrito7264
    @katiucesilvabrito7264 3 роки тому +6

    Quanto mais cedo começar o tratamento melhor são os resultados.
    O meu começou aos 2 anos de idade hoje ele tem 8 e tá bem evoluído

  • @ElianiLamasnany
    @ElianiLamasnany 2 роки тому +3

    minha filha tem 1 ano e 3 meses, quando ela fez 1 ano eu sabia que algo estava errado, ela não bate palmas não manda beijos dificilmente olha quando chamo, não dá tchau, não olha no olho das outras pessoas, ela ainda não fala, em fim... coisas q senti falta em uma criança e mesmo sendo mãe de primeira viagem eu desconfiei que algo não estava certo desde bebê q ela demorou de mais pra rolar e não me olhava quanto mamava, e cá estou eu já passei pelo processo de aceitação marquei a primeira consulta já com neuro, porém eu não tenho ideia por onde começar tenho medo de ir no neuro e ele falar balela em fim.. agradeço a Deus por ter descoberto cedo mais não quero passa de médico em médico e quando vê ser tarde de mais!

  • @vanialaprovita3590
    @vanialaprovita3590 3 роки тому +9

    Obrigado pelas informações, sempre vejo seus vídeos pois meu filho faz tratamento no SUS não tenho condições de fazer o Aba mais tento fazer o que posso em casa mesmo

  • @carolinezamuner1647
    @carolinezamuner1647 3 роки тому +8

    Eu começei com a minha filha fazer a terapia ABA con 1 ano e 10 meses.Começei fazer um Curso sobre ABA e estou aplicando com minha filha e ela está evoluindo muito. Obrigado pelo seus videos. Ajudam muito

  • @margarethfurtado4847
    @margarethfurtado4847 2 роки тому

    Obrigada por esse incentivo e ajuda para as famílias, que por muitas vezes se encontram perdidas, com novas situações dentro da família com sua criança.

  • @jositroleze4271
    @jositroleze4271 3 роки тому

    Gratidão, por cada conhecimento compartilhado... O mundo precisa de mais profissionais assim 🙏👏🏻👏🏻👏🏻

  • @TheMararibeiro
    @TheMararibeiro 3 роки тому +6

    O que atrapalha é que não tem profissionais que entende de ABA e o diagnóstico tardio.
    Meu filho agora aos 7 anos está recebendo terapia ABA e eu estou fazendo curso pelo CBI pra aplicar em casa. Mas perdemos muito tempo pra fechar o diagnóstico. Quem suspeitou foi a pediatra, mas os neuros e psiquiatras sempre descartaram.
    Mesmo com a suspeita, os convênios bloqueava as terapia por falta do laudo.
    Desconfiamos quando ele tinha 1e 5 meses, ele recebeu o diagnóstico com 4 quase pra 5. Perdemos muito tempo indo de médico em médico pra fechar diagnóstico.
    Agora é correr atrás do tempo perdido.

    • @sandramiranda7605
      @sandramiranda7605 3 роки тому +1

      Minha filha não consegue ficar sozinha dentro de uma sala com o profissional.

  • @heloisematos1799
    @heloisematos1799 3 роки тому +1

    Parabéns amamos seu canal 🙌🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🥰

  • @fernandavik
    @fernandavik 3 роки тому +14

    Eu comecei cedo 2 anos e foi a melhor coisa que eu fiz por ele, em 1 mês já evoluiu muito!

    • @hugosouza735
      @hugosouza735 3 роки тому +1

      Quantas horas por dia de AT, por favor?

    • @fernandavik
      @fernandavik 3 роки тому +7

      @@hugosouza735 2hs por dia, passa com 3 terapeutas, o meu passa com psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional, em 1 mês já começou a falar, 2° mês juntar duas palavras, e agora está começando a formar frases, eu comecei com ele no ano passado, as terapias, mas não era ABA, descobri a ABA a 3 meses, e já fui atrás, e a diferença foi gritante entre a tradicional, separado e a ABA todos os dias.

    • @hugosouza735
      @hugosouza735 3 роки тому +1

      @@fernandavik muito obrigado. Ótimo ler esses depoimentos. Incrível!!!!

    • @fernandavik
      @fernandavik 3 роки тому +1

      @@hugosouza735 corre atrás o quanto antes, que essas crianças são incríveis, e tem uma enorme capacidade de se desenvolver começando cedo, eu vou na clínica todos os dias, e vejo o grande progresso das crianças que começaram cedo, é emocionante ver o quanto seu filho pode chegar, vendo crianças que já conseguiram com seus próprios olhos 🤗 além do meu filho eu vejo pessoalmente crianças que fazem a bastante tempo, até crianças que começaram 4 meses antes do meu filho e já saem de lá falando tudo! Crianças que começaram como o meu! Não falando nada! Então é com certeza a melhor terapia que já criaram, e começar o quanto antes, sim é a melhor coisa! Eles choram muito no começo, parece que estamos fazendo a coisa mais horrível, não vou mentir, da vontade de desistir, mas eles se acostumam rápido, o meu foi dois meses assim, mas agora no terceiro mês, está diminuindo, o primeiro foi avaliação, pra ver o que iria precisar, também ficou doente e teve que parar, agora estou retornando, mas em casa continuei o que aprendi, e está fluindo muito bem! Então tem que ter persistência no começo, o começo é com muito choro, com todos eles, mas depois vem a recompensa. 🙏

    • @Maryybrito
      @Maryybrito 3 роки тому +1

      Fernanda, e seu filho não falava absolutamente nada? Pq no meu caso, minha filha não fala nada mesmo.

  • @leilaramos6328
    @leilaramos6328 3 роки тому +4

    Quando chegar o tempo de mocinha. Ai já estou sofrendo antes do tempo , ensinar como absorvente , TPM AFFF SOFRE JÁ

  • @lufreitas9420
    @lufreitas9420 3 роки тому

    assistindo seus vídeos aplico com minha filha está melhorando muito

  • @isabelcristinasilvadeolive6622
    @isabelcristinasilvadeolive6622 2 роки тому +1

    💝💝💝

  • @landiarodrigues5409
    @landiarodrigues5409 3 роки тому +1

    Eu só percebi com 2 anos e meio devido a fala e a alimentação logo foi pra como é muito difícil encontrar os profissionais pra o acompanhamento, já tem um ano que meu filho faz psicologia, TO e fono e sensorial meu filho evoluiu muúito minha surpreende todos os dias uma benção

    • @DarkxHeero
      @DarkxHeero 3 роки тому

      minha filha começou a 3 meses as terapias, tem melhorado bem tbm, só por curiosidade seu filho começou a falar com quanto anos ? a minha ainda fala só palavras soltas poucas ainda, não elabora frases.

  • @ananeto3692
    @ananeto3692 3 роки тому +1

    TENHO UM PEQUENO DE 2 ANOS E 4 MESES NAO TEM DIAGUINOSTICO AINDA , GOSTARIA MUITO DE FAZER ACOMPANHAMENTO DELE NA SUA CLINICA ,

  • @mariadelourdesalmeida6012
    @mariadelourdesalmeida6012 3 роки тому +2

    Mayra meu neto ate 2 anos parecia estar tudo certo sento encadinho comesou as primeiras palavrinhas mama papa tudo indo certo tudo mudou quando ele teve a boca cheia de sapinhos parecia ser parou de comer ficou seletivo e não falava mais ai mesmo assim a pediatra não deu nem um diagnóstico dizia que caetano logo falaria mas tempo passou ele fala tudo mas tem ecolalia esta com 6 anos agora que veio diagnósticos autismo leve

  • @juhrocha3745
    @juhrocha3745 3 роки тому +1

    Muito rico esse video❤👏

  • @fernandafernandes7858
    @fernandafernandes7858 3 роки тому

    Muito grata...

  • @rosalinaarf2069
    @rosalinaarf2069 3 роки тому +1

    Muito bom

  • @elzamaranhao9694
    @elzamaranhao9694 3 роки тому +4

    Oi Mayra!
    Você poderia fazer um vídeo para trazer informações sobre os benefícios da Terapia ABA na adolescência. Meu filho não fez na primeira infância e hoje aos 13 anos alguns profissionais afirmam que ele não irá se adaptar.

  • @raquelbrandao1028
    @raquelbrandao1028 Рік тому

    Conta pra gente brincadeiras de aba naturalista pra gente fazer em casa porque nem todas temos grana pra pagar terapia cara. Obrigada

  • @kauansantos4871
    @kauansantos4871 3 роки тому +1

    Minha filha tem 2 anos e 4 meses e assisti seus videos confesso que ela precisa de ajuda as birras sao muitas e gosta de brunquedos que gira e passa horas olhando chamo varias vezes nao mim ouve

  • @daianeramos2529
    @daianeramos2529 3 роки тому +1

    Parabéns pelo canal, você é top 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @jaqulinemariaferreiragomes1279
    @jaqulinemariaferreiragomes1279 3 роки тому +4

    Meu filho nunca fez ABA...já tem 6 anos e está muito atrasado na escola...ñ está sendo acompanhado pois onde moro não tem recursos (moro no interior)e não sei o que fazer...sou a mãe da criança!já descobri o autismo nele com 5 anos,um pouco tarde.ele é grau leve...mais acompanha algumas comorbidades

    • @mariaritamelo1467
      @mariaritamelo1467 3 роки тому +1

      Eu tb moro no interior e aqui não tem profissional , estou aguardando fechar o diagnóstico e vou fazer o curso de Aba para que eu e meu marido possamos fazer as técnicas em casa .

  • @leandrodealmeidapenaquepen9890
    @leandrodealmeidapenaquepen9890 3 роки тому +3

    Boa tarde, doutora!
    Descobri há pouco tempo que meu filho tem TEA. Vc me aconselha fazer o curso aba pra me auxiliar no desenvolvimento dele?
    Desde já agradeço!

  • @sidneibortolo1084
    @sidneibortolo1084 3 роки тому +2

    Boa noite!! Tenho 2 meninos de 1ano e 10 meses, que tem o diagnóstico de TEA, ambos fazem Fono e TO a 2 meses -+/- !! Minha questão é ? Até que ponto está Pandemia está afetando ? Pois não fosse isto eles estariam fazendo várias coisas que hj não podem!! Exemplo: parques , creches, socialização familiar, enfim por aí vai!! Sinto que isto também está complicando muito o tratamento deles!!!!

    • @DarkxHeero
      @DarkxHeero 3 роки тому

      é a pandemia, tem gerado um atraso no desenvolvimento absurdo em todas as crianças e adolescentes, as que tem algum outro problema de desenvolvimento isso agrava ainda mais o desenvolvimento.
      a minha filha tem 3 anos, e já tinha um certo atraso, e não ter aulas onde ela teria vários estímulos com outras crianças (brincadeiras, aulas, conversas, interação) que em casa sozinha não tem... é lamentável para todos os país essa situação.

  • @MariaSousa-zi5or
    @MariaSousa-zi5or 3 роки тому +1

    Ô minha linda , meu filho tá muito difícil, bate na irmã, joga tudo , como faço? Parece que não entende o que falamos. Ele é especial , é apegado a ela de mais mas! Não consegue ficar perto logo arruma motivo pra bater

  • @irismaroliveira426
    @irismaroliveira426 3 роки тому +4

    Qdo mais cedo melhor!!! Meu filho desenvolveu bastante com ABA e IS e fono. Desde os 2 anos e meio...Ele foi diagnosticado cedo

    • @teacherdayckson4874
      @teacherdayckson4874 3 роки тому +1

      Meu filho tem 2 anos e 4 meses. Notamos alguns sinais e atrasos. Levaremos na neuropediatra próximo dia 20.
      A senhora teria alguma sugestão de terapias ou formas para desenvolver, estimular mais o cérebro? Alguma pergunta a ser feita a neuro?
      Desde já, muito obrigado!

    • @roxellygomes43
      @roxellygomes43 3 роки тому +2

      @@teacherdayckson4874 meu filho ainda não foi diagnosticado, está fazendo terapia ocupacional e fonoterapia.
      Mas o que estou aprendendo com elas e aqui no canal é dar bastante atenção a criança, mesmo que ela pareça não se importar que vc está ali. Faça bastabte atividades com pintura em tinta, em lapis de cor, giz de cera, massinha, contar histórias com bastante gestos.
      Estimulo a se tornar independente (orientar a tirar a roupa pra tomar banho, a vestir a roupa, a calçar sandália sempre com sua ajuda. Comer sozinho).
      Evitar TV por muito tempo.
      Brinquedos de montar e que estimulem a imaginação.
      Mas tbm siga os vídeos da Mayra ela ajuda muitooo
      E com a ajuda dela e das terapeutas meu filho tem tido bastantes avanços.

    • @teacherdayckson4874
      @teacherdayckson4874 3 роки тому +1

      @@roxellygomes43 Que alentadora resposta. Muito obrigado pela atenção, viu?!👏
      Deixe-me contar um pouco mais sobre meu filho, a partir das tuas explicações.
      Na hora do banho, estimulamos ele a tirar a fralda e cueca. Ele SEMPRE tem nos (se) ajudado nisso. Logicamente, se sentimos que no começo ele não consegue baixar a cueca, damos uma pequena ajuda e o resto ele faz, com certa tranquilidade. Há algum tempo ele estava dando trabalho no banho (ficando irritado), principalmente na hora de passar o xampu. A estratégia que tivemos foi estimulá-lo a SE molhar, falando "agora é hora de molhar a cabeça, a barriguinha" (notamos que se torna mais fácil se ele levar um brinquedo, carrinho ou bonequinho, para "dar banho", tomar banho junto com ele).
      Ele sabe todas as letras do alfabeto, as cores (± 12 cores) e todos os números (0-10).
      No alfabeto ele diz "C de casa", "E de elefante", "M de macaco", "Z de zebra"... Algumas ele ainda não lembra facilmente, mas está no caminho. Sempre falando do jeitinho dele. A letra "P" ele pronuncia "T", mas ele reconhece e diferencia as duas. Esta semana ele me deixou bem feliz, perguntei "quem é este?" (apontando para mim) e ele respondeu "tatá" (compreendi que era "papa", já que ele pronuncia o P como T) e já repeti a pergunta "quem é este?" e ele sempre responde "tatá" para mim. Pergunto "onde está o neném?" Ele aponta pro irmãozinho, "onde está mamãe?" Ele aponta para a mãe, "onde está papai?" Aponta para mim, "onde está Dylan?" Ele bate no peito, se referindo a ele.
      À noite, quando a mãe faz o gagau, ela entrega a Dylan e o mesmo vai entregar ao irmãozinho. Depois, quando o irmão toma todo o leite, Dylan pega a mamadeira vazia e vai colocar na pia. Ele também faz isso quando pedimos para colocar a fralda suja no lixo.
      Dá beijo no irmão, abraça, gosta de dançar (não se incomoda com música, nem música alta - fica rodando, às vezes sorrindo: neste momento, confesso, eu não sei se ele está mesmo dançando ou não está gostando)...
      A grande maioria das tardes (dorme das 14h às 17h) e noites ele dorme bem e, relativamente, rápido. Difícil acordar de madrugada, choramingando.
      Pontos a melhorar:
      1. Quando saímos à rua, às vezes temos de seguir uma rotina, porque se ele enxergar um local que ele foi anteriormente, às vezes ele fica irritado querendo voltar naquele local.
      2. Quando ele vai brincar com alguns brinquedos, e os coloca enfileirados, não quer nem saber do irmãozinho por perto desses brinquedos. Ele pensa que o irmão irá atrapalhar a brincadeira/arrumação dele.
      No mais, creio que a terapia, fonoaudiólogo, este canal e ajuda como o seu comentário nos ajudará bastante.
      Muito obrigado!!👏👏👏

  • @carlacurioni1
    @carlacurioni1 2 роки тому +1

    Mayra. Meu bebê de 8 meses apresenta alguns atrasos e desde os 6 tem feito terapia 4 x por semana por 1 hora cada sessao. A terapeuta quer aumentar pra 2 horas seguidas. Eu acho demais. Existe um limite de horas de terapia por idade ??

  • @raquelmaciel3635
    @raquelmaciel3635 2 роки тому

    Quanto mas cedo melhor

  • @livianesantos7235
    @livianesantos7235 3 роки тому +4

    Sorte de quem descobre cedo

  • @mikrokosmoska
    @mikrokosmoska 6 місяців тому +1

    Oi doutora, tenho um filho de 2 anos e 10 meses que está em investigação. Recentemente troquei de Fono pois não estava satisfeita com o acompanhamento que ele teve.
    Enfim, ele está em investigação na nova fono. Tenho dúvidas sobre que outros especialistas tenho que procurar neste momento de investigação . Na nova fono falou sobre um exame chamado Bara(acho que esse é o nome), feito por neurologista. Porém pela idade dele, me disse que não faria.
    Estou pesquisando por conta própria, pelos seus vídeos, que direção tomar, me cercar de informações corretas . Estou pensando em aderir seu curso de ABA pois nenhuma clínica na minha cidade tem vagas. Estão com fila de espera. Meu coração de mãe fica na angústia de atrasar mais ainda o desenvolvimento do meu filho. Ele só fala sílabas soltas, nao olha quando chama, brinca sozinho , alinha brinquedos por toda casa . Entrou na escola dia 05/02/204 e tenho medo do tratamento que ele terá la. Infelizmente as escolas não estão, em sua maioria , pra receber nossos anjinhos autistas 😢😢.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  6 місяців тому +1

      Olá querida, tudo bem? Para auxiliar você, separei algumas informações sobre o espectro autista e por onde começar o tratamento:
      👉 instagram.com/p/Cv8bXR-p64d/?img_index=1
      👉 instagram.com/p/CwSkzH5L-uh/?img_index=1
      👉 institutosingular.org/filho-autista/
      👉 institutosingular.org/wp-content/uploads/2021/12/Manual-dos-Direitos-da-Pessoa-com-Autismo.pdf

    • @mikrokosmoska
      @mikrokosmoska 6 місяців тому

      Mto obrigada doutora, começando aos poucos eu mesma as intervenções.
      Muita dificuldade com o não, mas tá indo. Contato visual eu consigo as vezes, mas ele sempre ri em seguida e sai correndo

  • @karolacristina
    @karolacristina 2 роки тому

    ❤❤

  • @elenidasilvainacio498
    @elenidasilvainacio498 3 роки тому

    Oi Mayara gosto muito dos seus vídeos, sua clínica fica onde em São Paulo?

  • @natymelloo
    @natymelloo 3 роки тому

    Meu filho com 1 ano e 11 meses, solta tipo... rua , ua. Papa, da e mama só agora ele veio falar mas não repete só as vezes fala , passa na Fono desde 1 ano e estamos atrás do diaginostico para autismo

  • @ricopizzolitto5160
    @ricopizzolitto5160 4 місяці тому +1

    Tem alguma outra terapia fora aba para tratamento de autistas

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  3 місяці тому

      Olá, tudo bem? Sim, existem várias abordagens terapêuticas além da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o tratamento de autismo, como: TCC, Terapia Ocupacional, de fala e linguagem, Integração Sensorial, Intervenção precoce, Comunicação Alternativa e Aumentativa e várias outras. Contudo, para sua abordagem é muito importante que os planos de tratamento sejam adaptados às necessidades individuais de cada pessoa e que envolvam uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde para seu desenvolvimento 😊
      Para te ajudar em seus estudos e pesquisas, recomendo o Google Scholar para informações mais específicas com conteúdo e artigos especializados. Basta inserir palavras-chaves na barra de pesquisa: scholar.google.com.br/

  • @TheMarciasb
    @TheMarciasb 2 роки тому

    Meu filho tem 8 anos, autismo leve, digamos, segundo a neuropsicóloga. Se eu fizer um curso método ABA poderei ajudá-lo no convívio com as pessoas, teimosias e a aceitar melhor certas coisas, ajudar na escola no que ele não tem interesse? Acham válido eu aprender e aplicar com ele o método em casa? Estou pensando em fazer uma pós em ABA. Aconselham? Obrigada.

  • @mayraviana5163
    @mayraviana5163 3 роки тому +2

    Olá doutora, mamães e papais!
    Vim pedir opinião e ajuda de vocês também, meu filho de 3 anos e 6 meses tem autismo, não sei o grau pois ele não foi avaliado ainda por um neuropediatra, no sus demora muito!
    Estou pensando em fazer um plano de saúde pra ele, apesar de ter as carências ele teria as terapias que o pediatra encaminhou!
    Mas preciso também tenho uma outra dúvida em relação ao plano, alguém aqui faz tratamento de crianças com autismo no plano de saúde, quero saber se vale a pena, porque vi muitas reclamações e fiquei com medo de fazer!
    Pensei também em pagar a consulta com o neuropediatra e iniciar um curso da Mayra, pois pagando a consulta com o neuro já estaria com o laudo dele e já iria atrás dos direitos que ele tem, pois em novembro faz um ano que ele espera uma consulta com um fonoaudiólogo no sus e o neuropediatra faz meses que ele espera já 😥
    Bom, se puderem me ajudar com o que seria melhor eu fazer agradeço demais!
    Pois não tenho mais a quem recorrer!
    Como não posso pagar as terapias uma a uma, acredito que fazendo o curso me ajudaria bastante!
    Se puderem me responder minhas dúvidas serei muita grata 🙏

    • @nathaliacanhetegoncalvesfa6632
      @nathaliacanhetegoncalvesfa6632 3 роки тому +1

      Eu nunca tive problema com plano de saúde, meu filho faz terapia 3x por semana com Fono, psicóloga e TO. A única dica que te dou é não fazer plano com coparticipação, pois como são tratamentos contínuos, no final sai mais caro.

    • @mayraviana5163
      @mayraviana5163 3 роки тому +1

      @@nathaliacanhetegoncalvesfa6632 muito grata por ter respondido 🙏
      A vendedora me explicou sobre isso, mas sempre é bom ouviu de pessoas que tenham experiência!
      Qual plano você usa?
      Se puder me dizer, agradeço, estou pensando em fazer o hapvida.

    • @nathaliacanhetegoncalvesfa6632
      @nathaliacanhetegoncalvesfa6632 3 роки тому +1

      Eu utilizo Unimed

    • @mayraviana5163
      @mayraviana5163 3 роки тому

      @@nathaliacanhetegoncalvesfa6632 obrigado 😊

    • @marilialuz9527
      @marilialuz9527 3 роки тому

      Mesmo pelo plano de saúde há muito estresse para ter acesso a terapias especializadas como ABA, Integração Sensorial, Prompt. O plano do meu filho negou todas as terapias passadas pelo neuropediatra com a desculpa que não está no Rol da ANS, como o ABA.

  • @lagopsicologa6574
    @lagopsicologa6574 3 роки тому

    Filho do meu amigo tem 18 anos, já foi da comportamental a psicanálise. Pode fazer?

  • @kellyfioriopaulo223
    @kellyfioriopaulo223 3 роки тому +2

    Mayra boa tarde!!
    Meu filho à dois anos apresenta um comportamento assim...
    Percebi isso é quando está ansioso, nervoso ou pressionando a fazer algo, ele vira o pescoço sempre pro lado direito. Às vezes parece que até vai bater a cabeça na mesa. Ele foi diagnosticado com TEA leve e deficiência intelectual aos 8 anos e já é alfabetizado. Ele tem epilepsia leve mas nunca teve crise e faz tratamento com remédio. Descobrimos através do exame eletroencefalograma. Me ajuda? O que seria esse comportamento? São esteriotipias? Obrigada pela atenção

    • @Vida8a2b0c76
      @Vida8a2b0c76 3 роки тому

      Amiga, quem poderá te ajudar é um neuro ou psiquiatra infantis. Boa sorte!

    • @kellyfioriopaulo223
      @kellyfioriopaulo223 3 роки тому +1

      @@Vida8a2b0c76Oi, meu filho já passa com o Neuropediatra e ele ainda não conseguiu saber o que é. A psicóloga e psicopedagoga falam que é esteriotipias e o neuro disse que pode ser uma crise. O neuro ate aumentou a dose do remédio, mas meu filho mesmo assim continuou a apresentar esse comportamento. Agora em quem posso acreditar?

    • @Vida8a2b0c76
      @Vida8a2b0c76 3 роки тому

      @@kellyfioriopaulo223 procure um psiquiatra in fantil. O Hosp.Clínicas atende convênios e pelo SUS. É muito difícil acertar com o primeiro profissional. A especialista ideal é a neuropsicóloga. Em Perdizes, bairro de SP, tem uma clínica muito famosa. Tem 30 anos de tradição. Atende convênios. Fazem teste Neuropsicológico. Clínica Cauxioli . Fica na Rua Xerentes. Também tem o Instituto da Criança e lá tem neuros especializados em neuro e psiquiatria. Procure os melhores profissionais e cuidado com os remédios. Existem poucos profissionais entendidos em Autismo no Brasil. Boa sorte !

    • @kellyfioriopaulo223
      @kellyfioriopaulo223 3 роки тому +1

      @@Vida8a2b0c76 muito obrigada pelas indicações. Deus abençoe!!

    • @Vida8a2b0c76
      @Vida8a2b0c76 3 роки тому

      @@kellyfioriopaulo223 você conseguiu?

  • @MariaSousa-zi5or
    @MariaSousa-zi5or 3 роки тому

    Olá meu bem! A criança com autismo ! Podem desenvolver normal?

  • @lucasferreirasilva7613
    @lucasferreirasilva7613 3 роки тому +1

    EU QUERO FAZER ESSE TRATAMENTO ABA MEU FILHO TEM 2 ANOS COMO FAÇO PRA FAZER ESSE TRATAMENTO POR FAVOR ME AJUDA 😥

    • @marilycosta5022
      @marilycosta5022 3 роки тому

      Você precisa encontrar uma psicóloga ABA/Denver.

    • @DarkxHeero
      @DarkxHeero 3 роки тому

      recomendo fazer o curso e por em pratica sempre em casa, se tiver como pagar paga pra fazer as sessões que puder, mas faça um curso para sempre reforçar em casa.

  • @josemirjamily4391
    @josemirjamily4391 3 роки тому +3

    Mayra tenho uma bebê de 1 ano e 9 meses percebi muito cedo moro no interior de Pernambuco e é difícil o tratamento só encontrei aqui no preço acessível fono q trabalha com aba e uma to só com elas é possível minha bebê desenvolver???mim responde por favor

    • @carolinezamuner1647
      @carolinezamuner1647 3 роки тому

      Tem cursos virtual para pais. Procura na internet

    • @carolinezamuner1647
      @carolinezamuner1647 3 роки тому +2

      O curso se chama: Curso em terapia ABA para pais e aplicadores. Estou fazendo e me ajuda muito. Tbm assista o canal do Thiago Lopes, ele ensina coisas muito legais e ajudam muito

    • @josemirjamily4391
      @josemirjamily4391 3 роки тому

      Obg pela dica já tô assistindo bastante e vou procurar o curso vc tá fazendo com q profissional

    • @carolinezamuner1647
      @carolinezamuner1647 3 роки тому

      @@josemirjamily4391 onde moro nao tem profissionais que entendem bm sobre o assunto. Eu moro no interior do Paraguai. Fui eu quem suspeitou e diagnostiquei minha bebé. Os médicos só confirmaram.Sou Fisioterapeuta entao começei a pesquizar os melhores métodos pra estimular ela, dai achei esse curso porque dependerá somente de mim a melhora dela

  • @maraoliveira5405
    @maraoliveira5405 3 роки тому

    Abas tem resultado com a criança que tem D.I