🦉Aqui está o CURSO para lhe trazer segurança durante os seus atendimentos: Fundamentos da Altas Habilidades e Superdotação: lygiapereira.com.br/altas-habilidades-fahs/
1- ordenar e coordenar informações 2- maneira de memorizar diferente 3- capacidade avançada de compreender o conteúdo 4- ter interesse e curiosidade por muitos tópicos (múltiplos interesses) 5- jeito diferente de pensar (repertório verbal) 6- habilidade verbal fora da curva; 7- capacidade incomum de processar informações (ideias fora da caixa); 8- ritmo acelerado dos pensamentos; 9- Ter pensamentos flexíveis
No UA-cam há uma função de acelerar. Você pode assistir os vídeos em velocidade avançada sem a necessidade de ofender as pessoas. Ela foi bastante cuidadosa e esclarecedora em sua fala.
Na escola eu apanhava pq tirava notas altas e os professores me repreendiam pq eu fazia mta pergunta e fazia o dever de casa antes da aula. Já fui expulsa da sala de aula por meus interesses. Aí, qnd passei a fingir ser medíocre tive paz. A escola é um inferno....
Eu tb sentava no fundo da sala para não chamar a atençẽo, mas não deu muito certo. Certa vez, na quarta série, eu fui chamado à corrdenação junto com o colega mais maluco da turma. A coordenadora primeiro tratou do caso dele, bem na minha frente. Ela reclamou do comportamento dele, da notas, das faltas, dando uma tremenda bronca nele, enquando eu aguardava no banco atrás calado, imaginando afinal o motivo deu ter sido convocado. Lembro-me de pensar: será que esse fpd me implicou em alguma de suas loucuras? Minutos depois a coordenadora pediu para que eu e meu colega trocássemos de lugar. Em tom preocupado ela começou a me questionar: "Meu filho, você está com algum problema em casa?" Respondi um tanto confuso que não. "Seu pai e sua mãe estão bem? Eles tem brigado?" Respondi que meus pais eram separados, mas que eram muito amigos. "Você fica triste pelo fato dos seus pais serem separados?" Respondi que não, que eles haviam se separado quando eu era muito pequeno e comecei a ficar muito ansioso e me questionar de forma acelerada o motivo de tantos questionamentos. "Você tem namorada?" Lembro de pensar "que papo é esse de namorada com a minha idade?". Respondi que não. "Você fica triste por não ter uma namorada?"... Neste momento eu não aguentei e interrompi o interrogatório: "A Sra. poderia me explicar o motivo de tantas perguntas?" "Meu filho, eu recebi algumas queixas das professoras a seu respeito!" Eu tomei um susto, mas antes que eu pudesse inquirir ela completou: "Você é muito quietinho! Você se senta no fundo da sala, não fala nada, não pergunta nada, não demonstra se interessar pela aula!" Ao som das gargalhadas do meu colega que ouvia tudo atrás de mim, eu interrompi a corrdenadora com os seguintes questionamentos: "As minhas notas estão abaixo da média?" Ela respondeu que não, que minhas notas sempre estiveram acima da média da turma. "Então a Sra. pode me explicar o que eu estou fazendo aqui?" Depois de pensar por alguns instantes, com uma expressão de quem jamais imaginava ouvir o que eu falei ela simplesmente disse: "Vocês podem voltar para a sala de aula." Moral da história: passei a sentar na primeira fileira e fazer muitas perguntas para as professoras fingindo que não estava entendendo; meu amigo tira sarro de mim há 40 anos contando como ele foi chamado à coordenação por ser um capetinha e eu por ser "muito quietinho"; e eu nunca mais fui chamado à coordenação.
Lembro que na escola primária tinha alguma atividade de casa e se chamava “arme e efetue“ que consistia em pegar contas expressas de forma Linear, tipo “5 × 92” e colocar daquele jeito de continha, colocar um em cima do outro e fazer a multiplicação por etapas. Aí a professora punha no quadro E eu já ia copiando e escrevendo o resultado do lado, fazendo as contas de cabeça. Levei uma bronca, mas não abaixei a cabeça comecei a copiar, armar e efetuar direto. Na verdade Só escrevia do jeito que ela queria, não usava a metodologia de multiplicar unidade depois dezena etc. A professora não gostou muito mas teve que aceitar. Tive problema com isso também no vestibular, sim sou da época do vestibular e não do Enem. As provas de física e matemática discursivas exigiam o desenvolvimento etapa a etapa, e isso era muito complicado pra mim, pois eu deduzia muitas coisas diretas.
Não só na escola. Muitas vezes na vida, aprendi, que temos que fingir sermos medíocres, para não sofrermos perseguição, buling, retaliação, isolamento, deboche daqueles que não conseguem nos compreender ou alcançar nosso nível de pensamento e visão das coisas.
Que delícia ouvir uma pessoa falando corretamente o Português, com simplicidade, elegância, simpatia e sem pedantismos. Parabéns. Que seu canal tenha muito sucesso. Já sou fã.
O Arhur, nosso filho caçula, sempre disse que você é um ponto fora da curva. Ele, muito cedo, descobriu a sua superdotação! É verdade que muitos "gênios" não tiveram professores geniais, mas também é verdade que não tiveram professores medíocres. Por favor, continue abordando este tema. Você o trata com propriedade! Parabéns!
Que alegria ter você aqui, Dr. Djalma!!! Felizmente aprendemos muito com a nossa turminha, né?! É maravilhoso quando os filhos nos deixam mais inteligentes! 🧠✨♾️✨💜
Descobri TEA TDAH e AH com quase 45 anos e meu psiquiatra recomendou seu canal para aprender mais sobre o assunto. Por conta dos prejuízos acadêmicos pelo TDAH, eu nunca imaginei que teria altas habilidades e isso me confortou muito. A luz que o diagnóstico, mesmo que tardio, traz é como nascer de novo. Estou aprendendo a me reconhecer mas mais que isso: me respeitar, reconhecendo meus limites. Seu conteúdo é muito enriquecedor, obrigada pela generosidade em compartilhar. 🤍🌻
@@geisi0985 eu não conseguia prestar atenção nas aulas e não conseguia entender nada que os professores falavam... tive muita dificuldade escolar mas na recuperação, eu surpreendentemente tirava ótimas notas, porque a turma era pequena e o professor dava mais atenção. Levei o dobro de tempo pra me formar na faculdade...
Por isso defendo homescooling e deixar a crianca aprender brincando, no ambiente seguro, na qual nao seria minado o talento, ao contrario, incentivado por pais
Meu filho tem a inteligência que supera 98% das pessoas, nunca estudou pra uma prova, sempre foi o primeiro aluno da escola. Passou em primeiro lugar na faculdade federal e na estadual da minha cidade. Ele tem 29 anos e está deprimido e "perdido''. Meu neto tem sua idade mental 4 anos a mais que a cronológica. Minha filha aprendeu a ler e escrever com 4 anos, minha neta com 3 anos sabia escrever o nome da família toda, ler, etc. Mas o que percebo é a dificuldade de se " encaixar" no mundo que eles têm, e ficam deprimidos desde crianças, é muito sofrimento. Só agora estou conseguindo me informar mais pra poder ajudá-los. Mas eu também tenho minhas questões sérias desde criança, acho que pode ser TDHA bem severo, porque até hoje estou paralisada na vida. É complicado ter pessoas com Altas Abilidades e Superdotação em famílias com poucas informações ou sem condições financeiras para que seus filhos possam ter acesso aos profissionais certos que possam ajudá-los a se desenvolverem, e não sofrerem tanto.
Nao me acho muito inteligente, me vejo mais como curiosa e aberta a aprender. Me identifiquei com nessas características, mas sigo me vendo como eterna aprendiz.
Desde criança me sinto diferente, venho de uma família muito humilde financeiramente, sempre que eu falava algo de deferente eu era chamada de louca burra ou que eu queria ser melhor que os outros achando que sabia de tudo, enfim chegou um momento da vida que parei de comentar meus sentimentos e pensamentos e me fiz pequena para me caber no meio onde eu estava.
Não perca o interesse em descobrir suas potências. “Aqueles que mais nos criticam, a respeito dos nossos sonhos, serão os primeiros a nos elogiarem quando os concretizamos” - Flávio Augusto da Silva. As vezes as pessoas não tem a visão que alguns visionários tem. E está tudo bem. Cabe aos visionários, superarem esse obstáculo de dificuldade e oferecer sempre de forma carinhosa e amiga, o benefício de suas ideias. Deve-se sempre, o visionário, agir pro bem comum.
Na minha avaliação neuro apareceu extremamente alto em fonética... mas nos outros quesitos foi apenas 85% o percentil. Minhas colegas de trabalho sempre dizem que sou muito inteligente ... mas eu me acho muito burra. Tenho uma intuição maluca. Sinto os ambientes. Sou Tea 1 e TDAH. Me expresso bem na escrita ... mas na fala é uma tragédia... uma bagunça. Sou lenta. Gosto de infinitos assuntos... Espiritualidade... magia... artes... neurodiversidade... astronomia... etc
Percentil 85% é alto. E os instrumentos não só são falhos como são intencionalmente limitados dado que cada instrumento se alinha a paradigmas teóricos específicos.
Me identifico com você! Amo escrever e consigo me expressar super bem assim, mas falando também sou um desastre. Ou sou monossilábica ou simplesmente repito coisas que já escrevi antes.
@@Ppzinha Se você tem alguma suspeita ou já tem um diagnostico procure um neurologista ou psiquiatra e peça encaminhamento para uma avaliação neuropsicologica, com neuropsicologo.
Tenho 40 anos, não tive nenhum tipo de suporte durante toda a vida, meu emocional me pegou pelos pés. A intensidade das emoções fizeram com que eu as evitassem, me isolei e comecei com vicio em jogos eletrônicos. Depressão e ansiedade acabaram comigo, mas ainda assim consegui fazer faculdade, mestrado e doutorado em química de fármacos na USP, mesmo tendo estudado em escola pública a vida toda. Contudo, mesmo formado, a questão emocional fez com que eu rendesse abaixo do que deveria e minha carreira acadêmica começou "natimorta". Resolvi uma parte das questões emocionais, mas ainda são meu calcanhar de Aquiles. Hoje trabalho e ganho muito abaixo da minha real formação.
Sou diagnosticado, e uma coisa que observo, é que eu acredito em diversas teorias, ou seja, eu sou muito aberto a várias assuntos e opiniões. Meus familiares acham estranho. Faço diversas ligações entre teorias, religião, astrologia, biologia etc...
Te entendo, colega.😊 Compartilho dessa habilidade de trabalhar e conectar várias ideias e áreas ao mesmo tempo. É enriquecedor e um ótimo diferencial.⭐️
@@May.Marquez É natural querermos ser diferentes, então encontrar uma denominação para nos encaixar, especialmente quando é algo "esquisito e positivo" como a superdotação, é algo super interessante e logo vamos querer fazer parte ou ser isso. Perceba que os comentários estão cheios de superdotados.
Descobri recentemente que sou autista e que tenho inteligência acima da média, e tudo isso que você fala me leva a crer que realmente posso ter altas habilidades. Eu passei a vida inteira me irritando com minha mãe justamente porque eu sinto que ela nunca usa a lógica, no fim acho que a pessoa diferente da história sou eu e não ela. Me identifico com todas as características que você mencionou, sempre tive muita facilidade de aprender, tenho uma memória visual muito boa, sempre tive o pensamento muito acelerado.
Sou um adulto de 55 anos com altas habilidades. Conheço bem como funciono. Porém, tem uma coisa que descobri, tem menos de um mês, que me deixou boquiaberto: meu psicoterapeuta falou que a maioria das pessoas raciocina de forma verbal, como se tivesse uma voz na cabeça recitando os pensamentos. Achei isso muito estranho! Meus pensamentos são mais em forma de ideia, intenção, e até mesmo imagens. Não dá tempo de ficar verbalizando tudo, o pensamento é muito mais rápido, as vezes até começa com uma palavra, mas logo já caí para conceitos, só assim consigo pensar na velocidade que me é cômoda. Moral da história: sempre podemos aprender coisas novas sobre nós mesmos, rsrs. Eu jurava que todo mundo pensava assim… Ainda me parece muito louco ouvir uma voz na cabeça.😂😂
Mas existem pessoas que sentem cheiros, sensações e sabores isso já é algo fora do comum, já as pessoas com afantasia tem um raciocínio mais direto ligado aos conceitos e normalmente mais objetivos, resumo o cérebro é a coisa mais incrível do universo e a mente é algo mágico.
Eu também acho que tenho altas habilidades. Tenho 22 anos, consigo detectar padrões onde o pessoal não vê e fazer metacognição. Evito holofotes e não gosto da ideia de ter poder. Queria receber orientação e saber como posso me aperfeiçoar e ajudar nos mais variados campos da ciência, tecnologia e pesquisa
Pois eu não sabia que não era assim que as pessoas pensavam. Acabei de descobrir por você. Mas eu sempre pensei assim como você só que com o tempo eu fui percebendo que isso me atrapalhava na hora de ter que explicar, verbalizar, uma ideia. Então eu comecei a ensaiar a verbalização dos meus pensamentos, de forma forçada, como se eu estivesse me preparando para apresentar para alguém. Então eu tenho uma ideia, aí começo a tentar entender essa ideia em linguagem humana, rs. Tento imaginar como seria explicar essa ideia pra alguém, avalio os possíveis questionamentos e dificuldades e tento contorná-los também de forma verbal na minha mente, ou seja, eu monto todo um script. Mas isso só acontece quando eu sei que vou precisar compartilhar essa ideia com alguém. Porque senão o processamento dos meus pensamentos e o nível de abstração que eu alcanço me levam pra algo muito inalcansável em linguagem verbal.
Em mim, é tudo voz. Mas não entendi uma coisa: você falou que começa com palavra e vira conceito, mas o conceito não é feito de palavras? Como funciona?
Não há prazer maior em encontrar uma profissional que desfia as suas explicações em tramas que ao final do video fazem todo o sentido, realmente conseguem compor um tecido de riquissimo de informaçãoes inteligentes. Sua postura é graciosa, tenaz e clara, alguém que expressa prazer em ensinar. Muitos parabéns!
Seu vídeo é muito bom de assistir! O jeito que vc fala é bom de ouvir! Não tem aquelas musiquinhas atrapalhando no fundo, vc é linda, simpática, inteligente e deve ser um amor com as crianças! Amei conhecer seu canal!
Dra. Lygia você é educadíssima, delicada como uma taça de cristal murano. Muito obrigado por nos ensinar a sermos melhores em habilidades interpessoais.
Eu tenho dupla excepcionalidade (AH/SD + TEA), sou médica e sinto EXTREMA ansiedade. Escolhi uma carreira especialmente difícil pra quem tem TEA, mas vou me superando a cada dia e ganhando repertório para contornar minhas dificuldades. Obrigada pelo vídeo!
Eu me vi nesse vídeo, especialmente nas características1, 4, 5, 8 e 9. Só posso dizer que tive o privilégio de crescer aprendendo a dar crédito às minhas criações.
É um tormento não haver adaptação para os superdotados no sistema de ensino, a escola se torna um foco de alienação geral, informações desconexas sem a aplicação real, esse propósito de dormência do ser humano em sua época de maior potencial é perverso. Minhas décadas de formação dentro do sistema educacional dragaram boa parte das minhas energias, é uma violência a obrigatoriedade da normatização do ensino, a aprendizagem que tive em 95% do conteúdo que sei foi por minha conta, autodidata. Fico pensando, se essa escolha tivesse sido dada desde o início a pessoas com sd, o progresso humano seria infinitamente maior. Hj com 39 anos só tenho condição de fazer cursos online em que eu possa ditar meu próprio ritmo e prazos, é muito frustrantr seguir o ritmo convencional e ficar perdendo tempo em aulas de professores lerdos que só passam informações básicas e a um ritmo lesma. O UA-cam com a velocidade x2 é uma maravilha desses tempos 🤍✨
Quando tinha 6 anos, eu escrevi uma peça de teatro, sempre adorei ler, entreguei pra professora, eu estava muito empolgada, ela amassou e jogo no lixo, isso me marcou, ate hj nao confio em ninguem, e acho os professores despreparados, fiquei com com certo receio deles.
Amei seus esclarecimentos, tenho um filho de 11 que está em processo avaliativo. Procurei ajuda tarde, pq percebia nele um ego muito alto aí resolvi trabalhar melhor as emoções antes, mas no quesito aprendizado ele começou a procrastinar por perceber q as atividades da escola eram bobas pra ele. Aí ele demora pra fazer pq diz já saber aí não tem motivação. Ele está indo para o 6 ano e cheio de expectativa por ser várias matérias. Ele lê todos os livros da escola no início do ano. Vc falando me vi em algumas situações eu achava que era o pai o um pouco com altas habilidades. Mas vc acabou despertando meu olhar pra me conhecer melhor. Gratidão pelo seu conteúdo e entrega
Olá! Não faço ideia sobre minha "classificação" cognitiva mas sinto muito interesse sobre estes temas. Nunca tive diagnóstico mas acredito ser TDAH meio q "clássica", no entanto, me identifico bastante com vários pontos abordados neste e em outros canais sobre a tal da superdotação/altas habilidades. Mas o que mais me chamou atenção no seu vídeo e no qual me identifiquei mto( nunca tinha ouvido antes) foi o fato de assimilar melhor o conteúdo lendo de cabeça p baixo. Hoje tenho 65 anos mas lembro com clareza da estranheza de minha mãe em me ver estudando deitada no sofá com a cabeça p baixo e ouvindo música! Kkk ( sem música simplesmente o conteúdo "não entrava" kkkk. Tb raciocino melhor falando no telefone se estiver caminhando, parece q as ideias ficam mais organizadas. Sempre interessada em múltiplos assuntos ( física quântica, espiritualidade, ciências biológicas, música ( estudo piano), no entanto me entediava com mta facilidade, começava tarefas e livros e parava na metade...desorganizada, grande fluência verbal muito intuitiva...enfim! Mas obrigada pelo vídeo e votos de sucesso no seu canal!
Não tô dizendo que tenho isso não fiz teste tô aqui de curiosidade sou diagnosticada com TEA e cara, coisa mais burra que fiz foi me emburrecer de propósito pra ser aceita e não ser a nerd quando mudei de escola pro ensino médio, me arrependo. Não façam isso! Sejam vocês mesmos
tb fiz isso, maior burrice mesmo, eu tinha vergonha de compartilhar ideias e também parei de estudar para não tirar notas boas e ser considerada nerd 😢
Mas a pessoa superdotada ela se camufla ela se adapta ao redor mas o cérebro não deixa vc conseguir parar de estudar pq o cérebro não para de pensar nem um segundo os pensamentos a partir de uma palavra explode vários pensamentos que conecta a outro e a outro e a outro e vc tem que buscar as respostas pq vc não consegue parar.
@@anakarolinarocha4514nem tanto. Superdotados se entediam muito rápido. Então se for um assunto sem interesse ele pode sim não estudar. Particularmente, eu dormia nas aulas desde que me lembro por gente, mas sempre tirei acima de 85 tanto na escola quanto na faculdade, inclusive em exatas que possui matérias que não gosto nem um pouco
Meu Deus! Você é a única pessoa capaz de me compreender, Doutora. Eu tô muito arrepiado. Acho que poderia ficar dias sem comer e sem beber somente contando como eu funciono pra senhora. Um TCC de carne e osso e muitas questões neuropsicológicas. Mas nunca encontrei um profissional que me dissesse "com o olhar" (porque eu leio o olhar de quem se comunica comigo) que estava me compreendendo. Seus vídeos são praticamente uma consulta. Muito bons! Muito obrigado por se dispor. O mundo parece menos confuso e, principalmente, me ajuda a entender mais o poder da minha mente. A senhora faz atendimentos online?
Eu acredito que sou neuro divergente, mas, por enquanto, ainda não obtive respostas concretas. Por outro lado, a cada vídeo seu, me identifico mais e mais.
Sensacional o argumento do Einstein. Eu tive um professor de inglês que me explicou o óbvio. 😂 Eu ficava tentando encaixar português com inglês, e não faz sentido... E ao questionar o por quê não ser desse jeito em inglês se é um português, ele simplesmente me falou: porque as pessoas que criaram/moldaram o inglês, não eram as mesmas do português e que eles pensaram de forma diferente. Foi ali que destravei o aprendizado de inglês e larguei a mentalidade de tradução. E é tão óbvio. 😅
Eu sinto esse paralelo entre autismo e superdotação de modo a me confundir e sempre entrar em introspecção. Sou superdotado e minha esposa tem prognóstico de autismo. São impressionantes as similaridades como também as incompatibilidades. Adoraria me consultar ou ser acompanhado por você! Tenho tantas dificuldades com esse cérebro. 😅
Sim Lygia. Eu sou todo diferente. Completamente diferente das pessoas ao meu redor, em qualquer lugar que eu esteja. Como já tenho certa idade, talvez já esteja conseguindo me conter ao conversar, um pouco, de forma a não assustar as pessoas com meus pensamentos. Também já consigo não dizer grande parte de meus pensamentos pelo mesmo motivo. Porque não funcionaria. Ocasionalmente já consigo perceber até onde posso ir, falar, sem causar grande transtorno ou acabar com a amizade. No entanto, depois de conhecer um pouco cada pessoa, me afasto levemente, ou definitivamente das pessoas com quem não posso ter o prazer de conversar sobre os assuntos que me parecem realmente interessar na vida. Graças a Deus, já não sinto mais solidão. Já percebo que nos livros, na internet e ocasionalmente em algum lugar, estão meus companheiros intelectuais, morais, de ação real, de transformação no mundo. Eles me acompanham, de alguma maneira ou de outra estamos trabalhando, estudando e pesquisando juntos.
Só aceitaram minhas ideias na escola (os outros adolescentes) qdo eu encontrei uma amiga (que hoje seu que é superdotada também, mais inteligente do que eu) que era bonita e aluna nova. Nós desativamos as coisas de igual pra igual. Mas na hora de falar com a classe, ela tinha que falar. Aí aceitavam. Se fosse eu a falar, me mandavam calar a boca. Enqto estivemos juntas, eu consegui espaço pras minhas ideias. Foi apenas no colegial. Antes disso e depois, ninguém dá bola. E fora de escolaridade, qdo pessoas superiores me elogiavam logo nas primeiras coisas que fazia ou falava, aí os outros "concorrentes" davam um jeito, por fora, de me tirar de cena. A solidão é muito grande. Pior é que eu sempre pensei em projetos e ideias para coisas grupais. Gosto de trabalhar em grupo. Não tenho ânimo de fazer as coisas sozinha. Conversar me dá energia, disposição e vontade de viver.
Busque participar de grupos com pessoas de mente aberta ❤, que gostam de expandir os conhecimentos, trocar idéias. Pessoas com mentalidade rígida, fixa e muito conservadoras geralmente são fechadas, possuem dificuldade com o novo e podam, reprimem a pessoa que é mais expansiva.
Isso mesmo,mesmo eu tentando de todas as formas,não consigo trabalhar com gestão de mente fechada, pessoas que não se abrem pra o novo,que não acreditam que tem algo a aprender,fico mau e peço demissão.😕😔@@alinesdmesquita7847
Essa questão da multiplicidade de interesses traz um complicador material pois na prática é impossível esgotar mesmo que um único tópico. Ex. mesmo os maiores poliglotas não conseguirão aprender todas as línguas, mesmo os maiores matemáticos reconhecem que não dominam todas as áreas da matemática, etc. Some-se a isso o tempo necessário para atividades de manutenção como dormir, preparar alimentação, etc. e temos um conflito de prioridades de proporções épicas.
Costumávamos usar muito uma expressão aqui no Rio de Janeiro que era: "O que tem a ver pão com durex?" Para quem não conhece, "durex" era uma marca de fita adesiva. Essa expressão era usada quando queríamos nos referir aos assuntos tratados por um interlocutor, dando a entender que os mesmos eram desconexos. Cresci ouvindo essa expressão sistematicamente. Somente agora, ao compeltar 50 anos e ser alertado pela minha psicóloga, percebi em mim as características da superdotação. Agora tudo fez sentido...
Me vi no quesito de memorizar por imagem e detalhes, p/ mim sempre foi mais tranquilo ler parte de algo ou imagem e já consigo o entendimento, com isso eu já percebi erros impactantes em provas por memorizar falas e detalhes com precisão, tive um professor que treinou esse lado meu p/ usar positivamente ao meu favor em aprendizados até por conta do meu tdah moderado pq ele por si só consegue me dar apagões momentâneos em coisas muito monótonas, acho interessante como a nossa mente funciona nessas situações e como o tea se mistura nas questões do déficit e vamos observando como nosso pensamento age em várias situações.
Eu memorizava pela imagem, página e cores e anotações… parecia que eu acessava uma foto mental…. eu sempre fui de interessar e ter aprendizados com várias coisas ao mesmo tempo… Sofria com os professores e colegas pq não compreendiam me jeito e meus interesses….😢
Quando eu tive contato com essa palavra superdotado o que vinha a cabeça eram pessoas que tiravam notas muito altas na escola com o mínimo de esforço hoje já não saberia se só o fato de a pessoa tirar notas altas já o caracteriza como superdotado porque tem gente que pode ter mais facilidade em decorar os estudos e outra coisa que percebi que as pessoas mais inteligentes tendem a se isolar justamente para ter uma ideia diferente do que está acontecendo no momento
Sou Autista nível 01 de suporte, sigo seu canal fui diagnosticada aos 40 anos ( TDAH,TEA, DISLEXIA) Em fim pude entender quem eu era realmente pois até então passei horrores na infância em família e sociedade 😢 eu estou superando aos poucos pois tenho tido crises de ansiedade gatilhos pensamentos intrusivo e uma luta diária. Mesmo assim hoje sei quem sou 🎉❤ e que seja um dia pós outro. Mesmo sendo DISLEXIA e reprovando muito em português no ginásio 😅😅😅😅 Sou locutora comunicadora (📻) 😅 Amo sua comunicação🎉
Eu com 38 anos descobri as altas habilidades, agora tudo faz sentido, meu diagnóstico é tea tdah e tag vou começar o tratamento,pra mim foi libertador, sempre me achei diferente.
Eu e Marcelo ficamos isolados a vida toda.... E adoramos, hoje mais do que nunca após adultos percebemos o quão rico e produtivo pode ser a solitude. Não há autoconhecimento em meio a muito barulho e agitação. Equilíbrio é bom, mas muita gente por muito tempo, perturba nossa energia demais!
Eu lia e via televisão de cabeça pra baixo quando eu era criança. Eu ainda gosto mas não faço mais pois não é muito adequado, às vezes meu filho também faz isso e eu deito junto com ele no sofá de cabeça pra baixo pra ver televisão. É uma posição extremamente confortável.
@@laurenwerlang Autistas homens se confunde com bipolaridade e mulheres, em especial em nivel de suporte 2 e tea atipico com border. Eu falei acima sobre a superdotação, não sobre o TEA.
Eu tenho diagnóstico de TAB, estou estável há 1 ano, mas essa questão da fala é muito complicada pra mim, eu falo, falo, falo, depois me sinto mal, já cheguei a achar que era hipomania, hoje sei que é de mim, por mais que a mente esteja calma e centrada, a fala é sempre rápida e extensa.
Desculpe-me o palavrão que eu ia soltar, mas seu comentário deixou-me atônito! Em outubro de 2022 fui diagnosticado com bipolaridade após um surto psicótico, lembro-me bem do psiquiátra dizendo: "Você sente sua fala muito acelerada em vezes?", eu: "Sim.", ele: "O nome disso é hipomania." Hoje ter descoberto as AH/SD é esclarecedor, vejo que sim, tem influência da bipolaridade, mas em grande maioria é a superdotação agindo.
Gostaria muito de ver estudos mudando o meio. Um autista na natureza tem o mesmo comportamento de um em um centro superpopulacionado? E um superdotado? Tenho minhas dúvidas, eu acredito que boa parte dos estudos estão errados, ainda mais por eles serem ideológicos. Imagina uma sociedade indígena, que ainda mantém sua tradição, e vivência, estudando sobre autismo ou superdotação, como eles descreveriam esses seres? Temos que lembrar o seguinte, o mundo é feito por normais querendo descobrir os anormais e enquadrá-los. Nesse processo, pode-se fazer mais mal do que bem. Não atoa, Gabor Maté disse que o melhor lugar para ser esquizofrênico é numa tribo africana. Essa afirmação acarreta uma gama de reflexões. Acho que está na hora da academia enxergar que é ideológica, para atentar se estão descrevendo os efeitos colaterais desse mundo superpopuloso ou se realmente estão descrevendo a realidade.
Minha psicóloga me pediu para fazer o teste para altas habilidades na última sessão. Até então nunca li muito sobre o tema... mas me identifiquei com esse vídeo. Fiquei curiosa em saber agora...
Recebi o diagnóstico sem nunca ter ouvido falar em altas habilidades. Passei 2 anos sem dar bola pra isso. Esse ano resolvi aprender o que era altas habilidades e fiquei abismada com o tanto que me encaixo
Tem algo que me deixa muito confuso. Eu era bem fraco na escola até a quinta série. Matemática era meu ponto fraco. Eu era um exímio desenhista, e isso me tornava um menino admirado por todos. Daí cheguei na antiga quinta série e me apaixonei pelas aulas de inglês. Resultado: aprendi inglês sozinho. Cresci muito e aprendi tanto ao ponto de deixar nativos confusos quanto à minha origem. Isso numa época que não havia tantos recursos como hoje. Aprendi inglês com música. Depois, comecei a aprender violão; tive duas aulas com um professor e aprendi o resto sozinho. Depois, na fase adulta, comecei a me interessar por várias coisas e sempre fui muito curioso. Desenvolvi meu próprio método para aprender inglês. Agora, como professor, já ouvi pessoas dizendo que eu era fora da curva, possivelmente autista ou com TDAH hiperfoco. Tenho a sensação de que, muitas vezes, enxergo padrões mais rapidamente que outras pessoas, mas antes eu achava que isso era normal. Dito tudo isso, não me vejo como alguém superdotado. Mas, ao mesmo tempo, percebo que não me encaixo no que poderíamos chamar de padrão. Hoje, fico na dúvida se de fato há algo diferente em mim, o que seria, e se, aos 46 anos de idade, vale a pena investigar isso.
Lógico que vale. O fato de vc ter essas dúvidas já te responde. A superdotação não é uma caixinha imutável. Cada superdotado tem suas características. Eu sou péssima em exatas. Não venho um pingo de graça e não faz sentido para mim, mas consigo recitar vários acontecimentos históricos por data e ainda falar o nome de figuras importantes que fizeram parte dele. Vá em um neuropsicólogo. Até porquê as vezes superdotados são confundidos com pessoas bipolares ou autistas por comta de suas particularidades.
Adoro artesanatos e praticamente tudo que me disponho aprender consigo, achava que era só curiosidade, o problema é que não consigo focar em algo e ter como um meio de ganhar dinheiro por exemplo. Já pra me explicar verbalmente gaguejo mais que tudo 😂, tremo, tenho pés e mãos gelados
Vídeo esclarecedor e bastante fácil de entender. Descobri tardiamente em mim muitas destas características. Hoje, já velho, apenas aplico estes conhecimentos em minha vida passada. Mas uma coisa que não consigo entender é o super dotado não possuir habilidade mental. Acredito que a inteligência emocional seria uma virtude obrigatória neste tipo de pessoa. A paciência com outras pessoas faz parte da caminhada e uma explosão mental devido à ignorância alheia não é muito saudável ou "inteligente". Esse tipo de habilidade é necessário moldar e incentivar desde pequeno para uma vida sem tropeços e vitoriosa. E isto vale para qualquer um.
Que legal essa sua maturidade emocional ao manter a postura e a neutralidade ao receber um comentário sincero a seu respeito. Muitos profissionais se sentem atacados com facilidade e muitas vezes por coisas que nem sequer foram ataques. E com isso acabam perdendo a postura e entrando em conflito com o paciente e as vezes até atacando. Pras pessoas em geral, você dizer que é superdotado já parece ser uma ofensa em si, principalmente aos homens, que costumam ver como se você estivesse tentando estar acima deles com esse comentário. Rapidamente passam a tentar diminuir a questão como algo irrelevante, enquanto você na verdade só está tentando demonstrar que está se encontrando e que foi capaz de identificar o motivo de muitas questões difíceis que passou na vida. É um pouco triste ver que alguns amigos que achavam o máximo a possibilidade de você ser superdotado, achavam o máximo só enquanto era apenas uma possibilidade. Mas pelo menos fica claro pra gente que está na hora de trocar de amigos e buscar pessoas que realmente nos edifiquem e comemorem nosso crescimento ao invés de nos rebaixar.
Santo dia!com certeza,desde criança minha mente,vê padrões e possibilidades,mais sempre demora para os outros perceberem. É até difícil de explicar. Obrigado pelo vídeo Dra!
Meu filho nunca foi diagnosticado mas, vejo que ele é muito inteligente embora tenha alguns problemas na escola, o que vem por brincar com a preguiça...rs! Desde de criança todos se admiravam das perguntas mto inteligentes que fazia, do raciocínio lógico que tinha e até hoje me surpreendo com suas opiniões e idéias. Nós já suamos mto para responder as perguntas dificílimas que ele fazia e, hoje, como adulto, pode perceber que ele é mto mais inteligente que nós e não pergunta mais tanto assim....rsrsrs!
Muito legal isso. Qdo preciso resolver algo, abrem um monte de janelas ao mesmo tempo, caos, mas eu dou um jeito de organizar, kkkk. Qdo estudava música, na facul, memorizava as músicas, gerando uma imagem mental da partitura e, qod precisava alterar algo, eu alterava na minha partitura mental, rs.
Sou um adulto com uma mente em ebulição, desde criança, fui diferente das demais, pois, aprendo tudo muito rápido, interesso por todas as áreas, possuo muitos certificados em matérias totalmente diferentes, porém, sinto-me isolado, parabéns por suas informações!
Sou N1 e me identifico demais com as características mencionadas! Minha mente é muito cheia o tempo inteiro e os assuntos que me interessam, aprendo com profundidade e autoridade. Falo de maneira formal, assim como faço na escrita. Tem alguma dica para que eu aproveite melhor os padrões da minha mente em meu benefício, evitando a perda dessa capacidade? Obrigada!
Lygia, encontrei seu canal por acaso. Minha filha é tea com diagnostico há 4 anos...desconfio muito de que eu tenha o diagnostico de superdotação mas infelizmente moro em um local que não há pessoas qualificadas para tal; ainda mais para avaliação em adultos. Me identifico demais com tudo o que fala...lembro de até que a terceira série nunca havia tirado uma nota B e qdo tirei...ahhh meu deus rs Eu fazia minha mãe fazer uma "prova oral" em mim, antes das provas...Jesus como era Nerd qdo criança kkk depois os interesses vão se diversificando, e vamos aprendendo outras ferramentas que acomodem essa necessidade de ser melhor, de querer mais, de aprender sempre, essa curiosidade incessante que gera estranheza aos demais e uma certa decepção e frustração na gente. Temos um código moral muito "elevado" tb, enfim, nos sentimos desajustados inclusive na própria familia...memoria "fotografica", habilidade com linguas e uma curiosidade por basicamente tudo o que nos cerca resume muito do que sou rs
Uma das minhas dúvidas sobre ser autista ou não têm muito a ver sobre a INFLEXIBILIDADE. Esse vídeo me fez entender melhor sobre mim. Eu ainda não tinha muita certeza por conta disso, mas quando você disse que pessoas com AH podem mudar de opinião rapidamente (desde que seja com um argumento lógico, que realmente faça sentido), me fez girar uma chave na mente. Faz muito mais sentido agora. Já estou marcando com uma neuropsicóloga uma avaliação para TEA e AH (sou diagnosticada com TDAH) e agora conseguirei me explicar melhor. Obrigada!
Passei pelo processo d identificação ano passado aos 37 anos, minha vida mudou completamente, nunca tive mais nenhuma crise existencial, que aconteciam umas 3-4 vezes por ano. Muito bom o vídeo, em muitas características me identifiquei completamente
Gostei desse termo "Síndrome de Cassandra": faz muito sentido. Até hoje eu preciso ficar quieta para evitar constrangimentos sociais. Eu uso o termo "gambito da rainha" (em função do seriado): eu "vejo" o encadeamento dos acontecimentos e prevejo com anos de antecedência algumas situações. Socialmente, é um inferno: normalmente, as pessoas não têm interesse em saber ... A psicoeducação deveria ser fundamentalmnete para não superdotados.
Estava pesquisando sobre TDAH e acabei encontrando seu vídeo. Eu tenho muitas dessas características: 1. Linguística: minha comunicação verbal e textual é muito aguçada. Raciocínio Lógico-matemático: Consigo resolver problemas complexos que sequer são da minha área de formação. Espacial. E também uma afinidade por conhecimentos produndos e complexos, aprendo quase tudo sozinho e gosto de idiomas. Em contrapartida, sou muito deficitário no aspecto corporal-cinestésico. Sempre me achei fora da caixa.
Vc é fantástica. Como tem experiência poderia fazer um video (se já não fez) das frustrações de quem AH e superdotação, como não conseguir compreender como as pessoas errarem tanto e não compreender como pessoas usam emoções para tomar decisões. Demorei, sozinho (nunca fui a psicóloga), para aceitar que eu nunca errava nas tarefas do trabalho e sempre dava as soluções e as pessoas ficavam perdidas em como fazer. Isso, entre 19 e 25 anos, me fazia me sentir especial, aumentava o "ego" me achava o máximo, mas no período dos 30 anos, já era diretor de uma empresa, onde o resultados das pessoas faziam diferença, passei e me frustrar muito, cortisol, atrás de cortisol, não aceitando como que as pessoas (Engenheiros e tecnicos, com pós graduações) erravam tanto em suas funções, não entendiam projetos. Hoje aos 38, além de Engenheiro, finalizando Neurociência, com ênfase em comportamento humano que consigo aceitar e ajudar ao máximo a pessoa tirar o máximo de si e encaixa-lo naquilo que tem potencial. Mas foi difícil e as vezes ainda, preciso respirar fundo, técnicas de paciencia, para ir explicar o que a pessoa está errando para continuar.
Estou fazendo a avaliação neuropsicológica. Decidi fazer por suspeita de TDAH, mas eu me encaixo muito em Altas Habilidades. Eu sempre pensei que se na infância ou adolescência tivesse recursos mais avançados, eu teria desenvolvido muito mais. Amo estudar, aprender coisas novas e sou boa em muitas. Só quero a resposta logo do meu diagnóstico para acabar com essa tortura, a ansiedade está acabando comigo.
Grande vídeo! A resposta usando a questão dos professores do Einstein foi sensacional! Só alguém muito inteligente para criar uma solução dessas. Um fraterno abraço.
... boa tarde para todos... uaaauuu demais o vídeo dra...a parte dos professor de Albert é top...!!!... concordo totalmente...podemos e acredito que até devemos aprender com todos...e em todos os sentidos, aprender é aprender... que sejam construtivas...
Rapidez, fotografa, assimila, sede de conhecimento em geral ao mesmo tempo, auto-didata, esgota rápido ( enjoa fácil), fácil argumentação variada, precisão, 😅........ depois a louca sou eu, pessoa à frente do seu tempo, ritmo acelerado dos pensamentos e ações ao mesmo tempo, sim deprime, flexível.... é isso aí! Amei !!!!!! Louca não! Super dotada! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Primeira vez no canal. Amei a história do menino! Muito legal. Claro, você conseguiu conquistá-lo de cara, demonstrando interesse. Acho importante dizer que nem todo SD tem todas essas características. Um beijo. Até a próxima.
Uma vez, quando fazia o curso de psicologia, que não concluí, percebi em uma disciplina chamada Psicopatologia, nome horrível por sinal, que era possível qualquer pessoa se identificar com características de qualquer neuroatipicidade, pois o que, em tese, diferencia o neurotipico do neuroatipico são os níveis das características. Em suma, muitos se identificarão com estas características citadas mas isso não é diagnóstico pra superlotação. Eu mesmo já fiz teste de q.i. e sei que não sou superdotado mesmo tendo muitas das características ditas.
Eu sempre me senti “engessada” na escola e na faculdade. Não tinha “ferramentas” para comunicar minha forma de pensar e meu raciocínio muito mais elaborado que o dos colegas e até mesmo que o dos professores
Isso da inflexibilidade do autismo com AH ser quebrada com lógica é muito real! Faço terapia TCC e amo quando ela me mostra diferentes caminhos para as minhas dificuldades nessa questão
Véi, que video bom! E que final bem construido, a analogia do Einstein e seus professores: serviu tanto de ti pra mim, quanto de mim pra outrens que eu precise argumentar
Minha mãe inventou agora que eu sou autista eu nunca tive características autistas mas sempre tive características the superdotação e eu sempre soube que eu estava fora da curva. Muita facilidade de aprender, vários interesses, liderança, criatividade, flexibilidade e até hoje eu tenho dificuldade de entender como as pessoas em geral não entendem coisas que são tão simples e lógicas para mim.
Lygia, seu conteúdo e partilha são inspiradores. Cai em seu canal por algum feliz acaso, embora este assunto sobre altas habilidades e superdotação vem me acompanhando há quase um ano. É sensato não fazer autodiagnósticos, por uma questão de análise de contextos e outros aspectos, porém, venho cada vez mais me identificando com estas características, entre altas habilidades e Superdotação, é um divisor, pois beneficia o caminho do autoconhecimento e a partir dai, o desenvolvimento como ser humano e expansão da essência, além do fortalecimento do amor-próprio e compaixão. No meu caso, por vezes me vejo com inflexibilidade cognitiva, por passar boa parte da minha vida recebendo criticas destrutivas e por vezes severas, direcionadas a mim e não ao contexto ou situação em questão e, infelizmente, contribuíram para a formação de crenças desfuncionais ainda na infância. Hoje, adulta, me responsabilizo pelo meu desenvolvimento e fortalecimento, mas sobretudo, pela busca de melhoria do conjunto de crenças, utilizando do questionamento e exercício da flexibilidade para promover a mudança.
Pensar diferente deveria ser uma das grandes bençãos da humanidade 🌷 como nós poderíamos evoluir se todos fossem ou pensasse iguais 🌷 quem perde por não reconhecer quem pensa fora da caixa é a humanidade que só retardada a evolução humana 💕
Muito perspicaz seu argumento sobre a genialidade e a possibilidade de aprender com todo mundo um pouco. Provou ser inteligente nesse ponto para ele. Rs
Estou buscando me entender após os 40 anos. Ainda não tenho um diagnóstico, mas acho que tenho superdotação combinado com TDAH. Achei muito sentido no conteúdo desse vídeo, e tem muito haver com o que eu sou. Muito obrigado 😊
🦉Aqui está o CURSO para lhe trazer segurança durante os seus atendimentos: Fundamentos da Altas Habilidades e Superdotação:
lygiapereira.com.br/altas-habilidades-fahs/
1- ordenar e coordenar informações
2- maneira de memorizar diferente
3- capacidade avançada de compreender o conteúdo
4- ter interesse e curiosidade por muitos tópicos (múltiplos interesses)
5- jeito diferente de pensar (repertório verbal)
6- habilidade verbal fora da curva;
7- capacidade incomum de processar informações (ideias fora da caixa);
8- ritmo acelerado dos pensamentos;
9- Ter pensamentos flexíveis
Obrigada pelas informações... Essa mulher fala mto. Lerda!!!
No UA-cam há uma função de acelerar. Você pode assistir os vídeos em velocidade avançada sem a necessidade de ofender as pessoas. Ela foi bastante cuidadosa e esclarecedora em sua fala.
@@hevelinnalvesc2650 eu só consigo assistir em 2X, senão me dá angústia.
@@hevelinnalvesc2650 dupla excepsionalidade...
@@clariceresende5983 Já pode sair do vídeo, não te representa 😅😅
Na escola eu apanhava pq tirava notas altas e os professores me repreendiam pq eu fazia mta pergunta e fazia o dever de casa antes da aula. Já fui expulsa da sala de aula por meus interesses. Aí, qnd passei a fingir ser medíocre tive paz. A escola é um inferno....
Eu tb sentava no fundo da sala para não chamar a atençẽo, mas não deu muito certo. Certa vez, na quarta série, eu fui chamado à corrdenação junto com o colega mais maluco da turma. A coordenadora primeiro tratou do caso dele, bem na minha frente. Ela reclamou do comportamento dele, da notas, das faltas, dando uma tremenda bronca nele, enquando eu aguardava no banco atrás calado, imaginando afinal o motivo deu ter sido convocado. Lembro-me de pensar: será que esse fpd me implicou em alguma de suas loucuras?
Minutos depois a coordenadora pediu para que eu e meu colega trocássemos de lugar. Em tom preocupado ela começou a me questionar:
"Meu filho, você está com algum problema em casa?" Respondi um tanto confuso que não.
"Seu pai e sua mãe estão bem? Eles tem brigado?" Respondi que meus pais eram separados, mas que eram muito amigos.
"Você fica triste pelo fato dos seus pais serem separados?" Respondi que não, que eles haviam se separado quando eu era muito pequeno e comecei a ficar muito ansioso e me questionar de forma acelerada o motivo de tantos questionamentos.
"Você tem namorada?" Lembro de pensar "que papo é esse de namorada com a minha idade?". Respondi que não.
"Você fica triste por não ter uma namorada?"...
Neste momento eu não aguentei e interrompi o interrogatório: "A Sra. poderia me explicar o motivo de tantas perguntas?"
"Meu filho, eu recebi algumas queixas das professoras a seu respeito!" Eu tomei um susto, mas antes que eu pudesse inquirir ela completou:
"Você é muito quietinho! Você se senta no fundo da sala, não fala nada, não pergunta nada, não demonstra se interessar pela aula!"
Ao som das gargalhadas do meu colega que ouvia tudo atrás de mim, eu interrompi a corrdenadora com os seguintes questionamentos:
"As minhas notas estão abaixo da média?" Ela respondeu que não, que minhas notas sempre estiveram acima da média da turma.
"Então a Sra. pode me explicar o que eu estou fazendo aqui?"
Depois de pensar por alguns instantes, com uma expressão de quem jamais imaginava ouvir o que eu falei ela simplesmente disse: "Vocês podem voltar para a sala de aula."
Moral da história: passei a sentar na primeira fileira e fazer muitas perguntas para as professoras fingindo que não estava entendendo; meu amigo tira sarro de mim há 40 anos contando como ele foi chamado à coordenação por ser um capetinha e eu por ser "muito quietinho"; e eu nunca mais fui chamado à coordenação.
Me indentifico muito com o que você expôs…. Acabamos nos “fantasiando” de medíocres para viver em paz 😢.
Lembro que na escola primária tinha alguma atividade de casa e se chamava “arme e efetue“ que consistia em pegar contas expressas de forma Linear, tipo “5 × 92” e colocar daquele jeito de continha, colocar um em cima do outro e fazer a multiplicação por etapas. Aí a professora punha no quadro E eu já ia copiando e escrevendo o resultado do lado, fazendo as contas de cabeça. Levei uma bronca, mas não abaixei a cabeça comecei a copiar, armar e efetuar direto. Na verdade Só escrevia do jeito que ela queria, não usava a metodologia de multiplicar unidade depois dezena etc. A professora não gostou muito mas teve que aceitar. Tive problema com isso também no vestibular, sim sou da época do vestibular e não do Enem. As provas de física e matemática discursivas exigiam o desenvolvimento etapa a etapa, e isso era muito complicado pra mim, pois eu deduzia muitas coisas diretas.
Não só na escola. Muitas vezes na vida, aprendi, que temos que fingir sermos medíocres, para não sofrermos perseguição, buling, retaliação, isolamento, deboche daqueles que não conseguem nos compreender ou alcançar nosso nível de pensamento e visão das coisas.
Ou que não suporta alguém inteligente
Que vídeo agradável. Sua voz é calmante para autistas 😊
Que delícia ouvir uma pessoa falando corretamente o Português, com simplicidade, elegância, simpatia e sem pedantismos. Parabéns. Que seu canal tenha muito sucesso. Já sou fã.
Sem pedantismo.
Exatamente.
É o natural da pessoa.
Não foi aprendido para se exibir nem se sentir superior aos outros.
O Arhur, nosso filho caçula, sempre disse que você é um ponto fora da curva. Ele, muito cedo, descobriu a sua superdotação!
É verdade que muitos "gênios" não tiveram professores geniais, mas também é verdade que não tiveram professores medíocres.
Por favor, continue abordando este tema. Você o trata com propriedade!
Parabéns!
Que alegria ter você aqui, Dr. Djalma!!!
Felizmente aprendemos muito com a nossa turminha, né?!
É maravilhoso quando os filhos nos deixam mais inteligentes!
🧠✨♾️✨💜
@@lygia.pereira Dra pfv tem alguém pra indicar pra que eu faça os testes com segurança?
Descobri TEA TDAH e AH com quase 45 anos e meu psiquiatra recomendou seu canal para aprender mais sobre o assunto. Por conta dos prejuízos acadêmicos pelo TDAH, eu nunca imaginei que teria altas habilidades e isso me confortou muito. A luz que o diagnóstico, mesmo que tardio, traz é como nascer de novo. Estou aprendendo a me reconhecer mas mais que isso: me respeitar, reconhecendo meus limites. Seu conteúdo é muito enriquecedor, obrigada pela generosidade em compartilhar. 🤍🌻
Qual era o seu prejuízo.
O meu é do TDAH 😢
@@geisi0985 eu não conseguia prestar atenção nas aulas e não conseguia entender nada que os professores falavam... tive muita dificuldade escolar mas na recuperação, eu surpreendentemente tirava ótimas notas, porque a turma era pequena e o professor dava mais atenção. Levei o dobro de tempo pra me formar na faculdade...
O diagnóstico é em qualquer psiquiatra ou tem que ser especializado nisso?
@@saraafonsoramos6948 geralmente é com neuropsicologos especializados. Uma busca no Google você encontra profissionais próximos à você
Genio ou não a frustação causada pela rigidez educacional e social pode matar qualquer futuro promissor!
Acredito que a pressão na educação não é um problema para uma mente com alto poder de processamento kkk
@@Henrique-mi7sj nao e isso se torna um problema
Por isso defendo homescooling e deixar a crianca aprender brincando, no ambiente seguro, na qual nao seria minado o talento, ao contrario, incentivado por pais
Pelo menos eu teria amado aprender assim. Em casa eu desenvolvia muito mais minha criatividade, diferente da escola que so me deixava tensa
@@Henrique-mi7sj Vai nessa.
Jesus! Que chiqueza essa mulher falando.
Chiqueza e riqueza tambem.
Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente, ela e o marido Djalma, são chiquissimos!
Meu filho tem a inteligência que supera 98% das pessoas, nunca estudou pra uma prova, sempre foi o primeiro aluno da escola. Passou em primeiro lugar na faculdade federal e na estadual da minha cidade. Ele tem 29 anos e está deprimido e "perdido''. Meu neto tem sua idade mental 4 anos a mais que a cronológica. Minha filha aprendeu a ler e escrever com 4 anos, minha neta com 3 anos sabia escrever o nome da família toda, ler, etc. Mas o que percebo é a dificuldade de se " encaixar" no mundo que eles têm, e ficam deprimidos desde crianças, é muito sofrimento. Só agora estou conseguindo me informar mais pra poder ajudá-los. Mas eu também tenho minhas questões sérias desde criança, acho que pode ser TDHA bem severo, porque até hoje estou paralisada na vida.
É complicado ter pessoas com Altas Abilidades e Superdotação em famílias com poucas informações ou sem condições financeiras para que seus filhos possam ter acesso aos profissionais certos que possam ajudá-los a se desenvolverem, e não sofrerem tanto.
Nao me acho muito inteligente, me vejo mais como curiosa e aberta a aprender. Me identifiquei com nessas características, mas sigo me vendo como eterna aprendiz.
Essa é uma das características! Se acha "na média" ou burra.
Desde criança me sinto diferente, venho de uma família muito humilde financeiramente, sempre que eu falava algo de deferente eu era chamada de louca burra ou que eu queria ser melhor que os outros achando que sabia de tudo, enfim chegou um momento da vida que parei de comentar meus sentimentos e pensamentos e me fiz pequena para me caber no meio onde eu estava.
Não perca o interesse em descobrir suas potências. “Aqueles que mais nos criticam, a respeito dos nossos sonhos, serão os primeiros a nos elogiarem quando os concretizamos” - Flávio Augusto da Silva. As vezes as pessoas não tem a visão que alguns visionários tem. E está tudo bem. Cabe aos visionários, superarem esse obstáculo de dificuldade e oferecer sempre de forma carinhosa e amiga, o benefício de suas ideias. Deve-se sempre, o visionário, agir pro bem comum.
me identifiquei
Na minha avaliação neuro apareceu extremamente alto em fonética... mas nos outros quesitos foi apenas 85% o percentil. Minhas colegas de trabalho sempre dizem que sou muito inteligente ... mas eu me acho muito burra. Tenho uma intuição maluca. Sinto os ambientes. Sou Tea 1 e TDAH. Me expresso bem na escrita ... mas na fala é uma tragédia... uma bagunça. Sou lenta. Gosto de infinitos assuntos... Espiritualidade... magia... artes... neurodiversidade... astronomia... etc
Percentil 85% é alto. E os instrumentos não só são falhos como são intencionalmente limitados dado que cada instrumento se alinha a paradigmas teóricos específicos.
Obrigada por compartilhar um pouco das suas características, @valcionegrave3980!
Será que estamos falando de múltipla excepcionalidade?!🧠
Me identifico com você! Amo escrever e consigo me expressar super bem assim, mas falando também sou um desastre. Ou sou monossilábica ou simplesmente repito coisas que já escrevi antes.
Como funciona esse teste neurológico? Como se chama?
@@Ppzinha Se você tem alguma suspeita ou já tem um diagnostico procure um neurologista ou psiquiatra e peça encaminhamento para uma avaliação neuropsicologica, com neuropsicologo.
Tenho 40 anos, não tive nenhum tipo de suporte durante toda a vida, meu emocional me pegou pelos pés. A intensidade das emoções fizeram com que eu as evitassem, me isolei e comecei com vicio em jogos eletrônicos. Depressão e ansiedade acabaram comigo, mas ainda assim consegui fazer faculdade, mestrado e doutorado em química de fármacos na USP, mesmo tendo estudado em escola pública a vida toda. Contudo, mesmo formado, a questão emocional fez com que eu rendesse abaixo do que deveria e minha carreira acadêmica começou "natimorta". Resolvi uma parte das questões emocionais, mas ainda são meu calcanhar de Aquiles. Hoje trabalho e ganho muito abaixo da minha real formação.
O argumento dos professores do Einstein foi digno de um Einstein.
Realmente.
Realmente... Fora a paciência admirável, pq eu já mandava toma no c*, tipo "mlk, eu não preciso de ti, tu é que precisa de mim"
Foi o que captei no momento que ela dizia
🫠
Foi mesmo!
Sou diagnosticado, e uma coisa que observo, é que eu acredito em diversas teorias, ou seja, eu sou muito aberto a várias assuntos e opiniões. Meus familiares acham estranho. Faço diversas ligações entre teorias, religião, astrologia, biologia etc...
Faço a mesma coisa e no dia-a-dia quase ninguém me entende…
Somente na universidade que esse quadro se modifica.
Eu também, mas não falo pra ninguém pra não ser julgada
Mas não tenho diagnóstico
Ola Lygia. Tens site para contato ? Abraço
Te entendo, colega.😊 Compartilho dessa habilidade de trabalhar e conectar várias ideias e áreas ao mesmo tempo. É enriquecedor e um ótimo diferencial.⭐️
@@May.Marquez É natural querermos ser diferentes, então encontrar uma denominação para nos encaixar, especialmente quando é algo "esquisito e positivo" como a superdotação, é algo super interessante e logo vamos querer fazer parte ou ser isso. Perceba que os comentários estão cheios de superdotados.
Descobri recentemente que sou autista e que tenho inteligência acima da média, e tudo isso que você fala me leva a crer que realmente posso ter altas habilidades. Eu passei a vida inteira me irritando com minha mãe justamente porque eu sinto que ela nunca usa a lógica, no fim acho que a pessoa diferente da história sou eu e não ela.
Me identifico com todas as características que você mencionou, sempre tive muita facilidade de aprender, tenho uma memória visual muito boa, sempre tive o pensamento muito acelerado.
Kkkkkk sou assim também com minha mãe, mas não sou autista não
Sou um adulto de 55 anos com altas habilidades. Conheço bem como funciono. Porém, tem uma coisa que descobri, tem menos de um mês, que me deixou boquiaberto: meu psicoterapeuta falou que a maioria das pessoas raciocina de forma verbal, como se tivesse uma voz na cabeça recitando os pensamentos. Achei isso muito estranho! Meus pensamentos são mais em forma de ideia, intenção, e até mesmo imagens. Não dá tempo de ficar verbalizando tudo, o pensamento é muito mais rápido, as vezes até começa com uma palavra, mas logo já caí para conceitos, só assim consigo pensar na velocidade que me é cômoda. Moral da história: sempre podemos aprender coisas novas sobre nós mesmos, rsrs. Eu jurava que todo mundo pensava assim… Ainda me parece muito louco ouvir uma voz na cabeça.😂😂
O mais comum para as pessoas é ouvir a própria voz na cabeça e também ver imagens normalmente um filme da narração da própria voz.
Mas existem pessoas que sentem cheiros, sensações e sabores isso já é algo fora do comum, já as pessoas com afantasia tem um raciocínio mais direto ligado aos conceitos e normalmente mais objetivos, resumo o cérebro é a coisa mais incrível do universo e a mente é algo mágico.
Eu também acho que tenho altas habilidades. Tenho 22 anos, consigo detectar padrões onde o pessoal não vê e fazer metacognição. Evito holofotes e não gosto da ideia de ter poder. Queria receber orientação e saber como posso me aperfeiçoar e ajudar nos mais variados campos da ciência, tecnologia e pesquisa
Pois eu não sabia que não era assim que as pessoas pensavam. Acabei de descobrir por você.
Mas eu sempre pensei assim como você só que com o tempo eu fui percebendo que isso me atrapalhava na hora de ter que explicar, verbalizar, uma ideia. Então eu comecei a ensaiar a verbalização dos meus pensamentos, de forma forçada, como se eu estivesse me preparando para apresentar para alguém. Então eu tenho uma ideia, aí começo a tentar entender essa ideia em linguagem humana, rs. Tento imaginar como seria explicar essa ideia pra alguém, avalio os possíveis questionamentos e dificuldades e tento contorná-los também de forma verbal na minha mente, ou seja, eu monto todo um script. Mas isso só acontece quando eu sei que vou precisar compartilhar essa ideia com alguém. Porque senão o processamento dos meus pensamentos e o nível de abstração que eu alcanço me levam pra algo muito inalcansável em linguagem verbal.
Em mim, é tudo voz. Mas não entendi uma coisa: você falou que começa com palavra e vira conceito, mas o conceito não é feito de palavras? Como funciona?
Não há prazer maior em encontrar uma profissional que desfia as suas explicações em tramas que ao final do video fazem todo o sentido, realmente conseguem compor um tecido de riquissimo de informaçãoes inteligentes. Sua postura é graciosa, tenaz e clara, alguém que expressa prazer em ensinar. Muitos parabéns!
Seu vídeo é muito bom de assistir! O jeito que vc fala é bom de ouvir! Não tem aquelas musiquinhas atrapalhando no fundo, vc é linda, simpática, inteligente e deve ser um amor com as crianças! Amei conhecer seu canal!
Dra. Lygia você é educadíssima, delicada como uma taça de cristal murano. Muito obrigado por nos ensinar a sermos melhores em habilidades interpessoais.
Eu tenho dupla excepcionalidade (AH/SD + TEA), sou médica e sinto EXTREMA ansiedade. Escolhi uma carreira especialmente difícil pra quem tem TEA, mas vou me superando a cada dia e ganhando repertório para contornar minhas dificuldades.
Obrigada pelo vídeo!
Claro que ser superdotada me ajuda muito nisso
Eu me vi nesse vídeo, especialmente nas características1, 4, 5, 8 e 9. Só posso dizer que tive o privilégio de crescer aprendendo a dar crédito às minhas criações.
É um tormento não haver adaptação para os superdotados no sistema de ensino, a escola se torna um foco de alienação geral, informações desconexas sem a aplicação real, esse propósito de dormência do ser humano em sua época de maior potencial é perverso. Minhas décadas de formação dentro do sistema educacional dragaram boa parte das minhas energias, é uma violência a obrigatoriedade da normatização do ensino, a aprendizagem que tive em 95% do conteúdo que sei foi por minha conta, autodidata. Fico pensando, se essa escolha tivesse sido dada desde o início a pessoas com sd, o progresso humano seria infinitamente maior.
Hj com 39 anos só tenho condição de fazer cursos online em que eu possa ditar meu próprio ritmo e prazos, é muito frustrantr seguir o ritmo convencional e ficar perdendo tempo em aulas de professores lerdos que só passam informações básicas e a um ritmo lesma. O UA-cam com a velocidade x2 é uma maravilha desses tempos 🤍✨
Quando tinha 6 anos, eu escrevi uma peça de teatro, sempre adorei ler, entreguei pra professora, eu estava muito empolgada, ela amassou e jogo no lixo, isso me marcou, ate hj nao confio em ninguem, e acho os professores despreparados, fiquei com com certo receio deles.
Amei seus esclarecimentos, tenho um filho de 11 que está em processo avaliativo. Procurei ajuda tarde, pq percebia nele um ego muito alto aí resolvi trabalhar melhor as emoções antes, mas no quesito aprendizado ele começou a procrastinar por perceber q as atividades da escola eram bobas pra ele. Aí ele demora pra fazer pq diz já saber aí não tem motivação. Ele está indo para o 6 ano e cheio de expectativa por ser várias matérias. Ele lê todos os livros da escola no início do ano. Vc falando me vi em algumas situações eu achava que era o pai o um pouco com altas habilidades. Mas vc acabou despertando meu olhar pra me conhecer melhor. Gratidão pelo seu conteúdo e entrega
Olá!
Não faço ideia sobre minha "classificação" cognitiva mas sinto muito interesse sobre estes temas. Nunca tive diagnóstico mas acredito ser TDAH meio q "clássica", no entanto, me identifico bastante com vários pontos abordados neste e em outros canais sobre a tal da superdotação/altas habilidades. Mas o que mais me chamou atenção no seu vídeo e no qual me identifiquei mto( nunca tinha ouvido antes) foi o fato de assimilar melhor o conteúdo lendo de cabeça p baixo. Hoje tenho 65 anos mas lembro com clareza da estranheza de minha mãe em me ver estudando deitada no sofá com a cabeça p baixo e ouvindo música! Kkk ( sem música simplesmente o conteúdo "não entrava" kkkk.
Tb raciocino melhor falando no telefone se estiver caminhando, parece q as ideias ficam mais organizadas.
Sempre interessada em múltiplos assuntos ( física quântica, espiritualidade, ciências biológicas, música ( estudo piano), no entanto me entediava com mta facilidade, começava tarefas e livros e parava na metade...desorganizada, grande fluência verbal muito intuitiva...enfim!
Mas obrigada pelo vídeo e votos de sucesso no seu canal!
Não tô dizendo que tenho isso não fiz teste tô aqui de curiosidade sou diagnosticada com TEA e cara, coisa mais burra que fiz foi me emburrecer de propósito pra ser aceita e não ser a nerd quando mudei de escola pro ensino médio, me arrependo. Não façam isso! Sejam vocês mesmos
tb fiz isso, maior burrice mesmo, eu tinha vergonha de compartilhar ideias e também parei de estudar para não tirar notas boas e ser considerada nerd 😢
Mas a pessoa superdotada ela se camufla ela se adapta ao redor mas o cérebro não deixa vc conseguir parar de estudar pq o cérebro não para de pensar nem um segundo os pensamentos a partir de uma palavra explode vários pensamentos que conecta a outro e a outro e a outro e vc tem que buscar as respostas pq vc não consegue parar.
@@anakarolinarocha4514nem tanto. Superdotados se entediam muito rápido. Então se for um assunto sem interesse ele pode sim não estudar. Particularmente, eu dormia nas aulas desde que me lembro por gente, mas sempre tirei acima de 85 tanto na escola quanto na faculdade, inclusive em exatas que possui matérias que não gosto nem um pouco
Meu Deus! Você é a única pessoa capaz de me compreender, Doutora. Eu tô muito arrepiado. Acho que poderia ficar dias sem comer e sem beber somente contando como eu funciono pra senhora. Um TCC de carne e osso e muitas questões neuropsicológicas. Mas nunca encontrei um profissional que me dissesse "com o olhar" (porque eu leio o olhar de quem se comunica comigo) que estava me compreendendo.
Seus vídeos são praticamente uma consulta. Muito bons! Muito obrigado por se dispor. O mundo parece menos confuso e, principalmente, me ajuda a entender mais o poder da minha mente.
A senhora faz atendimentos online?
Eu acredito que sou neuro divergente, mas, por enquanto, ainda não obtive respostas concretas. Por outro lado, a cada vídeo seu, me identifico mais e mais.
Sensacional o argumento do Einstein. Eu tive um professor de inglês que me explicou o óbvio. 😂
Eu ficava tentando encaixar português com inglês, e não faz sentido... E ao questionar o por quê não ser desse jeito em inglês se é um português, ele simplesmente me falou: porque as pessoas que criaram/moldaram o inglês, não eram as mesmas do português e que eles pensaram de forma diferente.
Foi ali que destravei o aprendizado de inglês e larguei a mentalidade de tradução.
E é tão óbvio. 😅
Adoro seus vídeos, faz um vídeo explicando porque as outras pessoas ficam intimidadas perto de alguém com altas abilidades.
Eu sinto esse paralelo entre autismo e superdotação de modo a me confundir e sempre entrar em introspecção. Sou superdotado e minha esposa tem prognóstico de autismo. São impressionantes as similaridades como também as incompatibilidades. Adoraria me consultar ou ser acompanhado por você! Tenho tantas dificuldades com esse cérebro. 😅
Sim Lygia.
Eu sou todo diferente. Completamente diferente das pessoas ao meu redor, em qualquer lugar que eu esteja.
Como já tenho certa idade, talvez já esteja conseguindo me conter ao conversar, um pouco,
de forma a não assustar as pessoas com meus pensamentos.
Também já consigo não dizer grande parte de meus pensamentos pelo mesmo motivo. Porque não funcionaria. Ocasionalmente já consigo perceber até onde posso ir, falar, sem causar grande transtorno ou acabar com a amizade.
No entanto, depois de conhecer um pouco cada pessoa, me afasto levemente, ou definitivamente das pessoas com quem não posso ter o prazer de conversar sobre os assuntos que me parecem realmente interessar na vida.
Graças a Deus, já não sinto mais solidão.
Já percebo que nos livros, na internet e ocasionalmente em algum lugar, estão meus companheiros intelectuais, morais, de ação real, de transformação no mundo. Eles me acompanham, de alguma maneira ou de outra estamos trabalhando, estudando e pesquisando juntos.
Só aceitaram minhas ideias na escola (os outros adolescentes) qdo eu encontrei uma amiga (que hoje seu que é superdotada também, mais inteligente do que eu) que era bonita e aluna nova.
Nós desativamos as coisas de igual pra igual. Mas na hora de falar com a classe, ela tinha que falar. Aí aceitavam. Se fosse eu a falar, me mandavam calar a boca.
Enqto estivemos juntas, eu consegui espaço pras minhas ideias. Foi apenas no colegial.
Antes disso e depois, ninguém dá bola.
E fora de escolaridade, qdo pessoas superiores me elogiavam logo nas primeiras coisas que fazia ou falava, aí os outros "concorrentes" davam um jeito, por fora, de me tirar de cena.
A solidão é muito grande. Pior é que eu sempre pensei em projetos e ideias para coisas grupais. Gosto de trabalhar em grupo. Não tenho ânimo de fazer as coisas sozinha. Conversar me dá energia, disposição e vontade de viver.
Busque participar de grupos com pessoas de mente aberta ❤, que gostam de expandir os conhecimentos, trocar idéias. Pessoas com mentalidade rígida, fixa e muito conservadoras geralmente são fechadas, possuem dificuldade com o novo e podam, reprimem a pessoa que é mais expansiva.
@@alinesdmesquita7847
Sim. Verdade.
Mas onde achar isso pessoalmente.
Só vejo pessoas assim na internet. E estão todas solitárias também.
Isso mesmo,mesmo eu tentando de todas as formas,não consigo trabalhar com gestão de mente fechada, pessoas que não se abrem pra o novo,que não acreditam que tem algo a aprender,fico mau e peço demissão.😕😔@@alinesdmesquita7847
Essa questão da multiplicidade de interesses traz um complicador material pois na prática é impossível esgotar mesmo que um único tópico. Ex. mesmo os maiores poliglotas não conseguirão aprender todas as línguas, mesmo os maiores matemáticos reconhecem que não dominam todas as áreas da matemática, etc. Some-se a isso o tempo necessário para atividades de manutenção como dormir, preparar alimentação, etc. e temos um conflito de prioridades de proporções épicas.
Sim!!!
Costumávamos usar muito uma expressão aqui no Rio de Janeiro que era: "O que tem a ver pão com durex?" Para quem não conhece, "durex" era uma marca de fita adesiva. Essa expressão era usada quando queríamos nos referir aos assuntos tratados por um interlocutor, dando a entender que os mesmos eram desconexos. Cresci ouvindo essa expressão sistematicamente. Somente agora, ao compeltar 50 anos e ser alertado pela minha psicóloga, percebi em mim as características da superdotação. Agora tudo fez sentido...
Me vi no quesito de memorizar por imagem e detalhes, p/ mim sempre foi mais tranquilo ler parte de algo ou imagem e já consigo o entendimento, com isso eu já percebi erros impactantes em provas por memorizar falas e detalhes com precisão, tive um professor que treinou esse lado meu p/ usar positivamente ao meu favor em aprendizados até por conta do meu tdah moderado pq ele por si só consegue me dar apagões momentâneos em coisas muito monótonas, acho interessante como a nossa mente funciona nessas situações e como o tea se mistura nas questões do déficit e vamos observando como nosso pensamento age em várias situações.
Sim, se pra fui assim e por saber semore me ajudou, passei em mts concurso assim
Eu memorizava pela imagem, página e cores e anotações… parecia que eu acessava uma foto mental….
eu sempre fui de interessar e ter aprendizados com várias coisas ao mesmo tempo…
Sofria com os professores e colegas pq não compreendiam me jeito e meus interesses….😢
Eu tb!!!
Quando eu tive contato com essa palavra superdotado o que vinha a cabeça eram pessoas que tiravam notas muito altas na escola com o mínimo de esforço hoje já não saberia se só o fato de a pessoa tirar notas altas já o caracteriza como superdotado porque tem gente que pode ter mais facilidade em decorar os estudos e outra coisa que percebi que as pessoas mais inteligentes tendem a se isolar justamente para ter uma ideia diferente do que está acontecendo no momento
Sou Autista nível 01 de suporte, sigo seu canal fui diagnosticada aos 40 anos ( TDAH,TEA, DISLEXIA) Em fim pude entender quem eu era realmente pois até então passei horrores na infância em família e sociedade 😢 eu estou superando aos poucos pois tenho tido crises de ansiedade gatilhos pensamentos intrusivo e uma luta diária.
Mesmo assim hoje sei quem sou 🎉❤ e que seja um dia pós outro.
Mesmo sendo DISLEXIA e reprovando muito em português no ginásio 😅😅😅😅 Sou locutora comunicadora (📻) 😅
Amo sua comunicação🎉
Eu com 38 anos descobri as altas habilidades, agora tudo faz sentido, meu diagnóstico é tea tdah e tag vou começar o tratamento,pra mim foi libertador, sempre me achei diferente.
Eu e Marcelo ficamos isolados a vida toda.... E adoramos, hoje mais do que nunca após adultos percebemos o quão rico e produtivo pode ser a solitude. Não há autoconhecimento em meio a muito barulho e agitação. Equilíbrio é bom, mas muita gente por muito tempo, perturba nossa energia demais!
Estou adorando este conteúdo de altas habilidades. 😊
Que notícia excelente, @maricarneiro-br!
Obrigada pela presença! ♾️
Kkkk..vc foi genial quando rapidamente deu a volta no menino...aprender com todo tipo de pessoa...
Você é maravilhosa, está me ajudando demais. Obrigado pelo seu conteúdo. Um grande abraço ❤
Eu lia e via televisão de cabeça pra baixo quando eu era criança. Eu ainda gosto mas não faço mais pois não é muito adequado, às vezes meu filho também faz isso e eu deito junto com ele no sofá de cabeça pra baixo pra ver televisão. É uma posição extremamente confortável.
Bom dia meu filho é autista ele é muito inteligente e habilidoso faz cada coisa que eu fico pasma é um artista
O ritmo acelerado dos pensamentos na superdotação ou mesmo a fala acelerada com frequencia são confundidos com hipomania pelos medicos e psicologos.
Sim !!!
@@laurenwerlang Autistas homens se confunde com bipolaridade e mulheres, em especial em nivel de suporte 2 e tea atipico com border. Eu falei acima sobre a superdotação, não sobre o TEA.
Eu tenho diagnóstico de TAB, estou estável há 1 ano, mas essa questão da fala é muito complicada pra mim, eu falo, falo, falo, depois me sinto mal, já cheguei a achar que era hipomania, hoje sei que é de mim, por mais que a mente esteja calma e centrada, a fala é sempre rápida e extensa.
Desculpe-me o palavrão que eu ia soltar, mas seu comentário deixou-me atônito! Em outubro de 2022 fui diagnosticado com bipolaridade após um surto psicótico, lembro-me bem do psiquiátra dizendo: "Você sente sua fala muito acelerada em vezes?", eu: "Sim.", ele: "O nome disso é hipomania." Hoje ter descoberto as AH/SD é esclarecedor, vejo que sim, tem influência da bipolaridade, mas em grande maioria é a superdotação agindo.
memoria de trabalho, associação de ideias, raciocínio crítico e velocidade de processamento. Esses são os sinais mais claros.
Gostaria muito de ver estudos mudando o meio. Um autista na natureza tem o mesmo comportamento de um em um centro superpopulacionado? E um superdotado?
Tenho minhas dúvidas, eu acredito que boa parte dos estudos estão errados, ainda mais por eles serem ideológicos. Imagina uma sociedade indígena, que ainda mantém sua tradição, e vivência, estudando sobre autismo ou superdotação, como eles descreveriam esses seres?
Temos que lembrar o seguinte, o mundo é feito por normais querendo descobrir os anormais e enquadrá-los. Nesse processo, pode-se fazer mais mal do que bem. Não atoa, Gabor Maté disse que o melhor lugar para ser esquizofrênico é numa tribo africana. Essa afirmação acarreta uma gama de reflexões.
Acho que está na hora da academia enxergar que é ideológica, para atentar se estão descrevendo os efeitos colaterais desse mundo superpopuloso ou se realmente estão descrevendo a realidade.
Minha psicóloga me pediu para fazer o teste para altas habilidades na última sessão. Até então nunca li muito sobre o tema... mas me identifiquei com esse vídeo. Fiquei curiosa em saber agora...
Recebi o diagnóstico sem nunca ter ouvido falar em altas habilidades. Passei 2 anos sem dar bola pra isso. Esse ano resolvi aprender o que era altas habilidades e fiquei abismada com o tanto que me encaixo
Esse estudo é fascinante mesmo, @ferrecam!
Espero que esteja se divertindo com os aprendizados! 🧠
Tem algo que me deixa muito confuso. Eu era bem fraco na escola até a quinta série. Matemática era meu ponto fraco. Eu era um exímio desenhista, e isso me tornava um menino admirado por todos. Daí cheguei na antiga quinta série e me apaixonei pelas aulas de inglês. Resultado: aprendi inglês sozinho. Cresci muito e aprendi tanto ao ponto de deixar nativos confusos quanto à minha origem. Isso numa época que não havia tantos recursos como hoje. Aprendi inglês com música. Depois, comecei a aprender violão; tive duas aulas com um professor e aprendi o resto sozinho. Depois, na fase adulta, comecei a me interessar por várias coisas e sempre fui muito curioso. Desenvolvi meu próprio método para aprender inglês.
Agora, como professor, já ouvi pessoas dizendo que eu era fora da curva, possivelmente autista ou com TDAH hiperfoco. Tenho a sensação de que, muitas vezes, enxergo padrões mais rapidamente que outras pessoas, mas antes eu achava que isso era normal. Dito tudo isso, não me vejo como alguém superdotado. Mas, ao mesmo tempo, percebo que não me encaixo no que poderíamos chamar de padrão. Hoje, fico na dúvida se de fato há algo diferente em mim, o que seria, e se, aos 46 anos de idade, vale a pena investigar isso.
Muitas características de SDAH.
Lógico que vale. O fato de vc ter essas dúvidas já te responde. A superdotação não é uma caixinha imutável. Cada superdotado tem suas características. Eu sou péssima em exatas. Não venho um pingo de graça e não faz sentido para mim, mas consigo recitar vários acontecimentos históricos por data e ainda falar o nome de figuras importantes que fizeram parte dele. Vá em um neuropsicólogo. Até porquê as vezes superdotados são confundidos com pessoas bipolares ou autistas por comta de suas particularidades.
❤ Eu passo por tantas coisas assim, de as pessoas não acreditarem. De ter que me explicar e provar que estou falando porque sei do que estão falando.
Meu voce parece muito a virginia, aquela professora de inglês do canal SpeakingBrazilian, ate a voz parece um pouco, incrível
Adoro artesanatos e praticamente tudo que me disponho aprender consigo, achava que era só curiosidade, o problema é que não consigo focar em algo e ter como um meio de ganhar dinheiro por exemplo. Já pra me explicar verbalmente gaguejo mais que tudo 😂, tremo, tenho pés e mãos gelados
Vídeo esclarecedor e bastante fácil de entender. Descobri tardiamente em mim muitas destas características. Hoje, já velho, apenas aplico estes conhecimentos em minha vida passada. Mas uma coisa que não consigo entender é o super dotado não possuir habilidade mental. Acredito que a inteligência emocional seria uma virtude obrigatória neste tipo de pessoa. A paciência com outras pessoas faz parte da caminhada e uma explosão mental devido à ignorância alheia não é muito saudável ou "inteligente". Esse tipo de habilidade é necessário moldar e incentivar desde pequeno para uma vida sem tropeços e vitoriosa. E isto vale para qualquer um.
Que legal essa sua maturidade emocional ao manter a postura e a neutralidade ao receber um comentário sincero a seu respeito.
Muitos profissionais se sentem atacados com facilidade e muitas vezes por coisas que nem sequer foram ataques. E com isso acabam perdendo a postura e entrando em conflito com o paciente e as vezes até atacando.
Pras pessoas em geral, você dizer que é superdotado já parece ser uma ofensa em si, principalmente aos homens, que costumam ver como se você estivesse tentando estar acima deles com esse comentário. Rapidamente passam a tentar diminuir a questão como algo irrelevante, enquanto você na verdade só está tentando demonstrar que está se encontrando e que foi capaz de identificar o motivo de muitas questões difíceis que passou na vida.
É um pouco triste ver que alguns amigos que achavam o máximo a possibilidade de você ser superdotado, achavam o máximo só enquanto era apenas uma possibilidade. Mas pelo menos fica claro pra gente que está na hora de trocar de amigos e buscar pessoas que realmente nos edifiquem e comemorem nosso crescimento ao invés de nos rebaixar.
Gostei muito do conteúdo! Abraços
Santo dia!com certeza,desde criança minha mente,vê padrões e possibilidades,mais sempre demora para os outros perceberem.
É até difícil de explicar.
Obrigado pelo vídeo Dra!
Meu filho nunca foi diagnosticado mas, vejo que ele é muito inteligente embora tenha alguns problemas na escola, o que vem por brincar com a preguiça...rs!
Desde de criança todos se admiravam das perguntas mto inteligentes que fazia, do raciocínio lógico que tinha e até hoje me surpreendo com suas opiniões e idéias.
Nós já suamos mto para responder as perguntas dificílimas que ele fazia e, hoje, como adulto, pode perceber que ele é mto mais inteligente que nós e não pergunta mais tanto assim....rsrsrs!
Muito legal isso. Qdo preciso resolver algo, abrem um monte de janelas ao mesmo tempo, caos, mas eu dou um jeito de organizar, kkkk. Qdo estudava música, na facul, memorizava as músicas, gerando uma imagem mental da partitura e, qod precisava alterar algo, eu alterava na minha partitura mental, rs.
Sou um adulto com uma mente em ebulição, desde criança, fui diferente das demais, pois, aprendo tudo muito rápido, interesso por todas as áreas, possuo muitos certificados em matérias totalmente diferentes, porém, sinto-me isolado, parabéns por suas informações!
Sou N1 e me identifico demais com as características mencionadas! Minha mente é muito cheia o tempo inteiro e os assuntos que me interessam, aprendo com profundidade e autoridade. Falo de maneira formal, assim como faço na escrita. Tem alguma dica para que eu aproveite melhor os padrões da minha mente em meu benefício, evitando a perda dessa capacidade? Obrigada!
Que presente que deve ser esse de ser seu aluno 🤍🤍🤍 é maravilhoso te ouvir, obrigada!
Lygia, encontrei seu canal por acaso. Minha filha é tea com diagnostico há 4 anos...desconfio muito de que eu tenha o diagnostico de superdotação mas infelizmente moro em um local que não há pessoas qualificadas para tal; ainda mais para avaliação em adultos. Me identifico demais com tudo o que fala...lembro de até que a terceira série nunca havia tirado uma nota B e qdo tirei...ahhh meu deus rs Eu fazia minha mãe fazer uma "prova oral" em mim, antes das provas...Jesus como era Nerd qdo criança kkk depois os interesses vão se diversificando, e vamos aprendendo outras ferramentas que acomodem essa necessidade de ser melhor, de querer mais, de aprender sempre, essa curiosidade incessante que gera estranheza aos demais e uma certa decepção e frustração na gente. Temos um código moral muito "elevado" tb, enfim, nos sentimos desajustados inclusive na própria familia...memoria "fotografica", habilidade com linguas e uma curiosidade por basicamente tudo o que nos cerca resume muito do que sou rs
Que presença de espírito. Adorei sua humildade e sua criatividade 😊 👏🏾👏🏾👏🏾
Muito obrigada pela mensagem, @julianamaiaterapeuta! 🌻
Adoro a forma como você explica o assunto! Torna tudo muito mais interessante... Obrigada 🙂
Uma das minhas dúvidas sobre ser autista ou não têm muito a ver sobre a INFLEXIBILIDADE. Esse vídeo me fez entender melhor sobre mim. Eu ainda não tinha muita certeza por conta disso, mas quando você disse que pessoas com AH podem mudar de opinião rapidamente (desde que seja com um argumento lógico, que realmente faça sentido), me fez girar uma chave na mente. Faz muito mais sentido agora. Já estou marcando com uma neuropsicóloga uma avaliação para TEA e AH (sou diagnosticada com TDAH) e agora conseguirei me explicar melhor. Obrigada!
Passei pelo processo d identificação ano passado aos 37 anos, minha vida mudou completamente, nunca tive mais nenhuma crise existencial, que aconteciam umas 3-4 vezes por ano. Muito bom o vídeo, em muitas características me identifiquei completamente
Nossa, isso tudo explica tanta coisa... Muito obrigada pela clareza nas palavras e pelo serviço maravilhoso que presta a tanta gente incompreendida!
Gostei desse termo "Síndrome de Cassandra": faz muito sentido. Até hoje eu preciso ficar quieta para evitar constrangimentos sociais. Eu uso o termo "gambito da rainha" (em função do seriado): eu "vejo" o encadeamento dos acontecimentos e prevejo com anos de antecedência algumas situações. Socialmente, é um inferno: normalmente, as pessoas não têm interesse em saber ...
A psicoeducação deveria ser fundamentalmnete para não superdotados.
Estava pesquisando sobre TDAH e acabei encontrando seu vídeo. Eu tenho muitas dessas características: 1. Linguística: minha comunicação verbal e textual é muito aguçada. Raciocínio Lógico-matemático: Consigo resolver problemas complexos que sequer são da minha área de formação. Espacial. E também uma afinidade por conhecimentos produndos e complexos, aprendo quase tudo sozinho e gosto de idiomas. Em contrapartida, sou muito deficitário no aspecto corporal-cinestésico. Sempre me achei fora da caixa.
Vc é fantástica. Como tem experiência poderia fazer um video (se já não fez) das frustrações de quem AH e superdotação, como não conseguir compreender como as pessoas errarem tanto e não compreender como pessoas usam emoções para tomar decisões. Demorei, sozinho (nunca fui a psicóloga), para aceitar que eu nunca errava nas tarefas do trabalho e sempre dava as soluções e as pessoas ficavam perdidas em como fazer. Isso, entre 19 e 25 anos, me fazia me sentir especial, aumentava o "ego" me achava o máximo, mas no período dos 30 anos, já era diretor de uma empresa, onde o resultados das pessoas faziam diferença, passei e me frustrar muito, cortisol, atrás de cortisol, não aceitando como que as pessoas (Engenheiros e tecnicos, com pós graduações) erravam tanto em suas funções, não entendiam projetos. Hoje aos 38, além de Engenheiro, finalizando Neurociência, com ênfase em comportamento humano que consigo aceitar e ajudar ao máximo a pessoa tirar o máximo de si e encaixa-lo naquilo que tem potencial. Mas foi difícil e as vezes ainda, preciso respirar fundo, técnicas de paciencia, para ir explicar o que a pessoa está errando para continuar.
Estou fazendo a avaliação neuropsicológica. Decidi fazer por suspeita de TDAH, mas eu me encaixo muito em Altas Habilidades. Eu sempre pensei que se na infância ou adolescência tivesse recursos mais avançados, eu teria desenvolvido muito mais. Amo estudar, aprender coisas novas e sou boa em muitas. Só quero a resposta logo do meu diagnóstico para acabar com essa tortura, a ansiedade está acabando comigo.
Que vídeo mais gostoso de assistir! Adorei seu jeito! Obrigada pelo conhecimento!
Grande vídeo!
A resposta usando a questão dos professores do Einstein foi sensacional! Só alguém muito inteligente para criar uma solução dessas. Um fraterno abraço.
... boa tarde para todos... uaaauuu demais o vídeo dra...a parte dos professor de Albert é top...!!!... concordo totalmente...podemos e acredito que até devemos aprender com todos...e em todos os sentidos, aprender é aprender... que sejam construtivas...
Esta é a professora mais linda e inteligente que eu já vi e ouvi🥰😍🤩🥳🤗
Me identifiquei muito com esse conteúdo sobre Altas Habilidades em mim.
Um dos melhores videos curtos sobre o assunto.
Parabéns!!!
Muito obrigada, @luizpeloggia3771! 🧠
Moça você me descreveu TOTALMENTE 😮
Rapidez, fotografa, assimila, sede de conhecimento em geral ao mesmo tempo, auto-didata, esgota rápido ( enjoa fácil), fácil argumentação variada, precisão, 😅........ depois a louca sou eu, pessoa à frente do seu tempo, ritmo acelerado dos pensamentos e ações ao mesmo tempo, sim deprime, flexível.... é isso aí! Amei !!!!!! Louca não! Super dotada! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Excelente conteúdo e explicações .
Primeira vez no canal. Amei a história do menino! Muito legal. Claro, você conseguiu conquistá-lo de cara, demonstrando interesse.
Acho importante dizer que nem todo SD tem todas essas características. Um beijo. Até a próxima.
Uma vez, quando fazia o curso de psicologia, que não concluí, percebi em uma disciplina chamada Psicopatologia, nome horrível por sinal, que era possível qualquer pessoa se identificar com características de qualquer neuroatipicidade, pois o que, em tese, diferencia o neurotipico do neuroatipico são os níveis das características. Em suma, muitos se identificarão com estas características citadas mas isso não é diagnóstico pra superlotação. Eu mesmo já fiz teste de q.i. e sei que não sou superdotado mesmo tendo muitas das características ditas.
Foi muito agradável a forma como explicou com clareza e assertividade.
Eu sempre me senti “engessada” na escola e na faculdade. Não tinha “ferramentas” para comunicar minha forma de pensar e meu raciocínio muito mais elaborado que o dos colegas e até mesmo que o dos professores
Seu trabalho é incrível, parabéns!
Isso da inflexibilidade do autismo com AH ser quebrada com lógica é muito real! Faço terapia TCC e amo quando ela me mostra diferentes caminhos para as minhas dificuldades nessa questão
Véi, que video bom! E que final bem construido, a analogia do Einstein e seus professores: serviu tanto de ti pra mim, quanto de mim pra outrens que eu precise argumentar
Minha mãe inventou agora que eu sou autista eu nunca tive características autistas mas sempre tive características the superdotação e eu sempre soube que eu estava fora da curva. Muita facilidade de aprender, vários interesses, liderança, criatividade, flexibilidade e até hoje eu tenho dificuldade de entender como as pessoas em geral não entendem coisas que são tão simples e lógicas para mim.
Lygia, seu conteúdo e partilha são inspiradores. Cai em seu canal por algum feliz acaso, embora este assunto sobre altas habilidades e superdotação vem me acompanhando há quase um ano. É sensato não fazer autodiagnósticos, por uma questão de análise de contextos e outros aspectos, porém, venho cada vez mais me identificando com estas características, entre altas habilidades e Superdotação, é um divisor, pois beneficia o caminho do autoconhecimento e a partir dai, o desenvolvimento como ser humano e expansão da essência, além do fortalecimento do amor-próprio e compaixão. No meu caso, por vezes me vejo com inflexibilidade cognitiva, por passar boa parte da minha vida recebendo criticas destrutivas e por vezes severas, direcionadas a mim e não ao contexto ou situação em questão e, infelizmente, contribuíram para a formação de crenças desfuncionais ainda na infância. Hoje, adulta, me responsabilizo pelo meu desenvolvimento e fortalecimento, mas sobretudo, pela busca de melhoria do conjunto de crenças, utilizando do questionamento e exercício da flexibilidade para promover a mudança.
Pensar diferente deveria ser uma das grandes bençãos da humanidade 🌷 como nós poderíamos evoluir se todos fossem ou pensasse iguais 🌷 quem perde por não reconhecer quem pensa fora da caixa é a humanidade que só retardada a evolução humana 💕
Muito perspicaz seu argumento sobre a genialidade e a possibilidade de aprender com todo mundo um pouco. Provou ser inteligente nesse ponto para ele. Rs
Que vídeo agradável!❤ que otima didatica!❤
Estou buscando me entender após os 40 anos. Ainda não tenho um diagnóstico, mas acho que tenho superdotação combinado com TDAH. Achei muito sentido no conteúdo desse vídeo, e tem muito haver com o que eu sou. Muito obrigado 😊
Eu me identifiquei com as 9 características.
😱😱😱
As nove características começa no minuto 5:01