Boa noite! Gostei muito do material, porém, não entendo o nome do software que você fala, de onde tira os dados iniciais do cálculo. Poderia me informar, por favor? Obrigada ^^
Muito boa sua planilha! Só fiquei na dúvida com relação a quantidade de condutores verticais, há algum cálculo para estimar essa quantidade, ou você considerou uma descida em cada canto do telhado? Obrigada.
ola, poderia me dizer como funciona o numero de condutores verticais calculado na planilha? pois segundo a planilha devo usar um tubo de 200mm, poderia entao dividir em dois de 100 mm?
Legal seu video, parabéns! Uma dúvida: considerando que as calhas têm inclinação, as dimensões do condutor horizontal devem levar em consideração a menor medida, a maior, ou a menor?
Boa tarde! Muito top a planilha, parabéns! Fiquei na dúvida em relação a calha retangular, consegui achar a medidas para a calha ficar bem dimensionada até ai ok, porém não consegui dimensionar o condutor vertical, nesse caso posso adotar o mesmo da calha circular?
@@EngenheiroPlanilheiro Boa tarde, muito obrigado pela indicação. Baixei o software, mas nele também não informam quem representam as letras que te perguntei. Terei de buscar o livros que eles usam como referência DENARDIN e FREITAS (1982).
@@humbertocandido2623 Boa noite Humberto. Pesquise pela equação de chuvas intensas (IDF) tipo Talbot. Veja que há 4 parâmetros na equação. A diferença entre os autores é que um as vezes chama as variáveis de nome diferentes de K, a, b e c, entretanto a equação é a mesma. Qualquer coisa me encontro à disposição!
Por gentileza, você tem conhecimento do software Netuno? Ou outro método viável para dimensionar o volume do reservatório. Pois a casa em estudo é pequena e com os métodos da norma ficou muito superdimensionado.
Bom dia Rose, tenho uma planilha desenvolvida por mim para cálculo de reservatório de lote, baseado no método de Rippl que a NBR 15527 prescreve. Conheço o Netuno sim, um software bacana. Uma outra possibilidade é o seguinte: Imagine um cenário onde o seu lote possuía as condições de solo de antes da urbanização da cidade (por exemplo o seu lote antes era pastagens, supondo CN (curve-number) = 65, por exemplo). Então quer dizer que utilizando-se o método SCS você pode calcular o quanto infiltraria no seu solo, o quanto escoaria e o quanto ficaria retido de acordo com o método, ou seja, você saberia o hidrograma de pré urbanização. Assim, imaginando agora a situação atual do seu lote, que hoje já encontra-se parcialmente impermeabilizado você pode estimar o novo coeficiente curve-number (curve-number = 80, por exemplo) e repetir os cálculos para obter os hidrogramas de pós urbanização. Desse modo você pode fazer a subtração das duas áreas dos dois hidrogramas e obter o volume necessário para fazer com que o seu lote devolva pro sistema de drenagem justamente aquilo que ele devolveria caso não fosse urbanizado, isso é uma premissa bem razoável e fornece resultados factíveis. Grande abraço!
Amigo Boa noite excelente aula faço telhados de vidro me da um exemplo das dimensões de uma calha em um telhado que comum eu fazer em minha região devido ao projeto das casas ,exemplo uma telhado com as dimensões 16metros de comprimento ,1,40 de largura sendo a caida o lado de 1,40 qual seria a dimensão de uma calha retangular ideal para esse telhado ,desde já mt obrigado
Fala Michael, me passa seu e-mail que vou te enviar um gráfico. Ai te ensino a usar ele e você dimensiona as calhas na hora olhando por ele. Esse inclusive é tema de um futuro video que vou gravar. Abraço! Me envie um e-mail para marcusnobrega.engcivil@gmail.com ou me passe o seu.
Gostei bastante da planilha. Porém tenho uma dúvida, quando for uma calha de água furtada, ou seja, duas águas em uma unica calha, poderia usa a de duas águas e dobrando os valores das medidas o qual vc demonstrou ?
O mais importante nesse tipo de cálculo é a adoção de medidas simplificadoras. Se você selecionar uma área de drenagem compatível, o resto é adequado. Então sim, você pode dobrar o comprimento. É uma simplificação aceita. Grande abraço!
Você pode pesquisar em softwares como o Plúvio.Você pode contruir sua própria IDF com nossas planilhas tendo dados de chuva diário ou você pode buscar em estudos como TCCs ou outras publicações!
Em breve vai sair a versão 2 da planilha, com memorial de calculo em PDF, dados da obra, dados do proprietário, recomendações, gráficos cota-descarga, enfim ... Aguarde!
Justamente Rose, enviei a planilha para efetuar esse cálculo no seu e-mail! Da uma olhadinha lá! É uma metodologia aplicada nos EUA , chamada de pre development sizing criteria! Qualquer dúvida estou à disposição!
Sempre que for dimensionar reservatórios de lote é preciso imaginar qual o seu objetivo com ele e um dos objetivos mais comuns é justamente amenizar os efeitos da urbanização fazendo com que o seu lote devolva para o sistema aquilo que devolvia quando não era urbanizado. A planilha que te enviei calcula com base nesse objetivo
@@EngenheiroPlanilheiro este link redireciona o internauta a sua página, porém, nele não o recurso para efetivar o download. A sensação que dá, é que o senhor cancelou o download. É de se pensar que o senhor esteja forçando o internauta a comprar sua versão paga. Se possível, retifique isso em seu site, por gentileza.
No programa o cálculo é para apenas 1 condutor vertical, e se eu colocar mais condutores para poder diminuir o diâmetro de todos, como procedo? posso por exemplo caso calculado 1 condutor de 150mm adotar 2 condutores de 75mm em cada ponta da calha? Obrigado.
Boa tarde! Na versão completa tem a possibilidade de se calcular com até 5 condutores verticais. Na versão gratuita, você pode fazer adaptações à mão. Porém se atente a equação de descarga do condutor e lembre-se que a carga hidráulica nos dois condutores é a mesma. Qualquer coisa, me envie um e-mail que lhe auxilio (marcusnobrega.engcivil@gmail.com)
Opa, blza? Já baixei a planilha através do seu site. Mas o seguinte, poderia me enviar o link pra baixar aquele Software que falou no início do vídeo pra obtenção de parâmetros da curva IDH pra diferentes localidades?
Bom dia Lara. Procure no software Plúvio da UFV. O link para download do software está na planilha, ou basta jogar no google e fazer o download. Grande abraço!
Estúdio, modela assim: Preenche os dados de uma água. Vê a área que a planilha calcula. Preenche os dados de outra água. Vê a área que a planilha calcula dessa outra água. Depois, basta colocar um telhado que dê uma área tal que seja igual a soma da água 1 com a água 2. Fim de papo. As dimensões do telhado só servem para calcular a área pela fórmula que está na figura. Fechou? Qualquer coisa me manda um e-mail que te dou uma força! Grande abraço!
Bom dia Ingrid, tudo bem? O tópico 5.1.3.1 deixa claro o seguinte: " Se forem conhecidos, com precisão, valores de tempo de concentração e houver dados de intensidade pluviométrica correspondentes, estes podem ser utilizados. Isto é permitido quanto a outros valores de período de retorno para obras especiais." Imagine o seguinte caso: você está dimensionando uma calha de um galpão de 100m de comprimento. Você acha que o tempo de concentração dessa calha é o mesmo do tempo de concentração de uma casa - minha casa minha vida? Em relação ao tempo de retorno tudo isso está associado ao risco de falha da calha. Por exemplo, se você tem um silo ou um galpão industrial com materiais perecíveis por exemplo, você não vai dimensionar uma calha para um tempo de retorno de 5 anos, isto é, com probabilidade de falha anual igual a 20% ... O tempo de retorno se associa com o risco que você quer admitir para a sua obra. Eu entendo que a NBR - 10844, que inclusive não sei se atualizou pois é de 1989, "fixa" tempos de retorno e de concentração gerais, mas o projetista deve entender que ele é o Engenheiro responsável e pode adotar, perante dados reais da obra justificados, valores diferentes para essas grandezas! Espero que tenha ficado claro Ingrid, obrigado pelo comentário! Um abraço!
Ótima planilha e explicação! Parabéns... Desculpe minha ignorância... Mas na planilha o menor fator para n = 0,011 e vc usa 0,009... E do que trata a NBR 10884/89 da fonte da tabela?
Olá Rodrigues. Os valores do coeficiente de rugosidade de manning são função do tipo de material. Se você tem a especificação dele, recomendo utilizar. A norma infelizmente é demasiada desatualizada.
Boa tarde Lay. Os dados pluviográficos da curva IDF podem ser encontrados para grande parte das cidades brasileiras no software Plúvio, disponível no site da UFMG: www.gprh.ufv.br/?area=softwares
Boa tarde Oziel, tudo bem? Para dimensionar a sua calha você precisará saber mais informações como: 1° Como varia a chuva na sua região? Isso é traduzido na planilha pelos parâmetros da curva IDF da sua cidade. IDF = Intensidade-duração-frequência, é uma curva que relaciona como varia a intensidade da sua chuva de acordo com a duração da chuva e com sua frequência anual. 2° Qual a declividade da sua calha? Qual o material da sua calha? Ela é retangular? Ela é semi-circular? Então o segundo passo é definir as condições da geometria da calha e seu material. 3° De posse das respostas acima, você utilizará a equação de manning para condutos livres e verificará se a vazão que sua calha suporte (função da 2ª resposta) é compatível com a vazão obtida pela resposta 1. Infelizmente não é linear e tão direto assim Oziel, mas com a planilha você vai ter todo esse esforço resolvido rapidamente. Grande abraço!
Engenheiro Planilheiro, o link da descrição do vídeo redireciona o internauta a sua página, porém, nela não há qualquer recurso que efetive o download da planilha em questão. A sensação que dá, é que o senhor cancelou o download. Se possível, retifique isso em seu site, por gentileza. Desde já agradeço pela atenção e fico no aguardo de um posicionamento, se possível, claro.
Marcelo, basta entrar no link, colocar a planilha n o carrinho e finalizar a compra. O valor é R$ 0,00. Qualquer dúvida entre em contato. Grande abraço!
Realmente Marcos, tem alguns parametros que requerem um pouquinho de conhecimento mais específico. Mas no geral, é relativamente fácil de usar! Qualquer coisa entre em contato
Perfeita a tua planilha e explanação sobre a aplicação da mesma. Todos meus cálculos são feitos manualmente, e com toda a certeza esta planilha agilizaria o trabalho de cálculo. Agradeço antecipadamente a gentileza do envio da planilha. desinproj@gmail.com
Estava relembrando agora mesmo sobre o dimensionamento de calhas! Muito bom o video! Se puder compartilhar a planilha... barros.arquitecnico@gmail.com Obrigado!
Tava fazendo os cálculos manualmente, depois que achei a planilha, facilitou minha vida, essas informações vão tudo para meu TCC, obrigado.
Boa noite! Gostei muito do material, porém, não entendo o nome do software que você fala, de onde tira os dados iniciais do cálculo. Poderia me informar, por favor? Obrigada ^^
Muito boa sua planilha! Só fiquei na dúvida com relação a quantidade de condutores verticais, há algum cálculo para estimar essa quantidade, ou você considerou uma descida em cada canto do telhado? Obrigada.
Explicação ótima. Porém, tenho uma dúvida: Tenho uma calha que coloquei 8 saidas. Devo colocar um condutor vertical para cada saida da calha?
Obrigado pela explicação, simples e objetivo. Valeu também por compartilhar a planilha.
Grande abraço, sucesso.
EI TERIA ESSA PLANINHA PARA COMPARTILHAR
Que planilha maravilhosa! E sua didática tbm é ótima! Adorei!!! Vai facilitar e muito a vida da arquiteta! :)
Obrigado Julia! Fico muito feliz de ver comentários como o seu! Sucesso na sua jornada!
OI VC TERIA ESSA PLANINHA PARA COMPARTILHAR
ola, poderia me dizer como funciona o numero de condutores verticais calculado na planilha? pois segundo a planilha devo usar um tubo de 200mm, poderia entao dividir em dois de 100 mm?
Legal seu video, parabéns! Uma dúvida: considerando que as calhas têm inclinação, as dimensões do condutor horizontal devem levar em consideração a menor medida, a maior, ou a menor?
Muito bom obrigado. Eu não estou sabendo preencher os dados da cidade. No meu caso ser para Vitória ES.
PARABÉNS É POUCO , VC É O CARA!!!
Rsrs, que bom que foi útil pra você, Jéssica!
Bom dia! Parabéns pela aula.
Muito bem explicada.
É possível me enviar a planilha também. Amei sua explicação
Posso usar um funil de 75 mm para absorver a água, para um lado de telhado de 55 m2 ?
Tem que calcular certinho pra ver ... Abraço
Bom dia Marcos, Parabéns pela iniciativa. Excelente trabalho. Estou aguardando que vc me envie cópia desta planilha. Muito obrigado.
Professor, qual o programa de dimensionamento que vc usou.
Condutor de 75 mm de que? Diametro? Ârea?
Boa tarde, ótimo material e explicação.
Muito obrigado Aldo, forte abraço!
Eu estava realizando um dimensionamento de calha e utilizei a planilha pra confirmar os meus cálculos......chegamos no mesmo resultado
Excelente! É isso ai Aldo, sucesso!
Parabéns Marcus, me ajudou muito. Valeu.
Tamo junto Andre, qualquer dúvida estou à disposição! Grande abraço!
Boa tarde. Parabéns pelo conteúdo, perfeito. Estou precisando para meu TCC.
Se puder me enviar a planilha agradeço muito. Abraço!
Boa noite Rose, me envie um e-mail ou me passe o seu!
Enviado Rose, grande abraço!
o arquivo que eu baixo da planilha no seu site está corrompido!
Onde achar esses dado de IDF?
Não achei em local nenhum
e como funcion o numero de condutores verticais? pois segundo a planilha gerou um tubo de 200mm, podeira dividir em dois de 100 ?
Boa tarde!
Muito top a planilha, parabéns!
Fiquei na dúvida em relação a calha retangular, consegui achar a medidas para a calha ficar bem dimensionada até ai ok, porém não consegui dimensionar o condutor vertical, nesse caso posso adotar o mesmo da calha circular?
Não consegui dimensionar o condutor da calha retangular que tem essa relação do H/D
No caso do condutor veritical, primeiro vc determina a lâmina d'água na calha e depois calcula a relação H/D com o diâmetro adotado do seu condutor
Bom dia...
os valores lançados em (k, b, a, c)
são valores constantes da fórmula?
caso não; onde encontra consegue esses valores?
pra um telhado de queda unica eu posso dividr a área por 2?
Olá parabéns. qual o local onde consigo os parâmetros de cada cidade
a cidade é Vitoria ES
Parabéns pelo material e sua disponibilização. Só tenho uma dúvida, nos dados de parâmetros da curva IDF, quem são k, TR, a, tc, b e c?
Bom dia Humberto, você pode encontra-los no software Plúvio, da UFV!
@@EngenheiroPlanilheiro Boa tarde, muito obrigado pela indicação. Baixei o software, mas nele também não informam quem representam as letras que te perguntei. Terei de buscar o livros que eles usam como referência DENARDIN e FREITAS (1982).
@@humbertocandido2623 Boa noite Humberto. Pesquise pela equação de chuvas intensas (IDF) tipo Talbot. Veja que há 4 parâmetros na equação. A diferença entre os autores é que um as vezes chama as variáveis de nome diferentes de K, a, b e c, entretanto a equação é a mesma. Qualquer coisa me encontro à disposição!
Por gentileza, você tem conhecimento do software Netuno?
Ou outro método viável para dimensionar o volume do reservatório. Pois a casa em estudo é pequena e com os métodos da norma ficou muito superdimensionado.
Bom dia Rose, tenho uma planilha desenvolvida por mim para cálculo de reservatório de lote, baseado no método de Rippl que a NBR 15527 prescreve. Conheço o Netuno sim, um software bacana. Uma outra possibilidade é o seguinte: Imagine um cenário onde o seu lote possuía as condições de solo de antes da urbanização da cidade (por exemplo o seu lote antes era pastagens, supondo CN (curve-number) = 65, por exemplo). Então quer dizer que utilizando-se o método SCS você pode calcular o quanto infiltraria no seu solo, o quanto escoaria e o quanto ficaria retido de acordo com o método, ou seja, você saberia o hidrograma de pré urbanização. Assim, imaginando agora a situação atual do seu lote, que hoje já encontra-se parcialmente impermeabilizado você pode estimar o novo coeficiente curve-number (curve-number = 80, por exemplo) e repetir os cálculos para obter os hidrogramas de pós urbanização. Desse modo você pode fazer a subtração das duas áreas dos dois hidrogramas e obter o volume necessário para fazer com que o seu lote devolva pro sistema de drenagem justamente aquilo que ele devolveria caso não fosse urbanizado, isso é uma premissa bem razoável e fornece resultados factíveis. Grande abraço!
BOM DIA! COMO FAÇO PARA CONSEGUIR ESSA PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO DE CALHAS E CONDUTORES.
Muito bom! Podes enviar a planilha?
Bom dia Débora, me passa seu e-mail!
deboraregina.b@gmail.com obrigada!!!!
Boa noite Débora, enviei a planilha no seu e-mail. Um abraço!
Amigo Boa noite excelente aula faço telhados de vidro me da um exemplo das dimensões de uma calha em um telhado que comum eu fazer em minha região devido ao projeto das casas ,exemplo uma telhado com as dimensões 16metros de comprimento ,1,40 de largura sendo a caida o lado de 1,40 qual seria a dimensão de uma calha retangular ideal para esse telhado ,desde já mt obrigado
Fala Michael, me passa seu e-mail que vou te enviar um gráfico. Ai te ensino a usar ele e você dimensiona as calhas na hora olhando por ele. Esse inclusive é tema de um futuro video que vou gravar. Abraço! Me envie um e-mail para marcusnobrega.engcivil@gmail.com ou me passe o seu.
Boa noite. como faço para calcular a contidade de água de chuva de um telhado de 50m²?
Como faço para calcular o diametro da vazaõa.
Excelente o seu trabalho, é possível o envio da planilha para dimensionamento de calhas ?
Fiz o download da planilha, porem existem células protegidas. Como proceder para liberar?
GOSTEI DESSA PLANILHA.
COMO POÇO RECEBER GRATIIS
Voce encontra o link na descrição! Abraço
Gostei bastante da planilha. Porém tenho uma dúvida, quando for uma calha de água furtada, ou seja, duas águas em uma unica calha, poderia usa a de duas águas e dobrando os valores das medidas o qual vc demonstrou ?
O mais importante nesse tipo de cálculo é a adoção de medidas simplificadoras. Se você selecionar uma área de drenagem compatível, o resto é adequado. Então sim, você pode dobrar o comprimento. É uma simplificação aceita. Grande abraço!
Teria como disponibilizar essa planilha? Por favor
Onde vejo os parametros da IDF de minha cidade? ótimo video! Parabéns
Você pode pesquisar em softwares como o Plúvio.Você pode contruir sua própria IDF com nossas planilhas tendo dados de chuva diário ou você pode buscar em estudos como TCCs ou outras publicações!
Para conseguir os dados tem q entrar aonde? Não entendi o q vc falou, tentei escutar mais de 3x e não entendi.
Não baixa gratuita tem que pagar ?
Boa noite, a planilha não está mais disponível no site? 🥲
Muito bom esperando mais vídeos ... Parabéns
Em breve vai sair a versão 2 da planilha, com memorial de calculo em PDF, dados da obra, dados do proprietário, recomendações, gráficos cota-descarga, enfim ... Aguarde!
Muito obrigada pela atenção.
No meu caso é reservatorio só para agua da chuva.
Justamente Rose, enviei a planilha para efetuar esse cálculo no seu e-mail! Da uma olhadinha lá! É uma metodologia aplicada nos EUA , chamada de pre development sizing criteria! Qualquer dúvida estou à disposição!
Certo acabei de ver aqui.
Valeu
Sucesso!
Sempre que for dimensionar reservatórios de lote é preciso imaginar qual o seu objetivo com ele e um dos objetivos mais comuns é justamente amenizar os efeitos da urbanização fazendo com que o seu lote devolva para o sistema aquilo que devolvia quando não era urbanizado. A planilha que te enviei calcula com base nesse objetivo
parabéns pelo trabalho, mas qual é o software utilizado para os dados da hidráulica? não consegui entender o que você disse.
PLuvio.
Prezado engenheiro, solicito o envio da planilha para dimensionamento de calhas e condutores verticais.
O link para download está na descrição do vídeo
@@EngenheiroPlanilheiro este link redireciona o internauta a sua página, porém, nele não o recurso para efetivar o download. A sensação que dá, é que o senhor cancelou o download. É de se pensar que o senhor esteja forçando o internauta a comprar sua versão paga. Se possível, retifique isso em seu site, por gentileza.
Qual software que você diz que eu posso retirar os dados da cidade ?
Parabéns pela inicitiva e disposição video!
Obrigado João, grande abraço!
Boa noite. Onde eu encontro os dados de IDF para alimentar a planilha?
No programa o cálculo é para apenas 1 condutor vertical, e se eu colocar mais condutores para poder diminuir o diâmetro de todos, como procedo? posso por exemplo caso calculado 1 condutor de 150mm adotar 2 condutores de 75mm em cada ponta da calha? Obrigado.
Boa tarde! Na versão completa tem a possibilidade de se calcular com até 5 condutores verticais. Na versão gratuita, você pode fazer adaptações à mão. Porém se atente a equação de descarga do condutor e lembre-se que a carga hidráulica nos dois condutores é a mesma. Qualquer coisa, me envie um e-mail que lhe auxilio (marcusnobrega.engcivil@gmail.com)
Boa tarde meu nome é Osvaldo, sou ARQUITETO e gostei do seu trabalho é gostaria de receber está planilha. Desde já agradeço.
Osvaldo, está disponível no meu site!
Muito bom, meus parabéns!!
Boa noite, excelente video. Ja me escrevi no canal para acompanhar os outros. é possivel me enviar a planilha?
Boa noite Natan, já respondi seu e-mail. Um abraço!
Sabe o que seria legal, ao final poder imprimir. tipo um laudo tecnico
Boa Ideia Paulo, vou implantar. Se tiver mais sugestões envie-me por e-mail. Grande abraço!
Amigo como faço para baixar a verão gratuita para um teste? Entrei na descrição do vídeo e não existe a opção de download.
Não esta gratuita como diz na descrição do vídeo...
Alguém poderia me passar a planilha? estou tentando comprar, mas o site aparece sem estoque.
Parabens pela iniciativa porém não acho o link para baixar gratuitamente a versão lite, não tem mais disponivel?
Eu gostaria de receber a planilha desse conteúdo
Marcus como obtenho o software PLUVIO? Nao consigo achar, se puder ajudar agradeço demais!!!
Boa tarde, você consegue encontra-lo para download nesse link: www.gprh.ufv.br/?area=softwares
Grande abraço!
Opa, blza? Já baixei a planilha através do seu site. Mas o seguinte, poderia me enviar o link pra baixar aquele Software que falou no início do vídeo pra obtenção de parâmetros da curva IDH pra diferentes localidades?
Fala Matheus, o link para baixar o plúvio está dentro da planilha! Abraço!
@@EngenheiroPlanilheiro Ah blza! Vlw 👍
Onde vejo o IDF de cada cidade|? não achei o local que você disse
Bom dia Lara. Procure no software Plúvio da UFV. O link para download do software está na planilha, ou basta jogar no google e fazer o download. Grande abraço!
@@EngenheiroPlanilheiro Obrigada!!
Olá preciso de uma calha como essa da abertura do vídeo por favor sabe onde consigo?
Excelente, parabéns.
Obrigado Charles!
tentando baixar a planilha gratuita, mas pede cupom. òtima didádica irmãooo
para cálculo de calha central com duas águas .. consigo utilizar a mesma planilha ?
Estúdio, modela assim: Preenche os dados de uma água. Vê a área que a planilha calcula. Preenche os dados de outra água. Vê a área que a planilha calcula dessa outra água. Depois, basta colocar um telhado que dê uma área tal que seja igual a soma da água 1 com a água 2. Fim de papo. As dimensões do telhado só servem para calcular a área pela fórmula que está na figura. Fechou? Qualquer coisa me manda um e-mail que te dou uma força! Grande abraço!
QUERO ESSA PLANILHA COMO FAÇO PARA RECEBER?
Fiz a compra da planilha e nao recebi ate o momento
Oi, não consegui baixar a planilha, está como fora de estoque.
Olá, estou dimensionando calha para um telhado de 150m2, mas não consigo baixar a planilha.Foi retirada? Grato.
emerson.martini@gmail.com
Olá, você poderia me mandar a sua planilha? Sou estudante de engenharia Hídrica e usarei a planilha para fins acadêmicos... Obrigado
Fala Matheus, enviei a planilha no seu e-mail. Grande abraço!
muito bom o material para dimensionar calhas, gostaria de ter acesso a essa planilha, como faço?
VALEU MESMO! DEUS TI ABENÇOE!
Acho interessante salientar que tr = 5 e tc = 5 é normativo pela NBR 10844
Bom dia Ingrid, tudo bem? O tópico 5.1.3.1 deixa claro o seguinte:
" Se forem conhecidos, com precisão, valores de tempo de concentração e houver dados de intensidade pluviométrica correspondentes, estes podem ser utilizados. Isto é permitido quanto a outros valores de período de retorno para obras especiais."
Imagine o seguinte caso: você está dimensionando uma calha de um galpão de 100m de comprimento. Você acha que o tempo de concentração dessa calha é o mesmo do tempo de concentração de uma casa - minha casa minha vida?
Em relação ao tempo de retorno tudo isso está associado ao risco de falha da calha. Por exemplo, se você tem um silo ou um galpão industrial com materiais perecíveis por exemplo, você não vai dimensionar uma calha para um tempo de retorno de 5 anos, isto é, com probabilidade de falha anual igual a 20% ... O tempo de retorno se associa com o risco que você quer admitir para a sua obra.
Eu entendo que a NBR - 10844, que inclusive não sei se atualizou pois é de 1989, "fixa" tempos de retorno e de concentração gerais, mas o projetista deve entender que ele é o Engenheiro responsável e pode adotar, perante dados reais da obra justificados, valores diferentes para essas grandezas!
Espero que tenha ficado claro Ingrid, obrigado pelo comentário! Um abraço!
Qual o nome do Software para obter os dados da cidade? Não consegui entender... Obrigada!
Acredito que seja o "Pluvio"
Disponível no link que ele deixou na planilha:
www.gprh.ufv.br/?area=softwares
Olá! Como consigo essa planilha? Alguém que já possui, consegue me enviar por favor? Já mandei o e-mail.
Ótima planilha e explicação! Parabéns... Desculpe minha ignorância... Mas na planilha o menor fator para n = 0,011 e vc usa 0,009... E do que trata a NBR 10884/89 da fonte da tabela?
Olá Rodrigues. Os valores do coeficiente de rugosidade de manning são função do tipo de material. Se você tem a especificação dele, recomendo utilizar. A norma infelizmente é demasiada desatualizada.
você pode disponibilizar esta planilha para mim?
NÃO ESTÁ MAIS DISPONÍVEL NO SITE
Muito bom ! Parabéns, já me escrevi.
Olá Marcus, te enviei e-mail e não recebi retorno, teria como disponibilizar essa planilha do vídeo.
Gostaria de obter os dados pluviométricos da minha região, mas não consigo encontrar. Você poderia me indicar um site, ou algo do tipo?
Da uma olhada no software Pluvio, da UFV. Grande abraço!
Mas o mais importante, mesmo eu achando aki um arquivo que fala do IDF da minha cidade, não sei como achar e preencher isso.
Onde conseguir os dados da IDF? não entendi a descrição no audio do video
Boa tarde Lay. Os dados pluviográficos da curva IDF podem ser encontrados para grande parte das cidades brasileiras no software Plúvio, disponível no site da UFMG:
www.gprh.ufv.br/?area=softwares
Como faço pra dimensionar minha calha pelo tamanho do telhado?
Tipo se eu tiver uma área d telhado d 16x10
160 quadrados
Qual eh a dimensão da calha?
Boa tarde Oziel, tudo bem?
Para dimensionar a sua calha você precisará saber mais informações como:
1° Como varia a chuva na sua região? Isso é traduzido na planilha pelos parâmetros da curva IDF da sua cidade. IDF = Intensidade-duração-frequência, é uma curva que relaciona como varia a intensidade da sua chuva de acordo com a duração da chuva e com sua frequência anual.
2° Qual a declividade da sua calha? Qual o material da sua calha? Ela é retangular? Ela é semi-circular? Então o segundo passo é definir as condições da geometria da calha e seu material.
3° De posse das respostas acima, você utilizará a equação de manning para condutos livres e verificará se a vazão que sua calha suporte (função da 2ª resposta) é compatível com a vazão obtida pela resposta 1.
Infelizmente não é linear e tão direto assim Oziel, mas com a planilha você vai ter todo esse esforço resolvido rapidamente.
Grande abraço!
Se precisar de ajuda, me mande um e-mail com as informações que te dou uma força! Abraço
Olá, não é possivel fazer o download da planilha gratuita. Não está mais disponível?
Está sim Bruno, conseguiu baixar?
Parabéns, muito bom mesmo
Engenheiro Planilheiro, o link da descrição do vídeo redireciona o internauta a sua página, porém, nela não há qualquer recurso que efetive o download da planilha em questão. A sensação que dá, é que o senhor cancelou o download. Se possível, retifique isso em seu site, por gentileza. Desde já agradeço pela atenção e fico no aguardo de um posicionamento, se possível, claro.
Crie uma conta, coloque no carrinho, finalize a "compra", faça o download! Se não conseguir me avise, grande abraço!
Muito bom! teria como me mandar essa panilha no meu email? serei muito grato, Estou desenvolvendo um trabalho e seria de grande ajuda. Um abraço
Boa noite Rodrigo, me mande o e-mail ou envie um para marcusnobrega.engcivil@gmail.com
Obrigada!
E se fosse um telhado de 4 águas?
nao consigo baixar ela gratuitamente!!
não entendi onde pega esses dados iniciais
Software Plúvio, da UFV
COMO CONSIGO ESSA PLANILHA?
Carlos, está disponível no meu site!
Não consegui a planilha grátis como menciona no link
Marcelo, basta entrar no link, colocar a planilha n o carrinho e finalizar a compra. O valor é R$ 0,00. Qualquer dúvida entre em contato. Grande abraço!
NÃO ACHEI A PLANILHA GRATUITA
TU É FODAh...KKKKK VLW
OI ESSA PLANILHA NÃO É COMPARTILHADA
Muito legal, porém para leigos fica dificil entender.
Realmente Marcos, tem alguns parametros que requerem um pouquinho de conhecimento mais específico. Mas no geral, é relativamente fácil de usar! Qualquer coisa entre em contato
Maravilha
Perfeita a tua planilha e explanação sobre a aplicação da mesma. Todos meus cálculos são feitos manualmente, e com toda a certeza esta planilha agilizaria o trabalho de cálculo. Agradeço antecipadamente a gentileza do envio da planilha. desinproj@gmail.com
Olá Rubens, enviei a planilha no seu e-mail. Grande abraço!
Estava relembrando agora mesmo sobre o dimensionamento de calhas! Muito bom o video! Se puder compartilhar a planilha... barros.arquitecnico@gmail.com
Obrigado!
Boa noite Andre, enviei a planilha no seu e-mail. Um abraço!
pode me enviar também? marcelor89@hotmail.com Obrigado!
Muito show! Pode enviar planilha? sbf465@gmail.com Obrigado.