Em um muro de 2.5m h. Qual seria a altura da viga aplicando o empuxo a 1/3 da h? Esse 1/3 começaria a ser calculado desde a base ou do topo da viga baldrame? Desde já agradeço abraço.
Uma dúvida, em 8:20: Quando se encontra o valor "Ea = 11,8kN", pela fórmula (1/2 x Ka x Gama x h2), obtem-se um valor na unidade kN/m. Logo, dá a entender q seria o empuxo ativo por metro linear de muro. Considerando isso, dado o espaçamento de 2,30m por pilar, o empuxo ativo total nas vigas não seria 11,8 x 2,30 = 27,14 kN. Assim, a carga distribuída nas vigas não seria 11,8kN/m? Agradeço pelo vídeo, muito boa iniciativa. Ganhou mais um inscrito!
Tenho terreno com 5 m de largura por 27 de comprimento precisando fazer um muro de contenção (arrimo) esse muro precisa ter 3 m de altura gostaria de ajuda quanto de material devo usar quantas brocas colunas e vigas etc...
Boa tarde, poderia me esclarecer, por exemplo, se vc n tem dados geotecnicos, para a favor de seguranca, qual tipo de solo considerar? Ou seja a densidade do mesmo
Se caso for um muro de 1,2metros de altura, não é necessário 3 vigas, não tem essa opção na planilha, tem alguma outra que possui essa opção? no caso da fundação, tem alguma planilha que já daria o arrimo+fundação? se tiver me manda o link que quero comprar
Marcos Boa tarde tudó bem me vc pode me ajuda uma dúvida. Vo construir um sobrado o barro e firme e necessário broca? Se pode me orientar Só vi coloca sapata.
Boa noite Ricardo, tudo certo meu amigo? Ricardo, funciona assim basicamente. 1) Precisamos ter uma ideia bacana do peso que seu sobrado vai fazer na fundação. Por exemplo, dependendo de onde se coloca os pilares e dos vãos das vigas, pode acontecer de você ter um pilar na sua obra que chegue a uma carga de mais ou menos umas 20 toneladas. Para você ter uma ideia, um GOL, que é um carro comum, pesa em média uns 800kg. Ou seja, em um pilar apenas você pode ter o peso de mais ou menos uns 25 GOLS. Isso significa que o seu solo deve ser capaz de absorver essa carga! Bom, até ai tudo bem. Mas como saber se ele resiste isso? 2) Vou te dar uma dica. Por exemplo, se o seu solo é realmente "firme", talvez ele suporte uns 10 golpes de um pilão de 65kg, caindo de uma certa altura de 75cm. Isso significa que o seu solo resiste, com determinada folga, sempre o número de golpes divido por 50. Por exemplo, se você divide 10 golpes por 50, você chega em 0,2. Isso quer dizer que o seu solo aguenta 2kg de força em um centímetro quadrado. 3) Assim, você precisa suportar quanto de força? Precisa suportar mais ou menos 20 toneladas. 20 toneladas são 20.000kg, certo? Então você para e pensa, se pra suportar 2kg eu preciso de 1cm², pra suportar 20.0000, eu vou precisar de quanto? É só dividir 20.000/2 , que da 10.000cm². Tudo bem, mas isso é uma medida estranha, centímetros quadrados não é legal. Se você tem um quadrado de 1m por 1m, você tem na verdade 100cm x 100cm que da 10.000cm². Ou seja, 1m² é na verdade 10.000cm² 4) Ótimo, você então precisa mais ou menos de 1m² na sua sapata! Por exemplo, uma sapata de 0,8m x 0,8x tem 0,64m², não da! Então você precisa uma sapata de 1m x 1m, que da exatamente os 10.000cm² de área. Consegue entender o princípio dos cálculos? Contudo, Ricardo, infelizmente nem tudo é tão simples assim. Acontece que muitas vezes os pilares do seu sobrado, Ricardo, vão ser meio que empurrados. Como assim? Imagina por exemplo quando estiver ventando muito na sua obra. Isso faz com que os pilares tentem meio que ser arrancados do solo ou empurrados para algum canto. Dessa maneira o solo precisa ser firme também para resistir o deslizamento e o tombamento. Por isso é necessário que os cálculos da fundação sejam feitos sempre com auxilio de um profissional que entenda de estruturas. Espero que você tenha entendido um pouco sobre como são os cálculos estruturais. Grande abraço!
Opa, esse momento é na verdade na ligação do pilar com a viga baldrame. Ele é gerado, na verdade, pela excentricidade de h/3 que o Empuxo tem. Veja, o empuxo atua a 1/3 da altura certo? Se ele atua nessa posição, não há esforço de momento gerado por ele nesse ponto pois a força esta aplicada nesse nó. Dessa maneira, ao analisarmos o momento na ligação, que está h/3 abaixo do ponto de aplicação, aí sim vai haver momento. Em resumo, dimensionamos para a seção crítica, mas de fato onde ocorre o momento é na base. Grande abraço!
Bom dia Marcus. Muito obrigado por seu aporte! Estou com uma dúvida na formula do Ea, não deveria ser a somatória dos esforços concentrada em h/3? pois daria quase o dobro! vi que na planilha está Ea = 1/2 . ϒ . h^2 . L
Fala Carlos. Sim, daria o dobro mesmo, vc tem toda a razão. Acontece que no caso dos pilares de extremidade do muro, esse comprimento efetivo é metade do comprimento entre pilares (foi o caso desse vídeo, mas que não mencionei). Já para os pilares intermediários, esse comprimento é de fato o comprimento entre pilares. Assim, na legenda do programa tem uma explicação de como entrar com esse dado. Tranquilo meu caro? Grande abraço!
ótimo video, mas curioso, baixei sua planilha e lancei nela os mesmos dados que você lançou para o exemplo do video, meu EA e MK deram o dobro do seu, preenchendo exatamente igual
Opa boa noite amigo, estou com uma dúvida ,como posso encontrar o valor de Nd para dimensionar as fundações do muro de arrimo? teria como exemplificar? parabéns pela planilha , um grande abraço.
Boa noite Lucas, tudo bem? No vídeo apresento apenas os esforços nos pilares e nas vigas. Para dimensionar a fundação você tem varias possibilidades: 1° Viga baldrame (Aqui você deve sempre lembrar de verificar a tensão admissível da fundação e dimensiona-la como uma viga contínua com a carga de peso próprio do muro e torção devido ao empuxo, geralmente da estribos de maior calibre devido à torção). 2° Blocos e estacas (Aqui você pode dimensionar um bloco com duas estacas parar resistir o binário do momento fletor gerado pelo empuxo, além do peso próprio do muro). 3° Sapatas (Aqui você pode dimensiona-las para receber os esforços verticais de peso próprio do muro, horizontais do empuxo ativo e de momento fletor gerado também pelo empuxo, além é claro de verificar ruptura por tensão admissível do solo). Para calcular o peso próprio vertical do muro em cada pilar basta fazer a multiplicação do "volume" do muro pelo seu peso específico e dividir pelo número de pilares, de maneira simplificada. Deve-se sempre tomar cuidado na hora das verificações da fundação pois entramos lá com valores característicos e não de projeto. Portanto os valores que devem ser usados nas verificações geotecnicas da fundação devem ser sem majorar. Certo? Grande abraço meu caro!
@@EngenheiroPlanilheiro Olá amigo boa noite novamente,Supondo que eu faria o dimensionamento opta-se por sapatas, eu pegaria peso próprio do muro que me daria um resultado em KN, o cálculo do empuxo ativo seria o mesmo aplicado nos pilares e nas vigas? pois estava olhando a fórmula o resultado teria sair em ex: Ea= Kn.m e no calculo da planilha foi convertido para um valor de esforço cortante no caso que dá em Kn, e no caso do momento fletor gerado me daria tbm ex: kn.m , a minha dúvida agora é como somar esses 3 valores sendo que duas unidades estão em kn.m e eu quero em Kn. Obrigado amigo,. um abraço.
@@lucasferreira7918 Fala Lucas, obrigado pela pergunta. Não podemos somar esses carregamentos pois são diferentes e atuam em sentidos diferentes. Temos que dimensionar para resistir a esses carreganentos combinados. Nossa sapata, dependendo do nosso modelo, pode receber momentos fletores, forças normais e forças cortantes, sendo as unidades kN.m , kN e kN, mas nenhuma devendo ser somada. Quanto a questão do cálculo do empuxo ativo, ele na verdade é uma força e essa força atuando a 1/3 da altura gera um momento. Então a seção crítica (ligação pilar-fundação) recebe tanto o esforço cortante (Ea - kN) quanto o momento gerado pela excentricidade (Mk - kN.m). Para dimensionar os elementos de fundação sujeito a esforços distintos, recomendo procurar pelos materiais do professor Paulo Bastos da UNESP. As apostilas dele de fundações ensinam como dimensionar blocos, sapatas e outros elementos para resistir a combinações de momentos, cortantes e esforços normais. Qualquer dúvida extra Lucas, deixo meu e-mail à disposição para trocarmos uma ideia. marcusnobrega.engcivil@gmail.com. Grande abraço!
@@EngenheiroPlanilheiro Nossa cara sei nem como te agradecer , obrigado pela atenção, você me deu uma luz agora que você não tem idéia kkk , vou fazer minha parte estudando esta apostila qualquer coisa entro em contato, muito obrigado mesmo um grande abraço até a próxima.
Opa, bom Dia Caio. O link na descrição estava desatualizado. Já o atualizei. Sim, a planilha é totalmente GRATUITA. Faça o download meu amigo. Grande abraço!
Boa tarde. Não utilizei a planilha, só assisti ao vídeo. Favor verificar que neste calculo o momento calculado e empuxo ativo não esta considerando a total área de influencia dos pilares no muro. Cuidado com os resultados se forem usar para dimensionar. Caso tenha carga de utilização prevista no solo arrimado, sugiro considera-la no dimensionamento também, o que levará ao invés de um triângulo, um trapézio de distribuição de esforços ao longo da vertical..
Achei um erro, se não for justifique no minuto 9:10 do vídeo item 1.2 - Cálculo de Ea em cada pilar, você divide L/2, o vão efetivo é 2,30, você não pode dividir ele por 2, só poderia se estivesse pegando um vão com 3 pilares, porque o pilar na verdade vai sofre influencia de metade da área da sua esquerdar e metade da área da sua direita que é igual a o vão do eixo de um pilar no outro, se possível retifique a planilha, o momento esta sendo minorado em 50% é um perigo.
Fala Ricardo, tudo tranquilo? Quando divido por 2 é o caso dos pilares de canto ou no caso do muro ter apenas 2 pilares. Obrigado pelo comentário, deixei as duas opções na planilha agora: 1ª Esforços em pilares de canto (L = Lef na planilha) 2ª Esforços em pilares centrais (L = 2.Lef na planilha). Grande abraço!
@@ricardobrassal5999 Calma Ricardo, ainda hoje coloco lá. Já repassei pro editor do site ;), se tiver com pressa, envie um e-mail para mim solicitando que já te envio. marcusnobrega.engcivil@gmail.com ou use L = 2.Lef pra calcular seus pilares centrais.
Boa noite Luciano, tudo tranquilo? A planilha encontra-se disponível para download no meu site, www.engenheiroplanilheiro.com.br. Acesse e baixe! Grande abraço!
SHOW DE BOLA!!! PARABÉNS PELO CONTEÚDO, OS MATERIAIS SEMPRE EXCEPCIONAIS.
Em um muro de 2.5m h. Qual seria a altura da viga aplicando o empuxo a 1/3 da h? Esse 1/3 começaria a ser calculado desde a base ou do topo da viga baldrame? Desde já agradeço abraço.
Boa tarde, agora consegui entender como é feito o dimensionamento.
Obrigado.
Show de bola Leonardo, esse era o objetivo!
Parabéns pela explicação
Obrigado e parabéns.
Marcos valeu muito obg mesmo vc tiro minhas dúvidas.
Tamo junto Ricardo. Grande abraço!
Excelente vídeo.
Como faria o cálculo de um muro de divisa, sendo que a carga principal é o vento.
Faz um vídeo, por favor.
Me manda a planilha
asm-aislan@hotmail.com
Envia pra mim por favor.
Marcus boa noite. pode deixar o link aqui pra mim. gostaria muito de aprender mais sobre o assunto.
Uma dúvida, em 8:20:
Quando se encontra o valor "Ea = 11,8kN", pela fórmula (1/2 x Ka x Gama x h2), obtem-se um valor na unidade kN/m. Logo, dá a entender q seria o empuxo ativo por metro linear de muro. Considerando isso, dado o espaçamento de 2,30m por pilar, o empuxo ativo total nas vigas não seria 11,8 x 2,30 = 27,14 kN. Assim, a carga distribuída nas vigas não seria 11,8kN/m?
Agradeço pelo vídeo, muito boa iniciativa. Ganhou mais um inscrito!
ótima explicação
top qual link que mostra apos esse calculo as armaduras ?
10:45min
Tenho terreno com 5 m de largura por 27 de comprimento precisando fazer um muro de contenção (arrimo) esse muro precisa ter 3 m de altura gostaria de ajuda quanto de material devo usar quantas brocas colunas e vigas etc...
Boa tarde, poderia me esclarecer, por exemplo, se vc n tem dados geotecnicos, para a favor de seguranca, qual tipo de solo considerar? Ou seja a densidade do mesmo
E o dimensionamento da armadura nos blocos? Vc pode fazer um video sobre ele?
Sensacional!!! Parabéns!
Bom dia, muito boa explicação, gostaria muito que me enviasse a planilha.
Desde já agradeço.
Agora sim!
Engenharia é isto ai.
Parabéns!
Você Brilhou na faculdade.
Renato.
boa tarde, goastaria de receber esta planilha de calculo de esforços em muro de arrimo
Excelente Trabalho!! Acabei de me inscrever no canal.......
Valeu Raimundo!
muito boa a aula ... voce poderia disponibilizar as tabalas para facilitar ?
Alexsandro, está disponível no meu site!
@@EngenheiroPlanilheiro qual site?
A planilha é bem interessante, mas faltou falar da fundação. Como seria neste caso?
agradeço desde já!
Sensacional
Muito bom Marcus!
Obrigado Renan, grande abraço!!
poderia usar o mesmo método pra calcular se o moro resiste a um caminhão desgovernado
Não recomendo! São outras condições de carregamento. Um abraço!
bom dia. como faço pra receber essa planilha? excelente vídeo.
Gostei muito da sua planilha de levantamento de esforços em muro de arrimo. Como faço para adquiri-lá?
Tranquilo Fabio? Enviamos a planilha no seu e-mail. Grande abraço!
Se caso for um muro de 1,2metros de altura, não é necessário 3 vigas, não tem essa opção na planilha, tem alguma outra que possui essa opção? no caso da fundação, tem alguma planilha que já daria o arrimo+fundação? se tiver me manda o link que quero comprar
Na versão paga você tem essa opção!
você tem o video para dimensionamento de armadura com estas cargas solicitantes ? obrigado !
Tenho um vídeo exclusivo no meu site mostrando isso!
Essa planilha considera a carga da alvenaria e o peso próprio dos elementos também ou somente esforços oriundos do solo ?
So is esforcos do solo
Olá professor, não consigo acessar a planilha, poderia fornecer outro link por favor?
em seu site , tem completo o dimensionamento deste cargas até dimensionamento de armaduras?
Tem sim Delfino!
Obrigado!
Eu que agradeço, Francisco!
Boa tarde! Gostaria de baixar a planilha de esforços de muro de arrimo, mas o site não carrega a página. Poderias me ajudar? Obrigado!
Boa tarde meu amigo, não estou conseguindo baixar a planilha
Fala Marcos blz, gostei de sua planilha tem como enviar para mim,pois tentei ai na descrição mais ta off... abraço
Mais um inscrito
Marcos Boa tarde tudó bem me vc pode me ajuda uma dúvida.
Vo construir um sobrado o barro e firme e necessário broca?
Se pode me orientar
Só vi coloca sapata.
Boa noite Ricardo, tudo certo meu amigo? Ricardo, funciona assim basicamente.
1) Precisamos ter uma ideia bacana do peso que seu sobrado vai fazer na fundação. Por exemplo, dependendo de onde se coloca os pilares e dos vãos das vigas, pode acontecer de você ter um pilar na sua obra que chegue a uma carga de mais ou menos umas 20 toneladas.
Para você ter uma ideia, um GOL, que é um carro comum, pesa em média uns 800kg. Ou seja, em um pilar apenas você pode ter o peso de mais ou menos uns 25 GOLS.
Isso significa que o seu solo deve ser capaz de absorver essa carga! Bom, até ai tudo bem. Mas como saber se ele resiste isso?
2) Vou te dar uma dica. Por exemplo, se o seu solo é realmente "firme", talvez ele suporte uns 10 golpes de um pilão de 65kg, caindo de uma certa altura de 75cm.
Isso significa que o seu solo resiste, com determinada folga, sempre o número de golpes divido por 50. Por exemplo, se você divide 10 golpes por 50, você chega em 0,2. Isso quer dizer que o seu solo aguenta 2kg de força em um centímetro quadrado.
3) Assim, você precisa suportar quanto de força? Precisa suportar mais ou menos 20 toneladas. 20 toneladas são 20.000kg, certo? Então você para e pensa, se pra suportar 2kg eu preciso de 1cm², pra suportar 20.0000, eu vou precisar de quanto?
É só dividir 20.000/2 , que da 10.000cm². Tudo bem, mas isso é uma medida estranha, centímetros quadrados não é legal. Se você tem um quadrado de 1m por 1m, você tem na verdade 100cm x 100cm que da 10.000cm². Ou seja, 1m² é na verdade 10.000cm²
4) Ótimo, você então precisa mais ou menos de 1m² na sua sapata! Por exemplo, uma sapata de 0,8m x 0,8x tem 0,64m², não da! Então você precisa uma sapata de 1m x 1m, que da exatamente os 10.000cm² de área. Consegue entender o princípio dos cálculos?
Contudo, Ricardo, infelizmente nem tudo é tão simples assim. Acontece que muitas vezes os pilares do seu sobrado, Ricardo, vão ser meio que empurrados. Como assim? Imagina por exemplo quando estiver ventando muito na sua obra. Isso faz com que os pilares tentem meio que ser arrancados do solo ou empurrados para algum canto.
Dessa maneira o solo precisa ser firme também para resistir o deslizamento e o tombamento. Por isso é necessário que os cálculos da fundação sejam feitos sempre com auxilio de um profissional que entenda de estruturas.
Espero que você tenha entendido um pouco sobre como são os cálculos estruturais.
Grande abraço!
❤
boa noite... o MK seria um momento fletor aplicado a 1/3 h do arrimo? o desenho do relatório não ficou claro para mim...
Opa, esse momento é na verdade na ligação do pilar com a viga baldrame. Ele é gerado, na verdade, pela excentricidade de h/3 que o Empuxo tem. Veja, o empuxo atua a 1/3 da altura certo? Se ele atua nessa posição, não há esforço de momento gerado por ele nesse ponto pois a força esta aplicada nesse nó. Dessa maneira, ao analisarmos o momento na ligação, que está h/3 abaixo do ponto de aplicação, aí sim vai haver momento. Em resumo, dimensionamos para a seção crítica, mas de fato onde ocorre o momento é na base. Grande abraço!
Há disponibilidade da planilha?
Bom dia Marcus. Muito obrigado por seu aporte! Estou com uma dúvida na formula do Ea, não deveria ser a somatória dos esforços concentrada em h/3? pois daria quase o dobro! vi que na planilha está Ea = 1/2 . ϒ . h^2 . L
Fala Carlos. Sim, daria o dobro mesmo, vc tem toda a razão. Acontece que no caso dos pilares de extremidade do muro, esse comprimento efetivo é metade do comprimento entre pilares (foi o caso desse vídeo, mas que não mencionei). Já para os pilares intermediários, esse comprimento é de fato o comprimento entre pilares. Assim, na legenda do programa tem uma explicação de como entrar com esse dado. Tranquilo meu caro? Grande abraço!
@@EngenheiroPlanilheiro obrigado!!
Olá! Parabéns pelo trabalho. Vc tem outra planilha na qual possui sobrecarga adicional?
Tenho sim Leandro. Entra no meu site e veja a versão completa da planilha de Esforços em Muros de arrimo. Sai apenas por R$ 79,90. Um abraço!
qual material usado entre vigas e pilares?
Temos planilhas específicas no meu site para isso!
eu preciso calcular um muro com 6 metros de altura com 6 vigas, como uso a planilha ?
Dá sim, mas eu recomendo nesse caso tomar muito cuidado!
Me envie a planilha por favor, mais q inscrito 👍
ótimo video, mas curioso, baixei sua planilha e lancei nela os mesmos dados que você lançou para o exemplo do video, meu EA e MK deram o dobro do seu, preenchendo exatamente igual
Isso pedro, o do video estava dividido por 2. O que voce baixou esta certo.
Boa tarde Engenheiro Marcos, você poderia me enviar essa planilha de Cálculo de Esforços?
Opa, passo sim, faça o download nesse link do meu site: engenheiroplanilheiro.com.br/produto/levantamento-de-esforcos-em-muros-de-arrimo/
Opa boa noite amigo, estou com uma dúvida ,como posso encontrar o valor de Nd para dimensionar as fundações do muro de arrimo? teria como exemplificar? parabéns pela planilha , um grande abraço.
Boa noite Lucas, tudo bem? No vídeo apresento apenas os esforços nos pilares e nas vigas. Para dimensionar a fundação você tem varias possibilidades: 1° Viga baldrame (Aqui você deve sempre lembrar de verificar a tensão admissível da fundação e dimensiona-la como uma viga contínua com a carga de peso próprio do muro e torção devido ao empuxo, geralmente da estribos de maior calibre devido à torção). 2° Blocos e estacas (Aqui você pode dimensionar um bloco com duas estacas parar resistir o binário do momento fletor gerado pelo empuxo, além do peso próprio do muro). 3° Sapatas (Aqui você pode dimensiona-las para receber os esforços verticais de peso próprio do muro, horizontais do empuxo ativo e de momento fletor gerado também pelo empuxo, além é claro de verificar ruptura por tensão admissível do solo). Para calcular o peso próprio vertical do muro em cada pilar basta fazer a multiplicação do "volume" do muro pelo seu peso específico e dividir pelo número de pilares, de maneira simplificada. Deve-se sempre tomar cuidado na hora das verificações da fundação pois entramos lá com valores característicos e não de projeto. Portanto os valores que devem ser usados nas verificações geotecnicas da fundação devem ser sem majorar. Certo? Grande abraço meu caro!
@@EngenheiroPlanilheiro Olá amigo boa noite novamente,Supondo que eu faria o dimensionamento opta-se por sapatas, eu pegaria peso próprio do muro que me daria um resultado em KN, o cálculo do empuxo ativo seria o mesmo aplicado nos pilares e nas vigas? pois estava olhando a fórmula o resultado teria sair em ex: Ea= Kn.m e no calculo da planilha foi convertido para um valor de esforço cortante no caso que dá em Kn, e no caso do momento fletor gerado me daria tbm ex: kn.m , a minha dúvida agora é como somar esses 3 valores sendo que duas unidades estão em kn.m e eu quero em Kn. Obrigado amigo,. um abraço.
@@lucasferreira7918 Fala Lucas, obrigado pela pergunta. Não podemos somar esses carregamentos pois são diferentes e atuam em sentidos diferentes. Temos que dimensionar para resistir a esses carreganentos combinados. Nossa sapata, dependendo do nosso modelo, pode receber momentos fletores, forças normais e forças cortantes, sendo as unidades kN.m , kN e kN, mas nenhuma devendo ser somada. Quanto a questão do cálculo do empuxo ativo, ele na verdade é uma força e essa força atuando a 1/3 da altura gera um momento. Então a seção crítica (ligação pilar-fundação) recebe tanto o esforço cortante (Ea - kN) quanto o momento gerado pela excentricidade (Mk - kN.m). Para dimensionar os elementos de fundação sujeito a esforços distintos, recomendo procurar pelos materiais do professor Paulo Bastos da UNESP. As apostilas dele de fundações ensinam como dimensionar blocos, sapatas e outros elementos para resistir a combinações de momentos, cortantes e esforços normais. Qualquer dúvida extra Lucas, deixo meu e-mail à disposição para trocarmos uma ideia. marcusnobrega.engcivil@gmail.com. Grande abraço!
@@EngenheiroPlanilheiro Nossa cara sei nem como te agradecer , obrigado pela atenção, você me deu uma luz agora que você não tem idéia kkk , vou fazer minha parte estudando esta apostila qualquer coisa entro em contato, muito obrigado mesmo um grande abraço até a próxima.
@@EngenheiroPlanilheiro boa tarde sou José Mário como faço.pata obter a planilha sua altomotizada
Olá Marcus, te encaminhei um e-mail poderia me enviar essa planilha de Cálculo de Esforços?
Fala Luiz, enviei agora pouco para você. Grande abraço!
não consigo baixar pelo link
Boa tarde Marcos, nao estou conseguindo fazer o download da planilha pela descrição do vídeo. Essa planilha é free?
Opa, bom Dia Caio. O link na descrição estava desatualizado. Já o atualizei. Sim, a planilha é totalmente GRATUITA. Faça o download meu amigo. Grande abraço!
Oi Marcus! Pode enviar-me a planilha? Obrigado!
Opa, o link para o download está na descrição!
Oi marcus! pode enviar-me a planilha? desde de já agradeço.
Boa tarde. Não utilizei a planilha, só assisti ao vídeo. Favor verificar que neste calculo o momento calculado e empuxo ativo não esta considerando a total área de influencia dos pilares no muro. Cuidado com os resultados se forem usar para dimensionar. Caso tenha carga de utilização prevista no solo arrimado, sugiro considera-la no dimensionamento também, o que levará ao invés de um triângulo, um trapézio de distribuição de esforços ao longo da vertical..
você ainda tem essa planilha?
Luiz, está disponível no meu site!
Achei um erro, se não for justifique no minuto 9:10 do vídeo item 1.2 - Cálculo de Ea em cada pilar, você divide L/2, o vão efetivo é 2,30, você não pode dividir ele por 2, só poderia se estivesse pegando um vão com 3 pilares, porque o pilar na verdade vai sofre influencia de metade da área da sua esquerdar e metade da área da sua direita que é igual a o vão do eixo de um pilar no outro, se possível retifique a planilha, o momento esta sendo minorado em 50% é um perigo.
Fala Ricardo, tudo tranquilo? Quando divido por 2 é o caso dos pilares de canto ou no caso do muro ter apenas 2 pilares. Obrigado pelo comentário, deixei as duas opções na planilha agora: 1ª Esforços em pilares de canto (L = Lef na planilha) 2ª Esforços em pilares centrais (L = 2.Lef na planilha). Grande abraço!
@@EngenheiroPlanilheiro onde consigo baixar a planilha nova ? baixei essa ontem pelo site e não estava atualizada.
@@ricardobrassal5999 Calma Ricardo, ainda hoje coloco lá. Já repassei pro editor do site ;), se tiver com pressa, envie um e-mail para mim solicitando que já te envio. marcusnobrega.engcivil@gmail.com ou use L = 2.Lef pra calcular seus pilares centrais.
Tudo bem Marcos, obrigado eu aguardo atualizar sem problemas, abraço
@@ricardobrassal5999 Fala Ricardo, tudo certo meu caro? Não sei se viu, mas a planilha foi atualizada no site. Grande abraço e bom uso!!
Essa música no fundo esta atrapalhando bastante, irmão.
Por gentiliza envie-me a planilha ao email leandro.dos@outlook.com, agradeço a disposição.
Muito bom esse material, vc poderia enviar essa planilha? Obrigado! Leharmbacher@gmail.com
Enviado Leandro, grande abraço!
Engenheiro Planilheiro
? Sério?
Parabéns pelo método desenvolvido. Gostaria de receber o material: cwbons@hotmail.com
Desde já obrigado, já inscrito! 👍🏻
Fala Cristian. Então, ela está disponível no meu site gratuitamente por um tempo limitado. Corre lá! Um abraço!
@@EngenheiroPlanilheiro não está gratuita. Propaganda enganosa.
Bom dia Marcus, ótima abordagem do conteúdo, por gentileza tem como encaminhar a planilha no email hebertom.giuli@hotmail.com.
Heberton, conseguiu baixar meu colega? Grande abraço!
Excelente trabalho Marcus ! Parabéns !!
Poderia me enviar essa planilha ?
Desde já agradeço.
eliezerferrazwb@hotmail.com
Boa noite Luciano, tudo tranquilo? A planilha encontra-se disponível para download no meu site, www.engenheiroplanilheiro.com.br. Acesse e baixe! Grande abraço!
Boa noite mestre, show. Segue o e-mail ajpharias@gmail.com para envio da planilha. Obrigado