Eu era este ai que organizava viagens, passeios, eventos.. e outras diversões... sou o divertido, bem visto e que estava sempre cheio de amigos.... no final fui descartado pq não era mais conveniente. Daí o que fiz? Segui meu luto, sofri.... e um belo dia resolvi que devia retomar tudo que fazia com a "amada" sozinho... viagens, passeios, encontros.. tudo! hoje estou feliz, livre pra escolher meu caminho, buscando cada vez mais a Deus e me preparando pra quem vier por amor e não por conveniência! : ) ATUALIZANDO: Após 9 meses deste comentário, sigo muito bem tanto no mental quanto no físico (impressionantemente bem fisicamente), me afastei totalmente de tudo e todos que eram tóxicos, continuo viajando bastante e sigo minha caminhada religiosa que é o mais importante para manter a paz. Nunca estive tão feliz como agora! "Tudo passa, desde que você queira mudar!"
@@andreialucena_makeup eu fui assim... Achando q era normal... Inclusive até p viajar, só ia no meu carro... O dela novinho na garagem. Até que um dia me descartou de boa e foi curtir outras aventuras... Observe bem viu.... Essas pessoas não são normais... Quando postei esse texto ai, ela tinha sumido... Agora advinha quem reapareceu onde faço natação e na igreja que sirvo, como se nada tivesse acontecido.. a princesa da Disney aí.. te aconselho a ficar atenta pra não sofrer posteriormente viu!?
@@andreialucena_makeup inclusive eu tbm que marcava de ver.... Se dependesse dela, nem isso..... E no seu caso um adendo; vc só que paga tudo!!! Cuidado... Foge rápido desse falso amor de migalhas ai! Desejo sucesso e paz Divina pra tua vida moça!
Meu marido sempre está com uma cara de insatisfação quando fazemos passeio em família e dentro de casa se isola. As vezes acho que ele não queria ter a família que tem. Já falaram para ele que ele tem sorte em ter uma família tão bonita. Mas quando está com nossas família sempre está com cara de enterro e com outras pessoas sempre está feliz e sorrindo. Faço programas passeios, mas ele sempre me corta. E na frente dos outros finge que nos ama.
Cansei de relacionamentos tóxicos, hoje eu sou casada comigo. Tenho 65 anos aposentada e venci a carência afetiva e funciono melhor sozinha em todas as áreas da minha vida! Sou saudável, próspera e livre para cuidar melhor de mim. Gratidão Dra pelos ensinamentos.
Esse é uma atitude de sabedoria de vocês. Renunciar à carência, se distanciar de seres tóxicos e poder saborear a vida, gostar de si e ter a fortaleza até mesmo de voltar a se relacionar, mas nos seus termos e condições, visando a sua felicidade. Tenho 45 e estou com alguém, mas agora nos meus termos, senão, posso ficar muito bem e feliz só. Forte abraço, muita luz e principalmente paz pra vocês!
Rosaria Thimotheo e Luna Pietro, vocês não estão sozinhas, eu faço parte dessas mulheres corajosas, independentes, felizes e abençoadas pelo Papai do Céu 🙏🙏🙏
Obrigada pelo comentário, sei que realmente não somos as únicas mulheres seguindo consigo mesma e decidida a não aturar pessoas que nada acrescentam. Luz e boas energias para você! 👍
Não é conto de fadas não! Existem sim casais realmente felizes. Conheço vários. Tudo começa na escolha, na paciência de esperar a pessoa certa, pela qual vc sente o amor de verdade! Todos nós sabemos qdo o coração está amando verdadeiramente. Mas é preciso esforço diário; como tudo que é bom, exige que façamos a nossa parte, cultivando, alimentando com ações e palavras...o amor só é conhecido pelas ações que promove! O perdão, o carinho, a compreensão, ceder , compartilhar.....tudo isso é AMAR!
@@hildemacena3727 tudo nessa vida passa até o amor não se iluda,pois vai se decepcionar um dia essa e a realidade nesse mundo! Só não vê quem está cego de amor kkkk
Eu vivi por 13 anos numa jaula.. entao nao suportando mais ser desmoralizada e humilhada,abri mão de tudo e não me arrependo da decisão do meu divórcio pq eu nunca tive liberdade de escolhas com ele, me preparei sozinha para enfrentar o divórcio.. Foram 4 anos só me preparando para reiniciar minha vida. Passei no concurso público que prestei, aguardei o probatório e enfim fui ao meu objetivo de sair daquele casamento falido.. Eu fui preparada no meu emocional para afirmar e confirmar perante a lei a minha decisão.
Eu me sinto usada por uma pessoa doente e me quer como empregada é só somar 1 e 1 q dá 2 simples quero mudar de vida, sair passear ir pra praia chegar e sair à hora q quero, mas muito complicado ele está doente há anos e meu filho conta comigo p eu ajudar o pai, errado ele ñ está, pq sabe q a mãe passa os diabos c esse pai e tb ñ fico infernizando à Vida do meu filho , quero ve-lo feliz c minha nora e netas, é à pessoa q + amo nesse mundo. Resumindo: ñ tenho o aonde fugir apenas aceitando as coisas q eu msm escolhi então agora tenho q aguentar. Foi minha escolha! Acho q é bem isso. Meu filho sabe q sou forte tenho sido mas tb ñ gosto de se fazerem de vítimas e viro as costas ou sou irônica, essa parte minha é o meu melhor pq o outro ou narcisista fica sem ação.
Creio eu que se alguem pode me proporcinar tantos bens assim Como apoio financeiro Emocional Me tira da solidão Me inclui no mundo me joga pra cima me tira do chão e tolera minhas besteiras meus defeitos e tudo mais Essa pessoa merece todo meu amor todo meu carinho toda minha atenção ❤ e eu posso sim amar essa pessoa por todo bem que ela me faz
Que psicóloga! Você foi a primeira pessoa que, sem rodeios, elencou a causa de angústia que pode levar anos a ser resolvida numa terapia. Saí o ano passado, sozinha, de uma angústia de 20 anos entre ficar e partir.
Acabei de sair de um relacionamento de 20 anos e reconheci no vídeo situações em que seguia por minha conveniência e situações que eram convenientes ao meu ex-marido. Me angustiei e sofri pensando que o amava e a cada dia percebo comais clareza que o sentimento havia ficado pra trás e só restava a insistência pela conveniência. Este vídeo ajuda nessa libertação.
Se a pessoa que vive comigo diz que gosta de mim, me ama, mas....usa da comunicação violenta, não é cordial, vive de mau humor, te culpa pelas coisas, é ciumenta, não tem tolerância a frustração é melhor continuar gostando de mim no Alaska. Gostar e amor não significa nada se a pessoa não tem um comportamento saudável.
Minha relação estava assim, eu não aceito mais , toda vez que ela grita ou ficar mal umorada eu começo a dialogar, antes eu aceitava por que eu achava que não a amava ,hoje estou vivendo em lua de mel
Lucidez é difícil... quebram a gente na infância e passamos a vida inteira procurando conserto nos lugares errados... e relacionamentos felizes são raros, já as expectativas... não quero me tornar uma pessoa fria e desconfiada, mas, também não quero ser vulnerável... tem muita gente irresponsável à espreita...
No meu passado, me envolvi com pessoas erradas. Mas ao longo dos anos, eu fui me distanciando do meu ambiente e mudando minha vida para melhor. E mudei muito nesses últimos anos... Passei uns 10 anos solteira, sem me envolver com mais ninguém! Descobri que para ser feliz só depende de mim... no meu caso, é melhor estar só do que mal acompanhada! Mas sou uma pessoa muito desconfiada, deve ser por causa disso que não consigo me abrir ou confiar em alguém! Sou extremamente sensível, mas também vulnerável... Só consegui amar uma vez de verdade nessa vida, e mesmo assim tenho esperança de poder achar a pessoa certa!
Estou precisando ficar sozinha também. Desde os 16 anos namorei, passando de um namorado a outro. A duração nunca foi mais de 2 anos. E nessa brincadeira já se passaram 10 anos. Estou com 26 e sempre acontece o que mais temo, o término. Realmente não sei o que há de errado comigo, relações curtas e que sinto que não sobrevivem a quaisquer adversidades. Meu 8° namorado. Acho que agora é hora de seguir solteira, por 10 anos para compensar todo esse tempo me dedicando a quem em algum momento já estaria colocando um ponto final. Um envolvimento em vão. Conheço poucas pessoas que passaram pela mesma situação que eu, gostaria de conhecê-las haha para conversar. Em geral, vejo gente que fica presa na mesma relação por anos e mesmo que ruim. No meu caso, foram diversas tentativas e com homens diferentes, o que me fazia achar que pudesse dar certo, mas não. Ainda à procura da resposta .
Interessante seu comentário. Acho que sentimento não tem nada a ver com relacionamento( relacionamento entendido como compromisso e convivência mais ou menos constante).
Cada um vive a vida que quer. Vida é feita de escolhas. Tá bom ser esculachada? Sofrendo abuso? Relacionamento de merda? Então fica. Cada um com seu cada um.
Realmente é muito ruim estar em uma relação que é regida pela conveniência financeira, mas procure se capacitar (fazer curso profissionalizantes) ou então procure fazer algo que possa gerar uma renda para vc, comece aos pouco, apenas não fique passiva nessa relação, eu sei que não é fácil, mas mais difícil que está em uma relação assim é não agir para mudar. Que Deus lhe abençõe!!
Sei dos ganhos secundários, mas preciso me resolver logo. Já tentei terminar 3 vezes e ainda não consegui. Já faz mais de 5 anos. E a conveniência minha e dele é a mesma, sabemos e temos segurança de que nenhum dos dois vai trair um ao outro. E não queremos nós relacionar com pessoas que tenha vícios, e nenhum de nós temos. Então vem o medo de não encontrar esses deveres "qualidades". Já fizemos várias viagens em lugares legais, porém só tenho registro ruim , não tem sorrisos carinho, abraços. Eu brinco faço umas graças e ele sempre sério, raramente sorrir. Quando converso com educação objetiva, quando não sai andando, até escuta levanta e sai e não diz um A. Estou mais forte pra um término. Porém toda vez ele me diz que precisa de mim que o momento está difícil, poxa desde que o conheci os momentos são difíceis. As vezes acho que estou num mundo de Alice, querendo acreditar em alguém que vá sorrir juntos, junto comigo, com minhas palhaçadas, ter planos juntos, me fazer sorrir também. Não sei como proceder mais. Acho que é ter mais força firmesa ❤❤❤❤
Meu primo gosta de mim mais que um racionamento por conveniência mais falou que ia ser assim e agente pode se que no futuro vai namorar e que não acha que isso vai gerar amor
Consegui terminar faz 2 meses, estou me sentindo aliviada, que tive um livramento, ainda ele tenta me rastrear por celular mas hoje consegui desativar todos os aparelhos vinculados a minha conta do Google e aplicativos de localização. Foi a melhor coisa que fiz pra mim. Narcisista faz muito a pessoas.
Nem fodendo vou viver com alguém só pq essa pessoa pode me proporcionar algo matérial.....pra mim existem valores que são inegociáveis. Carinho,afeto,companheirismo, romantismo ,paixão, admiração. 💘 😍 o amor existe e muito lindo....eu já amei muitooooo e foi muito bom....e quando vc e amado por igual chega ser divino🙏
A dependência material e emocional são ladrões da felicidade. Negamos nossa Essência por comodismo, preguiça e temor. Mudar a vida medíocre e infeliz custa caro. Há um preço a ser pago. É mais fácil permanecer na mesmice e na "zona de conforto". Toda realização e felicidade passa pelo binômio dor x prazer. As dores de hoje resultarão numa felicidade duradoura e prazerosa no porvir. A acomodação de agora resultará em sofrimento maior. A escolha é sua. Você decide. Só não vá culpar o outro ou quem quer que seja. Você é responsável. Eu sou responsável. Pense nisso!🦋🦋
Vive isso por duas décadas. E falava exatamente esta frase para ele. Meu ex casou comigo por conveniência. Ele precisa de uma esposa, uma ajuda de custo $$, alguém para segurar a onda dele(tinha crises de depressão) e eu imatura achava que era amor. Casei e me lasquei. Mas graças a Deus hj estou liberta, curada e restaurada.
Vivi uma amizade de conveniência durante anos mas demorei pra pular fora porque sempre achei que a pessoa poderia melhorar. Relações unilaterais nunca valem a pena. Aquela amizade que sempre te quer por perto para pagar a conta, ser ombro amigo, ser companhia de festa... mas quando você precisa da pessoa ela nunca está la, ainda que seja em momento de doença. Essa menina sempre arrumava namorados com as mesmas características (o cara que paga a conta, que pode bancar a vida que ela quer, que tem status social em uma família abastada de bairro nobre). Pessoas que teem namoros de conveniência terão amizades de conveniência. Pulei fora, a pessoa me procurou várias vezes e eu ignorei. Tô livre de exploração, de falsidade e inveja... Glória a Deus.
Eu tbm tinha uma amizade que me fazia de 192 , eu pulei fora sem nem dizer adeus, nunca podia estar na minha companhia, mas quando era conveniente pra ela, ela lembrava que eu existia.
@@dayanematias7068 Gente assim nunca sabe o carma que planta. Geralmente envelhecem sozinhos, caso tenham filhos, nem os filhos querem. No mundo de hoje as pessoas velem o teem pra oferecer (muito pior que antigamente). A cada dia que passa as relações estão mais vazias e superficiais, pessoas cheias de ego e vaidade, cheias de auto suficiência cega... poucos teem a humildade pra reconhecer que ninguém faz nada sozinho. Precisamos uns dos outros, precisamos ser para os outros da mesma forma que elas são pra gente. Nessa vida a gente precisa até de uma bactéria (flora intestinal). UHAuHUAhUA
Achei interessante a sua colocação de que "pessoas que têm namoros de conveniência terão amizades de conveniência"! Já havia aprendido na terapia que as pessoas tendem a repetir o mesmo comportamento em todos os tipos de relacionamento que venham a ter, exemplo: se são desonestas profissionalmente, provavelmente também serão no relacionamento amoroso ou no de amizade! E é uma coisa que vemos acontecer na prática!
O casamento é uma boa troca. Vale a pena ter o príncipe encantado o resto da vida. Eu tive durante 42 anos. Presumo que pela maneira comosempre me tratou, fui muito amada. Fidelidade, Sinceridade e amizade. As mulheres têm que aprender a tratar o marido como tratam a suas amigas. Isso é possível !! Sempre manter a alegria. A alegria está em nós!!
@@Margarida_0911O conselho da do primeiro comentário eu não sei, mas o meu é: Largue dele, vamos ver se após a separação o mimado vai querer ou não a esposa de volta 😉
Psicólogo, da mesma forma que pode ajudar, pode prejudicar, se não for muito criterioso e imparcial, muitas vezes eles são nutridos da opinião de apenas uma das partes envolvidas em um relacionamento, e por serem munidos de informações unilaterais, acabam piorando a situação do cliente, munindo o mesmo de ferramentas que reforçam suas convicções, sejam elas boas ou ruins.
Geralmente pelo Status de ser casados parece ser bem mais sucedida que solteiras..( que são discriminadas) a pessoa prefere ser chifrada e aceitar do que chutar o balde..e / ou dar o troco.
@@julianemello1723 , existe com pouquíssimo dinheiro. A pessoa pode ser um operário que ganha um salário mínimo e não tem bens, mas que junta afetuosamente outros ao seu redor em clima de confraternização, com boa conversa e simpatia. Não tenho dinheiro, nem boa conversa, nem simpatia.
faltou o 6 filhos doutora tenho duas filhas e durante 4 anos suportei muitas coisas por causa delas sabendo que a pessoa que eu amava , não me amava, vivi um casamento hipócrita e muito infeliz, trabalhando construindo casa me dedicando todo para ela tomando conta do nossos filhos e edificando a nossa família, ela tinha esse apoio de mim e era só isso que ela queria só me sugar ! mas agora isso acabou graças a Deus ,tomei uma atitude me separei ,pago pensão e hoje eu vivo em paz!!
Aconteceu isso comigo. Fiquei numa relação pq amava, mas não era correspondida pois estava do meu lado por conveniência. Me maltratou muito até que eu decidi sair fora. Mereço amor de vdd e não por conveniência.
Convivi com um parceiro que apresentou o comportamento narcisista e só me dei conta disso através do sofrimento que passamos na relação, no início senti que algo não era tão bom, mas acreditei que eu tinha dificuldade de aceitação, após 2 anos o castelo de areia desmoronou e nossas sombras ficaram bem visíveis, então as sessões de arterapia individual e coletiva com amigos me trouxeram as possibilidades de compreensão sobre o tipo de relacionamento que estava vivendo e o que poderia ser saudável para ambos. Próximo do fechamento de ciclo que culminou na separação, identifique dependência emocional, pois busquei um parceiro com as características de minha mãe, entendo que precisava desse relacionamento para enxegar as minhas carências. Uma experiência de 4 anos e meio com altos e baixos, mas sou grata a todos ensinamentos que recebi, em especial ao reconhecimento do amor próprio. Parabéns pelo vídeo, gostei como usou as palavras com clareza e respeito. Um abraço!
Que Real esse seu depoimento, Santa Consciência que vai se instalando e abrindo caminhos durante um processo terapêutico, seja ele como for ... Pois tudo na vida é terapia e o relacionamento é a maior passagem para o crescimento evolutivo ... E você se dar conta e expor a questão da relação da sua mãe com seu relacionamento afetivo faz todo sentido para mim! Agradeço pelo seu compartilhar!!! Parabéns e Gratidão!!!🙌🌻🌷
Voce descreveu direitinho nosso tipo de relaçao. Após 3 anos de namoro e quase 3 de casamento, meu segundo casamento, juntou a fome com a vontade de comer. Ele muito mais novo, obeso, inseguro, atrapalhado, pobre. Eu, tenho uma situação financeira maravilhosa, moramos em área nobre, mas sou bem doente, com n problemas de saúde e bem ou mal ele cuida de mim, me leva ao hospital, me acompanha, ja teve que me dar banho e comida na boca algumas vezes, tem defeitos insuportáveos , mas vou tratar de ir levando, tivemos um pega ontem, nos dissemos coisaas desagradáveis mas passou apos alguns " eu te amo" por parte dele. rs.
Existem tantos sentimentos por de tras de um relacionamento, e que nao é amor, mas é o que mantém... Apego, dependência emocional, insegurança, baixa autoestima, medos etc. Embora a psicologa disse que td bem qdo nao tem sofrimento, mas geralmente sempre tem mto sofrimento por de trás disso. Poucos casais vivem no comodismo e sem amor de maneira amistosa. Geralmente, sempre tem retaliação. E traz mtas dores e baixa autoestima.
@@silvanatorrescampos8836 qdo vira hostil é terrivel.... Mas indiferente é triste, pq nessa casos vivem décadas achando normal estar com alguem sem ser feliz... terrível
Muitas vezes não tem consciência clara do grau de sofrimento, mas o sofrimento está presente em quaisquer sofrimentos. Parabéns, Doutora Marisa de Abreu. Grata.
Existe relação que é uma pura conveniência, a pessoa sabe mas deixa por isso mesmo porque a outra pessoa é a responsável por tudo. Dinheiro é uma realidade disso. A dependência financeira é um meio que segura a conveniência. Grata
PARA CERTA PESSOA MUDAR É UMA "BARREIRA" PARA SER ULTRAPASSADA PESSOA ASSIM DEVE SUBMETER-SE A UM TRATAMENTO. É RELEVANTE QUE TENHA UM ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO . PARA RESOLVER ISSO AÍ É NECESSÁRIO A ASSISTÊNCIA DE PSICÓLOGOS COMO A DOUTORA MARISA DE ABREU E SUA EQUIPE. PARABÉNS DOUTORA MARISA DE ABREU E SUA EQUIPE. GRATA
Foram 28 anos de uma relação abusiva, sofri e como sofri. A gente tenta se imaginar como se nada estivesse acontecendo, é o pior é pensar que nós somos os causadores de todo problema.
1- apoio emocional; 2- apoio material; 3- inclusão social; 4- te impede de lidar com a própria solidão; 5- permite que a sua personalidade disfuncional continue existindo e seja manifestada.
O bom da experiência (amadurecimento) é que vamos aprendendo a lidar com as emoções e principalmente a distinguir as situações! Hoje percebo que o medo da solidão faz com que as pessoas aceitem "tudo".... Ai ai
A felicidade as vêzes é como uma linda borboleta e sempre q. Que tentamos cpturá la ela nos foge aí então com o passar do tempo nos ocupamos com outras coisa até q. Um dia ela vem e pousa suavemente em nosso ombro Admiro aspalestras da Sra. Marisa de Abreu!
Uma ex colega do serviço só falava que o namorado tinha isso, tinha aquilo, ganhava bem, que ia comprar uma casa pra eles morar juntos. Ela não falava qualidades do tipo ele é inteligente, ele é bacana= é nítido quando a pessoa gosta ou está por interesse.
Resumindo: amor é uma utopia...só os animais irracionais...amam...nós seres humanos...somos tomados ..pelo ego..pela soberba...pela ganância..e por tantas outras camadas obscuras..da nossa mente doentia..que lindo ver o amor da minha cachorrinha por mim...a bichinha chega a se tremer de felicidade...ñ me larga um só instante...rsrs...
Eu estou para terminar (espero que hoje) um relacionamento de seis anos. Vivemos momentos bons, mas, no final das contas, sinto que eu fui a pessoa que só doava e recebia migalhas, além de me sentir inferior. Dói, mas tenho forças para ter esperanças de começar uma nova vida e realizar projetos. Eu sinto que eu preciso de alguém que me apóie, mas quero aprender a apoiar a mim mesma sem necessariamente ter a aprovação dos outros.
1Coríntios13:4-7 O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (Este não é o amor romântico). Este é o verdadeiro amor... Sem apego, sem expectativas.
Se chama Agape em grego esse tipo de amor,é um amor divino. O amor entre as pessoas é o amor Eros Entre amigos : philos ( amizade) O amor Agape só é possível entender mediante um encontro com o próprio divino, no meu caso D'us, mas embora podendo conhecer é extremamente difícil de executar pois nascemos nesta dimensão, e D'us pertence a uma dimensão superior. Atingir esse nível de amor é o objetivo de uma vida.
Sentimento é coisa de adolescente. A vida é nos colocarmos em primeiro lugar, é investirmos em nós e encontrando uma pessoa com a qual tenhamos afinidades de valores, sexuais, intelectuais e disposta a investir (emocional e financeira) na relação de uma maneira paritária. Que construamos essa relação de maneira que um possa impulsionar o outro em sua vida pessoal, estar mais protegido frente as oscilações da vida com um segurando a barra do outro quando necessário. Com companheirismo, diversão, viagens, sem ciúmes, DRs e outras infantilidades. O que eu mais vejo são casais de adultos (não casais adultos, o que é diferente) que se relacionam como eu me relacionava no tempo do ginásio, nem do hoje ensino médio. Quer ter uma excelente relação? Jamais se importe em perdê-la.
@@haha6578 acredito que ele quis dizer sobre ninguém ser de ninguém, e muitas vezes quando outro faz algo errado (como: traição) vc ainda sim se culpa achando que fez algo de errado, mas o erro da pessoa se diz sobre o caráter dela e não é para nós ficarmos dependentes uns dos outros, no final para entender que vc deve amar porém entender que vcs são pessoas com o propósito de construir momentos e fazerem bem um para o outro, e não que ele é seu e você dela
@@haha6578 Entendo que é tipo ser desapegado no relacionamento, não cair em jogos ou testes que as mulheres gostam de fazer com os homens por exemplo, tratá-la bem, porém sem medo de perdê-la não aceitando por exemplo ser desvalorizado, desrespeitado e nem humilhado pra alimentar o Ego feminino ou pra manter se num relacionamento em decadência q já está fadado ao fracasso...
Melhor vídeo sobre relacionamento que vi, resume bem a situação que vivo, não existe mais amor, porem existe comodismo de uma das partes e a mesma não consegue enxergar que isso maltrata a outra pessoa, que acredita que algo vai mudar.
Quem tem o emocional forte, já não se sujeita a ter um relacionamento por conveniência! Mas como a maioria das pessoas tem suas doenças emocionais é difícil!
Sabe o q machuca é ver essa pessoa não te dar o devido valor não querer te ouvir não querer fazer mudanças das ações q sabe q te ferem, mas aí ela vem de vez em quando e te dá um beijo na testa achando q aquilo vai ser suficiente pra vc se sentir melhor.
Vídeo muito bom e bem explicado! Infelizmente estou passando por essa situação e me identifiquei nos pontos citados. A gente tem esperança que pode mudar, que vai melhorar, mas a realidade bate na porta e você vê como as coisas realmente são. Estou me fortalecendo para sair dessa situação. Sou muito emotiva e essa característica é chamariz de parasitas. Você só percebe quando é tarde demais e já está muito envolvida...
Quando percebi que não havia mais sentimentos (minha parte) chamei a pessoa pra conversar e colocar um ponto final, mas a dele foi totalmente ao contrário do que aparentava ser (compreensivo) se mostrou desequilibrado emocionalmente, usou nosso filho como "escudo". Outra coisa, faz questão de me manter na dependência dele, pois assim, não tenho como deixá-lo, sempre que demonstro estar me reerguendo faz tudo pra que eu desista. Não sei como isso se deu na relação, mas me sinto presa, ele fez de um jeito com que nem percebesse que estava sendo manipulada. Sei que não vai ser fácil sair disso, mas não vou desistir.
@@agrootecgrootagrootec6135 vc não sabe da minha vida e vem com julgamentos? Não vejo problema em deixar com o pai, ele tbm é responsável legal pela criança e sinceramente, filhos não podem ser usados como desculpas pra manter relacionamento falido. Fique sabendo que esse comportamento de abandonar filhos é prática masculina, já que, após deixarem um relacionamento abandonam seus filhos.
@@pousadacantinhodamietecoca7879 são sim. Esse então, quer controlar tudo que faço, onde vou, qndo vou, não me deixava trabalhar, estou fazendo terapia e reconheci no comportamento dele que quer (mesmo inconsciente) me colocar no lugar da mãe dele... sabe aquela criança dominadora, que acha que a mãe tem obrigação de fazer o que ela quer, na hora que elaquer? É tipo isso, me sinto totalmente esgotada emocionalmente 😟 mas estou conseguindo me libertar aos poucos 🙌
Mulher so tem direitos nesse pais falido, se tivessem de deixar o filho, ou melhor o incomodado que saia da relacao e da familia independente de ser o homem ou a mulher, mas elas querem descartar so a presenca do pai, mas ficar com os filhos e a grana da pensao, nao é um comentario pessoal....mas ja vi esse filme varias x com varios casais.....infelismente o homem ta fudido.....e ainda so tem obrigacoes sem direito algum....isso é lastimavel em uma sociedade que se diz civilizada.....nao estou dizendo que um casal é obrigado a ficar junto, mas um levar tudo que é precioso e o outro levar só o fumo é muita sacanagem.
To chocada com este vídeo, respondeu meus anos confusos de casamento. Se me questionei : Se vc não gosta de viver comigo , porquê esta ainda ao meu lado. Triste foram escolhas que tomei em minha vida.
Estou passando pelo mesmo que vc. Acho que me falta coragem de jogar tudo pro alto e me libertar.... Preciso trabalhar esse meu medo e tomar uma atitude para meu próprio bem.
Conteúdo perfeito!!!!! Eu fico muito triste vendo relacionamentos como estes, ainda mais quando há falta de respeito, codependência ou aceitação de pessoas inapropriadas por medo da solidão! Mas quem está dentro de um relacionamento assim dificilmente tem forças pra sair! Eu já vivi isso e sei como é ruim! Hoje vivo um relacionamento saudável, o que não significa perfeito, mas com muito companheirismo e respeito. E tudo isso porque eu me permiti ser feliz.
Ou seja, é viver de aparências. É ser personagem de você mesmo. Mas vale o quanto pesa? Estar junto por conveniência é utilitarismo. Que falta de autoamor e autonomia como ser humano. É verdade que existem casos que a esposa já passou da idade de voltar para o mercado, não está qualificada, tem filhos, e tem medo de passar necessidades. Ou seja, o casamento virou uma escravidão, isso quando ela não está tomando chifre, e se reclamar é agredida fisicamente e psicologicamente. O contrário existe, mas numa sociedade machista é mais difícil.
Num mundo em sua maioria machista casamento e filho é um risco e tormento para a maioria das mulheres, poucas as que tem sorte, a maioria está cheia de sequelas psíquicas e físicas. Para muitas a saída para ter um pouco de paz e felicidade é não casar, nem ter filhos, e até isso é uma ousadia, afinal quem é a mulher na sociedade sem um homem e filho? Uma louca? Uma egoísta? Pode ser em alguns casos, em outros é apenas um ser humano que não quer ser tratada como uma escrava de cama e mesa.
@@thaism6878 , a mulher sem homem e sem filho pode ser uma pessoa livre, se assim ela optar. É terrível ser julgada(o) por aquilo que os outros esperam da gente, e essas expectativas em nada impacta na vida daqueles que julgam. Alguns são frustrados e querem o mesmo para os outros, mesmo que veladamente.
No amor precisa existir entrega, troca, reciprocidade, respeito. E está muito difícil encontrar pessoas honestas, boas de coração, e, que queiram compromisso sério. A violência velada contra as mulheres está muito presente E ainda tem os narcisistas. Relacionamento tóxico é melhor Não tê-lo. Mas penso que ainda deve existir homens bons. Tomara, né!
@@thaism6878 Acredito que a saída possa ser a mulher não se abandonar. É claro que eu como homem não entendo plenamente, mas já conheci mulheres divorciadas que quando casadas e/ou depois que tiveram filhos seguiram trabalhando, estudando, desenvolvendo carreira, arrumando jeitos de ter lazer, se posicionando sobre o que gosta e o que não gosta e por ai vai. Não é fácil assim como nada que desejamos, tudo exige um grau de esforço, mas com base no que vi acredito ser possível. Uma coisa que vi e que achei muito interessante em um vídeo foi que quando estamos em uma posição ruim para nós existe o outro que propõe/faz essa dinâmica e existe também nós que recebemos e ao mesmo tempo, por certa ótica, permitimos que isso ocorra. Achei incrível. Peguei pra mim.
Situação bem complicada Kleber, tem razão. O ponto positivo é que hoje com a internet, existe a possibilidade da pessoa buscar outras formas de levantar renda que não o mercado formal. Não é facil, entendo, mas existe caminhos. Desejo toda força do mundo para essas pessoas. Deixo aqui algumas ideias: Mercado Livre, Artesanato, Roupas de Tricô/Croche, Marmitas/Doces, Venda por meio de Afiliados da Hotmart, Criar Cursos de algo que a pessoa saiba fazer (seja la o que for): como arrumar a casa, como cozinhar e por ai vai. Essas ideias não são para iniciarem e seguir para sempre (pode até ser), mas são algo que podem dar um inicio. Força Galera!
Todo e qualquer relacionamento tem como base algum interesse. Até mesmo o que se chama de amor é um tipo de interesse. Pois quando alguém se apaixona ou se atrai por outra pessoa, é sinal de que aquela pessoa possui atributos que suprem as necessidades afetivas da outra . Por tanto é também um interesse. Ninguém ama o outro se o outro não tiver algo que lhe atraia. Tanto emocional como fisicamente. E isso não é amor. Portanto o amor é uma fantasia.
Concordo plenamente, melhor resposta na minha opinião. Um bando de gente aqui só criticando o interesse dos outros, porque são diferentes dos seus interesses pessoais...mas no final é só isso: interesse.
São pessoas com emocional doentes, que se sentem inferiores e aceitam "qualquer coisa", qualquer relacionamento, qualquer tratamento... Muitos não conseguem sair sozinhos deste tipo de relação, somente com ajuda Psicológica, porque nem os Famíliares conseguem ajuda los (a)... Triste situação...😐😢
Ou ela tem medo de viver um grande amor e ficar vulnerável. Num relacionamento por conveniência existe um maior controle, visto que não tem sentimento, tanto faz.
Eu vivo um relacionamento abusivo. Vou resumir minha vida: Sempre estou errada, e quando estou certa ou acerto, não é por méritos meus, e sim porque ele me instruiu. Quando ele se irrita comigo e me trata como lixo, ele nunca está errado, sou eu que o levo a tais atos. O sexo é quase inexistente, e quanto tem é para o satisfazer, porque é ele quem sabe o que eu gosto. É ele o provedor da casa, só ele paga tudo ( mesmo eu trabalhando e pagando tudo junto a ele). Nunca estou bem vestida o suficiente, preciso sempre de ajuda , pois não sei das coisas. Isso ai acima é tudo o que ele pensa , fala e faz a meu Respeito Eu sou forte o suficiente para sair dessa vida lixo que foi aceitar para mim, mais eu tengo uma filha de 7 anos, que o adora, e mesmo ele sendo um péssimo marido, como pai ele beira a perfeição. Moro fora do Brasil, e meu maior medo é ele não deixar que eu vá embora com a minha menina. Esse é o ùnico motivo que ainda me faz levar a frente esse casamento falido. Estou anulando a minha vida por medo de perde-la, e assim o farei até onde necessario for
A mulher não deixa de trabalhar por causa de filhos..claro que em alguns casos sim..ainda mais agora nessa pandemia tudo mudou..mas sim por falta de apoio..de alguém próximo pra falar vá estou aqui pra te ajudar...é isso...a mulher precisa sim trabalhar ter sua independência..é essencial pra auto estima e faz toda diferença quando à mulher é independente digo por experiência própria.
@@rosimeirefigueiredo6951 foi o meu caso, não tive apoio pra alguém cuidar dos meus filhos e hj estou tentando voltar a trabalhar. E se Deus quiser Vou dar a volta por cima.
@@serenia34 é o meu caso também...não tenho apoio e nem com quem contar..portanto tive só 1 filha pois só eu e Deus sabe o que eu já passei e ainda passo.Como á independência financeira faz falta..pois sem isso ficamos com auto estima baixa..sem voz sabe e etc.
A Falta de Maturidade tbm e uma Forte Justificativa pra ir levando com a Barriga..Um Relacionamento que ja Foi...A maturidade vai te levar a Balanca da VIDA COMO UM TODO... PRICURANDO UM EQUILIBRIO NA VIDA QUE VC TEM LEVADO.
Não consegui separar o amor da conveniência, pois quanto mais conveniente, mais amamos! Mais desejamos. Acho que é recíproco. Como poderia amar alguém que não te é interessante? Com o passar dos anos, muuuitos anos, vai ficar só o amor, o respeito, a amizade, os defeitos são os mesmos de sempre, e já não nos surpreende. A conveniência é obrigação na velhice, e na velhice só por amor aceitamos o que não nos covem.
Também concordo que os filhos são a maior preocupação. É quando muitas vezes a pessoa deixa de pensar em si mesma e pensa no sofrimento dos filhos e/ou consequências futuras.
Eu sou extremamente revoltada com mulheres que tem filhos com homens que ñ tem condições financeiras e emocionais. Tenho raiva de mim, por ser um esperma bosta, de uma pessoa bosta que evoluiu e nasceu.
Alá Doutora. Olá a todos... Tema complicadissino!!! Mas independente do problema de qualquer um... Primeiramente , Deus, fé, e a nossa Bíblia sangrada. Lá têm as respostas pra tudo isso!!! Só a intimidade individual com Deus de cada indivíduo q irá ter dissernimento nas decisões. Cada caso é um caso...TEMOS Q TER ESSE DIRECIONAMENTO EM NOSSAS VIDAS... DEUS, FÉ E FAMÍLIA... SEM ISSO NUNCA SEREMOS NADA...
Sugestão: Transtornos de personalidade do grupo B (histrionico quase não temos conteúdo). Seus vídeos são excelentes! Adoro a sua linguagem fácil, clara e próxima da gente. Feliz 2021!
Só posso dizer que é bem isso , obrigada por alumbrar a nossa vida todos os dias , estou passando por uma situação assim agora mesmo , sinto culpa e pena de mim que depois de seguir vc tanto tempo e ter aprendido tanta coisa me permiti cair numa cilada dessas ...espero da próxima vez seja melhor
Caramba! Esse vídeo veio falar comigo. Eu fiquei um ano mendigando amor de uma pessoa. No início, eu não queria nada com ele. Nos conhecemos em um app relacionamento, namoramos 15 dias e ele me chamou para morar no app dele. Entreguei o que eu morava eu fui. Nos 4 meses foi muito bom. Ele falava que me amava, me apresentou para os amigos. Foi maravilhoso. Depois começou a esfriar, eu sempre trabalhei, ajudava ele em tudo. Mas.sei lá... Ele não queria mais transar comigo sempre dava desculpas. Chamei ele para conversar, para levar ao médico, mas ele desconversou. Falou que tudo ia dá certo. Eu já o amava muito e esperava o tempo dele. Ficamos 6 meses sem sexo. Daí ele colocou senha no celular e descobrir que ele estava conhecendo outra pessoa. Ele sempre falou que era manigânco. Como sofrir. Não pelo fato de ser traído. Mas ele falou que buscava uma pessoa honesta e legal. E foi tudo que fui nesse um ano. Fiquei muito mal...
Eu estou na terapia por estar na dúvida se amo meu noivo. A duvida me gera um medo imenso (acho que talvez tbm tenha TAG pq eu lido de uma forma terrível), pq se eu não o amo, eu vou perdê-lo. E me imaginar sem ele, imaginar nosso relacionamento se acabando, nossos sonhos, nossas conversas me dão um verdadeiro pânico. Além de toda nossa história e do fato que eu o machucaria muito e a ideia de machucar ele me dilacera. A psicóloga me instruiu a me questionar de forma honesta e nao querendo uma resposta. É dificil, pq eu percebo que tem vezes que eu achei que não o amava de verdade, mas em contrapartida isso nao faz sentido com a forma como eu me sinto sobre ele e sobre nós. Como falei, eu sou feliz. Ele me faz sorrir, ele me faz bem, eu gosto das nossas conversas, sinto que temos uma sintonia muito difícil de conseguir achar com outra pessoa, eu nem consigo começar a descrever como o admiro. Ou seja... Isso parece amor sim. Pra mim parece. Então pq eu fiquei com tantas dúvidas a ponto de me causar crises de ansiedade? Por que às vezes eu pareço pensar que não amo? Enfim, a psicóloga acha que eu posso estar me sentindo pressionada por estar noiva em um momento da vida que eu acho que ainda não era o ideal. E que talvez eu faça julgamentos errados em relação a mim mesma (sou uma pessoa mais fria e prática, menos dependente emocionalmente talvez, então sempre me senti mal por ele parecer que me amava mais, por demonstrar de forma mais efusiva. Talvez eu tenha construído essa ideia de que isso significa que eu não amo, sendo que eu posso apenas amar de forma diferente). Eu também fico confusa, pq apesar de querer continuar com ele e não me ver com outra pessoa, me dá estranheza imaginar ele como meu marido. Mas novamente, também pode ser pq não estou preparada ainda e bem... Deve ser estranho mesmo passar a ter um marido. Sem falar que a ansiedade pode ta causando isso, pq antes de me sentir assim (as vezes nao consigo dormir), eu não sentia tanta estranheza em imaginar isso. Eu sonhava, apenas não achava que faria isso agora. Está muito difícil, pois não quero perder o que nós temos. O medo me sufoca.
@@pobreempreendedor Melhor e com diagnóstico de transtorno obsessivo compulsivo (cujo tema é meu relacionamento). Eu já tive isso com outros temas em outras etapas da vida. Mudei de psicóloga, ela não era muito boa e a proposta de questionamento que ela me fez ("se questione de forma honesta") é uma forma incorreta de lidar com alguém que tenha TOC. Não questiono mais se o amo, sei que o amo, mas não por isso passou. Gerei outras dúvidas também relacionadas ao relacionamento (e se amar, mas isso? E se amar mas aquilo? Pq eu pensei assim? Pq eu senti isso? Pq eu falei isso? E se significar isso? E se eu só estiver em negação? etc.) Porém estou bem melhor já e meu novo psicólogo é maravilhoso. Eu tinha começado a terapia com a psicóloga anterior falando que suspeitava que tinha TOC pelo o que li e ela disse que achava que não. Esse novo psicólogo falou que parecia TOC sem eu falar das minhas suspeitas. Estamos apenas pra oficializar o diagnóstico segundo alguns testes que existem, mas é praticamente certo. Eu já passei mais de 8 horas no meu dia compulsivamente tentando provar pra mim que o que eu temia querer ou sentir não era verdade. E me identifiquei com vaaarios relatos que li sobre ROCD (relationship obsessive compulsive disorder) O gatilho principal foi um pedido de casamento sem eu estar preparada, uma reação péssima dos meus pais, pressão, estresse e muito auto-julgamento. Obs.: a maioria dos transtornos tem fatores genéticos e minha mãe tem TOC. Ele também costuma atacar o que a pessoa mais valoriza na vida, pq é justamente onde ela não tolera dúvidas. Enfim. Não tô 100%, mas quando eu escrevi isso eu tava NA MERDA
@@rafaellecavalcanti9446 meu Deus parece que você me descreveu, existem fases na minha vida que eu fico focada no relacionamento e questionando tudooo (será se tá bom? Os relacionamentos são assim mesmo? Eu tenho que amar ele, porque não sou igual essas mulheres ciumentas? Falta de ciúmes é falta de amor?) Aí fico possessiva pesquisando sobre assuntos sobre relacionamentos pra tentar sanar minhas dúvidas até que passa e fico bem. Tempos depois começa tudo de novo as mesmas questões, percebi também que fico assim uma semana antes de menstruar.
@@rafaellecavalcanti9446 eu também piorei depois de um pedido de casamento, passei 8 anos esperando ser pedida e nunca aconteceu aí quando decidi que não queria mais saber desse sonho ele pediu, ao invés de ficar feliz eu chorei de tristeza, passei um ano inteiro mal e com essas dúvidas.
Fiquei vidrada no seu relato, me identifico com algumas coisas. Fico feliz que você está melhor atualmente. Por aqui eu ando com muitos questionamentos quanto ao relacionamento também, é tão difícil né… mas tenho esperança de que tudo vai ficar bem e calmo aqui dentro.
Aquele tapa na cara de quem vive se iludindo e sendo um otimista disfuncional Amor ñ é sentimento Amor é uma habilidade.. fique com um grande abraço, ótimo vídeo
É com tristeza que digo isso, mais ao olhar ao redor quem tem seu amor verdadeiro que segure, Deus abençoe! Do resto tudo é conveniência por ser o certo a fazer, pela razão, conveniência pra ñ ficar trocando de parceiro (problemas diferente) o ser humano hoje é muito difícil. Digo isso dos casados(só os psicólogos e Deus pra ajudar), solteiros é bem diferente!!(...)
Sensacional!!! Quantas pessoas existem assim, vamos chamar de "Parasitas vaidosos?"" Ele desiste de suas responsabilidades quando sente que ele não foi capaz de criar nada racional ou emocional, ele gruda em alguém que cumpre por ele esse papel! Não é feliz com ela mesma,pobre de quem atravessar esse meio! Porém há pessoas que gosta de ocupar este lugar, aí o tratamento deve ser para ambos.... Adorei👏👏👏👏
Marisa, continue sendo essa profissional excelente! Seus ensinamentos foram um grande aprendizado para mim. Que o Ano de 2021 seja repleto de boas realizações em sua vida! Você é especial! FELIZ 2021!!
Verdade. Nesse caso, é mais sofrido para o homem que, muitas vezes não tem recurso para pagar Pensão Alimentícia. Além disso, no caso do homem, além de pagar Pensão Alimentícia, vai se tornar um estranho, vai virar um mero visitante quinzenal da criança. Por isso, muitos homens vão segurando a barra, por amor aos filhos e não porque estão gostando daquela situação.
@@Palmeiras-vv6me as vezes tem o outro lado disso quando a pessoa vai "empurrando com a barriga " o casamento e a pessoa pensa : já estou nesta idade, então fazer o que? Vou continuar... Mas tudo isso é porque se acomodou... E chegou um tempo onde não podia mais voltar atrás... Triste... Muitas pessoas nessa situação.
@@leandrolopes8696 Verdade. Hoje em dia, o ideal é tentar se relacionar sem apego e expectativas. O melhor é não se relacionar sério e muito menos se casar. Não vale mais à pena. É muito sacrifício. Sacrifício que supera os benefícios.
Nessa de vai mudar acabei com tudo minha alto estima minha dignidade ,minha paz e hoje depois de 35 anos estou tentando sair largar viver a vida ter paz é dolorido d+ sei lá parece um vício uma Dor sem tamanho mais vou conseguir tenho fé em Deus rezem por mim
Gratidão pela explicação! A Dr. Descreveu em detalhes o meu relacionamento que, eu com muito sacrifício consegui terminar. Porque eu era a pessoa que preenchia o vazio, que socializava, etc. Meu Deus! Eu estava sendo essa pessoa, e a outra parte a pessoa que, por todos esses motivos e "vantagens" queria me manter por perto. Agora consigo ver que, mesmo doendo muito, eu fiz a coisa certa. Parabéns Dr. Obrigada. Depois desse vídeo me sinto ótima.
Amei sua mensagem. Gostei muito de ouvi isso. Depois de 16 anos, cansei. Não tenho estrutura pra mimar. Quero uma coisa verdadeira e não conviniência. Sou muito pé no chão. Não vivo de contos de fada.
Faltou a psicóloga definir o que é amor para depois expor o que possa ser conveniência. Amor também são desencontros, são momentos ruins. Nenhum relacionamento vive só de amor, desses de contos de fadas. Li muitos comentários de pessoas que talvez até amassem, mas achando que o outro estava por conveniência resolveu terminar, com medo de se sentir usado, quando na verdade o relacionamento também é isso: uso mútuo. E nem por isso tem desamor. Amor em primeiro lugar requer maturidade para enxergar que todos temos defeitos, mas se temos motivos para estar juntos com o(a) parceiro(a), devemos ficar sim. E isso também é amor
O amor tem que ser primordial junto com o respeito,por mais que tenha as tempestades,se amor vindo dos dois vencerá todas as tempestades,se só for de uma o navio irá a fundar.
Tudo começa em uma sociedade onde não aprendemos a gostar de nós mesmos, o que vem na em seguida é pura consequência e entra-se no ‘piloto automático’. Um casal emocionalmente saudável educará filhos saudáveis e consequentemente seres humanos saudáveis. Reconhecer o momento de tomar a atitude mais sensata é sinal de equilíbrio. Quando o sábio aponta devemos olhar a lua e não o dedo que aponta… Ótima explicação! A gente vê muitas famílias passando por isso atualmente.
Nossa ela falou tudo, meu marido tem vício, grita comigo, eu falo de ir embora e ele vem me prometendo que vai mudar logo me acalmo, mas no outro dia tá tudo igual, não sei o que eu represento pra ele, e o sentimento não é recíproco, estou bem desanimada
Eu era este ai que organizava viagens, passeios, eventos.. e outras diversões... sou o divertido, bem visto e que estava sempre cheio de amigos.... no final fui descartado pq não era mais conveniente. Daí o que fiz? Segui meu luto, sofri.... e um belo dia resolvi que devia retomar tudo que fazia com a "amada" sozinho... viagens, passeios, encontros.. tudo! hoje estou feliz, livre pra escolher meu caminho, buscando cada vez mais a Deus e me preparando pra quem vier por amor e não por conveniência! : )
ATUALIZANDO: Após 9 meses deste comentário, sigo muito bem tanto no mental quanto no físico (impressionantemente bem fisicamente), me afastei totalmente de tudo e todos que eram tóxicos, continuo viajando bastante e sigo minha caminhada religiosa que é o mais importante para manter a paz. Nunca estive tão feliz como agora! "Tudo passa, desde que você queira mudar!"
Amei seu comentário. Principalmente a parte de "buscando Deus"
@@EDUNEWES Sempre! Ele está em tudo na minha vida, espero que tbm esteja na sua amigo! 🙏🏾🙌🏾
@@andreialucena_makeup eu fui assim... Achando q era normal... Inclusive até p viajar, só ia no meu carro... O dela novinho na garagem. Até que um dia me descartou de boa e foi curtir outras aventuras... Observe bem viu.... Essas pessoas não são normais... Quando postei esse texto ai, ela tinha sumido... Agora advinha quem reapareceu onde faço natação e na igreja que sirvo, como se nada tivesse acontecido.. a princesa da Disney aí.. te aconselho a ficar atenta pra não sofrer posteriormente viu!?
@@andreialucena_makeup inclusive eu tbm que marcava de ver.... Se dependesse dela, nem isso..... E no seu caso um adendo; vc só que paga tudo!!! Cuidado... Foge rápido desse falso amor de migalhas ai! Desejo sucesso e paz Divina pra tua vida moça!
Meu marido sempre está com uma cara de insatisfação quando fazemos passeio em família e dentro de casa se isola. As vezes acho que ele não queria ter a família que tem. Já falaram para ele que ele tem sorte em ter uma família tão bonita. Mas quando está com nossas família sempre está com cara de enterro e com outras pessoas sempre está feliz e sorrindo. Faço programas passeios, mas ele sempre me corta. E na frente dos outros finge que nos ama.
Cansei de relacionamentos tóxicos, hoje eu sou casada comigo. Tenho 65 anos aposentada e venci a carência afetiva e funciono melhor sozinha em todas as áreas da minha vida!
Sou saudável, próspera e livre para cuidar melhor de mim.
Gratidão Dra pelos ensinamentos.
@RosariaThimothio. Qdo li seu comentário, pensei ser eu. Mesma situação, e idade! 🙏
Esse é uma atitude de sabedoria de vocês. Renunciar à carência, se distanciar de seres tóxicos e poder saborear a vida, gostar de si e ter a fortaleza até mesmo de voltar a se relacionar, mas nos seus termos e condições, visando a sua felicidade. Tenho 45 e estou com alguém, mas agora nos meus termos, senão, posso ficar muito bem e feliz só. Forte abraço, muita luz e principalmente paz pra vocês!
Rosaria Thimotheo e Luna Pietro, vocês não estão sozinhas, eu faço parte dessas mulheres corajosas, independentes, felizes e abençoadas pelo Papai do Céu 🙏🙏🙏
Obrigada pelo comentário, sei que realmente não somos as únicas mulheres seguindo consigo mesma e decidida a não aturar pessoas que nada acrescentam.
Luz e boas energias para você! 👍
Minha meta de vida!!!
O casamento de viver felizes para sempre é conto de fadas o casamento é saber enfrentar a vida juntos respeitando e amando um ao outro.
Falou tudo
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Não é conto de fadas não! Existem sim casais realmente felizes. Conheço vários. Tudo começa na escolha, na paciência de esperar a pessoa certa, pela qual vc sente o amor de verdade! Todos nós sabemos qdo o coração está amando verdadeiramente. Mas é preciso esforço diário; como tudo que é bom, exige que façamos a nossa parte, cultivando, alimentando com ações e palavras...o amor só é conhecido pelas ações que promove! O perdão, o carinho, a compreensão, ceder , compartilhar.....tudo isso é AMAR!
@@hildemacena3727 tudo nessa vida passa até o amor não se iluda,pois vai se decepcionar um dia essa e a realidade nesse mundo! Só não vê quem está cego de amor kkkk
@@hildemacena3727 😀👏👏👏👏👏👏👏
Eu vivi por 13 anos numa jaula.. entao nao suportando mais ser desmoralizada e humilhada,abri mão de tudo e não me arrependo da decisão do meu divórcio pq eu nunca tive liberdade de escolhas com ele, me preparei sozinha para enfrentar o divórcio.. Foram 4 anos só me preparando para reiniciar minha vida.
Passei no concurso público que prestei, aguardei o probatório e enfim fui ao meu objetivo de sair daquele casamento falido.. Eu fui preparada no meu emocional para afirmar e confirmar perante a lei a minha decisão.
1. Apoio emocional
2. Apoio material
3. Inclusão social
4. Por causa da solidão
5. Alguém que tolera personalidade disfuncional
Gostei do teu comentário!!! Pode me explicar mais como pode ser isso?
Eu me sinto usada por uma pessoa doente e me quer como empregada é só somar 1 e 1 q dá 2 simples quero mudar de vida, sair passear ir pra praia chegar e sair à hora q quero, mas muito complicado ele está doente há anos e meu filho conta comigo p eu ajudar o pai, errado ele ñ está, pq sabe q a mãe passa os diabos c esse pai e tb ñ fico infernizando à
Vida do meu filho , quero ve-lo feliz c minha nora e netas, é à pessoa q + amo nesse mundo.
Resumindo: ñ tenho o aonde fugir apenas aceitando as coisas q eu msm escolhi então agora tenho q aguentar.
Foi minha escolha!
Acho q é bem isso.
Meu filho sabe q sou forte tenho sido mas tb ñ gosto de se fazerem de vítimas e viro as costas ou sou irônica, essa parte minha é o meu melhor pq o outro ou narcisista fica sem ação.
Outra utopia
Esse tipo de pessoa é incapaz de ter sentimento por outra pessoa, tudo é conveniência
Creio eu que se alguem pode me proporcinar tantos bens assim
Como apoio financeiro
Emocional
Me tira da solidão
Me inclui no mundo me joga pra cima me tira do chão e tolera minhas besteiras meus defeitos e tudo mais
Essa pessoa merece todo meu amor todo meu carinho toda minha atenção ❤ e eu posso sim amar essa pessoa por todo bem que ela me faz
Que psicóloga! Você foi a primeira pessoa que, sem rodeios, elencou a causa de angústia que pode levar anos a ser resolvida numa terapia. Saí o ano passado, sozinha, de uma angústia de 20 anos entre ficar e partir.
Acabei de sair de um relacionamento de 20 anos e reconheci no vídeo situações em que seguia por minha conveniência e situações que eram convenientes ao meu ex-marido.
Me angustiei e sofri pensando que o amava e a cada dia percebo comais clareza que o sentimento havia ficado pra trás e só restava a insistência pela conveniência.
Este vídeo ajuda nessa libertação.
EU TAMBÉM FOI SOFRENDO ZPOIS TENHO PENA DA PESSOA POIS TEM BIPOLARIDADE.
Gostei suas palavras,meu casamento bem assim
Eu tbm senti isso
Se a pessoa que vive comigo diz que gosta de mim, me ama, mas....usa da comunicação violenta, não é cordial, vive de mau humor, te culpa pelas coisas, é ciumenta, não tem tolerância a frustração é melhor continuar gostando de mim no Alaska. Gostar e amor não significa nada se a pessoa não tem um comportamento saudável.
Falou tudo oque eu penso!
👏👏👏👏
Minha relação estava assim, eu não aceito mais , toda vez que ela grita ou ficar mal umorada eu começo a dialogar, antes eu aceitava por que eu achava que não a amava ,hoje estou vivendo em lua de mel
@@sidneyneris4438 Isso quer dizer que melhorou o relacionamento de vcs?
Está abençoado agora.
Lucidez é difícil... quebram a gente na infância e passamos a vida inteira procurando conserto nos lugares errados... e relacionamentos felizes são raros, já as expectativas... não quero me tornar uma pessoa fria e desconfiada, mas, também não quero ser vulnerável... tem muita gente irresponsável à espreita...
É bom ser frio e desconfiado, o problema é ser paranoico
Exatamente comigo foi e é assim.
Falou TD
No meu passado, me envolvi com pessoas erradas. Mas ao longo dos anos, eu fui me distanciando do meu ambiente e mudando minha vida para melhor. E mudei muito nesses últimos anos... Passei uns 10 anos solteira, sem me envolver com mais ninguém! Descobri que para ser feliz só depende de mim... no meu caso, é melhor estar só do que mal acompanhada! Mas sou uma pessoa muito desconfiada, deve ser por causa disso que não consigo me abrir ou confiar em alguém! Sou extremamente sensível, mas também vulnerável... Só consegui amar uma vez de verdade nessa vida, e mesmo assim tenho esperança de poder achar a pessoa certa!
Estou precisando ficar sozinha também. Desde os 16 anos namorei, passando de um namorado a outro. A duração nunca foi mais de 2 anos. E nessa brincadeira já se passaram 10 anos. Estou com 26 e sempre acontece o que mais temo, o término. Realmente não sei o que há de errado comigo, relações curtas e que sinto que não sobrevivem a quaisquer adversidades. Meu 8° namorado. Acho que agora é hora de seguir solteira, por 10 anos para compensar todo esse tempo me dedicando a quem em algum momento já estaria colocando um ponto final. Um envolvimento em vão. Conheço poucas pessoas que passaram pela mesma situação que eu, gostaria de conhecê-las haha para conversar. Em geral, vejo gente que fica presa na mesma relação por anos e mesmo que ruim. No meu caso, foram diversas tentativas e com homens diferentes, o que me fazia achar que pudesse dar certo, mas não. Ainda à procura da resposta .
O relacionamento necessário é o da gente com a gente mesmo, o resto é conveniência mesmo.
Interessante seu comentário. Acho que sentimento não tem nada a ver com relacionamento( relacionamento entendido como compromisso e convivência mais ou menos constante).
Perfeito, suely
❤️
Eu estive 4 anos com uma pessoa que estava comigo porque eu lhe era conviniente... Muito triste isso...
Me identifiquei com seu comentário , é exatamente isso!
As vezes é conveniência financeira, infelizmente,falar é fácil, só quem estar dentro é que sabe
Cada um vive a vida que quer. Vida é feita de escolhas. Tá bom ser esculachada? Sofrendo abuso? Relacionamento de merda? Então fica. Cada um com seu cada um.
Realmente é muito ruim estar em uma relação que é regida pela conveniência financeira, mas procure se capacitar (fazer curso profissionalizantes) ou então procure fazer algo que possa gerar uma renda para vc, comece aos pouco, apenas não fique passiva nessa relação, eu sei que não é fácil, mas mais difícil que está em uma relação assim é não agir para mudar. Que Deus lhe abençõe!!
Sei bem como é isso😔
Pura verdade. Só quem vive a situação é que sabe
@@DeboraSantos-ge5ze v t n c
Sei dos ganhos secundários, mas preciso me resolver logo. Já tentei terminar 3 vezes e ainda não consegui. Já faz mais de 5 anos.
E a conveniência minha e dele é a mesma, sabemos e temos segurança de que nenhum dos dois vai trair um ao outro. E não queremos nós relacionar com pessoas que tenha vícios, e nenhum de nós temos.
Então vem o medo de não encontrar esses deveres "qualidades".
Já fizemos várias viagens em lugares legais, porém só tenho registro ruim , não tem sorrisos carinho, abraços. Eu brinco faço umas graças e ele sempre sério, raramente sorrir. Quando converso com educação objetiva, quando não sai andando, até escuta levanta e sai e não diz um A.
Estou mais forte pra um término.
Porém toda vez ele me diz que precisa de mim que o momento está difícil, poxa desde que o conheci os momentos são difíceis.
As vezes acho que estou num mundo de Alice, querendo acreditar em alguém que vá sorrir juntos, junto comigo, com minhas palhaçadas, ter planos juntos, me fazer sorrir também.
Não sei como proceder mais.
Acho que é ter mais força firmesa ❤❤❤❤
Meu primo gosta de mim mais que um racionamento por conveniência mais falou que ia ser assim e agente pode se que no futuro vai namorar e que não acha que isso vai gerar amor
Consegui terminar faz 2 meses, estou me sentindo aliviada, que tive um livramento, ainda ele tenta me rastrear por celular mas hoje consegui desativar todos os aparelhos vinculados a minha conta do Google e aplicativos de localização. Foi a melhor coisa que fiz pra mim. Narcisista faz muito a pessoas.
Amor ñ é sentimento
Amor é ação...
A melhor resposta.
Verdade
Amor ė atitude! Ação sim😃
Não tem nada a ver com sentimento, não é mesmo sentimento? Ou, não será, porque existe sentimento e que, por causa dele, é que existe ação?
Exato 🤩🥰👏🏽
As ações falam mais que mil palavras
Nem fodendo vou viver com alguém só pq essa pessoa pode me proporcionar algo matérial.....pra mim existem valores que são inegociáveis. Carinho,afeto,companheirismo, romantismo ,paixão, admiração.
💘 😍 o amor existe e muito lindo....eu já amei muitooooo e foi muito bom....e quando vc e amado por igual chega ser divino🙏
👏👏👏👏👏👏
O ser humano é tão complicado 😔
Parabéns à todos os profissionais da saúde mental, emocional e espiritual, porque eu já desisti de entender.
Kkkkk
Apenas diga sim.
Depois você entenderá.
A dependência material e emocional são ladrões da felicidade. Negamos nossa Essência por comodismo, preguiça e temor. Mudar a vida medíocre e infeliz custa caro. Há um preço a ser pago. É mais fácil permanecer na mesmice e na "zona de conforto". Toda realização e felicidade passa pelo binômio dor x prazer. As dores de hoje resultarão numa felicidade duradoura e prazerosa no porvir. A acomodação de agora resultará em sofrimento maior. A escolha é sua. Você decide. Só não vá culpar o outro ou quem quer que seja. Você é responsável. Eu sou responsável. Pense nisso!🦋🦋
Vive isso por duas décadas. E falava exatamente esta frase para ele. Meu ex casou comigo por conveniência. Ele precisa de uma esposa, uma ajuda de custo $$, alguém para segurar a onda dele(tinha crises de depressão) e eu imatura achava que era amor. Casei e me lasquei. Mas graças a Deus hj estou liberta, curada e restaurada.
Vivi uma amizade de conveniência durante anos mas demorei pra pular fora porque sempre achei que a pessoa poderia melhorar. Relações unilaterais nunca valem a pena. Aquela amizade que sempre te quer por perto para pagar a conta, ser ombro amigo, ser companhia de festa... mas quando você precisa da pessoa ela nunca está la, ainda que seja em momento de doença. Essa menina sempre arrumava namorados com as mesmas características (o cara que paga a conta, que pode bancar a vida que ela quer, que tem status social em uma família abastada de bairro nobre). Pessoas que teem namoros de conveniência terão amizades de conveniência. Pulei fora, a pessoa me procurou várias vezes e eu ignorei. Tô livre de exploração, de falsidade e inveja... Glória a Deus.
E verdade quando vc precisa cae fora
Eu tbm tinha uma amizade que me fazia de 192 , eu pulei fora sem nem dizer adeus, nunca podia estar na minha companhia, mas quando era conveniente pra ela, ela lembrava que eu existia.
@@dayanematias7068 Gente assim nunca sabe o carma que planta. Geralmente envelhecem sozinhos, caso tenham filhos, nem os filhos querem. No mundo de hoje as pessoas velem o teem pra oferecer (muito pior que antigamente). A cada dia que passa as relações estão mais vazias e superficiais, pessoas cheias de ego e vaidade, cheias de auto suficiência cega... poucos teem a humildade pra reconhecer que ninguém faz nada sozinho. Precisamos uns dos outros, precisamos ser para os outros da mesma forma que elas são pra gente. Nessa vida a gente precisa até de uma bactéria (flora intestinal). UHAuHUAhUA
@@NaiaraMarquesBrasil Verdade.
Achei interessante a sua colocação de que "pessoas que têm namoros de conveniência terão amizades de conveniência"! Já havia aprendido na terapia que as pessoas tendem a repetir o mesmo comportamento em todos os tipos de relacionamento que venham a ter, exemplo: se são desonestas profissionalmente, provavelmente também serão no relacionamento amoroso ou no de amizade! E é uma coisa que vemos acontecer na prática!
O casamento é uma boa troca. Vale a pena ter o príncipe encantado o resto da vida. Eu tive durante 42 anos. Presumo que pela maneira comosempre me tratou, fui muito amada. Fidelidade, Sinceridade e amizade. As mulheres têm que aprender a tratar o marido como tratam a suas amigas. Isso é possível !! Sempre manter a alegria. A alegria está em nós!!
@@Margarida_0911O conselho da do primeiro comentário eu não sei, mas o meu é: Largue dele, vamos ver se após a separação o mimado vai querer ou não a esposa de volta 😉
É muito importante um psicólogo sim, eu sempre recomendo nos meus vídeos
Parabéns Dra: foi muito bem explicado, gratidão!!!
Nossa Dama eu vi um vídeo seu agora pouco e te encontro de novo nesse vídeo aqui, completamente inesperado. Olha a sincronicidade acontecendo hahah 🧡
Psicólogo, da mesma forma que pode ajudar, pode prejudicar, se não for muito criterioso e imparcial, muitas vezes eles são nutridos da opinião de apenas uma das partes envolvidas em um relacionamento, e por serem munidos de informações unilaterais, acabam piorando a situação do cliente, munindo o mesmo de ferramentas que reforçam suas convicções, sejam elas boas ou ruins.
@@luti60 concordo. Conheci uma psicóloga que falava uma coisa e na vida pessoal não aplicava. Porisso primeiro Deus, aos homens vida que segue.
... O problema é que nem sempre quem precisa de uma psicóloga tem condições de pagar....
@@roysrpggta 😂
Por isso que AMO TERAPIA...
Desvenda o ser Humano!!!
Que respostas para o comportamento???
Faça TERAPIA!!!!
Casamento é conveniência. AMAR DE VERDADE NAO TEM A VER COM O AMOR QUE SE PREGA. MUITAS PESSOAS ACEITAM QUALQUER COISA POR FALTA DE AUTO ESTIMA.
Verdade isso...
Concordo
Geralmente pelo Status de ser casados parece ser bem mais sucedida que solteiras..( que são discriminadas) a pessoa prefere ser chifrada e aceitar do que chutar o balde..e / ou dar o troco.
Inclusão social sem dinheiro não existe.
@@julianemello1723 , existe com pouquíssimo dinheiro. A pessoa pode ser um operário que ganha um salário mínimo e não tem bens, mas que junta afetuosamente outros ao seu redor em clima de confraternização, com boa conversa e simpatia. Não tenho dinheiro, nem boa conversa, nem simpatia.
faltou o 6 filhos doutora tenho duas filhas e durante 4 anos suportei muitas coisas por causa delas sabendo que a pessoa que eu amava , não me amava, vivi um casamento hipócrita e muito infeliz, trabalhando construindo casa me dedicando todo para ela tomando conta do nossos filhos e edificando a nossa família, ela tinha esse apoio de mim e era só isso que ela queria só me sugar ! mas agora isso acabou graças a Deus ,tomei uma atitude me separei ,pago pensão e hoje eu vivo em paz!!
Aconteceu isso comigo. Fiquei numa relação pq amava, mas não era correspondida pois estava do meu lado por conveniência. Me maltratou muito até que eu decidi sair fora. Mereço amor de vdd e não por conveniência.
O problema nessa situação é que agente custa a cair na realidade.
O que fere muito é chegar a uma conclusão que esse tal amor que esperamos é sempre muito frustrante ou não existe de verdade
FOUTOR, A SENHORA É UM EXEMPLO DE PROFISSIONAL LIBERAL.
EXCELENTES VÍDEOS!!!
PARABÉNS!!!
Convivi com um parceiro que apresentou o comportamento narcisista e só me dei conta disso através do sofrimento que passamos na relação, no início senti que algo não era tão bom, mas acreditei que eu tinha dificuldade de aceitação, após 2 anos o castelo de areia desmoronou e nossas sombras ficaram bem visíveis, então as sessões de arterapia individual e coletiva com amigos me trouxeram as possibilidades de compreensão sobre o tipo de relacionamento que estava vivendo e o que poderia ser saudável para ambos. Próximo do fechamento de ciclo que culminou na separação, identifique dependência emocional, pois busquei um parceiro com as características de minha mãe, entendo que precisava desse relacionamento para enxegar as minhas carências. Uma experiência de 4 anos e meio com altos e baixos, mas sou grata a todos ensinamentos que recebi, em especial ao reconhecimento do amor próprio. Parabéns pelo vídeo, gostei como usou as palavras com clareza e respeito. Um abraço!
Que Real esse seu depoimento, Santa Consciência que vai se instalando e abrindo caminhos durante um processo terapêutico, seja ele como for ... Pois tudo na vida é terapia e o relacionamento é a maior passagem para o crescimento evolutivo ... E você se dar conta e expor a questão da relação da sua mãe com seu relacionamento afetivo faz todo sentido para mim! Agradeço pelo seu compartilhar!!! Parabéns e Gratidão!!!🙌🌻🌷
Voce descreveu direitinho nosso tipo de relaçao. Após 3 anos de namoro e quase 3 de casamento, meu segundo casamento, juntou a fome com a vontade de comer. Ele muito mais novo, obeso, inseguro, atrapalhado, pobre. Eu, tenho uma situação financeira maravilhosa, moramos em área nobre, mas sou bem doente, com n problemas de saúde e bem ou mal ele cuida de mim, me leva ao hospital, me acompanha, ja teve que me dar banho e comida na boca algumas vezes, tem defeitos insuportáveos , mas vou tratar de ir levando, tivemos um pega ontem, nos dissemos coisaas desagradáveis mas passou apos alguns " eu te amo" por parte dele. rs.
Realmente não dá pra viver sem um Psicólogo.
😭😭😭. Ajuda a curar as dores da alma.
Existem tantos sentimentos por de tras de um relacionamento, e que nao é amor, mas é o que mantém...
Apego, dependência emocional, insegurança, baixa autoestima, medos etc.
Embora a psicologa disse que td bem qdo nao tem sofrimento, mas geralmente sempre tem mto sofrimento por de trás disso. Poucos casais vivem no comodismo e sem amor de maneira amistosa. Geralmente, sempre tem retaliação. E traz mtas dores e baixa autoestima.
Verdade mesmo
Vira um relacionamento hostil ou indiferente.
@@silvanatorrescampos8836 qdo vira hostil é terrivel.... Mas indiferente é triste, pq nessa casos vivem décadas achando normal estar com alguem sem ser feliz... terrível
Muitas vezes não tem consciência clara do grau de sofrimento, mas o sofrimento está presente em quaisquer sofrimentos.
Parabéns, Doutora Marisa de Abreu.
Grata.
Existe relação que é uma pura conveniência, a pessoa sabe mas deixa por isso mesmo porque a outra pessoa é a responsável por tudo.
Dinheiro é uma realidade disso.
A dependência financeira é um meio que segura a conveniência.
Grata
PARA CERTA PESSOA MUDAR É UMA "BARREIRA" PARA SER ULTRAPASSADA
PESSOA ASSIM DEVE SUBMETER-SE A UM TRATAMENTO.
É RELEVANTE QUE TENHA UM ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO .
PARA RESOLVER ISSO AÍ É NECESSÁRIO A ASSISTÊNCIA DE PSICÓLOGOS COMO A DOUTORA MARISA DE ABREU E SUA EQUIPE.
PARABÉNS DOUTORA MARISA DE ABREU E SUA EQUIPE.
GRATA
Foram 28 anos de uma relação abusiva, sofri e como sofri. A gente tenta se imaginar como se nada estivesse acontecendo, é o pior é pensar que nós somos os causadores de todo problema.
Estou nesse comodismo de fingir que nada tá acontecendo e não aguento mais.
1- apoio emocional;
2- apoio material;
3- inclusão social;
4- te impede de lidar com a própria solidão;
5- permite que a sua personalidade disfuncional continue existindo e seja manifestada.
O bom da experiência (amadurecimento) é que vamos aprendendo a lidar com as emoções e principalmente a distinguir as situações! Hoje percebo que o medo da solidão faz com que as pessoas aceitem "tudo".... Ai ai
A felicidade as vêzes é como uma linda borboleta e sempre q. Que tentamos cpturá la ela nos foge aí então com o passar do tempo nos ocupamos com outras coisa até q. Um dia ela vem e pousa suavemente em nosso ombro Admiro aspalestras da Sra. Marisa de Abreu!
Uma ex colega do serviço só falava que o namorado tinha isso, tinha aquilo, ganhava bem, que ia comprar uma casa pra eles morar juntos. Ela não falava qualidades do tipo ele é inteligente, ele é bacana= é nítido quando a pessoa gosta ou está por interesse.
Isso é verdade!
Resumindo: amor é uma utopia...só os animais irracionais...amam...nós seres humanos...somos tomados ..pelo ego..pela soberba...pela ganância..e por tantas outras camadas obscuras..da nossa mente doentia..que lindo ver o amor da minha cachorrinha por mim...a bichinha chega a se tremer de felicidade...ñ me larga um só instante...rsrs...
Eu estou para terminar (espero que hoje) um relacionamento de seis anos. Vivemos momentos bons, mas, no final das contas, sinto que eu fui a pessoa que só doava e recebia migalhas, além de me sentir inferior. Dói, mas tenho forças para ter esperanças de começar uma nova vida e realizar projetos. Eu sinto que eu preciso de alguém que me apóie, mas quero aprender a apoiar a mim mesma sem necessariamente ter a aprovação dos outros.
Terminou? Conseguiu?
E ai? Terminou?
Up
Eu acho que a maioria dos casamentos hoje em dia é mais por coveniencia do que por amor! Infelismente!😟😟😟
Vdd to acabando com um daqui a poucos muitos...
Antigamente era mais ainda, mulheres ficavam casadas por serem sustentadas
Obrigado Doutora, eu oro pra que Deus lhe envie muitos clientes, com poder aquisitivo alto e a sra seja muito usada por Ele para ajudar estas pessoas.
1Coríntios13:4-7
O amor é paciente e bondoso.
O amor não arde em ciúmes,
não se envaidece,
não é orgulhoso,
não se conduz de forma inconveniente,
não busca os seus interesses,
não se irrita,
não se ressente do mal.
O amor não se alegra com a injustiça,
mas se alegra com a verdade.
O amor tudo sofre,
tudo crê,
tudo espera,
tudo suporta.
(Este não é o amor romântico). Este é o verdadeiro amor... Sem apego, sem expectativas.
Se chama Agape em grego esse tipo de amor,é um amor divino.
O amor entre as pessoas é o amor Eros
Entre amigos : philos ( amizade)
O amor Agape só é possível entender mediante um encontro com o próprio divino, no meu caso D'us, mas embora podendo conhecer é extremamente difícil de executar pois nascemos nesta dimensão, e D'us pertence a uma dimensão superior.
Atingir esse nível de amor é o objetivo de uma vida.
@@emanuelserrano9832 que comentário lindo , até dei print pra guardar .
Eita meu deus é assim mesmo
Sentimento é coisa de adolescente. A vida é nos colocarmos em primeiro lugar, é investirmos em nós e encontrando uma pessoa com a qual tenhamos afinidades de valores, sexuais, intelectuais e disposta a investir (emocional e financeira) na relação de uma maneira paritária. Que construamos essa relação de maneira que um possa impulsionar o outro em sua vida pessoal, estar mais protegido frente as oscilações da vida com um segurando a barra do outro quando necessário. Com companheirismo, diversão, viagens, sem ciúmes, DRs e outras infantilidades.
O que eu mais vejo são casais de adultos (não casais adultos, o que é diferente) que se relacionam como eu me relacionava no tempo do ginásio, nem do hoje ensino médio.
Quer ter uma excelente relação? Jamais se importe em perdê-la.
Eu concordo com oq foi dito, essa é a minha visão de um relacionamento maduro, mas não entendi a ultima frase, pode aprofundar um pouco essa parte?
@@georgiaperes3818 Então "não dependa" soaria mais adequado.
@@haha6578 acredito que ele quis dizer sobre ninguém ser de ninguém, e muitas vezes quando outro faz algo errado (como: traição) vc ainda sim se culpa achando que fez algo de errado, mas o erro da pessoa se diz sobre o caráter dela e não é para nós ficarmos dependentes uns dos outros, no final para entender que vc deve amar porém entender que vcs são pessoas com o propósito de construir momentos e fazerem bem um para o outro, e não que ele é seu e você dela
@@haha6578 Entendo que é tipo ser desapegado no relacionamento, não cair em jogos ou testes que as mulheres gostam de fazer com os homens por exemplo, tratá-la bem, porém sem medo de perdê-la não aceitando por exemplo ser desvalorizado, desrespeitado e nem humilhado pra alimentar o Ego feminino ou pra manter se num relacionamento em decadência q já está fadado ao fracasso...
Agora encontrei com comentário decente e digno de aplausos👏👏👏
Melhor vídeo sobre relacionamento que vi, resume bem a situação que vivo, não existe mais amor, porem existe comodismo de uma das partes e a mesma não consegue enxergar que isso maltrata a outra pessoa, que acredita que algo vai mudar.
Mas ninguém força ninguém a ficar com alguém. Se não tá satisfeito, separe.
Pena que aprendi isso somente agora com 45 anos
Quem tem o emocional forte, já não se sujeita a ter um relacionamento por conveniência!
Mas como a maioria das pessoas tem suas doenças emocionais é difícil!
Nelson Rodrigues : "dinheiro compra até amor verdadeiro"
Sabe o q machuca é ver essa pessoa não te dar o devido valor não querer te ouvir não querer fazer mudanças das ações q sabe q te ferem, mas aí ela vem de vez em quando e te dá um beijo na testa achando q aquilo vai ser suficiente pra vc se sentir melhor.
Vídeo muito bom e bem explicado! Infelizmente estou passando por essa situação e me identifiquei nos pontos citados. A gente tem esperança que pode mudar, que vai melhorar, mas a realidade bate na porta e você vê como as coisas realmente são. Estou me fortalecendo para sair dessa situação. Sou muito emotiva e essa característica é chamariz de parasitas. Você só percebe quando é tarde demais e já está muito envolvida...
😭😭😭
Vc conseguiu sair dessa situação? Torço para que sim🙏
Quando percebi que não havia mais sentimentos (minha parte) chamei a pessoa pra conversar e colocar um ponto final, mas a dele foi totalmente ao contrário do que aparentava ser (compreensivo) se mostrou desequilibrado emocionalmente, usou nosso filho como "escudo".
Outra coisa, faz questão de me manter na dependência dele, pois assim, não tenho como deixá-lo, sempre que demonstro estar me reerguendo faz tudo pra que eu desista. Não sei como isso se deu na relação, mas me sinto presa, ele fez de um jeito com que nem percebesse que estava sendo manipulada.
Sei que não vai ser fácil sair disso, mas não vou desistir.
Deixa o filho com ele e saia do casamento. Tem coragem, ou so pensa em ti?
Eles são excelentes manipuladores, acho tão desleal isso. Vai ter que reagir bruscamente, Se não eles não aceitam
@@agrootecgrootagrootec6135 vc não sabe da minha vida e vem com julgamentos?
Não vejo problema em deixar com o pai, ele tbm é responsável legal pela criança e sinceramente, filhos não podem ser usados como desculpas pra manter relacionamento falido.
Fique sabendo que esse comportamento de abandonar filhos é prática masculina, já que, após deixarem um relacionamento abandonam seus filhos.
@@pousadacantinhodamietecoca7879 são sim.
Esse então, quer controlar tudo que faço, onde vou, qndo vou, não me deixava trabalhar, estou fazendo terapia e reconheci no comportamento dele que quer (mesmo inconsciente) me colocar no lugar da mãe dele... sabe aquela criança dominadora, que acha que a mãe tem obrigação de fazer o que ela quer, na hora que elaquer?
É tipo isso, me sinto totalmente esgotada emocionalmente 😟 mas estou conseguindo me libertar aos poucos 🙌
Mulher so tem direitos nesse pais falido, se tivessem de deixar o filho, ou melhor o incomodado que saia da relacao e da familia independente de ser o homem ou a mulher, mas elas querem descartar so a presenca do pai, mas ficar com os filhos e a grana da pensao, nao é um comentario pessoal....mas ja vi esse filme varias x com varios casais.....infelismente o homem ta fudido.....e ainda so tem obrigacoes sem direito algum....isso é lastimavel em uma sociedade que se diz civilizada.....nao estou dizendo que um casal é obrigado a ficar junto, mas um levar tudo que é precioso e o outro levar só o fumo é muita sacanagem.
To chocada com este vídeo, respondeu meus anos confusos de casamento. Se me questionei : Se vc não gosta de viver comigo , porquê esta ainda ao meu lado. Triste foram escolhas que tomei em minha vida.
Não se culpe. Estou passando pelo mesmo problema. Você simplesmente acreditou no amor.
Estou passando pelo mesmo que vc.
Acho que me falta coragem de jogar tudo pro alto e me libertar....
Preciso trabalhar esse meu medo e tomar uma atitude para meu próprio bem.
Conteúdo perfeito!!!!!
Eu fico muito triste vendo relacionamentos como estes, ainda mais quando há falta de respeito, codependência ou aceitação de pessoas inapropriadas por medo da solidão! Mas quem está dentro de um relacionamento assim dificilmente tem forças pra sair! Eu já vivi isso e sei como é ruim! Hoje vivo um relacionamento saudável, o que não significa perfeito, mas com muito companheirismo e respeito. E tudo isso porque eu me permiti ser feliz.
muito obrigado pelos seus conselhos você é uma ótima psicóloga Deus te abençoe sempre
Ou seja, é viver de aparências. É ser personagem de você mesmo. Mas vale o quanto pesa? Estar junto por conveniência é utilitarismo. Que falta de autoamor e autonomia como ser humano.
É verdade que existem casos que a esposa já passou da idade de voltar para o mercado, não está qualificada, tem filhos, e tem medo de passar necessidades. Ou seja, o casamento virou uma escravidão, isso quando ela não está tomando chifre, e se reclamar é agredida fisicamente e psicologicamente. O contrário existe, mas numa sociedade machista é mais difícil.
Num mundo em sua maioria machista casamento e filho é um risco e tormento para a maioria das mulheres, poucas as que tem sorte, a maioria está cheia de sequelas psíquicas e físicas. Para muitas a saída para ter um pouco de paz e felicidade é não casar, nem ter filhos, e até isso é uma ousadia, afinal quem é a mulher na sociedade sem um homem e filho? Uma louca? Uma egoísta? Pode ser em alguns casos, em outros é apenas um ser humano que não quer ser tratada como uma escrava de cama e mesa.
@@thaism6878 , a mulher sem homem e sem filho pode ser uma pessoa livre, se assim ela optar. É terrível ser julgada(o) por aquilo que os outros esperam da gente, e essas expectativas em nada impacta na vida daqueles que julgam. Alguns são frustrados e querem o mesmo para os outros, mesmo que veladamente.
No amor precisa existir entrega, troca, reciprocidade, respeito. E está muito difícil encontrar pessoas honestas, boas de coração, e, que queiram compromisso sério. A violência velada contra as mulheres está muito presente E ainda tem os narcisistas. Relacionamento tóxico é melhor Não tê-lo. Mas penso que ainda deve existir homens bons. Tomara, né!
@@thaism6878 Acredito que a saída possa ser a mulher não se abandonar. É claro que eu como homem não entendo plenamente, mas já conheci mulheres divorciadas que quando casadas e/ou depois que tiveram filhos seguiram trabalhando, estudando, desenvolvendo carreira, arrumando jeitos de ter lazer, se posicionando sobre o que gosta e o que não gosta e por ai vai. Não é fácil assim como nada que desejamos, tudo exige um grau de esforço, mas com base no que vi acredito ser possível. Uma coisa que vi e que achei muito interessante em um vídeo foi que quando estamos em uma posição ruim para nós existe o outro que propõe/faz essa dinâmica e existe também nós que recebemos e ao mesmo tempo, por certa ótica, permitimos que isso ocorra. Achei incrível. Peguei pra mim.
Situação bem complicada Kleber, tem razão. O ponto positivo é que hoje com a internet, existe a possibilidade da pessoa buscar outras formas de levantar renda que não o mercado formal. Não é facil, entendo, mas existe caminhos. Desejo toda força do mundo para essas pessoas.
Deixo aqui algumas ideias: Mercado Livre, Artesanato, Roupas de Tricô/Croche, Marmitas/Doces, Venda por meio de Afiliados da Hotmart, Criar Cursos de algo que a pessoa saiba fazer (seja la o que for): como arrumar a casa, como cozinhar e por ai vai.
Essas ideias não são para iniciarem e seguir para sempre (pode até ser), mas são algo que podem dar um inicio. Força Galera!
Todo e qualquer relacionamento tem como base algum interesse. Até mesmo o que se chama de amor é um tipo de interesse. Pois quando alguém se apaixona ou se atrai por outra pessoa, é sinal de que aquela pessoa possui atributos que suprem as necessidades afetivas da outra . Por tanto é também um interesse. Ninguém ama o outro se o outro não tiver algo que lhe atraia. Tanto emocional como fisicamente. E isso não é amor. Portanto o amor é uma fantasia.
Concordo.
Concordo plenamente, melhor resposta na minha opinião. Um bando de gente aqui só criticando o interesse dos outros, porque são diferentes dos seus interesses pessoais...mas no final é só isso: interesse.
Errado vc não está .Foi realista
Kkkkk tacerto
Estou concordando com isso, se não nós autoconhecermos e nos amar como somos, jamais poderemos ter um outro como soma!
Isso é uma verdade
A Dra fala de uma forma simplesmente perfeita. Obrigada por partilhar!
São pessoas com emocional doentes, que se sentem inferiores e aceitam "qualquer coisa", qualquer relacionamento, qualquer tratamento... Muitos não conseguem sair sozinhos deste tipo de relação, somente com ajuda Psicológica, porque nem os Famíliares conseguem ajuda los (a)... Triste situação...😐😢
Ou ela tem medo de viver um grande amor e ficar vulnerável. Num relacionamento por conveniência existe um maior controle, visto que não tem sentimento, tanto faz.
Na hora da dor, da doença e pobreza é que podemos ver se há amor ou conveniência.
Verdade
Eu vivo um relacionamento abusivo. Vou resumir minha vida: Sempre estou errada, e quando estou certa ou acerto, não é por méritos meus, e sim porque ele me instruiu. Quando ele se irrita comigo e me trata como lixo, ele nunca está errado, sou eu que o levo a tais atos. O sexo é quase inexistente, e quanto tem é para o satisfazer, porque é ele quem sabe o que eu gosto. É ele o provedor da casa, só ele paga tudo ( mesmo eu trabalhando e pagando tudo junto a ele). Nunca estou bem vestida o suficiente, preciso sempre de ajuda , pois não sei das coisas.
Isso ai acima é tudo o que ele pensa , fala e faz a meu Respeito
Eu sou forte o suficiente para sair dessa vida lixo que foi aceitar para mim, mais eu tengo uma filha de 7 anos, que o adora, e mesmo ele sendo um péssimo marido, como pai ele beira a perfeição. Moro fora do Brasil, e meu maior medo é ele não deixar que eu vá embora com a minha menina. Esse é o ùnico motivo que ainda me faz levar a frente esse casamento falido. Estou anulando a minha vida por medo de perde-la, e assim o farei até onde necessario for
Nossa 😔
@@daniellemedeiros5863 lamentável, espero que você esteja bem e tenha dado a volta por cima.
Principal motivo é o filho e o financeiro, não a mulher deixo de trabalhar por conta de filho. Erro porque vc deixa de ser feliz.
A mulher não deixa de trabalhar por causa de filhos..claro que em alguns casos sim..ainda mais agora nessa pandemia tudo mudou..mas sim por falta de apoio..de alguém próximo pra falar vá estou aqui pra te ajudar...é isso...a mulher precisa sim trabalhar ter sua independência..é essencial pra auto estima e faz toda diferença quando à mulher é independente digo por experiência própria.
Vdd
@@rosimeirefigueiredo6951 foi o meu caso, não tive apoio pra alguém cuidar dos meus filhos e hj estou tentando voltar a trabalhar. E se Deus quiser Vou dar a volta por cima.
@@serenia34 é o meu caso também...não tenho apoio e nem com quem contar..portanto tive só 1 filha pois só eu e Deus sabe o que eu já passei e ainda passo.Como á independência financeira faz falta..pois sem isso ficamos com auto estima baixa..sem voz sabe e etc.
Cuidar dos filhos é uma benção.
As vezes é conveniente aos dois, por motivos diferentes...
A Falta de Maturidade tbm e uma Forte Justificativa pra ir levando com a Barriga..Um Relacionamento que ja Foi...A maturidade vai te levar a Balanca da VIDA COMO UM TODO...
PRICURANDO UM EQUILIBRIO NA VIDA QUE VC TEM LEVADO.
Assisto todos os seus vídeos, dou like... E sempre volto pra rever quando preciso me lembrar de alguma coisa. Parabéns, sucesso. Bjs
Como é gostoso te ouvir.
Não consegui separar o amor da conveniência, pois quanto mais conveniente, mais amamos! Mais desejamos.
Acho que é recíproco.
Como poderia amar alguém que não te é interessante?
Com o passar dos anos, muuuitos anos, vai ficar só o amor, o respeito, a amizade, os defeitos são os mesmos de sempre, e já não nos surpreende. A conveniência é obrigação na velhice, e na velhice só por amor aceitamos o que não nos covem.
👏👏👏👏👏
Amor não é conveniência vc pode só amar alguém sem interesse e gostar de conforto que não é amor a gente sente a gente sabe
Também concordo que os filhos são a maior preocupação. É quando muitas vezes a pessoa deixa de pensar em si mesma e pensa no sofrimento dos filhos e/ou consequências futuras.
Eu sou extremamente revoltada com mulheres que tem filhos com homens que ñ tem condições financeiras e emocionais. Tenho raiva de mim, por ser um esperma bosta, de uma pessoa bosta que evoluiu e nasceu.
Essa piscicologa merece respeito
🤝🥰😍😍😍👏🏽👏🏽👏🏽
Alá Doutora. Olá a todos... Tema complicadissino!!! Mas independente do problema de qualquer um... Primeiramente , Deus, fé, e a nossa Bíblia sangrada. Lá têm as respostas pra tudo isso!!! Só a intimidade individual com Deus de cada indivíduo q irá ter dissernimento nas decisões. Cada caso é um caso...TEMOS Q TER ESSE DIRECIONAMENTO EM NOSSAS VIDAS... DEUS, FÉ E FAMÍLIA... SEM ISSO NUNCA SEREMOS NADA...
Sugestão: Transtornos de personalidade do grupo B (histrionico quase não temos conteúdo). Seus vídeos são excelentes! Adoro a sua linguagem fácil, clara e próxima da gente. Feliz 2021!
O amor existe simmm! Estamos juntos (eu e meu marido)há 36 anos. Respeito, carinho, objetivos..
Vc respondeu um monte de perguntas ,que eu mesma me fazia. E não sabia as respostas . Relamente conhecimento é vida.
Sou muito fã de o psicólogo Marcos Lacerda! Mas, vc também arrasou ganhou uma fã também
Só posso dizer que é bem isso , obrigada por alumbrar a nossa vida todos os dias , estou passando por uma situação assim agora mesmo , sinto culpa e pena de mim que depois de seguir vc tanto tempo e ter aprendido tanta coisa me permiti cair numa cilada dessas ...espero da próxima vez seja melhor
Caramba! Esse vídeo veio falar comigo. Eu fiquei um ano mendigando amor de uma pessoa. No início, eu não queria nada com ele. Nos conhecemos em um app relacionamento, namoramos 15 dias e ele me chamou para morar no app dele. Entreguei o que eu morava eu fui. Nos 4 meses foi muito bom. Ele falava que me amava, me apresentou para os amigos. Foi maravilhoso. Depois começou a esfriar, eu sempre trabalhei, ajudava ele em tudo. Mas.sei lá... Ele não queria mais transar comigo sempre dava desculpas. Chamei ele para conversar, para levar ao médico, mas ele desconversou. Falou que tudo ia dá certo. Eu já o amava muito e esperava o tempo dele. Ficamos 6 meses sem sexo. Daí ele colocou senha no celular e descobrir que ele estava conhecendo outra pessoa. Ele sempre falou que era manigânco. Como sofrir. Não pelo fato de ser traído. Mas ele falou que buscava uma pessoa honesta e legal. E foi tudo que fui nesse um ano. Fiquei muito mal...
Eu estou na terapia por estar na dúvida se amo meu noivo.
A duvida me gera um medo imenso (acho que talvez tbm tenha TAG pq eu lido de uma forma terrível), pq se eu não o amo, eu vou perdê-lo. E me imaginar sem ele, imaginar nosso relacionamento se acabando, nossos sonhos, nossas conversas me dão um verdadeiro pânico. Além de toda nossa história e do fato que eu o machucaria muito e a ideia de machucar ele me dilacera.
A psicóloga me instruiu a me questionar de forma honesta e nao querendo uma resposta. É dificil, pq eu percebo que tem vezes que eu achei que não o amava de verdade, mas em contrapartida isso nao faz sentido com a forma como eu me sinto sobre ele e sobre nós. Como falei, eu sou feliz. Ele me faz sorrir, ele me faz bem, eu gosto das nossas conversas, sinto que temos uma sintonia muito difícil de conseguir achar com outra pessoa, eu nem consigo começar a descrever como o admiro. Ou seja... Isso parece amor sim. Pra mim parece.
Então pq eu fiquei com tantas dúvidas a ponto de me causar crises de ansiedade? Por que às vezes eu pareço pensar que não amo?
Enfim, a psicóloga acha que eu posso estar me sentindo pressionada por estar noiva em um momento da vida que eu acho que ainda não era o ideal. E que talvez eu faça julgamentos errados em relação a mim mesma (sou uma pessoa mais fria e prática, menos dependente emocionalmente talvez, então sempre me senti mal por ele parecer que me amava mais, por demonstrar de forma mais efusiva. Talvez eu tenha construído essa ideia de que isso significa que eu não amo, sendo que eu posso apenas amar de forma diferente).
Eu também fico confusa, pq apesar de querer continuar com ele e não me ver com outra pessoa, me dá estranheza imaginar ele como meu marido. Mas novamente, também pode ser pq não estou preparada ainda e bem... Deve ser estranho mesmo passar a ter um marido.
Sem falar que a ansiedade pode ta causando isso, pq antes de me sentir assim (as vezes nao consigo dormir), eu não sentia tanta estranheza em imaginar isso. Eu sonhava, apenas não achava que faria isso agora.
Está muito difícil, pois não quero perder o que nós temos. O medo me sufoca.
Como você está hoje?
@@pobreempreendedor Melhor e com diagnóstico de transtorno obsessivo compulsivo (cujo tema é meu relacionamento).
Eu já tive isso com outros temas em outras etapas da vida.
Mudei de psicóloga, ela não era muito boa e a proposta de questionamento que ela me fez ("se questione de forma honesta") é uma forma incorreta de lidar com alguém que tenha TOC.
Não questiono mais se o amo, sei que o amo, mas não por isso passou. Gerei outras dúvidas também relacionadas ao relacionamento (e se amar, mas isso? E se amar mas aquilo? Pq eu pensei assim? Pq eu senti isso? Pq eu falei isso? E se significar isso? E se eu só estiver em negação? etc.)
Porém estou bem melhor já e meu novo psicólogo é maravilhoso.
Eu tinha começado a terapia com a psicóloga anterior falando que suspeitava que tinha TOC pelo o que li e ela disse que achava que não.
Esse novo psicólogo falou que parecia TOC sem eu falar das minhas suspeitas.
Estamos apenas pra oficializar o diagnóstico segundo alguns testes que existem, mas é praticamente certo.
Eu já passei mais de 8 horas no meu dia compulsivamente tentando provar pra mim que o que eu temia querer ou sentir não era verdade.
E me identifiquei com vaaarios relatos que li sobre ROCD (relationship obsessive compulsive disorder)
O gatilho principal foi um pedido de casamento sem eu estar preparada, uma reação péssima dos meus pais, pressão, estresse e muito auto-julgamento.
Obs.: a maioria dos transtornos tem fatores genéticos e minha mãe tem TOC.
Ele também costuma atacar o que a pessoa mais valoriza na vida, pq é justamente onde ela não tolera dúvidas.
Enfim.
Não tô 100%, mas quando eu escrevi isso eu tava NA MERDA
@@rafaellecavalcanti9446 meu Deus parece que você me descreveu, existem fases na minha vida que eu fico focada no relacionamento e questionando tudooo (será se tá bom? Os relacionamentos são assim mesmo? Eu tenho que amar ele, porque não sou igual essas mulheres ciumentas? Falta de ciúmes é falta de amor?) Aí fico possessiva pesquisando sobre assuntos sobre relacionamentos pra tentar sanar minhas dúvidas até que passa e fico bem. Tempos depois começa tudo de novo as mesmas questões, percebi também que fico assim uma semana antes de menstruar.
@@rafaellecavalcanti9446 eu também piorei depois de um pedido de casamento, passei 8 anos esperando ser pedida e nunca aconteceu aí quando decidi que não queria mais saber desse sonho ele pediu, ao invés de ficar feliz eu chorei de tristeza, passei um ano inteiro mal e com essas dúvidas.
Fiquei vidrada no seu relato, me identifico com algumas coisas. Fico feliz que você está melhor atualmente. Por aqui eu ando com muitos questionamentos quanto ao relacionamento também, é tão difícil né… mas tenho esperança de que tudo vai ficar bem e calmo aqui dentro.
Obrigada! Você me mostrou que a melhor forma de ajudar uma pessoa que não enxerga os defeitos é se afastar. 😌
Tapa na cara! Soco no estômago!
Conteúdo maravilhoso! Riquíssimo!
Obrigada! Merecia esse tapa! Merecia esse soco!
Essa psicóloga traduziu 12 anos do meu antigo relacionamento em poucos minutos.Sem mais comentários.
Aquele tapa na cara de quem vive se iludindo e sendo um otimista disfuncional
Amor ñ é sentimento
Amor é uma habilidade..
fique com um grande abraço, ótimo vídeo
É o que o Erich Fromm diz no livro a arte de amar
É com tristeza que digo isso, mais ao olhar ao redor quem tem seu amor verdadeiro que segure, Deus abençoe! Do resto tudo é conveniência por ser o certo a fazer, pela razão, conveniência pra ñ ficar trocando de parceiro (problemas diferente) o ser humano hoje é muito difícil. Digo isso dos casados(só os psicólogos e Deus pra ajudar), solteiros é bem diferente!!(...)
Seria interessante falar sobre quando é amor genuíno
Verdade gostaria de saber tbm o que é amor de verdade..porque ta difícil de entender
Sensacional!!!
Quantas pessoas existem assim, vamos chamar de "Parasitas vaidosos?""
Ele desiste de suas responsabilidades quando sente que ele não foi capaz de criar nada racional ou emocional, ele gruda em alguém que cumpre por ele esse papel!
Não é feliz com ela mesma,pobre de quem atravessar esse meio!
Porém há pessoas que gosta de ocupar este lugar, aí o tratamento deve ser para ambos....
Adorei👏👏👏👏
Amor e um sentimento muito sofisticado e a evidência dele é o respeito,
Marisa, continue sendo essa profissional excelente!
Seus ensinamentos foram um grande aprendizado para mim.
Que o Ano de 2021 seja repleto de boas realizações em sua vida!
Você é especial!
FELIZ 2021!!
Fico impressionada como você consegue mostrar diferentes aspectos de algo, aprofundar cada um deles, tb e ainda ser clara e didática.
Tem pessoas que estão juntas ainda num relacionamento, só por causa dos filhos. Mas entre o casal mesmo, existe uma distância...
Verdade. Nesse caso, é mais sofrido para o homem que, muitas vezes não tem recurso para pagar Pensão Alimentícia. Além disso, no caso do homem, além de pagar Pensão Alimentícia, vai se tornar um estranho, vai virar um mero visitante quinzenal da criança. Por isso, muitos homens vão segurando a barra, por amor aos filhos e não porque estão gostando daquela situação.
@@Palmeiras-vv6me as vezes tem o outro lado disso quando a pessoa vai "empurrando com a barriga " o casamento e a pessoa pensa : já estou nesta idade, então fazer o que? Vou continuar... Mas tudo isso é porque se acomodou... E chegou um tempo onde não podia mais voltar atrás... Triste... Muitas pessoas nessa situação.
@@leandrolopes8696 Verdade. Hoje em dia, o ideal é tentar se relacionar sem apego e expectativas. O melhor é não se relacionar sério e muito menos se casar. Não vale mais à pena. É muito sacrifício. Sacrifício que supera os benefícios.
@@madeleinediasrodrigues como assim?
@@Palmeiras-vv6me kkkkk, mais sofrido para os homens, essa é boa.
Muito obrigado pelas tuas postagens. Adorei a forma clara e sintética como expões as questões nos teus vídeos... mais um inscrito :)
Nessa de vai mudar acabei com tudo minha alto estima minha dignidade ,minha paz e hoje depois de 35 anos estou tentando sair largar viver a vida ter paz é dolorido d+ sei lá parece um vício uma Dor sem tamanho mais vou conseguir tenho fé em Deus rezem por mim
Obrigada doutora por tantas informações, hoje é o que mais vemos nos relacionamentos é estar juntos por conveniência.
Todo relacionamento tem uma certa forma de conveniência.
Vivo isso a um tempo mas estou trabalhando a minha mente pra ser livre
Somos 2
Gratidão pela explicação! A Dr. Descreveu em detalhes o meu relacionamento que, eu com muito sacrifício consegui terminar. Porque eu era a pessoa que preenchia o vazio, que socializava, etc. Meu Deus! Eu estava sendo essa pessoa, e a outra parte a pessoa que, por todos esses motivos e "vantagens" queria me manter por perto. Agora consigo ver que, mesmo doendo muito, eu fiz a coisa certa. Parabéns Dr. Obrigada. Depois desse vídeo me sinto ótima.
Amei sua mensagem. Gostei muito de ouvi isso. Depois de 16 anos, cansei. Não tenho estrutura pra mimar. Quero uma coisa verdadeira e não conviniência. Sou muito pé no chão. Não vivo de contos de fada.
Estou exatamente nesta situação!Marido nunca me deixou trabalhar fora de casa hj com 58 anos e desprezada!N sei como sobreviver sozinha!(:
Espero que você esteja bem querida.
@@cintiafonseca2724 estou sobrevivendo muito bem 😍
Caraca, me identifiquei muito, com quase tudo. Perfeito. Valeu, obrigada por esse vídeo.
Faltou a psicóloga definir o que é amor para depois expor o que possa ser conveniência. Amor também são desencontros, são momentos ruins. Nenhum relacionamento vive só de amor, desses de contos de fadas. Li muitos comentários de pessoas que talvez até amassem, mas achando que o outro estava por conveniência resolveu terminar, com medo de se sentir usado, quando na verdade o relacionamento também é isso: uso mútuo. E nem por isso tem desamor. Amor em primeiro lugar requer maturidade para enxergar que todos temos defeitos, mas se temos motivos para estar juntos com o(a) parceiro(a), devemos ficar sim. E isso também é amor
Concordo com vc.
Com certeza ela já tratou do assunto "o q é amor" em outro vídeo
A-mor é a não morte.
O amor tem que ser primordial junto com o respeito,por mais que tenha as tempestades,se amor vindo dos dois vencerá todas as tempestades,se só for de uma o navio irá a fundar.
a voz dela é tão calma, gosto mt
Tudo começa em uma sociedade onde não aprendemos a gostar de nós mesmos, o que vem na em seguida é pura consequência e entra-se no ‘piloto automático’.
Um casal emocionalmente saudável educará filhos saudáveis e consequentemente seres humanos saudáveis. Reconhecer o momento de tomar a atitude mais sensata é sinal de equilíbrio. Quando o sábio aponta devemos olhar a lua e não o dedo que aponta…
Ótima explicação! A gente vê muitas famílias passando por isso atualmente.
Não existe amor ,Dona. É conveniência mesmo. O equilíbrio está na responsabilidade de cada um compensar a conveniência mútua .
Nossa ela falou tudo, meu marido tem vício, grita comigo, eu falo de ir embora e ele vem me prometendo que vai mudar logo me acalmo, mas no outro dia tá tudo igual, não sei o que eu represento pra ele, e o sentimento não é recíproco, estou bem desanimada
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento durante 2020 aprendi muito com vc... Deus abençoe sua vida
Eu nunca vi amor alimentar ninguém casamento é tesao interesse financeiro interesse na beleza e só
Amor e atitude, qdo vc e cuidada, a outra zela por ti, enfim bem estar, juntas , e o zelo um pelo outro, valeu
Eu necessito compatilhar esse vídeo com a minha cunhada. 🥺🙏