Um ponto que não vi ninguém debater é a eterna insatisfação do homem. Não queria estar no forte... Daí é mandado de licença para a cidade.... Não quer estar lá. Quando determinam sem retorno para o forte também fica insatisfeito, ainda mais por saber que vários colegas se habilitaram pra deixar o local antes dele...
Já havia visto esse vídeo quando maratonei o canal e vi tudo que tinha. Hoje volto aqui, pois terminei esse livro (março/24), que merece cada palavra de elogio da Tatiana. Lindo, poético, impactante.
É o meu livro favorito da vida. Em 2019 eu trabalhava em um emprego onde eu não era feliz e vivia algumas situações de opressão. Pairava na minha cabeça a dúvida: "será que vou ficar para sempre aqui?". E li "O deserto dos Tártaros" nessa época. Por causa desse livro eu larguei meu emprego e fui fazer outra coisa. Pra mim é a prova verdadeira de que livros mudam pessoas!
Esse livro me deu uma ressaca literária sinistra, fiquei umas duas semanas sem ler nada, só refletindo. Entrei numa espécie de (re)avaliação da vida que foi bastante positiva, o que me lembra o que Kafka definiu: "Um livro deve ser como um machado diante de um mar congelado em nós." Livrão!!!
"Não temos pouco tempo, mas desperdiçamos muito. A vida é longa o suficiente e nos foi dada generosamente para a realização das mais altas empreitadas, se toda ela for bem empregada ,mas quando se dissipa no luxo e na negligência, quando se gasta em nada de bom, só então, constrangidos pelo fim inescapável, sentimos que passou enquanto não percebíamos que passava. É assim: não recebemos uma vida breve, mas a tornamos" Sêneca
Li esse livro aos 32 anos (ano passado) e garanto tenho uma vida antes e pós "O Deserto dos Tártaros". Foi o gatilho que faltava pra eu tomar importantes decisões.
Assim como é um livro sobre "o tempo", este também é um livro sobre "espera" ou sobre a "expectativa particular" que faz parte da natureza humana. A espera por dias melhores, por grandes acontecimentos, por reconhecimento, por um grande plot twist na narrativa da vida, e até por algo que nos arranque fora o comodismo quando percebemos que, assim como Drogo, não conseguiremos (ou não queremos?) mais sair daquele imbróglio. É um livro curto e ao mesmo tempo carregado. Uma leitura necessária, que a depender do momento pode causar um incentivo necessário ou uma repulsa tremenda. Buzzati prova ao leitor que todo mundo tem um pouco de Drogo em algum momento da vida, e que o exército dos tártaros serve de metáfora para momentos e situações cotidianas, como você bem colocou. Adorei o vídeo
No livro quando jovem ele sempre achava que podia "perder tempo", pois imaginava ter muito tempo a frente. Na meia idade acreditava não ser mais possível voltar atrás e mudar os rumos da vida. Dava vontade de entrar no livro e dizer nas duas situações: Não! Mude agora! Faça agora! E pensando melhor essa foi a lição que tirei pra mim mesma; o que não me satisfaz que eu possa mudar agora e não adiar eternamente. Que livro!!
Li com meus 16 anos, mas tenho certeza que terei que lê-lo novamente em outro período da minha vida, sei que o significado que ele teve para mim hoje mudará no futuro!
Esse livro pra mim teve um gosto especial: como militar, reconheci vários costumes e carcterísticas tão usuais da vida da caserna e que não costumam fazer muito sentido em quem observa de fora! Rsrs!! Um dos meus livros favoritos, amei a resenha delicada da minha booktuber favorita! Obrigada, Tati!
Terminei de ler esse livro essa semana e, como sempre, venho aqui ver o vídeo da Tati. Amei as reflexões e fiz tantas outras. Fiquei pensando que talvez o problema não era ele estar ali naquele lugar inóspito, ou estar ali "gastando a vida", ou estar ali habituado à rotina... Me pareceu que o problema era ele estar ali à espera. Msm naquele lugar, ele poderia ter encontrado honra, no cumprimento de seu dever diário. Afinal, a maioria de nós não vai fazer grandes feitos. Pensando um pouco na logoterapia, era buscar sentido ali msm. O maior problema para mim, não era o lugar. Era ele não ter nenhuma relação significativa. Não tinha mais com a família. E não tinha nenhum amigo ali. E me parece que de amigos, nem era mt culpa dele. O Angustina me fez pensar como um duplo dele. Alguem que talvez encontrou honra e sentido na sua vidinha. E depois pensei um pouco do ponto de vista religioso... Como é mais fácil para um cristão olhar pra aquilo e ver que msm no lugar mais inóspito, há uma via de santidade... Que a maior honra que podemos ter é ser filhos de Deus. E que estamos aqui só de passagem. Vamos aproveitar a vida para cumprir o propósito de Deus pra gnt. Sabendo que a felicidade prometida, não é aqui. Ao mesmo tempo, é meio cíclico, pq para quem não compartilha da msm fé poderá olhar pra isso como se a "felicidade eterna" que esperamos, fosse o nosso exército dos Tártaros. Enfim. Livro que vai permanecer comigo por mt tempo.
Depois da leitura dessa obra maravilhosa e da interpretação apresentada pela nossa querida Tatiana, eu cheguei à conclusão que passei 33 anos da minha vida imaginando que estava lutando contra os tártaros mas, na verdade, eles nunca nem chegaram.
"É difícil acreditar numa coisa quando se está sozinho e não se pode falar com ninguém. Justamente naquela época, Drogo deu-se conta de que os homens, ainda que possam se querer bem, permanecem sempre distantes; que, se alguém sofre, a dor é totalmente sua, ninguém mais pode tomar para si uma mínima parte dela; que, se alguém sofre , os outros não vão sofrer por isso, ainda que o amor seja grande , e é isso o que causa a solidão da vida". O deserto dos tártaros - Dino Buzzati
Acabei a pouco esta leitura, e lógico que tive que vir aqui ver a resenha da Tati ❤ Detalhe: hoje é dia 31/12/2024, então tem um sentido muito especial, pois me incentiva a tomar as rédeas da minha vida nesse novo ano que está para se iniciar
O tema fundamental deste livro é o sentido da vida. A alegoria que Buzzati constrói também está presente na obra de Sartre e no livro " O Ser e o Nada", de 1943. É um de meus livros metafísicos prediletos e há um filme baseado no texto. O último longa do italiano Valerio Zurlini debruça-se sobre a adaptação desse livro. É belo, esteticamente, e a trilha é assinada por ,falecido há pouco, Ennio Morricone. O título é homônimo e foi lançado em 1976. Fica a dica. Obrigada, Tati. Abraços, Rô Candeloro (Porto Alegre).
Eu li esse livro na faculdade, há uns 6 anos, me deu muito o que pensar sobre as minhas escolhas, sobre meu emprego, amizades e etc, depois mudei muita coisa na minha vida... não é um livro fácil, achei bem angustiante! Anotei as frases da última página e deixei um tempão colado na parede como um lembrete amargo sobre a passagem do tempo...
Realmente uma obra prima! E quem não passa por esse deserto em alguma época da vida? Li já faz um tempo, difícil de esquecer, tem várias mensagens pra refletir.
Parabéns pelo vídeo. Também é um dos meus livros favoritos da vida. Preciso reler. A narrativa sutil carrega uma inconveniência cortante - nossa impotência diante dos desafios, nosso medo do desconhecido e a necessidade vital de um sentimento qualquer de segurança. Acho que a parte mais linda e importante do livro é a descrição do forte, na percepção do jovem Drogo, quando ele se vê diante de um impasse - partir ou ficar. Lindo demais. Sublime demais. Emocionante.
Gosto muito desse livro. Entendo que o problema está mais no Giovanni, que é depressivo, do que propriamente na passagem do tempo. Ele saiu do forte uns dias para visitar a mãe e amigos e uma paquera. Mas continuou vazio e voltou para o forte. Amigos dele saíram felizes e não voltaram para o forte. Posso estar enganado, mas a passagem do tempo é mais terrível para quem é depressivo.
Porque é inteligente, têm boa dialética e fala sobre literatura, fosse falar coisas de artistas fúteis ou banalidades teria mais de cinco milhões de inscritos.
Não foi Thomas Mann que me veio à cabeça com o Deserto dos Tártaros mas sim Kafka, quando vi os vídeos de Mann e Buzzati foi O Processo que me veio à memória. Especificamente a parábola diante-do-portal-pairava-um-guarda. Por sinal, a obra de Kafka antecede a dos outros dois autores.
Acabei de terminar essa leitura incrível. Este livro me incomodou profundamente, me fez parar em vários momentos durante a leitura e refletir sobre a minha vida. Que livro!
Chorei por horas quando terminei o livro. 😢 livro forte, que bate no seu estômago com força e arranca o doce da sua boca. Pois como Giovane eu esperava o exército dos tártaros...
Tati, muitíssimo obrigada por este vídeo. Por causa dele estou lendo esse livro, e posso dizer que se tornou um dos meus favoritos também. E olha que nem terminei ainda.
Quando eu era bem jovenzinha foi o primeiro livro que achei jogado em casa e "li", não entendi quase nada, só me lembro da sensação que foi exatamente a mesma que vc mencionou. Não lembrava nem do nome do livro só sabia que deveria ler hj novamente com "outros olhos". Passei muito tempo tentando encontrar esse livro que não me recordava quase nada... Hj te ouvindo falar dele percebi algo semelhante e ao procurar pelo nome com imagens de livros antigos eu encontrei e pude verificar que realmente é esse o livro que tanto queria reencontrar. Já comprei logo e estou esperando chegar rs Obrigada!!
Bom dia! Parei o livro justamente na parte onde você comenta sobre como fica lento e acabei desistindo, depois do vídeo vou voltar hoje mesmo, ou seja, programação do domingão.
Li há muitos anos. Vou relê-lo . Lembro que adorei. Vale muito a pena para sentir de novo essa relação entre a historia e a vida...para dar uma sacudida, para despertar antes que seja tarde demais. É excelente.
Eu tinha esse livro encostado na estante e peguei pra ler por conta do "Você escolhe". Acabei de ler e vim ver o vídeo pra ver as impressões da Tati. E realmente, foi um dos livros mais lindos, mais bem escritos e mais impactantes que eu já li. Vou precisar de uns dias pra começar outro e tenho certeza de que pode ocupar o lugar do meu livro preferido da vida.
Ah que vontade de ler este livro! Escutar vc falando sobre as histórias é tão bom! Continue assim:inteligente, alegre e com esse jeito humilde e instigante de falar!
Terminei de ler hoje! E que coisa maravilhosa!!! Me agradeci por não ter desistido da leitura. É incrível como ao mesmo tempo que “parado”, este livro tem tanto suspense! E quão poético é… ah! Também entrou para a lista dos meus favoritos da vida!
Ah, eu esperava por essa resenha há muito tempo! Lembro que assim que li eu vim aqui no seu canal indicar e pedir para que vc lesse pq tinha certeza de que iria gostar! Maravilhoso né... É aquela beleza do tempo que nos faz admirar e nos assusta tremendamente ♥
Eu vi a resenha. Li o livro. Acabei as últimas páginas, voltei, reassisti ao vídeo e estou escrevendo esse comentário, menos de 20 minutos depois de ler o último capítulo. Devastador. Eu lembrei d'O velho e o mar. A literatura nos salva de nós mesmos.
Montamos um Clube de Leitura virtual e o primeiro livro escolhido foi esse. Terminei de lê-lo e já estou ansioso para nos "reunirmos" para debatermos sobre essa grande obra! Simplesmente sensacional (tanto o livro como sua resenha).
Eu ainda não li esse livro, mas me pareceu similar ao que o Beckett fala em "Esperando Godot". Comentário aleatório: amei esse cenário, hein! Beijo enorme.
Excelente resenha!! Embora tenha achado um pouco arrastado/repetitivo, é um livro que nos faz refletir bastante sobre diversos aspectos de nossas vidas, sobre esperar as coisas acontecerem ou "quem sabe faz a hora não espera acontecer " (Geraldo Vandré)! Dá uma sacudida sim!!
Adorei suas observações. Já li este livro e você acrescentou bastante no meu entendimento. Hoje faço também um paralelo sobre o confinamento que vivemos.
Esse livro é maravilhoso mesmo!! E o final dele é BELÍSSIMO!!! Não tinha feito a associação do final a Morte de Ivan Ilitch , mas você tem razão! E essa coisa da passagem do tempo lembra mesmo A Montanha Mágica. Que livro espetacular! Já tá dando vontade de reler!
É o melhor livro de todos os que eu li. Na época da leitura eu achei normal, uma semana depois de terminar, o livro continuava dentro de mim, desde então só cresceu. Parece Kafka, mas tem algo maior, acho mais completo.
Eu amei esse livro. Há um ano comecei minha trajetória na literatura, com essa maravilhosa obra. Livro número 1 da minha vida. Está em meu coração até hoje. Estava ansiosa por saber se iria gostar. Quero ler Um amor do Buzzatti.
Terminei a leitura e fiquei uns bons minutos olhando pro nada. Foi chocante perceber o quanto de Drogo há em mim. Entrou pro cânone dos livros da vida. Todo leitor, em algum momento, deveria ler esse livro.
Adorei q vc retornou ao último capítulo algumas vezes. Só o Gabo me fez fazer isso... li o final de Cem anos de solidão vááárias vezes 😊😊 Já coloquei o livro na pilha das próximas leituras 📚📚
Tentei ler esse livro uns anos atrás mas achei muito entediante e chato...talvez na época não estivesse preparado para a leitura...seu vídeo me motivou a revisita-lo! Obrigado!
Juntamente com o estranho e impactante enredo há inúmeras descrições de sons, lugares, topografias e atmosferas de extrema beleza. Gostei muito deste livro também.
Livro sensacional, li no ano passado e foi pra mim uma lição sobre situações/ escolhas que possamos ter ou não a opção mudá-las em nossa vida , ou até mesmo de estarmos dentro de situações/ escolhas em que não tenhamos percebido( por comodismo, conveniência ou ignorância, enfim) que possam corroer ou consumir uma vida inteira de oportunidades que de deixamos passar . Parabéns pelo vídeo Tatiana!
Tatiana, eu adoro seu trabalho e queria muito ouvir você falar sobre o Ferréz, principalmente o livro Capão Pecado de 2000, escritor brasileiro tão importante, que vejo pouca gente falando, marcou minha vida esse livro...
Um ponto que não vi ninguém debater é a eterna insatisfação do homem. Não queria estar no forte... Daí é mandado de licença para a cidade.... Não quer estar lá. Quando determinam sem retorno para o forte também fica insatisfeito, ainda mais por saber que vários colegas se habilitaram pra deixar o local antes dele...
ISSO!
Já havia visto esse vídeo quando maratonei o canal e vi tudo que tinha. Hoje volto aqui, pois terminei esse livro (março/24), que merece cada palavra de elogio da Tatiana. Lindo, poético, impactante.
É o meu livro favorito da vida.
Em 2019 eu trabalhava em um emprego onde eu não era feliz e vivia algumas situações de opressão. Pairava na minha cabeça a dúvida: "será que vou ficar para sempre aqui?". E li "O deserto dos Tártaros" nessa época. Por causa desse livro eu larguei meu emprego e fui fazer outra coisa. Pra mim é a prova verdadeira de que livros mudam pessoas!
Bacana seu depoimento. Estou começando a ler agora e já estou impactada demais com esse livro.
por que este livro nos remete ao ambiente de trabalho em que não somos felizes,né?incrivel
@@joaodomingoscustodio6247 engraçado mesmo! Todo mundo que comenta sobre ele diz que a história relembra o trabalho! rsrs
@@moniquelopesinocencio3722 livro incrível! Vou reler este ano!
Obrigado pela partilha. Vale a pena refletirmos sempre se estamos ou não esperando nossos próprios Tártaros.
Melhor frase desse livro: "Todas essas coisas já haviam se tornado suas e abandoná-las seria doloroso."
Que frase profunda....
massa!!
Esse livro me deu uma ressaca literária sinistra, fiquei umas duas semanas sem ler nada, só refletindo. Entrei numa espécie de (re)avaliação da vida que foi bastante positiva, o que me lembra o que Kafka definiu: "Um livro deve ser como um machado diante de um mar congelado em nós." Livrão!!!
q lindo o q vc escreveu! este livro segue com a gente, igual aos de Kafka ❤️
Sim!!!!! A mim tbm!!!!! Fiquei devastada e não conseguia ler mais nada...
Nossa, que propaganda maravilhosa! Tati já tava me inspirando... Você complementou maravilhosamente!
Eu emprestei este livro, sinto muita falta, chego a chorar às vezes.
Eu acabei de acabar o livro e estou com a mesma sensação. Preciso de uns dias antes de pegar outro livro.
"Não temos pouco tempo, mas desperdiçamos muito. A vida é longa o suficiente e nos foi dada generosamente para a realização das mais altas empreitadas, se toda ela for bem empregada ,mas quando se dissipa no luxo e na negligência, quando se gasta em nada de bom, só então, constrangidos pelo fim inescapável, sentimos que passou enquanto não percebíamos que passava. É assim: não recebemos uma vida breve, mas a tornamos" Sêneca
Fiquei até com um nó na garganta!
Livro profundamente filosófico. Acho que a pessoa que termina o livro não é a mesma que começou. Um dos meus livros favoritos da vida
Li esse livro aos 32 anos (ano passado) e garanto tenho uma vida antes e pós "O Deserto dos Tártaros". Foi o gatilho que faltava pra eu tomar importantes decisões.
Interessante... Acho q todo mundo já se viu numa situação semelhante
Vou iniciar com a mesma idade rs
Assim como é um livro sobre "o tempo", este também é um livro sobre "espera" ou sobre a "expectativa particular" que faz parte da natureza humana. A espera por dias melhores, por grandes acontecimentos, por reconhecimento, por um grande plot twist na narrativa da vida, e até por algo que nos arranque fora o comodismo quando percebemos que, assim como Drogo, não conseguiremos (ou não queremos?) mais sair daquele imbróglio.
É um livro curto e ao mesmo tempo carregado. Uma leitura necessária, que a depender do momento pode causar um incentivo necessário ou uma repulsa tremenda. Buzzati prova ao leitor que todo mundo tem um pouco de Drogo em algum momento da vida, e que o exército dos tártaros serve de metáfora para momentos e situações cotidianas, como você bem colocou. Adorei o vídeo
Perfeito tua análise!
Adorei!
Sensacional a sua análise. Tem um texto do professor e crítico Antonio Candido chamado Quatro esperas. Uma dessas esperas é justamente a desse livro.
traduziu bem o livro e as sensações que senti!
Acabei de ler esse livro, é Janeiro de 2023. Que angustia esse livro, ao menos pra mim.
Livrasso... O tempo é implacável, vence tudo, supera tudo...
No livro quando jovem ele sempre achava que podia "perder tempo", pois imaginava ter muito tempo a frente.
Na meia idade acreditava não ser mais possível voltar atrás e mudar os rumos da vida.
Dava vontade de entrar no livro e dizer nas duas situações: Não! Mude agora! Faça agora!
E pensando melhor essa foi a lição que tirei pra mim mesma; o que não me satisfaz que eu possa mudar agora e não adiar eternamente.
Que livro!!
Li com meus 16 anos, mas tenho certeza que terei que lê-lo novamente em outro período da minha vida, sei que o significado que ele teve para mim hoje mudará no futuro!
Esse livro pra mim teve um gosto especial: como militar, reconheci vários costumes e carcterísticas tão usuais da vida da caserna e que não costumam fazer muito sentido em quem observa de fora! Rsrs!! Um dos meus livros favoritos, amei a resenha delicada da minha booktuber favorita! Obrigada, Tati!
Terminei de ler esse livro essa semana e, como sempre, venho aqui ver o vídeo da Tati. Amei as reflexões e fiz tantas outras. Fiquei pensando que talvez o problema não era ele estar ali naquele lugar inóspito, ou estar ali "gastando a vida", ou estar ali habituado à rotina... Me pareceu que o problema era ele estar ali à espera. Msm naquele lugar, ele poderia ter encontrado honra, no cumprimento de seu dever diário. Afinal, a maioria de nós não vai fazer grandes feitos. Pensando um pouco na logoterapia, era buscar sentido ali msm. O maior problema para mim, não era o lugar. Era ele não ter nenhuma relação significativa. Não tinha mais com a família. E não tinha nenhum amigo ali. E me parece que de amigos, nem era mt culpa dele. O Angustina me fez pensar como um duplo dele. Alguem que talvez encontrou honra e sentido na sua vidinha. E depois pensei um pouco do ponto de vista religioso... Como é mais fácil para um cristão olhar pra aquilo e ver que msm no lugar mais inóspito, há uma via de santidade... Que a maior honra que podemos ter é ser filhos de Deus. E que estamos aqui só de passagem. Vamos aproveitar a vida para cumprir o propósito de Deus pra gnt. Sabendo que a felicidade prometida, não é aqui. Ao mesmo tempo, é meio cíclico, pq para quem não compartilha da msm fé poderá olhar pra isso como se a "felicidade eterna" que esperamos, fosse o nosso exército dos Tártaros. Enfim. Livro que vai permanecer comigo por mt tempo.
Depois da leitura dessa obra maravilhosa e da interpretação apresentada pela nossa querida Tatiana, eu cheguei à conclusão que passei 33 anos da minha vida imaginando que estava lutando contra os tártaros mas, na verdade, eles nunca nem chegaram.
O alívio que da quando a Tati começa o vídeo com “o maravilhoso...”!
Sempre digo que esse livro é lindo e devastador. O jeito de tragédia e poesia que percorre toda a narrativa, coisa maravilhosa.
"É difícil acreditar numa coisa quando se está sozinho e não se pode falar com ninguém. Justamente naquela época, Drogo deu-se conta de que os homens, ainda que possam se querer bem, permanecem sempre distantes; que, se alguém sofre, a dor é totalmente sua, ninguém mais pode tomar para si uma mínima parte dela; que, se alguém sofre , os outros não vão sofrer por isso, ainda que o amor seja grande , e é isso o que causa a solidão da vida".
O deserto dos tártaros - Dino Buzzati
Acabei a pouco esta leitura, e lógico que tive que vir aqui ver a resenha da Tati ❤
Detalhe: hoje é dia 31/12/2024, então tem um sentido muito especial, pois me incentiva a tomar as rédeas da minha vida nesse novo ano que está para se iniciar
Tb terminei dia 31. Amei o livro.
O tema fundamental deste livro é o sentido da vida. A alegoria que Buzzati constrói também está presente na obra de Sartre e no livro " O Ser e o Nada", de 1943. É um de meus livros metafísicos prediletos e há um filme baseado no texto. O último longa do italiano Valerio Zurlini debruça-se sobre a adaptação desse livro. É belo, esteticamente, e a trilha é assinada por ,falecido há pouco, Ennio Morricone. O título é homônimo e foi lançado em 1976. Fica a dica. Obrigada, Tati. Abraços, Rô Candeloro (Porto Alegre).
“ …. Preferiria não fazer …” Melville …que diamantes da literatura
A vida, a fronteira final. A viagem interminável do humano em busca de si mesmo.
Eu li esse livro na faculdade, há uns 6 anos, me deu muito o que pensar sobre as minhas escolhas, sobre meu emprego, amizades e etc, depois mudei muita coisa na minha vida... não é um livro fácil, achei bem angustiante! Anotei as frases da última página e deixei um tempão colado na parede como um lembrete amargo sobre a passagem do tempo...
Realmente uma obra prima!
E quem não passa por esse deserto em alguma época da vida?
Li já faz um tempo, difícil de esquecer, tem várias mensagens pra refletir.
❤️ O livro, começa arrastado, porém , quem consegue passar terá um livro fantástico. ❤️
Parabéns pelo vídeo. Também é um dos meus livros favoritos da vida. Preciso reler. A narrativa sutil carrega uma inconveniência cortante - nossa impotência diante dos desafios, nosso medo do desconhecido e a necessidade vital de um sentimento qualquer de segurança. Acho que a parte mais linda e importante do livro é a descrição do forte, na percepção do jovem Drogo, quando ele se vê diante de um impasse - partir ou ficar. Lindo demais. Sublime demais. Emocionante.
Ouvi esse vídeo, e fiquei com esse livro na cabeça porém não me lembrava do nome. Que bom que encontrei, comprarei amanhã 😅
Gosto muito desse livro. Entendo que o problema está mais no Giovanni, que é depressivo, do que propriamente na passagem do tempo. Ele saiu do forte uns dias para visitar a mãe e amigos e uma paquera. Mas continuou vazio e voltou para o forte. Amigos dele saíram felizes e não voltaram para o forte. Posso estar enganado, mas a passagem do tempo é mais terrível para quem é depressivo.
Como essa muié não tem 1 milhão de inscritos ainda?!
Me pergunto isso todo dia....mas e o reflexo dos gostos do nosso pais...pega um.video de funk e ve os seguidores...
Porque é inteligente, têm boa dialética e fala sobre literatura, fosse falar coisas de artistas fúteis ou banalidades teria mais de cinco milhões de inscritos.
@@emersoncassiano634 👏👏👏
@@emersoncassiano634 Se ela fizesse cara de idiota e amassasse amoeba, teria milhares de inscritos lesados. Quantidade de inscritos não é qualidade.
Não foi Thomas Mann que me veio à cabeça com o Deserto dos Tártaros mas sim Kafka, quando vi os vídeos de Mann e Buzzati foi O Processo que me veio à memória. Especificamente a parábola diante-do-portal-pairava-um-guarda. Por sinal, a obra de Kafka antecede a dos outros dois autores.
Meu Deus, esse é um dos favoritos top 5 premium master da minha vida
idem ❤️
Quais seriam os outros quatro?
Quais os outros 4?
Volta aqui, moço!
Esse livro é maravilhoso. Tem parágrafos incríveis e reflexivos.
O que a pessoa faz depois que assiste esse vídeo? Corre pra comprar o livro 🤣💕 obrigada por mais uma vez me inspirar a leitura (de qualidade). 😘
A minha edição é do tempo do memorável Círculo do Livro. Livro lindo. História maravilhosa
Ah como eu esperei por esse vídeo ❤️
É o bendito Flown/ mindfullnes . Viver o presente a agradecer por ele.
Massa esse enredo:)
Um dos meus favoritos da vida. Que bom que gostou. Estava ansiosa por essa resenha :)
Meu também!
Acabei de terminar essa leitura incrível. Este livro me incomodou profundamente, me fez parar em vários momentos durante a leitura e refletir sobre a minha vida. Que livro!
Chorei por horas quando terminei o livro. 😢 livro forte, que bate no seu estômago com força e arranca o doce da sua boca. Pois como Giovane eu esperava o exército dos tártaros...
Tati, muitíssimo obrigada por este vídeo. Por causa dele estou lendo esse livro, e posso dizer que se tornou um dos meus favoritos também. E olha que nem terminei ainda.
Tati, eu também lembrei bastante de Pedro Páramo, principalmente pelo começo
Quando eu era bem jovenzinha foi o primeiro livro que achei jogado em casa e "li", não entendi quase nada, só me lembro da sensação que foi exatamente a mesma que vc mencionou.
Não lembrava nem do nome do livro só sabia que deveria ler hj novamente com "outros olhos".
Passei muito tempo tentando encontrar esse livro que não me recordava quase nada...
Hj te ouvindo falar dele percebi algo semelhante e ao procurar pelo nome com imagens de livros antigos eu encontrei e pude verificar que realmente é esse o livro que tanto queria reencontrar.
Já comprei logo e estou esperando chegar rs
Obrigada!!
Um dos melhores livros que li esse ano, terminei muito rápido, obrigada pela dica.
Voltei aqui só para agradecer de tanto que o livro me marcou.
Bom dia! Parei o livro justamente na parte onde você comenta sobre como fica lento e acabei desistindo, depois do vídeo vou voltar hoje mesmo, ou seja, programação do domingão.
Também lembrei muito de A montanha mágica... E já no final pensei em A morre de Ivan Ílitch. Terminei hoje a leitura e amei! O melhor desse ano. Bjs
Bom diaaaa, Tati. Vou sentir saudades das guitarras
É
Interpreto esse livro como uma enorme Parábola; recheado de lições e reflexões profundas.❤️😎
Eu li e marquei exatamente esse segundo trecho que você leu, ou foi o trecho que me marcou.
Li há muitos anos. Vou relê-lo . Lembro que adorei. Vale muito a pena para sentir de novo essa relação entre a historia e a vida...para dar uma sacudida, para despertar antes que seja tarde demais. É excelente.
Acabei de ler. É belíssimo. Uma grande metáfora, a qual, infelizmente, serve para mim de muitas formas.😢
Li este livro por indicação aqui do canal quero agradecer foi uma leitura incrível.
Eu tinha esse livro encostado na estante e peguei pra ler por conta do "Você escolhe". Acabei de ler e vim ver o vídeo pra ver as impressões da Tati. E realmente, foi um dos livros mais lindos, mais bem escritos e mais impactantes que eu já li. Vou precisar de uns dias pra começar outro e tenho certeza de que pode ocupar o lugar do meu livro preferido da vida.
Se tiver a oportunidade de ler A Morte de Ivan Ilitch de Liev Tolstói... Tem uma história muito semelhante. Ambos maravilhosos..
Quero comprar ambos nessa semana da book friday.
Ah que vontade de ler este livro!
Escutar vc falando sobre as histórias é tão bom!
Continue assim:inteligente, alegre e com esse jeito humilde e instigante de falar!
Terminei de ler hoje! E que coisa maravilhosa!!!
Me agradeci por não ter desistido da leitura. É incrível como ao mesmo tempo que “parado”, este livro tem tanto suspense! E quão poético é… ah! Também entrou para a lista dos meus favoritos da vida!
um caminho sem volta ,que livro maravilhoso
Acabei de lê-lo. Que livro fantástico!👏🏼👏🏼👏🏼
Ah, eu esperava por essa resenha há muito tempo! Lembro que assim que li eu vim aqui no seu canal indicar e pedir para que vc lesse pq tinha certeza de que iria gostar! Maravilhoso né... É aquela beleza do tempo que nos faz admirar e nos assusta tremendamente ♥
Análise maravilhosa, como sempre. Estava esperando essa resenha faz tempo.
Agora finalmente entendi pq todo mundo fala bem desse livro e me deixou morrendo de vontade de ler. Obrigadão Tati!! 😁😁😁
Tati, você já leu ou poderia comentar o livro Flores para Algernon - Daniel Keys? Adoro as suas resenhas!!!! 😘
Eu vi a resenha. Li o livro. Acabei as últimas páginas, voltei, reassisti ao vídeo e estou escrevendo esse comentário, menos de 20 minutos depois de ler o último capítulo.
Devastador. Eu lembrei d'O velho e o mar. A literatura nos salva de nós mesmos.
Minha maior inspiração literária. Parabéns pelo trabalho Tati.
Montamos um Clube de Leitura virtual e o primeiro livro escolhido foi esse. Terminei de lê-lo e já estou ansioso para nos "reunirmos" para debatermos sobre essa grande obra! Simplesmente sensacional (tanto o livro como sua resenha).
Bela resenha prof Tati. ❤
Li esse livro ano passado e foi, de longe, uma das melhores leituras que fiz na vida!
Belíssima apresentação! Vc tem muito talento!
Esse livro me surpreendeu positivamente! Livraço! O bom é que comprei por uma ninharia essa linda edição! Logo depois o preço disparou!
Oi, Tati! Também amei este livro, achei uma linda sacudida, me fez repensar minha vida no momento. Beijos
Eu ainda não li esse livro, mas me pareceu similar ao que o Beckett fala em "Esperando Godot". Comentário aleatório: amei esse cenário, hein! Beijo enorme.
Fico com uma vontade enorme de ler tudo que mostra no seu canal
Livro perfeito! Me emocionei no final! Amei sua resenha!^^
Um dos meus livros favoritos também!
Excelente resenha!! Embora tenha achado um pouco arrastado/repetitivo, é um livro que nos faz refletir bastante sobre diversos aspectos de nossas vidas, sobre esperar as coisas acontecerem ou "quem sabe faz a hora não espera acontecer " (Geraldo Vandré)! Dá uma sacudida sim!!
O final é muito muito muito lindo
Adorei suas observações. Já li este livro e você acrescentou bastante no meu entendimento. Hoje faço também um paralelo sobre o confinamento que vivemos.
Achei muito interessante no momento não estou nas condições de comprar o livro físico mas baixei o PDF.
Esse livro é maravilhoso mesmo!! E o final dele é BELÍSSIMO!!! Não tinha feito a associação do final a Morte de Ivan Ilitch , mas você tem razão! E essa coisa da passagem do tempo lembra mesmo A Montanha Mágica. Que livro espetacular! Já tá dando vontade de reler!
É o melhor livro de todos os que eu li. Na época da leitura eu achei normal, uma semana depois de terminar, o livro continuava dentro de mim, desde então só cresceu. Parece Kafka, mas tem algo maior, acho mais completo.
Parei justamente na parte onde o livro se torna arrastado. E põe arrastado nisto. A gente nem se concentra. Agora, os diálogos no início são ótimos!!!
Tati, que vídeo incrível, parabéns
Eu amei esse livro. Há um ano comecei minha trajetória na literatura, com essa maravilhosa obra. Livro número 1 da minha vida. Está em meu coração até hoje. Estava ansiosa por saber se iria gostar. Quero ler Um amor do Buzzatti.
Terminei a leitura e fiquei uns bons minutos olhando pro nada. Foi chocante perceber o quanto de Drogo há em mim. Entrou pro cânone dos livros da vida. Todo leitor, em algum momento, deveria ler esse livro.
Resenha maravilhosa!! ❤️
Parabéns pelo seu trabalho!!!
Terminei a leitura dessa obra. Ah, que livro!
Adorei q vc retornou ao último capítulo algumas vezes. Só o Gabo me fez fazer isso... li o final de Cem anos de solidão vááárias vezes 😊😊 Já coloquei o livro na pilha das próximas leituras 📚📚
Nunca tinha ouvido falar desse livro. Fiquei super interessada!
Tentei ler esse livro uns anos atrás mas achei muito entediante e chato...talvez na época não estivesse preparado para a leitura...seu vídeo me motivou a revisita-lo! Obrigado!
Lindo mesmo!❤
Amo seus comentários!!! Cada livro! Parabéns !!
Juntamente com o estranho e impactante enredo há inúmeras descrições de sons, lugares, topografias e atmosferas de extrema beleza. Gostei muito deste livro também.
Bom tarde Tati, que resenha maravilhosa, como todas!
Esse livro é, com certeza, um dos meus favoritos
Mais uma resenha espetacular!!! Se eu já estava de olho nesse livro, agora o quero com força!!!
Livro sensacional, li no ano passado e foi pra mim uma lição sobre situações/ escolhas que possamos ter ou não a opção mudá-las em nossa vida , ou até mesmo de estarmos dentro de situações/ escolhas em que não tenhamos percebido( por comodismo, conveniência ou ignorância, enfim) que possam corroer ou consumir uma vida inteira de oportunidades que de deixamos passar . Parabéns pelo vídeo Tatiana!
Vai ser difícil não lê-lo... vamos pra amazon...
Livro preferido dos dentistas ;-)
SOCORRO KKKKKKKKKKKKKKK
Kkkkkkkkkkk mds
😂😂😂😂
😂😂😂😂😂
Tum dum tsss 🥁 :)
Poxa … muito Pedro Páramo no início e A Montanha Mágica ou até Kafka no Castelo … tenho que ler .
Livro excelente. Porém não é um livro gostoso de ser lido, parece que sofri junto com o personagem. Resenha perfeita.
Tatiana, eu adoro seu trabalho e queria muito ouvir você falar sobre o Ferréz, principalmente o livro Capão Pecado de 2000, escritor brasileiro tão importante, que vejo pouca gente falando, marcou minha vida esse livro...