Já chegou. Praticamente todos já estão dizendo hoje que ela é vermelha e não tem jeito de você fazê-los enxergar a realidade, pois a "dissonância cognitiva" já os dominou.
Eu fiquei deprimido ao terminar de ler esse livro porque é impossível não linkar os fatos narrados nessa história com os dias atuais. O mundo não tem esperança.
“Se há esperança, é nos proletas” mas quando irão acordar do pesadelo aonde vivem ? Quando vão se dar conta de que a vida poderia ser bem mais do que tudo aquilo ? É realmente desesperançoso a realidade do final do livro, a supressão da liberdade individual, a total entrega dos seus pensamentos, convicções à realidade do partido! Terminei de ler ontem, linkei mts características do livro com laranja mecânica, a tortura até o indivíduo se entregar por inteiro e já não ser mais naturalmente quem era e sim fruto do experimento que passou, lembro de uma frase em laranja mecânica que diz “Deus quer a bondade ou a escolha da bondade? Um homem que escolhe ser mau talvez seja, de algum modo, melhor do que um homem a quem o bem foi imposto?” O partido já não faz nem a separação do que é bom ou mau, contanto que seja bom para ele, os experimentos justificam toda ação contra qualquer um…
Um dos meus livros preferidos da vida... Concordo que o livro deva ser lido dentro do contexto de sua época e da vivência do autor, pois assim fica muito claro que ele quis criticar o totalitarismo dos governos de direita E esquerda do seu tempo. Infelizmente, muitas pessoas não conseguem questionar suas próprias convicções e enxergam a obra como lhes convém. Quem é de esquerda acha que o livro retrata a direita, e quem é de direita acha que o livro só critica a esquerda... Perdem uma ótima oportunidade de se libertar das correntes das ideologias políticas.
A questão é se quem lê sabe o que é esquerda e direita. Como no Brasil, assim como nos demais países, passou por um processo avassalador de emburrecimento coletivo pelas universidades junto com a mídia gerado pela esquerda egemônica desde décadas.
Pois é. Tem que ler o livro em um contexto ou mesmo de modo genérico. Acreditar que o grande irmão é de direita ou esquerda é um erro. Talvez, por isso, eu tenha curtido demais o Fahrenheit 451.
Andréa Santos Totalitarismo não tem ideologia. Entretanto, atualmente, é fato que a esquerda tem uma propensão maior em se tornar totalitária, por motivos óbvios, principalmente devido ao politicamente correto !
@@senhoritaleite8252 sim, o mundo atual está um caos. Tudo corrobora. A copa para muitos é uma distração. Mas se procurar, a posição do Catar no ranking de situações problemáticas, verá uma realidade que a copa trabalha para distrair.
Bom dia Tati! Esse livro é assustador, principalmente quando percebemos que muito do que foi colocado na história, "vive entre nós". Chega dar um certo enjôo.
1984 é um livro necessário e atemporal, é impressionante como o romance permanece atual! Além disso, é essencial para analisarmos o presente, relembrarmos o passado e sempre estarmos atentos/preocupados com o futuro.
1984 é um livro imortal. Passará os séculos mas ele será atual pois aborda o que a natureza humana é capaz de fazer com o indivíduo quando tem o poder absoluto.
@Vitória o tiozão do zap é um excelente professor e eu indico principalmente pra esses caras que criticam as universidades federais por serem incompetentes para lá entrarem.
Esse canal é um exemplo de cultura e criatividade! Parabéns! Sou cineasta e professor em Salvador e sempre que posso, vejo as dicas dessa moça maravilhosa e inteligente.
Depois dessa resenha e leitura de parte dos textos de apoio, você lê alguns comentários e percebe que algumas pessoas ainda não entenderam nada... É triste!
Aí vc está na universidade e escuta alguns universitários e professores indicando o livro dizendo que o autoritarismo é ruim... Mas eles defendem regimes autoritários... Fico pensando que a estratégia da novilíngua e a dissonância cognitiva já chegou a níveis irreversíveis... Às vezes me pergunto se sou eu quem estou doida, mas então percebo que só é ignorância e mediocridade... Como eles só estudam os mesmos livros, autores, pessoas de mesmo pensamento, então tudo o que foge disso é anti-científico ou teoria da conspiração...
@@bia13rayane é a geração que não consegue enxergar nada além do que dizem, são papagaios, essa geração esta destruída. Não é uma surpresa para nós que exercitamos o mínimo de raciocínio critico que existe por trás a cabeça da serpente que tudo vê e decide... só os acencefalos que não enxergam isso.
Eu também. Me destruiu. E olha que minha última leitura tinha sido O cortiço, então não tava esperando por um final que machucasse mais 😂 mas...machucou
Acabei de ler o livro agora e me bateu uma sensação de vazio enorme... eu acreditava mesmo que winston morreria com seu sonho ainda em mente, mas foi um final bem mais perturbador
Terminei o livro, achei também a leitura árida, mas também não consegui desistir. Muito atual esse livro. Se os jovens se interessem por esse livro não teríamos tantos jovens lavados pela mídia manipuladora.... Obrigada pelas suas análises adorooo.
Tatiana. Você é simplesmente brilhante. Há sessenta anos atrás em plena guerra fria de duas uma: Ou te matariam ou fariam um silêncio tão sufocante que matariam toda essa lucidez com que você abre a cabeça dos leitores. Adorei o fato da senhora sua mãe lhe ter dado o nome da mais russa das filhas de Nicolau e Alexandra. Você nos contou isso em outro vídeo. Deus abençoe esse teu lucido trabalho.
tati, varias pessoas já disseram isso mas eu preciso falar tbm: teus vídeos estão ficando cada vez melhores. A prática definitivamente leva à perfeição. Parabéns pelo vídeo incrível
Li esse livro no começo do século (em 2002, mais ou menos) para um trabalho de Sociologia quando fiz algumas disciplinas da faculdade de Jornalismo. É, disparado, um dos meus livros favoritos.
Tatiana, essa resenha sempre me deixa com vontade de ler novamente o livro. Eu li há uns 12 anos atrás, e fiquei horrorizada. Como sempre falam e voltam a falar desse livro, parece que a gente leu ontem. Gosto demais desse vídeo seu. Preciso revisitar 1984.
Muito obrigada pela descrição desse livro. Perfeita.
4 роки тому+153
Eu estou tendo muita dificuldade de ler esse livro, exatamente, pelo que vc comentou: estamos dentro da história. Dá uma angustia gigante, sufocante. Seu vídeo foi um folego pra encarar esse texto necessário.
Também dei uma estagnada na leitura. Além da angustia, a capacidade imaginativa do autor exercita minha paranoia. Ainda mais quando se cruza o conceito de polícia do pensamento e a quantidade de informações que despejamos das redes sociais que acabam sendo filtradas pelos logaritmos. Num cenário em que há acenos à vontades de totalitarismo, esse tipo de ferramentas seriam desastrosas. Ainda bem que não é o caso, não é mesmo?
Julia, ao escrever o bilhete com os dizeres "eu te amo" para um mero desconhecido, proporciona o momento de maior atrevimento da história, onde ingenuamente o leitor é levado a pensar que um mundo menos horrível é possível.
Tati, um livro que complementa a leitura de 1984 e A Revolução Dos Bichos é o Para Poder Viver da Yeonmi Park. Ela é uma Norte Coreana que após fugir de lá escreveu sobre como é a vida de quem nasceu em um regime totalitarista e escreve sobre a questão do Estado que "tudo vê", da falta de vocabulário, da propaganda, de como as pessoas não sabem que elas não tem liberdade. É muito assustador saber que nos dias de hoje tem um lugar que é muito próximo dessas distopias. Vale muito a pena ler esse livro.
Bom dia, Tatiana! Livro necessário nos dias atuais. Li há uns 5 anos atrás e certamente preciso reler pois certamente o lerei com um novo olhar. Beijos para você 😘
Cai de paraquedas aqui nesse canal. Amo ler. Gostei demais do conteúdo. Ainda não tive oportunidade de ler o livro. Mas o conheço e assisti o filme. Esse livro e o filme descreve bem o que vivemos hoje em dia. Pensar, sentir e rasciocinar é proibido. O estado sabe o que é bom para o povo. SQN
Eu li esse livro em 2014. E curiosamente, meu exemplar sumiu daqui de casa. Até hoje não sei o que aconteceu à ele. Eu o li com a mente borbulhando de coisas, confesso que fiquei com medo realmente que a polícia do pensamento iria bater na minha porta e me levar embora.
Eu fico tao maravilhado em viver estas novas tecnologias que me possibilitam ter acesso a pessoas tão notáveis como você Tatiana. Admiro muito sua generosidade por disponibilizar seus conhecimentos.
O que mais me chocou, foi que na mente sempre seremos livres. Mas quando vc chega no final e vê que o Wistom não tem essa privacidade, o O'Brien sabe de tudooooo. Isso é aterrador
Pra mim ola figura do O'Brien que até me parece uma analogia a "O cérebro" me leva a crer que ele represente entre outras coisas, alguns psiquiatras que indicavam tratamentos horríveis para "curas mentais."
Siiim, o próprio autor deixa isso claro no começo do livro que por mais que o partido tente nunca terão o controle de tudo, pois não há como saber os pensamentos individuais de cada um, porém a vigilância é tão alta e o partido é tão louco nessa questão de reprimir qualquer liberdade de pensamento que encontra uma forma “tortura” de saber tudo sobre o que outro pensa e faz! Eu cheguei a pensa que ele nunca abriria mão da sua liberdade de pensamento, morreria convicto nas suas ideias do que era certo e errado, mas a força e o experimento que fizeram com ele foi tão forte que ao fim a luta no pensamento de winston foi desnecessária, ao fim ele viu o amado sorriso do grande irmão, ele se entregou, parou com a luta interna e amou o grande irmão! Que pena, mas ao mesmo tempo que realidade dura que mts vezes até nos encontramos nesse dilema.
Terminei o livro hoje! Venho sempre aqui pra 'confirmar' o que percebi e angariar novas perspectivas! Obrigado pelos vídeos, Tatiana! Um brinde à leitura (mas com o vinho do O'Brien, não com gin victory hehe)!
Seu perfil de análise é um dos mais completos que se encontra no youtube... hoje há muitos canais de resenha literária e como é um gosto pessoal meu ouvir diferentes análises e opiniões sempre após terminar um livro posso dizer que no seu canal sempre encontro as análises mais profundas que demonstram uma pesquisa que vai muito além da opinião, recheada de comentários relevantes e referências bibliográficas, parabéns!
Li A Revolução dos Bichos no fim do mês passado, já entrei em 1984 e estou nas últimas páginas, vou resenhá-los para o meu canal Reflexões Chenguianas no UA-cam. E ainda vou adquirir essa nova edição de 1984.
Gostei de sua reflexão professora gosto muito de literatura o meu poroco padre de minha comunidade mandou nós ler este livro 1984 de Jorge well agora vou ler, que gostei de suas reflexões Maravilha beleza beijão a todos Messias parabéns do Jabaquara ok
A capacidade do Orwell de ler os acontecimentos de seu tempo é impressionante! E assustador ver como clareia nossa compreensão sobre o nosso presente. É um lido pra ser relido e digerido...
Adorei sua resenha! Conseguiu me fazer entender algumas passagens do livro que foram complicadas pra mim. E demonstrou como é importante estudar o autor e o contexto histórico também, pois é difícil entender todas as ideias que Orwell tenta passar sem isso. Qdo li, achei muito denso e forte e perdi a coragem de voltar a ler Orwell na vida! Mas, realmente, é um livro pra se pensar e deve ser lido e estudado por todos.
Parabens por sua iniciativa! Yevgeny Ivanovich Zamyatin - por vezes traduzido para português como Eugene Zamyatin ou Eugene Zamiatine. "Não existe uma revolução final. As revoluções são infinitas" e "Não quero que ninguém queira por mim - Quero querer por mim mesma." Que influenciou os romances Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, 1984, de George Orwell e Anthem, de Ayn Rand. Tive a oportunidade de ler sobre este livro no Jornal Folha de Sao Paulo, no Rio de Janeiro ano de 1997, em uma materia sobre livros que fazem parte de Bibliotecas no Brasil e no EUA, e, este me chamou a atencao, me fez procurar, e, ele ja tinha sido lançado no Brasil, e estava ou esta na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro com o titulo "A Muralha verde", mas somente consegui comprar, quando chegeui em São Paulo em um sebo, da Anima Editora edição da decada de 1980, mas ai dei de presente, e depois consegui comprar da Editora Alfa Omega (o link segue abaixo). Mas a edição da Anima Editora tem uma apresentação melhor, ai troquei os livros com minha amiga heeheheheheehe... Mas a Editora Aleph tem seus méritos, parabens também!!! @t
Quem tem problema com depressão não pode ler, só em ouvir sua explicação já me deu um sentimento de profunda tristeza de saber como pode um ser humano ser assim. Misericórdia.
4 роки тому+37
Acabei emprestando esse livro enquanto eu mesma estava lendo pra ajudar uma pessoa no TCC dela, e eu nunca mais vi meu exemplar. Fora que tinha comprado baratinho, 17 reais apenas. 😢 Mas lembro que me sentia meio sufocada lendo a história, era agoniante, agonizante...
@@camilopereira2934 hoje em dia eu empresto alguns livros, não todos. Mas empresto aqueles que penso assim: "se a pessoa não me devolver tudo bem, mais pra frente eu compro outro". Agora há outros que não vai mesmo! Hahahaha
Boa noite, prazer em conhecer este canal e voce Tatiana Feltrin...quero acompanhar e curtir como tambem compartilhar.....
4 роки тому+18
Oi, Tatiana, tudo bem? Sou o tradutor da nova edição do Silmarillion (e também de A Queda de Gondolin, O Hobbit e Árvore e Folha, todos do Tolkien). Acho que valeria a pena você citar a minha nota inicial com mais acurácia: "A opção central foi pelo arcaísmo ou, PARA SER MAIS PRECISO, pelo uso de palavras que possuem uma história relativamente longa no nosso idioma (...) optei por usar, predominantemente, termos que estão presentes em português pelo menos desde os séculos XVI e XVII, o que equivale de modo bastante preciso ao vocabulário MODERADAMENTE ARCAICO, mas SEMPRE COMPREENSÍVEL, de O Silmarillion". Então, se você esperava galego-português, faltou um pouco mais de atenção à nota, certo? Mesmo assim: "hostes", "cousa", "mudadiços", "feros", "tesos" (com o significado de "montículo funerário") e, o meu favorito, "alferes" no sentido etimológico (não a patente, mas a função de porta-estandarte de um rei) não são português corrente do século 21, assim como "fell", "fey" ou "host" não são as palavras mais usadas no inglês de meados do século 20. É seu direito não gostar da sintaxe da tradução, mas posso te garantir que nada do que está ali foi feito sem ser pensado. Pelo contrário: meu referencial teórico é a tradução estrangeirizadora. Se te pareceu esquisito, portanto, saiba que eu poderia facilmente ter feito do jeito "fluido", "gostoso". Mas não quis fazer desse jeito porque o Silma é essencialmente um texto "esquisito" em inglês -- ainda bem! -- e, na minha opinião, tem de ficar "esquisito" em português. Pode ser que eu tenha fracassado, e inegavelmente cometi alguns erros chatos ao longo do caminho, mas não foi por ignorância ou descuido. Abraço!
Terminei a leitura agora. O livro é fantástico. Há dentro deste livro; o que tornou-se a “ressignificação política” para muito além da atualidade o processo de modificação que está impregnado no sistema que é feito pelo homem sobre tudo a definição de poder por si. É importante ressaltar aqui como o poder molda a verdade subjugando a compreensão. O poder político humano que está não só presente na política de partidos, mas empresariais, religiosos educacionais e todos os sistemas políticos que a vida em sociedade nos introduzis. Todos eles tem algo em comum, um ideal de verdade que é por si só é uma distopia a medida que delimita a individualidade humana e passa a sensação de pertencimento a um estado de coisas que nós é atribuído, doutrinado e falseado. O “vilão” o cara é fantástico. Kkk vou estudar este livro para fazer uma crítica mais geral por que vale a pena. Para quem não leu este livro leia, mas mas leia de mente aberta, sem pensar em partidos políticos ou fazer comparações rasas com a atualidade, pense no que é ser humano e terá um resultado de interpretação superior desta obra que é sim política, filosófica, antropológica, psicológica e humana.
George Orwell é (isso mesmo: é) tão fantástico que esse livro se adequa a qualquer governo. É tolo defender que ele fale da esquerda, da direita, de centro, de comunismo, de socialismo... Ele é muito mais que isso. Ele fala de todos esses sistemas. É lindo,lindo! Leio esse livro todos os anos. Ele sempre está nas minhas listas.
@@eteixeira3532 , amado, o que quis dizer é que, caso queiras ler, olhando um pouco adiante do horizonte, poderás adaptar esse livro a qualquer regime, a qualquer governo. Perdoe-me por não vê-lo como vês. Viu, com George e fantástico?! Isso é lindo. 🤗
@@eteixeira3532 leia umas dez vezes e vai entender a metáfora do socialismo, vc está pegando só uma interpretação semântica da palavra socialismo, cuidado pra sua ideologia não te cegar como está cirurgicamente em 1984
muito obg por mostrar a um pouco do resumo desse livro,eu tenho um exemplar que ganhei de presente de aniversario de minha esposa,adorei e quando terminar de ler Pai rico e pai pobre vou devorar pagina por pagina, shou!
Que conversa imaginaria boa eu tive agora em concordância com o seu vídeo, a sua análise assim como o livro me prendeu do início ao fim, parabéns seu trabalho
Estava pensando a mesma coisa. Ferramentas aparentemente democráticas e inofensivas inicialmente. Quais serão as próximas maravilhas, quando estas ficarem absoletas?
Lembro de uma amiga dizendo que odiava o próprio pai porque ele apoiava o bolsonaro. lembra o que o Obrien diz sobre os filhos não terem nem apego com os pais e denuncia-los ao partido.
Uma coisa interessante que eu achei de 1984 é que ele me lembra Matrix pois, o futuro nunca chega e o passado é sempre reescrito (está sempre em mudança) logo, em 1984 eles vivem apenas um presente imutável onde não nem mesmo há parâmetros para dimensionar se houve ou não alguma mudança (vide o caso do chocolate, para quem leu o livro)...
Tatiana, é a primeira vez que tenho contato com um conteúdo seu. Achei bem interessante a forma como traz sua contribuição. Vi outros vídeos sobre o livro muito superficiais. O seu traz visões que abrem mais a mente para perguntas. Parabéns e muito obrigada.
_“De maneira permanente, uma sociedade hierárquica só é possível na base da pobreza e da ignorância.”_ - 1984, George Orwell
Essa frase é muito marcante
Acabei de lê e grifar essa frase no livro.
Pois é, em outras palavras, a nossa sociedade é estruturada através da corrupção, da desigualdade e da exploração
Agora troque sociedade hierárquica por modelo econômico. Você vai perceber qual é o verdadeiro problema.
ignorancia é força
_"Chegará o dia em que teremos que provar ao mundo que a grama é verde.
"_
(
G. K. Chesterton)
Já chegou. Praticamente todos já estão dizendo hoje que ela é vermelha e não tem jeito de você fazê-los enxergar a realidade, pois a "dissonância cognitiva" já os dominou.
Ela poderia ter Jesus no quadro na parede.
@@eusoueuzinha 👏
@@paulodeoliveiramendoncadeo5432 ?
Ou que a Terra é redonda
"Quem controla o passado, controla o futuro.
Quem controla o presente, controla o passado."
Logo, quem controla o presente, controla o futuro.
Absolutamente NADA está sob controle.
Rage Against The Machine - Testify cantam exatamente esse trecho.
Who controls the present now?
@@CarlosHenrique-ly9lg pra mim quem controla o presente patina no passado
"Um leitor vive mil vidas antes de morrer. Um homem que nunca lê vive apenas uma"
GEORGE R.R. . MARTIN.
Os lemas do partido:
Guerra é Paz
Liberdade é Escravidão
Ignorância é Força.
Estou lendo to no final já.
@@Nietzsche_Sincero eu li o último parágrafo 3 vezes para entender o que aconteceu
Tem filme do livro no UA-cam
@@DiegoRobertoFdH Farei o mesmo.
@@GabrielSilva-po2qx me manda o link por favor.
Eu fiquei deprimido ao terminar de ler esse livro porque é impossível não linkar os fatos narrados nessa história com os dias atuais. O mundo não tem esperança.
“Se há esperança, é nos proletas” mas quando irão acordar do pesadelo aonde vivem ? Quando vão se dar conta de que a vida poderia ser bem mais do que tudo aquilo ? É realmente desesperançoso a realidade do final do livro, a supressão da liberdade individual, a total entrega dos seus pensamentos, convicções à realidade do partido! Terminei de ler ontem, linkei mts características do livro com laranja mecânica, a tortura até o indivíduo se entregar por inteiro e já não ser mais naturalmente quem era e sim fruto do experimento que passou, lembro de uma frase em laranja mecânica que diz “Deus quer a bondade ou a escolha da bondade? Um homem que escolhe ser mau talvez seja, de algum modo, melhor do que um homem a quem o bem foi imposto?” O partido já não faz nem a separação do que é bom ou mau, contanto que seja bom para ele, os experimentos justificam toda ação contra qualquer um…
A esperança se chama Bitcoin
Já passou, irmão.
A esperança se chama Jesus Cristo
Sempre há esperança
Um dos meus livros preferidos da vida... Concordo que o livro deva ser lido dentro do contexto de sua época e da vivência do autor, pois assim fica muito claro que ele quis criticar o totalitarismo dos governos de direita E esquerda do seu tempo. Infelizmente, muitas pessoas não conseguem questionar suas próprias convicções e enxergam a obra como lhes convém. Quem é de esquerda acha que o livro retrata a direita, e quem é de direita acha que o livro só critica a esquerda... Perdem uma ótima oportunidade de se libertar das correntes das ideologias políticas.
o regime presente no livro é chamado de "socialismo inglês"....
"direita e esquerda"
O partido é o IngSoc. O Orwell adorava fazer sátira ao stalinismo.
A questão é se quem lê sabe o que é esquerda e direita. Como no Brasil, assim como nos demais países, passou por um processo avassalador de emburrecimento coletivo pelas universidades junto com a mídia gerado pela esquerda egemônica desde décadas.
Pois é. Tem que ler o livro em um contexto ou mesmo de modo genérico.
Acreditar que o grande irmão é de direita ou esquerda é um erro.
Talvez, por isso, eu tenha curtido demais o Fahrenheit 451.
Andréa Santos Totalitarismo não tem ideologia. Entretanto, atualmente, é fato que a esquerda tem uma propensão maior em se tornar totalitária, por motivos óbvios, principalmente devido ao politicamente correto !
O último parágrafo desse livro é de apertar(destruir) o coração.
Acabei de ler.E vc tem toda razão.
@@vf12355 o que fala?
Fui obrigado a me emocionar quando li ele ...
Cara...
Verdade. Dá um calafrio na espinha
"A esperança está nos proletas!" Pobre Winston.
Não há esperança, essa é a realidade.
@@phellipefreitasmesquita1504 O mundo só irá afundar mais ainda. Está tudo descrito na bíblia.
@@senhoritaleite8252 sim, o mundo atual está um caos. Tudo corrobora. A copa para muitos é uma distração. Mas se procurar, a posição do Catar no ranking de situações problemáticas, verá uma realidade que a copa trabalha para distrair.
A esperança é YHWH
Eu fiquei em um estado de tristeza e desesperança profunda depois de ler esse livro, e durou por dias. Uma obra marcante e perturbadora.
Nenhuma outra distopia me apavorou tanto quanto "1984".
Existe uma distopia muito pior, a realidade que vivemos.
Ele foi o que mais me deu medo, mas o que mais me desesperou foi "o conto da aia"
Vc já leu "Cântico", da Ayn Rand?
@@gabykitsune eu não consigo assistir a serie de tão angustiante que é, dói.
Admirável novo mundo é melhor
Ela fala por 20 minutos e parece 5 de tão bom é ouvi-la.
A melhor de todas
Bom dia Tati!
Esse livro é assustador, principalmente quando percebemos que muito do que foi colocado na história, "vive entre nós".
Chega dar um certo enjôo.
Desligue a webcam que ficará mais seguro hehe
As teletelas estão em todos os lugares inclusive em casa.
Esse livro diz respeito ao anti Cristo que surgirá, o grande irmão
O jeito que a Tati segura e maneja os livros é satisfatório demaaaais
1984 é um livro necessário e atemporal, é impressionante como o romance permanece atual! Além disso, é essencial para analisarmos o presente, relembrarmos o passado e sempre estarmos atentos/preocupados com o futuro.
Verdade
👏
O livro é incrível! Fiquei agoniado com esse O’brien
1984 é um livro imortal. Passará os séculos mas ele será atual pois aborda o que a natureza humana é capaz de fazer com o indivíduo quando tem o poder absoluto.
nao li o Livro, mas ele e tão atual, que hj vivemos algumas, citadas no livro...
Leia, pois é muito bom. Pegue o A Revolução dos Bichos também. Os 2 mudarão sua forma de observar a realidade que vivemos.
Se não leu, como sabe?
@@Anavanceline Resumo da net kkk
Desculpe mas eu vou ter que falar.
Gente com verificado comentando com coisa genérica.
@Vitória o tiozão do zap é um excelente professor e eu indico principalmente pra esses caras que criticam as universidades federais por serem incompetentes para lá entrarem.
Esse canal é um exemplo de cultura e criatividade! Parabéns! Sou cineasta e professor em Salvador e sempre que posso, vejo as dicas dessa moça maravilhosa e inteligente.
Claudio Factum ela é craque demais
"Se você quer formar uma imagem de futuro, imagine uma bota pisoteando um rosto humano - para sempre" 1984 - George Orwell
Depois dessa resenha e leitura de parte dos textos de apoio, você lê alguns comentários e percebe que algumas pessoas ainda não entenderam nada... É triste!
Aí vc está na universidade e escuta alguns universitários e professores indicando o livro dizendo que o autoritarismo é ruim... Mas eles defendem regimes autoritários... Fico pensando que a estratégia da novilíngua e a dissonância cognitiva já chegou a níveis irreversíveis... Às vezes me pergunto se sou eu quem estou doida, mas então percebo que só é ignorância e mediocridade... Como eles só estudam os mesmos livros, autores, pessoas de mesmo pensamento, então tudo o que foge disso é anti-científico ou teoria da conspiração...
@@bia13rayane é a geração que não consegue enxergar nada além do que dizem, são papagaios, essa geração esta destruída.
Não é uma surpresa para nós que exercitamos o mínimo de raciocínio critico que existe por trás a cabeça da serpente que tudo vê e decide... só os acencefalos que não enxergam isso.
Terminei ontem li os dois "A revolução dos bichos" e o "1984" simplesmente incrível.
E sim fiquei meio paranóico.
ah...a manipulação da linguagem...a polícia do pensamento...
😙
No Brasil chamam isso de "politicamente correto".
Ah os "progressistas"...
@@caixadepandora8197 no Brasil chamam isso de Bolsonarismo, onde uma legião de zumbis acreditam piamente em qualquer asneira dita por seu líder.
@@cWjkL8ysxOkrH66 O BolsoLulismo brasileiro é a síntese orwelliana a pleno vapor.
Esse livro descreve muito bem sobre o que vivemos sob a ditadura do politicamente correto no Brasil e do progressismo.
Verdade
Poisé
Tem coisa pior.
É por aí mesmo. E um monte de gente batendo palma e pedindo "manda mais".
13:00 " Se O'brien pensar que pode flutuar como uma bolha e eu pensar que eu o vi flutuando, logo pode se tornar uma verdade." - 1984.
Esse talvez seja o livro mais pesado que eu já li. A angústia que ele traz é muito incomum.
Amor ao Grande Irmão.
O Grande Irmao SEMPRE está olhando pra vc.
"Winston amava o Grande Irmão". Chorei
Me too
Puta que pariu, essa parte me quebrou
Eu também. Me destruiu. E olha que minha última leitura tinha sido O cortiço, então não tava esperando por um final que machucasse mais 😂 mas...machucou
Acabei de ler o livro agora e me bateu uma sensação de vazio enorme... eu acreditava mesmo que winston morreria com seu sonho ainda em mente, mas foi um final bem mais perturbador
@@0C440 eu terminei hoje o meu também, acho que o autor quis fugir do clichê.
Terminei o livro, achei também a leitura árida, mas também não consegui desistir. Muito atual esse livro. Se os jovens se interessem por esse livro não teríamos tantos jovens lavados pela mídia manipuladora.... Obrigada pelas suas análises adorooo.
Tatiana. Você é simplesmente brilhante. Há sessenta anos atrás em plena guerra fria de duas uma: Ou te matariam ou fariam um silêncio tão sufocante que matariam toda essa lucidez com que você abre a cabeça dos leitores. Adorei o fato da senhora sua mãe lhe ter dado o nome da mais russa das filhas de Nicolau e Alexandra. Você nos contou isso em outro vídeo. Deus abençoe esse teu lucido trabalho.
Meu livro favorito resenhado pela minha booktuber favorita! Que belo domingo, meus amigos, que belo domingo!!
Eu li esse livro há uns 5 anos atrás e fiquei assustado com as coincidências com a realidade.
tati, varias pessoas já disseram isso mas eu preciso falar tbm: teus vídeos estão ficando cada vez melhores. A prática definitivamente leva à perfeição. Parabéns pelo vídeo incrível
"Disciplina é liberdade; Compaixão é fortaleza; Ter bondade é ter coragem" - Legião Urbana
Por causa desse livro eu parei de seguir as ideias de um "determinado grupo" na faculdade. Obrigado Orwell!
É por isso que não vemos "professores" indicando a leitura de livros assim.
Eu mudei meu pensamento totalmente. É um livro maravilhoso
eu tbm
Li esse livro no começo do século (em 2002, mais ou menos) para um trabalho de Sociologia quando fiz algumas disciplinas da faculdade de Jornalismo. É, disparado, um dos meus livros favoritos.
Por um milagre, nesse ano, é o livro "1984", o indicado para a prova de Redação da UERJ..., esperançosa Brasil.
Tatiana, essa resenha sempre me deixa com vontade de ler novamente o livro. Eu li há uns 12 anos atrás, e fiquei horrorizada. Como sempre falam e voltam a falar desse livro, parece que a gente leu ontem. Gosto demais desse vídeo seu. Preciso revisitar 1984.
1984 foi a porta de entrada para as grandes distopias. Um livro que carrego comigo desde então. Maravilhoso e inigualável pra mim.
Muito obrigada pela descrição desse livro. Perfeita.
Eu estou tendo muita dificuldade de ler esse livro, exatamente, pelo que vc comentou: estamos dentro da história. Dá uma angustia gigante, sufocante. Seu vídeo foi um folego pra encarar esse texto necessário.
Também dei uma estagnada na leitura. Além da angustia, a capacidade imaginativa do autor exercita minha paranoia. Ainda mais quando se cruza o conceito de polícia do pensamento e a quantidade de informações que despejamos das redes sociais que acabam sendo filtradas pelos logaritmos. Num cenário em que há acenos à vontades de totalitarismo, esse tipo de ferramentas seriam desastrosas. Ainda bem que não é o caso, não é mesmo?
Eu tô na mesma, já estava até desistindo de ler
tive a mesma sensação, inclusive o medo de acabar com o mesmo futuro, de alguma forma sendo obrigada a acreditar no q dizem... é assustador.
adoro que ela já chega falando, sem enrolar.
Julia, ao escrever o bilhete com os dizeres "eu te amo" para um mero desconhecido, proporciona o momento de maior atrevimento da história, onde ingenuamente o leitor é levado a pensar que um mundo menos horrível é possível.
sua foto faz referência ao mito de sisifo?
Tati, um livro que complementa a leitura de 1984 e A Revolução Dos Bichos é o Para Poder Viver da Yeonmi Park. Ela é uma Norte Coreana que após fugir de lá escreveu sobre como é a vida de quem nasceu em um regime totalitarista e escreve sobre a questão do Estado que "tudo vê", da falta de vocabulário, da propaganda, de como as pessoas não sabem que elas não tem liberdade. É muito assustador saber que nos dias de hoje tem um lugar que é muito próximo dessas distopias. Vale muito a pena ler esse livro.
além deste tem o livro "nada a Invejar" da Barbara Demick
estou lendo 1984 e sempre imagino que na KN deve ser mais ou menos assim. Viu os militares chorando junto com o sósia do Kim-Jong-Un?
Bom dia, Tatiana!
Livro necessário nos dias atuais. Li há uns 5 anos atrás e certamente preciso reler pois certamente o lerei com um novo olhar.
Beijos para você 😘
Eu to terminando de ler é incrível.
Cai de paraquedas aqui nesse canal. Amo ler.
Gostei demais do conteúdo.
Ainda não tive oportunidade de ler o livro.
Mas o conheço e assisti o filme.
Esse livro e o filme descreve bem o que vivemos hoje em dia. Pensar, sentir e rasciocinar é proibido. O estado sabe o que é bom para o povo. SQN
Terminei leitura de 1984 no final do mês passado. Impressionante! não tem como não fazer comparações com o presente.
Interessante como a Tatiana conseguiu passar as muitas sensações que temos ao ler 1984
Já li esse livro duas vezes e essa resenha me fez querer ler novamente. Clássico atemporal!!
Verdadeiramente um livro q prende pelo “incômodo” ... eu li em três dias na quarentena ! 😂😂😂
Exatamente, falou tudo!
Eu li esse livro em 2014. E curiosamente, meu exemplar sumiu daqui de casa. Até hoje não sei o que aconteceu à ele.
Eu o li com a mente borbulhando de coisas, confesso que fiquei com medo realmente que a polícia do pensamento iria bater na minha porta e me levar embora.
Eu fico tao maravilhado em viver estas novas tecnologias que me possibilitam ter acesso a pessoas tão notáveis como você Tatiana.
Admiro muito sua generosidade por disponibilizar seus conhecimentos.
Bem semelhante ao amor venceu.
Muito atual
Pensei a mesma coisa...
Sem dúvidas a resenha mais sofisticada de 1984. É uma explicação bem requintada. Meus parabéns.
O que mais me chocou, foi que na mente sempre seremos livres. Mas quando vc chega no final e vê que o Wistom não tem essa privacidade, o O'Brien sabe de tudooooo. Isso é aterrador
cheguei até imaginar se esse livro era da mesma energia que "Clube da luta"
@@leticialima7759 caralhooooo sim!!! chegou a um ponto que eu nem entendia mais se o o'brien era real ou coisa da cabeça do wiston kkkkk
Pra mim ola figura do O'Brien que até me parece uma analogia a "O cérebro" me leva a crer que ele represente entre outras coisas, alguns psiquiatras que indicavam tratamentos horríveis para "curas mentais."
Sim!!!
Siiim, o próprio autor deixa isso claro no começo do livro que por mais que o partido tente nunca terão o controle de tudo, pois não há como saber os pensamentos individuais de cada um, porém a vigilância é tão alta e o partido é tão louco nessa questão de reprimir qualquer liberdade de pensamento que encontra uma forma “tortura” de saber tudo sobre o que outro pensa e faz! Eu cheguei a pensa que ele nunca abriria mão da sua liberdade de pensamento, morreria convicto nas suas ideias do que era certo e errado, mas a força e o experimento que fizeram com ele foi tão forte que ao fim a luta no pensamento de winston foi desnecessária, ao fim ele viu o amado sorriso do grande irmão, ele se entregou, parou com a luta interna e amou o grande irmão! Que pena, mas ao mesmo tempo que realidade dura que mts vezes até nos encontramos nesse dilema.
Terminei o livro hoje! Venho sempre aqui pra 'confirmar' o que percebi e angariar novas perspectivas! Obrigado pelos vídeos, Tatiana! Um brinde à leitura (mas com o vinho do O'Brien, não com gin victory hehe)!
Seu perfil de análise é um dos mais completos que se encontra no youtube... hoje há muitos canais de resenha literária e como é um gosto pessoal meu ouvir diferentes análises e opiniões sempre após terminar um livro posso dizer que no seu canal sempre encontro as análises mais profundas que demonstram uma pesquisa que vai muito além da opinião, recheada de comentários relevantes e referências bibliográficas, parabéns!
Parabéns Tatiana pelo seu excelente comentário.
Esperando vídeo de domingo revendo esse ❤️
Li o livro. Impressionante a semelhança com o que vivemos hoje.
Li A Revolução dos Bichos no fim do mês passado, já entrei em 1984 e estou nas últimas páginas, vou resenhá-los para o meu canal Reflexões Chenguianas no UA-cam. E ainda vou adquirir essa nova edição de 1984.
Gostei de sua reflexão professora gosto muito de literatura o meu poroco padre de minha comunidade mandou nós ler este livro 1984 de Jorge well agora vou ler, que gostei de suas reflexões Maravilha beleza beijão a todos Messias parabéns do Jabaquara ok
1984, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência
Excelênte! O livro e a voz de quem o resume! Parabéns.
Só amor pela Tati ❤️❤️❤️esperei ansiosamente por está resenha !!! Professores de História agradecem pelo seu canal ,muito obrigada!!!!
Eu também,sou professor de história na rede estadual paulista
A capacidade do Orwell de ler os acontecimentos de seu tempo é impressionante! E assustador ver como clareia nossa compreensão sobre o nosso presente. É um lido pra ser relido e digerido...
Adorei sua resenha!
Conseguiu me fazer entender algumas passagens do livro que foram complicadas pra mim. E demonstrou como é importante estudar o autor e o contexto histórico também, pois é difícil entender todas as ideias que Orwell tenta passar sem isso.
Qdo li, achei muito denso e forte e perdi a coragem de voltar a ler Orwell na vida!
Mas, realmente, é um livro pra se pensar e deve ser lido e estudado por todos.
g9 Marcia Leia a Revolução dos Bichos. Outra obra dele. É tão bom quanto o 1984, de leitura mais fácil também.
Esse livro para mim foi surpreende, muitas reflexões. Essa leitura me prendeu.
Lembrei da frase: O trabalho liberta.
quem disse isso tinha muitos interesses! não era imparcial
@DXT Agenciamentos. Essa frase foi escrita nos portões dos Campos de concentração nazista.
@@hannahrocco Fiz referência ao campo de concentração na Polônia que possuía está frase na entrada. Realmente controle da pessoas não desejável.
@DXT Agenciamentos com certeza. Mas fiz referência ao campo de concentração que possuía essa frase na entrada.
@@susanamozza foi ironia. Não sou contra o trabalho. Mas quis me referir a uma tragédia que já aconteceu na Polônia. O campo de concentração.
Essa capa é muito linda.
Tatiana falando de livros é a coisa mais linda
Parabens por sua iniciativa!
Yevgeny Ivanovich Zamyatin - por vezes traduzido para português como Eugene Zamyatin ou Eugene Zamiatine.
"Não existe uma revolução final. As revoluções são infinitas" e "Não quero que ninguém queira por mim - Quero querer por mim mesma."
Que influenciou os romances Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, 1984, de George Orwell e Anthem, de Ayn Rand.
Tive a oportunidade de ler sobre este livro no Jornal Folha de Sao Paulo, no Rio de Janeiro ano de 1997, em uma materia sobre livros que fazem parte de Bibliotecas no Brasil e no EUA, e, este me chamou a atencao, me fez procurar, e, ele ja tinha sido lançado no Brasil, e estava ou esta na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro com o titulo "A Muralha verde", mas somente consegui comprar, quando chegeui em São Paulo em um sebo, da Anima Editora edição da decada de 1980, mas ai dei de presente, e depois consegui comprar da Editora Alfa Omega (o link segue abaixo). Mas a edição da Anima Editora tem uma apresentação melhor, ai troquei os livros com minha amiga heeheheheheehe...
Mas a Editora Aleph tem seus méritos, parabens também!!!
@t
que edição linda meu deus😭😭
Quem tem problema com depressão não pode ler, só em ouvir sua explicação já me deu um sentimento de profunda tristeza de saber como pode um ser humano ser assim. Misericórdia.
Acabei emprestando esse livro enquanto eu mesma estava lendo pra ajudar uma pessoa no TCC dela, e eu nunca mais vi meu exemplar. Fora que tinha comprado baratinho, 17 reais apenas. 😢
Mas lembro que me sentia meio sufocada lendo a história, era agoniante, agonizante...
Senti a mesma coisa kkk Demorei a terminar de ler, mas é hoje o melhor livro que já li
@@kote6915 é verdade, eu nem conseguia ler de forma corrida, muito tenso.
consegui comprar em um sebo por 10, 00 reais, intacto e lindo.
Livro e namorado não se empresta
@@camilopereira2934 hoje em dia eu empresto alguns livros, não todos. Mas empresto aqueles que penso assim: "se a pessoa não me devolver tudo bem, mais pra frente eu compro outro". Agora há outros que não vai mesmo! Hahahaha
Obrigado. Ninguém havia feito resenha com esta edição. Agora só me resta comprar.
Bom dia, Tati. Esse livro na semana da censura de Machado de Assis é imprescindível.
Estou lendo esta obra neste exato momento. Obrigado pelo conteúdo.
1984 é um dos meus livros favoritos, sempre releio apesar do final sempre me deixar triste e desesperançosa. Ótima avaliação e ótimo vídeo.
Tive uma professora com esse mesmo sobrenome, de nome Telma, excelente professora mudou muito minha forma de ver o mundo
Faça uma resenha de Os Lusíadas de Camões.
😂😂😂😂😂😂 Tá de sacanagem! 😒
Boa noite, prazer em conhecer este canal e voce Tatiana Feltrin...quero acompanhar e curtir como tambem compartilhar.....
Oi, Tatiana, tudo bem? Sou o tradutor da nova edição do Silmarillion (e também de A Queda de Gondolin, O Hobbit e Árvore e Folha, todos do Tolkien). Acho que valeria a pena você citar a minha nota inicial com mais acurácia: "A opção central foi pelo arcaísmo ou, PARA SER MAIS PRECISO, pelo uso de palavras que possuem uma história relativamente longa no nosso idioma (...) optei por usar, predominantemente, termos que estão presentes em português pelo menos desde os séculos XVI e XVII, o que equivale de modo bastante preciso ao vocabulário MODERADAMENTE ARCAICO, mas SEMPRE COMPREENSÍVEL, de O Silmarillion". Então, se você esperava galego-português, faltou um pouco mais de atenção à nota, certo? Mesmo assim: "hostes", "cousa", "mudadiços", "feros", "tesos" (com o significado de "montículo funerário") e, o meu favorito, "alferes" no sentido etimológico (não a patente, mas a função de porta-estandarte de um rei) não são português corrente do século 21, assim como "fell", "fey" ou "host" não são as palavras mais usadas no inglês de meados do século 20. É seu direito não gostar da sintaxe da tradução, mas posso te garantir que nada do que está ali foi feito sem ser pensado. Pelo contrário: meu referencial teórico é a tradução estrangeirizadora. Se te pareceu esquisito, portanto, saiba que eu poderia facilmente ter feito do jeito "fluido", "gostoso". Mas não quis fazer desse jeito porque o Silma é essencialmente um texto "esquisito" em inglês -- ainda bem! -- e, na minha opinião, tem de ficar "esquisito" em português. Pode ser que eu tenha fracassado, e inegavelmente cometi alguns erros chatos ao longo do caminho, mas não foi por ignorância ou descuido. Abraço!
Terminei a leitura agora. O livro é fantástico. Há dentro deste livro; o que tornou-se a “ressignificação política” para muito além da atualidade o processo de modificação que está impregnado no sistema que é feito pelo homem sobre tudo a definição de poder por si. É importante ressaltar aqui como o poder molda a verdade subjugando a compreensão. O poder político humano que está não só presente na política de partidos, mas empresariais, religiosos educacionais e todos os sistemas políticos que a vida em sociedade nos introduzis. Todos eles tem algo em comum, um ideal de verdade que é por si só é uma distopia a medida que delimita a individualidade humana e passa a sensação de pertencimento a um estado de coisas que nós é atribuído, doutrinado e falseado. O “vilão” o cara é fantástico. Kkk vou estudar este livro para fazer uma crítica mais geral por que vale a pena. Para quem não leu este livro leia, mas mas leia de mente aberta, sem pensar em partidos políticos ou fazer comparações rasas com a atualidade, pense no que é ser humano e terá um resultado de interpretação superior desta obra que é sim política, filosófica, antropológica, psicológica e humana.
Até hoje, a experiência literária mais impactante que tive. Fiquei com o estômago embrulhado por dias depois que li
E 'assim caminha a humanidade'. Simples!! Oh 'admirável mundo novo", você está aí, embora muitos não o vejam!!
George Orwell é (isso mesmo: é) tão fantástico que esse livro se adequa a qualquer governo. É tolo defender que ele fale da esquerda, da direita, de centro, de comunismo, de socialismo... Ele é muito mais que isso. Ele fala de todos esses sistemas. É lindo,lindo!
Leio esse livro todos os anos. Ele sempre está nas minhas listas.
Todos!?
ele cita no próprio livro o nome do regime vigente, que se chama "socialismo inglês", não se trata de QUALQUER regime, tem nome e endereço.
@@eteixeira3532 , amado, o que quis dizer é que, caso queiras ler, olhando um pouco adiante do horizonte, poderás adaptar esse livro a qualquer regime, a qualquer governo.
Perdoe-me por não vê-lo como vês.
Viu, com George e fantástico?! Isso é lindo.
🤗
@@eteixeira3532 leia umas dez vezes e vai entender a metáfora do socialismo, vc está pegando só uma interpretação semântica da palavra socialismo, cuidado pra sua ideologia não te cegar como está cirurgicamente em 1984
Então porque este livro foi proibido em países Comunistas ?
muito obg por mostrar a um pouco do resumo desse livro,eu tenho um exemplar que ganhei de presente de aniversario de minha esposa,adorei e quando terminar de ler Pai rico e pai pobre vou devorar pagina por pagina, shou!
Tenho vontade de ler este livro desde quando ele foi citado no Enem em 2018 nas questões de inglês. Inclusive eu usei ele na redação
Que conversa imaginaria boa eu tive agora em concordância com o seu vídeo, a sua análise assim como o livro me prendeu do início ao fim, parabéns seu trabalho
Parabéns pelo excelente trabalho! Recomendo a leitura da distopia Cântico (Anthem na versão em inglês) da Ayn Rand.
Excelente análise 👏👏👏
Esse livro mais recente c essas análises de escritores segundo contextos de cada época é mto interessante!
A polícia do pensamento, hoje, chama-se "redes sociais", especialmente facebook e Whatsapp.
A polícia do pensamento da atualidade é o Twitter, é lá que decidem quem vai ser cancelado ou não de acordo com o que a pessoa pensa/opina
Estava pensando a mesma coisa. Ferramentas aparentemente democráticas e inofensivas inicialmente. Quais serão as próximas maravilhas, quando estas ficarem absoletas?
Lembro de uma amiga dizendo que odiava o próprio pai porque ele apoiava o bolsonaro. lembra o que o Obrien diz sobre os filhos não terem nem apego com os pais e denuncia-los ao partido.
Whatsaap onde ? Ta falando merda. Se trocar pelo twitter faz sentido.
Verdade! Qualquer expressão mais forte que possamos deixar em evidência, eles nos bloqueiam.
Eu o acho emocionante. Parabéns pelo vídeo ! Eu comprei essa edição. Tá linda!
Uma coisa interessante que eu achei de 1984 é que ele me lembra Matrix pois, o futuro nunca chega e o passado é sempre reescrito (está sempre em mudança) logo, em 1984 eles vivem apenas um presente imutável onde não nem mesmo há parâmetros para dimensionar se houve ou não alguma mudança (vide o caso do chocolate, para quem leu o livro)...
Obg. Ouvi em áudio todo o livro, ouvi seu comentário esclarecedor e agora ler o livro🤗
Comprei ele ontem. Estou na espera! 🤗
Leitura muito boa para que possamos refletir sobre os acontecimentos atuais! Adorei lê-lo!
Nossa! Tudo que o que acontece hoje! Emburrecimento na Educação paulofreiriana!
Parabéns professora adoro sua reflexão gosto muito de literatura filosofia abraço Messias Boa noite
É um livro vanguardista rssr. Muito forte, li e confesso que fiquei muito tempo " matutando" essa distopia
Tatiana, é a primeira vez que tenho contato com um conteúdo seu. Achei bem interessante a forma como traz sua contribuição. Vi outros vídeos sobre o livro muito superficiais. O seu traz visões que abrem mais a mente para perguntas. Parabéns e muito obrigada.