Já dizia meu avô que "quem veste a carapuça acaba passando o recibo". O povo tá deixando escapar a verdadeira mensagem que o cara do vídeo quis passar e se preocupou demais em criticá-lo. O que eu entendi foi que a parte do "não SEJA um otário" é apenas para aqueles que juram de pés juntos que a troca do lubrificante deve ser respeitada seguindo-se o conselho de um vendedor de uma loja de óleo qualquer, tipo "troca a cada 1.000" e ignorar todo um trabalho de uma equipe de engenheiros que estudaram e desenvolveram um manual de modo a otimizar o funcionamento de uma moto. Daí você se apega a uma verdadeira lenda brasileira (sim porque lá fora absolutamente ninguém diz que troca de óleo com 1.000 faz sentido, eles vão é dar risada da sua cara). Então te digo o seguinte: minha Virago 535, esse ano, completa 15 anos de idade. Tá com quase 120.000. Eu SEMPRE segui o manual NACIONAL à risca quanto à troca do lubrificante e do filtro. Óleo a cada 5.000 (ou 6 meses), filtro de óleo a cada 10.000 (ou um ano) e troca do óleo do cardã a cada 20.000 (ou 2 anos). Até deixei as datas de trocas marcadas no calendário do meu celular para me lembrar. Daí, antes desse Natal 2014, levei minha moto para uma revisão com meu mecânico de confiança de longa data. Veja a "lista" do que precisei trocar: 1 filtro de ar, 2 velas, RECOMENDAÇÃO de troca de disco de freio (que ainda não foi feita), pastilhas de freio, 1 cabo de embreagem e 1 de freio (trocas a meu pedido) e 1 pneu dianteiro. Fui elogiado barbaridade pela conservação do motor e me disseram que "roda mais 120.000 tranquilo". Agora, se vc tem dinheiro pra jogar fora trocando cerca de 3 litros de óleo (ou mais, dependendo da moto) a cada 1.000 ou 3.000, tudo bem. Mas saiba que isso não é apenas desperdício de dinheiro, mas troca de óleo com alta frequência e fora do padrão é uma desgraça pro meio ambiente.
E ai beleza o manual que citei no video e do estado da Califórnia EUA la acredito que deve chegar a mais de 40 graus com certeza, mas cada um faz o que acha certo abraço.
Calma cara talvez ele não tenha tanta experiência quanto você beleza,dai você debate com ele ,uma troca de informações que tal ai todo mundo ganha acredito que ele só quis ajudar igual a você mesmo com critica valeu??
Olá meus caros, li alguns dos comentários deste esplendido vídeo, pela boa vontade em explicar o bom tempo de vida útil do óleo. Na verdade pelo que pesquisei sobre óleos para motor e para transmissão primária. é que existe o fator tempo/uso dos lubrificantes, neste caso um sistema de transmissão cardan (vindo do Italiano Gerolamo Cardano que idealizou e inventou o mecanismo) sem muito aquecimento e baixo giro, então a troca se fará mais pelo tempo de uso do que pela kilometragem, devendo ser aplicado o óleo com a viscosidade que o fabricante manda. Os óleos de motor em geral tem nomenclaturas do tipo 20W50 (que dizer 20 de viscosidade quando frio e 50 quando quente) então neste sistema ele estará sempre com viscosidade de 20, pois não tem aquecimento para a transformação dos polímeros nanotecnológicos. Certamente o fabricante deve mandar usar óleos que tenham viscosidade contínua ou seja, de uma só viscosidade tal como: 30/40/50/60/70/80/90. Nestes óleos de motor o fator tempo incide bastante e só o fato do óleos ficar parado em contato com as peças de um motor já fazem que o mesmo perca suas propriedades detergentes e fica contamidado com metais pesados. Leiam a parte dos manuais do fabricante, quando tem que deixar a motocicleta parada por longo período, o que se fala sobre a troca de óleo do motor! Conclusão: O óleo a ser utilizado não deve ser o para motor e sim os próprios para caixas de transmissão, no caso do nosso amigo do vídeo SAE 90 e deve ser visto o tempo de vida útil do óleo com a máquina parada, a kilometragem pode ser realmente com 50.000. Tudo de bom a todos. Parabéns pelo vídeo. Video bom causa muitos comentérios.
8 anos depois o vídeo é bem atual. Sou motoboy em SP e rodo mais de 50k por ano. Minha moto anterior cargo 150 o manual diz pra trocar óleo a cada 4.000km 10w30 e assim eu fazia, uns amigos meus falavam que eu era louco, ""óleo é 20w50 e troca com 1000km"" Resultado meu motor COMEÇOU a dar problemas com 185.000km. Dos meus amigos durou 80.000km e já tiveram que fazer o motor, detalhe que no meu eu rodei mais de 250.000km e vendi ela fumando. Agora tenho uma cargo 160 no manual diz pra trocar o óleo a cada 6000km.. Bom estou trocando a cada 5.000km, a motoca está com 100.000km e zero bala.
Eu tenho uma Shadow 750 , só troco de acordo com o manual original dela , óleo e filtro do motor a cada 6000 km , óleo do cardã a cada 36000 km! Não entro em conversa de mecânico! Ótimo vídeo , valeu!
Se faz o que manda o manual, mas antes é preciso aprender a ler, parabens ao Jack. Aprendi a lidar com isto a partir da aquisição de uma Suzuki Boulevar 1500 CC 2008.
Exemplo clássico foi o que ocorreu nas motos pequenas principalmente da honda, antes os manuais indicavam a troca do óleo em sua maioria com 3000 km, depois de cair no subconsciente coletivo o jargão dos mecânicos medrosos: "É pra trocar de mil em mil", pronto, agora no manual da pequenas 125/150 está 1000km. Fazendo uma pequena reflexão, o período de troca deveria aumentar, uma vez que a engenharia tanto do motor quanto dos lubrificantes avançou bastante. Vai entender, Brasil.
As motos européias principalmente de motor maior, estão estendendo cada vez mais as trocas e revisões.. Tiger explorer por ex, revisão a cada 16.000km e óleo acho que 12. Essas menores japonesas acho um absurdo o tanto de oleo q trocam
Tiago M. No manual da 160 manda trocar sr não me engano a cada 6 mil km usando o óleo adequado, que é um semi sintético, não lembro a especificação exata dele...
eu tive uma ybr 2007 andava muito tipo moto boy, fazia trocas de 3 em 3 mil, fui mexer no motor da motoca ja com 50 mil km. ai eu pergunto, pra que trocar de mil em mil, sendo que vejo motos com 30 mil mexendo em motor ????
Prezado, quanto ao óleo da transmissão final, entanto que pode existir um exagero ao recomendar a troca a cada 6mil km. Não não tem o menor sentido essa exigência. Na Shadow, a recomendação é trocar a cada 36mil km. Então, fique de olho no nivel e no aspecto do óleo e troque-o quando vc entender. Por outro lado, um litro de oleo SAE90 custa menos que 20 dilmas, é só abrir os bujões, que nada mais são do que meros parafusos com nome diferente, deixar o óleo usado sair, depois disso, fechar o bujão do lado de baixo, colocar o óleo novo (não sei a quantidade, mas na shadow são 160 ml aproximadamente), fechar o bujão do lado de cima e o "óleo está trocado". Nas concessionárias vão te cobrar uma fortuna para fazer isso... Portanto, com 20 dilmas, dá para vc fazer mais que cinco trocas. Será que vale o "grilo" de não estar obedecendo o manual? Um abraço.
Eu tbm sempre usei esse lubrificante nos diferenciais das minhas BMW GS-1200, Lubrax 80W90 API GL-5 trocando a cada 50 mil kms rodados, show de bola, nunca deu problema. E usso esse mesmo lubrificante tbm na caixa de câmbio (nas GS-1200 até o ano 2012 o cambio fica fora do motor e tem lubrificante próprio diferente do lubrificante do motor). Existem lubrificantes sintéticos de marcas consagradas que são até 500% mais caros, mas não precisa disso, esse óleo Lubrax faz o serviço de acordo.
D fato vc está corretíssimo, eu também trocava o óleo da moto de 1mil em 1 mil km , pois se trata de uma hondinha nova e na garantia , mais essa semana tive uma surpresa levei em outra concessionária e por incrivel q pareça , uma moça de la me informou algo parecido com o q vc citou , ótimo video , like ..
Gostei meu amigo, todos querem nos fazer de idiotas. Parabéns pois o Brasil precisa de homens como você, esclarecendo e explicando coisas legais.Thau e boa noite...
Penso igual a você meu, você tá corretíssimo. A minha vida é em cima de carro pesado, é minha profissão desde os meu 20 anos de idade, hoje tenho 51 anos de idade e continuo na profissão. Tenho muito e nas férias sempre viajo. Parabéns por alertar as pessoas.
O manual da minha Shadow 750 pedia pra apenas verificar o óleo do cardã a cada 50.000kms. Acabei trocando, são poucos mililitros, usa uma seringa pra trocar.
Quanto a troca de óleo do motor, concordo e permito-me fazer um comentário: No passado, principalmente em função do alto teor de enxofre presente na nossa gasolina, com exceção da Podium, que sempre foi S30, até justificavam-se trocas o óleo do motor com maior frequência, tanto por por quilometragem quanto por tempo. Mas atualmente, já que a partir de Jan/2014 toda a gasolina vendida em território nacional passou a ser UBTE, de ultra baixo teor de enxofre, com no máximo 50 ppm de compostos de enxofre (S50), e estabilidade química superior (bem próxima a da Podium), as trocas por tempo podem ser tranquilamente anuais, e não a cada seis meses conforme reza a antiga cultura. Também em função da quilometragem, muitos fabricantes ainda não estão levando em conta esta importante alteração na qualidade do nosso combustível. ABRAÇOS E BOAS CURVAS.
Tenho uma Suzuki Savage 650 99 e troquei o óleo 3 vezes em 4 anos, eu verifico sempre o nível, que é o mais importante, e eventualmente completo, mas trocar mesmo, só quando troco o filtro, que é quando o óleo fica bem sujo, aí acaba um "ciclo" de óleo, e recomeça outro com tudo novo.
Concordo com o que disse. Porém, tem que se atentar a algo: Sobre a diferença de intervalo dos manuais da moto, isso se dá por conta da diferença de combustível. Quando a gasolina é boa, a contaminação do óleo é bem menor. Mas como temos uma gasolina mais suja e com um percentual alto de etanol, o óleo dura menos.
Boa mensagem cara e digo o seguinte: Se voce usar com sabedoria sua moto, ou seja, usar adequadamente, sem loucura e exageros, então é só seguir exatamente o que recomenda o manual. Lembrem-se que vivemos num país de oportunistas.
3 mil km TB acho muito pouco para troca de óleo, mas com uns 5 mil tem q trocar sim, além da gasolina ser diferente, a temperatura tb é bem diferente!!!
Nas motos com sistema cardã , o maior problema , que leva à danos sérios , é que quas ninguém faz a manutenção do eixo de transmissão e suas buchas deslizantes , que devem ser desmontados , limpos e lubrificados com graxa à base de sabão de lítio à cada 20.000 km . Em minha oficina já registrei diversos casos de quebra por falta de manutenção .
Sou mecânico multimarcas e a dez anos trabalho em uma concessionara da marca Suzuki... concordo plenamente! hoje em dia se vende muito serviço e efetua se muito pouco, porem ja descobri infiltração de agua no sistema da transmissão final graças a troca de 6 em 6 mil km!!! nesse caso se fosse feita a cada 30 mil nosso cliente teria um custo altíssimo
Conheci um cara lá em Brasília que toda vez que ia fazer a troca do óleo ele trocava o parafuso junto... Aquele que fica embaixo da moto... Ele dizia que os caras da oficina condenavam o parafuso e ele sempre comprava outro novo...
Tem que se considerar o vencimento do óleo tbem ,pois com óleo vencido ele tende a perder sua viscosidade e isso pode gerar um dano no sistema causando perda parcial ou completa do sistema gerando um gasto maior posteriormente , não sei qual tipo de óleo usa nesse sistema ,mais se for do tipo sintético com certeza vai durar bem mais ,possuo atualmente uma BMW f800r uso semi sintético no motor e realizo a troca cada 5 mil km ou a cada 6 meses se passou sua validade ,mais cabe a cada um fazer sua manutenção preventiva evitando desgaste excessivo do motor ou de qualquer outro sistema que utiliza o sistema de lubrificação,tbem tem o fator do clima ,estamos em um país de clima tropical se seguir manuais de fora tem que se tomar cuidado pois em outros países são outros climas ,por exemplo na Rússia que é muito frio lá os óleos , combustível e liquido de arrefecimento utilizam anti congelante na sua composição e a qualidade dos fluidos não se compara aos do nosso país ,mais cada um faz o que quer com seus veículos pois cada um arca com seus prejuízos ......
Minha mulher tem um ford ka 2004 e está com 179mil km, o manual manda usar óleo 5w30 sintético, é só oque eu uso, e trocar a cada 15 mil km, como rodamos pouco com ele a ultima troca demorou quase 3 anos para chegar na quilometragem que pede o manual, o vendedor de óleo ficou alarmado dizendo que se não usar o carro tem que trocar a cada 6 meses, já pensou se eu vou por eles e faço essas 6 trocas de óleo em 3 anos a R$200 cada troca, nesse período de 3 anos foi somente 1000 que deixei de gastar. o motor continua com ótima saúde desde zero km, e o dia que for preciso retificar ele com certeza só oque eu poupei de trocas óleo vai pagar e sobrar.
olha concordo...eu já venho um tempo w nun troco óleo venho conferindo se abaixa ou se suas propriedades vai dimuindo...percebi q olho ruim vira água ou fica ralo de mais agora um oleo bom com mais viscosidade nun perde de jeito nenhum... se VC trocar como falam VC vai espanar o parafuso do esgotamento vai entrar ar dentro do motor... e isso vai danificando aii sim VC vai ter preju....
Prezado, um óleo não "vira água", e não tem as suas caracteristicas "alteradas", como "fica ralo" . Tem óleos bons com muita viscosidade e tem óleos bom com baixa viscosidade. Vc deve ver qual é o óleo indicado pela sua moto e não escutar "especialistas" de botequim. Pelo visto, vc está usando um óleo mais fino do que vc está acostumado, nada mais nada menos.
Minha Intruder 125 2008/09 está com mais de 70 mil rodados, sempre troquei o óleo a cada 3.000km e sempre usei o óleo recomendado no manual (Lubrax). O motor está limpo, nunca precisou de retífica ou teve problemas por falta de lubrificação. A questão estava no costume dos "Hondeiros" de usar óleos de baixa qualidade que realmente precisavam ser trocados a cada 1000km e esse mal costume virou regra.
Troquei o óleo do cardan da minha virago 535 hoje, peguei ela tem um mês. Ela tem 35mil km. Tava feio demais o óleo. Acredito que devemos seguir o bom senso ao invés da quilometragem recomendada, pois a deterioração do óleo varia conforme uso da moto, condição climática, qualidade do óleo. Acho que compensa checar de tempos em tempos, até porque gastei nem 200ml, o que equivale a 5 reais.
A diferença de quilometragem daqui pros outros países, é devido ao calor. Um exemplo é o cambio AL4 de alguns Citroens e Peugeots, la fora ele funciona perfeitamente, aqui no Brasil, ele da pau direto, isso é devido ao calor que influencia muito nos fluidos dos veiculos, principalmente motos que trabalham com rotação muito maior
"Check é o caralho! Bora tio!" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Mano, tu tirou um peso da minha cabeça. Peguei uma Drag usada e estava aqui pensando sobre o maldito cardã (cardan.. sei lá). Está chegando nos 30 mil km, acho que rola dar uma conferida e botar um óleo novo. Achei que se não trocasse a cada 5 mil estaria fodida completamente. O jeito é apelar sempre para o manual original de outro país.
Sim no teu caso que a moto esta com 30.000 km é bom trocar ver se não esta vazando e depois não precisa mais trocar valeu. No maximo e trocvar se estiver com a moto nos 60.000 km valeu...
Até mesmo para o motor da moto eu entendo q ñ é preciso trocar necessariamente a cada 1000km, tenho um motor 125cc suzuki chego a trocar o óleo perto d 3000km usando um bom óleo, com o filtro. Então sempre estou passando um pouco dos que dizem q ñ podem passar d 1000km, motor novo sem problemas .
Muito interessante essa questão. Gostaria de comentar a respeito de duas coisas: - Troca do óleo vai depender de vários detalhes, Clima de onde se roda ("lá fora" são outros 500). Eu particularmente verifico o manual, mas realmente tem manuais que, por favor... No caso da Honda que pede troca a cada 1.000km, eu digo por casos que verifiquei, os motores de motos pequenas da Honda são lixos, se não cuidar excepcionalmente bem, vai pro saco com 40.000km. - Militec: O óleo do cardan vai alcançar os trinta e tantos graus que o Militec precisa para agir e fazer alguma diferença? Senão, é dinheiro jogado fora.
concordo plenamente,moro no exterior e sempre tive motos,cheguei no brasil e falaram pra trocar o olho da minha srad 750 a cada 1000km eu dei risada...kkkkkkkkkkk...mais como dis o ditado para esistir os espertos tem que esistir os trochas,e olha que tem muitas pessoas que ate descutem teimando quie de 1000 em 1000,fase o que...esses sao os Otarios...
eu vi uma reportagem dos preços autos dos veiculos no brasil,dai comtrataram um proficional para faser calculos e ver porque e mais caro no brasil,resultado,e porque tem quem pague...
Concordo plenamente com vc. Comprei uma Drag a poucos dias e tenho assistido vários vídeos sobre manutenção e todo mundo troca o óleo do motor com 3.000km e no manual fala com 5.000 km. Acho puro desperdício de dinheiro e óleo. Parabéns pelo vídeo 👏👏 Agora sua moto tem um GRANDE DEFEITO.... Não é minha 🤪🤪 Ela é simplesmente linda 👏🏼👏🏼🤩
Eu troco o óleo quando ele estiver bem...Mas bemmmmm preto. É sinal que está limpando o motor. As vezes acontece com 3k outras com 5k etc. Depende o quanto eu utilizo e o trajeto( urbano /rodoviário).
JACK Motovlog TUDO BEM! ESTOU A COMPRAR UMA CUSTON ZERA, MAS ESTOU EM DUVIDA ENTRE A SHADON 750 OU BOLLEVARD 800, PODERIA ME DAR UMA DICA, DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO...
GUIDO RAYSARO Olha gosto é muito pessoal o que não serve para Eu é o ideal para o outro. Porem a Boulevard 800 usa pneu sem camara com rodas de liga leve
JACK Motovlog SIM, MAS EM SI SÃO MAQUINAS BEM PARECIDAS, MORO EM LONDRINA, PR, AGORA A TARDE VOU NAS LOJAS CONHECE-LAS PESSOALMENTE, ANALISO PREÇO DA MANUTENÇÃO, MERCADO PÓS REVENDA E ETC... CONTINUA A ME AJUDAR E SEMPRE BOM UM NOVO AMIGO..
Olha esqueça preço de revenda. As maquinas são bem semelhantes. Eu ficaria com A Suzuki Boulervard 800 mas digo eu. Voce fique com a qual seu coração mandar abraço.
Boa tarde meu amigo... notei que você tem outros relógios marcadores em sua moto... quero colocar um conta giros em minha BOULEVARD... por acaso tem alguma dica que me possa ser útil? Obrigado
No manual da titan 150 e bros recomenda se a troca a cada 4 mil kms porem na concessionária recomenda se a cada mil e aqui na minha cidade todos os mecânicos falam que tem que ser feita a troca a cada mil , eu tive uma que sempre troquei a cada 3 mil ate chegar aos cem mil kms e vendi com o motor justinho sem barulho nem um, agora vc imagina se eu tivesse feito a troca a cada mil km ? isso e papo para vender mais oleo
A gasolina nos USA , é outra mesmo, a qualidade é muito superior por isso os fabricantes antecipam trocas, troquem em casa mais troquem sempre que possível Ok um abraço . Palavra de mecânico valeu.
Não é só por esse motivo... Ele trabalha frio, e as mudanças de temperatura são bem lentas (não é como no motor). Além disso, trabalham em baixa rotação.
É mais uma o óleo só está claro pq aí não existe queima de combustível ou seja não tem carbonização, ele só vai ficar preto lá na casa dos 80k só que o mesmo já perdeu suas propriedades a muito tempo... Como disse 6k e bobeira mas falar que não se troca e sacanagem
Óleo do motor pode ter diferença de um lugar para o outro por causa da temperatura do ambiente. É cidades com trânsito mais pesado o óleo do motor deve ser trocado em uma menor Km.
Amigos motociclistas. não Economizem na troca de óleo. Fação a troca antecipada sim, sempre que puderem!. A vida útil da cimentação de peças de engrenagens, dependem da ( liga de pressão ) que o óleo suporta por determinada quilometragem, e por não ter contato com queima de combustível nunca terá sua cor alterada. façam vcs mesmos sai mais barato . OK
Concordo! Até porque o sistema de lubrificação do motor é um, e o do cardã é outro, totalmente independente do sistema de lubrificação do motor! E a vida útil do óleo do cardã é infimamente maior. Totalmente correto! Quem troca óleo do cardã a cada 1000 km, só tá queimando grana a toa!
Olá, eu sou de Portugal e preciso da vossa ajuda. Tenho uma moto 4 suzuki 250 ozark e não vejo nenhum pipo para lubrificar o cardan com massa consistente como se encontra em qualquer cardan normal. Sabem como se lubrifica o cardan? E qual o óleo ou valvulina se mete no diferencial? Muito obrigado pela ajuda..
muito bom video no Brasi com as moto e com os carros a falsa garantia e paga dez vezes só com trocas desnecessárias de peças e oleo alem dos preços abusivos um amigo meu pagou mais de cem reais no litro de oleo de um carro chines
Na boa mano... entendi o recado que passou. Mas o Brasil é um país tropical naturalmente quente... lógico que a troca será diferente pra qualquer país... imagina com seria se em todos os país fizessem igual... no mais. Vlw abrass
troco o óleo a cada 6 meses, questão de "fino trato" minha moto é minha companheira e me leva pra onde Eu vou... prefiro não arriscar, na oficina mesmo já me disseram pra aumentar o prazo, nem que seja uns 3 meses, já troquei três vezes com apenas 6mil rodados.
Ola amigo tudo bem tem como passar umas dicas da Intruder 800 sobre troca do filtros de ar óleo do cardan produtos que limpe o carburador e sobre amortecedores trazeiro qual o ideal pra andar com garupa obrigado
Conheci o Zé Tião que esta na sua segunda reencarnação e pasmem,viveu 95 anos a sua primeira vida com uma CG 150,retornou do desencarne,comprou a mesma moto da vida passada,viveu mais 100 anos,totalizando 195 anos com a mesma desgraça da moto e 900 mil Karalhadas de km sem trocar a porra do óleo,detalhe:a moto esta na cracolandia pois além de fumar e beber passou a fumar crack também
E no motor a troca antecipada também é aconselhável se o fabricante determina 12.000 faça com 6.000 o nosso combustível é realmente uma porcaria e a queima dessa bagaça de cana misturada com outros elementos como chumbo, resinas e solventes (e o que menos tem é gasolina! ),é altamente prejudiciais a vida útil do óleo, que por sua vez tem contato com retentores que ressecam e começa com o tempo disseminar vazamentos pra todo lado. sem contar com uma serie de outros problemas que daria umas 20 paginas...
JACK Motovlog Se os filtros também forem importados, então siga o o manual de fora, amigo. Como você disse, devemos estar esperto, pois os espertos aparecem de todo lado. Obrigado pelo vídeo e esclarecimento.
Parabéns pela iniciativa ! Mas veja bem. Lá fora, não tem a merda da política de reaproveitamento de óleo que temos aqui no Brasil, onde se compra óleo "NOVO" com uma porcentagem de óleo usado. Então, o óleo que você compra lá vai durar muito mais que o lixo vendido aqui ! Sobre o óleo do cardã. Custa em torno de míseros R$15,00 e dependendo da moto, 1 litro, da pra 4 trocas. Assim sendo, vai esperar vencer pra que se a troca vai lhe custar R$3,75. Então troco junto com o óleo do motor, sempre que um cliente vem para tal serviço. Óleo lubrifica e mantém o sistema limpo. Assim sendo, ele precisa entrar bom e sair bom do sistema a ser lubrificado e não queimado como é de costume ver por aí ! Por isso recomendo a troca do óleo do cardã junto com a do motor. Só pra constar: Não cobramos de nossos clientes o óleo de cardã em nosso oficina aqui em São Paulo. Grande abraço !
Sim. No caso do Motul, se você pegar a certificação atual, nas melhores lojas, não tem desculpa. Aliás. Nem é desculpa. Caso esteja em SP, venha até a minha oficina e lhe mostrarei a sutil diferença de um motor que troca óleo no tempo certo do óleo para motores que seguem a risca o que o manual manda. Só pra constar, usamos os manuais pra QUASE tudo. Desgaste e durabilidade são calculados com base na lubrificação ideal estudada pra um determinado sistema. Fabricante precisa vender peças de reposição ! Assim sendo, essas peças TEM que quebrar, e isso posso lhe garantir com conhecimento de causa, É CALCULADO ! Use o óleo, no tempo do óleo e não no tempo do manual. Óleo tem que entrar e sair bom do motor.
se nao houver vazamento, o que pode acarretar em sujeira pra dentro das engrenagens esquece que nunca vais precisar trocar esse óleo, apenas nos 1000 kilometros por causa de fragmentos que podem estar contaminando o óleo!
Olá pessoal, é bom agente observar o comentário do Jack e compreendermos que a nossa política de fato está baseada em um monte de farsas e falcatruas, mas por outro lado, não devemos achar que sabemos mais ou menos do que aqueles que projetaram ou construíram algo. Precisamos seguir sim as especificações técnicas dos fabricantes, porque, é pra isso que elas são feitas. O óleo do motor é fabricado dentro de um rigoroso conceito de lubrificação para atender as características dos motores, mais antigos e motores mais modernos. A validade é cotada de duas formas, a primeira considera o tempo de uso do óleo dentro do motor, onde na maioria dos casos é aconselhado ser substituído no prazo de seis meses em função do óleo, mesmo não atingindo o prazo de troca por quilometragem, se oxidar e se contaminar dentro do motor, perdendo suas propriedades de lubrificação. A segunda forma considera a troca de óleo do motor pela quilometragem alcançada pelo veículo. Sabemos nós que, o nosso país por ser tropical tem variações extremas de temperaturas ocasionando assim grandes obstáculos na vida útil de um motor, sem falar nas motos que ficam paradas por mais tempo em garagem do que rodando. Tenho uma XT600E muito louca e a cada 2.000 km o óleo é substituído a cada 4.000 km o filtro. Aproveitem e aprecie a moto aqui no youtube! Procurem por XT 600E 99 Personalizada.
amigo tem muitos modelos de carros que óleos de caixa e de diferencial são permanentes, nem requerem troca apenas completar. essas concessionarias são extremamente enfadonhas exigem coisas absurdas, óleos mágicos,
Rapaz atualmente o que vejo de nego pegando moto nova e indo em grupos do facebook perguntar qual óleo usar e com quantos km, eu já respondo dizendo pra ler o manual, pqp esse povo é preguiçoso demais
gostei do video, apenas acrescento que vivemos numa economia de QUANTO PIOR MELHOR, é assim que funciona a industria QUANTO MENOS DURAR voce joga fora e compra outro novo, moral da história, NAO CONFIE MUITO EM MANUAL DE FABRICA, procure ouvir os especialista que trabalham na area a experiencia pode aumentar a vida útil do produto por muitos anos, abs.
Legal Jack gostei do vídeo, muito instrutivo, mas e quanto ao engraxar as outras partes fora do motor e da caixa de cardã, como vc procede? Ou não há necessidade dessa manutenção?
Não é descartado não. Todo o óleo que é trocado, é reciclado. Quando trocamos em casa, DEVEMOS levá-lo até um posto de gasolina e entregar lá. (alguns deixam um latão com um funil... é só chegar e despejar dentro). Abraços (espero ter ajudado)
Olá, Saul! O óleo não é eterno, mas naquele sistema, onde não há diferença de temperatura elevada ou qualquer tipo de contaminação, a moto vai parar de velha e virar sucata e aquele óleo ainda vai estar integro dentro do sistema!
+Flavio Santos o oleo reciclado volta a ser vendido??? ñ acredito no oleo q coloco na moto. pra mim é oleo queimado voltando pra loja .... sería isso mesmo ???um abraço....
Jack, tenho uma tornado 250 e uma BMW r 1200gs. A GS troco o óleo por tempo, pois rodo pouco. A tornadinha troco de 1000 em 1000, posso estender esse prazo até quantos Km? Sou leigo no assunto e sigo o que o manual pede.
Relaxa cada versão é uma história. Minha fazer 250 bateu biela depois. De 1500 km sem trocar o óleo. Neste caso do cardã vai muito do uso se tiver folgando d+
Tem pessoas que tiram carteira (carta) de motorista por venda de votos e ja vi ate aqueles que não sabem nem ler e escrever, agora imagina dar explicação que MILHAS não é a mesma coisa que KM.ESSE É O brasil EM QUE VIVEMOS.Mas no de comprar moto semi nova o correto é dar uma geral nela pra não ficar na na mão.
jack em relação ao olho do motor costumo usar o motul 3000 que segundo o fabricante é para 3000km, o fator real a ser analizado para a troca seria a capacidade do óleo ou o que se deve levar em consideração!?
Ricardo Paranhos Bom minha regra é o seguinte. Exemplo. fabricante informa que para se trocar com 6.000 km, eu troco com 6.000 so em rodovias viagens e metade no uso urbano 3.000 km e se for uso misto cidade com rodovia 4.500 km.
ola meu amigo estradeiro.... aqui é Daniel cunha, sou técnico em mecânica. gostei da iniciativa, porem existem métodos mais precisos para avaliar as condições do óleo de qualquer compartimento de sua moto. é claro que a inspeção visual é a primeira a ser realizada, mais analisando o óleo em um laboratório de s.o.s você conseguiria uma precisão maior, e tenho quase certeza de que você esta certo porem deve-se fazer analises mais precisas. lembrando que uma moto como a boulevard tem peças muito caras principalmente nesses compartimentos. exemplo: eu monitoro uma frota de maquinas americanas, todas realizam coleta de óleo periodicamente, a maioria dos lubrificantes atingem somente o especificado pelo manual, porem é um exemplo um pouco vago porque elas operam em um ambientes muito hostil. porem na maioria das vezes o óleo usado em outros países tem viscosidade diferente, ENTÃO VAI UM CONSELHO NÃO ALTERE A VISCOSIDADE DO ÓLEO POR CONTA PROPIÁ, NÃO ALTERE O INTERVALO DE TROCA SEM UMA PRECISÃO MAIOR NA ANALISE, lembrando que em um compartimento fechado como no cardã, a limalha liberada durante o trabalho das engrenagens circula junto ao óleo, então quando você drena o óleo você analisa a quantidade de limalha presente no sistema, consequente da qualidade e validade do óleo usado. espero que tenha ajudado....
A BMW gs 800 na Europa a troca de óleo do motor e filtro a cada 10.000 km e recomenda Castrol 10 e 40, no Brasil a cada 5.000 km e empurram o caríssimo Motul.
Com a troca de óleo até concordo, a troca deve ser feita a cada 10.000 km do cardã, agora não podemos nos esquecer que temos que engraxar as peças internas, onde o óleo não alcança, e vai graxa especial, tipo cruzetas, engrenagens, etc, quando a gasolina do Brasil é uma troca total, um porcaria, oq tem de motor de moto sendo detonado pela mistura de álcool na gasolina não é brincadeira, fora os safados de donos de postos de combustível que mistura de tudo na gasolina. Recomendo a cada dois anos desmontar o cardã e trocar a graxa.
Qualquer moto que tenha radiador ,a troca de óleo vai de 3 a 5 mil km, o cardan é o mesmo sistema de carro , aí é vitalício dura anos , agora se não pode manter ou não gosta da nua moto , não compra !
meu amigo entendo vc é para deixar a gente retado mesmo, mais e necessários entramos nos seguinte assuntos: a qualidade dos produtos automotivos brasileiros, problema principal começa na industria as motos os carros que são produzidos ou trazidos para o pais, não passa nem longe na qualidade de produção e manutenção dos mesmos produtos fora do brasil. Combustíveis: gasolina não existe mais aqui! agora é álcool mais gasolina mais produto que adultera, somados é a gasolina brasileira, motos e carros produzidos fora do pais trazidos para rodar aqui passam por um tipo adaptação na parte da injeção eletrônica de combustível para identificarem os combustíveis brasileiro, esse é o nosso combustível, para completar ainda é caro. Lubrificantes: pode se medir a 'saúde' de um motor ou caixa de marchas pelo grau de saturação do seu lubrificante , com a cor muito escura cheiro muito desagradável, significa que sua vida útil já aspirou a muito tempo. Já o lubrificante claro muito parecido com o novo significa que não a danos significativos e que o lubrificante cumpre seu papel corretamente mais devemos lembrar o seguinte que os aditivos do lubrificante é realmente o que importa não são visíveis a olho nu, então fique satisfeito quando seu óleo roda a quilometragem pretendida e é retirado ''limpo'' seu motor ou sua transmissão estão com suas manutenções em dia. manual de serviço das motos Honda, Suzuki ou Yamaha deixam questionamentos a serem feitos. A quilometragem a ser rodada sempre excessiva para a troca do óleo lubrificante as vezes três quatro vezes a mais, ai fica a critério dos proprietários!
Sei que o vídeo é antigo e o cara do vídeo pode ter mudado de opinião, mas o gasto é tão pequeno pra trocar o óleo do cardã a cada 6 ou 8 mil km que nem justifica o risco de quebra.
Amigo, quais são a referência desses seus alforges e bauleto? Tenho Dragstar e não gosto muito do estilo dos alforges de couro. Quais me recomendaria? Grato desde já
Já dizia meu avô que "quem veste a carapuça acaba passando o recibo". O povo tá deixando escapar a verdadeira mensagem que o cara do vídeo quis passar e se preocupou demais em criticá-lo. O que eu entendi foi que a parte do "não SEJA um otário" é apenas para aqueles que juram de pés juntos que a troca do lubrificante deve ser respeitada seguindo-se o conselho de um vendedor de uma loja de óleo qualquer, tipo "troca a cada 1.000" e ignorar todo um trabalho de uma equipe de engenheiros que estudaram e desenvolveram um manual de modo a otimizar o funcionamento de uma moto. Daí você se apega a uma verdadeira lenda brasileira (sim porque lá fora absolutamente ninguém diz que troca de óleo com 1.000 faz sentido, eles vão é dar risada da sua cara). Então te digo o seguinte: minha Virago 535, esse ano, completa 15 anos de idade. Tá com quase 120.000. Eu SEMPRE segui o manual NACIONAL à risca quanto à troca do lubrificante e do filtro. Óleo a cada 5.000 (ou 6 meses), filtro de óleo a cada 10.000 (ou um ano) e troca do óleo do cardã a cada 20.000 (ou 2 anos). Até deixei as datas de trocas marcadas no calendário do meu celular para me lembrar. Daí, antes desse Natal 2014, levei minha moto para uma revisão com meu mecânico de confiança de longa data. Veja a "lista" do que precisei trocar: 1 filtro de ar, 2 velas, RECOMENDAÇÃO de troca de disco de freio (que ainda não foi feita), pastilhas de freio, 1 cabo de embreagem e 1 de freio (trocas a meu pedido) e 1 pneu dianteiro. Fui elogiado barbaridade pela conservação do motor e me disseram que "roda mais 120.000 tranquilo". Agora, se vc tem dinheiro pra jogar fora trocando cerca de 3 litros de óleo (ou mais, dependendo da moto) a cada 1.000 ou 3.000, tudo bem. Mas saiba que isso não é apenas desperdício de dinheiro, mas troca de óleo com alta frequência e fora do padrão é uma desgraça pro meio ambiente.
Bom pelo menos vc entendeu a mensagem.
Penso como você, sigo o manual e ponto, afinal o engenheiro que fez o manual deve saber melhor que o vendedor (não desmerecendo o vendedor).
Wellington Guadagnini É o caminho é este.
E ai beleza o manual que citei no video e do estado da Califórnia EUA la acredito que deve chegar a mais de 40 graus com certeza, mas cada um faz o que acha certo abraço.
Calma cara talvez ele não tenha tanta experiência quanto você beleza,dai você debate com ele ,uma troca de informações que tal ai todo mundo ganha acredito que ele só quis ajudar igual a você mesmo com critica valeu??
Olá meus caros, li alguns dos comentários deste esplendido vídeo, pela boa vontade em explicar o bom tempo de vida útil do óleo. Na verdade pelo que pesquisei sobre óleos para motor e para transmissão primária. é que existe o fator tempo/uso dos lubrificantes, neste caso um sistema de transmissão cardan (vindo do Italiano Gerolamo Cardano que idealizou e inventou o mecanismo) sem muito aquecimento e baixo giro, então a troca se fará mais pelo tempo de uso do que pela kilometragem, devendo ser aplicado o óleo com a viscosidade que o fabricante manda. Os óleos de motor em geral tem nomenclaturas do tipo 20W50 (que dizer 20 de viscosidade quando frio e 50 quando quente) então neste sistema ele estará sempre com viscosidade de 20, pois não tem aquecimento para a transformação dos polímeros nanotecnológicos. Certamente o fabricante deve mandar usar óleos que tenham viscosidade contínua ou seja, de uma só viscosidade tal como: 30/40/50/60/70/80/90. Nestes óleos de motor o fator tempo incide bastante e só o fato do óleos ficar parado em contato com as peças de um motor já fazem que o mesmo perca suas propriedades detergentes e fica contamidado com metais pesados. Leiam a parte dos manuais do fabricante, quando tem que deixar a motocicleta parada por longo período, o que se fala sobre a troca de óleo do motor! Conclusão: O óleo a ser utilizado não deve ser o para motor e sim os próprios para caixas de transmissão, no caso do nosso amigo do vídeo SAE 90 e deve ser visto o tempo de vida útil do óleo com a máquina parada, a kilometragem pode ser realmente com 50.000. Tudo de bom a todos. Parabéns pelo vídeo. Video bom causa muitos comentérios.
8 anos depois o vídeo é bem atual.
Sou motoboy em SP e rodo mais de 50k por ano.
Minha moto anterior cargo 150 o manual diz pra trocar óleo a cada 4.000km 10w30 e assim eu fazia, uns amigos meus falavam que eu era louco, ""óleo é 20w50 e troca com 1000km""
Resultado meu motor COMEÇOU a dar problemas com 185.000km.
Dos meus amigos durou 80.000km e já tiveram que fazer o motor, detalhe que no meu eu rodei mais de 250.000km e vendi ela fumando.
Agora tenho uma cargo 160 no manual diz pra trocar o óleo a cada 6000km..
Bom estou trocando a cada 5.000km, a motoca está com 100.000km e zero bala.
Eu tenho uma Shadow 750 , só troco de acordo com o manual original dela , óleo e filtro do motor a cada 6000 km , óleo do cardã a cada 36000 km!
Não entro em conversa de mecânico!
Ótimo vídeo , valeu!
Se faz o que manda o manual, mas antes é preciso aprender a ler, parabens ao Jack.
Aprendi a lidar com isto a partir da aquisição de uma Suzuki Boulevar 1500 CC 2008.
Exemplo clássico foi o que ocorreu nas motos pequenas principalmente da honda, antes os manuais indicavam a troca do óleo em sua maioria com 3000 km, depois de cair no subconsciente coletivo o jargão dos mecânicos medrosos: "É pra trocar de mil em mil", pronto, agora no manual da pequenas 125/150 está 1000km. Fazendo uma pequena reflexão, o período de troca deveria aumentar, uma vez que a engenharia tanto do motor quanto dos lubrificantes avançou bastante. Vai entender, Brasil.
Prezado, favor me dizer qual moto honda (modelo e ano) na qual é indicado pela fabrica trocar de óleo a cada cada mil km. Tks.
Eu troco a cada 2000km. QRV.
As motos européias principalmente de motor maior, estão estendendo cada vez mais as trocas e revisões.. Tiger explorer por ex, revisão a cada 16.000km e óleo acho que 12. Essas menores japonesas acho um absurdo o tanto de oleo q trocam
Tiago M. No manual da 160 manda trocar sr não me engano a cada 6 mil km usando o óleo adequado, que é um semi sintético, não lembro a especificação exata dele...
eu tive uma ybr 2007 andava muito tipo moto boy, fazia trocas de 3 em 3 mil, fui mexer no motor da motoca ja com 50 mil km. ai eu pergunto, pra que trocar de mil em mil, sendo que vejo motos com 30 mil mexendo em motor ????
Prezado, quanto ao óleo da transmissão final, entanto que pode existir um exagero ao recomendar a troca a cada 6mil km. Não não tem o menor sentido essa exigência. Na Shadow, a recomendação é trocar a cada 36mil km. Então, fique de olho no nivel e no aspecto do óleo e troque-o quando vc entender. Por outro lado, um litro de oleo SAE90 custa menos que 20 dilmas, é só abrir os bujões, que nada mais são do que meros parafusos com nome diferente, deixar o óleo usado sair, depois disso, fechar o bujão do lado de baixo, colocar o óleo novo (não sei a quantidade, mas na shadow são 160 ml aproximadamente), fechar o bujão do lado de cima e o "óleo está trocado".
Nas concessionárias vão te cobrar uma fortuna para fazer isso... Portanto, com 20 dilmas, dá para vc fazer mais que cinco trocas. Será que vale o "grilo" de não estar obedecendo o manual? Um abraço.
Eu tbm sempre usei esse lubrificante nos diferenciais das minhas BMW GS-1200, Lubrax 80W90 API GL-5 trocando a cada 50 mil kms rodados, show de bola, nunca deu problema. E usso esse mesmo lubrificante tbm na caixa de câmbio (nas GS-1200 até o ano 2012 o cambio fica fora do motor e tem lubrificante próprio diferente do lubrificante do motor). Existem lubrificantes sintéticos de marcas consagradas que são até 500% mais caros, mas não precisa disso, esse óleo Lubrax faz o serviço de acordo.
D fato vc está corretíssimo, eu também trocava o óleo da moto de 1mil em 1 mil km , pois se trata de uma hondinha nova e na garantia , mais essa semana tive uma surpresa levei em outra concessionária e por incrivel q pareça , uma moça de la me informou algo parecido com o q vc citou , ótimo video , like ..
No catálogo da moto ,tem como fazer uma manutenção porquê? Tem a ver com os Países ,dividido as temperaturas médias e máximas.
Gostei meu amigo, todos querem nos fazer de idiotas. Parabéns pois o Brasil precisa de homens como você, esclarecendo e explicando coisas legais.Thau e boa noite...
Penso igual a você meu, você tá corretíssimo. A minha vida é em cima de carro pesado, é minha profissão desde os meu 20 anos de idade, hoje tenho 51 anos de idade e continuo na profissão. Tenho muito e nas férias sempre viajo. Parabéns por alertar as pessoas.
Valeu gostei do vd. Não tenho uma dessas, mas é bom saber a respeito do eixo cardâ. :)
Sandman Noby Valeu.
O manual da minha Shadow 750 pedia pra apenas verificar o óleo do cardã a cada 50.000kms. Acabei trocando, são poucos mililitros, usa uma seringa pra trocar.
Quanto a troca de óleo do motor, concordo e permito-me fazer um comentário: No passado, principalmente em função do alto teor de enxofre presente na nossa gasolina, com exceção da Podium, que sempre foi S30, até justificavam-se trocas o óleo do motor com maior frequência, tanto por por quilometragem quanto por tempo. Mas atualmente, já que a partir de Jan/2014 toda a gasolina vendida em território nacional passou a ser UBTE, de ultra baixo teor de enxofre, com no máximo 50 ppm de compostos de enxofre (S50), e estabilidade química superior (bem próxima a da Podium), as trocas por tempo podem ser tranquilamente anuais, e não a cada seis meses conforme reza a antiga cultura. Também em função da quilometragem, muitos fabricantes ainda não estão levando em conta esta importante alteração na qualidade do nosso combustível.
ABRAÇOS E BOAS CURVAS.
Tenho uma Suzuki Savage 650 99 e troquei o óleo 3 vezes em 4 anos, eu verifico sempre o nível, que é o mais importante, e eventualmente completo, mas trocar mesmo, só quando troco o filtro, que é quando o óleo fica bem sujo, aí acaba um "ciclo" de óleo, e recomeça outro com tudo novo.
Concordo com o que disse. Porém, tem que se atentar a algo:
Sobre a diferença de intervalo dos manuais da moto, isso se dá por conta da diferença de combustível.
Quando a gasolina é boa, a contaminação do óleo é bem menor. Mas como temos uma gasolina mais suja e com um percentual alto de etanol, o óleo dura menos.
Bom...cada um, cada um!!!
como eu sou chato, sigo o manual e faço manutenção preventiva regularmente!
Lembre: o barato sai caro!!!
Abraço!!!
Boa mensagem cara e digo o seguinte: Se voce usar com sabedoria sua moto, ou seja, usar adequadamente, sem loucura e exageros, então é só seguir exatamente o que recomenda o manual. Lembrem-se que vivemos num país de oportunistas.
3 mil km TB acho muito pouco para troca de óleo, mas com uns 5 mil tem q trocar sim, além da gasolina ser diferente, a temperatura tb é bem diferente!!!
Nas motos com sistema cardã , o maior problema , que leva à danos sérios , é que quas ninguém faz a manutenção do eixo de transmissão e suas buchas deslizantes , que devem ser desmontados , limpos e lubrificados com graxa à base de sabão de lítio à cada 20.000 km . Em minha oficina já registrei diversos casos de quebra por falta de manutenção .
Sou mecânico multimarcas e a dez anos trabalho em uma concessionara da marca Suzuki... concordo plenamente! hoje em dia se vende muito serviço e efetua se muito pouco, porem ja descobri infiltração de agua no sistema da transmissão final graças a troca de 6 em 6 mil km!!! nesse caso se fosse feita a cada 30 mil nosso cliente teria um custo altíssimo
OK concordo em verificar a cada 3.000 km ou 6.000 km não custa nada, mas trocar o oleo em perfeito estado ai ja não, verificar é salutar valeu.
Jarbas Carlini de Moraes ,pra um mecânico falar isso,vi que é um burro 😂😂😂😂
Qual oleo vai no carda da vfr12000f
Conheci um cara lá em Brasília que toda vez que ia fazer a troca do óleo ele trocava o parafuso junto...
Aquele que fica embaixo da moto...
Ele dizia que os caras da oficina condenavam o parafuso e ele sempre comprava outro novo...
Tem que se considerar o vencimento do óleo tbem ,pois com óleo vencido ele tende a perder sua viscosidade e isso pode gerar um dano no sistema causando perda parcial ou completa do sistema gerando um gasto maior posteriormente , não sei qual tipo de óleo usa nesse sistema ,mais se for do tipo sintético com certeza vai durar bem mais ,possuo atualmente uma BMW f800r uso semi sintético no motor e realizo a troca cada 5 mil km ou a cada 6 meses se passou sua validade ,mais cabe a cada um fazer sua manutenção preventiva evitando desgaste excessivo do motor ou de qualquer outro sistema que utiliza o sistema de lubrificação,tbem tem o fator do clima ,estamos em um país de clima tropical se seguir manuais de fora tem que se tomar cuidado pois em outros países são outros climas ,por exemplo na Rússia que é muito frio lá os óleos , combustível e liquido de arrefecimento utilizam anti congelante na sua composição e a qualidade dos fluidos não se compara aos do nosso país ,mais cada um faz o que quer com seus veículos pois cada um arca com seus prejuízos ......
Quando anda em poeiras deve sim trocar os sistemas de filtragem de ar e oleo, com mais frequência.
Minha mulher tem um ford ka 2004 e está com 179mil km, o manual manda usar óleo 5w30 sintético, é só oque eu uso, e trocar a cada 15 mil km, como rodamos pouco com ele a ultima troca demorou quase 3 anos para chegar na quilometragem que pede o manual, o vendedor de óleo ficou alarmado dizendo que se não usar o carro tem que trocar a cada 6 meses, já pensou se eu vou por eles e faço essas 6 trocas de óleo em 3 anos a R$200 cada troca, nesse período de 3 anos foi somente 1000 que deixei de gastar. o motor continua com ótima saúde desde zero km, e o dia que for preciso retificar ele com certeza só oque eu poupei de trocas óleo vai pagar e sobrar.
olha concordo...eu já venho um tempo w nun troco óleo venho conferindo se abaixa ou se suas propriedades vai dimuindo...percebi q olho ruim vira água ou fica ralo de mais agora um oleo bom com mais viscosidade nun perde de jeito nenhum... se VC trocar como falam VC vai espanar o parafuso do esgotamento vai entrar ar dentro do motor... e isso vai danificando aii sim VC vai ter preju....
Prezado, um óleo não "vira água", e não tem as suas caracteristicas "alteradas", como "fica ralo" . Tem óleos bons com muita viscosidade e tem óleos bom com baixa viscosidade. Vc deve ver qual é o óleo indicado pela sua moto e não escutar "especialistas" de botequim. Pelo visto, vc está usando um óleo mais fino do que vc está acostumado, nada mais nada menos.
valeu pelas dicas analisando o perfil de alguns vendedores eles nem andam de moto e fala o que é programo para bater metas .
Minha Intruder 125 2008/09 está com mais de 70 mil rodados, sempre troquei o óleo a cada 3.000km e sempre usei o óleo recomendado no manual (Lubrax). O motor está limpo, nunca precisou de retífica ou teve problemas por falta de lubrificação. A questão estava no costume dos "Hondeiros" de usar óleos de baixa qualidade que realmente precisavam ser trocados a cada 1000km e esse mal costume virou regra.
Troquei o óleo do cardan da minha virago 535 hoje, peguei ela tem um mês. Ela tem 35mil km. Tava feio demais o óleo. Acredito que devemos seguir o bom senso ao invés da quilometragem recomendada, pois a deterioração do óleo varia conforme uso da moto, condição climática, qualidade do óleo. Acho que compensa checar de tempos em tempos, até porque gastei nem 200ml, o que equivale a 5 reais.
Gostei do Vectra na garagem hehehe... Tive um Elite 09 e sinto falta dele...
Bela moto!!!
A diferença de quilometragem daqui pros outros países, é devido ao calor. Um exemplo é o cambio AL4 de alguns Citroens e Peugeots, la fora ele funciona perfeitamente, aqui no Brasil, ele da pau direto, isso é devido ao calor que influencia muito nos fluidos dos veiculos, principalmente motos que trabalham com rotação muito maior
Vou ter que discordar amigo , Europa não é a Sibéria se for ver as ondas de calor de lá já tá nível Brasil
"Check é o caralho! Bora tio!" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mano, tu tirou um peso da minha cabeça. Peguei uma Drag usada e estava aqui pensando sobre o maldito cardã (cardan.. sei lá). Está chegando nos 30 mil km, acho que rola dar uma conferida e botar um óleo novo. Achei que se não trocasse a cada 5 mil estaria fodida completamente. O jeito é apelar sempre para o manual original de outro país.
Sim no teu caso que a moto esta com 30.000 km é bom trocar ver se não esta vazando e depois não precisa mais trocar valeu. No maximo e trocvar se estiver com a moto nos 60.000 km valeu...
Boa garoto..... é isso mesmo! Adorei o exemplo do Chevette rsrsrs...abs
Legal amigo bom video ...é normal fazer um barulho quando está "sobrando motor" quando a moto pede pra reduzir marcha em baixa velocidade?
Até mesmo para o motor da moto eu entendo q ñ é preciso trocar necessariamente a cada 1000km, tenho um motor 125cc suzuki chego a trocar o óleo perto d 3000km usando um bom óleo, com o filtro.
Então sempre estou passando um pouco dos que dizem q ñ podem passar d 1000km, motor novo sem problemas .
É por isso que eu tenho uma BMW GSA. Óleo do motor a cada 5.000 km e filtro com 10.000 km. Cambio e cardã a cada 20.000 km.
Muito interessante essa questão. Gostaria de comentar a respeito de duas coisas:
- Troca do óleo vai depender de vários detalhes, Clima de onde se roda ("lá fora" são outros 500). Eu particularmente verifico o manual, mas realmente tem manuais que, por favor... No caso da Honda que pede troca a cada 1.000km, eu digo por casos que verifiquei, os motores de motos pequenas da Honda são lixos, se não cuidar excepcionalmente bem, vai pro saco com 40.000km.
- Militec: O óleo do cardan vai alcançar os trinta e tantos graus que o Militec precisa para agir e fazer alguma diferença? Senão, é dinheiro jogado fora.
Prezado favor me indicar para qual moto Honda (ano e modelo) para a qual é pedida a troca de óleo a cada mil Km. Tks.
O mal do cardã é a perda de potência . Mata o motor da moto bastante . O sistema de Correia não tem esse porém e dura muito !!!!
concordo plenamente,moro no exterior e sempre tive motos,cheguei no brasil e falaram pra trocar o olho da minha srad 750 a cada 1000km eu dei risada...kkkkkkkkkkk...mais como dis o ditado para esistir os espertos tem que esistir os trochas,e olha que tem muitas pessoas que ate descutem teimando quie de 1000 em 1000,fase o que...esses sao os Otarios...
Todos querem tirar vantagem.
eu vi uma reportagem dos preços autos dos veiculos no brasil,dai comtrataram um proficional para faser calculos e ver porque e mais caro no brasil,resultado,e porque tem quem pague...
Existir, profissional, altos, discutem, fazer.... O português é um idioma tão bonito quando falado corretamente.
Concordo plenamente com vc.
Comprei uma Drag a poucos dias e tenho assistido vários vídeos sobre manutenção e todo mundo troca o óleo do motor com 3.000km e no manual fala com 5.000 km.
Acho puro desperdício de dinheiro e óleo.
Parabéns pelo vídeo 👏👏
Agora sua moto tem um GRANDE DEFEITO....
Não é minha 🤪🤪
Ela é simplesmente linda 👏🏼👏🏼🤩
Eu troco o óleo quando ele estiver bem...Mas bemmmmm preto. É sinal que está limpando o motor. As vezes acontece com 3k outras com 5k etc. Depende o quanto eu utilizo e o trajeto( urbano /rodoviário).
Não é só trocar o óleo tem que engraxar o eixo tambem
sim a cada 50.000 KM
JACK Motovlog TUDO BEM! ESTOU A COMPRAR UMA CUSTON ZERA, MAS ESTOU EM DUVIDA ENTRE A SHADON 750 OU BOLLEVARD 800, PODERIA ME DAR UMA DICA, DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO...
GUIDO RAYSARO
Olha gosto é muito pessoal o que não serve para Eu é o ideal para o outro. Porem a Boulevard 800 usa pneu sem camara com rodas de liga leve
JACK Motovlog SIM, MAS EM SI SÃO MAQUINAS BEM PARECIDAS, MORO EM LONDRINA, PR, AGORA A TARDE VOU NAS LOJAS CONHECE-LAS PESSOALMENTE, ANALISO PREÇO DA MANUTENÇÃO, MERCADO PÓS REVENDA E ETC... CONTINUA A ME AJUDAR E SEMPRE BOM UM NOVO AMIGO..
Olha esqueça preço de revenda. As maquinas são bem semelhantes. Eu ficaria com A Suzuki Boulervard 800 mas digo eu. Voce fique com a qual seu coração mandar abraço.
é como óleo de diferencial, dura muito pois não tem contaminação externa.
Boa tarde meu amigo... notei que você tem outros relógios marcadores em sua moto... quero colocar um conta giros em minha BOULEVARD... por acaso tem alguma dica que me possa ser útil? Obrigado
valeu irmão, também tenho uma boulevard c1500 e essas dicas me deixaram mais ligado. Obrigado
No manual da titan 150 e bros recomenda se a troca a cada 4 mil kms porem na concessionária recomenda se a cada mil e aqui na minha cidade todos os mecânicos falam que tem que ser feita a troca a cada mil , eu tive uma que sempre troquei a cada 3 mil ate chegar aos cem mil kms e vendi com o motor justinho sem barulho nem um, agora vc imagina se eu tivesse feito a troca a cada mil km ? isso e papo para vender mais oleo
Falo isso a vida inteira, e olha que são 61 anos em cima de motos, mas não adianta. O brasileiro é um dos povos que mais joga dinheiro fora com óleo.
Valeu Jack ! Estou namorando uma moto com eixo eixo cardã ! Continue dando suas dicas !
Estamos ai//
Eu estou namorando uma mulher que é muito melhor.
A gasolina nos USA , é outra mesmo, a qualidade é muito superior por isso os fabricantes antecipam trocas, troquem em casa mais troquem sempre que possível Ok um abraço . Palavra de mecânico valeu.
Eu sou mecanico, porem estou ciente que aquele que conhece melhor a sua moto, é o fabricante.
cardam não tem combustão o povo nao emtend isso ...
Falou tudo!
Mas mesmo assim evapora não precisa ter combustão
Marcos Vinicius Reis Reis mas tem contaminação
Não é só por esse motivo...
Ele trabalha frio, e as mudanças de temperatura são bem lentas (não é como no motor).
Além disso, trabalham em baixa rotação.
Contaminação pelo quê?
O circuito é fechado...
É mais uma o óleo só está claro pq aí não existe queima de combustível ou seja não tem carbonização, ele só vai ficar preto lá na casa dos 80k só que o mesmo já perdeu suas propriedades a muito tempo... Como disse 6k e bobeira mas falar que não se troca e sacanagem
Óleo do motor pode ter diferença de um lugar para o outro por causa da temperatura do ambiente. É cidades com trânsito mais pesado o óleo do motor deve ser trocado em uma menor Km.
Amigos motociclistas. não Economizem na troca de óleo. Fação a troca antecipada sim, sempre que puderem!. A vida útil da cimentação de peças de engrenagens, dependem da ( liga de pressão ) que o óleo suporta por determinada quilometragem, e por não ter contato com queima de combustível nunca terá sua cor alterada. façam vcs mesmos sai mais barato . OK
Concordo! Até porque o sistema de lubrificação do motor é um, e o do cardã é outro, totalmente independente do sistema de lubrificação do motor! E a vida útil do óleo do cardã é infimamente maior. Totalmente correto! Quem troca óleo do cardã a cada 1000 km, só tá queimando grana a toa!
troco com 50% a 100% a mais que o recomendado pelo manual. Nunca tive problemas com motor de moto ou carro. Em 35 anos de direçao.
Olá, eu sou de Portugal e preciso da vossa ajuda. Tenho uma moto 4 suzuki 250 ozark e não vejo nenhum pipo para lubrificar o cardan com massa consistente como se encontra em qualquer cardan normal. Sabem como se lubrifica o cardan? E qual o óleo ou valvulina se mete no diferencial? Muito obrigado pela ajuda..
O óleo nao se mede somente pela cor, tem propriedades que tambem perde.
Alem disso tem o fator da viscosidade,temperatura
muito bom video no Brasi com as moto e com os carros a falsa garantia e paga dez vezes só com trocas desnecessárias de peças e oleo alem dos preços abusivos um amigo meu pagou mais de cem reais no litro de oleo de um carro chines
Na boa mano... entendi o recado que passou. Mas o Brasil é um país tropical naturalmente quente... lógico que a troca será diferente pra qualquer país... imagina com seria se em todos os país fizessem igual... no mais. Vlw abrass
troco o óleo a cada 6 meses, questão de "fino trato" minha moto é minha companheira e me leva pra onde Eu vou... prefiro não arriscar, na oficina mesmo já me disseram pra aumentar o prazo, nem que seja uns 3 meses, já troquei três vezes com apenas 6mil rodados.
Falou bonito!
Eu prefiro trocar o óleo em uma buceta
Verdade cara, eu tive um Opala e nunca troquei o óleo do diferencial.
Ola amigo tudo bem tem como passar umas dicas da Intruder 800 sobre troca do filtros de ar óleo do cardan produtos que limpe o carburador e sobre amortecedores trazeiro qual o ideal pra andar com garupa obrigado
Olha colega da Indruder 800 nao sei lhe informar.
cara temos qe leva em consideração tbem nosso país gente e clima tropical por isso a troca mais cedo do oleo
Obrigado pelo vídeo. Muito bom, bastante informativo.
Conheci o Zé Tião que esta na sua segunda reencarnação e pasmem,viveu 95 anos a sua primeira vida com uma CG 150,retornou do desencarne,comprou a mesma moto da vida passada,viveu mais 100 anos,totalizando 195 anos com a mesma desgraça da moto e 900 mil Karalhadas de km sem trocar a porra do óleo,detalhe:a moto esta na cracolandia pois além de fumar e beber passou a fumar crack também
Aqui é pra gastar dinheiro mais rápido você leva um 250 pra trocar óleo e filtro com mil KM fica em torno de 180 reais 1/8 de óleo pode isso!?
E no motor a troca antecipada também é aconselhável se o fabricante determina 12.000 faça com 6.000 o nosso combustível é realmente uma porcaria e a queima dessa bagaça de cana misturada com outros elementos como chumbo, resinas e solventes (e o que menos tem é gasolina! ),é altamente prejudiciais a vida útil do óleo, que por sua vez tem contato com retentores que ressecam e começa com o tempo disseminar vazamentos pra todo lado. sem contar com uma serie de outros problemas que daria umas 20 paginas...
Legal demais ver a paciência, "check o caralho, não quero checar nada" kkkkkkkkkkkkkkkk, obs vendo em 2022
Ok. Mas será que a qualidade dos nossos filtros e óleo é a mesma para que possamos estender tanto a troca, como recomenda os manuais de fora?
+Luciano Nepomuceno JR O o que vc me diz quando oleo e importado igual ao Motul por exemplo, não tem desculpa..
JACK Motovlog Se os filtros também forem importados, então siga o o manual de fora, amigo.
Como você disse, devemos estar esperto, pois os espertos aparecem de todo lado. Obrigado pelo vídeo e esclarecimento.
Parabéns pela iniciativa !
Mas veja bem.
Lá fora, não tem a merda da política de reaproveitamento de óleo que temos aqui no Brasil, onde se compra óleo "NOVO" com uma porcentagem de óleo usado.
Então, o óleo que você compra lá vai durar muito mais que o lixo vendido aqui !
Sobre o óleo do cardã. Custa em torno de míseros R$15,00 e dependendo da moto, 1 litro, da pra 4 trocas. Assim sendo, vai esperar vencer pra que se a troca vai lhe custar R$3,75. Então troco junto com o óleo do motor, sempre que um cliente vem para tal serviço.
Óleo lubrifica e mantém o sistema limpo. Assim sendo, ele precisa entrar bom e sair bom do sistema a ser lubrificado e não queimado como é de costume ver por aí ! Por isso recomendo a troca do óleo do cardã junto com a do motor. Só pra constar: Não cobramos de nossos clientes o óleo de cardã em nosso oficina aqui em São Paulo.
Grande abraço !
Diogo Rodrigo Almeida Eu sei mas no caso do oleo Motul que é importado, ai não tem desculpa. valeu.
Sim. No caso do Motul, se você pegar a certificação atual, nas melhores lojas, não tem desculpa.
Aliás. Nem é desculpa.
Caso esteja em SP, venha até a minha oficina e lhe mostrarei a sutil diferença de um motor que troca óleo no tempo certo do óleo para motores que seguem a risca o que o manual manda. Só pra constar, usamos os manuais pra QUASE tudo.
Desgaste e durabilidade são calculados com base na lubrificação ideal estudada pra um determinado sistema. Fabricante precisa vender peças de reposição ! Assim sendo, essas peças TEM que quebrar, e isso posso lhe garantir com conhecimento de causa, É CALCULADO !
Use o óleo, no tempo do óleo e não no tempo do manual. Óleo tem que entrar e sair bom do motor.
se nao houver vazamento, o que pode acarretar em sujeira pra dentro das engrenagens esquece que nunca vais precisar trocar esse óleo, apenas nos 1000 kilometros por causa de fragmentos que podem estar contaminando o óleo!
OK.
Não podemos esquecer que o Óleo de lubrificação também tem validade. As vezes a aparência está boa mas já perdeu as propriedades há tempos.
Jack mas qual sua consideração sobre a custom em relação às trail e turismo . não gostou da custom?
Olá pessoal, é bom agente observar o comentário do Jack e compreendermos que a nossa política de fato está baseada em um monte de farsas e falcatruas, mas por outro lado, não devemos achar que sabemos mais ou menos do que aqueles que projetaram ou construíram algo. Precisamos seguir sim as especificações técnicas dos fabricantes, porque, é pra isso que elas são feitas.
O óleo do motor é fabricado dentro de um rigoroso conceito de lubrificação para atender as características dos motores, mais antigos e motores mais modernos. A validade é cotada de duas formas, a primeira considera o tempo de uso do óleo dentro do motor, onde na maioria dos casos é aconselhado ser substituído no prazo de seis meses em função do óleo, mesmo não atingindo o prazo de troca por quilometragem, se oxidar e se contaminar dentro do motor, perdendo suas propriedades de lubrificação.
A segunda forma considera a troca de óleo do motor pela quilometragem alcançada pelo veículo. Sabemos nós que, o nosso país por ser tropical tem variações extremas de temperaturas ocasionando assim grandes obstáculos na vida útil de um motor, sem falar nas motos que ficam paradas por mais tempo em garagem do que rodando. Tenho uma XT600E muito louca e a cada 2.000 km o óleo é substituído a cada 4.000 km o filtro.
Aproveitem e aprecie a moto aqui no youtube! Procurem por XT 600E 99 Personalizada.
amigo tem muitos modelos de carros que óleos de caixa e de diferencial são permanentes, nem requerem troca apenas completar. essas concessionarias são extremamente enfadonhas exigem coisas absurdas, óleos mágicos,
Trocar oleo do diferencial a cada 6.000 km sem comentarios....
Rapaz atualmente o que vejo de nego pegando moto nova e indo em grupos do facebook perguntar qual óleo usar e com quantos km, eu já respondo dizendo pra ler o manual, pqp esse povo é preguiçoso demais
tem muitos assim
gostei do video, apenas acrescento que vivemos numa economia de QUANTO PIOR MELHOR, é assim que funciona a industria QUANTO MENOS DURAR voce joga fora e compra outro novo, moral da história, NAO CONFIE MUITO EM MANUAL DE FABRICA, procure ouvir os especialista que trabalham na area a experiencia pode aumentar a vida útil do produto por muitos anos, abs.
Legal Jack gostei do vídeo, muito instrutivo, mas e quanto ao engraxar as outras partes fora do motor e da caixa de cardã, como vc procede? Ou não há necessidade dessa manutenção?
Gente óleo não tem vida eterna e não custa caro é fácil de trocar
Não é descartado não.
Todo o óleo que é trocado, é reciclado.
Quando trocamos em casa, DEVEMOS levá-lo até um posto de gasolina e entregar lá. (alguns deixam um latão com um funil... é só chegar e despejar dentro).
Abraços (espero ter ajudado)
Olá, Saul! O óleo não é eterno, mas naquele sistema, onde não há diferença de temperatura elevada ou qualquer tipo de contaminação, a moto vai parar de velha e virar sucata e aquele óleo ainda vai estar integro dentro do sistema!
+Flavio Santos o oleo reciclado volta a ser vendido??? ñ acredito no oleo q coloco na moto. pra mim é oleo queimado voltando pra loja .... sería isso mesmo ???um abraço....
@@arisetter4504 é isso mesmo, ele volta a se utilizado nos motores.
Jack, tenho uma tornado 250 e uma BMW r 1200gs. A GS troco o óleo por tempo, pois rodo pouco. A tornadinha troco de 1000 em 1000, posso estender esse prazo até quantos Km? Sou leigo no assunto e sigo o que o manual pede.
Relaxa cada versão é uma história. Minha fazer 250 bateu biela depois. De 1500 km sem trocar o óleo. Neste caso do cardã vai muito do uso se tiver folgando d+
Tem pessoas que tiram carteira (carta) de motorista por venda de votos e ja vi ate aqueles que não sabem nem ler e escrever, agora imagina dar explicação que MILHAS não é a mesma coisa que KM.ESSE É O brasil EM QUE VIVEMOS.Mas no de comprar moto semi nova o correto é dar uma geral nela pra não ficar na na mão.
jack em relação ao olho do motor costumo usar o motul 3000 que segundo o fabricante é para 3000km, o fator real a ser analizado para a troca seria a capacidade do óleo ou o que se deve levar em consideração!?
Ricardo Paranhos Bom minha regra é o seguinte. Exemplo. fabricante informa que para se trocar com 6.000 km, eu troco com 6.000 so em rodovias viagens e metade no uso urbano 3.000 km e se for uso misto cidade com rodovia 4.500 km.
ola meu amigo estradeiro....
aqui é Daniel cunha, sou técnico em mecânica.
gostei da iniciativa, porem existem métodos mais precisos para avaliar as condições do óleo de qualquer compartimento de sua moto.
é claro que a inspeção visual é a primeira a ser realizada, mais analisando o óleo em um laboratório de s.o.s você conseguiria uma precisão maior, e tenho quase certeza de que você esta certo porem deve-se fazer analises mais precisas.
lembrando que uma moto como a boulevard tem peças muito caras principalmente nesses compartimentos.
exemplo:
eu monitoro uma frota de maquinas americanas, todas realizam coleta de óleo periodicamente, a maioria dos lubrificantes atingem somente o especificado pelo manual, porem é um exemplo um pouco vago porque elas operam em um ambientes muito hostil.
porem na maioria das vezes o óleo usado em outros países tem viscosidade diferente, ENTÃO VAI UM CONSELHO NÃO ALTERE A VISCOSIDADE DO ÓLEO POR CONTA PROPIÁ, NÃO ALTERE O INTERVALO DE TROCA SEM UMA PRECISÃO MAIOR NA ANALISE, lembrando que em um compartimento fechado como no cardã, a limalha liberada durante o trabalho das engrenagens circula junto ao óleo, então quando você drena o óleo você analisa a quantidade de limalha presente no sistema, consequente da qualidade e validade do óleo usado.
espero que tenha ajudado....
Sim quanto mais informação tivermos melhor valeu....
A BMW gs 800 na Europa a troca de óleo do motor e filtro a cada 10.000 km e recomenda Castrol 10 e 40, no Brasil a cada 5.000 km e empurram o caríssimo Motul.
Antes era o papo da gasolina que tinha muito enxofre quero ver qual vai ser a desculpa agora que foi retirado em 90 % o enxofre.
Não será que é porque lá os óleos lubrificantes são melhores?
E difícil tira a roda traseira dessa moto caso precise numa viajem,um conserto no pineu exemplo?
Com a troca de óleo até concordo, a troca deve ser feita a cada 10.000 km do cardã, agora não podemos nos esquecer que temos que engraxar as peças internas, onde o óleo não alcança, e vai graxa especial, tipo cruzetas, engrenagens, etc, quando a gasolina do Brasil é uma troca total, um porcaria, oq tem de motor de moto sendo detonado pela mistura de álcool na gasolina não é brincadeira, fora os safados de donos de postos de combustível que mistura de tudo na gasolina. Recomendo a cada dois anos desmontar o cardã e trocar a graxa.
Concordo sobre tudo que você falou!!! Mandou muito!!!
Tu sabe se é verdade que os cardãs das drag star do ano de 2002 a 2004 vem com defeitos de fabrica?
Qualquer moto que tenha radiador ,a troca de óleo vai de 3 a 5 mil km, o cardan é o mesmo sistema de carro , aí é vitalício dura anos , agora se não pode manter ou não gosta da nua moto , não compra !
meu amigo entendo vc é para deixar a gente retado mesmo, mais e necessários entramos nos seguinte assuntos: a qualidade dos produtos automotivos brasileiros, problema principal começa na industria as motos os carros que são produzidos ou trazidos para o pais, não passa nem longe na qualidade de produção e manutenção dos mesmos produtos fora do brasil. Combustíveis: gasolina não existe mais aqui! agora é álcool mais gasolina mais produto que adultera, somados é a gasolina brasileira, motos e carros produzidos fora do pais trazidos para rodar aqui passam por um tipo adaptação na parte da injeção eletrônica de combustível para identificarem os combustíveis brasileiro, esse é o nosso combustível, para completar ainda é caro. Lubrificantes: pode se medir a 'saúde' de um motor ou caixa de marchas pelo grau de saturação do seu lubrificante , com a cor muito escura cheiro muito desagradável, significa que sua vida útil já aspirou a muito tempo. Já o lubrificante claro muito parecido com o novo significa que não a danos significativos e que o lubrificante cumpre seu papel corretamente mais devemos lembrar o seguinte que os aditivos do lubrificante é realmente o que importa não são visíveis a olho nu, então fique satisfeito quando seu óleo roda a quilometragem pretendida e é retirado ''limpo'' seu motor ou sua transmissão estão com suas manutenções em dia. manual de serviço das motos Honda, Suzuki ou Yamaha deixam questionamentos a serem feitos. A quilometragem a ser rodada sempre excessiva para a troca do óleo lubrificante as vezes três quatro vezes a mais, ai fica a critério dos proprietários!
Sei que o vídeo é antigo e o cara do vídeo pode ter mudado de opinião, mas o gasto é tão pequeno pra trocar o óleo do cardã a cada 6 ou 8 mil km que nem justifica o risco de quebra.
Amigo, quais são a referência desses seus alforges e bauleto? Tenho Dragstar e não gosto muito do estilo dos alforges de couro. Quais me recomendaria? Grato desde já
Modelo lateral da Givi
Essa de trocar o óleo com 3.000 km, foi de lascar, se bem que cada um faz o que ele achar melhor.
Perfeito amigo, excelente seu vídeo !!!
:))) Só ter um pouquinho de noção mecânica também.
Estou pensando em comprar uma custom e tenho dúvidas entre uma fat boy é uma boulevard 1800