Sem sombra de dúvidas, o AP é um dos melhores propulsores para automóveis. Durável, robusto e relativamente econômico. Tenho um Polo classic motor 1.8. Pensa num carro gostoso, tanto pra cidade como na estrada.
Meu pai possuía um Gol 1.6 AP 2005. Apesar do motor já está desgastado (por passar na mão de muita gente que não sabe cuidar direito), o bichinho era valente e nunca deu um problema tão sério. Atualmente meu pai tem um Gol 2020, mas sinto saudades do primeiro carro dele...
@@kkteutsch6416Não e exagerado não, eu li em diversas Revistas de Manutenção que era mais ou menos isso o normal para as condições brasileiras de Muito Calor, onde o óleo também ajuda na refrigeração. Os retentores das válvulas e que podem ser problemáticos com os Óleos Minerais que tínhamos na época. Eu tive um Passat que era assim, mas era muito bom de potência X consumo, e como tenho experiência de mecânica, fácil de reparar eu mesmo. No Passat o problema (Além da proverbial ferrugem que ataca todo "carro velho") era a Barra Panhard Diagonal que tendia a Arrancar o seu encaixe (Junto com a Braço de Arrasto do lado Direito do eixo traseiro), lamento ter vendido, mas não tinha lugar para ele com um outro carro mais novo.
Pois é, é uma grande mentira dizer que AP suporta desaforo. Não há motor que aguente negligência. Eu aprendi a dirigir num Voyage GL 1.8 90, uma válvula termostatica errada comprometeu a qualidade e a saúde do motor.
O motor AP não se tornou um dos motores mais queridos à toa com certeza ele se tornou um dos motores mais queridos pelo menos aqui no Brasil por ser um motor de manutenção extremamente simples e barata e ao mesmo tempo com uma incrível durabilidade tanto é que ficou em linha aqui no Brasil por 39 anos
Caramba! Quase 4 décadas em produção. Maravilha da engenharia!
4 місяці тому+14
Um dos vídeos mais informativos e corretos sobre o (lendário) motor EA827. Principalmente ao estabelecer a correta árvore genealógica do propulsor, que muitos dizem ser um projeto direto da Mercedes-Benz. Na verdade o motor multicombustivel dessa inspirou o EA827. O projeto desse é do grupo VW, mesmo.
@@carlinhosda66 o projeto nao e VW, ela o herdou quando comprou a Audi da Mercedes Benz - o Passat foi o 1o VW refrigerado a agua e derivou do Audi 80...
Meu pai tem uma Saveiro Ap 1.6 e atualmente está com mais de 1 milhão de quilômetros rodados apenas com a manutenção básica, é um dos melhores motores produzidos no Brasil
Rapaz, mais de 1 milhão?! Tenho um Santana 1.8 2006, ano passado precisei fazer retifica do cabeçote, aos 222000km rodados, pois a junta do cabeçote deteriorou, não sofreu aquecimento, deteriorou por tempo mesmo e causou um desgaste num duto de arrefecimento e começou a passar um pouco de água pro 4° cilindro, bem pouco, mas foi coisa de desgaste por tempo do carro e o dono anterior não tinha os mesmos cuidados que eu, acredito que se ele usasse aditivo na água do arrefecimento isso não teria ocorrido, mas foi uma manutenção simples, pois nem precisou de fazer retifica do eixo de comando nem da parte de baixo, somente uma descarbonização nos pistões já que havia sido aberto. Acredito portanto pela minha experiência que pode ser possível sim, mas tem que ser muito bem cuidado desde 0km.
Meu pai teve um Passat Lse 4 portas 1986 MD270 com cambio 3+e. Quando comprou o motor já estava gasto, queimava oleo e rajava na primeira partida da manhã. Rodou mais de 100 mil km sem mexer no motor, só manutenção normal, oleo bom no prazo certo, filtros etc. Super confiável.
Eu tive alguns carros com motor AP Saudades, muitas saudades!! É bom demais ver essas histórias E tem gente que fala que lugar de coisa velha é em museu, dizem isso por que não tiveram o privilégio de ter contato com essa mecânica! Forte abraço
@@Andre_forklift Estou no 3o Passat - um carro fabricado ha 40 anos e comprei do 3o dono, cinco anos atras. Dos tres, so um GTS 83 comprado de 1o dono fiquei por 7 anos usando com cuidado na troca e nivel de oleo, so retifiquei por quebra da correa dentada...
O Bom e Lendário Motor AP , tenho um Gol Bola Motor AP1.6 ano 1997 estou com Ele a 14 anos justamente por Causa do Excelente motor e Cambio que Ele possui , nunca Tive Dor de Cabeça com esse Carro . não vou desfazer Dele tão Cedo . é muito Confiável e Robusto ..
Aqui em casa tivemos 5 Santanas. O último, ano 2000, foi comprado em 2014, está agora com 125 mil. Ano passado fizemos uma viagem de 5300km de Sp ao norte do país. Carro valente na estrada. Logicamente procuramos sempre cuidar bem da manutenção.
Eu já tive gol com ap1600 e ap1800, depois disso não tive naos carros com motor tão bom a não ser um Monza 2.0 Hoje eu não compraria nenhum carro com estes motores porcarias da VW principalmente estes três cilindros. Enquanto não Europa os motores evoluem aqui no Brasil os motores se tornam cada vez mais porcarias
Sou apaixonado pelo Santana e muito por conta do motor AP, há uns 3 anos atrás corri atrás de vários Santana G3 Confortline preto AP2.0, mas por conta da especulação absurda durante a pandemic os preços subiram muito, a galera ficou sem noção pedindo 24 mil Reais num Santana que ia gastar mais uns 2 a 3 mil pra consertar uns estragadinhos + uma boa revisão... Resumindo, guardei mais dinheiro e peguei um Chevrolet 2.0, + novo, + completo e + top de linha e to satisfeito. Também tenho uma Quantum azul 1986 AP1.8 que to arrumando aos poucos.
Já tivemos de tudo aqui em casa. Dois Passats ao mesmo tempo em1985, um TS 1979 1.6 e um LS 1981 1.5. Depois o Pai comprou uma Saveiro 1987 1.6, já AP. Hoje eu tenho uma Parati G3 2.0 ano 2000. Tem muita força em baixa rotação. Gosto muito. Belo vídeo! Abraços!
Pois é ...um motor altamente confiável ...cuja origem é...Mercedes -Benz. Até porque qdo. a VW comprou a Auto Union a marca de Stuttgart era a proprietária anterior . Junto veio o projeto do EA827. Rica história .!
Trabalhei como ajudante de mecânica no ano de 96 e montei muito motor AP que chegavam literalmente desmontados da retifica!! Lembro de um Santana a álcool que ajustei tudo ,ponto e quando dei a partida com aquele redutor de segunda no carburador o bicho pegou o óleo circulou e a lenta estabilizou...trabalho perfeito foi só ajustar ponto e a mistura..
Fascinante!!! Tenho um AP na família, de um Gol Bola, 1.6. Está meio mal cuidado porém ainda continua firme e forte. O Excelente CHT não fica atrás não, embora tenham projetos diferentes. Abraços a todos e excelente matéria!
O Audi f 103 usava motor 1.7 com comando no bloco e ventoinha acionada por correia. No Audi 80 o comando foi transferido para o cabeçote e no lugar do antigo comando ficou um eixo que aciona bomba de óleo e uma polia que aciona a correia dentada . Tive dois Passat 1.5 e um TS 1979. Já meu irmão instalou um motor AP num jeep wyllis 1959.
Rapaz esse canal é bom demais bicho, nos temos aqui uma saveiro 1.6 2007 o motor está batendo tucho faz um barulho lascado nos sabemos que é por que o motor ja está folgado mas ainda assim roda bem e não nos deixa na mão, ela tá no álcool e não nega partida nem nos inverno de 0 grau mesmo com o motor ja judiado meu irmão anda pisado direto e o bichin ta firme ainda kkk Os motores AP passaram por gerações da nossa família meu avô teve meu pai teve agora eu tenho, esse motor marcou a história aumotiva do brasil e do mundo.
São motores potente e Douraderes êu sou proprietário de um FORD PAMPA Quê teve a véção com a Fusão Auto Latina e um motor AP 1.6 é um carro bom ê conomeco é maravilhosa e Sênsacional
Tive um Passat TS 79, motor ótimo mas carburador SOLEX 3235 Duplo (alemão) com afogador automático era problemático, depois tive um Voyage 82 excelente carro, depois fui pro gol GTS 88, esse era uma máquina….que saudade e o último uma saveiro 98 …muito boa também. Esses motores são muito confiáveis.
Excelente vídeo, muitas informações interessantes sobre a história desse motor tão querido. Tive um TS 1.6 carburado, um CL 1.6 carburado muito mexido que andava junto com o GT 1.8 mas gastava bastante também, depois o bola G2 1.6 multiponto, que eu sempre achei fraco mas era bem econômico e por fim o Power 1.6, G4, um carro excelente, acho o melhor de todos os AP. Depois passei pro Rallye com o EA111, e esse motor na versão de 8v nunca me convenceu, embora fosse mais econômico um pouco. Tive diversos problemas com concessionárias acabei deixando a VW. Mas concordo, com base nessa experiência com diversos tipos de motores 1.6 que o AP foi o melhor motor que a VW já fez, antes da era turbo. Um dos melhores motores, talvez, que já foram feitos. Acho que os carros mais antigos não eram tão econômicos ou tão rápidos quanto os mais novos, mas eram muito mais resistentes e bem feitos. Hoje os carros acabam rápido, é uma pena. Tenho saudade do AP.
Eu tive um Gol G2(Bolinha)Ap 1.6 ano 1997 muito bom carro econômico e potente para a sua época mas infelizmente ele foi furtado e encontrado três dias depois quase todo depenado restando apenas o famoso motor dessa grande história contada nesse vídeo.
Tenho 61 anos de vida! quando eu era jovem aos meus 27 aninhos tive um vw Passat pointer 1.8 que ao meu entender se vários carros de hoje tivesse aquele AP, tais como nivus, t-cross, jetta... entre outros. Aí sim seria uma outra Volkswagen.
Eu tenho um Gol Bola ano 1997, motor ap 1.8. O carro tem ar condicionado, vidro elétrico, direção hidraulica. Carrinho muito valente, o motor nem se fala. Carro muito barato de se manter; As peças são fáceis de achar. Não vendo ele tão cedo.
Tive 3 carros com motor AP, todos 1.8. Gol 2005. Voyage 1994. Saveiro 1994, que tirei o carburador e instalei a injeção original do modelo 1997. O que sinto mais saudades é do Voyage 1.8 gasolina carburado...
Também concordo que o AP é um dos melhores motores já produzidos. Tenho um gol 08/09, o último gol com este motor, hj está com 292000km, qdo dirijo outro carro sinto falta do torque do AP. Parabéns por mais este vídeo, vombora...
Sou apaixonado pelo Santana e muito por conta do motor AP, há uns 3 anos atrás corri atrás de vários Santana G3 Confortline preto AP2.0, mas por conta da especulação absurda durante a pandemic os preços subiram muito, a galera ficou sem noção pedindo 24 mil Reais num Santana que ia gastar mais uns 2 a 3 mil pra consertar uns estragadinhos + uma boa revisão... Resumindo, guardei mais dinheiro e peguei um Chevrolet 2.0, + novo, + completo e + top de linha e to satisfeito. Também tenho uma Quantum azul 1986 AP1.8 que to arrumando aos poucos.
Eu tenho o um GTS 89 também álcool mas o meu é a caixa PV (curta)... Não é legal pra viajar, pois a 100 km/h o carro fica quase esgoelando na casa dos 2200 rpm! É bom só pra tiro curto! Só não troquei a quinta marcha porquê não viajo praticamente e por manter a originalidade do auto; mas isso é um fato que incomoda!
@@hazepurple7687 somente 2200 rpm??? KKKKKKKKKK Meu Ka fica entre 3600 RPM. Sobre seu AP, Menos que isso perde potencia e bebe mais, com esse cambio "curto".. O Meu Bola 1.6 fica em 2500rpm e olha que ele TEM o cambio MAIS longo da época.
@@gabrielv.4358 Ué... Eu acho muito! Sei que o carro e câmbio foram projetados para tiro rápido (0 a 100), mas eu acho um inconveniente pra viajar, fora que não é econômico. O AP 1.8S tem potencial pra tocar o carro tranquilamente numa quinta abaixo dos 2000 rpm, ainda mais um Gol que pessa 900 kilos! Mas como você disse: Se fosse uma quinta longa, e não uma em cima da outra, "perderia potência", não muita... Mas perderia sim.
Excelente motor! Tenho um Escort XR3 1.8 (agora 2.0), um GTi 1991 (125cv) e uma Saveiro com um EA 837 de Golf, mas com Cabeçote unilateral e turbo. Muito simples e confiável.
😮O maior problema dos primeiros motores a água, que a VW passou a utilizar no Brasil, em meados dos anos 1970, estava possivelmente na bomba de óleo, ou nos dutos por onde o óleo circulava. Quando a luz do óleo acendia no painel, a gente já sabia que era retifica na certa, nao tinha salvação. Perdi 2 motores dessa maneira. O primeiro em um Passat LS 1.6, e o segundo em um Gol, também LS 1.6. Quando mudaram para a linha Santana, parece que corrigiram. Tive uns 5 modelos de Santana e 2 de Quantum, e não tive nenhum problema. Motor muito bom foi o que a GM trouxe para cá, e eram os Opel 1.5, 1.6, 1.8 e 2.0, da linha Monza. Manutenção mais barata que da VW e quase que desnecessária. Com a GM Chevrolet, nunca tive problemas mecânicos, desde meu primeiro carro, um Chevette 1974.
Tive 79 TS, 83 GTS e 84 LS que esta comigo ha 5 anos, so neste - o unico que nao comprei de 1o dono - eu e meu filho fizemos a troca da bomba de oleo Sem retirar o motor, nao fiz retifica nem troquei homocineticas em nenhum dos 3 e embreagem so no GTS 83 - era dirigido por mulher e minha ex ia para a universidade com ele...
Os motores foram inclinados para reduzir a área frontal e assim aumentar a aerodinâmica do carro. E era inclinado para a direita para compensar o peso do motorista uma vez que na maioria dos casos era com um só motorista ou o motorista homem era naturalmente mais pesado que a mulher.
Muito bem relatado a história deste magnífico motor que a Mercedes não quis. Aliás a VW teve duas oportunidades de vencer o jogo com o desdém dos outros. A primeira após o término da segunda guerra mundial em que os ingleses desdenharam o projeto do Fusca e a segunda da Mercedes que descartou vários produtos de sua prancha de projeto e que outras empresas utilizaram.
Tive uma Kombi com AP800 , muito silenciosa,,porém apesar do AP era lenta devido a transmissão Posso uma Pampa da extinta AUTOLATINA com AP 800. econômica ,,e anda muito só quem tem sabe
Tive um Gol bola 95 AP 1.6 com kit gnv instalado, no gnv ficava um pouquinho manco, mas era inquebrável. A única coisa que quebrou nem foi no motor, foi homocinetica, calcanhar de Aquiles dessa linha.
Se ele deu origem ao AP eu não sei, mas morando no país sede da Volkswagen a 6 anos e sempre curioso em motores e história automóvel, apaixonado por Fuscas, e grande entusiasta dos APs, posso dizer que os alemães não fazem ideia do que foi feito no Brasil, e como a liga metálica e a composição final do AP é boa. Nada na Volkswagen mundial (BMW, AUDI, VW, Skoda, Seat,...) supera a qualidade de projeto brasileiro na criação do AP.
Tempo em que os profissionais brasileiros praticavam o que hj chamam de patriotismo e nada mais era que vontade de fazer o melhor independente de quem mandava. Assim foi a indústria brasileira e também o futebol brasileiro. Hj importa tudo da pior qualidade e menor custo pra sobrar tempo de jogar no tigrinho e seguir influenciadores com promessas de sucesso sem esforço.
O motor AP é excelente mesmo , eu tenho um total flex 1.6 , que foi só dar uma suave melhorada e ficou muito bom mesmo . Eu uso ele para trabalhar todos os dias , é muito , econômico , durável , tem uma resposta de aceleração sensacional, foi só dar um trato nele . Ele é um 2006 e não baixa água , não baixa óleo , não fuma nada . Deveriam fazer um gol bolinha com o motor do golf MK4 que na verdade é o mesmo motor , pois ele só tem algumas melhorias . Se fizessem um gol bolinha com motor de golf MK4 , 1. 6 com uma bobina por vela e squich na admissão na versão aspirado e outro turbo elétrico e uma versão 2.0 aspirado e outro turbo elétrico iria ficar muito show mesmo .
Excelente video, muito completo e detalhado, a pouco tempo procurei sobre a história do motor do Passat brasileiro, para entender a motorização dele, e não encontrei nada explicando, procurei entender lendo fragmentos de artigos falando sobre o motor, e descobri sobre o "BR e BS" nem sabia que era o EA-827, depois venho o MD-270 e finalmente o tão querido "AP". Parabéns pelo trabalho, imagino que tenha sido muito difícil conseguir compilar todo esse material em um vídeo!
Esse motor com um cabeçote de alumínio duplo comando com variador de fase e injeção direta nao teria pra ninguém. Agora eu particularmente gosto muito do desenho do K70.
Lá em casa teve Ford Escort 1.8(AP) Gli 1996, muito veloz nas arrancadas e econômico no dia a dia. Versatilidade pura! O carro era básico, bem simples, porém as aventuras ficaram na lembrança.😂
Tenho um gol at 1000 que carro bom ... Econômico e confortável na medida.... Sem muita frescura pra consertar.... Carro perfeito para um pobre professor.
Este motor é sensacional, robuto, confiável que criou toda uma cultura forçando os concorrentes a desenvolver também motores que tentaram chegar ao mesmo nivel. Pena que por causa das regulamentação ambientais estão fazendo esses descartáveis 3 cilindros.
Sem sombra de dúvidas, o AP é um dos melhores propulsores para automóveis. Durável, robusto e relativamente econômico. Tenho um Polo classic motor 1.8. Pensa num carro gostoso, tanto pra cidade como na estrada.
Meu pai possuía um Gol 1.6 AP 2005. Apesar do motor já está desgastado (por passar na mão de muita gente que não sabe cuidar direito), o bichinho era valente e nunca deu um problema tão sério. Atualmente meu pai tem um Gol 2020, mas sinto saudades do primeiro carro dele...
Usei por 7 anos um Passat com motor com consumo alem de 1 lt oleo/1000 Km antes de retificar...
Já tive vários carros com o motor AP muito guerreiro e muito.bom
@@kkteutsch6416Não e exagerado não, eu li em diversas Revistas de Manutenção que era mais ou menos isso o normal para as condições brasileiras de Muito Calor, onde o óleo também ajuda na refrigeração.
Os retentores das válvulas e que podem ser problemáticos com os Óleos Minerais que tínhamos na época.
Eu tive um Passat que era assim, mas era muito bom de potência X consumo, e como tenho experiência de mecânica, fácil de reparar eu mesmo.
No Passat o problema (Além da proverbial ferrugem que ataca todo "carro velho") era a Barra Panhard Diagonal que tendia a Arrancar o seu encaixe (Junto com a Braço de Arrasto do lado Direito do eixo traseiro), lamento ter vendido, mas não tinha lugar para ele com um outro carro mais novo.
@@ricardojoseleivamachado3056 viajei muito sempre com o carro carregado e nao descuidando do oleo...
Pois é, é uma grande mentira dizer que AP suporta desaforo. Não há motor que aguente negligência. Eu aprendi a dirigir num Voyage GL 1.8 90, uma válvula termostatica errada comprometeu a qualidade e a saúde do motor.
O motor AP não se tornou um dos motores mais queridos à toa com certeza ele se tornou um dos motores mais queridos pelo menos aqui no Brasil por ser um motor de manutenção extremamente simples e barata e ao mesmo tempo com uma incrível durabilidade tanto é que ficou em linha aqui no Brasil por 39 anos
Kk
Caramba! Quase 4 décadas em produção. Maravilha da engenharia!
Um dos vídeos mais informativos e corretos sobre o (lendário) motor EA827. Principalmente ao estabelecer a correta árvore genealógica do propulsor, que muitos dizem ser um projeto direto da Mercedes-Benz. Na verdade o motor multicombustivel dessa inspirou o EA827. O projeto desse é do grupo VW, mesmo.
Esse motor é uma lenda, provavelmente a Volkswagen nunca mais irá fabricar um motor tão bom quanto esse ❤
@@carlinhosda66 o projeto nao e VW, ela o herdou quando comprou a Audi da Mercedes Benz - o Passat foi o 1o VW refrigerado a agua e derivou do Audi 80...
É um motor que foi evoluindo, coisa que não acontece mais hoje em dia, eles só mudam o visual do carro e deixam o mesmo motor com os mesmo defeitos
é sim, até pq o EA111 é igual o EA 113...@@MatheusDiasFerreira-jm5xm
Meu pai tem uma Saveiro Ap 1.6 e atualmente está com mais de 1 milhão de quilômetros rodados apenas com a manutenção básica, é um dos melhores motores produzidos no Brasil
Nunca precisou abrir o motor, amigo? Ainda é lacrado? Com 1 Milhão de kms rodados? Incrível
🤔🤔🤔
Mentiroso 😂😂😂😂
Rapaz, mais de 1 milhão?! Tenho um Santana 1.8 2006, ano passado precisei fazer retifica do cabeçote, aos 222000km rodados, pois a junta do cabeçote deteriorou, não sofreu aquecimento, deteriorou por tempo mesmo e causou um desgaste num duto de arrefecimento e começou a passar um pouco de água pro 4° cilindro, bem pouco, mas foi coisa de desgaste por tempo do carro e o dono anterior não tinha os mesmos cuidados que eu, acredito que se ele usasse aditivo na água do arrefecimento isso não teria ocorrido, mas foi uma manutenção simples, pois nem precisou de fazer retifica do eixo de comando nem da parte de baixo, somente uma descarbonização nos pistões já que havia sido aberto.
Acredito portanto pela minha experiência que pode ser possível sim, mas tem que ser muito bem cuidado desde 0km.
Trabalhei 28 anos na produção desse motor em.Sao Bernardo do Campo _ SP. Realmente é muito resistente e feito com tecnologia muito única.
Meu pai teve um Passat Lse 4 portas 1986 MD270 com cambio 3+e.
Quando comprou o motor já estava gasto, queimava oleo e rajava na primeira partida da manhã. Rodou mais de 100 mil km sem mexer no motor, só manutenção normal, oleo bom no prazo certo, filtros etc.
Super confiável.
A Volkswagen com seus fantásticos motores AP !!!! Era de Ouro da Volkswagen no Brasil e no mundo. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@@AiltondeSouzaAlmeida Sim, hoje ela só produz motorzinhos frágeis, descartabilidade máxima!
Já tive o gol 2006 AP, hoje tenho o AP 1.8, num gol quadrado. Bem feito esse material, contou bastante da história a Volkswagen!
Eu tive alguns carros com motor AP
Saudades, muitas saudades!!
É bom demais ver essas histórias
E tem gente que fala que lugar de coisa velha é em museu, dizem isso por que não tiveram o privilégio de ter contato com essa mecânica!
Forte abraço
@@Andre_forklift Estou no 3o Passat - um carro fabricado ha 40 anos e comprei do 3o dono, cinco anos atras. Dos tres, so um GTS 83 comprado de 1o dono fiquei por 7 anos usando com cuidado na troca e nivel de oleo, so retifiquei por quebra da correa dentada...
É vero e felicito-o por ser honesto.
O Bom e Lendário Motor AP , tenho um Gol Bola Motor AP1.6 ano 1997 estou com Ele a 14 anos justamente por Causa do Excelente motor e Cambio que Ele possui , nunca Tive Dor de Cabeça com esse Carro . não vou desfazer Dele tão Cedo . é muito Confiável e Robusto ..
Aqui em casa tivemos 5 Santanas. O último, ano 2000, foi comprado em 2014, está agora com 125 mil. Ano passado fizemos uma viagem de 5300km de Sp ao norte do país. Carro valente na estrada. Logicamente procuramos sempre cuidar bem da manutenção.
Eu já tive gol com ap1600 e ap1800, depois disso não tive naos carros com motor tão bom a não ser um Monza 2.0
Hoje eu não compraria nenhum carro com estes motores porcarias da VW principalmente estes três cilindros.
Enquanto não Europa os motores evoluem aqui no Brasil os motores se tornam cada vez mais porcarias
Sou apaixonado pelo Santana e muito por conta do motor AP, há uns 3 anos atrás corri atrás de vários Santana G3 Confortline preto AP2.0, mas por conta da especulação absurda durante a pandemic os preços subiram muito, a galera ficou sem noção pedindo 24 mil Reais num Santana que ia gastar mais uns 2 a 3 mil pra consertar uns estragadinhos + uma boa revisão... Resumindo, guardei mais dinheiro e peguei um Chevrolet 2.0, + novo, + completo e + top de linha e to satisfeito. Também tenho uma Quantum azul 1986 AP1.8 que to arrumando aos poucos.
Já tivemos de tudo aqui em casa. Dois Passats ao mesmo tempo em1985, um TS 1979 1.6 e um LS 1981 1.5. Depois o Pai comprou uma Saveiro 1987 1.6, já AP. Hoje eu tenho uma Parati G3 2.0 ano 2000. Tem muita força em baixa rotação. Gosto muito. Belo vídeo! Abraços!
O AP virou a lenda das estradas. Eu tive, meu pai teve. É extremamente confiável.
Sim, nada dessas porcarias descartáveis com pasmem, correia dentada do comando de válvulas em banho de óleo!!
@@edilsonmartins6653 pelo menos as correias deveriam ser especialmente fabricadas para tal uso...
@@kkteutsch6416 Mas já que está encapsulada/fechada, o lógico é corrente, metal, aço.
Pois é ...um motor altamente confiável ...cuja origem é...Mercedes -Benz. Até porque qdo. a VW comprou a Auto Union a marca de Stuttgart era a proprietária anterior . Junto veio o projeto do EA827. Rica história .!
Trabalhei como ajudante de mecânica no ano de 96 e montei muito motor AP que chegavam literalmente desmontados da retifica!! Lembro de um Santana a álcool que ajustei tudo ,ponto e quando dei a partida com aquele redutor de segunda no carburador o bicho pegou o óleo circulou e a lenta estabilizou...trabalho perfeito foi só ajustar ponto e a mistura..
Bota umas vírgulas aí que eu não entendi nada! Pontuação ainda se usa!
@@adelmofilho742não me diga professor de português
@@edumobile12 como adivinhou? Minha função é exatamente essa de ensinar os burros a escrever corretamente.
Fascinante!!! Tenho um AP na família, de um Gol Bola, 1.6. Está meio mal cuidado porém ainda continua firme e forte. O Excelente CHT não fica atrás não, embora tenham projetos diferentes. Abraços a todos e excelente matéria!
Lembro que eu tinha um Gol 1988 , ap 1.6 era um motor incrível. Vendi faz tempo mas fui uma benção de Deus.
O Audi f 103 usava motor 1.7 com comando no bloco e ventoinha acionada por correia.
No Audi 80 o comando foi transferido para o cabeçote e no lugar do antigo comando ficou um eixo que aciona bomba de óleo e uma polia que aciona a correia dentada
. Tive dois Passat 1.5 e um TS 1979. Já meu irmão instalou um motor AP num jeep wyllis 1959.
Parabéns pelo comentário que agrega ao vídeo!!
Depois falam que CHT era defasado. O CHT Passou a ter comando no cabeçote no Motor Energy da Renault.
Rapaz esse canal é bom demais bicho, nos temos aqui uma saveiro 1.6 2007 o motor está batendo tucho faz um barulho lascado nos sabemos que é por que o motor ja está folgado mas ainda assim roda bem e não nos deixa na mão, ela tá no álcool e não nega partida nem nos inverno de 0 grau mesmo com o motor ja judiado meu irmão anda pisado direto e o bichin ta firme ainda kkk
Os motores AP passaram por gerações da nossa família meu avô teve meu pai teve agora eu tenho, esse motor marcou a história aumotiva do brasil e do mundo.
Tenho um Gol 1.6 , 88 a álcool, carro top ! Minha mulher usa pra ir pro trabalho todos os dias e nao troca ele por nada !
São motores potente e Douraderes êu sou proprietário de um FORD PAMPA Quê teve a véção com a Fusão Auto Latina e um motor AP 1.6 é um carro bom ê conomeco é maravilhosa e Sênsacional
A ford pampa so saiu com o motor AP na versao 1.8.a versao 1.6 e motor CHT
Tive um Versailles Royale AP 2000. Que carro maravilhoso 😍. Infelizmente tive de vender. Mas o Versailles é minha paixão
Eu tenho um versailles 1.8 1996
Carro muito confortavel, espaçoso e anda bem
História completa da Volkswagen do Brasil. Parabéns pelo ótimo conteúdo, Até logo e fiquem com Deus.
Tive um Passat TS 79, motor ótimo mas carburador SOLEX 3235 Duplo (alemão) com afogador automático era problemático, depois tive um Voyage 82 excelente carro, depois fui pro gol GTS 88, esse era uma máquina….que saudade e o último uma saveiro 98 …muito boa também. Esses motores são muito confiáveis.
Excelente vídeo, muitas informações interessantes sobre a história desse motor tão querido. Tive um TS 1.6 carburado, um CL 1.6 carburado muito mexido que andava junto com o GT 1.8 mas gastava bastante também, depois o bola G2 1.6 multiponto, que eu sempre achei fraco mas era bem econômico e por fim o Power 1.6, G4, um carro excelente, acho o melhor de todos os AP. Depois passei pro Rallye com o EA111, e esse motor na versão de 8v nunca me convenceu, embora fosse mais econômico um pouco. Tive diversos problemas com concessionárias acabei deixando a VW. Mas concordo, com base nessa experiência com diversos tipos de motores 1.6 que o AP foi o melhor motor que a VW já fez, antes da era turbo. Um dos melhores motores, talvez, que já foram feitos. Acho que os carros mais antigos não eram tão econômicos ou tão rápidos quanto os mais novos, mas eram muito mais resistentes e bem feitos. Hoje os carros acabam rápido, é uma pena. Tenho saudade do AP.
Eu tive um Gol G2(Bolinha)Ap 1.6 ano 1997 muito bom carro econômico e potente para a sua época mas infelizmente ele foi furtado e encontrado três dias depois quase todo depenado restando apenas o famoso motor dessa grande história contada nesse vídeo.
Envolve toda a história do motor, dos veículos envolvidos, contexto histórico das épocas, e tudo mais, parabéns!
Eu tenho um escort europeu ano 94 AP 1.8.carro muito bom motor excelente
Sugestão; História do motor Boxer, do fusca.
Ele postou na semana passada.
@@Rafaellrg Verdade, eu não tinha Notado.
Tenho 61 anos de vida! quando eu era jovem aos meus 27 aninhos tive um vw Passat pointer 1.8 que ao meu entender se vários carros de hoje tivesse aquele AP, tais como nivus, t-cross, jetta... entre outros. Aí sim seria uma outra Volkswagen.
Muita informação sobre AP, tenho um santana ano 1996 funcionando perfeitamente, completo, excelente esemplar.
Não tem nada como esse ronco do 5 cilindros, é a melhor coisa que existe em relação a motor/ronco❤
Eu tenho um Gol Bola ano 1997, motor ap 1.8. O carro tem ar condicionado, vidro elétrico, direção hidraulica. Carrinho muito valente, o motor nem se fala. Carro muito barato de se manter; As peças são fáceis de achar. Não vendo ele tão cedo.
Instalei um AP 1.8 de um Santana em um jeep willys. Ficou show
EA, AT, AP. Família forte.
Um vídeo excelente muito bem feito e detalhado parabéns veículos e histórias uma aula sempre que tem vídeo novo até a próxima 👏👏👍👍
Tive 3 carros com motor AP, todos 1.8.
Gol 2005.
Voyage 1994.
Saveiro 1994, que tirei o carburador e instalei a injeção original do modelo 1997.
O que sinto mais saudades é do Voyage 1.8 gasolina carburado...
A vw foi a primeira a trazer modernos motores para o Brasil,e continua até hoje, não as outras sempre vem atrás.
Parabéns pelo conteúdo, a montagem descrições as imagens e informações precisas, relíquia de matéria e conteúdo hostórico
Também concordo que o AP é um dos melhores motores já produzidos. Tenho um gol 08/09, o último gol com este motor, hj está com 292000km, qdo dirijo outro carro sinto falta do torque do AP. Parabéns por mais este vídeo, vombora...
Sou apaixonado pelo Santana e muito por conta do motor AP, há uns 3 anos atrás corri atrás de vários Santana G3 Confortline preto AP2.0, mas por conta da especulação absurda durante a pandemic os preços subiram muito, a galera ficou sem noção pedindo 24 mil Reais num Santana que ia gastar mais uns 2 a 3 mil pra consertar uns estragadinhos + uma boa revisão... Resumindo, guardei mais dinheiro e peguei um Chevrolet 2.0, + novo, + completo e + top de linha e to satisfeito. Também tenho uma Quantum azul 1986 AP1.8 que to arrumando aos poucos.
Tive um gol 90 1.6 álcool. Cambio longo 5 marchas.
Pensa num carro bruto
Eu tenho o um GTS 89 também álcool mas o meu é a caixa PV (curta)...
Não é legal pra viajar, pois a 100 km/h o carro fica quase esgoelando na casa dos 2200 rpm!
É bom só pra tiro curto!
Só não troquei a quinta marcha porquê não viajo praticamente e por manter a originalidade do auto; mas isso é um fato que incomoda!
@@hazepurple7687 somente 2200 rpm??? KKKKKKKKKK Meu Ka fica entre 3600 RPM. Sobre seu AP, Menos que isso perde potencia e bebe mais, com esse cambio "curto".. O Meu Bola 1.6 fica em 2500rpm e olha que ele TEM o cambio MAIS longo da época.
@@gabrielv.4358 Ué...
Eu acho muito!
Sei que o carro e câmbio foram projetados para tiro rápido (0 a 100), mas eu acho um inconveniente pra viajar, fora que não é econômico. O AP 1.8S tem potencial pra tocar o carro tranquilamente numa quinta abaixo dos 2000 rpm, ainda mais um Gol que pessa 900 kilos!
Mas como você disse:
Se fosse uma quinta longa, e não uma em cima da outra, "perderia potência", não muita... Mas perderia sim.
Excelente motor! Tenho um Escort XR3 1.8 (agora 2.0), um GTi 1991 (125cv) e uma Saveiro com um EA 837 de Golf, mas com Cabeçote unilateral e turbo. Muito simples e confiável.
Ap é muito confortável
😮O maior problema dos primeiros motores a água, que a VW passou a utilizar no Brasil, em meados dos anos 1970, estava possivelmente na bomba de óleo, ou nos dutos por onde o óleo circulava. Quando a luz do óleo acendia no painel, a gente já sabia que era retifica na certa, nao tinha salvação.
Perdi 2 motores dessa maneira. O primeiro em um Passat LS 1.6, e o segundo em um Gol, também LS 1.6. Quando mudaram para a linha Santana, parece que corrigiram. Tive uns 5 modelos de Santana e 2 de Quantum, e não tive nenhum problema.
Motor muito bom foi o que a GM trouxe para cá, e eram os Opel 1.5, 1.6, 1.8 e 2.0, da linha Monza. Manutenção mais barata que da VW e quase que desnecessária.
Com a GM Chevrolet, nunca tive problemas mecânicos, desde meu primeiro carro, um Chevette 1974.
Tive 79 TS, 83 GTS e 84 LS que esta comigo ha 5 anos, so neste - o unico que nao comprei de 1o dono - eu e meu filho fizemos a troca da bomba de oleo Sem retirar o motor, nao fiz retifica nem troquei homocineticas em nenhum dos 3 e embreagem so no GTS 83 - era dirigido por mulher e minha ex ia para a universidade com ele...
Parabéns pelo video histórico da Volkswagen 💪💪👏👏👍👍
Os motores foram inclinados para reduzir a área frontal e assim aumentar a aerodinâmica do carro. E era inclinado para a direita para compensar o peso do motorista uma vez que na maioria dos casos era com um só motorista ou o motorista homem era naturalmente mais pesado que a mulher.
Muito bem relatado a história deste magnífico motor que a Mercedes não quis. Aliás a VW teve duas oportunidades de vencer o jogo com o desdém dos outros. A primeira após o término da segunda guerra mundial em que os ingleses desdenharam o projeto do Fusca e a segunda da Mercedes que descartou vários produtos de sua prancha de projeto e que outras empresas utilizaram.
Tive uma Kombi com AP800 , muito silenciosa,,porém apesar do AP era lenta devido a transmissão
Posso uma Pampa da extinta AUTOLATINA com AP 800. econômica ,,e anda muito
só quem tem sabe
Tive um Gol bola 95 AP 1.6 com kit gnv instalado, no gnv ficava um pouquinho manco, mas era inquebrável. A única coisa que quebrou nem foi no motor, foi homocinetica, calcanhar de Aquiles dessa linha.
Se ele deu origem ao AP eu não sei, mas morando no país sede da Volkswagen a 6 anos e sempre curioso em motores e história automóvel, apaixonado por Fuscas, e grande entusiasta dos APs, posso dizer que os alemães não fazem ideia do que foi feito no Brasil, e como a liga metálica e a composição final do AP é boa.
Nada na Volkswagen mundial (BMW, AUDI, VW, Skoda, Seat,...) supera a qualidade de projeto brasileiro na criação do AP.
Tempo em que os profissionais brasileiros praticavam o que hj chamam de patriotismo e nada mais era que vontade de fazer o melhor independente de quem mandava. Assim foi a indústria brasileira e também o futebol brasileiro. Hj importa tudo da pior qualidade e menor custo pra sobrar tempo de jogar no tigrinho e seguir influenciadores com promessas de sucesso sem esforço.
18:10 Salvação dos usineiros!
Acabei de ter uma aula sobre a história do motor AP, isso foi sensacional.
O motor AP é excelente mesmo , eu tenho um total flex 1.6 , que foi só dar uma suave melhorada e ficou muito bom mesmo . Eu uso ele para trabalhar todos os dias , é muito , econômico , durável , tem uma resposta de aceleração sensacional, foi só dar um trato nele .
Ele é um 2006 e não baixa água , não baixa óleo , não fuma nada .
Deveriam fazer um gol bolinha com o motor do golf MK4 que na verdade é o mesmo motor , pois ele só tem algumas melhorias .
Se fizessem um gol bolinha com motor de golf MK4 , 1. 6 com uma bobina por vela e squich na admissão na versão aspirado e outro turbo elétrico e uma versão 2.0 aspirado e outro turbo elétrico iria ficar muito show mesmo .
Tenho uma Parati Sportline tour 2.0 . Carro extremamente confiável ano 2002 com 121 CV . Muito forte e econômico!
Muito bom Amigo Parabéns pelo bello trabalho
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Esta é a historia mais verdadeira e completa do motor ap que tem no youtube
Excelente video, muito completo e detalhado, a pouco tempo procurei sobre a história do motor do Passat brasileiro, para entender a motorização dele, e não encontrei nada explicando, procurei entender lendo fragmentos de artigos falando sobre o motor, e descobri sobre o "BR e BS" nem sabia que era o EA-827, depois venho o MD-270 e finalmente o tão querido "AP". Parabéns pelo trabalho, imagino que tenha sido muito difícil conseguir compilar todo esse material em um vídeo!
Esse motor com um cabeçote de alumínio duplo comando com variador de fase e injeção direta nao teria pra ninguém. Agora eu particularmente gosto muito do desenho do K70.
Quando os Caravelle e Eurovan foram vendidos no Brasil tinham esse motor 5 cilindros diesel
tenho um Passat 1976 com motor BR 1.5, uma beleza!!!
Tive um Voyage 86 motor ap1.6..… de longe o melhor carro que já tive......
Ótimo vídeo e excelente pesquisa! Obrigado
Vídeo excelente!! Sucesso pra vc!! Sua voz é das mais top pra narração!
Q massa teus vídeos meu amigo. Parabéns
Que aula! Sensacional
Sou mecânico!
Um dos melhores motores de manutenção e durabilidade.
Pena que estão a piorar motores com motores descartáveis de 3cc .
Essa versão com 6 cilindros ficou top imagina um AP 6 cilindros
Faltou falar sobre o EA113, o 1.8 20 valvulas que e´tambem derivado do Ea 827, saiu em 95 no audi A4, esse foi o auge do motor ap.
Tenho um VW Gol bola CL motor A.P 1.6 MI 1997 e é só sossego e nostalgia!! Na pista o Gol se transforma em alta velocidade. 😂😂😂😂
O melhor motor que já se construiu e muito valorizado pela resistência e confiança. Muito melhor que essas porcarias de 3 cilindros de hoje.
Para mim Boxer da vw é o motor mais revolucionário, claro que EA 827 vulgo AP deu um UP na VW, excelente motor também!!!
Realmente se tem um motor leve e cascudo é esse, AP!
Brilhante trabalho histórico.
Só não sei do que vamos falar no futuro. Esse carros de hoje são descartáveis com esses motorzinhos liquidificador 😞
Excelente matéria. Eu pensava que os motores AT 1000 eram o EA111. Muito bom conteúdo. Meu pai teve todos 1.0, 1.6 e 1.8 desde a sigla AP a AT.
Cara a sua voz e dicção é muito boa!
Tive um escort sapao gl 94 com esse motor ap 1.8❤❤❤❤❤
O melhor motor que já vi AP
Parabéns, matéria muito bem feita, com o texto e rica em fotografias.
Sugestão; História do motor elétrico.
Meu pai teve um gol cl 1.6 ano 1991 uma verdadeira máquina
Esse sim é um motor de se ter.
É literalmente um tanque de guerra esse motor
Vc é pura cultura da indústria automotiva mundial meu amigo 🤗👏👏👏👏👏 já compartilhando geral com meus amigos 🙋
Lá em casa teve Ford Escort 1.8(AP) Gli 1996, muito veloz nas arrancadas e econômico no dia a dia. Versatilidade pura! O carro era básico, bem simples, porém as aventuras ficaram na lembrança.😂
Tenho um gol at 1000 que carro bom ... Econômico e confortável na medida.... Sem muita frescura pra consertar.... Carro perfeito para um pobre professor.
Irmão fala um pouco desses carros exóticos que apareceram no vídeo. Vídeo top como sempre obrigado
Ap não tem como não gostar
Eu tenho um gol Power com motor ap 1.6! Bom demais!!!
Gosto muito do a.p tenho uma saveiro g.4 muito confiável
AP é vida.
Tenho uma Parati 1.8 AP. Top de mais 😁😁😁
Finalmente alguém chamou esse motor pelo nome certo, EA-827!
É muito bom esse motor
Ótimo vídeo excelente parabéns 👏👏👏
Este motor é sensacional, robuto, confiável que criou toda uma cultura forçando os concorrentes a desenvolver também motores que tentaram chegar ao mesmo nivel.
Pena que por causa das regulamentação ambientais estão fazendo esses descartáveis 3 cilindros.
O motor da minha viatura, é original, carro 87, quase um milhao de kilometros rodados.
Motor A.P é vida ❤
Excelente vídeo!!! Muito completo! Obrigado!