A diferença vai aparecer quando o disco e pastilha estiverem quentes. O Murta vai ter que usar muito os freios pra aquecer pra poder fazer esse teste pra aparecer diferença.
Eu sempre pensei que colocar um disco de freio no eixo traseiro seria muito mais eficiente do que manter o tambor, mas graças ao seu vídeo fiquei sabendo que as coisas não são tão simples
Diretor de conteúdo, apresentador, pesquisador, diretor financeiro, motorista, piloto de teste, diretor de marketing, jornalista.... Se souber cozinhar também eu me caso com vc
Instalei freio a disco na traseira da minha S10, para ser sincero não notei muita diferença na frenagem, mas ficou mais sensível e exige menos esforço. O ponto melhor foi o freio de estacionamento que não precisa mais ficar regulando e freia bem mais que o modelo a tambor, posso deixar o carro desengatado em uma ladeira só com o freio puxado que ele não desce.
12:10 Pro vídeo ficar mais completo poderia ter posto alguém dentro do carro apertar o freio pra gente ver o acionamento da lona. Fiquei com dúvida da área de contato da lona com o tambor. Como o cilindro tá em cima acho que só a lona em cima que pega no tambor...
Estou tirando minha carteira de motorista na Alemanha e aqui é nos exigido conhecimentos (nada) básicos de mecanica. Vim aqui pra entender o que é Scheibenbremsen (*freio a disco), e gracas a voce em breve as ruas da Autobahn terao uma "totalmente leiga" à menos! Obrigada!
PERFEITO! Eu ja estou cansado de explicar para as pessoas o quanto é desnecessario ter um disco na roda traseira. Nao se pode ter um freio tao eficiente atras, desbalaceia completamente o carro e com ABS entao, é um absurdo, o tambor modula melhor. Isso para carros de passeio. Alem disso, o tambor da uma manutencao bem mais tranquila. Parabens por passar a informacao correta e nao igual esses outros canais de youtubers sem formacao. Eu trabalhei na antiga Bendix de 98 e 2000 e aprendi isso na pratica.
Um fator interessante do freio a tambor é que a sapata pressiona o metal somente de 1 lado, assim somente o lado de dentro do tambor é pressionado esquentando ainda mais e sendo menos eficiente, esdrúxulamente falando é como se o freio a disco tivesse pistão somente .1 lado a pinça pressionando somente 1 lado do disco, por isso é pouco eficiente o sistema a tambor, se tivesse outra sapata pressionando a panela pelo lado de fora enquanto uma pressiona pelo lado de dentro a potência seria muito maior, mas ai o freio a disco é muito mais fácil e eficiente de se fabricar.
Pra quem acha que "freio a tambor é lixo", "só carroça usa isso", "deveria vir com disco", sugiro o seguinte teste para carros equipados com tambor: A uns 50km/h, tente frear o carro puxando progressivamente o freio de mão. Vc verá que as rodas vão travar muito antes de apresentar qualquer frenagem significativa, pois não há mais força de frenagem do que atrito suficiente no eixo traseiro. O disco tem vantagens? Sem dúvida. As principais para mim são a maior facilidade de manutenção e a maior dissipação de calor (em casos extremos) mas longe do tambor ser esse lixo que os pilotos de teclado tentam dizer que é
Márcio Murta, traz a história do supra, como vc contou com a Ferrari f40 e o dodge charge, conta sobre quais motores foram usados, mas obviamente dê mais importância para o 2jz!
Que aula! Tinha um puta preconceito com tambor e nem sabia pq as montadoras ainda usavam isso... Achava uma burrice tamanha e extremamente ultrapassado, mas agr entendi. Obrigado Prof. Murta! Conteúdo top!
Murta, só acrescentando algumas coisa q considero importante. A maior diferença do disco pro tambor é a eficiência térmica, o tambor “ferve” muito mais rápido justamente por ser lacrado pela panela e tudo mais, além disso vai da aplicação, quando a montadora coloca um freio a tambor na traseira não necessariamente é pior do que a disco mas sim mais barato, se for bem dimensionado, o freio a tambor é tão eficiente quanto o a disco em um uso comum. Agora tenho uma dúvida, por que caminhões usam freios a tambor em todas as rodas ??
Aquela aula de mecânica básica seguida daquela grande dica, hehehe... Faz muito sentido esse negócio de não precisar colocar freio a disco na traseira na maioria dos projetos, mas que fica bonito, isso não dá pra negar KkkKk... Acho que a primeira coisa a se pensar quando se vai começar um projeto é saber dimensionar ele. Valeu Murta!
Eu tinha um Monza com freios a disco originais na traseira, vendi e comprei um gol com tambor. Diferença NENHUMA ao frear. Depois vendi o Gol e comprei um Honda Fit com discos atrás, novamente diferença NENHUMA em frenagens.
@@MarcosLeal360 Pois é, pro uso civil diário, normal, nem tem tanta diferença. E pra um uso mais severo de pista, tem que estudar pra ver se vale mesmo.
Eu tava pensando em colocar freio a disco na traseira do meu uno Mille, depois dessa aula desisti de uma vez, só iria gasta grana a toa, só por causa de estética. Beleza não se põem na mesa já dizia o ditado... Vou fica no original mesmo e fazer as manutenções certas... Valeu irmão,. Deus lhe abençoe grandemente...
Aconteceu exatamente isso comigo, coloquei disco traseiro no maverick, quem diz que acerta o freio agora. Além do freio de mão não ter ficado funcional.
Vc e o pessoal da Flatout são incríveis, vídeos curtos e objetivos com uma didática do caramba, tantos conceitos errados que eu tinha e foram corrigidos por vocês. Muito obrigado por compartilharem conhecimento conosco de modo gratuito
Boa noite Murta. Cara parabéns pelo vídeo.... eu tenho uma Brasília com freio a disco na dianteira.... eu quero colocar o freio a disco na traseira. Será que fica bom? Vou comprar o kit completo na Internet..... É um sistema desenvolvido pra vw a ar..... não será necessário fazer adaptação.... concordo quando vc fala da possibilidade de travamento de roda. .... no caso específico da Brasília e fusca, tem um peso maior na traseira, devido a presença de câmbio e motor....
Você confundiu resistência à temperatura com capacidade de dissipação de calor. Se os discos forem do mesmo material, o ventilado é capaz de dissipar mais calor do que o sólido. Outra coisa que ia ajudar seria mencionar que o freio é responsável por transformar energia cinética em térmica, principalmente. Um problema que o tambor tem é uma distribuição de pressão mecânica não uniforme, pois um dos lados da sapata é pivotado, causando um pior aproveitamento da área de contato. Mais uma coisa, em condições úmidas o freio a disco é de muito melhor. Espero ter contribuído, gosto muito do mix que você faz de teoria e prática. Adorei o vídeo sobre motor Wankel. Parabéns pelo canal!
Murta, já li em uma publicação de que o freio a disco também tem um tempo de resposta muito menor que a tambor, já que esse tem molas que mantém as sapatas longe do tambor e no disco as pinças ficam praticamente coladas todo o tempo. Freio tambor é melhor pra veículo de carga já que tem uma área maior de contato e gera maior torque de frenagem. Parabéns pelo canal e pelo ótimo vídeo.
Sempre um show de conhecimento... Mas Murta se eu entendibem, ainda tem a situação do disco atuar tuda a superficie da pastilha no disco, mas o tambor só atua parcial (pois o "burrinho" fica só em uma das extremidades); é isso?
E com a sua explicação tive uma epifania sobre uma pergunta que sempre me fiz. "Por quê se usa freios à tambor em caminhões sendo que freios à discos são mais eficientes?" Então pensei em alguns fatores, começando pelo tamanho. Obrigatoriamente deveriam existir discos muito grandes, o que por sua vez acarretaria em diminuição na eficiência de dissipação energética, que se traduz em 'TÁ PEGANDO FOGO BICHO', o que não resolveria grande coisa. Em segundo lugar, podemos citar os tamanhos dos pistões. No caso em caminhões, você tem tambores e sapatas muito maiores, que ajudam a distribuição de força de frenagem com muito mais qualidade, mas isso acarreta em termos mais espaço para pistões de freio muito maiores, o que por sua vez resulta em uma multiplicação de força muito maior. O que me leva ao terceiro motivo, que é uso de ar ao invés de fluídos hidráulicos (até onde eu sei). Apesar de fluídos serem largamente usados em carros, normalmente em caminhões se usam freios a ar, o que me leva a entender que em sistemas maiores a eficiência energética dos gases nesse sentido é muito maior. Ou seja, o ar transfere com muito mais eficiência a energia da frenagem, que por sua vez é dividido em mais tambores, que tem uma multiplicação maior devido ao tamanho do cilindro nos tambores, que tem uma eficiência de frenagem muito maior devido ao tamanho do tambor, que por sua vez esquentaria muito mais devagar do que os discos na proporção de um caminhão, o que resulta em uma perda de eficiência muito menor ou muito mais lenta dependendo das condições no momento da frenagem. P*** QUE PARIU! Tudo isso pra explicar o que eu pensei. Seria mais fácil falando, não escrevendo.
e também já reparei que alguns caminhões Mercedes tem freios a disco na dianteira e todos sem excessão apresentam estrias! me fez pensar o seguinte, em uso extremo como em uma serra, os freios traseiros por serem a tambor acabam perdendo mais eficiência assim deixando mais trabalho para o disco lá na frente, ele aquece demais e acaba tendo trincas! mas é tudo teoria, posso estar errado!
@@pva6507provavelmente não rola essa questão de trincas… o dimensionamento e seleção de materiais pra esse tipo de uso é muito preciso. Imagina tomar um processo global pq o seu sistema de freio não é eficiente numa carreta que carrega dezenas de toneladas.
@@DCMel0 mas não é que tenha uma falha de eficiência, e sim que por ser mais eficiente acabe por trabalhar mais! E tbm o Brasil que tem costume de sobrecarregar os caminhões! Só aqui que carrega 50t de carga kk
@@pva6507 mas isso tudo é previsto no projeto. Até o quanto trabalha mais. E não é uma questão de que vai ter q trabalhar mais pq os de trás freiam menos. Isso já é sabido, então se dimensiona as medidas e materiais já pensando nisso.
Murta, por favor me tira uma dúvida em relação a construção de um motor 4 cilindros em linha: Em todos eles os pistões são gêmeos ou tem um que a configuração é diferente, tipo ao invés de Down-Up-Up-Down é Down-Up-Down-Up, lembrando mais uma construção modular, onde o acréscimo de pistões é só ir seguindo a ordem. Um abraço e eu sempre tive essa dúvida, desde meu primeiro contato com motores(isso é coisa muuuuito velha). Excelentes seus vídeos. Obrigado!
As empresas só tem a ganhar investindo em vc, conheci a RS filtros por sua indicação, comprei, já estava barato ainda usei o cupom, muito legal nunca tinha usado esses cupons, a próxima etapa é 4 pneus aro 17 na Pneu Free.
Parabéns pela clareza e conteúdo técnico. Não sei nada de carro, estou aprendendo pra ter uma noção. Passei muito perrengue nas mãos de mexânico com meu carro anterior. Agora chega!
Tenho uma Parati quadrada, uso freio à disco traseiro do Golf 1997 (ando com peso na traseira, em média 250 kg de carga no porta malas) não ando com ocupantes, somente eu E reparei que se freio "com vontade" perco o controle da traseira dela, isso se deve pelo freio à disco? Se sim, podem me dar uma dica para não perder a traseira assim?
Uma dúvida, vi no FlatOut esses dias ele falando que o sistema de freios a tambor e disco tem a mesma eficiência, mas a diferença está que o tambor esquenta muito mais, já que é um sistema fechado, sem falar que o sistema a tambor é usado em caminhões. Acho que se expressou mau, acho que o que você quiz dizer é que o freio de traz a tambor é mais fraco que o freio de disco da frente logicamente.
Bom video. Só um comentário com relação a disco solido e ventilado, não basta que a massa e a geometria dos discos sejam iguais para área de contrato o momento de inercia dos discos tem que serem iguais, isso para coeficientes de atrito equivalentes.
Legal a iniciativa, achei muito complicado o vídeo. Queria saber só a diferença entre freio a disco e outro, em aspectos gerais, não a física da coisa e cada peça… Encontrei o que queria em 4:29
meu deus do ceu, sempre quis saber a diferença entre um e outro e em anos esse foi o unico video que encontrei que me fez entender de fato. Meus parabens meu brother e muito obrigado pelo esclarecimento
Top D+, Eu Coloquei Disco na Traseira do meu Focus, Lembrando que utilizei um kit de um Focus do mesmo do meu (uma versão superior) melhorou bastante pq ele esfria mais rápido...
Muito boa a aula ! Murta quando morei no Japão um amigo comprou um skyline r32 gtr e era de circuito e ele usava nas ruas, mas o interessante que tinha 2 pinças de freio para cada disco nas quatro rodas nunca tinha visto isso . Valeu joinha sempre.
Quando o assunto é segurança. Deixa para os engenheiros... Jamais iria colocar disco na traseira do meu carro. Ja dirigi um carro popular do meu primo com frio nas quatro na chuva, e é muito facil de perder a traseira do carro.
Boa Murta! Pequena dúvida q ficou a respeito do vídeo... Por que veiculos de carga, usam freio a tambor? Carretas e caminhonetes... O tambor até chega a travar em mts situações. Obrigado!
Murta, esse é um tema um pouco polêmica, pois há quem diga que o freio a tambor é mais eficiente na frenagem do que o freio a disco, porém a dissipação de calor é muito inferior, e seria essa a superioridade do disco. Acho que o melhor exemplo é que caminhões e ônibus utilizam o sistema a tambor até hoje, por ser mais eficiente. Na minha pequena experiência, o freio a tambor é bem mais bruto na frenagem, mas não é tão progressivo e o fade dele é quase que instantânea.
Já fui salvo por conta do freio a tambor.. o sistema de freios a disco perdeu os parafusos da pinça e eu acabei sem pressão de frenagem na frente em uma das rodas dianteiras.. (tentativa de homicídio de uma oficina.) Penso seriamente em usar disco nas 4.. Tive um uno 91 que já possuía de fabrica a válvula de regulagem que ele se refere..
Cara muito bom, o meu é um Astra veio com freio a Disco na frente mas coloquei os freios do GSI que é disco atrás mas agora fiquei com medo de rodar na estrada kkkkk muito bom o vídeo
Bem, sobre colocar disco na traseira, é importante ver se seu carro teve alguma versão com eles de série. O Astra mesmo é um exemplo disso, pois as versões mais caras vinham com freio traseiro a disco, enquanto as mais baratas com tambor. E obviamente, se você tem um Gol G3 e quer colocar freios traseiros a disco, lembre que se for usar o kit traseito do GTI 16v, você precisa necessariamente usar o kit dianteiro também. Freios para um carro são projetados levando em consideração as 4 rodas.
@@joetheporco3855 muito raramente. Depende muito da questão de Intercambialidade entre peças. Por exemplo a GM, fora a S10, todos os carros dela com cubos de 5 furos, tinham disco na traseira, independentemente da mecânica. Por exemplo o Vectra. Com o mesmo motor 2.0, as versões com rodas de 4 furos tinham tambor na traseira, enquanto que as com rodas de 5 furos tinham disco, visível facilmente no Vectra GT vs GT-X
Cara é o canal automotivo que mais acompanho e confio no youtube que confia e honestidade em abordar todos os tipos de pontos ! Murta Like e Sub slk s2
Vim assistir sobre a diferença entre o tambor e a disco e com a primeira aula sobre os freio a disco eu fiquei tao focado que descobri mais do que esperava, canal show de bola
Sempre escutei que se deve focar nos freios e pneus frontais, mas e no caso de carros RR (motor traseiro com tração traseira) como Fuscas e Pumas? Se eu fizer uma preparação nesses carros devo deixar a frenagem principal nos pneus da frente ou de trás (ou distribuir igualmente)? Grato a quem puder responder!
Por isso que sigo exatamente o que diz o manual de serviço e não altero nem o aro de roda projetado pelos engenheiros. Dá vontade de modificar, mas essas latas de sardinha com motor de batedeira brasileiras... Espero um dia ter um carro de verdade de fábrica, como um Camaro SS V8. Já vem pronto, brutão com a inteligência dos engenheiros.
Murta, gostei do vídeo, quando vc fala sobre a diferença do disco pro tambor, vc comenta que é o diâmetro do cilindro de roda traseiro a maior diferença. é exatamente como vc explicou, tanto q quando se coloca disco de freio na traseira a gente coloca pinça com menos pistões ou pistões menores, e aquela válvula de restrição, como vc explica no vídeo. mas a maior diferença é o aquecimento mesmo. o calor fica dentro do tambor e não consegue dissipar, diminuindo o coeficiente de atrito das pastilhas, vitrificação que chama. e nem se compara com o freio a disco q é todo aberto. carros populares usam tambor na traseira até hoje por questão de custo mesmo. as fabricas já tem todo o maquinário, é mais fácil continuar fabricando tambor do que pinças e discos diferentes da dianteira. aguardando o Haras da semana q vem! curtindo muito!
Fato curioso acontece nos caminhões, eles precisam de uma baita frenagem, porém não ultilizam freio a disco em todas as rodas por conta da temperatura que os discos geram.
Parabéns pelo seu conhecimento, sua didática e seu vocabulário, perfeito! Dá gosto ver uma pessoa que sabe se expressar. Infelizmente, isso no nosso país, é raro.
Muito show a explicação,,,🤗 Eu só tenho uma dúvida, como funciona o freio dos caminhões, pois aparentam ser um sistema parecido com o sistema de freio a tambor, mas qual seria a diferença...🤔🤔🤔
Murta, sensacional esses vídeos, adorava a série "Como funciona". Que tal um "Como funciona" sobre sistemas de suspensão? Vi que no canal tem alguns vídeos mais específicos da Rey em que vc fala disso, mas me refiro a um vídeo mais geral sobre barra de torção, suspensão independente, McPherson, Multilink, essas coisas. Abraço! Baita canal.
murta faz um videio explicando-o funcionamento do sistema de direção hidráulico tenho um astra e estou sofrendo com ele tem óleo mas não ta mole a direção alem disso sempre quis saber
Eu tive um gol G3 ano 2002, e ele tinha o freio bem leve no pedal, com um pequeno toque no freio ele já travava as rodas. Hoje tenho uma saveiro G5 ano 2012, e o freio dela é pesado, precisa aplicar bastante forca para conseguir travar as rodas, e é praticamente impossível frear com o carro desligado, devido a atuação do servofreio. Nao sei se alguém saberia me explicar o motivo dessa alteração do freio no projeto dos carros mais novos, mas acredito que seja para evitar o travamento das rodas em um "susto", mas a minha preocupação é se o carro apagar em uma descida estando em movimento, como fazer para conseguir frear, visto que o freio de mão só atua nas rodas traseiras? Uma coisa interessante na saveiro é que ela tem uma válvula no eixo traseiro, que conforme a gente coloca mais carga ela libera mais fluxo de óleo para o freio traseiro.
A questão é que o gol é um veículo de passeio já a Saveiro um veículo que pode transportar peso em torno de 600 a 700 kg, ou seja os freios precisam ser dimensionados de acordo com a proposta do veículo e não sei se seu carro tem ABS também ou outro recurso auxiliar mas recomendo você fazer uma revisão pra verificar se há algo. Na questão da descida se o carro apagar você vai precisar de virar o Hércules pra acionar os freios e possivelmente o volante. E essa válvula traseira serve pra equalizar a frenagem.
Show de bola murta! Posso sugerir um assunto? Que tal falar sobre "como melhorar a visibilidade durante a direção?" Poderia discorrer sobre produtos a serem aplicados na parte de dentro (para não embaçar) e de fora dos vidros (repelir água), ajustes dos retrovisores, melhor alinhamento dos faróis, e mais algumas dicas que julgar necessário.
@@danielmax3327 com certeza. Mas além do custo também tem engenharia. Já vi vários vídeos no YT mostrando a adaptação de disco na traseira, mas nenhum explicou o que mudaria. Que numa situação externa poderia te prejudicar.
Ótimo conteúdo. Tema muito interessante. Poderia fazer um teste real .Como descer uma serra que exige bastante dos freios e mostrar a eficiência dos discos refrigerados .
Boa noite Sr. Márcio Murta! Boas diferenças, vantagens e desvantagens entre freio a disco e a tambor!!! Excelente sua explicação, detalhada!!! Ótimo final de semana!
Mandou bem na explicação, a questão do uso de freios a tambor é geralmente por motivos de custos. Não compro carro pequeno com freio a tambor traseiro, deveria até proibir esse tipo de freio pra carro pequeno.
irmao voce viu o video ? porque ele falou exatamente o contrario kkkk. carro pequeno tem freio a tambor justamente porque nao precisa ter a força do freio a disco
Na realidade o sistema com tambor, sapatas e cilindro de roda tem muito mais capacidade de frenagem que os discos, pinças e pastilhas, se levar em consideração a mesma referência para cálculo. Porém o sistema com tambor é muito mais instável, tem uma variação enorme quando estudamos a aplicação das forças e os coeficientes de atrito, enquanto o sistema com disco e pastilha, se mostra muito linear nessas ocasiões. Traz maior estabilidade na hora de uma frenagem de emergência, e é por isso que vem sendo empregado nos veículos leves e pesados, no eixo onde se faz o controle direcional. Mas a aplicação do freio a tambor continua sendo de extrema importância em ônibus e caminhões (pois esses carregam muito mais peso, e consequentemente se precisa de mais força) e em veículos leves para atuar como freio de estacionamento, por ser mais prático e seguro.
faz todo o sentido, eu tinha um 207 sw Full disco, freiava que era uma maravilha, mas pensa num freio de mão que não travava, eu tinha que botar muita força e o carro ainda não parecia estar travado! agora tenho um 208 que só tem disco na frente, porém o freio de mão segura demais, botou uma forcinha o carro não se mexe!
Boa tarde!!!! Murta meu sonho e trocar os freios traseiros tambor Pra discos.. Quais são os pois e contra Pois meu carro tem os frios ABS.... Muito bom seu vídeo....
Pelo q entendi só vai dar diferença se por acaso eles fizer alguma coisa desbalanceada.. e acredito q não será o caso pois o trampo deles é impecável sempre
MURTA. tem a possibilidade de você trazer um teste entre os discos LISOS, FRISADOS E os FURADOS? Ver na prática qual é o mais eficiente
Up
Up
Up
Up
A diferença vai aparecer quando o disco e pastilha estiverem quentes. O Murta vai ter que usar muito os freios pra aquecer pra poder fazer esse teste pra aparecer diferença.
Melhor que professor do senai! Kkkkk
Não exagera
Eu sempre pensei que colocar um disco de freio no eixo traseiro seria muito mais eficiente do que manter o tambor, mas graças ao seu vídeo fiquei sabendo que as coisas não são tão simples
Eficiência na frenagem , tema importante pra segurança 👍🏼
Diretor de conteúdo, apresentador, pesquisador, diretor financeiro, motorista, piloto de teste, diretor de marketing, jornalista.... Se souber cozinhar também eu me caso com vc
Instalei freio a disco na traseira da minha S10, para ser sincero não notei muita diferença na frenagem, mas ficou mais sensível e exige menos esforço.
O ponto melhor foi o freio de estacionamento que não precisa mais ficar regulando e freia bem mais que o modelo a tambor, posso deixar o carro desengatado em uma ladeira só com o freio puxado que ele não desce.
12:10 Pro vídeo ficar mais completo poderia ter posto alguém dentro do carro apertar o freio pra gente ver o acionamento da lona. Fiquei com dúvida da área de contato da lona com o tambor. Como o cilindro tá em cima acho que só a lona em cima que pega no tambor...
Estou tirando minha carteira de motorista na Alemanha e aqui é nos exigido conhecimentos (nada) básicos de mecanica. Vim aqui pra entender o que é Scheibenbremsen (*freio a disco), e gracas a voce em breve as ruas da Autobahn terao uma "totalmente leiga" à menos! Obrigada!
Mano do céu, que conteúdo sensacional!!! + vídeos assim porfavor
PERFEITO! Eu ja estou cansado de explicar para as pessoas o quanto é desnecessario ter um disco na roda traseira. Nao se pode ter um freio tao eficiente atras, desbalaceia completamente o carro e com ABS entao, é um absurdo, o tambor modula melhor. Isso para carros de passeio. Alem disso, o tambor da uma manutencao bem mais tranquila. Parabens por passar a informacao correta e nao igual esses outros canais de youtubers sem formacao. Eu trabalhei na antiga Bendix de 98 e 2000 e aprendi isso na pratica.
Se aplica as motos também ?
Foda do tambor é o peso, segura muito, a roda não gira direito, e esquenta facil perde a eficiência
Um fator interessante do freio a tambor é que a sapata pressiona o metal somente de 1 lado, assim somente o lado de dentro do tambor é pressionado esquentando ainda mais e sendo menos eficiente, esdrúxulamente falando é como se o freio a disco tivesse pistão somente .1 lado a pinça pressionando somente 1 lado do disco, por isso é pouco eficiente o sistema a tambor, se tivesse outra sapata pressionando a panela pelo lado de fora enquanto uma pressiona pelo lado de dentro a potência seria muito maior, mas ai o freio a disco é muito mais fácil e eficiente de se fabricar.
Pra quem acha que "freio a tambor é lixo", "só carroça usa isso", "deveria vir com disco", sugiro o seguinte teste para carros equipados com tambor: A uns 50km/h, tente frear o carro puxando progressivamente o freio de mão. Vc verá que as rodas vão travar muito antes de apresentar qualquer frenagem significativa, pois não há mais força de frenagem do que atrito suficiente no eixo traseiro.
O disco tem vantagens? Sem dúvida. As principais para mim são a maior facilidade de manutenção e a maior dissipação de calor (em casos extremos) mas longe do tambor ser esse lixo que os pilotos de teclado tentam dizer que é
Murta tu e muito bom professor, parece um engenheiro, eu pensava que so era preço de produção.
Márcio Murta, traz a história do supra, como vc contou com a Ferrari f40 e o dodge charge, conta sobre quais motores foram usados, mas obviamente dê mais importância para o 2jz!
Que aula! Tinha um puta preconceito com tambor e nem sabia pq as montadoras ainda usavam isso... Achava uma burrice tamanha e extremamente ultrapassado, mas agr entendi. Obrigado Prof. Murta! Conteúdo top!
Murta, só acrescentando algumas coisa q considero importante. A maior diferença do disco pro tambor é a eficiência térmica, o tambor “ferve” muito mais rápido justamente por ser lacrado pela panela e tudo mais, além disso vai da aplicação, quando a montadora coloca um freio a tambor na traseira não necessariamente é pior do que a disco mas sim mais barato, se for bem dimensionado, o freio a tambor é tão eficiente quanto o a disco em um uso comum. Agora tenho uma dúvida, por que caminhões usam freios a tambor em todas as rodas ??
uma senhora aula sobre freio.
Parabéns pelo vídeo.
Vc ensina de maneira muito simples e bem explicado.
Aquela aula de mecânica básica seguida daquela grande dica, hehehe...
Faz muito sentido esse negócio de não precisar colocar freio a disco na traseira na maioria dos projetos, mas que fica bonito, isso não dá pra negar KkkKk...
Acho que a primeira coisa a se pensar quando se vai começar um projeto é saber dimensionar ele.
Valeu Murta!
O correto é comprar um veículo a freio a disco nas quatro rodas de fabrica fica mais fácil de potencializar.
Eu tinha um Monza com freios a disco originais na traseira, vendi e comprei um gol com tambor. Diferença NENHUMA ao frear. Depois vendi o Gol e comprei um Honda Fit com discos atrás, novamente diferença NENHUMA em frenagens.
@@MarcosLeal360
Pois é, pro uso civil diário, normal, nem tem tanta diferença. E pra um uso mais severo de pista, tem que estudar pra ver se vale mesmo.
Murta faz um teste do cinto 4 ponto no banco original da rey
Se você dirigir a Ray, ira explodi lá, Leon!
Show de bola,só uma dúvida quando vc e o Robinho vão colocar freio a disco na traseira da Rey 🤔
Mesmo q seja só por estética kkkk
Ele já explicou no vídeo
Só se for pra jogar dinheiro fora
Eu tava pensando em colocar freio a disco na traseira do meu uno Mille, depois dessa aula desisti de uma vez, só iria gasta grana a toa, só por causa de estética. Beleza não se põem na mesa já dizia o ditado... Vou fica no original mesmo e fazer as manutenções certas... Valeu irmão,. Deus lhe abençoe grandemente...
Aconteceu exatamente isso comigo, coloquei disco traseiro no maverick, quem diz que acerta o freio agora. Além do freio de mão não ter ficado funcional.
Vc e o pessoal da Flatout são incríveis, vídeos curtos e objetivos com uma didática do caramba, tantos conceitos errados que eu tinha e foram corrigidos por vocês. Muito obrigado por compartilharem conhecimento conosco de modo gratuito
murta, fala um pouco sobre freio regenerativo
Boa noite Murta. Cara parabéns pelo vídeo.... eu tenho uma Brasília com freio a disco na dianteira.... eu quero colocar o freio a disco na traseira. Será que fica bom? Vou comprar o kit completo na Internet..... É um sistema desenvolvido pra vw a ar..... não será necessário fazer adaptação.... concordo quando vc fala da possibilidade de travamento de roda. .... no caso específico da Brasília e fusca, tem um peso maior na traseira, devido a presença de câmbio e motor....
Você confundiu resistência à temperatura com capacidade de dissipação de calor. Se os discos forem do mesmo material, o ventilado é capaz de dissipar mais calor do que o sólido. Outra coisa que ia ajudar seria mencionar que o freio é responsável por transformar energia cinética em térmica, principalmente. Um problema que o tambor tem é uma distribuição de pressão mecânica não uniforme, pois um dos lados da sapata é pivotado, causando um pior aproveitamento da área de contato. Mais uma coisa, em condições úmidas o freio a disco é de muito melhor. Espero ter contribuído, gosto muito do mix que você faz de teoria e prática. Adorei o vídeo sobre motor Wankel. Parabéns pelo canal!
Murta, já li em uma publicação de que o freio a disco também tem um tempo de resposta muito menor que a tambor, já que esse tem molas que mantém as sapatas longe do tambor e no disco as pinças ficam praticamente coladas todo o tempo. Freio tambor é melhor pra veículo de carga já que tem uma área maior de contato e gera maior torque de frenagem. Parabéns pelo canal e pelo ótimo vídeo.
Excelente vídeo, muito didático e útil. Parabéns!
Ótimo video! so faltou no inicio do video o - "fala ai galera que acompanham o AltaRPM, espero que esteja tudo otimo por ai com vocês!" kkkkkkk
Senti falta disso daí!
Sempre um show de conhecimento...
Mas Murta se eu entendibem, ainda tem a situação do disco atuar tuda a superficie da pastilha no disco, mas o tambor só atua parcial (pois o "burrinho" fica só em uma das extremidades); é isso?
E com a sua explicação tive uma epifania sobre uma pergunta que sempre me fiz. "Por quê se usa freios à tambor em caminhões sendo que freios à discos são mais eficientes?" Então pensei em alguns fatores, começando pelo tamanho. Obrigatoriamente deveriam existir discos muito grandes, o que por sua vez acarretaria em diminuição na eficiência de dissipação energética, que se traduz em 'TÁ PEGANDO FOGO BICHO', o que não resolveria grande coisa. Em segundo lugar, podemos citar os tamanhos dos pistões. No caso em caminhões, você tem tambores e sapatas muito maiores, que ajudam a distribuição de força de frenagem com muito mais qualidade, mas isso acarreta em termos mais espaço para pistões de freio muito maiores, o que por sua vez resulta em uma multiplicação de força muito maior. O que me leva ao terceiro motivo, que é uso de ar ao invés de fluídos hidráulicos (até onde eu sei). Apesar de fluídos serem largamente usados em carros, normalmente em caminhões se usam freios a ar, o que me leva a entender que em sistemas maiores a eficiência energética dos gases nesse sentido é muito maior. Ou seja, o ar transfere com muito mais eficiência a energia da frenagem, que por sua vez é dividido em mais tambores, que tem uma multiplicação maior devido ao tamanho do cilindro nos tambores, que tem uma eficiência de frenagem muito maior devido ao tamanho do tambor, que por sua vez esquentaria muito mais devagar do que os discos na proporção de um caminhão, o que resulta em uma perda de eficiência muito menor ou muito mais lenta dependendo das condições no momento da frenagem. P*** QUE PARIU! Tudo isso pra explicar o que eu pensei. Seria mais fácil falando, não escrevendo.
e também já reparei que alguns caminhões Mercedes tem freios a disco na dianteira e todos sem excessão apresentam estrias! me fez pensar o seguinte, em uso extremo como em uma serra, os freios traseiros por serem a tambor acabam perdendo mais eficiência assim deixando mais trabalho para o disco lá na frente, ele aquece demais e acaba tendo trincas! mas é tudo teoria, posso estar errado!
@@pva6507provavelmente não rola essa questão de trincas… o dimensionamento e seleção de materiais pra esse tipo de uso é muito preciso. Imagina tomar um processo global pq o seu sistema de freio não é eficiente numa carreta que carrega dezenas de toneladas.
@@DCMel0 mas não é que tenha uma falha de eficiência, e sim que por ser mais eficiente acabe por trabalhar mais! E tbm o Brasil que tem costume de sobrecarregar os caminhões! Só aqui que carrega 50t de carga kk
@@pva6507 mas isso tudo é previsto no projeto. Até o quanto trabalha mais. E não é uma questão de que vai ter q trabalhar mais pq os de trás freiam menos. Isso já é sabido, então se dimensiona as medidas e materiais já pensando nisso.
@@DCMel0 mas então pq os discos criam estrias?
Murta, por favor me tira uma dúvida em relação a construção de um motor 4 cilindros em linha:
Em todos eles os pistões são gêmeos ou tem um que a configuração é diferente, tipo ao invés de Down-Up-Up-Down é Down-Up-Down-Up, lembrando mais uma construção modular, onde o acréscimo de pistões é só ir seguindo a ordem.
Um abraço e eu sempre tive essa dúvida, desde meu primeiro contato com motores(isso é coisa muuuuito velha).
Excelentes seus vídeos.
Obrigado!
As empresas só tem a ganhar investindo em vc, conheci a RS filtros por sua indicação, comprei, já estava barato ainda usei o cupom, muito legal nunca tinha usado esses cupons, a próxima etapa é 4 pneus aro 17 na Pneu Free.
Estudo eng mec. Meu professor passou umas 2h pra explicar o que vc explicou em 13 min. Parabéns
Rapaaaz, que alegria que dá, ler isso!
Valeu a força!
Parabéns pela clareza e conteúdo técnico. Não sei nada de carro, estou aprendendo pra ter uma noção. Passei muito perrengue nas mãos de mexânico com meu carro anterior. Agora chega!
Tenho uma Parati quadrada, uso freio à disco traseiro do Golf 1997 (ando com peso na traseira, em média 250 kg de carga no porta malas) não ando com ocupantes, somente eu
E reparei que se freio "com vontade" perco o controle da traseira dela, isso se deve pelo freio à disco?
Se sim, podem me dar uma dica para não perder a traseira assim?
Uma dúvida, vi no FlatOut esses dias ele falando que o sistema de freios a tambor e disco tem a mesma eficiência, mas a diferença está que o tambor esquenta muito mais, já que é um sistema fechado, sem falar que o sistema a tambor é usado em caminhões. Acho que se expressou mau, acho que o que você quiz dizer é que o freio de traz a tambor é mais fraco que o freio de disco da frente logicamente.
Bom video. Só um comentário com relação a disco solido e ventilado, não basta que a massa e a geometria dos discos sejam iguais para área de contrato o momento de inercia dos discos tem que serem iguais, isso para coeficientes de atrito equivalentes.
Legal a iniciativa, achei muito complicado o vídeo.
Queria saber só a diferença entre freio a disco e outro, em aspectos gerais, não a física da coisa e cada peça…
Encontrei o que queria em 4:29
meu deus do ceu, sempre quis saber a diferença entre um e outro e em anos esse foi o unico video que encontrei que me fez entender de fato. Meus parabens meu brother e muito obrigado pelo esclarecimento
Meu fusca freio a tambor nas 4 mandou um salve... sim, assusta em muitos casos kkkkk
Top D+, Eu Coloquei Disco na Traseira do meu Focus, Lembrando que utilizei um kit de um Focus do mesmo do meu (uma versão superior) melhorou bastante pq ele esfria mais rápido...
DA GOSTO APRENDER COM QUEM MANJA DOS PARANAUÊ; TOP
Muito boa a aula ! Murta quando morei no Japão um amigo comprou um skyline r32 gtr e era de circuito e ele usava nas ruas, mas o interessante que tinha 2 pinças de freio para cada disco nas quatro rodas nunca tinha visto isso . Valeu joinha sempre.
Eu tava com dúvidas com o freio do meu trator caseiro agora eu intendi porque meu trator usa peças de carro .
Valeu muito obrigado
Quando o assunto é segurança. Deixa para os engenheiros... Jamais iria colocar disco na traseira do meu carro.
Ja dirigi um carro popular do meu primo com frio nas quatro na chuva, e é muito facil de perder a traseira do carro.
Boa Murta! Pequena dúvida q ficou a respeito do vídeo... Por que veiculos de carga, usam freio a tambor? Carretas e caminhonetes... O tambor até chega a travar em mts situações. Obrigado!
Murta, esse é um tema um pouco polêmica, pois há quem diga que o freio a tambor é mais eficiente na frenagem do que o freio a disco, porém a dissipação de calor é muito inferior, e seria essa a superioridade do disco. Acho que o melhor exemplo é que caminhões e ônibus utilizam o sistema a tambor até hoje, por ser mais eficiente. Na minha pequena experiência, o freio a tambor é bem mais bruto na frenagem, mas não é tão progressivo e o fade dele é quase que instantânea.
Já fui salvo por conta do freio a tambor.. o sistema de freios a disco perdeu os parafusos da pinça e eu acabei sem pressão de frenagem na frente em uma das rodas dianteiras.. (tentativa de homicídio de uma oficina.)
Penso seriamente em usar disco nas 4..
Tive um uno 91 que já possuía de fabrica a válvula de regulagem que ele se refere..
Excelente vidios concordo plenamente 👍👍👍👍👍
Cara muito bom, o meu é um Astra veio com freio a Disco na frente mas coloquei os freios do GSI que é disco atrás mas agora fiquei com medo de rodar na estrada kkkkk muito bom o vídeo
Façam um video sobre comando de valvulas pneumático ou comando eletrônico
Po essa explicação e muito boa um dos melhores vídeos, até que nunca conversou sobre carro e não sabe nada sobra o assuntos consegue entender.
Bem, sobre colocar disco na traseira, é importante ver se seu carro teve alguma versão com eles de série. O Astra mesmo é um exemplo disso, pois as versões mais caras vinham com freio traseiro a disco, enquanto as mais baratas com tambor. E obviamente, se você tem um Gol G3 e quer colocar freios traseiros a disco, lembre que se for usar o kit traseito do GTI 16v, você precisa necessariamente usar o kit dianteiro também. Freios para um carro são projetados levando em consideração as 4 rodas.
a diferenca è que normalmente as versoes mais caras tambem sao mais potentes,
@@joetheporco3855 muito raramente. Depende muito da questão de Intercambialidade entre peças. Por exemplo a GM, fora a S10, todos os carros dela com cubos de 5 furos, tinham disco na traseira, independentemente da mecânica. Por exemplo o Vectra. Com o mesmo motor 2.0, as versões com rodas de 4 furos tinham tambor na traseira, enquanto que as com rodas de 5 furos tinham disco, visível facilmente no Vectra GT vs GT-X
Ate hoje por exemplo , fiat toro sao campanas na traseiras, amarok sem ser a v6 tambem etc.
Caraca, que aula! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tem Murta tem like.
Cara é o canal automotivo que mais acompanho e confio no youtube que confia e honestidade em abordar todos os tipos de pontos ! Murta Like e Sub slk s2
Vim assistir sobre a diferença entre o tambor e a disco e com a primeira aula sobre os freio a disco eu fiquei tao focado que descobri mais do que esperava, canal show de bola
Fala sobre ESS e freio disco ventilado ou perfurado
E o mais importante: freio a tambor é mais barato de fabricar do que o a disco.
Sempre escutei que se deve focar nos freios e pneus frontais, mas e no caso de carros RR (motor traseiro com tração traseira) como Fuscas e Pumas? Se eu fizer uma preparação nesses carros devo deixar a frenagem principal nos pneus da frente ou de trás (ou distribuir igualmente)? Grato a quem puder responder!
Muito bom esse vídeo, traga mais conteúdo assim. Gosto muito desse canal.
Por isso que sigo exatamente o que diz o manual de serviço e não altero nem o aro de roda projetado pelos engenheiros. Dá vontade de modificar, mas essas latas de sardinha com motor de batedeira brasileiras... Espero um dia ter um carro de verdade de fábrica, como um Camaro SS V8. Já vem pronto, brutão com a inteligência dos engenheiros.
Murta, gostei do vídeo, quando vc fala sobre a diferença do disco pro tambor, vc comenta que é o diâmetro do cilindro de roda traseiro a maior diferença. é exatamente como vc explicou, tanto q quando se coloca disco de freio na traseira a gente coloca pinça com menos pistões ou pistões menores, e aquela válvula de restrição, como vc explica no vídeo. mas a maior diferença é o aquecimento mesmo. o calor fica dentro do tambor e não consegue dissipar, diminuindo o coeficiente de atrito das pastilhas, vitrificação que chama. e nem se compara com o freio a disco q é todo aberto. carros populares usam tambor na traseira até hoje por questão de custo mesmo. as fabricas já tem todo o maquinário, é mais fácil continuar fabricando tambor do que pinças e discos diferentes da dianteira. aguardando o Haras da semana q vem! curtindo muito!
É isso mesmo, como no Brasil ninguém exige e cobra nada aí é um show de carroça
Fato curioso acontece nos caminhões, eles precisam de uma baita frenagem, porém não ultilizam freio a disco em todas as rodas por conta da temperatura que os discos geram.
@@viniciuslima7253 Fí, eu fiz apenas uma observação, não estou vendendo verdades e nem mentiras kkk
Parabéns pela sua explicação abraços.
Falou tudo, eu desisti de fazer a instalação devido a essa engenharia
Parabéns pelo seu conhecimento, sua didática e seu vocabulário, perfeito! Dá gosto ver uma pessoa que sabe se expressar. Infelizmente, isso no nosso país, é raro.
Muito show a explicação,,,🤗
Eu só tenho uma dúvida, como funciona o freio dos caminhões, pois aparentam ser um sistema parecido com o sistema de freio a tambor, mas qual seria a diferença...🤔🤔🤔
Show de bola, eu tinha essa dúvida, já que meu carro tem disco frontal e tambor atrás.
Video excelente. Parabéns 👏
tar explicado porque a maioria dos carros é freio traseiro a tanbor...parabens
Murta, sensacional esses vídeos, adorava a série "Como funciona". Que tal um "Como funciona" sobre sistemas de suspensão? Vi que no canal tem alguns vídeos mais específicos da Rey em que vc fala disso, mas me refiro a um vídeo mais geral sobre barra de torção, suspensão independente, McPherson, Multilink, essas coisas. Abraço! Baita canal.
Nossa, que explicação e conhecimento perfeitos desse profissional. Curti muito o vídeo.
Uma dúvida, quando saber a hora de trocar as pastilhas? É por quilometragem/tempo de uso, que nem óleo, ou é algo que só se percebe usando?
Excelente assunto! Flatout e AltaRPM se complementando...
Senhoras e senhores, que aula!
murta faz um videio explicando-o funcionamento do sistema de direção hidráulico tenho um astra e estou sofrendo com ele tem óleo mas não ta mole a direção alem disso sempre quis saber
murta eu te amo
Eu tive um gol G3 ano 2002, e ele tinha o freio bem leve no pedal, com um pequeno toque no freio ele já travava as rodas. Hoje tenho uma saveiro G5 ano 2012, e o freio dela é pesado, precisa aplicar bastante forca para conseguir travar as rodas, e é praticamente impossível frear com o carro desligado, devido a atuação do servofreio. Nao sei se alguém saberia me explicar o motivo dessa alteração do freio no projeto dos carros mais novos, mas acredito que seja para evitar o travamento das rodas em um "susto", mas a minha preocupação é se o carro apagar em uma descida estando em movimento, como fazer para conseguir frear, visto que o freio de mão só atua nas rodas traseiras? Uma coisa interessante na saveiro é que ela tem uma válvula no eixo traseiro, que conforme a gente coloca mais carga ela libera mais fluxo de óleo para o freio traseiro.
A questão é que o gol é um veículo de passeio já a Saveiro um veículo que pode transportar peso em torno de 600 a 700 kg, ou seja os freios precisam ser dimensionados de acordo com a proposta do veículo e não sei se seu carro tem ABS também ou outro recurso auxiliar mas recomendo você fazer uma revisão pra verificar se há algo. Na questão da descida se o carro apagar você vai precisar de virar o Hércules pra acionar os freios e possivelmente o volante. E essa válvula traseira serve pra equalizar a frenagem.
@@danielmax3327 a princípio os discos e pastilhas estão ok, estou pensando em trocar o fluido de freio pra ver se melhora alguma coisa
Show de bola murta!
Posso sugerir um assunto? Que tal falar sobre "como melhorar a visibilidade durante a direção?"
Poderia discorrer sobre produtos a serem aplicados na parte de dentro (para não embaçar) e de fora dos vidros (repelir água), ajustes dos retrovisores, melhor alinhamento dos faróis, e mais algumas dicas que julgar necessário.
Up!
tu é a cara do Robson do Lock Gamer Hardware
Didática perfeita. Mostra ser um excelente profissional!
Ta ai...bem explicado. Sempre achei que os freios traseiros eram exclusivamente redução de custos. Excelente vídeo. Abraço.
E de certa forma é, olha só os carros do Brasil e compara com um americano ou alemão é vergonhoso em tudo.
@@danielmax3327 com certeza. Mas além do custo também tem engenharia. Já vi vários vídeos no YT mostrando a adaptação de disco na traseira, mas nenhum explicou o que mudaria. Que numa situação externa poderia te prejudicar.
Ótimo conteúdo. Tema muito interessante.
Poderia fazer um teste real .Como descer uma serra que exige bastante dos freios e mostrar a eficiência dos discos refrigerados .
Excelente vídeo. Muito didático
Boa noite Sr. Márcio Murta!
Boas diferenças, vantagens e desvantagens entre freio a disco e a tambor!!!
Excelente sua explicação, detalhada!!!
Ótimo final de semana!
Mandou bem na explicação, a questão do uso de freios a tambor é geralmente por motivos de custos. Não compro carro pequeno com freio a tambor traseiro, deveria até proibir esse tipo de freio pra carro pequeno.
irmao voce viu o video ? porque ele falou exatamente o contrario kkkk. carro pequeno tem freio a tambor justamente porque nao precisa ter a força do freio a disco
Na realidade o sistema com tambor, sapatas e cilindro de roda tem muito mais capacidade de frenagem que os discos, pinças e pastilhas, se levar em consideração a mesma referência para cálculo. Porém o sistema com tambor é muito mais instável, tem uma variação enorme quando estudamos a aplicação das forças e os coeficientes de atrito, enquanto o sistema com disco e pastilha, se mostra muito linear nessas ocasiões. Traz maior estabilidade na hora de uma frenagem de emergência, e é por isso que vem sendo empregado nos veículos leves e pesados, no eixo onde se faz o controle direcional. Mas a aplicação do freio a tambor continua sendo de extrema importância em ônibus e caminhões (pois esses carregam muito mais peso, e consequentemente se precisa de mais força) e em veículos leves para atuar como freio de estacionamento, por ser mais prático e seguro.
faz todo o sentido, eu tinha um 207 sw Full disco, freiava que era uma maravilha, mas pensa num freio de mão que não travava, eu tinha que botar muita força e o carro ainda não parecia estar travado! agora tenho um 208 que só tem disco na frente, porém o freio de mão segura demais, botou uma forcinha o carro não se mexe!
Boa tarde!!!!
Murta meu sonho e trocar os freios traseiros tambor
Pra discos..
Quais são os pois e contra
Pois meu carro tem os frios ABS....
Muito bom seu vídeo....
Até q enfim alguém explicando issi
Adoro seu canal mano. Volta também com as dicas de direção no dia a dia
Sensacional. Justamente o que eu precisava saber....
Murta ensina melhor que muito professor
Murta, existe diferença de pressão aplicada pelo burrinho quando vc aperta no pedal de quando se puxa o freio de mão?
Video top!!!
Sugestão - Coloca disco na traseira da rey, e faz comparativos de eficiencia de frenagem.
Pelo q entendi só vai dar diferença se por acaso eles fizer alguma coisa desbalanceada.. e acredito q não será o caso pois o trampo deles é impecável sempre
Bom esclarecimento
Márcio: Obgd pela aula sobre freios. Me ajudou muito!!! Parabéns.